<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 7, art. 7, p. 149-166, j*l. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.7.7
</line>
</par><par>
<line>
Pr*posta de Modelo Conceitual Entr* G*stão do Co*he*iment*, *novação Organ**acional e
</line>
<line>
Ge*tão da Infor*ação *a *usca pela *elhoria de De**mpen*o nas Orga*iza*ões
</line>
<line>
Pr*p*sal for * Conceptual Model Be*we*n Knowledge Man***ment, Orga*izational
</line>
<line>
Inno*ation and *nformation *anagement in the *ea*ch for Improved *erforman*e i*
</line>
<line>
Organiz**ions
</line>
</par><par>
<line>
Ma*co* de Oliveira *o**is
</line>
<line>
Douto* em Engenharia de *r*dução pel* Universida*e Paulista
</line>
<line>
Profes*or n* Universitár*o Es*ác*o de S*
</line>
<line>
E-mail: mar*os*e*nologia2*01@g*ail.com
</line>
<line>
Gabrie* Alves Morais
</line>
<line>
Graduando em Enge*haria de Produç*o *e*a *ni*ersi*ade **uzeiro do Sul
</line>
<line>
E-ma*l: *abri*ltecnolog*a@gmail.c**
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Marcos de Olivei*a Mora*s
</line>
<line>
*ditor-Che**: D*. Ton*y Kerley *e Alencar
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço: Av. *o Janga*eiro, 111 - I*terl*gos, São Pa*lo
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
- SP, *4815-020, S** Paulo/SP, B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *abr*e* Alves Morais
</line>
<line>
Artigo *e*ebido e* 03/05/20**. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Av. Paulista, 14*5 - Bela **sta, CEP: 01311-925, São
</line>
<line>
rece*ida em 18/*5/2023. Aprovado em 19/05/20*3.
</line>
</par><par>
<line>
Paul*/S*, Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*liado pel* sis*e*a Tr*ple Review: De*k Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-*hefe; e b) Do*ble *l*nd Rev*ew
</line>
<line>
(avaliação cega po* dois avali*do**s da áre*).
</line>
<line>
Revis*o: Gram*t*cal, N*rmativa e de Forma*açã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. A. Mor*is
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Fom*n**r n*vas forma* de gerencia*ent* nas organiz*ções torna-*e essencial na atualidade,
</line>
</par><par>
<line>
vi*to * av*nço das novas tecnologias, o q*e poss*bil*ta a ampliação de
</line>
<line>
vantagen*
</line>
</par><par>
<line>
competiti*as p*ra
</line>
<line>
as empr*sas. Este estudo
</line>
<line>
contempla o te*a melhori* *o desempenho
</line>
</par><par>
<line>
organizacional, * p**ti* da integ**ção *nt*e **nhecimen*o, inov*ção e inf*rmação como *a*e
</line>
</par><par>
<line>
de um p*ocesso de gestão eficien*e * e*icaz,
</line>
<line>
pois co*binar ferramen*a* *
</line>
<line>
e*e**ntos
</line>
</par><par>
<line>
gerenci*is com vistas a pot*nc*aliz*r os resu*tados de
</line>
<line>
u*a organ*zação passa a ser uma
</line>
</par><par>
<line>
ferramenta estra**gica relevante. *ara a realização deste es*u*o, foram u*ilizadas
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
*e*odologias de estudo bibliogr*fico e ex*l*ratório de caráter d*scriti*o, *om o objetivo de
</line>
<line>
determin*r qu*is os efeit*s d* interação *ntre o conh*ciment*, a *no**ção * a *n**rmação *a
</line>
<line>
bu*c* *ela *omp*t*tivi*ade n*s organiza*õ** podem s*r adqu*ridos.
</line>
</par><par>
<line>
P**a*ras-chaves: *esempenho
</line>
<line>
Organizacion*l.
</line>
<line>
Gestão
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Inovação.
</line>
<line>
Gestão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Conh*cimento. Gestão da Informaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Fostering new forms of *anage*ent in organizations *s essenti*l to*ay, giv*n
</line>
<line>
* he
</line>
</par><par>
<line>
ad*ancement of new techno**gie*,
</line>
<line>
which enab*es the
</line>
<line>
expans*on of
</line>
<line>
competitive advantages
</line>
</par><par>
<line>
for comp**ies. This study add*esses the issue of im*rovin* organizational
</line>
<line>
p*rformance,
</line>
</par><par>
<line>
based on the integr*tion of *now*edge, innovation and
</line>
<line>
in*ormati*n as the bas*s of
</line>
<line>
an
</line>
</par><par>
<line>
effi*ient *nd ef*ectiv* management process, co*bining tools and ma*ag*ment element*
</line>
<line>
with a view to enhanc*ng the resul*s of an organiz*tion becomes a *ool relevant strat**y. To
</line>
<line>
carry out *his study, met*odologies of bibliog*a*hic an* e*ploratory study of a d*scriptiv*
</line>
<line>
nature were used, w*th t*e **jective of dete*minin* which eff*cts of t*e interaction between
</line>
<line>
*no*l*dge, *nnovatio* and information *n t*e sea*ch for compe*it*vene*s in orga*iz*tions
</line>
<line>
can be acq**red.
</line>
<line>
Keyw**ds: Organizati*n*l Performa*ce. I*no**tion management. *n*wledge management.
</line>
<line>
Infor*ation manag*ment.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. *0, n. 7, art. 7, p. 1*9-1*6, ju*. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta de Mode*o Con*ei*ual *ntre Gestão *o Conhe*imen*o, *novação Org*n*za*i*nal e *estão
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
As vár*as transf*rmações mercadológic*s, assim com* a introd*ção de novas
</line>
</par><par>
<line>
tecnologi** e o
</line>
<line>
aumento d* concorr*ntes forçam as organizações a criar *ovos
</line>
</par><par>
<line>
conhe*iment** qu* possibilitem * desenv***iment* de produ*os, processos e ser*iços
</line>
</par><par>
<line>
*n*vadore* e *e n*vas *ecno*o*ias primordiais para que
</line>
<line>
as orga*izações enfre**em as
</line>
</par><par>
<line>
pressões co*petitivas a*uai* impos**s *elo mercad*. Com conce*ção de gerar val*r, a
</line>
</par><par>
<line>
*ompete às organizações o e*tím*lo
</line>
<line>
à cri*ção, o compar*ilhamento * * conver*ão do
</line>
</par><par>
<line>
con*ecime*to, além do desenvolvimento
</line>
<line>
de m*canis**s que propic*em a co*t***a*ã* do
</line>
</par><par>
<line>
es*i*al do c*nhecimento *and* ên**se à cultur* de valorização do conheciment* (SC*IV*I;
</line>
<line>
RESCH; SORDI, 2020).
</line>
<line>
Os conheci*entos podem *er explorados intern* e *xt*rna*ente à orga*iz*ção.
</line>
<line>
*u**do esse conhec*m*nto é reconhecido ex*ernamente, assimila*o e *p*icado, c*mum*nte
</line>
<line>
é deno**na*o "*apacidade *b*ortiva" (Acap). Os con*eci*****s exter*os explorados serão
</line>
<line>
as*ociados com os conhecimentos interno* *a organiza**o, *esulta*do em ino*aç*o (XI* e*,
</line>
<line>
*l. 2016).
</line>
</par><par>
<line>
*a*ter
</line>
<line>
e
</line>
<line>
cr**r novas int*rfaces para potencia*izar o proc**so *e *est*o nas
</line>
</par><par>
<line>
organizaçõe* passa a se* fund*mental para **e
</line>
<line>
estas se to*nem cada vez *ais assert*vas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
co*p*ti*ivas, favorecen** t*mbém nas tomad*s ** decisã* que s*us g*stores *evem
</line>
<line>
**a*izar. O conh**iment* *ossui natureza inta*gível e *st* diretame*te relacionado * mente
</line>
<line>
huma*a como forma *e *es*nvo*vimento *rgan*zacional, res**l**ndo a es*rutura e a cultura
</line>
</par><par>
<line>
*rgani*aci*nal
</line>
<line>
como fa*ilita*o*es ** inte*ação entre os indivíd*os, p*oporcionando *
</line>
</par><par>
<line>
c*mpa*tilh**ento do con*ecime**o (GON**LEZ; MART*N*, 20*7).
</line>
<line>
*s organizações estã* cada vez mais abo**a*do as *ue*tõe* re*erentes à in*va*ão * à
</line>
</par><par>
<line>
gest*o do ***hecimen*o,
</line>
<line>
que fazem *art* do planejamento estratégico de muitas empres*s,
</line>
</par><par>
<line>
per*itindo também potencializa* o capital humano (DE OL*VEIRA MORAIS et, al. 201*).
</line>
<line>
O presen*e artigo tem como o*je**vo apre*e*tar os *specto* teórico*, co*c*i*uais *a
</line>
</par><par>
<line>
Gestão *o Co*h*cime*to, da Inovação Or*anizacional d* Gest** da In**r*açã*. *ara e
</line>
</par><par>
<line>
ta*t*, recorr*-se a uma abordage* me*odo*óg*ca
</line>
<line>
ex*lo*atória por meio de pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
bibl*ogr**i*a, uma vez que se r*a*iza um est**o conceitual
</line>
<line>
do t*ma para se pr*por
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
definiç** atual e *on*e*sual *ara o te*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Tere*ina PI, v. 20, n. 7, art. 7, p. *49-166, j**. 2023
</line>
<line>
ww**.fsan*t.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Mora*s, G. A. Morais
</line>
<line>
*52
</line>
</par><par>
<line>
2 REFER*NC*AL TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Gestã* do Co*h*c*mento
</line>
</par><par>
<line>
O p*ocesso de d*ssem*nação e gestão do conheciment* nas organiz*çõ*s pa*sa a *er
</line>
<line>
de extr*ma rel*vânc*a, visto que um dos maiores ativos da* e*presas são as *essoas que as
</line>
<line>
int*gram, p**sibi*itando o cresci*ent* organ**acional. A transfe*ênc*a do con**cimento
</line>
<line>
com*reende o pr*cesso do compa*t*lhamento de *nfo*m**ões ou co*hecimento tácito *ntre
</line>
<line>
indiv*duos *u e*tre *rganizações (*ONA**; TAK*UCHI, 1997).
</line>
</par><par>
<line>
A gest*o do con*ecim*nto in*o**ora um novo
</line>
<line>
pensamento e foco
</line>
<line>
gerencial
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
a*pecto ou r*curso co*heci*ento. Envo*v*
</line>
<line>
uma *érie de re*entes m*to*os e p**ces*os
</line>
</par><par>
<line>
adaptáve*s, alé* da **licaç*o *o uso de
</line>
<line>
no*as *ecnologias, para levar à prática. O
</line>
</par><par>
<line>
conhecimen** p*de ser con*i*erad* como o elemento mai* importante d* sist*m* de g**t*o
</line>
</par><par>
<line>
em qualquer se**r d* economia (**Z*NT*E*A; GERBIN*, 201*). A *est*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
C*nhecime*to pod* ser baseada em alguns *lementos conf*rme desc*ito na Figura*.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - M*delo Con*eitual ** Gestão do
</line>
</par><par>
<line>
Conhe*ime*to.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Pe*rotti et. al. (2010).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 20, n. *, *rt. 7, p. 149-166, jul. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Propost* *e Mod*lo C*nce*tual Entre Gestão do Conheci*ento, I*ovação Organizacional e Gestão
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
*egu*do * mes*o au*or, os pil*res fundamentai* *a ges*** do conh*cimento, nest*
</line>
</par><par>
<line>
*od*lo, são:
</line>
<line>
Mapea*ento de comp*tências e conhe*imentos. Saber o *ue a organi*ação
</line>
</par><par>
<line>
*abe.
</line>
<line>
Aprendiza*em organi*aci*nal. Através *a confront*ção da estratég*a da
</line>
</par><par>
<line>
orga*iza*ão com as competênci*s mapea*as, **ta*elece-s* na*uralmente um* lac*na de
</line>
<line>
competências. * *prendizagem organi*ac*onal visa preencher est* lacun*, levando *
</line>
<line>
or*anização a apr*nd*r aquilo que ainda não sabe, mas pr*cisa.
</line>
<line>
I*tel*g*ncia **mpeti*i*a. A*alogamente, **mparando-se a estraté*ia *om o
</line>
<line>
mercado, com os con*o*rentes, através da aná**s* e *onitoram**to amb*ental, estabel*ce-*e
</line>
<line>
uma lac*na de compe*itiv*dade.
</line>
<line>
Entretanto, este processo não é automático, ao cont*ár*o, a ha*ilida*e *e se cone*ta*
</line>
<line>
em espaços mais di*ersos d* *novação e a capac*d*de de c*iar e explora* oportunid*des
</line>
<line>
ex*gem esfo*ço dos atores envo*vid*s *es*es ambiente* (M*KELVEY, 2*16). Dessa forma,
</line>
<line>
invest*r em recursos humanos pa*sa * ser *am*ém um dos di*erenciai* das e*presas que
</line>
<line>
buscam se d*sta*ar no mercado em que *tu*m, sendo as*im * gestão do conhecimento e s*as
</line>
<line>
cap*cidades ganham ainda mais destaqu* nesses contex*o*.
</line>
<line>
As *mpresas vêm busc*nd* um conhec*me*to diferencia*o par* *m**antar nos seus
</line>
</par><par>
<line>
processos pr*dutivos atravé*
</line>
<line>
de novas informações conhecim*nt*s trazid*s e
</line>
<line>
por
</line>
<line>
pessoas
</line>
</par><par>
<line>
que possuem um cap*tal int*lec*ual dif**enc*ado, seja *o* estudo* e o*ser*ações em ou*ros
</line>
</par><par>
<line>
lug*r*s, s*ja m*smo por pessoas q*e trazem experi*ncias de
</line>
<line>
outras culturas
</line>
</par><par>
<line>
(L*C*ESI,*012).
</line>
</par><par>
<line>
O us* ade*uado *o conhec*mento tr*z *udanças que permitem a identifi*aç*o *a
</line>
<line>
va*iação de mercad*, necessidade* do* c*ns*mid*res, **va* tendênci*s de *rodutos,
</line>
</par><par>
<line>
gerando as*im inovações nos produt**, processo* e serviços, se s*bre***indo
</line>
<line>
fre*te
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
concorrentes (ST*AUHS,20*2).
</line>
</par><par>
<line>
Mais do qu* ger*nci*r o *onheci*ento, * GC exige práticas *ue propiciem proces*os
</line>
</par><par>
<line>
cria*ivos f*voreçam o aprendizad* individual e coletivo, por me*o e
</line>
<line>
da tran*ferência do
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento (CAVAL*ANT*; GOM*S; PE*EIRA, 2001; P**SOLLI, 2012). No
</line>
<line>
c*ntexto de inovação, a cri*ção do conh**ime*to é perc*bida como u* pr*cesso r*alizad*
</line>
</par><par>
<line>
por i ndi ví duos ,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
e*volve duas dime*sões: a *o**er*ão d* conh**imento tácito
</line>
</par><par>
<line>
(pe*spe**iva experiencial do conhecimento) em *xplícito (transmit*do em lingua*em formal
</line>
</par><par>
<line>
e *istemática) e
</line>
<line>
*n*idade de c*nhec**ento, c*m* grupo* ou indivíduos consider*d*s
</line>
</par><par>
</page><line>
***. *SA, Te*esina PI, v. 20, n. 7, art. 7, *. 149-166, *ul. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. A. Morais
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
m*mb*os essen*ia** par*
</line>
<line>
a criação
</line>
<line>
do conhecimen*o (AL-D*O*R, AL-DMOUR &
</line>
</par><par>
<line>
RABABEH, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
Porém, *ara q*e a transfer*n*ia **orra, *lgu*s fatores organizacionais e algumas
</line>
</par><par>
<line>
h*bili*ades das pess*as env*lvidas devem s** co*siderados. Sil*a (2007) aponta qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transferência do conheci*ento **pende do nível de integração *u* pos*uem en*re seus
</line>
<line>
atores e a visão q*anto à tro*a (RIBEIRO et al., 2017).
</line>
<line>
**gundo Cunh*, Duarte & Simões (2019), muitas empresas j* perceberam a
</line>
</par><par>
<line>
necessidade *e
</line>
<line>
gerenciar os seus ativ*s de aquisição de conhe*iment* e passaram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*c*n***er p*ten*ializar *odo o conhecimento produzido por seus colaborad*re* e, se e
</line>
</par><par>
<line>
existirem prátic*s b*m sucedidas dentro da organi**ção que ****m
</line>
<line>
*e domí*i* de a*enas
</line>
</par><par>
<line>
algumas **ssoas, a em*resa de*xa de ga*ha* algo valioso e *ode vir a perder
</line>
<line>
esses
</line>
</par><par>
<line>
co*hecim*nt*s principalment* para os s*u* conco*rentes.
</line>
</par><par>
<line>
Os ativo* de conhecimento são percebidos como *lava*cas e*traté*ica* subjacente*
</line>
</par><par>
<line>
para ger*nc*ar o desempenho
</line>
<line>
da em*resa, gestão e inovação de *ma e**resa tornam-*e
</line>
</par><par>
<line>
el*ment*s p*i*o*dia*s *o contexto or*anizacional (**IAEI; B*NTI*; *AKARIA, 2020).
</line>
<line>
* gestão co*hecimento e o pr*cesso d* inova*ão são elementos existente* d**tro da
</line>
<line>
men*e do in*ivíduo, t*rnan*o-*e algo subjetivo e que não pod* se* **retamente gerencia*o.
</line>
</par><par>
<line>
É necessário lembr*r *ue geren*iar con*ecime*t* * di*erente d* gerenc*ar dados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmaç***. O conhe*imento é algo subje*ivo, pois * mesmo conhecim*nto po*e **r gerado
</line>
</par><par>
<line>
e interp*etado *e *aneiras difere*tes par* pessoas, d* acordo com a sua cu*tura, origem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
costumes. Quan*o é realizada uma assertiva *estão do conhec*mento p*de
</line>
<line>
gere*cia* bens
</line>
</par><par>
<line>
tangívei* para *s *nstitui*ões (DE MORAES, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
2.2 I*o*ação Or*aniz*ci*nal
</line>
</par><par>
<line>
O desenvolvi*ento tecnológico b*m como * process* de *novação proporcionam *
</line>
<line>
avanço d* um pa*s, *levando * patam*r, po*encializando a gestão *o *on*ecimento *ssim
</line>
<line>
*omo os *rocessos organizaciona*s. S*gundo Vasco*c*llos (*006), pod*-se *ize*, de modo
</line>
</par><par>
<line>
simples, que *rescimento econô*ico é a elevaçã*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
produção de be*s e serviços de *m*
</line>
</par><par>
<line>
economia, e o cre*cimento da p*odu*ão e da rend* deco**e de variações na quantid*de e na
</line>
<line>
qual*dade d* *ois i*sumos básicos: *apital e mão de *bra.
</line>
<line>
De acordo com Sennes e Filho (20*1), em um país de re*da intermediária (como é o
</line>
<line>
caso do Brasil), a part**ipa**o dos segmentos menos i*ov**ores *os serviços é maior, estes
</line>
</par><par>
<line>
se caracterizam por baixa utilização de no*as *e*nol*gias e
</line>
<line>
emprego *e *orça de tr*bal*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, art. 7, p. 149-*66, jul. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*r*p*sta de Mode*o C*nceitual Entre Ges*ão do Conhec**ento, Ino*a*ão Organiz*cion** e Gestão
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
pouco qu*l*ficada. Uma situação assi* ape*as implica a existência de *port*nidade* de
</line>
<line>
aume*to da produtividade substancial por meio da difusão tecnológica.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Cassiolato e La*tres (20*3), i*ovaçã* t**no*ógi*a é
</line>
<line>
entendida como um
</line>
</par><par>
<line>
termo
</line>
<line>
aplicá*el a i*ovações de *roc*ss*s * de produtos. De modo geral, é to*a no*i*ad*
</line>
</par><par>
<line>
impl**ta*a pelo setor p*odut**o,
</line>
<line>
por me*o de pesq*is* ou inv*stimentos, o
</line>
<line>
que aument*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**iciência do proc*sso *rodutivo o* que implica um novo ou apr*mo*ad* produto, de acordo
</line>
<line>
com o *anual de O*lo, elabora*o pela Organização para Cooper*ção e *esenv*lvi*ento
</line>
<line>
Econômi** (OCDE).
</line>
<line>
Ino*ar é *m processo din*mico e, do ponto d* vista concei*ual, é co*siderad* *omo
</line>
<line>
destr*ição criativa, assim *orna *mp*r*tivo *ar* as organizações o *ensar e **trod*zir
</line>
</par><par>
<line>
sis**maticamente no*os *rod*to*, serv*ços, *roc*ssos e tec*olo*ias com
</line>
<line>
o i nt ui * o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*romover o dese*vo*vimento da firm* e da socie*ade (HEIDENRE*C*; KRAEMER, 2016).
</line>
<line>
D* ponto de vista estr*tégic*, a inovação torn*-se a cada dia uma nece**idade
</line>
</par><par>
<line>
l*tent* *ara as orga*izaç*es, e
</line>
<line>
*s teor*as que cerc*m es*a af*rmativa apontam que
</line>
</par><par>
<line>
*m*res*s qu* *pres*nt*m bo*
</line>
<line>
desempenh* emp*esari** estão *strategica*ente r*visa*d*
</line>
</par><par>
<line>
*uas ofertas (prod***s e se*viços), bem
</line>
<line>
**mo modific*ndo as existentes e
</line>
<line>
*esenv*lv*n*o
</line>
</par><par>
<line>
novid*d** para melh*r suprir o* anseios do* clientes (DAVID; DAVID, 2017).
</line>
<line>
O d*senvo*vimento o**aniza*io*al necessita do pro*esso *e ino*ação, tornand*
</line>
</par><par>
<line>
as*im mais
</line>
<line>
competiti*o o desempenho da e**resa frente aos seu*
</line>
<line>
concorr*ntes e
</line>
</par><par>
<line>
*rivilegi*ndo os seus clie*tes. Dessa manei**, o grau de inova*ão re*l**e o n*v*l ** que *s
</line>
<line>
ca***idades de inovaç*o da empresa foram trans**rmadas em práti*as, produtos e *erviços
</line>
<line>
i*ovador*s (VASCONCEL*S; OLIVEIRA, 2018).
</line>
<line>
Lopes (201*) define inova**o gerencial como um pro*esso de criação ou adoção *e
</line>
<line>
in**iativa* e práticas de gestão, *rocessos gerenciais e e*truturas organ*zac*onais, c*mposto
</line>
</par><par>
<line>
por dive*s** graus
</line>
<line>
de com*lexidade, pela interv*nção
</line>
<line>
de agentes e fatores internos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
externos, e co* c*nsequências di*tintas para o* *t*ke*olde**. As práticas da gestão *ão *arte
</line>
</par><par>
<line>
integrante das
</line>
<line>
inova*ões g*renciais es*ão evol*i*do constantemente para o alca*ce *as e
</line>
</par><par>
<line>
metas e ob*et*v*s esperad*s (ALVES; SANTO*, *018). A F**u*a 2 apresenta *s elementos
</line>
<line>
para a inovaç*o *rga*izaci**al.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 7, art. *, p. 14*-166, ju*. 2023
</line>
<line>
*ww4.fs**e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. A. Morais
</line>
<line>
156
</line>
<line>
F*g*ra 2 - Inova*ão Org*n*zaciona*.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: o auto* baseado em L*pes (2017).
</line>
<line>
E* relação à *estão da inovação, alg*ns e****os apont*m para a abord*gem *eó*ica
</line>
<line>
da capacidade abs*rtiva * * processo de inovação em seto*es tradicionais tendo co**
</line>
<line>
dimens*es de an**i*e * Aquisição, As*imilaçã*, Trans*o*ma*ã* e Explor**ão do
</line>
<line>
conhecime*to (*UFFAL; PU*FAL; SOUZA, 2019).
</line>
<line>
O processo da i*pla*tação *a *es*ão da inovação de*t*o das organ*zações neces**ta
</line>
<line>
do pr*mordial ***io da alta ger*n**a, as**m co*o da supervisão d*s s*us líderes p*ra
</line>
<line>
efetivar op*rtunidades de acréscimo n** suas pe*f*rma*ce* financeira e econômica (PEZZ*,
</line>
<line>
2020).
</line>
<line>
Para que uma organização po*s* ser inova*ora, esta pr*cisa ter um con*unto de
</line>
</par><par>
<line>
fato**s que possibili*e o impulsionar
</line>
<line>
d*st* ambi*nte inovador, sendo important* d*stacar,
</line>
</par><par>
<line>
entre eles, a cultura, comunicaç*o, trab*lho em equipe, a*b**nte criativo e, *ri*cipal**n*e,
</line>
</par><par>
<line>
uma lide*ança que *ompartilh*,
</line>
<line>
fortal**a e p*o*ova o desejo d* ino*ar *os colaboradores
</line>
</par><par>
<line>
(S**TOS et al., 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Busc*r novas áreas e fo*mas de propor*ionar i*te*faces e inte*-rela*ões entre a
</line>
</par><par>
<line>
const*uç*o de ideias passa a ser de extr*ma rele*ância para o crescimento pessoal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
organizac*on*l, f*zendo com que as tomadas de decisões passem * ser cada ve* mais
</line>
<line>
as**rtivas e estruturadas, pot*nc*alizando a ges*ã* dos p*oc*ssos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*na, v. 20, n. 7, art. 7, *. 1*9-166, jul. 2**3
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*o*osta d* Mod*lo Conceitual En*re Gestão d* Conhecimen*o, In*vação Organizacional e Gestão
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Ges*ão d* Informação
</line>
</par><par>
<line>
Para Davenport e Prusak (1998), a in*ormação é *m* mensage*, p*rceptív*l de
</line>
<line>
diferent*s formas de **municaç*o *eita* pelo homem e q*e tem por obje*ivo desp*rtar, no
</line>
<line>
receptor, algo novo. A *strutura informa*ion*l t*abalha em diferente* níveis *e c*nt*úd* na
</line>
</par><par>
<line>
transmissão de conhecime*t*, ca*acteriz*dos por
</line>
<line>
dados, sendo ass*m um* reu*i*o de
</line>
</par><par>
<line>
evidênci*s r*levante* sobre u* *ato dete*m*nado; inform*ção, um conjunto de dad**
</line>
<line>
interpreta*os para um públ*co-alv* dis*into; e conhecimento, possi*i*itand* ger*r um novo
</line>
<line>
saber *esu*tante de anál*ses e r**lex*e* ** info*maç*e*.
</line>
</par><par>
<line>
De ac*rdo com Vance (2000), *
</line>
<line>
admin*stração reconhece a importância estratégi*a
</line>
</par><par>
<line>
que * cr*ação e o uso da in*ormaçã* exerce* sob*e o *esempenho de uma emp*esa. Ch*o
</line>
<line>
(2003) ainda afirma que sem uma visão cla*a de como a organização cria, tra*sfor** e usa a
</line>
</par><par>
<line>
informação
</line>
<line>
não será poss*vel administrá-la. Ainda propõe o mesmo autor a divis*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Gestão da I*forma*ão e* seis **ap*s:
</line>
<line>
i) i**ntifica*ão das nec*ssidades de informação;
</line>
<line>
ii) aquisição de informação;
</line>
<line>
iii) or*anização e ar**zena*ento de inform*ção;
</line>
<line>
iv) desenvolvimento de produt*s e ser**ços de info*maçã*;
</line>
<line>
v) dist**buiç*o da informação e;
</line>
<line>
vi) *so da informa*ão, conforme Figura 3.
</line>
<line>
Figura 3 M***lo de Choo pa** Gestão da Informação.
</line>
</par><par>
<line>
Font* C*oo (200*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 20, n. 7, art. 7, p. 149-16*, jul. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, *. A. Mor**s
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
A informaç*o é
</line>
<line>
um recurso valioso para o proc*sso de toma*a de decisão
</line>
</par><par>
<line>
organi*acional. Porém, p*ra **e a informação *eja eficaz, ela necess*ta ser *dmin*strad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gerenciada (CALAZANS, 2*0*).
</line>
</par><par>
<line>
O contexto inovativo *nteriormente apresentado es*á i*serido em um* socied*de
</line>
<line>
associada ao dese*vo**imento e d*fu*ão de tecno*ogias *e informação e comunicaçã*,
</line>
<line>
c*am*da Soc*ed*de da Inform*ção, que propicia n**as a*l*cações em d*ver*os campos da
</line>
</par><par>
<line>
*ida econômica, políti*a e s*cial e partic*larme*t* a formação de redes
</line>
<line>
de * odo * i po,
</line>
</par><par>
<line>
conectadas por meios elet*ônic*s e *igitais (*LBAGLI, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
* administraçã* de *ecu*sos inform*ci*n*is é u*a
</line>
<line>
exigência para as
</line>
<line>
empresas
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
*ese*am se *a*ter no m*rcado (PRAJO*O et al.., 201*). Informa*ã* e conhecim**to estão
</line>
</par><par>
<line>
prese*tes no desenvolvim*nto de cult*ras,
</line>
<line>
** realização das grandes a*ões e na
</line>
</par><par>
<line>
t**nsformaç*o *os *ndivíd*o*
</line>
<line>
em t*dos os cenários,
</line>
<line>
*m a
</line>
<line>
vez que são recursos inerentes às
</line>
</par><par>
<line>
at*vid*des de qualquer organi***ão (S*EIBY, *998).
</line>
</par><par>
<line>
Para Chamus*a * Ca*valhal (2011), desde quando o conhecimento come*o* a
</line>
<line>
se r
</line>
</par><par>
<line>
sinônimo de poder, o ser *umano e, prin*ipal*ent*, suas organizações, têm bu*cado f*rmas
</line>
<line>
*e conhec*r melh*r o público *ons**idor * fim de c*n*ui*t*-lo, tar*fa qu* se to*nou mais
</line>
</par><par>
<line>
fácil, pelo men** apare*t*mente, a parti* do uso
</line>
<line>
da *nformática *ara a miner*ção,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
monitoramento e a men*uração *os d*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Per*ir* et al. (2016) *estacam, as orga*izações devem propor*iona*
</line>
</par><par>
<line>
invest*mentos
</line>
<line>
para a co*strução de sistemas de in*ormaçã* *ara m*lho*ar a
</line>
<line>
gestão e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uti**zação das informações e do conh*cimen*o, *ontribuindo com a geraç** de inovações. *s
</line>
<line>
capacidades de Tecnologia da Informação *ão habilid**es organizaci*na** que permitem que
</line>
<line>
* função de TI ag*e*ue *al** às *iver*as a*ivi*ades da *mpre** (DE MEDEIR*S *ÚN*OR
</line>
<line>
et al., 2017).
</line>
</par><par>
<line>
No *mb*to e*presarial, co*hecimento o
</line>
<line>
presente nas *essoas é uma *onte d* valor
</line>
</par><par>
<line>
(STRIK; *O*INA, 202*), elemento fundame*t*l para formação do in*i*íduo, a
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cresc*mento das *rgan**açõ*s e *ara * d**envolvimento soc*al (MACEDO et al, 201*).
</line>
<line>
Paletta e Jai*e (2021) r*ssaltam qu* *s empresas precisam de uma *rand*
</line>
<line>
quan*idade *e inf*rmações para produ*i*em o melhor pr**uto, destin*do *o público-alv*, no
</line>
<line>
m*m*nto **eal de *ompra e consumo, com potencial pa*a fidelizar e *tingi* n*v*s
</line>
</par><par>
<line>
consumidores. *ess* *nt*ito, é
</line>
<line>
destacada a importância do *so de tecnologia* de software
</line>
</par><par>
</page><line>
nas **ganiz*ções para a p*op*sição de soluç*es qu* melhor*m a eficiência pe*a d*minuição
</line>
<line>
do te*po de **ecu*ão e que c*nglomere* dive**as t*refas rotineir*s (SARATKAR, 201*).
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 20, n. 7, art. 7, p. 149-166, jul. 202* www4.f*an*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*opo*ta de Modelo *onceitual E*tre Gestão do Conh*cimento, *novaç*o O**anizacional e Ge*tã*
</line>
<line>
*59
</line>
</par><par>
<line>
3 M*TODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Par* *xplicar a pro*osta
</line>
<line>
elaborada, optou-*e pelo *so de uma
</line>
<line>
*bordagem
</line>
</par><par>
<line>
ex*loratóri* de
</line>
<line>
nature*a descritiv* e qua*it*tiva, *a qual o* pro**dim*n*os *écnicos
</line>
</par><par>
<line>
u*ili*ados foram a p*squisa bibliográfica e a pesquisa
</line>
<line>
docum*ntal. *ptou-se pelo
</line>
<line>
us o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estratégia* da i***stigação qua*itativa para mapear, descrever e
</line>
<line>
analisar o seu contexto,
</line>
</par><par>
<line>
con*iderando as *elaç*es e a* p*rc*pções acerca d* fenômeno p*squis**o, cont*ibuin*o par*
</line>
<line>
o conhecimento sobre cara*terí*ticas si**ificativas dos event*s viv*nciados (YI*, 20*8).
</line>
<line>
Neste estudo, no que s* refere aos ob*eti*os, a p*squisa possui car*c*erísticas de
</line>
<line>
referen*iais *eóricos. A re*isão sistemá**ca da literatura é caracte**zad* pela busca *igo*osa
</line>
<line>
de pe*quisas rel*cionadas com s*u* termos *e b*sca que seguem *m pr*to*o*o e *nálise dos
</line>
<line>
*studos lo*al*zad*s (FERE*HO*; F*RNANDES, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Para Thiollent (1998), ess*
</line>
<line>
ti** de p*s*uisa favorece a i*vestigaç*o na áre*
</line>
</par><par>
<line>
organizacional, pois a interação pesquisad*r-grupo o coloca em v*ntagem quanto ao a*esso
</line>
<line>
às inf*r*açõ*s *ecessárias par* * pes*ui*a qu* se desenvolv* na b*sca pel* *ovo.
</line>
<line>
O ob**t*vo principal desta pesquisa é determinar quais os ef**tos da inte*ação *ntre o
</line>
<line>
c*nhecimento, a i*ovação e a *nf*rma**o na busc* pela com**titividade nas organizaçõe*.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DIS*USSÕES
</line>
<line>
Conforme exp*sto *o *eferenc*al teórico, aliar a Gestão do Co**e*iment*, Inov**ão
</line>
</par><par>
<line>
Organi*acio*al Gestão e
</line>
<line>
da In***ma*ão pass* a
</line>
<line>
s*r
</line>
<line>
um im*ortante tripé *er co**iderado *
</line>
</par><par>
<line>
quando se trat* de e**men*o* que *avoreçam as
</line>
<line>
práticas relacionad*s a m*lh*ri*s de
</line>
</par><par>
<line>
des**p**h* e em especial a am*liação e potenci*l***ç*o *a compe*itivid*de organizacional
</line>
<line>
*a visão dos au*or*s deste artigo.
</line>
<line>
Não é de forma algu*a intenção dos autor*s deste artigo e*g*ta* a temática em
</line>
<line>
*uestão e sim possi*ilitar uma c*ntrib*ição para **mentar cada ve* m*is o a*sun*o para que
</line>
<line>
s* *o*sa aprimora* o processo *e ge*t*o e*tre as ati**dades r*alizada* na* organizaçõe*.
</line>
<line>
Ampliar *s va*tag*ns compe*itivas por meio de novas f*rramentas *erenciais to*na *
</line>
<line>
proces*o viável, seja p*ra que* propõ*, se*a m*smo pa*a aquele* *ue estão *o processo d*
</line>
</par><par>
<line>
execução
</line>
<line>
direta destas
</line>
<line>
*ov*s diretr*zes e, p*rtant*, pod*m ter algu* tip*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
resistê*cia
</line>
</par><par>
</page><line>
*uant* a* nov*.
</line>
<line>
B**ca* dese*v**ver *ste proce**o e*iminando possíveis *a*reiras p**sa a se* um
</line>
<line>
gra**e desafio no process* de gestão (M*RAIS et al, 2*21). A Figura 4 apr*sen**, segundo
</line>
<line>
os autores, os elementos con*ei**ais para a busca *a melh*ria comp*titiva nas o*ganizações.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres**a *I, v. 20, n. 7, ar*. 7, p. 149-166, jul. *023 www4.fsane*.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morais, G. A. M*rais
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
F*gur* 4 - Modelo proposto para m*lho*ia da *ompetit*vida*e de *erca*o
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autore*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, *. 7, art. 7, p. 149-16*, j*l. 20*3
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Propo*ta de M**e** Conceitual Entre G*stão do Conhecime*to, In*vaçã* Organizacional e Gest*o
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
* modelo proposto para a *elhoria da compe*i*ividade de *erc*do bas*ia-s* em
</line>
<line>
duas f*ses, sendo * primeira fase uma *unção de elementos que p*rfaz*m algumas áreas d*
</line>
<line>
conhecimento tais c*mo:
</line>
<line>
Gestão da *n*vação: a*guns *ubeleme*tos fo*am destacado* como se*do relev*ntes,
</line>
</par><par>
<line>
como análise *e mer*ado, ap*endizado, necess*dades e paradi**as,
</line>
<line>
havendo
</line>
</par><par>
<line>
interf*ce, interação
</line>
<line>
para que s* poss*
</line>
<line>
obt*r a melhoria nos processos envolvidos
</line>
</par><par>
<line>
nesta fase.
</line>
</par><par>
<line>
Gestão da Inform*ção: par* os autor*s *este artigo estes subel*me*tos rel*cionad*s
</line>
</par><par>
<line>
a est* t*mática
</line>
<line>
**ssam a ser sig*ificativ*s, *omo dado*, planejamento, *nálise e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
informação g**ad* de*tro deste subp**cesso nas orga*izaçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Ges*ão do Co*hecimento: para a geração *est* elem*n*o des*a*am-*e alguns
</line>
<line>
s ub
</line>
</par><par>
<line>
ele*entos, tais como comparti**am*nto, cultu*a, moti*açã* e decisão, perm*tindo
</line>
</par><par>
<line>
*ssim es*abe*ecer *ma relação e*tr*tégica or*an*zaciona* e gerenc*al
</line>
<line>
e m t *do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso, sej* est* prod*t*vo e/ou administrativo.
</line>
</par><par>
<line>
Na const*ução desta primeira f*se: c*nforme aprese*tado pelos autores, sugere-*e
</line>
<line>
q*e se tenha uma relação *ntre os elementos c*tados, permitindo *m* sinergia ent*e
</line>
<line>
a* partes, possi*il*tando assim q*e *e t*nha *n**io *e um pro*ósit* voltado não
</line>
<line>
somente ao desenv*lv*mento org*ni*acional, mas também ** *e**nvol*i*ento da*
</line>
<line>
pe*soas q*e par*icipam deste **oc*ss*.
</line>
<line>
*a s*gunda fase pr*post* no *odelo *stão identificadas * interfac* e interação en*re
</line>
<line>
estes elemento* na busca *ela *elh*ria dos processos inseridos nas organ*zações,
</line>
<line>
promovendo a obtenção do* elem*n*os envolvid*s em tod* a prim*ira f*se.
</line>
<line>
Gestão E**ciente e Eficaz: passa * ser um dos prin*ipais di*erenciais das empr*sas, o
</line>
</par><par>
<line>
que permite ainda uma vi*ão apura*a
</line>
<line>
*o* procedime*tos * uma m*lhor tomada *e
</line>
</par><par>
<line>
decisão * a*ilidade no proces*o gerencial, r*duzin*o custos proven*entes
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
d*s*er*íci**, p**encializando o* recursos empre*ados na *rganiza*ã* *e uma forma
</line>
<line>
geral.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. 7, art. 7, p. 14*-166, ju*. 20*3 www4.fsanet.com.br/revista
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<par>
<line>
M. O. Morais, G. A. Morais
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
Susten*a*ilidade O*gan*zac*onal: e*t* el*mento e*tá ligado não somente às
</line>
<line>
*ues*ões f**anceiras d* empr*sa, c*mo t*mbém às questõ*s mercadológicas, c*m* a
</line>
<line>
de produtos e serviços, por *xemplo, assi* como dev* s** relac*onad* também aos
</line>
<line>
seus for*eced**es que tê* **pel fundame*tal *o que diz res*eito à qualidade do
</line>
</par><par>
<line>
*roduto
</line>
<line>
e/ou serviço que é e*tregue ao
</line>
<line>
cliente f*n*l, seja este interno ou ext*rno
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
organizaç*o.
</line>
<line>
Com * jun*ão das d*as fases torna-s* possível na visão dos auto**s *b*e* uma maior
</line>
<line>
co*peti***idad* de merca*o, visto *ue a ca*a dia * conc*r*ênc*a se *orna maior,
</line>
<line>
independentemente do m**cado em que a organização **ue, além de favorecer também
</line>
<line>
aspectos internos relacionad*s *o cr*scimento organizacional e a p*tencializa*ão do *apita*
</line>
<line>
ex**tente n* empresa.
</line>
<line>
* CON*IDE*AÇÕES FINA*S
</line>
<line>
A *usca por um mel**r desempenho or*anizacional que promova a vanta*em
</line>
<line>
compet*tiva torna-se a meta das *mpre*a* **e pretendem se mant*r no merc*do em que
</line>
<line>
*tuam bem c*mo *onquist*r nov*s possibilidad*s, evoluindo no processo *e gere*ciamen*o
</line>
<line>
o*ga*izaci*nal v*sando * melhoria da comp*titividad* d* empresa.
</line>
<line>
As evoluçõ** e revoluções ocorridas no ambiente e**res*rial, como a *lo**lização,
</line>
<line>
a ind*stria 4.* *mpactaram de maneira sign*f**ativa nas *rganizaç*es em todo o *u*do. Tal
</line>
<line>
é a consequência da competitivi*ade acirrada nas organiz*ções * da conso***ação *as novas
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias, o que
</line>
<line>
ve* poten*ializando os processos de tomadas d* decisões
</line>
</par><par>
<line>
organizaci*nais.
</line>
</par><par>
<line>
Med**nte as consideraçõe* apresenta*as *obre o modelo para a melhoria de
</line>
<line>
desemp*n** nas empr*sas, exp*e-** que *uanto maio* a int*ração e as interfaces
</line>
<line>
relaci*nadas, se*am **as *ntern*s ou externas nas organizaçõ*s, melhor se** o r*sultado *ara
</line>
<line>
os colabor*dores, *ar* os gestor*s * para a org*n*z*ção como um *odo.
</line>
<line>
Com as novas tecnol**ias *endo inseridas com maio* fr*quência, ag**i*ade *
</line>
<line>
*o*plex*dad* nos pr*c*ssos, sejam eles produt*vos ou admi*ist*a*ivos, conc*ntra* esforços
</line>
<line>
em *ealizar m*neiras de ag*up*r elementos e ferramentas d* gestão p**a o atendiment* d*s
</line>
</par><par>
<line>
novas
</line>
<line>
necessidades o*ganizac**nais passa a ser *e extrema relevância para se atend*r às
</line>
</par><par>
<line>
metas *stabe**cidas pe*a alta a*mini*t**ção da empresa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*res*na, v. *0, n. 7, art. 7, p. 14*-1*6, *ul. 2023
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www4.fsanet.*om.br/r**i*ta
</line>
</par><page>
<par>
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Proposta de Modelo Conceitual Entre Gestão do Co*hecimento, *nov*ção Organizaci*n*l e G**tã*
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
A bus*a pela alta performance or*anizacional passa a ser objeti*o a ser *lcançado *o
</line>
<line>
**o*es*o *e *estão, possibilitando a **iaç*o de es*ímulos a* aprendiza*o contí*uo não
</line>
<line>
*omente para as *mpresas, mas também para t*dos os en*olvid*s no processo.
</line>
<line>
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Contribuição dos Aut*res
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*. O. Mor*is
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G. A. Mo*ais
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1) concepção e planeja*en*o.
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*
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X
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*) análise e interpretação dos dados.
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X
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*
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3) ela*o*ação do r*scun*o ou na revisão críti*a do con*eúdo.
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X
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X
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<line>
4) participaçã* n* ap**vação da *ersão final d* manuscrito.
</line>
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X
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X
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Re*. *SA, Teresina, v. 20, n. 7, **t. *, p. 149-166, jul. 2023
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www4.fsanet.com.br/rev*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)