<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 2, art. 9, p. 171-188, f*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.2.9
</line>
</par><par>
<line>
Af*tividade, Letramento Científic* e *etodolog*as *tivas ** Aprendizagem ** Ensino de
</line>
<line>
Bi*logia
</line>
<line>
Affec*ivit*, S*ientific *iteracy and A**ive L*arning Me*hod*logie* i* Biolog* Teaching
</line>
</par><par>
<line>
Aline Raqu*l C*rdoso Paixão
</line>
<line>
Gr***ação em Ci*ncias Biológic*s pela Uni*ersidade Fe*eral do Triângul* Mi*eiro (UFTM)
</line>
<line>
E-mail: *20181016*@uf*m.edu.br
</line>
<line>
L**s Gusta*o d* Conceição G*l**o
</line>
<line>
Doutor *m Genética pela U*i*ersidade *stadual Pau*ista "Júlio de Mesq*ita *ilho"
</line>
<line>
Profess*r As*oc*ado I* pela Univ*rs*d*de Federa* do T*iângulo Minei*o
</line>
<line>
E-mail: luis.galego@uftm.edu.br
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. R. C. Pa*xão, L. G. *. Galeg*
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Uma educação af*tiv* que prioriza a e*patia e a alterid*d* *od* ser desen*olvida a par*ir d*s
</line>
</par><par>
<line>
metodolog*as ativas d* aprendizagem. No caso
</line>
<line>
do ensi*o d* bi*logia,
</line>
<line>
essa abordagem pode
</line>
</par><par>
<line>
co*tribu*r de *aneira significativa par* o letramen*o ci*ntífico. N*sse sentido, o objetivo
</line>
</par><par>
<line>
deste t*abalho po**era o papel da
</line>
<line>
afetividade a qu*l **tá
</line>
<line>
*iretame**e re*ac*o**da à conex*o
</line>
</par><par>
<line>
dos e*tudante* à disciplin*, m*diada p*lo professor, sendo estím*l* p*ra o process* de
</line>
</par><par>
<line>
letramento
</line>
<line>
c*e**í*i** baseado
</line>
<line>
em
</line>
<line>
me*odologias
</line>
<line>
ativas. *es*a for*a, a const*ução de
</line>
</par><par>
<line>
ha*ilidad*s
</line>
<line>
entre professores e estudantes, que v** contribuir de f*rma significativa para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*e*envolvi*ento de ap*e*d*zagens, deve considerar a esco*a como um
</line>
<line>
*m*iente
</line>
<line>
no qual as
</line>
</par><par>
<line>
pess*as
</line>
<line>
pass*m *m
</line>
<line>
tempo longo e significa*ivo
</line>
<line>
*e suas
</line>
<line>
vida* e q*e o process* de
</line>
<line>
ensino-
</line>
</par><par>
<line>
a*rendiz*g*m n** é mo*o*ó**co e dep*nde *a **ter*ção *r*fess*r-alu*o na qual a a*e**vidade
</line>
</par><par>
<line>
*eve se* uma con**a*te, com um
</line>
<line>
ol*ar positivo na
</line>
<line>
relação pe*agógica. A partir
</line>
<line>
di s s o,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
possível d*senvolvimento de estratég*as o
</line>
<line>
de ensino que têm como
</line>
<line>
protago*ista
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
alunos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
potencia*izam a
</line>
<line>
vis*o
</line>
<line>
cr*tica d* m*ndo e * compreensão mais prof**da s*bre as
</line>
</par><par>
<line>
info*mações cient*ficas. Nesse sentido, a utilização do bl** escolar (uma forma *ais atual do
</line>
</par><par>
<line>
jornal d* class*, uma metodologia
</line>
<line>
a*iva
</line>
<line>
bastante utilizada nas es*olas) po*eri* potencializar
</line>
</par><par>
<line>
essas a*rendiz*gens e perm*tir uma mel*oria *a qua*idade *a relação pedagógica.
</line>
</par><par>
<line>
P*lavras-chave: Liter*ci* Científica. E*sino de
</line>
<line>
Ciências. Mét*dos de Ensin*. Internet;
</line>
</par><par>
<line>
Dime*são Afetiva do *nsino.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
An a**ective educa*ion that
</line>
<line>
prio*itizes empathy and ot*e*ness c*n
</line>
<line>
*e developed from acti*e
</line>
</par><par>
<line>
learnin* methodologies. In *he c*s* *f biology teach*ng, thi* approach *an cont*ibute
</line>
</par><par>
<line>
significantly t* sc*e*tif*c reading. *n this sense, the
</line>
<line>
o*je*tive *f this work w*s t* prop*se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
scie*ti*ic literacy str**egy base*
</line>
<line>
*n active learn*n* methodolo*ies *ro* *n affectivity
</line>
</par><par>
<line>
pe*s*ective. Thus, the construc*ion
</line>
<line>
of skill* between teac*ers
</line>
<line>
and s*udents who *il*
</line>
</par><par>
<line>
con*ribut* significant*y to
</line>
<line>
th* learning developm*nt
</line>
<line>
sh*ul* con*ider the sch*ol as
</line>
<line>
an
</line>
</par><par>
<line>
*nvir*n*ent in which *e*pl* s*end l*ng and sig*ificant t*me of th*ir lives a*d that the a
</line>
</par><par>
<line>
process tea*hing learn*ng is not *onological
</line>
<line>
and
</line>
<line>
depend* *n teacher-in*eractio*in which
</line>
</par><par>
<line>
affectivity should be a con*tant, with a *ositi** lo*k at the pedago*ical re***ionsh*p. From
</line>
</par><par>
<line>
t h* s , i t i s
</line>
<line>
possible
</line>
<line>
to *evel*p *eachin* s*ra*egi*s tha* h*ve as protagonist students and t*at
</line>
</par><par>
<line>
enhance the **itical view of th* world and de*per *nders**n*ing of scie*tific inf*rmation. In
</line>
<line>
this *en*e, the use of the school blog (* mor* curren* form of the c*ass newspa**r, an act*ve
</line>
<line>
metho*ology *idely used in schools) could enh*nce th**e learning a*d allo* a* **p*o*emen*
</line>
<line>
i* the qu*lity of the p*dag*gi**l relation*hip.
</line>
<line>
Keywords: Scientific Liter*cy. *ci*nce Teaching. Teaching Metho*s. Internet. T*aching
</line>
<line>
Affective Dim*n*io*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 2*, n. 2, a*t. *, *. 171-188, fev. 202*
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afetividade, Letr*me*t* Cientí*ico * Metodolo**as *t*vas de Apre*d*zagem no Ensino de *iol****
</line>
<line>
*73
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O desenvolvime*to do
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ensino-aprendizagem ** ensino de b**l*gia é um
</line>
</par><par>
<line>
*esafio e* me*o às *á**das tr*n*formaç**s do mundo. E * processo ensino-apre*izagem não *
</line>
</par><par>
<line>
*m m*n*log*, de forma que
</line>
<line>
a
</line>
<line>
part*cipação
</line>
<line>
e * inte*ação de
</line>
<line>
prof**sores e alun*s são
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntais (MALH*IRO*, 20*9). *ss* questão é
</line>
<line>
enfat**a*a por Castro (20*2,
</line>
<line>
*.*9-70)
</line>
</par><par>
<line>
qua*do ar*ume*ta que:
</line>
</par><par>
<line>
C*rtam**t* que nem tod** as aul** têm esta caracterís*ica. Mui*as *erdem-se
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
rotina do própr*o ensino, no *ntanto exis*e* "aq*ela*" que nem p*ofes*ores nem alun**
</line>
<line>
e**uecem, p*is foram umas "bela* aulas" * o pr*fessor um "b*líssi*o *oc**te", ou *s alunos
</line>
</par><par>
<line>
"um belo grupo". *sta* são as obras de *r*e a
</line>
<line>
q*e nos **eremos ref*rir e p**a as q**is
</line>
</par><par>
<line>
chama*o* a v*s*a atenção. Por que aco*tecem assim? Prov**e*ment* ni*gué* sa*erá
</line>
<line>
teoriza*, no *nt*nto, to*os o* **terveni*ntes "viver*m", "se*tiram" essa bela experiência, que
</line>
<line>
ficará para se*pre g*avada nas suas memórias.
</line>
<line>
Dess* forma, a interação pro*essor-aluno deve cons*derar as*ectos que vão além *o
</line>
<line>
a**dêmico. *e *ato, a a*etivid*de e a mot*va*ã* d*s alu*os são as*ect*s *mpor*antes dessa
</line>
<line>
inte*ação, pois têm r*sult**os di**t*s na **alidad* d* envolv*mento do aluno co* o p*oce*so
</line>
</par><par>
<line>
*e ens*no * aprendizagem. O aluno motivado
</line>
<line>
p*ocu** n*vos conhecimen*o*, desafios
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
ap*endidos. A motiv*ção *ode in**uenciar
</line>
<line>
o que, quan*o e c*mo apre**emos
</line>
</par><par>
<line>
em toda* as fases do *esenvolvimen*o *umano.
</line>
</par><par>
<line>
Frent* a is*o, ** profess*res exercem um pap*l impresci*díve* e i*sub*tituível no
</line>
<line>
p*oce**o de *udança social e *s escol*s nec*ssita* p**sar por profundas transformações nas
</line>
</par><par>
<line>
suas *ráticas c*lturas p*ra en*rentar os *e*afi*s do mundo (*ARANDI*O; S*LLES; *
</line>
<line>
*ERR*IRA, 2009). As a*tora* ab**dam ai*d* que as mud*nç*s no mundo do trabalho,
</line>
<line>
conjuntamente com a vir**a*idade das *e*açõe*, produzem um desafi* para tornar a *scol* u*
</line>
</par><par>
<line>
lug** m*is democrático. **ss* sentido, e**o*a d*v* buscar e*uca* j*ven* e cri*nças a
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*erspe*tiva humana, cultural, *ientífica e te*nológic*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Considerand* a relação *ducação-*ocieda**, a cidadania é ex*rci*a plenamen*e
</line>
<line>
quando seu povo *iver acesso *o conh**imento, e não apenas em informações, para que sejam
</line>
<line>
Rev. FS*, *eres*na P*, v. 21, *. 2, art. 9, p. 171-188, fev. 2024 www4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. C. Paixão, L. G. C. Galego
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
cap*ze* de a*ali*arem cri*icamente
</line>
<line>
para to**da de ***isões, a*aliando os cu**os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
benefícios. * possível af*rmar que a respo*sabilidade do e*ucador no e*sino *e Ciência
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
tra*sformar n*sso* alunos em pe*soas mais c*íticas e agente* de trans*orm*ção para um
</line>
<line>
mundo mel*or (CHAS*OT, **18).
</line>
<line>
*ma das m*ne*ras de viabil*zar *ssa transformação * * utilização de metod*lo*ias
</line>
<line>
ativas de aprendiza*em no e*sino de b*ol*gia. Essa abord*ge* metodológica contribui no
</line>
<line>
proc*sso de *nsi*o * apre**izado, *o *ua* as aulas não **o apenas expositivas
</line>
</par><par>
<line>
(*AL*EIROS, 2019). As aulas tê* o*tro contexto no qual h**e*á *ais inter**ão e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*lunos podem de*en*olver co*petências * habi*idades
</line>
<line>
para
</line>
<line>
uma sociedade cada vez
</line>
</par><par>
<line>
mais complexa. Sobre *ss*, Nasc*mento * C*utinho (2*17, *. 136) afirmam ainda *ue:
</line>
<line>
As Me**dologias Ativas *e *prend*zagem (MAA) são *ormas inov*doras *e educar,
</line>
<line>
*ue estimulam a apr*ndi*a*em * a participa*ã* do aluno *m sala de aula, fazendo
</line>
</par><par>
<line>
*om que ele utilize todas *s s*as d*me*sões sensó*io/motor, a*etiv*/emocional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mental/co*nit*va. Além disso, o alun* te* a liberda*e d* escolha nas atividades
</line>
<line>
pr*posta*, mantendo postura ativa diante do s*u aprendizado, *e*do *esafiado
</line>
<line>
atravé* de *roblemas *ue * permitem pesq*isar **r* *escobrir soluções, de uma
</line>
<line>
fo*ma que esteja de *cordo com a realidade. Baseando-*e n*ssas ino*ações no
</line>
<line>
ensino, a aplicação de me*odolog*as a*ivas no **sin* de Ciênc*a* é de sum*
</line>
</par><par>
<line>
im*ort*ncia, pois o *rofess*r *od*rá
</line>
<line>
i*serir o aluno no c*ntexto apresen*ado em
</line>
</par><par>
<line>
aula, fazendo-o explo*a* sua *riativ*dad*, a sua *apacida*e de form*r *piniões e de
</line>
<line>
esclarecer suas dúv*da*.
</line>
</par><par>
<line>
O *ape* das metodologi*s ativas
</line>
<line>
para * fo*m*çã* de p*sso**
</line>
<line>
pr*supõe tam*ém u*a
</line>
</par><par>
<line>
nova
</line>
<line>
postura dos p*ofessores. Nesse sentid*, *m dos gran*es desafios de *rof***ores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pr*fe*soras atualmente é *eixar d* ser inform*dor*s pa*a s* tornar*m for*adores (BORGES;
</line>
<line>
CAR*ALHO, 2020). O letramen*o cient*fico p*opicia a perspectiva *a formação dos alunos
</line>
</par><par>
<line>
para um* compreen*ão mais crítica e r*flexiva dos c*nce*tos *ien*íficos e re**ções
</line>
<line>
entre
</line>
</par><par>
<line>
Ciê*cia-Tenologia-Sociedad*. Isso permi** que *s alunos *enham a con*tr*ção ati*a do
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimento e debatam s*as ideias com a r*alida*e ** bu*ca
</line>
<line>
d* reso**ção de
</line>
<line>
problemas.
</line>
</par><par>
<line>
*ass**on e Carvalho (2008, p. 335-336) descrevem * necessidade de um e*sino de Ciên*ias
</line>
<line>
trazen*o a importânc*a *a Alfabet*zaçã* *ientí*i*a:
</line>
<line>
Assi* sendo, emerge a necessid*d* d* ** *nsin* de Ciências capaz d* fornec*r a*s
</line>
</par><par>
<line>
alunos não soment* noçõ*s * conceitos científicos, m*s
</line>
<line>
t*mbém imp*rt**te é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
preciso que os alunos po*sam "f*z*r ciência", sendo defro*tados *om pr*blemas
</line>
<line>
autê*t*co* *os qu*is a *nvestigação seja condição para resol*ê-los. * preciso tamb*m
</line>
<line>
prop*rcionar oport**id*des para que os *lunos tenham um *ntendimento público da
</line>
<line>
ciê*cia, o* *eja, que sejam capazes de rece*e* inf*rmaçõ*s sobre temas relaciona*os
</line>
<line>
à ciênc*a, à tecnologia e aos **dos como es*es empreendimentos se relacionam co*
</line>
<line>
a sociedade e com o meio-amb*ente e, frente a tais conh*cimentos, sejam capaze* de
</line>
<line>
dis*utir tais inf*r*a***s, re*let*rem sobr* os impactos que tais fatos podem
</line>
<line>
representar e le*ar * sociedade e ao meio amb*en*e e, como resultado de tudo iss*,
</line>
<line>
*osicio****m-*e crit*c*men*e frente ao te**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. *1, n. 2, art. *, p. 1*1-188, fev. 2024
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*fetiv*da*e, Letramento Cie*tífico e *e*odolo*ias Ativas de Ap*endizagem no Ensino de Biologia
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
N* lite*atur*, temos *uto*es que abord*m a expre*sã* "Letramento Científ*co"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
outros adotam o termo "*lfa**tização Cie*tíf*ca". Ne*te *r*b*lho, *t*lizaremos a
</line>
<line>
e*pressão
</line>
</par><par>
<line>
"Letr**ento C*ent**ico" abordan*o a Ciênci* como um linguag*m para f*cilit*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão do mundo (GHE*I* *t al.,
</line>
<line>
2013). G*lego (2*22) ponde*a que *o*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Letramento Científico o al*no ***envolve pensamento *rítico por meio do de*e*volvime*to
</line>
<line>
de qu*tro di*e**õe*: CONTEÚD* DE ENSI*O, CAPACIDADE *E PEN***ENTO,
</line>
<line>
AT*TUDES E VALORES, pro*orciona*do ao estudante *ecifr*r * *nalisar textos c*entíf*c*s
</line>
<line>
para além de su* extens*o superfi*ial.
</line>
<line>
As motivações *ue guiam este trabalho incl*em o desejo de discutir o pap*l da
</line>
<line>
afetividad* e das me*odolog*as a*ivas de aprend*zage* n* letrame*to científico para o e*s*no
</line>
<line>
de Bi*logi*, le*antando propost*s de ensino que auxi*iem a f*rmação d* al*nos capazes de
</line>
<line>
entende* a relaçã* entr* a *iência e * socie*ade (*igura 1).
</line>
<line>
Figura 1: Repres*n*aç*o multiní*el do* aspec*os que permeiam este trab*lh*, que inclui a
</line>
<line>
*i*ensã* afetiv* e a *ont*ibuição de múltipl*s pessoas, as metod*logias ativas * o letramento
</line>
<line>
cie*tífico no ensi*o *e ciências e Bio*ogia. Imagem *e Mi*aela de Oli*eira **irino.
</line>
</par><par>
</page><line>
2 METODOLOGIA
</line>
<line>
O pre*ente traba*ho foi **senv*lvido a partir *e duas abordag*ns: uma pesquisa
</line>
<line>
bibliográfica e, a *artir dela, a pro*osição de uma estratégia didática baseada na*
</line>
<line>
*eto**logias ativas de apren*iz**em co* foco no letramento científico e na perspectiva da
</line>
<line>
afetividade nos p*oc*s*os d* ensino.
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina PI, v. *1, n. 2, *rt. 9, p. 171-188, fev. 2024 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. C. Paixão, L. G. C. Gal*go
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
* P*s*uisa Bibli*gr*fica, assim definid* por Gil (2008, *.*0):
</line>
</par><par>
<line>
[...]é desen*o*vida a part*r de m**erial já elaborado, c*n*tituído principalmente *e
</line>
<line>
li*ros e artigos científicos. *mbor* em quas* todos o* estudos seja exigido algum
</line>
<line>
tipo de trabalho desta natureza, há pesqui*as desenvolvidas e*clusiv*me*te a pa*t**
</line>
<line>
de *ont*s bibliográficas. Parte dos estud*s exp*oratórios *ode* se* d*finidos como
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas bibl*ogr*f*ca*, assi* *om* certo número *e pes**isas de*envolvi*as
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
parti* da técnica de análise d* c**teúdo.
</line>
</par><par>
<line>
A Pesquisa *ibl*ográfica q*e foi aqui desenvolvida f*i i*ic*ada com a seleção de
</line>
</par><par>
<line>
art*gos publi*ados em rev*stas
</line>
<line>
da área de Educação, reconh*cida*ente a*eit*s pela
</line>
</par><par>
<line>
comuni**de cient*fic*, bem como de cap*tulos e livros q*e tratem da qu*stão do *etramen**
</line>
<line>
científi*o e da literacia cien*ífic*.
</line>
<line>
A s*l*ção d* ma*erial bibliográf*co foi r**liza*a por me** de descritores *ue
</line>
<line>
*erm*ta* loca*iza*, nos *ancos de d*dos *e artigos cien*ífi*os, publicaçõe* so*re o tema-alvo
</line>
<line>
de*te trabal*o. Foram utili*a*os os seguinte* descritores: Letra*ento C*entífico, liter*cia,
</line>
<line>
letramento para ** ciênci*s, pen**mento cien*ífic*, ini*iação *(s) ciência(s), *pre*diz*gem de
</line>
<line>
ciências. Tamb*m *ora* rea**zada* bu*cas *tilizando *onj*nção d** descr*tores
</line>
<line>
anter*ormen*e cit*d** com outros do tip* **etiv*dade, meto**logias ati*as de aprendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
*ersõe* em *n*lês, fra*c** e
</line>
<line>
espanho* dos descr*tores cita*os
</line>
<line>
também foram utilizadas,
</line>
</par><par>
<line>
c*nform* o quantit**ivo e q*al*tativo de material *btid* com o* descritores *m p*rtuguês. Os
</line>
</par><par>
<line>
s í t i os *e
</line>
<line>
busca de artigos **entíficos utiliza*os inclu*m o Sci*lo (http://ww*.scielo.com), o
</line>
</par><par>
<line>
Goo*le
</line>
<line>
Acadêmico
</line>
<line>
(ht**://scholar.googl*.com.b*),
</line>
<line>
o
</line>
<line>
**rió*i*o*
</line>
<line>
*APE*
</line>
</par><par>
<line>
(htt*://**w.periodicos.cap*s.gov.br) e o PubMed (http://ww*.*cbi.nlm.nih.gov/p*bmed).
</line>
<line>
Foram co*siderada* public*ções dos últ*mos dez anos (2012-2022)
</line>
<line>
Sel*cionado o mat**ial, a leitura e fichame*to do mesmo foram realiza*os c**forme
</line>
<line>
m*todologia proposta *or Lima e Mioto (2007). O res*ltado desta pes*uis* fornec*u os
</line>
</par><par>
<line>
argumentos *e**icos que
</line>
<line>
per*itiram a proposição
</line>
<line>
d* estratégia de ensino baseada
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
afetividade, que *t*lize metodolog*as ativas de a**e*di*agem **m o objetivo de se
</line>
<line>
dese*vo*ver o letramento científi*o em c*ianças e jov*ns
</line>
<line>
3 REF*R*NCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
3.1 Afetividade *o p*ocesso do des*nv*l*imento da *prendizagem
</line>
<line>
**ordam**, p*imeiramente, * aspecto afetivo no desen*o*vim*nto do **sino
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem, e depois o Le*ram*nto ci*ntíf*co
</line>
<line>
com **t*dologias ativas, uma vez que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 21, n. 2, *rt. 9, p. 1*1-*88, fev. 20*4
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afetivi*ade, Letra*ento Científico e Met*dol****s Ativas *e Aprendizag*m no *ns*no de Biologia
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
imp*ssíve*
</line>
<line>
*bordar
</line>
<line>
letramento científi*o com metodologias ativa* *em a dim*nsão af**i*a.
</line>
</par><par>
<line>
*m sala de aula, *
</line>
<line>
união de*sas tr*s *im*n*ões: afet**idade, letramen*o c*entífic*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
metodologias ativas pode p*odu*ir imp*c*os *ositivos na educ*ç*o.
</line>
</par><par>
<line>
O desenvo*vimento da ap**ndizag*m vem há m***o tempo sendo *r**cup**ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
educadores, psic*lo*os,
</line>
<line>
cientist*s, construindo *iferentes teorias que se b**eiam em
</line>
</par><par>
<line>
*b*erv*çõ*s, vivências em
</line>
<line>
sala de aula e a *ultura de uma sociedade. Entre as *i*erentes
</line>
</par><par>
<line>
t*orias, a
</line>
<line>
afe*ividade
</line>
<line>
é fund*mental no pr**esso de ensino n* desenvolviment*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*pren*izagem.
</line>
<line>
Durante séculos se pen*a*a que a razão era a dimensão superior, e i*so car*cterizava
</line>
<line>
as p*s**as. E a emoção er* o l*do som**i* e nebulos* da natur*za humana. S*ria a fu**ão d*
</line>
<line>
r*zão o control* da e*oç*o, com isso os sujeit** não teriam riscos *e perder a razão (L*ITE,
</line>
<line>
2012).
</line>
</par><par>
<line>
Leit* (2012) af*rm* que no sécul* XVII*, com o
</line>
<line>
desenvolvi*en*o da ciência e da
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, há a *onstru*ão de um modelo de pensamento que possibilito* en*en*er que razão e
</line>
</par><par>
<line>
emoção são indissociáveis, ma*tendo rela*ões ent**
</line>
<line>
si. O pensamento humano cam*nh*u
</line>
</par><par>
<line>
para uma
</line>
<line>
dire*ã* em qu* a a*etividad* e cogni*ão são dimens*e*
</line>
<line>
indissoc**veis * parte
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
me*mo
</line>
<line>
process*. E*tudio*os n* área da psicolog*a, como Wall*n, Jean Piage* e Le*
</line>
</par><par>
<line>
Vygotsky, deram ênfase no papel
</line>
<line>
da afetiv*dad* no
</line>
<line>
processo educativo (ALBRECHT;
</line>
</par><par>
<line>
BORGES, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
*s autoras *n*atizam q*e:
</line>
</par><par>
<line>
*iaget sa*ienta que sem *
</line>
<line>
afeto é imp**sível de*e*volv*r o processo d* construção
</line>
</par><par>
<line>
d* intelig*ncia do ser humano. Para ele, u* aluno que não se en*olv* af*tivamente
</line>
<line>
durante s*us estu*os *ão *e i*teressa nem se motiva para ap*e*de*. Já para V*gotsky
</line>
</par><par>
<line>
os benefícios d* afe*ivi*a*e vão além do c*mp* acadêmi*o, ele de**nde que e*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
importante *omo pilar na construç** da personal*dade individu*l do su*eit*.
</line>
<line>
Entretanto, os discursos d*s *ois au*ore* evidenciam a i*por*ância indisc*tível **
</line>
<line>
afe*i***ade n*s pr*c*ssos *ducacionais de ma*eira s*melhante.(ALBRECHT;
</line>
<line>
BORGES, 2022, p.02).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse con*exto, *ei*e (2012, p. 360) vai a*ém dese*volve a *dei* de *ue e
</line>
<line>
"Wallon
</line>
</par><par>
<line>
(1968, 1971,
</line>
<line>
*978)
</line>
<line>
de*envolveu uma teoria sobre o processo de *esenvolvimento humano
</line>
</par><par>
<line>
centra*o no p**cesso de relação
</line>
<line>
entre quatro g*andes núcleos funcionais, determinantes
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
proces*o: a afetividad*, a
</line>
<line>
cogn*ção, * movi**nt* e a p**soa. Para *utor, o pro*esso o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento, que ocorre através da contínua *nteração ent** esse* núcleos, só pod* ser
</line>
<line>
explicada pela relação dialé*ica en**e os proces*os bi*lógic**/orgâ*icos e o ambiente so*ial -
</line>
</par><par>
<line>
ou seja,
</line>
<line>
o b*ológico e o social são indisso***veis, estand* *ialeticamente sempre
</line>
</par><par>
<line>
rel*c*onado*."
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 21, n. 2, art. 9, p. 171-18*, fev. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. C. Paixã*, L. G. C. G**ego
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
O ensino * uma linda arte, uma construção na *ual discen*es e docentes enfre*tam
</line>
</par><par>
<line>
desafios
</line>
<line>
no *ro**sso de ensino a*rendizagem. É
</line>
<line>
necessá*io nes*e con*exto
</line>
<line>
c*nhecimentos,
</line>
</par><par>
<line>
sensibili*a*es,
</line>
<line>
afetividade, criat*vidades, ludicidades para est*mu*ar e motivar *ara que
</line>
</par><par>
<line>
*lcance a completude *o e**ino-apren*iz*do.
</line>
<line>
Para Lei*e (2012), *ndependente que seja ensi*o *un*ament*l, m*dio ou super*or e
</line>
</par><par>
<line>
independente ** met*d*logia de en*ino, * professor d*ve assumir
</line>
<line>
decisões q*e no *eu
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*mento *r*tico terão consequên*ias *fetivas na relação que se esta*elec*rá *ntre o
</line>
</par><par>
<line>
al*no e os conte*dos. O autor def*nd* que
</line>
<line>
*
</line>
<line>
afetivida*e e*t* pres*nte em todas as decisões
</line>
</par><par>
<line>
assu*id*s pe*o pro*e*sor em s*la de aula, im*actando p*sitivam*n*e
</line>
<line>
ou negati**mente na
</line>
</par><par>
<line>
subje*ividade do aluno. E
</line>
<line>
q*e a qualida*e da **diação de professores é u* dos prin**pais
</line>
</par><par>
<line>
vínc*l*s q*e se est*b*lec*ram entre estud*ntes e conteúdos escolares.
</line>
<line>
Rodríguez (*022, *. XX) relata a declaração ***ta p*lo fí*ico Stephen Haw*i*g a* seu
</line>
<line>
professor Dikran Tahta:
</line>
</par><par>
<line>
A mente humana é in*r*vel. Ela
</line>
<line>
consegue conceber a *agnificênc*a dos *éus * as
</line>
</par><par>
<line>
complexidades dos com*onent*s bás*cos da ma*éria", a*irmou Hawk*ng. "M**, para
</line>
<line>
*ue cada *e*te *l*ance s*u pot*ncia* máximo, ela precisa de u** faísc*. A *aísca da
</line>
</par><par>
<line>
inda*ação e do *ssombro. (...) Fre*uentement*, essa faísca vem de um
</line>
<line>
profe*sor.
</line>
</par><par>
<line>
Per*ita*-me expli*ar. Eu n*o e*a a pessoa *ais fácil para e*sinar, demorei para
</line>
<line>
ap*ende* a ler e m*nha escrita era *esordenada (...) Mas, quando ti*ha 14 an**, meu
</line>
<line>
p*ofe*sor (...) Tahta me most**u como aproveitar minha energi* e me in*e*tivou a
</line>
<line>
pensar criativa**nte sobre a ma*emática. Ele me abriu os olhos para a matemát*ca
</line>
<line>
como o pl**o do próprio Un*ve**o. (...) Se você olhar po* trás de cada pe*s*a
</line>
<line>
e*ce**io*al, ex*ste *m pr*fessor *xcep**onal. Decl*r*çã* de Stephen Haw*ng *m
</line>
<line>
20*6, na cerimôni* do Global Teacher Prize.
</line>
<line>
A *tividade do*ente é *omplexa e ha*m*niza ca*pos diversos como *s *edagógicas,
</line>
</par><par>
<line>
afetiva*, a*minist*ativas, co*ceituais *pist**oló*ic*s (CA*V**HO, 2022). À relação e
</line>
</par><par>
<line>
*luno-professor co*pete um clima
</line>
<line>
*e respe*to e trabal**, onde o professor trata os a*unos
</line>
</par><par>
<line>
*omo i*divíd*os e n*o tendo medo de perd*r * popularidad* *endo firme (*RA*SILCHIK,
</line>
</par><par>
<line>
2019). *rof*s*or c**duz o p*ocesso pedagógico no ensino-apr*ndizagem. E nã* se dev* O
</line>
<line>
*o*fundir serieda*e co* *ri*teza e nem intimidade com alegri*.
</line>
</par><par>
<line>
Krassilchik (201*) reflete que as r**ações
</line>
<line>
*emocrática* en*re professor-a*uno
</line>
</par><par>
<line>
d*pendem *a
</line>
<line>
possibilidade *e o *luno expressa* suas **eia* e sentim*ntos,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
da c*rtez*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
qu* professor dirá *ambém, com o
</line>
<line>
hon**tidade, o qu*
</line>
<line>
pensa e será justo cumprindo s*as
</line>
</par><par>
<line>
pro*es*as. No *rocesso en*ino-*prendizage*, um dos eleme*tos mais importan*es é o afe*o,
</line>
<line>
a ale*ri*, * importar com, e o p*az** no qu* se faz.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, v. 21, n. 2, a*t. 9, p. 171-188, fev. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afeti*idade, Let*amento Ci*ntífico e Me*odol*gi*s Ati*as de Ap*end**age* n* En*ino de Bio*ogi*
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTA*OS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Alfabetização ou letr*ment* científico?
</line>
</par><par>
<line>
Alfabetização e l*tra***to são concei*os utilizados incialmente
</line>
<line>
em outras áreas do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento, *omo por exem*lo Li*guís*i*a. Q*ando esses ter*os são util*zados ** a
</line>
<line>
ensi*o de Ci*ncia* e Biologia, comumente ocor*e o us* tanto de "**fabetização Científ*ca" e
</line>
</par><par>
<line>
c*mo "Letrame*to *ientífico". A
</line>
<line>
alfabeti*ação e o letra*ent* cien*ífico são termos c*m
</line>
</par><par>
<line>
*tilização recente no *rasi* e, na
</line>
<line>
área de E*ucação, é comu* *ue os
</line>
<line>
referenciais teóric**
</line>
</par><par>
<line>
est*jam em outr*s id*omas. Por *xemplo, o te*mo utilizado e* i*glês no *ns*no de ciências *
</line>
<line>
sci*nt*f*c l*teracy (BER*OLDI, 2020). *lg*ns a*tores *ra*u*em de uma forma direta para
</line>
</par><par>
<line>
"Alfabetiz*çã* *ien*í*ica", outros consi*eram que n*
</line>
<line>
portug*ês alfabetização está mais
</line>
</par><par>
<line>
relacionada com * fase inicial do apr*ndizado. Então lev*m em consid*r*ção * m*vimento do
</line>
<line>
letr**ent* ci*ntí*ico que eles r*lac*onam à c**preens** d* conteúdo mais a função de
</line>
<line>
compreender o papel social ** ciência. Ou *eja, o *onteúd* de ciências e b*ologia nã* po*e se
</line>
</par><par>
<line>
**stringi* somente ** conteúdo didático abordado *m sala de aula.
</line>
<line>
Os co*teúdos abordados
</line>
</par><par>
<line>
em *ala *e *ula são i*portantes, para os estudantes **r*m açõe* prát**as no dia a *ia. El*s são
</line>
<line>
cidadãos t***o a*itudes *ue *ão imp*ctar a socieda*e faz**do suas e*colhas. Partic*par **
</line>
<line>
ciê*c*a é u*a ação democrática.
</line>
<line>
Reflexões sob*e a u*il*za*ão dos t**m**, e*bora com converg*ncias linguísti*a* **b*e
</line>
</par><par>
<line>
*lfabet*zação e *etramento, sugerem *ue uso tanto d* "Al*abetização Científica" quanto o
</line>
</par><par>
<line>
*e "Letramento Cientí*ico" aborda a edu*a*ão *ientífica co* uma
</line>
<line>
visão mais com*lexa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
human*sta, ev*tando com**eensões tecni*i*tas d*
</line>
<line>
apr*priação da **n*uagem
</line>
<line>
cient*fica.
</line>
</par><par>
<line>
Autor*s
</line>
<line>
co*o *ha*sot (2018) p**deram q*e na tent*ti*a de
</line>
<line>
explicar *emelhan*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ess*melhanç*s entre "Alfabetização Ci*ntífica" e "L*tramento Cie*tí*ico" tra*alhos
</line>
<line>
mostram *m acor*o sobr* a i*po*tânci* da relaç** da ciênc*a com a socie*ade na educação.
</line>
<line>
Percebe*os *o longo d*s pesq*isas b*bli*gráficas *ue t*nto alfabe*iza*ão ci*n*ífi*a **an*o o
</line>
<line>
le*r**ent* científi** os *utores têm preocupa*ã* com estu** de ciê*cia (TE**EIRA, 2013).
</line>
<line>
Sasseron e *arvalho (20*8) apresent*m argumentos pa*a a u**lização da expressão
</line>
<line>
"Alfabetizaçã* Ci**tífica", apoiada *as ide*as de alf*betização d* Paulo Freire, onde elas
</line>
<line>
de**r*vem que:
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a o pedagogo, "a *lfabetização * mais q*e simples domínio ps*cológi*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mec*nico
</line>
<line>
de técnicas de escr*ver * de le*. É o domín*o des*as t*cnic*s em termos
</line>
</par><par>
<line>
consc*entes (...) Implica *ma au*oformação de *u* pos*a resultar um* po*tura
</line>
</par><par>
<line>
interfere*te do h**e* *obre seu contexto." (p.*11,1980). Assim pens*ndo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*lfab*tização deve possibil*tar a* analfabeto a capacida*e
</line>
<line>
de organizar se*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na P*, v. 21, n. 2, *rt. 9, *. 171-188, f*v. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. C. Paixão, L. G. C. Galego
</line>
<line>
*80
</line>
</par><par>
<line>
pe*samento de manei*a lógica, além de
</line>
<line>
auxi*iar na const*u*ão de um* cons*iência
</line>
</par><par>
<line>
m*is crí*ica em relaçã* ao mund* que o cer*a.
</line>
<line>
Motokane et al., 20*3 des*acam t*mbém que o termo a*fabetizar pro**sto por Freire
</line>
<line>
(198*) é mais que um aprendiza*o de l*r e e*crever, consiste em técnicas que possibilitam a
</line>
<line>
formação da críti*a do con*exto.
</line>
</par><par>
<line>
De a*o*do com Soares (2010),
</line>
<line>
"letra*en*o"
</line>
<line>
surgi* no voca*ulári* d* Educaç** e da
</line>
</par><par>
<line>
Ciência L*nguístic* n* segunda *etade da décad* 1980. Letramento disti**ue-*e, s*gundo a
</line>
<line>
autora, ** mero aprendiz*do da co*ifi*ação da *scrita e da leitura, o impa*to d* uso d*
</line>
</par><par>
<line>
l*tram*n*o s*ria o uso em prát*cas sociais. Ela descreve * *if*rença ent*e
</line>
<line>
alfa*eti*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
letrame*to: "ALF*BETIZA*ÃO: a*ão de *nsinar/apre*de* a ler e a es*re*er.
</line>
<line>
LETRA*ENTO: est*do ou c*ndi*ão de quem nã* ape*as sa*e *er e escrever, mas cultiva e
</line>
<line>
exer*e as práticas sociais *ue u*am a escrita." (SO*RES, 2010, p.47). De acordo com e*a:
</line>
<line>
P*ecisaríamos de um ver*o "letrar" para nomea* a ação de levar os i*d*víduos ao
</line>
<line>
let*am*nto ... Assim, ter*am*s alfabetiza* e *et*ar c*m* *ua* ações d*stin*as, mas não
</line>
<line>
inseparáveis, ao con*rá*io: o ideal *er*a alfabetizar letr***o, ** seja: *n*inar a l*r e *
</line>
</par><par>
<line>
escre*er no *ontexto das p**ti*as **ci*is da leitura * da es*ri*a, de mo*o que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo se t*rnasse, ao *esmo tempo, alf*betizado e letrad* (SOARES, 2*10, p
</line>
<line>
* 7 ).
</line>
<line>
Ga*ego (2022) pondera que o Letramento Cien*ífico pode ser aplicado a qualqu*r áre*
</line>
</par><par>
<line>
d* saber human*,
</line>
<line>
permit*ndo de*envo*vimento do **nsamento crítico. E qu* práticas do o
</line>
</par><par>
<line>
L*trament* Científico são ess*nciais para a construção de u*a Alfabe*i*a*ão Científ*ca.
</line>
<line>
S*ntos (*007) argumen*a:
</line>
<line>
Nesse se*t*do, o conceito de le*ramento cien*ífico *mplia a função d*ssa ed*ca*ã*,
</line>
<line>
in*orp**a**o a discussão de *alores que venh*m a ques*ionar o m*d**o de
</line>
<line>
desenvolvimento cie*tífico e tecnológico. Em *utras *al*vras, o que se busca não é
</line>
</par><par>
<line>
uma alfabetização em termos de pro*i*iar
</line>
<line>
somen*e a l*itu*a de
</line>
<line>
in*o*ma*ões
</line>
</par><par>
<line>
cie*tíficas e tecnológicas, *as a *nter**etação do s*u pap*l so*ial. *sso implica
</line>
<line>
mu*anças não só de cont*ú*os programáticos como tamb*m de process*s
</line>
<line>
metodo*ó**cos e d* aval*ação.
</line>
<line>
Em certos pont*s de v**ta, alfab***zação e letr*men*o podem ser s*nônimas ao pensar
</line>
</par><par>
<line>
n* relação entre
</line>
<line>
ciência,
</line>
<line>
ed*cação científica, e*t*dantes e o papel social. Qu*ndo elas
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvem *abi*idades *e observação, cr*ação de hipóteses, argumen**ç*o, *e*exões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
extr*pola* **ra as *ivência* e a comp*eensã* soci*l, iss* é *lfa*eti*ação e Letramento
</line>
<line>
científico.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina, v. 21, n. 2, art. 9, p. 171-**8, fev. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afetividade, Letramen*o *ien*ífico e Metodologias Ativas d* Aprendizag*m no E*sino d* Bi**ogia
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Apren*er c*ênc*as: motivaç*o p*ra os discente*
</line>
</par><par>
<line>
*s dados de uma pe*quisa realizada
</line>
<line>
pelo Instituto *acional d* Ciência e Tecnologia
</line>
</par><par>
<line>
e* Comu*i***ão Pública da Ciênc*a e Tecno*ogia (INC*-CPCT), com a*oi* do CNPq, d*
</line>
</par><par>
<line>
Fape*j e da Fapemig, qu*ndo
</line>
<line>
foram ouvidos joven* com id*de de 15 * 24 *no*, em tod* o
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il, tot*lizando 2.206 pes*oas (MASSAR*N* et al., 2019), a pesquis* *borda várias
</line>
<line>
perguntas sobre Ciênci* * tec*ologia. O qu* ca** destacar nes*a pesqu**a é o interesse
</line>
</par><par>
<line>
declarado p*r **vens no
</line>
<line>
Br*sil por Ci*ncia e Tecn*l*gia e a busca por informação sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimento destes.
</line>
</par><par>
<line>
Conform* os da*os do INC*-**CT, de *4 de janeiro de 2019, os jovens *êm mui*o
</line>
</par><par>
<line>
interesse ou interesse
</line>
<line>
por Ciênci* e Tecnologia atingin*o a porce**agem de 67% dos
</line>
</par><par>
<line>
entrev*stados. O as*un*o de maior interesse é Meio ambiente,
</line>
<line>
co*
</line>
<line>
p**centage* de 80%,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
M*d**ina * Saúde, com p*rcen*agem de 74%. Esses dois temas Me*o ambien*e e **di*ina e
</line>
</par><par>
<line>
S*úde se relacionam com questõ*s
</line>
<line>
da ciênci* *ão *bordado* na disciplina *e Biol*gi*. e
</line>
</par><par>
<line>
Jovens c*m*artilham *m *r*nde intere*se por ciência. Mas, quan** ana*isados
</line>
<line>
os dados
</line>
</par><par>
<line>
sobre
</line>
<line>
ac*ss* a meios de i**o*maç**
</line>
<line>
d* cont*údo* de ciê*c*a e tecnologia, eles uti*izam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inte*net *o*o fonte de *esqu*sa. Google, Yo*tube, What*App, Faceboo*,
</line>
<line>
In*tagram, Blogs,
</line>
</par><par>
<line>
Twitter, Podca*t com por**ntagem respec*i*amente de 79%,
</line>
<line>
73%, 51%, 50%, 36%, 1*%,
</line>
</par><par>
<line>
11%, 5%. Os
</line>
<line>
da**s anteriores re*elam que os jovens brasileiros se d*zem inter*ssado* *or
</line>
</par><par>
<line>
temas *a
</line>
<line>
ciênc*a, mas *l** vão buscar
</line>
<line>
esses *emas *a in*ern*t, em redes
</line>
<line>
so*i*i*. A
</line>
</par><par>
<line>
preocupação junt* com o l**r*mento científico é que temos um largo acesso à infor*ação
</line>
</par><par>
<line>
sobre *iên*ia, mas muitas de*s*s in**rm*ç*es não *ão informações confiávei*. Podemos a
</line>
<line>
citar algumas report*gens c*mo exempl*s:
</line>
<line>
*) "* f*lt* d* c*nhecimento básico em ci**cia* inibe * inovaçã* no Brasil",
</line>
<line>
(B*RGES, 20*4): A rep*rtagem aborda *m estudo que revela que 64% *a popula*ão pos*ui
</line>
<line>
o chamado letra*ento científ*co aus*n*e ou el*men***;
</line>
<line>
b) "OMS consider* movimento a*tivacina u*a ameaça à saúde mund*al" (VEJA,
</line>
<line>
2*19) abord* um problema que al*umas pessoas acreditam *ue v*cinas não são *egur*s nem
</line>
<line>
efic*ze*. Co* is*o tem causado uma ameaça con*ra a saú*e pública e *ode colo*ar em risco a
</line>
<line>
*ida das pess*as.
</line>
<line>
Pensando no problem*, nós, educadores, *omo p*demos ensi*ar ciências p*ra
</line>
<line>
for*ação *e estudant** que ex*anda a capa*idade de *az** uma aná*ise crít*ca das
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmações que che**m até eles? A escola
</line>
<line>
é o **biente mais favorável para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
des*nvol*imento *o letram*nto cie*tí**co jun*o com metodol*g*as *ti**s, formando
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 21, n. *, art. 9, p. 17*-188, fev. 20*4 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. C. Paixão, L. G. C. Galego
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
*studant** que vão desenvolv*r
</line>
<line>
p*nsamento c*íticos, r*flexiv*s e ar*umentativos. Es*es
</line>
</par><par>
<line>
e**udan*es
</line>
<line>
v*o t*r um p**el ativo e
</line>
<line>
essencial n* *esenvolvimento socia*. Nesse sen*ido,
</line>
</par><par>
<line>
C**valh* (2022) sa**ent* que as Diretrizes naciona** e internacionai* par* o en*ino *e
</line>
</par><par>
<line>
ciências apontam
</line>
<line>
para o crescente *mpacto das **oluções
</line>
<line>
cie*tífic** e t*cn***gicas e par*
</line>
</par><par>
<line>
uma *bordagem, em sala de *u*a, temas mais próximo* * rea*idad* *os est*dantes.
</line>
<line>
* a*biente escolar é rico em opo**uni*ades para um processo de aproximaç** da
</line>
<line>
*iê*cia co* o est*d*nt*, *ntermedi*da *elo *rofes*or. *sso é um pr*c*sso de *feti*idade onde
</line>
<line>
ser** estimula*as a criati*idade, a per*epção de que o* estuda*tes podem evol*ir * des*obrir
</line>
<line>
seus potenciais. *a escola, exi**em diferentes ***mas de envolviment*, compart*lhamento de
</line>
</par><par>
<line>
sa**res, difer*n*e* p*ssibil*d*des de o *o*teúdo *er tr*balhado para a con*tru**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimentos. O* professores são fundamentai* nesse processo de ensin*-ap*endizagem, na
</line>
<line>
aproxi*ação dos **tuda**es em um movim*nto motiv*dor * signif*cativo com o c*nte*do.
</line>
<line>
4.3 **á*icas de e*sin* que u*ilizem metodo*ogias ativas para o letramen*o ci*ntíf*co em
</line>
<line>
um* perspectiva da *fetivida*e
</line>
</par><par>
<line>
A(o) pr*fessor(a) de *iências
</line>
<line>
e B**lo*i* cabe *ropor, por*a*to, a*ivid*des
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
d*s*nvolv*m no* estudantes a
</line>
<line>
argument*ção e cap*cidade de levantar * testar a
</line>
<line>
h*p*teses
</line>
</par><par>
<line>
(MOTOKANE e* *l., 20*3). Na *ala de aula, *pre*dizag*ns vão sendo cons*ruídas por meio
</line>
</par><par>
<line>
do processo int*rativo entre prof*ssor-alunos,
</line>
<line>
conhecimento
</line>
<line>
e recursos didáticos. O*
</line>
</par><par>
<line>
proc*ssos de *onstrução de *nt*ndimento sobre con*eitos *ientíficos podem ser
</line>
</par><par>
<line>
d**envo*vidos
</line>
<line>
com levan*amento
</line>
<line>
de
</line>
<line>
conh*c*mentos *révios e de hipóte*es, e*planações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
refle*ão sobr* elas para a elaboração de justific*tivas, limite* *
</line>
<line>
*revisões (*ASS*RON;
</line>
</par><par>
<line>
CARVALH*, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Galego (2022) pro*õ* *lgumas *rátic**
</line>
<line>
pedagóg*cas para o *esen**lvi*ento do
</line>
</par><par>
<line>
le*ra**nto científico, que in*luem * investigação, na qual *m
</line>
<line>
proble*a abord*do e, *or é
</line>
</par><par>
<line>
meio do contato c** o m*terial teórico e observações/experimentações, seja desenvolvi*a a
</line>
<line>
construção *o conhecimento. Dentre *las, destac*-se a leitura de t*xto* ci*ntíficos fe*ta pelos
</line>
</par><par>
<line>
estudantes e
</line>
<line>
com debates e socializaç*es dos resultados dessas leituras,
</line>
<line>
**aboração
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ca**anh** ed*cativa*
</line>
<line>
para a prevenção *e
</line>
<line>
d*ença*, * di*cussão
</line>
<line>
do i*pacto am**enta*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
u*b*n*zaç*o o* outro *em* e* evidê*cia na região onde a escola se enco*tra. Os estud*ntes
</line>
<line>
po*em, ainda, rea*izar uma a*ão social na qual conhecimen*os *ientíficos fo*sem *bor*a*os *
</line>
</par><par>
<line>
*ue possi*il*taria a ou*ras pes*oas conh*cerem o
</line>
<line>
papel *a Ciênci*.
</line>
<line>
Essas pr*t*cas
</line>
</par><par>
<line>
pedagógi*as são formas de *stímu**s para o let*amento *ientífico, mostrando o qua*t*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina, v. 2*, n. 2, art. 9, p. 171-188, fev. **24 *ww4.fs*ne*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afet*vi*ade, Le**amen*o C*entífi*o e Metodolo*ias **ivas de Aprendiza*em no Ensino d* Biol*gia
</line>
<line>
**3
</line>
</par><par>
<line>
Ciência é t*ansform*d*ra. *essa per*pe*t*va, prof*ssores e *rofess*ras *ão form*dores para a
</line>
</par><par>
<line>
construção de conhec*men*o, e não apen*s inf*rm*d*res. Com *s*o, o *onhe*iment* não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
apenas um exercício de memorização, mas também uma aqui*i*ão cul*ural que *ermita
</line>
<line>
ente*der o mun*o onde vivemos (CHASSOT, 2018).
</line>
<line>
As **todolo*ias ati*as, nesse se***d*, possib*litariam o l*trame*to científico, *lém da
</line>
</par><par>
<line>
int*ração entre docentes * discente*, o
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
estimularia a constru*ão do conhe*imen*o,
</line>
</par><par>
<line>
despertando o interess* e
</line>
<line>
pos*ibi*it*ndo ao aluno tomar
</line>
<line>
decisões fundamentada* e crític**.
</line>
</par><par>
<line>
Na *rática do ensino *e Biol*gia, por mei* das me*o*ologias ativas de a*rend*zagem, po*e-
</line>
</par><par>
<line>
se e*tim*lar as
</line>
<line>
discuss**s de *de*as, p*omove*do a
</line>
<line>
p*rt*cip*ção d*
</line>
<line>
alunos por meio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
com**icação oral, escrita o* visua*. A esc*lha da moda**dade ped*góg*c* *eve c*nsiderar *
</line>
</par><par>
<line>
c*n**údo, os *bjet**os, o
</line>
<line>
*rup* de alunos a quem s* destina,
</line>
<line>
o *empo e o* r*cursos
</line>
</par><par>
<line>
*isp*níveis (K*A*ILCHIK, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
** metodolo*i*s a*iva* propõem estratégias de ensi*o *as *ua*s o alu*o é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
prot*gon*sta e permite que *ompetên*ias como *riatividade, *riti*id*de reflexiva, cap*cidade
</line>
<line>
de autoava**açã*, cooperação e trabalho em eq*ip* *ejam *esenvolvidas (LOVATO, 201*).
</line>
<line>
Div**sas metodologias *tivas podem ser u*ilizadas no de*envolvime*to do l*trame**o
</line>
<line>
científ*co e incluem:
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
Ap*end*zagem Bas*ada ** Pro**emas - Os estudante* trabal*am c*m o objet*vo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*l*cionar ** **oblema a parti* de um det*rmin*d* contex**. Poden*o
</line>
<line>
ser o pr*blema
</line>
<line>
real
</line>
</par><par>
<line>
ou fictício. Em grupo, os alunos d*scutem, *stu*am, **q*irem novos conheci*e*tos,
</line>
<line>
encontrando uma possível solução para o problema (NASCIMENTO, 2016).
</line>
<line>
*) Apre*d*z*gem Bas**d* em Proje*os - *s e*t*d*ntes resol*em um problema, cujo
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento
</line>
<line>
de um projet* tem alg*m*s fases como: seleção do p*oblema a ser
</line>
</par><par>
<line>
i*ves**g*do, elabora*ão d* plano de trab**ho, ex*c*ção do plano elab**a*o * a
</line>
<line>
obt*nção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
um produto *inal q*e poderá ser e*abo*ado em fo*ma de um *elatório, m*delo, en*re outro*
</line>
<line>
produtos didáticos (KRASILCH*K, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
c)
</line>
<line>
Aprendizag*m **seada *m Discussões - Os e*tudantes
</line>
<line>
tra*alham com a capacidade
</line>
</par><par>
<line>
de *aci*cínio. O conhecim*nto, *es*e contex*o, surge da inter*retação d* da*os q*e são
</line>
<line>
obti*os *om *ase em conceitos e supo*içõ*s. À me*ida que * c*nhecimento é ampliado, os
</line>
</par><par>
<line>
p*incípio* e
</line>
<line>
c*ncei*o* anteriores pod*m ser impl*mentados, em um
</line>
<line>
*enti*o simples ao
</line>
</par><par>
<line>
complex* (KRASILCHIK, 20*9).
</line>
<line>
d) Aprendiz*gem Bas*ada em Sala de Aul* Invert*da - Co*teúdos e *ns*ruçõ*s sendo
</line>
</par><par>
<line>
estud***s pelos
</line>
<line>
alun*s de fo*ma onli*e e a sala
</line>
<line>
de *ula sendo o local par* trab*lhar **
</line>
</par><par>
</page><line>
conteúdo* já es*udados de forma colabor*tiv*. (NASCIMEN*O, *016)
</line>
<line>
Re*. FSA, *e*es*na PI, v. *1, n. 2, art. 9, p. 171-188, *e*. 2024 www4.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. C. Paixão, L. G. C. Gale*o
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
e)
</line>
<line>
Aprendi*agem J*gsaw - mé*odo no qual *rupos de e*tudantes *nsinam uns ao* outros,
</line>
</par><par>
<line>
que são organizados *onforme * co*hecimento pr*vio dos estuda*tes e o contato destes com
</line>
<line>
especialistas no tema *lvo da discussão. Após esse *ontato, os grupos de aluno* socializam
</line>
<line>
seus aprendi*ados (NASCIMEN*O, *016).
</line>
<line>
Aprende* é ** ato reconstrutivo e o *etramen*o científico des*n*olv**o por mei* de
</line>
<line>
m*todolog*as ativas permite a *prendizagem, * de*env**vim*n*o *e ***ias novas, o au**nto
</line>
<line>
da *n*eração estuda*te-estu*ante, * interação *s*ud**t*s-profess*res, a inte*a*ã* prof*ssor*s-
</line>
<line>
e*tudan*es-cont*údo. C** iss*, as aulas podem des**r*ar ** maior inter*ss* dos **tu**ntes,
</line>
</par><par>
<line>
envolvend*-os em investi*a*õe* cien*íf*cas, *esenvolvendo a *apac*dade d*
</line>
<line>
r*s*lv*r
</line>
</par><par>
<line>
problemas, *ompreender conceitos e dese*vol*er novas habil*dade*.
</line>
</par><par>
<line>
Krassilchick (2019, p. 58), sobre a qu*stão, s*lienta q*e a
</line>
<line>
*bservação de
</line>
<line>
aulas de
</line>
</par><par>
<line>
b*ol*gia revela que o prof*ssor fala, ocu*ando, com preleções, cer*a de 85%
</line>
<line>
d* t*mpo. Os
</line>
</par><par>
<line>
15% restantes s*o preenchido* p*r per*odos de confus*o e silê**io e p*la *ala dos es*ud*ntes
</line>
<line>
*u*, na m*io* parte das vezes, *o*si**e em pedi**s de **clarecimento *obre tar*fa* *ue
</line>
</par><par>
<line>
deve* execu*ar. Evi*entemente, na situação descrita os jovens
</line>
<line>
não têm grandes
</line>
</par><par>
<line>
op*rt*nid***s de me*horar sua capacida*e ** expr*s*ã*, pois, co*o os *rofesso*es não
</line>
</par><par>
<line>
ouvem,
</line>
<line>
não
</line>
<line>
ficam sab*n*o *om* eles falam *u pensam. Uma mudança q** se i*p*e é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*bsti*uição
</line>
<line>
d* aulas *xpositivas
</line>
<line>
por aulas em qu* s* estimu*e a di*cussão de i*eia*,
</line>
</par><par>
<line>
int*nsi*icando a part*ci*açã* dos aluno* por mei* de *omunicação or*l, escrita ou vis*al.
</line>
</par><par>
<line>
Quando os a**nos são estim*lados a expor suas ideias
</line>
<line>
nas aulas com uso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
metodo**gias ativas, eles se sentem m*tiva*os * particip*ção, interagind* de forma ate*ciosa,
</line>
<line>
expond* muito mais suas ideias, não os *imitand* a ouv*r apenas o professor. Es*a interação
</line>
</par><par>
<line>
co**ribui com * pro**sso de letr**ento científico, qu*ndo se pode a*orda* o uso
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimentos ci*n*í*ico* o se* papel e
</line>
<line>
na soci*dade.
</line>
<line>
O*tro ambien*e a se levar em
</line>
</par><par>
<line>
*onside*ação no desenvo*vimen** do aprendizado são experi**ci*s educa*iv*s mais *róximas
</line>
</par><par>
<line>
de situações *m que os estudantes deve*ão a*lica*
</line>
<line>
seus co*hecimentos, tendo um
</line>
<line>
cont*to
</line>
</par><par>
<line>
*a*o* com a comunidade onde vivem (KRASILC*ICK, 2*1*).
</line>
<line>
O letram*nto c*entífico com as meto*ologia* ativas são práticas d* a*et**idade no
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso de en*ino-aprendizado*. *fetividade é escu**r, * valorizar opiniões, é dar
</line>
<line>
voz ,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
prestar *tenção, é da*
</line>
<line>
autonomia, é co*struir junto id*ia*. Esses três *lemento*: letra*ento
</line>
</par><par>
<line>
cie*t**ico, *etodologias ativ*s e a*etividade cont**buem de forma significati*a
</line>
<line>
pa**
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desen*o*vimento
</line>
<line>
da
</line>
<line>
aprendi*agem, c*ntrib*indo para construção de a
</line>
<line>
habilidades. Essa
</line>
</par><par>
<line>
relação democrática
</line>
<line>
criad* *ela afetividade, l*t*amento
</line>
<line>
cie*tífico e metodo*og*as a*iv*s
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 21, *. 2, art. 9, p. 17*-188, fev. 202*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Afetividade, Letramento Científico e M*to*olo*ias Ativas de Apre*diz**em n* Ensino de Biol*gia
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
positiva, pois *s estu*antes conseguem constr**r, sup*rar di*iculdade* na ap*endiza*em,
</line>
<line>
tornando-se mais ques**onado*es, investigativos e *rítico*.
</line>
<line>
Pens*ndo na p*rticipação, na construção, no diál*go, na abordagem e dúvid*s de
</line>
<line>
*deia*, sugerimos *ma met*dologia ativa com sol*ções de problema*. * env***imento dos
</line>
<line>
alunos de forma participa*iva, reflexiva, *nvestigat*va sã* etapas fundamenta*s no proc*sso de
</line>
<line>
solu*õ*s de *robl*mas, sobre a orient*çã* do pro*essor em sala de aula. S*rá um mo*iment*
</line>
</par><par>
<line>
de *ntera*ão motivadora e*t*e estu*antes,
</line>
<line>
co*teúdo* e professores, *ue ampli** seu*
</line>
</par><par>
<line>
horizontes desenvol*endo competênci*s mais amp**s. As a*ividad** ser*o or*anizadas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*cordo c*m as nece**idade* obser**das que se*ão divulgada* em um Blog *o col**io. Essa
</line>
<line>
prop*s*a *e met*dol*gia seria trabalha*a com duas estrutu*as: o emocional, l*vando no
</line>
</par><par>
<line>
processo a afetividade, conectivid*d*, interação dos
</line>
<line>
estudan*e*
</line>
<line>
e a estrutura cognitiva,
</line>
</par><par>
<line>
levando o pro*esso *n**lec*u*l. *ss*s d*as *struturas visam à con*t*uç*o do c*nhecimento.
</line>
</par><par>
<line>
O Blog é um meio interativo *a c*munidade estudantil, onde o estuda*tes têm
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
*apel ativo
</line>
<line>
na **nstrução d* a*rendiz*do. Será abo*dad* tema inicia*mente e s*geri** o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
levanta*ento
</line>
<line>
d* dúvidas *os al*no* sobr* o ass*nto. Trabal*ar com o q**stion*mento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dúv*das do* e*tudantes intensifi*a a *uriosi*ade, po*encializado * d*senvolvimento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ip*t*ses, pes*ui*a * reflexã*. Após o levantamento d*s dúvidas, serão **i*os e**l*rec*mento*
</line>
<line>
delas p**o grupo de estudantes co* orientação d* pr*fessor. Os estudantes dese*volverão *ua
</line>
<line>
*apacidade d* ar*ume*tação, s*ntind*-se livres para aborda* os t*mas, *odendo *er cr*ados
</line>
<line>
avata*es e o **senvo*viment* de víd*os cu*t*s.
</line>
<line>
As dúvid*s, a* curios*dades, a* resoluções dos problemas impulsio*a* o
</line>
</par><par>
<line>
d**e*volvi*ento de *m ensino d* biologia mais interativo, participati*o,
</line>
<line>
crítico, re*l*x*vo.
</line>
</par><par>
<line>
A*sim acont*cerá a co**trução
</line>
<line>
do letramento científi*o que é um a*o d* amor e uma *ção
</line>
</par><par>
<line>
democrática p*rt*c*pa*iva.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSID*RA**E* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O desenv*lvimento *o letrame*to científico deve*i* ocorrer **m a u*ilizaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
me*od*l**ias a*ivas
</line>
<line>
nas salas
</line>
<line>
de aulas,
</line>
<line>
em **a ab*rdagem na
</line>
<line>
qual a
</line>
<line>
afet*v*da*e seria
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*nica da rel*ç*o pedagógica. Nessa persp*ctiva,
</line>
<line>
a *ualidade de
</line>
<line>
vínculos
</line>
<line>
que s e
</line>
</par><par>
<line>
estabe*ecerã* entre
</line>
<line>
professores-alun*s * alu*os-conteúdos
</line>
<line>
es*olares tenderia a *er
</line>
</par><par>
<line>
potenc*alizad* (*EITE, 2012).
</line>
<line>
Os *stud*nt*s, nesse sentido, *evem aprender conc*i*os bás*cos, familiarizar-se com
</line>
</par><par>
<line>
*étodos cien*íficos e analisa*
</line>
<line>
s*t*ações so**ais do desen*olvimento da biologi*
</line>
</par><par>
<line>
(KRASILCHIK,
</line>
<line>
2*19), d*vemos p*nsar nas *etodolog*as a*iva* q*e vamos *ti*izar, nas
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresin* PI, v. *1, n. 2, art. 9, p. 17*-18*, fev. 2024
</line>
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</line>
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<par>
<line>
A. R. C. *a*xão, L. G. C. Galego
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
ferram*ntas q*e po*suím*s, fazendo o planejamen** d*s ações. É desafiador *r*ze* o e*tudo
</line>
<line>
de biologia, e de *utr*s ciências, para a proximi*a*e da vida do estu*a*te. Mas *uando
</line>
<line>
somos capazes em atitudes com a*ividad*s do *ia a dia como separação ** l**o, p*eservações
</line>
<line>
de parques, **gos, ri*s e ma*es, resp*itan*o que *sses *mbientes *ão lares de out*as espécies
</line>
<line>
de animais, ou q*a*do somos capazes de *nvolver os estudant*s em dis*ussõe* de pr*bl*mas
</line>
<line>
anal*sa*d* de uma form* cr*t*ca, estamo* l*v*ndo o letramento científico (C*ASSOT, **18).
</line>
<line>
Esse p*ocesso pode se ini**a* na escola, **o *e r*stringindo e se encerr*nd* nes*e espaço,
</line>
<line>
tend* u** p*rticipação **is ativ* d*s estudantes.
</line>
<line>
REFERÊN*IAS
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Uruguai
</line>
<line>
e
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<line>
*as
</line>
<line>
**ssões
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Campus
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A. R. C. Paixã*
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L. G. C. *alego
</line>
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<line>
1) c*ncepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e interpretaç*o dos *ados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) e*abor**ão *o rascunho ou na *evisão crític* do con*eú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part**ip*ção na *p*ov*ção *a versão final do manuscrito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 2, *rt. 9, p. 1*1-18*, fev. 20*4
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w*w4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)