<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 8, p. 146-160, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.6.8
</line>
</par><par>
<line>
A R*gulamentação das Apostas de Quo*a *ixa no Bra*il * as Mud**ças Promovida* *ela Lei
</line>
<line>
14.79* de 2023
</line>
<line>
The R*gula*i*n of Fixed *dds Betting i* *razi* and the Ch*nge* Promo*e* by Law 1*,790 of
</line>
<line>
2023
</line>
</par><par>
<line>
Maria Jos* Ro*rigues de Sousa
</line>
<line>
***tora em Se*viço Social pel* Universi*ade Federal *o Pernambuco
</line>
<line>
Pro*es*ora do Institut* de Educaç*o S*perior R**mundo S*
</line>
<line>
E-m*il: marijose-*o**igues@bo*.com.br
</line>
<line>
Gleidimar *a *ilva Gued*s
</line>
<line>
Bacharela*o em Direito pelo I*sti*uto de Educaç*o Su*er*or Ra*mundo Sá
</line>
<line>
E-*ai*: g*eidimarg*ede*1506@gmail.com
</line>
<line>
*ássio Luz Pereira
</line>
<line>
Mestre em Dir*ito Constituci*n*l *e*a U*iver*ida** de Fortaleza
</line>
<line>
Pro*e*sor d* Instituto *e Educaç** S*perior Raimundo Sá
</line>
<line>
E-mai*: cassi*_l*z@msn.com
</line>
<line>
T**i*i Ba*roso de M*ura Alves
</line>
<line>
B**harelad* em Dire*to pelo In*titu*o de Educa*ão Super*or Rai*undo Sá
</line>
<line>
E-m**l: tanizib*rroso@gmail.co*
</line>
<line>
Mar*a *oneide Feitosa
</line>
<line>
Bach*r*lado em *ireito **lo Ins*ituto de Educação Sup*rior R**mundo Sá
</line>
<line>
E-mail: ioneidefe*tosa@out*ook.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A Regulame*tação d*s *po**as d* Q*o** Fixa no *ras*l * *s Mu*anç*s *romo*idas *ela Lei 14.7*0 ** 2023
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
Este ar**g* científic* aborda regulamentação d*s apostas de quota fixa no Brasil e a* a
</line>
<line>
alterações promovidas pe*a lei nº 14.790 de 2023. O tema em anál*se foi *scolhido por ser
</line>
</par><par>
<line>
uma á*ea bastan*e ut*lizad* a*ualm*nte pela população, mas **uco *xplorada l*galmente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pe*o anseio de ampliar a reflexão e os
</line>
<line>
conh**imentos acerca da *egalização das casa* de
</line>
</par><par>
<line>
apo*tas no Brasil, sobr*tudo conhecer seus direitos, a*resent*ndo
</line>
<line>
*ssim a seguinte
</line>
</par><par>
<line>
proble*ática: q*ais os pont*s que são ab*rcad*s com * imple*entação dessa
</line>
</par><par>
<line>
regulam*ntação? A princípio, *ez-*e levantamen*o e estudo bibliográ*ico sobre o t*ma. o
</line>
<line>
Estudioso* do tema, como Ar*újo (2020), Val (2022), de**re outros, for*m abordados p*ra dar
</line>
</par><par>
<line>
sustentação te*r*ca e fo*e*tar discussões prese*tes no tra*alho. Pode ser conc*uíd* q**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
poder legisla*ivo de* um passo d* grande *mportância para o
</line>
<line>
país, *o a*r*var
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
regulame*tação das
</line>
<line>
aposta* es*orti*as. No
</line>
<line>
entant*, es*e com*rcio req*er *ma
</line>
<line>
atenção
</line>
</par><par>
<line>
espe**al nos pr**imos anos, pois, *e*ido ser uma *rát*ca **nda pouco explor*d* no ponto de
</line>
<line>
vista crimina*, deverá ter s*a regulament*ção atua*izada freq*en*eme*te até *ue se restrin*am
</line>
<line>
ao m*ximo os atos ilícit*s que *od*m oc*rrer nesse s*tor.
</line>
<line>
Pal*vras-*h*ve: Quota Fix*. R*gu*a*enta*ão. Casas d* Aposta. Ap*stas Es*ortivas.
</line>
</par><par>
<line>
A*STRACT: This scientifi* article ad*resses t*e regulation
</line>
<line>
of fixed o**s betting Br*zil in
</line>
</par><par>
<line>
an* the changes promoted
</line>
<line>
b y l a w nº
</line>
<line>
14,790 *f 2023. The t*pic un**r a*alysis was cho*en
</line>
</par><par>
<line>
beca*** it is a* area cur*ently widely used *y the *o*ulatio*, b*t
</line>
<line>
l*ttl* expl*r*d legally and
</line>
</par><par>
<line>
due to the desire to *xpand the refl**tion and knowled*e about the l*gal*zatio* *f *etting
</line>
<line>
sho*s in Brazi*, especially kno*in* your rights, thus presenti*g th* follow*ng problem: w*at
</line>
<line>
points a** covere* with the *mplem*ntation of this regulation? A bi*liogr**hical surve* and
</line>
<line>
st*d* ** t*e *opic *a* initi*lly carried *ut. S*ud**s on the top*c, such as Araújo (2020), Val
</line>
<line>
(2022) an* ot*er*, were involved to provide the*retical sup*ort and encourage the *i*cu*sio*
</line>
</par><par>
<line>
presented *n t*e wo*k. ** can be conclud*d *hat the legislative
</line>
<line>
*ranch took a step of
</line>
<line>
g*ea*
</line>
</par><par>
<line>
i*portan*e fo* the count** by *p*roving the *e*ulation of sports *ett***. **wever, t*is trade
</line>
<line>
requires spec*al attention in the coming years, as it i* * practice t**t *s still *ittle ex*lo*ed f*o*
</line>
</par><par>
<line>
* crimi*a* point o* *iew and its *egulations must
</line>
<line>
be up*ated frequ**tl* u*til *he illicit acts
</line>
</par><par>
<line>
th*t can occu* in th*s sector are **stricted as *uch as possi*le.
</line>
<line>
Keyword*: Set*in* Q*ot*s. Regulation. Be**i*g Houses. Sport* B**ting.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*res*na PI, v. 2*, n. 6, ar*. *, p. *46-160, jun. 2**4
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. R. Sousa, *. S. G*edes, C. L. Pe*eira, T. B. M. Alves, M. *. Feitosa
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A* ap*sta* de quota *ixa t*aduzem-se em u** e**écie de *oteria pela qual o *posta*or
</line>
</par><par>
<line>
p*etende pre*ê rend*m*nt* *as ap*stas realizadas por m*io d* cotação fixad* p*las *ets, o
</line>
</par><par>
<line>
**ra cada tip* de mod**idad* *esporti*a *is*o*ível em seu sistema. A *uota fixa o valor *
</line>
<line>
*f*rtad* pa*a o j*ga*or no ato da a*os*a, q*e não p*de m*** ser muda*o em caso de *ind*do o
</line>
</par><par>
<line>
jogo; dessa
</line>
<line>
forma, o apostador
</line>
<line>
consegue
</line>
<line>
prev*r o va*or
</line>
<line>
do prêmio em hipótese de ac*rto
</line>
</par><par>
<line>
(ARAUJO, 2020).
</line>
<line>
Os jog*s e as apostas sempre e*tiveram *resentes na socie*ad* *omo for*a *e laze* e
</line>
<line>
obten*ão de ren*a e*t*a, *ráti*a que se f*z pr*s*nte d*sde os primórdio* às gerações at*ais e
</line>
</par><par>
<line>
**e gan**u *orç* *om o sur*i*ento da
</line>
<line>
*nternet. Assim, se *or*am c*da
</line>
<line>
*ez ma*s r*levantes
</line>
</par><par>
<line>
em razão de a nossa soci*dad*
</line>
<line>
*i*enciar a ampla d*s*eminação ** prática de
</line>
<line>
apost*s
</line>
</par><par>
<line>
esportiva*, sobretudo na mo**lidade *n-l*n*. Tal f*nômeno *e m*n*festa n*o apenas pela alta
</line>
</par><par>
<line>
*ovimen**ção mon**ária,
</line>
<line>
*nvolvendo
</line>
<line>
*i*hões rot*tivos ness* mercado, m*s t*mbém pela
</line>
</par><par>
<line>
*rolifer*ção d* s*t*s de apos*as esporti*as; a c*da clique surge uma nova varie*ade, e tudo
</line>
</par><par>
<line>
is*o s* des*nvo*vendo em u* conte*to
</line>
<line>
de *nsuficiente regulação pelo direi*o *ositivo
</line>
</par><par>
<line>
bras*leiro, o que acent*ava a i**egur*nça jurídica na
</line>
<line>
*até*ia. A gl**alização impulsi*nou
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cresci**nto do cenár*o de aposta* esportivas no *r*sil, porém, se*pre *o**e um prec*nceito
</line>
<line>
em relação * legalidad* das a*os*as e*portivas no p*ís (V**, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
Devido ao cresc*mento m*ndia* dessa *r**ica,
</line>
<line>
se fizeram necessárias leis que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
norma*izasse de *orma ade*uada, *ornando l*c*to e*se comérc*o que cr*sc* expo**nci*lmente
</line>
<line>
a cad* dia. D*ss* *orma, a*g*mas naçõe* cr*aram normas que abrangem desde a autorização
</line>
<line>
**é * restriçã* d*ssa p*ática, dentro de tod* extensão ter*itor*a* (VAL, **2*).
</line>
<line>
Em decorrência ** cr*scimento ** c*mé*c*o de apos*as d* q*ota *ixa, f*i aprova*o o
</line>
<line>
tex*o da Lei n° 13.756/18, pelo *residente Mic*el Temer, *hefe do Poder *xecutivo, *o ano
</line>
</par><par>
<line>
de s*a publi**ção, que versa
</line>
<line>
so*re o *undo Nacio*al de Segurança P*blica (FNSP),
</line>
</par><par>
<line>
e*tipul**do que: "Fica criada a modalidade lotérica, sob a forma de s**viço *úbl*co e*clusivo
</line>
</par><par>
<line>
da União, denominada *posta* de quota fixa, cuja
</line>
<line>
exploração comer*ial *co*rer* em t*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
terr*tório nacional" (B**SIL, 2***, art. 29, t*xto digital). P**ém, *ssa norma ap*nas tornou
</line>
</par><par>
<line>
l*cita a prática d* jogos de quota f*xa, e não pro*ôs um* regulamentaç*o
</line>
<line>
quanto à *orm* de
</line>
</par><par>
<line>
atuação d*s empresas *m âmbito
</line>
<line>
nacion*l, que
</line>
<line>
dis*oni*ilizasse seguridad* jurídi*a a**
</line>
</par><par>
</page><line>
ap*stador*s, à* pessoas que p*est*m serviços às casas ** apostas, pagamento d* tr*butos, além
</line>
<line>
de não dispor *e regr*s/normas *ue *ontrolassem o* cr*mes decorrentes das apostas esp*rtiva*
</line>
<line>
ref*r*ntes **s jogo* d* qu*ta fixa.
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, v. 21, n. 6, art. 8, p. *46-*60, jun. 2024 www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Regulam**t*ç*o das Apos**s de Qu*ta Fixa no Bras*l e *s Mudanç*s Promovid*s Pel* Lei 14.790 de 2023
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
A Lei n° 13.756/18 permitiu o
</line>
<line>
comércio *e a*osta* em
</line>
<line>
jog*s *sportiv*s n* Brasil
</line>
</par><par>
<line>
através de *ites on-**ne. No entanto, ess*s *asas e*portivas não *inham
</line>
<line>
sede *ixa no
</line>
</par><par>
<line>
*erritór*o brasileiro, não g*rav*m *mp*stos coeren*e* com os lu*ros obtidos, nem
</line>
<line>
propo*cionavam seguridade ju*íd*ca a*s f*ncionário* que prest*m ser*iços a essas empresas.
</line>
<line>
*o ce*ário atual, o objeto *ue *ange às ap*st*s de quota fixa no país está *anali*ado
</line>
</par><par>
<line>
nos sites de apostas
</line>
<line>
esportiva* estrangeiros, *o*o: b*t365, Betano, e vár*os *utros
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*on*rolam as apost*s, mes** h**endo matrizes em outros paí*es. O decreto-lei *º 9.215, de
</line>
</par><par>
<line>
30 de abril de 1946, que d*sp*e sobre a* concessões e exploração dos jog*s de aza*,
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
*lcança** a re*lidade
</line>
<line>
v*r*ual dos *ia* atu*is, tendo
</line>
<line>
em *ista um *e*ár*o be* diferente
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
épo*a, tornando assi* um dos fatos cruciais para * e*abo*ação da *ei n° *3.756/*8
</line>
<line>
(CARVAL*O JÚNIOR, *0*0).
</line>
<line>
Diante desse contexto, verific*-se *u* foi *ermitido o aces*o das casas es*ra*g*ir*s
</line>
</par><par>
<line>
qu* for**ce* apostas
</line>
<line>
e*por*ivas
</line>
<line>
no país com fin*lidade
</line>
<line>
de aumentar trib**os, fornec*r
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, inv*sti* ** mercado *ac*onal e regulamenta* o comér*io que já at*ava *o Br*si*.
</line>
<line>
Contud*, tal l*galização precis*ria ser regulamenta*a, tendo *m vist* o crescimento de
</line>
<line>
um se*mento que gera milhões de rea*s por ano n* país; dessa forma, f*i aprovada pe*o ch*fe
</line>
<line>
d* exe*utivo Luiz **ácio Lula da Si*va a Medida Provisória n* 1.182 de 24 d* *ulh* de 2023,
</line>
</par><par>
<line>
q*e alterou a *ei *º 13.756, *e 2018, f*m de regularizar a ge*tão da loteria d* apost* a
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
qu*ta f*xa pe** governo (BRASIL, 2*23). A **dida provisória se deu através da "urg*ncia"
</line>
</par><par>
<line>
(termo que cons*itui uma
</line>
<line>
das *ormas cons*itucionais), u*a *ez que foi *stab**ecido
</line>
<line>
*u*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
maté*ia referente à legaliza*ã* d** **osta* de quota fixa seria *egular*za*a pelo Ministério d*
</line>
</par><par>
<line>
Faze*d* em
</line>
<line>
um período de 24 (vinte e *ua*ro) meses, *od**do s*r renovado por mais dois
</line>
</par><par>
<line>
*nos, p*a*o que finalizou em dez*mbro d* 2022, *otivo da ins*a*ra**o das *uda*ças
</line>
<line>
legislativas, inseridas na então M*dida *rovisória.
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte do
</line>
<line>
*xposto, foi enc**in*ado um projeto *e lei n° 3626/2023 *o poder
</line>
</par><par>
<line>
legislativo, em busc* da re**lamentação das apostas de qu*t* fix*, sendo *provado na câmara
</line>
<line>
dos De*utados no *ia 21 de dezembro de **23 (GOV.BR, 20*3, texto digital). Dessa forma,
</line>
</par><par>
<line>
atendend* à finalidade, foi sanciona*a a Lei 14.790
</line>
<line>
de 29 de deze*bro de 2023, pelo
</line>
</par><par>
<line>
presid*nte Lu*s Inácio Lula *a *i*** (PT), a *ual *egulari*a as apostas de quota fixa.
</line>
</par><par>
<line>
A problemática da
</line>
<line>
pesqu*sa *ira
</line>
<line>
em torno das modifi*aç*es trazidas no texto
</line>
</par><par>
<line>
normati** que reg****e*tou as *p*sta* de quota fixa, **bre o qual
</line>
<line>
*e quest*ona:
</line>
<line>
qua*s o*
</line>
</par><par>
<line>
pontos que são
</line>
<line>
*barcados com a implemen*ação d*ss* regulamentação? *ara resp*n*er tal
</line>
</par><par>
<line>
*roblemática, a p*squisa tem como objetivo geral anali*ar o p*oces*o de re*ula*entação das
</line>
</par><par>
<line>
*postas d* qu*ta fixa no Brasil e as *udanças trazidas pela le* 14.7** de 2023, além
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*re*i*a *I, v. 2*, n. *, art. 8, p. 146-160, *un. 2024 www4.f**net.co*.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. R. Sou*a, G. S. Guede*, C. L. Pereira, T. B. M. A*ves, M. I. F*itosa
</line>
<line>
*50
</line>
</par><par>
<line>
explorar como fins espec*f**os os pont*s prin*ipais, de*taca*d* as regras e imposições feita*
</line>
</par><par>
<line>
pa** *s empresas e
</line>
<line>
apostad*res. Dessa forma, vale *e*tacar qu* esta pe*quisa * d* *um*
</line>
</par><par>
<line>
importâ*cia, ten*o em vista o de*envo***mento d* um setor que cresce *xponenc*almente no
</line>
<line>
país.
</line>
<line>
* prese*t* *esquisa tem como *ase o e*t*do bibliográfi*o, o qual *onsiste n* revisão
</line>
</par><par>
<line>
de temáti*a
</line>
<line>
abordada através de livro*, artigos, sites, revistas ent*e
</line>
<line>
outras fontes, *or
</line>
</par><par>
<line>
estu*iosos d* áre*. Ademais, a pesq*isa c*r*cteriza-*e como descritiva e ex*l*ratóri*. Ness*
</line>
</par><par>
<line>
co*texto, segundo Gi* (2019), a pesquisa
</line>
<line>
bib*iográ*ica
</line>
<line>
cara*te*iza-se por estudar a tem*tica
</line>
</par><par>
<line>
com *ase e* m*teriais *ispon*vei*, ou seja, que anteriorme*t* fo*am
</line>
<line>
aborda*os po*
</line>
<line>
outro
</line>
</par><par>
<line>
*esquisador; assim, propor*io*a estudo de l*v*os, ar*igos ci*nt*fic*s, revistas, sites, en*re o
</line>
<line>
outros. De acor*o com Duarte (20*4), a pesquisa bibl*ográfica cara*t*riza-se como des*ritiva
</line>
<line>
e exp*ora*ória, pois a*resc**ta informações à temátic* pesquisad* e visa **tuda*/explorar algo
</line>
<line>
*ovo, que não for* abordado anteriormente de forma *eiterada.
</line>
<line>
Assim, * presente trabalho, desenvolveu-se da seguint* *orm*: *m um primeiro
</line>
<line>
momento, b*sc**-se mo*trar os antecedentes da legislação sobre os jogos de azar no Brasil e
</line>
<line>
*bo*d*r os *erigos dos jog*s *e azar on-l*ne s*m regulamentação. Logo em seguida, *assou-
</line>
</par><par>
<line>
se a analisar o que muda c*m a reg*l*m*ntação das *po*tas de quota fixa, be*
</line>
<line>
como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
impos**s e tribu*a*ão, licenci*ment* *as casas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
apostas, p*o*bição de jogos, publicida*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*opaganda, integridade das *post*s. A segu*r trata*os da importância da regulamentação das
</line>
<line>
apostas de quota fixa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Nas con*iderações finais, r*gistra*os *ntend*m**to *e qu* o poder legislativo deu o
</line>
<line>
um passo *e gra*de importâ*cia *ar* o *aís, ao aprovar a regulamenta*ão d*s *po*tas
</line>
<line>
e**or*ivas. No entan*o, ess* *omérci* requer u*a a*enção *special nos próximos a*o*, *ois,
</line>
<line>
devido ser um* prá*ica ainda p*uco explorada no ponto de *is*a c*iminal, deverá ter sua
</line>
<line>
r*gulament*ção atuali*ada frequentemente até que se r*stri*jam ao *áxi*o os atos ilíc**os
</line>
<line>
que po*em o*orrer nesse se*or.
</line>
<line>
2 REFERENCIA* TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 An*eceden*es da Leg**lação Sob*e os Jogos de Azar no B*asil
</line>
<line>
*ma *a* prim*ir*s leis que surgiu n* Brasil **bre o* jogos d* *zar é a Lei nº 3.98*, de
</line>
<line>
* de j*ne*ro de *920, *ue, e* seu artig* 14, a*torizava temp*rar*amente clubes * ca*sinos a
</line>
<line>
realiza*em jogos d* azar em locai* p*óprios separa*os para maiores, com *lguma* ressalvas
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, art. *, *. 146-160, *un. 20** www4.fsane*.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A R*gulamenta*ão d*s Ap*stas de Quota Fixa no *r*sil * as M**ança* Pr*mov*das Pela Le* 14.7*0 de 20**
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
pa*a a concessã* da lic*nça. A*e**s 18 anos depois, o ***ão pr*sidente G**úlio Varga*, que
</line>
<line>
era um grande af*ciona*o d*s *ogos, tr*u** estabili*ade para o* cassinos e *stabelecimentos
</line>
<line>
que explor*vam os *ogos de az**, atrav*s d* decreto-lei nº 241, d* 4 de f*vere*ro de 1938. O
</line>
</par><par>
<line>
de*re*o estabelecia os i*postos e demais
</line>
<line>
pr**idências para o fun*ionamen*o de ca*sinos no
</line>
</par><par>
<line>
D*strito Federal. *ssa segurança p**sada pelo próp*io
</line>
<line>
go*e**o tr*u*e **nsi*o o q**
</line>
</par><par>
<line>
*osteriormente f*cou conhecida como a épo** de ouro no Brasi* (FRANZOLIN, AL*EIDA,
</line>
<line>
2023, *n-line).
</line>
</par><par>
<line>
E* 1941, foi san*ionado o Decreto-lei nº
</line>
<line>
3.6*8, de 3 de Outub**, a Lei das
</line>
</par><par>
<line>
Contravençõe* Penais, que disserta em se* art. ** sobre o *uncionamento dos
</line>
<line>
es*abelecimentos que expl*ravam os jogos d* aza*, porém, p*la ambiguidade *o
</line>
<line>
**xto, o então p*esidente Getúlio Var*as sancionou o Decreto-lei nº 4.866, de 23 de
</line>
<line>
Outubro *e *942, para esclar*cer obscurid**e* so*re o A**. 50 do decreto-lei nº 24*
</line>
<line>
de *938 o qual estabelecia que * arti*o não se apli*ava aos *s*abelecimentos
</line>
<line>
regulamentad*s n* forma do Decr*to-*e* nº 241, de 4 *e fevereiro d* *938. O
</line>
<line>
D**r*to-lei nº 5.089, *m 1943, foi desenvolvido c*m * int*ito de **prir algumas
</line>
<line>
lacunas que ainda *xis*iam so*re o t*ma. A ép**a *e ouro dos cassinos no Brasil se
</line>
<line>
inicio* a*ós Decret*-Lei nº *4*, de 4 de fe*e*eiro de 19*8, se encerra*do em 30 de
</line>
</par><par>
<line>
*bril de 19*6 com o Decreto-lei nº 9.*15, q** **oibiu a p*ática e a expl*raç*o
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
jogos de azar em todo * terri**rio nacional (FRANZOLIN, ALME*DA, 2023, pág.
</line>
<line>
717, on-line).
</line>
<line>
Tor**-se evid*nte a im**r*â*cia de esclar*cimento* e apoi* p*lí*i*o sobre a **estão
</line>
<line>
do jogo du*an*e esse pe*íodo que foi proibido, result*ndo *m um vá*u* le*al de 45 anos. Em
</line>
<line>
21 *e *arço de 199*, um projeto de **i foi in*roduzid* **m o objetivo p*i**ipa* *e
</line>
<line>
re*ulamentar os jog*s d* azar no Bras*l, o PL nº 442/199*. Após 31 anos de tramitação, **
</line>
</par><par>
<line>
24 de fe*e*eir* de
</line>
<line>
*022, ele foi aprovado pela Câm*ra
</line>
<line>
dos Deputados e enviado para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*e*ado Feder*l, sendo o úl*imo registro d* movimento e* *arço de 2022. Con*udo, o projeto
</line>
</par><par>
<line>
abo*da
</line>
<line>
*xclu*ivamente a legalização do jog*
</line>
<line>
d* bicho no território nacional, tendo em *ista
</line>
</par><par>
<line>
q*e o projeto pos*u* *ais de 30 anos e * in*ernet **o *ra um inst*umento e*sencial co*o o é
</line>
<line>
nos **as d* h*je.
</line>
<line>
O ano de 202* rep*es*ntou o auge dos jogo* *e azar on-line no Br*sil, visto que alg*ns
</line>
<line>
influenci*dores q*e p*omoviam tai* jogo* acabaram detido*. Di*ersas reportagens abordara*
</line>
</par><par>
<line>
o tema e, *pós a
</line>
<line>
polêmica, o Conselho Nacional de Autorre*ul*me*tação Publicitária
</line>
</par><par>
<line>
(CONAR) estabeleceu alg*mas diretr*zes par* *egular a publicidade de ap*st*s esportivas. O
</line>
<line>
*o*umen*o s* fundamen*a em cin*o princípios: *d*ntificaç** publ*citária, ap*esentação
</line>
<line>
*e*ídica * inf*rmativa, proteçã* à infância * adolescênc*a, re*ponsabilidade social e jogo
</line>
</par><par>
<line>
responsáve*. Val* ressaltar que tais normas vinham sendo
</line>
<line>
deba*idas desd* a*osto de 2*2*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
passar*m a vigorar em *1 de janeir* *e 2024.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Ter*sina PI, v. 21, n. 6, *rt. 8, p. 146-160, j*n. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. R. S*usa, G. S. Guedes, C. L. Pe*eir*, T. B. *. Alves, M. I. Feitosa
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
*o mesmo *no, *eu-*e i*ício ao processo legislativ* d* pr*jeto de l*i 3915/2023, de
</line>
<line>
autoria d* dep*tad* f*deral Ricard* Ay*es. Tal pr*posiçã* *eda a pub*i*idade, promo*ão ou
</line>
</par><par>
<line>
apoio a empresas **
</line>
<line>
apostas, cas*inos, jogos de a*ar ou q*alq*er atividade relacionada *s
</line>
</par><par>
<line>
*posta* por *arte de influe*cia*ores digitai* e arti**as. É *e***ptív*l qu* o *bjet*vo principal é
</line>
<line>
pro*eger a *opulação contra a disseminação de informaç*es en*an*sas, que poderia* result*r
</line>
</par><par>
<line>
em pre*uíz*s e*onômicos e psicológ*cos pa*a os brasileiros, como indicado no artig* 4º
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
referido projeto de lei: "Ar*. 4º Di**tal influencers e artistas dev*m promover conteúdos que
</line>
</par><par>
<line>
sejam educativos, positiv*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
não
</line>
<line>
prejudi*iais p*ra a *aúde **nt*l e f**anceira *e seus
</line>
</par><par>
<line>
seg*idores" (BRASIL, 2023, on-line).
</line>
<line>
Frente à grande quantidade de e*entos relaci**ados *os jogos de aza* e suas intensas
</line>
</par><par>
<line>
propagandas, foi d*senvo**ido um outr*
</line>
<line>
proj*to de l**, o de n*mero
</line>
<line>
519/2023, que tr*ta
</line>
</par><par>
<line>
justament* dessas publicidades. A propos** *odifica a le* *úmero 8.078, de 11 de setembr*
</line>
<line>
d* 1990, c*m o intui*o d* criminalizar a divulga*ão de produtos e serviços ilegais *m "sites"
</line>
<line>
ho*peda**s em servidores *ocalizados fora do território b*asileiro, s*b a perspectiva de
</line>
<line>
p*oteção ao consu*id**. No entanto, lam*ntavelmente, esse pro*eto de *ei nã* progr*diu.
</line>
<line>
No ano de 2023, avanço* s*gnificativos foram f*itos em relação à regulamenta*ão *as
</line>
<line>
apostas e*portiv*s. Em julho de 2023, a me*id* *rovisóri* (MP) *º 1.182/2023 *oi anu*ciada
</line>
</par><par>
<line>
para regulamentar a* a*os*as
</line>
<line>
de q*ot*s fixas. Pouc* depois, o
</line>
<line>
presiden**
</line>
<line>
em e*e*cício
</line>
</par><par>
<line>
sanc*ono* parcialmen*e, em 30 de dezembro de 2*23, o *rojeto de Lei *º 3.626, *u* passou a
</line>
</par><par>
<line>
ser conhecid* com* Lei 14.790/23. Essa
</line>
<line>
lei estabele*e reg*as *laras pa*a as apostas
</line>
</par><par>
<line>
*sportivas, inc*ui*do a *plicação d* um *m*osto *e 15% sobre o prêmio recebido p*lo*
</line>
</par><par>
<line>
apo*tado*e* e o paga*ento
</line>
<line>
de 12% do *aturamen*o pelas e*p*esas. Isso t**z uma maior
</line>
</par><par>
<line>
seg*rança jurídica par* todos os en*olv**os, embora a isenção do Imp*sto de Re**a
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
prê*i*s d* até R$ 2.1*2,*0 te*ha sido vetada. E*se veto pode ser revogado
</line>
<line>
pelo congres*o,
</line>
</par><par>
<line>
ma* não
</line>
<line>
afeta a legalidade *** apo*tas e*portivas, elimi*a*do
</line>
<line>
*ssim qualquer incerteza
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
abrindo caminho pa*a * possível legalização dos j*gos de azar.
</line>
<line>
A*ém de *egu*amentar as apostas espor*ivas, o *roje*o de Lei n* 3.626 a*nda prevê, e*
</line>
<line>
seu **t1°, a a*teraçã* d* Me*i*a Prov*sóri* nº 2.1*8-35, de 24 de agosto de 20**, que in*t*tui
</line>
<line>
a Taxa de a*torizaç*o referente * autorizaç*o das atividades de que tra*a a Lei n* 5.76*, de 20
</line>
<line>
de d*zembr* de *971, que re*ulamenta os sor*eios; essa alteração m*difi*a o pará*rafo único
</line>
<line>
do ar*.50 da Medida Provisória n* 2.158-35.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, *ere*ina, v. 21, n. 6, art. 8, p. 1**-160, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* R*gulamentação das Apost** de Quota Fixa *o Brasil e as Mudanças Promovidas Pela Lei 1*.790 de 2023
</line>
<line>
**3
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Jogos de az*r o*-*ine
</line>
</par><par>
<line>
Por conta da a*pla disponibi*i*ad* do* *og*s on-l*ne e *a in*luênci* de pe**onalidad*s
</line>
<line>
*ue *xibem um estil* de *ida *uxuoso supos*amente conquistado atra*és do jogo, mu*tos
</line>
</par><par>
<line>
br*sileiros tê* s* envolv*do nos cassinos
</line>
<line>
vi*t*ais. Esse
</line>
<line>
envolvimen*o *em leva*o a perdas
</line>
</par><par>
<line>
*inanceir*s sig**fic*ti*as e *r**lemas de saúde men*al resultantes do *ício. Infeliz*ente, a
</line>
</par><par>
<line>
a*gumas pess**s chegaram
</line>
<line>
até cometer sui*ídio, *ludi*as pel*s fal*as promessas de luc*o* a
</line>
</par><par>
<line>
substancia** apresenta*as *m vídeos que s*mul*m *ran**s ganh*s. Depositar todas as
</line>
</par><par>
<line>
economias n* esperança de *bter r*t*r*o torna-se uma re*lid**e t*ágica para essas vítimas
</line>
<line>
desse t*po de fraude.
</line>
<line>
Os ca*sinos on-line sã* *rojet*dos para ger*r l*cro, criando um* arma*ilha pa*a fazer
</line>
</par><par>
<line>
com que os *og*dores sempre i*vist** mai*
</line>
<line>
na esper*nça de rec*pera* *ue o
</line>
<line>
*erderam.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar *isso, o sistema **ntém os jog*dores em desvantagem, por isso, *emos d*ve*sas
</line>
<line>
p*opagandas * inf*uenciadore* promovendo * jogo, já que os lucr*s dos cas*inos s*o t** altos
</line>
<line>
que há dinh*ir* *e sob*a para investi* *m publicidad*. Infelizmente, as prop*ganda*
</line>
<line>
enganos*s e os cassin*s que mani*ulam os re*ultados dos *ogos *êm *evad* muitas *ess**s a
</line>
</par><par>
<line>
p*s*ar*m por difi*uld*des financei*as, prejudicando gravemente sua saúde me*tal l*vando e
</line>
<line>
alguns até mesmo a tira*em s*** próprias vid*s.
</line>
<line>
As apostas sem controle adequado trazem prejuízos financ*iros, emocio*ais e, *m
</line>
<line>
cas*s *xt*emos, levam à mo*te de indiv*duos q** não co*segue* lida* com as consequências
</line>
<line>
do ví*io ne*ses jogo* *legais. A seguir, iremo* expl*rar a quest*o d* regulamentação das
</line>
</par><par>
<line>
a*ostas
</line>
<line>
de quot* fix* e as m*danças introduzi*a* pela lei nº
</line>
<line>
14.790, menc*onad*
</line>
</par><par>
<line>
anteriorme*te.
</line>
</par><par>
<line>
3 RASULTAD** E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 O Que Muda c** a Re*ulamentaç*o da* Apostas *e Quota Fix*
</line>
</par><par>
<line>
Após um longo p*r*urso ch*io *e mudanças, a re*ula*en*a*ão
</line>
<line>
*as apostas *e
</line>
<line>
quot a
</line>
</par><par>
<line>
fi*a n* Bra*il foi *pr*v*da e sancionada pelo presidente Luís *ná**o Lu*a *a Silva, a qual tev*
</line>
</par><par>
<line>
sua publi*ação no *iário Oficial no
</line>
<line>
di a 30
</line>
<line>
de
</line>
<line>
dezembro de 2023. As *postas esportivas
</line>
</par><par>
<line>
(*postas
</line>
<line>
de quota fi*a) eram líci*a* des*e * promulgação da **i n° 1*.75*/18, n* entanto,
</line>
</par><par>
</page><line>
nece*sit*va de re**lament**ã* própria, fato que se deu com a aprovação e publicação d* *ei
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi*a PI, v. 21, *. 6, art. 8, p. 146-160, *un. 2024 ww*4.f*ane*.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. R. S**sa, G. S. Guedes, C. L. Pereira, T. B. M. Al*es, M. I. Feitosa
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
1*.790 de 2023, na qual fo*am
</line>
<line>
a*r*buídas d*retrizes de forma clara quant* *o *odo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*pera**o das casa* de ap*sta, representa*** um* mudanç* na *strut*rada de um merc*do qu*
</line>
<line>
*ra lícit* desde 2018.
</line>
<line>
3.2 I*pos**s e T*i*uta*ão
</line>
<line>
Com a legalização das apostas d* quo*a f*xa *o Brasi*, *s **o*tadores e as empr*sa
</line>
</par><par>
<line>
começaram a ad*u***r *n*umbênc*as fisc*is; o artigo 29 e 31
</line>
<line>
da *ei 14.790 de 20*3 d*spõe
</line>
</par><par>
<line>
que os jogadores (apostador*s) serão tributados n*s apostas líqui*a* em *5%, e as casas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*postas serão tari*adas de modo *specí*ico, em uma **ota de 12% sobre * r*ceit* obt*da dos
</line>
<line>
jogo* (*r*sil, 2023). Tai* mudanças a*pir*m * ga*antir nit**ez fina*ceira e c*la*orar com o
</line>
<line>
pro*resso do *aís.
</line>
<line>
*.3 Li*enciame*to das Casas de Apostas
</line>
</par><par>
<line>
A L*i que regul*menta as apos*as *sporti*as institui co*diçõe* rigor*sa* pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
leg*lização **s casas d* apostas no B*asil, processo que visa à *eg*lização *o seto* de apo*tas
</line>
<line>
* fim de pro*ove* segurança *os b*asil*i*os q*e **uf*uíre* d**se m*rcado. A Le* *4.7*0
</line>
</par><par>
<line>
ressalta,
</line>
<line>
no caput d* s*u artigo *°, *ue "Som*nte se**o elegíveis à autori*ação para
</line>
</par><par>
<line>
e*ploração d* apostas de quot* fix* *s pessoas jurídicas constituídas s*gu**o a legislação
</line>
</par><par>
<line>
b*asile*ra,
</line>
<line>
com se*e e administ*ação no território
</line>
<line>
nacio**l [..]" (*RASIL, 202*, on-line).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa *orma, apenas em*resas *egularizadas na leg*slação *r*sil*ira e com sede no territó*io
</line>
<line>
n*cion*l serão a*eita*.
</line>
</par><par>
<line>
Alé* de es*abelecer que a au*orização para * prát*ca de apostas *e
</line>
<line>
*uot*s fixa está
</line>
</par><par>
<line>
su*ei*a à regulamenta*ão do M**i**ério da fazenda, art*go 7°, § 1º, da Lei 14.790 *e o
</line>
<line>
20*3
</line>
</par><par>
<line>
ain*a traz no seu
</line>
<line>
corpo uma s*rie d* requisitos
</line>
<line>
que inclue*:
</line>
<line>
experiência
</line>
<line>
com*r*vada em
</line>
</par><par>
<line>
jog*s, jo*atina* ou l*terias d* pelo meno* um dos membros do g*upo; que o cargo de direto*
</line>
<line>
seja *esignado pelo re*acionamento com o mi*istério da f*z*nda; que *eja d*finida e*trutu*a
</line>
<line>
de atendime*to e des*gnado di*etor para atendim*nto d*s apos*adores; que conte*ha requisitos
</line>
</par><par>
<line>
**cnicos de seguran*a
</line>
<line>
cibernética com exig*ncia *e ce*tificação; que tenha integração
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
associação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
agente operador *m organ*smos de m*n*toramento da integrida*e e*portiv*,
</line>
</par><par>
<line>
além de *er, no m*n*mo, um
</line>
<line>
só**o brasileiro *etendo pe*o *enos
</line>
<line>
20% d* capital
</line>
<line>
da pes*oa
</line>
</par><par>
<line>
jurídica (BRASIL, 202*).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, *eresina, v. 21, n. 6, **t. 8, p. 146-160, jun. *024
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Regulamentaçã* das *post*s *e Quo*a *ix* no Brasil e as Mu*anças Promovidas Pela Le* *4.7*0 de 2023
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
Adem*is, o *exto normativ* da Lei *4.790 de *023 *stab*lece, no seu a*ti*o 8°, ações,
</line>
<line>
c*mp*rtament*s e proce*iment*s qu* precisam se* seg*idos, *o*o: atendimento aos
</line>
</par><par>
<line>
apostadores,
</line>
<line>
*revenção ao financia*ent* do terrorismo,
</line>
<line>
*revenção aos transtornos *e j*go
</line>
</par><par>
<line>
patológico e preve*ção à manipulação d* resultados (BRASI*, 2*23). Nesse sent*do, *ificulta
</line>
</par><par>
<line>
a pr*ti*a
</line>
<line>
de crimes li*a*os *s ap*s**s e*portiv*s e pr*movendo mais segurança aos
</line>
</par><par>
<line>
ap*st*dores.
</line>
</par><par>
<line>
Cab* de*tacar ainda, no que s* **f**e ao p*o*edimen*o d* autor*zaçã* presente na L**
</line>
<line>
14,*90 ** 20*3, artigo 9, que * perm*ss*o para *tuação das casas de a*ostas de q*ota fixa será
</line>
<line>
c*ncedida somente a*ós todo p*oce*so a*ministrativo, podendo ser requerida a *ualquer
</line>
<line>
tempo (BRASIL, 2023).
</line>
<line>
3.4 Pro*biçã* d* Jogos
</line>
<line>
A Regu*amenta*ão das *ets e*pecifica e* *eu texto normativo, de *orma clara, que*
</line>
<line>
não pode *postar. Diante do êx*do, o Art. 26, da Lei 14 790 destac* os menor*s *e *8 anos,
</line>
</par><par>
<line>
pess*as e*volv*das diretam*nte nas op*r*ções dos jogos, age*tes públicos *igado*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
fiscalização *as ati*id*d*s, p*sso** q** têm acesso ao si*tema informati*ado, pes*oas que
</line>
<line>
t*n**m influência no resultad* dos jogos, pessoa com Lud*patia, *lé* de outras imposições
</line>
<line>
dada pelo Ministério da Fazenda (BRA*I*, 2023).
</line>
<line>
Os pa*ágr*fos * e 2 do a*t*go *6 da Lei *4.790 de 2023 ainda refor*am q*e as
</line>
</par><par>
<line>
a**stas reali*adas *m di*erg*ncia com essas *ondições serão inv*l*das e que
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
restrições
</line>
<line>
ai n d * s e
</line>
<line>
estendem *os paren*e* *m linh* reta * colateral até o seg*ndo
</line>
<line>
g**u das
</line>
</par><par>
<line>
pes***s impedidas, *os p*oprietário* e dos cônjuges e com*anheiros das pessoas que *enham
</line>
<line>
influência n* r*sultado e das pessoas que *enham acesso ao *iste*a in*ormati*ado das apostas
</line>
</par><par>
<line>
*sportivas (BRASIL, 2023). Val* *e*s*l*ar
</line>
<line>
que essas *estr***es de*em ser co*unicad*s de
</line>
</par><par>
<line>
ma*eira *lara *m *ana*s de *omunicação e materiais informati**s.
</line>
</par><par>
<line>
3.5 Publicidade e Propag**da
</line>
</par><par>
<line>
A publicidade e propaganda das apostas de quota fixa dev*m *bed*cer
</line>
<line>
às regras da
</line>
</par><par>
<line>
regulamentaç*o imposta pe*o Min*stéri* da **zenda, i*pelindo * aut*rre*ulação. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
c*ntexto, o
</line>
<line>
artig* *6 e
</line>
<line>
17
</line>
<line>
da Lei 14.79* de 2023 enfatiza
</line>
<line>
que as
</line>
<line>
atividad*s de divul*ação
</line>
</par><par>
</page><line>
deverão dispor de *viso* e ***ertências sobre os *alefíci*s das apo*tas espor*iv*s, campan*as
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, *. 21, n. 6, art. 8, p. 146-160, jun. 20*4 www4.*sanet.c*m.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. R. Sou*a, G. S. Gu*des, C. L. Pereira, T. B. *. Alves, M. I. Fe*t*sa
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
de conscient**ação e marketing
</line>
<line>
destinados a pessoa* *aio*es de 18 ano*, al**
</line>
<line>
de proibir
</line>
</par><par>
<line>
pu*licida**s que não detêm autorizaçã*, q** apresent* informaç*es inconsi*t*ntes sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade
</line>
<line>
de ganho, qu* possa ofender as crenças * trad*ções pes***is e q*e as apostas
</line>
</par><par>
<line>
possam colabora* para o *ucesso individual (BRASIL, 2023).
</line>
<line>
3.6 In*egridade das apostas
</line>
<line>
*o que se r**ere à integridade da* apostas, os *rt*gos 19 e 20 da Lei 14.790 de 2023
</line>
</par><par>
<line>
destacam, *m **u
</line>
<line>
corpo,
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
as emp*e**s de*erão adota* sist*mas de segurança
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transparê*cia na ex*cu**o d*s jogo*, em conformidade com o Minist*rio da Faze**a e *om a
</line>
<line>
Lei G*ral do Esporte, *alien*an*o ainda qu* s*rão nulas *s *p*stas feita* com intuito de obter
</line>
<line>
va**age* e influenciar o resulta*o (B*asil, 2023). N**s* con**x*o, as p*lít*cas pú*l*cas
</line>
</par><par>
<line>
buscam
</line>
<line>
medidas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
"[...] p*evenção
</line>
<line>
a
</line>
<line>
f*aud*s
</line>
<line>
*
</line>
<line>
lavagem d* dinh*iro,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
finan*iamento d* terrorismo,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
pr*liferação de armas de destr*ição
</line>
<line>
em
</line>
<line>
m**sa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
manipulaç*o *e apostas, práticas de a*endimen** aos jogadores e *ncentivo ao jogo
</line>
<line>
responsável" (GOV.B*, 2024, text* digit**). Vale sal*entar q*e os p*ê**os podem ser reti*os
</line>
<line>
em *aso *e in*estigação p*r *a*ipulação e corrupç*o de ev**t*s esportivos.
</line>
<line>
3.7 A Importância da Regulamentação da* Apostas de *uot* Fixa
</line>
<line>
A lei nº 14.7*0 *e 20** tr*u*e para * atualidade mudanças bené*icas com vantagens
</line>
<line>
significat*vas pa*a um merca*o **u*nt* n* p*ís que necessitava de re**lam*ntaçã*, dentre a*
</line>
</par><par>
<line>
quais se po*e desta*ar seg*rança e transp*rência para os apostador*s e
</line>
<line>
para a *ocied*de em
</line>
</par><par>
<line>
geral, com ênf*se para: segur*nça pa*a *s apos*ado***, proteção aos c*nsumidores, *stímulo à
</line>
</par><par>
<line>
e*onomia,
</line>
<line>
integridade *os event*s esport*vos e criação de um *mbiente regulamentado
</line>
</par><par>
<line>
(*RAS*L, 2023).
</line>
<line>
As regr*s con*idas na le* qu* re*ul*mentou as apostas de quota f*xa intr*duzem
</line>
<line>
para*igmas ri*orosos para *tuação das c*sas de apostas, assegur*ndo que apenas i*stit*ições
</line>
<line>
séri*s e de respons*bilid*de at*em no país, r**uzind* considera*elmente *s r**cos de
</line>
</par><par>
<line>
e*quemas e*portivos *
</line>
<line>
golpes, como alt**ação
</line>
<line>
de resultado
</line>
<line>
e
</line>
<line>
l**agem de dinheiro,
</line>
</par><par>
<line>
proporcionand* segu*idade à* pessoas *ue usuf*ue* *esse c*mércio (ESTAD* D* MI*AS,
</line>
<line>
**23).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 6, *rt. 8, p. 146-*60, jun. 20*4
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Regulamentação das Apostas de Quo*a Fixa no **asil e as Mudanças *ro*ovidas Pel* Lei 14.79* de 2023
</line>
<line>
*57
</line>
</par><par>
<line>
Co*vém salientar q*e a L** 14.79* de 2*23, *m seu **tigo
</line>
<line>
27, enfatiza que s**
</line>
</par><par>
<line>
garantidas às pessoas *ue dispõe* das a**stas *e quota **xa t*dos as prerrogativas
</line>
<line>
esta**lecidas pelo Cód*go d* Def*sa d* Consumidor (BRASIL, 2023). Dessa forma, *
</line>
<line>
proteção d** apostadore* é fort**ec*da, *** vez que seu* dir*itos estão resguar*a*os pelo
</line>
<line>
Código do Con**mid*r e se**o supe*vision*d*s pelo Ministério da Fazend*, *ue a*ua como
</line>
<line>
obstáculo à prática de crim** li*ad*s às ap*stas *e *uo** fixa.
</line>
<line>
A reg*la*ent*ção da* ap*stas de qu*t* fixa é *e gra*de relevância **cional, um* vez
</line>
<line>
que oca*iona cresc*mento substa*cial na *conomia do paí*, co*o ex*ansão do mercado de
</line>
<line>
tra*alho, incent**o ao turismo e e***mulo ao desenvolvi*ento (MEN*ZES, 2023).
</line>
<line>
O text* *ormativo *u* r*g*lament*u *s apost*s *e quot* fixa *mplementou regra*
</line>
<line>
cla**s para *s apostadore* e organização esportivas. Em a*diência pública realiz*da *m 22 de
</line>
</par><par>
<line>
maio de 2019,
</line>
<line>
Ti*go Horta **rbos*, *iretor de Des*nvolvime*to E*presar*al da
</line>
</par><par>
<line>
Sportra*ar, r*ssal**u *ue:
</line>
</par><par>
<line>
A regu*ame*taçã* das apostas é e*sencial para a integridade d*s co*peti*ões, par* a
</line>
</par><par>
<line>
integridade
</line>
<line>
d*s esporte*. Deixa* o mercado f*ncionar de **rm* i*regu*ar é
</line>
</par><par>
<line>
imens*m*nte *ociv* e traz ri*c* imens*s. A f*scalização do mercado *em que es*ar a
</line>
<line>
cargo das autor*dades púb*i*as, mas também das **tid*des *sportivas. * ess*ncial.
</line>
<line>
*ão fazer isso é ma*ar a galinha dos ovos de ouro. O me*cado de apostas é s*lutar
</line>
<line>
para economia, é positivo, mas tem que ser tra*ado c*m os dev*dos cuidados (*MB,
</line>
<line>
*019, texto digital).
</line>
<line>
D*ante d* exposto, ressalta-se qu* * regu*amentação é de g*ande importân*i* para a
</line>
<line>
i*tegridade do espo*te, d*sde que as regras i*troduz*das na lei 14.790 de 2023, que limitam *
</line>
<line>
atuação das c***s de apost*s e d*s apostador*s seja fiscalizada p*l* *inisté*io da F**enda e
</line>
<line>
en*idades es*orti**s. Ne*se contex*o, M**tins (2023) destaca que * comé*cio, quando
</line>
<line>
regulamen*ado, torn*-se mais *ces*ível a busca por dire**os *m âmbito jurídico, além de
</line>
</par><par>
<line>
contribuir para o controle combate às f*audes, assim co*o impede a atuação e
</line>
<line>
das *asas de
</line>
</par><par>
</page><line>
apo*tas que não aten*ere* às *xigências d* lei e, consequentemente, gerando um ambiente
</line>
<line>
ín*egro e que promove segurança aos se** clientes.
</line>
<line>
4 CON**DER**ÕE* FINAIS
</line>
<line>
*ode se concluir q*e a *egul**en*ação das ap*stas de q**ta fi*a de*-s* a*rav*s d* um
</line>
<line>
com*rc*o *ue já e*istia no exterior e que crescia ex*onencialme*te no Br*sil. Contudo, *or
</line>
<line>
não se e*quadrar na modalidade de jog*s d* azar restring*dos *ela *e*is**ção bras*le*ra e com
</line>
<line>
gr*nde atu*ção no te*ritório naci*nal, foi s*ncionad* p*lo president* Michel Temer, em *018,
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresin* PI, v. 21, n. *, art. 8, p. 146-160, jun. 2024 www4.*s*n*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. *. Sousa, G. S. Guedes, C. L. P**ei*a, T. B. M. A*ve*, M. *. Feitosa
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
o dec*et* lei qu* *egal*zo* as apos*as esportiv*s, ne**ssitando, contudo, *e regulament*ção,
</line>
<line>
p*oce**o que se deu d* 2018 até *9 *e d*zembro d* 20*3, *uando f*i sancio*ada a Le* 14.7*0
</line>
<line>
que re*ulamentou as apostas de quota fix*.
</line>
<line>
Ana*isando os p*ntos *bo*d*dos, pod*-s* di*er qu* a regu*amentação das apostas de
</line>
<line>
quota fixa no Brasil é um ponto impo*t*nte, te*do em vis*a um mercado *bscuro q*e não
</line>
<line>
proporcionava seguranç* *urídic* e que cr*sce a cada d**.
</line>
</par><par>
<line>
* p*squisa *ostra em seu *orpo
</line>
<line>
q*e as regras tra*idas pela *ei 14.790
</line>
<line>
de 2023
</line>
</par><par>
<line>
promo*em benefí*i*s significativos para o p*ís, tais com* cres*imento da economia por pa*te
</line>
</par><par>
<line>
da *rib*ta*ão e da geração
</line>
<line>
de
</line>
<line>
emprego e segurança
</line>
<line>
jurí*ica para ** ca*as de aposta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apo*tador*s, pois terã* liber*a*e de atuação em aten*imen*o às norm*s imp*sta*. Ressalta-se,
</line>
</par><par>
<line>
ai**a, qu* es*as r*gras p*opor*io*am m*ior i*tegridade aos evento* *sportivos e
</line>
<line>
proteção
</line>
</par><par>
<line>
*ontra *anip*lação de re**ltado, la*age* d* *inhe*ro e finan*i*m**to de t*rror**mo.
</line>
</par><par>
<line>
P*rta*to, conclui-se que * poder leg*slativ* d*u um pas*o de *rande im*o*tância para
</line>
<line>
* *aís ao apr*v*r a *egu*amentação das apostas espor*i*as. *o e*tanto, *sse comé*cio *equer
</line>
<line>
uma atençã* especia* nos próx*mos anos, pois, *evid* se* uma prática aind* pouco explorada
</line>
<line>
d* *ont* de vista criminal, deverá te* su* *egul*mentação atualizada fre*uen**mente até que
</line>
<line>
se re*trinjam ao máxim* os atos ilícit*s que podem *corre* nesse **tor.
</line>
<line>
REFER*NCIAS
</line>
<line>
ARAUJO, V. T. *pos*a desport*vas ** Bra**l. São Paulo, 2020. Di*poníve* em:
</line>
<line>
A*ostas_De*porti*a*_no_Bras**_-_**mentários_aos_*rtigos_2*_a_35_d*_L*i_13756-
</line>
</par><par>
<line>
**_e_suge*tões_de_r*gulamentação-libre.pdf
</line>
<line>
(d1wqtxts1xzle7.c*oudfro*t.ne*). Ac**s* em:
</line>
</par><par>
<line>
12 dez. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
BRASI*. D*creto-lei nº 5.089 de
</line>
<line>
15 de dezembro de 1942. Dispõe sobre a aplicação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
De*reto-*e* n.* 241, de 4 ** f*vereiro *e 1*38, * d* o*tras provi*ências. Gov.br,
</line>
<line>
1942.
</line>
</par><par>
<line>
Disponível
</line>
</par><par>
<line>
em:<https://legislaca*.presid*n*ia.gov.br/atos/?tipo=DEL&nu*ero=5089&ano=1*42&a**=6
</line>
<line>
*90zYU1UMj*lT5*7>. Acesso em: 23 **v. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL. Decreto-lei ** 4.*6*, de 23 *e outubro de 1942, 1*42. Dis*onível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<htt*s://ww*.planalt*.gov.br/c*ivil_03/dec*eto-lei/*el4866.h*m>. Acesso em: 23 fev. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. D*cret*-lei nº 241 de
</line>
<line>
0* d *
</line>
<line>
*evere*ro de 1938,
</line>
<line>
1938. Di*ponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<ht*ps://legislacao.presidenc*a.go*.br/atos/?tipo=DEL&n*mer*=24*&ano=1938&*to=a1f0T
</line>
<line>
UE9kMj*XTe51>. Ace*so *m: Ac*sso em: 23 f*v. 2*24.
</line>
</par><par>
<line>
*RASIL. Decreto-lei nº 3.6*8, de *e 3
</line>
<line>
ou*ubro de *9*1. Planalto, 1941. Disponíve* em:
</line>
</par><par>
</page><line>
<https://*ww.*lana*t*.gov.br/ccivil_03/*ecreto-le*/del3688.htm>. Ac*sso e*: 23 fev. 2024.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n. 6, ar*. 8, p. 146-160, ju*. 2024 ww*4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A R*gula*entação *as *post*s de Quota Fix* ** Brasil e as M*dança* Promov*das Pela Le* 14.790 de 2023
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
BRA*IL. De*reto-**i nº 9.215 d* 30
</line>
<line>
de *bril de 1946. Diário Ofic*al d* União, Rio *e
</line>
</par><par>
<line>
*aneir* 30 a*r*l d* 1946. D*sponível em: < DEL9*1* (planalto.gov.br) >. Ac*sso em: *9 jul.
</line>
<line>
2023.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL.
</line>
<line>
Lei
</line>
<line>
n º 1 * .7 5 6 ,
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
12
</line>
<line>
de dez*mbro
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
2018.
</line>
<line>
Le*
</line>
<line>
n º 1 3 .7 5 6 d e
</line>
<line>
*2/12/2018. D*ário
</line>
</par><par>
<line>
Ofic*al da União,
</line>
<line>
13 *ez. 2018. Disponível
</line>
<line>
em: https://*egis.sen*do.*eg.br/norma/30*40553.
</line>
</par><par>
<line>
Acesso e*: 9 jan. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL.
</line>
<line>
Lei
</line>
<line>
n º 1 4 .7 9 0 ,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
30
</line>
<line>
de dezembro
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*023.
</line>
<line>
Lei
</line>
<line>
n º 1 4 .7 9 0 d e
</line>
<line>
30/12/202*. Diário
</line>
</par><par>
<line>
Oficial
</line>
<line>
da
</line>
<line>
União,
</line>
<line>
B*asília
</line>
<line>
30
</line>
<line>
dezembro
</line>
<line>
de
</line>
<line>
202*.
</line>
<line>
Disponível
</line>
</par><par>
<line>
em: *t*ps://legis.sen*d*.*eg.br/norma/38067061. A*esso em: 9 *an. 2024.
</line>
<line>
BRASIL. Me*i*a Pr**isória n* 1.18*, de 24 de j*lho de 2023. Diário O*icial da Uniã*,
</line>
</par><par>
<line>
Br*síl**
</line>
<line>
25
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
J *l
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
** *3.
</line>
<line>
Disponível
</line>
</par><par>
<line>
**: https://*w*.lexml.gov.br/ur*/urn:lex:*r:fed*ral:medida.*r*vi**r*a:2023-07-2*;1182.
</line>
<line>
Aces*o *m: *0 jan. *024.
</line>
</par><par>
<line>
B*AS*L.
</line>
<line>
PL
</line>
<line>
39*5/ 2023.
</line>
<line>
C*mara
</line>
<line>
* *s
</line>
<line>
De*utados,
</line>
<line>
20 23.
</line>
<line>
Dispo**v*l
</line>
</par><par>
<line>
e*:<*ttps://www.cam*ra.*eg.b*/*ro**stas-legislati*as/2379219>.
</line>
<line>
Ac*s*o
</line>
<line>
e*:
</line>
</par><par>
<line>
23/11/*02*.BRA*IL. PL
</line>
<line>
442/1991. Câ*ara d*s Depu*a*o*, 19*1.
</line>
<line>
Disponíve*
</line>
</par><par>
<line>
em:<https://www.camara.leg.br/pro*ost*s-legislativa*/2379*19>. Acesso em: 23 fev. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL.
</line>
<line>
PL
</line>
<line>
*1 9/ 202*.
</line>
<line>
Câmara
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
D*putados,
</line>
<line>
2 023.
</line>
<line>
Disponív*l
</line>
</par><par>
<line>
e*:<https://www.camara.leg.*r/proposicoe*Web/fichadetramitaca*?idProp*s*cao=2348790>
</line>
<line>
Acesso e*: 23 fev. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
BR*S*L.
</line>
<line>
PL
</line>
<line>
n . *626/ 2023.
</line>
<line>
Câmar*
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
Dep**ados,
</line>
<line>
*02*.Disponív*l
</line>
</par><par>
<line>
e*:<http*://w*w.ca*ar*.leg.br/proposic*e*We*/*ichadet**mit**ao?idProposic*o=237440*>.
</line>
<line>
Ac**so em: 23 *ev. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
BRASI*. Presidente Lula sanciona lei que regulamenta
</line>
<line>
apostas espo*ti*as. G**.*r, 2024.
</line>
</par><par>
<line>
*isponível em: < Minis*é**o da F*z*n*a (www.go*.br) >. A*esso em: 1* jan. 2024.
</line>
<line>
BRASIL. Projeto d* L*i *ue *egulament* as apostas esportiva* *n-li*e * apro*ado n* Câmara
</line>
<line>
*os Dep*tados. Gov.Br, 2023. Disponív*l *m: < Minis*ério *a Fazenda (w*w.go*.br) >.
</line>
<line>
A*ess* em: 15 jan. 2024.
</line>
<line>
*AR*ALH* JÚNIOR, J. V. *egulam*nt*ção dos jogos d* apostas no Bras*l-apostas de
</line>
</par><par>
<line>
q**tas
</line>
<line>
f i xas .
</line>
<line>
Pub*icado
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
02-09
</line>
<line>
2020.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
e m:
</line>
</par><par>
<line>
<http://repositorio.a**es.edu.br/handle/123456789/2*18>. Ac*ss* em: 03 jul. 2*23.
</line>
</par><par>
<line>
DUARTE, V. M. N. Pe*quisas: Expl*ratória, Desc*itiva e Explicativa.
</line>
<line>
Monogra*ias Bras*l
</line>
</par><par>
<line>
Esc*la,
</line>
<line>
2024.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
<h*tps://monografi**-brasiles*ola-**l-com-
</line>
</par><par>
</page><line>
br.cdn.**pproject.org/v/s/mon*grafias.bra*iles*ola.u*l.com.*r/amp/regras-a*n*/p*squ*sas-
</line>
<line>
*xploratoria-d*scrit*va-
</line>
<line>
explica*iva.htm?amp_js_*=a9&_g*a=1&usqp=mq331AQ*UAKwA**AAgM=#amp_tf=
</line>
<line>
De%20%251%24s&aoh=**05*539788*97&*eferr*r=https%3A%2F%2Fwww.goo*le.com&a
</line>
<line>
mpshare=https%3A%*F%2F*onog*afias.b*asilescola.uol.com.br%2Fr*gr*s-
</line>
<line>
*b*t%2Fpesquisas-exploratoria-descri*iva-e*p*icativa.*tm>. Ac*sso em: 21 jan. 2024.
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 21, n. 6, art. 8, p. 146-*6*, ju*. *024 www4.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
M. J. R. Sousa, G. *. *uedes, C. L. Pereira, T. *. *. A*ves, M. I. Feitosa
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
FAZOLIN, D. K. V. C; ALMEID*, A. A. A IMPORT*NCIA DA REGULA*ENTAÇÃO
</line>
<line>
SOBRE O* JO*OS DE AZAR O*LINE. Rev*sta Ib*ro-Ameri*a** de H*manidades,
</line>
<line>
Ciênci*s e E*ucação, [S. l.], v. 9, n. 12, *. *11-727, 2024. DOI: 10.51891/rea*e.
</line>
<line>
v9***.12805. *i*ponível em: https://pe*iodic*rease.*ro.br/rease/article/view/12805. Acesso
</line>
<line>
em: 4 mar. 2024.
</line>
<line>
GAMES MAGAZINE BRASI*. *xperiências, dado* e *úvidas na a*diência sobre
</line>
<line>
r*gu*ame*ta*ão do Jogo on*ine no Bra*il. Dispon*vel em: < Expe*iênc*as, dados e dúvid*s
</line>
<line>
na audiência sobre regulamentação do Jog* on*ine *o Brasil - Games Mag*zin* *ras*l
</line>
<line>
(gamesbras.co*) > Aces*o em: 20 de junho d* 2024.
</line>
<line>
G*L, A. C. Como Elaborar Proje**s de P*squis*. 6. ed. São Pa*lo: At*as, 2019.
</line>
<line>
*EI das apostas esportiv**: como f*cou a regulamentaçã*. Estado *e Min*s, Dispo*ível em:
</line>
<line>
Lei das Apostas Esportiva*: Como ficou a regulamen*açã*? - Jorn*l Estado de *inas |
</line>
<line>
N*tícias Online. Acesso *m: 13 dez. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
MART**S, C. R. *. **gulamentação das apostas esportiva* no Brasil: impa*tos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desdo*rame*tos no mercado trib*tário. 20*1.
</line>
<line>
44
</line>
<line>
f., il. Tra*a*ho d* Conc*usão de Curso
</line>
</par><par>
<line>
(Bach*re*ado em *iências Contábeis) Un*versid*de de B*as*lia, Br*sília, 2021.
</line>
</par><par>
<line>
MENE*E*, M. E. S. Ap*stas
</line>
<line>
esp*rtiva* on-line:
</line>
<line>
regula*entação * *rib*tação. Orientador:
</line>
</par><par>
<line>
Fer*ando de Magalhãe* Furlan. 20**. 28f. T*abalho ** Con*lus*o de Curso (B**harel e*
</line>
<line>
Direito) - **ntro U*ivers**ário do Pl*nalto Centra* Appareci*o dos **ntos, 2023.
</line>
<line>
VA*, F. *. A *egul*men*ação das apostas es*ortivas no Brasil. *022. Trabalho de
</line>
</par><par>
<line>
*onclusão de Curso (Graduação em Direito) - Facu*d*de de Direito
</line>
<line>
da Pontif*c*a
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Católica de São Paulo, *ão Pa*l*, *022.
</line>
<line>
*i*p*ní*el *m: < R*POSITORIO
</line>
</par><par>
<line>
PUCSP: A reg*l*me*taçã* das apostas esportivas no Brasil > Aces*o e*: 15 jan. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar este A*tigo, con**rme ABNT:
</line>
<line>
M. J. R. S**SA, G. S. GUEDE*, C. *. PEREIR*, T. B. M. ALVES, M. *. FEI*OSA. A
</line>
<line>
Regula*entação *as Ap**tas de Quot* Fixa n* Brasil e *s Mud*nç*s Pro*ovid*s Pela Lei 1*.790 de
</line>
<line>
20**. Rev. FS*, Teresina, v. 2*, n. 6, art. *, p. *46-160, jun. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Contr*bu*ção dos *utore*
</line>
<line>
M. J. R. Sousa
</line>
<line>
G. S. G*e*es
</line>
<line>
C. L. Pereira
</line>
<line>
T. B. M. **ve*
</line>
<line>
M. *. Feitos*
</line>
</par><par>
<line>
1) c*n*epção e p*anejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise e interpre**ç*o do* *a*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ração d* *ascunho ou na revisão cr*tica do conte*do.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprova*ão da vers*o f*nal do manus*ri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina, v. 21, n. 6, art. 8, p. 146-16*, jun. *024
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)