<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 8, p. 146-160, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.6.8 </line>
</par>
<par>
<line> A R*gulamentação das Apostas de Quo*a *ixa no Bra*il * as Mud**ças Promovida* *ela Lei </line>
<line> 14.79* de 2023 </line>
<line> The R*gula*i*n of Fixed *dds Betting i* *razi* and the Ch*nge* Promo*e* by Law 1*,790 of </line>
<line> 2023 </line>
</par>
<par>
<line> Maria Jos* Ro*rigues de Sousa </line>
<line> ***tora em Se*viço Social pel* Universi*ade Federal *o Pernambuco </line>
<line> Pro*es*ora do Institut* de Educaç*o S*perior R**mundo S* </line>
<line> E-m*il: marijose-*o**igues@bo*.com.br </line>
<line> Gleidimar *a *ilva Gued*s </line>
<line> Bacharela*o em Direito pelo I*sti*uto de Educaç*o Su*er*or Ra*mundo Sá </line>
<line> E-*ai*: g*eidimarg*ede*1506@gmail.com </line>
<line> *ássio Luz Pereira </line>
<line> Mestre em Dir*ito Constituci*n*l *e*a U*iver*ida** de Fortaleza </line>
<line> Pro*e*sor d* Instituto *e Educaç** S*perior Raimundo Sá </line>
<line> E-mai*: cassi*_l*z@msn.com </line>
<line> T**i*i Ba*roso de M*ura Alves </line>
<line> B**harelad* em Dire*to pelo In*titu*o de Educa*ão Super*or Rai*undo Sá </line>
<line> E-m**l: tanizib*rroso@gmail.co* </line>
<line> Mar*a *oneide Feitosa </line>
<line> Bach*r*lado em *ireito **lo Ins*ituto de Educação Sup*rior R**mundo Sá </line>
<line> E-mail: ioneidefe*tosa@out*ook.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Maria Jo*é Rodr*g*es de Sous* </row>
<row> Institut* de E*u*açã* Superior Rai*undo Sá- BR 316 </row>
<row> KM 302, 5 - A*tamira - CE*: 646*2-*00 - Pic*s/ Piauí, </row>
<row> Brasil. </row>
<row> Ender*ço: Gleidim*r d* *ilva Gu*des </row>
<row> In*titut* d* Educ*ção Superior Raim*ndo *á- BR 316 </row>
<row> KM 302, 5 - A*tamira - CEP: 64602-*0* - *ic*s/ Piauí, </row>
<row> Br*sil. </row>
<row> Endereç*: Cás*io Luz Perei*a </row>
<row> Institut* de Educação Superior Raimun*o S*- BR *16 </row>
<row> KM 302, 5 - Altamira - CEP: 64602-*00 - Pic*s/ Pi*uí, </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. Tonny Ke*ley de Alen*ar </row>
<row> R*drigues </row>
<row> A*tigo recebido em 06/03/2024. Últ*ma versão </row>
<row> **cebida em 21/03/2024. Aprovado e* 2*/*3/2*24. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Brasi*. </row>
<row> *nde*eç*: T**izi Barro*o de Mo*ra Alves </row>
<row> *nstituto de *d*cação S*perior Raimundo Sá- BR 316 </row>
<row> *M *0*, 5 - Altamira - C*P: 64602-000 - Pico*/ P**u*, </row>
<row> B**sil. </row>
<row> Endereço: *aria Ioneide Feit*sa </row>
<row> *nsti*uto de Ed*cação Sup*rior Ra*mundo Sá- BR 316 </row>
<row> KM 302, 5 - Altamira - CEP: 646**-000 - Picos/ Piauí, </row>
<row> *rasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sist*m* Triple R*view: Desk *e*i*w a) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Double *lind Rev*e* </row>
<row> (avaliação cega por d*is aval*a*ores da área). </row>
<row> Revisão: Gram*tic*l, Normativ* e d* Formataçã* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Regulame*tação d*s *po**as d* Q*o** Fixa no *ras*l * *s Mu*anç*s *romo*idas *ela Lei 14.7*0 ** 2023 </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> Este ar**g* científic* aborda regulamentação d*s apostas de quota fixa no Brasil e a* a </line>
<line> alterações promovidas pe*a lei nº 14.790 de 2023. O tema em anál*se foi *scolhido por ser </line>
</par>
<par>
<line> uma á*ea bastan*e ut*lizad* a*ualm*nte pela população, mas **uco *xplorada l*galmente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pe*o anseio de ampliar a reflexão e os </line>
<line> conh**imentos acerca da *egalização das casa* de </line>
</par>
<par>
<line> apo*tas no Brasil, sobr*tudo conhecer seus direitos, a*resent*ndo </line>
<line> *ssim a seguinte </line>
</par>
<par>
<line> proble*ática: q*ais os pont*s que são ab*rcad*s com * imple*entação dessa </line>
</par>
<par>
<line> regulam*ntação? A princípio, *ez-*e levantamen*o e estudo bibliográ*ico sobre o t*ma. o </line>
<line> Estudioso* do tema, como Ar*újo (2020), Val (2022), de**re outros, for*m abordados p*ra dar </line>
</par>
<par>
<line> sustentação te*r*ca e fo*e*tar discussões prese*tes no tra*alho. Pode ser conc*uíd* q** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> poder legisla*ivo de* um passo d* grande *mportância para o </line>
<line> país, *o a*r*var </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> regulame*tação das </line>
<line> aposta* es*orti*as. No </line>
<line> entant*, es*e com*rcio req*er *ma </line>
<line> atenção </line>
</par>
<par>
<line> espe**al nos pr**imos anos, pois, *e*ido ser uma *rát*ca **nda pouco explor*d* no ponto de </line>
<line> vista crimina*, deverá ter s*a regulament*ção atua*izada freq*en*eme*te até *ue se restrin*am </line>
<line> ao m*ximo os atos ilícit*s que *od*m oc*rrer nesse s*tor. </line>
<line> Pal*vras-*h*ve: Quota Fix*. R*gu*a*enta*ão. Casas d* Aposta. Ap*stas Es*ortivas. </line>
</par>
<par>
<line> A*STRACT: This scientifi* article ad*resses t*e regulation </line>
<line> of fixed o**s betting Br*zil in </line>
</par>
<par>
<line> an* the changes promoted </line>
<line> b y l a w nº </line>
<line> 14,790 *f 2023. The t*pic un**r a*alysis was cho*en </line>
</par>
<par>
<line> beca*** it is a* area cur*ently widely used *y the *o*ulatio*, b*t </line>
<line> l*ttl* expl*r*d legally and </line>
</par>
<par>
<line> due to the desire to *xpand the refl**tion and knowled*e about the l*gal*zatio* *f *etting </line>
<line> sho*s in Brazi*, especially kno*in* your rights, thus presenti*g th* follow*ng problem: w*at </line>
<line> points a** covere* with the *mplem*ntation of this regulation? A bi*liogr**hical surve* and </line>
<line> st*d* ** t*e *opic *a* initi*lly carried *ut. S*ud**s on the top*c, such as Araújo (2020), Val </line>
<line> (2022) an* ot*er*, were involved to provide the*retical sup*ort and encourage the *i*cu*sio* </line>
</par>
<par>
<line> presented *n t*e wo*k. ** can be conclud*d *hat the legislative </line>
<line> *ranch took a step of </line>
<line> g*ea* </line>
</par>
<par>
<line> i*portan*e fo* the count** by *p*roving the *e*ulation of sports *ett***. **wever, t*is trade </line>
<line> requires spec*al attention in the coming years, as it i* * practice t**t *s still *ittle ex*lo*ed f*o* </line>
</par>
<par>
<line> * crimi*a* point o* *iew and its *egulations must </line>
<line> be up*ated frequ**tl* u*til *he illicit acts </line>
</par>
<par>
<line> th*t can occu* in th*s sector are **stricted as *uch as possi*le. </line>
<line> Keyword*: Set*in* Q*ot*s. Regulation. Be**i*g Houses. Sport* B**ting. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*res*na PI, v. 2*, n. 6, ar*. *, p. *46-160, jun. 2**4 </line>
<line> www4.**anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. R. Sousa, *. S. G*edes, C. L. Pe*eira, T. B. M. Alves, M. *. Feitosa </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A* ap*sta* de quota *ixa t*aduzem-se em u** e**écie de *oteria pela qual o *posta*or </line>
</par>
<par>
<line> p*etende pre*ê rend*m*nt* *as ap*stas realizadas por m*io d* cotação fixad* p*las *ets, o </line>
</par>
<par>
<line> **ra cada tip* de mod**idad* *esporti*a *is*o*ível em seu sistema. A *uota fixa o valor * </line>
<line> *f*rtad* pa*a o j*ga*or no ato da a*os*a, q*e não p*de m*** ser muda*o em caso de *ind*do o </line>
</par>
<par>
<line> jogo; dessa </line>
<line> forma, o apostador </line>
<line> consegue </line>
<line> prev*r o va*or </line>
<line> do prêmio em hipótese de ac*rto </line>
</par>
<par>
<line> (ARAUJO, 2020). </line>
<line> Os jog*s e as apostas sempre e*tiveram *resentes na socie*ad* *omo for*a *e laze* e </line>
<line> obten*ão de ren*a e*t*a, *ráti*a que se f*z pr*s*nte d*sde os primórdio* às gerações at*ais e </line>
</par>
<par>
<line> **e gan**u *orç* *om o sur*i*ento da </line>
<line> *nternet. Assim, se *or*am c*da </line>
<line> *ez ma*s r*levantes </line>
</par>
<par>
<line> em razão de a nossa soci*dad* </line>
<line> *i*enciar a ampla d*s*eminação ** prática de </line>
<line> apost*s </line>
</par>
<par>
<line> esportiva*, sobretudo na mo**lidade *n-l*n*. Tal f*nômeno *e m*n*festa n*o apenas pela alta </line>
</par>
<par>
<line> *ovimen**ção mon**ária, </line>
<line> *nvolvendo </line>
<line> *i*hões rot*tivos ness* mercado, m*s t*mbém pela </line>
</par>
<par>
<line> *rolifer*ção d* s*t*s de apos*as esporti*as; a c*da clique surge uma nova varie*ade, e tudo </line>
</par>
<par>
<line> is*o s* des*nvo*vendo em u* conte*to </line>
<line> de *nsuficiente regulação pelo direi*o *ositivo </line>
</par>
<par>
<line> bras*leiro, o que acent*ava a i**egur*nça jurídica na </line>
<line> *até*ia. A gl**alização impulsi*nou </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cresci**nto do cenár*o de aposta* esportivas no *r*sil, porém, se*pre *o**e um prec*nceito </line>
<line> em relação * legalidad* das a*os*as e*portivas no p*ís (V**, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Devido ao cresc*mento m*ndia* dessa *r**ica, </line>
<line> se fizeram necessárias leis que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> norma*izasse de *orma ade*uada, *ornando l*c*to e*se comérc*o que cr*sc* expo**nci*lmente </line>
<line> a cad* dia. D*ss* *orma, a*g*mas naçõe* cr*aram normas que abrangem desde a autorização </line>
<line> **é * restriçã* d*ssa p*ática, dentro de tod* extensão ter*itor*a* (VAL, **2*). </line>
<line> Em decorrência ** cr*scimento ** c*mé*c*o de apos*as d* q*ota *ixa, f*i aprova*o o </line>
<line> tex*o da Lei n° 13.756/18, pelo *residente Mic*el Temer, *hefe do Poder *xecutivo, *o ano </line>
</par>
<par>
<line> de s*a publi**ção, que versa </line>
<line> so*re o *undo Nacio*al de Segurança P*blica (FNSP), </line>
</par>
<par>
<line> e*tipul**do que: "Fica criada a modalidade lotérica, sob a forma de s**viço *úbl*co e*clusivo </line>
</par>
<par>
<line> da União, denominada *posta* de quota fixa, cuja </line>
<line> exploração comer*ial *co*rer* em t*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> terr*tório nacional" (B**SIL, 2***, art. 29, t*xto digital). P**ém, *ssa norma ap*nas tornou </line>
</par>
<par>
<line> l*cita a prática d* jogos de quota f*xa, e não pro*ôs um* regulamentaç*o </line>
<line> quanto à *orm* de </line>
</par>
<par>
<line> atuação d*s empresas *m âmbito </line>
<line> nacion*l, que </line>
<line> dis*oni*ilizasse seguridad* jurídi*a a** </line>
</par>
<par>
<line> ap*stador*s, à* pessoas que p*est*m serviços às casas ** apostas, pagamento d* tr*butos, além </line>
<line> de não dispor *e regr*s/normas *ue *ontrolassem o* cr*mes decorrentes das apostas esp*rtiva* </line>
<line> ref*r*ntes **s jogo* d* qu*ta fixa. </line>
<line> Rev. F**, Teresina, v. 21, n. 6, art. 8, p. *46-*60, jun. 2024 www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Regulam**t*ç*o das Apos**s de Qu*ta Fixa no Bras*l e *s Mudanç*s Promovid*s Pel* Lei 14.790 de 2023 </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> A Lei n° 13.756/18 permitiu o </line>
<line> comércio *e a*osta* em </line>
<line> jog*s *sportiv*s n* Brasil </line>
</par>
<par>
<line> através de *ites on-**ne. No entanto, ess*s *asas e*portivas não *inham </line>
<line> sede *ixa no </line>
</par>
<par>
<line> *erritór*o brasileiro, não g*rav*m *mp*stos coeren*e* com os lu*ros obtidos, nem </line>
<line> propo*cionavam seguridade ju*íd*ca a*s f*ncionário* que prest*m ser*iços a essas empresas. </line>
<line> *o ce*ário atual, o objeto *ue *ange às ap*st*s de quota fixa no país está *anali*ado </line>
</par>
<par>
<line> nos sites de apostas </line>
<line> esportiva* estrangeiros, *o*o: b*t365, Betano, e vár*os *utros </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *on*rolam as apost*s, mes** h**endo matrizes em outros paí*es. O decreto-lei *º 9.215, de </line>
</par>
<par>
<line> 30 de abril de 1946, que d*sp*e sobre a* concessões e exploração dos jog*s de aza*, </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> *lcança** a re*lidade </line>
<line> v*r*ual dos *ia* atu*is, tendo </line>
<line> em *ista um *e*ár*o be* diferente </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> épo*a, tornando assi* um dos fatos cruciais para * e*abo*ação da *ei n° *3.756/*8 </line>
<line> (CARVAL*O JÚNIOR, *0*0). </line>
<line> Diante desse contexto, verific*-se *u* foi *ermitido o aces*o das casas es*ra*g*ir*s </line>
</par>
<par>
<line> qu* for**ce* apostas </line>
<line> e*por*ivas </line>
<line> no país com fin*lidade </line>
<line> de aumentar trib**os, fornec*r </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, inv*sti* ** mercado *ac*onal e regulamenta* o comér*io que já at*ava *o Br*si*. </line>
<line> Contud*, tal l*galização precis*ria ser regulamenta*a, tendo *m vist* o crescimento de </line>
<line> um se*mento que gera milhões de rea*s por ano n* país; dessa forma, f*i aprovada pe*o ch*fe </line>
<line> d* exe*utivo Luiz **ácio Lula da Si*va a Medida Provisória n* 1.182 de 24 d* *ulh* de 2023, </line>
</par>
<par>
<line> q*e alterou a *ei *º 13.756, *e 2018, f*m de regularizar a ge*tão da loteria d* apost* a </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> qu*ta f*xa pe** governo (BRASIL, 2*23). A **dida provisória se deu através da "urg*ncia" </line>
</par>
<par>
<line> (termo que cons*itui uma </line>
<line> das *ormas cons*itucionais), u*a *ez que foi *stab**ecido </line>
<line> *u* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maté*ia referente à legaliza*ã* d** **osta* de quota fixa seria *egular*za*a pelo Ministério d* </line>
</par>
<par>
<line> Faze*d* em </line>
<line> um período de 24 (vinte e *ua*ro) meses, *od**do s*r renovado por mais dois </line>
</par>
<par>
<line> *nos, p*a*o que finalizou em dez*mbro d* 2022, *otivo da ins*a*ra**o das *uda*ças </line>
<line> legislativas, inseridas na então M*dida *rovisória. </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte do </line>
<line> *xposto, foi enc**in*ado um projeto *e lei n° 3626/2023 *o poder </line>
</par>
<par>
<line> legislativo, em busc* da re**lamentação das apostas de qu*t* fix*, sendo *provado na câmara </line>
<line> dos De*utados no *ia 21 de dezembro de **23 (GOV.BR, 20*3, texto digital). Dessa forma, </line>
</par>
<par>
<line> atendend* à finalidade, foi sanciona*a a Lei 14.790 </line>
<line> de 29 de deze*bro de 2023, pelo </line>
</par>
<par>
<line> presid*nte Lu*s Inácio Lula *a *i*** (PT), a *ual *egulari*a as apostas de quota fixa. </line>
</par>
<par>
<line> A problemática da </line>
<line> pesqu*sa *ira </line>
<line> em torno das modifi*aç*es trazidas no texto </line>
</par>
<par>
<line> normati** que reg****e*tou as *p*sta* de quota fixa, **bre o qual </line>
<line> *e quest*ona: </line>
<line> qua*s o* </line>
</par>
<par>
<line> pontos que são </line>
<line> *barcados com a implemen*ação d*ss* regulamentação? *ara resp*n*er tal </line>
</par>
<par>
<line> *roblemática, a p*squisa tem como objetivo geral anali*ar o p*oces*o de re*ula*entação das </line>
</par>
<par>
<line> *postas d* qu*ta fixa no Brasil e as *udanças trazidas pela le* 14.7** de 2023, além </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*re*i*a *I, v. 2*, n. *, art. 8, p. 146-160, *un. 2024 www4.f**net.co*.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. R. Sou*a, G. S. Guede*, C. L. Pereira, T. B. M. A*ves, M. I. F*itosa </line>
<line> *50 </line>
</par>
<par>
<line> explorar como fins espec*f**os os pont*s prin*ipais, de*taca*d* as regras e imposições feita* </line>
</par>
<par>
<line> pa** *s empresas e </line>
<line> apostad*res. Dessa forma, vale *e*tacar qu* esta pe*quisa * d* *um* </line>
</par>
<par>
<line> importâ*cia, ten*o em vista o de*envo***mento d* um setor que cresce *xponenc*almente no </line>
<line> país. </line>
<line> * prese*t* *esquisa tem como *ase o e*t*do bibliográfi*o, o qual *onsiste n* revisão </line>
</par>
<par>
<line> de temáti*a </line>
<line> abordada através de livro*, artigos, sites, revistas ent*e </line>
<line> outras fontes, *or </line>
</par>
<par>
<line> estu*iosos d* áre*. Ademais, a pesq*isa c*r*cteriza-*e como descritiva e ex*l*ratóri*. Ness* </line>
</par>
<par>
<line> co*texto, segundo Gi* (2019), a pesquisa </line>
<line> bib*iográ*ica </line>
<line> cara*te*iza-se por estudar a tem*tica </line>
</par>
<par>
<line> com *ase e* m*teriais *ispon*vei*, ou seja, que anteriorme*t* fo*am </line>
<line> aborda*os po* </line>
<line> outro </line>
</par>
<par>
<line> *esquisador; assim, propor*io*a estudo de l*v*os, ar*igos ci*nt*fic*s, revistas, sites, en*re o </line>
<line> outros. De acor*o com Duarte (20*4), a pesquisa bibl*ográfica cara*t*riza-se como des*ritiva </line>
<line> e exp*ora*ória, pois a*resc**ta informações à temátic* pesquisad* e visa **tuda*/explorar algo </line>
<line> *ovo, que não for* abordado anteriormente de forma *eiterada. </line>
<line> Assim, * presente trabalho, desenvolveu-se da seguint* *orm*: *m um primeiro </line>
<line> momento, b*sc**-se mo*trar os antecedentes da legislação sobre os jogos de azar no Brasil e </line>
<line> *bo*d*r os *erigos dos jog*s *e azar on-l*ne s*m regulamentação. Logo em seguida, *assou- </line>
</par>
<par>
<line> se a analisar o que muda c*m a reg*l*m*ntação das *po*tas de quota fixa, be* </line>
<line> como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> impos**s e tribu*a*ão, licenci*ment* *as casas </line>
<line> de </line>
<line> apostas, p*o*bição de jogos, publicida*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*opaganda, integridade das *post*s. A segu*r trata*os da importância da regulamentação das </line>
<line> apostas de quota fixa. </line>
</par>
<par>
<line> Nas con*iderações finais, r*gistra*os *ntend*m**to *e qu* o poder legislativo deu o </line>
<line> um passo *e gra*de importâ*cia *ar* o *aís, ao aprovar a regulamenta*ão d*s *po*tas </line>
<line> e**or*ivas. No entan*o, ess* *omérci* requer u*a a*enção *special nos próximos a*o*, *ois, </line>
<line> devido ser um* prá*ica ainda p*uco explorada no ponto de *is*a c*iminal, deverá ter sua </line>
<line> r*gulament*ção atuali*ada frequentemente até que se r*stri*jam ao *áxi*o os atos ilíc**os </line>
<line> que po*em o*orrer nesse se*or. </line>
<line> 2 REFERENCIA* TEÓRICO </line>
<line> 2.1 An*eceden*es da Leg**lação Sob*e os Jogos de Azar no B*asil </line>
<line> *ma *a* prim*ir*s leis que surgiu n* Brasil **bre o* jogos d* *zar é a Lei nº 3.98*, de </line>
<line> * de j*ne*ro de *920, *ue, e* seu artig* 14, a*torizava temp*rar*amente clubes * ca*sinos a </line>
<line> realiza*em jogos d* azar em locai* p*óprios separa*os para maiores, com *lguma* ressalvas </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 21, n. 6, art. *, *. 146-160, *un. 20** www4.fsane*.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A R*gulamenta*ão d*s Ap*stas de Quota Fixa no *r*sil * as M**ança* Pr*mov*das Pela Le* 14.7*0 de 20** </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> pa*a a concessã* da lic*nça. A*e**s 18 anos depois, o ***ão pr*sidente G**úlio Varga*, que </line>
<line> era um grande af*ciona*o d*s *ogos, tr*u** estabili*ade para o* cassinos e *stabelecimentos </line>
<line> que explor*vam os *ogos de az**, atrav*s d* decreto-lei nº 241, d* 4 de f*vere*ro de 1938. O </line>
</par>
<par>
<line> de*re*o estabelecia os i*postos e demais </line>
<line> pr**idências para o fun*ionamen*o de ca*sinos no </line>
</par>
<par>
<line> D*strito Federal. *ssa segurança p**sada pelo próp*io </line>
<line> go*e**o tr*u*e **nsi*o o q** </line>
</par>
<par>
<line> *osteriormente f*cou conhecida como a épo** de ouro no Brasi* (FRANZOLIN, AL*EIDA, </line>
<line> 2023, *n-line). </line>
</par>
<par>
<line> E* 1941, foi san*ionado o Decreto-lei nº </line>
<line> 3.6*8, de 3 de Outub**, a Lei das </line>
</par>
<par>
<line> Contravençõe* Penais, que disserta em se* art. ** sobre o *uncionamento dos </line>
<line> es*abelecimentos que expl*ravam os jogos d* aza*, porém, p*la ambiguidade *o </line>
<line> **xto, o então p*esidente Getúlio Var*as sancionou o Decreto-lei nº 4.866, de 23 de </line>
<line> Outubro *e *942, para esclar*cer obscurid**e* so*re o A**. 50 do decreto-lei nº 24* </line>
<line> de *938 o qual estabelecia que * arti*o não se apli*ava aos *s*abelecimentos </line>
<line> regulamentad*s n* forma do Decr*to-*e* nº 241, de 4 *e fevereiro d* *938. O </line>
<line> D**r*to-lei nº 5.089, *m 1943, foi desenvolvido c*m * int*ito de **prir algumas </line>
<line> lacunas que ainda *xis*iam so*re o t*ma. A ép**a *e ouro dos cassinos no Brasil se </line>
<line> inicio* a*ós Decret*-Lei nº *4*, de 4 de fe*e*eiro de 19*8, se encerra*do em 30 de </line>
</par>
<par>
<line> *bril de 19*6 com o Decreto-lei nº 9.*15, q** **oibiu a p*ática e a expl*raç*o </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> jogos de azar em todo * terri**rio nacional (FRANZOLIN, ALME*DA, 2023, pág. </line>
<line> 717, on-line). </line>
<line> Tor**-se evid*nte a im**r*â*cia de esclar*cimento* e apoi* p*lí*i*o sobre a **estão </line>
<line> do jogo du*an*e esse pe*íodo que foi proibido, result*ndo *m um vá*u* le*al de 45 anos. Em </line>
<line> 21 *e *arço de 199*, um projeto de **i foi in*roduzid* **m o objetivo p*i**ipa* *e </line>
<line> re*ulamentar os jog*s d* azar no Bras*l, o PL nº 442/199*. Após 31 anos de tramitação, ** </line>
</par>
<par>
<line> 24 de fe*e*eir* de </line>
<line> *022, ele foi aprovado pela Câm*ra </line>
<line> dos Deputados e enviado para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *e*ado Feder*l, sendo o úl*imo registro d* movimento e* *arço de 2022. Con*udo, o projeto </line>
</par>
<par>
<line> abo*da </line>
<line> *xclu*ivamente a legalização do jog* </line>
<line> d* bicho no território nacional, tendo em *ista </line>
</par>
<par>
<line> q*e o projeto pos*u* *ais de 30 anos e * in*ernet **o *ra um inst*umento e*sencial co*o o é </line>
<line> nos **as d* h*je. </line>
<line> O ano de 202* rep*es*ntou o auge dos jogo* *e azar on-line no Br*sil, visto que alg*ns </line>
<line> influenci*dores q*e p*omoviam tai* jogo* acabaram detido*. Di*ersas reportagens abordara* </line>
</par>
<par>
<line> o tema e, *pós a </line>
<line> polêmica, o Conselho Nacional de Autorre*ul*me*tação Publicitária </line>
</par>
<par>
<line> (CONAR) estabeleceu alg*mas diretr*zes par* *egular a publicidade de ap*st*s esportivas. O </line>
<line> *o*umen*o s* fundamen*a em cin*o princípios: *d*ntificaç** publ*citária, ap*esentação </line>
<line> *e*ídica * inf*rmativa, proteçã* à infância * adolescênc*a, re*ponsabilidade social e jogo </line>
</par>
<par>
<line> responsáve*. Val* ressaltar que tais normas vinham sendo </line>
<line> deba*idas desd* a*osto de 2*2* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> passar*m a vigorar em *1 de janeir* *e 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Ter*sina PI, v. 21, n. 6, *rt. 8, p. 146-160, j*n. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. R. S*usa, G. S. Guedes, C. L. Pe*eir*, T. B. *. Alves, M. I. Feitosa </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> *o mesmo *no, *eu-*e i*ício ao processo legislativ* d* pr*jeto de l*i 3915/2023, de </line>
<line> autoria d* dep*tad* f*deral Ricard* Ay*es. Tal pr*posiçã* *eda a pub*i*idade, promo*ão ou </line>
</par>
<par>
<line> apoio a empresas ** </line>
<line> apostas, cas*inos, jogos de a*ar ou q*alq*er atividade relacionada *s </line>
</par>
<par>
<line> *posta* por *arte de influe*cia*ores digitai* e arti**as. É *e***ptív*l qu* o *bjet*vo principal é </line>
<line> pro*eger a *opulação contra a disseminação de informaç*es en*an*sas, que poderia* result*r </line>
</par>
<par>
<line> em pre*uíz*s e*onômicos e psicológ*cos pa*a os brasileiros, como indicado no artig* 4º </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> referido projeto de lei: "Ar*. 4º Di**tal influencers e artistas dev*m promover conteúdos que </line>
</par>
<par>
<line> sejam educativos, positiv*s </line>
<line> e </line>
<line> não </line>
<line> prejudi*iais p*ra a *aúde **nt*l e f**anceira *e seus </line>
</par>
<par>
<line> seg*idores" (BRASIL, 2023, on-line). </line>
<line> Frente à grande quantidade de e*entos relaci**ados *os jogos de aza* e suas intensas </line>
</par>
<par>
<line> propagandas, foi d*senvo**ido um outr* </line>
<line> proj*to de l**, o de n*mero </line>
<line> 519/2023, que tr*ta </line>
</par>
<par>
<line> justament* dessas publicidades. A propos** *odifica a le* *úmero 8.078, de 11 de setembr* </line>
<line> d* 1990, c*m o intui*o d* criminalizar a divulga*ão de produtos e serviços ilegais *m "sites" </line>
<line> ho*peda**s em servidores *ocalizados fora do território b*asileiro, s*b a perspectiva de </line>
<line> p*oteção ao consu*id**. No entanto, lam*ntavelmente, esse pro*eto de *ei nã* progr*diu. </line>
<line> No ano de 2023, avanço* s*gnificativos foram f*itos em relação à regulamenta*ão *as </line>
<line> apostas e*portiv*s. Em julho de 2023, a me*id* *rovisóri* (MP) *º 1.182/2023 *oi anu*ciada </line>
</par>
<par>
<line> para regulamentar a* a*os*as </line>
<line> de q*ot*s fixas. Pouc* depois, o </line>
<line> presiden** </line>
<line> em e*e*cício </line>
</par>
<par>
<line> sanc*ono* parcialmen*e, em 30 de dezembro de 2*23, o *rojeto de Lei *º 3.626, *u* passou a </line>
</par>
<par>
<line> ser conhecid* com* Lei 14.790/23. Essa </line>
<line> lei estabele*e reg*as *laras pa*a as apostas </line>
</par>
<par>
<line> *sportivas, inc*ui*do a *plicação d* um *m*osto *e 15% sobre o prêmio recebido p*lo* </line>
</par>
<par>
<line> apo*tado*e* e o paga*ento </line>
<line> de 12% do *aturamen*o pelas e*p*esas. Isso t**z uma maior </line>
</par>
<par>
<line> seg*rança jurídica par* todos os en*olv**os, embora a isenção do Imp*sto de Re**a </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> prê*i*s d* até R$ 2.1*2,*0 te*ha sido vetada. E*se veto pode ser revogado </line>
<line> pelo congres*o, </line>
</par>
<par>
<line> ma* não </line>
<line> afeta a legalidade *** apo*tas e*portivas, elimi*a*do </line>
<line> *ssim qualquer incerteza </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> abrindo caminho pa*a * possível legalização dos j*gos de azar. </line>
<line> A*ém de *egu*amentar as apostas espor*ivas, o *roje*o de Lei n* 3.626 a*nda prevê, e* </line>
<line> seu **t1°, a a*teraçã* d* Me*i*a Prov*sóri* nº 2.1*8-35, de 24 de agosto de 20**, que in*t*tui </line>
<line> a Taxa de a*torizaç*o referente * autorizaç*o das atividades de que tra*a a Lei n* 5.76*, de 20 </line>
<line> de d*zembr* de *971, que re*ulamenta os sor*eios; essa alteração m*difi*a o pará*rafo único </line>
<line> do ar*.50 da Medida Provisória n* 2.158-35. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, *ere*ina, v. 21, n. 6, art. 8, p. 1**-160, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * R*gulamentação das Apost** de Quota Fixa *o Brasil e as Mudanças Promovidas Pela Lei 1*.790 de 2023 </line>
<line> **3 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Jogos de az*r o*-*ine </line>
</par>
<par>
<line> Por conta da a*pla disponibi*i*ad* do* *og*s on-l*ne e *a in*luênci* de pe**onalidad*s </line>
<line> *ue *xibem um estil* de *ida *uxuoso supos*amente conquistado atra*és do jogo, mu*tos </line>
</par>
<par>
<line> br*sileiros tê* s* envolv*do nos cassinos </line>
<line> vi*t*ais. Esse </line>
<line> envolvimen*o *em leva*o a perdas </line>
</par>
<par>
<line> *inanceir*s sig**fic*ti*as e *r**lemas de saúde men*al resultantes do *ício. Infeliz*ente, a </line>
</par>
<par>
<line> a*gumas pess**s chegaram </line>
<line> até cometer sui*ídio, *ludi*as pel*s fal*as promessas de luc*o* a </line>
</par>
<par>
<line> substancia** apresenta*as *m vídeos que s*mul*m *ran**s ganh*s. Depositar todas as </line>
</par>
<par>
<line> economias n* esperança de *bter r*t*r*o torna-se uma re*lid**e t*ágica para essas vítimas </line>
<line> desse t*po de fraude. </line>
<line> Os ca*sinos on-line sã* *rojet*dos para ger*r l*cro, criando um* arma*ilha pa*a fazer </line>
</par>
<par>
<line> com que os *og*dores sempre i*vist** mai* </line>
<line> na esper*nça de rec*pera* *ue o </line>
<line> *erderam. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar *isso, o sistema **ntém os jog*dores em desvantagem, por isso, *emos d*ve*sas </line>
<line> p*opagandas * inf*uenciadore* promovendo * jogo, já que os lucr*s dos cas*inos s*o t** altos </line>
<line> que há dinh*ir* *e sob*a para investi* *m publicidad*. Infelizmente, as prop*ganda* </line>
<line> enganos*s e os cassin*s que mani*ulam os re*ultados dos *ogos *êm *evad* muitas *ess**s a </line>
</par>
<par>
<line> p*s*ar*m por difi*uld*des financei*as, prejudicando gravemente sua saúde me*tal l*vando e </line>
<line> alguns até mesmo a tira*em s*** próprias vid*s. </line>
<line> As apostas sem controle adequado trazem prejuízos financ*iros, emocio*ais e, *m </line>
<line> cas*s *xt*emos, levam à mo*te de indiv*duos q** não co*segue* lida* com as consequências </line>
<line> do ví*io ne*ses jogo* *legais. A seguir, iremo* expl*rar a quest*o d* regulamentação das </line>
</par>
<par>
<line> a*ostas </line>
<line> de quot* fix* e as m*danças introduzi*a* pela lei nº </line>
<line> 14.790, menc*onad* </line>
</par>
<par>
<line> anteriorme*te. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RASULTAD** E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 O Que Muda c** a Re*ulamentaç*o da* Apostas *e Quota Fix* </line>
</par>
<par>
<line> Após um longo p*r*urso ch*io *e mudanças, a re*ula*en*a*ão </line>
<line> *as apostas *e </line>
<line> quot a </line>
</par>
<par>
<line> fi*a n* Bra*il foi *pr*v*da e sancionada pelo presidente Luís *ná**o Lu*a *a Silva, a qual tev* </line>
</par>
<par>
<line> sua publi*ação no *iário Oficial no </line>
<line> di a 30 </line>
<line> de </line>
<line> dezembro de 2023. As *postas esportivas </line>
</par>
<par>
<line> (*postas </line>
<line> de quota fi*a) eram líci*a* des*e * promulgação da **i n° 1*.75*/18, n* entanto, </line>
</par>
<par>
<line> nece*sit*va de re**lament**ã* própria, fato que se deu com a aprovação e publicação d* *ei </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a PI, v. 21, *. 6, art. 8, p. 146-160, *un. 2024 ww*4.f*ane*.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. R. S**sa, G. S. Guedes, C. L. Pereira, T. B. M. Al*es, M. I. Feitosa </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> 1*.790 de 2023, na qual fo*am </line>
<line> a*r*buídas d*retrizes de forma clara quant* *o *odo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *pera**o das casa* de ap*sta, representa*** um* mudanç* na *strut*rada de um merc*do qu* </line>
<line> *ra lícit* desde 2018. </line>
<line> 3.2 I*pos**s e T*i*uta*ão </line>
<line> Com a legalização das apostas d* quo*a f*xa *o Brasi*, *s **o*tadores e as empr*sa </line>
</par>
<par>
<line> começaram a ad*u***r *n*umbênc*as fisc*is; o artigo 29 e 31 </line>
<line> da *ei 14.790 de 20*3 d*spõe </line>
</par>
<par>
<line> que os jogadores (apostador*s) serão tributados n*s apostas líqui*a* em *5%, e as casas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *postas serão tari*adas de modo *specí*ico, em uma **ota de 12% sobre * r*ceit* obt*da dos </line>
<line> jogo* (*r*sil, 2023). Tai* mudanças a*pir*m * ga*antir nit**ez fina*ceira e c*la*orar com o </line>
<line> pro*resso do *aís. </line>
<line> *.3 Li*enciame*to das Casas de Apostas </line>
</par>
<par>
<line> A L*i que regul*menta as apos*as *sporti*as institui co*diçõe* rigor*sa* pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> leg*lização **s casas d* apostas no B*asil, processo que visa à *eg*lização *o seto* de apo*tas </line>
<line> * fim de pro*ove* segurança *os b*asil*i*os q*e **uf*uíre* d**se m*rcado. A Le* *4.7*0 </line>
</par>
<par>
<line> ressalta, </line>
<line> no caput d* s*u artigo *°, *ue "Som*nte se**o elegíveis à autori*ação para </line>
</par>
<par>
<line> e*ploração d* apostas de quot* fix* *s pessoas jurídicas constituídas s*gu**o a legislação </line>
</par>
<par>
<line> b*asile*ra, </line>
<line> com se*e e administ*ação no território </line>
<line> nacio**l [..]" (*RASIL, 202*, on-line). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *orma, apenas em*resas *egularizadas na leg*slação *r*sil*ira e com sede no territó*io </line>
<line> n*cion*l serão a*eita*. </line>
</par>
<par>
<line> Alé* de es*abelecer que a au*orização para * prát*ca de apostas *e </line>
<line> *uot*s fixa está </line>
</par>
<par>
<line> su*ei*a à regulamenta*ão do M**i**ério da fazenda, art*go 7°, § 1º, da Lei 14.790 *e o </line>
<line> 20*3 </line>
</par>
<par>
<line> ain*a traz no seu </line>
<line> corpo uma s*rie d* requisitos </line>
<line> que inclue*: </line>
<line> experiência </line>
<line> com*r*vada em </line>
</par>
<par>
<line> jog*s, jo*atina* ou l*terias d* pelo meno* um dos membros do g*upo; que o cargo de direto* </line>
<line> seja *esignado pelo re*acionamento com o mi*istério da f*z*nda; que *eja d*finida e*trutu*a </line>
<line> de atendime*to e des*gnado di*etor para atendim*nto d*s apos*adores; que conte*ha requisitos </line>
</par>
<par>
<line> **cnicos de seguran*a </line>
<line> cibernética com exig*ncia *e ce*tificação; que tenha integração </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> associação </line>
<line> de </line>
<line> agente operador *m organ*smos de m*n*toramento da integrida*e e*portiv*, </line>
</par>
<par>
<line> além de *er, no m*n*mo, um </line>
<line> só**o brasileiro *etendo pe*o *enos </line>
<line> 20% d* capital </line>
<line> da pes*oa </line>
</par>
<par>
<line> jurídica (BRASIL, 202*). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, *eresina, v. 21, n. 6, **t. 8, p. 146-160, jun. *024 </line>
<line> www*.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Regulamentaçã* das *post*s *e Quo*a *ix* no Brasil e as Mu*anças Promovidas Pela Le* *4.7*0 de 2023 </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> Adem*is, o *exto normativ* da Lei *4.790 de *023 *stab*lece, no seu a*ti*o 8°, ações, </line>
<line> c*mp*rtament*s e proce*iment*s qu* precisam se* seg*idos, *o*o: atendimento aos </line>
</par>
<par>
<line> apostadores, </line>
<line> *revenção ao financia*ent* do terrorismo, </line>
<line> *revenção aos transtornos *e j*go </line>
</par>
<par>
<line> patológico e preve*ção à manipulação d* resultados (BRASI*, 2*23). Nesse sent*do, *ificulta </line>
</par>
<par>
<line> a pr*ti*a </line>
<line> de crimes li*a*os *s ap*s**s e*portiv*s e pr*movendo mais segurança aos </line>
</par>
<par>
<line> ap*st*dores. </line>
</par>
<par>
<line> Cab* de*tacar ainda, no que s* **f**e ao p*o*edimen*o d* autor*zaçã* presente na L** </line>
<line> 14,*90 ** 20*3, artigo 9, que * perm*ss*o para *tuação das casas de a*ostas de q*ota fixa será </line>
<line> c*ncedida somente a*ós todo p*oce*so a*ministrativo, podendo ser requerida a *ualquer </line>
<line> tempo (BRASIL, 2023). </line>
<line> 3.4 Pro*biçã* d* Jogos </line>
<line> A Regu*amenta*ão das *ets e*pecifica e* *eu texto normativo, de *orma clara, que* </line>
<line> não pode *postar. Diante do êx*do, o Art. 26, da Lei 14 790 destac* os menor*s *e *8 anos, </line>
</par>
<par>
<line> pess*as e*volv*das diretam*nte nas op*r*ções dos jogos, age*tes públicos *igado* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> fiscalização *as ati*id*d*s, p*sso** q** têm acesso ao si*tema informati*ado, pes*oas que </line>
<line> t*n**m influência no resultad* dos jogos, pessoa com Lud*patia, *lé* de outras imposições </line>
<line> dada pelo Ministério da Fazenda (BRA*I*, 2023). </line>
<line> Os pa*ágr*fos * e 2 do a*t*go *6 da Lei *4.790 de 2023 ainda refor*am q*e as </line>
</par>
<par>
<line> a**stas reali*adas *m di*erg*ncia com essas *ondições serão inv*l*das e que </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> restrições </line>
<line> ai n d * s e </line>
<line> estendem *os paren*e* *m linh* reta * colateral até o seg*ndo </line>
<line> g**u das </line>
</par>
<par>
<line> pes***s impedidas, *os p*oprietário* e dos cônjuges e com*anheiros das pessoas que *enham </line>
<line> influência n* r*sultado e das pessoas que *enham acesso ao *iste*a in*ormati*ado das apostas </line>
</par>
<par>
<line> *sportivas (BRASIL, 2023). Val* *e*s*l*ar </line>
<line> que essas *estr***es de*em ser co*unicad*s de </line>
</par>
<par>
<line> ma*eira *lara *m *ana*s de *omunicação e materiais informati**s. </line>
</par>
<par>
<line> 3.5 Publicidade e Propag**da </line>
</par>
<par>
<line> A publicidade e propaganda das apostas de quota fixa dev*m *bed*cer </line>
<line> às regras da </line>
</par>
<par>
<line> regulamentaç*o imposta pe*o Min*stéri* da **zenda, i*pelindo * aut*rre*ulação. Nes*e </line>
</par>
<par>
<line> c*ntexto, o </line>
<line> artig* *6 e </line>
<line> 17 </line>
<line> da Lei 14.79* de 2023 enfatiza </line>
<line> que as </line>
<line> atividad*s de divul*ação </line>
</par>
<par>
<line> deverão dispor de *viso* e ***ertências sobre os *alefíci*s das apo*tas espor*iv*s, campan*as </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, *. 21, n. 6, art. 8, p. 146-160, jun. 20*4 www4.*sanet.c*m.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. R. Sou*a, G. S. Gu*des, C. L. Pereira, T. B. *. Alves, M. I. Fe*t*sa </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> de conscient**ação e marketing </line>
<line> destinados a pessoa* *aio*es de 18 ano*, al** </line>
<line> de proibir </line>
</par>
<par>
<line> pu*licida**s que não detêm autorizaçã*, q** apresent* informaç*es inconsi*t*ntes sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possibilidade </line>
<line> de ganho, qu* possa ofender as crenças * trad*ções pes***is e q*e as apostas </line>
</par>
<par>
<line> possam colabora* para o *ucesso individual (BRASIL, 2023). </line>
<line> 3.6 In*egridade das apostas </line>
<line> *o que se r**ere à integridade da* apostas, os *rt*gos 19 e 20 da Lei 14.790 de 2023 </line>
</par>
<par>
<line> destacam, *m **u </line>
<line> corpo, </line>
<line> q*e </line>
<line> as emp*e**s de*erão adota* sist*mas de segurança </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transparê*cia na ex*cu**o d*s jogo*, em conformidade com o Minist*rio da Faze**a e *om a </line>
<line> Lei G*ral do Esporte, *alien*an*o ainda qu* s*rão nulas *s *p*stas feita* com intuito de obter </line>
<line> va**age* e influenciar o resulta*o (B*asil, 2023). N**s* con**x*o, as p*lít*cas pú*l*cas </line>
</par>
<par>
<line> buscam </line>
<line> medidas </line>
<line> de </line>
<line> "[...] p*evenção </line>
<line> a </line>
<line> f*aud*s </line>
<line> * </line>
<line> lavagem d* dinh*iro, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> finan*iamento d* terrorismo, </line>
<line> * </line>
<line> pr*liferação de armas de destr*ição </line>
<line> em </line>
<line> m**sa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> manipulaç*o *e apostas, práticas de a*endimen** aos jogadores e *ncentivo ao jogo </line>
<line> responsável" (GOV.B*, 2024, text* digit**). Vale sal*entar q*e os p*ê**os podem ser reti*os </line>
<line> em *aso *e in*estigação p*r *a*ipulação e corrupç*o de ev**t*s esportivos. </line>
<line> 3.7 A Importância da Regulamentação da* Apostas de *uot* Fixa </line>
<line> A lei nº 14.7*0 *e 20** tr*u*e para * atualidade mudanças bené*icas com vantagens </line>
<line> significat*vas pa*a um merca*o **u*nt* n* p*ís que necessitava de re**lam*ntaçã*, dentre a* </line>
</par>
<par>
<line> quais se po*e desta*ar seg*rança e transp*rência para os apostador*s e </line>
<line> para a *ocied*de em </line>
</par>
<par>
<line> geral, com ênf*se para: segur*nça pa*a *s apos*ado***, proteção aos c*nsumidores, *stímulo à </line>
</par>
<par>
<line> e*onomia, </line>
<line> integridade *os event*s esport*vos e criação de um *mbiente regulamentado </line>
</par>
<par>
<line> (*RAS*L, 2023). </line>
<line> As regr*s con*idas na le* qu* re*ul*mentou as apostas de quota f*xa intr*duzem </line>
<line> para*igmas ri*orosos para *tuação das c*sas de apostas, assegur*ndo que apenas i*stit*ições </line>
<line> séri*s e de respons*bilid*de at*em no país, r**uzind* considera*elmente *s r**cos de </line>
</par>
<par>
<line> e*quemas e*portivos * </line>
<line> golpes, como alt**ação </line>
<line> de resultado </line>
<line> e </line>
<line> l**agem de dinheiro, </line>
</par>
<par>
<line> proporcionand* segu*idade à* pessoas *ue usuf*ue* *esse c*mércio (ESTAD* D* MI*AS, </line>
<line> **23). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 6, *rt. 8, p. 146-*60, jun. 20*4 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Regulamentação das Apostas de Quo*a Fixa no **asil e as Mudanças *ro*ovidas Pel* Lei 14.79* de 2023 </line>
<line> *57 </line>
</par>
<par>
<line> Co*vém salientar q*e a L** 14.79* de 2*23, *m seu **tigo </line>
<line> 27, enfatiza que s** </line>
</par>
<par>
<line> garantidas às pessoas *ue dispõe* das a**stas *e quota **xa t*dos as prerrogativas </line>
<line> esta**lecidas pelo Cód*go d* Def*sa d* Consumidor (BRASIL, 2023). Dessa forma, * </line>
<line> proteção d** apostadore* é fort**ec*da, *** vez que seu* dir*itos estão resguar*a*os pelo </line>
<line> Código do Con**mid*r e se**o supe*vision*d*s pelo Ministério da Fazend*, *ue a*ua como </line>
<line> obstáculo à prática de crim** li*ad*s às ap*stas *e *uo** fixa. </line>
<line> A reg*la*ent*ção da* ap*stas de qu*t* fixa é *e gra*de relevância **cional, um* vez </line>
<line> que oca*iona cresc*mento substa*cial na *conomia do paí*, co*o ex*ansão do mercado de </line>
<line> tra*alho, incent**o ao turismo e e***mulo ao desenvolvi*ento (MEN*ZES, 2023). </line>
<line> O text* *ormativo *u* r*g*lament*u *s apost*s *e quot* fixa *mplementou regra* </line>
<line> cla**s para *s apostadore* e organização esportivas. Em a*diência pública realiz*da *m 22 de </line>
</par>
<par>
<line> maio de 2019, </line>
<line> Ti*go Horta **rbos*, *iretor de Des*nvolvime*to E*presar*al da </line>
</par>
<par>
<line> Sportra*ar, r*ssal**u *ue: </line>
</par>
<par>
<line> A regu*ame*taçã* das apostas é e*sencial para a integridade d*s co*peti*ões, par* a </line>
</par>
<par>
<line> integridade </line>
<line> d*s esporte*. Deixa* o mercado f*ncionar de **rm* i*regu*ar é </line>
</par>
<par>
<line> imens*m*nte *ociv* e traz ri*c* imens*s. A f*scalização do mercado *em que es*ar a </line>
<line> cargo das autor*dades púb*i*as, mas também das **tid*des *sportivas. * ess*ncial. </line>
<line> *ão fazer isso é ma*ar a galinha dos ovos de ouro. O me*cado de apostas é s*lutar </line>
<line> para economia, é positivo, mas tem que ser tra*ado c*m os dev*dos cuidados (*MB, </line>
<line> *019, texto digital). </line>
<line> D*ante d* exposto, ressalta-se qu* * regu*amentação é de g*ande importân*i* para a </line>
<line> i*tegridade do espo*te, d*sde que as regras i*troduz*das na lei 14.790 de 2023, que limitam * </line>
<line> atuação das c***s de apost*s e d*s apostador*s seja fiscalizada p*l* *inisté*io da F**enda e </line>
<line> en*idades es*orti**s. Ne*se contex*o, M**tins (2023) destaca que * comé*cio, quando </line>
<line> regulamen*ado, torn*-se mais *ces*ível a busca por dire**os *m âmbito jurídico, além de </line>
</par>
<par>
<line> contribuir para o controle combate às f*audes, assim co*o impede a atuação e </line>
<line> das *asas de </line>
</par>
<par>
<line> apo*tas que não aten*ere* às *xigências d* lei e, consequentemente, gerando um ambiente </line>
<line> ín*egro e que promove segurança aos se** clientes. </line>
<line> 4 CON**DER**ÕE* FINAIS </line>
<line> *ode se concluir q*e a *egul**en*ação das ap*stas de q**ta fi*a de*-s* a*rav*s d* um </line>
<line> com*rc*o *ue já e*istia no exterior e que crescia ex*onencialme*te no Br*sil. Contudo, *or </line>
<line> não se e*quadrar na modalidade de jog*s d* azar restring*dos *ela *e*is**ção bras*le*ra e com </line>
<line> gr*nde atu*ção no te*ritório naci*nal, foi s*ncionad* p*lo president* Michel Temer, em *018, </line>
<line> Re*. *SA, Teresin* PI, v. 21, n. *, art. 8, p. 146-160, jun. 2024 www4.*s*n*t.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. *. Sousa, G. S. Guedes, C. L. P**ei*a, T. B. M. A*ve*, M. *. Feitosa </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> o dec*et* lei qu* *egal*zo* as apos*as esportiv*s, ne**ssitando, contudo, *e regulament*ção, </line>
<line> p*oce**o que se deu d* 2018 até *9 *e d*zembro d* 20*3, *uando f*i sancio*ada a Le* 14.7*0 </line>
<line> que re*ulamentou as apostas de quota fix*. </line>
<line> Ana*isando os p*ntos *bo*d*dos, pod*-s* di*er qu* a regu*amentação das apostas de </line>
<line> quota fixa no Brasil é um ponto impo*t*nte, te*do em vis*a um mercado *bscuro q*e não </line>
<line> proporcionava seguranç* *urídic* e que cr*sce a cada d**. </line>
</par>
<par>
<line> * p*squisa *ostra em seu *orpo </line>
<line> q*e as regras tra*idas pela *ei 14.790 </line>
<line> de 2023 </line>
</par>
<par>
<line> promo*em benefí*i*s significativos para o p*ís, tais com* cres*imento da economia por pa*te </line>
</par>
<par>
<line> da *rib*ta*ão e da geração </line>
<line> de </line>
<line> emprego e segurança </line>
<line> jurí*ica para ** ca*as de aposta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apo*tador*s, pois terã* liber*a*e de atuação em aten*imen*o às norm*s imp*sta*. Ressalta-se, </line>
</par>
<par>
<line> ai**a, qu* es*as r*gras p*opor*io*am m*ior i*tegridade aos evento* *sportivos e </line>
<line> proteção </line>
</par>
<par>
<line> *ontra *anip*lação de re**ltado, la*age* d* *inhe*ro e finan*i*m**to de t*rror**mo. </line>
</par>
<par>
<line> P*rta*to, conclui-se que * poder leg*slativ* d*u um pas*o de *rande im*o*tância para </line>
<line> * *aís ao apr*v*r a *egu*amentação das apostas espor*i*as. *o e*tanto, *sse comé*cio *equer </line>
<line> uma atençã* especia* nos próx*mos anos, pois, *evid* se* uma prática aind* pouco explorada </line>
<line> d* *ont* de vista criminal, deverá te* su* *egul*mentação atualizada fre*uen**mente até que </line>
<line> se re*trinjam ao máxim* os atos ilícit*s que podem *corre* nesse **tor. </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
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<line> (d1wqtxts1xzle7.c*oudfro*t.ne*). Ac**s* em: </line>
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<line> BRASI*. D*creto-lei nº 5.089 de </line>
<line> 15 de dezembro de 1942. Dispõe sobre a aplicação </line>
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<line> Oficial </line>
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<line> Regula*entação *as Ap**tas de Quot* Fixa n* Brasil e *s Mud*nç*s Pro*ovid*s Pela Lei 1*.790 de </line>
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<line> M. J. R. Sousa </line>
<line> G. S. G*e*es </line>
<line> C. L. Pereira </line>
<line> T. B. M. **ve* </line>
<line> M. *. Feitos* </line>
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<line> 1) c*n*epção e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) an*lise e interpre**ç*o do* *a*os. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<par>
<line> 3) elab*ração d* *ascunho ou na revisão cr*tica do conte*do. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<par>
<line> 4) participação na aprova*ão da vers*o f*nal do manus*ri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. F*A, Tere*ina, v. 21, n. 6, art. 8, p. 146-16*, jun. *024 </line>
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