<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 10, art. 3, p. 45-62, ou*. 2*24 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.*1.10.3 </line>
</par>
<par>
<line> Ap*endizado Contínuo ao Longo da Vi*a: *eus Benef*ci*s e Opo**unidades de Cr**cimento </line>
<line> Con*inuous Life*ong L*a*ning: Its B*nefits and Gr**th Op*ortuniti*s </line>
</par>
<par>
<line> Jo*é Carl*s *lves de *reitas </line>
<line> Mestre em Adm*ni*tração e Desenv***imento Em*resarial pela U*iversida*e Estácio de *á </line>
<line> Professor da Un*ve*sidade Estácio *e Sá </line>
<line> E-mail: *oc*alfreit**@gmail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: José *a**os Alves *e Freitas </line>
<line> Editor-*h*fe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonn* </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Centro Empre*ari*l Barra Shopp*ng - A*. da* Amér*cas, </line>
<line> Rodri*ue* </line>
</par>
<par>
<line> 4.*00 - Bloco 1*, Bar*a da Tijuca CEP: *2640-102, Rio </line>
</par>
<par>
<line> de Janeiro/RJ, Brasi*. </line>
<line> Artigo recebid* e* 2*/0*/20*4. Últ*ma </line>
<line> v**são </line>
</par>
<par>
<line> recebida em 1*/0*/2024. *provado em *6/06/2024. </line>
</par>
<par>
<line> **a*iado pelo sistema Tripl* Revie*: D*sk Review *) </line>
<line> *e*o Ed*tor-Chef*; e b) Double B**nd Revie* </line>
<line> (avalia*ão cega po* dois *valiador*s da área). </line>
<line> *evisã*: Gramatic**, Normativ* e de Formataçã* </line>
</par>
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<par>
<line> J. C. A. *r*itas </line>
<line> 46 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Em um m*n*o em con*tante m**ança, a*render se torna uma ne*essid**e, não uma opção. </line>
</par>
<par>
<line> Mas como ga*antir qu* estamos preparados para *s </line>
<line> nova* r*alidades? *erá que o q*e </line>
</par>
<par>
<line> ap*e*dem*s na escola e n* trabalho é suficient*? O aprendi*ado *o *ongo d* vida (Lifelong </line>
<line> Learn*ng) surge co*o r**posta a *sses d*safio*. A*ravé* da busca autônoma *or </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento, </line>
<line> vam*s </line>
<line> além da sala de </line>
<line> a*l* * de*cobrimos *ovas possib*lid*des. Este art*go </line>
</par>
<par>
<line> analisa *omo a pesquisa explicativa e * an*li*e bibliográfica podem ajuda* na com*ree*são do </line>
<line> aprendizado ao long* da vida, ide*tif*cando obs*áculos e promovendo descober*as pessoa**. </line>
</par>
<par>
<line> Mas </line>
<line> por </line>
<line> que algumas pessoas pa*a* *e a*render? O **tud* do *i**long Lear*ing bu*ca </line>
</par>
<par>
<line> enten*er essa ques*ã* e incen*ivar a retomada do aprend*z*d*. </line>
</par>
<par>
<line> Curiosidad*, motivação e ada*t**i*i**de são </line>
<line> essenc*ais para aplicar o *on*ecim*nto </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pr*tica e se d*stacar *m um mercado em constante transformaç**. Investir tempo * esforço no </line>
<line> aprendizado é *u*damenta* para o des*n*o*vimento pessoal e profission*l. É a chav* p*ra um </line>
<line> futuro promiss*r em um m*n*o em constante evolução. C*m is*o, desenvol*er*mos cada ve* </line>
<line> mais a habi*idade d* a*te**par * p*e**r uma no*a on*a. * *doç*o de*s* prát*ca é d*safiadora, </line>
<line> *a* *erá mui*o grat*ficant*. </line>
<line> *a*avras-chav*: Lifelong learning. Apren*izado contínuo. Dados. Informação. C*nhecimento. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> In an e*er-changing world, learning becom*s a nec*ssity, not an option. Bu* how to ens*re </line>
<line> t*at we a*e *repa*ed for the new realitie*? *s wh*t we learn a* school and at *ork enough? </line>
<line> Lifelong Learning emerges ** a response to thes* challenges. Through *he aut*nomous search </line>
</par>
<par>
<line> for *nowledge, we go beyond the clas*room </line>
<line> an* dis*over new possibilitie*. This ar*icle </line>
</par>
<par>
<line> analy*es how expl*nato*y res*arch a*d bibliographic analy*is can help underst*nd *ifelong </line>
<line> lear*ing, identifying obs*acles and pr*moting person*l discoveries. *ut because some peo**e </line>
<line> stop learni*g? The Lifelon* Learning study seeks *o *nders*a*d this issue and encou*age the </line>
<line> re*umption of learni*g. </line>
<line> Cu*i**ity, motivation *nd ada*tability *re esse*tial to apply knowledg* in *r*cti*e and stan* </line>
</par>
<par>
<line> out in a constant*y </line>
<line> c*angi*g market. Inv*st*ng </line>
<line> ti*e and eff*rt *n learning </line>
<line> is es**ntial fo* </line>
</par>
<par>
<line> *ersonal and pr*f*ssional de*elo*me**. It is the key to a p*o*ising future </line>
<line> in constant*y a </line>
</par>
<par>
<line> evolving *orld. With thi*, we will i*creasingl* de*elo* the ab*lity to antic*pate a*d predict a </line>
<line> new wave. *dopt*ng *his *ractice is c*alleng*ng, bu* i* will be very *e*ar*i*g. </line>
<line> Key*ord: Lifel*ng learni*g. Conti*uous lear*ing. Data. Information. K*owledge. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina, v. 21, n.10, art. 3, p. 45-62, o**. 2024 </line>
<line> www4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aprendizado Contínuo ao Lo*go da Vida: S*us Ben**íc*os e Oportunid*des de C***cimen*o </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Um dos gran*es de*a*ios do m*n*o c*nte*porâ*e* é provocar e conscientizar sobr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância ** aprendizado con*ínuo. Mais do *ue s*mples**n*e parar </line>
<line> de a*render ap*s </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> término de um *ic*o de estudos, retornar ou co*tin*ar o </line>
<line> apr*ndizado é um *ema que pod* </line>
</par>
<par>
<line> *ransfo*mar a for*a de pe*sar e encarar o mundo de uma mane*ra dif**ente. </line>
</par>
<par>
<line> Neste a*tigo, i*e*** a*o*dar b*n*fício*, causas e con*equ*nc**s em se adot*r ou </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> práticas para essa cria*ão *e h*bitos </line>
<line> de aprendizado. Perceb*remos que a a*rendizagem </line>
</par>
<par>
<line> contínua *s*á p*ese*te em nossa* vi*as d*s** que </line>
<line> nascemos. O *o*to crucial é: por que </line>
</par>
<par>
<line> p*ramos e não damos con*in*i*ade a al*o qu* começou a* *as*e*mos? </line>
<line> A expre*s*o "lifelong learni*g" ou "*****dizage* ao longo da vida", em port*guês, não </line>
<line> se originou de uma única pesso*, *as surgiu c**o *m conce*to ao lon*o d* tem*o, **ldado </line>
</par>
<par>
<line> *o* divers** pensadore* e educadores. A partir *o século XX, **sa *d*ia g*nhou força, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> medid* que a impo*tânc*a da educaçã* *ontínua se t*rnou eviden*e em divers*s ár*as, *e*de * </line>
<line> educação forma* *t* o desenvolvim*n** profis*iona* e o a*rendiz*do in**v*dual. </line>
<line> Um dos **imeir** e mais influentes de*ensore* da *prendiza*em ao longo da vi*a foi o </line>
</par>
<par>
<line> educ*dor filósof* a*er*can* John Dew*y1 (18*9-1952), que enf**i**u a impo*tância da e </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o </line>
<line> cont*nua * da adaptaç*o às mu*a*ça* *a soc*edade moderna. Suas id*ias *iveram </line>
</par>
<par>
<line> um impa*t* pro*undo ** educação e* todo o **ndo, i**pirando *o*im*n*os como a Escola </line>
<line> Nova *o Brasil2. Seus li**o*, como "*em*cra*ia * Educação" e "E*pe*iê*cia e E*uca***", </line>
<line> ainda sã* leitura ob*iga*ória para educadores e estudantes. </line>
<line> Além disso, o*gani*ações internacionais como a *NESCO (Organização da* Nações </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Unidas para a E*ucação, a *iência e a Cultura) </row>
</column>
<column>
<row> * tê* *romovi*o *tivam*nte a id*ia de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> "lif*lo*g </line>
<line> *e*rnin*" desde a s*gun*a *etad* </line>
<line> do século XX. Defe*dido pelo pens*dor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **onom**t* Jac**es Delo*s, * lifelo*g learning possu* qu*tro *il*res: 1) *pr*nder a conhecer; </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> John Dewey (1859-*952) **i *m filósofo, psic*l*go e educa**r norte-american*, considerad* um dos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> pensador** mais in*lu*n*es do *éculo X*. Fo* o *riador *a chamada Escola N*va. Acre**tava na **ucaç*o pela </line>
</par>
<par>
<line> ação * c*iticava *ducação tr*dicional, * in*electual*smo e a me*oriz*ç*o. *le prega*a uma educa*ão qu* a </line>
<line> propiciasse à criança condi*ões de resol*er *or s* pró*ria seus p*oblem*s. Par* ele, a experiência pessoal era </line>
<line> fund*m*ntal. Ele acre*itava que a educa*ão dev**ia se* mais do que memo*iza*ão de f**os, mas sim uma </line>
</par>
<par>
<line> opor*uni*ade par* *esenvolver * pensament* crítico, a reso*u*ão </line>
<line> de proble*as e *s </line>
<line> **bilidad*s sociais dos </line>
</par>
<par>
<line> estu*antes. </line>
</par>
<par>
<line> 2 A co*cepç*o E*col* Nova está rel*cio**da a* conjunto de ide*as e a re*liza*ões vo*t**as para a renovação da </line>
<line> mentalidade dos educ*dores e da* prática* peda*ógicas. Co*t*do, a*reditamo* que est* co*cepç** se c*nsolidou </line>
<line> en*re os *du**dores *o*ente nos a*os *930. Segundo os escolanovistas, a educação tra**c*onal se ac*a*a </line>
</par>
<par>
<line> cen*rada no professor n* transmissão *o con*e*ime**o. * mestre detinha * *ab*r e a autor**a*e, d*r*gia e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*ces*o, *, ain*a mai*, se apres*ntava </line>
<line> *omo </line>
<line> um modelo a seguir. </line>
<line> *a escola renov*da, porém, * aluno é o </line>
</par>
<par>
<line> cent*o. (retirad* da Revis*a da UNI**MP: https://www.fe.u*ica*p.br/pf-fe/pu*licacao/4901/art*0_22.pdf </line>
<line> 3 UNE*CO: Pro**tora ativa da "lifelong learning" desde a segunda metade ** sécu*o XX. </line>
<line> *ev. F*A, Teresina PI, v. 21, n. 10, art. 3, p. 45-*2, out. 2*24 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. A. Fre*tas </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> 2) *pre*der * fazer; 3) A*render a convive* * 3) Apr***er a ser. *s pilares pod** se* </line>
<line> definidos d* seguinte fo*ma: </line>
<line> Aprender a co*hecer: envolve e*tar aberto * dife*entes saberes, *ndepende*te d* área </line>
<line> de atua*ão. Tem como *remissa conhec*r com mai* pro*undidade os assunto* estuda*os, **m </line>
</par>
<par>
<line> c*mo sua a*li*ação em siste*a - su* conexão com temas d**erentes ou mesmo com *s </line>
<line> q* e </line>
</par>
<par>
<line> são correlatos. </line>
</par>
<par>
<line> Aprend*r faze*do: essen*ia*, sobretudo, par* o e*sino de adultos, ele requer a uniã* </line>
<line> de teo*ia (o* p*lo me**s uma b*s* ou *undamento) c** a prática, a fim de acel*ra* e </line>
<line> melhorar a aprendiz*g*m. </line>
</par>
<par>
<line> Aprender conviver: t** a *e* com outra* *oft Sk*lls4, tais como * re*olução d* a </line>
<line> problema* comp*exos, resiliência, colaboração e trabalho em equipe. Pod* se* resu*ido co*o </line>
<line> *aber con*iv*r com pessoas de di*erente* *erfis e adaptar-s* a *mbien*es distintos, *e forma </line>
<line> ráp*da e se* preconc*itos. </line>
</par>
<par>
<line> Aprender a se*: env*l*e o *esenvolvim*n*o </line>
<line> do i ndi *í duo </line>
<line> como profission*l e </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> pessoa. Ao pratic*r t*l So*t S*ill, ele se t*rna um cid*dão m*is esclarecido e autô*omo, *ão </line>
<line> apenas no concei*o s*cial, mas d*se*volve seu próprio método d* apren*izado </line>
<line> (autoconhecimento e autodid*tismo). </line>
<line> Ao longo *e*te *rtigo, demonstra*em*s que o con*ei*o lifelong lea*ners * * c**inho </line>
<line> mais promissor para no* mantermos rele*antes e ativos, utilizando o apr*nd*zado con*ínuo </line>
</par>
<par>
<line> como uma habilidade capaz d* </line>
<line> transf*rma* a vida </line>
<line> d** pes*oas. Fare*o* sua int*od*ção, </line>
</par>
<par>
<line> *bordando a </line>
<line> *onstru*ã* ao *ong* de nossa vida. Iss* fornecerá info*mações sobre </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> percorr*m*s es*a jorna*a. </line>
<line> 2 R*FERE*CIAL TEÓ*ICO </line>
<line> 2.1 Co*e*a de dados </line>
<line> Quando criança, aprend*mo* a*s po*cos a juntar dad*s, transformá-*os *m *nf*rma*ões </line>
<line> *, *tr*vés de uma *omb*nação de desenvolv*mento cognitivo, linguí**ico e soci*l, </line>
<line> comunicamos *om n***os pais o* pe*soas que naquele mo*ento in*eragem con*sco. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Sof* Sk*ll: São h*bili*ades sociocompor*amentais, ligadas di*etamen*e às ap*idões mentais de um ca*didato e à </row>
</column>
</par>
<par>
<line> capacidade de lida* positiva*ente com fatores e*ocionais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*res*na, v. *1, n.10, art. 3, p. **-62, out. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ap*endizado C**tín*o ao Long* da Vida: Seu* Be*efício* e Oport*nidades de Crescime*to </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> Desde cedo, *prend*m** a c*let*r dad** sensoriais5 do q*e ac**tece ao nosso redor, </line>
<line> classificando-os *omo sons, cheiros, to*ues, gestos e *isões. Obse*vamos os gest*s *ue </line>
</par>
<par>
<line> acompa*ham a* *alavr*s *, </line>
<line> aos po*cos, associamos esses ge*t*s *** *bjet*s que referem. A </line>
</par>
<par>
<line> part*r dessa *ol*ta de dados, o cérebr* da cr*a*ça começa a processá-los, f*ca*do sua at*nç** </line>
</par>
<par>
<line> e se*do influenciado pela vo* e </line>
<line> pel*s *estos das pessoas. Ess*s </line>
<line> proc*ssam*ntos cognit*v*s </line>
</par>
<par>
<line> p**mite* à cr*ança armazenar </line>
<line> informações na memóri* e con*truir seu mod*lo men*al, </line>
</par>
<par>
<line> associando **la*ras como "mãe" e "p*i" com a presença *essas figuras, unindo </line>
</par>
<par>
<line> const*ntem**te </line>
<line> o significado das figuras *a*ern* e mate*na. Aos poucos, esses dado* </line>
</par>
<par>
<line> sensoria*s coletados são tra**formados e* informações significativas que pod*mos chamar de </line>
<line> encadeament*6. Esse encadeamento se a*plia e se generaliza, e a *rianç* aplica o que </line>
</par>
<par>
<line> a*r*n*** a no*as o*orrênci*s, categorizando-as em objetos e ações ou em </line>
<line> grupo, c*mo </line>
</par>
<par>
<line> *limentos e brinquedos. </line>
</par>
<par>
<line> *.2 D*dos </line>
</par>
<par>
<line> Os dados são observações **gistra*** *u *esult*d*s de *edições. Eles **rnecem a b*se </line>
</par>
<par>
<line> para * obtenç*o d* informações v*liosas. A </line>
<line> coleta de dados *ode oc*rr*r </line>
<line> por meio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dife*entes mé*o*os, inc*uindo a percepç*o sensorial7, </line>
<line> como visão e audição, que *bord*mos </line>
</par>
<par>
<line> n* tópic* 2.1. E*ses dados, qu*ndo anal*sa*os e interpretados, p*dem ser transformados em </line>
<line> *nfo**ações que ir*o au*ilia* na *o*a*a de *e*isões e no ent*ndimento de d**ermin*das </line>
</par>
<par>
<line> **tuações. Sua </line>
<line> *isponibi*idade e sua qual*dade sã* cruci*is para o desenvolvimento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c**heciment*s prec*sos e rel*vant*s. </line>
<line> *.3 Informação </line>
<line> Quando tratamo* de ***ormação, podemos con*eituá-la como "um conj*n*o de dado* </line>
<line> organi*ados q*e ** co*stituem *omo ref*rências sobr* um de***minado *ato ou fenômeno". </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Os *ados sen*oriais são info*maçõe* q** nosso sistema ne*voso c*n*ral recebe atra*és dos s*ntidos: vi*ão, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> audição, olfato, *aladar e tato. Estes dados sã* cruciais para a nossa inter*ção com o ambien*e e para * execuç*o </line>
<line> de *arefas cotidi*nas. </line>
<line> 6 * e*cadeame*to, no contexto de vári*s *reas de *stud* e a*licação, refere-s* ao processo de cone*tar </line>
<line> el*mentos d* um* sequência ou série de m*neira ló*ica e *o*tínua. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> A *ercep*ão s*nsorial é o processo pe*o *ua* o cérebro </row>
</column>
<column>
<row> *nter*reta e *rganiza informações rec*bi*as pelos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> sen*i*os, pe*mitind*-no* com*reender e interagi* com o mundo ao noss* redor. Este pro*esso é fundament*l </line>
<line> para a nossa s*b*evivência e qua*idade de vid*, poi* nos ajuda a *etec**r perigos, encontrar alim*ntos, comun*car </line>
<line> e e**lora* nosso ambient*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 10, art. 3, p. 45-62, out. 2024 www*.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. A. Freitas </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> (ARAUJO p.15). E é através dess** inf**mações que resolvemos *ro**emas * tomamos </line>
<line> decisões, pois seu uso racional é a base do conhecimento. </line>
<line> Segu*do *o*an (2*07, p. 87), "na socie*a*e da infor*açã*, todos estamos </line>
<line> reaprendendo a con*ecer, a comunicar-nos, a ensinar * a apre*d*r; * integrar o *um*no e o </line>
<line> tecnológico; a *ntegrar o in**vidual, o *r*pal e o soci*l". </line>
<line> Seg**do Moody e Walsh (1999, *.5*), o valor da informação se f*rma *om base em </line>
<line> sete (7) leis: </line>
<line> 1ª Lei: * info*mação é *ompart*lhada. </line>
<line> 2ª Lei: O valor da informação aumenta com a precisão. </line>
<line> 3ª Lei: A infor*ação é perecível. </line>
<line> 4ª *ei: O val*r d* infor*a**o a*men*a com a precisão. </line>
<line> 5ª Lei: O valor da in*orma*ão aumenta *uan*o h* c*mbinação de informações. </line>
<line> 6ª L*i: Ma*s *nf*rmaç**s n*o é necessari*ment* *elhor. </line>
<line> 7* Lei: A inf*rm*ção se *ultiplica. </line>
<line> Unindo as Le*s **ima, apresentada* por *oody e Wals* (1999), podemos afirmar que: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *. </row>
<row> b. </row>
<row> c. </row>
<row> *. </row>
<row> e. </row>
</column>
<column>
<row> E*a pode ser disseminada * utilizad* por divers*s pessoas simultaneamente. </row>
<row> Qua*to ma*s info*maç*o é utilizada, **s valios* ela *e torna. </row>
<row> Sua uti*idade e relevân*ia podem dimi*uir com * tempo. </row>
<row> Qu**to mais pr*cisas essas informa*ões, m*is *a*or po*su*m. </row>
<row> A integração de d*ferent** info*mações **de gerar mais va*or. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> Qua*ti*ade n*o </line>
<line> eq*iva*e a qualid*de; </line>
<line> o *xcesso de info*maç*es pode ser </line>
<line> con*ra*roducente. </line>
</par>
<par>
<line> g. </line>
<line> A cr*ação e a di*seminação de *n*ormações tend*m a gerar mais infor*ações. </line>
<line> *eparamo-nos con*tantemente com uma s**ie de in*orma**es bombard*adas *m no*sa </line>
</par>
<par>
<line> dir*ção. Nosso c*reb*o re*ebe, analisa, decodif*c*, res*rin**, deci*e e *nte*naliza ape*as o *ue </line>
<line> cha** a aten*ão. Assim, ret*mos o q*e é ne*e**ário ou relevant* **ra no*sas neces**dades e </line>
<line> des*jos. Com o advento da *ntern*t, a*i*idades *o** fazer com*ras, troca* mensagens *om o </line>
</par>
<par>
<line> outro lado do </line>
<line> planeta, est*dar e p*squisar s* *ornar*m c*muns no nosso </line>
<line> cotid*ano. M*itas </line>
</par>
<par>
<line> *ezes, realiza*os *ssas tarefas de fo*ma automática, com* *rocar a marcha de um *utomóve*. </line>
<line> Tivem*s que nos a*aptar a essas in*vações muitas v**es disruptiva*8 e pa*s**os a *i*e* *m </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> A* ino***ões disruptivas *ão transformações tecn**ógicas ou de mer*ado que alter*m signifi*ativam*nte a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> maneir* como indústrias ou socie*ades funcion**. Introduzidas por Clay*on Christensen no livro "T*e </line>
<line> In**vator's *ilemma," essas inovaç*es geralmente começam c*mo soluções sim*les *ara nec*ssidades não </line>
</par>
<par>
<line> at*n**das de um mer*ado específico, mas ev*ntualmente evoluem </line>
<line> para substituir tecnologia* o* práticas </line>
</par>
<par>
<line> estab*lecidas. </line>
<line> Exem**o *e I*ovaç**s Disruptivas: Intern*t e *omunicação Digital: A Inte*net r*volucionou </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 21, n.10, art. 3, p. 45-62, out. 20*4 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.*r/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apren*izado Contín** ao Lon** d* Vida: Seus Ben*fícios e Oportunidades d* C*esc*mento </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> uma Sociedade de Informações9. *ão i*aginá*amos *á pouc** a*os que estaríamos alterando </line>
<line> através d*s*as inform*ções v*l*res soci*i*, econômic*s e culturai*. </line>
<line> Qual níve* de conseq*ências trará à socied*de, a** **íses, às e*presas, às pes*oas? </line>
<line> * es*rutura física do pass*do, usa**o cabos e outros meios físico*, é aos poucos </line>
<line> substituída **r uma re*e sem fi*, *a* n*vens10, forma*do estra*as, inf*v*as * s*pervias. **so </line>
</par>
<par>
<line> nos levou a um* co*ectivid*de internacional. E, em curto e*paç* de tem*o, * In*ernet </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> dissemi*o* por pratic*mente todo o m**do. Com e*sa rapid**, *m sua dissemi*a**o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a**rên*ia por parte da So*ie*ade, sua util*zação se torna *m fator estratégico para </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> *mpresa* e *s pa*se*. Esse ponto alcança uma dimen*ão político-econômica que se tor*a </line>
<line> *nfluenci*dora para a *scolha de regi*es para empr**ndimentos e neg*cios. Além disso, e*sa </line>
<line> *nfor*ação possui uma dimensão soci*l, *ois promove a integração e reduz a dist*ncia e*tre </line>
<line> os países. </line>
<line> 2.* C**hecimento </line>
<line> Exi*te* carac**r*sticas di*tintas e*tre a Socie*ade Ind**tri*l*1 e a Sociedad* </line>
<line> Con*em*orânea12. Vivemos e* *ma sociedade pred*minantemente te*nológica, cuj* tempo e </line>
<line> *sp*ço sofreram *rans*ormações releva*te*. E isso nos remete ao precurso* desse d*scurso: </line>
<line> Peter Senge, que trouxe em 1990 a dissem*na*ão *o conceito das organizações que </line>
<line> aprendem1*. (Senge, 1990, *earnin* *rganizations). </line>
<line> comunicaçã*, a m*neira como ace*s*mos i*fo*mações e r*alizam*s negócios. Se*v*ços como e-**il, re*es </line>
</par>
<par>
<line> sociais * plataform*s *e comé*cio *letrônico mudar*m fundamen*almente for*a co*o nos comunicamos a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compramos. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 9 A Socied*de d* Informação é caracterizada pela predominâ*cia da cri*ç*o, </row>
</column>
<column>
<row> distri*u*ção e man*pulação de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> in*ormações c**o princi*a*s ati*idades econô*icas e cultur*is. Nesta *ociedade, a tecnologia da in*ormação e </line>
</par>
<par>
<line> comunic*ção (*IC) *esempenha </line>
<line> um papel c*ucial, t*an*fo*ma*do como as pessoas trabalham, *e *om*nicam e </line>
</par>
<par>
<line> a*essam conhecimento. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 10 *ant*r os *a*os </row>
</column>
<column>
<row> na nuvem re*er*-se ao arm*zename**o e geren*i*mento de inf*rmações em servidore* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *emotos aces*íveis pela int*rnet. I*so p*rmite o armazenamento seg*r*, escal*vel * acessível de d*dos, </line>
<line> *acilitando o *cesso ** qua*q*** luga* e a q*a*quer *omento. A nuvem ofe*ece va*tagens como backup </line>
</par>
<par>
<line> automático, compartilha*ento </line>
<line> *ác*l de arquivos e c*labora*ão em te*po r*al, *endo amplamente uti*izada *or </line>
</par>
<par>
<line> empresas e indivíduos para gerencia* grandes volumes de informaçõe* de fo**a eficiente. </line>
<line> 11 A Sociedade Indu*trial refere-se a um período histórico e social marc*do pela predom*nânci* da p*oduç** em </line>
<line> *arg* *scala, ut*lizando m*quinas e tecnologia para fabricar bens em grande quantid*de. Surgiu com * *evol*ção </line>
<line> Industria* no século XVIII e XIX, transforman*o econ**ias agrári*s em e*onomi** indu*triais. Esta era tro*xe </line>
<line> mudanças p*ofundas na organização do tra***ho, urbaniza**o, padrões de consumo e dese*v*lvime*to de nov*s </line>
<line> t*cnologias, como máquina* a vapor e linhas de produção. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 12 A so*iedade co*temp**ânea é caracter*zada pela interconectividade g*obal, </row>
</column>
<column>
<row> diver*idade cultural e av*nços </row>
</column>
</par>
<par>
<line> tecnológi*os **pidos. Este per*odo é marcado pelo uso *enera*izad* da int*rnet e das redes sociais, *a*ilitando a </line>
<line> comunicaç*o instantânea e o acesso à info*ma*ão. Além diss*, questõ*s como sustentabili*ad*, *ireitos h*ma*os </line>
<line> e iguald*de de g*nero têm sido foco de debat*s * mu*anças *oc*ais signifi*ativas. </line>
<line> 13 As organ**açõ*s *ue aprende*, con*orme descri*o por Peter Senge em se* liv*o "A Quinta Dis*iplin*", s*o </line>
</par>
<par>
<line> aquelas capazes de a*apt*r-se </line>
<line> continuamente e prospera* em am*ie*tes comp*exos dinâmi*os. Elas cultiv*m e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresina *I, v. *1, *. 10, ar*. 3, p. 45-62, out. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. A. *reitas </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> O que surgi* e foi reco*hecida n* d*cada de 70 c**o a Sociedade d* Informação, que </line>
</par>
<par>
<line> abo*damos no tó*ico **terior, a partir do avanço *as tecno**gias de co*u*ic*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> in*o*maç*o, quando aprend*mos que de toda informação podemos pro*uzi* conhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> Egoshi (2***, p.2) a*irma *ue: </line>
</par>
<par>
<line> "A gestão do co*h*ci*ento da era da Internet é algo novo, revolucion*r*o e sem </line>
<line> precedentes na histó*ia, porque é s*sten*ada *or uma tecnologia de info*maçõe* (TI) </line>
<line> al*ada às me*hores *ráticas e t*ori** de ge*tão. Sem *s*es *o*s alic*rces *ão ha*eria </line>
</par>
<par>
<line> a Gestão do Conhec**ento1* q*e tanto falam *or hoje a* </line>
<line> em dia, em ple*a era da </line>
</par>
<par>
<line> Int*rnet". </line>
</par>
<par>
<line> O conhecimento pode s*r class*fic*do em dua* categ*ri*s princip*is: tácito e expl*cito. </line>
<line> O conhecimento t*cito * aquele *ue as pessoas po*suem, mas que não está form*lmente </line>
<line> **cume*tad*. É adquirido atra**s da experiência pessoal e é mui*as vez*s *ifícil de </line>
<line> comunicar ou t**nsferir. Por o*tro lado, o conhecimento explícito é aquele *ue está </line>
</par>
<par>
<line> doc**entado, regist*ad* * disponível para </line>
<line> *onsulta (NONAK*; T*KE*CH*.*99*). É </line>
</par>
<par>
<line> fac*lme*te c*mparti*hado * </line>
<line> *ransmiti*o, *oi* está formaliz*do *m te*tos, manuais, b*ses </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dados e outros meio*. Compreende* a dist*nção e a </line>
<line> rela*ã* entre e*ses dois tipos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ecimento é fundamen*a* </line>
<line> para a g*stão efic*z do conhe*imen** em q*al*uer </line>
</par>
<par>
<line> *r**nização.15 </line>
</par>
<par>
<line> Peter D*ucker16 (1993, p.76) d*staca em seu l*vro que * conhecime**o é o mais </line>
<line> importante recur*o na n*va ec*nomia. </line>
<line> *pren*er não é simplesmen*e *bsorver info**ação, mas pe*ce*er que o que ac*nte*e </line>
<line> *ão é **r acas*, compreendendo que precisamos v*r o mundo não m*is de u*a *o*ma </line>
</par>
<par>
<line> fragmentada. *ntr**an*o, </line>
<line> habituamos a ver o mundo dessa f*rma e com isso tiv*mos </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> uma cult**a onde * aprendizag*m i*dividual e col*tiva * valori*ada e incentivad*. Is*o </line>
<line> envolve comp*rtil**r </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimen*o, promove* a ref**xão * o pensamento si*têmico, além </line>
<line> de **corajar a i*ovação e a resolução </line>
</par>
<par>
<line> colabora*iva de *ro*lema*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 14 </row>
</column>
<column>
<row> A Gestão *o Co*hecimento r*fere-se ao pr*cesso sistemátic* de criar, *aptur*r, d**tribuir e utiliz*r </row>
</column>
<column>
<row> o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> **nhec*mento de </line>
<line> uma or**nização de fo*ma eficaz. Ela envolve *denti*icar e de*envolver at*vos de </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento, *omo experiê*cias, *ns*ghts, *nforma*ões * *abi*i*ad*s, para pro*ove* a inovação, me*horar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desempenho e alcançar objetivos *stra*égicos. Isso inclui a utilizaç*o </line>
<line> de ***nologias, prá*icas e políticas </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> facilitam a criação de uma cultura orga*izacional q*e val*riza * c*mp*rtilha conhec*mento, prom*vendo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *prend*zado c*ntín*o e a adaptação às mudanças *o amb*ente ext**no e interno da organi*ação. </line>
</par>
<par>
<line> *5 "Introduç*o à *estão do Conheciment*: "Tácito e Expl*cit*", escr*to por Kazuo Ichij* e *kujiro Nonaka. Este </line>
</par>
<par>
<line> li*ro é u*a </line>
<line> obra semin*l que explora ** dimensões do </line>
<line> conheciment* *áci*o e explíci*o de*tro do co*texto da </line>
</par>
<par>
<line> ge*tão do conheci*e*to. Kazu* </line>
<line> Ic*ijo é coautor d* liv*o j*n*o c*m Ikujiro N*naka, um re*om*do t*órico </line>
</par>
<par>
<line> *ap*n*s conhecido por suas contribuições à *eo**a do *o*hecimento organ*zacional. </line>
<line> *6 Peter *rucker foi um renomado escritor, professor e *onsultor, consider*do o pai da adminis*ração mode*n*. </line>
<line> Ele *e* contribuições **gni*ic*tiv*s para a teori* da a*minist**ção e ge**ã* de empresas, sendo reconhecido por </line>
<line> suas ideias inova**ras e persp*caze* sobre l*derança, efici*ncia orga*iz*cio**l e respo*sabilid**e social. </line>
<line> Administração por O*jetivos: Drucker i*troduziu o conceito *e Ad*i*istraçã* por Objetivos (APO), </line>
<line> enfatizand* * i*portâ*cia d* *efinir me*as cl*ras e mensuráve** *ar* orient*r o *esemp*nho organizac*onal. </line>
<line> **v. FSA, Ter*sina, v. 21, n.10, ar*. 3, p. 4*-*2, ou*. 2*24 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aprendiz*do C*nt*nu* ao Long* *a **d*: Seus Benefícios * Oportunidades d* C***c*m*nto </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> r*aprend*r que a integração é *ais ampla. E a c*ns*quência é que a velocidade das mu*anças </line>
<line> se acelerou, to*nando o mundo ma*s *nt*rligado e os n*gócios mais dinâm*cos. Com esse *ovo </line>
<line> ol*ar em rela**o ao conhecime*t*, ele e*erg* como um rec**s* valioso par* as pessoas, </line>
</par>
<par>
<line> *mpr*s*s n*ções. Poss**r um vas*o conhec*me*to não garant* a hegemo*ia p*ra q*em e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> det*m. Mas, quando é gerido, comp*rtilhado e *plicado de fo*ma *straté*ica, gera vanta*ens </line>
</par>
<par>
<line> co*petit*va*. En*retan*o, não adq**rido ins*antaneamen*e. Passa por é </line>
<line> etapas cons*ru*das ao </line>
</par>
<par>
<line> lo*go do t*mpo. </line>
</par>
<par>
<line> O c*nhe*imento é u*a ca*acidade hu*ana *ssen*i*l. Po* i**o, m*danç*s ** pos*ura, </line>
</par>
<par>
<line> foco e **io*idades são fundamen*a*s para se* *esenv*lvime**o. Além disso, trocas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> informaçõ*s e trabalh*s colaborativo* con**ibuem significativamente para apr*mo**r </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> expandir ess* conhe*imento. A *nteração do* diferentes indivíduos e * *d*ptação co*stante às </line>
<line> nov*s demandas tor*am-se v*tais para enriquece* e conso*i*ar o *onhecimento humano. </line>
</par>
<par>
<line> Em u*a pe*quis* conduzi*a pel* emp*esa R*bert </line>
<line> Half e pela F*ndação Dom Cab*al, </line>
</par>
<par>
<line> di*ulgada pela r*v*sta *poca, em 2017, f*ra* entrevistados *.643 pr**i**ionais divididos e* </line>
</par>
<par>
<line> três categorias: r*crut*dore* (responsáveis pelo rec*utam*nto ou participando </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *reenchimento da* </line>
<line> v*gas), profis*ion*is qua*ifi*ados emp*egados e </line>
<line> d*sempregados (com </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> anos ou mais e formação s*peri*r). Segundo o estud*, 66% dos recrutadores *cham difíci* o* </line>
</par>
<par>
<line> muito d*fíci* </line>
<line> contrat*r </line>
<line> prof*ssionais qua*ificad*s, enquan*o </line>
<line> 88% dos empregado* apon*am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fa*ta de tempo e ince*tivo como prin**pais desafios par* a qualificação. </line>
</par>
<par>
<line> A infor*ação *olh*da entre os desempregados </line>
<line> entrevistados é que cinquenta por cent* </line>
</par>
<par>
<line> (50%) </line>
<line> afir*aram </line>
<line> nã o </line>
<line> *a*er: </line>
<line> "quais </line>
<line> sã o </line>
<line> as </line>
<line> habilida*es </line>
<line> * ue </line>
<line> prec*sam </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> *esenv*l*idas ou **rendidas." </line>
</par>
<par>
<line> Ent*e as princ*p*is razõe* dadas pelos br*sileiros para </line>
<line> continu**em *st*dando na vida </line>
</par>
<par>
<line> a**lta estão o </line>
<line> des*nvolvi*ent* de carr*ira, aprimoramento de hab*lid*des n* a*ual á*e* de </line>
</par>
<par>
<line> *omínio, aprendi*agem de novas habilidade* *ar* realizar *rabal*os </line>
<line> d*ferentes e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> po*sibil*dade de *ume*tar a *enda. </line>
</par>
<par>
<line> De acor*o c*m o Jornal * Pa*aná, (agos*o/2019), em </line>
<line> *ma pes*uis* da Lifelong </line>
</par>
<par>
<line> *ear*er Su*v*y, conduzida pela Pearson, que ou*iu 21,5 mil pessoas com *dad*s entre 14 e 70 </line>
</par>
<par>
<line> a*os em nove países, levou vic*-pr*sidente de Educação d* Pearson no Brasil, J*liano o </line>
</par>
<par>
<line> Costa, a afi*m*r </line>
<line> que: "Não sabe*os *o certo quais *cu*ações contin*a*ão </line>
<line> *xis*i**o d*qui a </line>
</par>
<par>
<line> al*uns a*os como são hoje, ou quais novas *ro*issões ir*o s*rgir. Isso leva à nec***i**de de </line>
<line> *u* a pesso* co*tinue *pren*endo novas co**et*nc**s e *abilidades o *empo *od* para e*tar </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 21, n. 10, a*t. 3, p. 45-62, out. 20*4 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. A. F*eit*s </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> em dia com essas mudanças e afastar *ada vez mais a ideia de que a educa*ão se *n*erra no </line>
<line> ensi*o regul*r". </line>
</par>
<par>
<line> Mesm* perc*bendo que e**ste uma necessidade c*ntínua de </line>
<line> apre*dizado, e </line>
<line> *er </line>
</par>
<par>
<line> impulsionado pe*as transformações ocorrida* no merca*o *e *rabalho, um *erç* dos a*ultos </line>
</par>
<par>
<line> empre*ados, de ac*r*o com a pesquisa fe*ta pela Lifel*ng Lea*ner Survey, cond*zida </line>
<line> p*la </line>
</par>
<par>
<line> *e*rs*n (ag**t* *019), os entrevis*ados disseram q*e: "seus a*uais emp*e**dores não </line>
<line> oferecem apoio *ara que eles aprendam. Já *utros *5% d*sseram que a empresa flexibiliza os </line>
<line> horários de trabalho *a*a adaptá-l*s ao* est*dos do *u*ci*nário, 2*% recebem apoio </line>
<line> financei*o pa*a os e**udos e 11% di*sera* que *s pr*prios emprega*ores oferecem curs*s * </line>
<line> programas educacionais". </line>
<line> Ou*ros comentá*ios que s* d**tacam *esse *studo publicado sã*: </line>
<line> "Para * *aioria d** *rasileiros *a Ge*ação Z (14 a 22 *nos), os dois fatores </line>
</par>
<par>
<line> *ue mais contribuíram par* sua formação nos úl*i*os 12 meses são </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> professo* (57%) e o YouTube (51%) ". </line>
</par>
<par>
<line> *s pai* bra*ileiro* aprovam a prese*ça </line>
<line> de tecnologia na educaç** d*s </line>
</par>
<par>
<line> *i*hos: quase tr*s qua***s res*onderam *ue a tec*ologi* torn* o apr*n*iza*o </line>
</par>
<par>
<line> ma*s engajador e divertido e 68% acredi**m que a tecnologia ajuda </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> *studantes a obterem notas melhores. </line>
</par>
<par>
<line> 2.5 Aprendendo ao longo *a *ida </line>
</par>
<par>
<line> *m uma publicação pela Harvard *usiness Rev*ew (ht*ps://hbr.*rg/**18/05/au*omation- </line>
<line> *ill-*ake-*ifelong-le*rn*ng-a-necessary-**rt-of-work), em um a*tigo intitulado "Automation </line>
<line> wil* make life*ong learning a necessa*y par* o* **rk", em uma livre trad*ção: "A aut*mação </line>
<line> to*nará o apr*nd*zado con*ínuo *ma parte necess*ria do trabalho", seus aut*res, Ja*ques </line>
<line> Bu*hi*, Su*an Lun* e Eri* Hazen (*aio/2018), afirmam *ue: </line>
<line> No entan*o, * próxima mudança na* *abilidades da força do trabalho pode **r de </line>
<line> *ma escala e*or**. Para ter uma i*eia da m**nitude: mais de um em cada tr*s </line>
<line> **abalhado*es vai pre*isar adapt*r *eu conjunto de habilidades até 2030, o q*e é </line>
<line> mais que o dobro do núme*o que *oderá se* **sloc*do pela automação em alguns </line>
<line> d* nosso* cenários de adoção - e o aprendizado c*ntínuo de novas habil*dades se** </line>
<line> essencial para todo*. </line>
</par>
<par>
<line> Diante des*a o*servação, </line>
<line> feita em </line>
<line> 2018, de uma maneira f*t**ista, </line>
<line> fic* claro q*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *por*unidade de *udar * modelo mental não poderia se* encarad* co** um* adver*idade, </line>
<line> mas como oportunidade. </line>
<line> *ev. FSA, Tere**na, *. 21, n.10, ar*. 3, p. 45-62, out. 202* www4.f*an*t.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aprend*z*d* Contínuo a* Longo da Vida: Seus Bene**cio* e Oportunidades de Cres*im*nto </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> As em**e*as, a* *e*soas * as n*ções q*e *onseguirem adotar ess*s novas prá*ica* i*ão </line>
<line> obter v*ntag*ns signific*tivas ao l*ngo do tempo *m r*lação aos seus concorrente*. Portant*, </line>
<line> * aprendizado c*n*ínuo, em sua forma educa*ional, in**ca a necessidad* de revisar o modelo </line>
<line> de aprendizado *scolar em *odos o* *íveis e d* se adap*ar às *o**s demandas do mer*ado d* </line>
<line> tra*alh*. Por isso, a ed*c*ç*o contínua destaca * impor**n*ia crucial de manter o aprendizado </line>
</par>
<par>
<line> ininterrupto. Pr*mover a soc*eda*e por meio de cam*a*has **uc*c*onais *ue beneficiem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> todos que a*otam a prática de aprendizado c*nstan*e é fundam*n**l *ar* m*n*er esse ciclo </line>
<line> sem interr**çõe*. </line>
<line> Jacqu*s Delors*7, em um rela*ório pa*a a UNE*CO (2010) sobre a *ducação no século </line>
</par>
<par>
<line> XXI, tra*a sobre o *apel q*e o aprendizado as*umiu </line>
<line> nos dias *e hoje: "* c*nceit* de </line>
</par>
<par>
<line> e***ação ao longo d* vida é a chav* que abre as *ortas do século XXI; e*e elimin* a distin*ão </line>
<line> tradicional en*re educação formal inic*al e *ducação perm*nent*". </line>
<line> Dessa man*ir*, de*on*tra que a estimulação, a busc* consta*te de apren*er é </line>
</par>
<par>
<line> impo*tante de ser *ealizada. Es*as observações nos rem*tem a uma visão d* que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *prendizad* ao longo da </line>
<line> vi*a é pri*ordi*l em um mund* *ue sof*e mudanças *onstant*s. </line>
</par>
<par>
<line> A**tar </line>
<line> ess* prática * </line>
<line> relevant*, tanto </line>
<line> para a vid* *rofissional como pe**oal. Podemos citar </line>
</par>
<par>
<line> alguns pontos *ue re*orçam a *mportân*ia dess* ad**ão: </line>
</par>
<par>
<line> a. </line>
<line> Ev*lução Tecnol*g*ca: *iv**os em um ritmo acelera*o, a*terando *onstant*mente o </line>
</par>
<par>
<line> ce*ário prof*ssional e pessoal. </line>
</par>
<par>
<line> b. </line>
<line> Aprimoramento e habil*dade: O li**long </line>
<line> learning, com *ua *doção, perm*te que as </line>
</par>
<par>
<line> *essoas *esen*olvam e aprimor*m su** habi*ida*es * comp**ências. </line>
</par>
<par>
<line> c. </line>
<line> Crescimento **ssoal: Promovem o cresc*mento pes*oal, p**que i*centiv* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cur*osidade, criatividade e a c**acidade de resol*er p*obl*mas. </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> Inovação: Pessoas que estão em const*nte aprend**ado surgem c*m nova* *de*as </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **resentam a*ord*gens inovadoras. </line>
</par>
<par>
<line> e. </line>
<line> E*t*mulação cognitiva: O **ren*izad* *ontín*o manté* o *érebro ativo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estimulado, o **e, cl*nicamente, pode contribuir </line>
<line> para a s**de *en*al e a </line>
<line> p*even*ã* de </line>
</par>
<par>
<line> **enças neu*od*gen*rativ*s.1* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 17 </row>
</column>
<column>
<row> Jacque* D*lors é *m eco*omista francê* *otável e p*lítico que *erviu como *inistro da Ec*nomia e *inanças </row>
</column>
</par>
<par>
<line> da Fra*ça *e 19*1 a 1984 e </line>
<line> como Presiden*e da Comissã* *uropeia de 198* * *995. Ele é amplament* </line>
</par>
<par>
<line> reconhe*ido por seu pap** fundamen*a* n* i*tegraç*o *uropei* e *or sua* cont*ibuições para o de*env**vimen*o </line>
</par>
<par>
<line> econômico e *ocial da União Europeia. Merca*o Único Europeu: Delors f*i u* </line>
<line> dos arquitetos prin*ipais do </line>
</par>
<par>
<line> **rcad* *nico Europeu, *m projeto *ue v*sava re*over barreir*s co*erci**s *ntre os p*íse* memb*os da União </line>
<line> Eur*peia, promovendo a livre circ*laç*o de b*ns, serv*ços, pessoas e ca*ital. </line>
<line> 18 Do*nças n*urodegene*ativas são **nd*ç*es ca*acteriza*a* pel* prog*essiva d*g*neraç*o e m*rte de células </line>
<line> nervosa* no céreb*o e/ou na medula espi*hal. Essas *o*nças afetam nega**vam*nte *unções vit*is d* siste*a </line>
<line> nervoso, como mo*imento, memória, coordenação e c*gnição. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. 10, art. 3, p. 45-62, out. 2024 www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. A. *reitas </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> 2.6 B*ne*ícios adquiridos c*m sua i*plantação </line>
</par>
<par>
<line> Um estudo re**izad* pela Universid*de de Michigan*9, *ntitul*do "The Impact of </line>
<line> Li*elo*g Learning on Empl*yee Eng*gement and Retention" - O Impacto do L*felong </line>
<line> Learn*** no Engaja*ent* e Retenção d* Funcionários - (MISHR*, 2**3), revel* resul**dos </line>
<line> surp*eendente* que c**rob*ram toda e*sa **rspectiva em continu*r apr*ndendo. </line>
<line> Houve um aumen*o no enga*amento *os f*ncionários nas empr**as *ue investem em </line>
</par>
<par>
<line> lifelong learning. Os dados mostraram que houve um *umento </line>
<line> de </line>
<line> 22% no *ngajamento </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> funcio*ários. Veri*icou-se que ocor*eu u*a r*dução na rot*tividade de funcionários: a taxa de </line>
</par>
<par>
<line> rotativida*e de </line>
<line> funcionários em empresas com p**gramas </line>
<line> de life**ng l**rn*ng é 34% m*nor </line>
</par>
<par>
<line> do que a média *o m*rcad*. *el*ora da sati*fação no **abal*o: fu*c*o*ári*s c*m foco </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> a*r*ndiza*o contínuo são 78% mais propensos a *e sentirem s*tisfei*os com seus t*abalhos. E, </line>
</par>
<par>
<line> *onsequentemente, a pesquisa *po*tou que aconte*eu u*a ma*o* </line>
<line> pr**utivida*e e </line>
<line> *novação </line>
</par>
<par>
<line> n*s empre*as com </line>
<line> cu*tura de lifel*ng learn*ng em 15% n* p*odutividade * 10% </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> criativid*de dos **ncionário*. </line>
</par>
<par>
<line> A pesqu*sa da Universidade de Mich*g*n *ambém s* debruçou *obre os </line>
<line> impactos </line>
</par>
<par>
<line> po**ti*os do l*fe*o*g learning na vid* pe*soal </line>
<line> d** indi*íd*os e mos*rou alguns p*nto* </line>
</par>
<par>
<line> *ignificativos, co*o melhora da s*úde m*nta*. * aprendizad* contínu* e*tá *ssociad* a u*a </line>
<line> *edução *e 20% no ri*co de de*res*ão e 30% n* risco de ansiedade. Decorreu um au*ent* da </line>
<line> autoest*ma e d* au*o*onfian*a: *nd*vídu*s que p*aticam lifelong learning se sentem mais </line>
</par>
<par>
<line> confiantes em suas *a*ilida*es e capa*es de </line>
<line> alcanç*r seus ob*etivos. Adveio um </line>
</par>
<par>
<line> fortalecime**o dos re*aciona*entos inte***s*oais: o a*rendizado c*ntínu* contribui par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhora *a comunicação, do trab*lho em equ*p* </line>
<line> e da resolução </line>
<line> de conflit*s nos </line>
</par>
<par>
<line> relac*onam*ntos, além de um maior enga*amen*o na *om*nidade: pessoas com foco </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> lifelong learn*ng são ma** pr*pensas a se volun*ariar * se envolve* em ati*i*ades </line>
<line> comunitárias. </line>
<line> *omos *uscar in*orma*ões *a organização **nfe*en*e Bo*rd20, u*a emp*es* de </line>
</par>
<par>
<line> p*squi*a e negócios que se ded**a aprimorar a compree*são do *ifel*ng learnin* * seus a </line>
<line> im*act*s ** soci*dade. E atr*v*s ** estud*s rig**oso* e an*lises aprofunda*as, o Confe*ence </line>
<line> 19 * U*iversi*ade *e Michig*n * uma institu**ão de ensi*o *up*rio* pública de pesquisa, localiz*d* em *nn </line>
<line> *rbor, M*chigan. F*nda*a em 1817, é a unive*sidade m*is antig* do estado e um* das m*is *restigiadas dos </line>
<line> *stados Unidos. O si** da U*iversidade de Michigan ofe*ec* *ma vi*ão geral abrangente da in*tit**ção, </line>
<line> incluindo inf*rmações sobre se*s programas ac*dêmicos e p*squis*s em an**mento. </line>
<line> 20 A *onference Boar* é um* organiza*ão s** fin* *ucrativos, dedica*a a auxi*iar *íderes e*presa*i*is na </line>
</par>
<par>
<line> to**** de decisões es*ratégic*s inf*r*adas. Fu**ada em </line>
<line> *916, a org*nização se consolidou como uma </line>
</par>
<par>
<line> referênci* para ex*cut*vo* *e*iores, reunindo-os e* u*a comunidade global para compartilhar conhecimentos, </line>
<line> insights e melh*res p*á*i*as. </line>
<line> Rev. F**, T*resina, v. *1, n.*0, a*t. *, p. *5-62, out. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Aprendizado Contínuo *o Longo *a *ida: Seus Benefícios e Op*rtunidades d* Cre**i*ento </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> Boa*d of*rece insight* *alio*o* para indivíduos, **p*e*as e g*vernos que deseja* naveg*r </line>
<line> com sucesso *o mu*do em con*tante m*dança. Um de *eus est*dos mais *elevantes sobre </line>
<line> lifelong lea*ning * "The Business *a** for Li*elong Learning" - O *aso de Negóci*s para o </line>
<line> Aprendizado Cont*nuo (*ovembro/2019). Ele *xpl*ra * importâ*cia do aprendiz*do contín*o </line>
</par>
<par>
<line> p*ra </line>
<line> e*presas e </line>
<line> i*di*íd*os na era moderna. Essa p*squ*sa ab*angent* r*vela os benefícios </line>
</par>
<par>
<line> compro*ados do l*fe*ong l*a*ning para empre*as e seus f*ncionários, in*luin*o ganhos como </line>
<line> aument* da produtivid*de individu*l em 5% a 1*% e 15% a 20% na produt*vidade *a equ*pe. </line>
<line> Melho*a d* cria*ividade, pois ***cionários c*m foco *o apren*izado cont*nuo são duas vezes </line>
</par>
<par>
<line> ma*s pro*enso* * gerar </line>
<line> ide*as in*vadoras. Empresas que </line>
<line> in*est*m em lifel*n* learn*ng </line>
</par>
<par>
<line> a*r*se*tam cr*scimento de rece*t* duas vezes maior q*e a méd*a do mercado, pois geram u* </line>
</par>
<par>
<line> mai*r engajam*nto e r*tenção *e </line>
<line> talentos, *eduzindo * rotativi*ade </line>
<line> de funcio*ários em até </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 34%, com um ganho n* fortale*im*nto da compet*tividade no me*cado. </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METODOLOGIA </line>
<line> A pesquisa foi conduzida atr*vés de um estudo bibliográ*ico focado nos temas cent*ais </line>
</par>
</par>
<par>
<line> que envolvem o aprend*zado contínuo. * o*jetivo </line>
<line> foi, p*r **io da análise da liter*tura </line>
</par>
<par>
<line> cie*tífica já </line>
<line> existe*t*, ide**ificar d*fer*ntes per*pectivas para comp*eender a </line>
<line> ques*ão </line>
</par>
<par>
<line> *rop**ta. </line>
</par>
<par>
<line> A *e*i*ã* ** literatura s**re ess*s *ópicos demons*rou a re*evân*ia </line>
<line> do estud*, a* </line>
</par>
<par>
<line> co**e*tualizar * esclarec*r * i*port*ncia *o t*ma abo*dado. A m*todo**gia *dotada para esta </line>
</par>
<par>
<line> p**q*is* *xplicativa *oi *str**ur**a para investig*r os fatores </line>
<line> q*e *nf*uenc*am *des*o e a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eficácia d* apre*dizad* c*n*ín*o ao longo da *ida, visando proporcionar um* com*reensão </line>
<line> abran*ente * detalhada dos mecanismos subja*entes *o Lifelo*g L*arning. </line>
<line> Os resultados f*rn*cem insights valios*s sobre como m*lhorar a adesão e a efic*cia do </line>
</par>
<par>
<line> a*r*ndizado contínuo, co*tribuindo pa*a * dese*volvimento </line>
<line> de </line>
<line> *olític** e prá*ic*s </line>
</par>
<par>
<line> educaci*na*s mai* e*ica*es. </line>
</par>
<par>
<line> * RESULTADOS E DI*C*SS**S </line>
</par>
<par>
<line> As prop**içõ** em questão, cui*adosame*te **aborad*s à luz *os dad*s coletados, </line>
<line> foram analisadas em detalhes, refletindo a dive*si*ade ** *erspe*tivas e a riqueza de *n**ghts </line>
<line> *r*v*niente* da p*squisa. E*sa análise foi fundament*l *a*a e*tabelecer *m direcionamento </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Te*e*ina P*, v. 21, n. *0, art. 3, p. *5-62, ou*. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. C. A. Fr*itas </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> sólido e t*mar *eci*ões *em fundament*da* par* o futuro. P*ra que a*on*eça, é importan*e </line>
<line> implantar pon*os para sua ad**ão que encont*amos através da análise desses resultados. </line>
<line> 4.1 Imple**ntação do aprendizado cont*nuo </line>
<line> I*pl*mentar um *rograma de apre*dizado cont*nuo de forma e*icaz requer um </line>
<line> compromisso a*plo, uma a*orda*em estruturada e um amb*ente que valor**e o cresci*ent* * </line>
<line> o desenvol**mento constante. Ao *eguir esses *asso*, as pe*soas *odem criar um* f*r*a de </line>
<line> *rab*lho adaptável * prepa*ada para en*rentar os des*fios fu*uros. </line>
<line> Para nos ma*ter at**lizados e enfrentarmos de**fi*s com co*fi*nça e a*aptabilidade, é </line>
<line> neces*ário definir algumas me*as: </line>
<line> a. *bjet*vos: </line>
</par>
<par>
<line> É ne*essário que sejam </line>
<line> defini*as *e*a* claras para um aprendizado de curto * long* </line>
</par>
<par>
<line> p*azo. </line>
</par>
<par>
<line> b. Rec*rsos: </line>
</par>
<par>
<line> *xiste uma variedade *e recur*os como cursos online, *i*ro*, *odcasts, *ongressos, </line>
<line> se*inários, intercâ**ios, vídeos na Inte**e*. Participar de redes profissionais </line>
</par>
<par>
<line> (Li*kedIn), comu*idades com o ob*etivo de trocar *xp*riências </line>
<line> e *onhecim*nto, </line>
</par>
<par>
<line> ag*egam </line>
<line> val*r ** ger*ção de aprendizad*. </line>
</par>
<par>
<line> c. Há*itos de aprendi**do: </line>
<line> Estabelecer um hábito, d*dic***o um te*p* para estudar de for*a regu*ar e ad*uirir </line>
<line> com essa prática novas habilidades. Planejar o tempo, reservando **ríodos específic*s </line>
<line> *xclusivam*nte para aprend*za*o. Ao *ra*icar e aplic*r conheci*ento atra*és de </line>
<line> exerc*cios, *rojetos, estudo* de caso, fazendo a convergência do que apren*eu </line>
<line> *eor*camente com a prát*ca s* *efo*çará o seu ente*dime*to com maior pro*rieda*e do </line>
<line> tema estudado. </line>
</par>
<par>
<line> Essa p**tica *anter* a motivaç*o a pr*ssegui*, a partir do momento em </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> *odere*os reconhecer que pr*gredim*s e, co* isso, ce*ebrar por essa conquista, por </line>
<line> meno* que seja. </line>
<line> d. Disciplina e *oti*a: </line>
<line> A di*ciplina pa*a a cri*ção do hábito gera con*istência. E com es** ati***ade a rotina </line>
<line> se torna parte natural do *rocesso que se *nstala aut*mati*amente. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n.*0, art. 3, p. 45-6*, o*t. 20*4 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *prend*zado Contínuo ao Long* da Vida: *eus Be*ef*cios e *portunidades d* C*escim*nto </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> 5 C*NSIDE*AÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Q*ando a Re**luç*o Industrial começou, *inguém imaginav* o impacto **e ter*a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> soc**dad*. As m*quinas tra**formar*m as fábr**as e au*entar** a produçã* de bens, levan*o </line>
<line> a um cres*imen** econômico s*m *r*cede*tes. * essa mudança gerou * transformação no </line>
</par>
<par>
<line> *undo, quando saí*os </line>
<line> de uma economia feudal rural, para uma econ*m*a de máquinas. e </line>
</par>
<par>
<line> Com a urb*n*zação </line>
<line> crescente, surgiram novos desa*ios, c*m* * sup*r*o*aç*o e </line>
<line> *on*ições </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho pre*á*ia*. No en*anto, também houve avanços significat*vo*, como a melhoria dos </line>
<line> transportes e a *riação d* *ovas oportun**ades de emp*e*o. A Revo*ução Indus*ria* foi a base </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o desen*olvi**nto econôm*co mod*rno, gera*do um *re*cime*to se* precedent*s e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> surg**ento d* uma classe m*dia. </line>
</par>
<par>
<line> No* d*as de hoje, estamos vi*en*o o que m*itos c*amam de Quart* R*volução </line>
</par>
<par>
<line> Industr**l, o* I*dústri* </line>
<line> 4.0, *a*acteriz*da pela fusão de tecno*ogias que estão **a*and* *s </line>
</par>
<par>
<line> *inh*s entr* as esfe**s física, digital e bioló*ica. Por esse m*ti*o, aprendizado contínuo o </line>
<line> p*essupõe q*e a*render é um p*oc*sso *ue nunc* termi*a. Portanto, não tem dat* par* aca*ar, </line>
<line> nem p*ssui *empo ou ida*e, por**e nunc* será ce*o ou ta*de pa*a *prender a*go *ovo. </line>
<line> Ao a*otar es*e "mind set21", assumimos uma postura d* s* re**v*ntar e* um mund* </line>
<line> cada vez m*is veloz, dinâmico e com mudanças sociai*, comportame*t*i* e de*ográfica* </line>
</par>
<par>
<line> repenti**s. Nesse </line>
<line> contexto, podemos afirm*r que essa *rá*ica torna *s pessoas mais </line>
</par>
<par>
<line> ino*ad*r*s, c*iativas e ma*s a**r*as às mudanças q*e ocorrer*o. </line>
<line> Mesmo sa*endo da importânci* d* aprendi**gem *ontínu*, as pes*oa* p**em fr*cassar </line>
</par>
<par>
<line> por vários motivo*. *m no*sa pesquisa, </line>
<line> as razõe* a*on*adas fora* identific*d*s como: falta </line>
</par>
<par>
<line> de tempo gera*a por </line>
<line> co*promissos profissionais e/ou pess*ais </line>
<line> e/o* por escolhas </line>
<line> do qu e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> mai* p*aze*oso naquele mom*nto, </line>
<line> ausência de mo*ivação, fa*ta de re**rsos financ*iros *ar* </line>
</par>
<par>
<line> investir em cur*os (apesar de ter na I*t*rnet u*a série de recursos grat*itos), falta d* visão a </line>
<line> médio e cu*t* p*azo sobr* * investimen*o que será realizado, d*ficuldade de *e ad*ptar a n*vas </line>
<line> tecn*logias e m*dan*as r*p*ntinas, *ão *ausas det*ctadas ao lon*o da *esquisa. Alé* de </line>
<line> *roblema* c*gn*tivos, falt* de apoio fa*i*iar, foco e a própria saúde *ental *omp*omet*da, </line>
<line> como estresse e ansi**a*e, também podem imped*r * pr*gr*sso na aprendizagem *ont*nua. </line>
</par>
<par>
<line> 21 "Mindset" (ou "mind set", *m *ortuguês) refer*-s* ao con*unto de crenças, atitudes e padrões de *ensame*to </line>
<line> q*e moldam a maneira como **a **ss*a percebe e responde a s**uaçõe*, desa*ios e op*rtun*dade* na vi*a. Este </line>
</par>
<par>
<line> ter*o é frequentem*nte usado para </line>
<line> descrever a *e*talidade ou a dispo*ição mental que uma p*ssoa ad*ta em </line>
</par>
<par>
<line> r*laçã* ao *prendiz*do, *r*scimento p*ss*a*, sucesso e *n*r*ntamento de obstáculos. </line>
<line> Rev. FS*, Teres**a PI, v. 21, n. *0, art. 3, p. 45-62, out. 20** w*w4.fsanet.**m.*r/r*vista </line>
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<line> J. C. A. Freitas </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> En*re*ant*, para quem enx*r** e*sa "dificuld**e" de for*a *iferente, ganha a </line>
<line> poss*bilidade de aumentar *an*os *m sua emp*eg*bil*dade2*, m*lhores s*lári*s e novas </line>
<line> oportuni*ades pro*is*ionais. É olha* pa*a as pro*issões do *assado * ver com* mui*as foram </line>
<line> extintas e nova* surgiram. </line>
<line> *rovavelmen*e em 2030 teremos *ue rein*e**ar o que *azemos, desco***r n*va* </line>
<line> profissões e e*pre*nd*r, com poucas possibil*dades de escolha. E, di*nte dessa foto*ra*ia </line>
<line> que está *endo descort*nada de uma no*a e*a que iniciou, s*rá *reciso **c*ntrar e estar aberto </line>
<line> à* mudança* e ao *o** tempo. </line>
<line> À vista disso, com essa co*sci*nt*zação de qu* o aprendizado não d*ve cessar nunca, a </line>
<line> co*tabilidade tradicion*l dos empregos e as naçõ*s i*ão m*nsurar de verdade o valor oc*lto </line>
<line> que carregam. Hoje ele é id*ntificável e o ch**amos de Capital ***electual.23 É alimentado </line>
<line> pela Gestão *o Conhecimento que trabalha sobre a me*horia e o aperfei*oamento con*ín*o da* </line>
<line> pessoas. Esse* ativos intangíveis, *ue são as pesso**, não se*ã* *osses da empr**a *u d** </line>
<line> nações, pois agreg*m valor através do *u* sab*m e d*s *nfor*ações e conheciment*s *ue </line>
<line> ca*re*am, t*rnando-se *ivres para i*em aonde be* quiserem. Esse conh*cim*nto se torn* um </line>
</par>
<par>
<line> fato* crucial para * suce*s*, à medida que as o*gani*ações investem, gerenciam </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *o*ercializam esse c*nhecimento como u* produt* fundame**** de *uas op**açõe*. </line>
</par>
<par>
<line> Nos pró*imos anos, os *erdadeiros ana*fa*e*os não *erão *q*eles in*apazes *e *er ou </line>
<line> es*rever, ma* si* aque*es *ue se neg*rem a ap*ender, desap*ender e reed**a*-se. Es*a </line>
</par>
<par>
<line> mudança de pe*sp*c*iva n*s ajud**á a </line>
<line> não mais *os senti*mo* constanteme*t* at*a*ados em </line>
</par>
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<line> *elaç*o à* últimas n*vidades do mo**n**. </line>
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<row> Empregabilidade r*fe**-se à capacida*e *e um indivíduo de conseguir e manter um emprego adequado, </row>
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<line> con*iderando su*s *abilidades, **mpetên*ias e *u**ificações, bem com* as dema*das do merca*o *e tr*balho. </line>
</par>
<par>
<line> Um *os *atores fundamen*ais *a **p*ega****dade é a </line>
<line> capaci*a*e de realizar um A*rendizado Contí*uo: * </line>
</par>
<par>
<line> capac*d*de de aprender co*tinuamente, a*qu**ir novos conhecim*ntos e se adap*ar às mudança* tecnológicas e </line>
<line> *e mercado é essen*ial. </line>
<line> 23 Capita* inte*e*tual r*fere-se ao c*njunto de recurso* intangíveis d* *ma *rgan*zação que contri*uem para seu </line>
<line> valor econ**ico e com*etitiv*. Esses r*cursos são distintos dos t*adicionai* at*vos físicos e fin*ncei*os. Ele é </line>
<line> essencial para imp*l*io*** a inova*ão, a p*odutividade e a cap*ci*ade de adapt*ç*o de uma organização, </line>
<line> torna*do-se um di*er**ci*l *ompetitivo cru*i*l n* a*biente de negócios contemporâneo. </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 21, n.1*, *rt. 3, p. 45-62, ou*. 202* www4.f*anet.c*m.br/revista </line>
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<line> 1) c**cepç*o e planej**ento. </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) análise * inte*pretação dos *ados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do r*scunho ou na revisão *rítica do c*nteú*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na apro*aç*o da v*r**o final *o m**us*rito. </line>
<line> X </line>
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