<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-1*7, *go. *025
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.8.*
</line>
</par><par>
<line>
O Poder das Imagens e das Narrati*a* Visuais: G*op*lític* *a Crise no Cana* *e Suez/Mar
</line>
<line>
Ve*melho
</line>
<line>
The Po*er of *m*ges and Vi*ual Narrativ**: Geop*litics of *he S*ez Can*l/*ed Sea C*isis
</line>
</par><par>
<line>
Zaqueu Luiz Bob*to
</line>
<line>
*outor em Geogra*** pela Univ*rsidade Federa* do Paraná
</line>
<line>
*rofessor Fo*mador no curso de *eo*rafia Licencia*ura UAB da *ni*ersidad* *stadua* de *onta Grossa
</line>
<line>
*-m**l: zaqueu*egeo@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*e*eço: Zaque* Luiz Bobato
</line>
<line>
*ditor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Ton*y
</line>
<line>
Ke*ley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Uni*er*idad* Federal d* Ma*o *rosso (UFM*). Ave*ida
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
*ernando Corrêa da Costa, nº 2.367, *uiabá, Mato
</line>
</par><par>
<line>
Gros*o, *r*s*l - C*P 780*0-90*.
</line>
<line>
*rtigo recebido e* 3*/07/20*5. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
rece**d* em 13/08/2025. Aprovado em *4/08/20*5.
</line>
</par><par>
<line>
*valiado p**o *ist*ma Tripl* Review: Des* *eview a)
</line>
<line>
p*lo Edit*r-Chefe; e b) *oubl* Blind Rev*ew
</line>
<line>
(avali*ção ce*a por dois **aliadore* da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
Revisã*: Gra*a*ical, Normativa
</line>
<line>
e de F*r*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Poder d** Image*s e das Narrativas Vis*ais: Ge**olítica da Crise no Canal *e Suez/Ma* Vermelho
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este *rtigo *n*lisa o pap*l dos info*ráf*c*s co*o mediadores *ognitivos e político*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
cobert*ra d* c*ise do *ar Vermelho/Canal de *uez (janeir* de **24). Part*ndo de
</line>
<line>
*porte*
</line>
</par><par>
<line>
t*óric*s de Mondzain (2016), *odr*gues e Oliveira (*019) e Bobato e Fra*a (**16), *nvestiga-
</line>
</par><par>
<line>
*e como essas *epr*sentações v*suais oper*m como dispositivos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
seleç*o e *il*nciamento,
</line>
</par><par>
<line>
instituindo regi*es de v*sib*lidade que legitimam dete*minadas
</line>
<line>
na*rat*vas geopo*íticas. Por
</line>
</par><par>
<line>
meio de uma análise *emiótico-**rtográfica comparativa, exam*n**-se *ois info**áfi*os-
</line>
<line>
*h**e: um da Reu*ers, fo*ado em ef*ciência log*s*ica, e ou*ro do Brasil de Fato, que am*l*a *
</line>
</par><par>
<line>
escala geop*lítica do confl*t*. *s *e**ltados demon*tram que elemento* co*o
</line>
<line>
pal*tas
</line>
</par><par>
<line>
crom*ticas, hie*arquia* visuais e enquadramentos espaciais
</line>
<line>
n** apenas comunic*m dados,
</line>
</par><par>
<line>
mas performam rea*i*ades, nat*ralizand* m*t*icas de risco e mobilizando af*tos. Conc*u*-se
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
os infográfic*s são ar*e*atos epistêmicos
</line>
<line>
ativos, *uja *eitura crí*ic* exige desv*lar as
</line>
</par><par>
<line>
esco*has que
</line>
<line>
*r*en**m qu* é *o**rado (e o*ult*d*) *as d*spu*a* pelo *spaç* marítimo o
</line>
</par><par>
<line>
*l**al.
</line>
</par><par>
<line>
Pala*ras-ch*ve: Info**á*icos. Geopo*ítica. Canal de Suez. Semió*ica Visual. Regimes de
</line>
<line>
Visibilidad*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This article exam*nes the role of infographics as co*nitiv* and political mediat*rs in cove*age
</line>
<line>
*f the R*d *ea/Su*z Canal crisis (January **24). D*awing on th* theoretical *ontributions of
</line>
</par><par>
<line>
Mondzain (2016), Rodrig**s and Oliveira (201*), and Bobato
</line>
<line>
and Fraga (*016), it
</line>
</par><par>
<line>
*nvestigates
</line>
<line>
how t*ese visual representations f*nction *s de*ices of selection and s*lencin*,
</line>
</par><par>
<line>
establish*ng regimes *f vis*bili*y that *egitimize specific
</line>
<line>
ge*political narrati*es. *hrough
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comp*rative semiotic-car*ographic an*lysis, two key i*fographics
</line>
<line>
ar* analyzed: one from
</line>
</par><par>
<line>
R**ters, centere* on logistica* efficiency, and anoth*r *rom Br*s*l de Fato, which broade*s
</line>
<line>
the conf*ict\s geopolitica* sca*e. **e findings show *hat el*ments suc* as colo* palettes, visual
</line>
</par><par>
<line>
hiera*ch*e*, and *patial fr*mings
</line>
<line>
not only co*mu*icat* data but als* pe*form *ealitie*,
</line>
</par><par>
<line>
na*uralizing risk **trics
</line>
<line>
an* *obilizing aff*c*. The study c*ncl*de* *hat infographic*
</line>
<line>
a*e
</line>
</par><par>
<line>
active epistemic artif*cts whose cr*tical readin* require* unveiling *he *hoi*es tha* guide what
</line>
<line>
is *howna*d what is concealed*n dis*ut*s ov*r global mar*time sp*ce.
</line>
<line>
Ke*w*rds: Infogra*h*cs. *e*poli*ics. Suez C*nal. Visua* Semiot*cs. Regime* of Visibility.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. *2, n. 8, art. 7, *. 112-127, ago. 2025
</line>
<line>
www4.Un**sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Z. *. Bobato
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Os infográf*cos sobre a *rise d* *ar *ermelho/Canal *e Suez (p***icado* em janei*o
</line>
<line>
de 2024) condensa* múlt*p*as esca*a* ma*íti*as, mi*i*ares e logísticas num mesmo plan*
</line>
</par><par>
<line>
visual. Essa co**ensação não é
</line>
<line>
neu*ra: a imagem o*era *omo di**o*itivo de se*eção e de
</line>
</par><par>
<line>
s*lenciamento, in*ti*uindo um regime de visibil*dad* que dec*de o que pode *u não ser vi**o
</line>
<line>
no esp*ço. Segun*o Mond*ain (2016), quando as imagens se to*nam co**tensivas ao *istem*
</line>
</par><par>
<line>
q** *s *b*iga, d*i*am de s*r operantes. *rat*-se, **rtanto,
</line>
<line>
de r*conhecer que o poder
</line>
</par><par>
<line>
epistêmic* de *m i*fográfico reside tanto no qu* ele expõe qu*nto no que ele oculta.
</line>
<line>
N* â*bi*o da *iência geo*rá*ica, *o**to e Fraga (2016) *e*ordam que toda fotog*afia
</line>
<line>
carrega a persp*ct*v* ideoló*ica *e quem a pr**uz, *o*vertendo-s* e* signo interpreta*ivo *
</line>
<line>
*** *m simpl*s ornamento. Tal advert*ncia é crucial quando migramos da foto**afia estát**a
</line>
<line>
*ara inf*gráfico* di*ita*s **nâmic*s: *amadas ** dados, seta* e paletas cromáticas *eforçam
</line>
<line>
le**ur*s *eop*líticas específi*as e, por is*o, req*erem um escr**ínio metodo*ógico rigor*so.
</line>
<line>
Rodrigu*s e O*iv*i*a (2*19) descrevem es**s *omposições co*o "**sposit*vos d*
</line>
<line>
ins*rição", i*to é, a**e*atos que ma**riali**m e legitimam argume*tos cie*tí*icos ao to*ná-los
</line>
</par><par>
<line>
visualme*te
</line>
<line>
evident*s. Aplicado a* e*tu*o
</line>
<line>
de *aso, isso *igni*ica analisar **m* *scalas
</line>
</par><par>
<line>
*artográficas, flu*os de n*vio* e iconogra*ia bél*c* sã* *rtic*lados para sustentar *arr*tivas
</line>
<line>
sobre se*u*anç* ener**tica globa* e disp**as de **der no Or*e*te *é*io.
</line>
</par><par>
<line>
À luz desses aport*s teóricos, a pres**t* inve*ti*açã* ob*etiva
</line>
<line>
demon*tr*r c*mo
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
i*fog***icos sel*cionados f*nci*nam como mediadores cognitivos e
</line>
<line>
políticos, pr*duzi*do
</line>
</par><par>
<line>
efeitos de verdade sobre a *rise
</line>
<line>
do Mar Vermelho. A *iscussão avançará em *ete seçõ*s:
</line>
</par><par>
<line>
fundamentação c*nc**tual, me*o*ologi* de anál*se semió*ic*/c*r*ográ*ica,
</line>
<line>
hist*ria *o *lhar
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
epistemológic* *ecorre *o t*â*sito *ncessa*te *n*re ver e *azer-ver. Na entrev*sta
</line>
<line>
"Ima**m,
</line>
</par><par>
<line>
sujei**, pode*", a filósofa *b*erva que * controle i*dustrial * co*ercial da*
</line>
<line>
imagens
</line>
<line>
*stá
</line>
</par><par>
<line>
i*t*i*amente c*ntrado na i*eia
</line>
<line>
d* que elas sejam coextensivas a*
</line>
<line>
discurso
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
as *abi*a,
</line>
</par><par>
<line>
co*dição par* vende* idei*s, pessoas,
</line>
<line>
coisas. Essa coextensivi*a*e remete a uma *conomia
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin*, *. 22, n. 8, *rt. 7, p. 112-127, ago. *025
</line>
<line>
*ww4.Un**sanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P*der das **agens e das N*rrativas V*suais: Geopolí*i*a da Crise no *ana* d* *uez/Mar V*rmelho
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
políti*o-estética *m que * ci*cul*ção do visíve* é re**lad* por instâncias *e poder
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
de*ermin*m **em pode mostrar o quê.
</line>
</par><par>
<line>
Mondzain (2016) retoma a *uerela bi*antina e*tre í*one (eikon) * í*olo (*idolon) pa*a
</line>
</par><par>
<line>
subli*ha* que a **ola*ria não está *o obj*to, **s no
</line>
<line>
ol*a* que reifi*a a *magem. Quando
</line>
</par><par>
<line>
destruís o ícone, vosso olhar é qu* *e *orna idól*t*a, poi* vê apenas o objeto (M*NDZAIN,
</line>
</par><par>
<line>
2016). A *isti*ç*o in**i*ui dois polos:
</line>
<line>
o o**ar *rítico, qu* *e*on*e*e a fragi*ida*e *emâ*tica
</line>
</par><par>
<line>
*a imagem, * o olha* idólatra, que transfo*ma aparências *m verdad*s peremptóri*s. Numa
</line>
</par><par>
<line>
era
</line>
<line>
*e dashbo*rds1 in**rativos e mapas
</line>
<line>
*nim*dos, tal dia*ética explica po* que certo
</line>
</par><par>
<line>
in*ográf**o pode simultaneamente esclarecer rotas navais e legi**mar n*rra*iva* militarizadas
</line>
<line>
sobre "ameaça*" no Mar *ermelho.
</line>
<line>
O conceito de regime de visi*ili*ad* tam*ém i*plica pe*sar a patologia d* *mage*
</line>
<line>
**derna. A* discutir a co**ti*uição subje*iva, Mondzai* (2016) afirma que *ão há sujeito se*
</line>
</par><par>
<line>
imagem; pri*ar in*ivíduos ou col*tivos
</line>
<line>
de r*pre*entação é re*uzir-lhes a *gência polític*.
</line>
</par><par>
<line>
Quando p*rta*s noticiosos satura* a crise *o C**al *e Suez c*m g*áficos de ris*o, el*s
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Em i*fogr*ficos portuários, lin*as d* fluxo, ícones
</line>
<line>
de pet*ol*iro e pale*as *e risco
</line>
</par><par>
<line>
convertem dados de *istem* de Identificação Automática-AIS e* argumentos so*r* cu*to
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ameaça, natur*li*ando deci*õe* de desvio de fr*ta.
</line>
</par><par>
<line>
As **t**as (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2019) *istoricizam qu*tro fases da imagem
</line>
<line>
científica: *ep*esentaç*o mimética, objetividade mecâni*a, inter*ret*ção e in**ira*ão. A fase
</line>
</par><par>
<line>
*a *bjetiv*da*e me*ânica, asso*iada à f*t*gr*fia *itocentista, sed*menta a crença d* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
máquina "transpõe" a re*l*dad* para o p*pel, *clip*ando a in*ervençã* h*mana; já na etapa
</line>
</par><par>
</page><line>
1 Painéis digita*s i*t*rat*vos que agregam *últiplas vis*al*z*çõ*s (gr*fic**, ma*as, indica*ore* numéricos) em
</line>
<line>
um mes*o layout, permitindo mon**orar dado* em tempo (quase) *eal, ***icar fil*ro* dinâmicos e realiz*r
</line>
<line>
análi*es. A metáfo*a de*iva *o "p*inel de *nstr*mentos" de veículo* e aeronaves, reforça*do a ide*a de co*trole e
</line>
<line>
tomada de deci*ão rápida baseada em síntese* visuais.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. *2, n. 8, art. 7, p. 112-*27, a*o. 20*5 ww*4.Unifsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Z. *. Bobato
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
atual, a explo*ão de senso**s e s*télites
</line>
<line>
*era "turbul*nc*as
</line>
<line>
epis*êmicas"
</line>
<line>
*m que diferentes
</line>
</par><par>
<line>
ont*logias compete* pela a*t**id*de d* visí**l (RODRIGUES; OLIV*IRA, **19).
</line>
<line>
Infográficos sobre o Mar Vermelho *xemplificam tal di*puta: a mesma *magem serv*
</line>
</par><par>
<line>
ora
</line>
<line>
à narrati*a *e "seguran*a da n**egaçã*",
</line>
<line>
o*a à de
</line>
<line>
"r*sistência anti-imperia*i*t*",
</line>
</par><par>
<line>
***ende*do de quem a publica, * de quai* ca*adas são destacada*.
</line>
<line>
2 .3 Du*l* dimensão referente/olha* na *aisagem
</line>
</par><par>
<line>
*ob**o e F*aga
</line>
<line>
(2016) alertam
</line>
<line>
que a fo*ogra*i* é, ideologicamente, o o*har do
</line>
</par><par>
<line>
*esqu*sador sobre * r*al**ade e*tud*da. Essa proposição funda a noção de dup*a dim*nsão
</line>
</par><par>
<line>
referen*e/olha*: a imagem mostr* * ob*eto e, simultan*amente,
</line>
<line>
expõe a
</line>
<line>
p*sição
</line>
</par><par>
<line>
epistemológica de qu*m o ca**a. Tal
</line>
<line>
compreensão desloca o i*f*grá*ico
</line>
<line>
de *ero suporte
</line>
</par><par>
<line>
ilustrativ* para ator *emiótico que parti**pa da produ*ão do espaço geográfico.
</line>
<line>
Os autores ta*bém salientam que, na tradi*ão da Geografia, represe*tações imagéticas
</line>
<line>
aco*panha*am a própria i*s*i***ion*liz*ção da di*ciplina, de Humboldt a Vidal de la Blache
</line>
<line>
(BOBATO; FR*GA, *016). Assim, todo produto *is*al implica seleção de escala, **genda e
</line>
<line>
****r*e temp*r*l qu* afetam a leit**a da paisa*em. No ca*o do Can*l d* Suez, optar por *ma
</line>
<line>
projeção centrada no *strei*o, a*pliar a simbolog*a de míss*i* ou ade*sar cores de per*go
</line>
</par><par>
<line>
altera radicalmente a hierarquia *e ato*es pe*cebid*s,
</line>
<line>
re*orçando o ar*umento d* Bo*ato
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Fraga de que ver *á é interpretar.
</line>
</par><par>
<line>
Além diss*, ao r**letirem sob*e a p*átic* fo*o*r*fic* e* trabalhos de *ampo, os
</line>
<line>
autor** adver*em q** a imagem não * "o começo n*m o fim" da reflex*o, mas um *eio qu*
</line>
<line>
demanda filtragem crítica *a** não reifi*ar est*reótipo* (Boba*o; *raga, 2016). Transposta aos
</line>
<line>
das*bo***s logísticos, tal adv*rtência recomenda c*u*ela fren*e a visu*lizaç*e* *ue *raduzem
</line>
</par><par>
<line>
*luxos g*obais em métr*cas u***imensi*nais de atraso
</line>
<line>
ou so*recusto, *bscurecendo re*ações
</line>
</par><par>
<line>
*i**órico-políticas *ais am*l*s.
</line>
</par><par>
<line>
2 .4
</line>
<line>
Magia, imagi*ação e t*xtualida*e antropológica
</line>
<line>
N*vaes (2008) propõe que a image* ativa formas de saber não li*eares, atravess*das
</line>
</par><par>
<line>
por *agia, im*gin*ção e afetos, ex*gind* d* pesquis*dor estratégias narr*t*vas que *colh*m
</line>
<line>
a*biguidade. Em Ima*em, magia e imaginaç*o (2008), * autora a*gu*enta que visualizar nã*
</line>
</par><par>
<line>
é apenas *epre*e*tar, mas p*rform*r re*lidades possíveis. Tra*s*on*o reflexã* da au*ora a
</line>
</par><par>
<line>
p*ra o objeto de análise do p*es*nte artigo, a*r*dita-*e que, no *st*do
</line>
<line>
d* infográficos, isso
</line>
</par><par>
<line>
*ignifica reconhe*er zonas
</line>
<line>
de ind*terminação onde *ores quentes s*g*rem
</line>
<line>
perigo, seta*
</line>
</par><par>
</page><line>
grossas ins*nua* urgência e *nima**es em loop mantêm a atençã* do usuário.
</line>
<line>
*ev. FSA, **resi*a, v. 22, n. 8, art. 7, p. 1*2-127, ago. 2025 w*w4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pode* das Imagens e da* Narrativas Visuais: Geopolítica da Crise no C**al d* *uez/Mar Vermelho
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
Ao *rt**ular *ntropologia visual e
</line>
<line>
geopolítica, torna-se imprescindível integra* as
</line>
</par><par>
<line>
*e*lex*es de Novaes (20*8),
</line>
<line>
*ue record* com* tais performances mobilizam cor*o o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
observador, seu ritmo ocu*ar, sua* e*o*ões e seus h*bi*os culturais. Desse *odo, investi**r a
</line>
</par><par>
<line>
crise *o *ar Vermelh* impl**a também indagar
</line>
<line>
com* l*mos os mapas na tela, de ond* os
</line>
</par><par>
<line>
c*ntemplamos e com quais exp*ctat*vas os a*aliamo*. Essa perspectiva completa o arcabouço
</line>
<line>
teórico delineado por Mondza*n (2016), Rodrigues e O*iveira (*01*) e Boba*o * *ra*a (20*6),
</line>
</par><par>
<line>
ampliando
</line>
<line>
a compreensão dos reg*mes d* visibilid*de q*e s*s*entam as narrativas
</line>
</par><par>
<line>
geopolí*ica* e* di*puta.
</line>
<line>
* *ET*DOLOGIA
</line>
<line>
Este *rtig* *dota um* via qual*ta*iva de *nspiração semiótico-c*r**gráfica. Parte-se *a
</line>
</par><par>
<line>
ob*ervação de *obato e Fraga (2016)
</line>
<line>
de que t*do *up*rte visual (mapa, fotogr*fia
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
inf*gráfico) ca*rega simultaneamente o refere*te re*resen*ado * gesto o
</line>
<line>
de que* * produz.
</line>
</par><par>
<line>
P*r co*seguinte, a aná*ise busca
</line>
<line>
artic*lar, num mesmo *ovimen*o, o fato g**político (*
</line>
</par><par>
<line>
desvio dos navios no *ar Ve*me*h*), o arr*nj* gráfico que o torn* visíve* * o enq*adrame**o
</line>
<line>
discursivo em *ue * ima*em *ircu*a.
</line>
<line>
O c*rpu* restring*-se a *uas peças que d*min*ram a cobertur* in*ernacional dur*nte a
</line>
</par><par>
<line>
inte*rupção de trá*e*o no Canal
</line>
<line>
de Su*z, em janeiro de 2024:
</line>
<line>
*
</line>
<line>
infog*áfico da Reuter*, que
</line>
</par><par>
<line>
superpõe num glo** centra*o em B**-el-Mandeb a *ota "n*rma*" em azu* e o desvio
</line>
</par><par>
<line>
m*rid*ona* em
</line>
<line>
laranja, acompanh*d* de u* qua**o com*ar*tiv* de tempo di*tân*ia; e
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**fográ*ico do Brasi* de Fat*, que a*r**enta o mesmo par d* **ajet*s em preto * *ermelho
</line>
</par><par>
<line>
so*re fundo hemisféri*o,
</line>
<line>
acre*ce*t*ndo um r*c**te
</line>
<line>
amplia*o do estre*to
</line>
<line>
iemenit*. A
</line>
</par><par>
<line>
coincidência estrutural (g*obo fo*alizado n* *orred*r M*r Vermelho-Suez e tr*çado
</line>
<line>
*imul*âneo de duas a*te*nativas marítima*) fornece a base de c**paração.
</line>
<line>
O percurso *nterpre*ativo *esenvolv*-se em quatro eta*as encadeadas. P**meiro,
</line>
<line>
descrev*m-se a* c**ada* g*á**cas *e ca** *eça (cartografia *e fundo, linhas de rota, có**gos
</line>
</par><par>
<line>
cromáticos, *ótulos topog*áficos), di*tingui*do operaçõe*
</line>
<line>
denotativas (localizar S*ngapura,
</line>
</par><par>
<line>
Rote**ã, Canal de Suez) e conota*ivas (sugerir maior ou men*r es**rço log*stico). Em seguida
</line>
<line>
exa*ina-se o jogo de escalas e *nquadramentos: * pas*agem do *lobo completo a* d**alhe do
</line>
<line>
estr*ito, no caso do Brasil d* Fato, ou a ausência de qualquer close-up na arte da R*u*ers, que
</line>
<line>
prefere * impacto pano**m*co. * terc**ro momento foca o trat*me*to cromático e a hierarqui*
</line>
<line>
visu*l, verifican*o de que *o*o a espessura das linhas, o cont*as*e azul × laranj* ou *r*to ×
</line>
<line>
vermel*o e a sobrepos**ão de c**x*s de texto ori*ntam a leitura para a noçã* d* "des*io" e de
</line>
</par><par>
<line>
"**sto". Por fim, avalia-se a performa*ivi*ade
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*mage*, enten**d* com Novaes
</line>
<line>
(2008)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. 8, *rt. 7, p. 112-1*7, ago. 2*2*
</line>
<line>
www4.Uni*s*net.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Z. L. Bo*ato
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
co*o potênci* de convocar afetos e p*edi**** ações; ne*sa chave, obse*va-s* co*o o círculo
</line>
<line>
laranja qu* conto**a a rota atlântica da Reuters *u o vermelho incisivo sob** o Cabo d* Boa
</line>
<line>
Esp**a*ç* no Brasil de F*to drama*izam a *d*ia *e *rolonga**nto e perigo.
</line>
</par><par>
<line>
Par* re*uzir a ma*gem de arbitrariedade inere*te a *odo ex*r*íc*o hermenêutico,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*u*oria deste
</line>
<line>
*rtigo seguiu ** protoc*lo de des***ção minucios* r**lic**el, c*nfrontando
</line>
</par><par>
<line>
inde*en*entemente s*as anotações e *poiando-se em bibliografi* *ue disc*t* map*s e*quanto
</line>
<line>
"dispositivos de insc*ição" (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Co* e*ses funda*entos meto*ológicos, a
</line>
<line>
seç*o seguinte r**onstrói em pers*ectiva
</line>
</par><par>
<line>
históric* os *egim*s de visibilidade que informa* a *tual cartografia de crise, da iconogra*ia
</line>
<line>
biz*ntina aos pain*i* *nterativos co*te*porân**s.
</line>
<line>
* HISTÓRIA *O OLHAR G*OGRÁFICO
</line>
<line>
4.* De Humb**dt a *i*al de La Blach*: os a*ic*rces iconográfico* *a Geografia
</line>
<line>
Desde *s expedições nat*ralistas de A*exande* vo* Humboldt e C*rl Ri*ter até a
</line>
</par><par>
<line>
consoli*aç*o da
</line>
<line>
escola francesa de Paul V*dal de L* Blache, as imagens foram parte
</line>
</par><par>
<line>
constitutiva d* sa*er *eográfico. Bobato e Fraga (2016) lembram
</line>
<line>
que e*ses autore*
</line>
</par><par>
<line>
constr**ram os alicerces necessár*os *ara a edificaç*o *e uma *eo*rafia cie*tífica, *mparados
</line>
</par><par>
<line>
em m*p*s, gravura* * croq*is que acom*anhavam
</line>
<line>
vi*g*ns e de*cri*ões regionais. Ao *ituar
</line>
</par><par>
<line>
espé*ies, climas o* per*onalidades regionais, tais representaç*es i*auguraram uma tradição
</line>
<line>
em que ver e escrever *assaram a *a*inhar ju*t*s na prod*ção do conhec*mento espa**al.
</line>
</par><par>
<line>
A próp*i* prát*ca de campo de *umboldt, que l*vava
</line>
<line>
um t * m e de
</line>
<line>
ilustradores para
</line>
</par><par>
<line>
fix*r paisagens e espé*ies, *xe*plifica a centralid*de dada *o r*gi*tr* visual na consolidação
</line>
<line>
da Ge*g*af*a como ci*ncia moderna.
</line>
<line>
4.2 Do dese*ho d* via*e* à fotografia * ao *nfográf*co (sécu**s XVI-XXI)
</line>
<line>
*o*rigues e Oli*eira (2019) descrevem u** primeira fa*e em que desenh* e aqua*ela
</line>
<line>
*ram a única forma de transp*r*ar ter*as e *aturezas recé*-des*obertas para * Europ*; *ila*
</line>
<line>
d***a eta*a é o *a*a Ter*a Brasilis de 1519, *rodut* direto das expedições marítimas
</line>
<line>
quinhenti*ta.
</line>
<line>
Co* o a*anço tecnológi*o do séc*lo XIX, i*ici*-se * fase da "objetividad* mecân*ca",
</line>
<line>
marcada pela fotografia, que cristal*za a crença de que a máquina pode*ia re**strar a realidade
</line>
</par><par>
<line>
sem mediaçõe*
</line>
<line>
humanas (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2019). A cronologia foto*ráfica,
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina, *. 22, n. 8, **t. 7, *. 112-**7, ago. 202*
</line>
<line>
www4.Unif*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Poder das Imagens e das Narrativas Vi*uais: Geopolí**ca da *rise no Canal d* Suez/Mar Vermelho
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
daguerreót*po (183*) *s câmeras p*rtát*is Kod** (1888), *xpandiu o alcance d*s imagens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
al*mentou a ideia de prova visual, ***e do fotojor**lismo contemporâneo.
</line>
</par><par>
<line>
No sé*u*o XXI, d*shboard* in*erativos e infográfico* digitais reconfiguram essa
</line>
<line>
linh*gem: satél*tes, S**tema de Identif*cação Automática-AIS e bases de d*dos em temp* real
</line>
</par><par>
<line>
permitem sobr*por rotas, risco* e e**atísticas num *nico quadro dinâmico, *tuali*ando
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reper*ório iconográfico inic*a*o nos esboços de viage*.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Perspectiva crítica latin*-am*ricana: foto*rafia, t*rritório e denúncia
</line>
</par><par>
<line>
* va**rização d*s i*agens
</line>
<line>
não s* limit* ao Norte global. Bobato Fra*a (*01*) e
</line>
</par><par>
<line>
reco*da* o trabalho d* geógrafo francês **err* M*nbeig no Br*sil *a década de 1*40, cujas
</line>
</par><par>
<line>
fotografias *eve*aram conflit*s agrá*i*s, processos de
</line>
<line>
urbani*açã* e transformações
</line>
</par><par>
<line>
ambientais, *vide*ci*ndo real*dades pesqu*sadas invisív*is *os
</line>
<line>
d*scursos of*ci*i*. Tais
</line>
</par><par>
<line>
*egistros, ao mesmo tempo docu*en*ais * inte*p*etativ*s, antecipam * uso da ima*em como
</line>
</par><par>
<line>
f*r*amenta crí**ca na Geografi* latino-americana, p*eocupada
</line>
<line>
e* den**ciar
</line>
<line>
assimetrias
</line>
</par><par>
<line>
socioe*paciais.
</line>
</par><par>
<line>
**bato e Fra*a (*01*) destac*m *ue a *otografia jama*s é um mero apêndice
</line>
</par><par>
<line>
ilustrativo, pois
</line>
<line>
c*rre*a inevitavelmente o po*** de v*sta i*eológico de que* a *ro*uz. Isso
</line>
</par><par>
<line>
vale, hoje, para os infográficos sobre o *a* Vermelho: decisões gráfica* aparenteme*te
</line>
</par><par>
<line>
ne*tra*, como a paleta cromática e*prega*a, as s*tas que
</line>
<line>
i*dicam *otas alter*ati**s ou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nfase v*s*al *a*a a det*rmin*das e*calas temporais espac**is, rev*l*m escolhas po*íticas e
</line>
<line>
*ubjacentes *ue moldam a *eitura do conflito.
</line>
<line>
Ao long* desses *rês *oviment*s hist*ri*os, dos map*s renascentist*s às visualizações
</line>
</par><par>
<line>
de *ados *m tempo *eal, o olhar geog*áfico transformou-se,
</line>
<line>
mas *anteve **agem *
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
eixo articulado* *ntre experiência, método e pode* de rep*e*entação. Essa trajetóri* *ferece o
</line>
</par><par>
<line>
pano *e fundo necessário para compreender,
</line>
<line>
nas se*ões seguin**s, como
</line>
<line>
os
</line>
<line>
infog*áf**os
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Cabo da *oa Espera*ça depois *ue um ** seu* na*ios *o* *tacado por milita*tes
</line>
<line>
houthis no
</line>
</par><par>
<line>
Mar *ermelho. A mud*nça acr*scenta cer** de 10 dias às travessias e e*eva o* cust*s de
</line>
</par><par>
<line>
co*bust*vel e tripulação, es*i*ados em até US$ * *ilhão por v*ag*m. Além do
</line>
<line>
impa*to
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, T**esina *I, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-127, ago. 2025 www*.Unifsanet.co*.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. Bobato
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
eco*ômi**, o r*direcionamento reacendeu temo*es inflacionári*s na Europa e exp** a
</line>
<line>
vuln*rabilidade *e u*a rota que movi*enta *m terço *o comércio globa* de *ontêineres.
</line>
<line>
Do *onto ** vis*a políti*o-militar, * cobe**ura *o Brasil de Fato *dentifica os h**this
</line>
<line>
como p*rte do Eixo da Resistência (ali*nça in*or*al co* Hezbollah * Irã) * situa os ata*ues
</line>
</par><par>
<line>
dentro d* uma dinâmica regi*nal
</line>
<line>
de so*idari*da** à causa palestin*. Pe**uisa*ores ouvidos
</line>
</par><par>
<line>
p**o veículo div*rgem quanto à possibi*idade *e region*lização do c*nflito, ma* converge*
</line>
<line>
em apontar a *imen*ão *imbó*ico-est*até**ca d* c*nt*ole desse *orr*dor marítimo.
</line>
<line>
* .2 Descrição técnico-gráfica da Figura 1 (R*uter*)
</line>
<line>
Figura 1 - Reconfiguração das r*tas ***ítimas entre *ingapura e Rotterdam: impactos
</line>
<line>
geopolíticos no Canal de Sue* e no comérci* glob*l
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: *EU*ERS STAFF. Maer*k diverts v*ssels **ay fro* Red Se* for f*reseeable future. Reuters, *5 jan.
</line>
</par><par>
<line>
*024.
</line>
<line>
Disp**ível em: https://www.reut*rs.co*/world/midd*e-e*st/maersk-diverts-ves*els-away-red-s*a-fo*-
</line>
</par><par>
<line>
fore*eeable-future-202*-0*-05/.
</line>
<line>
Acesso
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
27
</line>
<line>
jul.
</line>
<line>
202*.
</line>
</par><par>
<line>
Font*s técnicas: L*EG; Planet Lab*; *aps4News; Shoei Kisen Kais**2.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Reuters.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, *. 22, n. *, art. 7, p. *12-*2*, ago. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P**er d*s *magens e das Narr*tivas Vis*ais: Geo*olítica da Crise no Canal de Suez/Mar Vermelh*
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 1 exibe *m globo em
</line>
<line>
projeçã* ortográfi*a, *ent*a*o no eixo África-**ia-
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
</line>
<line>
*scala:
</line>
<line>
global parcial, enfatizand* a ba*ia *nd*-Atlânt**a; **o *á inset3 separad*.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Paleta cromátic*: c***r*s*e binár*o azul × l*ranja que diferenc*a a rota curta (*ia *uez)
</line>
<line>
da rota longa (via sul da Áfric*). Não há gradação verm*lha de risco.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Tex*o:
</line>
<line>
*ít*lo "Vessels re-*outing" seguido de *ead4 explic*tivo; n*o existe g**fico de
</line>
</par><par>
<line>
barras *e* box-c*llo*t5 de frete, * *n*ormação de d*stância/du*açã* a*ar*ce como
</line>
<line>
le**ndas ao *ongo das *ot*s.
</line>
</par><par>
<line>
Do ponto de v*sta semi*tic*, o co*traste d* cor azul × laranja opera co*o código
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ficiência ve*su* custos *dicionais, enq*anto o *so de u* gl*bo *D suge*e totali**de
</line>
<line>
plane*ária, reforç*ndo a ideia de repercuss*o g*obal do d*svio m*rítim*. A au*ência de s*tas
</line>
</par><par>
<line>
*u ícones al*rmi*tas t*r*a a
</line>
<line>
p*ç* *ai* neut*a
</line>
<line>
** que *escrito i**ci*lmente, embora ainda
</line>
</par><par>
<line>
*r*vilegie * *arrat*va log**tica-econômica da Re*ters.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
com*osição p*incipal, des*inado a (1) ampliar uma área **p*cífica ou (*) situar o reco*te principal e* escal*
</line>
<line>
mais ampla.
</line>
<line>
4 No jorna*ismo, é o *a*ágr*fo (ou bloco inicial) que c*nde*sa o e*sencial *a not*cia *u do a*tigo, respondend*
</line>
</par><par>
<line>
de forma sucin*a às p*rguntas-chav* "o *uê, q*em, quando, ond*, co*o e por quê". Funci*na com* *o**ite
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
guia de leitur*, oferecendo ao púb*ico u* quad*o rápido do tema antes d* dese*volvimento detalhado *o texto.
</line>
</par><par>
</page><line>
5 Recurso *r*fico (retân*ulo *u balã* des*acado) us*do para is*lar informação-ch*ve dentro de um infográf*co
</line>
<line>
ou *ashboard. No jorn*lismo econômico cos*uma abrigar *i*ras de f*ete, v*riações *ercen*uais ou alert*s de
</line>
<line>
ris*o, chaman*o a atenção do leit*r sem *nterf*rir no fluxo prin*ipal do mapa ou **áfico.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-1*7, ago. *025 *ww4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Z. L. Bobato
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
5 .3 Descrição técnico-gr*fica da *igura 2 (B*a*il de Fato)
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - Adapt*çã* geopol*tica da *rise n* M*r Verme**o: rotas marít*mas, zonas *e
</line>
<line>
*onflito * visualização *mpliada da região
</line>
</par><par>
<line>
Font*: *RA*IL *E FATO. Grupo do **men e EUA se ata*am no Ma* Ver*elho: gu*rra está se expandindo
</line>
<line>
pe*o Or*ente *é*io? 15 *a*. 20*4. Disponível em: *ttps://www.brasildefato.co*.*r/2*24/01/15/gr*po-do-i*men-
</line>
<line>
*-eua-se-atacam-n*-mar-ve*melho-g*err*-esta-*e-expandind*-pe*o-oriente-*ed*o/. Acesso *m: 27 jul. 2*25.
</line>
</par><par>
<line>
Cré*ito*
</line>
<line>
da imagem or*gin*l: REU*E*S STAFF. Maersk diverts vessels *way from Red Sea for fo*ese*able
</line>
</par><par>
<line>
future. Re*ters, 19 dez. 2023. Disponíve* em: *ttps://www.reuters.com/w*rld/middle-east/mae*sk-diverts-
</line>
<line>
vessel*-a*ay-red-sea-for-*or*seeable-futu*e-2*24-01-05/.
</line>
<line>
A peça *e*ti*iza * g**bo *rtográ*ico d* Reuters, mas sobrepõe duas rot*s:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
t*açado pre*o v*a Canal de Suez (850* **l**s náu*i*as; 26 di*s);
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
t*açado *erme*ho via cabo da **a E*pe**nç* (11800 milha* náut*ca*; 36 dia*).
</line>
<line>
Um retângulo de deta*he destac* o eixo Egito-Iê*en. Dentro dele, paí*es da mar*em
</line>
</par><par>
<line>
o*ien*al do Mar Vermelho e do Levante aparece* em azul-cobalto (Iêmen, Arábia Sau*ita,
</line>
<line>
E*i*o, Sudão, Jord*nia, Isr*el/Pal*stin*, Líbano, Cis**rdânia e Síria), enquan*o o fundo cinza
</line>
</par><par>
<line>
* mantido *ara as
</line>
<line>
demais áreas. *s legendas, em boxes cinza (rot* curta) e v*r*e*ho (rota
</line>
</par><par>
<line>
lon*a), si*teti*am tempo e di*tância de
</line>
<line>
*a*a trajeto. O logoti*o vertical "Bd*" sinal*za
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
autoria da a*aptaç*o. E*e*en*os-c**v*:
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, *. 22, n. 8, art. 7, p. 112-1*7, ago. 20*5
</line>
<line>
www4.Un*f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Poder *as Imagens e das Narrati*as Vis*ai*: Geopolítica da Crise no Canal de Suez/Mar Vermelho
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Cam*d*s: cartogr*fia *ase *ombre*d*; ro*as em li*has contínuas; retângul*-zoo* com
</line>
<line>
f**nteiras e t*poní*ia e* ver*alete.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Escala:
</line>
<line>
g*obal parcial + zoom r*g*onal que reforça a posição e*tratégica d* Canal.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Cr*m**ica:
</line>
<line>
co*tras*e preto × vermelho pa*a efi**ência/so***custo; azul p*ra p*íses-
</line>
</par><par>
<line>
chave, s*scitando leitura p*lítico-econômica sem rec*rrer a gradientes d* r*sco.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Texto:
</line>
<line>
sem
</line>
<line>
boxes narra*ivos sobre
</line>
<line>
hout*is ou *ezb*llah; ap*nas etiquetas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
revelam as intenções
</line>
<line>
de que* as
</line>
<line>
produziu: a Reuters sus*enta *ma
</line>
<line>
narra***a de e*iciência
</line>
</par><par>
<line>
econômica, enquant* o Bras*l de Fato amplia o quadro ao indicar o* Estados envolvidos. E*sa
</line>
</par><par>
<line>
difer**ça confirma que a ima*em atua com* at*r semiótico; ao mesmo tempo, dialoga
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*o**zain (201*) sobre o *o**r de *ontrolar o *isív*l e recupera, em Novaes (2008), a i*eia
</line>
</par><par>
<line>
de qu* qu**qu*r visu*lização mobiliza corpo
</line>
<line>
e
</line>
<line>
exp*ctativas d* *bs*rvador, a*nda que esses
</line>
</par><par>
<line>
a*tores *ão *ratem esp*c*ficament* d* g*opolítica *m suas obras originais.
</line>
<line>
* *ISC*SSÃO
</line>
<line>
6.1. Convergências e*tr* teoria e ev**ê*cia* *m*íric*s
</line>
</par><par>
<line>
A a*álise *a* Figuras 1 e 2 confirma a *remissa
</line>
<line>
ce*tra* d* Mondzain (*016) d* que
</line>
</par><par>
<line>
toda ima*em opera d*ntro de um re*im* de visibilidade regulado p*r intere**es de poder. Na
</line>
</par><par>
<line>
p*ç* da Reuters, prevalece a *ógica da **iciência econô*ica:
</line>
<line>
o traçado azul-esverdeado
</line>
</par><par>
<line>
cons*rói a rota
</line>
<line>
*ia Sue* *omo cami*ho natu*al, ao *a**o
</line>
<line>
que a linha alar*njad* dra*ati*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sobrecus*o *o*ístico
</line>
<line>
do desvio. Já *dapta**o *o Brasil de Fato introduz um zoom sobre a
</line>
</par><par>
<line>
Egito, Iêmen * Arábia Sau*ita, *evelando
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
d*s*uta ** to*n* do est*eito ultrapassa
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-127, ag*. 2025
</line>
<line>
w*w4.Unifsa*e*.*o*.br/*e*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Z. L. Bobato
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
univers* *orp*rativ*, o que rea*irma a adve*tência
</line>
<line>
*e Boba*o e Fraga (2016) s*bre dupla a
</line>
</par><par>
<line>
dimensão refe*ente/olh*r: o que *e mostra também
</line>
<line>
ex*õe a posição
</line>
<line>
e*istêm*c* de que*
</line>
</par><par>
<line>
mos***.
</line>
</par><par>
<line>
Rodrigues e Ol*veira (2019) d*screvem a i*agem científica com* disposi*ivo de
</line>
</par><par>
<line>
in*crição apto a tran*formar
</line>
<line>
dados dispersos *m pr*va. Ambas as fi*uras *umprem es*e
</line>
</par><par>
<line>
p*pe*: nú*ero
</line>
<line>
de dias e milhas náutica*, ancora*os em rotas
</line>
<line>
*romatic*mente opost*s,
</line>
</par><par>
<line>
estabiliz*m argumentos sobre ris*o e custo; o retân*ulo d* detalhe do *rasil de Fato *onden*a
</line>
<line>
a re*evância ge**olíti*a do Canal a* posicio*ar **íses-ch*ve em azu*-cobalto. E*se arranjo
</line>
<line>
visu** legitima rapidamen** interpretações complexas, refo*çand* o poder *e síntes* aponta*o
</line>
<line>
p**as aut*ras.
</line>
<line>
Por fim, a d*m*ns*o s**sorial ressaltada po* No*aes (2008) *merge co* clareza: c*res
</line>
</par><par>
<line>
vivas * a representação tridimensional do globo *obiliza*
</line>
<line>
*feto e imaginação, *on*ertendo
</line>
</par><par>
<line>
tr*jetória* maríti*as em *xperiências qu*se t**eis d* esp*ço. *s ima**ns não apenas
</line>
<line>
informa*, *as performam a crise, in*luencian*o per**pçõe* de urgê**ia e *scala.
</line>
<line>
6.2. Tensionamentos: o**etividade, persu*são * ver*ade *artográfica
</line>
<line>
Os dois infográficos m*terializa* * tensão entr* prete**ão *e o***tividade e *unç*o
</line>
</par><par>
<line>
persuasiva. No cas* d* Reuters, a aparência **utr*
</line>
<line>
deri** da red*ção do q*a*ro geopolítico
</line>
</par><par>
<line>
ao cálculo d* *erc*rso e de tempo. A predominância de to** fr*os *ransm*te se*u*an**,
</line>
</par><par>
<line>
alinhand*-se
</line>
<line>
*o et*os6 co*po*ativo
</line>
<line>
que *r*vileg*a efi*iência sobre c**flito. Ent*etanto,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*pria escol*a de focar ape*as Sing*pura, Suez e Rot*er*am s*lencia outros portos a*iáticos e
</line>
<line>
eu**peus, evidenci***o a seletividade do *isível.
</line>
</par><par>
<line>
O *rasil de Fato, a* *ontrário, *m*u*r* o leito* p*ra uma i*t*rpret*ção c*ítica
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
destacar *tor** estat*is do entorno *o Mar Vermelho. A utilização do *ermelho, cor
</line>
</par><par>
<line>
classicame*te *ssociada a perigo, dr*matiza r**a alt**nativa e suge*e escalad* bél*ca. O a
</line>
<line>
re*orte, porém, ta*bém * parc**l: *o não ins*rir *cone* militarizado* ou bases navais, a peça
</line>
<line>
minimi*a o p*pel d* atores *cidentais, tens*onando a n*ção de *mparciali*ade. Esses
</line>
<line>
m**im*n*os va*idam a lei*u*a de *ondz*in (2016) s*b*e a pro*uçã* de olhares idólatras
</line>
<line>
q*ando a di*lética mostrar/int*rpretar s* q*ebra.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
disposiçõ*s que orientam a co*duta de um indivíduo ou de um grupo. No contexto emp*esar*al, fala-*e em ethos
</line>
<line>
cor*or*tivo para indicar a *ultur* organizacional que le**tima *ráticas, discur*os e decisões e*t*atégic*s, aquilo
</line>
<line>
que a empr*sa "é" * "parece ser" aos olh*s de seu* públicos internos e externos.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 2*, *. *, art. 7, p. 112-*27, a*o. 2025 www4.U*ifsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *oder da* Image** e das Nar*ativas Vi*uais: **opo*ítica da C*is* *o Canal de Suez/Mar Ver*elho
</line>
<line>
*25
</line>
</par><par>
<line>
6.3 Implicações par* a leitur* crític* de c*ises geopolíticas
</line>
</par><par>
<line>
O* *ch*dos indicam que o poder epistêmico dos infográficos se manifest* em três
</line>
</par><par>
<line>
mecani*mos articulados. Prime*ro, seleção * a hierarquizaç*o de *am*das visuais (*inhas, a
</line>
<line>
cores, legendas) privilegiam certos ato*es, escalas e temporalidades, torna**o invisíveis o**ras
</line>
<line>
**me*sões do *onflito. Em segui*a, a *atur**iz*ção de métr*cas tran**orma *ias *e *t*aso *u
</line>
</par><par>
<line>
m*lhas n*ut*c*s perc*rridas em códigos cromáticos que *ixam parâme*ros de e*iciência
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*meaça, sem *ue se debatam publicamente o* cr*térios que lhe*
</line>
<line>
dão *upo*t*. Po* *im,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ativ*çã* de afetos, *erada p*r paleta* específicas * pelo uso *e formas *u*vas que proje*am o
</line>
</par><par>
<line>
globo, despe*ta
</line>
<line>
emo**es que sedi*entam i*terpretações políticas, c*n*e*tendo
</line>
<line>
d*dos
</line>
</par><par>
<line>
logís*icos em narrativas ** ri*co ou d* op*r*unidade.
</line>
<line>
Para a Ge*gr*fia cr**ica d*s i*agens, i*so implica i*cor**rar rotinas de alf*betização
</line>
<line>
vi*ual n* ens**o e na pesqui*a: ler map*s *nt*rativos *eq*e* tanto f*miliari*ade car*ogr*fica
</line>
</par><par>
<line>
qu*nto sensibilidade semiótica e
</line>
<line>
ét*ca. N* plano prát*co, jo*na*i*tas e an*l*st*s dev*m
</line>
</par><par>
<line>
expl*citar
</line>
<line>
procedimentos de elaboração
</line>
<line>
de infográficos, mitiga*d* o risc* de repro*ução
</line>
</par><par>
<line>
inadve*tida de a*endas políticas.
</line>
<line>
7 CONCLUSÕES
</line>
<line>
* *nvesti*ação de*onstrou qu* ** i*fográf*cos analisa*os não *ão meros artef*tos
</line>
</par><par>
<line>
ilust*ativos, mas verdadeir*s operado*e* de sentido que articulam *conomia, po*ític*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
imaginação na disputa p*r sig*ifi*ad*s sobre o Canal de Suez. No caso da Reuters, a r*ta em
</line>
<line>
azu*-*sv*rdeado converte * trave*sia pelo Ma* Verme*h* em percurso "natura*" e efi*iente,
</line>
</par><par>
<line>
en*uant* o tr*çado laranja p**jet* co*tor*o do o
</line>
<line>
c*bo da *oa *spe*ança *omo punição
</line>
</par><par>
<line>
financei** e temporal. Essa oposi*ão cro*átic* materiali** aquilo q*e Mo*d**in (20*6)
</line>
</par><par>
<line>
denomin* "r*g**e de vi*ibil**ade":
</line>
<line>
*
</line>
<line>
ima*em torna-se coext*nsiva ao d*scurso *o*ístico,
</line>
</par><par>
<line>
*egi*imando d*c*sões empres**iais ao de*i*it*r o q*e deve ser visto e, sobretudo, o *u* po*e
</line>
<line>
p*rmane*er ocult*. Por *eio desse enquad*amento, a *obertur* corporativa *onve*te * Canal
</line>
<line>
de Suez em í*dice universal de **cio*alidade econômica, silenci*nd* *s con*litos
</line>
<line>
sociopolíticos qu* sus**ntam o gargalo.
</line>
</par><par>
<line>
A ad*ptação publicad* pelo Brasil de *ato, por sua *ez, reo*ienta **co para as *
</line>
<line>
geografias do c*nfl*to ao dest*car **ito, **men e Arábia Saudi*a em azu*-cob*lto,
</line>
<line>
apro*imand* a *rise ma****ma de contrové*sias ter*itor*a*s mais a**las. Es*a escolh* reforça a
</line>
</par><par>
<line>
advertência de Bobato e Fraga (20*6) de
</line>
<line>
que *oda *ma**m *arrega em si a persp*c*iva do
</line>
</par><par>
</page><line>
observador; ver é, simultaneamente, interpretar e posicionar-se. A *ncor*o*a*ão do zo**
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*si*a P*, v. *2, *. 8, art. 7, p. 112-*27, ago. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Z. L. Bobat*
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
reg*o*al não apenas acrescent* densidade po*íti** a* mapa globa*, mas *ambém desloc*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
epic*n*ro do debate para
</line>
<line>
**j*i*os e t*rritórios freque*temen*e periférico*
</line>
<line>
nos *elatóri*s
</line>
</par><par>
<line>
corpo*ativos. Aqu*,
</line>
<line>
a dupla *imensão *eferente e olhar ganha relevâ*cia: o *bjeto
</line>
</par><par>
<line>
repres*n**do (a ro*a desviada) e o suj*ito que o repr*senta (o veículo de impren*a cr*tico)
</line>
<line>
fundem-se nu* mes*o a*o de enun*iação espacial.
</line>
<line>
*odrigues * Ol*vei*a (2019) lem*ra* qu* dispositivos de inscr*ção *rans*ormam d*d*s
</line>
</par><par>
<line>
dispersos em argumentos *stabili*ad*s
</line>
<line>
den*r* de uma economia *e
</line>
<line>
prova. No* dois
</line>
</par><par>
<line>
infográf*cos, d*stâncias náuticas, p*azos de traves*ia e legenda* codifi*adas atuam como
</line>
</par><par>
<line>
m*rcador*s de a*toridad*,
</line>
<line>
co*vert*ndo
</line>
<line>
contingê***as bélicas e* métri*as
</line>
<line>
apar*ntadas ao
</line>
</par><par>
<line>
c*lculo de custo-benef*cio. T*l pro**sso evide*cia a *orça performativa da im*gem: * que se
</line>
<line>
apr*s*nta co*o ne*t*al*dade g*áfica participa, *e *ato, da produção de *erdad*s logísticas e de
</line>
<line>
diagnó*tic*s de risco *ue ori*ntam me*cados de fr*te, estrat*gias mili*ares e percep*ões
</line>
<line>
públicas.
</line>
<line>
Por fim, retoma*do Novae* (20*8), é preciso re*onhecer que es*as visualizações
</line>
</par><par>
<line>
também mobilizam corpo e o afe*o do observador, despertan*o medo, o
</line>
<line>
urgência ou até
</line>
</par><par>
<line>
in*iferença conforme a pale*a, a escala ou a f*r*a
</line>
<line>
do traçado. *o **rformarem realidade*
</line>
</par><par>
<line>
possíve*s,
</line>
<line>
os infográfico*
</line>
<line>
a*pli**
</line>
<line>
o alcanc* da c*ise do Ma* Vermelho
</line>
<line>
para além *o
</line>
</par><par>
<line>
noticiário *sp*cia**zad*, f*m*n***do debates so**e segu*a*ça energética, *omérci* glob*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
soberan*a *eg**n*l. Nesse se*tido, o est*d* c*nfir*a que * im*gem é, a*tes de t*do,
</line>
<line>
at*
</line>
</par><par>
<line>
*olí*ico: ela cria condi**e* de **sibilidade, *st*bil**a
</line>
<line>
a**umentos cientí*icos e convoc*
</line>
</par><par>
<line>
i*ag*nári*s
</line>
<line>
q*e mo*dam decisões de *over*o,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
em*r*s*s e *e cidadãos. R*conhecer essa
</line>
</par><par>
<line>
tessitura é co*diç*o essencial pa*a qua*quer prática crítica
</line>
<line>
de leitura *artog*áfica, se*a n*
</line>
</par><par>
<line>
academia, seja no jorna*is*o, seja na formação de *ovos geógraf*s.
</line>
<line>
Em suma, as imagens det*m um pod*r *xplosivo, pois, ao mes*o tempo que re*e*am,
</line>
</par><par>
<line>
po*em eclipsar; ao *esmo te**o que *lu*inam, lanç*m s*mbra*. Q*em a* pr*duz dirige
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
foc*, q*em ** consome **eci** acender a
</line>
<line>
próp*ia lante*na **ítica, c*so con*rário, *ontinuará
</line>
</par><par>
<line>
enxergando apenas o recorte que lhe foi entregue.
</line>
<line>
*EF*RÊN***S
</line>
</par><par>
<line>
BOBA*O, Z. L; FRAGA, N. C. Iconog*a**as
</line>
<line>
ge*g*á*icas na
</line>
<line>
*ais*gem: o
</line>
<line>
uso *e imagens
</line>
</par><par>
<line>
fotográficas n* p*s*ui*a acadêmic* enquanto metodologi* *ual*t*tiva. *n: CHI*IN JUNI*R,
</line>
<line>
Alid*s Baptista; FREITAS, Andrez* R*cha de (o*g.). Tec*ologias ge*grá*ica*: o us* de
</line>
<line>
diferente* me*odo*ogias na p*odução *o c*nhecimento ge*gráfico. 1. ed. Cur*tiba: Editora
</line>
<line>
**R, 2016. v. 1, p. 127-*52.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-127, ago. 2025
</line>
<line>
www4.**ifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
O Pod*r das *ma*ens e das N*rrativas Visua*s: Geopolíti*a da Crise no C*nal de Suez/Mar Vermelho
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL DE F*TO. Gr*po do Iêmen e EUA se atac*m no Mar Vermel**: guerra es*á se
</line>
</par><par>
<line>
**pandindo
</line>
<line>
p**o
</line>
<line>
Oriente
</line>
<line>
Médio?
</line>
<line>
15
</line>
<line>
j*n.
</line>
<line>
2024.
</line>
<line>
Dispo*ível
</line>
</par><par>
<line>
*m: htt*s://www.*rasildefato.*o*.b*/202*/01/1*/grupo-do-iemen-*-eua-se-*tacam-no-ma*-
</line>
<line>
vermelho-gue*ra-esta-*e-expandindo-pe*o-orie**e-medio/. Acesso em: 27 jul. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
*ON*ZAIN, M.-J.
</line>
<line>
*ma*em, suj*ito, poder: entrevista. *radução de Vinícius N. Ho*esk*.
</line>
</par><par>
<line>
Outr*
</line>
<line>
Traves*ia, Universidade Federal *e S*n*a *atarina,
</line>
<line>
2.º sem. 2016, p. 175-191.
</line>
</par><par>
<line>
Disponí*el
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<line>
em: *t*ps://perio*icos.*fsc.br/index.php/Outr*/articl*/view/2176-
</line>
</par><par>
<line>
8552.2016n2*p*75. **esso em: 2* jul. 2025.
</line>
<line>
NOVA*S, S. C. Imagem, magia * *maginação: desafi** a* texto antropológico. Mana, v. 14,
</line>
</par><par>
<line>
n.
</line>
<line>
2,
</line>
<line>
p.
</line>
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455-4*5,
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2008.
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Disp*nível
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em:
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https://*ww.scielo.br/j/ma*a/a/*GbgpVMwvR*fyvVSXV*Vqmt/?f*rmat=pdf. *c**so e*: 27
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de J ul . 2025.
</line>
<line>
REUT*RS S*AFF. Maersk aler** para grandes interrupçõe* ao d***iar na*i*s do Mar
</line>
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Vermelho. Re*ters, 5 *an. 202*. Disponível em: https://www.reuters.com/world/middle-
</line>
</par><par>
<line>
east/maersk-diverts-v**sels-away-red-sea-f*r-*oreseeabl*-future-2024-01-0*/. Ac*sso *m:
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
j ul . 2025.
</line>
</par><par>
<line>
ROD*IGUES, R; OL*VEIRA, T. S. I*agens que p*oduz*m conhecimento*. Psicologia &
</line>
</par><par>
<line>
Sociedade,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
31,
</line>
<line>
e186124,
</line>
<line>
2019.
</line>
<line>
Dis*on*vel
</line>
</par><par>
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*m: https://www.scielo.*r/j/p**c/a/W*6fLHxK7SVDvK*Ph8t*3nG/?lang=pt. Aces*o em: 27
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<line>
*ul. 2025. https://doi.org/10.1**0/180*-0310/2*19v31199*00.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o Refer*nciar este Artigo, confo**e ABNT:
</line>
<line>
*OBATO, Z. L. O Poder das I*agens e *as Na*rativa* Visuais: Geopolítica da Crise no C*nal de
</line>
<line>
Suez/Mar Vermelh*. Rev. *SA, Te*esina, v. 22, n. *, art. 7, p. *12-127, ago. 2025.
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Contri*uição dos Autore*
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*. L. Bo***o
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1) concepção e planejamento.
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X
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2) análi*e e interpreta*ão dos dado*.
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X
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3) el*boração do rascunh* ou na rev*são crític* d* con*eúdo.
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*
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4) participação na *pr*vação *a versão final do manu*crito.
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X
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*ev. FSA, *er*sina P*, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-*2*, ago. 20*5
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www4.Un*fsane*.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)