<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-1*7, *go. *025 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.8.* </line>
</par>
<par>
<line> O Poder das Imagens e das Narrati*a* Visuais: G*op*lític* *a Crise no Cana* *e Suez/Mar </line>
<line> Ve*melho </line>
<line> The Po*er of *m*ges and Vi*ual Narrativ**: Geop*litics of *he S*ez Can*l/*ed Sea C*isis </line>
</par>
<par>
<line> Zaqueu Luiz Bob*to </line>
<line> *outor em Geogra*** pela Univ*rsidade Federa* do Paraná </line>
<line> *rofessor Fo*mador no curso de *eo*rafia Licencia*ura UAB da *ni*ersidad* *stadua* de *onta Grossa </line>
<line> *-m**l: zaqueu*egeo@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*e*eço: Zaque* Luiz Bobato </line>
<line> *ditor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Ton*y </line>
<line> Ke*ley </line>
<line> de </line>
<line> Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> Uni*er*idad* Federal d* Ma*o *rosso (UFM*). Ave*ida </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> *ernando Corrêa da Costa, nº 2.367, *uiabá, Mato </line>
</par>
<par>
<line> Gros*o, *r*s*l - C*P 780*0-90*. </line>
<line> *rtigo recebido e* 3*/07/20*5. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> rece**d* em 13/08/2025. Aprovado em *4/08/20*5. </line>
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<line> *valiado p**o *ist*ma Tripl* Review: Des* *eview a) </line>
<line> p*lo Edit*r-Chefe; e b) *oubl* Blind Rev*ew </line>
<line> (avali*ção ce*a por dois **aliadore* da área). </line>
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<line> Revisã*: Gra*a*ical, Normativa </line>
<line> e de F*r*atação </line>
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<line> * Poder d** Image*s e das Narrativas Vis*ais: Ge**olítica da Crise no Canal *e Suez/Ma* Vermelho </line>
<line> 113 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Este *rtigo *n*lisa o pap*l dos info*ráf*c*s co*o mediadores *ognitivos e político* </line>
<line> na </line>
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<line> cobert*ra d* c*ise do *ar Vermelho/Canal de *uez (janeir* de **24). Part*ndo de </line>
<line> *porte* </line>
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<par>
<line> t*óric*s de Mondzain (2016), *odr*gues e Oliveira (*019) e Bobato e Fra*a (**16), *nvestiga- </line>
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<par>
<line> *e como essas *epr*sentações v*suais oper*m como dispositivos </line>
<line> de </line>
<line> seleç*o e *il*nciamento, </line>
</par>
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<line> instituindo regi*es de v*sib*lidade que legitimam dete*minadas </line>
<line> na*rat*vas geopo*íticas. Por </line>
</par>
<par>
<line> meio de uma análise *emiótico-**rtográfica comparativa, exam*n**-se *ois info**áfi*os- </line>
<line> *h**e: um da Reu*ers, fo*ado em ef*ciência log*s*ica, e ou*ro do Brasil de Fato, que am*l*a * </line>
</par>
<par>
<line> escala geop*lítica do confl*t*. *s *e**ltados demon*tram que elemento* co*o </line>
<line> pal*tas </line>
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<line> crom*ticas, hie*arquia* visuais e enquadramentos espaciais </line>
<line> n** apenas comunic*m dados, </line>
</par>
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<line> mas performam rea*i*ades, nat*ralizand* m*t*icas de risco e mobilizando af*tos. Conc*u*-se </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> os infográfic*s são ar*e*atos epistêmicos </line>
<line> ativos, *uja *eitura crí*ic* exige desv*lar as </line>
</par>
<par>
<line> esco*has que </line>
<line> *r*en**m qu* é *o**rado (e o*ult*d*) *as d*spu*a* pelo *spaç* marítimo o </line>
</par>
<par>
<line> *l**al. </line>
</par>
<par>
<line> Pala*ras-ch*ve: Info**á*icos. Geopo*ítica. Canal de Suez. Semió*ica Visual. Regimes de </line>
<line> Visibilidad*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This article exam*nes the role of infographics as co*nitiv* and political mediat*rs in cove*age </line>
<line> *f the R*d *ea/Su*z Canal crisis (January **24). D*awing on th* theoretical *ontributions of </line>
</par>
<par>
<line> Mondzain (2016), Rodrig**s and Oliveira (201*), and Bobato </line>
<line> and Fraga (*016), it </line>
</par>
<par>
<line> *nvestigates </line>
<line> how t*ese visual representations f*nction *s de*ices of selection and s*lencin*, </line>
</par>
<par>
<line> establish*ng regimes *f vis*bili*y that *egitimize specific </line>
<line> ge*political narrati*es. *hrough </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comp*rative semiotic-car*ographic an*lysis, two key i*fographics </line>
<line> ar* analyzed: one from </line>
</par>
<par>
<line> R**ters, centere* on logistica* efficiency, and anoth*r *rom Br*s*l de Fato, which broade*s </line>
<line> the conf*ict\s geopolitica* sca*e. **e findings show *hat el*ments suc* as colo* palettes, visual </line>
</par>
<par>
<line> hiera*ch*e*, and *patial fr*mings </line>
<line> not only co*mu*icat* data but als* pe*form *ealitie*, </line>
</par>
<par>
<line> na*uralizing risk **trics </line>
<line> an* *obilizing aff*c*. The study c*ncl*de* *hat infographic* </line>
<line> a*e </line>
</par>
<par>
<line> active epistemic artif*cts whose cr*tical readin* require* unveiling *he *hoi*es tha* guide what </line>
<line> is *howna*d what is concealed*n dis*ut*s ov*r global mar*time sp*ce. </line>
<line> Ke*w*rds: Infogra*h*cs. *e*poli*ics. Suez C*nal. Visua* Semiot*cs. Regime* of Visibility. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. *2, n. 8, art. 7, *. 112-127, ago. 2025 </line>
<line> www4.Un**sanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
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<line> Z. *. Bobato </line>
<line> 114 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> Os infográf*cos sobre a *rise d* *ar *ermelho/Canal *e Suez (p***icado* em janei*o </line>
<line> de 2024) condensa* múlt*p*as esca*a* ma*íti*as, mi*i*ares e logísticas num mesmo plan* </line>
</par>
<par>
<line> visual. Essa co**ensação não é </line>
<line> neu*ra: a imagem o*era *omo di**o*itivo de se*eção e de </line>
</par>
<par>
<line> s*lenciamento, in*ti*uindo um regime de visibil*dad* que dec*de o que pode *u não ser vi**o </line>
<line> no esp*ço. Segun*o Mond*ain (2016), quando as imagens se to*nam co**tensivas ao *istem* </line>
</par>
<par>
<line> q** *s *b*iga, d*i*am de s*r operantes. *rat*-se, **rtanto, </line>
<line> de r*conhecer que o poder </line>
</par>
<par>
<line> epistêmic* de *m i*fográfico reside tanto no qu* ele expõe qu*nto no que ele oculta. </line>
<line> N* â*bi*o da *iência geo*rá*ica, *o**to e Fraga (2016) *e*ordam que toda fotog*afia </line>
<line> carrega a persp*ct*v* ideoló*ica *e quem a pr**uz, *o*vertendo-s* e* signo interpreta*ivo * </line>
<line> *** *m simpl*s ornamento. Tal advert*ncia é crucial quando migramos da foto**afia estát**a </line>
<line> *ara inf*gráfico* di*ita*s **nâmic*s: *amadas ** dados, seta* e paletas cromáticas *eforçam </line>
<line> le**ur*s *eop*líticas específi*as e, por is*o, req*erem um escr**ínio metodo*ógico rigor*so. </line>
<line> Rodrigu*s e O*iv*i*a (2*19) descrevem es**s *omposições co*o "**sposit*vos d* </line>
<line> ins*rição", i*to é, a**e*atos que ma**riali**m e legitimam argume*tos cie*tí*icos ao to*ná-los </line>
</par>
<par>
<line> visualme*te </line>
<line> evident*s. Aplicado a* e*tu*o </line>
<line> de *aso, isso *igni*ica analisar **m* *scalas </line>
</par>
<par>
<line> *artográficas, flu*os de n*vio* e iconogra*ia bél*c* sã* *rtic*lados para sustentar *arr*tivas </line>
<line> sobre se*u*anç* ener**tica globa* e disp**as de **der no Or*e*te *é*io. </line>
</par>
<par>
<line> À luz desses aport*s teóricos, a pres**t* inve*ti*açã* ob*etiva </line>
<line> demon*tr*r c*mo </line>
<line> os </line>
</par>
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<line> i*fog***icos sel*cionados f*nci*nam como mediadores cognitivos e </line>
<line> políticos, pr*duzi*do </line>
</par>
<par>
<line> efeitos de verdade sobre a *rise </line>
<line> do Mar Vermelho. A *iscussão avançará em *ete seçõ*s: </line>
</par>
<par>
<line> fundamentação c*nc**tual, me*o*ologi* de anál*se semió*ic*/c*r*ográ*ica, </line>
<line> hist*ria *o *lhar </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *eográfico, estud* de caso das Fig*ras 1 * *, disc**s*o do* *chados * c*nclusõ*s. </row>
</column>
<par>
<line> 2 </line>
<line> FUNDAMENTAÇÃ* TE*RIC* </line>
</par>
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<line> 2 .1 </line>
<line> *egim* de *isibilidade e economia do olhar </line>
<line> *ond**i* (2016) parte da pr*m*ssa de que **nhuma imagem é ne*tra: seu valo* </line>
</par>
</par>
<par>
<line> epistemológic* *ecorre *o t*â*sito *ncessa*te *n*re ver e *azer-ver. Na entrev*sta </line>
<line> "Ima**m, </line>
</par>
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<line> sujei**, pode*", a filósofa *b*erva que * controle i*dustrial * co*ercial da* </line>
<line> imagens </line>
<line> *stá </line>
</par>
<par>
<line> i*t*i*amente c*ntrado na i*eia </line>
<line> d* que elas sejam coextensivas a* </line>
<line> discurso </line>
<line> qu* </line>
<line> as *abi*a, </line>
</par>
<par>
<line> co*dição par* vende* idei*s, pessoas, </line>
<line> coisas. Essa coextensivi*a*e remete a uma *conomia </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, *. 22, n. 8, *rt. 7, p. 112-127, ago. *025 </line>
<line> *ww4.Un**sanet.com.br/revis*a </line>
</par>
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<line> O P*der das **agens e das N*rrativas V*suais: Geopolí*i*a da Crise no *ana* d* *uez/Mar V*rmelho </line>
<line> 115 </line>
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<line> políti*o-estética *m que * ci*cul*ção do visíve* é re**lad* por instâncias *e poder </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> de*ermin*m **em pode mostrar o quê. </line>
</par>
<par>
<line> Mondzain (2016) retoma a *uerela bi*antina e*tre í*one (eikon) * í*olo (*idolon) pa*a </line>
</par>
<par>
<line> subli*ha* que a **ola*ria não está *o obj*to, **s no </line>
<line> ol*a* que reifi*a a *magem. Quando </line>
</par>
<par>
<line> destruís o ícone, vosso olhar é qu* *e *orna idól*t*a, poi* vê apenas o objeto (M*NDZAIN, </line>
</par>
<par>
<line> 2016). A *isti*ç*o in**i*ui dois polos: </line>
<line> o o**ar *rítico, qu* *e*on*e*e a fragi*ida*e *emâ*tica </line>
</par>
<par>
<line> *a imagem, * o olha* idólatra, que transfo*ma aparências *m verdad*s peremptóri*s. Numa </line>
</par>
<par>
<line> era </line>
<line> *e dashbo*rds1 in**rativos e mapas </line>
<line> *nim*dos, tal dia*ética explica po* que certo </line>
</par>
<par>
<line> in*ográf**o pode simultaneamente esclarecer rotas navais e legi**mar n*rra*iva* militarizadas </line>
<line> sobre "ameaça*" no Mar *ermelho. </line>
<line> O conceito de regime de visi*ili*ad* tam*ém i*plica pe*sar a patologia d* *mage* </line>
<line> **derna. A* discutir a co**ti*uição subje*iva, Mondzai* (2016) afirma que *ão há sujeito se* </line>
</par>
<par>
<line> imagem; pri*ar in*ivíduos ou col*tivos </line>
<line> de r*pre*entação é re*uzir-lhes a *gência polític*. </line>
</par>
<par>
<line> Quando p*rta*s noticiosos satura* a crise *o C**al *e Suez c*m g*áficos de ris*o, el*s </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<column>
<row> apenas inform**: moldam a percepção g*ob*l de segurança energéti*a, refo*çando re*aç*es </row>
<row> de dependên*ia *ntre produtores de visualizaçã* e públ*cos *o*sumi**res. </row>
</column>
<par>
<line> 2 .2 </line>
<line> *m*ge*s como dispo**tivos de inscrição ci*nt*fica </line>
<line> Rodrigues e Oliv*i*a (2019) adotam o termo d**p*s*tivo de in**rição *ara designar </line>
</par>
<column>
<row> q*al*uer arte*ato que est*bili*e enunciados científicos por meio da visualidade. Insp*ra*as em </row>
<row> *atour, *e*inem: no t*xt* científico, qualq*er estr**ura que possibil*t* uma ex*osição visua* </row>
<row> pode adqui*ir for*a probat*ria (RODRIGUES; OLI*EIR*, 2*19). * credibilid*d*, contudo, </row>
<row> *ão reside no aparato t*cnico, mas nos usos que en*ua*ram * in*crição com* prova. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Em i*fogr*ficos portuários, lin*as d* fluxo, ícones </line>
<line> de pet*ol*iro e pale*as *e risco </line>
</par>
<par>
<line> convertem dados de *istem* de Identificação Automática-AIS e* argumentos so*r* cu*to </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ameaça, natur*li*ando deci*õe* de desvio de fr*ta. </line>
</par>
<par>
<line> As **t**as (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2019) *istoricizam qu*tro fases da imagem </line>
<line> científica: *ep*esentaç*o mimética, objetividade mecâni*a, inter*ret*ção e in**ira*ão. A fase </line>
</par>
<par>
<line> *a *bjetiv*da*e me*ânica, asso*iada à f*t*gr*fia *itocentista, sed*menta a crença d* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> máquina "transpõe" a re*l*dad* para o p*pel, *clip*ando a in*ervençã* h*mana; já na etapa </line>
</par>
<par>
<line> 1 Painéis digita*s i*t*rat*vos que agregam *últiplas vis*al*z*çõ*s (gr*fic**, ma*as, indica*ore* numéricos) em </line>
<line> um mes*o layout, permitindo mon**orar dado* em tempo (quase) *eal, ***icar fil*ro* dinâmicos e realiz*r </line>
<line> análi*es. A metáfo*a de*iva *o "p*inel de *nstr*mentos" de veículo* e aeronaves, reforça*do a ide*a de co*trole e </line>
<line> tomada de deci*ão rápida baseada em síntese* visuais. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. *2, n. 8, art. 7, p. 112-*27, a*o. 20*5 ww*4.Unifsane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Z. *. Bobato </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> atual, a explo*ão de senso**s e s*télites </line>
<line> *era "turbul*nc*as </line>
<line> epis*êmicas" </line>
<line> *m que diferentes </line>
</par>
<par>
<line> ont*logias compete* pela a*t**id*de d* visí**l (RODRIGUES; OLIV*IRA, **19). </line>
<line> Infográficos sobre o Mar Vermelho *xemplificam tal di*puta: a mesma *magem serv* </line>
</par>
<par>
<line> ora </line>
<line> à narrati*a *e "seguran*a da n**egaçã*", </line>
<line> o*a à de </line>
<line> "r*sistência anti-imperia*i*t*", </line>
</par>
<par>
<line> ***ende*do de quem a publica, * de quai* ca*adas são destacada*. </line>
<line> 2 .3 Du*l* dimensão referente/olha* na *aisagem </line>
</par>
<par>
<line> *ob**o e F*aga </line>
<line> (2016) alertam </line>
<line> que a fo*ogra*i* é, ideologicamente, o o*har do </line>
</par>
<par>
<line> *esqu*sador sobre * r*al**ade e*tud*da. Essa proposição funda a noção de dup*a dim*nsão </line>
</par>
<par>
<line> referen*e/olha*: a imagem mostr* * ob*eto e, simultan*amente, </line>
<line> expõe a </line>
<line> p*sição </line>
</par>
<par>
<line> epistemológica de qu*m o ca**a. Tal </line>
<line> compreensão desloca o i*f*grá*ico </line>
<line> de *ero suporte </line>
</par>
<par>
<line> ilustrativ* para ator *emiótico que parti**pa da produ*ão do espaço geográfico. </line>
<line> Os autores ta*bém salientam que, na tradi*ão da Geografia, represe*tações imagéticas </line>
<line> aco*panha*am a própria i*s*i***ion*liz*ção da di*ciplina, de Humboldt a Vidal de la Blache </line>
<line> (BOBATO; FR*GA, *016). Assim, todo produto *is*al implica seleção de escala, **genda e </line>
<line> ****r*e temp*r*l qu* afetam a leit**a da paisa*em. No ca*o do Can*l d* Suez, optar por *ma </line>
<line> projeção centrada no *strei*o, a*pliar a simbolog*a de míss*i* ou ade*sar cores de per*go </line>
</par>
<par>
<line> altera radicalmente a hierarquia *e ato*es pe*cebid*s, </line>
<line> re*orçando o ar*umento d* Bo*ato </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Fraga de que ver *á é interpretar. </line>
</par>
<par>
<line> Além diss*, ao r**letirem sob*e a p*átic* fo*o*r*fic* e* trabalhos de *ampo, os </line>
<line> autor** adver*em q** a imagem não * "o começo n*m o fim" da reflex*o, mas um *eio qu* </line>
<line> demanda filtragem crítica *a** não reifi*ar est*reótipo* (Boba*o; *raga, 2016). Transposta aos </line>
<line> das*bo***s logísticos, tal adv*rtência recomenda c*u*ela fren*e a visu*lizaç*e* *ue *raduzem </line>
</par>
<par>
<line> *luxos g*obais em métr*cas u***imensi*nais de atraso </line>
<line> ou so*recusto, *bscurecendo re*ações </line>
</par>
<par>
<line> *i**órico-políticas *ais am*l*s. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .4 </line>
<line> Magia, imagi*ação e t*xtualida*e antropológica </line>
<line> N*vaes (2008) propõe que a image* ativa formas de saber não li*eares, atravess*das </line>
</par>
<par>
<line> por *agia, im*gin*ção e afetos, ex*gind* d* pesquis*dor estratégias narr*t*vas que *colh*m </line>
<line> a*biguidade. Em Ima*em, magia e imaginaç*o (2008), * autora a*gu*enta que visualizar nã* </line>
</par>
<par>
<line> é apenas *epre*e*tar, mas p*rform*r re*lidades possíveis. Tra*s*on*o reflexã* da au*ora a </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o objeto de análise do p*es*nte artigo, a*r*dita-*e que, no *st*do </line>
<line> d* infográficos, isso </line>
</par>
<par>
<line> *ignifica reconhe*er zonas </line>
<line> de ind*terminação onde *ores quentes s*g*rem </line>
<line> perigo, seta* </line>
</par>
<par>
<line> grossas ins*nua* urgência e *nima**es em loop mantêm a atençã* do usuário. </line>
<line> *ev. FSA, **resi*a, v. 22, n. 8, art. 7, p. 1*2-127, ago. 2025 w*w4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pode* das Imagens e da* Narrativas Visuais: Geopolítica da Crise no C**al d* *uez/Mar Vermelho </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> Ao *rt**ular *ntropologia visual e </line>
<line> geopolítica, torna-se imprescindível integra* as </line>
</par>
<par>
<line> *e*lex*es de Novaes (20*8), </line>
<line> *ue record* com* tais performances mobilizam cor*o o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> observador, seu ritmo ocu*ar, sua* e*o*ões e seus h*bi*os culturais. Desse *odo, investi**r a </line>
</par>
<par>
<line> crise *o *ar Vermelh* impl**a também indagar </line>
<line> com* l*mos os mapas na tela, de ond* os </line>
</par>
<par>
<line> c*ntemplamos e com quais exp*ctat*vas os a*aliamo*. Essa perspectiva completa o arcabouço </line>
<line> teórico delineado por Mondza*n (2016), Rodrigues e O*iveira (*01*) e Boba*o * *ra*a (20*6), </line>
</par>
<par>
<line> ampliando </line>
<line> a compreensão dos reg*mes d* visibilid*de q*e s*s*entam as narrativas </line>
</par>
<par>
<line> geopolí*ica* e* di*puta. </line>
<line> * *ET*DOLOGIA </line>
<line> Este *rtig* *dota um* via qual*ta*iva de *nspiração semiótico-c*r**gráfica. Parte-se *a </line>
</par>
<par>
<line> ob*ervação de *obato e Fraga (2016) </line>
<line> de que t*do *up*rte visual (mapa, fotogr*fia </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> inf*gráfico) ca*rega simultaneamente o refere*te re*resen*ado * gesto o </line>
<line> de que* * produz. </line>
</par>
<par>
<line> P*r co*seguinte, a aná*ise busca </line>
<line> artic*lar, num mesmo *ovimen*o, o fato g**político (* </line>
</par>
<par>
<line> desvio dos navios no *ar Ve*me*h*), o arr*nj* gráfico que o torn* visíve* * o enq*adrame**o </line>
<line> discursivo em *ue * ima*em *ircu*a. </line>
<line> O c*rpu* restring*-se a *uas peças que d*min*ram a cobertur* in*ernacional dur*nte a </line>
</par>
<par>
<line> inte*rupção de trá*e*o no Canal </line>
<line> de Su*z, em janeiro de 2024: </line>
<line> * </line>
<line> infog*áfico da Reuter*, que </line>
</par>
<par>
<line> superpõe num glo** centra*o em B**-el-Mandeb a *ota "n*rma*" em azu* e o desvio </line>
</par>
<par>
<line> m*rid*ona* em </line>
<line> laranja, acompanh*d* de u* qua**o com*ar*tiv* de tempo di*tân*ia; e </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **fográ*ico do Brasi* de Fat*, que a*r**enta o mesmo par d* **ajet*s em preto * *ermelho </line>
</par>
<par>
<line> so*re fundo hemisféri*o, </line>
<line> acre*ce*t*ndo um r*c**te </line>
<line> amplia*o do estre*to </line>
<line> iemenit*. A </line>
</par>
<par>
<line> coincidência estrutural (g*obo fo*alizado n* *orred*r M*r Vermelho-Suez e tr*çado </line>
<line> *imul*âneo de duas a*te*nativas marítima*) fornece a base de c**paração. </line>
<line> O percurso *nterpre*ativo *esenvolv*-se em quatro eta*as encadeadas. P**meiro, </line>
<line> descrev*m-se a* c**ada* g*á**cas *e ca** *eça (cartografia *e fundo, linhas de rota, có**gos </line>
</par>
<par>
<line> cromáticos, *ótulos topog*áficos), di*tingui*do operaçõe* </line>
<line> denotativas (localizar S*ngapura, </line>
</par>
<par>
<line> Rote**ã, Canal de Suez) e conota*ivas (sugerir maior ou men*r es**rço log*stico). Em seguida </line>
<line> exa*ina-se o jogo de escalas e *nquadramentos: * pas*agem do *lobo completo a* d**alhe do </line>
<line> estr*ito, no caso do Brasil d* Fato, ou a ausência de qualquer close-up na arte da R*u*ers, que </line>
<line> prefere * impacto pano**m*co. * terc**ro momento foca o trat*me*to cromático e a hierarqui* </line>
<line> visu*l, verifican*o de que *o*o a espessura das linhas, o cont*as*e azul × laranj* ou *r*to × </line>
<line> vermel*o e a sobrepos**ão de c**x*s de texto ori*ntam a leitura para a noçã* d* "des*io" e de </line>
</par>
<par>
<line> "**sto". Por fim, avalia-se a performa*ivi*ade </line>
<line> da </line>
<line> *mage*, enten**d* com Novaes </line>
<line> (2008) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. 8, *rt. 7, p. 112-1*7, ago. 2*2* </line>
<line> www4.Uni*s*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Z. L. Bo*ato </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> co*o potênci* de convocar afetos e p*edi**** ações; ne*sa chave, obse*va-s* co*o o círculo </line>
<line> laranja qu* conto**a a rota atlântica da Reuters *u o vermelho incisivo sob** o Cabo d* Boa </line>
<line> Esp**a*ç* no Brasil de F*to drama*izam a *d*ia *e *rolonga**nto e perigo. </line>
</par>
<par>
<line> Par* re*uzir a ma*gem de arbitrariedade inere*te a *odo ex*r*íc*o hermenêutico, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *u*oria deste </line>
<line> *rtigo seguiu ** protoc*lo de des***ção minucios* r**lic**el, c*nfrontando </line>
</par>
<par>
<line> inde*en*entemente s*as anotações e *poiando-se em bibliografi* *ue disc*t* map*s e*quanto </line>
<line> "dispositivos de insc*ição" (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Co* e*ses funda*entos meto*ológicos, a </line>
<line> seç*o seguinte r**onstrói em pers*ectiva </line>
</par>
<par>
<line> históric* os *egim*s de visibilidade que informa* a *tual cartografia de crise, da iconogra*ia </line>
<line> biz*ntina aos pain*i* *nterativos co*te*porân**s. </line>
<line> * HISTÓRIA *O OLHAR G*OGRÁFICO </line>
<line> 4.* De Humb**dt a *i*al de La Blach*: os a*ic*rces iconográfico* *a Geografia </line>
<line> Desde *s expedições nat*ralistas de A*exande* vo* Humboldt e C*rl Ri*ter até a </line>
</par>
<par>
<line> consoli*aç*o da </line>
<line> escola francesa de Paul V*dal de L* Blache, as imagens foram parte </line>
</par>
<par>
<line> constitutiva d* sa*er *eográfico. Bobato e Fraga (2016) lembram </line>
<line> que e*ses autore* </line>
</par>
<par>
<line> constr**ram os alicerces necessár*os *ara a edificaç*o *e uma *eo*rafia cie*tífica, *mparados </line>
</par>
<par>
<line> em m*p*s, gravura* * croq*is que acom*anhavam </line>
<line> vi*g*ns e de*cri*ões regionais. Ao *ituar </line>
</par>
<par>
<line> espé*ies, climas o* per*onalidades regionais, tais representaç*es i*auguraram uma tradição </line>
<line> em que ver e escrever *assaram a *a*inhar ju*t*s na prod*ção do conhec*mento espa**al. </line>
</par>
<par>
<line> A próp*i* prát*ca de campo de *umboldt, que l*vava </line>
<line> um t * m e de </line>
<line> ilustradores para </line>
</par>
<par>
<line> fix*r paisagens e espé*ies, *xe*plifica a centralid*de dada *o r*gi*tr* visual na consolidação </line>
<line> da Ge*g*af*a como ci*ncia moderna. </line>
<line> 4.2 Do dese*ho d* via*e* à fotografia * ao *nfográf*co (sécu**s XVI-XXI) </line>
<line> *o*rigues e Oli*eira (2019) descrevem u** primeira fa*e em que desenh* e aqua*ela </line>
<line> *ram a única forma de transp*r*ar ter*as e *aturezas recé*-des*obertas para * Europ*; *ila* </line>
<line> d***a eta*a é o *a*a Ter*a Brasilis de 1519, *rodut* direto das expedições marítimas </line>
<line> quinhenti*ta. </line>
<line> Co* o a*anço tecnológi*o do séc*lo XIX, i*ici*-se * fase da "objetividad* mecân*ca", </line>
<line> marcada pela fotografia, que cristal*za a crença de que a máquina pode*ia re**strar a realidade </line>
</par>
<par>
<line> sem mediaçõe* </line>
<line> humanas (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2019). A cronologia foto*ráfica, </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, *. 22, n. 8, **t. 7, *. 112-**7, ago. 202* </line>
<line> www4.Unif*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Poder das Imagens e das Narrativas Vi*uais: Geopolí**ca da *rise no Canal d* Suez/Mar Vermelho </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> daguerreót*po (183*) *s câmeras p*rtát*is Kod** (1888), *xpandiu o alcance d*s imagens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> al*mentou a ideia de prova visual, ***e do fotojor**lismo contemporâneo. </line>
</par>
<par>
<line> No sé*u*o XXI, d*shboard* in*erativos e infográfico* digitais reconfiguram essa </line>
<line> linh*gem: satél*tes, S**tema de Identif*cação Automática-AIS e bases de d*dos em temp* real </line>
</par>
<par>
<line> permitem sobr*por rotas, risco* e e**atísticas num *nico quadro dinâmico, *tuali*ando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reper*ório iconográfico inic*a*o nos esboços de viage*. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Perspectiva crítica latin*-am*ricana: foto*rafia, t*rritório e denúncia </line>
</par>
<par>
<line> * va**rização d*s i*agens </line>
<line> não s* limit* ao Norte global. Bobato Fra*a (*01*) e </line>
</par>
<par>
<line> reco*da* o trabalho d* geógrafo francês **err* M*nbeig no Br*sil *a década de 1*40, cujas </line>
</par>
<par>
<line> fotografias *eve*aram conflit*s agrá*i*s, processos de </line>
<line> urbani*açã* e transformações </line>
</par>
<par>
<line> ambientais, *vide*ci*ndo real*dades pesqu*sadas invisív*is *os </line>
<line> d*scursos of*ci*i*. Tais </line>
</par>
<par>
<line> *egistros, ao mesmo tempo docu*en*ais * inte*p*etativ*s, antecipam * uso da ima*em como </line>
</par>
<par>
<line> f*r*amenta crí**ca na Geografi* latino-americana, p*eocupada </line>
<line> e* den**ciar </line>
<line> assimetrias </line>
</par>
<par>
<line> socioe*paciais. </line>
</par>
<par>
<line> **bato e Fra*a (*01*) destac*m *ue a *otografia jama*s é um mero apêndice </line>
</par>
<par>
<line> ilustrativo, pois </line>
<line> c*rre*a inevitavelmente o po*** de v*sta i*eológico de que* a *ro*uz. Isso </line>
</par>
<par>
<line> vale, hoje, para os infográficos sobre o *a* Vermelho: decisões gráfica* aparenteme*te </line>
</par>
<par>
<line> ne*tra*, como a paleta cromática e*prega*a, as s*tas que </line>
<line> i*dicam *otas alter*ati**s ou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nfase v*s*al *a*a a det*rmin*das e*calas temporais espac**is, rev*l*m escolhas po*íticas e </line>
<line> *ubjacentes *ue moldam a *eitura do conflito. </line>
<line> Ao long* desses *rês *oviment*s hist*ri*os, dos map*s renascentist*s às visualizações </line>
</par>
<par>
<line> de *ados *m tempo *eal, o olhar geog*áfico transformou-se, </line>
<line> mas *anteve **agem * </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> eixo articulado* *ntre experiência, método e pode* de rep*e*entação. Essa trajetóri* *ferece o </line>
</par>
<par>
<line> pano *e fundo necessário para compreender, </line>
<line> nas se*ões seguin**s, como </line>
<line> os </line>
<line> infog*áf**os </line>
</par>
<par>
<column>
<row> contemporâne*s operam na dis*u*a d* se**id*s sob*e a c*ise *o Mar Ve*melh*/*anal de Su*z. </row>
</column>
<par>
<line> * </line>
<line> ES*UDO DE CASO: CRI*E D* MAR *ERMELHO / CANA* DE SUEZ </line>
</par>
<par>
<line> 5 .1 </line>
<line> Contexto geopo*ítico da cri*e </line>
<line> Em ja*eiro de 2024, * M*ersk an*nciou o desvio de t*d* a sua frota para a rot* d* </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Cabo da *oa Espera*ça depois *ue um ** seu* na*ios *o* *tacado por milita*tes </line>
<line> houthis no </line>
</par>
<par>
<line> Mar *ermelho. A mud*nça acr*scenta cer** de 10 dias às travessias e e*eva o* cust*s de </line>
</par>
<par>
<line> co*bust*vel e tripulação, es*i*ados em até US$ * *ilhão por v*ag*m. Além do </line>
<line> impa*to </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, T**esina *I, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-127, ago. 2025 www*.Unifsanet.co*.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. Bobato </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> eco*ômi**, o r*direcionamento reacendeu temo*es inflacionári*s na Europa e exp** a </line>
<line> vuln*rabilidade *e u*a rota que movi*enta *m terço *o comércio globa* de *ontêineres. </line>
<line> Do *onto ** vis*a políti*o-militar, * cobe**ura *o Brasil de Fato *dentifica os h**this </line>
<line> como p*rte do Eixo da Resistência (ali*nça in*or*al co* Hezbollah * Irã) * situa os ata*ues </line>
</par>
<par>
<line> dentro d* uma dinâmica regi*nal </line>
<line> de so*idari*da** à causa palestin*. Pe**uisa*ores ouvidos </line>
</par>
<par>
<line> p**o veículo div*rgem quanto à possibi*idade *e region*lização do c*nflito, ma* converge* </line>
<line> em apontar a *imen*ão *imbó*ico-est*até**ca d* c*nt*ole desse *orr*dor marítimo. </line>
<line> * .2 Descrição técnico-gráfica da Figura 1 (R*uter*) </line>
<line> Figura 1 - Reconfiguração das r*tas ***ítimas entre *ingapura e Rotterdam: impactos </line>
<line> geopolíticos no Canal de Sue* e no comérci* glob*l </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: *EU*ERS STAFF. Maer*k diverts v*ssels **ay fro* Red Se* for f*reseeable future. Reuters, *5 jan. </line>
</par>
<par>
<line> *024. </line>
<line> Disp**ível em: https://www.reut*rs.co*/world/midd*e-e*st/maersk-diverts-ves*els-away-red-s*a-fo*- </line>
</par>
<par>
<line> fore*eeable-future-202*-0*-05/. </line>
<line> Acesso </line>
<line> em: </line>
<line> 27 </line>
<line> jul. </line>
<line> 202*. </line>
</par>
<par>
<line> Font*s técnicas: L*EG; Planet Lab*; *aps4News; Shoei Kisen Kais**2. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> S*oei Kisen K*ish*: crédito *erdado de i*fográfico sob*e * Canal d* Su*z (Ever Given, 20*1) ma*ti*o *el* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Reuters. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, *. 22, n. *, art. 7, p. *12-*2*, ago. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O P**er d*s *magens e das Narr*tivas Vis*ais: Geo*olítica da Crise no Canal de Suez/Mar Vermelh* </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> A Figura 1 exibe *m globo em </line>
<line> projeçã* ortográfi*a, *ent*a*o no eixo África-**ia- </line>
</par>
<par>
<column>
<row> E*ro*a, so*re o qual se tr*çam *uas rot** curvas **e *igam Singapura a Rotterdam: </row>
<row> Linha azul-esverdeada at**vessando o *ar Ve*melho e * Canal de Suez (*500 milha* </row>
<row> ná*tic**; 26 dias); </row>
<row> L*nha alar**jada contornando o cabo da Bo* Esperança (11800 *ilhas náuticas; 36 </row>
<row> di*s). </row>
<row> El*m*ntos-cha*e: </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> Camadas: cartografia base so**r*ada em *inza; **tas desen*adas *em setas, apenas * </line>
<line> **aç*do cont*nu* das li*has curva; marc*dore* *e posiçã* ("Singapore", "Sue* Can**", </line>
<line> "Rot*e*dam"). </line>
</par>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *scala: </line>
<line> global parcial, enfatizand* a ba*ia *nd*-Atlânt**a; **o *á inset3 separad*. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Paleta cromátic*: c***r*s*e binár*o azul × l*ranja que diferenc*a a rota curta (*ia *uez) </line>
<line> da rota longa (via sul da Áfric*). Não há gradação verm*lha de risco. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Tex*o: </line>
<line> *ít*lo "Vessels re-*outing" seguido de *ead4 explic*tivo; n*o existe g**fico de </line>
</par>
<par>
<line> barras *e* box-c*llo*t5 de frete, * *n*ormação de d*stância/du*açã* a*ar*ce como </line>
<line> le**ndas ao *ongo das *ot*s. </line>
</par>
<par>
<line> Do ponto de v*sta semi*tic*, o co*traste d* cor azul × laranja opera co*o código </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ficiência ve*su* custos *dicionais, enq*anto o *so de u* gl*bo *D suge*e totali**de </line>
<line> plane*ária, reforç*ndo a ideia de repercuss*o g*obal do d*svio m*rítim*. A au*ência de s*tas </line>
</par>
<par>
<line> *u ícones al*rmi*tas t*r*a a </line>
<line> p*ç* *ai* neut*a </line>
<line> ** que *escrito i**ci*lmente, embora ainda </line>
</par>
<par>
<line> *r*vilegie * *arrat*va log**tica-econômica da Re*ters. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> No ja*gão cartog*áfico e do desig* edi**rial, refere-se a um pequeno mapa auxi*ia*, *ncaixado dentr* da </row>
</column>
</par>
<par>
<line> com*osição p*incipal, des*inado a (1) ampliar uma área **p*cífica ou (*) situar o reco*te principal e* escal* </line>
<line> mais ampla. </line>
<line> 4 No jorna*ismo, é o *a*ágr*fo (ou bloco inicial) que c*nde*sa o e*sencial *a not*cia *u do a*tigo, respondend* </line>
</par>
<par>
<line> de forma sucin*a às p*rguntas-chav* "o *uê, q*em, quando, ond*, co*o e por quê". Funci*na com* *o**ite </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> guia de leitur*, oferecendo ao púb*ico u* quad*o rápido do tema antes d* dese*volvimento detalhado *o texto. </line>
</par>
<par>
<line> 5 Recurso *r*fico (retân*ulo *u balã* des*acado) us*do para is*lar informação-ch*ve dentro de um infográf*co </line>
<line> ou *ashboard. No jorn*lismo econômico cos*uma abrigar *i*ras de f*ete, v*riações *ercen*uais ou alert*s de </line>
<line> ris*o, chaman*o a atenção do leit*r sem *nterf*rir no fluxo prin*ipal do mapa ou **áfico. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-1*7, ago. *025 *ww4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Z. L. Bobato </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> 5 .3 Descrição técnico-gr*fica da *igura 2 (B*a*il de Fato) </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - Adapt*çã* geopol*tica da *rise n* M*r Verme**o: rotas marít*mas, zonas *e </line>
<line> *onflito * visualização *mpliada da região </line>
</par>
<par>
<line> Font*: *RA*IL *E FATO. Grupo do **men e EUA se ata*am no Ma* Ver*elho: gu*rra está se expandindo </line>
<line> pe*o Or*ente *é*io? 15 *a*. 20*4. Disponível em: *ttps://www.brasildefato.co*.*r/2*24/01/15/gr*po-do-i*men- </line>
<line> *-eua-se-atacam-n*-mar-ve*melho-g*err*-esta-*e-expandind*-pe*o-oriente-*ed*o/. Acesso *m: 27 jul. 2*25. </line>
</par>
<par>
<line> Cré*ito* </line>
<line> da imagem or*gin*l: REU*E*S STAFF. Maersk diverts vessels *way from Red Sea for fo*ese*able </line>
</par>
<par>
<line> future. Re*ters, 19 dez. 2023. Disponíve* em: *ttps://www.reuters.com/w*rld/middle-east/mae*sk-diverts- </line>
<line> vessel*-a*ay-red-sea-for-*or*seeable-futu*e-2*24-01-05/. </line>
<line> A peça *e*ti*iza * g**bo *rtográ*ico d* Reuters, mas sobrepõe duas rot*s: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> t*açado pre*o v*a Canal de Suez (850* **l**s náu*i*as; 26 di*s); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> t*açado *erme*ho via cabo da **a E*pe**nç* (11800 milha* náut*ca*; 36 dia*). </line>
<line> Um retângulo de deta*he destac* o eixo Egito-Iê*en. Dentro dele, paí*es da mar*em </line>
</par>
<par>
<line> o*ien*al do Mar Vermelho e do Levante aparece* em azul-cobalto (Iêmen, Arábia Sau*ita, </line>
<line> E*i*o, Sudão, Jord*nia, Isr*el/Pal*stin*, Líbano, Cis**rdânia e Síria), enquan*o o fundo cinza </line>
</par>
<par>
<line> * mantido *ara as </line>
<line> demais áreas. *s legendas, em boxes cinza (rot* curta) e v*r*e*ho (rota </line>
</par>
<par>
<line> lon*a), si*teti*am tempo e di*tância de </line>
<line> *a*a trajeto. O logoti*o vertical "Bd*" sinal*za </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> autoria da a*aptaç*o. E*e*en*os-c**v*: </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, *. 22, n. 8, art. 7, p. 112-1*7, ago. 20*5 </line>
<line> www4.Un*f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Poder *as Imagens e das Narrati*as Vis*ai*: Geopolítica da Crise no Canal de Suez/Mar Vermelho </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Cam*d*s: cartogr*fia *ase *ombre*d*; ro*as em li*has contínuas; retângul*-zoo* com </line>
<line> f**nteiras e t*poní*ia e* ver*alete. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Escala: </line>
<line> g*obal parcial + zoom r*g*onal que reforça a posição e*tratégica d* Canal. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Cr*m**ica: </line>
<line> co*tras*e preto × vermelho pa*a efi**ência/so***custo; azul p*ra p*íses- </line>
</par>
<par>
<line> chave, s*scitando leitura p*lítico-econômica sem rec*rrer a gradientes d* r*sco. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Texto: </line>
<line> sem </line>
<line> boxes narra*ivos sobre </line>
<line> hout*is ou *ezb*llah; ap*nas etiquetas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> distância/tempo e toponím** d*s *a*ses. </row>
<row> Do ponto *e vis** *emió*ico, o ver*elho co*tínuo *nfat*za o d*s*ast* log*stico da rota </row>
<row> africana, enquanto o z**m regional visualiza os E**ados afetados, sugerindo impacto </row>
<row> geopolítico mais amplo a*e*ar d* ausência de simbologia bélic*. </row>
</column>
<par>
<line> 5 .4 </line>
<line> Conexão e*tre e*ement*s v**uais e n*rrativa* jor*alí*ticas </line>
<line> A Reu*er* mantém foco co**orativo-logíst*co, realçando custos e prazo, já o B*asil de </line>
</par>
<column>
<row> Fa*o acrescenta escala po*ític* a* **troduzir o zoom que *videnci* Egito, Iê*en, Arábia </row>
<row> *au*ita e o ar*o Lev*nte-Sudão. Mesmo *em ícones militares, o us* do ver*elho pa*a a *ot* </row>
<row> desvi*da e o *estaq*e cromático dos E*tados impl*c*dos direcionam a le**ura para o tabuleiro </row>
<row> regional e para a* *ons*quências d* mi**tarização do *streit*. </row>
<row> *a lógica da dupla dimensão *e**rente/olh*r (Bobato & F*aga, 2016), am*a* as figuras </row>
</column>
</par>
<par>
<line> revelam as intenções </line>
<line> de que* as </line>
<line> produziu: a Reuters sus*enta *ma </line>
<line> narra***a de e*iciência </line>
</par>
<par>
<line> econômica, enquant* o Bras*l de Fato amplia o quadro ao indicar o* Estados envolvidos. E*sa </line>
</par>
<par>
<line> difer**ça confirma que a ima*em atua com* at*r semiótico; ao mesmo tempo, dialoga </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> *o**zain (201*) sobre o *o**r de *ontrolar o *isív*l e recupera, em Novaes (2008), a i*eia </line>
</par>
<par>
<line> de qu* qu**qu*r visu*lização mobiliza corpo </line>
<line> e </line>
<line> exp*ctativas d* *bs*rvador, a*nda que esses </line>
</par>
<par>
<line> a*tores *ão *ratem esp*c*ficament* d* g*opolítica *m suas obras originais. </line>
<line> * *ISC*SSÃO </line>
<line> 6.1. Convergências e*tr* teoria e ev**ê*cia* *m*íric*s </line>
</par>
<par>
<line> A a*álise *a* Figuras 1 e 2 confirma a *remissa </line>
<line> ce*tra* d* Mondzain (*016) d* que </line>
</par>
<par>
<line> toda ima*em opera d*ntro de um re*im* de visibilidade regulado p*r intere**es de poder. Na </line>
</par>
<par>
<line> p*ç* da Reuters, prevalece a *ógica da **iciência econô*ica: </line>
<line> o traçado azul-esverdeado </line>
</par>
<par>
<line> cons*rói a rota </line>
<line> *ia Sue* *omo cami*ho natu*al, ao *a**o </line>
<line> que a linha alar*njad* dra*ati*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sobrecus*o *o*ístico </line>
<line> do desvio. Já *dapta**o *o Brasil de Fato introduz um zoom sobre a </line>
</par>
<par>
<line> Egito, Iêmen * Arábia Sau*ita, *evelando </line>
<line> que a </line>
<line> d*s*uta ** to*n* do est*eito ultrapassa </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-127, ag*. 2025 </line>
<line> w*w4.Unifsa*e*.*o*.br/*e*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Z. L. Bobato </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> univers* *orp*rativ*, o que rea*irma a adve*tência </line>
<line> *e Boba*o e Fraga (2016) s*bre dupla a </line>
</par>
<par>
<line> dimensão refe*ente/olh*r: o que *e mostra também </line>
<line> ex*õe a posição </line>
<line> e*istêm*c* de que* </line>
</par>
<par>
<line> mos***. </line>
</par>
<par>
<line> Rodrigues e Ol*veira (2019) d*screvem a i*agem científica com* disposi*ivo de </line>
</par>
<par>
<line> in*crição apto a tran*formar </line>
<line> dados dispersos *m pr*va. Ambas as fi*uras *umprem es*e </line>
</par>
<par>
<line> p*pe*: nú*ero </line>
<line> de dias e milhas náutica*, ancora*os em rotas </line>
<line> *romatic*mente opost*s, </line>
</par>
<par>
<line> estabiliz*m argumentos sobre ris*o e custo; o retân*ulo d* detalhe do *rasil de Fato *onden*a </line>
<line> a re*evância ge**olíti*a do Canal a* posicio*ar **íses-ch*ve em azu*-cobalto. E*se arranjo </line>
<line> visu** legitima rapidamen** interpretações complexas, refo*çand* o poder *e síntes* aponta*o </line>
<line> p**as aut*ras. </line>
<line> Por fim, a d*m*ns*o s**sorial ressaltada po* No*aes (2008) *merge co* clareza: c*res </line>
</par>
<par>
<line> vivas * a representação tridimensional do globo *obiliza* </line>
<line> *feto e imaginação, *on*ertendo </line>
</par>
<par>
<line> tr*jetória* maríti*as em *xperiências qu*se t**eis d* esp*ço. *s ima**ns não apenas </line>
<line> informa*, *as performam a crise, in*luencian*o per**pçõe* de urgê**ia e *scala. </line>
<line> 6.2. Tensionamentos: o**etividade, persu*são * ver*ade *artográfica </line>
<line> Os dois infográficos m*terializa* * tensão entr* prete**ão *e o***tividade e *unç*o </line>
</par>
<par>
<line> persuasiva. No cas* d* Reuters, a aparência **utr* </line>
<line> deri** da red*ção do q*a*ro geopolítico </line>
</par>
<par>
<line> ao cálculo d* *erc*rso e de tempo. A predominância de to** fr*os *ransm*te se*u*an**, </line>
</par>
<par>
<line> alinhand*-se </line>
<line> *o et*os6 co*po*ativo </line>
<line> que *r*vileg*a efi*iência sobre c**flito. Ent*etanto, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*pria escol*a de focar ape*as Sing*pura, Suez e Rot*er*am s*lencia outros portos a*iáticos e </line>
<line> eu**peus, evidenci***o a seletividade do *isível. </line>
</par>
<par>
<line> O *rasil de Fato, a* *ontrário, *m*u*r* o leito* p*ra uma i*t*rpret*ção c*ítica </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> destacar *tor** estat*is do entorno *o Mar Vermelho. A utilização do *ermelho, cor </line>
</par>
<par>
<line> classicame*te *ssociada a perigo, dr*matiza r**a alt**nativa e suge*e escalad* bél*ca. O a </line>
<line> re*orte, porém, ta*bém * parc**l: *o não ins*rir *cone* militarizado* ou bases navais, a peça </line>
<line> minimi*a o p*pel d* atores *cidentais, tens*onando a n*ção de *mparciali*ade. Esses </line>
<line> m**im*n*os va*idam a lei*u*a de *ondz*in (2016) s*b*e a pro*uçã* de olhares idólatras </line>
<line> q*ando a di*lética mostrar/int*rpretar s* q*ebra. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 O termo eth** (do g*ego *, "caráter", "mo*o </row>
</column>
<column>
<row> de *er") des*gna o conjunto de *alores, princípios e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> disposiçõ*s que orientam a co*duta de um indivíduo ou de um grupo. No contexto emp*esar*al, fala-*e em ethos </line>
<line> cor*or*tivo para indicar a *ultur* organizacional que le**tima *ráticas, discur*os e decisões e*t*atégic*s, aquilo </line>
<line> que a empr*sa "é" * "parece ser" aos olh*s de seu* públicos internos e externos. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 2*, *. *, art. 7, p. 112-*27, a*o. 2025 www4.U*ifsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *oder da* Image** e das Nar*ativas Vi*uais: **opo*ítica da C*is* *o Canal de Suez/Mar Ver*elho </line>
<line> *25 </line>
</par>
<par>
<line> 6.3 Implicações par* a leitur* crític* de c*ises geopolíticas </line>
</par>
<par>
<line> O* *ch*dos indicam que o poder epistêmico dos infográficos se manifest* em três </line>
</par>
<par>
<line> mecani*mos articulados. Prime*ro, seleção * a hierarquizaç*o de *am*das visuais (*inhas, a </line>
<line> cores, legendas) privilegiam certos ato*es, escalas e temporalidades, torna**o invisíveis o**ras </line>
<line> **me*sões do *onflito. Em segui*a, a *atur**iz*ção de métr*cas tran**orma *ias *e *t*aso *u </line>
</par>
<par>
<line> m*lhas n*ut*c*s perc*rridas em códigos cromáticos que *ixam parâme*ros de e*iciência </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *meaça, sem *ue se debatam publicamente o* cr*térios que lhe* </line>
<line> dão *upo*t*. Po* *im, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ativ*çã* de afetos, *erada p*r paleta* específicas * pelo uso *e formas *u*vas que proje*am o </line>
</par>
<par>
<line> globo, despe*ta </line>
<line> emo**es que sedi*entam i*terpretações políticas, c*n*e*tendo </line>
<line> d*dos </line>
</par>
<par>
<line> logís*icos em narrativas ** ri*co ou d* op*r*unidade. </line>
<line> Para a Ge*gr*fia cr**ica d*s i*agens, i*so implica i*cor**rar rotinas de alf*betização </line>
<line> vi*ual n* ens**o e na pesqui*a: ler map*s *nt*rativos *eq*e* tanto f*miliari*ade car*ogr*fica </line>
</par>
<par>
<line> qu*nto sensibilidade semiótica e </line>
<line> ét*ca. N* plano prát*co, jo*na*i*tas e an*l*st*s dev*m </line>
</par>
<par>
<line> expl*citar </line>
<line> procedimentos de elaboração </line>
<line> de infográficos, mitiga*d* o risc* de repro*ução </line>
</par>
<par>
<line> inadve*tida de a*endas políticas. </line>
<line> 7 CONCLUSÕES </line>
<line> * *nvesti*ação de*onstrou qu* ** i*fográf*cos analisa*os não *ão meros artef*tos </line>
</par>
<par>
<line> ilust*ativos, mas verdadeir*s operado*e* de sentido que articulam *conomia, po*ític* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> imaginação na disputa p*r sig*ifi*ad*s sobre o Canal de Suez. No caso da Reuters, a r*ta em </line>
<line> azu*-*sv*rdeado converte * trave*sia pelo Ma* Verme*h* em percurso "natura*" e efi*iente, </line>
</par>
<par>
<line> en*uant* o tr*çado laranja p**jet* co*tor*o do o </line>
<line> c*bo da *oa *spe*ança *omo punição </line>
</par>
<par>
<line> financei** e temporal. Essa oposi*ão cro*átic* materiali** aquilo q*e Mo*d**in (20*6) </line>
</par>
<par>
<line> denomin* "r*g**e de vi*ibil**ade": </line>
<line> * </line>
<line> ima*em torna-se coext*nsiva ao d*scurso *o*ístico, </line>
</par>
<par>
<line> *egi*imando d*c*sões empres**iais ao de*i*it*r o q*e deve ser visto e, sobretudo, o *u* po*e </line>
<line> p*rmane*er ocult*. Por *eio desse enquad*amento, a *obertur* corporativa *onve*te * Canal </line>
<line> de Suez em í*dice universal de **cio*alidade econômica, silenci*nd* *s con*litos </line>
<line> sociopolíticos qu* sus**ntam o gargalo. </line>
</par>
<par>
<line> A ad*ptação publicad* pelo Brasil de *ato, por sua *ez, reo*ienta **co para as * </line>
<line> geografias do c*nfl*to ao dest*car **ito, **men e Arábia Saudi*a em azu*-cob*lto, </line>
<line> apro*imand* a *rise ma****ma de contrové*sias ter*itor*a*s mais a**las. Es*a escolh* reforça a </line>
</par>
<par>
<line> advertência de Bobato e Fraga (20*6) de </line>
<line> que *oda *ma**m *arrega em si a persp*c*iva do </line>
</par>
<par>
<line> observador; ver é, simultaneamente, interpretar e posicionar-se. A *ncor*o*a*ão do zo** </line>
<line> R*v. FSA, Ter*si*a P*, v. *2, *. 8, art. 7, p. 112-*27, ago. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Z. L. Bobat* </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> reg*o*al não apenas acrescent* densidade po*íti** a* mapa globa*, mas *ambém desloc* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> epic*n*ro do debate para </line>
<line> **j*i*os e t*rritórios freque*temen*e periférico* </line>
<line> nos *elatóri*s </line>
</par>
<par>
<line> corpo*ativos. Aqu*, </line>
<line> a dupla *imensão *eferente e olhar ganha relevâ*cia: o *bjeto </line>
</par>
<par>
<line> repres*n**do (a ro*a desviada) e o suj*ito que o repr*senta (o veículo de impren*a cr*tico) </line>
<line> fundem-se nu* mes*o a*o de enun*iação espacial. </line>
<line> *odrigues * Ol*vei*a (2019) lem*ra* qu* dispositivos de inscr*ção *rans*ormam d*d*s </line>
</par>
<par>
<line> dispersos em argumentos *stabili*ad*s </line>
<line> den*r* de uma economia *e </line>
<line> prova. No* dois </line>
</par>
<par>
<line> infográf*cos, d*stâncias náuticas, p*azos de traves*ia e legenda* codifi*adas atuam como </line>
</par>
<par>
<line> m*rcador*s de a*toridad*, </line>
<line> co*vert*ndo </line>
<line> contingê***as bélicas e* métri*as </line>
<line> apar*ntadas ao </line>
</par>
<par>
<line> c*lculo de custo-benef*cio. T*l pro**sso evide*cia a *orça performativa da im*gem: * que se </line>
<line> apr*s*nta co*o ne*t*al*dade g*áfica participa, *e *ato, da produção de *erdad*s logísticas e de </line>
<line> diagnó*tic*s de risco *ue ori*ntam me*cados de fr*te, estrat*gias mili*ares e percep*ões </line>
<line> públicas. </line>
<line> Por fim, retoma*do Novae* (20*8), é preciso re*onhecer que es*as visualizações </line>
</par>
<par>
<line> também mobilizam corpo e o afe*o do observador, despertan*o medo, o </line>
<line> urgência ou até </line>
</par>
<par>
<line> in*iferença conforme a pale*a, a escala ou a f*r*a </line>
<line> do traçado. *o **rformarem realidade* </line>
</par>
<par>
<line> possíve*s, </line>
<line> os infográfico* </line>
<line> a*pli** </line>
<line> o alcanc* da c*ise do Ma* Vermelho </line>
<line> para além *o </line>
</par>
<par>
<line> noticiário *sp*cia**zad*, f*m*n***do debates so**e segu*a*ça energética, *omérci* glob*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> soberan*a *eg**n*l. Nesse se*tido, o est*d* c*nfir*a que * im*gem é, a*tes de t*do, </line>
<line> at* </line>
</par>
<par>
<line> *olí*ico: ela cria condi**e* de **sibilidade, *st*bil**a </line>
<line> a**umentos cientí*icos e convoc* </line>
</par>
<par>
<line> i*ag*nári*s </line>
<line> q*e mo*dam decisões de *over*o, </line>
<line> de </line>
<line> em*r*s*s e *e cidadãos. R*conhecer essa </line>
</par>
<par>
<line> tessitura é co*diç*o essencial pa*a qua*quer prática crítica </line>
<line> de leitura *artog*áfica, se*a n* </line>
</par>
<par>
<line> academia, seja no jorna*is*o, seja na formação de *ovos geógraf*s. </line>
<line> Em suma, as imagens det*m um pod*r *xplosivo, pois, ao mes*o tempo que re*e*am, </line>
</par>
<par>
<line> po*em eclipsar; ao *esmo te**o que *lu*inam, lanç*m s*mbra*. Q*em a* pr*duz dirige </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> foc*, q*em ** consome **eci** acender a </line>
<line> próp*ia lante*na **ítica, c*so con*rário, *ontinuará </line>
</par>
<par>
<line> enxergando apenas o recorte que lhe foi entregue. </line>
<line> *EF*RÊN***S </line>
</par>
<par>
<line> BOBA*O, Z. L; FRAGA, N. C. Iconog*a**as </line>
<line> ge*g*á*icas na </line>
<line> *ais*gem: o </line>
<line> uso *e imagens </line>
</par>
<par>
<line> fotográficas n* p*s*ui*a acadêmic* enquanto metodologi* *ual*t*tiva. *n: CHI*IN JUNI*R, </line>
<line> Alid*s Baptista; FREITAS, Andrez* R*cha de (o*g.). Tec*ologias ge*grá*ica*: o us* de </line>
<line> diferente* me*odo*ogias na p*odução *o c*nhecimento ge*gráfico. 1. ed. Cur*tiba: Editora </line>
<line> **R, 2016. v. 1, p. 127-*52. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-127, ago. 2025 </line>
<line> www4.**ifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pod*r das *ma*ens e das N*rrativas Visua*s: Geopolíti*a da Crise no C*nal de Suez/Mar Vermelho </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> B*ASIL DE F*TO. Gr*po do Iêmen e EUA se atac*m no Mar Vermel**: guerra es*á se </line>
</par>
<par>
<line> **pandindo </line>
<line> p**o </line>
<line> Oriente </line>
<line> Médio? </line>
<line> 15 </line>
<line> j*n. </line>
<line> 2024. </line>
<line> Dispo*ível </line>
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<line> *m: htt*s://www.*rasildefato.*o*.b*/202*/01/1*/grupo-do-iemen-*-eua-se-*tacam-no-ma*- </line>
<line> vermelho-gue*ra-esta-*e-expandindo-pe*o-orie**e-medio/. Acesso em: 27 jul. 202*. </line>
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<line> *ON*ZAIN, M.-J. </line>
<line> *ma*em, suj*ito, poder: entrevista. *radução de Vinícius N. Ho*esk*. </line>
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<line> Outr* </line>
<line> Traves*ia, Universidade Federal *e S*n*a *atarina, </line>
<line> 2.º sem. 2016, p. 175-191. </line>
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<line> Disponí*el </line>
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<line> 8552.2016n2*p*75. **esso em: 2* jul. 2025. </line>
<line> NOVA*S, S. C. Imagem, magia * *maginação: desafi** a* texto antropológico. Mana, v. 14, </line>
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<line> 2* </line>
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<line> ROD*IGUES, R; OL*VEIRA, T. S. I*agens que p*oduz*m conhecimento*. Psicologia & </line>
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<line> 31, </line>
<line> e186124, </line>
<line> 2019. </line>
<line> Dis*on*vel </line>
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<line> *m: https://www.scielo.*r/j/p**c/a/W*6fLHxK7SVDvK*Ph8t*3nG/?lang=pt. Aces*o em: 27 </line>
<line> *ul. 2025. https://doi.org/10.1**0/180*-0310/2*19v31199*00. </line>
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<line> Co*o Refer*nciar este Artigo, confo**e ABNT: </line>
<line> *OBATO, Z. L. O Poder das I*agens e *as Na*rativa* Visuais: Geopolítica da Crise no C*nal de </line>
<line> Suez/Mar Vermelh*. Rev. *SA, Te*esina, v. 22, n. *, art. 7, p. *12-127, ago. 2025. </line>
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<line> Contri*uição dos Autore* </line>
<line> *. L. Bo***o </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e interpreta*ão dos dado*. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração do rascunh* ou na rev*são crític* d* con*eúdo. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na *pr*vação *a versão final do manu*crito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *er*sina P*, v. 22, n. 8, art. 7, p. 112-*2*, ago. 20*5 </line>
<line> www4.Un*fsane*.com.br/revista </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)