<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 11, art. 3, p. 47-6*, n*v. 2*25
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*25.22.11.*
</line>
</par><par>
<line>
Formalização do MEI: Uma Análise *o *eríodo de *02* - 2024 e* *imon - MA
</line>
<line>
Formal**ation of MEI: *n Analysis o* the P*r*od 2022-20*4 in Timon- MA
</line>
</par><par>
<line>
M**ia Ce*ília Alme*da d* Olive*r*
</line>
<line>
Gradua*a em Ciências Contáb*is *ela Universida** *stadual d* Maranhão
</line>
<line>
E-mail: *ceciliaa*86@gmail.com
</line>
<line>
*aiane Nasciment* Me*des
</line>
<line>
Doutora em C*ências Co*tá*eis e Adm**istraç*o p*la FUCAPE Bu*i**ss Schoo*
</line>
<line>
Professora da Un*v*rsidade E*tadual do Ma*anhão
</line>
<line>
E-mail: naian*men*esac@gmail.co*
</line>
</par><par>
<line>
End*re*o: Mar*a Cecília *lm*i*a de Olive*ra
</line>
<line>
E*itor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*nny
</line>
<line>
Kerley de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Tv. Timbir*s, s/n - Centro, CEP: 6*6*0-*6*, Ti*on/MA.
</line>
<line>
*odr**ues
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ç*: Naia*e Nascimen*o Mendes
</line>
<line>
**t*go recebido em 20/10/2025. *ltima
</line>
<line>
*e*são
</line>
</par><par>
<line>
Av. Oes** E*ter*a, 2220 - Sã* Cristóvão, **o Luís - MA,
</line>
<line>
*ecebid* em 30/10/20*5. Apr*vado em 31/*0/2025.
</line>
</par><par>
<line>
65*10-120, *rasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ava**ado pelo s*stema Triple R*vie*: D*sk Review a)
</line>
<line>
pelo Edit*r-*hefe; e b) *ouble B**nd Rev*ew
</line>
<line>
(avaliação cega por *ois av**iadores da área).
</line>
<line>
Revisão: G*amatica*, Normativa e de Formataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Sil*a, *. E. Masaro, A. *. Paula
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
R*SUM*
</line>
</par><par>
<line>
E*te t*abalho anali*a a formalização de Mi*roempree*ded*r*s Indi*iduais (MEIs) em Timon-
</line>
</par><par>
<line>
*A, entre os a*os
</line>
<line>
** 2022 e 2*24. Des*a form*, o *bjet*vo principal foi e*ten*er
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
quantitati*o de formalizaçã* d* *ic*oempreen*edor Indivi*ual *o período de *022-2024 em
</line>
<line>
*imon-MA. De forma específica, b*sc*u-s* identificar o número de form*lizaç*es d* MEI no
</line>
<line>
município de Timon-M* entre os an*s de *022 e 2024. *oi analisada também a variaçã*
</line>
<line>
anual do q**ntitativo de formalizações n* p**ío*o estuda**. E fo*am *e**ficados o* princ*pais
</line>
</par><par>
<line>
ram*s de ativida*e* escolh*dos pelos MEIs formaliza*o* n* município. A *esquisa
</line>
<line>
foi de
</line>
</par><par>
<line>
n*t**e*a **antitativa d*scritiva, com anál*se
</line>
<line>
*ocum*ntal, por *eio de dad*s secun*ários
</line>
</par><par>
<line>
extraídos da Junta Comercial do **tado do Maranhã* (JUCEMA), utilizando filtr*s
</line>
</par><par>
<line>
*specífi*os para o m*n*c*pio. Os resultados mostram uma *endênci* d* crescimento
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
núme*o de MEI* e* Timon-MA, especialmente e* 202*, com
</line>
<line>
destaq*e p*ra os setor*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviç*s e comé*c*o. O* *ado* r*v**am aind* a pr*d**inâ*cia
</line>
<line>
*e *mpre*nded*res do sexo
</line>
</par><par>
<line>
*a**ulino, c*m idad*s entre
</line>
<line>
** e *9
</line>
<line>
anos, atua*do principalmente em áre*s como beleza,
</line>
</par><par>
<line>
vestuário e alimenta*ão. Este estudo contribui
</line>
<line>
pa*a refletir sobre
</line>
<line>
a importância
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ormal*zação como meio de inc*usão prod*tiv* e fort*l*cime*to da economia local.
</line>
<line>
Pa**vra*-chave: Micr*empreendedo* Individual. Formalização. MEI.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
*his
</line>
<line>
study analyze* the formalization o* Indiv*dual Microentrep*eneurs (MEIs) in Timon,
</line>
</par><par>
<line>
Maranhão,
</line>
<line>
*etween *022 *nd 2024. Thus,
</line>
<line>
the main ob*ective *as to under*tand the nu*ber
</line>
</par><par>
<line>
o*
</line>
<line>
Indi*idual *icroentrepreneurs fo*malized between 20*2
</line>
<line>
a*d 2024 in Timo*, Maranhão.
</line>
</par><par>
<line>
Specifica*ly, we sought *o identify the *umber of MEI fo*malizations the mu**cipality of i*
</line>
<line>
Timon, Maranh*o, between 2022 and 202*. W* also a*a*yzed the annual varia*ion in the
</line>
<line>
*umber of formaliz*tio*s **ring the period *tudie*. Finally, w* verifi*d the main branches of
</line>
<line>
a*ti*i*y ch*sen by the *ormalized MEIs i* th* muni*ipality. The *es*arch *as quant*ta*ive and
</line>
</par><par>
<line>
descrip**ve in nat**e, with documen*a*y analysis *sin* se**ndary
</line>
<line>
data extra*t*d from the
</line>
</par><par>
<line>
Maranhão State *oard of Trad* (JUCEMA), using *pecific *ilters for *he *uni*ipali*y. The
</line>
<line>
results *how a g*owing trend in the n*mber *f M*Is i* Timon-MA, esp*cially *n 202*, w*th
</line>
</par><par>
<line>
emphasis *n *he *e*vice *nd commer*e
</line>
<line>
sectors. *he data *lso revea* the predominance
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
ma*e entrepre*eurs, age*
</line>
<line>
between 30 and 39, worki** mainly in ar*as such a* beauty,
</line>
</par><par>
<line>
clothing, and food. This study *ontribute* to ref**ct*ng on the impor*ance of ***maliz*tion as a
</line>
<line>
*eans of productiv* incl*s*on and s*r*ng*hen*ng th* l*cal economy.
</line>
<line>
Key words: Individua* Microentrepr**eur. Formalizati*n. MEI.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*ina, v. 2*, *. 1*, art. 10, p. 47-6*, nov. 2025
</line>
<line>
w*w4.Unifsanet.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise de Variáve*s Ma*roecon*micas e sua R*lação com a **riação *o PIB nos *aíses *o G20
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
No âmbito e*presa**al, a questão *a form*l***ç*o *e neg*c*os é vi*ta como um po*to
</line>
</par><par>
<line>
c*uc**l, uma vez qu* o processo pelo qual os empresá*io* re*istram legalmente suas é
</line>
<line>
ati*idades come*ciais ou serviços jun*o *o G*ver*o. Logo, muit*s e*pre*n**dores encaram *
</line>
</par><par>
<line>
t*ansição da informal*dade para formalida*e c*m* algo co*ple*o que traz **vi*a* a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
obstácu*o*, além
</line>
<line>
de
</line>
<line>
burocraci*s. A p*****pio, a fo*malização pode ser ent*ndida
</line>
<line>
como um
</line>
</par><par>
<line>
mecanismo que contribui **ra
</line>
<line>
oferece* *a*s estab*lidade j*rí*ica
</line>
<line>
*o* *mpree*d*dores,
</line>
</par><par>
<line>
p**movendo su* inclusão no mercado f*rmal e gera**o a*r*cad*ção de tributos pa*a o Estado,
</line>
<line>
* que a*uda a combat** informalid*de nas relaç*es de traba*ho (S*LV*, 2*21).
</line>
<line>
*essa forma, por M**r*empreendedor *n**vidual *nten*e-se * pessoa *ísic* *u* exerce
</line>
<line>
ati**dade e**nômica por conta pró*ria e se *nq*adra lega*mente como pequ*no empresá*io. É
</line>
</par><par>
<line>
fato que * M*I
</line>
<line>
r*pre*enta uma
</line>
<line>
*lter*ativa acessí**l **ra que
</line>
<line>
o* profissionais in*ormai*
</line>
</par><par>
<line>
reg*larizem su*s ativ*d*de* *e man*ira simplificada, pas*and* a ter acesso a d*r*ito* e
</line>
</par><par>
<line>
ben**ícios que f*rtale**m
</line>
<line>
o ex**cício
</line>
<line>
da *t*vi*a*e, alinhado às exigên*ias da legislaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*i*ente (*E S*USA, *02*).
</line>
<line>
No entanto, d*ve *ec*nhece*-se q** * formali*ação não é a*ena* um requisito legal, mas
</line>
<line>
um impulso indispensáv*l par* o desenvolvimento de um país. *iante desse cenário, s*rge o
</line>
<line>
questionamento *obre qua* o quantitativo de *or**lizaçã* d* Micro*mpreen*edor Ind*vi*u*l
</line>
<line>
*o per*odo de 20*2-20*4 *m Tim*n - MA?
</line>
<line>
O objetivo ge*al deste estud* foi e**ende* * q*ant**ativo d* f*rmaliz*ção de
</line>
</par><par>
<line>
Microempr*en*edo* In*ivid*al *o período de 2022-2024 em Timon-MA,
</line>
<line>
*pre**n*ando
</line>
</par><par>
<line>
pontos de v*s*a de outro*
</line>
<line>
*studos já
</line>
<line>
realiz*dos sobre o t*ma pesquisado. P**a alcan*ar
</line>
<line>
*s*e
</line>
</par><par>
<line>
obj*tivo, fo*am *s*abelec*dos objetivos esp*cífico*: *dentif**ar o n*mero de for*a*izações *e
</line>
<line>
MEI no mun*cípio de T*mo*-MA entre o* anos de 2*22 e 2*2*; a*alisar a *ariação an*al do
</line>
</par><par>
<line>
*uantitativo de formalizaçõe* no período e*tu*ado; * ver*ficar os p*incip*is ra*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atividades escolhidos pelos *E*s formalizad*s no município.
</line>
</par><par>
<line>
A j*stifi**tiva *eórica deste es*udo *stá ba**ada na contribuiç*o qu* ele ofe**ce para o
</line>
</par><par>
<line>
apr*fundament* da compreensã* s*bre
</line>
<line>
a import*nci* d* *ormaliz*ção para o MEI
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
in*estigar o q*anti*at*vo d* novos MEIs en*re o* *nos *e 2022 e 2024 em T*mon-MA. B*sca-
</line>
</par><par>
<line>
s*, assim, *m**iar a discussão acadêmica e contribuir com *ados atua*izados e*pecí*icos e
</line>
<line>
par* e*tud*s voltado* à forma*iz*ção d* *EI.
</line>
</par><par>
<line>
A *ustificati*a prá*ic* *este e*t*do se dá
</line>
<line>
a
</line>
<line>
p*rt*r da relevância do MEI como
</line>
</par><par>
</page><line>
instrumento de des**v*lvimento *o*al. Po* meio da formalizaç*o, ao atuar con*orme * L*i do
</line>
<line>
**v. *SA, Teresina PI, v. **, n. 1*, art. 10, p. 47-**, n*v. 2*2* www4.Uni*san*t.*om.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Sil*a, R. E. Ma*aro, A. V. Paula
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
Microe*preendedor In*ividual (*EI) pela Lei Co*plementa* 128/2008, *s empre**dedores
</line>
<line>
têm ace*so a *ma gama de v*ntagens signifi*ativas, como *NPJ, cr**ito, direitos trabalhistas
</line>
<line>
e benefícios previdenciár**s e a r*duç*o da* taxas de informalidade.
</line>
<line>
2 REF*RENCI*L TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Empreendedorismo
</line>
<line>
O emp*een*ed*ris*o ex*rce uma f*nção significat**a tan** *o desen*olvimento
</line>
<line>
ec**ôm*co quanto na *romoção de a*anços sociais, s*ndo um meio capa* de diminui*
</line>
<line>
desi*ualdades ao of*recer a pe*soa* com menos re*ursos fina*ceiros a chance *e melhor*r su*
</line>
<line>
renda por meio da ati*idade e*pr**nd*dora (AL*EI*A; ALEIXO, 2020). *
</line>
<line>
emp*eendedorismo envo**e a capacidade de per*eb*r oportunidades e de est*utura* e conduz*r
</line>
<line>
i*iciativas que *ro*ovam inovação, agreguem valor e p*ssibi*ite* c*nqui**as tan*o *o
</line>
<line>
â*bito financ**ro quanto social (LEME *t a*., 2023).
</line>
</par><par>
<line>
A maioria dos emp*e*ndedores inicia seus **g*c*os a parti* *e idei*s que surgem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*or*a espont*nea,
</line>
<line>
geralm*nte s*m um
</line>
<line>
planejamento estruturado ou recursos suficiente*.
</line>
</par><par>
<line>
Qu*ndo e*ses
</line>
<line>
em*r*endimen*os *ão
</line>
<line>
passam pelo pro*esso de **rmalização, a inf*r*alida*e
</line>
</par><par>
<line>
acaba dific*ltando sua *erman*ncia no m*rcado (DORNELAS, 20*1). O e*p*ee*dedorismo
</line>
</par><par>
<line>
d*m*nda, além *a iniciativa para cri*r um negócio, habilidade* co*o li*er*nça, tomada
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
decisõe* estr*tégicas e a disposiçã*
</line>
<line>
par* lidar com desafios * ad*ersidade* do *ercado
</line>
</par><par>
<line>
(SEBRAE-SC, 2023).
</line>
</par><par>
<line>
O emp*eende*orismo pode ser dividido em duas ca*egorias princ*p*is: *or necessidade
</line>
</par><par>
<line>
e *or
</line>
<line>
*portunid*de. *
</line>
<line>
primeiro ocor*e qua**o **a
</line>
<line>
pessoa decide empreender *or falta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
alte*nativas de renda, como desempre*o
</line>
<line>
o* necessi*ade de complementar a
</line>
<line>
renda fami*iar,
</line>
</par><par>
<line>
mui*as v*zes sem **ssu*r habili*a*es ou co*he*ime*tos especí*icos. Es*e *ip* é ma*s
</line>
</par><par>
<line>
frequente em co*textos de crise *conômica ou em
</line>
<line>
países em de*e*vol*imento. *á o
</line>
</par><par>
<line>
e*pree*dedoris*o por opo*t*nidade acontece quando o indiví*uo *n*erg* uma possibilid*de
</line>
<line>
de negócio * de*i*e e*plo*á-la, **ra*mente con*and* com competências e *abilidades
</line>
</par><par>
<line>
empreended**as, experi*ncia na área e u*a pe***ectiva
</line>
<line>
d* cr*scimento a longo pr*zo. Esse
</line>
</par><par>
<line>
*odelo
</line>
<line>
é mai* rec*rre*te *m econo*ias d*senvolvidas, onde *á maior oferta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
opo*tunida*es (DOR*ELAS, 2021).
</line>
<line>
O empreende*or por oportunidade decide i*iciar um n*vo negócio mesmo t*ndo outras
</line>
</par><par>
<line>
op*ões *e ca*rei*a,
</line>
<line>
pois iden**fica claramen*e os
</line>
<line>
objetivos
</line>
<line>
que
</line>
<line>
desej*
</line>
<line>
atingir. Es** tip*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. *2, n. *1, art. 10, *. 47-66, no*. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
An*lise d* V**iá*eis *acro**onômicas e sua Re*açã* *om a Variação do PIB nos Países do G20
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
empreendedor real*za
</line>
<line>
planejam*nto prévio, *usca informa*õ*s sobre su* inic**tiva v*s* e
</line>
</par><par>
<line>
gera* lucros, empregos e rique*a (*A****A, 202*). A necessidade func*ona com* um *ator
</line>
<line>
motivador int*rno q*e *mpulsiona o indivíduo a e*pr*ender, es*ec**lme*te entre pessoas em
</line>
</par><par>
<line>
situ*ção d* v*lnerabilidade
</line>
<line>
socia*. Esse t*po de *mpreendedo*i*mo * *ais c*mum *ntre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
população
</line>
<line>
urbana de baixa renda, *eral*ente como alt*rnati*a diante da
</line>
<line>
esc**se*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
empregos fo*mais e da precar*zação das condições de trab*lho (B**deira; Silva, 2023).
</line>
<line>
Esses dois p*r*is t*mbém s* refletem nos tipos de at*vidade em*reendedora. Os
</line>
</par><par>
<line>
empr**ndedores p*r necessidade costumam se concentra* em atividades típicas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*toemprego, como o comérc*o de cosméticos, serviç*s de be*eza, alimenta*ã* e ***fec*ão.
</line>
<line>
P*r outro l*do, os empreendedores motivados por oportunidad* te*dem a atuar em setores q*e
</line>
</par><par>
<line>
e*igem
</line>
<line>
maior
</line>
<line>
qualificação,
</line>
<line>
com*
</line>
<line>
*onsult****
</line>
<line>
e*presa*i*l,
</line>
<line>
se*viços
</line>
<line>
jurídi**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvimen*o de sof*wa*e (GEM, 2023).
</line>
<line>
O per*il empreendedor não pod* ser de*in*do por um único fa*or, já que *l* se for*a a
</line>
</par><par>
<line>
partir
</line>
<line>
de viv*ncias pessoais, influências cultura*s e co*port*mento* adq*iridos, send*
</line>
</par><par>
<line>
influen*ia*o pelas atividades q*e o indivíduo pratica, apr*mor* *u adquire ao *ong* do te*po
</line>
</par><par>
<line>
(*I*H*ER e* a*., 2022). O
</line>
<line>
empree*dedor consid**ado be* suc**ido é aquele *ue possui
</line>
</par><par>
<line>
*apacidade de id*ntific*r opor*unidades, enfrentar desafi*s * *uscar con*tante*ente
</line>
</par><par>
<line>
est*atég*a* para alcançar o
</line>
<line>
crescimento *o n***cio. Seu perfil costu*a reunir diversas
</line>
</par><par>
<line>
co*p*tências, *omo ini*iativ*, r**il*ência, vi*ão estr*tégica, habil*dade* ** lidera*ça,
</line>
<line>
boa
</line>
</par><par>
<line>
comunicação, *ssertiv*dade nas decisõ*s e uma *e** de contatos sóli*a (SOAR*S, *023).
</line>
</par><par>
<line>
Nas últimas *écadas, *em-se obse*vado um crescente *nteresse da comunidade
</line>
</par><par>
<line>
aca*êmica em pesquisas relacio*adas ao empreen*edoris*o femin*no, u*a vez que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
part*cipa*ã* das mulh*res nesse campo tem se *n*ensifi*ado p*og*essivamente em t*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mundo (NKOA; SONG, *023). En*re as mul*er*s empreendedoras, a pri*cipal mo*ivaç*o * a
</line>
<line>
necess*dade f*nan*eira, impulsionada pel* d*fi*uldade de *nser*ão no m*rcado de trabalho. A
</line>
<line>
busca *el* independên*i* econ*mica fe*in*na t*m se intensificado *os últimos anos, em *m
</line>
<line>
movimento qu* concilia os desa*ios do empreen*e*orismo com as re*ponsabilid*des *a vida
</line>
<line>
pess*al e f**iliar (GALVÃO, 2024).
</line>
</par><par>
<line>
Compre*nder o perf*l empr**nded*r, suas caracte*ísticas e habi*idades é essencial
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
apenas
</line>
<line>
par* quem pretende i*iciar um
</line>
<line>
negócio, mas também para aqueles que b**cam
</line>
</par><par>
<line>
**senvolver e aprimorar *ua* *ompe*ências pessoais e profissionais (SOARES, 2023).
</line>
<line>
2.2 Formalização de Mic*oe*p*een*edor Individu*l - *EI
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 22, n. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. *. Silva, *. E. *a*aro, A. V. Paul*
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
* existência de um am*iente propí**o à forma*i*ação dos tr*balh**ores traz benefício*
</line>
<line>
t*nto para os empreendedor*s qu*nto para o governo, ao passo *ue fa*orece a *riação *e
</line>
<line>
empresas e empregos dentro da legalidade, ao mesmo tempo em que ampli* a arrecadação por
</line>
<line>
m*io de tr*bu*os, com* a **nt*ibu*ção mensal para a previdência (SIL*A, 202*).
</line>
<line>
A busca pel* ind*pe*d*ncia financeira, a falta de op*rtu*i*ad*s no m**ca*o formal e os
</line>
<line>
a*seio* *ndivid*ais são f*to*es que *requentemente impuls*o**m o empreendedor*smo. *sses
</line>
<line>
eleme*tos não apenas refletem n*ce*si*ades econômicas imedi*tas, mas ta*bém repres*ntam
</line>
</par><par>
<line>
o desejo
</line>
<line>
por estabilidade * real*zação *ess*al. Nesse cont**to, a form*liz*ção do negócio
</line>
</par><par>
<line>
*urge como uma re*posta natura*, oferec*ndo uma b**e mais est*uturada para seu cre*cime*to
</line>
<line>
* d*senv*lv*mento contínuo (BU*GARELL*, *022).
</line>
<line>
C*m o obje**vo de reduzir a i*fo*mal*da*e e au*ent*r a a*recadaçã*, o go*erno federal
</line>
</par><par>
<line>
i *s t i * ui u,
</line>
<line>
por meio da *ei *omplementar nº
</line>
<line>
*28/2008, o r*gime do Micro*m*reendedor
</line>
</par><par>
<line>
Ind*vidual (MEI),
</line>
<line>
caracte*izado *or uma forma de t*ibutação simples e a**ssível. * cria**o
</line>
</par><par>
<line>
desse mod*lo pe*mit*u que m*lhões de em*ree*ded*res deixassem a info*m*lid*de, p**sand*
</line>
</par><par>
<line>
a c*nta* com os dire*tos *arant**os
</line>
<line>
a em*resas devid*mente *egis*r**as (OLIVEIRA
</line>
</par><par>
<line>
JUNI**; *AMAL*O,
</line>
<line>
2024). O ME* *urgiu com o *bjetivo de
</line>
<line>
ampliar * forma*iz*ç*o dos
</line>
</par><par>
<line>
pe*u**os empres*rios,
</line>
<line>
ofer*cendo bene*ícios
</line>
<line>
e
</line>
<line>
simplificação no pro*esso d* abertura **
</line>
</par><par>
<line>
negóc*os. * iniciativa busca a*rair *raba*hadores info*ma*s, proporcionando *acilidades com
</line>
<line>
cu**os reduzidos para a *anutenç*o da at*vidade fo*malizada (NOBRE; *UNQUI, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
O MEI **i criado pela L*i Com*l**ent*r *º **8/20*8, qu* **dificou
</line>
<line>
o Estatu*o
</line>
</par><par>
<line>
Nacional da Micro e Peq**na Empresa (Lei C*mplementar n* 123/2006), c*m o prop*sito de
</line>
</par><par>
<line>
prom*ver a formalização de mil*ões de trabal**dores informais
</line>
<line>
no Bra*il. A proposta visa
</line>
</par><par>
<line>
atende* ao t**balhad*r autônomo que atua
</line>
<line>
p*r conta
</line>
<line>
própria, sem sóci*s, oferecendo
</line>
</par><par>
<line>
va*tag*ns como *cesso ao Cadast*o **cional da Pe*soa Jurídica (CNPJ), con*ribuição
</line>
</par><par>
<line>
previdenciária, possibilidade de
</line>
<line>
emit*r *ota fiscal e obt*nção de crédi** c*m
</line>
<line>
c*ndiç**s
</line>
</par><par>
<line>
facilitadas (SEBRAE-*C, 2*24).
</line>
</par><par>
<line>
Para se formalizar como *icro*mpreendedo* Indivi*u*l, é necessário atender a uma
</line>
<line>
sé*ie *e exigências *eg*i*, como poss*ir faturamen** anual **m*tado a R$ 81 mil (*itenta e um
</line>
<line>
mil reais), não t*r *art*cipaç** em outra empresa como sócio ou t*tul*r, exer*er um* ativi**d*
</line>
<line>
econômica permitida por lei e contrat*r, *o máximo, u* funci*n*rio com s*l*rio compa*ível
</line>
<line>
ao piso *stabelec*do. Além di*so, há restrições espe*ífi*** *ara serv*dores públic*s
</line>
<line>
(SE*RA*-SC, 2024). Caso o faturam*nto an**l ultrapasse o limite estabe*ecido por lei,
</line>
</par><par>
<line>
atualmente ** R$ 81 mil, * empree**e*o* deve obrigat*riament* migra*
</line>
<line>
p*ra *u*ra
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. 22, n. 11, *rt. *0, p. 47-66, n*v. 2025 www4.Unifsanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Anál*s* de *ariáveis Macroe*o*ômicas e su* Relação com a **riação *o PIB nos ***ses do G20
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
m*d**ida**, com* o Microempresár*o (M*) ou Empresa d* Pequeno Porte (*PP). O
</line>
</par><par>
<line>
encerramento
</line>
<line>
das ativ**ades po*e *er s*li*itado a qualquer momento pel* Portal do
</line>
</par><par>
<line>
Empreendedor, desde qu* t*das as obr*gações
</line>
<line>
pen*entes estejam *uitadas e se** enviada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
decla*ação de extinção *a e*pres*, conforme exigido pelos órgão* c*mpetentes (ARAÚJO;
</line>
<line>
DOS ANJOS, 2021).
</line>
<line>
Ao se f*rmali*ar como Microe*p**endedor Indiv*du*l (MEI), o **a*alhador a*tônomo
</line>
<line>
p*ssa a ter ac*sso a um* *éri* d* direitos e be*efí*io* que garantem maior **gurança jurídica
</line>
<line>
* estabilidade fi*anceira. Dent*e as pri*ci*ais vantage*s, des*acam-se os benefí*io*
</line>
<line>
previdenciários, como apose*tadori* por idade, por invalidez, auxílio-doença e salá*io-
</line>
</par><par>
<line>
*at*rnidade, desde que cumpridos os períodos mí*imos de
</line>
<line>
con*ribuiç** exigidos.
</line>
<line>
Além
</line>
</par><par>
<line>
disso, o MEI c*nt*
</line>
<line>
com facilidad*s *ara a*er*ura de con*as banc*rias, acesso a *i*has
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cré**to, in*lusive sub*idiadas po* ó*gãos g*ver*amentais e a poss*bilidade d*
</line>
<line>
participar
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
co*pras públicas. A formalização também per*ite * emissão de nota fiscal e o recolhimento
</line>
<line>
de tr*butos de f*r*a simpli*i*ada e com *alores reduz*dos, o que co**ribui pa*a * cres*imento
</line>
<line>
do peq*eno negócio (S*BRAE-SC, 2*24).
</line>
<line>
Uma das principais vanta*ens do regime do ME* é a s*mp*ificação tributári* no Simp*es
</line>
</par><par>
<line>
*ac*on*l. O microempreendedor paga u* v*lo* fixo men*al que já inclui tribut*s co*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
I*p*sto de Renda, a *on*ribuiçã* para a P**vidênci* S*cial e, depen*endo da natureza da
</line>
</par><par>
<line>
at**idade, o ICMS *u o ISS.
</line>
<line>
Isso red*z sign*fic*tivamente a carga tributá*i* em rel*ção
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
outros regime* emp*esariais. Alé* disso, ** obr*g***es ac*ssó*i*s tam*ém são simplifica*as,
</line>
<line>
sen*o exigido apenas o envio da declaração anual *e fat*ra*ento, que deve se* realiz*da até o
</line>
</par><par>
<line>
*lti*o d*a útil
</line>
<line>
do mês de maio, i*forma*do o total das receitas obtidas no ano an*erior
</line>
</par><par>
<line>
(MARCELINO et al., 2020). O MEI *em a p**sibilidade de recolher
</line>
<line>
os trib*tos e
</line>
</par><par>
<line>
contribuições incluídos no Simples Nacional *or meio de valo*es fix*s me*sais,
</line>
<line>
**de*end**temente *a receita *ruta obtida no período (BRASIl, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
A legalização do MEI of*rece uma base **is só*ida e segura
</line>
<line>
pa*a o crescimento do
</line>
</par><par>
<line>
negócio. Além di*so, a fo**alização p*rmit* que os **Is at*em em condições mai* próximas
</line>
<line>
às d*s empreendimentos de maior po***, favorecend* * competitividade e o desen*o*vimen*o
</line>
</par><par>
<line>
susten*áv*l
</line>
<line>
de
</line>
<line>
suas atividades (MAI*; ALVES, 2022). No âmbito tributário, a *egislaçã*
</line>
</par><par>
<line>
espe**fica voltada ao *icroempreendedor Individual i*troduziu d*versos incentivos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
simplificaçõe*, en**e eles a dispen*a de
</line>
<line>
algumas obrigaçõ*s cont*beis *ormai* (SANTOS;
</line>
</par><par>
<line>
MARCELINHO, 2022).
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 1*, art. 10, p. 47-66, nov. 2025
</line>
<line>
www4.Unif*an*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Si*va, R. E. Masaro, A. V. Paula
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
2.* *studos Re*ac*onados com * Tema
</line>
</par><par>
<line>
A *ormalização de MEI tem sid* o*je*o de cr*sc*nte interes*e na literatura ac**êmi*a,
</line>
<line>
*specialme*te e* função de se* papel na inclusão pro*uti*a, na redução d* infor*a*idade e
</line>
<line>
no estímulo ao *mpr*endedorismo e desenvolvimen*o loc*l. D*versos e*tudos reali*ados entre
</line>
<line>
202* e 2*25 a*ordam ques*õe* d*reta*ente relacionadas ao tema de*te *rab*lho e *o*tribue*
</line>
<line>
para uma aná*ise compa*ativa co* a *esquisa em **senvolviment*, que investiga a evo*ução
</line>
</par><par>
<line>
da for*ali**ção de MEIs no município
</line>
<line>
d* Timon-MA. * *eguir, são *p*es*ntados *l*uns
</line>
</par><par>
<line>
*rtigos que cont*ibuem para a compreensão e contextual*zaç*o do tema em estudo.
</line>
<line>
O est*** de O*ivei*a Junior e Ramal*o (*02*) analisou como a criação do regime do
</line>
</par><par>
<line>
Microemp*e*ndedor Individual (MEI) cont*ibuiu para a *eduç*o da *nformalidade entre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pe*uenos *mpre*ndedore* no Bra*il. A pesqui*a, de **ture*a bibli*g*áf*c* e qual*tati*a,
</line>
<line>
mos*rou que o MEI tem sido um* *ltern*t*va viável par* trabalh*dores infor*ais, oferec*ndo
</line>
<line>
facilidades como o reg*stro no *NPJ, *cesso ao *rédit*, em*ssão de no*as fiscais e cob*rtura
</line>
</par><par>
<line>
previdenciári*. Os au*ores de*tacam que a form*lização via
</line>
<line>
MEI não apena* fortal**e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
em*ree*dedor, mas também **labora com a arrecadação tribu*ária e * e*onomia do país. Com
</line>
<line>
base e* *ma análise de *ito estudos selecionados entre 2020 e 2024, * pesquisa r**orça que a
</line>
</par><par>
<line>
Lei C*mp**mentar
</line>
<line>
nº 128/ 200*
</line>
<line>
tem sido uma
</line>
<line>
im*o*ta*te **lí*ica p*bli*a de *nclusã*
</line>
</par><par>
<line>
econ**ica, espec*a*me*te
</line>
<line>
para trabal*ad*res
</line>
<line>
*m contextos s*cioeconômicos mais frág*is
</line>
</par><par>
<line>
(OLIVEIRA *UNIOR; *AMALHO, 2024).
</line>
</par><par>
<line>
*e*eira (20*4) realizou um
</line>
<line>
estu*o
</line>
<line>
*e caso no município d* T*mon - MA, f*ram
</line>
</par><par>
<line>
anali*adas as pe*cepç**s de *ua*ro M*I* *uanto às condiçõe* para empreender n* região. A
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isa uti*izou
</line>
<line>
entre**stas e abordagem qualitat*va, co* o obj*tivo d* iden*ificar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
motivos q*e *evaram esses **ofissiona*s à *ormalização, *s be*e*íci** perce*idos
</line>
<line>
e as
</line>
</par><par>
<line>
dificuldades enfrenta*as no exercíc*o de su*s
</line>
<line>
*t*vidades. Os resu*tad** ap*ntam que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
participantes se for*alizaram, a maior*a, por oportunid**e, e não *penas por ne*es*idade,
</line>
</par><par>
<line>
indican*o um c*rto gra* de planejamento * pe*spectiva de
</line>
<line>
cr*scim**to. A*esar dos *vanços
</line>
</par><par>
<line>
pr*porc**nad*s pela formaliz*ção, os entrevi**ados relat*ram desafios significativos, *omo a
</line>
<line>
f*lt* de ap*io contínu* do p*der público, * baixa movim*ntação do comérci* local, os
</line>
</par><par>
<line>
*mpact*s d* *rise econômica e *if**ulda*e de manter a re**laridade nos *agamentos a
</line>
<line>
mensais. T*dos de*lararam *ue sua ativi*ade como M*I represe*tava sua pri*cipa*, ou *nica,
</line>
<line>
*onte de *end* (*ERE*R*, 20*4).
</line>
<line>
Uma pesq*isa *ealizada com *EIs no município de Luziânia-GO, por Silva (*023)
</line>
</par><par>
<line>
b*scou compreender os fatores q*e im***sionam a form*lização de trabalhadores
</line>
<line>
informais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 1*, art. 10, p. 47-66, *ov. 20*5 www*.U*if*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Anális* de Var**veis M*croec*nômi*as e sua Relação com a Varia*ão do *IB nos Pa**es do G20
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
no Brasil. O *stud* identific*u q*e a principal motivaç*o dos entrevi*tad*s foi * possibilidade
</line>
<line>
de *m*tir notas fiscais e ac*ssar *ireitos pre*idenciários, **ém da simplicidade do proc**so d*
</line>
</par><par>
<line>
formaliza*ão. O*servou-s*
</line>
<line>
ainda que b*a parte dos mic*o*mpreen*ed*res não possuí*
</line>
</par><par>
<line>
exp*ri*n*ia *nterior na *tividade *eg*str*da, o qu*, se*u*do o autor, pode estar relacionado às
</line>
<line>
e*ev**as t*x*s de mortalidade *esses neg*cios. A p*squisa também destaca a relevância do
</line>
<line>
MEI co*o política pública *oltada à inclusão *rodutiva e *o *nfr*n*amento do desem**ego,
</line>
<line>
*ob*etu*o em contexto* de c*ise eco**mica (SI**A, *023).
</line>
</par><par>
<line>
Por sua vez,
</line>
<line>
Borges
</line>
<line>
(2022) realizou
</line>
<line>
um estudo
</line>
<line>
voltad*
</line>
<line>
*o perfil
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
micr*empree*dedores brasi*eiros, apr*se*tou **dos rele*antes so**e as características sociai*
</line>
<line>
e profissionais d*s MEIs no Brasil. A pes*uis* e*idencio* que a maioria desses
</line>
<line>
empreend**o*es atu* de ca**, possui re*da fa*iliar de até qua*** sa*ários m*ni*os e en*ontra
</line>
</par><par>
<line>
na forma*izaç** uma alte*nativa
</line>
<line>
para ob*er b**efí*i*s pr*videnciários e ampliar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
possib*lid*de* de *egócio. **t** o* setores mais rep*esentativos est*o ** *e *s*ética, v*stuári*
</line>
<line>
e serviços domésti*os, com forte p*es*nça feminina. O artigo também apo*tou que muitos
</line>
</par><par>
<line>
MEIs o*taram pela form*l*za*ão
</line>
<line>
devido à bu*ca por independên*ia financei*a, melh*res
</line>
</par><par>
<line>
condi**es de compra e e*i*são d* not*s fiscais. A **á*ise mostra q*e o MEI exer*e um *a*el
</line>
</par><par>
<line>
*mportant* *ão apen*s como fe*ra*enta de
</line>
<line>
inclu*ão produ*iva, *as t*mbém com*
</line>
</par><par>
<line>
instrumento de fortalec*mento da ec*nomia local e *eg*onal (BO*GES, 2022).
</line>
<line>
Por fi*, o arti*o de Si*va, *ei* e Sant*na (2024) a**lisou o c*escimento e * importância
</line>
</par><par>
<line>
dos Microe*pr*endedor*s Indi*iduai* no s*tor
</line>
<line>
do com*rci* no municíp*o de *oca d* A*re
</line>
</par><par>
<line>
d*r**te * ano d* 2**2. A p*squisa re**lo* um expressivo aumen*o
</line>
<line>
*a quanti**de de M*Is
</line>
</par><par>
<line>
ati**s, especialmente nos *egmentos d* alimentaç*o, vestuário e se*viç**. Entre os benefícios
</line>
<line>
mais valorizad*s p**os empreendedo*es est*vam a fle*ibilidade, a *ossibilidade de emitir
</line>
<line>
n**a* fiscais, o *cesso ao INSS * a obtenção de C*PJ. Ape*ar disso, o crescimen*o dos ME*s
</line>
</par><par>
<line>
*emo*strou impacto positivo *a ec*nomi* local, co* gera*ão d* empr*gos e aumento
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
a*recadação mun*cipa*. O estudo dest*c* ain*a que Boca
</line>
<line>
do A*re * o
</line>
<line>
terceiro muni*ípio d*
</line>
</par><par>
<line>
*e**rregião Sul Amazon*nse
</line>
<line>
com o maior
</line>
<line>
núm*ro
</line>
<line>
de *EIs, e*idenciando o
</line>
<line>
papel
</line>
</par><par>
<line>
est*atég*co desse modelo de form*lização para o de*e*volviment* reg*onal
</line>
<line>
(S*LVA; *EIS;
</line>
</par><par>
<line>
SANT*NA, 2024).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025
</line>
<line>
*ww4.U*ifsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Silva, R. E. Masa*o, A. V. Paula
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
* M*TODOLO*IA
</line>
</par><par>
<line>
Es*e trabal*o cara*teriza-se com* uma pes*uisa de a*ordagem quantita*iva d*scrit*va,
</line>
<line>
com análise do*umental. Optou-** por quantificar f*nômenos já ocorridos e *escr*vê-l*s sem
</line>
</par><par>
<line>
interferir neles, alinhando-se ao objetivo de compreender qu*ntitat*vo de for*a*ização o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Microempree*de*or Indi*idual n* perío*o *e 2022-2**4 em Timon-MA.
</line>
</par><par>
<line>
A *esquisa d*c*mental c*ntribui para a *ompreensão de context** hi*tó*icos, sociais e
</line>
</par><par>
<line>
**lturais relac*onados * um f*nômeno *m um determinado período. *or m*io da *n*lise
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*eg*stros já existe*tes, ela permite ao pesqui**do* interpre*ar rea*ida*e e responder a
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
inqu*etaçõe* que *otiv*ram o estudo, * pa*tir de fon*es *ue dialo*am
</line>
<line>
diret*mente
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*bjeto inves*iga*o (FON*A*A; PEREIRA,
</line>
<line>
2023). Considerando as *iferentes
</line>
<line>
concepçõe*,
</line>
</par><par>
<line>
ten*ências e persp*ctivas que envolvem a pesq*is* documental, este estu*o buscou reunir, de
</line>
<line>
f*rma sintética, os c*n*ecimentos es*en*iais para con*uz*r adequadame*t* es*a mo*a**da*e
</line>
<line>
inves*igat*va (SALGE; OLIVEIRA; SILVA, 2021).
</line>
<line>
F*ra* utilizad*s d*dos secundários, ob***o* *or me*o *e consu*ta *o site *a Jun*a
</line>
</par><par>
<line>
Comercial d* *st*do ** Ma*anhão, especi*icam*nt* nos re*atórios estatístic*s referen*es
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
formaliz*ções de MEIs em Tim*n, nos trê* ano* ana*isados.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados foram extraídos diret*mente dos registros oficiais da *UCEM* e *presentado*
</line>
<line>
por mei* de tab*las e *ráficos, ut**izando os filtros dis*oníveis no sit* da insti*uição. Os
</line>
</par><par>
<line>
filtros ap*icados incluíram o municípi*
</line>
<line>
de Timon, * e*q*adramento *urí*ico c*mo
</line>
</par><par>
<line>
Microemp*eendedor *n*ividual (MEI) e os pe*íodos corres*onden*es aos anos de 20*2, 2023
</line>
</par><par>
<line>
* 20*4. * pe*qui** r**lizada iniciou-*e no mês de maio d*
</line>
<line>
2025 e f*nalizou *m **nho do
</line>
</par><par>
<line>
mesmo ano.
</line>
</par><par>
<line>
Com base n*sses dados, foram inseri*as tab*la* que permitiram observar variações
</line>
</par><par>
<line>
mensais e anuais no nú*e*o de forma*iza*ões, *em
</line>
<line>
com* a *is*ribuiç*o por setores,
</line>
</par><par>
<line>
atividade* eco*ômic**, gênero e fa*xa et*ria *os e*preendedores. *essalta-se que não f*r*m
</line>
</par><par>
<line>
realizados cálculos esta*ísticos
</line>
<line>
com*lexos ou *e**es
</line>
<line>
de h*póte*es. A análise baseou-*e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
e**atístic* **scritiva si*ple*, com intuito *e descrever as tend*ncias observadas.
</line>
</par><par>
<line>
Vale re*saltar que foram co*s*deradas apenas as formal*zações com situ*ção
</line>
<line>
a*iva
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
base d* JUCEMA no momen*o
</line>
<line>
da coleta. Formalizações
</line>
<line>
**c*r*a*as ou enquad*amen***
</line>
</par><par>
<line>
dife*entes do *EI
</line>
<line>
não f*ram in*luíd*s na a*á*ise, * fim *e manter foco da pesquisa o
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
forma**zação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, *. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análi*e *e Va*iáveis Macroeconômicas e sua *elação com a *aria*ão do P*B n** Países *o G20
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
4 *ESU*TAD*S E DISCUSS*O
</line>
</par><par>
<line>
A *nálise busca c**preender o quan*itativo de formalização de Micr*empreend*dor
</line>
<line>
Individual, identi*icar *o***veis tendências de *rescime*to e disc*tir os fat*re* que pode* ter
</line>
</par><par>
<line>
i*fluenciado ess*s
</line>
<line>
variações. Para isso, os *ados f*ram org*ni*ad*s em ta*elas * gráfi*os,
</line>
</par><par>
<line>
possibilitan*o uma visua*i*ação clara e compar**iva entre os anos analisados.
</line>
<line>
Gráfico * - *mpr*sas aberta* em **mon no ano de 2*22, 2023 * *024, respectivamente
</line>
</par><par>
<line>
Font*: J**ema, 2025.
</line>
<line>
C*nforme os *ados repre*e*tados no Gráfico 1, o município de Timon *presentou
</line>
<line>
estabilidade *o núm*ro de for***izaç*es de MEIs nos anos de 2022 e 20*3, ambo* com 1.105
</line>
<line>
registros. Já no ano de 2024, o*servou-se um crescime*to de 109 **rmalizações, totali*ando a
</line>
<line>
entr*da *e 1.214 MEIs. Durante o período analisad*, o* *ados mos*ram um t*t** de 3.*24
</line>
<line>
novos ME*s. Com *sso, evidencia uma evolução c*nstante *a f**ma*izaçã* de
</line>
</par><par>
<line>
Microempreendedores Ind*viduais no **ni*ípio de T*mon-MA durante * perío*o
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
2022
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
202*. O *ue corrob*r* c*m os achado* de Oliveira Junior e Ra**lho (*024) que apontaram
</line>
</par><par>
<line>
que o a*me*to de forma**z*çõe* *s*á dir*tam*nte re*a*ionado a fatores como f*cilidade
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
pro*e*so de regi*tro, c*rga tributá*ia menor e *enefícios p*ev*denciários, assim como emis*ão
</line>
<line>
de not** fiscais que im*u*sionam o crescimento e*onômico.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025
</line>
<line>
www4.Un*fsanet.co*.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Sil*a, R. E. Mas*ro, A. V. *a**a
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2 - Dis*ribu*ção *ens*l de 2022, 202* e *0*4, respectivamente
</line>
</par><par>
<line>
*onte: J**e*a, 2025.
</line>
<line>
Com base no Gráfico 2, ao analisar a evolução me*sal das for*ali*ações de MEIs,
</line>
<line>
ob*e*va-s* *ma *i*âmica *stável com variações mode*adas entre os meses e anos. Em 202*,
</line>
<line>
os mes*s com maio*e* *e*is*r*s *oram janeiro (118), junho (1**), mar*o e ago*to (105). O
</line>
</par><par>
<line>
m*s com menor
</line>
<line>
*tivida*e foi d*zembro (56). Já em *023, o comportamento foi s*melhant*,
</line>
</par><par>
<line>
com de*taque para maio (11*) como o pico do *no, seg*i*o por j*nei** (*03) e março (102),
</line>
<line>
e*quanto deze*bro (60), outu*ro e fevereiro (78) for*m os mese* com meno* número de
</line>
<line>
formali*ações.
</line>
<line>
Em 2024, houve cres*ime*to mais expre*sivo *os meses d* ju*ho (*26), *ulho
</line>
<line>
(125) e setembro (117), indi*ando um* movimenta*ão mais i*tensa no seg*ndo semestr*.
</line>
<line>
Mesmo assim, o padrão de *aixa formaliza*ão em *ezembro (61) *e manteve nos *rês an*s
</line>
<line>
ana*isados. Os d**os mos*ram que, emb*ra exist* va**ação en*re os mes*s, há uma te*dência
</line>
<line>
de maior **rmalização no iníci* * meio do ano, e redução no fim do ano, *spec*alment* em
</line>
<line>
dezem*ro. Além *is**, muito* empreendedo*e* id*nt**icam a crise financei*a n*cional c*mo o
</line>
<line>
prin*ipal obst*culo para * continuidade de seus negócios, além da esc*ssez de c**entes em
</line>
</par><par>
<line>
períodos *om* as férias e *a queda g*ral no c*mérc*o. Ainda assim, pr*val**e ent*e el*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*xpec**tiva de que o cenário v**ha a melhorar (PEREIRA, 2*24).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres**a, v. 22, *. 11, art. 1*, *. 47-6*, nov. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Anális* de V*riá*eis *acroeconômicas e sua Relação com a V*riação do P** nos Países d* G20
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
**áf*co * - **antitativ* de e*presas abertas por *e*or de 2022, 2023 e 2024,
</line>
</par><par>
<line>
**spe*tiva**nte
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Juce*a, *025.
</line>
<line>
Conforme o Gráfico 3, obs**va-s* que a distribuição por setores rev**a o *re*omíni* do
</line>
</par><par>
<line>
se*o*
</line>
<line>
de **rviços em *od*s os
</line>
<line>
*nos an*li*ados, segu*d* pelo s*tor d* comércio e,
</line>
<line>
em m**or
</line>
</par><par>
<line>
quanti*ade, pela in*ústria. Per*ebe-se ainda q*e entre * ano
</line>
<line>
de
</line>
<line>
2022 a 20*4, h*uve *m
</line>
</par><par>
<line>
aumento de 97 formali*ações no set** de serviços. Já ** *etor de comércio, em*ora tenh* se
</line>
<line>
mantido em s**undo luga*, é *e*c*ptível *m* queda d* 2*22 com *09 pa*a 385 no último
</line>
</par><par>
<line>
ano, *ma r**ução d*
</line>
<line>
24 registros. *o Brasil, os empreendedores qu* iniciam seus negócios
</line>
</par><par>
<line>
p*r o*ortunidade têm maio* concent**ção n* *etor de servi*os, enquan*o o c*mércio *parece
</line>
</par><par>
<line>
como a *egu*da
</line>
<line>
pr**c*pal esco*ha, d*mons*rando a relevâ*cia
</line>
<line>
dessas áreas no cenário
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*nded*r nacio*al (BANDEIRA; SIL*A, 2023).
</line>
</par><par>
<line>
Ess*
</line>
<line>
compo*tamento
</line>
<line>
ta*bém
</line>
<line>
reforç* *
</line>
<line>
an*l*se
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
grande
</line>
<line>
pa*t*
</line>
<line>
do s
</line>
</par><par>
<line>
*icro*mpreend*d*res br*sil*iros atua em atividade* acessív*is e de fácil entrad*, como
</line>
<line>
esté*i*a, comércio de ves**ári* e ac*ssórios (BO*GES, *022). O c*escimento dos ME*s está
</line>
</par><par>
<line>
associado a um conjunto d* fatores, como a bus*a por maior independência
</line>
<line>
profissional,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
facili*ade d*s proce*sos de formal*za*ão e um ambiente mai* favor*vel
</line>
<line>
para quem deseja
</line>
</par><par>
<line>
em**eend*r. Ao longo do per*odo analisado, *o*a-se que *s microempreende*ore* vêm
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
adaptando e
</line>
<line>
*novand*, ocupando diferentes nichos como c*mércio de ali***tos, moda, o
</line>
</par><par>
<line>
*ele*a e estética. *ssa diversidade rev*l* * esforç* const**te desse* profissi*nais ** ate*der
</line>
<line>
às nec*ss**ades da comunidade e a*ompa*har as mudanças do mer*ado (SILV*; REIS;
</line>
<line>
SA*TAN*, 2024).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* *I, v. *2, n. 11, art. 10, p. 47-66, nov. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. Silva, R. *. Masaro, A. V. Paul*
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 1- Quantitati*o de empres*s abertas por at*vid*de *e 2022, 2023 e *024,
</line>
<line>
respectivamente
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Jucema, 2025.
</line>
<line>
Perceb*-se, na Tabela 1, as cinco atividades c** maior número d* *orm**iz*ções em
</line>
</par><par>
<line>
*ada um dos anos an*li*ados. ** se
</line>
<line>
*etalhar os *ados por **io do *NAE (*l*s*ifi*aç*o
</line>
</par><par>
<line>
Naci*na* d* Ativi*ades Econômicas), verifica-se que, e* 2022 e 2023, h*uve pre*ominância
</line>
<line>
d* atividad*s como comércio varejista de *rt*gos de vestuár*o e a*ess*r*os, **omoção d*
</line>
<line>
ve*das, além d* serviç*s ligado* à beleza e aut*cuidado. * princip*l *lteração ent*e esses dois
</line>
<line>
ano* foi a e**rada da cat*goria d* restaurantes em 2023, subs*i*u*ndo o co*ércio de
</line>
<line>
c*sméticos, presente ** 20*2. Já em *02*, n*ta-se uma mudança *ig*ifica**va no *er*il das
</line>
<line>
a*ividades fo*mal**adas, com destaque *ara a promoçã* de ve*das, **guida por ca*eleirei*o*,
</line>
<line>
se*viços de *an*c*re e ped*cure, com*rcio de *est*ário, e a *ntrada de novos segmentos,
</line>
<line>
como se*viç*s de malote *ão re*li*a*os pelo* C*rr*ios e *ancho*etes.
</line>
<line>
Além disso, essas escolhas reforçam a tendência de que e*p*eende*ores por
</line>
<line>
*ecessidade *e concen*rem em setores mais acessívei*, *om meno* invest*mento e que ***
</line>
<line>
n*cessit* ter muito co*hecim*nto, como servi*os pessoa*s e comércio de pequen* porte
</line>
<line>
(GEM, *0*3).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 11, *rt. 10, p. 47-66, *ov. 20*5
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nál*se *e Variáveis Macroeconômicas e sua Relaçã* com a Var**çã* do PIB nos Países *o G20
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 4 - G*nero e *a*xa etária dos MEI\s
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: J*cema, 202*.
</line>
<line>
O Grá*ico * revela que a ma**ria *o t*tal *os MEI* ativ*s e* Tim*n são *o sexo
</line>
<line>
masculino, com d**taque para a faixa etá*ia ent*e 30 e *9 anos. Esse **do refor*a qu*, e**ora
</line>
</par><par>
<line>
o *mpreende*o*i**o femi*ino t**ha c*esc*do nas últimas
</line>
<line>
dé*adas, os ho*ens ain*a
</line>
</par><par>
<line>
*eprese*tam * maioria *n*re os formal**ados (BORG*S, *02*). A fo*malização é fundamental
</line>
<line>
par* o *or*al*cimen*o dos peq*eno* negócios, pois po*sibilit* uma séri* de benefício* para *
</line>
</par><par>
<line>
de*empenho
</line>
<line>
do
</line>
<line>
empre*ndimento, como a po**ibi*idade de expandir as vendas, *bt** mais
</line>
</par><par>
<line>
*ondições de poder de comp*a po* *eio do uso do CNPJ, u*ilizar endereço *omercial, vend*r
</line>
<line>
para o set*r públ*co e ac**sar crédi*o em nome da empr*sa (S*LVA, 2021).
</line>
<line>
5 *ONS**ERA**ES FINAIS
</line>
<line>
Este est*do teve *omo *ropósit* anali*a* a forma****ção de Microem*reended*r
</line>
<line>
Ind*v*dual no **nicíp*o de Timo*-MA no período de 2022 a 2024, buscando compr*ender o
</line>
</par><par>
<line>
*uan*it**i*o, os setores mais pr*d*minantes, as
</line>
<line>
atividades econômicas e o
</line>
<line>
perfil dos
</line>
</par><par>
<line>
empreendedores. Tend* em vi*t* q*e a form**i*ação est* di*et*m*n*e associad* à geração de
</line>
<line>
empregos, aumento de renda e fortalec*mento d*s *equenos empreendiment*s. Observou-se
</line>
</par><par>
<line>
*ue, d**d* a Lei nº 128/*008, *ouve crescim**to ex*r*ssivo no número d* *o*m*liza*ões,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que evidenci* a efet*vidade dessa *olí*ica públ*ca (AMOR*M; CARDOSO, 2*21).
</line>
</par><par>
<line>
Os re*ultados *emonstram uma tendência de cr*scim*nto no número *e **Is em
</line>
</par><par>
<line>
T*mon, com
</line>
<line>
estabili*ade em 2022
</line>
<line>
e 2*23,
</line>
<line>
ambos com 1.105 registr*s, e u* aumento
</line>
</par><par>
</page><line>
signifi*ati*o e* 2024, tot*lizando 1.214 fo*malizaçõ*s. E*se c*esciment* re*or*a estudos que
</line>
<line>
apontam a *aci*idad* do proc*s*o de registro, a menor carga *ributár*a e *s ben*f*cios
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 2*, n. 11, art. 10, p. 47-6*, nov. 2*25 www4.Unifsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. S*lva, R. E. Masar*, A. V. Paul*
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
previdenciár*os como *ator*s que imp*ls*onam * formalizaçã*. * *nálise mens*l reve*ou uma
</line>
<line>
d*nâmica de m*ior formalização no *níci* e mei* *o ano, com q*eda e* dezembro, o que se
</line>
<line>
mantev* nos *rês anos a*a*isado*.
</line>
<line>
Qua*t* ao* setor*s, o de serviços pr*d*minou em todos os a*os, seg*ido pelo comércio
</line>
<line>
e, em me*or e*cala, pela *ndúst*ia. Essa *redominân*ia do seto* de serviç*s reflete a re*lidade
</line>
</par><par>
<line>
brasileira, onde
</line>
<line>
emp*eendedo*es, *or necessida*e, tendem a se
</line>
<line>
co*centrar nessa área. As
</line>
</par><par>
<line>
atividades com maior núme*o de formalizações inclue* comércio varejista de ve*tuário
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acessórios, prom*ção de vendas e *e*viços
</line>
<line>
de bel*z* * autocuidado, com
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ent*ada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
la*chonetes e servi*o* de m**ote em 20*4. Em *elação a* perfil dos empreen*edores,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesq*is* ide**ifi*o* u*a ***dominância d* *exo ma*c*lino e na faixa *tária d* 30 a 3* anos
</line>
<line>
entre *s *EI* *t*vos em Tim*n. Apesar d*s*o, * estu*o tam*ém *econh*ce o cre*cent* *spa*o
</line>
<line>
das mulheres no e**r*en**dorismo.
</line>
<line>
Ass*m, e*te e**ud* *ontribui para a *ompreensão d* d*nâ*ica d* fo*mal*zação de MEIs
</line>
</par><par>
<line>
em *imon-*A, ofer*c*n*o d*dos relevan*es para a formulação de polít*cas *úblicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estr*tégi*s de apoio ao empreendedorismo l*cal. Os *ados apr*se*tados reforçam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
impor*ân*ia do MEI como instru*ento de inclu*ão produtiva e fortale*imento *a *conomia
</line>
<line>
local.
</line>
</par><par>
<line>
A pesq*isa teve
</line>
<line>
como *i*itaç*o a concentraç*o nos da**s da J*CE*A com foco *m
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f*rmal*z*çõe* at*vas, e embora
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os r*s*lt**os forne**m um* *ase sólida par* os objet*vo*
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*ropost*s por e*te est*do, sugere-se como pesquisas futuras entender as motivações * de*afi**
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*nfren*ados pelos microem*r**nded*r*s *imonen*es, r*alizar u*a pesquisa
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https://repositorio.ueg.br/*sp*i/han*le/*iueg/40*7. Aces*o em: *0 d* *un. 2025.
</line>
<line>
Endereço: Tv. Timbir*s, s/n - Ce*t*o, *EP: 65630-160, *imon/MA.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, *. 11, art. 10, p. 4*-66, nov. **25
</line>
<line>
www*.Unif*anet.com.*r/r*vista
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</document><par>
<line>
N. M. *ilva, R. *. Ma***o, A. V. Pau*a
</line>
<line>
66
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<line>
Co*o Referenci*r este Artigo, conform* ABNT:
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</par><par>
<line>
O*IVEIRA, M. C. A; M*NDES, N. N. Form*lização do MEI: Uma Análise no P*río*o de 2022 -
</line>
<line>
2024 em T*mon - MA. Rev. F*A, Teresina, *. 22, n. 11, art. 3, p. 4*-66, nov. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Con*ribu*ção dos A*tores
</line>
<line>
M. C. A. Oliveira
</line>
<line>
N. N. *end*s
</line>
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<line>
1) conce*ção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
2) análise e inte*pretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) *la*or*ção d* rascunho ou na revisão crítica d* conteú*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*ação na aprovação da versã* f*nal do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. 22, n. *1, art. 10, *. 47-66, nov. 20*5
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www4.U*ifsa**t.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)