O Adolescentes Com Altas Habilidades: Superdotação E A Subjetivação De Sua Aprendizagem / The Teens With High Skills: Giftedness And The Subjectivity Of Your Learning

Patrícia Melo do Monte, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa

Resumo


A área das altas habilidades/superdotação temsido  historicamente  abordada  com  grande  ênfase  nosfatores  intelectuais  e,  em menor  grau,  nos  elementosemocionais. Emerge,  assim,  uma  importante  questão:como  os  adolescentes  superdotados  subjetivizam  suacondição?  Essa  pesquisa  se  apóia  nos  referenciaisteóricos da Psicologia Histórico-Cultural e na Teoria daSubjetividade,  de  González  Rey.  Encontra-semetodologicamente  fundamentada  na EpistemologiaQualitativa. O principal objetivo deste estudo foi investigaros sentidos subjetivos associados às altas habilidades/superdotação em adolescentes com essa característica.Entre  os  autores  que  fundamentam  essa  discussão,destacamos González Rey  (2002), Martínez  (1997),Alencar:  Virgolim  (2001)  e  Fortes-Lustosa  (2004).Realizamos um estudo de caso de um adolescente comaltas  habilidades  na  área  acadêmica. Foram  utilizadosinstrumentos  de  pesquisa  diversos,  como  a  entrevistaem  processo  e  o  completamento  de  frases. A  análisedos  dados  foi  feita  de  forma  construtivo-interpretativa.Os  resultados  indicam  níveis  elevados  deautodeterminação, valorização da família e dos amigose valorização do conhecimento por parte do sujeito.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)