<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 8, *. 147-159, Mai. / Jun. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.3.8
</line>
</par><par>
<line>
O "Social" Nos Percursos Teóri*os E His*oriográficos
</line>
<line>
De Eric Hobsbawm
</line>
<line>
T*e "*ocial" In T*eo*etica* *nd Historiogr**hical
</line>
<line>
Route* Of Eric Hobs*awm
</line>
</par><par>
<line>
F*l*pe Ziotti *arita
</line>
<line>
Doutor**do em *istória p*la U*ivers*d*de Esta*ual Paulista
</line>
<line>
Mestre *el* Universidade E***dual Paul*sta Júlio de Mes*uita Filh*
</line>
<line>
Professor d* Universidade Es*ad*al Paulista
</line>
<line>
E-ma*l: fznarit*@gm*il.com
</line>
</par><par>
</page><line>
En**reço: Fe*ip* Ziotti Nari*a
</line>
<line>
**dereço: F*culdade de Ciênc*a* Humanas e *ociais - Unes*. Avenida Eufrásia *ont*iro Petrágli*, n. 90*,
</line>
<line>
CE*: 1440*-160. Fone: (1*) 37*6-*700, Franc*, SP - B*asil.
</line>
<line>
Editora-c*efe: Dra. Marlene Araújo de Carva*ho/Faculdade Sa*t* A*o*ti*ho
</line>
<line>
Ar*igo **cebido em 12/03/20*5. *ltim* versão rec*bida em 1*/*3/*015. Aprovado em 21/03/201*.
</line>
<line>
Avali*d* pelo sist**a *rip*e Review: *) Desk Revie* *ela Edit*ra-Chef*; e b) Double *lind
</line>
<line>
*eview (ava*iação ce*a por d*is avalia**res da áre*).
</line>
<line>
Revisão: Grama*ica*, N*rmativa e de Formata*ã*
</line>
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<par>
<line>
F. Z. Nari*a
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
RE**MO
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e trabalho, pretendo a*alisa* *
</line>
<line>
"social" como objeto de ref*exão his*oriográfica
</line>
<line>
na
</line>
<line>
obra
</line>
</par><par>
<line>
de Er*c Hobs*a*m. Tomando *omo refer*nci* e*sai*s teóricos e l*vros escritos pelo au*or, a
</line>
</par><par>
<line>
ideia * dis*u*ir alg*ns pontos da abordag*m historio*rá**ca
</line>
<line>
de Ho*sbawm * luz da*
</line>
</par><par>
<line>
d*scus*ões com temas inte*loc*tores - partindo, *ortanto, de formu*a**es *eóricas e
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
<line>
analisa* alg*mas de suas i*plicações *a própria prática historiog*áf*ca *o autor. Propondo
</line>
</par><par>
<line>
uma ampla ab*rdage* his*órica
</line>
<line>
e historiográfica a*erca do "soc*al" (e*tendido p*r
</line>
</par><par>
<line>
Hobsbawm como instância int*gradora d* *iversas esferas da existênci* - c**tu*al,
</line>
<line>
polít**o,
</line>
</par><par>
<line>
ec*nô*i**), o histori*dor br*tânico e*tabelece um* r*flexão *istórica engajada em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*e*s*ectiva proc*ssual-explicat*v*, *i*a**o, a um só tempo, *om a abertura inte*di*cipl*nar do
</line>
<line>
ca*po (em diál*go com a *ociologia, a demografia, a economia etc.) * *om a proposição *e
</line>
</par><par>
<line>
questões teórico-metod*l*gicas pa*a a formul*ç*o *e uma
</line>
<line>
história social mais amp*a,
</line>
</par><par>
<line>
entend*d* como "história da soc*edade".
</line>
</par><par>
<line>
P*l*vras-chave: Historiograf*a. Er*c Hobsbawm. *is*ória socia*. Teoria soc*al.
</line>
<line>
ABST*A*T
</line>
<line>
I* *his *a*e* * intend *o an*l**e th* "soc*a*" as an *bjec* of histori*g**phical *eflec*ion in t**
</line>
<line>
w*rks of Eric *obsbawm. Analysing theor*tical essays and books written by t*e author, this
</line>
<line>
paper discuss*s some elements of Hobsbawm\s appr*ach de*ling with his main con*epts and
</line>
<line>
i*ter*ocuto*s *n ord*r to emphasize the impl**ati*ns of theor*tical formul*tions to the
</line>
<line>
historiographical pract**e. Hobsbawm propos*s a wide historical a*d hist*riographical
</line>
<line>
app*oach on "social", understood as a* integr*ted *otality in relation to *he othe*s spheres o*
</line>
<line>
social exi*tenc* like *he soc*al, the cultural and the *olitics. From this p*in* of view, the
</line>
</par><par>
<line>
Br*tish
</line>
<line>
historian offe*s a historic*l reflection b*sed on a proces*ual/explanatory pe**pective,
</line>
</par><par>
<line>
situ*ting the stud* of social history in a *i*logic*l *erspective with the
</line>
<line>
s*cial scie*ces
</line>
</par><par>
<line>
(especially so*iol*g*, *conomy and demo*raphy).
</line>
</par><par>
<line>
*eywords: H*storio*raphy. Eric Hobsbawm. So*ia* h*sto*y. Social t*eory.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in*, v. 12, n. *, art. 8, p. 147-15*, Ma*./Jun. 2*15
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* "*ocial" No* *ercursos Teór*c*s E Histori*grá*ic** De Eric Hobsbawm
</line>
<line>
*4*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Nos anos 198* e
</line>
<line>
1990, diant* dos question*mentos t*óricos e ep*st*mol*gicos
</line>
</par><par>
<line>
*olocados aos *rande* "porquês"
</line>
<line>
nas Ciênci*s Soc*ai* com -
</line>
<line>
*s crises dos *randes *odel*s
</line>
</par><par>
<line>
*xplicativo* (m*rx*s*o, est*uturalis*o, funcion*lismo e*c.) e do que L*otard (1979), em uma
</line>
<line>
ampla *iscussão s*bre o est*tuto do saber, chamava d* *escrença na* "metanar*ativas"
</line>
<line>
(anunciando uma aproximação *o que seria * "pós-mo**rn*" no campo das hu*anidad**) -,
</line>
</par><par>
<line>
* histo*iador Pa*rick Joyce lançav* uma
</line>
<line>
i*c*moda pe*g*nt* em a*tigo *u*licado
</line>
<line>
na
</line>
<line>
Social
</line>
</par><par>
<line>
History: "o fim da *istória socia*?". * autor, bem entend*do, fazia ref*rên*ia às m**a*ões
</line>
<line>
operad*s no campo *istoriográfic* de*de finais dos anos 1970, ana*isa*do a des*gregação do
</line>
<line>
"*ocial" como **nceito *undante *a refl*xão historiográfica: para Joyc* (1995, p. **),
</line>
<line>
basicament*, o soci*l ***d*a *rada*i*ament* sua marca de "*ess*tu** explicati*a de conexões"
</line>
<line>
(explanatory conn*ct*ve *issue), de modo que os velhos ho*izontes "tot*lizantes" da história
</line>
<line>
*o*ia*, lig*ndo o subst*at* mat*r**l ao cultural e *o*ítico, por exemplo, es*ariam tragados por
</line>
</par><par>
<line>
n*rr*t*vas fra*men*árias que **di*a*am de conce*t*s fundantes "essen*ial*****es" (clas*e, e
</line>
<line>
sociedade etc.). Nesse *entido,
</line>
<line>
O social era o vasto e neutro pan* *e fundo no q**l *udo era *egistra*o e *ra
</line>
<line>
c*n**tado. S* a *ocieda** era um sist*ma, ou uma máquina, a cla*se era a for**
</line>
<line>
mo*r*z e o *rincípio históri*o que diri*ia a m*quina [...] A ambi**o era escrev*r uma
</line>
<line>
"histór*a total", ver*ade*ra*e*te *efle1tindo a re**i*ade social em s*a **talida*e
</line>
<line>
(JOY*E, 19*5, p. 75, tr*duçã* *i*ha).
</line>
</par><par>
<line>
A temáti**
</line>
<line>
delin**a alguns importante*
</line>
<line>
contor*os *ara uma re*lexão sobre o pr*prio
</line>
</par><par>
<line>
estat*to do "social", * u* só *emp* como cat*gori* de análise e c**o **trutur* de um campo
</line>
<line>
histor*ográf*co (h*stória soc*al). Cri*i*an** aber*amente a descrença em *ela*ão àquelas
</line>
<line>
cat*g*ria* hist**iográfica* funda**es, o m**mo Patri*k *oy*e (*010, p.248), escrevendo
</line>
<line>
*uinze anos depoi* *o *nsai* do* ano* 19*0, indicava u*a p*st* para o *nte***mento da
</line>
<line>
*uestão: dis*uti* os impasses e legados da história social impli*a uma *eflexão sobre o próprio
</line>
</par><par>
<line>
ente*dimento do "social" na a*ordagem historiográ*ica. Nome *roeminente na dis*us**o,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
hist*r*ador E*ic Hobs*awm (2008), *m e*t*e*ista *o periód*co M*k*ng Hi*tory, em 2008,
</line>
</par><par>
<line>
asse*erava que "a his*ória **cial
</line>
<line>
**o
</line>
<line>
*eve **r um
</line>
<line>
ass*n*o de nic*o, mas deve ser ala*ga*a
</line>
</par><par>
<line>
pa*a a *istó*ia *a sociedade". Além das implicaçõe* his**r*ográficas cont*d*s na posiç** de
</line>
</par><par>
<line>
Hobsbawm (abor*agem que ser* desdobrado nes** artigo),
</line>
<line>
*on*é* regi*trar qu* o
</line>
<line>
t*m*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
soc*ety was t*e sys*e*, o* the mach*ne, class wa* the m*tive force, and historical pri*ciple, which *ro*e th*
</line>
<line>
mac*ine [...] Tha am*ition *as to *rite a \total history\, truly reflect*n* the reality o* society\s totali*y".
</line>
<line>
Rev. F**, Tere*ina, v. 12, n. 3, art. 8, p. *47-1*9, Mai./J**. 2015 www4.fsanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Narita
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
s*naliza uma *fetiva abertu*a * inserção da *efl*x** histori*gráfica no que Pet*r Burke (199*)
</line>
<line>
assi*al*u co*o uma "teoria s*cia*", *u se*a, um espaço de pa*tilha d* conc*itos, c*t**orias,
</line>
<line>
abordagens e métodos nas investigaç*es sobre a* formaçõ*s soc*ais e suas *i*âmi*as
</line>
<line>
histór*cas.
</line>
<line>
2 RE*ER*CIAL **ÓRI*O
</line>
<line>
2.1 O PROBLE*A DO "S*CI**"
</line>
<line>
A prov*c*tiva asse*ti*a de que a história social não deve ser um "nicho" **p*cífico,
</line>
<line>
re*o*ando *nálises clássicas *e Hobsbawm ao *ongo *o* ano* *9*0-1990, sublinha ** ob*a
</line>
<line>
do histo**a*or *r*tânico u* ent*n*ime*to su* generis *o soci*l em vinculação com a h*stória
</line>
<line>
social * a chamad* "história da s*ciedade". D* partida, *onvém b**izar o início do *rgu*ento:
</line>
</par><par>
<line>
o "soci*l" não pode ser iso*ado da refle*ão his**riográfica, por exemplo, em relação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
economia. O autor, ne**e sen*ido, *rgu*enta que
</line>
</par><par>
<line>
Se a história devia s* integ*ar às ciências sociais, era com a econ*mia *ue *la d*via
</line>
<line>
*hegar a u* acordo. É possíve* *r mai* **iante e *rgumentar (co* *ar*) que, apesar
</line>
<line>
d* inseparabi*idade essencia* do econômico e d* social na s*cied*de humana, a bas*
</line>
<line>
analític* de u*a investiga*ão históri*a da evolução da* socieda*es h*manas deve
</line>
<line>
ser o proc*sso de p*od**ão *ocial (H*BS*AWM, 1998a, p. 85).
</line>
<line>
* ent*ndimento do social **mo "processo de produ*ão *ocial" coloca a proposta
</line>
<line>
*istor*ográfic* de *obsbawm em rel*çã* direta com o marxismo. Discutind* o sign*fic*d*
</line>
<line>
dos c**ceito* e *at*gorias marx**tas na historiografi*, Ho*sbawm (1998b, p. 181) assi*a*aria
</line>
<line>
que:
</line>
<line>
Marx continu* * s*r * base esse**ial de *odo estudo ade*ua*o de hist*ria, porque -
</line>
<line>
*té ag*ra - apenas ele tentou formular uma abordagem metodológ*ca *a his*ória
</line>
<line>
c*m* um todo, e *on*iderar e explicar *odo o pr**esso da evolução *o*ial hu*ana.
</line>
<line>
Nesse sen*ido, ele é su*erior * Max Webe*, seu único rival re*l en*u*nt* influência
</line>
<line>
*e*rica sob*e historiadores, e, em d*versos sentidos, um impo*ta*te c*mp*emento e
</line>
<line>
co*retivo. Um* hist*ria baseada em Marx é c*nce*ível sem adições we*er*anas, mas
</line>
<line>
u*a h*stória weberiana é inconc*bível *xceto na medida em que toma Marx.
</line>
<line>
Mal*rado a discutí*e* "tá*ula rasa" teórica *ue * autor faz *e u* nome como Webe*
</line>
</par><par>
<line>
(tema **e
</line>
<line>
**o cabe nas pretensões deste *rabalho),2 a posi*ão
</line>
<line>
demarcada pelo historiador
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
d* processos *istóri*o* de *ran*formação, uma vez *ue o autor alemã* não apresentava de forma s*s*emá*ica uma
</line>
</par><par>
<line>
*eor*a da m*dança
</line>
<line>
so*ial (sozi*l*r Wandel) calcada em referenciai* em*í*ico*. Apesar de recon*ecer um
</line>
</par><par>
<line>
esque*a g*r*l d* des*nvo**im*nto/incre*ent* (Zuwachs)
</line>
<line>
da raciona*idade, encontrando form* *efinitiv* na
</line>
</par><par>
</page><line>
sociedade b*rgu*** (bürgerl*ch*n Gesellschaft), a ab*rdagem *ra conside*ada, *or H*bs*awm, exc*ssiv*mente a
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 3, art. 8, p. 147-*59, Mai./J*n. 2015 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O "Social" Nos Percursos Teó*icos E His*oriográficos De E*ic Hobsbawm
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
br*tân*co i*dica a déma**he de sua teori*ação sobre o social na an*lise histo**ogr*fica:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade, com* am*la esfe*a de rel*ção entre homens, est* estruturada
</line>
<line>
a p*rtir d*
</line>
</par><par>
<line>
n**es*ida*es de **odução e reprodu*ão. O **cial, em Hobsbawm, diz respeito a um con*eito
</line>
<line>
que engloba as *ormas de pro*ução e repr*dução da vida, *e *odo que nã* se tr**a (na es*e*ra
</line>
<line>
do c*lebre "Prefácio" de Para a *r*t*** *a eco*omia política) apen*s da pro*uç*o material da
</line>
</par><par>
<line>
vida e* si me*m*, mas do conjunto de relaçõ*s i*terdepe*de**es e*tre natureza, trabalho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*rgan*z*ção social. Na análise *istor*ográ*ica, o autor a*i*ma **e
</line>
</par><par>
<line>
Fic* o fa*o básico
</line>
<line>
de que a análise de uma socieda*e, a qu*lquer moment* de seu
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimen** hi*tórico, deve co*eçar pela análi*e de seu modo de produção: em
</line>
</par><par>
<line>
o*tras **lavras, (a) a forma tecno-econôm*c* do "m*tabol*smo entre homem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
nature*a" (Marx), o mo*o pelo qual o homem s* *dapta à nat*reza e a transforma
</line>
<line>
pelo trabalho; e (b) o* arranjos sociais pelos qu*is o trabalho é mobiliza*o,
</line>
<line>
distribuído e alocad* (HOBSB*WM, 1998b, p. 175).
</line>
<line>
*m *í***se, H*bsb*wm chama *e "modo de produção" o agregado de relações
</line>
<line>
produti*as *ue constituem a estrut*ra *conômica de uma sociedade, fo**ando o m*** *e
</line>
<line>
*roduç*o *os m*ios materiai* *e existên*ia. Ao pa*so que a *oc*edade forma um *istema de
</line>
</par><par>
<line>
relações entr* grupo* hu*anos, o modo de pro*ução
</line>
<line>
con*e*e form* e conteúdo conc*itual
</line>
</par><par>
<line>
para a análise, identificando a* forç*s que *rient*m os *linhamento* entre os *ru*os -
</line>
</par><par>
<line>
constitui, assim, u*a formação
</line>
<line>
histórica esp*cíf**a em que os ho*ens *gem. O "*oc*a*"
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Hob*b*wm não é isolá*el, ou seja, não **de ser *até**a de uma
</line>
<line>
espe*ializaçã*: trata-se,
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntalme*te, de u*a instância totalizadora e *n**gradora
</line>
<line>
d*s form*s da vida
</line>
</par><par>
<line>
(*conô*i*o, cultural, político, demográ*ic* **c.), inserindo no campo *cadêmico da históri*
</line>
<line>
s*cial tem*s e elem*ntos c*n**it*ais impo*tantes *ara o debate h*stor***ráfico.
</line>
<line>
*obsbawm (1998a, p.87), n*sse sent*do, indica que
</line>
<line>
A h*stóri* s**ial nunca pode se* mais u*a *specialização, *omo a hi*tória
</line>
<line>
eco*ômica ou outras hi*tórias hifenizadas, porque *eu tema não pode ser isolado. *
</line>
<line>
possível defin*r certa* ativid*des *umanas como ec*nômi*a*, pelo men*s para fins
</line>
<line>
analítico*, e *epois e*tudá-*as *istoricamente [...] Q*ase do mesmo modo, em*ora
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
*m nível t*ór*co mais baixo, a velha mo*alidade *e his*ó*ia das id*ias, qu*
</line>
</par><par>
<line>
iso*ava as ideias escritas *e *eu *ontexto h*mana * acomp*nhava sua adoção de um
</line>
<line>
esc*it*r para outro, *a*bém é *ossíve* [...] Ma* os a*pectos sociais ou s*cietais da
</line>
<line>
essênc*a do homem não p*dem ser separado* dos outros asp*c*os de seu ser, exc*to
</line>
<line>
à custa da *aut*logia ou da *xtre** banalização.
</line>
<line>
Em texto pub*icado no fi* dos an** 1980, * socióloga The*a Skocpol (1987, *.19)
</line>
</par><par>
<line>
considerava dois grandes infl*xos teóricos qu* muito teriam contribuído para as análises
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**rio**stica e arbitrária (wil*kü**ich). O *uízo de Hobsbawm esvazia
</line>
<line>
Weber de um tratamento teórico mais
</line>
</par><par>
<line>
sistem*ti*o *a pe*quisa históri*a, *e modo que *are*e uma posição bastante problemát*ca, sobretudo analisando,
</line>
<line>
por e*emplo, * f*u*ífera empr*it*da de Habermas (1988), *ue buscava e* *eber jus*a*ente as lin*as te**icas
</line>
</par><par>
<line>
para entendime*t* do processo de diferenci*ção *as formas de vida
</line>
<line>
(Lebensfo*men) a *artir d*
</line>
</par><par>
</page><line>
instit*cionalização da ação racional em relação a fins (zweckrational) na mod*rnidade.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. 3, *rt. 8, p. 1*7-**9, M*i./Ju*. 2015 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Z. *arit*
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
histór*a so*ia* a *artir dos anos 1950-60: no camp* da h*s*or*ogra**a, c*m o
</line>
<line>
descrédit*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
hi**ória po*ítica qu* en*atiza*a a narrativa das elite* e **s "grandes homens", * no c*mpo da
</line>
</par><par>
<line>
soci*logia, com as críticas às t*or*as *uncional-estruturali*tas. Além d*s abordage*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
discussões conceituais, o re*urso * novas *ues*ões teóricas * *etodoló*ica* também aponto*
</line>
</par><par>
<line>
caminhos centr*is para a cons*ituiçã*
</line>
<line>
do campo (**mo, por exe*plo, os métodos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qua*tifi*aç*o * o imp*rt*nte aporte da demo*rafia h**tóri*a). Espec**lmente na histo*io*raf*a,
</line>
<line>
a* lado *o ma*xis*o, outra vi* cen*ral para a form*ção *a história soc*al *ode ser destaca*a
</line>
<line>
nos Anna*es, com as pret*n*ões de uma "hist*ria total" e o diálog* abert* com problemas d*
</line>
<line>
economia e de outras **ências *ocia** (especialm*nte a *oci*logia).
</line>
<line>
*o âmbito da *ist*rio*rafia francesa, bem e*t*ndi*o, os **sdob*am*nto* implicari*m,
</line>
</par><par>
<line>
po* exemp**, a form*ção
</line>
<line>
das gran*es obr*s de
</line>
<line>
u* M**c Bloch, profunda***te ma*cadas
</line>
</par><par>
<line>
pel** discussõe* herdadas da sociol*gia du*kh*i*iana no* a**s 1920 e 19*0, e os trab*lhos de
</line>
</par><par>
<line>
Fer*and Braudel, com suas amplas
</line>
<line>
a*álise* sobre o mu**o mode*no *alcadas em um
</line>
</par><par>
<line>
enten*imen*o pec*liar da tempo*al*dade e do social em *onstante interaç** com os homens no
</line>
<line>
mei* físico (a *hamad* "geohistó*ia"). Para as preoc*pações de Hobsb**m, a elasticida*e e a
</line>
</par><par>
<line>
a*p**tud* d* "s**ial" *eve* **r escoradas
</line>
<line>
em um* abordagem processual d* *eflexão
</line>
</par><par>
<line>
histór*ca. Nesse sent*do, a marca*te posi*ão teórica d* autor em relação aos Grun*risse, um
</line>
</par><par>
<line>
dos l**ros centrais de Marx, in*ica um importante encami*ham**to para
</line>
<line>
* tratamento
</line>
</par><par>
<line>
históri*o de processos socioeco*ômicos. Não à toa, *obs*awm ace*tua justamente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c**tralidade d*s chamadas formações (*ormen): se Marx, escrevendo no fim dos anos 1850,
</line>
</par><par>
<line>
dese*h*va as fundações *eóricas part** d*s q*ais l**çaria o a
</line>
<line>
amplo progra*a c*ítico em
</line>
</par><par>
<line>
relação à
</line>
<line>
economi* polí*ica,
</line>
<line>
a interp*etação *e *obsbawm destaca um
</line>
<line>
núcleo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*sd*bramentos te*ri*o* para a aná*ise históric* * a pesq**s* social.
</line>
</par><par>
<line>
Assin*lando um
</line>
<line>
conteúdo geral p*r* as t*ansfo**ações históricas, a análise de
</line>
</par><par>
<line>
H*bsb*wm sug*re qu* a inve**i*ação
</line>
<line>
das formações
</line>
<line>
não implica uma ori*e* genealóg*ca
</line>
</par><par>
<line>
des*o*rada na t*m*oralidad*, mas uma raci*nalizaçã*-conceitu*lização para
</line>
<line>
preench*r as
</line>
</par><par>
<line>
****sformaç*es a partir de
</line>
<line>
*ete*mi*ados sentidos
</line>
<line>
estrut*ralme**e depreendidos. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
sentid*, as mudanças sociais pode* *er apre*ndidas **s*e *ma estrutura*ão funda*ental:
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p*oc*s*o social
</line>
<line>
** produção é form*li*ado na me*ida em que coexistem "formaçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*laçõe* s*ci*is de produção qu* c*rresponda* a uma etapa de**nida do *esenvol***ento das
</line>
</par><par>
<line>
forç*s **ter**is d* produção" (HOBSBA*M, 2*11, p. 124). Além *e
</line>
<line>
uma estratif*cação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sistema de anális* (*orças p*o*uti*as * relações sociais de produçã*), o caminho
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Hobsbawm procura en*a*ar o conju*to do socia* a partir de uma *istematiza**o dos processos
</line>
</par><par>
<line>
*ociais marcados *or *ontr*dições, construindo uma abord*g*m explicativa sobre
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, *rt. 8, p. 147-159, Ma*./J**. 2015 www4.fsan*t.c*m.br/re**s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O "Social" *os Percu*sos Teóric*s E Hist**iog*á*icos De Eric H*bsb*wm
</line>
<line>
*53
</line>
</par><par>
<line>
mudanças histór**as ao expor a dinâm*ca interna ao soc*al, bem como a h*storic*da*e de todas
</line>
<line>
as *uas e*truturas.
</line>
<line>
Em capí*ul* publicado no livro organiza*o por Jü*gen Kocka, Hobsbawm (1986, p.86)
</line>
</par><par>
<line>
inscreve essa per*pe*ti*a processual
</line>
<line>
da historiografia como a anal*tica de um "m*canism*
</line>
</par><par>
<line>
*eral" (generaller Mechanis*us) *ue confere sen*i*o às a*õe*
</line>
<line>
dos homen* no temp*,
</line>
</par><par>
<line>
construindo *m* abordage* *reoc*pada com a e*plicação (e*k*ären) d* des*nvolvimento das
</line>
</par><par>
<line>
*ociedades *a história. A *rop*sição
</line>
<line>
teórica de
</line>
<line>
Hobsbawm encara a dinâm*ca e*plicativa da
</line>
</par><par>
<line>
investigação história e
</line>
<line>
socia*
</line>
<line>
por meio d* c*nceitos * s*stemas d* estratifica*ão da análi**,
</line>
</par><par>
<line>
buscand* u*a com*reensão de se*tido no mundo *istóric* por meio de mecanismos
</line>
<line>
expl*cativos: bem enten*ido, * se*tido, em Hobsbawm, é me*os uma p*rt*lh* in*ersubjetiva
</line>
<line>
de significado* d* qu* uma orie*tação geral para a qual *end*m as *r*nsformações (* be* da
</line>
<line>
verda*e, espec**icament* n*ste ponto a a*ordagem de Hobsbawm e**õe uma visad*
</line>
</par><par>
<line>
"teleológica", e* funçã* da q*al o historiador britânic* f*i bast*nte
</line>
<line>
*riticado). Aind* que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
próprio Hobs*awm nã* *enh* e***ivam*nte *e*dobr*do as profundas im*licaç*es deste
</line>
</par><par>
<line>
entendimento
</line>
<line>
explicativo,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tema
</line>
<line>
ce*tame*te
</line>
<line>
*esvala,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
termo*
</line>
<line>
propri*mente
</line>
</par><par>
<line>
e*ist*mo*ógicos, o célebre
</line>
<line>
deb*te ent*e explicação-compreensão que marca o ca*po
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
"humanidades" (a Geisteswi*sens**aft, na tradição alemã)
</line>
<line>
no início
</line>
<line>
*o século XX em torno
</line>
</par><par>
<line>
de nomes como Dilthey, Rickert e W*ber.
</line>
</par><par>
<line>
A historio*rafia, *egu*do o a**or *rit**ico, não p*de perder *uas ambições
</line>
</par><par>
<line>
explicativas e sua abrangência (não
</line>
<line>
estamos *istantes, aqu*, *o pró*rio exercício
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Hobsbawm como historiador, dedi*ando b** parte de se* trab*lho pa** gran*es tentativas de
</line>
<line>
"sí*tese" - como nas *uatro Eras, por exemplo), uma vez *** a preocupaç** analítica central
</line>
<line>
é o cham*d* "proce*so de pro*uç*o social" (HOBSBAWM, 1998a, *.91). A perspectiva de
</line>
</par><par>
<line>
Hobsbawm no se*tido de, a p*rtir
</line>
<line>
** material histó*ico, balizar mecanismos teórico*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
explicat*vos para o entendim*nto de uma mudan*a g**al
</line>
<line>
no conjunto *as esferas sociais de
</line>
</par><par>
<line>
*xistê*cia a*resen*ava, por assim dizer, dois *r*ndes ferrões (HOBSBAW*, 1998c): situado
</line>
<line>
no campo do marx*sm*, o autor, ao pa*so que s* distanciava do posi*iv**mo comtia*o c*mo
</line>
</par><par>
<line>
visão te*rica e*cessivamente especulati*a (*nt*ndend* a p*squisa
</line>
<line>
hist*rica e a reflexão
</line>
</par><par>
<line>
h**tor*o*ráfica a pa*tir *e critérios *uramente empiristas), *eal*zava uma apro*imaçã* c*ítica
</line>
</par><par>
<line>
dentro do marxi*mo,
</line>
<line>
d*spindo-o da "camisa de força" atr*vés d* qu*l o model* de base-
</line>
</par><par>
<line>
supe*estrutura hav*a e*ges*ado parte d*s a*t*res m*rxistas do início do século X*: a b*m da
</line>
<line>
*erda*e, * ponto d* fundamenta* convergê*cia teór*c* entre Hobs**wm e important*s
</line>
</par><par>
<line>
interlocutores n* campo
</line>
<line>
da
</line>
<line>
es*uer** nos anos 1960 era justame*te
</line>
<line>
esse - u* *ome como
</line>
</par><par>
<line>
A*t*us*er (2005, *.1*3), po* exemplo, entend*a a relação marxista de base-superestr*tur*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, **t. 8, p. *47-15*, Mai./Jun. 2015 www*.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Z. Narita
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
partir de uma teo*i*ação sobre a
</line>
<line>
história funda*entada em de*ermi*açõ*s eficazes
</line>
</par><par>
<line>
na
</line>
<line>
estrutura
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
forma*ão
</line>
<line>
so*ial,
</line>
<line>
demo*stran*o
</line>
<line>
formalme*te
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**redu*ibilid*d* do* p*ocess*s da s*pere*trutura a uma dependên**a imed*a*a às
</line>
<line>
formas
</line>
</par><par>
<line>
ec*nômicas * materiais.
</line>
</par><par>
<line>
A *rande ambi*ão de Hobsbawm é alargar o c*mpo da h*stó*ia socia* para a *sc*ita de
</line>
<line>
uma "*istória da soci*dade".3 Como afirma o hi*tori*dor The*dore Koditsche*k (2013, p.443,
</line>
<line>
tradução minh*),
</line>
<line>
A histó**a soc*al e*a de fato mais do q** um apanhado de interesses mome*tâneo* -
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho, urbano, família, h**tória cultur*l [...] Esses campos precisavam
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
organizados *m algo mais **erente e durad*ou** ao qual Hobsbawm
</line>
<line>
*sperançosame*t* ch*ma** de "*istó*ia d* soc*edade"
</line>
<line>
R*flet**do sobre a "*i*tó*ia da sociedad*", o a*tor *ndica alguma* balizas
</line>
</par><par>
<line>
metodológicas n*s análises h*stóri*o-sociais: se* a*rir mão *e conceitualizaç*e* e
</line>
<line>
amplas
</line>
</par><par>
<line>
sínteses, "a h*s*ória da *ociedade *, portanto, *ma co**bor*çã* ent*e **delos gerais de
</line>
</par><par>
<line>
es*rutura e mudança s*cial e o conju*to espe*ífico de
</line>
<line>
fe**menos que de fato acontece*am"
</line>
</par><par>
<line>
(HO*SBAW*, 1998a, *.92). Co*o demonstram as
</line>
<line>
pró*r*as abordagen* *lássicas d* te*ria
</line>
</par><par>
<line>
social pr*sen*e* em a**ores d* orientações tão diversas como, p*r exemplo, Mai*e, Simm*l,
</line>
</par><par>
<line>
*u*kheim Tönnies, a *róp**a f*ndamentação e
</line>
<line>
do campo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
anális* (a "sociedade" e o
</line>
</par><par>
<line>
"so*ial"), aliás, impli** uma am*la indagaçã* co*ceitual inter*isci*linar (e*volvendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
própr*a i*vestigação hi*tóri** com *s campos *a sociolo*ia e d* *ntr*pologia, por exe*plo),
</line>
<line>
uma vez que "**uilo que ch*mamos de sociedade é simplesm*nte um *en*re vá*ios conjun*os
</line>
<line>
d* inter-relaç*es humanas d* escala e amplitud* variada" (*OBSBA*M, 1**8a, p.92). Além,
</line>
<line>
porta*to, ** "desn*turalização" d* *ampo de inves*igação, a escala e a dis*osiçã* dos
</line>
<line>
conj*ntos de anál*se no "soci*l" são cent*ais na refle*ão te*ri*a.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a forma, *omo **a pu*a *nd*gação met*dol*gica o proble*a sugere
</line>
<line>
questões
</line>
</par><par>
<line>
teóricas amplas para o *ampo *istoriográfico: implica, por e*emp**, *ma reflexão s*bre as
</line>
</par><par>
<line>
próprias categorias que balizariam a definição dess* unidade ana*ític* fund*m*nt*l (no caso, a
</line>
</par><par>
<line>
soci*dade) - terri*ório,
</line>
<line>
e**ia, par*ntesc*, inte*ações sociais etc. As alter*ções *strutur**s
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
sociedades mode*nas (e* dimensão, q*an*idade etc.), enfim, adens*m ainda mais o *rob*ema
</line>
<line>
3
</line>
<line>
*o passo que os auto*e* franceses dos Annale* diri*iam seus "pro*ramas" histor**gráficos contra a tradiçã*
</line>
<line>
*etó*ica da hist*rio*rafia fr*ncesa (Lang*ois e Seignobo*, s*bretud*) e s*a ênfase na cur*a du*aç*o, * Hi*tória
</line>
<line>
Soci*l inglesa *oi *ese*volvi*a e* u* campo intelectual sensivelmente di*er**te. C*m* a discussão ultr*passa
</line>
<line>
os l*mites d*ste pequeno estudo, recomendo a leitura do cé*ebre artigo de Mile* Taylor (1997), que re*liza uma
</line>
<line>
es*é*ie d* "i*vestigação a co**rap*lo" * fim *e discutir as *aíz*s e o lug** da Hist**i* Social inglesa para além
</line>
<line>
dos teóricos marxistas mai* *onhecidos (*spec*alment* Thompson e Hob*bawm).
</line>
<line>
4
</line>
<line>
No o*ig*nal: "**cial his*ory [...] was r**lly no more than a clutch of mo*entarily fashion*ble interests -labor,
</line>
</par><par>
<line>
*rba*,
</line>
<line>
f*mily, and *ultural history [...] These fields **e*ed to b*
</line>
<line>
orga**zed into s*meth*ng more coheren* **d
</line>
</par><par>
<line>
e*during, *hi*h Hobs*awm hopefully *abel** \the hist*ry of society\."
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, *ere*i*a, v. 1*, n. 3, art. 8, p. 147-159, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
www4.f*ane*.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* "*o**a*" Nos Percursos Te*ricos E Historio*r***c*s *e Eric H*bsbawm
</line>
<line>
*55
</line>
</par><par>
<line>
para a pesquisa h*stórica
</line>
<line>
das s*ci*dades na medida em que sinalizam *mplos processos de
</line>
</par><par>
<line>
h*mogeneização d* s*ci*dades
</line>
<line>
e grupo* humanos em "nações" * "nacionalis*os"
</line>
</par><par>
<line>
(HOB*BAWM, 2011). * *róprio concei*o *e "cla*ses", *otor funda**n*al
</line>
<line>
para as an*lises
</line>
</par><par>
<line>
hist*ric*s *e H*bsbawm, de** ser dis*utido à l*z d* todo esse tra*amento m*is a*plo *o
</line>
<line>
"social". * autor assume o tratament* histórico *ásico explíc*to *o cláss*co modelo de an*lise
</line>
<line>
d* O dezo*to *ru*ário d* Luis Bon**arte, de M*rx, em que a in*estigação social dilui * pe*o
</line>
</par><par>
<line>
do indi*íduo, c*ntext*ali*ando-o
</line>
<line>
na p*ópr*a dinâmica *oci*l ori*n*ada *o* *nt*ress*s
</line>
</par><par>
<line>
**tag*nicos. Nes**
</line>
<line>
se*tido, em um debate
</line>
<line>
pro*u*damente **rcado *elas t**es lukacsianas
</line>
</par><par>
<line>
sobr* o problema *a "consciên*ia", Hobsbawm (197*, p. 8) e**õe afinidades teóricas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
epistemol*gi**s importantes c*m o aut*r húngar*: o problema d* consciência
</line>
<line>
e da
</line>
</par><par>
<line>
estrutu**ç*o das clas*es, assim, deve *er historiciz*do, ou s*ja,
</line>
<line>
demarcado sobret*do no
</line>
</par><par>
<line>
ho*i*ont*
</line>
<line>
da sociedade industria* em p*ríod*s anteri*res, -
</line>
<line>
a* "cla*ses" s* poderiam ser
</line>
</par><par>
<line>
ext*aídas
</line>
<line>
da reali*ade h*stórica atra*é* da p*ra interpret*çã*, de modo que,
</line>
<line>
no co*texto **s
</line>
</par><par>
<line>
**ciedades industri*is modernas,
</line>
<line>
as
</line>
<line>
cla*ses s*o
</line>
<line>
a pr*pria realidade
</line>
<line>
de form* imed*ata
</line>
</par><par>
<line>
(unmittelbar), desve*ando o horizonte *e *utoconhec*men*o (Selb*ter*enntnis) *o capital*smo
</line>
<line>
a partir da est*uturação do "social" como *nida*e.
</line>
<line>
Especialmente, *iante desse vetor an*lítico, o cam*o *e inves*igaç*es do soc*al, par*
</line>
</par><par>
<line>
Hobsbawm, ass*me form* interdi*ciplinar com o vas*o leq*e aber*o
</line>
<line>
para os estudos *a
</line>
</par><par>
<line>
"invenção das **adições", de modo qu* as formas
</line>
<line>
culturais
</line>
<line>
ap*rece* pro*undamente
</line>
</par><par>
<line>
entrelaçadas às forças materiais, delimitando histor*cament* process*s *e apropriações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
signif*ca*ões. Tra*alhand* no reg*s*ro de um "**ssado histór*co apropr*a*o", a tradi*ão
</line>
</par><par>
<line>
inventada c*rcunscreve um
</line>
<line>
conjunt* *e p*át*cas no âmbito d* *alores, normas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
compor*ame*tos rot*nizados como continuida*e em *elaç*o * um
</line>
<line>
pa*s*do. *o contexto dos
</line>
</par><par>
<line>
m*dernos nacionalismos e n**õe*, portanto, * enten*ime*to da "sociedad*" compo*ta nova*
</line>
<line>
ind*gaçõ*s, de modo que
</line>
<line>
*er*o é que o na*io*alismo t*rnou-se u* subst*tut* para a coesã* soc*al at*a*és de
</line>
</par><par>
<line>
uma igreja nacional, de uma
</line>
<line>
*amília real ou de outr*s tr*dições coesiv*s,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
autorrepresentações *ol*tivas, uma nova religi*o secular, e que clas*e que mais a
</line>
<line>
exigia *a* modalidade d* co*são era a clas*e m*dia em expans*o, *u a*tes, * a**la
</line>
<line>
*assa in*erme*iária que tão notavelmente ca*ec*a de outra* fo*mas de coesão. A esta
</line>
</par><par>
<line>
***u**, nova*e*te, a inv*nç*o de tr*diçõ*s políticas c**nc*de
</line>
<line>
**m d* sociais a
</line>
</par><par>
<line>
(HOB*BAWM, *01*, p.374).
</line>
</par><par>
<line>
A *bordagem do social i*plica, tam*ém, o estabelec*mento de certos ní*eis de an*lis*.
</line>
</par><par>
<line>
O en*uadramento básico é a chamada "forma da *strutura social", que
</line>
<line>
compreende
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inve*t*gação do amb*ente ma*erial * hist*rico (força* *écnicas,
</line>
<line>
produtivas, d*mografia) em
</line>
</par><par>
<line>
co*relação *om a estrutura
</line>
<line>
econ*mica (divisão do
</line>
<line>
trabalho, pro*riedade, *i*â*ica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esin*, v. 12, n. 3, art. 8, p. *47-159, Mai./*u*. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. Narit*
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
acumulação *tc.). Tra*a-s*, n*s p*lav**s ** Hobsbawm (1998a, *.94), de
</line>
<line>
"operar par* fora
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*ima do pr*c**so de produção social em s*a situação específica". A* análi*es *struturais
</line>
<line>
seriam aprofundadas com as formações sociai* e* suas espe*ifi*ida*es his*ó*ic*s
</line>
</par><par>
<line>
(traba*hando no
</line>
<line>
plano das relaç*es s*ciai*, *om institu*ções, *dei*s, re*resentações e*c.), de
</line>
</par><par>
<line>
modo que:
</line>
</par><par>
<line>
As tens*e* às quais a sociedade
</line>
<line>
está ex*osta
</line>
<line>
no proc*sso de mu*a**a hist*rica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
transformação per*item **tão que o ***toriador ex*onh*, em primeiro *ugar, o
</line>
</par><par>
<line>
mecanismo ge*al pelo qual as estrutura* da
</line>
<line>
sociedade tende* s*multaneamente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perder e *estabelecer se*s
</line>
<line>
equ*líb*ios e, em *egundo lugar, os *enômenos que
</line>
</par><par>
<line>
tradicional**n*e *ã* o tema de int*ress* **s
</line>
<line>
his*oriador*s socia*s, como, *or
</line>
</par><par>
<line>
ex*mplo, *o*sci*nci* coletiva, movimentos sociais e a di**nsão social das
</line>
<line>
mudanças **telectuais e culturais.
</line>
<line>
A construção teórica das obras de H*b*baw*, permite, inclusive a conjugaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
diversa* dime*sões d* an**ise his*órica, en*rel*çan*o uma miría*e
</line>
<line>
d* métodos, temas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ocumentações s*b o pano de fundo de todo esse ente*dimento d* "social". Um bom exemplo
</line>
</par><par>
<line>
p*ra es*a ***cussão é o célebre C*pitão sw*ng, publi*ado no fim *os *nos
</line>
<line>
1960, *scri*o em
</line>
</par><par>
<line>
colaboraçã* com Georges Rudé (1982). Ne*se imp*rtante *st*do *e hist*ria s*cial, a *im de
</line>
</par><par>
<line>
analisar o c*amado "univ*r*o mental" de trabalh**ores
</line>
<line>
anônimos e seus levantes no camp*
</line>
</par><par>
<line>
*ngl*s dos anos 1*30,
</line>
<line>
** autores dest*cam a pr**minência dos métodos quan*i**tivos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
a*álise soc*al. Mapas de *o*ulação (com a distribuição demográfic* dos condados ingleses) e
</line>
<line>
u* exte*so mapea***to de *ropriedades agrícolas são a*ticul*dos às oscilações/flutuações
</line>
</par><par>
<line>
dos pr*ços (cereais), às estatí*ticas
</line>
<line>
de **gração (com variávei* entre
</line>
<line>
perí*do*, crescimento
</line>
</par><par>
<line>
natural estimado, emigra*ã* *stimada, *orcent*g** de c*escimento *e mig*ação natural)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aos registros *riminai* no* *on*ados: o *aterial de análise do "social", *inda, ganha **qu*za
</line>
<line>
com an*lises de manus*ritos * jo*nais no se*t*do de liga* o "*n*verso ment*l" à forma geral
</line>
<line>
das rela**es s*ciais e da estrutura eco*ôm*ca. A partir ** u* tem*, * p*incí*io m*nográ*i*o,
</line>
<line>
(revoltas no campo ing*ês dos anos *830), *s *utores co*segu*m construir *ma aborda*em e
</line>
<line>
um enten*im*nto de um processo bem mais a*plo:
</line>
<line>
Em su**, o que tentamos *a*er foi descrever e anal*sar toda **a época da histó*ia
</line>
<line>
dos trabalhadores rurais ingle*es: a do sur*iment* * do declí*io dos s*us
</line>
<line>
im*r**isados, arcaicos * espo*tân*os m*vimentos de *e*i*tência ao triunfo t*tal do
</line>
<line>
**p*talismo rural, à luz dos mais amplos movimentos dess* tipo (RUDÉ;
</line>
<line>
H*BSB*WM, 1982, p.20).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *ere**na, *. 1*, n. 3, art. *, p. 147-159, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O "Social" Nos *ercur*os Teóric*s * *i*to*i*g*áficos De Eric Hobsbawm
</line>
<line>
**7
</line>
</par><par>
<line>
3 C*NSIDE*AÇÕES FI*AIS
</line>
<line>
Em conh*cido en*aio te*rico-metodoló*ico, François Furet (1971) s*tuou a
</line>
<line>
in*erpre*ação histórica em *rês níveis de *nális*: c*nceit*ali***ão, dados objet*vos (formas d*
</line>
</par><par>
<line>
quantific*ção do material) e dad*s subjet*vos (lite*atura,
</line>
<line>
testemunho* etc.). No caso da
</line>
</par><par>
<line>
abordagem *e Ho*sbawm sobre o "*ocia*",
</line>
<line>
essas trê* di*en*õe* podem ser entrelaçadas no
</line>
</par><par>
<line>
q*e Mark S*ith (2003, p.1*8)
</line>
<line>
chamou *e ampla pret*nsão de cont*xtualização da histór*a
</line>
</par><par>
<line>
social: esforç*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
en*relaçar, al*m de campos de *nális*, conc*itos e form** de abo*dagem,
</line>
</par><par>
<line>
anal*sando
</line>
<line>
da* "me**alidad*s" até con*retos pro*essos socioeco**micos. Nesse sentido,
</line>
</par><par>
<line>
**rgen Kocka (2003, p.25, tradução min*a), imp*rtante *eórico d* "Escola *e B**lefel*" e da
</line>
</par><par>
<line>
nova hist*r*a s*ci** (FLETCHER, 1984), destac* um* série de *ópicos a*sorvidos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*idos nas análises mais abranges da histór*a social:
</line>
</par><par>
<line>
** historiadores so*ia*s aprender*m levar a *inguag*m a sé*io. Hoje eles est*o a
</line>
</par><par>
<line>
m**s
</line>
<line>
con*cie*te* do
</line>
<line>
ca**ter "construído" de seu* *bjetos, construídos po* atos
</line>
</par><par>
<line>
semâ*tico*, *olít*cos e so**ais *e seus contemporâneos, bem **mo por categoria* do
</line>
<line>
p*squ*sad*r. Os historiadores sociais ficaram *ais sensív**s à contextu*lizaç**. El*s
</line>
<line>
d***nvolverem *ova* alianças com antro*ó*ogos e historiadore* *ult*rais. **es
</line>
<line>
apr*nderam * d*codificar práticas simból**as. S*u trabalho ficou mais auto
</line>
<line>
reflexi**, ap*sa* de não *ais a*a*ít**o. Muitos d*le* sab*m melh*r c*mo lidar c*m
</line>
<line>
*acro, m*so e m*cro níveis de i**erpreta5*ão e anális*. A história *ocial expand*u
</line>
<line>
muito *, ao mesmo tempo, *iv*rsi*icou-se.
</line>
<line>
Além da diversi*ade temátic* * da variação de ***etos de análise, nov*s questõ*s
</line>
<line>
teóricas e me**dológica* s*o *o*ocadas *o *ampo da *i*tória *ocia*. Processo aprofun*ado
</line>
<line>
**pecia*mente no fim d*s anos 1970, com a microhistóri* italiana, a história cul*ur*l, as
</line>
<line>
polêmicas (com ce*rados de**tes n* *élebre Past a*d Present, *ncl*sive) so*re o "retorno d*
</line>
<line>
nar*ativ*", *s *ovas abo*dag*ns es*ruturadas por *eio do diálogo dos historiad*res *om
</line>
<line>
ou*ros pes*uisadores soci*is (a "descr*ção de*sa" de um Gee*tz, por exem**o) e * a*irma*ão
</line>
</par><par>
<line>
de novo* r*fer*ncia*s histor*o*ráfic*s - co*o, a história das ideias
</line>
<line>
(*a linha d* Skinner e
</line>
</par><par>
<line>
Pocock) e a *istória d*s *onceitos (Kosell**k). Ne*se s*ntido, Axel *örn*r (2002, *.61)
</line>
</par><par>
<line>
sinaliza que "o*
</line>
<line>
conteúdos culturais não dever*am ser deixados ap*nas aos especialistas da
</line>
</par><par>
<line>
história das ideias: ele* cons*ituem f*ntes de uma hi*tó*ia social alargada *ara a d*mensão
</line>
<line>
5
</line>
<line>
No original: "So**al hi*torians have le*rned to take la*g*age ser*ously. They are mor* awa*e nowadays of the
</line>
</par><par>
<line>
\c*nstruc*ed\ character of their objects, cons*ructed by sem***ic, social *nd p*litical act* of
</line>
<line>
contemporaries a*
</line>
</par><par>
<line>
w**l as by t*e cate**ries of t*e researc*er. So**al h*storians *av* *ecome more sensitive *owar*s
</line>
</par><par>
<line>
contextualization.
</line>
<line>
*hey have *evelop*d ne* alliances with anth**po*ogists and cultural historians. They have
</line>
</par><par>
<line>
learned to decode symb*lic practices. *heir work has become mo*e self-refl*ctive
</line>
<line>
though no* mor* an*lytical.
</line>
</par><par>
</page><line>
Man* of them now know how better to play with macro-, me*o-, and micro-levels of interpretati** and analysis.
</line>
<line>
S**ial **st*ry has s*rongly expanded *nd, *t the **me *ime, divers*fied: by a** larg* muc* e*r*chm*nt *nd a lo*
</line>
<line>
of *r*gress".
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, art. 8, p. 147-15*, Mai./Jun. 2015 *ww4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Z. Nar*ta
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
cultural". É certo
</line>
<line>
que, ne*se *onto, as percep*ões *o au*o* co**çam a div*rg*r de algum*s
</line>
</par><par>
<line>
prerr*gativas *ustentadas p*r Hobsba*m: reconh*c*ndo a importâ*cia das
</line>
<line>
grandes
</line>
<line>
*nális**
</line>
</par><par>
<line>
sintética* sobre e*truturas e amplos process*s *o*ioecon*micos, Kör*er (2002, p.62) pondera
</line>
<line>
**e "a* estru*ur*s *ociais são apena* pa*te da r**lida*e h*stóric* ao lado das p*rce**ões
</line>
<line>
subjetivas, da* ideias, das es*eran*as, d** experiênci*s, dos val*r*s - f*tos que n*o p*d*m ser
</line>
<line>
re*uzidos a *squema* com*ortame*tais".
</line>
</par><par>
<line>
A abordagem do "social"
</line>
<line>
desenv*lvi*a por Hobsb*wm, cr*io,
</line>
<line>
*e*mite um
</line>
</par><par>
<line>
*n*en*imen*o teór*co mais amplo que entrelaça seus
</line>
<line>
próprios esforços de sínte*e *os tem*s
</line>
</par><par>
<line>
monogr*ficos (bandi*ismo, mov*mentos sociais etc.). Alterando **gos de e*cala
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*ocediment**
</line>
<line>
*o*umenta*s na pesquis* histó*ica, a unidade t*órica das *nvestigações de
</line>
</par><par>
<line>
Hobs*awm certa*e*te encontra um ponto bási*o
</line>
<line>
de conflu*ncia *o tratamento do "social".
</line>
</par><par>
<line>
Af*nal, a* pas*o q*e o autor reivindica uma historiografia p*eocupad* *om * organização de
</line>
<line>
g*andes *ormas estr*turai*, a *nterpretação proc*ssua* das tran*form*çõe* históricas co**uz a
</line>
</par><par>
<line>
*bo*dag*m a um e*forç*, so*ret*do, ex*licativo para apreen**r a constituição do "so*ial",
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
p*rtir *e mecanism** conceit*ais (*i**tame*te deriva*o* d* *m part*cula* *nte*dim*nto do
</line>
<line>
marxismo), a *im de impr*mir uma *e*ação de *ent*do na est*u*uração da te**oralidad*.
</line>
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*ww*.fsanet.com.b*/revista
</line>
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