<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 7, *.112-129, set./out. 2015 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.5.7 </line>
</par>
<par>
<line> Linguagem Cartográfica: Múl*iplas P*ssibilidades De Análises </line>
<line> Carto*r*phic Lang*ag*: Multi**e Opportuniti** Analysis </line>
</par>
<par>
<line> Ta*lson Franci*co So*r*s da Silva </line>
<line> *estrando em G**graf*a pela Uni*ers*dade F*d*ral do P*auí </line>
<line> Graduação em Geo*ra*ia pela Univers***de Estadu*l do Piauí </line>
<line> E-mail: *ailson.ge*grafia@gmai*.com </line>
<line> Francisco Go*es *ibeiro Filho </line>
<line> Me*tre em Geo*ra*ia Unive**idade E*ta*ual Paulist* J**io de Mes*uita Filho </line>
<line> Profe*s*r do Insti*uto Federal *e Educação, Ciênci* e Te*nologia do Pi*uí </line>
<line> E-*ai*: gome*geografo@*g.c*m.*r </line>
<line> Andréa L*urd*s Monteiro Sca*ello </line>
<line> Doutora em Geografia pela *niversidade de *ã* P*u*o </line>
<line> P*ofes*ora ** Universidade Fe*e*al do *iauí </line>
<line> E-mail: *scabell*@*o*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: André* Lourd*s *onteiro S**b*llo </line>
<line> *niversi*ade Federa* *o Piauí, C*ntro de *iências H*mana* e Letras. C*mpus Min*stro P*trônio Po**ella - </line>
<line> Inin*a64049550 - Ter*sin*, P* - Brasil </line>
<line> Endereço: Fra*c*sco Gom*s Ribei** Filho </line>
<line> *niversidade Federal *o Piau*, *entro de Ciências Humana* e Letras. *ampus Ministro Petrônio *ortel*a - </line>
<line> *ninga640*9550 - Tere*ina, *I - *ras*l </line>
<line> Endereço: Ta*lson Francisco Soare* da Silva </line>
<line> U*ive*s*dade F*deral do Piauí, Centr* de Ciência* Hu**nas e Le*ras. Ca*pus Mi*i*tro P*trônio Portella - </line>
<line> I*ing*64049550 - Teres*na, PI - Brasil </line>
<line> Edit*r*-*he*e: Dra. Marl*ne Araújo de *arv*lho/Faculda*e Santo Ago*tinho </line>
<line> Artigo recebido em 09/0*/20*5. Ú*tima versão recebida em 04/08/*015. Ap*ova*o em 05/08/2015. </line>
<line> Avaliado pel* sistema Tr*ple *eview: a) De*k Review pela Editora-Chefe; e b) *ouble Bli** </line>
<line> Review (avaliação cega por doi* a**li*dores da **ea). </line>
<line> R*vi*ã*: *ramatica*, Norma*iva e de F*rmatação. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Li*g*agem Ca*tográfica: Múltiplas Pos*i*i*idades De An*lises </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> O **t*d* *m questão res*lta de um curso de e*te*são d*stinado * professo*es dos p*imeiros </line>
<line> anos (1º ao 5º) do ensino fundame**al, que reconhec*m lacunas na sua formação *r*fission*l, </line>
<line> diante d* t*a*alho relacionado à inteligên*ia espac*a*, objeto de preocupaç*o da Car*o*rafia. </line>
</par>
<par>
<line> A metodologia util*zad* apresento* fe*ções </line>
<line> quali*ativas, con*ebendo * u*o d* *art*g*a**a </line>
</par>
<par>
<line> escol*r co*o **a li*gua*e* e não *pena* como um mer* c**teúdo. O *rabal*o foi </line>
<line> de**n*olvido em d* duas etapas: uma, de 20 hora*-aulas, destinada à leitura-reflexã* de obras </line>
<line> relacionadas ao te*a em questão, apoiada em teóricos c*mo Pia*et (1980), Almeida (2000), </line>
<line> L*ma (1999), Ol*vei*a (1977), *a*sini (*007), dentre outros; outr*, *ese*volvida em *0 horas- </line>
</par>
<par>
<line> aulas, *epresentando um conjunto de atividad** práticas visando *o trabalho lúdico co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cart*grafia. Os resulta*os </line>
<line> obtidos evidenciam que os p*ofesso*es, </line>
<line> d*minantemente, </line>
</par>
<par>
<line> encarav*m a Cart*grafia </line>
<line> com* um conteúd*, e </line>
<line> qua*e nun*a como *ma linguagem. No final </line>
</par>
<par>
<line> d* curso destacamos t*mb*m o valor </line>
<line> que o* </line>
<line> professores atribu*m às ativida*es práticas </line>
</par>
<par>
<line> su*eridas, pois el*s fazem uso de recur**s desde os mai* simples, como * material reciclável, </line>
<line> *t* os sof*w*res computacionais q*e, juntos, t*rnam-se instrumen*os d* g**nde eficiência *o </line>
<line> proc*sso de alf*betiza*ão cartográfica das cr*an*a*. </line>
<line> Pal*vras-chav*: Alfabetização C*rt*gráf*ca. Inteligê*ci* Espa*ial. Ling*ag*m. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Stud* *n questi** comes of an ext*n*ion course *or t*ac**r of the first yea* (1* to 5º) of basic </line>
</par>
<par>
<line> education </line>
<line> t*at recogniz* </line>
<line> gaps, in your </line>
<line> p*ofessio*al qualifi*at*on, </line>
<line> b*fore w*rk related to </line>
</par>
<par>
<line> *pacia* intelligence , the o*ject *f c*nce*ning </line>
<line> of </line>
<line> cart*graphy. *etod*l*gy used show*d </line>
</par>
<par>
<line> *ua*i*ativ* features, *onceivin* use of s*hool cart*graphy as a language an* not just as *ere </line>
<line> cont*nt. The work was develop** through two *teps: the *irst, 20 hours-classes, for reading- </line>
<line> re*lection of *orks r**at*d to the subjec* in ques***n, supp*rted in t*eoricals as Piage* (1980) , </line>
<line> *l*eida (20*0) , *im* (197*) , Pass*n* (2007) , among others; the second, dev*loped in 40 </line>
<line> hou**-classes, represe*ting a set of *rac*ical a**i*ities with *iews to lu*ic work for with *he </line>
</par>
<par>
<line> *artography. The results sh*ws t*at teac*ers, predomi*antly, rega**ed the c*rtograp*y as </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*ntent and </line>
<line> almost never </line>
<line> as langu*ge. In f**al of the cou*se sta*d *** a*s* the v*l*e that </line>
</par>
<par>
<line> *eachers att*ibu*e t** practical *ctivities suggested, because t*ey *ak* use of resources from </line>
<line> the mos* simple, as re*ycled material, as wel* a* al*o th* computati*na* sof*w**es, which </line>
</par>
<par>
<line> toget*e*, </line>
<line> become instruments *f great efficiency i* th* p*ocess o* lit*racy chil**en\* </line>
</par>
<par>
<line> c*rtographi*. </line>
<line> K*ywords: Cartograp*ic L*****cy. Spac*al intelligence. langu*ge. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, **t./out. 2015 </line>
<line> w**4.*sanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. M. S*a**lo, F. G. R. *i*ho, T. F. S. S**va </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> É frequente o a*uno da disc**li*a *e ca*tografia, nos curs*s de licen*iatu*a em </line>
<line> Geograf**, manifestar *ua insatisf*ção diante *as l*mi*a*õe* existentes na l**a *nstitucional </line>
<line> *o* *s funda*ento* da r*presen*ação **r*ográfica. T**s limi**ções recaem quase se*pre, </line>
<line> seg*nd* a percepç*o dos alunos com* significa*do a não espe*i*li*ade *o profes*or na *rea </line>
<line> específi** d* *artogr*fia, bem como na fal*a de la*ora*órios equi*ados c*m *at**ial d*dático </line>
<line> e de suporte ao *rab*lho com essa te*á*ica. </line>
<line> * Cart**rafia repr*senta **a mod**idade de *i*gu*g*m que possibilita a c*municação </line>
<line> entre ** s*res h*ma*os a *ar*ir do uso de u* co*ju*to de s*mbo*** específ*cos que gua*dam </line>
</par>
<par>
<line> *elações dialógicas </line>
<line> entre si. Por meio desses sí*bolo* </line>
<line> é possível ler e interpretar *s </line>
</par>
<par>
<line> características ou *eições espaciais nas *ais dife*entes escalas (ALM*ID*, *000). </line>
</par>
<par>
<line> O pr*s*nte es*udo bus*ou anali*ar * i*p*rtân*ia do pla*eja*e*to </line>
<line> do *rabalho </line>
</par>
<par>
<line> pedagóg*co voltado par* o pro**sso d* *l*abe**zação </line>
<line> c*r*ográfi*a das crianças do* an*s </line>
</par>
<par>
<line> in*ci*is do *ns*no fundamental (1º ao 5º). Para tal, e*sa i**e*tigação é resul*a*o de um cur** </line>
<line> de extensão que f*i realizado *ela da ação de pr**essore* e d* a*unos *o curso *e L*c*nciatu*a </line>
<line> Plena em Geograf*a da Uni**rsidad* *stad*al do Piauí (*E*PI), no Cam*us Clóvis M*ura, </line>
<line> com 20 *ro*essores d* escolas *úbli*a* q*e lidam c*m o ensino e* ques*ão. </line>
</par>
<par>
<line> As ideias que nortearam o re*erido </line>
<line> curso, *ss*m co*o </line>
<line> o p*esente te*to, são </line>
</par>
<par>
<line> *unda*entos oriundos de teóricos que gua*d*m uma profund* relação de famil*arida** com a </line>
<line> *emática da alfa*eti*ação c**tográfica, ou com a* abo*dagens **nculadas ao *esenvolvi*ento </line>
<line> da inteli*ê*cia espacia*, tai* c**o Olivei*a (1977), Piaget (2005), *lmeida (200*), Alme*da * </line>
<line> Pas*ini (2006), Pass*ni (2**7), de*tre outros. </line>
<line> O ens*no de Ca*togr*fia re*u** do professor um planejamento criterioso, p*is são </line>
<line> inú*eros os p*oble*as enfren*a*os p*lo docent*, com rel*çã* àqui** que *oncerne a es*a </line>
<line> tem*ti**, ressa*t*ndo-se, ent*e e*es, uma formação deficiente e inadequada para **a*alhar com </line>
<line> *s*e tip* de conteúdo e, muita* vezes, não sab*ndo, s*q*er, o **e *nsinar (RIBEIRO, **01). </line>
<line> *ntes de a e**o*a a*f*betizar *s al*n*s pa*a a le*tura de m*pas, é i*portante que ela </line>
</par>
<par>
<line> tenh* um corpo docen*e prepar*do para lidar *om o ensin* cartogr*fico, po**o que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Cartogra*ia e*colar suge*e métodos variad*s de ensino, q*e são i**rescindíveis </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento da inteligência esp**ial d* </line>
<line> edu*and*, </line>
<line> ou seja, o profissional incum*ido </line>
</par>
<par>
<line> de*sa tarefa terá que estar preparado p*ra u*il*zar *ive*sas meto*ologias, de forma **e pos** </line>
<line> *ontrib*ir para uma re**çã* harmoniosa *ntre o sujei*o e o mapa (PASSIN*, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, *rt. 7, p.*12-129, set./out. 2*15 </line>
<line> www4.fs*net.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Linguagem *artográfica: Mú*tiplas P*ssi*ilidades De Análise* </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, o* *ro*essore* de *eografia, bem *omo *s pedagogos e o corp* *ocente das </line>
</par>
<par>
<line> escolas d*ve* estar educados, cartogr*ficam*nte, para *ra*alhar </line>
<line> com o ens*no * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem das crianças em d*feren*es c*n*exto* *ultur*i*, </line>
<line> de *al forma que **ja possível </line>
</par>
<par>
<line> estar sem*re *alorizando a percepç*o *o espaço vivido por el**. </line>
</par>
<par>
<line> P*r*anto, o pro**sito é *iabilizar um a*ca*ouço teó*ico capaz d* fund*mentar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho do professor, </line>
<line> com vistas a fazer da tem*ti*a "Car*ograf*a" *ma lingu*ge* </line>
</par>
<par>
<line> facilitadora dos *rocess** de representaçã* e*pacia* através dos d*senhos, dos *apas d*s e </line>
<line> maque*es. </line>
<line> Ademais, preten*e-se *e*en*olver situa*õ*s de expe*iências práticas que *avoreçam o </line>
<line> entendiment*, po* par*e d* professor, *e que a lin*uage* cartográfica é um apr*ndi*ado que </line>
<line> se faz repre*en*ar por mei* da* tentativas mais elementa*es de d*scrição do espaço percebido </line>
<line> até o g*au mais comple*o *e m*peamento de um fe*ôm*no ou even*o. </line>
<line> 2 *EFERENCIAL TE*RICO </line>
<line> * *a** vez mais significativo o nú*ero de estudos, n* campo da Geografia, voltados </line>
<line> pa*a a *bordage* dos fundamentos da cartografia *as séri*s in*ciais d* *nsi*o Fundam*n*al, </line>
<line> o que *em *rop*rcionado e*periên*i*s e*ito*as nos planejame*tos pedagógico* relacionados </line>
<line> aos process*s *e le*rament* geo*ráfi*o (CASTEL*AR; VILHE*A, *010). </line>
</par>
<par>
<line> Nos processos de leitura no/d* mu*d*, a </line>
<line> cr*ança vai aprend*ndo a constru*r e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*ci*rar * sig**fi*ado do esp*ço v*vido e, à medida que o *az, vai lançando mão de um* *érie </line>
<line> de co*portamentos o* atr***tos que c*ns*ituem fundamentos *a lingu*gem cartog*áfi*a. Ta* </line>
</par>
<par>
<line> si*uação n*s per*ite entender que </line>
<line> h*, nesse processo, o des*nrolar *e uma s*tuação </line>
</par>
<par>
<line> alfabetizado*a </line>
<line> vinculada à leitura e à escr*ta dos ele*entos que dão mate*ialidade ao e*paç* </line>
</par>
<par>
<line> viv*do (A*MEIDA, 2000). </line>
<line> * *so de recursos, *ela criança, tais como ma*as mentais ** des*nhos são *xpressões </line>
</par>
<par>
<line> *e l*itura q*e não gu*rdam em si uma necess*ria atenção par* com </line>
<line> os *l**en*os d* </line>
</par>
<par>
<line> pers**ctiva ou as refer*nci** contidas no escopo da representação *artográfica. </line>
<line> Fazen*o uso das ref*rências co*idianas, base*d*s nos exer*ício* *a memó*i*, a cria*ça </line>
<line> vai construindo seus *l*m****s de s*gnificação e de rep*esenta*ão *o espaço. É assim que *la </line>
</par>
<par>
<line> va* a*rendendo, por </line>
<line> exemplo, a lo*al*zar obje*os * * rea*izar deslocamentos rel*cion*d*s ao </line>
</par>
<par>
<line> atendimento de vá*ias ne*essi*ades suas no *o*ví**o com *utr*s pessoas, com inúmeros </line>
<line> objetos e com um *onju*to muito ampl* de for*as espaciais n**ur*is ou sociais c*ntidas no </line>
<line> espaç* geográfico (RIBEIRO; MARQUE*, 2001). </line>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.11*-1*9, se*./out. 20*5 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. M. Sca*elo, F. G. R. Filho, T. F. S. Si**a </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> O dese*volvimento potencial da capacidade *epresentativa da criança, *is-à-vis das </line>
<line> possibilida*es de representação ca*tográ*ica, há muito t*m*o *** se c*nst*tuindo e* objeto </line>
</par>
<par>
<line> de preocupação </line>
<line> para um </line>
<line> grande número de ed*ca*ores que lidam com teor*as *elacionadas </line>
</par>
<par>
<line> aos fenômenos e**aciais. **** i*plica *f*rma* que o aprimor**ento dess* lingua*em </line>
</par>
<par>
<line> repr*se*tativa é progr*ssivo, posto </line>
<line> que, conform* Castr*Gi*vanni (2000, p. 15), "A </line>
</par>
<par>
<line> c*nstruçã* </line>
<line> d* noção *e espaço requer *onga preparação e está associada à li*eraç*o </line>
</par>
<par>
<line> pro*ressi*a e g*adual do ego*entrism*". </line>
</par>
<par>
<line> Se * linguagem "encarna s*gnificações" (FONSECA; OLI*A, 20**, p. 62), </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necess*rio *ensá-*a p*r* a*ém d*s *uas referênc*as sensoriai* *u moto*as. É **mbém </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntal busc*r compreendê-la </line>
<line> * partir *a situ*ção contextual </line>
<line> vivida, situ*n** as </line>
</par>
<par>
<line> repres*ntaçõ*s contid*s nas *a*as, nos desenhos, nos </line>
<line> objetos e *m t*** </line>
<line> aquilo que venha </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*ter capacidade a </line>
<line> com*n*cativa d* ser hum*no, des*e ** fa*es inici*is da </line>
<line> su* vida até </line>
</par>
<par>
<line> atin*ir o m***nto de p*edomínio das refer*ncias ra*ionais do pensa*ento. </line>
<line> N*s**s condições, enco*tram-s* a*paro, para justi*icar a p*eocupaçã* das escolas em </line>
</par>
<par>
<line> org*nizar situações de planeja*ento das </line>
<line> ações pedagógicas, *ue priorizem aç*es vinc*ladas </line>
</par>
<par>
<line> a* exe*cício das inúm*ras f*r*as de let*amento ou alfabetiza*ã*, em </line>
<line> espe*ial </line>
<line> a*ue*as </line>
</par>
<par>
<line> referentes ao* elementos que qual*ficam *s estudo* de *artografia. </line>
</par>
<par>
<line> Embora sej* possíve* enco*t*ar cada v*z mais *duc*dores atentos à necess*d*de *e </line>
</par>
<par>
<line> proporc*onar *ituaç*es </line>
<line> pedagógicas atinente* ao *esenvolvim*n*o da i*teligê*ci* esp*cial, </line>
</par>
<par>
<line> ainda persist*m, em meio ao proces*o de formação d*s professores qu* se destinam ao </line>
<line> *r*balho com as cri*nças no ensi*o de *º ao 5º ano, m*itas **cunas resultantes das li*itações </line>
</par>
<par>
<line> do* curso* *e </line>
<line> gra*uação </line>
<line> nas área* de Geografia d* Pedagogia, assim como dos antigos * </line>
</par>
<par>
<line> cursos de magis*ério de nível médio (ALMEIDA; PASSINI, 2006). </line>
<line> É por **io d**sas constatações que s* po**m for*alecer as posturas de valorização, </line>
<line> por parte dos professores, das sit*aç*e* de f*rmação contin*a*a, buscand*-se, c*m isso, </line>
</par>
<par>
<line> superar as limitações teór*cas-práticas e, </line>
<line> assim, subsidia* a anál*s* d* problemas *sp*cíficos </line>
</par>
<par>
<line> da nossa at*ação pedagó**ca. Acres*e*tando-se, ta*bém, </line>
<line> n* *aso das nossas preoc*p*ções </line>
</par>
<par>
<line> para com a alfabetiz*ção *artográfica, o valor que pa*sam a *er outr*s exper*ências já vividas </line>
<line> ou em fase de construção em outros ambientes pedagó*icos ou educaciona*s. </line>
</par>
<par>
<line> Nos es*ud*s de fo*m**ão *ont*nuada há a possibilidade de se </line>
<line> cri*r sit*ações que </line>
</par>
<par>
<line> f*vor*ça* a *eflexão acerca </line>
<line> do que se tem f*ito *m </line>
<line> *un*ão da **re*dizagem cons*ruíd* </line>
</par>
<par>
<line> *urante *s </line>
<line> cursos *e </line>
<line> q*alifi*ação profissional, som*d* </line>
<line> *s experiências c*nst*uídas pela </line>
</par>
<par>
<line> *rática cotidiana do exer*íc*o d* profissão docente. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. 12, n. 5, art. *, p.112-129, set./out. 2015 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Li*guagem Carto**áfica: Mú*tip*as Possibilid*des De Análises </line>
<line> *17 </line>
</par>
<par>
<line> No caso do t*abalho *oltado p**a o proces*o de alfabetização c*rtog*áf*c*, o foc* é </line>
<line> a*parar a capacidad* de inte**ençã* do prof**sor, favorecend* si*uaç*es *ue o f*ça p*nsa* a </line>
</par>
<par>
<line> linguag*m </line>
<line> ca*tográfica com* um </line>
<line> i*strumento que *st*mule, na criança. * conquist* </line>
</par>
<par>
<line> progressiva *a *aturidade dia*te </line>
<line> das competência* gráfi*o-espaciais par* entender </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> descreve* </line>
<line> *s eleme*tos e**aciais nas *scal*s ge*gráfi*as que vão d* esp*ço l*cal ao espaço </line>
</par>
<par>
<line> global * v*ce-v*rsa (**NTUS*HK*; PAG*NELLI; CACE*E, 20*7). </line>
<line> Um bo* *xempl* é o jogo / lúdi*o, que é *arte *n**grante da condiç** *a cri*nça, as </line>
<line> sit**ções de pla*ejamento das ações *edagó*ic*s *evem pr*v** a sistema*ização de </line>
<line> *ntervençõ*s que expressem vínculos ent*e o bri*car e o apr**der (PA*SI*I, 2007). Deve-se </line>
</par>
<par>
<line> focar, *nten*iona*mente, nas sit*aç*es espontâneas de *nvolvimento da cr**nça com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> brincade*ras, os co*porta*entos que *eforce aprendi*ados motores, af**ivos, cognitiv*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> re*r**ent*t*v** da r*ali***e sócio espacial, *a qual a criança se encon**a inserida. </line>
</par>
<par>
<line> É, tam*ém, por meio da* brincade*ras que * educador ir* construindo referência* </line>
</par>
<par>
<line> acerca das </line>
<line> et**as do desenvolvimento </line>
<line> *a </line>
<line> capacidade da criança e* rel**ionar a *eitura </line>
</par>
<par>
<line> espacial com * seu consequente proces*o de representa*ão c*rtográ*ica (LIMA, 1999). </line>
</par>
<par>
<line> Es*e **ocesso vai s* configurando </line>
<line> a parti* de relações vistas inicialmente como </line>
</par>
<par>
<line> "topológic*s", *as quais a crian*a não consegu* *o*al*zar o* *lementos espaciais a*oi*da em </line>
</par>
<par>
<line> códigos </line>
<line> convenciona*os, pa*sando </line>
<line> por re*ações "p*o*etivas", onde já é possível a cri*nç* </line>
</par>
<par>
<line> localizar-se *sp*c*almente, </line>
<line> d*sde códigos c**venci**a*s </line>
<line> de referênc*a, até as chamadas </line>
</par>
<par>
<line> relaçõe* "e*cli*ianas", **presentando situações de apre*diz*gem gr*fico-*spaci**, n*s quais a </line>
<line> criança já é capaz de construi* m*pas em obe*iênci* a*s elemen*o* de precis*o da localiz*ção </line>
<line> e da or*entação c*rtográficas (OLIVEIR*, 197*). </line>
</par>
<par>
<line> ** *rocesso *m questão, a Ps*col*gi*, </line>
<line> por exemplo, proporci*na uma **uralidade de </line>
</par>
<par>
<line> subsídios anal*ticos que podem ser coloc**os à dis*osição ** p*o*essor, em sua f*rmação, </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o pl*n*ja*e*to de int**venções pedagó*ic*s que via*ilizem o desenvolvimento </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> pot*ncial*d*de* educativas cont*d*s na crianç*. Nessas condi**es, arti*ulando o* **ndamentos </line>
<line> da *s**olo**a co* os pressupostos *ar*ográficos, é *ossível perce*er que </line>
<line> A criança tem o signi**cado em *u* men*e e * professor precisa entrar ne*se mundo </line>
<line> de significados própri*s, *articula*es, íntimos * criar circuns*âncias que f**oreçam o </line>
<line> desenv*lvimento da funç*o s*mból*ca, encorajando-a a elaborar se*s *róprios mapas </line>
<line> com significantes que c*muniq*em a forma como *l* *ercebe o mundo. (*AS*INI, </line>
<line> 20**, p. *3) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. *2, n. 5, art. 7, p.1*2-129, se*./*ut. 2*1* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. M. Scabelo, F. G. R. **lho, T. F. S. Silva </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> E* Piaget (2005), por e*emplo, </line>
<line> há o </line>
<line> rec*nhecim*nt* de diversos *ívei* de </line>
</par>
<par>
<line> assimilação c*nc*itual por parte da criança. El* identi*icou e demonstrou que o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento infa*ti* da* noções vinculadas à possibilidade de perc*ber e repre*entar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **paço se dá através de relaç*es *opológicas, pr*j*tiva* e, f*nalmente, *uclidi*nas. </line>
</par>
<par>
<line> Nessas co*d*ções, o des**volv*mento das h*bilidades * n*ções e*pac*ais, na criança, </line>
</par>
<par>
<line> oc*rre mais fa*ilmente se f*r co*siderada cada </line>
<line> um a </line>
<line> das diferentes faixas *tár*as, pois </line>
</par>
<par>
<line> desenvolve-se nela uma construção gr*dativa de *s*ruturas *u* se manif*sta, na medida *m </line>
<line> que a sua s**uação de *s*udan*e favorece os *tos de perceb*r, descre*er, comparar, construir e </line>
<line> rep*esentar os elemen*os s*ci*is e naturais do espa*o geogr*fi*o, r*sp*itando-se o seu nível de </line>
<line> desen*o*vi*ento cog*itivo (PIAGET, 2005). </line>
<line> Toma*do e*se p*n*amento como u*a d*s referê*cias pa** o ensino *e *eografia, </line>
<line> es*ecificamente com o pr**ósito de lid*m com a Cartogr*fia es*ola*, é possível identificar a </line>
<line> r*l*vânci* des*as ideias para * con*trução da int*ligên**a es*a***l das *ria*ç*s, uma *ez que o </line>
</par>
<par>
<line> ensino da C*rtogr*fia, encarada como uma linguagem fundamenta-*e num </line>
<line> *ro*esso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> alfabet*zação e*colar, c*m vi*ta* à formação de cidadã*s capa*es de construir e </line>
<line> de ler, de </line>
</par>
<par>
<line> forma crítica, *s inúmeros tipos de mapas (ALMEI*A, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> *esses termos, interpretando-se * Cartografia como uma linguagem, haverá a </line>
<line> necessida*e de se alfabet*zar ci*adã*s, cab**do * esc**a formar *ujeitos c*pazes de participar </line>
</par>
<par>
<line> do processo de elaboração, </line>
<line> bem como </line>
<line> da *eitura de uma **pla g*ma de mapas, poi*, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> aponta Almeida (2000, p.17), </line>
</par>
<par>
<line> [...] o ens*no de m**as e de outr*s for*as de r**rese*tação da informaçã* espacial é </line>
<line> im*ortante tarefa da escola. É fun*** de a escola p**parar o aluno para compree*d*r </line>
</par>
<par>
<line> a org*nização *sp*cial da sociedade, o que e*ige o conhecimento de técnicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i*strument*s nec**sários á repres*ntação gráfica dessa organizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Versar so*re esse estudo, alfa*etização carto*rá**ca como objeto *e pesquisa, leva-nos </line>
<line> a u*a refl*xão a*erca d* importância desse fenô*e*o no processo de ensin* e aprendizagem </line>
</par>
<par>
<line> na </line>
<line> instituiçã* es*olar, sobret*do, porq*e esse tipo </line>
<line> de </line>
<line> aborda*em **m se fazen*o c*da vez </line>
</par>
<par>
<line> mais *resen*e nas grandes discussões </line>
<line> d* c*mp* cient*fi*o, seja na áre* da Geografia, da </line>
</par>
<par>
<line> Ed**açã*, d* Psicologi*, ent*e </line>
<line> outras </line>
<line> ciê*cias relacionadas. A s*gui*, apresentare*os </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ex*l*nação dos procedimen*os m*todológicos utilizados para *enta* el*cidar </line>
<line> no* s os </line>
</par>
<par>
<line> questio*amentos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esi*a, v. 12, n. 5, art. *, p.1*2-*29, se*./out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Li*guag*m *artogr*fica: Múltip*as Possib*lidades *e *nálises </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> * METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O *rocesso metodológ*co desenvo*vid* *oi definido como de carát*r qualit**ivo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> feno*e*ol*gia rep*e*ent* o método de inve*tigação científica que fundamenta o p*ese*te </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, pois busco*-** con*ecer </line>
<line> *s modos como os p*o*es*ores que trabalham com as </line>
</par>
<par>
<line> crianças no ensino d* d*sciplina Geografia, ou Estu*os Sociais, t*m lid*do c*m a linguagem </line>
</par>
<par>
<line> cartográfi*a em su*s açõ*s pedagó*icas, a*ém </line>
<line> de propo*cio**r </line>
<line> con*ições p*r* qu* e*es </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntre* refe*ências norteadoras ac**ca do u*o *a cartografi* como ins*rumento ped*gógico </line>
<line> rel*vante na educação das cria*ças. </line>
<line> Com* pon*o de part*da, a pr*te*são era id*ntificar os mod*s como os professores *ão </line>
<line> si*nifica*o à representaç*o cartográfica nas diver*as ativ**ades *ue e*es vêm realizand* *unto </line>
<line> aos seus alunos. A partir da*, busco*-s* contrapor a visão de car**grafia como c*nteúdo frente </line>
<line> à noção de cartografia como u*a linguage*, *omando-se às de*ai* *os complexos pro*essos </line>
<line> de leitu*a* qu* o s** hu*ano n*ces*ita *esenvo*ver n* * com o mund*. </line>
<line> O* sá*ados, nos quais *ss*s es*udos foram re*lizados, totalizando 15 s*bados, foram </line>
<line> *efini*os no primei*o *ncontr* do professor coor*e*ador deste projeto c*m *s profe*sores das </line>
</par>
<par>
<line> *scolas in*icad** os a*un*s da * </line>
<line> g**duação em Geograf*a, que participara* como bolsist*s </line>
</par>
<par>
<line> dos es*udos em que**ão. </line>
</par>
<par>
<line> O conjunto das 60 horas/a*las d* dura*ão des*es es*udos foi dividido e* 2 (*uas) </line>
</par>
<par>
<line> etapas. A p**meira corr*sp*ndeu a 20 (vint*) </line>
<line> hor*s/*ula*, *eríod* </line>
<line> em que for </line>
<line> realizado, </line>
</par>
<par>
<line> inicialmen*e, um teste dia*nósti*o, *a*a conhecer a </line>
<line> fam*lia**da*e dos professores com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temática *m apreço. O conteú*o desse teste re**riu-se * importânci* do *omínio espaci*l no </line>
<line> c*ntexto *scolar; à importâ*ci* do processo de *eitu** dos *apas; e, fi*almente, à *rian** e o </line>
<line> d*senvolvimento *as suas relaçõ** espaciais. </line>
</par>
<par>
<line> *pós a aplicação do teste </line>
<line> diagn*stico, *un*o aos *0 professo*es </line>
<line> i*tegrantes d* curso, </line>
</par>
<par>
<line> foram *rabalhados algun* textos, e* </line>
<line> grupo, *is**do permitir </line>
<line> aos p*of**sore* a averiguação </line>
</par>
<par>
<line> **s conhecimen*os que eles já carrega*am con*igo sobr* da alfabeti*ação cart*gráfica. </line>
</par>
<par>
<line> A *eitura dos t*xtos *ev*u em </line>
<line> c*nsider*ção * *ons*r*çã* de quadro* des*ritivos da </line>
</par>
<par>
<line> te*ria contida em </line>
<line> cada uma dessas referênci*s </line>
<line> bib*iográficas, utilizando-se, </line>
<line> par* iss*, </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> recursos de m*ltimídia disponíveis no laboratório de Geomática do Campu* Clóvis Mour*. </line>
<line> Após * refl*x*o a*erca da teoria *isponibil*zada, a* *érmin* do cur*o, foi *ealizado um </line>
<line> novo teste, com *ropó*itos for**tivos, objetivando id*ntif*car os ganh*s p*oporcionados </line>
<line> pelas o*ientações co*tid*s na b*bliografia utili*a*a pelos professores, a*sim c*mo por todo o </line>
<line> *onjunto de at**idades práticas realizad** ao l*ngo do curs*. </line>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 12, n. 5, ar*. 7, p.112-129, set./o*t. *015 www*.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. M. S*a*el*, F. G. R. Filho, T. *. S. Silva </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> A s*gun*a etap*, de *0 *oras/aulas, correspodem à realização *e s**s en*o*tros, com </line>
</par>
<par>
<line> ativida*es prátic*s, de con*trução de materiais e metodologias de ensin* voltadas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> alf*betização cartog*áfica. Dent*e *s ma*e*iais que foram p**duz*do*, des*acam-se os "map*s </line>
<line> me*tais", os **senhos, ** c*oquis e as maquetes. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa etapa, o principal objetivo **i favorece* </line>
<line> cond*ções pa*a que os </line>
<line> profes*ores </line>
</par>
<par>
<line> comp*ee*dam **e as rela*ões espa**ais vividas pelas crianças n* período escolar, q*e vai do </line>
</par>
<par>
<line> 1º ao 5º </line>
<line> ano, vã* sen*o *esenvol*idas de forma mais significat**a * parti* dos e**ímulos </line>
</par>
<par>
<line> pr*porc*onados pelo tra***ho *laneja*o d* profe*sor. Isso se dar* de fo**a mais co*tudentes </line>
<line> à pro*orç** que *o*heç* e aprofunde o professor conhecer * sig*if*ca*o da Car**g**f*a como </line>
<line> linguagem *, simultaneament*, b***u* c*iar um a*biente *dequado ao desenvo*vimento das </line>
<line> p*te*cialidades espaciais da crianç*. </line>
<line> A partir das duas eta*as supracitada* p*od*ziu-se um mate*ial didático foto*rafado, do </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho *ealizado **los alunos </line>
<line> do c*r*o de L*cen*iatura Ple** </line>
<line> e* Geografia, d* Campus </line>
</par>
<par>
<line> Cló*is M*u*a, d* tal sorte **e isso o*ereça ta*bé*, subsídios pa*a o traba*ho n*s di*ciplina* </line>
<line> de Cartografia, que compõ*m a grade cu*ricular do cu*so *o campu* em questão. </line>
<line> 4 RE*ULTAD*S E DIS*US*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> * reali*ação do c**so de </line>
<line> alf*betização c*rtográfica, </line>
<line> para </line>
<line> profes*or*s do 1º ao *º ano </line>
</par>
<par>
<line> d* ensin* fun*amental, a *art*r da aplica*ão d* um te*t* dia*n**ti*o, rev*l** que, *ara mais </line>
<line> d* *0% d*les, a Cartografia, fo* e *inda é, se** sua co*dição ** aluno, como também na </line>
<line> *ondição de *rofessor, d*minantemente, t*aba**ada mais como conteúdo do que como um* </line>
<line> li**uagem específi*a. </line>
</par>
<par>
<line> As li*itações *o processo d* formação desses profess**e*, consider*das a partir </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> significado q*e </line>
<line> as no*ões </line>
<line> associadas à int*ligênc*a </line>
<line> *spa*ial teriam nesse proces*o, fi*am </line>
</par>
<par>
<line> ev*denciad*s qua*do e*es nã* conseguem lidar *om conceitos </line>
<line> b*sico* da Cartograf*a, </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> qu*ndo demonstr*m n*o conhecer os fu*damen**s ** um processo de alfa*etização </line>
<line> cartogr*fica. </line>
<line> *onsi*erando-se as lacunas de*ecta*as, em relação ao trabal*o com a Cartograf*a, </line>
</par>
<par>
<line> *oram suger*das * leitu*a e a *eflexão *cerca de </line>
<line> u* conjunto de texto* previamente </line>
</par>
<par>
<line> seleciona*os, </line>
<line> co* o propósito de fo*necer subsídios teó*icos, com vis*a* à abord*gem d*sse </line>
</par>
<par>
<line> tema. </line>
</par>
<par>
<line> *entre *s textos util*zados, d*stacara*-se: "Piaget - sugestõ*s aos *ducad*res" (livro </line>
<line> de Laur* de Oliveira Li**); "A representação d* mundo na criança" (livro *e Jea* Pia*et); </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, set./out. 2015 www4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lingua*e* Cartográfica: Múltipla* Po*sibili*ades De *nális*s </line>
<line> *21 </line>
</par>
<par>
<line> "Ensi** de História e *eografia" (*i*ro de Luí* Távora Furtad* Ribeiro); "Espaço geográ**co </line>
<line> - *ns*no e represent**ão" (livro de Ros*ngela D*in d* Almeid* e Elza Yasuko Passini); "Do </line>
<line> d*sen*o ao m*p*" (livr* d* Ro*ângela Doin de A*meida); e "Cartografia esco**r" (l*vro de </line>
<line> Ros*ngela *oin *e Almeida). </line>
<line> Após * reali*ação da *tap* de le*tura/reflex*o, b*scou-se co*st*uir uma s*rie de </line>
<line> at*vidad*s pr*ticas. Cujas *ara*terí*t*cas e consequentes resultados, *ão agora, representad*s. </line>
<line> 1 - B*nho de papel - es*a atividade objetiva ajud*r a *riança a identificar *s partes do </line>
</par>
<par>
<line> corpo (de*envolvimento </line>
<line> da l*t*ralidade). O pr*fe*sor propõe ao* al*nos uma brinc*d*ir* de </line>
</par>
<par>
<line> "t*m** ba*ho". O edu*ador *ai sugerindo os movimentos de*ai*o do chuve*ro (*irar a blusa, </line>
<line> tirar a ***ç*, * sapa*o *tc.). Soli*it* que o c*uvei*o seja aberto * *ue * fo**a d* papel </line>
<line> amassa*a sir*a c*mo um s*bonete. "Lava-se" a part* de cima (ca*eça), a parte de b*ixo (pés), </line>
<line> a parte de t*ás (costa*), a pa*te d* frente (barriga), o braço direito, o braço *squerdo etc. </line>
<line> Fotografia 1 - "banho d* pape*" </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Curso de *lfabet*zação *arto*ráfica (Jul**/2012) </line>
<line> Os professores v*lorizaram mui*o a ativi*ade e consideraram-*a de grande valia para o </line>
<line> desen*olvimen*o *a* condições *e la*eral*dade das cri*nças. </line>
<line> 2 - Cab*a-*ega - o objetivo des*a atividade é *ontri*uir para o desen*olvim*nt* d* </line>
<line> la*era**d**e, da orientação * da espacialida*e dos al*nos.Ness* a**vidade, de olhos vendados, </line>
</par>
<par>
<line> * criança deverá encontr*r um ob*et* </line>
<line> ou brinquedo com o auxilio do seu colega, que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> orientará at*a*és da voz. A *rin*ade*ra dev* s*r r*alizad* em dupla. Um dos alunos ve*dar* </line>
<line> seu c**ega com um l*nço. </line>
</par>
<par>
<line> D*poi*, o pr*fessor coloca*á um objeto ou brinq*e*o em algum lugar, para que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> al*no vendado e*contre-o *o* *eio da *rien*ação do seu par. Sob o *oman** do orien***or, o </line>
<line> aluno ve*dad* irá se deslo*ar: para a direita, pa*a a esquerda, para frente, p*ra trás etc. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, s*t./out. 2015 </line>
<line> www4.f*anet.*om.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. M. Scabelo, F. G. R. *ilho, T. F. S. Silva </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> Os profe**o*e* c*nsideraram *ue es** *tivi*ade envo*ve um si*nific*do ba*tant* </line>
<line> l*dic* e qu*, em muito, concorre para o desenvolv**ento das primeiras noçõe* *spaciais das </line>
<line> crianças. </line>
<line> Fotografia 2 - "cabra-cega" </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Curso *e *lfa*etização Cartográfica (Julho/*012) </line>
<line> 3 - Mapean*o o "eu" - *or mei* de**a brinc*deira é p*ssí*el c*ntribuir c*m o </line>
<line> *rocesso de des**ntração da cria*ça, identificar as partes do corp*, estimula* a lateralidade e </line>
<line> desen*olve* n***es de legenda, propo*cionali*ade e pro*eção. </line>
<line> O jog* co*siste em, *rime*ramente, mapear * corpo. A partir daí, será e*plora*a a </line>
<line> late*al*da*e (toqu* no br*ço esq*erdo, toque no pé d*reito etc.). O *r*fessor ajudará o al**o a </line>
<line> construir uma legenda, buscando re**ese*tar, num can*o d* *apa, de forma r*duzida, **da </line>
<line> uma das partes do corpo. </line>
<line> O *e**imento do* professo*es sugere a *m*ortância desse tipo de intervenção, po*s, </line>
<line> para eles, a partir dela o *luno *ecebe es***ulos *mprescindíveis à construçã* de ref*rências </line>
<line> espaciais e, como consequên*ia, ele vai aprendendo * lidar co* *s componentes </line>
<line> repre*entativos *e u* desenho ou de um mapa. </line>
<line> Figura 1 - mapa do "eu" </line>
</par>
<par>
<line> *o**e: Almeid* e Passi*i, **06, p. *5. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, set./out. 20*5 </line>
<line> www4.fs*ne*.*om.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Linguagem Cartográfica: M*ltiplas Po**ib*lidades *e Análises </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> * - Enigm*s - o *bjetivo d*s*a ativida*e *o*siste em de*odificar palavras atr**és d* </line>
<line> símbolos que cada letra *ep*esenta. Ess* *i*o de **i*idad* fav*rece a *o*vivência com as </line>
<line> conven*ões presen*es n*s *ais varia*os ti*os de mapas. </line>
<line> F*tografia * - carta enigm*ti*a </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Curso de Alfabetiza*ão Carto**áfica (Julho/20*2) </line>
<line> *ara a realização dessa *tividad*, * professor deve *laborar seus enigmas da seguinte </line>
</par>
<par>
<line> f*rma: para c*da let** do alfab*to ele d*ve es*a**lecer um código, </line>
<line> q*e ser* seu *ímb*lo </line>
</par>
<par>
<line> correspo*d*n*e. Para praticar em s*la de a**a, * professor, no inicio, deve questionar o aluno </line>
<line> sobre "o *ue seria um *nig*a" e "como se faz pa*a *eve**r u* e*igma". </line>
<line> A *eguir, ele deve entregar, a c*da aluno a atividade com os enig*as. Por*m, antes de </line>
<line> *u* *l*no* d*c*dificarem as palavras, o **ofe*sor de*e trabal*ar exemplo* como os *ontid*s </line>
<line> na atividade, *ralmente e no quadro. Os pr*fessore*, em rel*ção a essa ativida*e, </line>
<line> considerar*m que e*a *epres*nta ** *ignificativo *stímulo lin*üístico ao *esenvolvimento da </line>
<line> c*pacidad* comunic*tiva dos educando. </line>
<line> * - Trabalho com fotos - o obj*tiv* é possibilit*r des*entração * a c*or*en*ção dos pontos de </line>
<line> vista. </line>
<line> Os al*nos dev*m ser estim*lados a t*rar fotos de *ários ângul*s do prédio da escola, </line>
<line> ma* principalment*, da pa*te da frent*, da parte de tr*s, da la*eral *squerda e d* *atera* direita. </line>
</par>
<par>
<line> As *otos dev*m s** bem dif*renciad*s, mantend* o objetivo de mo**rar para a </line>
<line> criança </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d**erenciação dos pontos de vista. </line>
</par>
<par>
<line> E*sa at*vidade *oi consi*erada p*lo* *rofes*ores como um d*s *ri*ci**is passos para </line>
<line> que os a*un*s compre*ndam com* nasce o pr*pósito de *onstrução de um mapa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, art. 7, p.11*-*29, set./out. 2015 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. *. Scabel*, F. G. R. F*lho, T. F. S. Silva </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> Fot**rafi* 4 - Si*ul*ção d* *áquina fotográfica </line>
</par>
<par>
<line> F**te: Curso de Alfabetiza*ão Cartog*áfic* (*gost*/2012) </line>
<line> 6 - J**o de *rientação - objetiva o favo**cimento de situa*ões *as q*ais * criança </line>
<line> busca sua orientação espac*al com base ** referencia*s fixo*. * at*vi***e consiste *m su*erir </line>
<line> aos alunos, por *x*mplo, que se desloque* *obr* o tab**eiro a *artir d* u* ponto qualquer. O </line>
<line> comando se** dad* pelo professor e o deslocamento ob**ec*rá * lógic* da ro*a *os **ntos. </line>
<line> Segu*do *s pr*fesso*es, *ssa ativi*a*e é um a*tifí*io de grande va**a a um dos </line>
<line> p*essuposto* básicos da *ógica cartog*áfica: a *rientação. </line>
<line> Fot*gr*fia * - jogo de orientação </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Curso de Al**betização Car***ráfica (Agosto/2012) </line>
<line> * - A plataf*rma Google Ear** - o objetiv* é *r*b*lhar co* i*agens o*b*tais d* alta </line>
<line> *esolução espacia*, fot**rafia* aéreas verti*ais coloridas e sistemas de in*ormações </line>
<line> geográficas (q*e p*dem conter mapas de r*a, locali**ção d* *rédios e serv*ços, entre *utr*s </line>
<line> dados). </line>
<line> * realização d*ssa *tivi**d* possibi*ita *o alu*o usufruir de u* programa de </line>
</par>
<par>
<line> computador dese*vol*ido e *istrib*ído pela empres* american* Googl*, cuja funçã* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> apresent** um *o*elo t*idimensi*n*l do *lobo *errestr*, c*nstru*do a *artir de mosaico </line>
<line> de ima*ens de sa*élite obtidas de fo*tes diver*a*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. *2, n. 5, *rt. 7, *.112-129, set./*ut. 2*15 www*.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Linguagem Cartográfica: Mú*tiplas Possibili*ades De Análises </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> Essa atividade representou, *ara o* profes*ores, um dos re*ur*os mais interessan*es no </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho voltado para o d**envo*vimento da inte*igência espac*a* dos alu*os, que acabou o </line>
<line> cau*and* em todos eles um pr*fundo e*volvimento com cada uma das etapas *ugeridas. </line>
<line> Por ***ta da ampl* var*edade de int*rvenções que podem s*r **itas, es*a ativ**ade </line>
<line> ocup*u, no curso, *m tot** de t*ês encont*os. </line>
<line> **gura 2 - tutorial do Goo*le Ea*th </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Alecrim, 2012. </line>
<line> * - O mapa me*tal - seu *bje*ivo é proporcionar s**ua*ões para o aprendizado, com </line>
<line> vistas às noções de percepção, proporç*o, projeção e or*entação. </line>
<line> Nessa ativida*e, o profess*r deve pedir ao a*uno, *ni*ialmente, qu* faça o desenho do </line>
<line> caminho percorrido diariame*te de sua casa à escola. O aluno deve s** orientado a id**tif**ar </line>
</par>
<par>
<line> *s nomes *as ruas e os ponto* de *efer**ci* important*s, </line>
<line> para qu* *ua ca*a po*s* s*r </line>
</par>
<par>
<line> lo*al*zada. A*ém *i*so, a cr*ança deve fazer uso de convenções *rganizadas *uma leg*nda, </line>
<line> para que * informaç*o seja decodificada. </line>
</par>
<par>
<line> Numa eta*a p*sterior, o prof*sso* pod*r* pe**r para qu* al*no, fazend* uso do o </line>
</par>
<par>
<line> *oogle Ea*th, localize s*u bairro *, com a fer*a*enta "marcado*" do programa, loc*lize </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **ópria casa. </line>
</par>
<par>
<line> *e acord* com o testemunho dos profe*s*r*s, essa é *ma ativid*de que apresenta </line>
<line> mu**as *ificu*da*e*, pois a diversida*e d* refer**cias *sp*ciais g*ra muitas dú*ida*, *o tempo </line>
<line> em que as de*iciências ac*mula*as n* *ida com a rep*esentaç*o *sp*cial dif*cu*t*m a </line>
</par>
<par>
<line> repr*sentaçã* de cada *orm* espaci*l que se quer representar, como tam*ém d* </line>
<line> própria </line>
</par>
<par>
<line> le*enda, *ue * n*cessár*o *er *labo*ada. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, set./out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. M. Scab*lo, F. G. R. Filho, *. F. S. Silva </line>
<line> *26 </line>
</par>
<par>
<line> Fotografia nº 06 - Mapa menta* </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Cu*so de Al*abetizaçã* **r*ográfi*a (Agosto/201*) </line>
<line> 9 - A maq*ete da sala de a*la - O princ*pal objetivo do traba*ho com a ma*u*te é </line>
</par>
<par>
<line> chegar ao ponto de vis*a vertical; *or is*o, inicialmente, </line>
<line> não é </line>
<line> nece*sári* con*tr*í-la </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> escala. Os tamanhos da maquete e dos o*jetos qu* *ig*ram dentro dela d*vem se* definidos </line>
<line> *or com*a*ação e aproximação *ntre * real e os *ater*ais *isponíveis. </line>
<line> Fo**gra*ia *7 - ma*uete d* sala *e a*la </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: C*rso de Alfabetização **rtográfica (Agosto/20*2) </line>
</par>
<par>
<line> Para *azer * maquete da **la de aul*, o al*n* *eve </line>
<line> c*nsiderar * c*n**xtual*zaçã* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> am*ien*e, identificando *s objetos; * escolh* d* forma d* rep*esentaç*o, *omo caixa de **pato </line>
</par>
<par>
<line> ou is*p*r; T*mbé*, cuidar para que tenha o mesmo *ú*er* de *bjeto* da sala; o*ser*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> localização *o mobili*rio. Além *isso, o profes*or po*e a*roveitar esse re*urso para explora* </line>
<line> *m co*junto de noções espaciais. N* vi**ncia *esse exercício, os profes*ore* *onsideraram </line>
<line> que o *ais gratificant* para o aluno é o *ato de que e*e se se*te con**rutor da f*rma espacial </line>
<line> qu* est* sendo rep*ese**ada, **contrando nisso m*is estí*ulo* para a re*lizaç*o *o traba***. </line>
<line> * muito importa*te que o p*oces*o *e ensin* * apren*izagem d* Geografia seja focado </line>
</par>
<par>
<line> em objetivos que </line>
<line> en*atizem * rel*çã* *n*re o conhecimento e * r*alidade do mundo em que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, set./out. 2015 </line>
<line> *ww4.f*a*e*.com.br/r**i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lingu*ge* Ca*t*g*áfica: Múlt*plas Possibilidades De Análises </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> vivemos, lev*ndo sem*r* em consideração a busca *or uma aprend*zag** s*gnificati*a de </line>
<line> *onteúdos rel**ante* p*ra o aluno. </line>
<line> 5 CONSI**R*Ç*ES FI*AIS </line>
<line> A realização d*ssa pe*quisa, além de *xpr*ssar uma *as dime*sões que dã* sentid* de </line>
</par>
<par>
<line> exist*ncia ao ambiente </line>
<line> acadêmico (o e*sino, * pesquisa </line>
<line> e a e*t**são), re*ela-se ação </line>
</par>
<par>
<line> impre*cindível na o*ganização de políticas d* amp*ro ao trabalho do* pro*is*ionais </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> buscam sua qua*ificação *es*e am*iente. </line>
</par>
<par>
<line> Com *el*çã* às ações de amparo ao tr*bal*o do p*ofesso*, m*itas pesquisas feitas nas </line>
<line> *niversi*ad*s bra*i*eiras, assim com* os debate* feitos pelas p*ópri*s associações class*stas, </line>
</par>
<par>
<line> têm indic*do a necessi*ade </line>
<line> de m*is investimento* voltad*s àqu*lo que co*co*ra pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> valorizaç** *a condição d*ssa pr*fissão, *em como par* a ampliação da capac*dade *e </line>
<line> int**venção qu* esse *rofissional pode apres*nta* no seu amb*e*te de t*aba*h*. </line>
</par>
<par>
<line> O p*esent* trabalho de alfa*e*ização cartográf*ca, des*nvolvido a partir </line>
<line> das aç*es </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> trabalho *a </line>
<line> coor*enação </line>
<line> *o </line>
<line> curso de L*cenciatu*a Plena em *eografia, do C*mpus Clóvis </line>
</par>
<par>
<line> Moura, na Univer*idade Es*ad*al do Piauí, bu*cou fornecer s*bsídios ao processo de </line>
<line> formação dos professore* que lidam com a linguagem c*rtográfica. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> fornecimen*o de tais </line>
<line> s ubs í di os , </line>
<line> ao tem*o </line>
<line> em que se mani*e*ta como um </line>
</par>
<par>
<line> re*o**ecimento das lacunas *inda exi*tentes nos própr*o* </line>
<line> cur**s </line>
<line> de grad*açã*, é uma </line>
</par>
<par>
<line> res*osta objetiva aos a*seios dos pro*is*ion**s da *r*a *a ***cação, que rec**mam po* </line>
<line> o*ortunidades d* invest*ment*s no seu pro*e*so ** f*rmação co*tinuada. </line>
<line> A *e*l*zaçã* dest* ar*igo ev*dencio* situ**ões *niciais de fragil**a*e d* *ondição </line>
</par>
<par>
<line> pes*oa* dos **un** relativas às te*rias que </line>
<line> abor*a* os *ecan*sm*s de *esenvolviment* </line>
</par>
<par>
<line> ment*l das c*i*n*as. *ssim foi </line>
<line> pos*ível, </line>
<line> também, detectar que os e*eme*tos de ensino e *e </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndizagem relacionados à Cartog*afia n*o atendi*m f*voravelmente aos estu*os *tuais que </line>
<line> priorizam * lida com essa *emática na condição de *ma ling*a*em. </line>
<line> A partir dos estud*s teóricos su*e*idos *oi possível es*abelec** situ*çõ*s de diálo*o </line>
<line> c*m os a*u*os, v*lo*izando as abord*g*ns **e reconh**em a **cessidade de d*sprende*, ca** </line>
<line> vez mai* esfor*os par* a melhoria das condições dos processos de ensino e de aprend*za*em. </line>
</par>
<par>
<line> N* **so da a*rendizagem, os deba*e* *olta*a*-s*, para ne*ess*dade a </line>
<line> de *ma profunda </line>
</par>
<par>
<line> análise acer*a *a *on*ição cogni*iva da criança. </line>
</par>
<par>
<line> Nessas </line>
<line> **ndi*õ*s, foi *ossí*el </line>
<line> cons*atar q*e os alunos, sujeitos desta *e*quisa, </line>
</par>
<par>
<line> a*rese*tavam, inic*alm*nte, </line>
<line> *lgu*s </line>
<line> entraves na *id* com </line>
<line> *sse objet* de estu*o. M*s que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 5, art. *, p.112-129, set./o**. 2015 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. M. Scabelo, F. G. R. Filho, T. F. S. Silva </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> **mbém souberam responder, de *orma *os*tiva, ao co*junto de ativid*des que fora* </line>
<line> sugeridas ao *ongo do trabalho programado *ara este *stud*. </line>
</par>
<par>
<line> Todos eles respondera*, favoravelmen**, aos estím*los **opostos, </line>
<line> de**nstrando </line>
</par>
<par>
<line> capacida*e de aprendi*agem * de va*oriz*ção das teori*s * d*s in*erv*nções teórica*-práti*as </line>
<line> que lhes *oram sugerid*s. </line>
</par>
<par>
<line> Diant* do objetivo ini*ial de**e trabalho, é possível afir**r </line>
<line> q*e, para o* al*nos qu* </line>
</par>
<par>
<line> conseguiram chegar a* final de todas as etapas, * Car*ogra*ia pass*u a ser compreendida, </line>
<line> esse*ci*l*e*te, na educação infantil, como uma lin*uage* c*m corpo p*ópri* e que guarda </line>
<line> íntimas *elaçõe* com as condições do de*e*vo**imento p*icogenético *a criança. </line>
<line> Finalm**te, cabe, ainda, cons**e*ar que o conjunto das atividades reali*adas, confo*me </line>
<line> indicado na *esquisa, propor*io*ou diverso* recurso* pedag*gicos qu* p**erã* ser utilizados </line>
<line> no *rab*lho de formação **s licenciados do campus em *ues***. </line>
<line> REFER*N*IAS </line>
<line> ALECRIM, E. Como u*ar o Go*gle Ea*th. Extraído de : </line>
<line> www.infowester.com/tutgoogleearth.php. Acesso em 03 de De**mbro de 2014. </line>
<line> ALMEI*A, *. D. Cartogra*ia escolar (org.). S*o P*ulo: *on*exto 2008. </line>
<line> ______________. Do *esenho ao *apa: inici*ção cartog*áfic* na escola. São Pa*lo: </line>
<line> Contexto, 2000. </line>
<line> ALMEIDA, R. D; PASSINI, E. Y. O esp*ço *eog*áfico: ensino e rep*ese**açã*. 15 ed. São </line>
<line> Paulo: *onte*to, 2006. </line>
<line> CASTELL*R, S; VIL*ENA, J. Ensino de Geografi*. *ão Pa*lo: Cen*age Learn*ng, 20*0. </line>
<line> CASTR*GIOVANNI, A. C. (org.). Ensino d* *eogra*ia: práticas e textua*izaçõe* no </line>
<line> co*idiano. *orto Alegre - RS: Mediação, 2000. </line>
<line> FONS*CA, F. P; OLIVA, J. T. A Geograf*a e s*as li*guagens: o c*so da c*rtografia. In: </line>
<line> CARLOS, A. *. A. (org.). A Geografia ** sal* ** aula. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2004. </line>
<line> LIMA, *. O. Piaget: suges*ões aos edu*ador*s. Petrópolis - RJ: Voz*s, 1999. </line>
<line> OL*VEIRA, L. Con*r*bui*ão do* estudos cognitiv*s à *ercep*ão geográfica. Revist* </line>
<line> Geogra*ia. Rio *la*o: UNES*, vol. 2, abril/1977, *º *, pp. 61-7*. </line>
<line> PASSINI, *. Y. Alfa*etização cart*gráfica * * apr*ndizagem de geografi*. São Paulo: </line>
<line> Cortez, *012. </line>
<line> Rev. FS*, *eres*na, v. 12, n. *, *rt. 7, *.112-*29, set./out. 2**5 www4.f*anet.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Ling**gem Carto*ráfica: Múlti*las Possi*ilid**es De Anális*s </row>
<row> *A*SINI, *. Y; PA*SINI, R; MALYSZ, S. T. (org*.). Prática de ensino *e Geografia e </row>
<row> es*ágio supervisionado. São Paulo: Contexto: 200*. </row>
<row> P*AGET, Jean. A representa*ã* do mundo da criança. 2 ed. Aparecida, SP: I*éias & </row>
<row> *e**as, 2*0*. </row>
<row> P*NT*SC*KA, *. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, *. H. *ar* ensi*ar e aprender </row>
<row> Geografia. São Paulo: Cort*z, 2*07. </row>
<row> RIBEIRO, L. T. F; MARQUES, M. S. Ensino de *istória * *eografia - col**ão para </row>
<row> pro*e*sores d*s séries in*cia*s. Fortaleza: *rasil Tr*pica*, *001. </row>
<row> ROSSET*, A; MENE*ES; P. M. L. Su*estõ*s m*todo*ógic*s para o ens*no de </row>
<row> Car**grafi*. Extraído de: </row>
<row> *ttp://ww*.g*ocart.igeo.ufrj.br/pd*/tr*balhos/*002/Si*posio_Cart_Cr*a*%E7a_2002.pdf. </row>
<row> Aces** em: *2/*6/2014. </row>
</column>
<column>
<row> 1*9 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teres*na, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, *et./out. 2015 </line>
<line> www4.**a*et.c**.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)