Política Nacional de Humanização como Ferramenta Estratégica para Qualidade nos Serviços de Saúde / National Humanization Policy as a Strategic Quality Tool for Health Services
Resumo
Introdução: A Política Nacional de Humanização - PNH, também conhecida como “HumanizaSUS” foi criada a partir de uma iniciativa do Ministério da Saúde - MS para efetivar algumas das diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS. Essa política surgiu em 2003 com bases em iniciativas anteriores. Objetivo: Esse estudo teve como objetivo refletir se havia uma possibilidade de definição concreta da PNH como ferramenta estratégica para qualidade nos serviços de saúde. Metodologia: Para construção dessa pesquisa foi escolhida a revisão integrativa qualitativa, por possibilitar estudos sobre um conceito específico ou numa área específica, em que a pesquisa é resumida, analisada, e as conclusões totais são extraídas. O período delimitado para as buscas foi dos últimos cinco (5) anos (2014-2018). Foram utilizados artigos científicos e consultas em portais oficiais do governo, nos idiomas Português e Espanhol. As buscas foram realizadas através das palavras chaves: “Humanização em saúde” “Política Nacional de Humanização”; “HumanizaSUS”. A base de dados utilizada foi a Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, e todos seus portais indexados. Resultados e Discussão: Enquanto alguns autores defendem que a humanização em saúde é uma prática rotineira, outros consideram que é uma questão ainda não tão especificada. Nos últimos 5 anos os profissionais da enfermagem e medicina foram os que mais publicaram sobre a temática, cerca de 57,14%. Conclusão: Constatou-se que a aplicação da PNH como ferramenta estratégica é fundamental para haver qualidade nos serviços de saúde, no entanto, são necessárias discussões mais aprofundadas para haver maior engajamento dos profissionais à PNH.
Palavras-Chave: Humanização em Saúde. Política Nacional de Humanização. Humanizasus.
ABSTRACT
Introduction: The National Humanization Policy - PNH, also known as "HumanizaSUS" was created from an initiative of the Ministry of Health - MS to implement some of the guidelines of the Unified Health System - SUS. This policy emerged in 2003 from previous initiatives. Objective: This study aimed to reflect whether there was a possibility of defining the HNP as a strategic tool for quality in health services. Methodology: To construct this research was chosen the qualitative integrative review. This methodology was chosen because it allows studies on a specific concept or in a specific area, where the research is summarized, analyzed, and the total conclusions are extracted. The search period was limited to the last five (5) years (2014-2018). Scientific articles and consultations were used in official government portals, in the Portuguese and Spanish languages. The searches were carried out through the key words: "Humanization in health" "National Humanization Policy"; "HumanizaSUS". The database used was the Virtual Health Library - VHL, and all its indexed portals. Results and discussion: While some authors argue that humanization in health is a routine practice, others consider it to be a question that is not yet as specific. In the last 5 years, the nursing and medical professionals were the ones who published the most on the subject, about 57.14%. Conclusion: It was verified that the application of the HNP as a strategic tool is fundamental to have quality in the health services, however, more in-depth discussions are necessary to have a greater commitment of the professionals to the HNP.
Keywords: Humanization in Health. National Humanization Policy. Humanizasus.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2018.5.2.6
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Revista Saúde em Foco N° 1/2014