Apoio Psicológico aos Discentes Durante a Pandemia: Relato de Experiência / Psychological Support to Students During the Pandemic: Experience Report
Resumo
Relato de experiência profissional sobre o apoio e acolhimento psicológico aos discentes de pós-graduação. Focado na relação de ajuda, sentimentos, conflitos e percepções, confiando na capacidade de crescer e dar novos significados a sua vida. São estratégias usadas no campo educacional e no campo da saúde como forma de proporcionar uma escuta enquanto produção de saúde e de informações educativas, ou seja, partindo do pressuposto de que o espaço instituído para a fala acerca dos problemas já estabelece uma ferramenta capaz de produzir bem-estar e alivio, diante da pandemia, estabelecendo práticas de distanciamento social, de perdas que provocam impactos. As queixas foram: perdas sociais, afetivas, econômicas e de rotina. Por fim, o cuidado em saúde mental, oferecido aos discentes é o processo por meio do qual se dá oportunidade de explorarem preocupações pessoais e acadêmicas, esta exploração conduz a uma ampliação da capacidade de tomar consciência e das possibilidades de escolha.
Palavras-chave: Apoio Psicológico. Orientação Educacional. Saúde Mental.
ABSTRACT
Professional experience report on psychological support and reception to graduate students. Focused on helping relationships, feelings, conflicts and perceptions, trusting in the ability to grow and give new meanings to your life. These are strategies used in the educational field and in the field of health as a way of providing listening while producing health and educational information, that is, based on the assumption that the space established for talking about problems already establishes a tool capable of producing well-being and relief, in the face of the pandemic, establishing practices of social distancing, of losses that cause impacts. The complaints were: social, affective, economic and routine losses. Finally, mental health care offered to students is the process through which the opportunity to explore personal and academic concerns is given, this exploration leads to an expansion of the ability to become aware and the possibilities of choice.
Keywords: Psychological Support. Educational Guidance. Mental Health.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2022.9.2.5
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Revista Saúde em Foco N° 1/2014