Atividade Física e Saúde de Adolescentes / Physical Activity and Health of Adolescents
Resumo
Dentre os diversos comportamentos adquiridos durante a adolescência e transferidos para a fase adulta, destaca-se o baixo nível de atividade física diária, prática que pode influenciar na saúde física, no que concerne a prevenção de doenças crônicas, como na saúde mental e desempenho escolar dos mesmos. Por isso, os cuidados com a saúde desse público, merecem atenção especial. Avaliar como a atividade física impacta na saúde de adolescentes. A estratégia de busca foi estruturada com o operador booleano and, combinado com os descritores: “Motor Activity”, “Adolescent” e “Health”. A partir da análise dos textos selecionados, tem-se as características dos trabalhos, totalizados em 09 estudos que em sua maioria, trata-se de estudos transversais e de intervenção, mas também há um observacional e outro, que analisou dados de uma pesquisa já realizada anteriormente. No geral, os resultados dos trabalhos mostraram uma boa correlação entre a prática da AF e os benefícios dessa, na saúde de adolescentes, pontuando que todos os estudos acima, também demonstraram que a prática de AF entre esse público, melhora não só a questão física, mas também a saúde mental e diminui os comportamentos que colocam a saúde humana em risco. Através do presente trabalho, a prática de AF regular é um importante meio de proporcionar aos adolescentes, além de momentos de interação na escola, melhora no desempenho escolar, diminuição no sedentarismo, como também saúde corporal e mental, beneficiando a qualidade de vida a curto e longo prazo. Isso ressalta o valor da AF na qualidade de vida principalmente quando iniciada na fase da adolescência.
Palavras-chave: Atividade Motora. Adolescente. Saúde.
ABSTRACT
Among the various behaviors acquired during adolescence and transferred to adulthood, the low level of daily physical activity stands out, a practice that can influence physical health, with regard to the prevention of chronic diseases, such as mental health and their academic performance. Therefore, health care for this population deserves special attention. To evaluate how physical activity impacts the health of adolescents. The search strategy was structured with the Boolean operator and, combined with the descriptors: “Motor Activity”, “Adolescents” and “Health”. From the analysis of the selected texts, we have the characteristics of the works, totaled in 09 studies, the majority of which are cross-sectional and intervention studies, but there is also an observational and another, which analyzes data from a research already carried out previously. In general, the results of the work demonstrated a good demonstration between the practice of PA and its benefits on the health of adolescents, pointing out that all the studies above also demonstrated that the practice of PA among this public improves not only the physical issue, but also mental health and reduce behaviors that put human health at risk. Through this work, the practice of regular PA is an important means of providing adolescents, in addition to moments of interaction at school, improvement in school performance, reduction in sedentary lifestyle, as well as body and mental health, benefiting quality of life in the short and long term. This highlights the value of PA in quality of life, especially when started during adolescence.
Keywords: Motor Activity. Adolescent. Health.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2023.10.3.2
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Revista Saúde em Foco N° 1/2014