O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes

Victor Hugo Nedel Oliveira, Nestor André Kaercher

Resumo


O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade em diferentes setores, incluindo a escola. Objetivou-se, na pesquisa, identificar os sentidos que jovens do ensino médio atribuem a sua escola e como compreendem seu processo educacional. Para atingir os objetivos propostos, montou-se questionário de pesquisa que foi aplicado em turmas concluintes no ensino médio do espaço de pesquisa e, posteriormente, analisado, com o texto final de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem contemporâneo percebe sua escola e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas na mesma. Verificou-se que o jovem aprecia muito os diferentes espaços da escola, como pátios e corredores, mas não houve inferência na sala de aula como um espaço aprazível.

 

Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Escola.

 

 

ABSTRACT

 

Contemporary youth is surprising society in different sectors, including school. The objective of the research, identify the ways that high school students attribute their school and how to understand their educational process. To achieve the goals, set up a questionnaire survey that was administered to graduating high school classes in the search space, and subsequently analyzed, with the final text search. The survey results indicate that the contemporary young man realizes his school and at the same time, points to possible flaws in it. It was found that the young greatly appreciates the different school spaces such as courtyards and corridors, but there was no inference in the classroom as a pleasant space.

 

 Keywords: Young. Youth. Teaching. School


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2012.

CORTI, A. P. Uma diversidade de sujeitos: juventude e diversidade no ensino médio. In: Juventude e escolarização: os sentidos do Ensino Médio. Programa Salto para o Futuro – TVE/Escola/Brasil, São Paulo, ano XIX, Boletim 18, nov./2009.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GOOGLE Maps. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2015.

JORNAL Sul21. B. J. R. (Jornalista). Foto dos pátios do Colégio Julinho. Porto Alegre/RS. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2014.

MEIRIEU, P. Carta a um Jovem Professor. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MICHALSKI, M. F. Identidade do aluno Juliano: liberdade e identidade no ensino médio. Porto Alegre: Colégio Estadual Júlio de Castilhos, 2010.

SILVA, R. A. Sexualidades na escola em tempos de AIDS. 1999. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

VEIGA-NETO, A. Paradigmas? Cuidados com eles. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.8

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)