<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 8, *. 134-159, jul./ago. 2016 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.4.8 </line>
</par>
<par>
<line> O Jovem Contemporâneo e Sua E*cola: Um* Relação Entre Afeições e Desafe*o* </line>
<line> Young Con*em*orary **d Your School: A **lationship *etween Affe*tion* a*d Dislike* </line>
</par>
<par>
<line> Victor Hugo N**el Ol*veira </line>
<line> Mes*re e* Geogr*f*a pela U*iversidade Federal *o R*o Grande do Sul </line>
<line> P***essor da R*de Pública e Pri*ada de Por*o Alegre </line>
<line> E-ma*l: victornedel@ho*ma*l.com </line>
<line> Nestor And*é Kaerche* </line>
<line> Do*tor em Ge**rafia H*ma*a pela Unive*s**ade de Sã* Paulo </line>
<line> Professor *a *niversid*de Federal d* Rio Grande do Sul </line>
<line> E-*ail: *estorandrek@*mai*.co* </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Victo* Hu*o *edel Oliv*ira </line>
<line> *ditor Científ*co: Tonny Kerley de Alencar Rodr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: A*. P*a*a *ir*tini, *6. Co**gio Júlio de </line>
</par>
<par>
<line> Cast*l*os. Ba*rro Santan*. Porto Al**r* - RS. CEP: </line>
<line> Artigo recebido e* 25/04/2*1*. Última </line>
<line> ve**ã* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 900*0-160. </row>
<row> End*reço: Nesto* *ndré Kae*cher </row>
<row> En*ereço: Fac*ldad* de Educaç*o (UFRGS). A*. Paulo </row>
<row> *ama, 110 - Fa**oupilha, P*rto Alegre - RS, 9*040-*6* </row>
</column>
<column>
<row> recebida em 18/05/201*. A*rovado *m 19/05/2**6. </row>
<row> Aval*ado pelo sistema Trip*e Revi**: a) Desk Review </row>
<row> pelo Editor-*hefe; e b) D*uble Blind Review </row>
<row> (avalia*ão ceg* p*r dois ava*iadores d* áre*). </row>
<row> R*vis*o: Gramatical, *ormativa e de Formata*ão </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Jovem *ont*m*orâne* e Sua Escola: Uma Rela*ão Entre Af*iç**s e Desa*etos </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> * jove* contemporâneo ve* sur*reendendo a soc*edade em diferen*e* *et*res, inclu*ndo a </line>
</par>
<par>
<line> escola. *bje*ivou-se, na pe*quisa, iden*ificar os sentidos que joven* do *ns*no médio atribuem </line>
<line> a sua escol* e como *omp*eendem seu processo educa*ional. Para *tin*ir os obje*ivos </line>
</par>
<par>
<line> propostos, montou-se ques*ionário d* *esquisa que foi aplicado em tu*m** co*cluinte* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> en*in* m**io do espa*o de pe*quisa e, p*steriormen*e, *nalisa*o, com o texto final </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pesq*i*a. *s resultado* da pesquisa ind*c** q*e * *ovem contemp*râneo percebe sua *sc*la </line>
</par>
<par>
<line> e, </line>
<line> a* mesmo te*po, aponta *ossíve*s falhas na mesma. Verificou-se que o jov** aprecia </line>
</par>
<par>
<line> muito o* diferentes espaços da es*o*a, como pá*ios e corr*d*r*s, mas não houve inferência na </line>
<line> s*la de aul* c*mo um espaço aprazív*l. </line>
<line> Palav*a*-chave: Jovens. Juventude. E*sin*. Escola. </line>
<line> ABS*RA*T </line>
<line> Contempo*ary youth i* surpri*i*g s**iet* i* d**ferent *ect*r*, *ncl*din* s*hool. *he ob*ective </line>
<line> of t*e **search, *denti*y the wa** t*at high sch*ol students attribute th*ir school and how to </line>
<line> understand the*r educational process. To ac*ieve the goals, set up a questionna*re sur*ey that </line>
<line> was administe*ed to grad*ati*g high *c*ool c*asses in the search spa**, and *ubsequent*y </line>
<line> analyzed, wi*h the final text search. The survey resu**s indicate that th* contemporary young </line>
<line> *an rea*izes his school an* at the same time, points to poss*ble fla*s in *t. It was found that </line>
<line> the y*ung gre*tly apprec*ates the di*fere*t sch*ol spa*es such as courtyards a*d corridors, but </line>
<line> the*e w*s no inferenc* in the classroom as a *leasant spa*e. </line>
<line> Keywords: You*g. Youth. Teachi*g. School </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 13, n. 4, art. *, p. 134-159, jul./a*o. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. Oliveira, N. A. Kaerche* </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> DE JOVENS E D* ESP*Ç* *E PESQUISA... </line>
</par>
<par>
<line> Somo* tão jo*ens? Ainda *ersist*, em nossa sociedade, a bu*ca *e*a et*rna belez*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eterna juventu*e? E * sonh* de beber o el*xi* mági*o da juve*tu*e </line>
<line> e </line>
<line> não envelhec** mais? </line>
</par>
<par>
<line> Por **ngos anos a juv*n*ude foi tem* de d*ba** dos gregos e seus *u*essores. Atualmente, </line>
<line> vemo* os avanços d*s áreas médic*s em post*rgar a velh*ce. *s ca*as de r*vista, </line>
</par>
<par>
<line> aprese*tando *ormas jovens e escu*tura*s, f*rma*do um </line>
<line> ideal d* beleza *uase *t*pico. Mas </line>
</par>
<par>
<line> não * s*br* e*sa ju*entude qu* esse trab*lho se d*spõe a tra*ar. Aqui, queremos discu*ir sobre </line>
</par>
<par>
<line> es*a fase qu* todos passamos: a juven**de - que, </line>
<line> por ve*es, se est*nde muito </line>
<line> além do </line>
</par>
<par>
<line> delimitado pela id*de e suas re*ações **m a *ua escola. Quer*mos ver ***s de pe*to - as </line>
</par>
<par>
<line> dif*rentes culturas j*veni* e *omo pod*m *os *jud*r a do*e*ciar. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao espaço de pesquis*, escolheu-se o C**égio Estadual Jú*io de </line>
<line> Castil*os </line>
</par>
<par>
<line> (C*JC), loc**i*ado na regi*o central *e Porto Alegre, c*pi*al do Estado do Rio Grande d* Sul </line>
<line> (*S). Essa é *ma das escol*s em que um d** autore* exerce s*as fun*ões docentes. O </line>
<line> compromisso com * retor** do que pesqu*samos *i***a*e*te à s*c*edade *ambém se env*lve </line>
<line> *a p**sente pesq*isa. </line>
<line> Figura 1 - Localização do Col*gi* Es*adual Júlio de Castilhos - Por*o Alegre (RS) </line>
<line> C*légio Estadual </line>
<line> Júlio *e *as*ilh*s </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Goo*le *aps (*0**). </line>
<line> O CEJC é a maior *s*ola pública estadua* do Estado do RS. Possu* tr*d*ção e no*e no </line>
<line> *nsino, alé* *e f*r*e presença *i*tórica, sendo que i*por*****s acont*cimentos ocorreram em </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-159, j**./ago. 2016 ww**.f*anet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ove* C**tempo*â*eo e Sua **cola: Uma Re*ação Entre Afeições e *esafetos </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> su*s *epe*dências ou relaci*nados a se* nome, *azendo da </line>
<line> es**la </line>
<line> parte da h*stória do Ri* </line>
</par>
<par>
<line> Grande do S*l e d* Po*t* Al*gre. Nos últimos **o*, a escola modif*c**-se paul*tina*ent*, </line>
<line> deixan*o de s** a *eferência ** excel**cia no ensino do Esta*o do RS, m*s a*nda manté* a </line>
<line> visibilidade *ue tinha de*de sua funda*ã*. Po*e-se *izer que *corr*ram mudanças ** a**uns </line>
<line> pri*cipais eixos: </line>
</par>
<par>
<line> a) mud*nças </line>
<line> n* </line>
<line> púb*ico docent*: havia *e*eç** </line>
<line> inte*na até a década de 70 pa*a </line>
</par>
<par>
<line> do*entes do CEJC, a*é* da s*leçã* *rópria do E*tado. O* *rofe**ores dev*r*am *e* </line>
</par>
<par>
<line> no mínimo, titulação *e licenciado e ex**r*ênci* </line>
<line> em *ala *e a*la. Atualmen*e, </line>
</par>
<par>
<line> c*nt* como f*rma ** *ngresso *ocente na e*col* ou o concurso padrão do Estado </line>
</par>
<par>
<line> do RS ou a contrat*ção e*ergencial, </line>
<line> esta que não exige *ormação concluída </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *nsino superior; </line>
</par>
<par>
<line> b) muda*ças </line>
<line> no </line>
<line> pú*lico discente: hav*a s**eção pa*a *ngres*o como </line>
<line> a*uno até </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *éc*d* d* 80, op*rtunida*e em *u* se re*lizavam provas d* conhecimento* gera** </line>
</par>
<par>
<line> e esp**í*ico*, *endo os *l*nos </line>
<line> cla*sificados e sele*io*ado* os *luno* co* as </line>
</par>
<par>
<line> melhores notas. Além disso, uma *ign**i*ativa parcela d* </line>
<line> a*unado daq**la época </line>
</par>
<par>
<line> provinh* </line>
<line> do </line>
<line> interior, </line>
<line> *á que as </line>
<line> escolas ** ensino *éd*o *ram </line>
<line> e*cassas *es*a* </line>
</par>
<par>
<line> regiõe* do Estado. Esse alu*o vinha **m outro* *ábit*s e rotinas *e *studo. Ma*or </line>
<line> comprom*timento e*a n*tural des*es joven*. Atua*m*n*e a popul*ção de alun*s do </line>
</par>
<par>
<line> C*JC é mais variada, </line>
<line> como já se afi*mou e se comp*ov*u at*avé* </line>
<line> da pesqui*a. </line>
</par>
<par>
<line> Dado *mpor*ante é que o alunado atual da escola *r*vém de difere*tes bairros da </line>
<line> ci*ade e, e* *ua gr*nde maioria, dos *air*os Res**nga e Lomba do Pinh*iro, *ois </line>
<line> bai**os de região *eriférica *e Porto Alegre; </line>
<line> *) m*danças na ge*tão *ú**ica esco*ar: o CEJC, historic*mente, foi a *scol* qu* </line>
</par>
<par>
<line> pri*eiramente re*ebi* </line>
<line> *roj*tos, inovações, c*iação e *anut*nção d* l**oratórios de </line>
</par>
<par>
<line> ponta, novas técnicas e metodo*ogias. Alé* disso, a m*nten*dora da es*o*a, Se*retaria </line>
<line> d* Educaç*o d* Esta** do R*o Grande do S*l, man*in** espec*a* atenção n*st* espaço </line>
<line> de ensino, destinando, além de recursos **s*cos, recur*o* huma*os para quaisquer </line>
</par>
<par>
<line> p*oblemas que s*rgis*e* na e**o*a. Atualmente, o C**C t*rnou-se um* * m*is </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *ista das *sco*a* est*duai* em Porto *legre * no Rio Grande do Sul. </line>
</par>
<par>
<line> Me*mo que continu* marcand* presença pel* sua histó*ia, o CEJC, *ma das m**ores </line>
</par>
<par>
<line> escolas pú*lic*s do Estado *o RS, recebe </line>
<line> atenç*o por parte d* sua ma**enedora tal </line>
<line> qual </line>
</par>
<par>
<line> qualquer outra da mesma rede. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, *. 13, n. *, art. *, p. 134-159, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira, N. A. Kaercher </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ur* 2 - Pa*te d* fachada *o Colégio Estadu** Júli* ** Castil*os </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Acer** do* autores (201*). </line>
<line> Vemos, na fot* acima, por exemp*o, um trecho da fa*hada do pré*io pr*ncipal do </line>
<line> CEJC. *ode-se ter *dei* de sua dimen*ão, ao perce*er que não se con*egue enq*adr*r toda sua </line>
</par>
<par>
<line> fachada </line>
<line> em *ma mesm* fo**. O C*JC apre*en*a parcela sig*ifi*ativa representat**a da e </line>
</par>
<par>
<line> população do al*na*o de Porto Alegre, uma vez *ue est* vem de to*as *s regiões da ci*ad*, </line>
</par>
<par>
<line> incluindo cidades próximas, </line>
<line> sen*o comp*sto* p*r dif**entes </line>
<line> *l*ss*s sociais, ra**s, credos </line>
</par>
<par>
<line> religiosos, g*ne*os e opções sexuais. En*r* </line>
<line> outras palavras, trat*-*e *e *ma escola **ande, </line>
</par>
<par>
<line> c*m muitos aluno* - ap*oximada*ente 2.500 - e, *cima *e tudo, com grande diversidade, </line>
<line> condições ideais para o d*se*volv*mento *a *esquisa. </line>
<line> * CE*C trata-se de uma es*ola púb**ca, como já aprese*t*da. E a e*colha por ess* </line>
<line> espaço de p*squis* não foi a*eatória. Vários sã* os m*t*vo* que levaram * e*colher a *scola </line>
<line> pública para pe*quisa e realização do pr*se*te t*ab*lho: </line>
<line> a) È ineg*vel o "mass*cre" p*r que a escola pública *em p*ssando nas últimas </line>
</par>
<par>
<line> *éc*das, por es*e o* aquele governo. Nesse sent*do, pro*uro </line>
<line> refletir sobre este </line>
</par>
<par>
<line> espaço no í*peto de </line>
<line> querer *o*tr*buir para melhor*a n* qualidad* do * </line>
<line> ensino </line>
</par>
<par>
<line> destes *stab**e**mentos por onde passam milh*es de brasileir*s anualmente; </line>
<line> b) Há, sem dúvidas, um *om*romisso *a pesquisa com o retorno social a *ue ela s* </line>
<line> pro*õe. De fa**, uma *esquisa *e*lizada *m u*a Un*versidade *ública, *o* </line>
<line> fi*anc*amento de profes*ores através de *erbas públicas deve pensa*, i*ual*ente, a </line>
</par>
<par>
<line> e*uca*ão em *spaços </line>
<line> p*blicos; n*s*e caso, na </line>
<line> educação básica públic* - en*i*o </line>
</par>
<par>
<line> mé*io; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. 4, ar*. 8, p. *3*-15*, jul./*go. 2**6 </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Jovem Con*emporâneo e Sua Escola: U** Relação E*tre Afeições e *esa***os </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> c) M*sm* os autores não have*do estu*ado em esco*a pú*lic*, pe*cebeu-s*, ao </line>
</par>
<par>
<line> in*ressar como docen*e nesse espaço, o quão *arente *m recu*sos financeiros </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esc*la pública é, mas, o que mais pre*cupou, de i*ediato, foi a carên*ia </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> recurso* hum*nos *ue p*nsem a orga**zação, o curríc*lo, </line>
<line> a didática, o </line>
</par>
<par>
<line> funciona*ento deste* *sta*elecime*tos de ensi*o. N*sse sen*ido, se d* a escolha </line>
<line> pela escol* pública: colabo*ar, ain*a **e d* man*ira m**esta e pequena, na* </line>
<line> dis**ssões sobre o pertencimento dos jove*s a estes espaços. </line>
<line> 2 R*FERENCIAL T*ÓRICO </line>
<line> 2.1 Da* Leituras Que *o* Fizeram P*nsar... </line>
<line> ** busca* e*tende* quem é o jovem contempor*n*o * ***s rel*ções com a sua escol*, </line>
</par>
<par>
<line> busca-s* en*ender também, e espe*ific*m*nte, como </line>
<line> está composto o q*ad*o de alun*s d* </line>
</par>
<par>
<line> *sco*a escolhida </line>
<line> como espaço *e pes*u*sa. Nesse sentido, Mich*lski (2*10) ap*esenta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ide*t*da** do al*no J*liano1, destacando aspectos importan*es co*o: a liberdade *ue o al*no </line>
<line> encontra de**ro *a escola, os dif*rentes espaços * grupos que a escola proporc*ona a* *luno e </line>
<line> as oportunidades extr*c*rri*ulare* que são fornecidas ao al*no. </line>
<line> O Julin*o proporciona cont**os sociais *os mais diversos, e isso vem a ser um </line>
</par>
<par>
<line> dif*rencial desta escola. Dou-m* conta de suas identidad*s são </line>
<line> enriquecidas nas </line>
</par>
<par>
<line> *elaçõ*s sociais que *c*r*** den*ro d* colégio, * </line>
<line> que necessariamente leva a um </line>
</par>
<par>
<line> amadurecimento, ao *pr*ndizado da tolerância * da *olidariedade. (MICHALSKI, </line>
<line> 2 0 1 * , * . 1 1 ). </line>
<line> E seg** * *u*ora, so*r* os d*ferentes sig**ficados q*e o Juli*ho forn*ce * constrói em </line>
</par>
<par>
<column>
<row> se*s alunos: </row>
</column>
<column>
<row> O "Julinho" é um lu*ar rep*et* de significados *ara todo* a*ueles *ue estudaram e </row>
<row> e*tudam lá. Ao longo desses cento e dez an*s, o co*égio * princ*pal*ente lembra*o </row>
<row> como es*ol*-padrão, com professo*es marcantes e um ensino q*ali**cado. Mais </row>
<row> re*ent*ment*, pr*n*i*alm*n*e através dos *eios de comun**ação, a *sco** tem sido </row>
<row> ass*ciada alg*mas vezes ao uso *e droga* e brig*s que de fato ocorreram em 20*6 </row>
<row> ** coreto da *raça e* frente a* colé*i* envolvendo alunos de outras *sc***s </row>
<row> próximas, alguns do *ulinho e outros que n*o *ram de es*ola nen*uma. A q*e**ão *a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> drogad*ção e da *iolência inv*diu q***e todos *s espaços da </line>
<line> cidade, *nclusiv* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> espaço escola*, seja e*e **blico ou privado. (*ICHAL*K*, 2010, p. 13). </line>
</par>
<par>
<line> ¹ Enten*e-se, por *luno Juli*no, o aluno que está *tualmente matriculado no C*JC ou que já foi aluno desta </line>
<line> e*cola. Este termo * utiliz*do just*men*e para reforça* esta *d*ia de per*encimento identitár*o *o colég*o. </line>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 13, n. 4, ar*. 8, p. 134-159, jul./ago. 20*6 www4.*sanet.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira, N. A. *aercher </line>
<line> *40 </line>
</par>
<par>
<line> Re*l*ente, a vi*lênci* esc*lar é um fato presente n*s *ai* variadas *scol*s, e o Co*égio </line>
<line> Estadual Júlio de Ca*ti*hos também s*f*eu e s*fre des*e m*l. Es*es significados ap*esentados por </line>
</par>
<par>
<line> Mic*alski são </line>
<line> conf*rmados em pesqui*a recente </line>
<line> real*z*da pela Fundaçã* de Apoio ao C*lég*o </line>
</par>
<par>
<line> Estadual *úlio ** Castilhos (Fundação), enti*ade respon*ável p** asse*sorar e congre*ar alunos, </line>
<line> prof*ssores, ex-alunos e ex-professores. *as pesquisas, re*lizadas pelo Departamento de Ensino </line>
</par>
<par>
<line> desta Fu**açã*, *firma-se que 56,8% dos alu*os ** mant*nham interesse </line>
<line> em estudar na escola, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo antes de se matricular, fat* es*e *ue c*nfirma a tese, m*s*o em tempo* de m*danças </line>
<line> na escola, de que mais da met*de dos alunos ingressantes go*taria* d* e*tudar ness* es*ola e </line>
<line> não em outras, o *ue ainda, a pr**ri, a mant*m *omo escola *e ref**ência. Michalski (201*, </line>
<line> p.*9) continua e afirma outro* esp*ços sociais, nos quais os al*nos t*ansita* dentro *a escola: </line>
<line> Ao longo dos três anos (no mínimo) que os jovens que estudam no Ju*inho, também </line>
<line> namora*, fazem p*rt* do tim* d* *ôl*i, fu*ebol e futsal, participam de ofici*as de </line>
<line> *eatro, escu*tur*, de*e*ho, gravura, pintura ou cerâmi*a (um *o* di*eren**ai* do </line>
<line> colégio), at*am no **êmio Es*udantil, *ar*icipa* de reuniões do Kaa-eté (g*u** </line>
<line> ambientalista) o* ain*a, até pouco *m atividades do DTG. </line>
<line> Atual*en*e, a*nda permanecem alguma* das ativi*ades supra*itadas. Tais atividades </line>
<line> são for*ador*s, tamb*m, de*tas caracter**ticas pl*rai* e que tornam es*a uma escola de e*sino </line>
<line> médio di*erenci*da das de**is de mesm* nível da rede públic* esta*ua*. A* matr*cu*ar-se, o </line>
<line> aluno selec*ona em q**l mod*lidade **portiva realiz*rá *s au*as *e edu*açã* fís*ca: vôlei, </line>
</par>
<par>
<line> f*teb*l, futsal, </line>
<line> acade*ia </line>
<line> d* ginástica, alo*ga*entos caminhad*s. Da mesma *orma, os e </line>
</par>
<par>
<line> alun*s *legem a especi*lidade de arte que e*tudar*o (esta apenas no *rimeiro ano do ensin* </line>
</par>
<par>
<line> *édio, co*form* * grade curr*cula* vig*nte): te*tro, escult*ra, d*sen*o, gravura, pintura </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *e*âmi*a. Ou**os es*aç*s de*tinado ao a*uno, *tualm**te, são: * Grêmio Estu*antil - *ue </line>
<line> ma*t**, muito clarament*, **rte l*gação com **rtidos pol*ticos de extrema es*uerda, *at* n*o </line>
</par>
<par>
<line> isola*o **sta escol*, e </line>
<line> no qual n*o entrarem*s na seara do debate. fato é que *ste é u* O </line>
</par>
<par>
<line> importa**e espa*o d* socialização de mu*tos a*unos, *impatizante* de*ta linha política. * </line>
<line> DTG (Departamento ** Tradições Gaúchas), *ecentem*nte re*tivado, o q*al propõe dar </line>
<line> se*uimento ao Movi**nto Tradicion*list* G**cho, *u* t**e or*gem ***ta escola, na figu*a </line>
</par>
<par>
<line> popular de Paixão Cort**. A Banda Marcial *uliana, </line>
<line> em for*ato de orq*estra, q*e também </line>
</par>
<par>
<line> rea*iza apresentações em for*a de marcha, é o**ro </line>
<line> espaço que tem receb*do procura de a </line>
</par>
<par>
<line> alunos que *ese**m estud*r música, como sendo u* programa </line>
<line> extracurricu*ar. Mesmo com </line>
</par>
<par>
<line> tod*s es*es atra*ivos e diferenc*a** na escola, um *enômeno teima em se re*etir: a recusa aos </line>
<line> modelos de socialização dos con*e*imentos, já apon*ado por Corti (**0*, p.1*0), afi**ando </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. *3, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 20*6 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ovem Contemporâneo e Sua Esco*a: U*a Relação Ent*e A*e*ções e Des*fetos </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> que "[...] ** adole**e*tes e jovens d* baixa renda que estão inc*u*dos *a esco** expressam </line>
<line> recusa ao modelo de s*cia*izaçã* do co*hecim**t*". </line>
</par>
<par>
<line> Este fenômeno, de recusa aos modelos de *o*ializaçã* dos co*h*cimento*, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *otadamen*e visível em *rande par*e dos alun*s da escola, na medida e* que ** **paços </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> *itados torna*-se e*pa*os de atração ao aluno. *á a sal* *e aula, dita convencional, tor*a-se </line>
</par>
<par>
<line> espaço de repulsão, em **ande pa*te dos c**o*. O *ue estão faze*do </line>
<line> com es*e alun* </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> no*s*s aulas? O **e faz o aluno gos*ar *os espaç*s da escola, gostar de estar na *sco*a, mas </line>
</par>
<par>
<line> n*o *a s*la de </line>
<line> aula? Nesse s*n*ido Corti (2*09, </line>
<line> p.115) segue </line>
<line> **ndo pis*as para p***armos </line>
</par>
<par>
<line> esses p*o**ema* *o af*rmar que, nesses c*so*, trata-se de u* </line>
<line> [...] público juven*l diverso contradições de **a socie*a*e qu* av*nça na inclusão </line>
<line> educacional *em transformar a estrutura soci*l *esigual. A* desiguald*des sociais </line>
<line> te*dem a tencio**r a escola produ*indo novos confl*to*. </line>
</par>
<par>
<line> Tais *onflitos estão muito claros n*s *alas de muitos colegas em </line>
<line> conversas </line>
<line> no* </line>
</par>
<par>
<line> inter*alos, quando sã* r**atados alguns *om*ntos d* *a*a de aula, o* quais sã* nominados </line>
</par>
<par>
<line> *omo </line>
<line> con**ito* </line>
<line> c*m alunos. Esse* epi*ód*os abarcam </line>
<line> grande </line>
<line> p**te de exemplos, com*: falta </line>
</par>
<par>
<line> de interes*e dos alunos, f*lta de r*sp*ito, desmoti*ação, *ventuais brigas, *et*rada </line>
<line> de alunos </line>
</par>
<par>
<line> de aula, entre o*tros. Nã* gostaria </line>
<line> aqui, de forma alguma, </line>
<line> de culpabiliza* o p*of*ssor pela </line>
</par>
<par>
<line> ocorrência de tais atitudes, mas c*beria o que*tionam**to de como estão nossas aul*s h*je. </line>
<line> São, efetiva*e*te, at*at*vas para o *luno? Co*seguimos man*e* a atenção **s alu*os? Penso </line>
</par>
<par>
<line> qu* não soment* a*ravés </line>
<line> *as a*las, mas do própri* relaciona*ento com os a*uno*. Esse </line>
</par>
<par>
<line> relacionamento, dentro do Colégio E*tad*al Júlio de Castilhos, já é apontado como </line>
<line> "demo*rático" po* M*chalski (*0*0, p.25), apo*tando que: </line>
<line> Há u* convívio d**ocrátic* c*m pes*oas de bairro* diferentes, h*mossexu*is </line>
<line> masculinos e femininos, j*vens cadeirantes * com *ut*as limitações físic*s, com </line>
<line> go*to* mu*ic*is diferentes, com opções par*i*ár*as difer*ntes. </line>
</par>
<par>
<line> Essa fala da autor* ref*ete *m </line>
<line> *mportante el*me*to </line>
<line> consi*erado n**ta pesqu*s*, tanto </line>
</par>
<par>
<line> como f*rma de justificar a re**ização da me*ma, no sentido d* elenc*r a e*cola para o espaço da </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*s* també* nas *elações com o e*sin* de Geografia: * diver**dad*. É ***rmad* e </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> e*iste *m convívio pacífi*o com a*unos de diferentes bairros de Porto Alegre, o *ue é r*fl*tido </line>
<line> já na entra*a dos al*nos na e*col*, qu*ndo vêm de bairros di*erent*s de Porto Alegre, a grande </line>
<line> maioria de bai*ros de periferia. Quando o aluno *ntra ** contato com uma escola grande e *ai </line>
</par>
<par>
<line> de seu </line>
<line> bairro, nota-se claramente uma mudança comp*rtamental, já q*e ele s* enc*ntra ** </line>
</par>
<par>
<line> no*os e**aços, com </line>
<line> *ovas pess*as, o que implicaria comportamentos diferentes dos de sua </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi**, v. 13, n. *, art. 8, p. 134-159, j*l./ago. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. O**veira, N. A. Ka*rche* </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> re**idad* de origem, uma vez qu* os espaços ta*bém vão construindo as pessoa* * *eus </line>
<line> comport**entos. </line>
<line> Outro enfoque espec*a* de Mic*alski (20*0) é *obre a questão da sexual*dade dos </line>
<line> alunos. Há alunos heteros*exuais, ho*osse**ais, bissexuais, *ransexuais assumidos, ou seja, </line>
<line> qu* se afirmam *er e ter comportame*tos sexuais des*es **pos. O fato é que *xiste, em número </line>
<line> muito *eduzi*o, fal*s e com*ortamentos de preconce*t* em relação a estes alu*os, mas, em </line>
<line> sua grande parte, são r*sp*itados. </line>
<line> Por f*m, a auto*a trata da questão de *lu**s com defi*iê*cias físic*s. De fa*o, o Julinho </line>
</par>
<par>
<line> recebe uma quan*i*ad* signi*ic*tiva de alun*s cadeirantes, já q** esc*l* possui ele*ado* de a </line>
<line> acesso a*s seus três andares. Há *amb*m alunos com d*ficiê*c*as mentais, os quais, no*mal*ente, </line>
</par>
<par>
<line> ingressam na escola com l*udo m*di*o, o qual a*resentado a*s é </line>
<line> professore* da* tur*as com </line>
</par>
<par>
<line> este* al*n*s, gar*ntido-lhesuma avaliação dif*re*cia*a. Sil*a (*999, p.19*) realizou se*s estudos </line>
<line> *e mestra*o *m educação * *tilizou o Colé*io Estadual Júlio d* Castilhos *omo ** de seus </line>
<line> espaços de pesqui*a, no sent**o do que já *r*ta*os aqui. *s*im, </line>
<line> O* jovens com os qu*is tive oportunidade de maior contato *o co*égio discordam da </line>
<line> visã* **sen*iali*ta que tende a ro*u*á-l*s/as da mesma forma, no levando em conta </line>
<line> suas esp*c*ficidades. Os/as jovens não s* definem de u*a man*ira *nica, pois as </line>
</par>
<par>
<line> tribos, </line>
<line> confo*me ref*ri an*eriorme*te, </line>
<line> se d*ferenciam *ão s* *o que *iz </line>
<line> resp*i*o a* </line>
</par>
<par>
<line> g*upo de *radi*ões g*úchas, grupos de capoei**, ecolo*i*, teatro, grêmi* estudan*il, </line>
<line> mas també* no que tang* às suas sexualidades e às f*rmas de *epr*sentá-la*. "Sexo </line>
</par>
<par>
<line> n*o é * mesma coi*a pra </line>
<line> todo mundo", *isse-me </line>
<line> um aluno. "Aqui d*ntro *em de </line>
</par>
<par>
<line> tu*o", </line>
<line> afirmou-me out*a estudante, ressaltando *s difer**ças. "T*m pa*a todos os </line>
</par>
<par>
<line> gostos: **nks, fashions, gays e sapatões". [gr*fo nos*o]. </line>
<line> *qui seexpõe, além dos tóp**os já trabalh*dos, a questão das tribos. Mas não apenas </line>
<line> rela*ioada à div**ão em grupos de *nt**esses comuns, e si* na construção *e *de*ti**de* </line>
<line> próp*ias *os a*unos, qu* se id**tifica, se *f*rm* e se portam com* pe*ten*entes a deter*inado </line>
<line> grupo. </line>
<line> A diversidad* presente na *scola, *omo já refer*d*, torna-s* chave para o </line>
<line> enten*i*ento dos jovens e seu* c*mporta*entos, bem *omo de sua *elaç** com * es*ola *a </line>
<line> **al estudam. Não se q*er afirmar que em o*tras escolas *ão exis*am grupos e **ganizações </line>
<line> como as que aqu* fora* apre*entad*s. </line>
<line> Sab*mos que o Julinho é u*a *scola apreci**a pela comu*id*de porto-aleg*ens* e </line>
<line> *aúc**; entre*anto, a imagem desta escola é real*ente boa? </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*i*a *I, v. 13, n. 4, art. 8, p. 13*-159, **l./a*o. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Jovem Contempor*neo e Sua Escola: **a Rela*ão Entre Afe*çõ*s e Desafetos </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> 3 ME*ODOLOG*A </line>
</par>
<par>
<line> "Caminante, no ha* ca*ino. El camino s* hace ** cam*nar [...]". Embo*a saibamo* </line>
</par>
<par>
<line> que a **taç*o da letra da </line>
<line> con*agrada música **e está pres*nte no ideário latino-america*o, </line>
</par>
<par>
<line> seja *ma *erda*e para muit*s da* situações e*frentadas e* nosso cotidiano p*ssoal, sa*emos </line>
</par>
<par>
<line> q*e n** se aplica, totalm*nt*, *o âmb*to da </line>
<line> pesquisa. * *ecessário pr*jetar o </line>
<line> caminho </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa. É *ecessár*o buscar uma *orma exeq*ível de en*ontrar pist*s par* as *espo*tas das </line>
</par>
<par>
<line> *erg**tas *s </line>
<line> *ua*s buscamo*. É ne*essário dar s*ntido, ainda que plural, aos dados que </line>
</par>
<par>
<line> leva*tamo* e relaciona-los aos teóricos q*e no* **ompanham! </line>
<line> Na p*esente pesquisa, que busca tratar das relações entre o jovem *ontemporân*o - na </line>
<line> p*siçã* d* al*no - e a escola co*temporâne*, muita* *eriam *s opçõ*s met*dológicas a serem </line>
<line> adotada*. Ness* context*, *onforme os estudos re*liza*os por Este*an (*010), quando </line>
<line> discorre s*bre a temátic* da p*squi*a qualitativa em e*u*ação, a pesquisa reali*ou-se *m três </line>
<line> momen*os, a saber: </line>
<line> a) in**stigações iniciais, revis** bib*iográfica * mon*agem dos *uestionár*os; </line>
<line> b) aplicação *o* questi*ná*ios e observaç*es e* ca*p*; e </line>
<line> c) *nálise e si*tematiza*ão *os d*dos co*et*d*s. </line>
</par>
<par>
<line> Para que </line>
<line> pudéssemos montar </line>
<line> os quest*on**ios - *o* perguntas abert*s e fechad*s </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> um imp*rtante levantamento teórico teve de ser rea*izado no que diz res*eito aos três pont*s </line>
</par>
<par>
<line> do refere*c*al t*ó*ico da presente </line>
<line> **squ*sa. *ess* montagem, con*orm* aponta **iga-Net* </line>
</par>
<par>
<line> (*0*7, p.43) há que se ter a clareza acadêmica de que </line>
<line> [...] temos de s**er onde est*mos e *e onde f*lamos - queiram*s ou não, sa*ba*os </line>
<line> o* *ão - sempr* nos loca**zamos em um paradigma, a parti* do qual constituí*os </line>
<line> nossos entendime*tos *o*re o mund* e nossas representações. </line>
<line> Prop**e*os ess* ques**onamento *ara v*r se nós, profess***s, e*tamos r*al*ente </line>
<line> d*ndo sentido a e*sa ci**cia e, se n*o, como melhora* nos**s pr*t*cas * partir do </line>
<line> conhecimento de quem é n*sso *lu*o. E *or que a**i* * f*zemos? Por estarm*s cansados de </line>
</par>
<par>
<line> ver, *o***i*n*mente, a *vasão e*colar, as críticas a*s professore*, a d*svalorização da </line>
<line> escola </line>
</par>
<par>
<line> pública, *ntre outros tantos p*oblemas que, se f*s*em*s citá-los ind*vidualmente, nos f*ltaria </line>
<line> temp* e sobr*riam lágr**as. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse senti*o, * ques*ion*rio da pesq**s* é montado, pe*sando em an*lis*r </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> r*presenta**es sobr* escola d* jo*ens alunos do *nsino Mé*io, b*sca*do compr*ender </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> sentidos a ela at*ibuídos ne*ta fase da esc*la*ização. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, *rt. 8, p. 1*4-1*9, j*l./ago. 2*16 www4.f**net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. *liveira, N. A. Kaercher </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> * qu*stionár*o apre*enta p*rgu*tas que re*aci*nam as vivê*cia* do jo*e* em r*l**ão </line>
<line> *o esp*ç* *e pe*quisa, o Co**gi* Estadual Júlio de Ca*t*lhos. Ess* *tapa d* quest**nário foi </line>
</par>
<par>
<line> baseada no *rabalho de *ichalski (2*10), um dos primei*os t**balhos a pensar, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> exclusividade, </line>
<line> a </line>
<line> *de**idade do aluno d* espaç* eleito </line>
<line> p*ra esta </line>
<line> pesq*isa. Nesse sentido, </line>
</par>
<par>
<line> formam-** a* pergunta* para a parte f*nal do questio*ário d* pesquisa: </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1) </row>
<row> 2) </row>
<row> 3) </row>
<row> 4) </row>
<row> 5) </row>
<row> 6) </row>
<row> 7) </row>
<row> 8) </row>
<row> 9) </row>
</column>
<column>
<row> *or que e*c*lhe* estudar no Julinho? </row>
<row> O que *epr*sent* sair do b*irro * vir *té o J*linho para estud*r? </row>
<row> Quais espaço* do Ju*inho, além da s*l* de a*la, mais frequ*nt*? </row>
<row> Gosta de estuda* no Jul**h*? *or quê? </row>
<row> Resumir, em tr*s palavras, o que se*tiu n* prim*iro dia de aula no Julin*o. </row>
<row> O Ju*inho é: </row>
<row> O Julinho não é: </row>
<row> O J*linho tem: </row>
<row> O Julin*o *ão tem: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Aqui, *ode*os inc*uir *ambém, co*o opção me*odológica, o denom*nado "estudo de </line>
<line> caso", já qu* trab*lhamos, investig*mos e tiramos conclu*ões de um úni*o *spaço d* </line>
<line> pesq*isa, o qua* pode - o* não - ter respo*tas úni*as, indiv*duais, que não se co*part*m com </line>
</par>
<par>
<line> o*tros espaços poi*, </line>
<line> conforme rela** André (2012, p.30): "[...] o es*udo de caso aparece </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> m*itos *nos *os </line>
<line> livros </line>
<line> de metodologia </line>
<line> da pesquisa educacional, dentro de uma co*cepção </line>
</par>
<par>
<line> *escriti*a *e uma unidade, seja uma es*ol*, um prof*ssor, um *luno o* u*a sala d* *ula". </line>
<line> Nesse sen*ido, não qu*r*mos dete*minar ou rotul*r a pesquisa como partí**pe *es*e ou </line>
<line> daquele ei** metodológico *xclusi*o. Nã* cabe a n*s excluir outras possibi*ida*es an*l*tica* </line>
</par>
<par>
<line> à *es*uisa, dado </line>
<line> que o i*tuito maior colaborar, at**vé* de nossas *iscus*ões, *om é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualidad* do ens*no em es*aço* esco*ares, atravé* do *resente e*tu*o, em esco*a públic*, que </line>
<line> po*e se* entendido e* out*os es*a*os de ensino igualmente. </line>
<line> Tendo c*nstruído o questioná*io d* pesquisa, pass*mos para a etapa metodológ*ca *e </line>
</par>
<par>
<line> aplicação dos quest*onários e das obser*ações feitas em ca*p* - </line>
<line> que ocorrera* ju*tamente </line>
</par>
<par>
<line> com a </line>
<line> *at*logação </line>
<line> dos a*h*do* da p*s**is*, para me*hor e*tendê-los - etapa tão important* </line>
</par>
<par>
<line> qu*nto a pres*nt*, considerando que n*** o**erem*s *ados/in*or*ações *ara o *esenrolar do </line>
<line> **oc*ss* *e i*vestigação. </line>
</par>
<par>
<line> E*sa di*tr*buiçã* está composta </line>
<line> pela a*ostragem </line>
<line> *e uma turma de c*da 3º ano da </line>
</par>
<par>
<line> escola *m cada tu*no (m*nhã, *arde e noite). Assim, abrangemos, por amos*ra, o alunado da </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 13, n. *, a*t. 8, p. 134-159, j*l./ago. 20*6 www4.*sane*.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Jovem Contemporân*o e Sua Escola: U*a Relaçã* Entre Afeições e De*afetos </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> escola, que está co*pletand* s*a* vivências *sco*ares *o que se refe*e ao ensin* d* </line>
<line> Geografia, encerr*ndo, pois, o cic*o de es*olarização bás*ca. </line>
<line> 4 RE*UL*A*OS * DIS**S**ES </line>
<line> Numa primeir* análise, cabe re*saltar * divisão *o **e se refere à escolha dess* jovem </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> estudar </line>
<line> no </line>
<line> CE J C. </line>
<line> *os </line>
<line> suj*it*s </line>
<line> da </line>
<line> pesquisa, </line>
<line> 40% </line>
<line> afirmam </line>
<line> ter </line>
<line> s i do </line>
</par>
<par>
<line> direcionados/encaminha*o* via Secre*ari* Est*dual d* E*uc*ção, ou s*ja, foram designados </line>
<line> par* est*dar n* *ulinho. Ain*a ass*m, 36% *fir*aram ser escol*a própria o fato de e*t*dar no </line>
<line> Julinho. Percebemos q*e aí temos um* categor*a **porta*te da* respostas mais cit*das: n** </line>
</par>
<par>
<line> há uma ho***eneidade na *sco*ha pelo Juli*ho como escola. Assi*, podemos observar </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> gráf*co que segue, juntam*n*e com outros motivos elen*ados, como decis*o dos *ais *u, </line>
<line> ainda, *roximidade de c*sa ou trabalho (respostas m**o* e*p*essivas na a*ális*). </line>
<line> **gura * - Escolha *elo Jul*nho </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: El*bora*o *elo* aut*res (2015). </line>
<line> Elaboramos da mesma forma, ** levantamento dos bairro* *os quais provêm os alunos </line>
<line> que estudam no Julinho, com base na *m*str* da pesquisa. Constatamos que n*o há uma </line>
<line> prox*mida*e geog*áf**a expre*siva no q*e di* res*eito à cerc*ni* da escola em re**ção às </line>
<line> residênc*as dos alunos entrevistados. Con*tatamos, a*nda, que a maioria dos al*nos é *r***niente </line>
<line> das zonas ce*tral, les*e e sul e m*ito pouco* al*nos orig*nam-s* de bairros da zo*a norte da cidade </line>
<line> de Port* Alegr*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*si*a, v. 13, n. *, art. 8, *. 134-15*, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliveira, *. *. Kaercher </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> Cabe destacar o fato de q** exi*tem dois ba*rr** nos quais há m*ior núm**o de alunos </line>
<line> residentes: Par*e**n e Lomba d* Pinheiro. *abemos que *e*ses bairros é grande o número de </line>
<line> comuni*ades cujo padrão socioec*nômi*o é baixo, ***o que *odemos perceber, claramente, </line>
<line> *m noss* cotidiano docente, pela falta de mat*rial didático e roupa *tilizad* *elos alunos. </line>
<line> É import*nte afirma* qu* os alunos que compuseram a amostra est*o **calizad*s nas </line>
<line> ma*s **ria*as partes d*s zon*s de Porto Alegre. Assim, o CEJC *ão se con*ig**a c*mo esc*la </line>
<line> de comunidade, que atender*a priorita**am*nte alun*s de suas cerca*ias. O C*JC *rata-se de </line>
<line> "*s*ola de pas*a*e*", confirmad* por amostragem atravé* *a in*erpretação do mapa. </line>
<line> Figu*a 4 - *apa do Bair** d* res**ê*cia d*s en*revis*a*os </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Geóg. Marcelo N*nes Antune* Fil*o (*014). </line>
</par>
<par>
<line> Tendo *ma pr*via do que en*ontraría*os relativa*en*e aos </line>
<line> bairros de procedênci* </line>
</par>
<par>
<line> dos alun**, questionamos *s *esmos sobre o que, efeti*amente, s**nifica para ele* sair de seu </line>
<line> bairro para estudar no J*linho, uma *ez que **s parece*ia impo*tant* t** conhecimento do *ue </line>
<line> re*res*nta - *ubjetivame*t* - e*te deslocamento ge*gráfi** p*la cidade para estudar. </line>
<line> Das respostas, 35% - a maioria - af*rmam ser um* via*em longa. Entend*m*s es** </line>
</par>
<par>
<line> re*o*ta, uma *ez que </line>
<line> nos é sabido </line>
<line> que muit*s alunos enfrentam viagens, em c*letiv*s, </line>
</par>
<par>
<line> diariam*n**, e* co*d*ç*es precárias, </line>
<line> por mais de **a ho*a, para *hegar à e*cola. Na </line>
</par>
<par>
<line> seq*ência, c*nstat*mos que 30% dize* que essa viagem, mesmo sen*o </line>
<line> longa, m*itas v*zes </line>
</par>
<par>
<line> simboliza uma *udança de vid* e, de fa*o, *uitas *eze*, **sim o é. Sabemos *oje do quant* a </line>
</par>
<par>
<line> escolari*ação básica </line>
<line> complet* (incluin*o o ensin* médio) é </line>
<line> important* na vida do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 13, n. 4, art. 8, p. 13*-159, j*l./ago. 2016 </line>
<line> *ww*.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Jovem Conte*porâne* e Sua Escol*: Uma Rela*ão Entre Afe*ções e Desaf*tos </line>
<line> 147 </line>
</par>
<par>
<line> trabalhador, po* exemplo. Haver f*nali*ado o Ensin* Médio - nesta o* naque*a ins*ituição - </line>
<line> re**esent* uma mudanç* de vida, d* po**ibilid*des de em*rego, de sa*ários. </line>
<line> Continua**o 20% dos entrevistad** afirmam que sair do bairro para v*r est*dar </line>
<line> sig*ifica "mo*otonia", *m s**ples c*mprimento de *m* ta*ef* * 10% afirmaram ser cami*ho </line>
<line> *u passag*m. Questi*namo-nos: o *ue faz um j*vem afirmar que sair de seu bairro para </line>
</par>
<par>
<line> est*dar - muit** </line>
<line> vezes enfrentand* lo*ga viagem, d*sconfor*ável - é a*go mo*ótono, "para </line>
</par>
<par>
<line> cump*ir u** tare*a"? Nã* qu*remo* *qui responsabilizar * *rofessor por essa resp*sta. O fato </line>
<line> * que h* *ulpa *o proce**o co*o um todo! Não estamos conse**indo motivar nos*os j*ven* </line>
<line> par* que frequentem, com ânimo, a escola! Po*co sabemos **les! Acredit*mos qu* *on*ec*- </line>
<line> **s, em um prim*iro *omento, ajude a cami*h*r na reversão desse p**ces*o! </line>
</par>
<par>
<line> Ain** na con*trução *e*te dossiê sobre </line>
<line> a relação do **vem *om sua escola, </line>
</par>
<par>
<line> perguntamos aos jove**-su*ei*os ent*evis*a*os **ais espaç*s n* Jul*nho ma*s g*stavam de </line>
<line> *r*quent*r ou e*tar. Obtivemos ** seguinte* respostas. </line>
<line> *igura 5 - Esp*ços do Julinh* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborado pelos *ut*res (*015). </line>
<line> Queremos tecer alg*mas conside**ções sobre os d*** espaços mais apont*dos pelo* </line>
</par>
<par>
<line> entrevistado*: *s corredo*e*/a* s*cadas (2*%) e *átio (19%). *e*uirem*s com *ma pequena o </line>
<line> refle*ão s**re a re*ação entre o j*vem e os espaços de sua escola: </line>
<line> a) *orredores/sacadas </line>
</par>
<par>
<line> Com a *ai*r porcentagem de res*ostas, os **rred**es e as sacada* do Julinh* são </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> princi*al ponto </line>
<line> de </line>
<line> en*ont*o dos **u*os-joven* nos *egui*tes momentos: n*s entradas, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> trocas de perío*os </line>
<line> e </line>
<line> *aída*. A arqui*etura do prédio </line>
<line> *a escola é *e auto*ia do renom*do </line>
</par>
<par>
<line> arquite** De*é*rio R*beiro, e as *a*ada* fora* justame*t* plane*ada*, para que fossem </line>
<line> espaço *e conviv*ncia dos alunos, par* que pudes*e* respirar um ar fr**co, d*alo*ar, fazer </line>
<line> Re*. FSA, *eresi*a, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-*59, jul./ago. 2016 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Olive*ra, N. A. Kaercher </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> amizades e até namorar. Pela exp*essi*idade n*s respostas d*s q*estionários, nos pa*ece qu* </line>
<line> as mesmas cumprem muit* *em es*a função. </line>
<line> Figura * - Sacada do Juli*h* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*ervo dos autores (2*15). </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 7 - Corredor do *ulinho </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Acervo dos autores (2015). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. **, *. 4, art. 8, p. 13*-159, *ul./ago. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Jovem C*ntemp**âneo e Su* Escola: Um* Rela**o En*re Afeiçõ*s e **safetos </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> b) Pátio </line>
</par>
<par>
<line> Co* a seg*nda maior percentage*, o pátio a*arece i*ual*ente como lugar de </line>
<line> co**iv*ncia dos alunos, já que é espaço de passagem, de ficar ao ar livre, de s* expor ao sol - </line>
<line> qu*ndo autorizado - de paqu*rar, de prat*car esportes, po* exe*pl*. O pátio em um* escola é um </line>
<line> importante espaço de sociabilizaç*o dos alunos. No Julinho, existem vár**s seções/parte* *o qu* </line>
<line> *od*mos cha*ar de pátio: </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Pátio *nt*e os d**s b*ocos; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> O sagu*o que int**liga *ste* d*i* blo*os; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> *ampão *er*e-*ramad*; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Quadras abertas e </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Os "fundos". </line>
</par>
<par>
<line> Vejam*s essa dispe*são na i*agem de saté*ite. </line>
<line> Figur* 8 - Vista de Satélite dos pátio* do *ulinho </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: G*ogl* Map* (2*15). </line>
<line> * *ue fica c*ar* é que, muit*s vezes, * pátio é l*gar para mata* aula, par* se escon*e* da </line>
<line> direção, pa*a utilizar drog*s e até **ra manter r*lações *exuais. A parte conhecida c*m* </line>
<line> "f*ndão" é a *ais propí*ia para cometer ess** at*s ilíc*to*, p*r não estar às vis*as *a dire**o e </line>
<line> se* po*ca circ*lação de fun*ion**ios por este local. </line>
<line> *or outro lado, * páti* tam**m serve como *spaço pa*a * li*re circu*aç*o *e aluno* e, </line>
<line> por exe*plo, em u* dia *e sol, re*lização de exercícios - prática au*ori*ada em muit*s out*os </line>
<line> *s*aços es*o*ar*s. </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 2016 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. N. Oli*eira, N. A. K*ercher </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 9 - Fo*o dos pátios do Julinho </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: J**nal Sul*1 (2014). </line>
</par>
<par>
<line> O *onto impor***t* a </line>
<line> ser di*cutido como *á sina*izou anterior*ente, é que </line>
<line> *oram </line>
</par>
<par>
<line> citados vários e*paços da e*c*la (sacadas, pátio, refeitó*io, bibliot*ca, in*ormática [...] quando </line>
<line> questio*amos *s al*no* sobre quais os mesmos gostavam de estar ou *requent**, ma* um </line>
<line> espaço não foi *itado *or nenhum d*s entr*v*stados: a sala de aul*! </line>
</par>
<par>
<line> Os es*aços cit*dos s*o on*eos </line>
<line> alunos men** per*an*cem </line>
<line> *u os qu* pouc* </line>
</par>
<par>
<line> fr*que*tam, d*rante o tempo </line>
<line> em que es**o na escola. A sala de au*a é o es*aço n* qual </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> alu**s mais pe*man*c**! Mas, p*r que ela n*o *o* *itada *or ne**um d*s en*revistados como </line>
<line> *m espaço q*e dá gos*o *e estar? * que *contece, *e *ato, que faz o* *lunos cri*r*m o*eri*a por </line>
</par>
<par>
<line> esse espaço? Aqui temos a *p*rt*ni*ade de *efletir *obr* nossas aulas e </line>
<line> de *omo </line>
</par>
<par>
<line> pote*cializa*os a sala de au*a com* um *spaço de criativ*dade, liberdade, au**nom*a e reflexão </line>
</par>
<par>
<line> dos alunos. Volt*mo* * nos </line>
<line> q*estionar: conhecemos nos*os a**nos? Se conhecêsse*os talvez </line>
</par>
<par>
<line> pensar*amos em melhor*s momentos *om ele* neste **paço que n*o lhes é agradáv*l! </line>
<line> Ta*bém é impo*tan** ref**tir sobre a fase da *dolesc*nci*/juventu*e, já ap*e*entada </line>
</par>
<par>
<line> **** como de oposiç*o cultur* domi*a*te, como ** apres*ntamos a*ui. Não queremos à </line>
</par>
<par>
<line> responsabilizar, novame*te, o pro*ess*r, a* *n*ontrarmos </line>
<line> esse dad* </line>
<line> d* análise. Há que se </line>
</par>
<par>
<line> refletir sobre como esses jovens percebem o espaço es*olar, *m* v*z que lh** é "*rivada" </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *os*ib*l*d*de de frequ*ntar/estar nos espaços os quais gostam de estar po*que pre*i*am assistir às </line>
<line> aulas min*stradas - em su* mas**v* maioria - na *ala *e aula. Podemo* *nten*e*, assim, que a </line>
<line> sala d* *u*a *urge *omo uma espécie de *enten*a para o aluno: "*u va*s à escol*, conviv*rás com </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 2016 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Jovem *ontemporâneo e S*a Escola: Uma R*lação Entre Afeições e De*afe*os </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> teus amigo*, far*s a*izades, p*querarás, mas, po* isso, paga*ás *m pr*ço: deverá* es*ar *a sala de </line>
<line> aula!", conforme *emo*stra*o nas pr*x*mas Figuras 10 e 11. </line>
<line> Figura 1* - Sala de a*la *o Jul*n*o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Acervo d*s autores (*015). </line>
</par>
<par>
<line> Figura 11 - S*la de *ula do Julinho </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *cervo dos auto*es (2015). </line>
<line> O Jul*nho pos*ui salas de aula t*o norma*s qua*to qualq*er *utra *scola públic* </line>
</par>
<par>
<line> **ssuiria! Não *á nada *e apara*o tecnológ*co. Quadro </line>
<line> branco, cla*ses, c*deir**, estante, </line>
</par>
<par>
<line> l*vros * um mapa-mundi, são os elem*nto* que estão *r*sente* nas *a*s d* quare*ta salas de </line>
<line> aula q*e * escola possui. Ago*a, pode*os refletir no que diz re*pei*o àquilo q*e acon*ece </line>
<line> den*ro desse si*ples espa*o. </line>
<line> Para se d*r uma boa aula *ão precisou de grandes arte*atos: a) um *ro*essor, que </line>
<line> con*eça seus aluno*, que saiba do que irá falar que tenha paciência, qu* entenda do processo </line>
<line> de apr*ndizagem em sua ciência, e (*) um grupo de alunos que adm*re seu profess*r. *ada de </line>
<line> utopi*s **ui! Esses nos parecem r*quisito* básicos e elemen*a*es d**tro de um* esc*la, mas, </line>
<line> se*á que de fato eles ex*stem? Por exem*lo: *nte**sse *m *n*e***ir, educar! </line>
<line> Rev. **A, Tere*i*a, v. 13, n. 4, art. 8, p. 1*4-159, ju*./ago. 2*16 www4.fsa*e*.co*.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. *. Oliveira, *. A. *a*rche* </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> A*nd* quest*onamos *osso* *ntr*vistados se gosta* *e *st**ar no Colégi* Es*adu** Jú**o </line>
</par>
<par>
<line> de Castilhos, c*m o intuito de </line>
<line> *e*if*car o *uã* est*eita é - ou não a re*ação *fetiv* d*s - </line>
</par>
<par>
<line> *st*dantes com s*a escola. Massivos 97% dos jove*s en*revistados af*rmam *ostar de estudar no </line>
</par>
<par>
<line> Julinho, send* </line>
<line> os </line>
<line> pri*cipais m*ti*os </line>
<line> para gostar de </line>
<line> estud*r n*sta escola: os amigos *ue ali </line>
</par>
<par>
<line> consti*uíram e constituem; os p*ofesso*e*, os quais afirmam que, *om raríssima* e*ceçõ*s, são </line>
<line> muito cam*radas; a **vers*da*e encontr*da *a esc*l*; a li*er*ade fornecida p*l* es**la. </line>
<line> Monta**s um **fográfico par* explici*ar ** três pa*avras *ue nos*os entrevistados </line>
<line> sentiram em seu primeiro dia de aula no Jul*nh*. Opt***s por a*mar uma forma difer*n** de </line>
<line> vi*u*l*zação q*e po*e nos aux*liar na interpretação do* d*d*s: q*anto maior * palavra, mais </line>
<line> vezes el* *oi c*t*da, qu*nto m*nor a pa*avra, m*nos vezes ela foi citada. Ve*a*os as pr*meir*s </line>
<line> impressõ*s do* jov*ns-a*unos sobre su* es*ola. </line>
<line> *igura 12 - P*lavras *ue *epresentam o p*imeiro dia </line>
<line> de au*a dos entrevi**ados no Julin*o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autores (2015). </line>
</par>
<par>
<line> As quatro pala**as maiores nesse gráfico sã*: verg*nh*, </line>
<line> nervosis*o, timidez </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ansi*dade. No gera*, não são palav*as de conotação positiva, a no*so olhar. *odem*s imaginar </line>
</par>
<par>
<line> que essas pa*avras estão di**tamente r*lac**nadas com o **to de </line>
<line> que esses jove*s nunca </line>
</par>
<par>
<line> havi*m se e*cont*ado - q*ando da const*t*i*ão d* tur*a, no primeiro a*o do en*ino médio - </line>
<line> e *ue estão em um *omento *e real timidez e *ergon**. </line>
<line> Mas também nos aparecem pa**vr*s inter*ss*ntes c*mo curiosidade, alegr*a, </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento! Entende*os q*e, ao s* referi*em ao seu primeiro dia de a*la *o *u*inho, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> alunos efetivamente estava* </line>
<line> inic*a*do uma </line>
<line> no*a eta*a em suas vidas, o ensi*o médio, *ma </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 1*, n. 4, **t. 8, p. 134-1*9, jul./ago. 2016 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Jovem Cont**p*râneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Af*ições e Des*fetos </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> etap* repleta de desc*be*tas e apren*izados, e*apa es*aem que, r*a**ent*, este perfil e esta </line>
<line> *den*idade juvenil d* *ue tratamos ao longo deste *ext* **ão afl*r*r reverberar e se </line>
<line> au*oafir*ar nes*es jovens-alunos. </line>
<line> Por fim, como última análise desta pesquisa propôs que ** alunos-jovens-ent*e*istados </line>
<line> tr*balhassem com r*la*ões *e a*títeses, sob*e sua esco*a. Pedimos *ue os mesmo* </line>
<line> comp*etassem dois pa*es de frases, a saber: O Julinho é/O Julinho não *; O J*lin*o tem/O </line>
</par>
<par>
<line> Julinho não *em. N**sa i*tenção aqui fo* </line>
<line> perc*ber a visão dess* aluno *m relação às </line>
</par>
<par>
<line> qualidades * *ossí*eis di*iculdade* da es*ola. Ale*rou-nos a sinceridade co* *ue os a*unos </line>
<line> responderam, po*s muito *o que *oi dito *or eles é a mais pura percepção viv*da pela escola. </line>
<line> Por outr* lad*, pude*os constat*r como *odo ser humano é crent*; um crente de que s** </line>
<line> esp*** pode ser o melhor de todos, quando há mu*to que fazer pa*a melhorar * atin*ir níveis </line>
<line> de um bom p*drão de q*alidade. </line>
<line> So*r* a an*ítes* "o Julinho é/o Julin*o n*o é" enc*ntramos as seguintes *espost*s. </line>
<line> Figu*a 1* - Julin*o é </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabor*d* pelos *utores (2*15). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 1*, n. 4, art. 8, p. **4-15*, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. Oliveir*, *. A. Kae*cher </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> *igu*a 14 - *ulinho não * </line>
</par>
<par>
<line> *onte: El*borado p**os aut*res (20**). </line>
<line> Na demons*ração das fig*ras apres*ntad** se confirmo* a *d*ia de *uão *rente nosso </line>
</par>
<par>
<line> aluno é, *uando 65% dos entre*istados afirma* que o Julinho - espaço da pesquisa - é </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> bom colé*i*! Já anunciamos no capít*l* inicial deste texto o quão "massacrad*" o Jul*n** foi </line>
<line> * v*m *en*o n*s ú*timos tempos, dado o de*c*so *om a e*ucação pública. Mas nosso aluno </line>
<line> acredi*a e* nós, acredita em sua escola, acredit* que sua e**ola é, de fato, u* *om colégio! </line>
<line> *f*rmam ai*da que o Jul*nho * diversific*do (o que p*ovou **ta pesquis*), grand* (o que de </line>
<line> f*to é - m*io* esco*a púb*ica do Esta*o do RS), co**ecido (*rande parte *as míd*a* procuram </line>
<line> o Julinho p*ra *oticia* sobre *ducação) e agr*d*vel. </line>
</par>
<par>
<line> Por outro </line>
<line> lad*, *os *p*rece qu* o J*l*nho </line>
<line> não é *m colégio </line>
<line> de drogados. *qui, </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ponto del**a*o a s** t*ata*o. Sabe-*e que a m**oria dos alunos </line>
<line> do Julin*o não tem rela*ão </line>
</par>
<par>
<line> *lguma com qualquer tipo de *roga. Mas s* sa*e, também, que, *á a*gum*s décad*s, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Grê*io Estudantil da esco*a ve* sen*o ocupa*o por *lunos que u*iliz** este e*paço pa*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*umo d* d*ogas (prin*ip*lmente *aconha), * que dá a fama de a escola ter muitos al*n*s </line>
<line> d**g*dos ou *er uma e*cola de dr*gados, quando são pouquíssimos os que co*etem estes a*o* </line>
<line> i*íci*os no ambi*nte esco**r. O que nos alegrou aqui foi que n*ssos entr*vi*tados se </line>
</par>
<par>
<line> c*locaram, </line>
<line> firmemen*e, n* p*si*ão de que ele* nã* *ã* esses drogados! *ão alunos *ue </line>
</par>
<par>
<line> estuda* e buscam o melhor pa*a *i e para o* *eus! </line>
<line> *uas pal*vras q*e r*v**am um* triste realidade: o Julin** não * organizado e limpo. E </line>
<line> *e *at* não é! Perc*bemos, nos ú*t*mos anos, que a gestão da es*ola púb*ica vem enfrentando </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 2*1* www*.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Jovem Conte*porâneo e *ua Esco**: Uma Relação *ntre *fe*ções e Desafeto* </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> sérias dificul*a*es par* administrar uma escola, * que dá a real *mpressão de deso*g*n*zação </line>
<line> no **biente esco*ar. Faltam também func*onários para *ar c*nta da l*mpeza de *m espaço t*o </line>
<line> gr*nde *o*o o Colé*io *úlio de Ca*tilhos. Duas p*lav*as que revel*m u*a alegre *e*li*ade: o </line>
<line> Julin*o não é pouc* p*litizado e preconceituo*o. E, de f*to, t*mbém *ão o é! Existem muitas </line>
</par>
<par>
<line> co**e*tes políticas no </line>
<line> âmb*t* da *sc*la e a tolerância/res*eit* com a diversidade é fator *u* </line>
</par>
<par>
<line> vem aumentando *o*idian*mente. </line>
<line> Sobre a antítese "o Julinho tem/o *ulinho *ão t*m" encontramos as segui**e* </line>
<line> *es*ostas. </line>
<line> Figura 15 - Julinh* *em </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Ela*orado p*los a*tore* (2015). </line>
<line> *igura 16 - J*linho não tem </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elaborado pelos autor*s (*015). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-159, j*l./ago. 20*6 </line>
<line> www4.*sane*.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. *liveira, N. A. *ae*c*er </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> Nos*o* a*unos afirmaram que o espaço da *esqui** tem bons *rofessores (porqu* </line>
<line> *o*tam dos me**o*, em *ua maioria), tem estrutu*a/e*paç*, tem amigos, te* l**e*dade e tem </line>
</par>
<par>
<line> re**eito. Po*t*s muito positivos par* a escola! Por outro lad*, no* re*elam </line>
<line> tri*te* fat*s, ao </line>
</par>
<par>
<column>
<row> de*l*ra que o J*linh* não tem merenda ad*quada, ba*, re*ras, funcioná*io* sufici*ntes, </row>
<row> segu*ança e m*sica, po* exe*plo. Tentemos entender p*rque nos a*areceu cada *m destes </row>
<row> dados: </row>
<row> a) J*linho n*o **m: </row>
</column>
<par>
<line>-</line>
<line> Meren*a adequada: as ***it*çõ*s para a merend* esc*la* estão ficando cada </line>
<line> ve* mais, complicada e de*icada, o que faz *om *ue, muitas v*zes, a merenda </line>
<line> *eja bolacha e *uc* artificial; </line>
</par>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Ba*: a l*citaçã* *a*a o bar da escola vence* e os inqu*lin*s **caram mais de </line>
<line> dois anos sem pag*r o a*ug*el para o Es*ado, o que fez com que *ste barrasse a </line>
<line> entr*da de um novo inquilino *ara o bar antes que o ant*ri*r qu*te sua dívida; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Regras: existe *m cartão informativo com as r*gras da escola, el**orado em </line>
<line> parcer** *om a Fundação de Apoio. Parece-nos que o* alunos inferem em não </line>
<line> ver as regras por*ue não as põem em p*ática e não h* fi*cal*zação adequa*a </line>
<line> sobre o tema; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Funcio*ários suficie**es: de f*t* *ão há. Atualme**e *xi**em quatro </line>
<line> funcion*rias da limpeza, pa*a *imp*r um* e*trut*ra gigante, com mais d* 4* </line>
</par>
<par>
<line> sala* de *ula, *ais de 10 l*boratórios, *ais de 40 sa*as entre direções </line>
<line> e </line>
<line> *oor*enações, tu*o isto f*ncionando em * turn*s; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> *egurança: frequ*ntem*nte os alunos são assaltado* a* sair da escola </line>
<line> e </line>
<line> at*avessar a Praça Pi*atini p*ra ir à pa**** do* ônibu*; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> *úsic*: são rar*s os recreio* em que tem músic*. </line>
</par>
<par>
<line> 5 C*N*LUSÃO </line>
<line> *.1 Por *a*s Joven* Que Pen*e* Em Sua E*cola </line>
<line> Em u* pr*meir* mo*ento, per*ebe-se u* jovem que te*, efetivamen**, </line>
</par>
<par>
<line> c*nhec*mento e sentim*nt*s *m rel*ção </line>
<line> ao **e acontece *m sua esc*la: * jovem não est* </line>
</par>
<par>
<line> a*át*c* ao ambi*nte e*co*ar! </line>
</par>
<par>
<line> Quando *pontamos os e**a*** da esc*la pelos*u*** os jovens cont*mporâneos mais *e </line>
</par>
<par>
<line> afeiçoam e, no* resu*tados *parece* </line>
<line> os pátios * o* c*rre*o*es/sa**das, ao me*mo t*mpo, e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 1*, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Jovem Conte*p*râneo e Sua Escola: Uma Re*aç** Entre Afeiçõ*s * Desafetos </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> nenhum participante da pesquisa o espaço da s*la de aula, há *u*to com que se **eocupa*. </line>
<line> Pode*-s* *lencar algumas pe*guntas *mportantes, *m *ela*ão às nos*as *ulas: </line>
<line> - Estamos dan*o a v*r**d*ira ****rtância ao ent*n*imento da realid*de de quem </line>
<line> é nosso *lu*o e de n*s*a verdadeira fun*ão como seus p*of**sores? </line>
<line> - Estamos con*extualizand* as realidade* locais dos alun*s, de maneira a ter*os </line>
<line> uma aborda*em do* a*sunto* trabalhad*s em aula mais próx*mos das vivênc**s </line>
<line> d*s jov*ns contemporâne*s? </line>
<line> - Estamos tendo espaço **ra discu*ir com o* alunos *s temáticas dos movimento* </line>
</par>
<par>
<line> sociais, da* </line>
<line> ci*ades, das populaç*es, de *aneira com que eles se sint*m </line>
</par>
<par>
<line> *ar***ipante* dest*s questões? </line>
</par>
<par>
<line> - Não esta*ía*os frisando *m *emasia conteúdos sem sign*ficados e* tr**a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> p*uco, no nada trab*l*ar *o* os conhecimentos já </line>
<line> existentes na </line>
<line> v* d a dos </line>
</par>
<par>
<line> suje*tos-jove**-alunos? </line>
</par>
<par>
<column>
<row> São, p*is, m*itas a* pergu*tas! Encontramos resposta* para el*s? N*sse sentido é que </row>
<row> no* referimos ao afi*mar que a busca por respon*er uma pergunta nos abre espa*o *ara outras </row>
<row> tão urge*t*s q*anto a *rimeira. </row>
<row> Outro important* ponto, para novas pe*q*isas, *ã* as sugestões/p*rguntas *ue se </row>
<row> ab*iram a *a*tir da present* pe*q*isa: </row>
</column>
<par>
<line>-</line>
<line> U* método que vá al*m do* questionár*os: grup* f*cal, por *xe*pl*. Necessito </line>
<line> *e* mais d*d*s *ubje*ivos *e vári*s jov*ns, para poder ac*arar *ado* que aqui *ind* </line>
<line> reque*em ma*or l**idação. Nec*s*itamos de mais tempo par* pôr em prátic* *ste </line>
<line> métod*, uma vez que *á d*gravações e an*l*se do *isc*rso; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> As compara*ões entre o* j*vens d* esc**a pú*lica e privada: como já dito, **ta foi </line>
<line> uma *o*pa*ação partic*lar e parale*a à *e**uisa. N*sso f*co de pesquisa *oram os </line>
<line> alunos de escola púb*ica, mas s*ria interessante também avaliar*os a* diferenças </line>
<line> para a*ém das **arê**ias, entre estas duas realidad*s; </line>
</par>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> As c*mparações entre joven* u*banos e jov*ns </line>
<line> do *nt*rior: com* a* identidad*s </line>
</par>
<par>
<line> j*veni* são f*r**das em **tros espaços, que não * urb*no? </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> As comparaçõ*s entre jovens </line>
<line> de dife*entes nacionalida*es: estaria* </line>
<line> os jo*ens </line>
</par>
<par>
<line> *rasi*eiros, po* exemp*o, co* per*is semelhant*s a ou**os jo*ens *o MERCOSU*? </line>
<line> Com* *s diferenças de coloni*ação histó*ica *roduz*m di*e*en*as na consti*uição </line>
<line> dest*s jove*s? </line>
<line> Acre*ita-se ser importante *emb*ar, neste espaço, Meirieu (2*06, *.25), em *ua "*arta </line>
</par>
<par>
<line> a u* Jovem *rof*ss**", sobre uma visão important* do pro*e*s*r: "Não há nada </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *3, n. 4, art. 8, p. *34-159, jul./a*o. 2016 **w4.fsa*et.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. Olivei*a, N. A. Ka*rc*** </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> ext*aordi*ário, então, e* considerarmos nosso *fício *omo um meio d* possibilit*r a outros </line>
<line> que vivam a alegria d*s de*cobertas que nós *róprios vi*emos". </line>
<line> E, aind*, uma visão imp*rtante sobre o *onhe*imento, c*nforme as palavras do </line>
<line> *esm* autor (20*6, p.19): "O professor deve possibilitar a *ada aluno confrontar-** co* um </line>
<line> *aber *ue o ultrapassa e, ao mesmo tempo, f*rnecer-*h* a ajuda nec*ssária para se aproximar </line>
<line> d*s*e saber". </line>
<line> Avante, companheiros! Há m*ito *rab*lho a se* feito! Mais *esquis*s, mai* *ulas, mais </line>
<line> jovens e *ais ref*exões vir*o! </line>
<line> REFERÊN*I*S </line>
<line> A**RÉ, M. E. D. A. **no*rafi* da práti*a escolar. Campinas: Pap*r*s, 2012. </line>
<line> C*RTI, A. P. Uma diversid*de de sujeitos: juventude e dive*si*ade no ensino médio. In: </line>
<line> Juventu*e e escolariza*ão: os sentid*s d* Ensin* Médio. Programa Salto para o *utur* - </line>
<line> TVE/*sco*a/Brasil, São *aulo, ano XIX, Boletim 18, nov./2009. </line>
<line> ES*EBAN, M. *. S. Pesq*isa qua*i*ativ* em educação: fund*men**s e t*adiç*es. Porto </line>
<line> Ale*re: *rtm*d, 2010. </line>
<line> GOOGLE Maps. *isponível em: <*tt*s: //www.google.*om.b*/map*>. Acesso em: 20 abr. </line>
<line> 2015. </line>
<line> JOR*AL Sul*1. B. J. R. (Jo*n*li*ta). Foto dos pátios do Colég*o Jul*n*o. Po*to *legre/R*. </line>
<line> Disp*nível em: <http://i*.wp.com/www. sul21.com.br/ jorn**/wp- con**nt/*pload*/ </line>
<line> 2013/10/20131025por-bernardo-jardim-ri*eiro-7*15.*pg?resize=*20%2C481>. Aces*o em: </line>
<line> 12 ma*o 2014. </line>
<line> ME*R*EU, *. Ca*ta a um Jovem Pro*essor. P**to Alegre: A*tmed, **06. </line>
<line> MICHALSKI, M. F. I*e*tidad* *o aluno Julian*: liberdade * ide*tidade n* ensino médio. </line>
<line> Porto Alegre: Colé*io Estadual Júlio *e Cas*ilho*, *01*. </line>
<line> SILV*, *. A. S*xualidades na e*cola em tempos *e AIDS. *99*. 96f. Disse**aç*o </line>
<line> (Mest*a*o e* Edu*ação) - Programa de Pós-Graduação em Educaçã* da Univer*idade </line>
<line> *ede*al do R*o G*ande do Sul, Po*to Alegr*, 1999. </line>
<line> VEIGA-NETO, A. Par*digmas? C*idados co* ele*. In: COSTA, M. *. (Or*.). Caminhos </line>
<line> Investigati*os II: outros modos de p*ns*r e fazer p*squisa em educação. Rio d* Jane*ro: </line>
<line> Lam*arin*, *007. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 13, n. 4, art. *, p. 134-1*9, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.fs*ne*.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> O Jovem Cont*mporâneo e Sua **cola: Uma *elação Ent*e Afeições e Desafetos </row>
<row> Como Referenc*ar este *rtigo, conforme ABN*: </row>
<row> OLI*EIRA, V. H. N; *AERCHER, N. A. O Jovem *ontem*orâneo e S*a Escola: Um* R*lação </row>
<row> E*t*e Afe**ões e Desafetos. Rev. F*A, *eresina, v.13, n.*, art.8, p. 134-159, ju*./ago. *0*6. </row>
</column>
<par>
<line> Con*ribuição dos *utores </line>
<line> V. H. N. O*ivei*a </line>
<line> N. A. Kaercher </line>
</par>
<par>
<line> *) conc*pção e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpre*a*ã* dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*a*o**ção *o ra**unho *u na revis** crítica do cont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaç*o na aprovação da versã* final do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<column>
<row> 159 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-159, ju*./ag*. 2016 </line>
<line> *w**.fsanet.*om.**/re*ista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)