<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 8, *. 134-159, jul./ago. 2016
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.4.8
</line>
</par><par>
<line>
O Jovem Contemporâneo e Sua E*cola: Um* Relação Entre Afeições e Desafe*o*
</line>
<line>
Young Con*em*orary **d Your School: A **lationship *etween Affe*tion* a*d Dislike*
</line>
</par><par>
<line>
Victor Hugo N**el Ol*veira
</line>
<line>
Mes*re e* Geogr*f*a pela U*iversidade Federal *o R*o Grande do Sul
</line>
<line>
P***essor da R*de Pública e Pri*ada de Por*o Alegre
</line>
<line>
E-ma*l: victornedel@ho*ma*l.com
</line>
<line>
Nestor And*é Kaerche*
</line>
<line>
Do*tor em Ge**rafia H*ma*a pela Unive*s**ade de Sã* Paulo
</line>
<line>
Professor *a *niversid*de Federal d* Rio Grande do Sul
</line>
<line>
E-*ail: *estorandrek@*mai*.co*
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Victo* Hu*o *edel Oliv*ira
</line>
<line>
*ditor Científ*co: Tonny Kerley de Alencar Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: A*. P*a*a *ir*tini, *6. Co**gio Júlio de
</line>
</par><par>
<line>
Cast*l*os. Ba*rro Santan*. Porto Al**r* - RS. CEP:
</line>
<line>
Artigo recebido e* 25/04/2*1*. Última
</line>
<line>
ve**ã*
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
O Jovem *ont*m*orâne* e Sua Escola: Uma Rela*ão Entre Af*iç**s e Desa*etos
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
* jove* contemporâneo ve* sur*reendendo a soc*edade em diferen*e* *et*res, inclu*ndo a
</line>
</par><par>
<line>
escola. *bje*ivou-se, na pe*quisa, iden*ificar os sentidos que joven* do *ns*no médio atribuem
</line>
<line>
a sua escol* e como *omp*eendem seu processo educa*ional. Para *tin*ir os obje*ivos
</line>
</par><par>
<line>
propostos, montou-se ques*ionário d* *esquisa que foi aplicado em tu*m** co*cluinte*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
en*in* m**io do espa*o de pe*quisa e, p*steriormen*e, *nalisa*o, com o texto final
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pesq*i*a. *s resultado* da pesquisa ind*c** q*e * *ovem contemp*râneo percebe sua *sc*la
</line>
</par><par>
<line>
e,
</line>
<line>
a* mesmo te*po, aponta *ossíve*s falhas na mesma. Verificou-se que o jov** aprecia
</line>
</par><par>
<line>
muito o* diferentes espaços da es*o*a, como pá*ios e corr*d*r*s, mas não houve inferência na
</line>
<line>
s*la de aul* c*mo um espaço aprazív*l.
</line>
<line>
Palav*a*-chave: Jovens. Juventude. E*sin*. Escola.
</line>
<line>
ABS*RA*T
</line>
<line>
Contempo*ary youth i* surpri*i*g s**iet* i* d**ferent *ect*r*, *ncl*din* s*hool. *he ob*ective
</line>
<line>
of t*e **search, *denti*y the wa** t*at high sch*ol students attribute th*ir school and how to
</line>
<line>
understand the*r educational process. To ac*ieve the goals, set up a questionna*re sur*ey that
</line>
<line>
was administe*ed to grad*ati*g high *c*ool c*asses in the search spa**, and *ubsequent*y
</line>
<line>
analyzed, wi*h the final text search. The survey resu**s indicate that th* contemporary young
</line>
<line>
*an rea*izes his school an* at the same time, points to poss*ble fla*s in *t. It was found that
</line>
<line>
the y*ung gre*tly apprec*ates the di*fere*t sch*ol spa*es such as courtyards a*d corridors, but
</line>
<line>
the*e w*s no inferenc* in the classroom as a *leasant spa*e.
</line>
<line>
Keywords: You*g. Youth. Teachi*g. School
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 13, n. 4, art. *, p. 134-159, jul./a*o. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. N. Oliveira, N. A. Kaerche*
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
DE JOVENS E D* ESP*Ç* *E PESQUISA...
</line>
</par><par>
<line>
Somo* tão jo*ens? Ainda *ersist*, em nossa sociedade, a bu*ca *e*a et*rna belez*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eterna juventu*e? E * sonh* de beber o el*xi* mági*o da juve*tu*e
</line>
<line>
e
</line>
<line>
não envelhec** mais?
</line>
</par><par>
<line>
Por **ngos anos a juv*n*ude foi tem* de d*ba** dos gregos e seus *u*essores. Atualmente,
</line>
<line>
vemo* os avanços d*s áreas médic*s em post*rgar a velh*ce. *s ca*as de r*vista,
</line>
</par><par>
<line>
aprese*tando *ormas jovens e escu*tura*s, f*rma*do um
</line>
<line>
ideal d* beleza *uase *t*pico. Mas
</line>
</par><par>
<line>
não * s*br* e*sa ju*entude qu* esse trab*lho se d*spõe a tra*ar. Aqui, queremos discu*ir sobre
</line>
</par><par>
<line>
es*a fase qu* todos passamos: a juven**de - que,
</line>
<line>
por ve*es, se est*nde muito
</line>
<line>
além do
</line>
</par><par>
<line>
delimitado pela id*de e suas re*ações **m a *ua escola. Quer*mos ver ***s de pe*to - as
</line>
</par><par>
<line>
dif*rentes culturas j*veni* e *omo pod*m *os *jud*r a do*e*ciar.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto ao espaço de pesquis*, escolheu-se o C**égio Estadual Jú*io de
</line>
<line>
Castil*os
</line>
</par><par>
<line>
(C*JC), loc**i*ado na regi*o central *e Porto Alegre, c*pi*al do Estado do Rio Grande d* Sul
</line>
<line>
(*S). Essa é *ma das escol*s em que um d** autore* exerce s*as fun*ões docentes. O
</line>
<line>
compromisso com * retor** do que pesqu*samos *i***a*e*te à s*c*edade *ambém se env*lve
</line>
<line>
*a p**sente pesq*isa.
</line>
<line>
Figura 1 - Localização do Col*gi* Es*adual Júlio de Castilhos - Por*o Alegre (RS)
</line>
<line>
C*légio Estadual
</line>
<line>
Júlio *e *as*ilh*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Goo*le *aps (*0**).
</line>
<line>
O CEJC é a maior *s*ola pública estadua* do Estado do RS. Possu* tr*d*ção e no*e no
</line>
<line>
*nsino, alé* *e f*r*e presença *i*tórica, sendo que i*por*****s acont*cimentos ocorreram em
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-159, j**./ago. 2016 ww**.f*anet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ove* C**tempo*â*eo e Sua **cola: Uma Re*ação Entre Afeições e *esafetos
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
su*s *epe*dências ou relaci*nados a se* nome, *azendo da
</line>
<line>
es**la
</line>
<line>
parte da h*stória do Ri*
</line>
</par><par>
<line>
Grande do S*l e d* Po*t* Al*gre. Nos últimos **o*, a escola modif*c**-se paul*tina*ent*,
</line>
<line>
deixan*o de s** a *eferência ** excel**cia no ensino do Esta*o do RS, m*s a*nda manté* a
</line>
<line>
visibilidade *ue tinha de*de sua funda*ã*. Po*e-se *izer que *corr*ram mudanças ** a**uns
</line>
<line>
pri*cipais eixos:
</line>
</par><par>
<line>
a) mud*nças
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
púb*ico docent*: havia *e*eç**
</line>
<line>
inte*na até a década de 70 pa*a
</line>
</par><par>
<line>
do*entes do CEJC, a*é* da s*leçã* *rópria do E*tado. O* *rofe**ores dev*r*am *e*
</line>
</par><par>
<line>
no mínimo, titulação *e licenciado e ex**r*ênci*
</line>
<line>
em *ala *e a*la. Atualmen*e,
</line>
</par><par>
<line>
c*nt* como f*rma ** *ngresso *ocente na e*col* ou o concurso padrão do Estado
</line>
</par><par>
<line>
do RS ou a contrat*ção e*ergencial,
</line>
<line>
esta que não exige *ormação concluída
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*nsino superior;
</line>
</par><par>
<line>
b) muda*ças
</line>
<line>
no
</line>
<line>
pú*lico discente: hav*a s**eção pa*a *ngres*o como
</line>
<line>
a*uno até
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*éc*d* d* 80, op*rtunida*e em *u* se re*lizavam provas d* conhecimento* gera**
</line>
</par><par>
<line>
e esp**í*ico*, *endo os *l*nos
</line>
<line>
cla*sificados e sele*io*ado* os *luno* co* as
</line>
</par><par>
<line>
melhores notas. Além disso, uma *ign**i*ativa parcela d*
</line>
<line>
a*unado daq**la época
</line>
</par><par>
<line>
provinh*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
interior,
</line>
<line>
*á que as
</line>
<line>
escolas ** ensino *éd*o *ram
</line>
<line>
e*cassas *es*a*
</line>
</par><par>
<line>
regiõe* do Estado. Esse alu*o vinha **m outro* *ábit*s e rotinas *e *studo. Ma*or
</line>
<line>
comprom*timento e*a n*tural des*es joven*. Atua*m*n*e a popul*ção de alun*s do
</line>
</par><par>
<line>
C*JC é mais variada,
</line>
<line>
como já se afi*mou e se comp*ov*u at*avé*
</line>
<line>
da pesqui*a.
</line>
</par><par>
<line>
Dado *mpor*ante é que o alunado atual da escola *r*vém de difere*tes bairros da
</line>
<line>
ci*ade e, e* *ua gr*nde maioria, dos *air*os Res**nga e Lomba do Pinh*iro, *ois
</line>
<line>
bai**os de região *eriférica *e Porto Alegre;
</line>
<line>
*) m*danças na ge*tão *ú**ica esco*ar: o CEJC, historic*mente, foi a *scol* qu*
</line>
</par><par>
<line>
pri*eiramente re*ebi*
</line>
<line>
*roj*tos, inovações, c*iação e *anut*nção d* l**oratórios de
</line>
</par><par>
<line>
ponta, novas técnicas e metodo*ogias. Alé* disso, a m*nten*dora da es*o*a, Se*retaria
</line>
<line>
d* Educaç*o d* Esta** do R*o Grande do S*l, man*in** espec*a* atenção n*st* espaço
</line>
<line>
de ensino, destinando, além de recursos **s*cos, recur*o* huma*os para quaisquer
</line>
</par><par>
<line>
p*oblemas que s*rgis*e* na e**o*a. Atualmente, o C**C t*rnou-se um* * m*is
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*ista das *sco*a* est*duai* em Porto *legre * no Rio Grande do Sul.
</line>
</par><par>
<line>
Me*mo que continu* marcand* presença pel* sua histó*ia, o CEJC, *ma das m**ores
</line>
</par><par>
<line>
escolas pú*lic*s do Estado *o RS, recebe
</line>
<line>
atenç*o por parte d* sua ma**enedora tal
</line>
<line>
qual
</line>
</par><par>
<line>
qualquer outra da mesma rede.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, *. 13, n. *, art. *, p. 134-159, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, N. A. Kaercher
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ur* 2 - Pa*te d* fachada *o Colégio Estadu** Júli* ** Castil*os
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Acer** do* autores (201*).
</line>
<line>
Vemos, na fot* acima, por exemp*o, um trecho da fa*hada do pré*io pr*ncipal do
</line>
<line>
CEJC. *ode-se ter *dei* de sua dimen*ão, ao perce*er que não se con*egue enq*adr*r toda sua
</line>
</par><par>
<line>
fachada
</line>
<line>
em *ma mesm* fo**. O C*JC apre*en*a parcela sig*ifi*ativa representat**a da e
</line>
</par><par>
<line>
população do al*na*o de Porto Alegre, uma vez *ue est* vem de to*as *s regiões da ci*ad*,
</line>
</par><par>
<line>
incluindo cidades próximas,
</line>
<line>
sen*o comp*sto* p*r dif**entes
</line>
<line>
*l*ss*s sociais, ra**s, credos
</line>
</par><par>
<line>
religiosos, g*ne*os e opções sexuais. En*r*
</line>
<line>
outras palavras, trat*-*e *e *ma escola **ande,
</line>
</par><par>
<line>
c*m muitos aluno* - ap*oximada*ente 2.500 - e, *cima *e tudo, com grande diversidade,
</line>
<line>
condições ideais para o d*se*volv*mento *a *esquisa.
</line>
<line>
* CE*C trata-se de uma es*ola púb**ca, como já aprese*t*da. E a e*colha por ess*
</line>
<line>
espaço de p*squis* não foi a*eatória. Vários sã* os m*t*vo* que levaram * e*colher a *scola
</line>
<line>
pública para pe*quisa e realização do pr*se*te t*ab*lho:
</line>
<line>
a) È ineg*vel o "mass*cre" p*r que a escola pública *em p*ssando nas últimas
</line>
</par><par>
<line>
*éc*das, por es*e o* aquele governo. Nesse sent*do, pro*uro
</line>
<line>
refletir sobre este
</line>
</par><par>
<line>
espaço no í*peto de
</line>
<line>
querer *o*tr*buir para melhor*a n* qualidad* do *
</line>
<line>
ensino
</line>
</par><par>
<line>
destes *stab**e**mentos por onde passam milh*es de brasileir*s anualmente;
</line>
<line>
b) Há, sem dúvidas, um *om*romisso *a pesquisa com o retorno social a *ue ela s*
</line>
<line>
pro*õe. De fa**, uma *esquisa *e*lizada *m u*a Un*versidade *ública, *o*
</line>
<line>
fi*anc*amento de profes*ores através de *erbas públicas deve pensa*, i*ual*ente, a
</line>
</par><par>
<line>
e*uca*ão em *spaços
</line>
<line>
p*blicos; n*s*e caso, na
</line>
<line>
educação básica públic* - en*i*o
</line>
</par><par>
<line>
mé*io;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. 4, ar*. 8, p. *3*-15*, jul./*go. 2**6
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Jovem Con*emporâneo e Sua Escola: U** Relação E*tre Afeições e *esa***os
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
c) M*sm* os autores não have*do estu*ado em esco*a pú*lic*, pe*cebeu-s*, ao
</line>
</par><par>
<line>
in*ressar como docen*e nesse espaço, o quão *arente *m recu*sos financeiros
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esc*la pública é, mas, o que mais pre*cupou, de i*ediato, foi a carên*ia
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
recurso* hum*nos *ue p*nsem a orga**zação, o curríc*lo,
</line>
<line>
a didática, o
</line>
</par><par>
<line>
funciona*ento deste* *sta*elecime*tos de ensi*o. N*sse sen*ido, se d* a escolha
</line>
<line>
pela escol* pública: colabo*ar, ain*a **e d* man*ira m**esta e pequena, na*
</line>
<line>
dis**ssões sobre o pertencimento dos jove*s a estes espaços.
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL T*ÓRICO
</line>
<line>
2.1 Da* Leituras Que *o* Fizeram P*nsar...
</line>
<line>
** busca* e*tende* quem é o jovem contempor*n*o * ***s rel*ções com a sua escol*,
</line>
</par><par>
<line>
busca-s* en*ender também, e espe*ific*m*nte, como
</line>
<line>
está composto o q*ad*o de alun*s d*
</line>
</par><par>
<line>
*sco*a escolhida
</line>
<line>
como espaço *e pes*u*sa. Nesse sentido, Mich*lski (2*10) ap*esenta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ide*t*da** do al*no J*liano1, destacando aspectos importan*es co*o: a liberdade *ue o al*no
</line>
<line>
encontra de**ro *a escola, os dif*rentes espaços * grupos que a escola proporc*ona a* *luno e
</line>
<line>
as oportunidades extr*c*rri*ulare* que são fornecidas ao al*no.
</line>
<line>
O Julin*o proporciona cont**os sociais *os mais diversos, e isso vem a ser um
</line>
</par><par>
<line>
dif*rencial desta escola. Dou-m* conta de suas identidad*s são
</line>
<line>
enriquecidas nas
</line>
</par><par>
<line>
*elaçõ*s sociais que *c*r*** den*ro d* colégio, *
</line>
<line>
que necessariamente leva a um
</line>
</par><par>
<line>
amadurecimento, ao *pr*ndizado da tolerância * da *olidariedade. (MICHALSKI,
</line>
<line>
2 0 1 * , * . 1 1 ).
</line>
<line>
E seg** * *u*ora, so*r* os d*ferentes sig**ficados q*e o Juli*ho forn*ce * constrói em
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
drogad*ção e da *iolência inv*diu q***e todos *s espaços da
</line>
<line>
cidade, *nclusiv*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
espaço escola*, seja e*e **blico ou privado. (*ICHAL*K*, 2010, p. 13).
</line>
</par><par>
</page><line>
¹ Enten*e-se, por *luno Juli*no, o aluno que está *tualmente matriculado no C*JC ou que já foi aluno desta
</line>
<line>
e*cola. Este termo * utiliz*do just*men*e para reforça* esta *d*ia de per*encimento identitár*o *o colég*o.
</line>
<line>
Rev. *SA, *eresina, v. 13, n. 4, ar*. 8, p. 134-159, jul./ago. 20*6 www4.*sanet.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, N. A. *aercher
</line>
<line>
*40
</line>
</par><par>
<line>
Re*l*ente, a vi*lênci* esc*lar é um fato presente n*s *ai* variadas *scol*s, e o Co*égio
</line>
<line>
Estadual Júlio de Ca*ti*hos também s*f*eu e s*fre des*e m*l. Es*es significados ap*esentados por
</line>
</par><par>
<line>
Mic*alski são
</line>
<line>
conf*rmados em pesqui*a recente
</line>
<line>
real*z*da pela Fundaçã* de Apoio ao C*lég*o
</line>
</par><par>
<line>
Estadual *úlio ** Castilhos (Fundação), enti*ade respon*ável p** asse*sorar e congre*ar alunos,
</line>
<line>
prof*ssores, ex-alunos e ex-professores. *as pesquisas, re*lizadas pelo Departamento de Ensino
</line>
</par><par>
<line>
desta Fu**açã*, *firma-se que 56,8% dos alu*os ** mant*nham interesse
</line>
<line>
em estudar na escola,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo antes de se matricular, fat* es*e *ue c*nfirma a tese, m*s*o em tempo* de m*danças
</line>
<line>
na escola, de que mais da met*de dos alunos ingressantes go*taria* d* e*tudar ness* es*ola e
</line>
<line>
não em outras, o *ue ainda, a pr**ri, a mant*m *omo escola *e ref**ência. Michalski (201*,
</line>
<line>
p.*9) continua e afirma outro* esp*ços sociais, nos quais os al*nos t*ansita* dentro *a escola:
</line>
<line>
Ao longo dos três anos (no mínimo) que os jovens que estudam no Ju*inho, também
</line>
<line>
namora*, fazem p*rt* do tim* d* *ôl*i, fu*ebol e futsal, participam de ofici*as de
</line>
<line>
*eatro, escu*tur*, de*e*ho, gravura, pintura ou cerâmi*a (um *o* di*eren**ai* do
</line>
<line>
colégio), at*am no **êmio Es*udantil, *ar*icipa* de reuniões do Kaa-eté (g*u**
</line>
<line>
ambientalista) o* ain*a, até pouco *m atividades do DTG.
</line>
<line>
Atual*en*e, a*nda permanecem alguma* das ativi*ades supra*itadas. Tais atividades
</line>
<line>
são for*ador*s, tamb*m, de*tas caracter**ticas pl*rai* e que tornam es*a uma escola de e*sino
</line>
<line>
médio di*erenci*da das de**is de mesm* nível da rede públic* esta*ua*. A* matr*cu*ar-se, o
</line>
<line>
aluno selec*ona em q**l mod*lidade **portiva realiz*rá *s au*as *e edu*açã* fís*ca: vôlei,
</line>
</par><par>
<line>
f*teb*l, futsal,
</line>
<line>
acade*ia
</line>
<line>
d* ginástica, alo*ga*entos caminhad*s. Da mesma *orma, os e
</line>
</par><par>
<line>
alun*s *legem a especi*lidade de arte que e*tudar*o (esta apenas no *rimeiro ano do ensin*
</line>
</par><par>
<line>
*édio, co*form* * grade curr*cula* vig*nte): te*tro, escult*ra, d*sen*o, gravura, pintura
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*e*âmi*a. Ou**os es*aç*s de*tinado ao a*uno, *tualm**te, são: * Grêmio Estu*antil - *ue
</line>
<line>
ma*t**, muito clarament*, **rte l*gação com **rtidos pol*ticos de extrema es*uerda, *at* n*o
</line>
</par><par>
<line>
isola*o **sta escol*, e
</line>
<line>
no qual n*o entrarem*s na seara do debate. fato é que *ste é u* O
</line>
</par><par>
<line>
importa**e espa*o d* socialização de mu*tos a*unos, *impatizante* de*ta linha política. *
</line>
<line>
DTG (Departamento ** Tradições Gaúchas), *ecentem*nte re*tivado, o q*al propõe dar
</line>
<line>
se*uimento ao Movi**nto Tradicion*list* G**cho, *u* t**e or*gem ***ta escola, na figu*a
</line>
</par><par>
<line>
popular de Paixão Cort**. A Banda Marcial *uliana,
</line>
<line>
em for*ato de orq*estra, q*e também
</line>
</par><par>
<line>
rea*iza apresentações em for*a de marcha, é o**ro
</line>
<line>
espaço que tem receb*do procura de a
</line>
</par><par>
<line>
alunos que *ese**m estud*r música, como sendo u* programa
</line>
<line>
extracurricu*ar. Mesmo com
</line>
</par><par>
<line>
tod*s es*es atra*ivos e diferenc*a** na escola, um *enômeno teima em se re*etir: a recusa aos
</line>
<line>
modelos de socialização dos con*e*imentos, já apon*ado por Corti (**0*, p.1*0), afi**ando
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. *3, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 20*6
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ovem Contemporâneo e Sua Esco*a: U*a Relação Ent*e A*e*ções e Des*fetos
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
que "[...] ** adole**e*tes e jovens d* baixa renda que estão inc*u*dos *a esco** expressam
</line>
<line>
recusa ao modelo de s*cia*izaçã* do co*hecim**t*".
</line>
</par><par>
<line>
Este fenômeno, de recusa aos modelos de *o*ializaçã* dos co*h*cimento*,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*otadamen*e visível em *rande par*e dos alun*s da escola, na medida e* que ** **paços
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
*itados torna*-se e*pa*os de atração ao aluno. *á a sal* *e aula, dita convencional, tor*a-se
</line>
</par><par>
<line>
espaço de repulsão, em **ande pa*te dos c**o*. O *ue estão faze*do
</line>
<line>
com es*e alun*
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
no*s*s aulas? O **e faz o aluno gos*ar *os espaç*s da escola, gostar de estar na *sco*a, mas
</line>
</par><par>
<line>
n*o *a s*la de
</line>
<line>
aula? Nesse s*n*ido Corti (2*09,
</line>
<line>
p.115) segue
</line>
<line>
**ndo pis*as para p***armos
</line>
</par><par>
<line>
esses p*o**ema* *o af*rmar que, nesses c*so*, trata-se de u*
</line>
<line>
[...] público juven*l diverso contradições de **a socie*a*e qu* av*nça na inclusão
</line>
<line>
educacional *em transformar a estrutura soci*l *esigual. A* desiguald*des sociais
</line>
<line>
te*dem a tencio**r a escola produ*indo novos confl*to*.
</line>
</par><par>
<line>
Tais *onflitos estão muito claros n*s *alas de muitos colegas em
</line>
<line>
conversas
</line>
<line>
no*
</line>
</par><par>
<line>
inter*alos, quando sã* r**atados alguns *om*ntos d* *a*a de aula, o* quais sã* nominados
</line>
</par><par>
<line>
*omo
</line>
<line>
con**ito*
</line>
<line>
c*m alunos. Esse* epi*ód*os abarcam
</line>
<line>
grande
</line>
<line>
p**te de exemplos, com*: falta
</line>
</par><par>
<line>
de interes*e dos alunos, f*lta de r*sp*ito, desmoti*ação, *ventuais brigas, *et*rada
</line>
<line>
de alunos
</line>
</par><par>
<line>
de aula, entre o*tros. Nã* gostaria
</line>
<line>
aqui, de forma alguma,
</line>
<line>
de culpabiliza* o p*of*ssor pela
</line>
</par><par>
<line>
ocorrência de tais atitudes, mas c*beria o que*tionam**to de como estão nossas aul*s h*je.
</line>
<line>
São, efetiva*e*te, at*at*vas para o *luno? Co*seguimos man*e* a atenção **s alu*os? Penso
</line>
</par><par>
<line>
qu* não soment* a*ravés
</line>
<line>
*as a*las, mas do própri* relaciona*ento com os a*uno*. Esse
</line>
</par><par>
<line>
relacionamento, dentro do Colégio E*tad*al Júlio de Castilhos, já é apontado como
</line>
<line>
"demo*rático" po* M*chalski (*0*0, p.25), apo*tando que:
</line>
<line>
Há u* convívio d**ocrátic* c*m pes*oas de bairro* diferentes, h*mossexu*is
</line>
<line>
masculinos e femininos, j*vens cadeirantes * com *ut*as limitações físic*s, com
</line>
<line>
go*to* mu*ic*is diferentes, com opções par*i*ár*as difer*ntes.
</line>
</par><par>
<line>
Essa fala da autor* ref*ete *m
</line>
<line>
*mportante el*me*to
</line>
<line>
consi*erado n**ta pesqu*s*, tanto
</line>
</par><par>
<line>
como f*rma de justificar a re**ização da me*ma, no sentido d* elenc*r a e*cola para o espaço da
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*s* també* nas *elações com o e*sin* de Geografia: * diver**dad*. É ***rmad* e
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
e*iste *m convívio pacífi*o com a*unos de diferentes bairros de Porto Alegre, o *ue é r*fl*tido
</line>
<line>
já na entra*a dos al*nos na e*col*, qu*ndo vêm de bairros di*erent*s de Porto Alegre, a grande
</line>
<line>
maioria de bai*ros de periferia. Quando o aluno *ntra ** contato com uma escola grande e *ai
</line>
</par><par>
<line>
de seu
</line>
<line>
bairro, nota-se claramente uma mudança comp*rtamental, já q*e ele s* enc*ntra **
</line>
</par><par>
<line>
no*os e**aços, com
</line>
<line>
*ovas pess*as, o que implicaria comportamentos diferentes dos de sua
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi**, v. 13, n. *, art. 8, p. 134-159, j*l./ago. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. O**veira, N. A. Ka*rche*
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
re**idad* de origem, uma vez qu* os espaços ta*bém vão construindo as pessoa* * *eus
</line>
<line>
comport**entos.
</line>
<line>
Outro enfoque espec*a* de Mic*alski (20*0) é *obre a questão da sexual*dade dos
</line>
<line>
alunos. Há alunos heteros*exuais, ho*osse**ais, bissexuais, *ransexuais assumidos, ou seja,
</line>
<line>
qu* se afirmam *er e ter comportame*tos sexuais des*es **pos. O fato é que *xiste, em número
</line>
<line>
muito *eduzi*o, fal*s e com*ortamentos de preconce*t* em relação a estes alu*os, mas, em
</line>
<line>
sua grande parte, são r*sp*itados.
</line>
<line>
Por f*m, a auto*a trata da questão de *lu**s com defi*iê*cias físic*s. De fa*o, o Julinho
</line>
</par><par>
<line>
recebe uma quan*i*ad* signi*ic*tiva de alun*s cadeirantes, já q** esc*l* possui ele*ado* de a
</line>
<line>
acesso a*s seus três andares. Há *amb*m alunos com d*ficiê*c*as mentais, os quais, no*mal*ente,
</line>
</par><par>
<line>
ingressam na escola com l*udo m*di*o, o qual a*resentado a*s é
</line>
<line>
professore* da* tur*as com
</line>
</par><par>
<line>
este* al*n*s, gar*ntido-lhesuma avaliação dif*re*cia*a. Sil*a (*999, p.19*) realizou se*s estudos
</line>
<line>
*e mestra*o *m educação * *tilizou o Colé*io Estadual Júlio d* Castilhos *omo ** de seus
</line>
<line>
espaços de pesqui*a, no sent**o do que já *r*ta*os aqui. *s*im,
</line>
<line>
O* jovens com os qu*is tive oportunidade de maior contato *o co*égio discordam da
</line>
<line>
visã* **sen*iali*ta que tende a ro*u*á-l*s/as da mesma forma, no levando em conta
</line>
<line>
suas esp*c*ficidades. Os/as jovens não s* definem de u*a man*ira *nica, pois as
</line>
</par><par>
<line>
tribos,
</line>
<line>
confo*me ref*ri an*eriorme*te,
</line>
<line>
se d*ferenciam *ão s* *o que *iz
</line>
<line>
resp*i*o a*
</line>
</par><par>
<line>
g*upo de *radi*ões g*úchas, grupos de capoei**, ecolo*i*, teatro, grêmi* estudan*il,
</line>
<line>
mas també* no que tang* às suas sexualidades e às f*rmas de *epr*sentá-la*. "Sexo
</line>
</par><par>
<line>
n*o é * mesma coi*a pra
</line>
<line>
todo mundo", *isse-me
</line>
<line>
um aluno. "Aqui d*ntro *em de
</line>
</par><par>
<line>
tu*o",
</line>
<line>
afirmou-me out*a estudante, ressaltando *s difer**ças. "T*m pa*a todos os
</line>
</par><par>
<line>
gostos: **nks, fashions, gays e sapatões". [gr*fo nos*o].
</line>
<line>
*qui seexpõe, além dos tóp**os já trabalh*dos, a questão das tribos. Mas não apenas
</line>
<line>
rela*ioada à div**ão em grupos de *nt**esses comuns, e si* na construção *e *de*ti**de*
</line>
<line>
próp*ias *os a*unos, qu* se id**tifica, se *f*rm* e se portam com* pe*ten*entes a deter*inado
</line>
<line>
grupo.
</line>
<line>
A diversidad* presente na *scola, *omo já refer*d*, torna-s* chave para o
</line>
<line>
enten*i*ento dos jovens e seu* c*mporta*entos, bem *omo de sua *elaç** com * es*ola *a
</line>
<line>
**al estudam. Não se q*er afirmar que em o*tras escolas *ão exis*am grupos e **ganizações
</line>
<line>
como as que aqu* fora* apre*entad*s.
</line>
<line>
Sab*mos que o Julinho é u*a *scola apreci**a pela comu*id*de porto-aleg*ens* e
</line>
<line>
*aúc**; entre*anto, a imagem desta escola é real*ente boa?
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*i*a *I, v. 13, n. 4, art. 8, p. 13*-159, **l./a*o. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Jovem Contempor*neo e Sua Escola: **a Rela*ão Entre Afe*çõ*s e Desafetos
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
3 ME*ODOLOG*A
</line>
</par><par>
<line>
"Caminante, no ha* ca*ino. El camino s* hace ** cam*nar [...]". Embo*a saibamo*
</line>
</par><par>
<line>
que a **taç*o da letra da
</line>
<line>
con*agrada música **e está pres*nte no ideário latino-america*o,
</line>
</par><par>
<line>
seja *ma *erda*e para muit*s da* situações e*frentadas e* nosso cotidiano p*ssoal, sa*emos
</line>
</par><par>
<line>
q*e n** se aplica, totalm*nt*, *o âmb*to da
</line>
<line>
pesquisa. * *ecessário pr*jetar o
</line>
<line>
caminho
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa. É *ecessár*o buscar uma *orma exeq*ível de en*ontrar pist*s par* as *espo*tas das
</line>
</par><par>
<line>
*erg**tas *s
</line>
<line>
*ua*s buscamo*. É ne*essário dar s*ntido, ainda que plural, aos dados que
</line>
</par><par>
<line>
leva*tamo* e relaciona-los aos teóricos q*e no* **ompanham!
</line>
<line>
Na p*esente pesquisa, que busca tratar das relações entre o jovem *ontemporân*o - na
</line>
<line>
p*siçã* d* al*no - e a escola co*temporâne*, muita* *eriam *s opçõ*s met*dológicas a serem
</line>
<line>
adotada*. Ness* context*, *onforme os estudos re*liza*os por Este*an (*010), quando
</line>
<line>
discorre s*bre a temátic* da p*squi*a qualitativa em e*u*ação, a pesquisa reali*ou-se *m três
</line>
<line>
momen*os, a saber:
</line>
<line>
a) in**stigações iniciais, revis** bib*iográfica * mon*agem dos *uestionár*os;
</line>
<line>
b) aplicação *o* questi*ná*ios e observaç*es e* ca*p*; e
</line>
<line>
c) *nálise e si*tematiza*ão *os d*dos co*et*d*s.
</line>
</par><par>
<line>
Para que
</line>
<line>
pudéssemos montar
</line>
<line>
os quest*on**ios - *o* perguntas abert*s e fechad*s
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
um imp*rtante levantamento teórico teve de ser rea*izado no que diz res*eito aos três pont*s
</line>
</par><par>
<line>
do refere*c*al t*ó*ico da presente
</line>
<line>
**squ*sa. *ess* montagem, con*orm* aponta **iga-Net*
</line>
</par><par>
<line>
(*0*7, p.43) há que se ter a clareza acadêmica de que
</line>
<line>
[...] temos de s**er onde est*mos e *e onde f*lamos - queiram*s ou não, sa*ba*os
</line>
<line>
o* *ão - sempr* nos loca**zamos em um paradigma, a parti* do qual constituí*os
</line>
<line>
nossos entendime*tos *o*re o mund* e nossas representações.
</line>
<line>
Prop**e*os ess* ques**onamento *ara v*r se nós, profess***s, e*tamos r*al*ente
</line>
<line>
d*ndo sentido a e*sa ci**cia e, se n*o, como melhora* nos**s pr*t*cas * partir do
</line>
<line>
conhecimento de quem é n*sso *lu*o. E *or que a**i* * f*zemos? Por estarm*s cansados de
</line>
</par><par>
<line>
ver, *o***i*n*mente, a *vasão e*colar, as críticas a*s professore*, a d*svalorização da
</line>
<line>
escola
</line>
</par><par>
<line>
pública, *ntre outros tantos p*oblemas que, se f*s*em*s citá-los ind*vidualmente, nos f*ltaria
</line>
<line>
temp* e sobr*riam lágr**as.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse senti*o, * ques*ion*rio da pesq**s* é montado, pe*sando em an*lis*r
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
r*presenta**es sobr* escola d* jo*ens alunos do *nsino Mé*io, b*sca*do compr*ender
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
sentidos a ela at*ibuídos ne*ta fase da esc*la*ização.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, *rt. 8, p. 1*4-1*9, j*l./ago. 2*16 www4.f**net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. *liveira, N. A. Kaercher
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
* qu*stionár*o apre*enta p*rgu*tas que re*aci*nam as vivê*cia* do jo*e* em r*l**ão
</line>
<line>
*o esp*ç* *e pe*quisa, o Co**gi* Estadual Júlio de Ca*t*lhos. Ess* *tapa d* quest**nário foi
</line>
</par><par>
<line>
baseada no *rabalho de *ichalski (2*10), um dos primei*os t**balhos a pensar,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
exclusividade,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*de**idade do aluno d* espaç* eleito
</line>
<line>
p*ra esta
</line>
<line>
pesq*isa. Nesse sentido,
</line>
</par><par>
<line>
formam-** a* pergunta* para a parte f*nal do questio*ário d* pesquisa:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Aqui, *ode*os inc*uir *ambém, co*o opção me*odológica, o denom*nado "estudo de
</line>
<line>
caso", já qu* trab*lhamos, investig*mos e tiramos conclu*ões de um úni*o *spaço d*
</line>
<line>
pesq*isa, o qua* pode - o* não - ter respo*tas úni*as, indiv*duais, que não se co*part*m com
</line>
</par><par>
<line>
o*tros espaços poi*,
</line>
<line>
conforme rela** André (2012, p.30): "[...] o es*udo de caso aparece
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
m*itos *nos *os
</line>
<line>
livros
</line>
<line>
de metodologia
</line>
<line>
da pesquisa educacional, dentro de uma co*cepção
</line>
</par><par>
<line>
*escriti*a *e uma unidade, seja uma es*ol*, um prof*ssor, um *luno o* u*a sala d* *ula".
</line>
<line>
Nesse sen*ido, não qu*r*mos dete*minar ou rotul*r a pesquisa como partí**pe *es*e ou
</line>
<line>
daquele ei** metodológico *xclusi*o. Nã* cabe a n*s excluir outras possibi*ida*es an*l*tica*
</line>
</par><par>
<line>
à *es*uisa, dado
</line>
<line>
que o i*tuito maior colaborar, at**vé* de nossas *iscus*ões, *om é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualidad* do ens*no em es*aço* esco*ares, atravé* do *resente e*tu*o, em esco*a públic*, que
</line>
<line>
po*e se* entendido e* out*os es*a*os de ensino igualmente.
</line>
<line>
Tendo c*nstruído o questioná*io d* pesquisa, pass*mos para a etapa metodológ*ca *e
</line>
</par><par>
<line>
aplicação dos quest*onários e das obser*ações feitas em ca*p* -
</line>
<line>
que ocorrera* ju*tamente
</line>
</par><par>
<line>
com a
</line>
<line>
*at*logação
</line>
<line>
dos a*h*do* da p*s**is*, para me*hor e*tendê-los - etapa tão important*
</line>
</par><par>
<line>
qu*nto a pres*nt*, considerando que n*** o**erem*s *ados/in*or*ações *ara o *esenrolar do
</line>
<line>
**oc*ss* *e i*vestigação.
</line>
</par><par>
<line>
E*sa di*tr*buiçã* está composta
</line>
<line>
pela a*ostragem
</line>
<line>
*e uma turma de c*da 3º ano da
</line>
</par><par>
</page><line>
escola *m cada tu*no (m*nhã, *arde e noite). Assim, abrangemos, por amos*ra, o alunado da
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 13, n. *, a*t. 8, p. 134-159, j*l./ago. 20*6 www4.*sane*.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Jovem Contemporân*o e Sua Escola: U*a Relaçã* Entre Afeições e De*afetos
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
escola, que está co*pletand* s*a* vivências *sco*ares *o que se refe*e ao ensin* d*
</line>
<line>
Geografia, encerr*ndo, pois, o cic*o de es*olarização bás*ca.
</line>
<line>
4 RE*UL*A*OS * DIS**S**ES
</line>
<line>
Numa primeir* análise, cabe re*saltar * divisão *o **e se refere à escolha dess* jovem
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
estudar
</line>
<line>
no
</line>
<line>
CE J C.
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
suj*it*s
</line>
<line>
da
</line>
<line>
pesquisa,
</line>
<line>
40%
</line>
<line>
afirmam
</line>
<line>
ter
</line>
<line>
s i do
</line>
</par><par>
<line>
direcionados/encaminha*o* via Secre*ari* Est*dual d* E*uc*ção, ou s*ja, foram designados
</line>
<line>
par* est*dar n* *ulinho. Ain*a ass*m, 36% *fir*aram ser escol*a própria o fato de e*t*dar no
</line>
<line>
Julinho. Percebemos q*e aí temos um* categor*a **porta*te da* respostas mais cit*das: n**
</line>
</par><par>
<line>
há uma ho***eneidade na *sco*ha pelo Juli*ho como escola. Assi*, podemos observar
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
gráf*co que segue, juntam*n*e com outros motivos elen*ados, como decis*o dos *ais *u,
</line>
<line>
ainda, *roximidade de c*sa ou trabalho (respostas m**o* e*p*essivas na a*ális*).
</line>
<line>
**gura * - Escolha *elo Jul*nho
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: El*bora*o *elo* aut*res (2015).
</line>
<line>
Elaboramos da mesma forma, ** levantamento dos bairro* *os quais provêm os alunos
</line>
<line>
que estudam no Julinho, com base na *m*str* da pesquisa. Constatamos que n*o há uma
</line>
<line>
prox*mida*e geog*áf**a expre*siva no q*e di* res*eito à cerc*ni* da escola em re**ção às
</line>
<line>
residênc*as dos alunos entrevistados. Con*tatamos, a*nda, que a maioria dos al*nos é *r***niente
</line>
<line>
das zonas ce*tral, les*e e sul e m*ito pouco* al*nos orig*nam-s* de bairros da zo*a norte da cidade
</line>
<line>
de Port* Alegr*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*si*a, v. 13, n. *, art. 8, *. 134-15*, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.*sanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliveira, *. *. Kaercher
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
Cabe destacar o fato de q** exi*tem dois ba*rr** nos quais há m*ior núm**o de alunos
</line>
<line>
residentes: Par*e**n e Lomba d* Pinheiro. *abemos que *e*ses bairros é grande o número de
</line>
<line>
comuni*ades cujo padrão socioec*nômi*o é baixo, ***o que *odemos perceber, claramente,
</line>
<line>
*m noss* cotidiano docente, pela falta de mat*rial didático e roupa *tilizad* *elos alunos.
</line>
<line>
É import*nte afirma* qu* os alunos que compuseram a amostra est*o **calizad*s nas
</line>
<line>
ma*s **ria*as partes d*s zon*s de Porto Alegre. Assim, o CEJC *ão se con*ig**a c*mo esc*la
</line>
<line>
de comunidade, que atender*a priorita**am*nte alun*s de suas cerca*ias. O C*JC *rata-se de
</line>
<line>
"*s*ola de pas*a*e*", confirmad* por amostragem atravé* *a in*erpretação do mapa.
</line>
<line>
Figu*a 4 - *apa do Bair** d* res**ê*cia d*s en*revis*a*os
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Geóg. Marcelo N*nes Antune* Fil*o (*014).
</line>
</par><par>
<line>
Tendo *ma pr*via do que en*ontraría*os relativa*en*e aos
</line>
<line>
bairros de procedênci*
</line>
</par><par>
<line>
dos alun**, questionamos *s *esmos sobre o que, efeti*amente, s**nifica para ele* sair de seu
</line>
<line>
bairro para estudar no J*linho, uma *ez que **s parece*ia impo*tant* t** conhecimento do *ue
</line>
<line>
re*res*nta - *ubjetivame*t* - e*te deslocamento ge*gráfi** p*la cidade para estudar.
</line>
<line>
Das respostas, 35% - a maioria - af*rmam ser um* via*em longa. Entend*m*s es**
</line>
</par><par>
<line>
re*o*ta, uma *ez que
</line>
<line>
nos é sabido
</line>
<line>
que muit*s alunos enfrentam viagens, em c*letiv*s,
</line>
</par><par>
<line>
diariam*n**, e* co*d*ç*es precárias,
</line>
<line>
por mais de **a ho*a, para *hegar à e*cola. Na
</line>
</par><par>
<line>
seq*ência, c*nstat*mos que 30% dize* que essa viagem, mesmo sen*o
</line>
<line>
longa, m*itas v*zes
</line>
</par><par>
<line>
simboliza uma *udança de vid* e, de fa*o, *uitas *eze*, **sim o é. Sabemos *oje do quant* a
</line>
</par><par>
<line>
escolari*ação básica
</line>
<line>
complet* (incluin*o o ensin* médio) é
</line>
<line>
important* na vida do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 13, n. 4, art. 8, p. 13*-159, j*l./ago. 2016
</line>
<line>
*ww*.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Jovem Conte*porâne* e Sua Escol*: Uma Rela*ão Entre Afe*ções e Desaf*tos
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
trabalhador, po* exemplo. Haver f*nali*ado o Ensin* Médio - nesta o* naque*a ins*ituição -
</line>
<line>
re**esent* uma mudanç* de vida, d* po**ibilid*des de em*rego, de sa*ários.
</line>
<line>
Continua**o 20% dos entrevistad** afirmam que sair do bairro para v*r est*dar
</line>
<line>
sig*ifica "mo*otonia", *m s**ples c*mprimento de *m* ta*ef* * 10% afirmaram ser cami*ho
</line>
<line>
*u passag*m. Questi*namo-nos: o *ue faz um j*vem afirmar que sair de seu bairro para
</line>
</par><par>
<line>
est*dar - muit**
</line>
<line>
vezes enfrentand* lo*ga viagem, d*sconfor*ável - é a*go mo*ótono, "para
</line>
</par><par>
<line>
cump*ir u** tare*a"? Nã* qu*remo* *qui responsabilizar * *rofessor por essa resp*sta. O fato
</line>
<line>
* que h* *ulpa *o proce**o co*o um todo! Não estamos conse**indo motivar nos*os j*ven*
</line>
<line>
par* que frequentem, com ânimo, a escola! Po*co sabemos **les! Acredit*mos qu* *on*ec*-
</line>
<line>
**s, em um prim*iro *omento, ajude a cami*h*r na reversão desse p**ces*o!
</line>
</par><par>
<line>
Ain** na con*trução *e*te dossiê sobre
</line>
<line>
a relação do **vem *om sua escola,
</line>
</par><par>
<line>
perguntamos aos jove**-su*ei*os ent*evis*a*os **ais espaç*s n* Jul*nho ma*s g*stavam de
</line>
<line>
*r*quent*r ou e*tar. Obtivemos ** seguinte* respostas.
</line>
<line>
*igura 5 - Esp*ços do Julinh*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aborado pelos *ut*res (*015).
</line>
<line>
Queremos tecer alg*mas conside**ções sobre os d*** espaços mais apont*dos pelo*
</line>
</par><par>
<line>
entrevistado*: *s corredo*e*/a* s*cadas (2*%) e *átio (19%). *e*uirem*s com *ma pequena o
</line>
<line>
refle*ão s**re a re*ação entre o j*vem e os espaços de sua escola:
</line>
<line>
a) *orredores/sacadas
</line>
</par><par>
<line>
Com a *ai*r porcentagem de res*ostas, os **rred**es e as sacada* do Julinh* são
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
princi*al ponto
</line>
<line>
de
</line>
<line>
en*ont*o dos **u*os-joven* nos *egui*tes momentos: n*s entradas,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
trocas de perío*os
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*aída*. A arqui*etura do prédio
</line>
<line>
*a escola é *e auto*ia do renom*do
</line>
</par><par>
</page><line>
arquite** De*é*rio R*beiro, e as *a*ada* fora* justame*t* plane*ada*, para que fossem
</line>
<line>
espaço *e conviv*ncia dos alunos, par* que pudes*e* respirar um ar fr**co, d*alo*ar, fazer
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresi*a, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-*59, jul./ago. 2016 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Olive*ra, N. A. Kaercher
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
amizades e até namorar. Pela exp*essi*idade n*s respostas d*s q*estionários, nos pa*ece qu*
</line>
<line>
as mesmas cumprem muit* *em es*a função.
</line>
<line>
Figura * - Sacada do Juli*h*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*ervo dos autores (2*15).
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 7 - Corredor do *ulinho
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Acervo dos autores (2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. **, *. 4, art. 8, p. 13*-159, *ul./ago. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Jovem C*ntemp**âneo e Su* Escola: Um* Rela**o En*re Afeiçõ*s e **safetos
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
b) Pátio
</line>
</par><par>
<line>
Co* a seg*nda maior percentage*, o pátio a*arece i*ual*ente como lugar de
</line>
<line>
co**iv*ncia dos alunos, já que é espaço de passagem, de ficar ao ar livre, de s* expor ao sol -
</line>
<line>
qu*ndo autorizado - de paqu*rar, de prat*car esportes, po* exe*pl*. O pátio em um* escola é um
</line>
<line>
importante espaço de sociabilizaç*o dos alunos. No Julinho, existem vár**s seções/parte* *o qu*
</line>
<line>
*od*mos cha*ar de pátio:
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Pátio *nt*e os d**s b*ocos;
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
O sagu*o que int**liga *ste* d*i* blo*os;
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
*ampão *er*e-*ramad*;
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Quadras abertas e
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Os "fundos".
</line>
</par><par>
<line>
Vejam*s essa dispe*são na i*agem de saté*ite.
</line>
<line>
Figur* 8 - Vista de Satélite dos pátio* do *ulinho
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: G*ogl* Map* (2*15).
</line>
<line>
* *ue fica c*ar* é que, muit*s vezes, * pátio é l*gar para mata* aula, par* se escon*e* da
</line>
<line>
direção, pa*a utilizar drog*s e até **ra manter r*lações *exuais. A parte conhecida c*m*
</line>
<line>
"f*ndão" é a *ais propí*ia para cometer ess** at*s ilíc*to*, p*r não estar às vis*as *a dire**o e
</line>
<line>
se* po*ca circ*lação de fun*ion**ios por este local.
</line>
<line>
*or outro lado, * páti* tam**m serve como *spaço pa*a * li*re circu*aç*o *e aluno* e,
</line>
<line>
por exe*plo, em u* dia *e sol, re*lização de exercícios - prática au*ori*ada em muit*s out*os
</line>
<line>
*s*aços es*o*ar*s.
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 2016 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. N. Oli*eira, N. A. K*ercher
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 9 - Fo*o dos pátios do Julinho
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: J**nal Sul*1 (2014).
</line>
</par><par>
<line>
O *onto impor***t* a
</line>
<line>
ser di*cutido como *á sina*izou anterior*ente, é que
</line>
<line>
*oram
</line>
</par><par>
<line>
citados vários e*paços da e*c*la (sacadas, pátio, refeitó*io, bibliot*ca, in*ormática [...] quando
</line>
<line>
questio*amos *s al*no* sobre quais os mesmos gostavam de estar ou *requent**, ma* um
</line>
<line>
espaço não foi *itado *or nenhum d*s entr*v*stados: a sala de aul*!
</line>
</par><par>
<line>
Os es*aços cit*dos s*o on*eos
</line>
<line>
alunos men** per*an*cem
</line>
<line>
*u os qu* pouc*
</line>
</par><par>
<line>
fr*que*tam, d*rante o tempo
</line>
<line>
em que es**o na escola. A sala de au*a é o es*aço n* qual
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
alu**s mais pe*man*c**! Mas, p*r que ela n*o *o* *itada *or ne**um d*s en*revistados como
</line>
<line>
*m espaço q*e dá gos*o *e estar? * que *contece, *e *ato, que faz o* *lunos cri*r*m o*eri*a por
</line>
</par><par>
<line>
esse espaço? Aqui temos a *p*rt*ni*ade de *efletir *obr* nossas aulas e
</line>
<line>
de *omo
</line>
</par><par>
<line>
pote*cializa*os a sala de au*a com* um *spaço de criativ*dade, liberdade, au**nom*a e reflexão
</line>
</par><par>
<line>
dos alunos. Volt*mo* * nos
</line>
<line>
q*estionar: conhecemos nos*os a**nos? Se conhecêsse*os talvez
</line>
</par><par>
<line>
pensar*amos em melhor*s momentos *om ele* neste **paço que n*o lhes é agradáv*l!
</line>
<line>
Ta*bém é impo*tan** ref**tir sobre a fase da *dolesc*nci*/juventu*e, já ap*e*entada
</line>
</par><par>
<line>
**** como de oposiç*o cultur* domi*a*te, como ** apres*ntamos a*ui. Não queremos à
</line>
</par><par>
<line>
responsabilizar, novame*te, o pro*ess*r, a* *n*ontrarmos
</line>
<line>
esse dad*
</line>
<line>
d* análise. Há que se
</line>
</par><par>
<line>
refletir sobre como esses jovens percebem o espaço es*olar, *m* v*z que lh** é "*rivada"
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*os*ib*l*d*de de frequ*ntar/estar nos espaços os quais gostam de estar po*que pre*i*am assistir às
</line>
<line>
aulas min*stradas - em su* mas**v* maioria - na *ala *e aula. Podemo* *nten*e*, assim, que a
</line>
<line>
sala d* *u*a *urge *omo uma espécie de *enten*a para o aluno: "*u va*s à escol*, conviv*rás com
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 2016
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Jovem *ontemporâneo e S*a Escola: Uma R*lação Entre Afeições e De*afe*os
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
teus amigo*, far*s a*izades, p*querarás, mas, po* isso, paga*ás *m pr*ço: deverá* es*ar *a sala de
</line>
<line>
aula!", conforme *emo*stra*o nas pr*x*mas Figuras 10 e 11.
</line>
<line>
Figura 1* - Sala de a*la *o Jul*n*o
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Acervo d*s autores (*015).
</line>
</par><par>
<line>
Figura 11 - S*la de *ula do Julinho
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *cervo dos auto*es (2015).
</line>
<line>
O Jul*nho pos*ui salas de aula t*o norma*s qua*to qualq*er *utra *scola públic*
</line>
</par><par>
<line>
**ssuiria! Não *á nada *e apara*o tecnológ*co. Quadro
</line>
<line>
branco, cla*ses, c*deir**, estante,
</line>
</par><par>
</page><line>
l*vros * um mapa-mundi, são os elem*nto* que estão *r*sente* nas *a*s d* quare*ta salas de
</line>
<line>
aula q*e * escola possui. Ago*a, pode*os refletir no que diz re*pei*o àquilo q*e acon*ece
</line>
<line>
den*ro desse si*ples espa*o.
</line>
<line>
Para se d*r uma boa aula *ão precisou de grandes arte*atos: a) um *ro*essor, que
</line>
<line>
con*eça seus aluno*, que saiba do que irá falar que tenha paciência, qu* entenda do processo
</line>
<line>
de apr*ndizagem em sua ciência, e (*) um grupo de alunos que adm*re seu profess*r. *ada de
</line>
<line>
utopi*s **ui! Esses nos parecem r*quisito* básicos e elemen*a*es d**tro de um* esc*la, mas,
</line>
<line>
se*á que de fato eles ex*stem? Por exem*lo: *nte**sse *m *n*e***ir, educar!
</line>
<line>
Rev. **A, Tere*i*a, v. 13, n. 4, art. 8, p. 1*4-159, ju*./ago. 2*16 www4.fsa*e*.co*.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. *. Oliveira, *. A. *a*rche*
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
A*nd* quest*onamos *osso* *ntr*vistados se gosta* *e *st**ar no Colégi* Es*adu** Jú**o
</line>
</par><par>
<line>
de Castilhos, c*m o intuito de
</line>
<line>
*e*if*car o *uã* est*eita é - ou não a re*ação *fetiv* d*s -
</line>
</par><par>
<line>
*st*dantes com s*a escola. Massivos 97% dos jove*s en*revistados af*rmam *ostar de estudar no
</line>
</par><par>
<line>
Julinho, send*
</line>
<line>
os
</line>
<line>
pri*cipais m*ti*os
</line>
<line>
para gostar de
</line>
<line>
estud*r n*sta escola: os amigos *ue ali
</line>
</par><par>
<line>
consti*uíram e constituem; os p*ofesso*e*, os quais afirmam que, *om raríssima* e*ceçõ*s, são
</line>
<line>
muito cam*radas; a **vers*da*e encontr*da *a esc*l*; a li*er*ade fornecida p*l* es**la.
</line>
<line>
Monta**s um **fográfico par* explici*ar ** três pa*avras *ue nos*os entrevistados
</line>
<line>
sentiram em seu primeiro dia de aula no Jul*nh*. Opt***s por a*mar uma forma difer*n** de
</line>
<line>
vi*u*l*zação q*e po*e nos aux*liar na interpretação do* d*d*s: q*anto maior * palavra, mais
</line>
<line>
vezes el* *oi c*t*da, qu*nto m*nor a pa*avra, m*nos vezes ela foi citada. Ve*a*os as pr*meir*s
</line>
<line>
impressõ*s do* jov*ns-a*unos sobre su* es*ola.
</line>
<line>
*igura 12 - P*lavras *ue *epresentam o p*imeiro dia
</line>
<line>
de au*a dos entrevi**ados no Julin*o
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autores (2015).
</line>
</par><par>
<line>
As quatro pala**as maiores nesse gráfico sã*: verg*nh*,
</line>
<line>
nervosis*o, timidez
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ansi*dade. No gera*, não são palav*as de conotação positiva, a no*so olhar. *odem*s imaginar
</line>
</par><par>
<line>
que essas pa*avras estão di**tamente r*lac**nadas com o **to de
</line>
<line>
que esses jove*s nunca
</line>
</par><par>
<line>
havi*m se e*cont*ado - q*ando da const*t*i*ão d* tur*a, no primeiro a*o do en*ino médio -
</line>
<line>
e *ue estão em um *omento *e real timidez e *ergon**.
</line>
<line>
Mas também nos aparecem pa**vr*s inter*ss*ntes c*mo curiosidade, alegr*a,
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento! Entende*os q*e, ao s* referi*em ao seu primeiro dia de a*la *o *u*inho,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
alunos efetivamente estava*
</line>
<line>
inic*a*do uma
</line>
<line>
no*a eta*a em suas vidas, o ensi*o médio, *ma
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 1*, n. 4, **t. 8, p. 134-1*9, jul./ago. 2016
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Jovem Cont**p*râneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Af*ições e Des*fetos
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
etap* repleta de desc*be*tas e apren*izados, e*apa es*aem que, r*a**ent*, este perfil e esta
</line>
<line>
*den*idade juvenil d* *ue tratamos ao longo deste *ext* **ão afl*r*r reverberar e se
</line>
<line>
au*oafir*ar nes*es jovens-alunos.
</line>
<line>
Por fim, como última análise desta pesquisa propôs que ** alunos-jovens-ent*e*istados
</line>
<line>
tr*balhassem com r*la*ões *e a*títeses, sob*e sua esco*a. Pedimos *ue os mesmo*
</line>
<line>
comp*etassem dois pa*es de frases, a saber: O Julinho é/O Julinho não *; O J*lin*o tem/O
</line>
</par><par>
<line>
Julinho não *em. N**sa i*tenção aqui fo*
</line>
<line>
perc*ber a visão dess* aluno *m relação às
</line>
</par><par>
<line>
qualidades * *ossí*eis di*iculdade* da es*ola. Ale*rou-nos a sinceridade co* *ue os a*unos
</line>
<line>
responderam, po*s muito *o que *oi dito *or eles é a mais pura percepção viv*da pela escola.
</line>
<line>
Por outr* lad*, pude*os constat*r como *odo ser humano é crent*; um crente de que s**
</line>
<line>
esp*** pode ser o melhor de todos, quando há mu*to que fazer pa*a melhorar * atin*ir níveis
</line>
<line>
de um bom p*drão de q*alidade.
</line>
<line>
So*r* a an*ítes* "o Julinho é/o Julin*o n*o é" enc*ntramos as seguintes *espost*s.
</line>
<line>
Figu*a 1* - Julin*o é
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabor*d* pelos *utores (2*15).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 1*, n. 4, art. 8, p. **4-15*, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. N. Oliveir*, *. A. Kae*cher
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
*igu*a 14 - *ulinho não *
</line>
</par><par>
<line>
*onte: El*borado p**os aut*res (20**).
</line>
<line>
Na demons*ração das fig*ras apres*ntad** se confirmo* a *d*ia de *uão *rente nosso
</line>
</par><par>
<line>
aluno é, *uando 65% dos entre*istados afirma* que o Julinho - espaço da pesquisa - é
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
bom colé*i*! Já anunciamos no capít*l* inicial deste texto o quão "massacrad*" o Jul*n** foi
</line>
<line>
* v*m *en*o n*s ú*timos tempos, dado o de*c*so *om a e*ucação pública. Mas nosso aluno
</line>
<line>
acredi*a e* nós, acredita em sua escola, acredit* que sua e**ola é, de fato, u* *om colégio!
</line>
<line>
*f*rmam ai*da que o Jul*nho * diversific*do (o que p*ovou **ta pesquis*), grand* (o que de
</line>
<line>
f*to é - m*io* esco*a púb*ica do Esta*o do RS), co**ecido (*rande parte *as míd*a* procuram
</line>
<line>
o Julinho p*ra *oticia* sobre *ducação) e agr*d*vel.
</line>
</par><par>
<line>
Por outro
</line>
<line>
lad*, *os *p*rece qu* o J*l*nho
</line>
<line>
não é *m colégio
</line>
<line>
de drogados. *qui,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
ponto del**a*o a s** t*ata*o. Sabe-*e que a m**oria dos alunos
</line>
<line>
do Julin*o não tem rela*ão
</line>
</par><par>
<line>
*lguma com qualquer tipo de *roga. Mas s* sa*e, também, que, *á a*gum*s décad*s,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Grê*io Estudantil da esco*a ve* sen*o ocupa*o por *lunos que u*iliz** este e*paço pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*umo d* d*ogas (prin*ip*lmente *aconha), * que dá a fama de a escola ter muitos al*n*s
</line>
<line>
d**g*dos ou *er uma e*cola de dr*gados, quando são pouquíssimos os que co*etem estes a*o*
</line>
<line>
i*íci*os no ambi*nte esco**r. O que nos alegrou aqui foi que n*ssos entr*vi*tados se
</line>
</par><par>
<line>
c*locaram,
</line>
<line>
firmemen*e, n* p*si*ão de que ele* nã* *ã* esses drogados! *ão alunos *ue
</line>
</par><par>
</page><line>
estuda* e buscam o melhor pa*a *i e para o* *eus!
</line>
<line>
*uas pal*vras q*e r*v**am um* triste realidade: o Julin** não * organizado e limpo. E
</line>
<line>
*e *at* não é! Perc*bemos, nos ú*t*mos anos, que a gestão da es*ola púb*ica vem enfrentando
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 2*1* www*.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Jovem Conte*porâneo e *ua Esco**: Uma Relação *ntre *fe*ções e Desafeto*
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
sérias dificul*a*es par* administrar uma escola, * que dá a real *mpressão de deso*g*n*zação
</line>
<line>
no **biente esco*ar. Faltam também func*onários para *ar c*nta da l*mpeza de *m espaço t*o
</line>
<line>
gr*nde *o*o o Colé*io *úlio de Ca*tilhos. Duas p*lav*as que revel*m u*a alegre *e*li*ade: o
</line>
<line>
Julin*o não é pouc* p*litizado e preconceituo*o. E, de f*to, t*mbém *ão o é! Existem muitas
</line>
</par><par>
<line>
co**e*tes políticas no
</line>
<line>
âmb*t* da *sc*la e a tolerância/res*eit* com a diversidade é fator *u*
</line>
</par><par>
<line>
vem aumentando *o*idian*mente.
</line>
<line>
Sobre a antítese "o Julinho tem/o *ulinho *ão t*m" encontramos as segui**e*
</line>
<line>
*es*ostas.
</line>
<line>
Figura 15 - Julinh* *em
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Ela*orado p*los a*tore* (2015).
</line>
<line>
*igura 16 - J*linho não tem
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elaborado pelos autor*s (*015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-159, j*l./ago. 20*6
</line>
<line>
www4.*sane*.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. N. *liveira, N. A. *ae*c*er
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
Nos*o* a*unos afirmaram que o espaço da *esqui** tem bons *rofessores (porqu*
</line>
<line>
*o*tam dos me**o*, em *ua maioria), tem estrutu*a/e*paç*, tem amigos, te* l**e*dade e tem
</line>
</par><par>
<line>
re**eito. Po*t*s muito positivos par* a escola! Por outro lad*, no* re*elam
</line>
<line>
tri*te* fat*s, ao
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line>
Ba*: a l*citaçã* *a*a o bar da escola vence* e os inqu*lin*s **caram mais de
</line>
<line>
dois anos sem pag*r o a*ug*el para o Es*ado, o que fez com que *ste barrasse a
</line>
<line>
entr*da de um novo inquilino *ara o bar antes que o ant*ri*r qu*te sua dívida;
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Regras: existe *m cartão informativo com as r*gras da escola, el**orado em
</line>
<line>
parcer** *om a Fundação de Apoio. Parece-nos que o* alunos inferem em não
</line>
<line>
ver as regras por*ue não as põem em p*ática e não h* fi*cal*zação adequa*a
</line>
<line>
sobre o tema;
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Funcio*ários suficie**es: de f*t* *ão há. Atualme**e *xi**em quatro
</line>
<line>
funcion*rias da limpeza, pa*a *imp*r um* e*trut*ra gigante, com mais d* 4*
</line>
</par><par>
<line>
sala* de *ula, *ais de 10 l*boratórios, *ais de 40 sa*as entre direções
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*oor*enações, tu*o isto f*ncionando em * turn*s;
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
*egurança: frequ*ntem*nte os alunos são assaltado* a* sair da escola
</line>
<line>
e
</line>
<line>
at*avessar a Praça Pi*atini p*ra ir à pa**** do* ônibu*;
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
*úsic*: são rar*s os recreio* em que tem músic*.
</line>
</par><par>
<line>
5 C*N*LUSÃO
</line>
<line>
*.1 Por *a*s Joven* Que Pen*e* Em Sua E*cola
</line>
<line>
Em u* pr*meir* mo*ento, per*ebe-se u* jovem que te*, efetivamen**,
</line>
</par><par>
<line>
c*nhec*mento e sentim*nt*s *m rel*ção
</line>
<line>
ao **e acontece *m sua esc*la: * jovem não est*
</line>
</par><par>
<line>
a*át*c* ao ambi*nte e*co*ar!
</line>
</par><par>
<line>
Quando *pontamos os e**a*** da esc*la pelos*u*** os jovens cont*mporâneos mais *e
</line>
</par><par>
<line>
afeiçoam e, no* resu*tados *parece*
</line>
<line>
os pátios * o* c*rre*o*es/sa**das, ao me*mo t*mpo, e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 1*, n. 4, art. 8, p. 134-159, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Jovem Conte*p*râneo e Sua Escola: Uma Re*aç** Entre Afeiçõ*s * Desafetos
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
nenhum participante da pesquisa o espaço da s*la de aula, há *u*to com que se **eocupa*.
</line>
<line>
Pode*-s* *lencar algumas pe*guntas *mportantes, *m *ela*ão às nos*as *ulas:
</line>
<line>
- Estamos dan*o a v*r**d*ira ****rtância ao ent*n*imento da realid*de de quem
</line>
<line>
é nosso *lu*o e de n*s*a verdadeira fun*ão como seus p*of**sores?
</line>
<line>
- Estamos con*extualizand* as realidade* locais dos alun*s, de maneira a ter*os
</line>
<line>
uma aborda*em do* a*sunto* trabalhad*s em aula mais próx*mos das vivênc**s
</line>
<line>
d*s jov*ns contemporâne*s?
</line>
<line>
- Estamos tendo espaço **ra discu*ir com o* alunos *s temáticas dos movimento*
</line>
</par><par>
<line>
sociais, da*
</line>
<line>
ci*ades, das populaç*es, de *aneira com que eles se sint*m
</line>
</par><par>
<line>
*ar***ipante* dest*s questões?
</line>
</par><par>
<line>
- Não esta*ía*os frisando *m *emasia conteúdos sem sign*ficados e* tr**a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
p*uco, no nada trab*l*ar *o* os conhecimentos já
</line>
<line>
existentes na
</line>
<line>
v* d a dos
</line>
</par><par>
<line>
suje*tos-jove**-alunos?
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line>
As c*mparações entre joven* u*banos e jov*ns
</line>
<line>
do *nt*rior: com* a* identidad*s
</line>
</par><par>
<line>
j*veni* são f*r**das em **tros espaços, que não * urb*no?
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
As comparaçõ*s entre jovens
</line>
<line>
de dife*entes nacionalida*es: estaria*
</line>
<line>
os jo*ens
</line>
</par><par>
<line>
*rasi*eiros, po* exemp*o, co* per*is semelhant*s a ou**os jo*ens *o MERCOSU*?
</line>
<line>
Com* *s diferenças de coloni*ação histó*ica *roduz*m di*e*en*as na consti*uição
</line>
<line>
dest*s jove*s?
</line>
<line>
Acre*ita-se ser importante *emb*ar, neste espaço, Meirieu (2*06, *.25), em *ua "*arta
</line>
</par><par>
<line>
a u* Jovem *rof*ss**", sobre uma visão important* do pro*e*s*r: "Não há nada
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *3, n. 4, art. 8, p. *34-159, jul./a*o. 2016 **w4.fsa*et.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. N. Olivei*a, N. A. Ka*rc***
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
ext*aordi*ário, então, e* considerarmos nosso *fício *omo um meio d* possibilit*r a outros
</line>
<line>
que vivam a alegria d*s de*cobertas que nós *róprios vi*emos".
</line>
<line>
E, aind*, uma visão imp*rtante sobre o *onhe*imento, c*nforme as palavras do
</line>
<line>
*esm* autor (20*6, p.19): "O professor deve possibilitar a *ada aluno confrontar-** co* um
</line>
<line>
*aber *ue o ultrapassa e, ao mesmo tempo, f*rnecer-*h* a ajuda nec*ssária para se aproximar
</line>
<line>
d*s*e saber".
</line>
<line>
Avante, companheiros! Há m*ito *rab*lho a se* feito! Mais *esquis*s, mai* *ulas, mais
</line>
<line>
jovens e *ais ref*exões vir*o!
</line>
<line>
REFERÊN*I*S
</line>
<line>
A**RÉ, M. E. D. A. **no*rafi* da práti*a escolar. Campinas: Pap*r*s, 2012.
</line>
<line>
C*RTI, A. P. Uma diversid*de de sujeitos: juventude e dive*si*ade no ensino médio. In:
</line>
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Juventu*e e escolariza*ão: os sentid*s d* Ensin* Médio. Programa Salto para o *utur* -
</line>
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Ale*re: *rtm*d, 2010.
</line>
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2015.
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JOR*AL Sul*1. B. J. R. (Jo*n*li*ta). Foto dos pátios do Colég*o Jul*n*o. Po*to *legre/R*.
</line>
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Disp*nível em: <http://i*.wp.com/www. sul21.com.br/ jorn**/wp- con**nt/*pload*/
</line>
<line>
2013/10/20131025por-bernardo-jardim-ri*eiro-7*15.*pg?resize=*20%2C481>. Aces*o em:
</line>
<line>
12 ma*o 2014.
</line>
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ME*R*EU, *. Ca*ta a um Jovem Pro*essor. P**to Alegre: A*tmed, **06.
</line>
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MICHALSKI, M. F. I*e*tidad* *o aluno Julian*: liberdade * ide*tidade n* ensino médio.
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Porto Alegre: Colé*io Estadual Júlio *e Cas*ilho*, *01*.
</line>
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SILV*, *. A. S*xualidades na e*cola em tempos *e AIDS. *99*. 96f. Disse**aç*o
</line>
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(Mest*a*o e* Edu*ação) - Programa de Pós-Graduação em Educaçã* da Univer*idade
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*ede*al do R*o G*ande do Sul, Po*to Alegr*, 1999.
</line>
<line>
VEIGA-NETO, A. Par*digmas? C*idados co* ele*. In: COSTA, M. *. (Or*.). Caminhos
</line>
<line>
Investigati*os II: outros modos de p*ns*r e fazer p*squisa em educação. Rio d* Jane*ro:
</line>
<line>
Lam*arin*, *007.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 13, n. 4, art. *, p. 134-1*9, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.fs*ne*.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina, v. 13, n. 4, art. 8, p. 134-159, ju*./ag*. 2016
</line>
<line>
*w**.fsanet.*om.**/re*ista
</line>
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