<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 5, *. 73-88, jul./ago. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.4.5
</line>
</par><par>
<line>
A Psicologia da Educação no Cur*ículo d*s Licenciaturas sob o Olhar de Li*e*ciandos d* UF*I
</line>
<line>
Educ**ion Psycholog* *n Curriculu* of Teacher T*aini*g: * Student P*rspective UF**
</line>
</par><par>
<line>
Cleâ*ia de Sale* Sil*a
</line>
<line>
Dout*r* em Educ*ção pela Universida*e F*deral do Rio Gra*** do Norte
</line>
<line>
P*ofessora da Uni*ersidade *ederal do Pi*uí.
</line>
<line>
Email: cleania*al*s@gmail.com
</line>
<line>
Adri*na Loiola *o N*sciment*
</line>
<line>
*raduad* em *icenciatur* P**na em Ped*gogia pela Unive*s*dade Fede*al do Piauí
</line>
<line>
E-*ail: adrianna1819*@hot*ail.com
</line>
<line>
Ticia*e Ma*ia *anto* Alencar
</line>
<line>
G*ad*a*a em Licen*iat*ra Plena em Ped*gogia pela Universidade Feder*l do Piauí
</line>
<line>
E-mail: *y*i*n*al*ncar@*otm**l.com
</line>
<line>
Cassiana Ra*o* Ferr*ira
</line>
<line>
Gradua*a em Lice**i*tura Plena em Pedagogia *ela Un*v*rsidade F**e*al d* Piauí
</line>
<line>
E-m*il: cassian**amos.f@ho*mail.co*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *leân*a de Sales *ilva
</line>
<line>
End*reço: R*a Belchio* *arros, 315*. Condomínio Vi*a
</line>
<line>
Fo*m*sa, Casa 23. Bairro Pla*a*to Inin*a. Teres**a-Pi.
</line>
<line>
Ce*: 64052-500
</line>
</par><par>
<line>
Editor Cien*ífico: **nny Kerley de Alencar Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Adriana Loiola do N*scime*t*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *ua Impera*riz, *5*9. Ba*rro Parque
</line>
<line>
Ar*igo recebido em 27/04/2*16.
</line>
<line>
Última
</line>
<line>
*ers*o
</line>
</par><par>
<line>
*odovi*rio . Teresina-Pi. Cep: 6*023-745
</line>
<line>
rec*bi** em 15/05/*016. Ap*ovado *m *6/05/2*16.
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. S. *i*va, A. L. Nascim*nto, T. M. S. Alencar, *. R. **r*e**a
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A d*sciplina Psicolo*ia *a Edu*ação é um *os compon*ntes cu*riculares dos
</line>
<line>
cursos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
licenciatura. **r oferecer conh*cimentos teórico-prátic*s *eferent*s aos proc*s*o*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento e aprendi*agem que *e*meiam a dinâmica
</line>
<line>
edu*ador-co*h*cimento-
</line>
</par><par>
<line>
educando no cont*xto *scolar,
</line>
<line>
con*ec*mentos est*s impresci*díveis * f*rm**ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
p*o**ssores, *em-s* c**sti*uíd* o*riga*ória *estes curs*s. **ntudo, a *ealid*de tem m**t*ado
</line>
</par><par>
<line>
alguma*
</line>
<line>
posturas de professores
</line>
<line>
*ue defendem a redução da carga horá*ia e /
</line>
<line>
ou a
</line>
<line>
retirada
</line>
</par><par>
<line>
desta disc*plina do
</line>
<line>
currículo das licenciat*ras. Es*e artigo objetiva tec*r
</line>
<line>
algumas
</line>
</par><par>
<line>
*ons*deraç*e* acer*a da necessidade da dis**pli*a Psicolog*a da Educação *os cursos de
</line>
</par><par>
<line>
formação de
</line>
<line>
professores, a **rtir de
</line>
<line>
uma pesqui*a realizada sobre o p*pel qu* os alunos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
difer*ntes licenciaturas
</line>
<line>
da UFPI at*ibuem à *ita*a disciplina no seu pro*esso
</line>
<line>
de *ormação
</line>
</par><par>
<line>
do*ente. Os
</line>
<line>
dad*s
</line>
<line>
col*tado* atrav*s da Técnica de Associa*ão Livre de Palavra* e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
questionári* e analisados com bas* em Aguiar (19*0), Azzi e Sadall* (2002), Carvalho
</line>
</par><par>
<line>
(*006), Lima (1990), Pente**o (1980), Santom* (1998), Severin* (1996),
</line>
<line>
entre outros,
</line>
</par><par>
<line>
rev*l*m que, e* g*ral,
</line>
<line>
os sujeitos apres*ntam uma v*são positiva da di*cip*i**, avaliando-a
</line>
</par><par>
<line>
com* impor*ante e
</line>
<line>
nec*ssária, *om conteúdos atualiza*os * s*gni*icativos *ara a prática
</line>
</par><par>
<line>
edu*at*va; co*sideram o ap*en*izad* na disci*li*a proveitoso e f**damenta* *a sua formação;
</line>
<line>
* d*fendem a su* per*an**cia na grade curr*c*lar dos seus cursos. Tais r*sultados re*firmam
</line>
</par><par>
<line>
o pape* que a Psi*ologia da E*uc*ção *esemp*nha na formaç*o doce*te, servindo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
subs*dios *ar* fun*amentar mel*or
</line>
<line>
disc*ssõe* e *osturas ace*c* da *n*erçã* e permanê*cia
</line>
</par><par>
<line>
dessa *iscipl*na nos cur*os de licenciatura.
</line>
<line>
Pal*vras-chave: *sicolog*a Da Educação. Currícul*. *icenciatur*.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
The Educational Psychology is
</line>
<line>
one o* t he
</line>
<line>
curric*lar co**on*nts of the
</line>
<line>
teac*er trai***g
</line>
</par><par>
<line>
cour*es. By
</line>
<line>
off*ring theoretical *nd pr*c*ical kn*w*ed*e re*ardi*g *he
</line>
<line>
development
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
learning pro*esses that und**lie the dynamic k*owledge-edu*ato*-learn** i* the school
</line>
<line>
*ontext, th*se knowledge es*en*ial to teacher training, ha* mad* import*nt and oblig*tory in
</line>
</par><par>
<line>
the** course*. However, *ealit* has shown some attitudes of tea*hers w**
</line>
<line>
advocate th*
</line>
</par><par>
<line>
reduc*i** *f *o*king
</line>
<line>
*o*rs and / *r withdrawa* of t*is **scipline c*rriculum of the degree
</line>
</par><par>
<line>
courses.
</line>
<line>
*hi* ar*icle aims to make a few remark* about
</line>
<line>
the ne*d of the Educational
</line>
</par><par>
<line>
P*y*ho*ogy *ourse in te*ch*r tr*i**ng courses, fro* a *urvey executed
</line>
<line>
on th* role that
</line>
</par><par>
<line>
students
</line>
<line>
o* di*f*rent ma*ors *ourses of **PI
</line>
<line>
*t*ribute to t*i* course in its proc*ss
</line>
<line>
t*****r
</line>
</par><par>
<line>
train*ng. The data collected t*rough the Word Free Association Techn**ue and ques**o*naire
</line>
</par><par>
<line>
a*d
</line>
<line>
analyz*d b*sed *n **uiar (1*9*), Azzi an* *adalla (200*), Carvalho (2006), Lima
</line>
</par><par>
<line>
(19*0), Penteado (**80), *a*tom* (1998), Severino (199*), among oth*rs, re*eal that, in
</line>
</par><par>
<line>
g**eral,
</line>
<line>
partci*ants presen*
</line>
<line>
a positive *iew *f c*u*se, *valuating it as **p*rtant and
</line>
</par><par>
<line>
nece*s**y, with u*date*
</line>
<line>
and *eaning*ul co**e*ts for educ**ional
</line>
<line>
**actice;
</line>
<line>
considering *he
</line>
</par><par>
<line>
lear*in* the usefu* and important d*scipline i* their train*n*; an* def*nd their *erma*ence in
</line>
</par><par>
<line>
the cu**i**lum of t*eir courses. These
</line>
<line>
*esult* rea*firm the ro*e that *d*ca**onal *sychology
</line>
</par><par>
<line>
plays in te*che* training, serv*n* sub*idie* *o support b*tter d**cuss**ns and po*i*io*s *n the
</line>
<line>
entry and perma*ence of this disc**l*ne in *ac*elo*s c*urses.
</line>
<line>
Keywo*ds: *du*ation*l Ps***ology. Cu*riculum. Gr*dua*ion.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n.4, art. 5, p. 73-88, jul./ago. *016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psi*ologia da Educação no *urrículo das Licenci*turas so* o Olhar de Licenci*nd** da UFPI
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
* INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
É s*bido que *s c*r*o* de fo*mação do*ent* t*m com* objetivo centra* oferecer aos
</line>
</par><par>
<line>
l*cenc**ndos **n*eci**ntos te*r*co-prát*cos necessários
</line>
<line>
*o e*erc*ci* comp*te*te
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
profissão. Para
</line>
<line>
tal, os seus c*rrí**l*s constituem-se *e
</line>
<line>
*uas parte*; *ma,
</line>
<line>
que integra
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
*isciplinas *specíficas da á**a de con*ec*m*nto r*ferent* à l*c*nciatu*a e outra, que agreg* as
</line>
<line>
disc**linas d** fund*mentos da e*u*ação e da* metodolog*as do ensi*o. T*is discip*inas são
</line>
</par><par>
<line>
*elev*n*e* para a
</line>
<line>
fo*mação do fu*uro
</line>
<line>
p*ofessor, pois ao mesmo tempo
</line>
<line>
em *ue este
</line>
</par><par>
<line>
prof*ss*ona* pre*isa ter do*ínio d* conh*cimento da área de sua
</line>
<line>
especializa*ã*, também
</line>
</par><par>
<line>
neces*ita compreender *s proc**sos e*ucativos que pe*mei*m o ens**o e a aprendizagem.
</line>
<line>
*ntr* os comp**entes curri*ulares esp*cíficos das ci*n*ias da educa*ão e*t* *
</line>
<line>
Psicolo*ia da Educação, jun*amente com *ocio*og*a da *ducação, Filo*ofi* *a Ed*cação,
</line>
<line>
Didática, *ntre ou*ros.
</line>
<line>
A *sicol*g** da Educação, nas licenciaturas, se constitu* uma área d* conheci*ento*,
</line>
<line>
cujas teo*i*açõ*s remetem *os proc*ss*s de d**env*lvimento e d* apre*di**gem do*
</line>
<line>
i*divíduos *m s*tuações educativas. Explicando como nascem e **o*uem as fun*õ*s psí*uicas
</line>
<line>
tipicamente *umanas (intel*ctua*s, *erc**t*vas, motoras, soc**is * afetivas) * * p*oc*s*o de
</line>
</par><par>
<line>
apro*ria*ã* dos *onhe*imentos *roduz*dos historicamente n* sociedade, a Ps*cologia
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Educação te* oferecid* subsídi*s para a* *ráticas educat*vas, *eja propic*ando ao educador
</line>
<line>
*onheciment* e comp**ensão das bases psicológicas desses processos, seja fu**amen*and* a
</line>
<line>
or*anização de situações educa*ivas q*e possam ativar processos internos *e de*en*olv*men*o
</line>
<line>
e criar *ituações adequa**s e fa***ecedor*s de aprendiz**em (*ENTEADO, 198*).
</line>
<line>
Embora as co*tribuições da P*icologia da Edu*ação nos cu*sos d* licenciatura *ejam
</line>
<line>
ineg*vei*, esta área te* sido alvo d* muitas crítica*. As críti*as s* referem, de forma ger*l, à
</line>
</par><par>
<line>
tend*nc** de *sicolo*iz*r a educação, r*duz*ndo esta aos proces**s psicológicos; form* à
</line>
</par><par>
<line>
c*mo os conteúdos psicoló*icos s*o ensina*os; *s dificuldade* de *mplementar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
contribuições
</line>
<line>
qu* os con*eúd*s *essa **scipl*n* po*em trazer pa** os futuros professor*s;
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*arga horária dos conh*c*mentos pedagógicos c**p*r*da aos con**cimen*os disciplina*es *as
</line>
</par><par>
<line>
áreas *specializ*das; e * falta de articulação entre as
</line>
<line>
disciplinas de formação *sp*cífi*a
</line>
</par><par>
<line>
(cont*ú*os da áre* di*ciplinar) e a forma*ão peda**gica (conteúdos p*r* a docê*cia).
</line>
<line>
Em face de *ais crític*s surg*m postur*s que defendem a di*inu*ç*o d* carga horár*a
</line>
<line>
*a discip*ina e/ou a sua retirada *o currículo das licenci*tu*as, e* es*ecial, dos c*rsos de 2ª
</line>
</par><par>
<line>
*icen*iatura. Estas postura* est*o amparadas no mode*o i*icial de
</line>
<line>
f*rm*ção docente que,
</line>
</par><par>
<line>
segundo Pe*eira (1*99),
</line>
<line>
apresenta uma forte predominân*ia dos conteúd*s *sp*cíficos em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina PI, v. *3, n. *, art. 5, p. 73-88, jul./*go. 20**
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Si*va, A. L. Nasciment*, T. M. S. Alencar, C. R. Ferreira
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
detr*me*to da áre* pedagógica e que, embora não aten*a às dem*nda* da real**ade *a prátic*
</line>
<line>
d*cente a*ua*, ain*a não foi su*erado, p*i*ci*alm*nte pela departa*entalização ex*stente nas
</line>
<line>
instituições d* e*sin* superi*r.
</line>
<line>
Es*e art*go tem co*o objeti*o, *ois, apresentar algumas conside*aç*e* ace*ca da
</line>
</par><par>
<line>
necessida*e
</line>
<line>
da
</line>
<line>
discipli*a P*i*ol*gia *a Ed**aç*o
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
grad*s cu*riculares dos curs*s de
</line>
</par><par>
<line>
formação de profess**es, a parti* de uma pesquis* rea***ada sobr* o p*pel que os alunos da*
</line>
<line>
difere*tes licenc*atu*as d* Un*versid*de Fe*eral do Piauí (UFPI) *tribuem à citada dis*iplina
</line>
<line>
*o seu p*ocesso de formação do*ente.
</line>
<line>
Considerando que a Psic*logia da E*ucação pode contr*buir signifi*ati*ame*te p*ra
</line>
</par><par>
<line>
uma form**ão docente
</line>
<line>
que *ualifique o professor a *idar com a
</line>
<line>
c**ple*idade do *enômeno
</line>
</par><par>
<line>
ed*ca*ivo, esp*ra-se qu* as reflexões aqui ap*esentadas poss*m subs*d**r,
</line>
<line>
d* for*a mai*
</line>
</par><par>
<line>
*rítica e fundame*tad*, *osturas e debates acerca da temática.
</line>
</par><par>
<line>
* REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
Os cursos d* formação d* professores *e* se consti*uído, ** atual*d*de, um c*ntexto
</line>
</par><par>
<line>
complexo,
</line>
<line>
no qual *e *r****tifi*am muitos dilemas q*e, confo*me *efende Gatti Nunes *
</line>
</par><par>
<line>
(2009) *r*cisam ser constantement* di*cutidos, *na**sad*s, compreendidos e, se nec*ssár*o*,
</line>
</par><par>
<line>
superados. Um
</line>
<line>
desses
</line>
<line>
d*lemas *iz re*peito à
</line>
<line>
pres*n*a d* *isci*lin* Psicologia da
</line>
<line>
Educação
</line>
</par><par>
<line>
nas grades cur*icul*res das licen*iatur*s e o papel
</line>
<line>
que
</line>
<line>
e**a d*sempenha no pr*cesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
formaç*o docente.
</line>
</par><par>
<line>
Dentro da literat*ra da **ea são inúmeros os teóricos q*e *isc*tem a i*portância da
</line>
<line>
disciplin* para a for*ação de professore*: *guiar (1990), *zzi e Sadalla (2002), Coll,
</line>
</par><par>
<line>
Palacios e Mar*hesi (1996), Gatti e Nunes
</line>
<line>
(200*), Lima (1990), Nóvoa (2009), Pen*eado
</line>
</par><par>
<line>
(1980), Severino (199*) e muit*s outros.
</line>
</par><par>
<line>
Este* a*t***s, po*ém d*stacam o* problemas que o ensino dessa disciplina
</line>
<line>
pode
</line>
</par><par>
<line>
aca*re*ar nas licenciaturas, c*mo * falta de articulação entre o* *onteúd** **i*ológi*o* e as
</line>
</par><par>
<line>
*utras discip**nas espec*ficas d* curso, a *ep*odução mecâni*a de conhecimentos,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
fal*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*aç*o entre os conteú*os e a rea*i*ade es*olar e a ausênci* de
</line>
<line>
uma avaliação acerca
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
contribu*ções *feti*as des*a di*ciplina par* a prátic* do *rofessor.
</line>
</par><par>
<line>
Severino (1*96), por exemplo, destaca
</line>
<line>
qu* a Ps**ologia da Ed*caç*o é um*
</line>
</par><par>
<line>
di*c*p*ina *m*rescindível * necessária a** curso* de f**mação de mag*stério, po*que contribui
</line>
<line>
p*ra o des*nvolv*mento da sensibilidade do e*u**dor, tanto *ognit*va quant* afet*v*mente, no
</line>
</par><par>
<line>
que remete aos aspec*os ***quicos
</line>
<line>
que mediam o
</line>
<line>
p*ocesso ensino-apren*i*agem, bem *omo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*s**a P*, v. 13, n.4, ar*. 5, p. 73-88, *ul./ago. 2016
</line>
<line>
ww*4.fsa***.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psicologia *a Educaç*o no Currículo d*s Lice*c**turas sob o Olhar *e Lice*c*andos da UFPI
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
*ara a co*preensão *os modos de ser dos *ducandos, possibilitando, a*sim, maior eficácia no
</line>
<line>
traba*ho docente. Entr*tanto, c*ama a at*nçã* para o fato de a *nclu*ã* dessa di*ciplina nos
</line>
<line>
currícul*s *as lice*ciat*ra* não ter como obje*ivo formar o especi*lista *m psicol*gi* nem um
</line>
</par><par>
<line>
técnico em aplic*ções
</line>
<line>
did*tica* d*corrent*s dos c*nhe*imentos dessa área, mas *o*ne*er
</line>
</par><par>
<line>
subsíd*os qu* capac*tem o professor a intervi*, ju*to aos educa*d*s, de m*do que f*vo*eça *
</line>
</par><par>
<line>
apropriação do sab*r
</line>
<line>
acumulado histo*icamente por e*tes e o desenvolv*mento de suas
</line>
</par><par>
<line>
f*n*ões psíquicas.
</line>
</par><par>
<line>
S*verino cham* a at*nção, ainda, *ara a **cessidade de o educador,
</line>
<line>
a*aliar
</line>
</par><par>
<line>
adeq*adame**e a co*tribuição da P*icologia da Ed*cação, no sentido de
</line>
<line>
não reduzir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*ucação aos proc*ssos psicológicos, "estes são apenas mediaçõe* - *em d**idas importantes
</line>
<line>
e imp*es**ndív*is - ao lado de outras mediações" e de considerar a educação sob o ponto d*
</line>
<line>
vi*t* pol*tico, voltado p*r* a formaçã* da a*tonomia de educandos e educadore*. "A educação
</line>
</par><par>
<line>
não se desenvolve a*oiada *p*n*s em proces*os *síquicos; ela é, aind* simultanea**nte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
int*g*almente, um* ativ**ade de trabalho e uma *r*tica política. (SEVERINO, 1*96, p.*33).
</line>
</par><par>
<line>
Sobre o assunto, Lima (199*) abor*a que a P*icolog*a da Educação pode trazer
</line>
<line>
contribuições importantes para a formação *e professores, à med*da que e*it*r os
</line>
<line>
re*u**on*smo*, o uso de teorias estereotipadas e * seu c*ráter norm*tiv*. O t*ó*ico defende a
</line>
<line>
necessidade de * dis*i*li*a ser **ca*ada como uma c*ênci* *m movim*nto, cujo* pa*adigm*s
</line>
<line>
se voltam para a compl*x**ade. Somente dess* for*a ajudará, j*ntamente com outras ciên*ia*
</line>
</par><par>
<line>
pe*agógicas, a compreende* a constit*ição e a atu*ção do indivíduo e a sua
</line>
<line>
vivênci*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
in*titui*ão e*ucativa, gara**indo, ass*m, co*tribuições im*ortantes na ela*oração da din*mica
</line>
<line>
ed*cador-co**ecimento-*ducando no cotidian* esco*ar.
</line>
</par><par>
<line>
*e*ta li*ha, *guiar (1990) argume*ta a nec**sida*e de o pr**essor refletir *ob*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*a p*átic* e so*re o* conhecim*nto* e procediment*s
</line>
<line>
qu* historicamen*e v*m
</line>
</par><par>
<line>
fundamentand* tal
</line>
<line>
práti*a, entre eles o* c*nhecimentos p*icológicos, buscan*o uma
</line>
</par><par>
<line>
a*ticulação entr* eles e as situações e**cativa* conc**tas, vivida* no pr*ces*o ensi*o-
</line>
<line>
aprendiz*gem. *egu*do a autora, a formaçã* d*cen*e e a **uaçã* do *rof*ssor devem *er
</line>
</par><par>
<line>
p*rmead** de con*ecimentos q*e sirv*m par* e**larecer
</line>
<line>
a comple***ade d*
</line>
<line>
realidad*
</line>
</par><par>
<line>
*ducaciona* e que, ao mesmo tempo, *e ampl*em *m *ace das *i**ações viv*das e anal*sadas
</line>
<line>
no âm*ito da escola.
</line>
</par><par>
<line>
Seguindo
</line>
<line>
esse
</line>
<line>
p*nsame*to, Nóvoa (2**9) defe*de *ue formação de prof*ssor*s a
</line>
</par><par>
<line>
de*e assumir um f*rt* componente práti*o, centrado na apre**izagem dos alunos e *o estudo
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
caso* concreto*, uma vez que os co*teúdos da disci**ina só terão se*tido
</line>
<line>
*a** o
</line>
<line>
fu*u*o
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FS*, Ter***na PI, v. 13, n. 4, art. 5, p. *3-88, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Silva, A. L. Nas*imento, T. M. *. Alenca*, C. R. Ferreira
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
docente, se, por meio das e*periências d* *rática, servirem para c*mpreender a complexidad*
</line>
<line>
do c**texto e*colar.
</line>
<line>
Nesta perspec*iva, as contribuições da *sicologia da Ed*caç*o para a *ormação
</line>
</par><par>
<line>
docent* n** estão nos co*hecimentos em si que e*ta área produz, mas
</line>
<line>
na forma como
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
educadores pen*a* e questionam fu*damentados n**t*s c*nhec**entos, os processos
</line>
</par><par>
<line>
su*je*ivos vivenciados pelos in*ivíd*os no contex*o educa*i*o, como, por exemplo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aprendiza*em * o ensino dese*vo*v*dos na ins*ituição esco**r.
</line>
</par><par>
<line>
Gatt* *p*d (AZZI; SADALL*, 2002) reafirma o papel da P*i*olo*ia da E**cação de
</line>
</par><par>
<line>
levar os professores a *efl*tirem
</line>
<line>
*obre *uas aç**s *ducativas, procurando relacionar teo*i*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prática. *egund* G*tti, sua f*n*ão é fazer *om que os pro*essores d*senvolva* uma
</line>
<line>
perspectiva técn*ca e ****ica da pr*pria atuação, *os c*nh*cimentos que a fundam*ntam e **s
</line>
</par><par>
<line>
reais necessidades dos
</line>
<line>
edu*andos. Contudo,
</line>
<line>
acrescent* *ue, para*elamen** a *s*o,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
important*, também, q*e os al*n*s d*s *ursos de **cenciatura, nas *ul*s de Psic*logia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Educação, aprendam a *efl*tir ac*r*a d*s condições nas q*a*s adquirem *s conhecimen**s da
</line>
<line>
dis*iplina e *** se depara com *s **luç**s qu* ajudam nas inter*en*ões e na cria*ividade que
</line>
</par><par>
<line>
o p*ofessor
</line>
<line>
deve manter em sal* *e aula p*r* lid*r c*m as situações adversas. É imp*rtante
</line>
</par><par>
<line>
que os alunos, em processo *e *ormação d*cente, apre*dam a conhecer * sua própria
</line>
</par><par>
<line>
**rendizagem, a re*letir sobre
</line>
<line>
a
</line>
<line>
imp*rt*ncia *o que estão aprendendo e a anal*s*r as bases
</line>
</par><par>
<line>
teóricas que constituem seu *roces*o de formação.
</line>
<line>
C*m **se nestas disc*ss*es, tor**-s* inquesti*nável o f*to de o ensi*o das te**ias
</line>
</par><par>
<line>
*s*cológicas
</line>
<line>
se*em i*di*pensável na formaç** do
</line>
<line>
profissional
</line>
<line>
d* magistério. Este
</line>
<line>
*nsino,
</line>
</par><par>
<line>
contud*, deve se* si*nificativo, *efle*ivo, articulado c*m a* necessidades os problemas e
</line>
</par><par>
<line>
*nfrent*dos pelos alunos nos diferentes contextos es*ol*re*. Mas será que os conteúdos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia da E*ucação est*o sendo **sinados dessa forma? Essa d*sc*plina, da forma *o*o
</line>
<line>
est* se*do minist*ada, tem *ealmente tra*i*o contrib**ções? *stas são qu*stões que p*e*isam
</line>
<line>
s*r an*lisadas pelos di*centes que *ursam a refe*ida *isciplina.
</line>
</par><par>
<line>
Neste enfoque, a
</line>
<line>
pesquisa que f*nda*enta
</line>
<line>
este trabalho buscou fazer com que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
al*nos
</line>
<line>
das di*e*entes li*e*ciatura* da UFPI refle*issem sobr* * seu proc*s*o de f*rmação,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
part*r da avaliaçã* que fazi*m acerca da importância de u*a
</line>
<line>
das bases teóric*s de*se
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso: a disciplin* Psicol*gi* da *du*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Pautados nas fundament*ç*es *eóricas *qui discutidas e nos da*os c*let*d*s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
pesquisa *ob*e o papel *ue este* *lunos at*i*uem à Psicol*gia da Educação no seu **ocesso de
</line>
<line>
fo*mação, analisa-*e a nec*ssi*ade da inserção e manutenç*o *essa d*sci*lina no curríc*lo d*s
</line>
<line>
cursos de li*encia**ra.
</line>
<line>
R*v. ***, Tere*ina *I, *. 13, n.4, *rt. 5, p. 73-88, jul./ago. 2*16 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psicologia da Educaç*o no C*rr*culo das Licenc*aturas *ob o Olh*r de *ic*nciandos da UFPI
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
T*l anál*se ampara-se, também, nas ideias de Santom* (1998) e Bernstein (1988)
</line>
<line>
sobre o cu*rícu**. Segundo estes autores, repensa* o currículo e a sua expressividade em uma
</line>
<line>
sociedade *e aprendizage*s sign*fic* romp** co* a co**epção do *urrículo *solado,
</line>
<line>
descontextualizado, fragmentado, para se pensar n*m currículo q** se es*ruture com bas* na
</line>
<line>
realidade, que considere a exis*ência ** diferente* clas*es de c**heci*ento, cada uma com
</line>
</par><par>
<line>
su* especificid*de, mas
</line>
<line>
articulados entre
</line>
<line>
si, e q** *ropicie, sob**tudo, o
</line>
<line>
exercício do
</line>
</par><par>
<line>
protag*n*smo, ta*to no ato *e a*render como no ato de ens*nar e uma maior
</line>
<line>
comunicação
</line>
</par><par>
<line>
entre *s atores s*ciai* *ue constroem o c*nário curricular.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
* pesquisa q*e fundamenta este t*abalho foi real*za** com 745 alunos *o Centro de
</line>
</par><par>
<line>
Ciências d* Educa*ão (CC*), do Cen*ro de Ciências Humanas L*t*as (CCHL) e do Plano e
</line>
</par><par>
<line>
Nac*onal de Formação de Professor*s d* Educação Bá*ica
</line>
<line>
(PAR*OR) da Universidade
</line>
</par><par>
<line>
F*de**l do Piauí (*FP*), que cursar*m a dis*iplina Psicologia da Educ*ç*o n*s perí*do*
</line>
</par><par>
<line>
2011/ 2, 2012/ 1, *012/ 2, 2013/ 1, 2013/ 2, 2**4/ 1, 2*1*/ 2
</line>
<line>
e 2015/1, em *ere*ina-Pi, nas
</line>
</par><par>
<line>
di*erentes licenciatur*s da *FPI, a saber: Ar*es Vis*a*s, Ciências Sociais, Ed*caç*o Física,
</line>
<line>
Física, Geografia, His*ória, *or*uguês, Ma*emática e In*lês, ofertadas *el* PAR*OR;
</line>
<line>
Pedagog*a, M*s*ca e A*tes Visuais ofertadas pelo C*E; e *etr*s lín*u* portug*esa, Letras
</line>
<line>
l*ngua ingl*sa, Letra* l*ngua franc**a, Ciências soc*ais, Geografia, Hist*ria e Filos*fia,
</line>
<line>
**ertadas pelo CCHL.
</line>
<line>
Tal tra*alho inv**tigativo *e* pa*te do Pr*g*ama *nstitucional d* Iniciação Científica
</line>
<line>
Voluntária (ICV) *a UF*I, nos biênios 2012/2013, ***3/20*4 e 20*4/2015, tendo sid*
</line>
<line>
a*ro*ado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e pe*a *oordenadoria Geral de Pesq*isa
</line>
<line>
(CPES), sob * núme*o 23*11.011856\12-11, garantind*, porta*to, o c*mprimen*o dos
</line>
</par><par>
<line>
p*essuposto* éti**s
</line>
<line>
exi*idos pe*a *ns*i*uição *o que *once*ne
</line>
<line>
ao desenvolvimento ** uma
</line>
</par><par>
<line>
pe*q*isa científi*a vincul*da ao referi*o programa. *s sujeitos foram convidad*s a part*cip*r
</line>
<line>
da inve*tigaç*o m*diante a a*sinatura de Ter*o de Consentimento Li*re Es*lareci*o,
</line>
</par><par>
<line>
oportunidade *m que foram informados so*re os ob**tivo* da p*squisa, a metodol**ia e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
riscos e assegurados do s*gilo e *a *tica no tratamento das i**ormações.
</line>
</par><par>
<line>
Os d*dos da pesquisa foram coletados, conforme p*evisto no p**jeto, através d* do**
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos: O p*imeiro foi a Té*n*ca *e A**oc*ação *ivr* de P*lavras,
</line>
<line>
*uja p**avra
</line>
</par><par>
<line>
gera*o*a f*i a expressão "P*ic*log*a da Educação". *om a aplicação dessa técn*ca, os sujeit*s
</line>
</par><par>
<line>
fora* solicitado* a
</line>
<line>
*screve*, de forma livre, até *r*s palavras vindas à c*b*ça no mo*ento
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin* PI, v. 1*, *. 4, ar*. 5, p. *3-88, *u*./*go. 2016
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. S*lva, A. L. Nascim*nto, T. M. S. *lencar, C. R. F**reira
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
imediato ao
</line>
<line>
ouvir * refe*ida e*press*o. Em s*guida, foi contabil*z*do o total de p**avras
</line>
</par><par>
<line>
evoc*da* pelos sujeit*s in*e*tig**os, obs*rvando-se a frequência de emissã*. Posteriorme*te,
</line>
<line>
ela* f*r*m agrupadas a pa*tir ** ca*egorias elaboradas, tomando com* base seus campos
</line>
<line>
*emânticos e as r**pecti*as frequênc*as. *ara a construç*o dos *ampos s*mânticos, recorr*u-
</line>
<line>
s* à análise cate*oria*. *egu*do Bardi* (1977), esta *écni** cla*sifica os eleme*tos ou
</line>
<line>
aspecto* *om caracte*ísticas comuns, ou que tenham r*lação *nt*e si, a *im de apree*der * que
</line>
<line>
pensam o* pesquisado* a respeito do tema.
</line>
<line>
* segundo *nstru*en** de coleta de dado* fo* * ques*ionário, com qu**tões objetiv*s
</line>
<line>
e subjetivas sobre a *iscip*ina curs*da. Os dados c*letados n*s questõe* objetivas d*
</line>
<line>
ques*io*ário *oram ta*ula**s e a*a*is*dos estat*sti*amente. As que*tões subjetivas foram
</line>
<line>
submetidas a uma a*ális* de conteúdo, tendo, também, como *ase * **cnica anális* categorial
</line>
<line>
proposta por Bardin.
</line>
<line>
A análise e a discussão dos d*dos foram re*liza*as co* b*se *os autores que
</line>
<line>
*undamenta*am a re**rida p*squis*, tais *omo: Aguiar (1990), Azzi e Sada*la (20*2),
</line>
<line>
Bernst**n (1988), Carvalho (2006), C*ll, Pa*acios e Mar*he*i (1996), Goulart (2011), Li*a
</line>
<line>
(1990), Nóvoa (1*92), P*ntea*o (1980), Santomé (199*), S*verino (1996), Silva e
</line>
<line>
Na*cime*to (2013) e Zan*lla (2004), entr* *utros.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCU**ÕES
</line>
<line>
*través da T*cni*a de Asso*iação Livr* de Palavras, em *u* os suje*to* escreveram
</line>
</par><par>
<line>
pa*avr*s e*o*ad*s no moment* imediato *o o*vir * expre*sã* "P*icologia
</line>
<line>
da Educação",
</line>
</par><par>
<line>
como explicado *nt**ior*e*te, foram constru*dos campo* semânt*cos que agregavam em uma
</line>
<line>
mesma categoria as p*lavras evocadas qu* tinham caracterí*ticas afin*.
</line>
<line>
P*ra f*c*litar as anális**, os c*mp*s se*ânticos cons*ruí*os fora* *grupad** e*
</line>
</par><par>
<line>
dois grandes eixos, conforme suas significações: o
</line>
<line>
ei** valorativ* e eix* concei*ual. O o
</line>
</par><par>
<line>
primeir* eixo reme*ia *os c**pos semâ*ticos, cu**s palavras evocadas traziam *m valor
</line>
</par><par>
<line>
atribuído * Psicologia
</line>
<line>
da Educa*ão. O *e*undo diz*a respeito às noções
</line>
<line>
de defini**o *a
</line>
</par><par>
<line>
Psic*logi* *a Educaçã* seja *m seus aspectos ***ai* ou part*cu*ares.
</line>
</par><par>
<line>
E*tre os alunos d* PARF**/UFPI, ide*tificaram-se n* eix*
</line>
<line>
*alo*a*ivo,
</line>
</par><par>
<line>
*redominantemente os seguintes c*mpo* se*ân*icos: im**r**n*e/necessário/pro*eitosa;
</line>
</par><par>
<line>
melhoria/*u***a*ã*/ajuda/c*minhos;
</line>
<line>
*ompromisso/respon*abilidade/ét*ca;
</line>
<line>
*edicação/
</line>
</par><par>
<line>
amor/paciência/sensib*lização
</line>
<line>
e as palavra* isoladas quali*a*e, v*da, criticida*e e autonomia
</line>
</par><par>
<line>
que c*nstituíram * campo *emântico **tros.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina P*, v. 13, *.4, art. 5, p. 73-8*, *u*./ago. 2016
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Psicolog** da Educ*ção no Cu*rí*ulo das Licen*iaturas *ob o *lha* de Licen*iandos da UFPI
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
Tais cam*os semânti*os apontam
</line>
<line>
pa*a u*a valor*zação atribuí*a à Psi*ologi* da
</line>
</par><par>
<line>
*du*ação. E*a é impor**nte, prov*itosa, neces*ária, ética, comprometid*; po*sibilit* melho*ia,
</line>
</par><par>
<line>
sup*raç*o, ajuda, so*uçõ*s, autonomi*,
</line>
<line>
cri*icid*d*, tra*s**rm*ção e *u**ida*e
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vida, a**m
</line>
</par><par>
<line>
d* estar relacionada c*m *mor, dedi**ção, pa*iênci* * sensibilização. Em n*nhum momen*o,
</line>
<line>
aparecer*m palavras que r*met**sem a um valor negativo atribuído à P*ic**ogia da Educaçã*.
</line>
<line>
Os cam*os semân*icos identi*icados entre os alunos do **R*OR se asse*elham aos
</line>
</par><par>
<line>
ide*tificados ent*e os
</line>
<line>
al*nos das licenciatur*s do CCE/*F*I (Pe*agogia, Música e Artes
</line>
</par><par>
<line>
Vi*uai*). Fora* encontr*dos, e*tre
</line>
<line>
*stes *lunos, no eixo val*rativo os segu*ntes *ampos
</line>
</par><par>
<line>
semânt*c*s:
</line>
<line>
fu*damental/ ess*nc*al; importante/ i*teres**n**/ proveitosa/ format*va;
</line>
</par><par>
<line>
comunicação/ in*erre*açõe*/ social/ relações/ amiza*e e as *alavras isoladas valo*ização,
</line>
<line>
equilíbr*o, *ida, ética, m*dar, *ienti*ici*mo, que fo*am agrega*as no campo semânt*co outros.
</line>
<line>
Sobre esse eix*, fica *vidente que os al*nos do CCE, também, apr*sentam uma v*s*o
</line>
</par><par>
<line>
basta*te po*itiva da *iscip*ina, uma vez qu* a assoc*am
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pala*ras como: importan*e,
</line>
</par><par>
<line>
ess*ncial, *roveitosa, inter*ssante. Essa vi**o perceptível, tam*ém, no fato de é
</line>
<line>
os sujeit*s
</line>
</par><par>
<line>
rel*cio*arem a Psicologia da Educação a palavras de significação
</line>
<line>
positiv* como:
</line>
<line>
re*ação,
</line>
</par><par>
<line>
ami*a*e, vida, equilíbrio, forma*iv*, mudar, c*entifi*ismo e *t*ca. De mo** geral, para es*es
</line>
</par><par>
<line>
sujeit*s, * Psicolo*ia da educação
</line>
<line>
*juda o indivíduo a se co**ni*ar, * se relacionar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*portuniza equ*líbrio, *uda*ça, form*ção, "vida", de modo científi*o e é*ico.
</line>
<line>
E* r*laçã* a*s a*unos do CCHL/UFP* foram encontrados, neste **xo, *s campos
</line>
</par><par>
<line>
s*mânti*os: e*sencial/ indis*ensáv*l/ funda*ent*l/
</line>
<line>
nec*ssária; impo*ta*te/ releva*te/
</line>
</par><par>
<line>
*nstigan*e; aprend*zagem/ *omp*eensão/ ente*dim*nto/ c*n*ecimento; profissionalismo;
</line>
</par><par>
<line>
al*cerce, evidenciando, a*sim, *ue estes sujei*os também
</line>
<line>
apresentam uma v*sã* bastante
</line>
</par><par>
<line>
positiva da *isciplina. De modo g*ral, para eles, a Psi*o*ogia
</line>
<line>
da
</line>
<line>
educa*ão *
</line>
<line>
importante
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ec*ssária,
</line>
<line>
oport*n*za *o in*i**du*
</line>
<line>
aprend*zage*, compreensão, entendimento, se*do
</line>
</par><par>
<line>
*licerce, u* in*trumento de melhor**.
</line>
<line>
*o **xo co*c*itual, e*tã* os cam*os se*ânticos que a**es*nt** no*ões conceitu*is
</line>
</par><par>
<line>
do *er*o "Psic*logia
</line>
<line>
da Educação, or* definind*-a, ora identifi*ando seu objeto de *studo,
</line>
</par><par>
<line>
or* apr*sen*ando formas de abordagem desse objeto. *omando como referência a divers*dade
</line>
</par><par>
<line>
*e *spectos que *nvolve* a
</line>
<line>
dime*são c*nceitual, o **xo foi assim subdivid*do: (1) a que a
</line>
</par><par>
<line>
Psic*logia da *ducação se refere; (2) * que ela estuda/aborda/trata; (3) *omo ela e*t*d*/
</line>
<line>
aborda/tra*a se* obje*o.
</line>
</par><par>
<line>
Em relação *o primeir* a*pecto
</line>
<line>
conceitual,
</line>
<line>
*onstatou-se q*e,
</line>
<line>
para *s alunos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
PARF*R/UFPI, * Ps*c*lo*ia d* *d**ação
</line>
<line>
está predo*inantemente re*aciona*a
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ed*c**ão escolar, visto que
</line>
<line>
os ca*pos semânticos mais fre*uente*
</line>
<line>
tr*ziam palavras
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 5, p. 73-88, ju*./a*o. 2016
</line>
<line>
www*.fsa*et.c*m.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Silva, *. L. Nascimento, T. M. S. Alenca*, C. R. F*rrei**
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
aprendi*agem, *onh*cim*nto, ensino,
</line>
<line>
pro*essor, aluno, pesqui*a, *studo, teorias,
</line>
<line>
disciplina,
</line>
</par><par>
<line>
e*tre outras. E*te fato a*o**a para * supe*ação da predominân*ia, en**e estes l***nciandos, de
</line>
<line>
*ma v*são clínica *a psicologia, à medi*a que a abordam no context* educativo e escola*. T*l
</line>
<line>
constatação foi percep*ível nos outros *ois g*upo*.
</line>
<line>
Para os *icenciandos do* cursos de Música, Artes Vis**i* e *e*agogia do CC*/ UFPI,
</line>
<line>
* **icol*gia da Ed*cação e*tá, tam*ém, pr*domi*a*tem*nte *elacionada com a educação
</line>
<line>
escolar, **sto que os campos semânti**s mais frequentes traziam palavras como:
</line>
<line>
aprendizagem, con*e*ime*to, compreensão, ensino, profes*or, aluno, teo*ias, e*tudo e *sc**a.
</line>
</par><par>
<line>
Os alu*os do CCH*/UFP* tam*ém relacio*ar*m a disciplina **m a
</line>
<line>
educação
</line>
</par><par>
<line>
esc*lar. Os campos semânticos mais fr*quentes t*aziam palavras como ap*endi*a***,
</line>
<line>
conhecimento, comp*eensão e *ducação.
</line>
</par><par>
<line>
*uanto ao s*gu*do aspec*o con*eitual, percebe*-se que
</line>
<line>
os alunos do
</line>
</par><par>
<line>
PARFO*/UFPI, a* associ*re* Ps*colog*a da E*ucaçã* com os campos sem*nticos
</line>
</par><par>
<line>
com*o*tamento/ reação/ ati**de;
</line>
<line>
desenvolvimento/ maturação/
</line>
<line>
cogni**o; ps*quismo/ men*e/
</line>
</par><par>
<line>
p**samento;
</line>
<line>
prob*emas/
</line>
<line>
di**culdades/
</line>
<line>
transtornos;
</line>
<line>
ind*v**ualidade/
</line>
<line>
*articula*idade/
</line>
</par><par>
<line>
subj*t*vidade; motivação/ interesse/ estímulo, *presentavam
</line>
<line>
uma visão de *eu ob*eto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
es***o. Ela *studa
</line>
<line>
o
</line>
<line>
comportamento, o dese*volvi*ento, o psiquismo e as dificuldades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ranstornos do ser hum*no. Artic**ando esta ideia com o *ato de a Psi*ol*gia da Educação
</line>
<line>
estar, para os pesquisa*o*, *ssociad* ao ensi*o * * edu*ação, infer*-se qu* a Psicologia da
</line>
</par><par>
<line>
Educação, de m*do geral, *, pa**
</line>
<line>
el*s, uma d*sciplina que estuda tais asp*ctos na esf**a
</line>
</par><par>
<line>
e*ucacion*l.
</line>
</par><par>
<line>
Os alunos
</line>
<line>
do C*E/UFPI *ss*ciaram a P*i*ologia da *d*c*ção com
</line>
<line>
os
</line>
<line>
c*mpos
</line>
</par><par>
<line>
semânticos. afeti**dad*/emoção/sentimento; dese*vo*vimento/ co**i*ão/
</line>
<line>
p**q*e/ mem*ria/
</line>
</par><par>
<line>
*ercep*ã*;
</line>
<line>
dificuldade/
</line>
<line>
distúrbi*s/
</line>
<line>
TDAH/
</line>
<line>
tran*tor*o*;
</line>
<line>
comporta*ento/
</line>
<line>
*ontrole;
</line>
</par><par>
<line>
sub*etividad*/ individual*da*e/ personalidade, mostrando *ue, també*, *presentam um c*r*o
</line>
<line>
conhecimento do seu o*jeto de e**udo. Para eles, a P*icologia da Educação, de modo geral, *
</line>
</par><par>
<line>
também um* disci**ina que e*tuda o c*mpor*a**nto, o
</line>
<line>
desenvolvi*ento, * psi*uis*o e as
</line>
</par><par>
<line>
dificu*d*d*s e distúbios no con*exto e**c*cional.
</line>
</par><par>
<line>
Os alunos
</line>
<line>
do CCHL/UFPI, por sua vez, associaram-*a a partir d* pal*vras como
</line>
</par><par>
<line>
profi*s*ona**sm*, a*tocon*ecimento, psíquico, cognit*vo, consciência, educação/educa*ional *
</line>
<line>
subjetiv*d**e. *al *s*o*iação demonstra que, ass** com* os out*os licen*iandos, est*s aluno*
</line>
</par><par>
<line>
apres*ntam uma
</line>
<line>
visão *ositiva da disciplina e t*m noções *obre o *eu objeto de estud*,
</line>
</par><par>
<line>
vinculado à e*ucaçã*.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*res*** PI, v. 13, n.4, art. 5, p. *3-88, jul./ago. 2*16
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ps*cologia *a Educaç*o no Currículo das *icenciaturas sob o Olha* de L*cenciandos d* UFPI
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
É import*nt* de*ta*ar que a concepção dos licen*iandos *nvestigad*s de que a
</line>
<line>
*isciplina e*tuda todos e*tes aspectos citados n* contexto educa*iona* é pertinen*e com a que
</line>
<line>
def*ndem o* teór*cos da área, * *xempl* de Carvalh* (2006), Col*, Ma**hesi e P*lacios
</line>
<line>
(1*96), Goular* (2011), Lima (1990), P**teado (1980), Severino (**96), Silva e Nascimento
</line>
</par><par>
<line>
(2013), entre *utro*, de
</line>
<line>
que a *sicolog*a da Edu*aç** nos cu*sos de licenc*a*ur*s d**cute
</line>
</par><par>
<line>
aspectos fundam*nt*is sobre *s proces*os de dese*volvimen*o e aprendizagem, auxiliando o
</line>
</par><par>
<line>
professor a *esenvol**r conhecimentos e *ab*lidades,
</line>
<line>
qu* lhes pos*ibilit*m con*truir
</line>
<line>
seus
</line>
</par><par>
<line>
sabe*es d**ente*.
</line>
</par><par>
<line>
Tal *oe*ênci* *m relação ao objeto de **tudo da Psicologia da E*ucação de*onst**
</line>
</par><par>
<line>
comp*eensão, **r pa*te dos alunos investigado*, *o que diz
</line>
<line>
respeit* aos *stu*os
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvidos na disciplina, ao tempo *m que apont* *sta como sig*ifica**va *o s** *rocesso
</line>
<line>
fo*mat*vo.
</line>
<line>
O terceiro aspec*o *onceitual (como a Psi**log*a da E**cação *studa/a*o*da/trata
</line>
</par><par>
<line>
seu objeto) se
</line>
<line>
prese**ifi*ou, entre os alunos do PARFOR/UFPI, no* *am*os
</line>
<line>
*emânt*cos:
</line>
</par><par>
<line>
o*s*rv**ão/ reflex*o/ a*áli*e/ inte*pr*tação; ded*c*ção/ am*r/ pac*ência/ sensibi**zação;
</line>
<line>
com*romisso/ re*ponsabili*ade/ ética; téc*ica/ mét*do/ estratégia; *rg*niz*ção, remetendo
</line>
<line>
para um e*tendimento **s aspectos met***lógicos da Psicolo*ia da Edu*ação e reafirm**do
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
valo* p*s*t*vo atri*u*do a ela. *a*a este* suje*tos, a Psicologia d* Edu**ção tr*ta dos
</line>
</par><par>
<line>
aspect*s que lhe são pertinentes, por m*io de técnicas e estraté*ia* organizadas, tais co*o
</line>
</par><par>
<line>
observ**ão, an**ise e reflexã*, pautadas *m de*icação, *mor, sensibil*zaç*o, com**o*isso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ét*ca.
</line>
</par><par>
<line>
E*tre o* alunos do CCE/U*PI, este aspecto aparece nos c*mpo*
</line>
<line>
semâ*ticos:
</line>
</par><par>
<line>
o*servação/
</line>
<line>
anali*e/ método/
</line>
<line>
p*squis*; cuidado;
</line>
<line>
qu*stionamen**s/ c*e*tifi*ismo/ étic*,
</line>
</par><par>
<line>
d*mon*tran*o, também,
</line>
<line>
*m *erto e*ten*imento sobre os proced*mentos m*todológicos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Psi*ologia da *d*cação e reafirma**o o s*u va*or.
</line>
</par><par>
<line>
Já para o* alu*os do C*HL/UFPI,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
entendi*ento sobre os procedimentos
</line>
</par><par>
<line>
me*odológicos
</line>
<line>
da Psi*ologia
</line>
<line>
da Educação foi perceptível através do
</line>
<line>
ca*po se*ântico
</line>
</par><par>
<line>
*tenção/análi*e/o*ganização. Entendi*ento, e*te, que ratifica a impor**ncia *a disciplina. El*
</line>
<line>
trata seu obje*o *e estud* com atenção e orga*iza*ão
</line>
</par><par>
<line>
A este respeito, *estaca-*e o pensamento de Azzi e Sadalla
</line>
<line>
(200*) sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
neces***ade de a Ps*col*gia da Educa*ão atuar fundamenta*a ** anális*, no que**ionamen*o,
</line>
</par><par>
<line>
no compr*miss* *
</line>
<line>
na r*sponsabi*id**e. Funções estas
</line>
<line>
que, na
</line>
<line>
*pini*o dos licenciandos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
*FPI sobr* a disci*lin* cursada, vêm sendo cu**ri*as (SILVA; NASCIMENTO, 2013).
</line>
<line>
Todos os campos semânticos aqui aprese*tados e discut*dos apontam que os
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina *I, v. 13, n. 4, art. 5, p. 73-*8, ju*./ag*. 2016 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Silva, A. L. Nascimento, T. M. S. Al*ncar, C. R. Ferreira
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
licenciandos d* *FPI apresenta*, *e fo**a
</line>
<line>
g*nerali*ada, uma visão bas*an*e pos**iv*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
discipl*na; avali**-na co*o um* d*s*ipl*na *ecess*ri* e *rovei*osa,
</line>
<line>
que traz contribuições
</line>
</par><par>
<line>
relev*ntes para a p*ática e*ucativa; rel*cionam-na *redominantemente com a educ*çã*
</line>
<line>
escolar e apre*ent*m no*õ*s c**rentes c*m o* aportes c*nceitu*is e meto*ológicos ela*orados
</line>
<line>
p*los teór*c*s e estudioso* da área. Tais sin*lizaç**s levam à in*erênci* de que a disciplina
</line>
<line>
cursad* t*m, *ara ele*, muita sig*ificação em seu pro**ss* de for*aç*o *ocente. Tal
</line>
<line>
infer*nc*a é rat**icad* na* anális*s dos dados c*let**os nos questionár*os.
</line>
<line>
O question*rio f*i co**tituído de q*estões o*j*ti*as e subj*ti*a* refere*tes aos
</line>
<line>
s*guinte* asp*ctos: co*o os sujeitos avaliam a disciplin* cur*ada, os cont*údos *ra*a*hados e
</line>
<line>
* a*re*diza*o adqu*rido na disciplina; que relação eles estabelecem entre a dis*i*lina c*rsada
</line>
<line>
e o *eu processo *e formaç*o docente; diante da possibili**de de mo*ificar * disciplin* ** a
</line>
</par><par>
<line>
*udaria* e o que mudar*am; dia*te
</line>
<line>
da
</line>
<line>
possibil*dade de re*irar a disciplina do c*rrículo d*
</line>
</par><par>
<line>
c*rso se a retirariam e qual * justifica*iva.
</line>
<line>
E*bora as respostas tenham *pres*nta*o u*a diferença significativa nos resultado* a
</line>
<line>
depend** do *urso em pauta, pôd*-se per*eber que, de *odo ge*a*, não houve muita dif*renç*
</line>
</par><par>
<line>
em relaç*o aos *rês *rupos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
sujei**s. Em *un*ão
</line>
<line>
d* s s o,
</line>
<line>
as *náli*es *erã* apre*entadas
</line>
</par><par>
<line>
conjuntamen**.
</line>
</par><par>
<line>
No que concerne à aval*ação q*e faz*m da discip**na, 97% dos *esp*n**ntes
</line>
<line>
*valiaram-*a *o** impor*ante; **ove*tos* e necessária par* a sua form*ção, enq*a*to 3,0%
</line>
<line>
co*sid*raram qu* a *isciplina n** trouxe co*t*ib*içã*.
</line>
<line>
A respeito dos conteúdos tra*a*ha*os *a disc*plina, 86,*% os c*nsideraram
</line>
<line>
apro*riados à *ealidad* do professor, *eces*ár*os, importantes e *tualizados. 3,9% des**car*m
</line>
<line>
os conteúdos como desvinc*la**s da r*alidade e desatualizado*.
</line>
</par><par>
<line>
No t**ante ao aprendiza*o na disciplina, 9*,5% enfatizaram *er ele prov*itoso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
essen**al à sua fo*mação de profes*or. E* oposição, *,5% ac**dit**am que seu aprendi*ado
</line>
<line>
foi "*em p*oveito e *uê não *p*endeu n*** *e novo e import*nte", aleg*ndo q*e * discip**na
</line>
<line>
foi *al minis*rada.
</line>
</par><par>
<line>
Sobre a possibilidade de mudanças na *iscipl*na
</line>
<line>
5*,2% a**i*iram não ser precis*
</line>
</par><par>
<line>
q*alquer alteração,
</line>
<line>
15,6% "mudariam a metodologia da professora por
</line>
<line>
consid*rare*-n*
</line>
</par><par>
<line>
i*adequa**, 1*,6% aument*ri*m a *a*g* horária
</line>
<line>
ju*tificando a necessidade de estudar mais
</line>
</par><par>
<line>
teorias, *2,5% aume*t*riam mais conteúdos a se*em estudados, *omo **r *xemplo, teo*ias *o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi**nto h*m*no e distúrbios d* *p*e*diza*em 5,1% e
</line>
<line>
acrescenta*iam ma*s
</line>
<line>
aulas
</line>
</par><par>
<line>
práti*as.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina PI, *. 13, n.4, art. 5, p. *3-88, jul./*go. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psic*logi* da Educação n* C**rícul* das Licenciatur*s sob o Olhar d* Licenciandos da UFPI
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
N* que *oca possibilida*e de *xc*uir a dis*iplina do currí*ulo à
</line>
<line>
de se*s c*rso*,
</line>
</par><par>
<line>
98,2% decid*ra* pe*a manutenção da discip*ina, *nclu*ive os a*u*os que estavam cursando a
</line>
<line>
s*gunda li*en*iatu*a *o PARFOR. Apenas *,8% a retira*iam, justifica*do qu* seus conteúdos
</line>
<line>
são d*svinculados d* realidade o* repeti*ivos.
</line>
<line>
As análises *os dado* cole*ados no q*es*ioná*io confirmam, ***tanto, que a m*ioria
</line>
</par><par>
<line>
*os lice*ciandos
</line>
<line>
da *FPI avaliam a discip*ina P*icol**ia da Educ*ção c*rsada de forma
</line>
</par><par>
<line>
positiva, *tri*uindo-lhe *a*tante *mpo*t*nc*a no se*
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de form*ç*o docente.
</line>
</par><par>
<line>
Justame*te por *valiarem a disciplina d*sta *orma, os li*encia*dos são *esfavoráv*is
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
retir*da da disc*plina da grad* curricular dos seus respec*ivos cur*os *u a diminuiçã* de sua
</line>
<line>
carga ho*ária.
</line>
<line>
Apenas uma pequena parcela dos sujeitos av*lia a disciplina como desa*radável, sem
</line>
<line>
muita contri*uição e com conteúdos des*tualizados, nã* f*vorecendo a*r**dizagem
</line>
</par><par>
<line>
significati*a. Esta pe*uena
</line>
<line>
parcela se f*z *ais **esente n*s cu*sos
</line>
<line>
de Pe*agogia, Artes
</line>
</par><par>
<line>
Visua*s e Ciências S*ci*is d* *ARF*R/*F*I * **lacionava es** avali*ç*o mais com prát*ca
</line>
<line>
peda*ógic* do profess*r *ue **n*strou a di*ciplina d* q*e *ropr*amen*e a *iscip*ina em s*.
</line>
<line>
5 CON**DER*ÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Com ba** n*s r**ultados ana*is*dos, **nc**i-se
</line>
<line>
que os licen*iandos da UFP* (d*s
</line>
</par><par>
<line>
c*rsos *e P*dag*gia, Artes Visua*s, Ciê*cias S*c*a*s, E*ucação Físi*a, Física, História, Letras
</line>
<line>
Ing*ês, L*tras Portuguê*, Letr*s Francês, Música, Artes Plástica*, Geogr*fia e Mat*má*ica)
</line>
</par><par>
<line>
que cursaram a disc*pl*na Psicologia da Edu*ação, de modo g*ral,
</line>
<line>
atribuem um
</line>
<line>
valor
</line>
</par><par>
<line>
s*gnific*t*vo à disciplina, cons*deram-na como *m*orta*te e necessári*, que aju** o ind*ví*uo
</line>
<line>
a se for*ar, * muda* e * se r*la*ionar com os out*o*.
</line>
<line>
De **nteúdos **ual**ados e articul*dos com a *ea**dade, a d*scipl*na, seg*ndo os
</line>
<line>
sujeitos, ajuda-os a compreender o processo de desenvo*vi*ent* **s estr*turas psíquicas e o
</line>
</par><par>
<line>
*r**esso *e *p*endiza*em d* ser huma*o no contexto escolar, for*e*e
</line>
<line>
*m a*rendizado
</line>
</par><par>
<line>
*roveitoso no seu proc**so d* f*rmaç*o
</line>
<line>
doc*nte e lh* auxil*ará no decorrer de sua prát*c*
</line>
</par><par>
</page><line>
pedagó*ica, c*laborando *om a *orm*ção *e um bom profi*si*nal, *ndepende*te de já *er*m
</line>
<line>
outra formaç*o.
</line>
<line>
Exatamente po* isso, os licen**andos são fav*ráveis, em sua maioria, à manutenção
</line>
<line>
da disciplina na **ade curricular dos seus res*ecti*os *ursos sem *enhuma alteraç*o. As
</line>
<line>
alteraç*es sugeridas *a disciplina se referiam a do*s aspect*s: o pr*meiro relacionado
</line>
<line>
bas*camente à meto**logia do p*ofe**or ministr**te, considerada, por *lguns, insat*sfat*ria; o
</line>
<line>
*ev. FS*, Teresina PI, v. *3, *. 4, *rt. 5, *. 73-8*, jul./ago. 2016 ww*4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Silva, A. *. Nascim*nto, T. M. S. Alencar, *. R. Ferr**ra
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
segundo se refere à ne**ss*dade de *um*ntar a *arga horária e os cont*údos a
</line>
<line>
serem
</line>
</par><par>
<line>
estudados, o *ue r*forç* a impor*ância atribuída, pelos in*es*i*a*os, à Psicologia da
</line>
<line>
Educação.
</line>
<line>
Os licen*iand*s *xpressa* comp*eensão sobre o que é a *sicolo*ia da Educação, seu
</line>
<line>
obj*t* de **tudo e os *rocedimento* metodológicos q** adota, relacionan**-a,
</line>
<line>
*redominantemente, à educação escolar * demonstra*do a superação *a visão clínica. *al
</line>
</par><par>
<line>
*ompreensã* demonst*a que o *prendiz*d* *ue o*tiveram na discip*ina *oi proveitoso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**afirma a importância dest* no s** *roces*o *e formação.
</line>
</par><par>
<line>
Partind* dessa *erspe*tiva, argumenta-se que tais reflexões discentes são de extrema
</line>
</par><par>
<line>
signifi**ncia
</line>
<line>
para fundame*t*r as discus*ões sobre a inse*çã* e as *on*ribuições d*ssa
</line>
</par><par>
<line>
disci*lina nos c*rsos de for*ação *e professores e *razem elementos importantes a serem
</line>
</par><par>
<line>
consi*er*dos
</line>
<line>
*a seleção dos prof*sso**s qu* ministram tal *isci*lina, "principal*ente n*s
</line>
</par><par>
<line>
licenciaturas do PARF** que, p*r sere* professo*es da *ducaçã* básica, conhecem bem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re**idade *scolar, os problemas *ue enfr*ntam *m sala d* aula e as necessidades
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
vivenc*am no tocante a sua form*ção *edag*gica" (SILVA; *ASCIM*NTO, 2013), tendo,
</line>
<line>
portan*o, melhores condi**es d* **fletirem sobre as reais contribuiçõ*s dos conhecim*ntos
</line>
<line>
que ad*uire* nesta formação.
</line>
<line>
É im*ortante *estacar qu*, a* ava*iare* a disciplina Psic*lo*ia da E*ucação cursada,
</line>
</par><par>
<line>
os seu* conteú*os e a
</line>
<line>
a*re*dizag*m que obtiveram
</line>
<line>
*e*a,
</line>
<line>
os al*nos dos
</line>
<line>
c*rsos d*s
</line>
</par><par>
<line>
licenciatur*s da UFPI **o
</line>
<line>
ap*nas refletiram sobre *
</line>
<line>
importância
</line>
<line>
des*a discipl**a no s*u
</line>
</par><par>
<line>
proce**o de *orm*ção docent*, *as tamb*m sobre o* *ivers*s
</line>
<line>
sabe**s que perm*iam tal
</line>
</par><par>
<line>
proce*so, sobre a* inte**ções entre o* s*b*res q*e en*olvem as demais dis*iplinas, sobre as
</line>
</par><par>
<line>
r*lações que se es*abelecem entre saberes práticas pedagógic*s * sobre a necessidade de *
</line>
<line>
m*danças nas disciplinas e nas grades c*rric*l**es d*s *u*so* de *or*ação de professores.
</line>
</par><par>
<line>
C*m* af*rmam *antomé (1998) e Bernstein (1988), a
</line>
<line>
estrutu*aç*o de
</line>
<line>
um
</line>
<line>
currículo
</line>
</par><par>
<line>
deve ser feita com *ase nas n**essidades da **alidade, na* e*pecifi*idades das *ive*sas áreas
</line>
<line>
qu* a permei*m e no **álogo entr* aquel*s que con*troe* o c*nári* curr*cular. Send* assim,
</line>
<line>
ac**dita-s* que as consi*eraçõ*s *qui apresentadas à l*z d* olhar d*s lice*ciandos da UF*I
</line>
</par><par>
<line>
*onstituem
</line>
<line>
uma po**ib*l*dade de*te
</line>
<line>
*i*logo e po*em contribuir para fu*damentar melho*
</line>
</par><par>
<line>
*e*ate* * p*stu*as a
</line>
<line>
re*peito e
</line>
<line>
**ra a (re)estruturação do c*rrículo das l*ce*ciaturas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
realmente ve*ham artic*la*-se com a real*da*e ed*cacion*l, que r*speite e estabeleça r*laç*es
</line>
<line>
e*tre as d*fere*tes áreas d* conh**iment* que per*eiam o *roce*s* de ensino-*pr*ndizag*m
</line>
</par><par>
<line>
e que, a*ima de tudo, seja uma concretude das d*v*rs** v*zes do*
</line>
<line>
protag*nistas
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
constituem o processo de formação doce*te.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*i*a PI, *. 13, n.4, art. 5, *. 73-88, jul./**o. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Psicolo*ia *a Educaçã* no Currículo das L*ce*c*at*ras sob o Olh*r d* *i*enciandos da UF*I
</line>
<line>
87
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REFER*NCIAS
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<line>
C. S. Silva, A. L. Nascimento, T. M. S. Ale*car, C. R. Ferreira
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, C. de S; NASCIMEN*O, A. L. Papel da Psic*logia da edu*aç*o
</line>
<line>
na *ormação
</line>
</par><par>
<line>
doce*te: o que pensam os alu*os do Plano Nac**nal de *o**ação de Profe**o*es ** Educação
</line>
</par><par>
<line>
Básica. F*RM@RE-Revista do Pl*n* Nac*ona* d* Prof*ssores da Educação
</line>
<line>
B*s*ca, v. 1,
</line>
</par><par>
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</line>
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<line>
ZANELLA, L. *prendizag*m: uma introdução. IN: *A RO*A, J. (Org.). Psic*logia e
</line>
<line>
*ducação: o sig*ific*d* do aprender. Por*o Ale*re: EDIPUCRS, 2004.
</line>
</par><par>
<line>
Como Refer*n*iar este Artigo, co*forme ABNT:
</line>
<line>
SILVA, C. *; NASCIM*NTO, A. L; AL****R, T. *. S; FERR**RA, C. R. * Psicol*gia da
</line>
<line>
Educa*ão no Currículo *as *i*encia*uras *o* o Olhar *e Licen*i*ndos da *FPI. Rev. F*A, T*resi*a,
</line>
<line>
v.*3, n.4, art.5, *. 73-88, ju*./ago. 2016.
</line>
</par><par>
<line>
Con*ribuição do* *u*ores
</line>
<line>
*. S. Silva
</line>
<line>
A. L. Nasc*me*t*
</line>
<line>
T. M. S. A*encar
</line>
<line>
*. *. Ferreira
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepçã* e p*anejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) a*ál*s* e inter*reta*ão *os dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç** d* **scunh* ou na rev*s** *rítica do cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação na apro*ação *a vers*o final *o manuscr*t*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, *eres**a PI, v. 13, n.*, art. *, p. 73-88, jul./ago. 2**6
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par>Enlaces refback
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)