<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 4, *. 60-72, jul./ago. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.4.4 </line>
<line> Cumprimento de Sentença para P*gament* de Quantia Certa: Apontamentos à *u* do Novo </line>
<line> Có*ig* de Pro**sso Civil </line>
<line> Sent**ce of Compli*nce for a Cer*ain A*o*nt of Paym*nt: Notes in th* *ight *f the New C*vil </line>
<line> *roced*r* Code </line>
<line> Re*ato Santiago Quinta* </line>
<line> Me*tre em Ciências ***tábeis pe*a Universidade *o Estado d* Rio de Janei*o </line>
<line> Graduado em Adm*ni*tração pela Uni*ersidade *ân*ido Mend** </line>
<line> Oficia* Su*erior da Ati*a ** Corpo de *ntendentes da Ma*i*ha do Bras*l </line>
<line> E-mail: rsan*iago79@hotmail.co* </line>
<line> Rob*on Augusto Da*nez *on*é </line>
<line> Mes*re em Ciên*ia* C*ntábeis U*ive*sidade do Esta*o do Rio de Janeiro </line>
<line> Graduado em D*reito pela Facu*d*d* d* Di*eito *e Vi** Velha </line>
<line> Auditor Fi*c*l da R*ceita do Es*írito Sa**o </line>
<line> *-mail: robsonconde@hotma*l.com </line>
<line> M*r*ello Sart**e *e Ol*veira </line>
<line> Me*tre em Ciên**as Contá*eis pel* Universi*ade d* Estado do *io de Jan*iro </line>
<line> Gr*duado em D**eito pela *niversidade E*tác*o *e Sá </line>
<line> Professor da Uni*e*sidade *ederal **ral do *io de Janeiro </line>
<line> E-mail: ms*rtoli**ira@gmail.com </line>
<line> João Luís Al*es Pinhe*ro </line>
<line> Doutor em Política Soc*al pel* U*iversida*e Federal *lum*n*nse </line>
<line> *raduado em Di*eito pela Universida*e Gama Fil*o </line>
<line> Pr*f*ssor d* Universidade Feder*l Rural do R*o d* *aneiro </line>
<line> *-mail: j*a.pinh*i*o@yah*o.com.br </line>
<line> Jorge Luiz *esc* Santos </line>
<line> Especia*izado em Gestão P*b**ca *ela Unive*sidade Fede*al d* Rio de Janei*o </line>
<line> Graduado *m Direito pela Universidade *ed*ra* do Rio de Janeiro </line>
<line> Oficial Int*rmedi*rio *a Ativa do Corpo de Intende*tes da Mari*ha d* Brasil </line>
<line> E-m*il: jorginhotesch@hotmail.com </line>
<line> *ndereço: R**ato Santiago Quintal </line>
<line> Rua Reti*o **s A*tistas, n* *.536, *p. 2*4, **oco 02, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Pec*incha, *io de Jan*iro-RJ, CEP: 22.*7*-105. </row>
<row> End*reço: Robson Augusto Dain*z *o*dé </row>
<row> Secretar*a de Estado da Fa*e**a *o **pírito Santo. *v. </row>
<row> Jerônimo Montei*o . 9* . Ed. Au*eliano H*ffman, Cen*ro, </row>
<row> Vito*ia-ES, CEP: 29.010-002. </row>
</column>
<column>
<row> Editor Científico: T**ny Kerley de Ale*car Rodrigues </row>
<row> Artigo rec*b*do em 28/0*/2016. Últi*a *e*são </row>
<row> recebida em 17/05/2016. Apro*ado em 18/*5/*016. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Marcel*o Sarto*e *e Oliveira </row>
<row> Universidade *ede*al Rural do *io *e Janeiro, </row>
<row> D*partament* de Ciên*i*s A**ini*t*a**vas e Co*táb*i*, </row>
<row> *R-46*, Km 7, *e*opéd*ca-RJ, *EP: 23.897-00*. </row>
<row> E**ereço: J*ão Luí* Alves P**h*iro </row>
<row> Univer*idade Federal Rural do Ri* de Janeiro, </row>
<row> Departamento de Ciênci*s Administrativas e Contáb*is, </row>
<row> BR-465, Km 7, Seropédica-RJ, CEP: 23.8*7-000. </row>
<row> E*dereço: Jorge Luiz Tes*h Santos </row>
<row> C*man*o do 4º *i*trit* Naval, Rua Carneiro da R**ha, </row>
<row> s/* - Cidade Vel*a, Belém - PA, CEP: *6.023-110. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sistema Triple **view: Desk Review a) </row>
<row> *elo Editor-Chefe; e b) D*uble B*ind Review </row>
<row> (avalia*ão cega por dois avaliadores d* área). </row>
<row> Re*isã*: Gramatical, Normativa * de Form*tação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cump*imento de S*nten*a par* Pagam*nto de Quantia Certa </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O presente ar*ig* tem o objetiv* de apresentar apont*mentos de Di*eito Processu*is Civis </line>
</par>
<par>
<line> relac*onados ao institut* </line>
<line> *a "Execução", in*estigando </line>
<line> as </line>
<line> *rincipais modificaç*e* </line>
</par>
<par>
<line> imple*e*tadas </line>
<line> com o advento do *ovo Códig* de Processo Civil *e 20*5. **gundo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> naturez* dos da*os, a pesqu*sa clas*ifica-se </line>
<line> como qualitat*va, *o*tem*lando a </line>
<line> pe*quisa </line>
</par>
<par>
<line> bibliográ*ic*. A rel*vância do es*ud* resi*e na sua c*nt*ibuição à const**ção do </line>
<line> co**ecimento em Di*e*to Process*al C*vi*, *otadamente na se*r* afeta à "Execução", bem </line>
<line> como *epresenta u* exercício ci*ntífico-*edagógico *is*umb*ado co*o instrument* de </line>
<line> fom*nto ao interesse pe*as pr*nc*pai* inovações t*azidas *elo N*v* Código de Pr*c*ss* C*vil, </line>
<line> p*blicação *ue já faz p*rte do c*tidiano d* operadores e profissi*nais da ciê*cia jurí*ica. </line>
<line> Palavras-chave: Dir**to público. P*ocesso C*vil. Novo código. Execuções. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *his articl* aims t* </line>
<line> *re*ent Civil Proc*dural L** *f note* related *o the institute </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> "*xecu*i*n", inves*i*at*ng </line>
<line> t*e mai* c*anges implemented with the adve*t of the new Civ** </line>
</par>
<par>
<line> Procedure Code o* 2015. Accord*ng t* the na**r* of the data, *he resear*h is </line>
<line> classified </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> q*alitative, contemplating *he l*teratu*e. The releva*ce of this s**dy lies *n its con*ribut*on to </line>
<line> the construction of knowl*dge in **vil Procedu*e, espe*i***y *n *arve*t *ffect* the "executi*n" </line>
<line> an* is * *cientific-*edagogical exercise envision*d a* a d*velopment tool to interest t*e major </line>
</par>
<par>
<line> inno*ations </line>
<line> brought by the *e* Pr*ced*re Code civ*l, a </line>
<line> *ubl*c**ion that is alr*a*y part </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> everyday li*e for operators and p*of*s*ionals *n le*al scienc*. </line>
<line> *ey*o*ds: Public L*w. *ivil lawsuit. New c*de. E*****ions. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, a*t. 4, p. 60-72, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Qu**t*l, R. A. D. Co*é, M. S. Oliv*ir*, J. L. A. *i**eiro, J. *. T. *antos </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> O presente artigo tem * objetivo d* *pr*s*nta* tópicos de Direit* Processu*is Ci*is </line>
</par>
<par>
<line> relacion**os ao </line>
<line> instit*to da "Execuç*o", </line>
<line> investig*ndo </line>
<line> *s p*i*ci*ais modificaçõ** </line>
</par>
<par>
<line> i*plementadas c*m * *dvento *o Nov* Cód*go de Pr*cess* *i*il (NCPC) de 2**5. Segu**o </line>
<line> a comissão que cond*ziu o pr*je*o, três asp*ctos motivaram *s alteraçõ*s no código d* 1*73 </line>
</par>
<par>
<line> (*UEI*OZ; VIEIR*, 2015): *) as solenidad** </line>
<line> n* *rocess* civil que adveio </line>
<line> d* i l um i *i s m *, </line>
</par>
<par>
<line> com proced*mento* m*it* *igor*sos; ii) o excessivo núm*ro d* demandas proc*s*uai*, devi** </line>
<line> à conscien*izaçã* *o pov* *obre seu* d*re*t*s; e iii) o excessivo nú*ero de recursos p**s*ntes </line>
<line> *os *roc*ss*s brasileir*s, d*fe*entem*nte ** *utros pr*cessos no d*rei*o comparado. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme exposição de </line>
<line> motivos, o NC*C pod* contribuir para um processo *ais </line>
</par>
<par>
<line> célere e justo, já q*e é menos complexo e ta*gencia a* necessidades soc*ai* (*RASIL, 2*1*). </line>
<line> Os tra*alhos d* Comissã* se *r*e*tara* pelos se*uin*e* obje*ivos: i) estabelec*r sintonia com </line>
<line> * Cons**tuiç** F*der**; ii) cria* c*ndiçõe* para o juiz decid*r m*is p*ox*mame*te * realidade </line>
</par>
<par>
<line> fática subjacente à c*usa; **i) *implificar, res*l*er proble**s reduzir a compl*xidade e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*bsistemas, p. ex., o **cursal; *v) p*o*over * rendim*nt* d* cada pr*cesso em si mesmo </line>
<line> c*nsider**o; e, v) imp**mir o*ganicidad* a* sistema, *ando-lhe ma*s coesão (B*AS*L, 2010). </line>
<line> Nes*e contex*o, est* a*t*go abord* os seguint*s asp*ctos relacionados ao institu*o da </line>
</par>
<par>
<line> "Execuçã*": i) i*íci* do c*mpriment* de sen*ença; *i) defesa </line>
<line> do executado no cumprimen*o </line>
</par>
<par>
<line> *a sentença; ii*) hipótese de impe*horab**idad* de bens com as re*pec*ivas c**trovérsias; iv) </line>
<line> pen*ora *nline, d* *rédito e de e*tabelecim*nto empresari*l; * v) extinção d* exe*u**o. </line>
</par>
<par>
<line> Segund* a natureza dos dad*s, a pesquis* clas*if*ca-s* </line>
<line> como qualita*iva, </line>
</par>
<par>
<line> **nte*plando a pesqui*a bibli*gráf*ca. For*m **nsultados materiais impressos e em meio </line>
</par>
<par>
<line> ma*nético, re*acionad*s "liv*os, revist*s, *orn*is, teses, d*sserta*õe* e ana** de e*entos a </line>
<line> cien*ífic*s" (G**, 2010, p. *0). </line>
</par>
<par>
<line> * relevânc*a d* estudo reside na sua contribuição construçã* *o *onhecime*t* em à </line>
<line> D*reito Processual C*vil, notadame*te na *e*ra a**t* à "Execução", bem c**o r*presenta ** </line>
</par>
<par>
<line> a*ti*í*io pedag*gic* v*slu*brad* como for*a de fo*entar o interesse </line>
<line> pel*s principais </line>
</par>
<par>
<line> i*ovações *razidas pelo *CPC, que já *az parte *o cotid**no dos operador*s e p*ofissiona*s da </line>
<line> ciência jurí*ica. Por fim, f*z-se ne**ssário destacar a atualidade da matéria, que vem sendo </line>
<line> d**cuti*os e* dis*intos fóruns, jurídicos ou nã*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. 60-72, jul./ago. *016 </line>
<line> *ww*.fsa*et.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cumprimento d* *ente*** para Pa*amento de Qua**ia *erta </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REF*RENCIAL TEÓ*ICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Início do *umprimento de s*ntença </line>
</par>
<par>
<line> Did*er Ju*ior et al. (2012, p.*13) afirma* que * execução ba*eada em tít*lo executivo </line>
</par>
<par>
<line> ex*rajudic*al d*manda a instauração *e proce*so </line>
<line> **tô*omo. Par* fi*s didáticos, o </line>
</par>
<par>
<line> *roc*dimento executivo **de ser dividido em du*s f*ses: 1) a fase inicial, por i*termé*io da </line>
<line> qua* se *efere ao execu*ad* um prazo para cumprimento de for*a volu*tár*a *a pre**ação q*e </line>
</par>
<par>
<line> *he * demandada; e *) * fase de execução forç*da *ropriamente dita, na q*a* se </line>
<line> tomam </line>
</par>
<par>
<line> providência* *a*a * satisfaç** compu*sória da </line>
<line> prest*çã* exigida. *esse senti*o, exi*tindo </line>
</par>
<par>
<line> pagamento voluntário por parte do devedor na </line>
<line> fas* in*cial, * fase d* e*ecução f*rç*da nem </line>
</par>
<par>
<line> sequer é ini*iada. </line>
</par>
<par>
<line> Co**ém mencionar que *s *orres*ondências en*re as execu*ões fo*çadas no *PC 1973 </line>
<line> e no NCPC 20*5 en*o*tr*m-se nos art. 5*6 * art. 567 d* CPC 1973 e no art. 778 do *CPC </line>
<line> 2015. O que aparece de *ov* no C*di*o de 2015 é a *ossibili*ade e*pressa no § 2º do art. 778 </line>
<line> * qua* dispensa a prévia n*ce*sidade de *on*ordância do devedor para a *ucess*o processual </line>
<line> já prevista no § 1º. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Fa*e </line>
<line> inicial: dema*d* ex*cutiva, cumprime*to *oluntári* pr*-penhora (no CPC * </line>
</par>
<par>
<line> 1973 * *o **PC 2015) </line>
</par>
<par>
<line> Didier Junior et al. (2*12, p.514) argumen*am que, apresentada a petição in*ci*l, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desde *ue sobre ela o magistrado tenha f*rmulad* um j*ízo pos**ivo </line>
<line> *e admiss*b*lidade, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ex*cut*do será cit*do para, *o *ra*o de *rês dias, quitar a *ívida que lhe é c*brada, conforme </line>
<line> prevê o art. *5* do C*C 1973. A *ei F*dera* nº. 11.382/*006 empr*e*deu inovação ao alterar </line>
<line> a redaçã* do *r*. 652, *egundo a qual o e*ecutado deve*ia *e* ci*ado *ara, ** 24 *oras, paga* </line>
</par>
<par>
<line> ou n*mear bens à penhora. *esse </line>
<line> contexto, concedeu-** lhe um pra*o mais elástic* par* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *umprime*to *a </line>
<line> prestação </line>
<line> de form* </line>
<line> volunt*ria, sendo-l*e re*ira*a, p*rém, a pr*rrog*tiva de </line>
</par>
<par>
<line> nomear ben* à penhora. Observa-se, *gora, qu* o exeq*ente, já na petição ini*ial, pode indicar </line>
<line> bens a serem *enhorado*. </line>
<line> Para Didier Junio* et al. (2012, p.51*), a in*ica*ão d* bens pelo c**dor, embora não </line>
<line> *eja necessária, pois o of*cial de jus**ça p*de procu*á-los, é fort*me*te reco*endáve*. Com a </line>
<line> consolidação d*s convênios ent*e os ór*ã** do *ode* Judi**ário e o Banco Cen*ral (**nvênio </line>
<line> BACEN-JUD), que possibilitam um *astreamento de con*as-corrente* existente* em nome do </line>
<line> Rev. *S*, Teresina *I, v. 13, *. *, art. 4, p. *0-*2, jul./a*o. 2016 www4.fsanet.com.br/*e*i*** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Qui*tal, R. A. D. Codé, M. S. Oliv*ira, J. L. A. *in*eiro, J. L. T. Santos </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> e*ecut*d*, junto a instituições fin*nc*iras, a mi*sã* *em s*do simplificada. Faz-se n*cess*r*o </line>
<line> registrar que o exeq*ente, a* apon*ar bens do ex*c*ta** à pen*ora, *ão fica restrito à ordem </line>
<line> legal de prefe*ênci* contemplada *o art. 6*5 do CPC 1973, tr**an*o-se de ordem me*amente </line>
<line> indicat*va. </line>
<line> Questiona-se: quando come*a a fl**r o prazo de três dias para pag*m*nto? *idier </line>
<line> *unior et al. (2012, p.515) arg*mentam qu* o prazo se conta da d**a da efetiv* citação, e não </line>
<line> data da juntada do manda*o aos autos. Aplica-se, nesse *ontexto, o preceito do ar*. 184, caput, </line>
<line> do CPC, de modo *ue o pr*meiro dia do p*a*o ***res*ond* ao dia po*terior àquele em que o </line>
<line> oficial de justiça realizo* a c*tação, desde que seja út*l; n*o sendo dia útil, o primeiro di* *erá </line>
<line> o di* ***l *media*a*ent* posterior. Ou**o ponto re*evante *stá ass*ci*do às situaçõe* em que </line>
</par>
<par>
<line> houver litiscons*rcio p*ss*vo. Nessa situaçã*, prazo pa*a *agame*to conta-se a par*ir do o </line>
<line> momento em que cada um dos litis*onso*tes é *itado. </line>
</par>
<par>
<line> *idi*r Junior et a*. (2012, p.51*) af*rmam que, uma vez cita*o, o executado tem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possib*lid**e de seguir u*a de*sas l*nh*s *e *ção: *) e*etuar o pagam*nto em três di**, tal </line>
</par>
<par>
<line> qu*l au**rizado pelo *rt. 652 do C*C 1973, benefici*ndo-se d* reduç*o contemplada no </line>
<line> art. </line>
</par>
<par>
<line> 652-A do *P* *973; 2) não p*gar no* três dia* e apr*s*ntar embargos de devedor, no p*az* </line>
<line> ** 15 dias, computados a *artir da data da junt*d* aos auto* do mand*do de c*t**ão (*rt. 738 </line>
<line> do *PC 1973); *) requerer, no p*azo d* ** dias pa*a a apresentação de *mbargos, * benefício </line>
</par>
<par>
<line> cont*mplan*o ** art. 745-A do CPC 19*3; </line>
<line> e </line>
<line> 4) nã* p*gar nem apresen*ar emba*gos </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> qua*quer defesa. </line>
</par>
<par>
<line> Para q*e o oficial de justiça seja c*paz de arrestar os bens do ex*cutado, conform* o </line>
</par>
<par>
<line> dispo*to no ar*. 653 *o CPC 1973, Didi*r Jun*o* et </line>
<line> al. (201*, p.516) destacam </line>
<line> que não </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*igível *arac*er*zação da situaçã* de perigo a </line>
<line> de </line>
<line> insol*ência. *asta, </line>
<line> par* ta*to, que: </line>
<line> 1) </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> devedor </line>
<line> não se*a encont*ado, p*u*o signif*cando *e </line>
<line> nã* foi encontrado por esq*i*ar-*e de </line>
</par>
<par>
<line> forma *nten*ional * citação ou por força das c*rc*nstâncias; e *) o *fici*l de jus*iç* ver*fique a </line>
</par>
<par>
<line> existência *e bens penhorávei*. O instituto co*templado no art. </line>
<line> 6*3 do CPC 1973 tr*t* de </line>
</par>
<par>
<line> uma categori* de </line>
<line> pré-penho*a, é d*ssa forma q*e ele * *onhecido </line>
<line> na dogmática pr*cessual. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*maliz**o o </line>
<line> au*or de pré-penho*a, o oficial de j*stiça, nos próximos 10 </line>
<line> dias, procur*rá </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> devedor trê* vezes em dias diferentes; se não o encontrar, ce**ifi**rá o ocorrido. </line>
<line> Nessa </line>
</par>
<par>
<line> hip*te**, o cre*or deverá ser intimado sobre a realização da pré-penhora, cabendo-lhe, * lu* </line>
</par>
<par>
<line> d* art. *54 do CPC 1973, d*n*ro de 10 di*s, co*tatados </line>
<line> da data dessa intimação, r*querer </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> citação por edital do *evedo*. N*s *ias atuais, *á n*o cabe mais ao deved*r a prerroga**va de </line>
</par>
<par>
<line> nom*a* bens; trata-*e ago** de prerrogativa do </line>
<line> c*e*or </line>
<line> indicá-los, se os conhec*r. </line>
<line> Ne*se </line>
</par>
<par>
<line> contexto, não parece que * loca*ização *o deved*r seja um motivo para que a pré-penhora seja </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, ar*. 4, p. 60-72, jul./ago. 2016 *ww4.fsa*et.*om.br/r*v**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ump*imento de Sentença para Pagament* de Qu*ntia Certa </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> de*co*s*ituída. Ainda que citado o exe*uta*o, *er*ura a **é-p*nhora; a sua de*cons**tuição </line>
</par>
<par>
<line> *epender* do *ue </line>
<line> o </line>
<line> ex*cutado vai fazer poste*i**mente. Por fim, o pr*zo p*ra o execut*do </line>
</par>
<par>
<line> opor embargos à execuç*o, n*s d*as atuais, flui a partir *a juntada *os autos do *andado de </line>
</par>
<par>
<line> citação, conforme </line>
<line> pre*ê o ar*. 738 </line>
<line> do * P C 1*73, </line>
<line> havendo ne**ssidade *a in*imação a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pen*ora. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Segunda f*se: a execução *orçada </line>
<line> *idier Ju**or et al. (20*2, p.520) destacam que, u*trap*ss*d* o pra*o d* 03 dias para o </line>
</par>
<par>
<line> cump*imento ** sent*nça de f**ma </line>
<line> voluntária, s*m q*e te*ha *avid* pag*men*o, </line>
<line> inicia-s* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fa*e de execução f*rça*a. Diferenteme*te *o que se observa *o </line>
<line> procedi*ento de </line>
<line> execu*ã* </line>
</par>
<par>
<line> baseado em tít*lo judicial, a insta*ração *essa segunda fa*e não depende de requ**imento *e </line>
<line> exe**ente. Nesse *onte*to, v*le a re*ra do impul*o of*cia*, contemplada no art. 2*2, *egu*da </line>
</par>
<par>
<line> p**te, CP* </line>
<line> 19*3. Ne*se context*, </line>
<line> exi*te a po**ibili*ade de se div*dir, pa*a fin* d**áticos, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fase </line>
<line> de e***ução *orçada em **ês subfase*, a saber: 1) fase inici*l, em qu* se *u*cará </line>
</par>
<par>
<line> em*r**nder a pen*ora e a ava*iação de be*s que respondam pela dívida; 2) *ase qu* se inicia </line>
</par>
<par>
<line> **m ofer*ci*ento da defesa do ex*cuta*o; 3) fa*e final, carac*er*zada pela realiza*ão de o </line>
<line> atos que se p**stem à satisfação d* direito *o cred*r, como a ex*ropriação dos s*us bens. </line>
<line> Didier J**ior et al. (2012, p.*21) al*g** que *o*s**tui *to a***tatório à dignid*de da </line>
<line> justiça a recusa do **vedor em indica*, no prazo de 05 *ias, quais *ão e ond* estão local*zados </line>
<line> os bens sujeitos à p*nhora, bem com* *eus respectivos valor*s, conforme prevê o art. 600, *V, </line>
</par>
<par>
<line> CP* *973. Nes*as </line>
<line> circunstâncias, n*da obsta que o requerime*to </line>
<line> para que o exe*uta*o </line>
</par>
<par>
<line> infor*e sobre os bens p*s**veis de penh*ra seja redigido por o*asião da petição inicial e que o </line>
</par>
<par>
<line> magistrado </line>
<line> o defi*a *o despacho cita*ório. Além do p**z* de *rês d**s para realizar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> paga*en*o, o executado dispõe igual*ente *e prazo de 15 *ias, con*a*os da data da juntada </line>
<line> aos autos *o m*ndado de cita*ão, *a*a oferece*, caso assim de**je, emb**g*s à execução, </line>
<line> c*nforme o disposto no art. 7*8 *o CP* 1973. </line>
<line> 3 **SULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 Defes* do e*ecuta*o no c*mprim**t* de sentença </line>
<line> Para Didier Junior et al. (20*2, *.345), a dist*nção q*e *avia ent*e * execução *undada </line>
</par>
<par>
<line> em tí*ulo judic*al e aquel* fundada em título ext*aju****al estav* no </line>
<line> objeto dos *mba*go* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> execução. Nesse cont*xto, a d**esa do executado, independen*emente de a execução fund**-se </line>
<line> em tí*ulo jud**i*l *u extrajudic*al, era fe*ta por *e*o d* e*bargos, q** ostentariam, se*un*o a </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. 60-72, *ul./a*o. 2016 *w*4.f*anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Quintal, R. *. D. Codé, M. S. Oliv**ra, J. L. A. P*nheiro, J. *. *. *antos </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> conc*p**o ma**rit*ria, a natureza ju*íd*ca de ação. Co*vém mencionar *ue o executado pode </line>
<line> defend**-se em qu*l*uer *ip* de execução. Por ocasião do cu*primento da sentença, a defesa </line>
<line> do *x*cutado fa*-se por meio *e impugnação. N* execução de **tulo extrajudi*ial, a defesa do </line>
<line> ex*cu*ado s* dá por intermédio dos embargo* à *xecução, sendo-lhe igualmente permiti*o o </line>
<line> aju*zamento das ex*e**es de incompet*nc*a, de im**d*mento e de *uspeiçã*. Além dos </line>
<line> em*argos à **ecu*ã* e das mencion*das *xc*ções rituais, o exec**ado pode se defend*r por </line>
<line> meio de açõe* autônomas e p*r meio d* ch*mada "exceçã* de pr*-executividade". </line>
<line> 3.* Fa*es da impugnação e matéria de *efesa </line>
<line> D*dier Junior et al. (2012, p.370) tecem comentários *ce*ca *a natureza jurídica da </line>
</par>
<par>
<line> impugnação. Os autor*s afirmam q*e </line>
<line> há que* </line>
<line> *onsidere tratar-se: 1) </line>
<line> de ins*ru*ento de </line>
</par>
<par>
<line> defesa; *) d* inst*um*nto de açã* incide*tal, similare* a*s antigos **barg*s à execuçã* de </line>
<line> sentenç*; 3) *e inst*ume*to de defesa ou de *ção, de acor*o com a matér*a ve*culada; dentre </line>
<line> outros posicionamentos. N*sse *ontexto, a impugnação serve à concretização *o exercíc*o *o </line>
<line> direit* d* defesa; o *xecutado não *emanda e nã* *ge; ele re*i*te; ex*epciona; opõe-*e. Trata- </line>
<line> se sem*re de um i*strumento de defesa. </line>
</par>
<par>
<line> Didier *unior et al. (2012, p.3*2) ab*rd*m que seja qual for a c*rrente *do*ad* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> c*rreto que o </line>
<line> procedimento de e*e*uç*o de sent*nça </line>
<line> passa a ser estrutu*ado *m co*n*ção </line>
</par>
<par>
<line> limitada * ex*uriente *ecundu* *ventun d*f*sionis. Apre*entada a impugnação, i**taura-se </line>
<line> ati*idade cogniti*a que p*ssi*ilita ampla instrução pro*a*ória, c*ntu*o limitada pel*s </line>
<line> qu*stões que pod*m ser a**gad*s. </line>
<line> *.* *razo* </line>
<line> Par* D*dier *unior et al. (2012, p.3*2), faz-s* necessário que a impugnação seja </line>
</par>
<par>
<line> oferecida *o </line>
<line> pra*o d* 15 </line>
<line> dias, contado* da inti*ação do *uto* de *enhora avaliação, e </line>
</par>
<par>
<line> c*nform* preconiza o art. 475-J, §1º do CPC 1973. No cas* da efetivação das sentenças qu* </line>
<line> impo**am obrigação de fazer, não fazer *u de entrega de coisa, o prazo conta-se da intimação </line>
<line> pa*a a efetivação *a sent*nça. *aven** ma*s de ** executa*o, se a inti*ação se operar por </line>
<line> publicação no Diário Oficial, na pessoa *e seus advoga**s, o pr*zo já se inicia *e forma </line>
<line> imediata. Na eventualidad* de as c**ações sere* real*zadas **r ofi*ial de justiça ou po* via </line>
<line> postal, ap*ica-se o previsto no art. 241, III, ** *PC 1973, inic**ndo após a juntada do últim* </line>
</par>
<par>
<line> m*ndado *e intima*ão *u </line>
<line> do último aviso de rece*imento. Em </line>
<line> razão do art. 191 do CPC </line>
</par>
<par>
<line> 19*3, os litis*onso**es com procurad*res distintos têm prazo em dobro *ara </line>
<line> contes*ar, para </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 4, art. *, p. 6*-*2, jul./ago. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cump*imen*o de Se*tença para Pagamento de *u*ntia Certa </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> recorre* </line>
<line> e, de modo geral, para falar nos a*to*. Tal disposi*ivo não * aplicável ao prazo </line>
</par>
<par>
<line> c*nf**ido aos li*is*onsortes p*ra aju*zar uma demanda. Aplica-se o *i*po*to no a*t. </line>
<line> 1 *1 do </line>
</par>
<par>
<line> CPC 1973 * impugnação, de sor** que, </line>
<line> *a*endo mais d* um e*ecutado com </line>
<line> *rocuradores </line>
</par>
<par>
<line> distint*s, te*ão prazo em do*ro par* a*uizamento da impugna*ão. </line>
<line> 3.* Hipótese de impenhorabilida*e de b*ns *om as res*ectivas con*rovérsias </line>
</par>
<par>
<line> Par* Sc*lab*in et al. (201*, p.7*), </line>
<line> n*o se s*jeitam à responsabilidade </line>
<line> o* be*s </line>
</par>
<par>
<line> im*enho*á*eis ina*ienáveis, à l*z do e </line>
<line> art. 6*8 do CPC 1*7* (ou art. </line>
<line> 832 d* *CPC 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse *ontexto, faz-se nece*sário um ex*me d* *uais bens são reputados c*mo impen**ráveis </line>
<line> pa*a, *es*a forma, *o*hec*r os limites da r*sponsabilidade patrimonial. Convém r*cor*ar que </line>
<line> não se pode alega* * *mpe*hora*ilidade de dete*m*na*o bem à cobrança do crédito </line>
<line> disponibilizado p*r* a aquisição do próprio bem, c*nforme prec*niza * art. *49, §1º do CPC </line>
<line> 1973 (ou art. 833, §*º do NC*C 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Scalabr*n et al. (*015, </line>
<line> p.72) arg*men**m que *queles *e*s c*n*idera*os in*lien*veis </line>
</par>
<par>
<line> ou declarados com* *ão suj*i*os à execução *or ato vo*untário são *mpenhoráv*is, não sendo </line>
</par>
<par>
<line> alvo de execuç*o. Nessa* cir*unstânc*as, </line>
<line> pod*m s*r citados: *s bens públicos (*rt. 100, </line>
</par>
<par>
<line> Código Civil) e o *apit*l para i*denização de at* ilícito (art. 475-Q, §1º do CPC *973). Sen** </line>
<line> o bem *nal*enável, atos de di**osição não podem recair sobre e*e, e a pe*h*ra é o ato inicial </line>
<line> para a t**nsferência d* titularidade do bem. Contudo, na ausência de *utros bens, ** frutos e </line>
<line> rendi*en**s dos bens inalie*áveis, desde qu* n*o s*ja* *es*inad*s ao *aga*ento de </line>
</par>
<par>
<line> *rest**ão alimen*í*ia, </line>
<line> *odem ser penho*ad*s, </line>
<line> co*forme </line>
<line> entend*mento do art. </line>
<line> 650 </line>
<line> do C P C </line>
</par>
<par>
<line> 197*. </line>
</par>
<par>
<line> Scalabrin e* al. (201*, p.73) argumen*a* que </line>
<line> os m*veis, pertences e </line>
<line> u*i*idades </line>
</par>
<par>
<line> domésticas q*e *uarneç*m a residê*cia do exe*utad*, *xce*ua*do-s* a**eles de elevado va*or </line>
<line> e que superem as *ecessidades *omuns c*rresponde**es a um padrão de vida media*o, não </line>
<line> *odem *er obj*to de *xecução. Faz-se nece*s*rio registra* *ue somente * ca*uística resp*nde </line>
<line> * q*e é u* *em de e*evado valor ou que supera o padrã* médio. </line>
</par>
<par>
<line> Os auto*es aci*a *i*tados afirmam q*e </line>
<line> os **st*ários, bem como os pertences </line>
<line> de us * </line>
</par>
<par>
<line> pessoal do execu*ado, salvo se de e**vado v*lor, não são e*ec*táveis, sendo e*se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*tendim*nto do art. 833, III, *o N*PC 2015. A exceç*o fic* *or </line>
<line> c*nta do be* pessoal d* </line>
</par>
<par>
<line> elev**o va*or, registrando * doutrina exem**os curioso*, tais como relógio Rolex, roupa *e </line>
<line> gala * an*l cra*ejado de di*man*es (ASSIS, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. *0-72, jul./a*o. 2016 </line>
<line> *ww*.*sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Quin*al, R. A. D. Codé, M. S. O**veira, J. L. A. Pin*eiro, J. L. T. Santos </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> Sca*abrin *t al. (2015, </line>
<line> *.73) comentam *ue a remun*ração pel* trabalho as*alar*ad* </line>
</par>
<par>
<line> poss*i natur*za a**men*a*. De*sa forma, o* ven*imentos, subs*dios, soldos, salários, </line>
<line> remunerações, prov*ntos *e aposentadoria, pensões, pecú*ios * **ntepios; as qu*ntias </line>
</par>
<par>
<line> recebidas por liberalidade de terceiros destinadas *o sustento d* deve*or e s*a *am*lia, e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> ganhos *e trabalha*or aut**omo e </line>
<line> o* honor*rios </line>
<line> *e profissional liberal sã* impe*horávei*, </line>
</par>
<par>
<line> *omo prevê o art. 833, IV, N*PC (20*5). Convém de*ta*ar que a remuneração p*lo trabalho </line>
</par>
<par>
<line> p*de s*r </line>
<line> pen*orada se a dívida f*r *riunda de prestação a*imen*ícia, como pr*vê o art. 649, </line>
</par>
<par>
<line> §2º ** CPC (1973). Nesse contexto, os **nor*rios advoc*tíc*os, sejam *ontratuai*, sejam </line>
<line> sucumbe*c*ais, são *ot*dos de naturez* ali*en*a*, mo*ivo pelo qu*l é possív*l a *enh*ra dos </line>
</par>
<par>
<line> *an*o* pelo trabalho </line>
<line> do executado para paga*en** da d*v*da dessa naturez*. De fato, o </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> ganhos *ptos à subsistência do executado não se suje*tam à execução. Para * Superior </line>
</par>
<par>
<line> Tribuna* de Justiça, * i*rel*v*nte o </line>
<line> valor da re**ner*çã*. Ain*a que de eleva*o va*or, será </line>
</par>
<par>
<line> **penhor**e*, tal qual prevê o agravo regimental no recurso especi** (AgRg Resp) n* </line>
<line> 1.262.*95, cita*o por Scalabri* et al. (2015, *.74). </line>
<line> *s be** inerent*s ao exer**cio da profissão estão prote*idos por lei, consi*tindo em </line>
<line> um rol exemp*ifi*a*ivo. É nec*ssário que o bem seja útil e nec**s*rio pa*a ser **penhoráv*l, </line>
</par>
<par>
<line> com* prevê Assis (200*). **z-s* necess*ri* regis*rar que a expre*são </line>
<line> "p**fissão" p*ssibilita </line>
</par>
<par>
<line> con*lui* *ue o *i*pos*tivo somente é aplicável às pesso*s fí*ic*s, e *ão às ju**d**a*. O art. 833 </line>
<line> §3º do NCP* 2015 prevê que os *q***a*e*tos, os i*plemen*os e as máquinas agr*colas </line>
</par>
<par>
<line> perten*en*es a pessoa física ou a empresa in*ividual produtora r*ral , salvo quand* </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> re*eridos bens t*nham sido objeto </line>
<line> d* financiame*to e es*ejam vinc**ados em garant*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> negó*io j*rídico ou q**n*o respondam </line>
<line> *or dívida d* nat*r*za *limentar, **abalhi*ta ou </line>
</par>
<par>
<line> pre*id*nciária, igua*mente es*ão c*nte*plados n* proteção dada aos bens in*rentes ao </line>
<line> e*ercício da pr*fi*são, tal *ual prevê o art. *33 §3º d* NCPC 2*15. </line>
</par>
<par>
<line> *ss*s (2009) *firma qu* * seguro d* vida trata-s* do </line>
<line> direito expectativo *e c*édito </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> n*o </line>
<line> do pr*duto d* con*eúdo do co*tra*o. Destina-s* a te*ceir* e *ão p*r**nc* ao ex*c**ado, </line>
</par>
<par>
<line> *otivo pel* *ua* não há incidência da *e*ponsabi**dade p*trimo**al. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse mesmo diapa*ão, Assis (20*9) argument* </line>
<line> que </line>
<line> os materiai* nec**sários para </line>
</par>
<par>
<line> obras em andamento, salv* se **sas forem penho*adas, n*o se suje*tam à execuç*o. Existe o </line>
<line> nítido objetiv* *e *omentar a *enhora de tod* a obra, já que os *ateri*is a ela se acrescem e </line>
<line> *ncreme*t*m o s*u valor. </line>
</par>
<par>
<line> Scalabrin et </line>
<line> al. (2*15, p.*5) </line>
<line> def*ndem que * pequ*na p*opri*dade rural, desde *ue </line>
</par>
<par>
<line> trabalhada *ela f*mília, é impen*o*áve*, à luz do art. 5º, *XV*, da CFRB, do art. 83*, VIII, </line>
</par>
<par>
<line> N**C * *o Estatuto da Terra (*ei </line>
<line> 8.629/1993). Expõe*, aind*, que o* recursos públicos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. 60-*2, jul./ago. 2016 </line>
<line> www*.f*anet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cum*rim*nto de Se*tença par* Pagamento de Quan*ia Certa </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> recebidos po* inst*tuições privada* para aplicação comp*lsória em ed*c*ção, </line>
<line> saú*e ou </line>
</par>
<par>
<line> a*sistênc*a soci*l são impenho*áveis. C*rrespon*e a regra </line>
<line> que limit* de fo*ma obj*tiva </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> finalísti*a a afetação da **ecução. </line>
</par>
<par>
<line> Em última a*álise, o legislador alm*jou p*ote*er o </line>
<line> bem de família, uma vez que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidade patrimonial tam*ém rece*e dura li*i*ação em função da proteç*o d*da pelo </line>
<line> *rdenam*nto ju*í*ico ao d**ominado bem d* família, a*p*rado pel* Código Civil (a*t. 1711- </line>
<line> 1722, CC) e na Lei 8.0**/90. </line>
<line> *.5 P*nhora online, d* *rédito e de est*beleci*ent* empres*rial </line>
<line> Segundo Moreira (201*), den*mina-*e *enho*a * at* pelo qual são ap*eendidos bens </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> empre**-lo*, de maneir* diret* ou i*direta, na sati*fação *o crédi*o. Câ*ara (2*12) </line>
</par>
<par>
<line> aponta qu* es*á present* a i*eia de af*tação de *m bem p*rte*cente ao dev*dor, * qual *e*á </line>
<line> submetido à execução, para fin* de garantia de pagame*to. N*sse contexto, t*ata-se de ato de </line>
<line> apreensão j*di*ial de bens, sendo cert* que os bens penhora*os devem ser utili*a*os na </line>
<line> satisfa*ão *o crédito em e*ec*ção. </line>
<line> Scalabri* e* al. (*015, *.1**) ar*umenta* que s*o efeitos processuais da penh*ra *s </line>
</par>
<par>
<line> seguint*s: 1) *ndividualizar os b*** q** supo*t*rão a ca*ga *xecut*va; 2) </line>
<line> g*rantir o juíz* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> e*ec**ão, *ssegurando a *ficá*ia *a ativ*dade executiva; 3) cri*r para o ex*quente o direi*o de </line>
<line> preferência s*bre os be*s pe*hor*dos; e 4) desencadeamento da técnica exp*opriativa. Nesse </line>
<line> contexto, elenc*m os e*e*tos materia*s da pen*ora, a s*ber: 1) *etirar do e**cutado a posse </line>
<line> direta *o bem penhorad* ou promo*er a reorganização *a posse; 2) tornar ineficazes e* </line>
<line> relação *o *r*dor os atos *e di*posi*ão dos bens p*nhorados; * 3) *erda do direito de *ruição. </line>
<line> Scala*rin et *l. (2015, p.101) dest*cam qu* a p*n*or* ser* *o**alizada por int*rmédio </line>
</par>
<par>
<line> do auto o* termo d* penhora. *o **torizar penhora, compete *o juízo da a </line>
<line> execução faz*r </line>
</par>
<par>
<line> obed*ce* a ordem disposta no art. 655 do CPC 1973, a saber: 1) dinheiro, em *s*écie ou em </line>
</par>
<par>
<line> *epó*ito *u apli*a*ão *m insti*uição financeira; 2) </line>
<line> veíc*los *e </line>
<line> via **rrestre; 3) b*ns mó*eis </line>
</par>
<par>
<line> *m </line>
<line> ge*al; </line>
<line> 4) bens imóve*s; </line>
<line> 5) navios e aeronav*s; *) ações e quotas de sociedade* </line>
</par>
<par>
<line> empresária*; 7) percen*u** do fat*rame*to de empresa deved*ra; 8) p**ras e met*** preciosos; </line>
<line> 9) *ítu*os da dívida *ública da união, est*dos e Distrito Federal co* cotação em mercado; *0) </line>
<line> *ítulos e valores mobiliá*ios com cotação *m mer*ado; * 11) outr*s direitos. Os au*ores acima </line>
</par>
<par>
<line> enfatizam que, a**d* q*e *emonstre a c*ara o***o do l*gislado* em form*lar </line>
<line> um *iste*a </line>
</par>
<par>
<line> efe*i*o de *ara*tia de crédito exequendo, não é abso**ta, conforme se pode obser**r </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Súmula 417 do STF, a qual prevê que na execução civil, a pen*o*a de *inheiro na ordem de </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. *, art. 4, *. 60-72, j*l./a**. 2016 ww*4.fsanet.*om.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Quin*al, *. A. D. Codé, M. S. Oliv**ra, J. L. A. Pinheiro, *. L. T. Santos </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> nomeação de bens não *e reveste *e caráter absoluto. É fu*dame*t** *essaltar a possibi*idade </line>
</par>
<par>
<line> de *enhora e* dinheiro, *or *eio do pr*cedi*ento denominad* pela </line>
<line> jurisprudência de </line>
</par>
<par>
<line> *ACEN-J*D, conte*pl*do </line>
<line> *o art. 6*5-A do *PC 197* e no art. 854 do NCP* 2015. É </line>
</par>
<par>
<line> esse*c*al perceber que a pe**ora se aperfeiçoa por meio </line>
<line> da apreens** e de*ósito de be*s </line>
</par>
<par>
<line> c**azes de garan*ir a rea**zação do </line>
<line> direito exequend*, </line>
<line> c**o prevê o a*t. 664 </line>
<line> do C P * 1973. </line>
</par>
<par>
<line> Na hip*t*se de penhora de </line>
<line> bem imóvel, </line>
<line> faz-se </line>
<line> neces*ário o registro da </line>
<line> penhor* junt* </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> cartó*** de re*istro de imóveis, segundo pre*isão d* art. 659, §4º do CPC </line>
<line> 1973 (ou art. 844 </line>
</par>
<par>
<line> do NCP* 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Bueno (20*5), faz-se </line>
<line> n**essário destacar qu* a penhora d* cr*dito não se </line>
</par>
<par>
<line> confunde com a penhora de fa*u**mento. Pa*a esta c*t**ori* de penhora * exig*da a nomeação </line>
<line> de um administr*dor espe*íf**o. P*r cons*guinte, a penhora do estabele*imento com**ci*l já </line>
<line> era a*mitida no CPC 1*73 por *nt*rmédio do *r*.655-A em se* § 3*. C*ntudo, essa *rescrição </line>
<line> era pratica**nte *squecida pela prática f*re*se, tratand*- *e *e re**a *sque*ida. *or mei* d* </line>
<line> novo regramento do CPC *015, é conce*ido *o *ema, pelo m*nos, m*ior importâ*cia quand* </line>
<line> uma subseçã* pr*pria é intitulada \Da penhor* de perce**ual de faturam*n*o de empresa\. </line>
<line> 3.6 Extinçã* da execu**o: causas </line>
</par>
<par>
<line> Segund* Chanan (2007), o Código de Processo Ci*il de 1973 *rata </line>
<line> d* *xtinção </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> proce*so ex*c**ivo nos artigos 7*4 e 79*, sej* na f*rma de satis*a*ã* do crédito do exequ*nte, </line>
<line> se** q*ando esgotados os meios para sua satisfação. </line>
<line> O art.92* do NCPC vei* ofe*ecer melhor aca*a*ent* *om *e*ação a* tema tratado em </line>
<line> 1973. Nesse *ontexto, dois novos incisos for*m acre*centados. *a*-*e *ec*s*á*io destacar que </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> advent* *a pe*ição i*icial in*eferida </line>
<line> be* como a o*orrên*ia de prescriç*o intercorrente </line>
</par>
<par>
<line> trouxe m*ior comp*etude *o rol de dispositi*os, almejando *reenc*e* as lac*nas ***xadas pelo </line>
<line> CPC (*973), o qual nã* disponibi*izava a adequada cla*eza para * assunto. </line>
<line> * CONSIDERAÇÕES FI*AIS </line>
<line> O presente artigo te*e o o*jetivo de apr*sent*r alguns t*pi*os *ob*e o instituto da </line>
</par>
<par>
<line> "Execução" co* as muda*ças implem*ntadas </line>
<line> p*lo NCPC. O Cód*go de 1973 at*ndia </line>
</par>
<par>
<line> satisfatoriamen*e às demandas so*iais *urante sua* primeiras dé*adas, q*ando *assou a sof**r </line>
<line> refo*mas. Os obje*ivos des*as **am adap*ar as nor*as proces*uais a mudanças ** sociedade e </line>
<line> ao funci**amento das instituições como, p. e*., a pre*isão da *ntecipa*ão de tu*el*, *m 1994, </line>
</par>
<par>
<line> * alteração </line>
<line> do *e*im* do **ravo, em 1.995 mais rece*te*ente, as l*is que al*eraram e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. 60-72, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.f*anet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cumprime*to *e Sentença *ara Paga*ento de *uant*a Certa </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> Execu*ão. T**as es*as f*ra* bem r**ebidas pela comunida** </line>
<line> jurídica e geraram res*ltados </line>
</par>
<par>
<line> po*itiv**, no pl*no oper**ion*l do sistema, fomentando a n**essidade de uma r*vis*o ge*al d* </line>
<line> CPC 1973, resultando no projeto do NC*C. </line>
</par>
<par>
<line> O trabalh* *bordou o iní*io do c**pr*me*** de sentenç*; a de*esa do executado </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *u*primento de sentenç*; * hip*tese ** </line>
<line> impen*orabil*d*de de bens com as respectiva* </line>
</par>
<par>
<line> *ont*ovérsias; a penhora online, de crédi** e d* es*abele*imen*o *mp**sarial; e a *xt*nçã* da </line>
<line> exe*uç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Faz-se ne*e*sário *esta*ar </line>
<line> que os temas </line>
<line> **ram trata*os de forma *ntrodutór*a, não </line>
</par>
<par>
<line> tendo a p*etensã* de esgotá-los, e*pe*ial*ente por consistir em </line>
<line> u* trabalho qu* *iscute </line>
</par>
<par>
<line> modifi***ões recentes na sea*a proces*ual. A título de **gestões p*r* p*s*uisas f*t*ras, </line>
</par>
<par>
<line> rec*m*nda-se *ue </line>
<line> se*am empreendidos e*tud** sobre * tema em comen*o, utilizando </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> fonte de con*ulta trabalhos de concl*sã* de curso de Faculdad*s de Dire**o, ela**rados nos </line>
<line> últ*mos dois a*os. </line>
<line> R*FERÊNC*AS </line>
<line> ASSIS, A. Man*al d* Exec**ã*. 12. Ed. São *aul*: Revi*ta dos Tribuna*s, 2009. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL. Lei 5.869, de 11 de *ane*ro de *973. Ins*itui o Código de *rocesso C*vil. </line>
<line> Di*rio </line>
</par>
<par>
<line> Oficia* da União, Br**íl*a, *7 jan. *973. </line>
</par>
<par>
<line> _______. Lei nº *3.*05 d* 16 de *arço de 2*1*. Insti*ui o *ódigo de Processo Civi*. Diário </line>
<line> O*icial da União, Bras*lia, 17 mar. *0*5. </line>
</par>
<par>
<line> _______. Código de Proce**o Ci*il: </line>
<line> a*teprojeto / *omi*são de *uristas Respons*vel pela </line>
</par>
<par>
<line> Elaboração de Antepro*eto </line>
<line> de Código de Pr*cesso Civil. Brasília: Senado Federal, </line>
</par>
<par>
<line> Presidênci*, </line>
<line> 2010. </line>
<line> *isponí*el </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> <http://www.*en*do.gov.br/senado/nov*cpc/pd*/anteprojeto.pdf> Acess* *m: 04/0*/16 </line>
<line> BUENO, C. S. Novo *ódigo de Proce*s* Civil a*otado. São Paulo: Sa*aiv*, 2015. </line>
<line> CÂMARA, A. F. Liç*es de Pr*cesso Civil: volume 2. 21. Ed. São Paulo: *tlas, 2012. </line>
<line> CHA***, G. G. Coment*rio* aos arts. 794 * 795 do CPC: Da extinçã* d* *rocess* de </line>
<line> exe**ção. Pági*as de Dire*to: ex**lên*ia em cont*úd* *urídico, 2007. </line>
<line> DIDIER J*NIOR, *. et al. Curso de Direito *rocessu*l Civil: *xec*ção. v. 5. 4. ed. </line>
<line> Salvador: E**to*a Jus PODIVM, 2012. </line>
<line> GIL, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. *d. São Paulo: Atl*s. </line>
</par>
<par>
<line> MOREIRA, J. C. B. O novo pro*esso civil *rasileiro: expo*içã* si*temática </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *rocedimento. 28. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: For*nse, 2010. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, a**. 4, p. 60-72, jul./ago. **16 w**4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Qui*ta*, R. A. D. C**é, M. *. Oliveira, J. *. A. Pinhei**, J. L. T. S*nto* </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> Q*EIR*Z, T. *; VIEIR*, L. S. *. A* princ*pais modificações trazidas pelo *rojeto do </line>
</par>
<par>
<line> no*o Códig* </line>
<line> de Processo *ivil no pr*cesso de execução. </line>
<line> 2015. Dispo*ív*l em: </line>
</par>
<par>
<line> https://jus.c*m.br/*rti*o*/36**2/as-prin*ip*is-modifi*acoes-t*azidas-p*lo-projeto-do-*ovo- </line>
<line> codi*o-de-proc*s*o-civil-no-pro*esso-de-execuca* Acess* *m: 06/04/2016. </line>
</par>
<par>
<line> *CALABR*N, </line>
<line> F. et al. Lições de Processo *i*i*: Execuç*o. Conform* novo CPC. Porto </line>
</par>
<par>
<line> Aleg**: Li*raria *o A*v*gado Editora, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o Refe**ncia* es*e Artig*, conforme AB*T: </line>
<line> QU**TAL, R. S; CODÉ, R. A. D; OLI*EIRA, M. S; PINHE*RO, J. L. *; SAN**S, J. L. T. </line>
<line> Cumpri*ento de S*n*en*a para Pa*am*n*o de Qua*tia Cert*: Aponta*ent*s À Luz d* Novo Código </line>
<line> de Processo Civil. Rev. *SA, T*resina, v.13, *.4, art *, p. 6*-7*, jul./ago. *0*6. </line>
</par>
<par>
<line> C*ntri*uição *os Autores </line>
<line> R. S. Quintal </line>
<line> R. A. D. Codé </line>
<line> M. S. Oliveira </line>
<line> J. L. A. Pinheiro </line>
<line> J. L. T. S*n*os </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*cepção e *lanejament*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e interpretação dos dad**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *labora*ão do rascu*** o* na revi*ão crítica d* conte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*cipação n* aprovação da versão f*nal do man*s*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 13, n. 4, a*t. 4, p. 6*-72, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/rev*st* </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)