<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 4, *. 60-72, jul./ago. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.4.4
</line>
<line>
Cumprimento de Sentença para P*gament* de Quantia Certa: Apontamentos à *u* do Novo
</line>
<line>
Có*ig* de Pro**sso Civil
</line>
<line>
Sent**ce of Compli*nce for a Cer*ain A*o*nt of Paym*nt: Notes in th* *ight *f the New C*vil
</line>
<line>
*roced*r* Code
</line>
<line>
Re*ato Santiago Quinta*
</line>
<line>
Me*tre em Ciências ***tábeis pe*a Universidade *o Estado d* Rio de Janei*o
</line>
<line>
Graduado em Adm*ni*tração pela Uni*ersidade *ân*ido Mend**
</line>
<line>
Oficia* Su*erior da Ati*a ** Corpo de *ntendentes da Ma*i*ha do Bras*l
</line>
<line>
E-mail: rsan*iago79@hotmail.co*
</line>
<line>
Rob*on Augusto Da*nez *on*é
</line>
<line>
Mes*re em Ciên*ia* C*ntábeis U*ive*sidade do Esta*o do Rio de Janeiro
</line>
<line>
Graduado em D*reito pela Facu*d*d* d* Di*eito *e Vi** Velha
</line>
<line>
Auditor Fi*c*l da R*ceita do Es*írito Sa**o
</line>
<line>
*-mail: robsonconde@hotma*l.com
</line>
<line>
M*r*ello Sart**e *e Ol*veira
</line>
<line>
Me*tre em Ciên**as Contá*eis pel* Universi*ade d* Estado do *io de Jan*iro
</line>
<line>
Gr*duado em D**eito pela *niversidade E*tác*o *e Sá
</line>
<line>
Professor da Uni*e*sidade *ederal **ral do *io de Janeiro
</line>
<line>
E-mail: ms*rtoli**ira@gmail.com
</line>
<line>
João Luís Al*es Pinhe*ro
</line>
<line>
Doutor em Política Soc*al pel* U*iversida*e Federal *lum*n*nse
</line>
<line>
*raduado em Di*eito pela Universida*e Gama Fil*o
</line>
<line>
Pr*f*ssor d* Universidade Feder*l Rural do R*o d* *aneiro
</line>
<line>
*-mail: j*a.pinh*i*o@yah*o.com.br
</line>
<line>
Jorge Luiz *esc* Santos
</line>
<line>
Especia*izado em Gestão P*b**ca *ela Unive*sidade Fede*al d* Rio de Janei*o
</line>
<line>
Graduado *m Direito pela Universidade *ed*ra* do Rio de Janeiro
</line>
<line>
Oficial Int*rmedi*rio *a Ativa do Corpo de Intende*tes da Mari*ha d* Brasil
</line>
<line>
E-m*il: jorginhotesch@hotmail.com
</line>
<line>
*ndereço: R**ato Santiago Quintal
</line>
<line>
Rua Reti*o **s A*tistas, n* *.536, *p. 2*4, **oco 02,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Cump*imento de S*nten*a par* Pagam*nto de Quantia Certa
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente ar*ig* tem o objetiv* de apresentar apont*mentos de Di*eito Processu*is Civis
</line>
</par><par>
<line>
relac*onados ao institut*
</line>
<line>
*a "Execução", in*estigando
</line>
<line>
as
</line>
<line>
*rincipais modificaç*e*
</line>
</par><par>
<line>
imple*e*tadas
</line>
<line>
com o advento do *ovo Códig* de Processo Civil *e 20*5. **gundo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
naturez* dos da*os, a pesqu*sa clas*ifica-se
</line>
<line>
como qualitat*va, *o*tem*lando a
</line>
<line>
pe*quisa
</line>
</par><par>
<line>
bibliográ*ic*. A rel*vância do es*ud* resi*e na sua c*nt*ibuição à const**ção do
</line>
<line>
co**ecimento em Di*e*to Process*al C*vi*, *otadamente na se*r* afeta à "Execução", bem
</line>
<line>
como *epresenta u* exercício ci*ntífico-*edagógico *is*umb*ado co*o instrument* de
</line>
<line>
fom*nto ao interesse pe*as pr*nc*pai* inovações t*azidas *elo N*v* Código de Pr*c*ss* C*vil,
</line>
<line>
p*blicação *ue já faz p*rte do c*tidiano d* operadores e profissi*nais da ciê*cia jurí*ica.
</line>
<line>
Palavras-chave: Dir**to público. P*ocesso C*vil. Novo código. Execuções.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*his articl* aims t*
</line>
<line>
*re*ent Civil Proc*dural L** *f note* related *o the institute
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
"*xecu*i*n", inves*i*at*ng
</line>
<line>
t*e mai* c*anges implemented with the adve*t of the new Civ**
</line>
</par><par>
<line>
Procedure Code o* 2015. Accord*ng t* the na**r* of the data, *he resear*h is
</line>
<line>
classified
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
q*alitative, contemplating *he l*teratu*e. The releva*ce of this s**dy lies *n its con*ribut*on to
</line>
<line>
the construction of knowl*dge in **vil Procedu*e, espe*i***y *n *arve*t *ffect* the "executi*n"
</line>
<line>
an* is * *cientific-*edagogical exercise envision*d a* a d*velopment tool to interest t*e major
</line>
</par><par>
<line>
inno*ations
</line>
<line>
brought by the *e* Pr*ced*re Code civ*l, a
</line>
<line>
*ubl*c**ion that is alr*a*y part
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
everyday li*e for operators and p*of*s*ionals *n le*al scienc*.
</line>
<line>
*ey*o*ds: Public L*w. *ivil lawsuit. New c*de. E*****ions.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, a*t. 4, p. 60-72, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. S. Qu**t*l, R. A. D. Co*é, M. S. Oliv*ir*, J. L. A. *i**eiro, J. *. T. *antos
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
O presente artigo tem * objetivo d* *pr*s*nta* tópicos de Direit* Processu*is Ci*is
</line>
</par><par>
<line>
relacion**os ao
</line>
<line>
instit*to da "Execuç*o",
</line>
<line>
investig*ndo
</line>
<line>
*s p*i*ci*ais modificaçõ**
</line>
</par><par>
<line>
i*plementadas c*m * *dvento *o Nov* Cód*go de Pr*cess* *i*il (NCPC) de 2**5. Segu**o
</line>
<line>
a comissão que cond*ziu o pr*je*o, três asp*ctos motivaram *s alteraçõ*s no código d* 1*73
</line>
</par><par>
<line>
(*UEI*OZ; VIEIR*, 2015): *) as solenidad**
</line>
<line>
n* *rocess* civil que adveio
</line>
<line>
d* i l um i *i s m *,
</line>
</par><par>
<line>
com proced*mento* m*it* *igor*sos; ii) o excessivo núm*ro d* demandas proc*s*uai*, devi**
</line>
<line>
à conscien*izaçã* *o pov* *obre seu* d*re*t*s; e iii) o excessivo nú*ero de recursos p**s*ntes
</line>
<line>
*os *roc*ss*s brasileir*s, d*fe*entem*nte ** *utros pr*cessos no d*rei*o comparado.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme exposição de
</line>
<line>
motivos, o NC*C pod* contribuir para um processo *ais
</line>
</par><par>
<line>
célere e justo, já q*e é menos complexo e ta*gencia a* necessidades soc*ai* (*RASIL, 2*1*).
</line>
<line>
Os tra*alhos d* Comissã* se *r*e*tara* pelos se*uin*e* obje*ivos: i) estabelec*r sintonia com
</line>
<line>
* Cons**tuiç** F*der**; ii) cria* c*ndiçõe* para o juiz decid*r m*is p*ox*mame*te * realidade
</line>
</par><par>
<line>
fática subjacente à c*usa; **i) *implificar, res*l*er proble**s reduzir a compl*xidade e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*bsistemas, p. ex., o **cursal; *v) p*o*over * rendim*nt* d* cada pr*cesso em si mesmo
</line>
<line>
c*nsider**o; e, v) imp**mir o*ganicidad* a* sistema, *ando-lhe ma*s coesão (B*AS*L, 2010).
</line>
<line>
Nes*e contex*o, est* a*t*go abord* os seguint*s asp*ctos relacionados ao institu*o da
</line>
</par><par>
<line>
"Execuçã*": i) i*íci* do c*mpriment* de sen*ença; *i) defesa
</line>
<line>
do executado no cumprimen*o
</line>
</par><par>
<line>
*a sentença; ii*) hipótese de impe*horab**idad* de bens com as re*pec*ivas c**trovérsias; iv)
</line>
<line>
pen*ora *nline, d* *rédito e de e*tabelecim*nto empresari*l; * v) extinção d* exe*u**o.
</line>
</par><par>
<line>
Segund* a natureza dos dad*s, a pesquis* clas*if*ca-s*
</line>
<line>
como qualita*iva,
</line>
</par><par>
<line>
**nte*plando a pesqui*a bibli*gráf*ca. For*m **nsultados materiais impressos e em meio
</line>
</par><par>
<line>
ma*nético, re*acionad*s "liv*os, revist*s, *orn*is, teses, d*sserta*õe* e ana** de e*entos a
</line>
<line>
cien*ífic*s" (G**, 2010, p. *0).
</line>
</par><par>
<line>
* relevânc*a d* estudo reside na sua contribuição construçã* *o *onhecime*t* em à
</line>
<line>
D*reito Processual C*vil, notadame*te na *e*ra a**t* à "Execução", bem c**o r*presenta **
</line>
</par><par>
<line>
a*ti*í*io pedag*gic* v*slu*brad* como for*a de fo*entar o interesse
</line>
<line>
pel*s principais
</line>
</par><par>
<line>
i*ovações *razidas pelo *CPC, que já *az parte *o cotid**no dos operador*s e p*ofissiona*s da
</line>
<line>
ciência jurí*ica. Por fim, f*z-se ne**ssário destacar a atualidade da matéria, que vem sendo
</line>
<line>
d**cuti*os e* dis*intos fóruns, jurídicos ou nã*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. 60-72, jul./ago. *016
</line>
<line>
*ww*.fsa*et.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cumprimento d* *ente*** para Pa*amento de Qua**ia *erta
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
2 REF*RENCIAL TEÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Início do *umprimento de s*ntença
</line>
</par><par>
<line>
Did*er Ju*ior et al. (2012, p.*13) afirma* que * execução ba*eada em tít*lo executivo
</line>
</par><par>
<line>
ex*rajudic*al d*manda a instauração *e proce*so
</line>
<line>
**tô*omo. Par* fi*s didáticos, o
</line>
</par><par>
<line>
*roc*dimento executivo **de ser dividido em du*s f*ses: 1) a fase inicial, por i*termé*io da
</line>
<line>
qua* se *efere ao execu*ad* um prazo para cumprimento de for*a volu*tár*a *a pre**ação q*e
</line>
</par><par>
<line>
*he * demandada; e *) * fase de execução forç*da *ropriamente dita, na q*a* se
</line>
<line>
tomam
</line>
</par><par>
<line>
providência* *a*a * satisfaç** compu*sória da
</line>
<line>
prest*çã* exigida. *esse senti*o, exi*tindo
</line>
</par><par>
<line>
pagamento voluntário por parte do devedor na
</line>
<line>
fas* in*cial, * fase d* e*ecução f*rç*da nem
</line>
</par><par>
<line>
sequer é ini*iada.
</line>
</par><par>
<line>
Co**ém mencionar que *s *orres*ondências en*re as execu*ões fo*çadas no *PC 1973
</line>
<line>
e no NCPC 20*5 en*o*tr*m-se nos art. 5*6 * art. 567 d* CPC 1973 e no art. 778 do *CPC
</line>
<line>
2015. O que aparece de *ov* no C*di*o de 2015 é a *ossibili*ade e*pressa no § 2º do art. 778
</line>
<line>
* qua* dispensa a prévia n*ce*sidade de *on*ordância do devedor para a *ucess*o processual
</line>
<line>
já prevista no § 1º.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Fa*e
</line>
<line>
inicial: dema*d* ex*cutiva, cumprime*to *oluntári* pr*-penhora (no CPC *
</line>
</par><par>
<line>
1973 * *o **PC 2015)
</line>
</par><par>
<line>
Didier Junior et al. (2*12, p.514) argumen*am que, apresentada a petição in*ci*l,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desde *ue sobre ela o magistrado tenha f*rmulad* um j*ízo pos**ivo
</line>
<line>
*e admiss*b*lidade,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ex*cut*do será cit*do para, *o *ra*o de *rês dias, quitar a *ívida que lhe é c*brada, conforme
</line>
<line>
prevê o art. *5* do C*C 1973. A *ei F*dera* nº. 11.382/*006 empr*e*deu inovação ao alterar
</line>
<line>
a redaçã* do *r*. 652, *egundo a qual o e*ecutado deve*ia *e* ci*ado *ara, ** 24 *oras, paga*
</line>
</par><par>
<line>
ou n*mear bens à penhora. *esse
</line>
<line>
contexto, concedeu-** lhe um pra*o mais elástic* par*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*umprime*to *a
</line>
<line>
prestação
</line>
<line>
de form*
</line>
<line>
volunt*ria, sendo-l*e re*ira*a, p*rém, a pr*rrog*tiva de
</line>
</par><par>
</page><line>
nomear ben* à penhora. Observa-se, *gora, qu* o exeq*ente, já na petição ini*ial, pode indicar
</line>
<line>
bens a serem *enhorado*.
</line>
<line>
Para Didier Junio* et al. (2012, p.51*), a in*ica*ão d* bens pelo c**dor, embora não
</line>
<line>
*eja necessária, pois o of*cial de jus**ça p*de procu*á-los, é fort*me*te reco*endáve*. Com a
</line>
<line>
consolidação d*s convênios ent*e os ór*ã** do *ode* Judi**ário e o Banco Cen*ral (**nvênio
</line>
<line>
BACEN-JUD), que possibilitam um *astreamento de con*as-corrente* existente* em nome do
</line>
<line>
Rev. *S*, Teresina *I, v. 13, *. *, art. 4, p. *0-*2, jul./a*o. 2016 www4.fsanet.com.br/*e*i***
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Qui*tal, R. A. D. Codé, M. S. Oliv*ira, J. L. A. *in*eiro, J. L. T. Santos
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
e*ecut*d*, junto a instituições fin*nc*iras, a mi*sã* *em s*do simplificada. Faz-se n*cess*r*o
</line>
<line>
registrar que o exeq*ente, a* apon*ar bens do ex*c*ta** à pen*ora, *ão fica restrito à ordem
</line>
<line>
legal de prefe*ênci* contemplada *o art. 6*5 do CPC 1973, tr**an*o-se de ordem me*amente
</line>
<line>
indicat*va.
</line>
<line>
Questiona-se: quando come*a a fl**r o prazo de três dias para pag*m*nto? *idier
</line>
<line>
*unior et al. (2012, p.515) arg*mentam qu* o prazo se conta da d**a da efetiv* citação, e não
</line>
<line>
data da juntada do manda*o aos autos. Aplica-se, nesse *ontexto, o preceito do ar*. 184, caput,
</line>
<line>
do CPC, de modo *ue o pr*meiro dia do p*a*o ***res*ond* ao dia po*terior àquele em que o
</line>
<line>
oficial de justiça realizo* a c*tação, desde que seja út*l; n*o sendo dia útil, o primeiro di* *erá
</line>
<line>
o di* ***l *media*a*ent* posterior. Ou**o ponto re*evante *stá ass*ci*do às situaçõe* em que
</line>
</par><par>
<line>
houver litiscons*rcio p*ss*vo. Nessa situaçã*, prazo pa*a *agame*to conta-se a par*ir do o
</line>
<line>
momento em que cada um dos litis*onso*tes é *itado.
</line>
</par><par>
<line>
*idi*r Junior et a*. (2012, p.51*) af*rmam que, uma vez cita*o, o executado tem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possib*lid**e de seguir u*a de*sas l*nh*s *e *ção: *) e*etuar o pagam*nto em três di**, tal
</line>
</par><par>
<line>
qu*l au**rizado pelo *rt. 652 do C*C 1973, benefici*ndo-se d* reduç*o contemplada no
</line>
<line>
art.
</line>
</par><par>
<line>
652-A do *P* *973; 2) não p*gar no* três dia* e apr*s*ntar embargos de devedor, no p*az*
</line>
<line>
** 15 dias, computados a *artir da data da junt*d* aos auto* do mand*do de c*t**ão (*rt. 738
</line>
<line>
do *PC 1973); *) requerer, no p*azo d* ** dias pa*a a apresentação de *mbargos, * benefício
</line>
</par><par>
<line>
cont*mplan*o ** art. 745-A do CPC 19*3;
</line>
<line>
e
</line>
<line>
4) nã* p*gar nem apresen*ar emba*gos
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
qua*quer defesa.
</line>
</par><par>
<line>
Para q*e o oficial de justiça seja c*paz de arrestar os bens do ex*cutado, conform* o
</line>
</par><par>
<line>
dispo*to no ar*. 653 *o CPC 1973, Didi*r Jun*o* et
</line>
<line>
al. (201*, p.516) destacam
</line>
<line>
que não
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*igível *arac*er*zação da situaçã* de perigo a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
insol*ência. *asta,
</line>
<line>
par* ta*to, que:
</line>
<line>
1)
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
devedor
</line>
<line>
não se*a encont*ado, p*u*o signif*cando *e
</line>
<line>
nã* foi encontrado por esq*i*ar-*e de
</line>
</par><par>
<line>
forma *nten*ional * citação ou por força das c*rc*nstâncias; e *) o *fici*l de jus*iç* ver*fique a
</line>
</par><par>
<line>
existência *e bens penhorávei*. O instituto co*templado no art.
</line>
<line>
6*3 do CPC 1973 tr*t* de
</line>
</par><par>
<line>
uma categori* de
</line>
<line>
pré-penho*a, é d*ssa forma q*e ele * *onhecido
</line>
<line>
na dogmática pr*cessual.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*maliz**o o
</line>
<line>
au*or de pré-penho*a, o oficial de j*stiça, nos próximos 10
</line>
<line>
dias, procur*rá
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
devedor trê* vezes em dias diferentes; se não o encontrar, ce**ifi**rá o ocorrido.
</line>
<line>
Nessa
</line>
</par><par>
<line>
hip*te**, o cre*or deverá ser intimado sobre a realização da pré-penhora, cabendo-lhe, * lu*
</line>
</par><par>
<line>
d* art. *54 do CPC 1973, d*n*ro de 10 di*s, co*tatados
</line>
<line>
da data dessa intimação, r*querer
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
citação por edital do *evedo*. N*s *ias atuais, *á n*o cabe mais ao deved*r a prerroga**va de
</line>
</par><par>
<line>
nom*a* bens; trata-*e ago** de prerrogativa do
</line>
<line>
c*e*or
</line>
<line>
indicá-los, se os conhec*r.
</line>
<line>
Ne*se
</line>
</par><par>
</page><line>
contexto, não parece que * loca*ização *o deved*r seja um motivo para que a pré-penhora seja
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, ar*. 4, p. 60-72, jul./ago. 2016 *ww4.fsa*et.*om.br/r*v**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ump*imento de Sentença para Pagament* de Qu*ntia Certa
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
de*co*s*ituída. Ainda que citado o exe*uta*o, *er*ura a **é-p*nhora; a sua de*cons**tuição
</line>
</par><par>
<line>
*epender* do *ue
</line>
<line>
o
</line>
<line>
ex*cutado vai fazer poste*i**mente. Por fim, o pr*zo p*ra o execut*do
</line>
</par><par>
<line>
opor embargos à execuç*o, n*s d*as atuais, flui a partir *a juntada *os autos do *andado de
</line>
</par><par>
<line>
citação, conforme
</line>
<line>
pre*ê o ar*. 738
</line>
<line>
do * P C 1*73,
</line>
<line>
havendo ne**ssidade *a in*imação a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pen*ora.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Segunda f*se: a execução *orçada
</line>
<line>
*idier Ju**or et al. (20*2, p.520) destacam que, u*trap*ss*d* o pra*o d* 03 dias para o
</line>
</par><par>
<line>
cump*imento ** sent*nça de f**ma
</line>
<line>
voluntária, s*m q*e te*ha *avid* pag*men*o,
</line>
<line>
inicia-s*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fa*e de execução f*rça*a. Diferenteme*te *o que se observa *o
</line>
<line>
procedi*ento de
</line>
<line>
execu*ã*
</line>
</par><par>
<line>
baseado em tít*lo judicial, a insta*ração *essa segunda fa*e não depende de requ**imento *e
</line>
<line>
exe**ente. Nesse *onte*to, v*le a re*ra do impul*o of*cia*, contemplada no art. 2*2, *egu*da
</line>
</par><par>
<line>
p**te, CP*
</line>
<line>
19*3. Ne*se context*,
</line>
<line>
exi*te a po**ibili*ade de se div*dir, pa*a fin* d**áticos,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fase
</line>
<line>
de e***ução *orçada em **ês subfase*, a saber: 1) fase inici*l, em qu* se *u*cará
</line>
</par><par>
<line>
em*r**nder a pen*ora e a ava*iação de be*s que respondam pela dívida; 2) *ase qu* se inicia
</line>
</par><par>
<line>
**m ofer*ci*ento da defesa do ex*cuta*o; 3) fa*e final, carac*er*zada pela realiza*ão de o
</line>
<line>
atos que se p**stem à satisfação d* direito *o cred*r, como a ex*ropriação dos s*us bens.
</line>
<line>
Didier J**ior et al. (2012, p.*21) al*g** que *o*s**tui *to a***tatório à dignid*de da
</line>
<line>
justiça a recusa do **vedor em indica*, no prazo de 05 *ias, quais *ão e ond* estão local*zados
</line>
<line>
os bens sujeitos à p*nhora, bem com* *eus respectivos valor*s, conforme prevê o art. 600, *V,
</line>
</par><par>
<line>
CP* *973. Nes*as
</line>
<line>
circunstâncias, n*da obsta que o requerime*to
</line>
<line>
para que o exe*uta*o
</line>
</par><par>
<line>
infor*e sobre os bens p*s**veis de penh*ra seja redigido por o*asião da petição inicial e que o
</line>
</par><par>
<line>
magistrado
</line>
<line>
o defi*a *o despacho cita*ório. Além do p**z* de *rês d**s para realizar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
paga*en*o, o executado dispõe igual*ente *e prazo de 15 *ias, con*a*os da data da juntada
</line>
<line>
aos autos *o m*ndado de cita*ão, *a*a oferece*, caso assim de**je, emb**g*s à execução,
</line>
<line>
c*nforme o disposto no art. 7*8 *o CP* 1973.
</line>
<line>
3 **SULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 Defes* do e*ecuta*o no c*mprim**t* de sentença
</line>
<line>
Para Didier Junior et al. (20*2, *.345), a dist*nção q*e *avia ent*e * execução *undada
</line>
</par><par>
<line>
em tí*ulo judic*al e aquel* fundada em título ext*aju****al estav* no
</line>
<line>
objeto dos *mba*go*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
execução. Nesse cont*xto, a d**esa do executado, independen*emente de a execução fund**-se
</line>
<line>
em tí*ulo jud**i*l *u extrajudic*al, era fe*ta por *e*o d* e*bargos, q** ostentariam, se*un*o a
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. 60-72, *ul./a*o. 2016 *w*4.f*anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Quintal, R. *. D. Codé, M. S. Oliv**ra, J. L. A. P*nheiro, J. *. *. *antos
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
conc*p**o ma**rit*ria, a natureza ju*íd*ca de ação. Co*vém mencionar *ue o executado pode
</line>
<line>
defend**-se em qu*l*uer *ip* de execução. Por ocasião do cu*primento da sentença, a defesa
</line>
<line>
do *x*cutado fa*-se por meio *e impugnação. N* execução de **tulo extrajudi*ial, a defesa do
</line>
<line>
ex*cu*ado s* dá por intermédio dos embargo* à *xecução, sendo-lhe igualmente permiti*o o
</line>
<line>
aju*zamento das ex*e**es de incompet*nc*a, de im**d*mento e de *uspeiçã*. Além dos
</line>
<line>
em*argos à **ecu*ã* e das mencion*das *xc*ções rituais, o exec**ado pode se defend*r por
</line>
<line>
meio de açõe* autônomas e p*r meio d* ch*mada "exceçã* de pr*-executividade".
</line>
<line>
3.* Fa*es da impugnação e matéria de *efesa
</line>
<line>
D*dier Junior et al. (2012, p.370) tecem comentários *ce*ca *a natureza jurídica da
</line>
</par><par>
<line>
impugnação. Os autor*s afirmam q*e
</line>
<line>
há que*
</line>
<line>
*onsidere tratar-se: 1)
</line>
<line>
de ins*ru*ento de
</line>
</par><par>
<line>
defesa; *) d* inst*um*nto de açã* incide*tal, similare* a*s antigos **barg*s à execuçã* de
</line>
<line>
sentenç*; 3) *e inst*ume*to de defesa ou de *ção, de acor*o com a matér*a ve*culada; dentre
</line>
<line>
outros posicionamentos. N*sse *ontexto, a impugnação serve à concretização *o exercíc*o *o
</line>
<line>
direit* d* defesa; o *xecutado não *emanda e nã* *ge; ele re*i*te; ex*epciona; opõe-*e. Trata-
</line>
<line>
se sem*re de um i*strumento de defesa.
</line>
</par><par>
<line>
Didier *unior et al. (2012, p.3*2) ab*rd*m que seja qual for a c*rrente *do*ad*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
c*rreto que o
</line>
<line>
procedimento de e*e*uç*o de sent*nça
</line>
<line>
passa a ser estrutu*ado *m co*n*ção
</line>
</par><par>
<line>
limitada * ex*uriente *ecundu* *ventun d*f*sionis. Apre*entada a impugnação, i**taura-se
</line>
<line>
ati*idade cogniti*a que p*ssi*ilita ampla instrução pro*a*ória, c*ntu*o limitada pel*s
</line>
<line>
qu*stões que pod*m ser a**gad*s.
</line>
<line>
*.* *razo*
</line>
<line>
Par* D*dier *unior et al. (2012, p.3*2), faz-s* necessário que a impugnação seja
</line>
</par><par>
<line>
oferecida *o
</line>
<line>
pra*o d* 15
</line>
<line>
dias, contado* da inti*ação do *uto* de *enhora avaliação, e
</line>
</par><par>
<line>
c*nform* preconiza o art. 475-J, §1º do CPC 1973. No cas* da efetivação das sentenças qu*
</line>
<line>
impo**am obrigação de fazer, não fazer *u de entrega de coisa, o prazo conta-se da intimação
</line>
<line>
pa*a a efetivação *a sent*nça. *aven** ma*s de ** executa*o, se a inti*ação se operar por
</line>
<line>
publicação no Diário Oficial, na pessoa *e seus advoga**s, o pr*zo já se inicia *e forma
</line>
<line>
imediata. Na eventualidad* de as c**ações sere* real*zadas **r ofi*ial de justiça ou po* via
</line>
<line>
postal, ap*ica-se o previsto no art. 241, III, ** *PC 1973, inic**ndo após a juntada do últim*
</line>
</par><par>
<line>
m*ndado *e intima*ão *u
</line>
<line>
do último aviso de rece*imento. Em
</line>
<line>
razão do art. 191 do CPC
</line>
</par><par>
<line>
19*3, os litis*onso**es com procurad*res distintos têm prazo em dobro *ara
</line>
<line>
contes*ar, para
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 4, art. *, p. 6*-*2, jul./ago. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cump*imen*o de Se*tença para Pagamento de *u*ntia Certa
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
recorre*
</line>
<line>
e, de modo geral, para falar nos a*to*. Tal disposi*ivo não * aplicável ao prazo
</line>
</par><par>
<line>
c*nf**ido aos li*is*onsortes p*ra aju*zar uma demanda. Aplica-se o *i*po*to no a*t.
</line>
<line>
1 *1 do
</line>
</par><par>
<line>
CPC 1973 * impugnação, de sor** que,
</line>
<line>
*a*endo mais d* um e*ecutado com
</line>
<line>
*rocuradores
</line>
</par><par>
<line>
distint*s, te*ão prazo em do*ro par* a*uizamento da impugna*ão.
</line>
<line>
3.* Hipótese de impenhorabilida*e de b*ns *om as res*ectivas con*rovérsias
</line>
</par><par>
<line>
Par* Sc*lab*in et al. (201*, p.7*),
</line>
<line>
n*o se s*jeitam à responsabilidade
</line>
<line>
o* be*s
</line>
</par><par>
<line>
im*enho*á*eis ina*ienáveis, à l*z do e
</line>
<line>
art. 6*8 do CPC 1*7* (ou art.
</line>
<line>
832 d* *CPC 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *ontexto, faz-se nece*sário um ex*me d* *uais bens são reputados c*mo impen**ráveis
</line>
<line>
pa*a, *es*a forma, *o*hec*r os limites da r*sponsabilidade patrimonial. Convém r*cor*ar que
</line>
<line>
não se pode alega* * *mpe*hora*ilidade de dete*m*na*o bem à cobrança do crédito
</line>
<line>
disponibilizado p*r* a aquisição do próprio bem, c*nforme prec*niza * art. *49, §1º do CPC
</line>
<line>
1973 (ou art. 833, §*º do NC*C 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Scalabr*n et al. (*015,
</line>
<line>
p.72) arg*men**m que *queles *e*s c*n*idera*os in*lien*veis
</line>
</par><par>
<line>
ou declarados com* *ão suj*i*os à execução *or ato vo*untário são *mpenhoráv*is, não sendo
</line>
</par><par>
<line>
alvo de execuç*o. Nessa* cir*unstânc*as,
</line>
<line>
pod*m s*r citados: *s bens públicos (*rt. 100,
</line>
</par><par>
<line>
Código Civil) e o *apit*l para i*denização de at* ilícito (art. 475-Q, §1º do CPC *973). Sen**
</line>
<line>
o bem *nal*enável, atos de di**osição não podem recair sobre e*e, e a pe*h*ra é o ato inicial
</line>
<line>
para a t**nsferência d* titularidade do bem. Contudo, na ausência de *utros bens, ** frutos e
</line>
<line>
rendi*en**s dos bens inalie*áveis, desde qu* n*o s*ja* *es*inad*s ao *aga*ento de
</line>
</par><par>
<line>
*rest**ão alimen*í*ia,
</line>
<line>
*odem ser penho*ad*s,
</line>
<line>
co*forme
</line>
<line>
entend*mento do art.
</line>
<line>
650
</line>
<line>
do C P C
</line>
</par><par>
<line>
197*.
</line>
</par><par>
<line>
Scalabrin e* al. (201*, p.73) argumen*a* que
</line>
<line>
os m*veis, pertences e
</line>
<line>
u*i*idades
</line>
</par><par>
<line>
domésticas q*e *uarneç*m a residê*cia do exe*utad*, *xce*ua*do-s* a**eles de elevado va*or
</line>
<line>
e que superem as *ecessidades *omuns c*rresponde**es a um padrão de vida media*o, não
</line>
<line>
*odem *er obj*to de *xecução. Faz-se nece*s*rio registra* *ue somente * ca*uística resp*nde
</line>
<line>
* q*e é u* *em de e*evado valor ou que supera o padrã* médio.
</line>
</par><par>
<line>
Os auto*es aci*a *i*tados afirmam q*e
</line>
<line>
os **st*ários, bem como os pertences
</line>
<line>
de us *
</line>
</par><par>
<line>
pessoal do execu*ado, salvo se de e**vado v*lor, não são e*ec*táveis, sendo e*se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*tendim*nto do art. 833, III, *o N*PC 2015. A exceç*o fic* *or
</line>
<line>
c*nta do be* pessoal d*
</line>
</par><par>
<line>
elev**o va*or, registrando * doutrina exem**os curioso*, tais como relógio Rolex, roupa *e
</line>
<line>
gala * an*l cra*ejado de di*man*es (ASSIS, 200*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. *0-72, jul./a*o. 2016
</line>
<line>
*ww*.*sanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Quin*al, R. A. D. Codé, M. S. O**veira, J. L. A. Pin*eiro, J. L. T. Santos
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
Sca*abrin *t al. (2015,
</line>
<line>
*.73) comentam *ue a remun*ração pel* trabalho as*alar*ad*
</line>
</par><par>
<line>
poss*i natur*za a**men*a*. De*sa forma, o* ven*imentos, subs*dios, soldos, salários,
</line>
<line>
remunerações, prov*ntos *e aposentadoria, pensões, pecú*ios * **ntepios; as qu*ntias
</line>
</par><par>
<line>
recebidas por liberalidade de terceiros destinadas *o sustento d* deve*or e s*a *am*lia, e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
ganhos *e trabalha*or aut**omo e
</line>
<line>
o* honor*rios
</line>
<line>
*e profissional liberal sã* impe*horávei*,
</line>
</par><par>
<line>
*omo prevê o art. 833, IV, N*PC (20*5). Convém de*ta*ar que a remuneração p*lo trabalho
</line>
</par><par>
<line>
p*de s*r
</line>
<line>
pen*orada se a dívida f*r *riunda de prestação a*imen*ícia, como pr*vê o art. 649,
</line>
</par><par>
<line>
§2º ** CPC (1973). Nesse contexto, os **nor*rios advoc*tíc*os, sejam *ontratuai*, sejam
</line>
<line>
sucumbe*c*ais, são *ot*dos de naturez* ali*en*a*, mo*ivo pelo qu*l é possív*l a *enh*ra dos
</line>
</par><par>
<line>
*an*o* pelo trabalho
</line>
<line>
do executado para paga*en** da d*v*da dessa naturez*. De fato, o
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
ganhos *ptos à subsistência do executado não se suje*tam à execução. Para * Superior
</line>
</par><par>
<line>
Tribuna* de Justiça, * i*rel*v*nte o
</line>
<line>
valor da re**ner*çã*. Ain*a que de eleva*o va*or, será
</line>
</par><par>
<line>
**penhor**e*, tal qual prevê o agravo regimental no recurso especi** (AgRg Resp) n*
</line>
<line>
1.262.*95, cita*o por Scalabri* et al. (2015, *.74).
</line>
<line>
*s be** inerent*s ao exer**cio da profissão estão prote*idos por lei, consi*tindo em
</line>
<line>
um rol exemp*ifi*a*ivo. É nec*ssário que o bem seja útil e nec**s*rio pa*a ser **penhoráv*l,
</line>
</par><par>
<line>
com* prevê Assis (200*). **z-s* necess*ri* regis*rar que a expre*são
</line>
<line>
"p**fissão" p*ssibilita
</line>
</par><par>
<line>
con*lui* *ue o *i*pos*tivo somente é aplicável às pesso*s fí*ic*s, e *ão às ju**d**a*. O art. 833
</line>
<line>
§3º do NCP* 2015 prevê que os *q***a*e*tos, os i*plemen*os e as máquinas agr*colas
</line>
</par><par>
<line>
perten*en*es a pessoa física ou a empresa in*ividual produtora r*ral , salvo quand*
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
re*eridos bens t*nham sido objeto
</line>
<line>
d* financiame*to e es*ejam vinc**ados em garant*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
negó*io j*rídico ou q**n*o respondam
</line>
<line>
*or dívida d* nat*r*za *limentar, **abalhi*ta ou
</line>
</par><par>
<line>
pre*id*nciária, igua*mente es*ão c*nte*plados n* proteção dada aos bens in*rentes ao
</line>
<line>
e*ercício da pr*fi*são, tal *ual prevê o art. *33 §3º d* NCPC 2*15.
</line>
</par><par>
<line>
*ss*s (2009) *firma qu* * seguro d* vida trata-s* do
</line>
<line>
direito expectativo *e c*édito
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
n*o
</line>
<line>
do pr*duto d* con*eúdo do co*tra*o. Destina-s* a te*ceir* e *ão p*r**nc* ao ex*c**ado,
</line>
</par><par>
<line>
*otivo pel* *ua* não há incidência da *e*ponsabi**dade p*trimo**al.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse mesmo diapa*ão, Assis (20*9) argument*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
os materiai* nec**sários para
</line>
</par><par>
<line>
obras em andamento, salv* se **sas forem penho*adas, n*o se suje*tam à execuç*o. Existe o
</line>
<line>
nítido objetiv* *e *omentar a *enhora de tod* a obra, já que os *ateri*is a ela se acrescem e
</line>
<line>
*ncreme*t*m o s*u valor.
</line>
</par><par>
<line>
Scalabrin et
</line>
<line>
al. (2*15, p.*5)
</line>
<line>
def*ndem que * pequ*na p*opri*dade rural, desde *ue
</line>
</par><par>
<line>
trabalhada *ela f*mília, é impen*o*áve*, à luz do art. 5º, *XV*, da CFRB, do art. 83*, VIII,
</line>
</par><par>
<line>
N**C * *o Estatuto da Terra (*ei
</line>
<line>
8.629/1993). Expõe*, aind*, que o* recursos públicos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. 60-*2, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www*.f*anet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cum*rim*nto de Se*tença par* Pagamento de Quan*ia Certa
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
recebidos po* inst*tuições privada* para aplicação comp*lsória em ed*c*ção,
</line>
<line>
saú*e ou
</line>
</par><par>
<line>
a*sistênc*a soci*l são impenho*áveis. C*rrespon*e a regra
</line>
<line>
que limit* de fo*ma obj*tiva
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
finalísti*a a afetação da **ecução.
</line>
</par><par>
<line>
Em última a*álise, o legislador alm*jou p*ote*er o
</line>
<line>
bem de família, uma vez que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidade patrimonial tam*ém rece*e dura li*i*ação em função da proteç*o d*da pelo
</line>
<line>
*rdenam*nto ju*í*ico ao d**ominado bem d* família, a*p*rado pel* Código Civil (a*t. 1711-
</line>
<line>
1722, CC) e na Lei 8.0**/90.
</line>
<line>
*.5 P*nhora online, d* *rédito e de est*beleci*ent* empres*rial
</line>
<line>
Segundo Moreira (201*), den*mina-*e *enho*a * at* pelo qual são ap*eendidos bens
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
empre**-lo*, de maneir* diret* ou i*direta, na sati*fação *o crédi*o. Câ*ara (2*12)
</line>
</par><par>
<line>
aponta qu* es*á present* a i*eia de af*tação de *m bem p*rte*cente ao dev*dor, * qual *e*á
</line>
<line>
submetido à execução, para fin* de garantia de pagame*to. N*sse contexto, t*ata-se de ato de
</line>
<line>
apreensão j*di*ial de bens, sendo cert* que os bens penhora*os devem ser utili*a*os na
</line>
<line>
satisfa*ão *o crédito em e*ec*ção.
</line>
<line>
Scalabri* e* al. (*015, *.1**) ar*umenta* que s*o efeitos processuais da penh*ra *s
</line>
</par><par>
<line>
seguint*s: 1) *ndividualizar os b*** q** supo*t*rão a ca*ga *xecut*va; 2)
</line>
<line>
g*rantir o juíz*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
e*ec**ão, *ssegurando a *ficá*ia *a ativ*dade executiva; 3) cri*r para o ex*quente o direi*o de
</line>
<line>
preferência s*bre os be*s pe*hor*dos; e 4) desencadeamento da técnica exp*opriativa. Nesse
</line>
<line>
contexto, elenc*m os e*e*tos materia*s da pen*ora, a s*ber: 1) *etirar do e**cutado a posse
</line>
<line>
direta *o bem penhorad* ou promo*er a reorganização *a posse; 2) tornar ineficazes e*
</line>
<line>
relação *o *r*dor os atos *e di*posi*ão dos bens p*nhorados; * 3) *erda do direito de *ruição.
</line>
<line>
Scala*rin et *l. (2015, p.101) dest*cam qu* a p*n*or* ser* *o**alizada por int*rmédio
</line>
</par><par>
<line>
do auto o* termo d* penhora. *o **torizar penhora, compete *o juízo da a
</line>
<line>
execução faz*r
</line>
</par><par>
<line>
obed*ce* a ordem disposta no art. 655 do CPC 1973, a saber: 1) dinheiro, em *s*écie ou em
</line>
</par><par>
<line>
*epó*ito *u apli*a*ão *m insti*uição financeira; 2)
</line>
<line>
veíc*los *e
</line>
<line>
via **rrestre; 3) b*ns mó*eis
</line>
</par><par>
<line>
*m
</line>
<line>
ge*al;
</line>
<line>
4) bens imóve*s;
</line>
<line>
5) navios e aeronav*s; *) ações e quotas de sociedade*
</line>
</par><par>
<line>
empresária*; 7) percen*u** do fat*rame*to de empresa deved*ra; 8) p**ras e met*** preciosos;
</line>
<line>
9) *ítu*os da dívida *ública da união, est*dos e Distrito Federal co* cotação em mercado; *0)
</line>
<line>
*ítulos e valores mobiliá*ios com cotação *m mer*ado; * 11) outr*s direitos. Os au*ores acima
</line>
</par><par>
<line>
enfatizam que, a**d* q*e *emonstre a c*ara o***o do l*gislado* em form*lar
</line>
<line>
um *iste*a
</line>
</par><par>
<line>
efe*i*o de *ara*tia de crédito exequendo, não é abso**ta, conforme se pode obser**r
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
Súmula 417 do STF, a qual prevê que na execução civil, a pen*o*a de *inheiro na ordem de
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. *, art. 4, *. 60-72, j*l./a**. 2016 ww*4.fsanet.*om.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. S. Quin*al, *. A. D. Codé, M. S. Oliv**ra, J. L. A. Pinheiro, *. L. T. Santos
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
nomeação de bens não *e reveste *e caráter absoluto. É fu*dame*t** *essaltar a possibi*idade
</line>
</par><par>
<line>
de *enhora e* dinheiro, *or *eio do pr*cedi*ento denominad* pela
</line>
<line>
jurisprudência de
</line>
</par><par>
<line>
*ACEN-J*D, conte*pl*do
</line>
<line>
*o art. 6*5-A do *PC 197* e no art. 854 do NCP* 2015. É
</line>
</par><par>
<line>
esse*c*al perceber que a pe**ora se aperfeiçoa por meio
</line>
<line>
da apreens** e de*ósito de be*s
</line>
</par><par>
<line>
c**azes de garan*ir a rea**zação do
</line>
<line>
direito exequend*,
</line>
<line>
c**o prevê o a*t. 664
</line>
<line>
do C P * 1973.
</line>
</par><par>
<line>
Na hip*t*se de penhora de
</line>
<line>
bem imóvel,
</line>
<line>
faz-se
</line>
<line>
neces*ário o registro da
</line>
<line>
penhor* junt*
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
cartó*** de re*istro de imóveis, segundo pre*isão d* art. 659, §4º do CPC
</line>
<line>
1973 (ou art. 844
</line>
</par><par>
<line>
do NCP* 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Bueno (20*5), faz-se
</line>
<line>
n**essário destacar qu* a penhora d* cr*dito não se
</line>
</par><par>
<line>
confunde com a penhora de fa*u**mento. Pa*a esta c*t**ori* de penhora * exig*da a nomeação
</line>
<line>
de um administr*dor espe*íf**o. P*r cons*guinte, a penhora do estabele*imento com**ci*l já
</line>
<line>
era a*mitida no CPC 1*73 por *nt*rmédio do *r*.655-A em se* § 3*. C*ntudo, essa *rescrição
</line>
<line>
era pratica**nte *squecida pela prática f*re*se, tratand*- *e *e re**a *sque*ida. *or mei* d*
</line>
<line>
novo regramento do CPC *015, é conce*ido *o *ema, pelo m*nos, m*ior importâ*cia quand*
</line>
<line>
uma subseçã* pr*pria é intitulada \Da penhor* de perce**ual de faturam*n*o de empresa\.
</line>
<line>
3.6 Extinçã* da execu**o: causas
</line>
</par><par>
<line>
Segund* Chanan (2007), o Código de Processo Ci*il de 1973 *rata
</line>
<line>
d* *xtinção
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
proce*so ex*c**ivo nos artigos 7*4 e 79*, sej* na f*rma de satis*a*ã* do crédito do exequ*nte,
</line>
<line>
se** q*ando esgotados os meios para sua satisfação.
</line>
<line>
O art.92* do NCPC vei* ofe*ecer melhor aca*a*ent* *om *e*ação a* tema tratado em
</line>
<line>
1973. Nesse *ontexto, dois novos incisos for*m acre*centados. *a*-*e *ec*s*á*io destacar que
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
advent* *a pe*ição i*icial in*eferida
</line>
<line>
be* como a o*orrên*ia de prescriç*o intercorrente
</line>
</par><par>
<line>
trouxe m*ior comp*etude *o rol de dispositi*os, almejando *reenc*e* as lac*nas ***xadas pelo
</line>
<line>
CPC (*973), o qual nã* disponibi*izava a adequada cla*eza para * assunto.
</line>
<line>
* CONSIDERAÇÕES FI*AIS
</line>
<line>
O presente artigo te*e o o*jetivo de apr*sent*r alguns t*pi*os *ob*e o instituto da
</line>
</par><par>
<line>
"Execução" co* as muda*ças implem*ntadas
</line>
<line>
p*lo NCPC. O Cód*go de 1973 at*ndia
</line>
</par><par>
<line>
satisfatoriamen*e às demandas so*iais *urante sua* primeiras dé*adas, q*ando *assou a sof**r
</line>
<line>
refo*mas. Os obje*ivos des*as **am adap*ar as nor*as proces*uais a mudanças ** sociedade e
</line>
<line>
ao funci**amento das instituições como, p. e*., a pre*isão da *ntecipa*ão de tu*el*, *m 1994,
</line>
</par><par>
<line>
* alteração
</line>
<line>
do *e*im* do **ravo, em 1.995 mais rece*te*ente, as l*is que al*eraram e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. 4, art. 4, p. 60-72, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.f*anet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cumprime*to *e Sentença *ara Paga*ento de *uant*a Certa
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
Execu*ão. T**as es*as f*ra* bem r**ebidas pela comunida**
</line>
<line>
jurídica e geraram res*ltados
</line>
</par><par>
<line>
po*itiv**, no pl*no oper**ion*l do sistema, fomentando a n**essidade de uma r*vis*o ge*al d*
</line>
<line>
CPC 1973, resultando no projeto do NC*C.
</line>
</par><par>
<line>
O trabalh* *bordou o iní*io do c**pr*me*** de sentenç*; a de*esa do executado
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*u*primento de sentenç*; * hip*tese **
</line>
<line>
impen*orabil*d*de de bens com as respectiva*
</line>
</par><par>
<line>
*ont*ovérsias; a penhora online, de crédi** e d* es*abele*imen*o *mp**sarial; e a *xt*nçã* da
</line>
<line>
exe*uç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Faz-se ne*e*sário *esta*ar
</line>
<line>
que os temas
</line>
<line>
**ram trata*os de forma *ntrodutór*a, não
</line>
</par><par>
<line>
tendo a p*etensã* de esgotá-los, e*pe*ial*ente por consistir em
</line>
<line>
u* trabalho qu* *iscute
</line>
</par><par>
<line>
modifi***ões recentes na sea*a proces*ual. A título de **gestões p*r* p*s*uisas f*t*ras,
</line>
</par><par>
<line>
rec*m*nda-se *ue
</line>
<line>
se*am empreendidos e*tud** sobre * tema em comen*o, utilizando
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
fonte de con*ulta trabalhos de concl*sã* de curso de Faculdad*s de Dire**o, ela**rados nos
</line>
<line>
últ*mos dois a*os.
</line>
<line>
R*FERÊNC*AS
</line>
<line>
ASSIS, A. Man*al d* Exec**ã*. 12. Ed. São *aul*: Revi*ta dos Tribuna*s, 2009.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Lei 5.869, de 11 de *ane*ro de *973. Ins*itui o Código de *rocesso C*vil.
</line>
<line>
Di*rio
</line>
</par><par>
<line>
Oficia* da União, Br**íl*a, *7 jan. *973.
</line>
</par><par>
<line>
_______. Lei nº *3.*05 d* 16 de *arço de 2*1*. Insti*ui o *ódigo de Processo Civi*. Diário
</line>
<line>
O*icial da União, Bras*lia, 17 mar. *0*5.
</line>
</par><par>
<line>
_______. Código de Proce**o Ci*il:
</line>
<line>
a*teprojeto / *omi*são de *uristas Respons*vel pela
</line>
</par><par>
<line>
Elaboração de Antepro*eto
</line>
<line>
de Código de Pr*cesso Civil. Brasília: Senado Federal,
</line>
</par><par>
<line>
Presidênci*,
</line>
<line>
2010.
</line>
<line>
*isponí*el
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<http://www.*en*do.gov.br/senado/nov*cpc/pd*/anteprojeto.pdf> Acess* *m: 04/0*/16
</line>
<line>
BUENO, C. S. Novo *ódigo de Proce*s* Civil a*otado. São Paulo: Sa*aiv*, 2015.
</line>
<line>
CÂMARA, A. F. Liç*es de Pr*cesso Civil: volume 2. 21. Ed. São Paulo: *tlas, 2012.
</line>
<line>
CHA***, G. G. Coment*rio* aos arts. 794 * 795 do CPC: Da extinçã* d* *rocess* de
</line>
<line>
exe**ção. Pági*as de Dire*to: ex**lên*ia em cont*úd* *urídico, 2007.
</line>
<line>
DIDIER J*NIOR, *. et al. Curso de Direito *rocessu*l Civil: *xec*ção. v. 5. 4. ed.
</line>
<line>
Salvador: E**to*a Jus PODIVM, 2012.
</line>
<line>
GIL, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. *d. São Paulo: Atl*s.
</line>
</par><par>
<line>
MOREIRA, J. C. B. O novo pro*esso civil *rasileiro: expo*içã* si*temática
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*rocedimento. 28. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: For*nse, 2010.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, a**. 4, p. 60-72, jul./ago. **16 w**4.f*anet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
R. S. Qui*ta*, R. A. D. C**é, M. *. Oliveira, J. *. A. Pinhei**, J. L. T. S*nto*
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Q*EIR*Z, T. *; VIEIR*, L. S. *. A* princ*pais modificações trazidas pelo *rojeto do
</line>
</par><par>
<line>
no*o Códig*
</line>
<line>
de Processo *ivil no pr*cesso de execução.
</line>
<line>
2015. Dispo*ív*l em:
</line>
</par><par>
<line>
https://jus.c*m.br/*rti*o*/36**2/as-prin*ip*is-modifi*acoes-t*azidas-p*lo-projeto-do-*ovo-
</line>
<line>
codi*o-de-proc*s*o-civil-no-pro*esso-de-execuca* Acess* *m: 06/04/2016.
</line>
</par><par>
<line>
*CALABR*N,
</line>
<line>
F. et al. Lições de Processo *i*i*: Execuç*o. Conform* novo CPC. Porto
</line>
</par><par>
<line>
Aleg**: Li*raria *o A*v*gado Editora, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o Refe**ncia* es*e Artig*, conforme AB*T:
</line>
<line>
QU**TAL, R. S; CODÉ, R. A. D; OLI*EIRA, M. S; PINHE*RO, J. L. *; SAN**S, J. L. T.
</line>
<line>
Cumpri*ento de S*n*en*a para Pa*am*n*o de Qua*tia Cert*: Aponta*ent*s À Luz d* Novo Código
</line>
<line>
de Processo Civil. Rev. *SA, T*resina, v.13, *.4, art *, p. 6*-7*, jul./ago. *0*6.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntri*uição *os Autores
</line>
<line>
R. S. Quintal
</line>
<line>
R. A. D. Codé
</line>
<line>
M. S. Oliveira
</line>
<line>
J. L. A. Pinheiro
</line>
<line>
J. L. T. S*n*os
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cepção e *lanejament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise e interpretação dos dad**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *labora*ão do rascu*** o* na revi*ão crítica d* conte*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part*cipação n* aprovação da versão f*nal do man*s*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 13, n. 4, a*t. 4, p. 6*-72, jul./ago. 2016
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/rev*st*
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)