<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 203-219, nov./dez. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.6.12 </line>
</par>
<par>
<line> Algumas Percepções da Cat*goria G*nero Segundo Profissionais do C*n*ro de Aten*ão </line>
<line> *sicos**cial (CAPS) </line>
<line> Some **rceptions o* Gender Cate*ory A*c*rding to P*ofessionals ** Psyc*osocial C*re C*nter </line>
<line> (C*P*) </line>
</par>
<par>
<line> Alessa*dro Vinicius De Paul* </line>
<line> Do*tor em Administ***ão pela Un*versidade Fede*al de Lavr*s </line>
<line> Mestre em P*icologia Social *el* Universidade F*deral de M*na* Gerais </line>
<line> P**fessor *a U*iversidade *e**ral de Ma*o Grosso </line>
<line> E-mail: av*a*la@yahoo.c*m.br </line>
<line> Christi*ne Batista De Paul* Lob*to </line>
<line> Mestra em A*min*st*ação *ela Unive*si*a*e Federal *e La*ras </line>
<line> E-mail: chri*_batista@yahoo.com.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: A*essandro Vinic*u* D* P*ul* </row>
<row> Ende*eço: **partamento de Ps*c*logi*/Instituto *e </row>
<row> Educaç** d* Universidade Federal d* Mato G*o*so </row>
<row> (UFMT - Ca**u* Cui*bá). Aveni*a Fernando **rrêa da </row>
<row> C*sta, nº 2.*67, Cuiabá, *ato G*osso, Bras*l - CEP </row>
</column>
<column>
<row> Edi*or Cie*tífico: To**y Kerley d* Alencar Rodri*ues </row>
<row> *r*igo recebido em 24/08/*0*6. Últim* versão </row>
<row> **cebid* em 19/09/2016. Aprovado *m 20/09/**16. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 78060-900. </row>
<row> Endereço: Chr*stiane B*tista De Paulo Lobato </row>
<row> End*reço: P*o*rama de Pó*-Graduaçã* em </row>
<row> A*m*nis*ração da Univ*rsidade Federal de La*ras DAE- </row>
<row> UF*A, Ca*x* Posta* 3037, Campus da Unive*sidade </row>
<row> Fed*ra* *e Lavra*, Lavra*, Minas *e*ais, B*asil - CEP </row>
<row> 37200-000. </row>
</column>
<column>
<row> *val*ado pelo sistem* Triple Review: De*k **vi*w a) </row>
<row> pelo Ed*tor-Chefe; e b) *oub*e Blind Revi*w </row>
<row> (avaliaçã* cega por dois avaliadores da *re*). </row>
<row> Re*isão: Gramatical, Normativa e *e Form*taç*o. </row>
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<line> A. V. Paula, C. B. P. Lobato </line>
<line> 204 </line>
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<line> RE*UMO </line>
<line> O prese*te e*tudo expl*ratório objetivou verificar *e a variáv** gênero feminino é um fator de </line>
</par>
<par>
<line> a*r**o </line>
<line> d*s condiç**s de *aú*e **s usuária* atend*das no Ce*tro de Atenç*o *sicoss*cial </line>
</par>
<par>
<line> (CAPS) em uma cidade do *u* d* Minas Gerai*. Abordando a per*e**ã* d** profissiona*s que </line>
</par>
<par>
<line> trabalham no *AP*, </line>
<line> busc*u-se inve*tigar qua*s são as </line>
<line> *rincipais demandas/queixas </line>
</par>
<par>
<line> relacion**as à violência d* gênero e o percentual de m*l*eres que *uscaram a*g*m* forma de </line>
<line> tratamento/interven*ão na uni*a*e do CAPS. Buscou-se id*ntific*r *e as variáveis de gênero, </line>
<line> r*ça/e*nia e class* so*ial são per*ebidas pel*s profi*s*on**s do *A*S **mo fato*es q*e **dem </line>
</par>
<par>
<line> *ese*c*dear/*grav*r os </line>
<line> quadro* d* *aúde da* mulhe*es usuá**a* </line>
<line> dos serviç*s da unidade. A </line>
</par>
<par>
<line> amostra apr*sentou que há marcantes diferença* quanto às queixas/reclamaç*es dos pacientes </line>
</par>
<par>
<line> em função do gêne*o. Segu*do percepção dos prof*ssionais *ue a </line>
<line> *rabal*a* no CA*S, as </line>
</par>
<par>
<line> mulheres tendem a a**ese*tar mais si*tomas depres*ivos estão mais preocupadas com as e </line>
<line> qu**tões familiares, s*us conflitos e seu pa*el soc*al na dinâmica cas*/trabalho/família. Os </line>
</par>
<par>
<line> homens, po* sua vez, *end*m a se preocupar mais co* </line>
<line> as resp*nsabilida*es </line>
</par>
<par>
<line> finance*ras/e*trut*rais d* família, com seu papel d* provedor do lar. Out*as *esquisas dev*m </line>
</par>
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<line> ser desenvolvidas *ara aprofun*ar a compreens*o dos signific*dos dos papéis de ho**ns </line>
<line> e </line>
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<line> mulheres *a visão das us*árias dos serviços pr*s*ados p*l* CAPS. </line>
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<line> Palavras-chave: G*nero. Cent*o de Atenção Psico*soc*a* (*APS). Condições d* Saúde. </line>
</par>
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<line> *bstract </line>
</par>
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<line> T*is expl*ratory study aimed to v*ri*y *f th* variable *ender (female) is a* ag*rava*ing factor </line>
</par>
<par>
<line> o* th* heal*h of user* </line>
<line> as*isted in the Cen**r for Psy**osocial Care (C*P*) </line>
<line> in a town in </line>
</par>
<par>
<line> *out*er* *inas Gerais - Braz*l. *ddressing the perceptio* of professi*nals working *n CAPS, </line>
<line> we *ought to in*es*iga*e what *re the main de*ands / c*mplaints related t* gend*r v*ole*ce </line>
<line> and the pe*centag* of wo*e* who sought s*m* fo*m *f tre*tment / int*rvention *n CAPS u*it. </line>
<line> We soug*t to identify whether t*e variable* of gende*, race / ethnicity and soc**l class are </line>
<line> p*rceived *y the CAPS professionals as factors *hat can tri*ger / ex**er*ate the health *taff of </line>
<line> *** women *een in th* unit services. The *ampl* s*owed th*t *he*e ar* mark*d *ifferences in </line>
<line> the complaints / cl*ims of patient* *y gender. Accordi*g to the perc*pti*n of pr**e*sionals </line>
</par>
<par>
<line> wo*king in CA*S, women tend to h*ve *ore depressive symptoms </line>
<line> a*d ar* more co*cerned </line>
</par>
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<line> with *amily issu**, confli*ts and so*ial ro*e in the </line>
<line> dynamic home / work famil*. Men, in / </line>
</par>
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<line> **rn, tend to be *ore co*c***e* w*th th* f*nanci*l / structura* res*on**bilities o* the family, </line>
<line> with its role as home *f t*e p*ovider. Further research sho*ld be develo*ed to deepen </line>
<line> understa*d*ng *f th* meanings o* th* rol*s ** men and women i* t*e perspective of use*s of </line>
<line> services provid*d b* C*PS. </line>
<line> Keyw*rds: *ender. Cen**r f*r *sychosoci*l *are (CAPS). Health Co*dit****. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina, v. 13, n. 6, art. 12, p. 20*-219, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi**a </line>
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<line> Algumas P**c*pções d* Categor*a G*ner* S**undo P*o*ission**s do Centro *e Atenção Psicossoci*l (CAPS) </line>
<line> 205 </line>
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<line> 1 **TR*D*ÇÃO </line>
</par>
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<line> * presente estudo e*ploratór*o obj*tivou verif**ar se a variá*el gênero fe*inino é um </line>
<line> f*tor *e a*r*vo *as condições de **ú*e das usuárias *t**didas n* Cent*o de *tenção </line>
</par>
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<line> *sico**o*ial (CAPS) em **a cida** do sul de Minas Gerai*. Aborda*do </line>
<line> *s percepç*es dos </line>
</par>
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<line> profissi*nais que tr*balhavam ne*s* un*dad* do CAPS, </line>
<line> b*scou-*e investigar ** s**uintes </line>
</par>
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<line> *uestões: Quais são *s </line>
<line> prin*ipa*s demandas/*ueixa* r*la**onad*s à violência de gêner* e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*rcentual de mu*h*res *ue bu**aram algum* forma ** trat**ento/int*r*en*ã* na unidade do </line>
<line> CAPS? As *ariáveis de gêne**, r*ça/et*ia * cla*se *ocial são pe*ce*id*s pelo* pro***sionais *o </line>
</par>
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<line> CAPS como *ato*es que podem desencadear/agravar </line>
<line> os quadros de *aúde </line>
<line> *as mulheres </line>
</par>
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<line> usuárias dos ser*iços da unidade? </line>
</par>
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<line> As mul*eres acometidas por d*versos t*pos de violência b*sc** atendi*e*tos ta*bém </line>
<line> no C*PS. Cabe r*ss*l*a* que a* enfocar*os a *i*lênc*a como uma questã* de Saúde Públi*a, </line>
<line> tor**-se de **t*ema **portân*i* analis*r suas diversas f*rm*s de *an*fest*çã*, assim como </line>
</par>
<par>
<line> os meios </line>
<line> de enfrentá-l*. A Or**n*zação Mundial d* S*úde defin* *iolência como us* </line>
</par>
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<line> intenciona* da força física/**der, rea* ou *m *meaç*, contra *i p*ó*rio, out*a pessoa, grupo ou </line>
</par>
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<line> c*munida**, que res**te ou </line>
<line> *enha grand* p*ssibili*ade de resu*tar lesão, *or*e, dano </line>
</par>
<par>
<line> psi*ológico, *efic*ê*c*a no dese*volviment* e pri*ação (LIMA, 2004). </line>
<line> Numa perspecti*a psicossoc*al, *nco*tra*os o conce*to de v*olên*ia como resultado </line>
<line> da conversão da d*f*rença numa re*ação de desigual*ade, se**o que *as relações de g*ner*, </line>
</par>
<par>
<line> pauta**s na hegemonia do p*tri*rcado, c**acteriza-se </line>
<line> *or relaçõe* de </line>
<line> poder do tip* </line>
</par>
<par>
<line> d*minador-dom*nad* q** gera a op*essão do outro (SAF*IOTI, 2004). </line>
<line> N*sse s*nt*do, a *iolência dev* ser **mad* pelo aspecto da *ominaç*o/suj*ição e *ã* </line>
</par>
<par>
<line> *elo </line>
<line> da transgressão/violação, como é observ*do </line>
<line> no aspe*to juríd*co co*o violaçã* d*s </line>
</par>
<par>
<line> co*tumes e le*s. </line>
<line> Porta*to, </line>
<line> *ária* *orm*s de violênc*a pod*m </line>
<line> e**ar bas*a*as nas rel*çõ*s </line>
</par>
<par>
<line> assimétricas </line>
<line> de </line>
<line> poder entre homens e mulher**, s*ndo </line>
<line> possí*e* reag*upá-las sob a </line>
</par>
<par>
<line> denomi*ação violênc*a de </line>
<line> g*n*ro. R**s*ltamos que </line>
<line> abor**mo* apenas as **r*ep*õ*s dos </line>
</par>
<par>
<line> pro*iss*o*ais *ue at*avam no C*PS par* levantar os dados aqu* apresentados. *s usuári*s do </line>
<line> CAPS não f*ram abord*das no pr*sente e**udo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina *I, v. 13, n. 6, art. *2, p. 203-219, nov./dez. *016 </line>
<line> www4.fsa*et.com.**/revista </line>
</par>
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<line> A. V. Paula, C. B. P. Lobato </line>
<line> 206 </line>
</par>
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<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
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<line> 2.* *reve *ont*xtu*lização dos Centros de Atenç*o Psic*ssocial (CAPS) </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, a reforma do s*tor *aú*e de*orr*u de inte*sa mobilização s**ial. A***mas </line>
<line> mud*nças ocorrer** de*de a Reforma *anitária as *uais, por fim, leg*lizaram e norma*izaram </line>
</par>
<par>
<line> a sa*de po* meio do Sistem* Único de S*úde (*US). O Ministé*io da Saúde </line>
<line> *efiniu que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Ate*ção Bási*a de*e ser a porta de entra*a prefe*en**al *o SUS, se*do *ma das priori*ade* </line>
<line> para reorganizaçã* *o modelo de saúde, ten*o c*mo foco a Estratégia de S*úde da *amília - </line>
<line> E*F (U*SINE; TRELHA; NU*ES, *010). </line>
</par>
<par>
<line> Atualmente, as políticas ofi*iais d* saú*e *o Bra**l prec*n*za* a organizaç** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Serviços de Saúde M*nt*l substitutivos ao mo*e*o asilar e coerentes c** o* p*incípios </line>
<line> ** </line>
</par>
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<line> Refor*a Psiquiátric*, ta*s como os *entros de A*ençã* Psicossocial - CAPS, as Residências </line>
<line> Terapêuticas, as Ofi*in*s de G*ração *e *enda, ent*e o*tros. A rede de saúd* mental **de ser </line>
</par>
<par>
<line> constituí*a *or vár*os </line>
<line> dispositi*os assiste*ciais *ue possi*ilitem </line>
<line> a </line>
<line> atenção p*ico*s*ci*l aos </line>
</par>
<par>
<line> pacien*e* com </line>
<line> tran*tornos mentais, segun*o critérios populacion*is * dem*nd*s dos </line>
</par>
<par>
<line> munic*pios. Esta *ede p*de contar com ações de *aúd* mental na atenção b*si*a, Centros *e </line>
<line> A*enção Psicossocial (CAPS), s*rviço* residenciais terapêuticos (SRT), le*tos em hospita*s </line>
<line> *er*is, ambulatórios, *tc. *al rede de*e f*ncionar de for*a art**u**da, tendo os CAPS como </line>
</par>
<par>
<line> serviç*s estratégicos </line>
<line> *a organização de sua porta de en*ra*a e de sua *egulação (BRASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 2010). </line>
</par>
<par>
<line> As ações de *aúde me*tal *evem se* *rga*izadas a *a*tir da c*ns*itu*ção de núcl*os de </line>
<line> at*n*ão *nte*ral na saúde da fa*ília. Estas equi*es deverão dar suporte téc*i*o (su*ervisã*, </line>
</par>
<par>
<line> ate*dime*to </line>
<line> em </line>
<line> con*unto e at*n*imento específico, além de parti*ip*r *as i*iciativas de </line>
</par>
<par>
<line> ca*acitação) às e*ui*e* re*pon*áve** pe*o desenvo*vim*nto de ações básica* de saúde para a </line>
<line> populaçã*: *SF e ACS (BR*SIL, 2010). </line>
<line> O prim*iro ***tro de At*nç*o Psicossocial (CAP*) do Bras*l foi inaug*rad* em </line>
</par>
<par>
<line> m*rç* de </line>
<line> 1987 *m São *aulo (SP), no </line>
<line> context* </line>
<line> político da redemoc*atizaç*o do Pa*s e </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> lutas pela revi*ão de marcos conceituais. Den*re </line>
<line> tais ma*cos conceituais e*tão </line>
<line> novas for*as </line>
</par>
<par>
<line> d* ate*ção * de financi**ento das ações *e saúde mental que se for*aleceram a **rti* do final </line>
<line> *a década de *98* na Amér*ca Lati*a e no Brasil (NASCIME*TO; GALVANESE, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> O obj*t**o </line>
<line> d*s Ce*tros </line>
<line> ** Atenção Psicoss*cia* (*APS) é oferecer atendimento </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> populaç*o, realizar o acompa*hamento clí*ico e a rein*erção social *o* usuários *elo a**sso </line>
</par>
<par>
<line> ao *r*balho, *azer, exercício dos dire*t*s ****s e fo*talecimento dos la*os fami*ia*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. *, a*t. 12, p. 203-219, nov./dez. 2016 w*w4.*sanet.co*.br/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Algumas Percepções da *ateg*r*a Gênero Segundo Prof*ssion*is do *entro de Ate*ç*o P**coss*cia* (CAPS) </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> comunitários. Os CAPS são serv*ços d* saúde munici*ais, ab*rtos, comunitá**os </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> oferecem at*ndimento diári*. É o núcleo de uma nova clínic*, prod**ora de autonomia, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> convida * u*uár*o à res*onsabilização e ao prot*gonismo e* toda a trajetória d* *eu </line>
<line> tratame*to (BRASIL, 2010). </line>
<line> Os Centros de Atenção P*icossocial (CAPS), entre tod*s os dispositivos de ate*ção à </line>
<line> saúde mental, têm v*lor es*ratégico par* a *e***ma P*iqu*átrica B*asileira. Com a criação </line>
<line> desses centros, possibili*a-s* a organização de uma re*e s*bstitutiva ao Hospital Psiq**átrico </line>
<line> ** **í*. Estes *e*viç*s devem ser su**titutivo* e não co*plemen*ar*s ao hospital p*iquiátrico. </line>
<line> (BRASIL, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> *s CAPS *od*m ser </line>
<line> de tipo I, II, I*I, Álcool * D*ogas (C*PS Ad) e Infanto-j*venil </line>
</par>
<par>
<line> (CAPSi) de acordo com </line>
<line> parâmetros *opul*cion*is e at*ndi*ento à reali*ade loca*, pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implantação dest*s serviços. As três modali*ade* *e serviços c*mpr*m a me*ma *u*ç*o no </line>
<line> *t*ndimento púb*ico em saúde m**tal, de*end* *e constitui* em serviç* ambulatorial d* </line>
</par>
<par>
<line> atençã* diári*. Deverão estar capacitados *a** </line>
<line> realizar *riori*ariamen*e ate*d*mento de o </line>
</par>
<par>
<line> pacientes com tran*to***s mentais graves e pe*sistentes em sua áre* t*rritori*l, em reg*me de </line>
</par>
<par>
<line> t*a**me*to inten*ivo, sem*-intensivo e n*o int***ivo (AND*EOLI et al., </line>
<line> 2004; </line>
</par>
<par>
<line> NASC*MENTO; GA*VANESE, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Os p*ojeto* </line>
<line> d**ses </line>
<line> serviços, mui*as vez*s, *ltrapassam a pr*pria es*rutura fí*ica, em </line>
</par>
<par>
<line> busca da red* de suporte social, potencia*izadora de suas ações, preoc*pando-se com o su*eito </line>
<line> e a *ingula*ida*e, sua história, *ua cu*t*ra e sua v*da cotidiana (BRASIL, 2*1*). </line>
<line> Visto q*e os C*PS *tuam como "a porta *e entrada da rede de *ssist*ncia em s*úd* </line>
<line> mental na sua área de at*ação" (BRA*IL, 20*0), * present* estud* exp*oratório objetivou </line>
</par>
<par>
<line> id*n*if*car as pot*ncia*s corr*lações entre os </line>
<line> quadros d* ad*ecimento me*t*l das *ulhere* </line>
</par>
<par>
<line> qu* bus*am por esse serviço * as relações de gên*ro nas quais es*ão envolvidas. </line>
<line> 2.2 *ensando gêner* c*mo categoria de *nálise dos f*nôm*nos sociai* </line>
</par>
<par>
<line> A dis**ssão acerca dos estudos s*bre as rela*ões de **nero *iverge, </line>
<line> princi*almente, </line>
</par>
<par>
<line> em fun*ão da evolução do próprio conceit* de gênero, sofre*do influências da época e do </line>
<line> contexto da forma**o de **da perspectiva (CAPPEL*E, 2**6). Par* Thompson (1987 citado </line>
</par>
<par>
<line> por SARDENBERG; COSTA, </line>
<line> 1994), "a consciência de gên*ro *u*ge </line>
<line> d* mesma forma em </line>
</par>
<par>
<line> *e*pos e luga*es d*ferentes, mas nunca exatamente da *esma forma". </line>
</par>
<par>
<line> O conceito </line>
<line> de gêner* é </line>
<line> uma c*n*t*ução teóri*a, r*lativamente recen*e, que busca </line>
</par>
<par>
<line> a**nder </line>
<line> à ne*e*sidade de d*fere**iar </line>
<line> as característi*a* sexuais dos seres humano* - </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 12, *. 203-2*9, nov./de*. 2016 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. V. Paula, C. B. P. Lobato </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> biologicamente estabe*ecidas - de seus múlt*plos de*em*enhos *o**ai* - tra*uzido em papéis </line>
<line> sociais e expecta*ivas *e comporta*ent*s t*d*s como masculinos e feminino* (SCO*T, </line>
</par>
<par>
<line> *99*). A cat**or*a gênero, para *cott (**95), pode *er </line>
<line> enten*id* como a *rganização social </line>
</par>
<par>
<line> da d*f**ença sexual, send* uma *orma de con*trução social que uma dad* cu*tu*a estabelece </line>
<line> para regu*ar as rela*ões entre h*mens e mulheres (masculino e fem*nino). </line>
</par>
<par>
<line> *s trab*lho* dedicados a i**estigar *êne*o têm contribu*do para o entend*mento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma d*mensão *mportan** das relaç*es sociais e suas var*açõe* ao *o*go da *is*ória </line>
</par>
<par>
<line> (STEARNS, 2007). *ortant*, *alar *m gêner* * uma </line>
<line> forma de enf*ti*ar o *ar*ter s*cia* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> hi*tórico, da* con*epções basead*s na* percepções da* di*erenças sexuai* (SOUZA; MEL*; </line>
<line> OLIVEIRA, 200*). </line>
<line> A *iferenciação *ntre os conceitos d* gêner* e sexo é essenci*l nos estudos sobre a* </line>
</par>
<par>
<line> *elaçõe* de gê**ro. Para </line>
<line> as a*orda*ens *nicia*s sobre gên*ro, c*nsi*eravam-se as </line>
</par>
<par>
<line> caracte*í*tic*s bi**ógic*s d* cad* sexo como r*spo*sávei* *ela de*igualdade e*tre ho*ens e </line>
<line> *u**eres (IZQUIERDO, 1***; SOUZ*; MELO; OLIV**RA, 2008). A oc*rrência da </line>
</par>
<par>
<line> diferen*iação *nt*e *exo e gê*e** uma manei*a de disti*guir as lim*tações e capacidades é </line>
</par>
<par>
<line> impli*adas p*las carac**rísti*as *exuais, </line>
<line> pelos padrõ*s de i*enti*ade, modelos, p*si*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estereótipo* moldados pelas ca**cterísticas </line>
<line> socia*s, psíqui*as e hi*tóricas (I*QUIERDO, </line>
</par>
<par>
<line> 1994). </line>
</par>
<par>
<line> O s*xo é a diferença **ológica e anat*mica *n**e ho*e*s * *ulh*res, ***uanto gênero </line>
</par>
<par>
<line> rec*nhece aspectos psicoló**cos, sociais e cu*turais const*tutivos d* identi*ade masculi*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> feminina (CAPPELLE, 200*; FONSECA, 2010). **gundo Sohiet (1997), gêne*o o termo é </line>
<line> utilizado, desd* a dé**da de 19*0, para teorizar a que*tão da diferença sexual, *ndicando uma </line>
<line> re*eiç*o ao det*rminismo bioló*i** (sexo ou dife*ença sexual). Sohiet (19*7) complementa </line>
</par>
<par>
<line> sublinhando o aspecto relacional *n*re homens e mulh*res, segundo o </line>
<line> **a* nã* pode **ver </line>
</par>
<par>
<line> nenhuma compreen*ão *e qualquer um dos dois, em um *stud* que os consi*ere tot*l*ente </line>
<line> em separado. </line>
<line> Silva (2004, p. 1*8) e*tende "gênero *om* u*a relação *ntre sujeito* *istor**a*ente </line>
</par>
<par>
<line> determi*ados, e não apenas como um c*n*eit* descr**ivo que designa </line>
<line> o masculino e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> f*min*no". Par* Scot* (1995), t** c*ncepção implica uma nova </line>
<line> história, esc*i*a com o </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolv*m*nto do gê*e*o como cat*goria de aná*ise, desco*struindo *eu conceito fixo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> op*siç** **nária en*re masculino * fem*ni*o, e como uma rejeição a* deter**nismo biológico. </line>
<line> Os papéis de *ênero são definidos como ** conjun*o de exp**t*t*vas em relaçã* aos </line>
</par>
<par>
<line> comp*rtame*t*s s*c*ais </line>
<line> que s * </line>
<line> *speram das pess*as *e determ*nado sexo (MARODIN, </line>
</par>
<par>
<line> 1997). Para M*ad (1*88), é a c*l*ur* que constrói o gê*e*o, simboliz*ndo as ativid**es como </line>
<line> *ev. FSA, Te***ina, v. 13, n. 6, art. *2, *. *03-2**, nov./*ez. 2016 www4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *lgumas Percep*ões da Categoria Gênero Se**ndo Pro*i*sio*ai* do Centro de Atenção Psicoss*cial (CAPS) </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> masculinas ou femi*i*as, ou seja, *s diferenç*s sexuais são s*cialmente c**struídas. Louro </line>
<line> (*007) ressalta a im*or*ânci* de entendermos o dinâmico pro*e*so envolvido na formação das </line>
<line> identida*es soc*ais, incluindo * i**ntidade de gên*ro: </line>
<line> *econh**e*-se numa id*ntidade *upõe, pois, r*sponde* *fir*a*ivamente a um* </line>
</par>
<par>
<line> int*rp*lação e estabelece* *m sentido de perte*cimento a um grup* social de </line>
</par>
<par>
<line> ref*rência. *ad* há de simple* ou de *stável nisso tud*, po*s essas múltiplas </line>
</par>
<par>
<line> identidad*s podem *obrar, ao </line>
<line> mesmo tempo, lealdades distintas, div*rg*nt*s ou até </line>
</par>
<par>
<line> contraditórias. Somos sujeitos de m*itas ident*dades. E**as múltiplas identidades </line>
</par>
<par>
<line> *oc*ais podem ser, t*m*ém, </line>
<line> pr*vi*oriament* </line>
<line> atraen*es e, depois, no* p*recerem </line>
</par>
<par>
<line> d**cart*veis; elas p*dem ser, ent*o, *ejeit*das * abandonadas. Som*s sujeitos *e </line>
</par>
<par>
<line> identidad*s tr*nsitórias e contingentes. Portanto, as id*nti*ades sexuais e de gênero </line>
<line> (como todas as identi*ades soci*i*) têm o car*t*r fragme*tado, instáve*, histórico * </line>
<line> *lural [...] (LO*R*, 2007, *. 12). </line>
<line> Para Sarde*berg e Costa (1*94), a cons*iência de gênero é a forma co*o as </line>
<line> experiências *omu*s s*o tratadas em termos *ultura*s: e*ca*na*as em tradições, sistemas de </line>
<line> v*l*re*, ideias e *ormas institucionais. *omo *xem*l*, afirmam que m*lh*res em co*dições </line>
</par>
<par>
<line> **ciais, </line>
<line> ec*n*micas e cult*rais percebem de form** distintas s*a </line>
<line> situação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*minaç*o/su*ordinação. </line>
<line> Gênero é uma cat*g*ria re*aci*nal e hierarqu*zad* que define pa*éis e r**açõ*s </line>
<line> ***ialm*nte *o*stru*das entre homens e *ulher*s, relações estas marcadas pelas diferenças *e </line>
<line> pod*r e*tre homens e mul*eres vi*entes a*ual*en*e em nossa sociedade (*AFFIO*I, 2004). </line>
<line> Desta forma, o conceito de gênero s*rge como instrumental teórico, *ara d** respaldo </line>
<line> científico e, sobretu*o, acadêmico aos estudos feministas sobre as condiç*es das mulhere* nas </line>
</par>
<par>
<line> so*ied*des m**er*as (P**ROSA, 200*). Após a seg*nda metade da década de 70, após </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> separação dos termos sexo * gênero ser </line>
<line> fi**ada n*s comunidades *e antropólogos, é que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diferença s*xual p**sou a ter gr*nde i*portâ**ia an*lítica nas pesquis*s (TEDESCHI, 20*5). </line>
<line> Sardenberg e Costa (1994) prop*** um recorte n* *onsciência do gênero, agre*a*do a </line>
<line> co*sciênci* de *lasse dentro do gênero. E* se tratando de mulheres, além do co*heciment* </line>
</par>
<par>
<line> das e**ecificidades d* biologia feminina, há que se conh*cer e </line>
<line> compr*ender </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> especific*dades da condiç*o d* *ulher no espaç* social considerado. N*o apen*s atr*vés </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *lasse social pode-se det*r*inara posição </line>
<line> do indi*íduo na sociedade; as especifi*id*des </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> própr*a biolo*ia, por expressarem u*a c**dição </line>
<line> de d*si*ualdade no *spaço *ocial, acabam </line>
</par>
<par>
<line> também deter*i*an*o o "lug*r s*cial" de cada *m. Outros recortes **alí*i*os podem fa*ili*ar </line>
</par>
<par>
<line> a compree*são dos fenômenos soc*ais *, dentre eles, o *rópri* </line>
<line> p*ocesso saúde-doença, t*is </line>
</par>
<par>
<line> c*mo a raça/etnia e o gênero (FONSE*A, 199*). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 6, *rt. 12, p. 203-219, n*v./d*z. 20*6 </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. V. Paula, C. B. P. Lobato </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> So*ie* (199*) vai m*i* além, pr*pondo a rees*rita (cien*ífica) da *i*tória (das </line>
<line> m**heres), articul*ndo gênero, classe e *aça/etnia, c*mpo**o esta nova história com a *ala dos </line>
<line> o**imidos, os *i*os *a organ*z*ção *esigual do pode*: </line>
</par>
<par>
<line> Definir a submissão imposta às mulher*s co*o uma violência simból*** aju*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*preender como a *e*aç*o de dominação - que é uma relação histórica, cul*u*al e </line>
<line> linguisticamente cons*ruída - é semp*e afi*mad* como uma diferença de ord*m </line>
<line> natu*al, ra*ical, irr*dutív*l, universa* (SOH**T, 199*, p. 09). </line>
<line> Seg*n*o C*t*ey e Jo*es (20*2 cit*dos por MUNIZ, 2008), a vio**ncia s*m*ólica é </line>
<line> repre*entada p*los regimes *nvisíveis *ue subjugam e atormentam a* pessoa* de f*rma muit* </line>
<line> mais p*de*osa que a f*rça brutal, pois *ua pressão é silencio*a e co*stante. *ichaud (1989), </line>
</par>
<par>
<line> afi*ma que há violência quand*, numa si**ação *e in*eração, um ou </line>
<line> vári** atores agem de </line>
</par>
<par>
<line> maneira direta o* indir*t*, maciça ou esparsa, causa**o </line>
<line> danos uma ou *árias pessoas em a </line>
</par>
<par>
<line> graus variáveis, seja em s*a integrid**e física, seja e* su* *ntegridade mora*, em suas posses </line>
<line> *u *m s*as **rt*cipa*ões *imb*licas e *ultu**is. </line>
<line> Diante *o *xp*sto, percebe-se *om* é im*ortante comp*eender as diversas forma* de </line>
</par>
<par>
<line> violênci* que im*actam </line>
<line> na saú*e *as mulh*res que buscam os s*r*iços públicos de saú*e, </line>
</par>
<par>
<line> *ncluin*o o CAPS. De*ta forma, t*rna-s* *xtr*ma*ent* i**ortante estudar a* percepções dos </line>
<line> pr*fissionais q*e traba*ham nas uni**des do CAPS. As formas como t*is pr*fiss*onais </line>
<line> *erce*em as demandas/quei*a* relacionada* * violência *e g*nero, enfrent*da p*l*s mu**eres </line>
<line> e *omo podem impactar no serviço qu* prestam aos u*uário*. </line>
<line> 3 *R*CEDIMENTOS MET*DOL**IC*S </line>
<line> 3.1 Procedimentos para coleta e *nálise de dados </line>
</par>
<par>
<line> A *ase de coleta de **dos </line>
<line> oc*rreu entre n*ve*bro e dezembro *e 201*. Uma vez </line>
</par>
<par>
<line> *btida a autoriza*ão *ara a realizaç*o da p**qui*a junto à *iretoria *o Cen**o de *tenção </line>
<line> Psicoss*cial (CAPS), fora* *dotados os *eguintes procedimentos: obse*vação *ar*icip*nte da </line>
</par>
<par>
<line> roti*a do* trabalhado*es do CAPS e r*alização das </line>
<line> entr*vistas c*m os qu*to**e sujeitos </line>
</par>
<par>
<line> selec*on**os pa*a constituir a **ostra do estu*o. </line>
</par>
<par>
<line> Após o fornecimento *e info*mações/e*clarecimen*os sobre o* objetivo* da pesquisa, </line>
<line> *em co*o o*ient*ções ac*rca ** car*t*r v*luntário *e pa*ticipação no *studo, deu-se início à </line>
</par>
<par>
<line> realização individ*al da* entrevistas de </line>
<line> acordo com a di*pon***lidade de cad* um. Cada </line>
</par>
<par>
<line> entrevista foi realizada na sala de reuniões e teve d*ração de, apr*xima*amen*e, *0 m*nutos. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 13, *. 6, art. 1*, *. 203-21*, nov./de*. 2016 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*guma* Percepç**s da Categoria Gênero *egun*o Profissi*na*s do Centro de Atenção *sicossocial (*APS) </line>
<line> *11 </line>
</par>
<par>
<line> To*as as entrevistas *o*am anotadas pelos pes*uisa*ores com a de*ida autoriza**o dos </line>
<line> participantes e, post**ior*ente, trans*rit*s para a r*alização d* análise dos da*o*. </line>
</par>
<par>
<line> O métod* </line>
<line> de *nálise que mel*or s* en*u*dr*u na pesqui*a foi a </line>
<line> aná*is* </line>
<line> de c*nteúd* </line>
</par>
<par>
<line> (BA*D*N, </line>
<line> 1995), dessa forma o material coletad* pô** ser </line>
<line> *n*lisado dentro do* objetivo* </line>
</par>
<par>
<line> deste e*tudo. Buscando compreender os discursos dos *rabalhadores, util*zou-se a análise po* </line>
</par>
<par>
<line> categoria* q*e fo* d*vidida em três f**es: 1) *ré-*nál*se; 2) exploraç*o do *ateria* </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> codif**a*ão e, por fim, 3) tratamento, inferência e interpretação **s resultad*s. A </line>
<line> ca*egoriz*ção possibili*ou a organ*za*ão d** element*s coleta**s semelhantes entre si, </line>
<line> permi*indo a atribuição *e sentido e a interpr*taç*o *ualitat*va dos discursos. </line>
<line> 3.2 Instrumen**s </line>
<line> *tiliz*u-se n**te estudo *ma ab*rdagem qualita***a q*e permi*iu *ncorp*rar as </line>
<line> questõe* dos s**nificad*s e das intenci*nal**ade* d*s su*eitos como condições inerentes a*s </line>
<line> at*s, à* re*ações e ** e**r*turas sociais (MI*AYO, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Na prime*r* **s* d* estudo, *ealizo*-se a </line>
<line> observação par*icipante (MIN*YO *t al., </line>
</par>
<par>
<line> 1994) da instituição com a int*nção de observar e re*istrar dados re*e*en*es à rotina e a* </line>
<line> comportamento do* trabalhado*es em t*dos os set**es do Centro de *t*nção *sic*ssocial </line>
<line> (CA**), o *ue permitiu *bter infor*açõ*s *ob*e a dinâmi** de func*onament* da *nstituição. </line>
</par>
<par>
<line> N* segunda *tap*, </line>
<line> uti*izou-se u* roteiro de entrevista se*iestrutur*da, desenvolv*do </line>
</par>
<par>
<line> *specif*camente para o *resen*e estu*o, c*nt*ndo qu*stões ab**tas e fec*adas, aborda*do </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> elementos que busc*va* investi*ar as p*ssíve*s re*ações ent*e o p*rfil dos ca*os a*endi*o* no </line>
<line> C*P* * as *egui*t** var*áveis: gên**o, r*ça/etnia e classe soc*o*conômic*, *em com* fator** </line>
</par>
<par>
<line> referentes </line>
<line> às condi*ões sociod*mográfica*, relações inter*ess**is, qualidade de vida e saúde </line>
</par>
<par>
<line> dos trab*lh**ores do CAPS. </line>
<line> 3.3 P*rtici*antes </line>
<line> Pa*ticiparam d* presente estudo explora**r*o quatorz* sujeitos (dez *ulheres e quat*o </line>
<line> home*s) sendo que todos apr*sentav*m *ínc*lo profissional com o Ce*tro *e Ate*ção </line>
<line> Psic*ssoc*al (C*PS). Os *ritérios estabe*ecidos para a i*clus*o dos partici*a*tes *a amostra </line>
<line> for*m: e*tarem registra*os no C**S; **sponibilidade par* participação do e*tudo * pert*ncer </line>
<line> a diferentes carg*s/nív*is hierárquicos na ins*ituição, visando * o*tenção de r*lat*s de </line>
<line> Re*. FSA, *eresina *I, v. 13, n. 6, ar*. 12, p. 203-219, nov./dez. *016 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. V. Paula, C. B. P. Lobat* </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> múltiplos profi*sionais/nív*i* da inst*tuiç*o estuda*a. Os da*os sociodemo*ráfico* estão </line>
<line> de*critos na Tabela 1, *e aco*do com *rofissão, escola*idade e sexo. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> A i**de dos participan*es variou entre 25 e 45 a*os. Em *ela*ão à escolaridade, 72% </row>
<row> dos funcionários concluíram o ensino superi*r compl*to; 14% pos*u*m o ensino fundamental </row>
<row> c*mp*eto e 14% *nsino m*dio co*p*eto. Ao r**lizarmos o le*antament* s*bre o sex* dos </row>
<row> participa*tes, constatou-se que 71% ** am*st*a foi composta **r mulheres e os *emais 2*% </row>
<row> por *omens. </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> *ESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> A* cat*gori*s *aça/e*n*a e *ível socioecon*mico não apresentaram da**s r*levantes *a </line>
</par>
<column>
<row> anál*se d* amostra. Const*tou-se *penas q*e, po* ser u* serviço púb*ic* (gratuito), * ma*oria </row>
</column>
</par>
<par>
<line> dos *aciente* que pr*cur*m Centro de A*enç*o Psi*o*social (CAPS) pertencem a classe* o </line>
<line> socioeconômicas me*os f*vorecidas. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 13, n. 6, art. 12, p. 2*3-2*9, nov./dez. 2016 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Al*umas Percepções d* C*tegoria Gêne*o S*gundo Profis*io*ais do Centro *e *te*ção *s**os*ocial (C*PS) </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> "Infelizmente trabalhamos co* us*ários de S*S, o *ue pressupõe, na </line>
<line> mai***a **s vez*s, *suário* de *aixa r*nda c*m pouco acess* * be*s e </line>
<line> **rv*ços de qualid*de" (P 2). </line>
</par>
<par>
<line> *mb*ra o CA*S seja destinado a at*nder paci*ntes de </line>
<line> qualqu*r classe social (ap*s </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> devid* dia*nós*ico para tratamento), os entrevistados *firmaram que isto dificilmente *corr*, </line>
<line> p*is, na maiori* dos cas*s, as pe*soas *e classe so**oeconômica mais abas*ada acabam </line>
<line> cus*eando tr*tamentos privados. *e acordo com os participante* do estud*, i*s* ocorre por*ue </line>
<line> e*es se*tem-se enver*onhados e *e*confortáveis em r*lação à convi*ência *om os "pacientes </line>
<line> *e níve* so*i*ec*nôm**o **ferior" (grande m*ioria dos pacie*tes no C*PS na atu*l**ade). </line>
</par>
<par>
<line> A maioria dos </line>
<line> partici*antes do estudo afirmou *ue as m*lh*res procuram mais </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> serviço oferecido pelo CAPS, apenas </line>
<line> do*s *articipa*tes *ndi*aram q*e * pr*cura pe*os </line>
</par>
<par>
<line> serviços era aproxim*dam*nte i**al entre mu*here* e ho*ens. *lguns estudos (*QUINO, </line>
<line> 2006; FONSECA, *0*8) já indicaram que as mulher*s buscam mai* os servi*o* *e saúd*. </line>
</par>
<par>
<line> "Perc*bo que a demanda </line>
<line> dos *omen*, *ara fica* ** serviço em </line>
</par>
<par>
<line> a*end*mento, é meno*, porém, quando esse e*tra para o serviço, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> proce*so de tratamento é m*i* complexo e prolongado em *elação </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> da mul*er [...]" (P 1*). </line>
</par>
<par>
<line> De f*rma mai* genérica, as mul*eres já têm uma cultura/háb**o *e *u*dar da saúde. *á </line>
<line> os h***ns ai*da veem c*mo frag*lidad* demo*stra* q*e es*ão d*entes ou que necessitam de </line>
<line> auxílio. ** sistema hegemônico de fu**ionamento da masculinidade, buscar ajuda pode </line>
<line> "demonstrar *r*que*a". Já as mulheres partilham exp*riências pe*soai* de for*a m**s efeti*a, </line>
</par>
<par>
<line> devido * for*a co*o </line>
<line> ocorre su* so*ialização (NOL**CO, 1993). Tal real*dade pode ser </line>
</par>
<par>
<line> confirmada nos rel*tos dos pa*ticipantes do estudo: </line>
<line> "P*rceb* d***rença quanto à comu*icação; m*lheres f*lam mais d* si * </line>
<line> de suas d*ficu*dades" (P 1). </line>
<line> "O homem *ão procura muito o servi*o de nu*rição, p*is * au*ento d* </line>
</par>
<par>
<line> peso *ara el*s não é uma coisa m*ito import*n*e. Se procuram </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> devi** a uma perda de peso </line>
<line> considerável de al**ma p*tologia. Já *s </line>
</par>
<par>
<line> m**heres têm uma *reocup**ão maior e procuram mais o s*r**ço </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> nutr*ção devid* à importân*i* </line>
<line> que dão ao corpo e sua manutenção" a </line>
</par>
<par>
<line> (P 8). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. *2, p. 20*-219, nov./d**. *016 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. V. Pa*la, C. B. P. *obato </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> Também foi possível perce*er nos relatos dos pro*issiona** que atuam no CAPS </line>
<line> alg*mas conseq*ên*ias à saúde da mulher, atribuídas aos mú*t**los papé*s desem*e**ado* </line>
<line> por elas na *ocie*ade atual: </line>
<line> "A maior queixa [das m*lheres] é *ua**o à *uncio*alidade das mesmas </line>
</par>
<par>
<line> nas ativi*ades </line>
<line> domés**ca* </line>
<line> e labora*ivas. Também se *ueixa* de </line>
</par>
<par>
<line> *elaciona*e*to com a fa*í*i*, </line>
<line> que muitas *ezes não aceitam e nem </line>
</par>
<par>
<line> c**pre*ndem a dança das mesmas [...] a* mu*heres quei**m *ais ** </line>
<line> r*laçã* à fa*ília, p*e*cupam-se com os filhos e * marido" (P 14). </line>
<line> "*ntr* a* mulheres *erce*e-se o alto ní*el de prob*ematização *o q*e </line>
<line> tange aos vários papéis so*iais das **lheres e dific*l*ade de lidar com </line>
</par>
<par>
<line> esta di*âmica. In**dência maior em *amílias de formação </line>
<line> atípica" (P </line>
</par>
<par>
<line> 2). </line>
</par>
<par>
<line> "Cul*ural, mulh*res es**o sobrec*rregad*s com *a**, filhos, serviço </line>
</par>
<par>
<line> e*c. gra*de q*eix* </line>
<line> que </line>
<line> percebo *a *a*a das mulheres como *m todo, </line>
</par>
<par>
<line> **r*ndo assim crises de ansiedade, chegando a ter crises *epressiva*" </line>
<line> (P 9). </line>
<line> "A *ulher tem mais d*f*ren** po*q*e tem s*us afazeres em casa, filhos </line>
<line> [*a] escola" (P 13). </line>
<line> Como visto, embora n*m todo* os profis*i**a*s d* C*P* estabeleçam diretamen** o </line>
<line> ne*o caus*l entre a* especific*dades d*s dife*enças de gêner* e as consequências na saú*e das </line>
</par>
<par>
<line> mul*eres, é *ossível perceber </line>
<line> *lguns </line>
<line> indica*ivos d*s*a prov*vel ***ação ao mencio*arem a </line>
</par>
<par>
<line> sobre*arga de tra*alho doméstico expe*imentad* pelas us*árias do serviço C*PS. </line>
<line> Ao indagarmos se exis*e al*uma diferenç* nas d*mandas/qu*ix*s t*az*das por homens </line>
</par>
<par>
<line> e mulheres, </line>
<line> qu*se todo* os </line>
<line> partici*antes in*icaram que o* homens, em ge*al, </line>
<line> procuram os </line>
</par>
<par>
<line> serviço* do CAPS com mais *ueix*s de alcool*smo e uso de ou*ras dr*gas. A*nda refere**e às </line>
<line> de*andas/quei*as dos ho*en*, *á refer*ncias ao* casos de d*semprego (ou fal** dele), </line>
</par>
<par>
<line> colocando em ev**ência o "papel do provedor" atribu*do ao* </line>
<line> homens (*RINDADE; </line>
</par>
<par>
<line> *ASCIME*TO; **ANORD*LI-NASCIMENT*, 2*06). </line>
</par>
<par>
<line> "*s h**ens já se queixam mais *m r*lação ao *rabalho, *o sentime*to </line>
<line> de util*dade e o seu papel de gestor da família" (P 14). </line>
<line> R*v. FSA, Ter**ina, v. 13, n. 6, art. 12, p. 2*3-2*9, nov./dez. 20*6 www4.fs*net.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Algumas Per*epç**s da C*teg*ri* Gêne** Segundo Profissiona** do Centro de Atenção Ps*cossocia* (CAPS) </line>
<line> **5 </line>
</par>
<par>
<line> "Os h*mens se </line>
<line> **eix*m mais da questão socioeco**mica e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> mulhere* sob*e a q*est*o sentimental" (P 6). </line>
<line> As mulheres queixa*-se de desân**o, baixa auto*stima, **pr*ss**, "*uestões </line>
<line> fi*anc*iras, sexuais, aband*n*" (P 7), solidão (especial**nte,*epar**ão con*ugal) e q*e*xas </line>
</par>
<par>
<line> relativas aos conflito* *ami*iares </line>
<line> provenientes da "falta de car**ho *m c*sa com *eus </line>
</par>
<par>
<line> f*m*li**es" (P 13).As </line>
<line> p*in*ipa*s dema*da*/queixas d*s *ulher*s </line>
<line> pod*m </line>
<line> ser ilustrad** pelos </line>
</par>
<par>
<line> dep*imentos se*uintes, not*-se também a co*paraçã* entre as deman*as *e mu*heres </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> homens: </line>
</par>
<par>
<line> "Ao longo </line>
<line> *os anos obse**ei nos </line>
<line> atendim***os </line>
<line> uma demanda/quei*a </line>
</par>
<par>
<line> relaci*nada a sintoma* *epressiv*s *n*r* </line>
<line> as mulh*r*s. Sinto*a* </line>
</par>
<par>
<line> ansio*os ta*bém são comuns. [...] hom*ns t**dem a </line>
<line> t*azer questõe* </line>
</par>
<par>
<line> mais relacionadas ao estress* do trabalho, às cobrança* e d*ficuldades </line>
<line> de relac*onament*. *nvol**mento com álc*ol" (P 10). </line>
<line> "Na m*ior*a das ve*es, a ansiedad* e a d*pres**o *ão os [sin*oma*] que </line>
<line> m*is aparecem, po*s, com eles, há um aumento ponde*al c*nsid*rável, </line>
<line> o *ue faz com que as *ulheres t*nham u*a baixa est*ma. Nas </line>
</par>
<par>
<line> mulh**es, *o*o dit* </line>
<line> anterior*e*te, a*sied*de e depr*s*ão, e no* </line>
</par>
<par>
<line> hom*ns alguma patologia co*o diabet*s e hipertensão etc." (* 8). </line>
<line> "As mulhe*e* estão mais volta**s (su*s qu*ixas) para q*est*es </line>
<line> rel*tivas à realizaç*o pessoal, familiar e trabalho. Q*anto aos homens, </line>
</par>
<par>
<line> as *ueixas são relacionadas </line>
<line> às </line>
<line> dificuldades de rela*iona*ento, </line>
</par>
<par>
<line> co*ranças socia*s, r*sponsabilidades, t*abalh* e dificuldades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ajus**ment* às situações co*idianas" (P 10). </line>
</par>
<par>
<line> "Na *i*ha opin*ão, as diferenças s*o po*cas, na maioria, por *arte do* </line>
</par>
<par>
<line> homens </line>
<line> (álcool, droga). Das mulheres d*pressão, falt* ** emprego, </line>
</par>
<par>
<line> s*par*ção conjuga*" (P 5). </line>
<line> Silveira (2000), ao f*z** alguma* consi**rações s*bre a ques*ão do* "*erv*s", apontou </line>
</par>
<par>
<line> *ar* * construção social da *elaç*o entre o "nervosismo" e * "feminin*". Muito e*bor* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> \nervoso\ seja comum * *om*ns e mulheres, "nos homens essa correlação parece não ter tanta </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 13, n. 6, art. 12, p. 203-219, nov./*ez. 2016 www*.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. V. *aula, C. B. P. Lob*to </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> evidência, já que eles, com frequência, são *ervosos, mas não sofrem dos nervos" </line>
<line> (S**VEIRA, 2000, p. 54). </line>
<line> ** cas* *as *ulhere*, elas teriam a afe*çã* dos n**vo* como uma pe*da de con**ole </line>
<line> s*bre *i *e*mas, *au*ada en*re *u*ros fa*ores por "problemas relacionados *os ciclos </line>
<line> fe*ininos (*enstruação, *estação, p*erpério, menopausa), fraqueza *on*titucional (qu* nem </line>
<line> *emp*e *e l**aria a fa*or*s heredit*rios, se*ia uma es*écie de quali*ade indi*idual, in*t* mas </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> herda*a, que inclui tan*o a fra**eza orgâni*a quant* a afetiva ou moral, como a da* </line>
</par>
<par>
<line> p*s*oas fra*as, que não *odem ver o sofrimen** al*eio, as *nj*s*iças, sem adoecer *am*ém)", </line>
</par>
<par>
<line> alé* *e cau*as *ransce*dentais ou </line>
<line> r*lig**sas, </line>
<line> fraqueza mora* e, finalmente, *alta *e </line>
<line> ho**m </line>
</par>
<par>
<column>
<row> (de relaçõe* sexuais)" (*I*VE*RA, 2000, p. *4). </row>
<row> É *o*sível p*rceber, p*rtanto, *ma e*treita *elação entre o nervosismo e os atr*but*s </row>
<row> culturai* e/ou b*ol*g*cos rec*n*ec*dame*te tid*s como femininos, o que reforça os </row>
<row> estereótipos de gênero ain*a *resen*es na nos*a sociedade. </row>
</column>
<par>
<line> * </line>
<line> CONSIDE*AÇÕES FINAIS </line>
<line> Considerando as **rcepçõ*s dos pr*fissionai* **e *tuam na *nidade do Ce*tro de </line>
</par>
</par>
<par>
<line> *tenção Psicos*ocial (CAP*) investigada, </line>
<line> existem </line>
<line> *iferença* m*rcantes quanto às </line>
</par>
<par>
<line> queixa*/reclamaçõ*s dos </line>
<line> *suários/usuárias, </line>
<line> revela*do </line>
<line> nu*nce* re*acionadas ao gênero. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo os relatos da *ossa pes**is*, os usuários do CA*S pert*ncentes ao *exo ma*c*lino </line>
<line> tendem a se pre*cupa* mais com *s res*ons*bilidades fin**cei*as/*str*turai* da fa*íl*a e c*m </line>
<line> seu *apel de provedor da fa**lia. </line>
<line> As usuárias, por su* vez, te*dem a *presentar **ior índi*e de *i**omas *epressiv*s * </line>
<line> e**ão mai* preo**pad*s co* as questões fami*iares, seu* confli*o* pessoa*s e s*u papel s*c*al </line>
<line> na dinâmi** casa/trab*l*o/f*míl*a. As mulheres também se queix*m *ai* de *esâni*o, baixa </line>
</par>
<par>
<line> a*toe*tima, solidão (esp*cialmen*e em cons*quência </line>
<line> de al*um ep*só*io de separação </line>
</par>
<par>
<line> c*njugal) e queixas r**ati*as aos diversos conflitos i*tr**amil*ares que administram. </line>
</par>
<par>
<line> O pr*sen** estudo </line>
<line> permitiu-n*s observar que as *ormas como os p*ofissiona*s do </line>
</par>
<par>
<line> CA*S perc**em as dema*das/queixas de q*em b*sca atend*men** pod** impactar no servi*o </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> pr*sta* aos usuá*ios. Ne*s* sentid*, * ** </line>
<line> extrema relev*ncia que * form*ç*o técni** </line>
</par>
<par>
<line> desse* profiss*onais contemple as questões teórico-prát*cas de g*ner* co** t*mática </line>
</par>
<par>
<line> obrigatóri* </line>
<line> p*ra abordar de forma mais </line>
<line> abrangente e eficiente os desafios profissio*ais </line>
</par>
<par>
<line> e*p*r*mentad** c*tidiana*en*e. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *S*, Teresina, v. *3, n. 6, art. 12, p. 203-219, nov./dez. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*g*mas Percepções da Categ*ria Gênero Se*und* *r*fissionai* do C*ntro de Atenç** Psic*s*ocial (CAPS) </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> Ou**a* p*squi*as devem ser desen*olvid*s para aprofu*dar * compree*são dos </line>
</par>
<par>
<line> *ignificad*s dos pa*éis de gê*ero vivenciados por homens e m*lher*s na visão </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *s**rios/u*uárias dos servi*os prestados *elo CAPS. Essa visão </line>
<line> compl*men*ar sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> catego*ia d* an*lise </line>
<line> gên*ro - na </line>
<line> perspecti*a dos usuá*io*/usu*rias dos s*rv*ço* - permitiria </line>
</par>
<par>
<line> uma compre*nsã* comp*ementa* d* tema aqui abordado. </line>
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<line> Contr*bu*ç** dos A*tores </line>
<line> A. V. Paula </line>
<line> C. B. P. Lobato </line>
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<line> *) *onc*pção e planejamento. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> *) an*lise e int*rpretação *o* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do r*scunho *u na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) parti*ipação na aprovação da v*r*ão f*nal do manuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 13, n. 6, *rt. 12, p. 2**-219, nov./dez. 2*16 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/revi*ta </line>
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