<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 203-219, nov./dez. 2016
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.6.12
</line>
</par><par>
<line>
Algumas Percepções da Cat*goria G*nero Segundo Profissionais do C*n*ro de Aten*ão
</line>
<line>
*sicos**cial (CAPS)
</line>
<line>
Some **rceptions o* Gender Cate*ory A*c*rding to P*ofessionals ** Psyc*osocial C*re C*nter
</line>
<line>
(C*P*)
</line>
</par><par>
<line>
Alessa*dro Vinicius De Paul*
</line>
<line>
Do*tor em Administ***ão pela Un*versidade Fede*al de Lavr*s
</line>
<line>
Mestre em P*icologia Social *el* Universidade F*deral de M*na* Gerais
</line>
<line>
P**fessor *a U*iversidade *e**ral de Ma*o Grosso
</line>
<line>
E-mail: av*a*la@yahoo.c*m.br
</line>
<line>
Christi*ne Batista De Paul* Lob*to
</line>
<line>
Mestra em A*min*st*ação *ela Unive*si*a*e Federal *e La*ras
</line>
<line>
E-mail: chri*_batista@yahoo.com.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. V. Paula, C. B. P. Lobato
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
<line>
O prese*te e*tudo expl*ratório objetivou verificar *e a variáv** gênero feminino é um fator de
</line>
</par><par>
<line>
a*r**o
</line>
<line>
d*s condiç**s de *aú*e **s usuária* atend*das no Ce*tro de Atenç*o *sicoss*cial
</line>
</par><par>
<line>
(CAPS) em uma cidade do *u* d* Minas Gerai*. Abordando a per*e**ã* d** profissiona*s que
</line>
</par><par>
<line>
trabalham no *AP*,
</line>
<line>
busc*u-se inve*tigar qua*s são as
</line>
<line>
*rincipais demandas/queixas
</line>
</par><par>
<line>
relacion**as à violência d* gênero e o percentual de m*l*eres que *uscaram a*g*m* forma de
</line>
<line>
tratamento/interven*ão na uni*a*e do CAPS. Buscou-se id*ntific*r *e as variáveis de gênero,
</line>
<line>
r*ça/e*nia e class* so*ial são per*ebidas pel*s profi*s*on**s do *A*S **mo fato*es q*e **dem
</line>
</par><par>
<line>
*ese*c*dear/*grav*r os
</line>
<line>
quadro* d* *aúde da* mulhe*es usuá**a*
</line>
<line>
dos serviç*s da unidade. A
</line>
</par><par>
<line>
amostra apr*sentou que há marcantes diferença* quanto às queixas/reclamaç*es dos pacientes
</line>
</par><par>
<line>
em função do gêne*o. Segu*do percepção dos prof*ssionais *ue a
</line>
<line>
*rabal*a* no CA*S, as
</line>
</par><par>
<line>
mulheres tendem a a**ese*tar mais si*tomas depres*ivos estão mais preocupadas com as e
</line>
<line>
qu**tões familiares, s*us conflitos e seu pa*el soc*al na dinâmica cas*/trabalho/família. Os
</line>
</par><par>
<line>
homens, po* sua vez, *end*m a se preocupar mais co*
</line>
<line>
as resp*nsabilida*es
</line>
</par><par>
<line>
finance*ras/e*trut*rais d* família, com seu papel d* provedor do lar. Out*as *esquisas dev*m
</line>
</par><par>
<line>
ser desenvolvidas *ara aprofun*ar a compreens*o dos signific*dos dos papéis de ho**ns
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mulheres *a visão das us*árias dos serviços pr*s*ados p*l* CAPS.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: G*nero. Cent*o de Atenção Psico*soc*a* (*APS). Condições d* Saúde.
</line>
</par><par>
<line>
*bstract
</line>
</par><par>
<line>
T*is expl*ratory study aimed to v*ri*y *f th* variable *ender (female) is a* ag*rava*ing factor
</line>
</par><par>
<line>
o* th* heal*h of user*
</line>
<line>
as*isted in the Cen**r for Psy**osocial Care (C*P*)
</line>
<line>
in a town in
</line>
</par><par>
<line>
*out*er* *inas Gerais - Braz*l. *ddressing the perceptio* of professi*nals working *n CAPS,
</line>
<line>
we *ought to in*es*iga*e what *re the main de*ands / c*mplaints related t* gend*r v*ole*ce
</line>
<line>
and the pe*centag* of wo*e* who sought s*m* fo*m *f tre*tment / int*rvention *n CAPS u*it.
</line>
<line>
We soug*t to identify whether t*e variable* of gende*, race / ethnicity and soc**l class are
</line>
<line>
p*rceived *y the CAPS professionals as factors *hat can tri*ger / ex**er*ate the health *taff of
</line>
<line>
*** women *een in th* unit services. The *ampl* s*owed th*t *he*e ar* mark*d *ifferences in
</line>
<line>
the complaints / cl*ims of patient* *y gender. Accordi*g to the perc*pti*n of pr**e*sionals
</line>
</par><par>
<line>
wo*king in CA*S, women tend to h*ve *ore depressive symptoms
</line>
<line>
a*d ar* more co*cerned
</line>
</par><par>
<line>
with *amily issu**, confli*ts and so*ial ro*e in the
</line>
<line>
dynamic home / work famil*. Men, in /
</line>
</par><par>
<line>
**rn, tend to be *ore co*c***e* w*th th* f*nanci*l / structura* res*on**bilities o* the family,
</line>
<line>
with its role as home *f t*e p*ovider. Further research sho*ld be develo*ed to deepen
</line>
<line>
understa*d*ng *f th* meanings o* th* rol*s ** men and women i* t*e perspective of use*s of
</line>
<line>
services provid*d b* C*PS.
</line>
<line>
Keyw*rds: *ender. Cen**r f*r *sychosoci*l *are (CAPS). Health Co*dit****.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina, v. 13, n. 6, art. 12, p. 20*-219, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Algumas P**c*pções d* Categor*a G*ner* S**undo P*o*ission**s do Centro *e Atenção Psicossoci*l (CAPS)
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
1 **TR*D*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* presente estudo e*ploratór*o obj*tivou verif**ar se a variá*el gênero fe*inino é um
</line>
<line>
f*tor *e a*r*vo *as condições de **ú*e das usuárias *t**didas n* Cent*o de *tenção
</line>
</par><par>
<line>
*sico**o*ial (CAPS) em **a cida** do sul de Minas Gerai*. Aborda*do
</line>
<line>
*s percepç*es dos
</line>
</par><par>
<line>
profissi*nais que tr*balhavam ne*s* un*dad* do CAPS,
</line>
<line>
b*scou-*e investigar ** s**uintes
</line>
</par><par>
<line>
*uestões: Quais são *s
</line>
<line>
prin*ipa*s demandas/*ueixa* r*la**onad*s à violência de gêner* e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*rcentual de mu*h*res *ue bu**aram algum* forma ** trat**ento/int*r*en*ã* na unidade do
</line>
<line>
CAPS? As *ariáveis de gêne**, r*ça/et*ia * cla*se *ocial são pe*ce*id*s pelo* pro***sionais *o
</line>
</par><par>
<line>
CAPS como *ato*es que podem desencadear/agravar
</line>
<line>
os quadros de *aúde
</line>
<line>
*as mulheres
</line>
</par><par>
<line>
usuárias dos ser*iços da unidade?
</line>
</par><par>
<line>
As mul*eres acometidas por d*versos t*pos de violência b*sc** atendi*e*tos ta*bém
</line>
<line>
no C*PS. Cabe r*ss*l*a* que a* enfocar*os a *i*lênc*a como uma questã* de Saúde Públi*a,
</line>
<line>
tor**-se de **t*ema **portân*i* analis*r suas diversas f*rm*s de *an*fest*çã*, assim como
</line>
</par><par>
<line>
os meios
</line>
<line>
de enfrentá-l*. A Or**n*zação Mundial d* S*úde defin* *iolência como us*
</line>
</par><par>
<line>
intenciona* da força física/**der, rea* ou *m *meaç*, contra *i p*ó*rio, out*a pessoa, grupo ou
</line>
</par><par>
<line>
c*munida**, que res**te ou
</line>
<line>
*enha grand* p*ssibili*ade de resu*tar lesão, *or*e, dano
</line>
</par><par>
<line>
psi*ológico, *efic*ê*c*a no dese*volviment* e pri*ação (LIMA, 2004).
</line>
<line>
Numa perspecti*a psicossoc*al, *nco*tra*os o conce*to de v*olên*ia como resultado
</line>
<line>
da conversão da d*f*rença numa re*ação de desigual*ade, se**o que *as relações de g*ner*,
</line>
</par><par>
<line>
pauta**s na hegemonia do p*tri*rcado, c**acteriza-se
</line>
<line>
*or relaçõe* de
</line>
<line>
poder do tip*
</line>
</par><par>
<line>
d*minador-dom*nad* q** gera a op*essão do outro (SAF*IOTI, 2004).
</line>
<line>
N*sse s*nt*do, a *iolência dev* ser **mad* pelo aspecto da *ominaç*o/suj*ição e *ã*
</line>
</par><par>
<line>
*elo
</line>
<line>
da transgressão/violação, como é observ*do
</line>
<line>
no aspe*to juríd*co co*o violaçã* d*s
</line>
</par><par>
<line>
co*tumes e le*s.
</line>
<line>
Porta*to,
</line>
<line>
*ária* *orm*s de violênc*a pod*m
</line>
<line>
e**ar bas*a*as nas rel*çõ*s
</line>
</par><par>
<line>
assimétricas
</line>
<line>
de
</line>
<line>
poder entre homens e mulher**, s*ndo
</line>
<line>
possí*e* reag*upá-las sob a
</line>
</par><par>
<line>
denomi*ação violênc*a de
</line>
<line>
g*n*ro. R**s*ltamos que
</line>
<line>
abor**mo* apenas as **r*ep*õ*s dos
</line>
</par><par>
<line>
pro*iss*o*ais *ue at*avam no C*PS par* levantar os dados aqu* apresentados. *s usuári*s do
</line>
<line>
CAPS não f*ram abord*das no pr*sente e**udo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina *I, v. 13, n. 6, art. *2, p. 203-219, nov./dez. *016
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. V. Paula, C. B. P. Lobato
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.* *reve *ont*xtu*lização dos Centros de Atenç*o Psic*ssocial (CAPS)
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, a reforma do s*tor *aú*e de*orr*u de inte*sa mobilização s**ial. A***mas
</line>
<line>
mud*nças ocorrer** de*de a Reforma *anitária as *uais, por fim, leg*lizaram e norma*izaram
</line>
</par><par>
<line>
a sa*de po* meio do Sistem* Único de S*úde (*US). O Ministé*io da Saúde
</line>
<line>
*efiniu que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Ate*ção Bási*a de*e ser a porta de entra*a prefe*en**al *o SUS, se*do *ma das priori*ade*
</line>
<line>
para reorganizaçã* *o modelo de saúde, ten*o c*mo foco a Estratégia de S*úde da *amília -
</line>
<line>
E*F (U*SINE; TRELHA; NU*ES, *010).
</line>
</par><par>
<line>
Atualmente, as políticas ofi*iais d* saú*e *o Bra**l prec*n*za* a organizaç**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Serviços de Saúde M*nt*l substitutivos ao mo*e*o asilar e coerentes c** o* p*incípios
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Refor*a Psiquiátric*, ta*s como os *entros de A*ençã* Psicossocial - CAPS, as Residências
</line>
<line>
Terapêuticas, as Ofi*in*s de G*ração *e *enda, ent*e o*tros. A rede de saúd* mental **de ser
</line>
</par><par>
<line>
constituí*a *or vár*os
</line>
<line>
dispositi*os assiste*ciais *ue possi*ilitem
</line>
<line>
a
</line>
<line>
atenção p*ico*s*ci*l aos
</line>
</par><par>
<line>
pacien*e* com
</line>
<line>
tran*tornos mentais, segun*o critérios populacion*is * dem*nd*s dos
</line>
</par><par>
<line>
munic*pios. Esta *ede p*de contar com ações de *aúd* mental na atenção b*si*a, Centros *e
</line>
<line>
A*enção Psicossocial (CAPS), s*rviço* residenciais terapêuticos (SRT), le*tos em hospita*s
</line>
<line>
*er*is, ambulatórios, *tc. *al rede de*e f*ncionar de for*a art**u**da, tendo os CAPS como
</line>
</par><par>
<line>
serviç*s estratégicos
</line>
<line>
*a organização de sua porta de en*ra*a e de sua *egulação (BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
2010).
</line>
</par><par>
<line>
As ações de *aúde me*tal *evem se* *rga*izadas a *a*tir da c*ns*itu*ção de núcl*os de
</line>
<line>
at*n*ão *nte*ral na saúde da fa*ília. Estas equi*es deverão dar suporte téc*i*o (su*ervisã*,
</line>
</par><par>
<line>
ate*dime*to
</line>
<line>
em
</line>
<line>
con*unto e at*n*imento específico, além de parti*ip*r *as i*iciativas de
</line>
</par><par>
<line>
ca*acitação) às e*ui*e* re*pon*áve** pe*o desenvo*vim*nto de ações básica* de saúde para a
</line>
<line>
populaçã*: *SF e ACS (BR*SIL, 2010).
</line>
<line>
O prim*iro ***tro de At*nç*o Psicossocial (CAP*) do Bras*l foi inaug*rad* em
</line>
</par><par>
<line>
m*rç* de
</line>
<line>
1987 *m São *aulo (SP), no
</line>
<line>
context*
</line>
<line>
político da redemoc*atizaç*o do Pa*s e
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
lutas pela revi*ão de marcos conceituais. Den*re
</line>
<line>
tais ma*cos conceituais e*tão
</line>
<line>
novas for*as
</line>
</par><par>
<line>
d* ate*ção * de financi**ento das ações *e saúde mental que se for*aleceram a **rti* do final
</line>
<line>
*a década de *98* na Amér*ca Lati*a e no Brasil (NASCIME*TO; GALVANESE, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
O obj*t**o
</line>
<line>
d*s Ce*tros
</line>
<line>
** Atenção Psicoss*cia* (*APS) é oferecer atendimento
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
populaç*o, realizar o acompa*hamento clí*ico e a rein*erção social *o* usuários *elo a**sso
</line>
</par><par>
<line>
ao *r*balho, *azer, exercício dos dire*t*s ****s e fo*talecimento dos la*os fami*ia*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. *, a*t. 12, p. 203-219, nov./dez. 2016 w*w4.*sanet.co*.br/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Algumas Percepções da *ateg*r*a Gênero Segundo Prof*ssion*is do *entro de Ate*ç*o P**coss*cia* (CAPS)
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
comunitários. Os CAPS são serv*ços d* saúde munici*ais, ab*rtos, comunitá**os
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
oferecem at*ndimento diári*. É o núcleo de uma nova clínic*, prod**ora de autonomia,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
convida * u*uár*o à res*onsabilização e ao prot*gonismo e* toda a trajetória d* *eu
</line>
<line>
tratame*to (BRASIL, 2010).
</line>
<line>
Os Centros de Atenção P*icossocial (CAPS), entre tod*s os dispositivos de ate*ção à
</line>
<line>
saúde mental, têm v*lor es*ratégico par* a *e***ma P*iqu*átrica B*asileira. Com a criação
</line>
<line>
desses centros, possibili*a-s* a organização de uma re*e s*bstitutiva ao Hospital Psiq**átrico
</line>
<line>
** **í*. Estes *e*viç*s devem ser su**titutivo* e não co*plemen*ar*s ao hospital p*iquiátrico.
</line>
<line>
(BRASIL, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
*s CAPS *od*m ser
</line>
<line>
de tipo I, II, I*I, Álcool * D*ogas (C*PS Ad) e Infanto-j*venil
</line>
</par><par>
<line>
(CAPSi) de acordo com
</line>
<line>
parâmetros *opul*cion*is e at*ndi*ento à reali*ade loca*, pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implantação dest*s serviços. As três modali*ade* *e serviços c*mpr*m a me*ma *u*ç*o no
</line>
<line>
*t*ndimento púb*ico em saúde m**tal, de*end* *e constitui* em serviç* ambulatorial d*
</line>
</par><par>
<line>
atençã* diári*. Deverão estar capacitados *a**
</line>
<line>
realizar *riori*ariamen*e ate*d*mento de o
</line>
</par><par>
<line>
pacientes com tran*to***s mentais graves e pe*sistentes em sua áre* t*rritori*l, em reg*me de
</line>
</par><par>
<line>
t*a**me*to inten*ivo, sem*-intensivo e n*o int***ivo (AND*EOLI et al.,
</line>
<line>
2004;
</line>
</par><par>
<line>
NASC*MENTO; GA*VANESE, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Os p*ojeto*
</line>
<line>
d**ses
</line>
<line>
serviços, mui*as vez*s, *ltrapassam a pr*pria es*rutura fí*ica, em
</line>
</par><par>
<line>
busca da red* de suporte social, potencia*izadora de suas ações, preoc*pando-se com o su*eito
</line>
<line>
e a *ingula*ida*e, sua história, *ua cu*t*ra e sua v*da cotidiana (BRASIL, 2*1*).
</line>
<line>
Visto q*e os C*PS *tuam como "a porta *e entrada da rede de *ssist*ncia em s*úd*
</line>
<line>
mental na sua área de at*ação" (BRA*IL, 20*0), * present* estud* exp*oratório objetivou
</line>
</par><par>
<line>
id*n*if*car as pot*ncia*s corr*lações entre os
</line>
<line>
quadros d* ad*ecimento me*t*l das *ulhere*
</line>
</par><par>
<line>
qu* bus*am por esse serviço * as relações de gên*ro nas quais es*ão envolvidas.
</line>
<line>
2.2 *ensando gêner* c*mo categoria de *nálise dos f*nôm*nos sociai*
</line>
</par><par>
<line>
A dis**ssão acerca dos estudos s*bre as rela*ões de **nero *iverge,
</line>
<line>
princi*almente,
</line>
</par><par>
<line>
em fun*ão da evolução do próprio conceit* de gênero, sofre*do influências da época e do
</line>
<line>
contexto da forma**o de **da perspectiva (CAPPEL*E, 2**6). Par* Thompson (1987 citado
</line>
</par><par>
<line>
por SARDENBERG; COSTA,
</line>
<line>
1994), "a consciência de gên*ro *u*ge
</line>
<line>
d* mesma forma em
</line>
</par><par>
<line>
*e*pos e luga*es d*ferentes, mas nunca exatamente da *esma forma".
</line>
</par><par>
<line>
O conceito
</line>
<line>
de gêner* é
</line>
<line>
uma c*n*t*ução teóri*a, r*lativamente recen*e, que busca
</line>
</par><par>
<line>
a**nder
</line>
<line>
à ne*e*sidade de d*fere**iar
</line>
<line>
as característi*a* sexuais dos seres humano* -
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. 12, *. 203-2*9, nov./de*. 2016
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. V. Paula, C. B. P. Lobato
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
biologicamente estabe*ecidas - de seus múlt*plos de*em*enhos *o**ai* - tra*uzido em papéis
</line>
<line>
sociais e expecta*ivas *e comporta*ent*s t*d*s como masculinos e feminino* (SCO*T,
</line>
</par><par>
<line>
*99*). A cat**or*a gênero, para *cott (**95), pode *er
</line>
<line>
enten*id* como a *rganização social
</line>
</par><par>
<line>
da d*f**ença sexual, send* uma *orma de con*trução social que uma dad* cu*tu*a estabelece
</line>
<line>
para regu*ar as rela*ões entre h*mens e mulheres (masculino e fem*nino).
</line>
</par><par>
<line>
*s trab*lho* dedicados a i**estigar *êne*o têm contribu*do para o entend*mento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma d*mensão *mportan** das relaç*es sociais e suas var*açõe* ao *o*go da *is*ória
</line>
</par><par>
<line>
(STEARNS, 2007). *ortant*, *alar *m gêner* * uma
</line>
<line>
forma de enf*ti*ar o *ar*ter s*cia*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
hi*tórico, da* con*epções basead*s na* percepções da* di*erenças sexuai* (SOUZA; MEL*;
</line>
<line>
OLIVEIRA, 200*).
</line>
<line>
A *iferenciação *ntre os conceitos d* gêner* e sexo é essenci*l nos estudos sobre a*
</line>
</par><par>
<line>
*elaçõe* de gê**ro. Para
</line>
<line>
as a*orda*ens *nicia*s sobre gên*ro, c*nsi*eravam-se as
</line>
</par><par>
<line>
caracte*í*tic*s bi**ógic*s d* cad* sexo como r*spo*sávei* *ela de*igualdade e*tre ho*ens e
</line>
<line>
*u**eres (IZQUIERDO, 1***; SOUZ*; MELO; OLIV**RA, 2008). A oc*rrência da
</line>
</par><par>
<line>
diferen*iação *nt*e *exo e gê*e** uma manei*a de disti*guir as lim*tações e capacidades é
</line>
</par><par>
<line>
impli*adas p*las carac**rísti*as *exuais,
</line>
<line>
pelos padrõ*s de i*enti*ade, modelos, p*si*ões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estereótipo* moldados pelas ca**cterísticas
</line>
<line>
socia*s, psíqui*as e hi*tóricas (I*QUIERDO,
</line>
</par><par>
<line>
1994).
</line>
</par><par>
<line>
O s*xo é a diferença **ológica e anat*mica *n**e ho*e*s * *ulh*res, ***uanto gênero
</line>
</par><par>
<line>
rec*nhece aspectos psicoló**cos, sociais e cu*turais const*tutivos d* identi*ade masculi*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
feminina (CAPPELLE, 200*; FONSECA, 2010). **gundo Sohiet (1997), gêne*o o termo é
</line>
<line>
utilizado, desd* a dé**da de 19*0, para teorizar a que*tão da diferença sexual, *ndicando uma
</line>
<line>
re*eiç*o ao det*rminismo bioló*i** (sexo ou dife*ença sexual). Sohiet (19*7) complementa
</line>
</par><par>
<line>
sublinhando o aspecto relacional *n*re homens e mulh*res, segundo o
</line>
<line>
**a* nã* pode **ver
</line>
</par><par>
<line>
nenhuma compreen*ão *e qualquer um dos dois, em um *stud* que os consi*ere tot*l*ente
</line>
<line>
em separado.
</line>
<line>
Silva (2004, p. 1*8) e*tende "gênero *om* u*a relação *ntre sujeito* *istor**a*ente
</line>
</par><par>
<line>
determi*ados, e não apenas como um c*n*eit* descr**ivo que designa
</line>
<line>
o masculino e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
f*min*no". Par* Scot* (1995), t** c*ncepção implica uma nova
</line>
<line>
história, esc*i*a com o
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolv*m*nto do gê*e*o como cat*goria de aná*ise, desco*struindo *eu conceito fixo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
op*siç** **nária en*re masculino * fem*ni*o, e como uma rejeição a* deter**nismo biológico.
</line>
<line>
Os papéis de *ênero são definidos como ** conjun*o de exp**t*t*vas em relaçã* aos
</line>
</par><par>
<line>
comp*rtame*t*s s*c*ais
</line>
<line>
que s *
</line>
<line>
*speram das pess*as *e determ*nado sexo (MARODIN,
</line>
</par><par>
</page><line>
1997). Para M*ad (1*88), é a c*l*ur* que constrói o gê*e*o, simboliz*ndo as ativid**es como
</line>
<line>
*ev. FSA, Te***ina, v. 13, n. 6, art. *2, *. *03-2**, nov./*ez. 2016 www4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*lgumas Percep*ões da Categoria Gênero Se**ndo Pro*i*sio*ai* do Centro de Atenção Psicoss*cial (CAPS)
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
masculinas ou femi*i*as, ou seja, *s diferenç*s sexuais são s*cialmente c**struídas. Louro
</line>
<line>
(*007) ressalta a im*or*ânci* de entendermos o dinâmico pro*e*so envolvido na formação das
</line>
<line>
identida*es soc*ais, incluindo * i**ntidade de gên*ro:
</line>
<line>
*econh**e*-se numa id*ntidade *upõe, pois, r*sponde* *fir*a*ivamente a um*
</line>
</par><par>
<line>
int*rp*lação e estabelece* *m sentido de perte*cimento a um grup* social de
</line>
</par><par>
<line>
ref*rência. *ad* há de simple* ou de *stável nisso tud*, po*s essas múltiplas
</line>
</par><par>
<line>
identidad*s podem *obrar, ao
</line>
<line>
mesmo tempo, lealdades distintas, div*rg*nt*s ou até
</line>
</par><par>
<line>
contraditórias. Somos sujeitos de m*itas ident*dades. E**as múltiplas identidades
</line>
</par><par>
<line>
*oc*ais podem ser, t*m*ém,
</line>
<line>
pr*vi*oriament*
</line>
<line>
atraen*es e, depois, no* p*recerem
</line>
</par><par>
<line>
d**cart*veis; elas p*dem ser, ent*o, *ejeit*das * abandonadas. Som*s sujeitos *e
</line>
</par><par>
<line>
identidad*s tr*nsitórias e contingentes. Portanto, as id*nti*ades sexuais e de gênero
</line>
<line>
(como todas as identi*ades soci*i*) têm o car*t*r fragme*tado, instáve*, histórico *
</line>
<line>
*lural [...] (LO*R*, 2007, *. 12).
</line>
<line>
Para Sarde*berg e Costa (1*94), a cons*iência de gênero é a forma co*o as
</line>
<line>
experiências *omu*s s*o tratadas em termos *ultura*s: e*ca*na*as em tradições, sistemas de
</line>
<line>
v*l*re*, ideias e *ormas institucionais. *omo *xem*l*, afirmam que m*lh*res em co*dições
</line>
</par><par>
<line>
**ciais,
</line>
<line>
ec*n*micas e cult*rais percebem de form** distintas s*a
</line>
<line>
situação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*minaç*o/su*ordinação.
</line>
<line>
Gênero é uma cat*g*ria re*aci*nal e hierarqu*zad* que define pa*éis e r**açõ*s
</line>
<line>
***ialm*nte *o*stru*das entre homens e *ulher*s, relações estas marcadas pelas diferenças *e
</line>
<line>
pod*r e*tre homens e mul*eres vi*entes a*ual*en*e em nossa sociedade (*AFFIO*I, 2004).
</line>
<line>
Desta forma, o conceito de gênero s*rge como instrumental teórico, *ara d** respaldo
</line>
<line>
científico e, sobretu*o, acadêmico aos estudos feministas sobre as condiç*es das mulhere* nas
</line>
</par><par>
<line>
so*ied*des m**er*as (P**ROSA, 200*). Após a seg*nda metade da década de 70, após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
separação dos termos sexo * gênero ser
</line>
<line>
fi**ada n*s comunidades *e antropólogos, é que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diferença s*xual p**sou a ter gr*nde i*portâ**ia an*lítica nas pesquis*s (TEDESCHI, 20*5).
</line>
<line>
Sardenberg e Costa (1994) prop*** um recorte n* *onsciência do gênero, agre*a*do a
</line>
<line>
co*sciênci* de *lasse dentro do gênero. E* se tratando de mulheres, além do co*heciment*
</line>
</par><par>
<line>
das e**ecificidades d* biologia feminina, há que se conh*cer e
</line>
<line>
compr*ender
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
especific*dades da condiç*o d* *ulher no espaç* social considerado. N*o apen*s atr*vés
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*lasse social pode-se det*r*inara posição
</line>
<line>
do indi*íduo na sociedade; as especifi*id*des
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
própr*a biolo*ia, por expressarem u*a c**dição
</line>
<line>
de d*si*ualdade no *spaço *ocial, acabam
</line>
</par><par>
<line>
também deter*i*an*o o "lug*r s*cial" de cada *m. Outros recortes **alí*i*os podem fa*ili*ar
</line>
</par><par>
<line>
a compree*são dos fenômenos soc*ais *, dentre eles, o *rópri*
</line>
<line>
p*ocesso saúde-doença, t*is
</line>
</par><par>
<line>
c*mo a raça/etnia e o gênero (FONSE*A, 199*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 6, *rt. 12, p. 203-219, n*v./d*z. 20*6
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. V. Paula, C. B. P. Lobato
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
So*ie* (199*) vai m*i* além, pr*pondo a rees*rita (cien*ífica) da *i*tória (das
</line>
<line>
m**heres), articul*ndo gênero, classe e *aça/etnia, c*mpo**o esta nova história com a *ala dos
</line>
<line>
o**imidos, os *i*os *a organ*z*ção *esigual do pode*:
</line>
</par><par>
<line>
Definir a submissão imposta às mulher*s co*o uma violência simból*** aju*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*preender como a *e*aç*o de dominação - que é uma relação histórica, cul*u*al e
</line>
<line>
linguisticamente cons*ruída - é semp*e afi*mad* como uma diferença de ord*m
</line>
<line>
natu*al, ra*ical, irr*dutív*l, universa* (SOH**T, 199*, p. 09).
</line>
<line>
Seg*n*o C*t*ey e Jo*es (20*2 cit*dos por MUNIZ, 2008), a vio**ncia s*m*ólica é
</line>
<line>
repre*entada p*los regimes *nvisíveis *ue subjugam e atormentam a* pessoa* de f*rma muit*
</line>
<line>
mais p*de*osa que a f*rça brutal, pois *ua pressão é silencio*a e co*stante. *ichaud (1989),
</line>
</par><par>
<line>
afi*ma que há violência quand*, numa si**ação *e in*eração, um ou
</line>
<line>
vári** atores agem de
</line>
</par><par>
<line>
maneira direta o* indir*t*, maciça ou esparsa, causa**o
</line>
<line>
danos uma ou *árias pessoas em a
</line>
</par><par>
<line>
graus variáveis, seja em s*a integrid**e física, seja e* su* *ntegridade mora*, em suas posses
</line>
<line>
*u *m s*as **rt*cipa*ões *imb*licas e *ultu**is.
</line>
<line>
Diante *o *xp*sto, percebe-se *om* é im*ortante comp*eender as diversas forma* de
</line>
</par><par>
<line>
violênci* que im*actam
</line>
<line>
na saú*e *as mulh*res que buscam os s*r*iços públicos de saú*e,
</line>
</par><par>
<line>
*ncluin*o o CAPS. De*ta forma, t*rna-s* *xtr*ma*ent* i**ortante estudar a* percepções dos
</line>
<line>
pr*fissionais q*e traba*ham nas uni**des do CAPS. As formas como t*is pr*fiss*onais
</line>
<line>
*erce*em as demandas/quei*a* relacionada* * violência *e g*nero, enfrent*da p*l*s mu**eres
</line>
<line>
e *omo podem impactar no serviço qu* prestam aos u*uário*.
</line>
<line>
3 *R*CEDIMENTOS MET*DOL**IC*S
</line>
<line>
3.1 Procedimentos para coleta e *nálise de dados
</line>
</par><par>
<line>
A *ase de coleta de **dos
</line>
<line>
oc*rreu entre n*ve*bro e dezembro *e 201*. Uma vez
</line>
</par><par>
<line>
*btida a autoriza*ão *ara a realizaç*o da p**qui*a junto à *iretoria *o Cen**o de *tenção
</line>
<line>
Psicoss*cial (CAPS), fora* *dotados os *eguintes procedimentos: obse*vação *ar*icip*nte da
</line>
</par><par>
<line>
roti*a do* trabalhado*es do CAPS e r*alização das
</line>
<line>
entr*vistas c*m os qu*to**e sujeitos
</line>
</par><par>
<line>
selec*on**os pa*a constituir a **ostra do estu*o.
</line>
</par><par>
<line>
Após o fornecimento *e info*mações/e*clarecimen*os sobre o* objetivo* da pesquisa,
</line>
<line>
*em co*o o*ient*ções ac*rca ** car*t*r v*luntário *e pa*ticipação no *studo, deu-se início à
</line>
</par><par>
<line>
realização individ*al da* entrevistas de
</line>
<line>
acordo com a di*pon***lidade de cad* um. Cada
</line>
</par><par>
</page><line>
entrevista foi realizada na sala de reuniões e teve d*ração de, apr*xima*amen*e, *0 m*nutos.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, *. 6, art. 1*, *. 203-21*, nov./de*. 2016 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*guma* Percepç**s da Categoria Gênero *egun*o Profissi*na*s do Centro de Atenção *sicossocial (*APS)
</line>
<line>
*11
</line>
</par><par>
<line>
To*as as entrevistas *o*am anotadas pelos pes*uisa*ores com a de*ida autoriza**o dos
</line>
<line>
participantes e, post**ior*ente, trans*rit*s para a r*alização d* análise dos da*o*.
</line>
</par><par>
<line>
O métod*
</line>
<line>
de *nálise que mel*or s* en*u*dr*u na pesqui*a foi a
</line>
<line>
aná*is*
</line>
<line>
de c*nteúd*
</line>
</par><par>
<line>
(BA*D*N,
</line>
<line>
1995), dessa forma o material coletad* pô** ser
</line>
<line>
*n*lisado dentro do* objetivo*
</line>
</par><par>
<line>
deste e*tudo. Buscando compreender os discursos dos *rabalhadores, util*zou-se a análise po*
</line>
</par><par>
<line>
categoria* q*e fo* d*vidida em três f**es: 1) *ré-*nál*se; 2) exploraç*o do *ateria*
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
codif**a*ão e, por fim, 3) tratamento, inferência e interpretação **s resultad*s. A
</line>
<line>
ca*egoriz*ção possibili*ou a organ*za*ão d** element*s coleta**s semelhantes entre si,
</line>
<line>
permi*indo a atribuição *e sentido e a interpr*taç*o *ualitat*va dos discursos.
</line>
<line>
3.2 Instrumen**s
</line>
<line>
*tiliz*u-se n**te estudo *ma ab*rdagem qualita***a q*e permi*iu *ncorp*rar as
</line>
<line>
questõe* dos s**nificad*s e das intenci*nal**ade* d*s su*eitos como condições inerentes a*s
</line>
<line>
at*s, à* re*ações e ** e**r*turas sociais (MI*AYO, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Na prime*r* **s* d* estudo, *ealizo*-se a
</line>
<line>
observação par*icipante (MIN*YO *t al.,
</line>
</par><par>
<line>
1994) da instituição com a int*nção de observar e re*istrar dados re*e*en*es à rotina e a*
</line>
<line>
comportamento do* trabalhado*es em t*dos os set**es do Centro de *t*nção *sic*ssocial
</line>
<line>
(CA**), o *ue permitiu *bter infor*açõ*s *ob*e a dinâmi** de func*onament* da *nstituição.
</line>
</par><par>
<line>
N* segunda *tap*,
</line>
<line>
uti*izou-se u* roteiro de entrevista se*iestrutur*da, desenvolv*do
</line>
</par><par>
<line>
*specif*camente para o *resen*e estu*o, c*nt*ndo qu*stões ab**tas e fec*adas, aborda*do
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
elementos que busc*va* investi*ar as p*ssíve*s re*ações ent*e o p*rfil dos ca*os a*endi*o* no
</line>
<line>
C*P* * as *egui*t** var*áveis: gên**o, r*ça/etnia e classe soc*o*conômic*, *em com* fator**
</line>
</par><par>
<line>
referentes
</line>
<line>
às condi*ões sociod*mográfica*, relações inter*ess**is, qualidade de vida e saúde
</line>
</par><par>
</page><line>
dos trab*lh**ores do CAPS.
</line>
<line>
3.3 P*rtici*antes
</line>
<line>
Pa*ticiparam d* presente estudo explora**r*o quatorz* sujeitos (dez *ulheres e quat*o
</line>
<line>
home*s) sendo que todos apr*sentav*m *ínc*lo profissional com o Ce*tro *e Ate*ção
</line>
<line>
Psic*ssoc*al (C*PS). Os *ritérios estabe*ecidos para a i*clus*o dos partici*a*tes *a amostra
</line>
<line>
for*m: e*tarem registra*os no C**S; **sponibilidade par* participação do e*tudo * pert*ncer
</line>
<line>
a diferentes carg*s/nív*is hierárquicos na ins*ituição, visando * o*tenção de r*lat*s de
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresina *I, v. 13, n. 6, ar*. 12, p. 203-219, nov./dez. *016 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. V. Paula, C. B. P. Lobat*
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
múltiplos profi*sionais/nív*i* da inst*tuiç*o estuda*a. Os da*os sociodemo*ráfico* estão
</line>
<line>
de*critos na Tabela 1, *e aco*do com *rofissão, escola*idade e sexo.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
dos *aciente* que pr*cur*m Centro de A*enç*o Psi*o*social (CAPS) pertencem a classe* o
</line>
<line>
socioeconômicas me*os f*vorecidas.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 13, n. 6, art. 12, p. 2*3-2*9, nov./dez. 2016 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Al*umas Percepções d* C*tegoria Gêne*o S*gundo Profis*io*ais do Centro *e *te*ção *s**os*ocial (C*PS)
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
"Infelizmente trabalhamos co* us*ários de S*S, o *ue pressupõe, na
</line>
<line>
mai***a **s vez*s, *suário* de *aixa r*nda c*m pouco acess* * be*s e
</line>
<line>
**rv*ços de qualid*de" (P 2).
</line>
</par><par>
<line>
*mb*ra o CA*S seja destinado a at*nder paci*ntes de
</line>
<line>
qualqu*r classe social (ap*s
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
devid* dia*nós*ico para tratamento), os entrevistados *firmaram que isto dificilmente *corr*,
</line>
<line>
p*is, na maiori* dos cas*s, as pe*soas *e classe so**oeconômica mais abas*ada acabam
</line>
<line>
cus*eando tr*tamentos privados. *e acordo com os participante* do estud*, i*s* ocorre por*ue
</line>
<line>
e*es se*tem-se enver*onhados e *e*confortáveis em r*lação à convi*ência *om os "pacientes
</line>
<line>
*e níve* so*i*ec*nôm**o **ferior" (grande m*ioria dos pacie*tes no C*PS na atu*l**ade).
</line>
</par><par>
<line>
A maioria dos
</line>
<line>
partici*antes do estudo afirmou *ue as m*lh*res procuram mais
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
serviço oferecido pelo CAPS, apenas
</line>
<line>
do*s *articipa*tes *ndi*aram q*e * pr*cura pe*os
</line>
</par><par>
<line>
serviços era aproxim*dam*nte i**al entre mu*here* e ho*ens. *lguns estudos (*QUINO,
</line>
<line>
2006; FONSECA, *0*8) já indicaram que as mulher*s buscam mai* os servi*o* *e saúd*.
</line>
</par><par>
<line>
"Perc*bo que a demanda
</line>
<line>
dos *omen*, *ara fica* ** serviço em
</line>
</par><par>
<line>
a*end*mento, é meno*, porém, quando esse e*tra para o serviço,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proce*so de tratamento é m*i* complexo e prolongado em *elação
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
da mul*er [...]" (P 1*).
</line>
</par><par>
<line>
De f*rma mai* genérica, as mul*eres já têm uma cultura/háb**o *e *u*dar da saúde. *á
</line>
<line>
os h***ns ai*da veem c*mo frag*lidad* demo*stra* q*e es*ão d*entes ou que necessitam de
</line>
<line>
auxílio. ** sistema hegemônico de fu**ionamento da masculinidade, buscar ajuda pode
</line>
<line>
"demonstrar *r*que*a". Já as mulheres partilham exp*riências pe*soai* de for*a m**s efeti*a,
</line>
</par><par>
<line>
devido * for*a co*o
</line>
<line>
ocorre su* so*ialização (NOL**CO, 1993). Tal real*dade pode ser
</line>
</par><par>
<line>
confirmada nos rel*tos dos pa*ticipantes do estudo:
</line>
<line>
"P*rceb* d***rença quanto à comu*icação; m*lheres f*lam mais d* si *
</line>
<line>
de suas d*ficu*dades" (P 1).
</line>
<line>
"O homem *ão procura muito o servi*o de nu*rição, p*is * au*ento d*
</line>
</par><par>
<line>
peso *ara el*s não é uma coisa m*ito import*n*e. Se procuram
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
devi** a uma perda de peso
</line>
<line>
considerável de al**ma p*tologia. Já *s
</line>
</par><par>
<line>
m**heres têm uma *reocup**ão maior e procuram mais o s*r**ço
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
nutr*ção devid* à importân*i*
</line>
<line>
que dão ao corpo e sua manutenção" a
</line>
</par><par>
<line>
(P 8).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 6, art. *2, p. 20*-219, nov./d**. *016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. V. Pa*la, C. B. P. *obato
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
Também foi possível perce*er nos relatos dos pro*issiona** que atuam no CAPS
</line>
<line>
alg*mas conseq*ên*ias à saúde da mulher, atribuídas aos mú*t**los papé*s desem*e**ado*
</line>
<line>
por elas na *ocie*ade atual:
</line>
<line>
"A maior queixa [das m*lheres] é *ua**o à *uncio*alidade das mesmas
</line>
</par><par>
<line>
nas ativi*ades
</line>
<line>
domés**ca*
</line>
<line>
e labora*ivas. Também se *ueixa* de
</line>
</par><par>
<line>
*elaciona*e*to com a fa*í*i*,
</line>
<line>
que muitas *ezes não aceitam e nem
</line>
</par><par>
<line>
c**pre*ndem a dança das mesmas [...] a* mu*heres quei**m *ais **
</line>
<line>
r*laçã* à fa*ília, p*e*cupam-se com os filhos e * marido" (P 14).
</line>
<line>
"*ntr* a* mulheres *erce*e-se o alto ní*el de prob*ematização *o q*e
</line>
<line>
tange aos vários papéis so*iais das **lheres e dific*l*ade de lidar com
</line>
</par><par>
<line>
esta di*âmica. In**dência maior em *amílias de formação
</line>
<line>
atípica" (P
</line>
</par><par>
<line>
2).
</line>
</par><par>
<line>
"Cul*ural, mulh*res es**o sobrec*rregad*s com *a**, filhos, serviço
</line>
</par><par>
<line>
e*c. gra*de q*eix*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
percebo *a *a*a das mulheres como *m todo,
</line>
</par><par>
<line>
**r*ndo assim crises de ansiedade, chegando a ter crises *epressiva*"
</line>
<line>
(P 9).
</line>
<line>
"A *ulher tem mais d*f*ren** po*q*e tem s*us afazeres em casa, filhos
</line>
<line>
[*a] escola" (P 13).
</line>
<line>
Como visto, embora n*m todo* os profis*i**a*s d* C*P* estabeleçam diretamen** o
</line>
<line>
ne*o caus*l entre a* especific*dades d*s dife*enças de gêner* e as consequências na saú*e das
</line>
</par><par>
<line>
mul*eres, é *ossível perceber
</line>
<line>
*lguns
</line>
<line>
indica*ivos d*s*a prov*vel ***ação ao mencio*arem a
</line>
</par><par>
<line>
sobre*arga de tra*alho doméstico expe*imentad* pelas us*árias do serviço C*PS.
</line>
<line>
Ao indagarmos se exis*e al*uma diferenç* nas d*mandas/qu*ix*s t*az*das por homens
</line>
</par><par>
<line>
e mulheres,
</line>
<line>
qu*se todo* os
</line>
<line>
partici*antes in*icaram que o* homens, em ge*al,
</line>
<line>
procuram os
</line>
</par><par>
<line>
serviço* do CAPS com mais *ueix*s de alcool*smo e uso de ou*ras dr*gas. A*nda refere**e às
</line>
<line>
de*andas/quei*as dos ho*en*, *á refer*ncias ao* casos de d*semprego (ou fal** dele),
</line>
</par><par>
<line>
colocando em ev**ência o "papel do provedor" atribu*do ao*
</line>
<line>
homens (*RINDADE;
</line>
</par><par>
<line>
*ASCIME*TO; **ANORD*LI-NASCIMENT*, 2*06).
</line>
</par><par>
</page><line>
"*s h**ens já se queixam mais *m r*lação ao *rabalho, *o sentime*to
</line>
<line>
de util*dade e o seu papel de gestor da família" (P 14).
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter**ina, v. 13, n. 6, art. 12, p. 2*3-2*9, nov./dez. 20*6 www4.fs*net.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Algumas Per*epç**s da C*teg*ri* Gêne** Segundo Profissiona** do Centro de Atenção Ps*cossocia* (CAPS)
</line>
<line>
**5
</line>
</par><par>
<line>
"Os h*mens se
</line>
<line>
**eix*m mais da questão socioeco**mica e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
mulhere* sob*e a q*est*o sentimental" (P 6).
</line>
<line>
As mulheres queixa*-se de desân**o, baixa auto*stima, **pr*ss**, "*uestões
</line>
<line>
fi*anc*iras, sexuais, aband*n*" (P 7), solidão (especial**nte,*epar**ão con*ugal) e q*e*xas
</line>
</par><par>
<line>
relativas aos conflito* *ami*iares
</line>
<line>
provenientes da "falta de car**ho *m c*sa com *eus
</line>
</par><par>
<line>
f*m*li**es" (P 13).As
</line>
<line>
p*in*ipa*s dema*da*/queixas d*s *ulher*s
</line>
<line>
pod*m
</line>
<line>
ser ilustrad** pelos
</line>
</par><par>
<line>
dep*imentos se*uintes, not*-se também a co*paraçã* entre as deman*as *e mu*heres
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
homens:
</line>
</par><par>
<line>
"Ao longo
</line>
<line>
*os anos obse**ei nos
</line>
<line>
atendim***os
</line>
<line>
uma demanda/quei*a
</line>
</par><par>
<line>
relaci*nada a sintoma* *epressiv*s *n*r*
</line>
<line>
as mulh*r*s. Sinto*a*
</line>
</par><par>
<line>
ansio*os ta*bém são comuns. [...] hom*ns t**dem a
</line>
<line>
t*azer questõe*
</line>
</par><par>
<line>
mais relacionadas ao estress* do trabalho, às cobrança* e d*ficuldades
</line>
<line>
de relac*onament*. *nvol**mento com álc*ol" (P 10).
</line>
<line>
"Na m*ior*a das ve*es, a ansiedad* e a d*pres**o *ão os [sin*oma*] que
</line>
<line>
m*is aparecem, po*s, com eles, há um aumento ponde*al c*nsid*rável,
</line>
<line>
o *ue faz com que as *ulheres t*nham u*a baixa est*ma. Nas
</line>
</par><par>
<line>
mulh**es, *o*o dit*
</line>
<line>
anterior*e*te, a*sied*de e depr*s*ão, e no*
</line>
</par><par>
<line>
hom*ns alguma patologia co*o diabet*s e hipertensão etc." (* 8).
</line>
<line>
"As mulhe*e* estão mais volta**s (su*s qu*ixas) para q*est*es
</line>
<line>
rel*tivas à realizaç*o pessoal, familiar e trabalho. Q*anto aos homens,
</line>
</par><par>
<line>
as *ueixas são relacionadas
</line>
<line>
às
</line>
<line>
dificuldades de rela*iona*ento,
</line>
</par><par>
<line>
co*ranças socia*s, r*sponsabilidades, t*abalh* e dificuldades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ajus**ment* às situações co*idianas" (P 10).
</line>
</par><par>
<line>
"Na *i*ha opin*ão, as diferenças s*o po*cas, na maioria, por *arte do*
</line>
</par><par>
<line>
homens
</line>
<line>
(álcool, droga). Das mulheres d*pressão, falt* ** emprego,
</line>
</par><par>
<line>
s*par*ção conjuga*" (P 5).
</line>
<line>
Silveira (2000), ao f*z** alguma* consi**rações s*bre a ques*ão do* "*erv*s", apontou
</line>
</par><par>
<line>
*ar* * construção social da *elaç*o entre o "nervosismo" e * "feminin*". Muito e*bor*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
\nervoso\ seja comum * *om*ns e mulheres, "nos homens essa correlação parece não ter tanta
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 13, n. 6, art. 12, p. 203-219, nov./*ez. 2016 www*.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. V. *aula, C. B. P. Lob*to
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
evidência, já que eles, com frequência, são *ervosos, mas não sofrem dos nervos"
</line>
<line>
(S**VEIRA, 2000, p. 54).
</line>
<line>
** cas* *as *ulhere*, elas teriam a afe*çã* dos n**vo* como uma pe*da de con**ole
</line>
<line>
s*bre *i *e*mas, *au*ada en*re *u*ros fa*ores por "problemas relacionados *os ciclos
</line>
<line>
fe*ininos (*enstruação, *estação, p*erpério, menopausa), fraqueza *on*titucional (qu* nem
</line>
<line>
*emp*e *e l**aria a fa*or*s heredit*rios, se*ia uma es*écie de quali*ade indi*idual, in*t* mas
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
herda*a, que inclui tan*o a fra**eza orgâni*a quant* a afetiva ou moral, como a da*
</line>
</par><par>
<line>
p*s*oas fra*as, que não *odem ver o sofrimen** al*eio, as *nj*s*iças, sem adoecer *am*ém)",
</line>
</par><par>
<line>
alé* *e cau*as *ransce*dentais ou
</line>
<line>
r*lig**sas,
</line>
<line>
fraqueza mora* e, finalmente, *alta *e
</line>
<line>
ho**m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*tenção Psicos*ocial (CAP*) investigada,
</line>
<line>
existem
</line>
<line>
*iferença* m*rcantes quanto às
</line>
</par><par>
<line>
queixa*/reclamaçõ*s dos
</line>
<line>
*suários/usuárias,
</line>
<line>
revela*do
</line>
<line>
nu*nce* re*acionadas ao gênero.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo os relatos da *ossa pes**is*, os usuários do CA*S pert*ncentes ao *exo ma*c*lino
</line>
<line>
tendem a se pre*cupa* mais com *s res*ons*bilidades fin**cei*as/*str*turai* da fa*íl*a e c*m
</line>
<line>
seu *apel de provedor da fa**lia.
</line>
<line>
As usuárias, por su* vez, te*dem a *presentar **ior índi*e de *i**omas *epressiv*s *
</line>
<line>
e**ão mai* preo**pad*s co* as questões fami*iares, seu* confli*o* pessoa*s e s*u papel s*c*al
</line>
<line>
na dinâmi** casa/trab*l*o/f*míl*a. As mulheres também se queix*m *ai* de *esâni*o, baixa
</line>
</par><par>
<line>
a*toe*tima, solidão (esp*cialmen*e em cons*quência
</line>
<line>
de al*um ep*só*io de separação
</line>
</par><par>
<line>
c*njugal) e queixas r**ati*as aos diversos conflitos i*tr**amil*ares que administram.
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sen** estudo
</line>
<line>
permitiu-n*s observar que as *ormas como os p*ofissiona*s do
</line>
</par><par>
<line>
CA*S perc**em as dema*das/queixas de q*em b*sca atend*men** pod** impactar no servi*o
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
pr*sta* aos usuá*ios. Ne*s* sentid*, * **
</line>
<line>
extrema relev*ncia que * form*ç*o técni**
</line>
</par><par>
<line>
desse* profiss*onais contemple as questões teórico-prát*cas de g*ner* co** t*mática
</line>
</par><par>
<line>
obrigatóri*
</line>
<line>
p*ra abordar de forma mais
</line>
<line>
abrangente e eficiente os desafios profissio*ais
</line>
</par><par>
<line>
e*p*r*mentad** c*tidiana*en*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *S*, Teresina, v. *3, n. 6, art. 12, p. 203-219, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*g*mas Percepções da Categ*ria Gênero Se*und* *r*fissionai* do C*ntro de Atenç** Psic*s*ocial (CAPS)
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
Ou**a* p*squi*as devem ser desen*olvid*s para aprofu*dar * compree*são dos
</line>
</par><par>
<line>
*ignificad*s dos pa*éis de gê*ero vivenciados por homens e m*lher*s na visão
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*s**rios/u*uárias dos servi*os prestados *elo CAPS. Essa visão
</line>
<line>
compl*men*ar sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
catego*ia d* an*lise
</line>
<line>
gên*ro - na
</line>
<line>
perspecti*a dos usuá*io*/usu*rias dos s*rv*ço* - permitiria
</line>
</par><par>
<line>
uma compre*nsã* comp*ementa* d* tema aqui abordado.
</line>
<line>
REFERÊ*CIAS
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Contr*bu*ç** dos A*tores
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A. V. Paula
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C. B. P. Lobato
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<line>
*) *onc*pção e planejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) an*lise e int*rpretação *o* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do r*scunho *u na revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) parti*ipação na aprovação da v*r*ão f*nal do manuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 13, n. 6, *rt. 12, p. 2**-219, nov./dez. 2*16
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ww*4.f*anet.com.br/revi*ta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)