<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 7, *. 112-128, mar./abr. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.2.7 </line>
</par>
<par>
<line> Proposta Reflexiva para o En*ino de L*ngua Materna a Partir do Trabalh* c*m Verbos </line>
<line> R*fl*xive P**posal for Moth** Language Te*ching from W*rk Wi*h *erbs </line>
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<par>
<line> Mari* Auxiliadora **rrei*a Lima </line>
<line> Dou*ora *m Ling*í*tica e L*ngua Portuguesa pel* Un*versidade Esta***l Júlio de *esquita Filho </line>
<line> P*ofessora *a Universid*de Federal do Pia*í </line>
<line> E*ail: dora.fl@uol.c*m.br </line>
<line> Tarci*an* Fernand** da Silv* </line>
<line> Do*torado em Li*g**stica pe*a Universidade F*d*ral de São *arlos </line>
<line> Mestr*do em Letras pela U*ive*sidade Feder*l do *ia*í </line>
<line> Pro*essora da *ni*e*sidade Es*adu*l do Piauí </line>
<line> ferd*ilva2@yahoo.com.br </line>
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<line> Endereço: Mar*a Auxiliadora F*r*e*r* Li*a </line>
<line> Edi*or C**ntífico: Tonny Ke*l*y de A*encar Rodr*gues </line>
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<line> Cam**s *niversitário Ministro *etrôn*o *ortella, s/*, </line>
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<line> *a*rro: *ninga Ce*: 64049 - 550 T**esina/Pi*uí. Bras*l. </line>
<line> Artigo r*cebi*o em 03/01/2*17. Últim* versã* </line>
<line> recebida ** 23/01/2017. *provado em 24/0*/201*. </line>
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<line> E*dereço: Tarcilane Fe*n*ndes da *ilva </line>
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<line> Ca**os Uni*ersitário Ministro P*trôni* *ortella, s/n, </line>
<line> Avaliado pelo *istema T*iple Review: Desk Review a) </line>
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<line> *airro: *n*nga Cep: 64*49 - 550 Ter*sin*/P*auí. *rasil. </line>
<line> pelo Ed*tor-Chefe; e b) Double Bl*nd Review </line>
<line> (*val*a*ão ceg* por dois avaliadore* da área). </line>
<line> Rev*sã*: *ramati*al, Nor*ativa * d* Form*tação </line>
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<line> Proposta Re*lex*va para o Ensino *e Língua Materna * P**ti* do Trabal*o com Verbos </line>
<line> *13 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> O traba*ho com verb*s no ensino </line>
<line> de Língua Portugu*sa *em *e resumido a lições maçantes </line>
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<line> *ue não *esa*iam o aluno, tampouco o leva* a refletir *obr* sua língu*. Resume-se toda a </line>
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<line> amplitude de f*ncioname**o </line>
<line> dos lexemas verbais a ativid*d** qu*, quase se**re, g*ra* e* </line>
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<line> *orno dos m*smos p*ntos: con*ugação, temp* e *odo. Fun*amentados na metodologi* </line>
<line> a*r*sentada por *ntoine Culioli, *m **a *e**ia das Operaç*es Enunciativas, d*ra*ante, *OE, </line>
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<line> exemp*ificarem*s, por me*o do verbo "tomar", como é possível trabal**r verbos </line>
<line> em sala *e </line>
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<line> aula numa perspectiva d*f*renciad*, que leva o *l*n* a refletir sobre sua língua e a *ensar o </line>
<line> s*u *ensar. Nessa esfera, o *rofess*r * convidado a redimension*r su* prática, a e*tr*polar os </line>
</par>
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<line> me*os exercíc*os de cl*s*if**açã* </line>
<line> e </line>
<line> *o**ugação *ue n*o **nte*pla* a *iver*idad* </line>
<line> e </line>
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<line> complexi*a** da líng*a em us*. </line>
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<line> Palavr**-c*ave: Ensino *e Língua Portuguesa. Lexe*as Verbais. Teoria Das Operações </line>
<line> En*nciativas. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Workin* with verbs in Portuguese Languag* teach*ng has been summarize* to dull le*son* </line>
<line> that d* n*t cha*lenge the student, nor l**d hi* to reflect *n his languag*. It sums up the entire </line>
<line> operating range o* *erbal lexemes to a*tivities that almos* alway* revolve around th* same </line>
<line> points: conjugation, time *nd mode. *ase* on the methodology pre*ented b* Antoine Cu*ioli </line>
<line> in his *heor* of En*nciat*ve Operations hencefo*th TEO, we will exemp*if*, through the v*rb </line>
<line> "tomar" how is it pos*ible to deal *ith verbs in th* classroom in a *ifferent perspect**e, which </line>
<line> leads *he student to *eflect on his languag* a*d reth*n* his thinking. In this s*here, the t*acher </line>
<line> is asked to r*siz* h** practice to go b*yond m*re classi*icatio* exercise and combinat*on *h*t </line>
<line> do*s not incl*de the diversity *nd *ompl*xity of the l*ng*age i* use. </line>
<line> Key w*rd*: Portuguese Lan**age Teac**ng. Verbal Lexe*e*. Theory Of E*unc*at**e </line>
<line> Operations. </line>
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<line> Rev. *S*, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. 7, p. 1*2-128, mar./abr. *017 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
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<line> M. A. F. L*ma, *. F. Si*va </line>
<line> 114 </line>
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<line> *. INTRODUÇÃO </line>
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<line> O* parâm*tros curriculares *e lín*ua *ort*guesa enfat*zam rep*tida* v*zes </line>
<line> a </line>
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<line> necess*d*de *e *ue se*am recria*as, em sala *e aula, s*tuações e*unciativas outras que *ão as </line>
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<line> veicu*adas pel* espaço escolar, por mei* *os exercíci*s </line>
<line> extraí*os </line>
<line> do livro didático. Essa </line>
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<line> postura se *ustifica p*r ser u* *os *bjetivos do </line>
<line> en*ino </line>
<line> de l***ua por*uguesa o*ortunizar ao </line>
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<line> alun* posi*i*nar-se d* m*ne*ra c*ític* n*s diferentes esferas sociais. Ao *ongo de seu </line>
<line> con**údo, os parâmetro* sugerem ess* tra*alho e **f*rçam que o e*sino deve *empre voltar-se </line>
<line> *ar* a atuação do aluno fora da s*la d* aula, no* ambientes e* que o disce**e se fir*a como </line>
<line> su*eito i*dependente, que interage, criti*a e, sob**tudo, reflet* sobre *u* **n*u*. </line>
<line> Não s* t*ata de *ma proposta *ova, *as * *negável qu* ainda não alcançamos esses </line>
<line> obj*ti*os *e modo satisfatório. É precis* que se lute c*ntra toda uma sistemá*i*a d* ens*no </line>
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<line> arraiga*a </line>
<line> e* nos*a* *ráticas que no* l*va a ver língua como u* manual de regras que * </line>
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<line> de*e*os segu*r, so* a pena de e**ar*o* infringin*o *u deturpando o sis*ema. </line>
<line> *****ndo nes*as questões, apresenta*emos, a seguir, uma proposta para o traba**o com </line>
<line> verbo ** s*la de au*a em que, p*r m*io d* a**lise e *a *bserva**o desse lex*ma nos usos, se </line>
</par>
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<line> evidenc*a como se es**ut*r*m e c*mo se constroem os </line>
<line> *nunciado* da lí*gua, e se most** </line>
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<line> como os term*s se relacio*am, a fim de p*odu*ir *e*ti*o. Por essa metod**o*ia, é possível </line>
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<line> o*s**var e ma*ipul*r as "*nidade* ling**s*icas de mod* * fazer **lorar a sua </line>
<line> verdadei*a </line>
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<line> natur*za *ignifica*iva" (ROMERO, 2009, *.122). </line>
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<line> Essa fo*ma de manipu*a* a l*ngu* por meio *e exe*cícios de lin**a**m insta*ra uma </line>
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<line> amplitude n* apren*iza*em; nela, o al*no </line>
<line> não *e*am**te cl*ssifica o </line>
<line> verbo em dif*ren*es </line>
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<line> instâncias, *a* que*tion* * papel dess* lexem* *o pro**sso de si*n*fi*a*ão. Isso faz o aluno </line>
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<line> ve* sentido naquilo **e *le pr*du*, e o l*va * assumir seu *ug*r </line>
<line> d* parti*ipa*** ativo </line>
<line> ne*se </line>
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<line> process*, per*ebendo sua importante atuação como sujeito fa*ante. *creditamos que só </line>
<line> com </line>
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<line> um trab*lho em que se contempl*m todas essas questõe* pode-se d*senvolver a compe*ên**a </line>
<line> discu*s*va dos *iscent*s, tendo e* vi*t* q*e "um d*s aspect*s da *o*petê*cia discursiva é * </line>
<line> sujeito ser ca*az de **iliz** a *íng** de modo *a*iado pa*a produzir difer*nt*s ef*it*s de </line>
</par>
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<line> s*nt*do e adequar o texto a diferentes *itu**õ*s de </line>
<line> interlocuç*o *ral e escr**a" (BRASIL, </line>
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<line> 1998, p. 23). </line>
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<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 14, n. 2, art. 7, p. 1**-128, mar./*br. *0*7 </line>
<line> www*.fsanet.*om.*r/*evista </line>
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<line> *roposta Reflexiv* para o E**ino de L**gua M*terna a Par*i* do Traba*ho com Verb*s </line>
<line> 115 </line>
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<line> 2 REF*RE*CIAL TEÓR*CO </line>
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<line> 2.2 A te*ria d*s *p*rações e*unciativa* e o en*ino de língua portuguesa </line>
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<line> O pro*rama de pesq*is* de A*toi*e Culioli *urgiu *a déc*da de 60 e tomou corpo </line>
<line> através da pub*i*ação dos livr*s "Pour une lingui*tique ** l\éno*ciation". Nestas *ubl*caçõe*, </line>
<line> *ivididas em três v*lum*s, o auto* *euniu uma co*etânea dos *rincipais art*g*s que </line>
<line> fundam*nta* e **plicam a *roposta metodoló*ica de sua t*oria. </line>
<line> * pr*pos*a apresentad* por **lio*i inscreve-se nu* quadro *eóri*o part*c**ar, </line>
<line> diferenciando-se de outras teorias, dent*e outros a*pectos, p*la ab*rdagem qu* f*z do* dados e </line>
<line> pe*o empre*o d* form**ism*s no trato co* a lin*ua**m. Acre*i*amos não e*is*ir sentido fora </line>
<line> da construção do dizer; assim, a **n*uagem ser*a, *or es*ência, uma atividad* de construçã* </line>
<line> de se*t*do. </line>
<line> A **E *presenta uma pr**os*a de estud** e* qu* s* evidenc*a co*o *e es*rutu*am e </line>
<line> se co*stroe* os enunciados de uma l*ngua, mostrand* como os t*rmos se relac*onam a fim *e </line>
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<line> produz*r senti**. Esse modelo for*al o*erece </line>
<line> uma p*rspectiva teóri*a global do </line>
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<line> f*ncion**ento </line>
<line> da linguagem e aponta aspectos importantes para o **tend*men*o op*ratório </line>
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<line> da realidade linguí*tica, l*vando-nos a refletir e a compreender *ão s* o e*unc*ado *nquanto </line>
<line> *strutura observ**el, ma* **mbém se* processo de e**bo*ação e const*ução. Culiol* endossa </line>
</par>
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<line> esse pe*samento quando *ssevera: "o q*e me i*teressa são as *tividade* de c*gnição, </line>
<line> de </line>
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<line> re*resentaçã*. Eu somente apre*ndo a lin*uag*m através de textos d*dos" (CUL*OL*, *98*, </line>
<line> p. 3 - Trad*çã* nossa).1 </line>
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<line> Trata-*e de *ma teoria enunciat**a, porque toma como ob*et* de investigação </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> própr*o enun*iado, que * es*udado não como *: </line>
</par>
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<line> Re*ultado de um ato de linguagem ind*vidua*, mas *o*o uma **ganiz*ç*o d* formas </line>
<line> a par**r das quais os mecanis*os *nunciativos podem se* a*alisados no quadro de </line>
<line> ** s*s*ema de rep**senta*ão formalizáv*l, c*mo um enc*deamento d* oper*ções do </line>
<line> qual ele é a marca (FRANCKEL; PAILLARD, 2011, p. 88). </line>
<line> Com *ss*, pode*os diz*r *ue a TOE p*ss*i, dentre outros pr*pósito*, * objetivo de </line>
<line> expl*c*r de qu* forma os enun*iados são p*oduzi*os. O inve*tigador terá que, a *art*r *e u* </line>
<line> dado enunci*d*, observa* como se dá sua estrutu*ação e, por meio dessa obs*rv*ção, *im*lar </line>
<line> a const*ução do me*mo a p*rtir dos traços nele d*ixa*os pelo sujeito enu*ci*dor. É, port*nt*, </line>
<line> 1Ce qui m\intéresse, ce sont *es act*vités de cognition, de représentat*on. Je n\appréhe*d* le *angage qu\autrav*rs </line>
<line> *es textes *on*és. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, *. 1*, *. 2, art. 7, p. 112-128, mar./abr. 2017 w*w4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
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<line> M. A. F. Lima, T. F. Silva </line>
<line> 116 </line>
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<line> car*ct*rística *essa teoria, dispensar grande en*oque à t*ori*ação da **ngu*gem enqu*n*o </line>
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<line> ativi*ad* pri*ordialmen*e relac*o*ad* ao s*jeito, não havend* nessa concepçã* </line>
<line> um a </line>
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<line> separação entre as for*a* de u*o da lín*ua e *s suj*itos que *tilizam *s*as formas; "trata-se </line>
<line> não de sujeito* qu* u*ili*am formas, mas de *ormas que mar*am * c*ns*roe* sua **es*nça, </line>
</par>
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<line> forma* </line>
<line> que *raçam a atividade d*s sujeitos. A presença do* *ujeitos n*o tem nada de </line>
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<line> he*ero***ea ou de t*an*cendente às formas: *la lhes * inerente" (D* VOG*É; FR*NC*EL; </line>
<line> PAIL*ARD, 2*11, p. 11). </line>
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<line> Acreditamo* que é somente pela ob*ervaçã* das fo*mas linguísticas, </line>
<line> cuj* produção </line>
</par>
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<line> resulta em enuncia*os, </line>
<line> que se p*de descrever e exp*icar a ativid*de d* lin*uag*m. As </line>
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<line> palavr** não possuem um *ignificado estático, es*e é atualiz**o a c*da ato en*nciativo; a*si*, </line>
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<line> nossa i*vestig*ção considera o sent*do que advém das *arcas *i**uí*tic*s dei**das </line>
<line> pelo </line>
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<line> sujeito *a pr**iferação dos enunciados, isto é, da lín*ua em uso. </line>
</par>
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<line> O </line>
<line> objetivo *ocal é, porta*to, de extra*r a invariânc*a *ubjacent* aos e**regos </line>
</par>
<par>
<line> *i*ersos *e um marcador. Evidentem*n*e, * ***udo d* marcador em sua </line>
<line> sin*ularid*de *ão é um objetivo da T*E: é a c*n*equência de uma metodolo*ia </line>
<line> *esquisa*a, q** vis* explicar os fatos em sua *ompl*x*dade (GOURNAY, 2006, p. </line>
<line> 16 - *raduç*o nos*a).2 </line>
<line> Logo, por m*i* de**a obs*rva*ão diferenciada, propomos um repensar *cerc* do </line>
</par>
<par>
<line> trabalho c*m verb* em sala de aula, </line>
<line> ** um *rabalho que pa*ta da observaçã* do </line>
</par>
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<line> funcionamento dessa cat*gori*, </line>
<line> *ara, por meio desse </line>
<line> funcionam*n*o, co*preen*er seu </line>
</par>
<par>
<line> processo gerador *e sentido*. </line>
</par>
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<line> Sabemos que, a princ**io, não há na *OE um viés teórico voltado diretamen*e </line>
<line> ao </line>
</par>
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<line> ensino, porém, como pesq*isadores da área, </line>
<line> entend*mos serem as metodolog*as cul*olianas </line>
</par>
<par>
<line> pert*n*n*** a es*e co*texto, po*endo, desde que devidamente adaptadas, se tornar r*le*antes </line>
<line> para o ensino de l*ng*a portuguesa. </line>
<line> É consensual qu* *o conte*** *s*olar p*u*o se *companha o pr**esso de el*boraçã*, </line>
</par>
<par>
<line> amadur*ci*ento e organiz*ção do pensamento do </line>
<line> alu*o. Nest* am*iente, a linguage* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> muitas *e*es rel*gada a segundo p*ano, havendo, quase sempre, um interess* volt*do ap*nas </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o p*oduto (resul*ados), </line>
<line> em d*tr*mento do processo. Co*o resultado disso, temos u* </line>
</par>
<par>
<line> ens**o engessado * des*onte*tu*l*z*do, e* q*e o trabalho c*m a linguagem * *ubsti*uíd* *elo </line>
<line> ensino d* língua, um* língua purista * formal, *istan*e de suas realidades de usos. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> L\**jectif lo*al est *lors d\ex*rair* l\*nvariance sous-jacente aux e*pl*** divers d\un marqueur. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *videmment, l\étude du *a*queur da*s sa sin*ulari*é *\*st *as un obj*ctif de *a TOE : c\est la c*nséq***ce </line>
<line> d\une *éthodologie fouil*ée, qui vi*e à expliquer le* faits *a** leur complexité. </line>
<line> *ev. FSA, *e*esina, v. 14, n. 2, art. *, p. 112-12*, mar./abr. 20*7 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> Proposta Reflexiv* para o Ensino de Língua Mate*na a Partir do Tr*balho c*m Verbo* </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> * foco do ensino, *oje, e*t* na repet*ção de </line>
<line> uma metalingua*e* previa*ente </line>
</par>
<par>
<line> *ef*nida pelo materi*l didático utiliza*o nas a*las. Dess* fo*ma, consideramos que o </line>
</par>
<par>
<line> a*rendiza*o </line>
<line> da l*n*ua mater*a pode *er m*is relevante se os próp*i*s a*rendizes </line>
</par>
<par>
<line> *orem *espon*áveis pela construção do *eu *onheciment* (R*ZEND*; WAMSER, </line>
<line> *01*, p. 2-3). </line>
<line> *ropomos uma aborda*em diferenciada e* que o aluno é es*imulado ao exerc*cio </line>
<line> intelectu*l, *riando autonom*a para const*uir *eu conheci*ento. **sa autonomia na </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz*gem pode se* dada a* *isce*te por meio de u* processo que C*lioli denomina </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atividade epil*nguística. Tal p*ocesso, nas palavras do próprio autor, é "uma </line>
<line> ati**dad* </line>
</par>
<par>
<line> *etalinguística não co*sc**nte d* todo sujeito e que se distingue, portanto, da </line>
<line> atividade </line>
</par>
<par>
<line> metalinguíst*ca *e*ibe*ada" (CULIOLI, 19*9, </line>
<line> *.74 - Traduç*o no*sa).3 Trata-se de um </line>
</par>
<par>
<line> raciocínio </line>
<line> pré-a*sertado, anterior à enunciaçã*. De aco*d* c*m Culioli, </line>
<line> p*ra </line>
<line> *preender </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ativida*e de linguag** passamo* p*r esse raci*cíni* </line>
<line> *ue, embora não esteja *o *ível do </line>
</par>
<par>
<line> dizível, tem como s*r ap*eendido por meio da língua (*ULIO*I, 2005). É *ma </line>
<line> ativ*dade </line>
</par>
<par>
<line> silenciosa que pode ser atrelada à manipulação da linguagem e </line>
<line> ao *stímulo do exercíc*o </line>
</par>
<par>
<line> intel*ct*al. Qua*t* *ai* o pr*fessor estimular o aluno a manipu*ar su* linguagem, *ais *st*r* </line>
<line> trabalhando com a atividade *pil*g*ís*ica. </line>
<line> T**os, *ssim, a propos*a de u** aborda*em dialó*ic* (o alun* dialoga com o outro e </line>
<line> co*s**o mesmo), na qual, de *m la*o, ele é o suj*ito principal e tem auton*mi* pa*a expressar </line>
</par>
<par>
<line> e desenvol*er sua cri*tividade n* </line>
<line> processo de </line>
<line> aprendizagem e, de o*tro, o *rofes*or </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *onvidado a ap**car tais *eto*ologias e rees*ruturar seu tra*alho no conte*to do en*ino </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> lí**ua matern*. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Prado e* al., "as *ti*i*ades *pi*inguísticas nas p*áticas **dáti*as </line>
</par>
<par>
<line> envo**em </line>
<line> o refaziment*, a r*esc*it*, a ree*abo*açã* e instiga * edu*ando a </line>
<line> exercer </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aut*correção" (PRAD*; PR*DO; NAKAMOTO, 201*, p. 01). Enfat*za-se, com isso, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i*portância de u* ensino que leve em c*nta as *tividades disc*rsivas do aluno, que o **ve a </line>
</par>
<par>
<line> man*pula* </line>
<line> *s enunciad*s de s*a lí*gua de *orma mais o* </line>
<line> men*s co*sciente, fazendo uma </line>
</par>
<par>
<line> *n*erc*laç** entr* o e*pír*co e o forma*. </line>
</par>
<par>
<line> Ess*s mani**laçõe* de enunciad*s, como *ráti*a **licada ao ensino, ***am a u* </line>
<line> exercíci* *e reflexão *obre a linguagem qu* não se *es*r*nge às o*o**ências </line>
<line> li*guística* regulares, * que vai além da exposição dos *odelo* no nível d* *íngua. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> in*enção é trabalhar c*m a pr*life*ação de </line>
<line> enunc*ad*s </line>
<line> observando a nat*reza </line>
</par>
<par>
<line> estável defo**ável da linguagem e *uas poss*veis m*dulações *nunciativas e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *iscursivas (ONO**E; BARROS, 2014, p. *21). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> É*i-**ngu*s*i**e, il *esi*** l\activité métal*nguistique non-conscie**e de tout sujet e* se distingue *onc </row>
</column>
</par>
<par>
<line> de l\ac*ivité m*talinguist*que délibérée. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 14, n. 2, **t. 7, p. 112-128, mar./abr. 2017 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. F. L**a, T. F. Sil*a </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> Com essa modula*ão dos níveis da língua, e*taremos no inte*so v*i e vem e*tre os </line>
<line> princípi*s ** invariânci* e os processos varian*es da linguagem. </line>
</par>
<par>
<line> Por se tratar de uma metodologia f*c*da no </line>
<line> desenvolv*mento das hab**i*ad*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> a**no, é importante que o p*of*ssor trabalhe com ocorrên*ias l*nguísticas *resent*s *os textos </line>
</par>
<par>
<line> (orais ou escritos) qu* es*es alunos pro*uz*m, *brindo </line>
<line> mã* dos textos pr**tos, </line>
<line> es**l*idos </line>
</par>
<par>
<line> previam*nte para um trabalho cris*a*iza*o com a **ngua. Há muita complexidade e </line>
<line> ab*ang*ncia p*r trá* dos fe**m*nos da linguagem, e as dúvidas que os alu*o* têm acerc* </line>
</par>
<par>
<line> desse *u*cioname*t* nem </line>
<line> sempr* são sanadas *ediante a *imples ap*esentação de </line>
<line> gêneros </line>
</par>
<par>
<line> *isc****vos esta*ilizados. </line>
</par>
<par>
<line> Rea*irm*mo* que, para que se trabal*e com a **todologia proposta pela TOE, "* </line>
</par>
<par>
<line> preciso considerar as op**ações d* lingua**m *e*culadas a cad* enuncia*ão. Ser* a*en*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ótica en**ciativa que, ao c*ns*derar o t*abalho do sujeito, permitirá *ue s* olhe p*r* o l*xico </line>
</par>
<par>
<line> sempre cont*x*ualizadam*nte, consider**do as re*ações li***ísticas no </line>
<line> us*" (J**ENT*, </line>
</par>
<par>
<line> *010, *. 32). </line>
</par>
<par>
<line> A relação entr* o e*pírico e o fo*mal nos estudo* da linguagem, tal como prop** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> TOE, aj*d* o pr*fe*sor a desvincular-se da ideia *o </line>
<line> aluno ideal, que produz e aprend* </line>
</par>
<par>
<line> c*nforme o e*perado, e qu* é avaliado pel* professor s** princípios de p*larizações "cert*", </line>
</par>
<par>
<line> "er*ado". D*fendemos a adoção de uma metod*l*gia de ensino que se fundamenta </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso ge*ador da lingua*e*, *m prol de um tra*al*o que f**o*eça o alun* a olhar p*ra essa </line>
</par>
<par>
<line> ati*idade, o**rar *o* os processos *ing*ís*icos. Nesse sentido, * *luno é provocado a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "pensar o seu pens*r" (REZENDE, 200*). "Trata-s*, po*tanto, de uma *tivi*ade geradora de </line>
</par>
<par>
<line> l*ng*agem que se pretende </line>
<line> ver trab*lhada n* ensino, o </line>
<line> que implica assumir </line>
<line> um a </line>
<line> dinâmica </line>
</par>
<par>
<column>
<row> ref*ex*va *e linguagem, diferentemente das práticas p*escritiva* e descr**ivas que predominam </row>
<row> nas at*vi*ades didática*" (O*OFRE; *OM*RO, 2013, p. 5*1). </row>
</column>
<par>
<line> 2 .2 </line>
<line> Um r*dimensionam*n*o dos conc**tos d* verbo e pol*ssemia </line>
<line> Nas *r*dicio*ais *bordagens grama*icais, o fen*meno da poli*sem*a é mostrado como </line>
</par>
<column>
<row> um processo estático, um* car*cterística intrínseca da natureza signifi*ante da lí*g*a que vai </row>
<row> *i*tribuin*o sobre cada v*cábulo seu* *entidos *r*prio*, inerentes e e*táticos. Essa *oncepçã* </row>
<row> parte da ideia de que existe *ara cada palavra u* val*r p*incipal e primeiro d* qual os *ut*os </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ão *esultantes. Na TOE </line>
<line> esse conce*t* é r*formula*o. Aprendemos, por meio d* obs*rva*ã* </line>
</par>
<par>
<line> do funcionam*nt* da língu*, que as u**dades nã* c*mportam um c*nteúdo semântico est**el, </line>
<line> nada é dad*, tudo é constru*do. </line>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 14, n. 2, art. 7, p. 112-128, *a*./abr. 20*7 ww*4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta R*flexi** par* o ***ino d* Lín*u* Mate*na a Partir do Trab*lho co* Verbos </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> O instável é, aqui, primeiro, e a esta*iliz*çã* só se estabelec* por mei* das </line>
<line> int*raç*es *a palavra com o meio t*xtual *ue a cerca, essas interações revelando, </line>
<line> s*gundo hipótese que sustenta a t*oria, **incípios regulares. À noção de p*lissemia </line>
<line> se substitui a de variações reguladas no s*io das interaç*es" (FRA*CKE*, 2011, *. </line>
<line> * 1 ). </line>
<line> S*gun** essa def*nição, não *á como determinar o sentido das unidades, se estas </line>
<line> estiver*m desvincula**s de u*a construção t*xtual, posto que é no enunciado e pe*o </line>
<line> enun**ado que ess*s sen*idos s**ão co*struídos. </line>
<line> Estudamo* a polissemia, *onsiderando que não existe se***do base ou se**ido puro, </line>
<line> pré-instalado em u*a *alavr*. Ao anali*ar *ma ocorrência linguíst*ca, o que devemos ter em </line>
<line> mente é que e*ta deve se* defi**da não por um sen*ido que lhe é inerente, mas pelo pa*el que </line>
<line> ela d*sempenha no cotext*4 investigado, o* se**, pela identida*e de sentido que é dado </line>
</par>
<par>
<line> *ocalm*nte à *alavr* no enunciado. Deve-se, por*a*to, observar as relaçõ*s existentes as e </line>
<line> implicações *e s*ntido que a d*sposiç*o das palavras causa *a c**strução. </line>
<line> A*si*, para nós, os *entid*s são diversos e só podem se* a*re*ndido* na* construçõe* </line>
<line> linguísticas, e nã* *a pa*a*ra solta, se* art*culação com * enunciado. O sentido n*o é e*terior </line>
<line> à líng*a, ele a*a*ece sempre engastado *as p*lavras. </line>
<line> A palavra desestabili*ada s* en*ontrará *stabilidad* e repousará so*re *lgu* sentido </line>
<line> fi*o q*a*do in*erida em um enunciado, isto é, q*an*o é e*gend*a*a em alg*m contexto. E*sa </line>
<line> estabi*ização é *a*a apenas lo**lmente, o que im*lica dizer que não p*demos atri*uir ** </line>
<line> sentido único e fixo a par*ir da obs**vação de u* ú*ic* cotext*, p*is o* sentidos são </line>
<line> su*cetíveis a alterações, conforme se alt*re o *nunciado em que o vocáb*** est* inse*ido. </line>
<line> Consideran*o *s l*xemas verbais, enfatizamos que há nestes, sent*d*s locais que se </line>
</par>
<par>
<line> desestabili*am a cada nov* situ*ção *nunciativa. Vejamos caso *e o o </line>
<line> ve*bo to*ar nos </line>
</par>
<par>
<line> se*uinte* exemplos: </line>
</par>
<par>
<line> (0 * ) </line>
<line> Tom** um fo*a </line>
</par>
<par>
<line> (0 2 ) </line>
<line> Tom*i *gu* </line>
</par>
<par>
<line> (0 * ) </line>
<line> Tomei *orag*m </line>
</par>
<par>
<line> (0 4 ) </line>
<line> T*mei o lugar </line>
</par>
<par>
<line> Por mais que **limit*s*emos diversa* acepçõe* possíveis p*ra esse ver*o, seria difícil </line>
<line> prever tod*s as pos*ibi*idades s*mânti*as *dvindas d*s cotextos em qu* este pode ser </line>
<line> utiliza*o, e nu*ca pode*íamos dar conta *essa amplitude com a mera *xposiç** de ex*mpl*s, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> O termo "cotext*" *qui utilizado designa o meio im*diato *o *ocábulo;a palavra situa** nos limites d* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> enunciado no qual se insere.Esse termo dife*e, portanto, ** concepção de "c*nt**to" que remete a um* dimensão </line>
<line> mais *b*an*en** qu* exce*e o e*unc*ado. </line>
<line> Rev. *SA, Te**sina PI, v. 1*, n. *, ar*. 7, p. 112-128, mar./a*r. 2*17 w*w4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. F. Lima, T. F. Silv* </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> como lis*am os l*vros e os dic*o*ários; é *a análise do enunc*a*o, no desenrolar dos u*o* que </line>
<line> os s*ntidos vã* se mostra*do, se **tab*li*and* l**almente e se deses*abilizando a cada *ovo </line>
<line> uso. A cada *ova cot*xtualizaç**, o sentido é atualizado, por*anto, *firm*mos qu* não h* uma </line>
<line> sedimentação d* s*ntido em que s* *ossa class*fi*á-lo. </line>
</par>
<par>
<line> A adoção </line>
<line> d*ssa *o*tur* *iante *o sentido das palavras na língua * importante p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> en*i*o, *ma vez que leva o *rof**so*, que por sua vez leva o aluno, a expa*dir sua reflexão, </line>
<line> *artindo dos uso* *ara, as*im, compreen*er * dinâmica de fu*cion*mento d* língua. Ela alia </line>
</par>
<par>
<line> a* es*udo </line>
<line> dos </line>
<line> verbos *m rep**sar </line>
<line> *cerca de*se proces*o ger**or, m*strando </line>
<line> como es*es se </line>
</par>
<par>
<line> articula* *o meio </line>
<line> text*al, a fim </line>
<line> de produzir a signific*ção. Is*o r*sult* num ensino *ue </line>
</par>
<par>
<line> e*trapola os m*ros exercíc*os de conjugação q*e não lev*m o alu*o o**ervar a língua em * </line>
<line> se* *esdo*ramento nas si**ações comuni*acionais. </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, p*demos *firmar q*e entendemo* o sentido *omo "produ*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> materia*idad* ve*bal, i.*. das rel*çõe* *ue a *n*da*e lexical *ntr*tém com os enu*ciados nos </line>
</par>
<par>
<line> quais se insere e ajuda a const*uir" (R*MERO; TRAUZZOLA, 2014, p. </line>
<line> 240). Assi*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> se***do marca o tér*ino do processo de significação, sendo a polissemia, nesse jo*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atuação, "* soma *nsti*u*io*alizada desse* valores co*textu**s semp*e inst*ntân*os, aptos a se </line>
<line> enriquecer e a *esap*recer, se* *ermanência, sem valor *onst*nte" (BENVEN*ST*, 2006, p. </line>
<line> 232). </line>
<line> Apesar de nã* defendermos * ide*a da e*tabilidade semân*i*a, postulamos a existê*cia </line>
</par>
<par>
<line> d* estabiliza*ão do </line>
<line> sentido. "* *stabilização do sentido s**ten*a que a iden*ida*e semânt*ca </line>
</par>
<par>
<line> da unida*e lexical deve *e* buscad* no </line>
<line> *róprio desenr*lar </line>
<line> *o </line>
<line> p*o*es*o signific*tivo, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> in*er*ção *erifi*ad* e*tre a </line>
<line> unidade e seu(s) contexto(s)" (ROMERO; *RA**ZOL*, 2*14, </line>
</par>
<par>
<line> p. 240). Isso nos p*rmite ent*nder a u*idade linguística como eminentemente vari*vel </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> deformável, qu* tem sua função esp*cífica det*r*ina*a *penas por meio d* *nun*ia*o, is*o é, </line>
<line> das intera*ões *otextu**s da qua* *a*ticipa. </line>
</par>
<par>
<line> Esse modo de refletir e atuar perante a língua **ssibilita </line>
<line> *m tra*alho di*âmico em </line>
</par>
<par>
<line> que, en*re o proce*so *e co**trução e *esconst**ção de enunciados, se procura *ompreender o </line>
<line> func*onamento da linguag*m. In*e*izmente, * ensino na disciplina de Portu**ê* e obvi*ment* </line>
</par>
<par>
<line> * trabalho *om ve*bos </line>
<line> ainda é paut*** so* a </line>
<line> égide *e u*a gram*tica caduca, qu* </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> c**sidera o *uncionamento *a lí**ua. T*d* o co*hecimento transmitido ao aluno é *aut*do *a </line>
</par>
<par>
<line> "i*entifi**ç** </line>
<line> d* classes gramati*ais previamente *i***a*, d*finiçõ*s morfo*sintáticas </line>
</par>
<par>
<line> inques*ionáveis, dis*in*ões nas quais léxicos, morfologi*, sintaxe e semântica *ouco ou nada </line>
<line> dia*o*am *ntre si" (ROMER*; VÓVIO, 2011, p. 79). </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 14, n. 2, a*t. 7, p. 112-12*, *ar./abr. 2017 www*.f*anet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pr**o*ta Reflexiv* para o Ensi*o de *í*gu* Materna a **rtir do *rabalho *om *erbos </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> De a*ordo com *rav*gli*, no ensin* da educação </line>
<line> básica, o estu*o do verbo é" </line>
</par>
<par>
<line> *redominante*en*e teóri*o e voltado qua*e excl*sivam*nt* </line>
<line> pa*a as fo*mas (flex**, </line>
</par>
<par>
<line> identif*cação e deno*inação), pois o trabalho c*m a *ignific*ção é r*ro. O en*ino </line>
</par>
<par>
<line> *redomina*tem*nte teóric* sob*e ver*o *ão t*m **do *eito * </line>
<line> d* *odo * ensinar a </line>
<line> **ns*r" </line>
</par>
<par>
<line> (TRAVAGLIA, </line>
<line> 2007, </line>
<line> p. </line>
<line> 16*). </line>
<line> R*fletind* </line>
<line> *obre </line>
<line> e*sa </line>
<line> rea**dade, </line>
<line> propomos </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> red*mensionam*nto no trab*lho com lexemas *erb**s, numa atuação em que se deixa de lado </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> c**cepções crista*izada* da gramá*ica em seus </line>
<line> o*soletos métodos de conju**ç*o, e se </line>
</par>
<par>
<line> adot* um ensino que *eva o aluno a re*letir, * olhar para o </line>
<line> verbo em *eu func*o*ame*to </line>
</par>
<par>
<line> dinâmico, em seu proce*so d* form*ção de se*tido *o se*o do e*unciado, nas part*cularidades </line>
<line> d*s oco*rências obse*v*das *o processo co*un*cacional. </line>
<line> 3 ANÁL*SE E DI**U**ÕES </line>
<line> 3.1 Reflexões pa*a o ensino de língu* </line>
<line> Trab*lhar *om verbo sob a perspect*va da *eoria das Operações En*nciativas impli*a </line>
<line> *espir-se da *dei*, ampla*ent* difundi*a, de "carac*erização fundame*tada em uma categoria </line>
<line> co*niti*a supostamente p*é-estabelecida, ou em *onsideraçõ*s *ogniti*as qu* não tenh*m em </line>
</par>
<par>
<line> co*ta a </line>
<line> observaç*o das fo*mas </line>
<line> ling*ísticas" </line>
<line> (DE VOGÜÉ, 2*11, 27*). Desse *odo, não p. </line>
</par>
<par>
<line> "sabemos, * priori, o que é u** causa, um ato ou um e*tado e rejeitamos cons*dera* est* ou </line>
<line> aquela categoria de verbos como expressão destas ou de outras c*tegori*s defini*a* de modo </line>
</par>
<par>
<line> independente" </line>
<line> (DE *OG*É, 2011, p. *77). Essa* confi*u*ações s** </line>
<line> expressas e p*rcebidas </line>
</par>
<par>
<line> *o*ente </line>
<line> no p*ano do dizível, *aquilo que é construíd* </line>
<line> *el*s f*rmas </line>
<line> linguíst**as. Assim, os </line>
</par>
<par>
<line> tex*os enun*iad*s e </line>
<line> anal*sados </line>
<line> em sala de aula repr*sen*arão *s *ados </line>
<line> *m *ua *ariação </line>
</par>
<par>
<line> intrín*eca, o empírico de que o doc**te </line>
<line> *i s p õe </line>
<line> par* explo*ar, m*nsurar e expli*ar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fu*cionam*nto *os </line>
<line> le*emas verbai*. É b*m mais pro*íc*o para </line>
<line> o t*abalho d* docen*e </line>
</par>
<par>
<line> ap*esentar par* aná*ise e *e*lexão do aluno textos e enuncia*os produzidos por ele *m se* dia </line>
<line> a dia. </line>
<line> Pergu*tas como: qual seria o papel *o v*rbo na construção de s*gnificação desse </line>
<line> e*unciado? ou ainda, o *u* me autoriza o *so *esses comple*en*os e o que me de*a*to*iza * </line>
<line> u** da*ueles? s*o cru*iais e devem sempre nortear o t*ab*lho com ve*bo* em sala de aula. </line>
<line> Usar***s, * *im de *l*strar e*se *xercí*io de *eflexão, enun**ad*s c** o v*rbo tomar, que *oi </line>
<line> es*ol*ido po* nós, por seu amplo uso *m situaçõ*s formais e inf*rmais da língua. </line>
<line> (0 5 ) *omei um n*o. </line>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 14, n. 2, art. 7, p. 112-128, mar./abr. 2*17 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. F. *ima, T. *. S*lva </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> (0 6 ) </line>
<line> To*ei uma m*lta. </line>
</par>
<par>
<line> (0 7 ) </line>
<line> *omei *ma advertê**ia. </line>
</par>
<par>
<line> (0 8 ) </line>
<line> Tomei um susto! </line>
</par>
<par>
<line> Ob*ervamos que na* constru*ões mostradas o ver*o assinala uma situação enun*iativa </line>
<line> e* q*e * sujeito fo* sur*reen*ido por algo. * uso do ver*o *elimita um aconte*imento que, </line>
<line> po* não se* esperado, assus*a, surp*ee*d*. A n*tur**a ** sentido de toma* nessas constru*ões </line>
<line> é ev*denciad* q**ndo temos enunciados do t*po tomei um beijo que, ape*ar de n*o c*nfigurar </line>
<line> expressão recorrente e comum no uso, pode ser emp*e*ada para r*tra*ar u* sujei*o *ue *oi </line>
<line> surp*eendido por um ato inesp*rad*. Se se **nsidera o u*o des*a ex*res*ão nesse cenár*o, ela </line>
<line> passa a ser per*e*tamente possível e aceitáv*l na língua. V*jamos. </line>
</par>
<par>
<line> (0 9 ) </line>
<line> *o**i um be*jo do *ardal, que dor! 5 </line>
</par>
<par>
<line> Por o*tro l**o, se cons***ramos que um* exp*essão do tip* tomei um sim não é us*al </line>
<line> na língua, embora receb*r um "sim" como respos*a *ossa, em algumas situaçõe*, representar </line>
<line> al*o ine*per*do, pens*mos que nessa re*ação o verbo marca,na grand* *a*o*i* dos casos, um* </line>
<line> surp***a neg*tiva, não *esejad* pelo s*jeit*, o suj*i*o é, n*sse *ogo de atuação, um "X" </line>
</par>
<par>
<line> paciente da ação **rbal praticada ou desenc**eada por </line>
<line> um "Y". Os enunciados abaixo </line>
</par>
<par>
<line> mostram bem essa relação * Y: </line>
</par>
<par>
<line> (* 0 ) </line>
<line> To*ei um choque. </line>
</par>
<par>
<line> (1 1 ) </line>
<line> Tomei um murro. </line>
</par>
<par>
<line> (1 * ) </line>
<line> Tomei uma ra*teir*. </line>
</par>
<par>
<line> Consi*er**os </line>
<line> aind* outras r*laç*es e *utros efei*os *e sentido assu**do por esse </line>
</par>
<par>
<line> verb* nos usos: </line>
</par>
<par>
<line> (1 3 ) </line>
<line> Tomei sol. </line>
</par>
<par>
<line> (1 4 ) </line>
<line> Tomei chu*a. </line>
</par>
<par>
<line> (1 5 ) </line>
<line> Tomei *anho. </line>
</par>
<par>
<line> Imaginando os cen*rios *m *** tais enunciados po*em ser pr*feridos, *ercebemo* qu* </line>
</par>
<par>
<line> sempre q*e diz*mos tomei </line>
<line> sol, to*ei chuva ou tomei banho, t*mos a r*presen*aç*o d* um </line>
</par>
<par>
<line> suj*ito q*e rece*e sobre sua pele a *ncidência *o* raios ou os resping** da água da chuva ou </line>
<line> do chuveiro, isto é, h* *m en*olvimento, *m c**tato da pele q*e é molh**a por um líquido (a </line>
<line> água) ou qu* é **snada pel* sol. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Exem*lo utiliza*o *omo título de um vídeo postado no youtu*e. No vídeo, um rapaz, ao limp*r um </row>
</column>
</par>
<par>
<line> p*rdal suj* ** cola, * surpreendido por uma bicada *o páss*ro em sua boca. Disponível em: </line>
<line> <https://ww*.youtube.com/watch?v=V3*wUQ-IpJU>. **esso em: 15 set. 2015. </line>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. *4, n. 2, art. 7, p. 112-128, mar./abr. 2017 www4.fsan*t.**m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Prop*s** Ref*exiva para * Ensi*o de Língua Materna a Partir d* Trabalh* co* *er*os </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *ara que entendamos melhor o p*ocesso de c**st*ução de s*ntido em torno *esses </row>
<row> *nu*ciados, co*t*apomo-los *o* e*emplos que *ão são utilizados na lí**ua: </row>
</column>
<par>
<line> (1 * ) </line>
<line> Fui ao sol e tomei calor*. </line>
</par>
<par>
<line> (1 * ) </line>
<line> Sa* para fora e **m*i ne***.6 </line>
</par>
<column>
<row> * part*r do* exemp*o* acima, lançamos as perg*ntas: porqu* não *s*mos const*uçõe* </row>
<row> como as elen*adas em 16 * 17? O que me de*au*oriza dizer tomei calor e to*ei neve? </row>
<row> R**pondemos a ess*s *erguntas mostrando o f*ncionam**to do verbo empr*gado. Em </row>
<row> exemplos anteriores, o verb* tomar con*ocou a **istênci* de um su*eito *, a**o de algo </row>
<row> externo *ue lh* ati*ge: t*mei sol, tome* c*u*a, tomei banho, tomei *ma chu**i*ada, etc. </row>
<row> Conforme ressaltamos, quando dizemos tomei *ol, temos in*tau*ada a cena enunc*a*iva ** um </row>
<row> *u*eito q*e recebe sobre seu corpo ra*os solar, porém, ao dizer tomei ca*or, fug*mos desse </row>
<row> *a**ã* de *u*c*onamento, uma vez que cal** não * o que i*cide dir*tamente so*re o suj*ito, </row>
<row> nã* configura alg* externo que atinge algué*, o calor é, *a verd*de, a resposta que o *orpo dá </row>
<row> à rece*ção do *o*: tomei *ol e, ***o consequênci*, senti calor. </row>
<row> *lgo semelh*nte ocorre quando co*trapomo* as expre*sões tomei chuva e *omei neve. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A chuva </line>
<line> é </line>
<line> repre*ent*da pela água q*e mol*a </line>
<line> que envo*ve * su*ei*o. Quando alguém toma </line>
</par>
<par>
<line> chuva, r*cebe di*etamente e*sa subst*ncia sobre s*u corpo, uma v*z que </line>
<line> este é molhado, </line>
</par>
<par>
<line> lav*do pela água. Com * neve, *o entanto, n*o acontece a m*sma co*sa, a n*tureza do e**ado </line>
</par>
<par>
<line> s ó* i do da </line>
<line> neve *ão permi*e q** haja um *ontato c*m a pele, po* isso dizemos to**i </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> chuva, mas não di**mos tomei uma neve. Nessa relação, * suje*to prec*sa receb*r diret*me**e </line>
<line> sobr* si a substânc*a *m q*es**o, isto é, precisa ser en*ol*ido pelo *enômeno, *er a aparê*cia </line>
<line> do seu *orpo ou da sua peleser alterada: de enxuta a *olhada, d* *ntacta a tisnada. N*s c*sos </line>
<line> em que n*o há essa *elação, * uso d* verbo tomar se f*z in**mum o* não *su*l no p**tuguês. </line>
</par>
<par>
<line> Considerando </line>
<line> **nda outros funcioname*tos, desta*amos * *roxi*idade q** o ve*bo </line>
</par>
<par>
<line> tomar tem com a ideia de d**lutir, ingerir. Ne*sa c*nfi*ura*ão semântica temos várias </line>
<line> possibil*dades, dent** as quais, des*acamo*: </line>
</par>
<par>
<line> (* 8 ) </line>
<line> T*me* **á. </line>
</par>
<par>
<line> (1 9 ) </line>
<line> Tomei c*fé. </line>
</par>
<par>
<line> (2 * ) </line>
<line> Tomei água. </line>
</par>
<par>
<line> (2 1 ) </line>
<line> Tomei *m *aldo. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> Os asteriscos **ram *tili**dos pa*a demar*a* expressões não usuais na lí**ua. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. 7, p. 112-12*, *ar./*br. *017 </line>
<line> ww*4.fsa*e*.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. F. *ima, *. F. Silv* </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> Nos exemp*o* supra*itad*s, é evidente a r**ação do ve*bo com o sen*ido "ingest*o de </line>
<line> alimento* líquid*s", porém, não pod*mo* diz*r que só utilizamos tom*r numa assoc**ção com </line>
<line> alimen*** dessa natureza, vej*mos: </line>
<line> (2 2 ) Nã* gosto de janta*, * noite, pre*i*o *o*ar um la*c*e. </line>
<line> A expr*s*ão "tom*r um l*nche", em 22, não marc* nec**saria*ente a ingest*o de um </line>
</par>
<par>
<line> alimento líquido. Podem*s incluir perfeitament* ne*se lanche um sanduíc*e, </line>
<line> um cach**ro </line>
</par>
<par>
<line> qu**te, e ainda ass*m afirmar: "*ome* </line>
<line> um lanc*e". Envoltos ne*sa l*nha d* *a*iocínio *os </line>
</par>
<par>
<line> p*rgun*amos: por que, en*ão, não posso </line>
<line> dizer "tomei uma j*nta"?*ara r*sponde* essa a </line>
</par>
<par>
<line> indagaçã* partimos, *nicia*mente, da id*ia de que qu**do *f*rmam*s "não gost* d* jan*ar, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> n*ite, pref*r* tomar *m la*che" é como se tivéssemo* fazendo *ma divisão em que </line>
<line> co*ocamos, de *m *ado, o que seriam a* *efe*çõe* diárias ma*s co*pleta*, que são comument* </line>
<line> preparadas para serem consumi*as no almoço e na ja*ta, e, de outro lado, refeições que não </line>
<line> envolvem o car*ápio * a varie*ade de alimen*os *ípicos do almoço e d* janta, * o caso do café </line>
</par>
<par>
<line> da manhã e ** um la*che que pode sub*tituir um jant*r, *or exem*lo. Assim, posso </line>
<line> diz*r </line>
</par>
<par>
<line> to*ar café da manhã, to*ar um la*che, para caracterizar essa refeiç*o </line>
<line> que exclui </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> **imentos t*pic*s de um almoç* de uma janta convenc*o**is, mas n*o poss* * </line>
<line> dizer *to*ar </line>
</par>
<par>
<line> um almo*o ou a**da, *t*mar uma ja*ta, **ra caracterizar essa* duas *efeições do dia. </line>
</par>
<par>
<line> Explo*ados ess*s enunc*ado*, podemos dizer que o v**bo *anifestou </line>
<line> as seguintes </line>
</par>
<par>
<line> relações com o sujeito ou com os termos co* os quais se rel*cionou: </line>
</par>
<par>
<line> Dado o verbo tom*r, temos: </line>
</par>
<par>
<line> I. </line>
<line> Um *ujeito X que é su*pre*nd*do por uma aç*o externa. </line>
</par>
<par>
<line> II. </line>
<line> Um sujeito X que recebe sobre si </line>
<line> uma *ubstância Y que altera seu aspecto </line>
</par>
<par>
<line> **icial. </line>
</par>
<par>
<line> III. </line>
<line> Um al**ent* *ua*quer qu*, dissociado do qu*dr* de re**iç*es típicas *o </line>
</par>
<par>
<line> almoço * *a jan*a, co*p*e *s re*ei*ões de *m i*d*víduo. </line>
</par>
<par>
<line> *o observar enunciados em que o ver*o tomar apar*ce, pude*os </line>
<line> perceber * </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> permi*e ou </line>
<line> delimita o seu uso, isto é, "o *ue *az com </line>
<line> que dete*min*dos *m*re**s sejam </line>
</par>
<par>
<line> m*no* aceitáve*s do que *utros" (RO*ERO; TRAUZZOL*, 2014, p. 24*), e assim, </line>
</par>
<par>
<line> c*n*eguimos ante*er a natureza co*stitu**va desse </line>
<line> vo*ábulo e* variados contextos </line>
</par>
<par>
<line> enunc*a*i*a. Por ex*mplo, dize* "tomei um susto" é mai* *ce*tável *ue *i*er "tomei um </line>
</par>
<par>
<line> medo"; a*ir*ar "tom**os a r*fe*ção" é ma*s usual que "t*mam** a comida", </line>
<line> quando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*ntido preten*ido é * de i**erir alimen*os; são es*a* ma*ipulaçõ*s e *a*afrasa*ens que n*s </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 1*, n. 2, art. 7, p. 112-128, mar./abr. 2017 www4.f*ane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pr*po*t* Reflex*v* pa*a o En*ino de *íngua Materna a Partir do Trabalho com Verbos </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> levam a ant*v*r dete*minados *sos ou inade*uações d*s lexemas e Ed esse modo que o al**o </line>
<line> const*uirá su*s hipótese* * *e*letirá *obre a língu* em seu *uncionamento. </line>
<line> *ercebemo* que não há estaticida*e no funci*n*mento desse vocábulo, não * possível </line>
</par>
<par>
<line> e*caix*-lo em categorias fixas, po*s ser* ape*as *o plano </line>
<line> do dizível e nas construções </line>
</par>
<par>
<column>
<row> lingu*sticas q** es*as característi*as irã* se mostrar. *ssim, p*r *ais que tomar apare*a </row>
<row> com*mente ex*ress*ndo *ma ação, como no* *nun*ia*os a*aixo: </row>
</column>
<par>
<line> (2 * ) </line>
<line> A juí*a t*mou * depo*mento do réu. </line>
</par>
<par>
<line> (2 4 ) </line>
<line> Carla t**ou o brinquedo de seu i*mão. </line>
</par>
<par>
<line> (2 5 ) </line>
<line> *omam*s todas ont** a noite. </line>
</par>
</par>
<par>
<line> E*sa c*r**terí*tica não é *i*a** prior*, ela é **ena* loc*l, instância que s* faz e se a </line>
<line> d*sfaz a c*d* ato com*nic*tivo. Oco*r*ncias como: </line>
<line> (2 * ) *oma! Bem fe*t*! </line>
<line> Mo*tra* que, nessa atuação, o sujeito d* a*ão *er*al não * tipicam*nte *gentivo, nem </line>
<line> pass*vo, tampo*co estam*s diante de um *erbo *e a*ão, estamos sim di*nte de um vocábulo </line>
<line> **e, as*im como todos os outros da lí*gu*, *stá e* pleno funcionamento, ten*o, po**anto, seu </line>
<line> sentido c*nstruído e desco*struído a cada *ovo enunci*do. </line>
</par>
<par>
<line> Evi*entem**te o </line>
<line> verbo *omar tem muitas *utr*s possibi*ida**s de **ntidos não </line>
</par>
<par>
<line> explic*tadas a*ui, m*itos out*os </line>
<line> exe*p*os de co** ** abstrair a nat*reza fun*iona* d*sse </line>
</par>
<par>
<line> lex**a </line>
<line> a </line>
<line> par*ir das </line>
<line> ob*ervações do uso poderiam ser dados, porém, o* que aqu* ilu*tr**o* </line>
</par>
<par>
<line> servem para mostra* c*mo podemos trabalhar com essa categoria focando, inicialmente, suas </line>
</par>
<par>
<line> co*stru*õ*s </line>
<line> *e senti** p*ra, poste*io*me*t*, a*alisarmos *utros fatores como aspecto, </line>
</par>
<par>
<line> modalidade, tempo, etc. *ropomo* q*e se parta do sentido par*, posteriorme*te, l**a* o aluno </line>
<line> a co*pre*nder outros a**ecto* i*erentes a essa ca**g*r*a. </line>
</par>
<par>
<line> Con*orme já afirmamos *nteri*rmente, é </line>
<line> impo*sív*l um ensi*o efeti*o de Língua </line>
</par>
<par>
<line> *ortugu*sa por me*o da mera exposição de conceit*s e cl*ssificações; *s **ases e *onstruções </line>
<line> traz*das nos exerc*cios dos livros didático* não *ão conta da dinam*cid*de *o funcio*amento </line>
<line> linguís*ico, são no*or*ame*te limita*as * nã* levam o aluno a constru*r se* conh*ciment* p*r </line>
</par>
<par>
<line> meio de observações empí*icas, ref*ex*es e i*f*rências. Ensina* ao aluno q*e verbo é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pala*ra qu* indica </line>
<line> ação, estado, m*dança de </line>
<line> estad* e fenômenos *a natur*za em nada </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ajuda*á a raci*cina* e a refle*ir *obre * sentido, os us** * aplicabili*ades d*sses le*emas em </line>
<line> nos*os textos (falados e e*crit*s). </line>
</par>
<par>
<line> A ut**ização do *erbo *omarem nossos exemplos *eve </line>
<line> *penas o in*u*to did*tic* d* </line>
</par>
<par>
<line> ex*licit*r ocorrências co*u*s em nossas </line>
<line> intera*ões </line>
<line> co*unicacionais; obviamen*e, es*a </line>
</par>
<par>
<line> reflexã* não se *imita a*enas ao uso *esse verb*, mas se est*nde ao trabal*o em sala de aula </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 2, *rt. 7, p. 112-128, m*r./abr. 2017 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. F. Lima, T. F. Silva </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> com os v*rbos em geral. Nossa propos*a parte de uma base constr*tivista em que aluno o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ag*nte-construto* d* seu conheci*e**o sobre a língua, uma lí*gua que e*e conhece e domin* </line>
</par>
<par>
<line> b*m, e q**, portant*, tem * capacid*de </line>
<line> de refletir, obse*var, inferir e *ir*r co**lus*e* </line>
</par>
<par>
<line> p*l***eis de seu fun**oname*t* empírico. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CON*LUSÃO </line>
</par>
<par>
<line> C*nfor*e aludido n* t*xt* *e *omero e Tr*uzzola (20*4), * e*ercí*io de *bs*rvaçã* </line>
</par>
<par>
<line> que par*e do f**cio*amento permite-no* *h*ga* *o dinamismo *pe*ató**o </line>
<line> d* *ada </line>
<line> lexema </line>
</par>
<par>
<line> verb*l e ajuda-nos a *o*pr*ende* co*o o v*rbo se relacion* com o* termo* q*e *on*oca para </line>
</par>
<par>
<line> se e*unciar. Com esse raciocínio, c*nse*uimos ver, de mo*o bas*ante direto, as </line>
</par>
<par>
<line> determinações es*ecífi*as da cat*go*ia verbal, as cenas enun*ia*ivas em que ela se pre*igura, </line>
</par>
<par>
<line> bem com* </line>
<line> seu dinamismo de funci*nament* n* língua. Nesse exercí*io, o próprio a*u*o </line>
</par>
<par>
<line> man*pula os enunci*dos </line>
<line> usa**s por *le * chega às s*as *rópr*a* con*lu*ões acerca do </line>
</par>
<par>
<line> fe*ô*en* </line>
<line> *studado, **mpr**ndendo não som*nte as es*ab**izaçõe* semân*icas d* </line>
<line> cada </line>
</par>
<par>
<line> vocábulo, como também seu processo gerador de sentido. </line>
<line> V*le *ess***ar, ain*a, que não tivemos a p*e**upaç*o *e *anipul*r oc*rrência* tidas </line>
</par>
<par>
<line> como gramaticalme*t* c*rr*tas, nossa </line>
<line> p*eocupação centrou-se ** ref*e*ir so*re </line>
<line> en*nciado* </line>
</par>
<par>
<line> com re*orrências nos </line>
<line> usos, destac*n*o as dif*rent*s possibil*dad*s de *ent*dos </line>
<line> que estes </line>
</par>
<par>
<line> *pr*sen*am confor*e se var*a o *otexto em que e*tão inseridos. </line>
<line> A*reditamos se* *nfrutífero o *rabalho que simplesmente leva o aluno a classifica* * </line>
<line> tempo, o modo e a conjugação d* um ve*bo. * preciso q*e o discente com*reenda o pro*esso </line>
</par>
<par>
<line> gerador *e sentido dessa categoria, qu* reflita, *onst*ua e desconstrua, que pr*cure </line>
<line> antever </line>
</par>
<par>
<line> s**uações e u*os a **m de chegar ** invariâncias e par*icularidad*s de f*ncio*amen*o de cada </line>
</par>
<par>
<line> lexe*a. *e*se p*oce*so, o aluno alça*o à con*ição de co-p*rtícipe, de fa*ante at*vo que é </line>
</par>
<par>
<line> integra *ssas c**struções, na medida em que o**er*a, manip*la * ident*fica os limites </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atu*ção e de sentido das pala*ras *a lín*ua. </line>
</par>
<par>
<line> REFE*ÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> BENVENISTE, E. Prob*em*s *e *inguística geral II. In:______. A forma e o sen*ido n* </line>
<line> l*nguagem. *. ed. Ca*pinas, SP: Pontes Edit*res, 200*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. *, a*t. 7, *. *12-128, ma*./abr. 2017 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proposta Reflex**a *ara o Ensino de Língua Materna a Partir *o Trabalho *om Verbos </line>
<line> 127 </line>
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<line> B*ASIL. Secretari* da *ducação Fu*damenta*. Parâm*tros cur*i**lar*s nacionais: </line>
<line> língu* por*uguesa. Brasíli*: *EC/SEF, 1998. </line>
<line> CULIOLI, A. Notes *u se***aire d* D.*.A. Université de Par*s 7, 198*. </line>
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<line> ______. Pour u*e linguistique de </line>
<line> l\énonciation: Formalisation et opérations de repér**e. </line>
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<line> 2*05. </line>
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<line> DE VOGÜÉ, *. </line>
<line> Os pr*ncípios organi*adores da </line>
<line> variedade </line>
<line> das construções verba*s. R*VEL, </line>
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<line> *. 9, n. 16, p. 276-315, 2011. </line>
<line> ______. *RAN**EL, J.; *AILARD, D. In: DE V*GÜÉ, S*rah. et al. (orgs). Li*guage* e </line>
<line> enunciação: represent**ão, re*erenc*ação e reg*laçã*. São Pau*o: Contexto, 2011. </line>
<line> FRANCKE*, *. Refer*ncia, referenciação * valore* refe*enciai*. In: DE VOGÜÉ, Sarah. et </line>
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<line> (orgs). Lingua*em e </line>
<line> enunciação: </line>
<line> repres*nta*ão, </line>
<line> re*erenciaçã* regul*ção. São Paulo: e </line>
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<line> Contex*o, 2011. </line>
<line> ______; PAILLARD, D. **pec*** da teoria de Antoine Culioli. In: DE VOG*É, Sarah. et </line>
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<line> al . </line>
<line> (or*s). Linguage* e </line>
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<line> M. A. F. Lima </line>
<line> T. F. Silva </line>
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<line> *) concep*ão e planejamento. </line>
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<line> 2) análise e int*rpret*ção dos dados. </line>
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<line> 3) elabor*ç*o do *ascunho ou na re*isão crítica do co*teúdo. </line>
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<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
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