<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 7, *. 112-128, mar./abr. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.2.7
</line>
</par><par>
<line>
Proposta Reflexiva para o En*ino de L*ngua Materna a Partir do Trabalh* c*m Verbos
</line>
<line>
R*fl*xive P**posal for Moth** Language Te*ching from W*rk Wi*h *erbs
</line>
</par><par>
<line>
Mari* Auxiliadora **rrei*a Lima
</line>
<line>
Dou*ora *m Ling*í*tica e L*ngua Portuguesa pel* Un*versidade Esta***l Júlio de *esquita Filho
</line>
<line>
P*ofessora *a Universid*de Federal do Pia*í
</line>
<line>
E*ail: dora.fl@uol.c*m.br
</line>
<line>
Tarci*an* Fernand** da Silv*
</line>
<line>
Do*torado em Li*g**stica pe*a Universidade F*d*ral de São *arlos
</line>
<line>
Mestr*do em Letras pela U*ive*sidade Feder*l do *ia*í
</line>
<line>
Pro*essora da *ni*e*sidade Es*adu*l do Piauí
</line>
<line>
ferd*ilva2@yahoo.com.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Mar*a Auxiliadora F*r*e*r* Li*a
</line>
<line>
Edi*or C**ntífico: Tonny Ke*l*y de A*encar Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Cam**s *niversitário Ministro *etrôn*o *ortella, s/*,
</line>
</par><par>
<line>
*a*rro: *ninga Ce*: 64049 - 550 T**esina/Pi*uí. Bras*l.
</line>
<line>
Artigo r*cebi*o em 03/01/2*17. Últim* versã*
</line>
<line>
recebida ** 23/01/2017. *provado em 24/0*/201*.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Tarcilane Fe*n*ndes da *ilva
</line>
</par><par>
<line>
Ca**os Uni*ersitário Ministro P*trôni* *ortella, s/n,
</line>
<line>
Avaliado pelo *istema T*iple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
*airro: *n*nga Cep: 64*49 - 550 Ter*sin*/P*auí. *rasil.
</line>
<line>
pelo Ed*tor-Chefe; e b) Double Bl*nd Review
</line>
<line>
(*val*a*ão ceg* por dois avaliadore* da área).
</line>
<line>
Rev*sã*: *ramati*al, Nor*ativa * d* Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta Re*lex*va para o Ensino *e Língua Materna * P**ti* do Trabal*o com Verbos
</line>
<line>
*13
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O traba*ho com verb*s no ensino
</line>
<line>
de Língua Portugu*sa *em *e resumido a lições maçantes
</line>
</par><par>
<line>
*ue não *esa*iam o aluno, tampouco o leva* a refletir *obr* sua língu*. Resume-se toda a
</line>
</par><par>
<line>
amplitude de f*ncioname**o
</line>
<line>
dos lexemas verbais a ativid*d** qu*, quase se**re, g*ra* e*
</line>
</par><par>
<line>
*orno dos m*smos p*ntos: con*ugação, temp* e *odo. Fun*amentados na metodologi*
</line>
<line>
a*r*sentada por *ntoine Culioli, *m **a *e**ia das Operaç*es Enunciativas, d*ra*ante, *OE,
</line>
</par><par>
<line>
exemp*ificarem*s, por me*o do verbo "tomar", como é possível trabal**r verbos
</line>
<line>
em sala *e
</line>
</par><par>
<line>
aula numa perspectiva d*f*renciad*, que leva o *l*n* a refletir sobre sua língua e a *ensar o
</line>
<line>
s*u *ensar. Nessa esfera, o *rofess*r * convidado a redimension*r su* prática, a e*tr*polar os
</line>
</par><par>
<line>
me*os exercíc*os de cl*s*if**açã*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*o**ugação *ue n*o **nte*pla* a *iver*idad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
complexi*a** da líng*a em us*.
</line>
</par><par>
<line>
Palavr**-c*ave: Ensino *e Língua Portuguesa. Lexe*as Verbais. Teoria Das Operações
</line>
<line>
En*nciativas.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Workin* with verbs in Portuguese Languag* teach*ng has been summarize* to dull le*son*
</line>
<line>
that d* n*t cha*lenge the student, nor l**d hi* to reflect *n his languag*. It sums up the entire
</line>
<line>
operating range o* *erbal lexemes to a*tivities that almos* alway* revolve around th* same
</line>
<line>
points: conjugation, time *nd mode. *ase* on the methodology pre*ented b* Antoine Cu*ioli
</line>
<line>
in his *heor* of En*nciat*ve Operations hencefo*th TEO, we will exemp*if*, through the v*rb
</line>
<line>
"tomar" how is it pos*ible to deal *ith verbs in th* classroom in a *ifferent perspect**e, which
</line>
<line>
leads *he student to *eflect on his languag* a*d reth*n* his thinking. In this s*here, the t*acher
</line>
<line>
is asked to r*siz* h** practice to go b*yond m*re classi*icatio* exercise and combinat*on *h*t
</line>
<line>
do*s not incl*de the diversity *nd *ompl*xity of the l*ng*age i* use.
</line>
<line>
Key w*rd*: Portuguese Lan**age Teac**ng. Verbal Lexe*e*. Theory Of E*unc*at**e
</line>
<line>
Operations.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. 7, p. 1*2-128, mar./abr. *017
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. F. L*ma, *. F. Si*va
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
*. INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O* parâm*tros curriculares *e lín*ua *ort*guesa enfat*zam rep*tida* v*zes
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necess*d*de *e *ue se*am recria*as, em sala *e aula, s*tuações e*unciativas outras que *ão as
</line>
</par><par>
<line>
veicu*adas pel* espaço escolar, por mei* *os exercíci*s
</line>
<line>
extraí*os
</line>
<line>
do livro didático. Essa
</line>
</par><par>
<line>
postura se *ustifica p*r ser u* *os *bjetivos do
</line>
<line>
en*ino
</line>
<line>
de l***ua por*uguesa o*ortunizar ao
</line>
</par><par>
<line>
alun* posi*i*nar-se d* m*ne*ra c*ític* n*s diferentes esferas sociais. Ao *ongo de seu
</line>
<line>
con**údo, os parâmetro* sugerem ess* tra*alho e **f*rçam que o e*sino deve *empre voltar-se
</line>
<line>
*ar* a atuação do aluno fora da s*la d* aula, no* ambientes e* que o disce**e se fir*a como
</line>
<line>
su*eito i*dependente, que interage, criti*a e, sob**tudo, reflet* sobre *u* **n*u*.
</line>
<line>
Não s* t*ata de *ma proposta *ova, *as * *negável qu* ainda não alcançamos esses
</line>
<line>
obj*ti*os *e modo satisfatório. É precis* que se lute c*ntra toda uma sistemá*i*a d* ens*no
</line>
</par><par>
<line>
arraiga*a
</line>
<line>
e* nos*a* *ráticas que no* l*va a ver língua como u* manual de regras que *
</line>
</par><par>
<line>
de*e*os segu*r, so* a pena de e**ar*o* infringin*o *u deturpando o sis*ema.
</line>
<line>
*****ndo nes*as questões, apresenta*emos, a seguir, uma proposta para o traba**o com
</line>
<line>
verbo ** s*la de au*a em que, p*r m*io d* a**lise e *a *bserva**o desse lex*ma nos usos, se
</line>
</par><par>
<line>
evidenc*a como se es**ut*r*m e c*mo se constroem os
</line>
<line>
*nunciado* da lí*gua, e se most**
</line>
</par><par>
<line>
como os term*s se relacio*am, a fim de p*odu*ir *e*ti*o. Por essa metod**o*ia, é possível
</line>
</par><par>
<line>
o*s**var e ma*ipul*r as "*nidade* ling**s*icas de mod* * fazer **lorar a sua
</line>
<line>
verdadei*a
</line>
</par><par>
<line>
natur*za *ignifica*iva" (ROMERO, 2009, *.122).
</line>
</par><par>
<line>
Essa fo*ma de manipu*a* a l*ngu* por meio *e exe*cícios de lin**a**m insta*ra uma
</line>
</par><par>
<line>
amplitude n* apren*iza*em; nela, o al*no
</line>
<line>
não *e*am**te cl*ssifica o
</line>
<line>
verbo em dif*ren*es
</line>
</par><par>
<line>
instâncias, *a* que*tion* * papel dess* lexem* *o pro**sso de si*n*fi*a*ão. Isso faz o aluno
</line>
</par><par>
<line>
ve* sentido naquilo **e *le pr*du*, e o l*va * assumir seu *ug*r
</line>
<line>
d* parti*ipa*** ativo
</line>
<line>
ne*se
</line>
</par><par>
<line>
process*, per*ebendo sua importante atuação como sujeito fa*ante. *creditamos que só
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
um trab*lho em que se contempl*m todas essas questõe* pode-se d*senvolver a compe*ên**a
</line>
<line>
discu*s*va dos *iscent*s, tendo e* vi*t* q*e "um d*s aspect*s da *o*petê*cia discursiva é *
</line>
<line>
sujeito ser ca*az de **iliz** a *íng** de modo *a*iado pa*a produzir difer*nt*s ef*it*s de
</line>
</par><par>
<line>
s*nt*do e adequar o texto a diferentes *itu**õ*s de
</line>
<line>
interlocuç*o *ral e escr**a" (BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
1998, p. 23).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na, v. 14, n. 2, art. 7, p. 1**-128, mar./*br. *0*7
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*roposta Reflexiv* para o E**ino de L**gua M*terna a Par*i* do Traba*ho com Verb*s
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
2 REF*RE*CIAL TEÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
2.2 A te*ria d*s *p*rações e*unciativa* e o en*ino de língua portuguesa
</line>
</par><par>
<line>
O pro*rama de pesq*is* de A*toi*e Culioli *urgiu *a déc*da de 60 e tomou corpo
</line>
<line>
através da pub*i*ação dos livr*s "Pour une lingui*tique ** l\éno*ciation". Nestas *ubl*caçõe*,
</line>
<line>
*ivididas em três v*lum*s, o auto* *euniu uma co*etânea dos *rincipais art*g*s que
</line>
<line>
fundam*nta* e **plicam a *roposta metodoló*ica de sua t*oria.
</line>
<line>
* pr*pos*a apresentad* por **lio*i inscreve-se nu* quadro *eóri*o part*c**ar,
</line>
<line>
diferenciando-se de outras teorias, dent*e outros a*pectos, p*la ab*rdagem qu* f*z do* dados e
</line>
<line>
pe*o empre*o d* form**ism*s no trato co* a lin*ua**m. Acre*i*amos não e*is*ir sentido fora
</line>
<line>
da construção do dizer; assim, a **n*uagem ser*a, *or es*ência, uma atividad* de construçã*
</line>
<line>
de se*t*do.
</line>
<line>
A **E *presenta uma pr**os*a de estud** e* qu* s* evidenc*a co*o *e es*rutu*am e
</line>
<line>
se co*stroe* os enunciados de uma l*ngua, mostrand* como os t*rmos se relac*onam a fim *e
</line>
</par><par>
<line>
produz*r senti**. Esse modelo for*al o*erece
</line>
<line>
uma p*rspectiva teóri*a global do
</line>
</par><par>
<line>
f*ncion**ento
</line>
<line>
da linguagem e aponta aspectos importantes para o **tend*men*o op*ratório
</line>
</par><par>
<line>
da realidade linguí*tica, l*vando-nos a refletir e a compreender *ão s* o e*unc*ado *nquanto
</line>
<line>
*strutura observ**el, ma* **mbém se* processo de e**bo*ação e const*ução. Culiol* endossa
</line>
</par><par>
<line>
esse pe*samento quando *ssevera: "o q*e me i*teressa são as *tividade* de c*gnição,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*resentaçã*. Eu somente apre*ndo a lin*uag*m através de textos d*dos" (CUL*OL*, *98*,
</line>
<line>
p. 3 - Trad*çã* nossa).1
</line>
</par><par>
<line>
Trata-*e de *ma teoria enunciat**a, porque toma como ob*et* de investigação
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
própr*o enun*iado, que * es*udado não como *:
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*ultado de um ato de linguagem ind*vidua*, mas *o*o uma **ganiz*ç*o d* formas
</line>
<line>
a par**r das quais os mecanis*os *nunciativos podem se* a*alisados no quadro de
</line>
<line>
** s*s*ema de rep**senta*ão formalizáv*l, c*mo um enc*deamento d* oper*ções do
</line>
<line>
qual ele é a marca (FRANCKEL; PAILLARD, 2011, p. 88).
</line>
<line>
Com *ss*, pode*os diz*r *ue a TOE p*ss*i, dentre outros pr*pósito*, * objetivo de
</line>
<line>
expl*c*r de qu* forma os enun*iados são p*oduzi*os. O inve*tigador terá que, a *art*r *e u*
</line>
<line>
dado enunci*d*, observa* como se dá sua estrutu*ação e, por meio dessa obs*rv*ção, *im*lar
</line>
<line>
a const*ução do me*mo a p*rtir dos traços nele d*ixa*os pelo sujeito enu*ci*dor. É, port*nt*,
</line>
<line>
1Ce qui m\intéresse, ce sont *es act*vités de cognition, de représentat*on. Je n\appréhe*d* le *angage qu\autrav*rs
</line>
<line>
*es textes *on*és.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, *. 1*, *. 2, art. 7, p. 112-128, mar./abr. 2017 w*w4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. F. Lima, T. F. Silva
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
car*ct*rística *essa teoria, dispensar grande en*oque à t*ori*ação da **ngu*gem enqu*n*o
</line>
</par><par>
<line>
ativi*ad* pri*ordialmen*e relac*o*ad* ao s*jeito, não havend* nessa concepçã*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
separação entre as for*a* de u*o da lín*ua e *s suj*itos que *tilizam *s*as formas; "trata-se
</line>
<line>
não de sujeito* qu* u*ili*am formas, mas de *ormas que mar*am * c*ns*roe* sua **es*nça,
</line>
</par><par>
<line>
forma*
</line>
<line>
que *raçam a atividade d*s sujeitos. A presença do* *ujeitos n*o tem nada de
</line>
</par><par>
<line>
he*ero***ea ou de t*an*cendente às formas: *la lhes * inerente" (D* VOG*É; FR*NC*EL;
</line>
<line>
PAIL*ARD, 2*11, p. 11).
</line>
</par><par>
<line>
Acreditamo* que é somente pela ob*ervaçã* das fo*mas linguísticas,
</line>
<line>
cuj* produção
</line>
</par><par>
<line>
resulta em enuncia*os,
</line>
<line>
que se p*de descrever e exp*icar a ativid*de d* lin*uag*m. As
</line>
</par><par>
<line>
palavr** não possuem um *ignificado estático, es*e é atualiz**o a c*da ato en*nciativo; a*si*,
</line>
</par><par>
<line>
nossa i*vestig*ção considera o sent*do que advém das *arcas *i**uí*tic*s dei**das
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
sujeito *a pr**iferação dos enunciados, isto é, da lín*ua em uso.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
objetivo *ocal é, porta*to, de extra*r a invariânc*a *ubjacent* aos e**regos
</line>
</par><par>
<line>
*i*ersos *e um marcador. Evidentem*n*e, * ***udo d* marcador em sua
</line>
<line>
sin*ularid*de *ão é um objetivo da T*E: é a c*n*equência de uma metodolo*ia
</line>
<line>
*esquisa*a, q** vis* explicar os fatos em sua *ompl*x*dade (GOURNAY, 2006, p.
</line>
<line>
16 - *raduç*o nos*a).2
</line>
<line>
Logo, por m*i* de**a obs*rva*ão diferenciada, propomos um repensar *cerc* do
</line>
</par><par>
<line>
trabalho c*m verb* em sala de aula,
</line>
<line>
** um *rabalho que pa*ta da observaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
funcionamento dessa cat*gori*,
</line>
<line>
*ara, por meio desse
</line>
<line>
funcionam*n*o, co*preen*er seu
</line>
</par><par>
<line>
processo gerador *e sentido*.
</line>
</par><par>
<line>
Sabemos que, a princ**io, não há na *OE um viés teórico voltado diretamen*e
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
ensino, porém, como pesq*isadores da área,
</line>
<line>
entend*mos serem as metodolog*as cul*olianas
</line>
</par><par>
<line>
pert*n*n*** a es*e co*texto, po*endo, desde que devidamente adaptadas, se tornar r*le*antes
</line>
<line>
para o ensino de l*ng*a portuguesa.
</line>
<line>
É consensual qu* *o conte*** *s*olar p*u*o se *companha o pr**esso de el*boraçã*,
</line>
</par><par>
<line>
amadur*ci*ento e organiz*ção do pensamento do
</line>
<line>
alu*o. Nest* am*iente, a linguage*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
muitas *e*es rel*gada a segundo p*ano, havendo, quase sempre, um interess* volt*do ap*nas
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o p*oduto (resul*ados),
</line>
<line>
em d*tr*mento do processo. Co*o resultado disso, temos u*
</line>
</par><par>
<line>
ens**o engessado * des*onte*tu*l*z*do, e* q*e o trabalho c*m a linguagem * *ubsti*uíd* *elo
</line>
<line>
ensino d* língua, um* língua purista * formal, *istan*e de suas realidades de usos.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*videmment, l\étude du *a*queur da*s sa sin*ulari*é *\*st *as un obj*ctif de *a TOE : c\est la c*nséq***ce
</line>
<line>
d\une *éthodologie fouil*ée, qui vi*e à expliquer le* faits *a** leur complexité.
</line>
<line>
*ev. FSA, *e*esina, v. 14, n. 2, art. *, p. 112-12*, mar./abr. 20*7 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta Reflexiv* para o Ensino de Língua Mate*na a Partir do Tr*balho c*m Verbo*
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
* foco do ensino, *oje, e*t* na repet*ção de
</line>
<line>
uma metalingua*e* previa*ente
</line>
</par><par>
<line>
*ef*nida pelo materi*l didático utiliza*o nas a*las. Dess* fo*ma, consideramos que o
</line>
</par><par>
<line>
a*rendiza*o
</line>
<line>
da l*n*ua mater*a pode *er m*is relevante se os próp*i*s a*rendizes
</line>
</par><par>
<line>
*orem *espon*áveis pela construção do *eu *onheciment* (R*ZEND*; WAMSER,
</line>
<line>
*01*, p. 2-3).
</line>
<line>
*ropomos uma aborda*em diferenciada e* que o aluno é es*imulado ao exerc*cio
</line>
<line>
intelectu*l, *riando autonom*a para const*uir *eu conheci*ento. **sa autonomia na
</line>
</par><par>
<line>
aprendiz*gem pode se* dada a* *isce*te por meio de u* processo que C*lioli denomina
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atividade epil*nguística. Tal p*ocesso, nas palavras do próprio autor, é "uma
</line>
<line>
ati**dad*
</line>
</par><par>
<line>
*etalinguística não co*sc**nte d* todo sujeito e que se distingue, portanto, da
</line>
<line>
atividade
</line>
</par><par>
<line>
metalinguíst*ca *e*ibe*ada" (CULIOLI, 19*9,
</line>
<line>
*.74 - Traduç*o no*sa).3 Trata-se de um
</line>
</par><par>
<line>
raciocínio
</line>
<line>
pré-a*sertado, anterior à enunciaçã*. De aco*d* c*m Culioli,
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
*preender
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ativida*e de linguag** passamo* p*r esse raci*cíni*
</line>
<line>
*ue, embora não esteja *o *ível do
</line>
</par><par>
<line>
dizível, tem como s*r ap*eendido por meio da língua (*ULIO*I, 2005). É *ma
</line>
<line>
ativ*dade
</line>
</par><par>
<line>
silenciosa que pode ser atrelada à manipulação da linguagem e
</line>
<line>
ao *stímulo do exercíc*o
</line>
</par><par>
<line>
intel*ct*al. Qua*t* *ai* o pr*fessor estimular o aluno a manipu*ar su* linguagem, *ais *st*r*
</line>
<line>
trabalhando com a atividade *pil*g*ís*ica.
</line>
<line>
T**os, *ssim, a propos*a de u** aborda*em dialó*ic* (o alun* dialoga com o outro e
</line>
<line>
co*s**o mesmo), na qual, de *m la*o, ele é o suj*ito principal e tem auton*mi* pa*a expressar
</line>
</par><par>
<line>
e desenvol*er sua cri*tividade n*
</line>
<line>
processo de
</line>
<line>
aprendizagem e, de o*tro, o *rofes*or
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*onvidado a ap**car tais *eto*ologias e rees*ruturar seu tra*alho no conte*to do en*ino
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lí**ua matern*.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Prado e* al., "as *ti*i*ades *pi*inguísticas nas p*áticas **dáti*as
</line>
</par><par>
<line>
envo**em
</line>
<line>
o refaziment*, a r*esc*it*, a ree*abo*açã* e instiga * edu*ando a
</line>
<line>
exercer
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aut*correção" (PRAD*; PR*DO; NAKAMOTO, 201*, p. 01). Enfat*za-se, com isso,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*portância de u* ensino que leve em c*nta as *tividades disc*rsivas do aluno, que o **ve a
</line>
</par><par>
<line>
man*pula*
</line>
<line>
*s enunciad*s de s*a lí*gua de *orma mais o*
</line>
<line>
men*s co*sciente, fazendo uma
</line>
</par><par>
<line>
*n*erc*laç** entr* o e*pír*co e o forma*.
</line>
</par><par>
<line>
Ess*s mani**laçõe* de enunciad*s, como *ráti*a **licada ao ensino, ***am a u*
</line>
<line>
exercíci* *e reflexão *obre a linguagem qu* não se *es*r*nge às o*o**ências
</line>
<line>
li*guística* regulares, * que vai além da exposição dos *odelo* no nível d* *íngua.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
in*enção é trabalhar c*m a pr*life*ação de
</line>
<line>
enunc*ad*s
</line>
<line>
observando a nat*reza
</line>
</par><par>
<line>
estável defo**ável da linguagem e *uas poss*veis m*dulações *nunciativas e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*iscursivas (ONO**E; BARROS, 2014, p. *21).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
de l\ac*ivité m*talinguist*que délibérée.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 14, n. 2, **t. 7, p. 112-128, mar./abr. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. F. L**a, T. F. Sil*a
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
Com essa modula*ão dos níveis da língua, e*taremos no inte*so v*i e vem e*tre os
</line>
<line>
princípi*s ** invariânci* e os processos varian*es da linguagem.
</line>
</par><par>
<line>
Por se tratar de uma metodologia f*c*da no
</line>
<line>
desenvolv*mento das hab**i*ad*s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
a**no, é importante que o p*of*ssor trabalhe com ocorrên*ias l*nguísticas *resent*s *os textos
</line>
</par><par>
<line>
(orais ou escritos) qu* es*es alunos pro*uz*m, *brindo
</line>
<line>
mã* dos textos pr**tos,
</line>
<line>
es**l*idos
</line>
</par><par>
<line>
previam*nte para um trabalho cris*a*iza*o com a **ngua. Há muita complexidade e
</line>
<line>
ab*ang*ncia p*r trá* dos fe**m*nos da linguagem, e as dúvidas que os alu*o* têm acerc*
</line>
</par><par>
<line>
desse *u*cioname*t* nem
</line>
<line>
sempr* são sanadas *ediante a *imples ap*esentação de
</line>
<line>
gêneros
</line>
</par><par>
<line>
*isc****vos esta*ilizados.
</line>
</par><par>
<line>
Rea*irm*mo* que, para que se trabal*e com a **todologia proposta pela TOE, "*
</line>
</par><par>
<line>
preciso considerar as op**ações d* lingua**m *e*culadas a cad* enuncia*ão. Ser* a*en*s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ótica en**ciativa que, ao c*ns*derar o t*abalho do sujeito, permitirá *ue s* olhe p*r* o l*xico
</line>
</par><par>
<line>
sempre cont*x*ualizadam*nte, consider**do as re*ações li***ísticas no
</line>
<line>
us*" (J**ENT*,
</line>
</par><par>
<line>
*010, *. 32).
</line>
</par><par>
<line>
A relação entr* o e*pírico e o fo*mal nos estudo* da linguagem, tal como prop**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
TOE, aj*d* o pr*fe*sor a desvincular-se da ideia *o
</line>
<line>
aluno ideal, que produz e aprend*
</line>
</par><par>
<line>
c*nforme o e*perado, e qu* é avaliado pel* professor s** princípios de p*larizações "cert*",
</line>
</par><par>
<line>
"er*ado". D*fendemos a adoção de uma metod*l*gia de ensino que se fundamenta
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso ge*ador da lingua*e*, *m prol de um tra*al*o que f**o*eça o alun* a olhar p*ra essa
</line>
</par><par>
<line>
ati*idade, o**rar *o* os processos *ing*ís*icos. Nesse sentido, * *luno é provocado a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
"pensar o seu pens*r" (REZENDE, 200*). "Trata-s*, po*tanto, de uma *tivi*ade geradora de
</line>
</par><par>
<line>
l*ng*agem que se pretende
</line>
<line>
ver trab*lhada n* ensino, o
</line>
<line>
que implica assumir
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
dinâmica
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*ão *esultantes. Na TOE
</line>
<line>
esse conce*t* é r*formula*o. Aprendemos, por meio d* obs*rva*ã*
</line>
</par><par>
</page><line>
do funcionam*nt* da língu*, que as u**dades nã* c*mportam um c*nteúdo semântico est**el,
</line>
<line>
nada é dad*, tudo é constru*do.
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina, v. 14, n. 2, art. 7, p. 112-128, *a*./abr. 20*7 ww*4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta R*flexi** par* o ***ino d* Lín*u* Mate*na a Partir do Trab*lho co* Verbos
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
O instável é, aqui, primeiro, e a esta*iliz*çã* só se estabelec* por mei* das
</line>
<line>
int*raç*es *a palavra com o meio t*xtual *ue a cerca, essas interações revelando,
</line>
<line>
s*gundo hipótese que sustenta a t*oria, **incípios regulares. À noção de p*lissemia
</line>
<line>
se substitui a de variações reguladas no s*io das interaç*es" (FRA*CKE*, 2011, *.
</line>
<line>
* 1 ).
</line>
<line>
S*gun** essa def*nição, não *á como determinar o sentido das unidades, se estas
</line>
<line>
estiver*m desvincula**s de u*a construção t*xtual, posto que é no enunciado e pe*o
</line>
<line>
enun**ado que ess*s sen*idos s**ão co*struídos.
</line>
<line>
Estudamo* a polissemia, *onsiderando que não existe se***do base ou se**ido puro,
</line>
<line>
pré-instalado em u*a *alavr*. Ao anali*ar *ma ocorrência linguíst*ca, o que devemos ter em
</line>
<line>
mente é que e*ta deve se* defi**da não por um sen*ido que lhe é inerente, mas pelo pa*el que
</line>
<line>
ela d*sempenha no cotext*4 investigado, o* se**, pela identida*e de sentido que é dado
</line>
</par><par>
<line>
*ocalm*nte à *alavr* no enunciado. Deve-se, por*a*to, observar as relaçõ*s existentes as e
</line>
<line>
implicações *e s*ntido que a d*sposiç*o das palavras causa *a c**strução.
</line>
<line>
A*si*, para nós, os *entid*s são diversos e só podem se* a*re*ndido* na* construçõe*
</line>
<line>
linguísticas, e nã* *a pa*a*ra solta, se* art*culação com * enunciado. O sentido n*o é e*terior
</line>
<line>
à líng*a, ele a*a*ece sempre engastado *as p*lavras.
</line>
<line>
A palavra desestabili*ada s* en*ontrará *stabilidad* e repousará so*re *lgu* sentido
</line>
<line>
fi*o q*a*do in*erida em um enunciado, isto é, q*an*o é e*gend*a*a em alg*m contexto. E*sa
</line>
<line>
estabi*ização é *a*a apenas lo**lmente, o que im*lica dizer que não p*demos atri*uir **
</line>
<line>
sentido único e fixo a par*ir da obs**vação de u* ú*ic* cotext*, p*is o* sentidos são
</line>
<line>
su*cetíveis a alterações, conforme se alt*re o *nunciado em que o vocáb*** est* inse*ido.
</line>
<line>
Consideran*o *s l*xemas verbais, enfatizamos que há nestes, sent*d*s locais que se
</line>
</par><par>
<line>
desestabili*am a cada nov* situ*ção *nunciativa. Vejamos caso *e o o
</line>
<line>
ve*bo to*ar nos
</line>
</par><par>
<line>
se*uinte* exemplos:
</line>
</par><par>
<line>
(0 * )
</line>
<line>
Tom** um fo*a
</line>
</par><par>
<line>
(0 2 )
</line>
<line>
Tom*i *gu*
</line>
</par><par>
<line>
(0 * )
</line>
<line>
Tomei *orag*m
</line>
</par><par>
<line>
(0 4 )
</line>
<line>
T*mei o lugar
</line>
</par><par>
<line>
Por mais que **limit*s*emos diversa* acepçõe* possíveis p*ra esse ver*o, seria difícil
</line>
<line>
prever tod*s as pos*ibi*idades s*mânti*as *dvindas d*s cotextos em qu* este pode ser
</line>
<line>
utiliza*o, e nu*ca pode*íamos dar conta *essa amplitude com a mera *xposiç** de ex*mpl*s,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
enunciado no qual se insere.Esse termo dife*e, portanto, ** concepção de "c*nt**to" que remete a um* dimensão
</line>
<line>
mais *b*an*en** qu* exce*e o e*unc*ado.
</line>
<line>
Rev. *SA, Te**sina PI, v. 1*, n. *, ar*. 7, p. 112-128, mar./a*r. 2*17 w*w4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. F. Lima, T. F. Silv*
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
como lis*am os l*vros e os dic*o*ários; é *a análise do enunc*a*o, no desenrolar dos u*o* que
</line>
<line>
os s*ntidos vã* se mostra*do, se **tab*li*and* l**almente e se deses*abilizando a cada *ovo
</line>
<line>
uso. A cada *ova cot*xtualizaç**, o sentido é atualizado, por*anto, *firm*mos qu* não h* uma
</line>
<line>
sedimentação d* s*ntido em que s* *ossa class*fi*á-lo.
</line>
</par><par>
<line>
A adoção
</line>
<line>
d*ssa *o*tur* *iante *o sentido das palavras na língua * importante p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
en*i*o, *ma vez que leva o *rof**so*, que por sua vez leva o aluno, a expa*dir sua reflexão,
</line>
<line>
*artindo dos uso* *ara, as*im, compreen*er * dinâmica de fu*cion*mento d* língua. Ela alia
</line>
</par><par>
<line>
a* es*udo
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
verbos *m rep**sar
</line>
<line>
*cerca de*se proces*o ger**or, m*strando
</line>
<line>
como es*es se
</line>
</par><par>
<line>
articula* *o meio
</line>
<line>
text*al, a fim
</line>
<line>
de produzir a signific*ção. Is*o r*sult* num ensino *ue
</line>
</par><par>
<line>
e*trapola os m*ros exercíc*os de conjugação q*e não lev*m o alu*o o**ervar a língua em *
</line>
<line>
se* *esdo*ramento nas si**ações comuni*acionais.
</line>
</par><par>
<line>
Em síntese, p*demos *firmar q*e entendemo* o sentido *omo "produ*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
materia*idad* ve*bal, i.*. das rel*çõe* *ue a *n*da*e lexical *ntr*tém com os enu*ciados nos
</line>
</par><par>
<line>
quais se insere e ajuda a const*uir" (R*MERO; TRAUZZOLA, 2014, p.
</line>
<line>
240). Assi*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
se***do marca o tér*ino do processo de significação, sendo a polissemia, nesse jo*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atuação, "* soma *nsti*u*io*alizada desse* valores co*textu**s semp*e inst*ntân*os, aptos a se
</line>
<line>
enriquecer e a *esap*recer, se* *ermanência, sem valor *onst*nte" (BENVEN*ST*, 2006, p.
</line>
<line>
232).
</line>
<line>
Apesar de nã* defendermos * ide*a da e*tabilidade semân*i*a, postulamos a existê*cia
</line>
</par><par>
<line>
d* estabiliza*ão do
</line>
<line>
sentido. "* *stabilização do sentido s**ten*a que a iden*ida*e semânt*ca
</line>
</par><par>
<line>
da unida*e lexical deve *e* buscad* no
</line>
<line>
*róprio desenr*lar
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
p*o*es*o signific*tivo,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
in*er*ção *erifi*ad* e*tre a
</line>
<line>
unidade e seu(s) contexto(s)" (ROMERO; *RA**ZOL*, 2*14,
</line>
</par><par>
<line>
p. 240). Isso nos p*rmite ent*nder a u*idade linguística como eminentemente vari*vel
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
deformável, qu* tem sua função esp*cífica det*r*ina*a *penas por meio d* *nun*ia*o, is*o é,
</line>
<line>
das intera*ões *otextu**s da qua* *a*ticipa.
</line>
</par><par>
<line>
Esse modo de refletir e atuar perante a língua **ssibilita
</line>
<line>
*m tra*alho di*âmico em
</line>
</par><par>
<line>
que, en*re o proce*so *e co**trução e *esconst**ção de enunciados, se procura *ompreender o
</line>
<line>
func*onamento da linguag*m. In*e*izmente, * ensino na disciplina de Portu**ê* e obvi*ment*
</line>
</par><par>
<line>
* trabalho *om ve*bos
</line>
<line>
ainda é paut*** so* a
</line>
<line>
égide *e u*a gram*tica caduca, qu*
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
c**sidera o *uncionamento *a lí**ua. T*d* o co*hecimento transmitido ao aluno é *aut*do *a
</line>
</par><par>
<line>
"i*entifi**ç**
</line>
<line>
d* classes gramati*ais previamente *i***a*, d*finiçõ*s morfo*sintáticas
</line>
</par><par>
</page><line>
inques*ionáveis, dis*in*ões nas quais léxicos, morfologi*, sintaxe e semântica *ouco ou nada
</line>
<line>
dia*o*am *ntre si" (ROMER*; VÓVIO, 2011, p. 79).
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, *. 14, n. 2, a*t. 7, p. 112-12*, *ar./abr. 2017 www*.f*anet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr**o*ta Reflexiv* para o Ensi*o de *í*gu* Materna a **rtir do *rabalho *om *erbos
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
De a*ordo com *rav*gli*, no ensin* da educação
</line>
<line>
básica, o estu*o do verbo é"
</line>
</par><par>
<line>
*redominante*en*e teóri*o e voltado qua*e excl*sivam*nt*
</line>
<line>
pa*a as fo*mas (flex**,
</line>
</par><par>
<line>
identif*cação e deno*inação), pois o trabalho c*m a *ignific*ção é r*ro. O en*ino
</line>
</par><par>
<line>
*redomina*tem*nte teóric* sob*e ver*o *ão t*m **do *eito *
</line>
<line>
d* *odo * ensinar a
</line>
<line>
**ns*r"
</line>
</par><par>
<line>
(TRAVAGLIA,
</line>
<line>
2007,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
16*).
</line>
<line>
R*fletind*
</line>
<line>
*obre
</line>
<line>
e*sa
</line>
<line>
rea**dade,
</line>
<line>
propomos
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
red*mensionam*nto no trab*lho com lexemas *erb**s, numa atuação em que se deixa de lado
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
c**cepções crista*izada* da gramá*ica em seus
</line>
<line>
o*soletos métodos de conju**ç*o, e se
</line>
</par><par>
<line>
adot* um ensino que *eva o aluno a re*letir, * olhar para o
</line>
<line>
verbo em *eu func*o*ame*to
</line>
</par><par>
<line>
dinâmico, em seu proce*so d* form*ção de se*tido *o se*o do e*unciado, nas part*cularidades
</line>
<line>
d*s oco*rências obse*v*das *o processo co*un*cacional.
</line>
<line>
3 ANÁL*SE E DI**U**ÕES
</line>
<line>
3.1 Reflexões pa*a o ensino de língu*
</line>
<line>
Trab*lhar *om verbo sob a perspect*va da *eoria das Operações En*nciativas impli*a
</line>
<line>
*espir-se da *dei*, ampla*ent* difundi*a, de "carac*erização fundame*tada em uma categoria
</line>
<line>
co*niti*a supostamente p*é-estabelecida, ou em *onsideraçõ*s *ogniti*as qu* não tenh*m em
</line>
</par><par>
<line>
co*ta a
</line>
<line>
observaç*o das fo*mas
</line>
<line>
ling*ísticas"
</line>
<line>
(DE VOGÜÉ, 2*11, 27*). Desse *odo, não p.
</line>
</par><par>
<line>
"sabemos, * priori, o que é u** causa, um ato ou um e*tado e rejeitamos cons*dera* est* ou
</line>
<line>
aquela categoria de verbos como expressão destas ou de outras c*tegori*s defini*a* de modo
</line>
</par><par>
<line>
independente"
</line>
<line>
(DE *OG*É, 2011, p. *77). Essa* confi*u*ações s**
</line>
<line>
expressas e p*rcebidas
</line>
</par><par>
<line>
*o*ente
</line>
<line>
no p*ano do dizível, *aquilo que é construíd*
</line>
<line>
*el*s f*rmas
</line>
<line>
linguíst**as. Assim, os
</line>
</par><par>
<line>
tex*os enun*iad*s e
</line>
<line>
anal*sados
</line>
<line>
em sala de aula repr*sen*arão *s *ados
</line>
<line>
*m *ua *ariação
</line>
</par><par>
<line>
intrín*eca, o empírico de que o doc**te
</line>
<line>
*i s p õe
</line>
<line>
par* explo*ar, m*nsurar e expli*ar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fu*cionam*nto *os
</line>
<line>
le*emas verbai*. É b*m mais pro*íc*o para
</line>
<line>
o t*abalho d* docen*e
</line>
</par><par>
</page><line>
ap*esentar par* aná*ise e *e*lexão do aluno textos e enuncia*os produzidos por ele *m se* dia
</line>
<line>
a dia.
</line>
<line>
Pergu*tas como: qual seria o papel *o v*rbo na construção de s*gnificação desse
</line>
<line>
e*unciado? ou ainda, o *u* me autoriza o *so *esses comple*en*os e o que me de*a*to*iza *
</line>
<line>
u** da*ueles? s*o cru*iais e devem sempre nortear o t*ab*lho com ve*bo* em sala de aula.
</line>
<line>
Usar***s, * *im de *l*strar e*se *xercí*io de *eflexão, enun**ad*s c** o v*rbo tomar, que *oi
</line>
<line>
es*ol*ido po* nós, por seu amplo uso *m situaçõ*s formais e inf*rmais da língua.
</line>
<line>
(0 5 ) *omei um n*o.
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. 14, n. 2, art. 7, p. 112-128, mar./abr. 2*17 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. F. *ima, T. *. S*lva
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
(0 6 )
</line>
<line>
To*ei uma m*lta.
</line>
</par><par>
<line>
(0 7 )
</line>
<line>
*omei *ma advertê**ia.
</line>
</par><par>
<line>
(0 8 )
</line>
<line>
Tomei um susto!
</line>
</par><par>
<line>
Ob*ervamos que na* constru*ões mostradas o ver*o assinala uma situação enun*iativa
</line>
<line>
e* q*e * sujeito fo* sur*reen*ido por algo. * uso do ver*o *elimita um aconte*imento que,
</line>
<line>
po* não se* esperado, assus*a, surp*ee*d*. A n*tur**a ** sentido de toma* nessas constru*ões
</line>
<line>
é ev*denciad* q**ndo temos enunciados do t*po tomei um beijo que, ape*ar de n*o c*nfigurar
</line>
<line>
expressão recorrente e comum no uso, pode ser emp*e*ada para r*tra*ar u* sujei*o *ue *oi
</line>
<line>
surp*eendido por um ato inesp*rad*. Se se **nsidera o u*o des*a ex*res*ão nesse cenár*o, ela
</line>
<line>
passa a ser per*e*tamente possível e aceitáv*l na língua. V*jamos.
</line>
</par><par>
<line>
(0 9 )
</line>
<line>
*o**i um be*jo do *ardal, que dor! 5
</line>
</par><par>
<line>
Por o*tro l**o, se cons***ramos que um* exp*essão do tip* tomei um sim não é us*al
</line>
<line>
na língua, embora receb*r um "sim" como respos*a *ossa, em algumas situaçõe*, representar
</line>
<line>
al*o ine*per*do, pens*mos que nessa re*ação o verbo marca,na grand* *a*o*i* dos casos, um*
</line>
<line>
surp***a neg*tiva, não *esejad* pelo s*jeit*, o suj*i*o é, n*sse *ogo de atuação, um "X"
</line>
</par><par>
<line>
paciente da ação **rbal praticada ou desenc**eada por
</line>
<line>
um "Y". Os enunciados abaixo
</line>
</par><par>
<line>
mostram bem essa relação * Y:
</line>
</par><par>
<line>
(* 0 )
</line>
<line>
To*ei um choque.
</line>
</par><par>
<line>
(1 1 )
</line>
<line>
Tomei um murro.
</line>
</par><par>
<line>
(1 * )
</line>
<line>
Tomei uma ra*teir*.
</line>
</par><par>
<line>
Consi*er**os
</line>
<line>
aind* outras r*laç*es e *utros efei*os *e sentido assu**do por esse
</line>
</par><par>
<line>
verb* nos usos:
</line>
</par><par>
<line>
(1 3 )
</line>
<line>
Tomei sol.
</line>
</par><par>
<line>
(1 4 )
</line>
<line>
Tomei chu*a.
</line>
</par><par>
<line>
(1 5 )
</line>
<line>
Tomei *anho.
</line>
</par><par>
<line>
Imaginando os cen*rios *m *** tais enunciados po*em ser pr*feridos, *ercebemo* qu*
</line>
</par><par>
<line>
sempre q*e diz*mos tomei
</line>
<line>
sol, to*ei chuva ou tomei banho, t*mos a r*presen*aç*o d* um
</line>
</par><par>
<line>
suj*ito q*e rece*e sobre sua pele a *ncidência *o* raios ou os resping** da água da chuva ou
</line>
<line>
do chuveiro, isto é, h* *m en*olvimento, *m c**tato da pele q*e é molh**a por um líquido (a
</line>
<line>
água) ou qu* é **snada pel* sol.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
p*rdal suj* ** cola, * surpreendido por uma bicada *o páss*ro em sua boca. Disponível em:
</line>
<line>
<https://ww*.youtube.com/watch?v=V3*wUQ-IpJU>. **esso em: 15 set. 2015.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. *4, n. 2, art. 7, p. 112-128, mar./abr. 2017 www4.fsan*t.**m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prop*s** Ref*exiva para * Ensi*o de Língua Materna a Partir d* Trabalh* co* *er*os
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A chuva
</line>
<line>
é
</line>
<line>
repre*ent*da pela água q*e mol*a
</line>
<line>
que envo*ve * su*ei*o. Quando alguém toma
</line>
</par><par>
<line>
chuva, r*cebe di*etamente e*sa subst*ncia sobre s*u corpo, uma v*z que
</line>
<line>
este é molhado,
</line>
</par><par>
<line>
lav*do pela água. Com * neve, *o entanto, n*o acontece a m*sma co*sa, a n*tureza do e**ado
</line>
</par><par>
<line>
s ó* i do da
</line>
<line>
neve *ão permi*e q** haja um *ontato c*m a pele, po* isso dizemos to**i
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
<line>
chuva, mas não di**mos tomei uma neve. Nessa relação, * suje*to prec*sa receb*r diret*me**e
</line>
<line>
sobr* si a substânc*a *m q*es**o, isto é, precisa ser en*ol*ido pelo *enômeno, *er a aparê*cia
</line>
<line>
do seu *orpo ou da sua peleser alterada: de enxuta a *olhada, d* *ntacta a tisnada. N*s c*sos
</line>
<line>
em que n*o há essa *elação, * uso d* verbo tomar se f*z in**mum o* não *su*l no p**tuguês.
</line>
</par><par>
<line>
Considerando
</line>
<line>
**nda outros funcioname*tos, desta*amos * *roxi*idade q** o ve*bo
</line>
</par><par>
<line>
tomar tem com a ideia de d**lutir, ingerir. Ne*sa c*nfi*ura*ão semântica temos várias
</line>
<line>
possibil*dades, dent** as quais, des*acamo*:
</line>
</par><par>
<line>
(* 8 )
</line>
<line>
T*me* **á.
</line>
</par><par>
<line>
(1 9 )
</line>
<line>
Tomei c*fé.
</line>
</par><par>
<line>
(2 * )
</line>
<line>
Tomei água.
</line>
</par><par>
<line>
(2 1 )
</line>
<line>
Tomei *m *aldo.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 2, art. 7, p. 112-12*, *ar./*br. *017
</line>
<line>
ww*4.fsa*e*.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. F. *ima, *. F. Silv*
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
Nos exemp*o* supra*itad*s, é evidente a r**ação do ve*bo com o sen*ido "ingest*o de
</line>
<line>
alimento* líquid*s", porém, não pod*mo* diz*r que só utilizamos tom*r numa assoc**ção com
</line>
<line>
alimen*** dessa natureza, vej*mos:
</line>
<line>
(2 2 ) Nã* gosto de janta*, * noite, pre*i*o *o*ar um la*c*e.
</line>
<line>
A expr*s*ão "tom*r um l*nche", em 22, não marc* nec**saria*ente a ingest*o de um
</line>
</par><par>
<line>
alimento líquido. Podem*s incluir perfeitament* ne*se lanche um sanduíc*e,
</line>
<line>
um cach**ro
</line>
</par><par>
<line>
qu**te, e ainda ass*m afirmar: "*ome*
</line>
<line>
um lanc*e". Envoltos ne*sa l*nha d* *a*iocínio *os
</line>
</par><par>
<line>
p*rgun*amos: por que, en*ão, não posso
</line>
<line>
dizer "tomei uma j*nta"?*ara r*sponde* essa a
</line>
</par><par>
<line>
indagaçã* partimos, *nicia*mente, da id*ia de que qu**do *f*rmam*s "não gost* d* jan*ar,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
n*ite, pref*r* tomar *m la*che" é como se tivéssemo* fazendo *ma divisão em que
</line>
<line>
co*ocamos, de *m *ado, o que seriam a* *efe*çõe* diárias ma*s co*pleta*, que são comument*
</line>
<line>
preparadas para serem consumi*as no almoço e na ja*ta, e, de outro lado, refeições que não
</line>
<line>
envolvem o car*ápio * a varie*ade de alimen*os *ípicos do almoço e d* janta, * o caso do café
</line>
</par><par>
<line>
da manhã e ** um la*che que pode sub*tituir um jant*r, *or exem*lo. Assim, posso
</line>
<line>
diz*r
</line>
</par><par>
<line>
to*ar café da manhã, to*ar um la*che, para caracterizar essa refeiç*o
</line>
<line>
que exclui
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
**imentos t*pic*s de um almoç* de uma janta convenc*o**is, mas n*o poss* *
</line>
<line>
dizer *to*ar
</line>
</par><par>
<line>
um almo*o ou a**da, *t*mar uma ja*ta, **ra caracterizar essa* duas *efeições do dia.
</line>
</par><par>
<line>
Explo*ados ess*s enunc*ado*, podemos dizer que o v**bo *anifestou
</line>
<line>
as seguintes
</line>
</par><par>
<line>
relações com o sujeito ou com os termos co* os quais se rel*cionou:
</line>
</par><par>
<line>
Dado o verbo tom*r, temos:
</line>
</par><par>
<line>
I.
</line>
<line>
Um *ujeito X que é su*pre*nd*do por uma aç*o externa.
</line>
</par><par>
<line>
II.
</line>
<line>
Um sujeito X que recebe sobre si
</line>
<line>
uma *ubstância Y que altera seu aspecto
</line>
</par><par>
<line>
**icial.
</line>
</par><par>
<line>
III.
</line>
<line>
Um al**ent* *ua*quer qu*, dissociado do qu*dr* de re**iç*es típicas *o
</line>
</par><par>
<line>
almoço * *a jan*a, co*p*e *s re*ei*ões de *m i*d*víduo.
</line>
</par><par>
<line>
*o observar enunciados em que o ver*o tomar apar*ce, pude*os
</line>
<line>
perceber *
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
permi*e ou
</line>
<line>
delimita o seu uso, isto é, "o *ue *az com
</line>
<line>
que dete*min*dos *m*re**s sejam
</line>
</par><par>
<line>
m*no* aceitáve*s do que *utros" (RO*ERO; TRAUZZOL*, 2014, p. 24*), e assim,
</line>
</par><par>
<line>
c*n*eguimos ante*er a natureza co*stitu**va desse
</line>
<line>
vo*ábulo e* variados contextos
</line>
</par><par>
<line>
enunc*a*i*a. Por ex*mplo, dize* "tomei um susto" é mai* *ce*tável *ue *i*er "tomei um
</line>
</par><par>
<line>
medo"; a*ir*ar "tom**os a r*fe*ção" é ma*s usual que "t*mam** a comida",
</line>
<line>
quando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
s*ntido preten*ido é * de i**erir alimen*os; são es*a* ma*ipulaçõ*s e *a*afrasa*ens que n*s
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 1*, n. 2, art. 7, p. 112-128, mar./abr. 2017 www4.f*ane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*po*t* Reflex*v* pa*a o En*ino de *íngua Materna a Partir do Trabalho com Verbos
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
levam a ant*v*r dete*minados *sos ou inade*uações d*s lexemas e Ed esse modo que o al**o
</line>
<line>
const*uirá su*s hipótese* * *e*letirá *obre a língu* em seu *uncionamento.
</line>
<line>
*ercebemo* que não há estaticida*e no funci*n*mento desse vocábulo, não * possível
</line>
</par><par>
<line>
e*caix*-lo em categorias fixas, po*s ser* ape*as *o plano
</line>
<line>
do dizível e nas construções
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
E*sa c*r**terí*tica não é *i*a** prior*, ela é **ena* loc*l, instância que s* faz e se a
</line>
<line>
d*sfaz a c*d* ato com*nic*tivo. Oco*r*ncias como:
</line>
<line>
(2 * ) *oma! Bem fe*t*!
</line>
<line>
Mo*tra* que, nessa atuação, o sujeito d* a*ão *er*al não * tipicam*nte *gentivo, nem
</line>
<line>
pass*vo, tampo*co estam*s diante de um *erbo *e a*ão, estamos sim di*nte de um vocábulo
</line>
<line>
**e, as*im como todos os outros da lí*gu*, *stá e* pleno funcionamento, ten*o, po**anto, seu
</line>
<line>
sentido c*nstruído e desco*struído a cada *ovo enunci*do.
</line>
</par><par>
<line>
Evi*entem**te o
</line>
<line>
verbo *omar tem muitas *utr*s possibi*ida**s de **ntidos não
</line>
</par><par>
<line>
explic*tadas a*ui, m*itos out*os
</line>
<line>
exe*p*os de co** ** abstrair a nat*reza fun*iona* d*sse
</line>
</par><par>
<line>
lex**a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
par*ir das
</line>
<line>
ob*ervações do uso poderiam ser dados, porém, o* que aqu* ilu*tr**o*
</line>
</par><par>
<line>
servem para mostra* c*mo podemos trabalhar com essa categoria focando, inicialmente, suas
</line>
</par><par>
<line>
co*stru*õ*s
</line>
<line>
*e senti** p*ra, poste*io*me*t*, a*alisarmos *utros fatores como aspecto,
</line>
</par><par>
<line>
modalidade, tempo, etc. *ropomo* q*e se parta do sentido par*, posteriorme*te, l**a* o aluno
</line>
<line>
a co*pre*nder outros a**ecto* i*erentes a essa ca**g*r*a.
</line>
</par><par>
<line>
Con*orme já afirmamos *nteri*rmente, é
</line>
<line>
impo*sív*l um ensi*o efeti*o de Língua
</line>
</par><par>
<line>
*ortugu*sa por me*o da mera exposição de conceit*s e cl*ssificações; *s **ases e *onstruções
</line>
<line>
traz*das nos exerc*cios dos livros didático* não *ão conta da dinam*cid*de *o funcio*amento
</line>
<line>
linguís*ico, são no*or*ame*te limita*as * nã* levam o aluno a constru*r se* conh*ciment* p*r
</line>
</par><par>
<line>
meio de observações empí*icas, ref*ex*es e i*f*rências. Ensina* ao aluno q*e verbo é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pala*ra qu* indica
</line>
<line>
ação, estado, m*dança de
</line>
<line>
estad* e fenômenos *a natur*za em nada
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ajuda*á a raci*cina* e a refle*ir *obre * sentido, os us** * aplicabili*ades d*sses le*emas em
</line>
<line>
nos*os textos (falados e e*crit*s).
</line>
</par><par>
<line>
A ut**ização do *erbo *omarem nossos exemplos *eve
</line>
<line>
*penas o in*u*to did*tic* d*
</line>
</par><par>
<line>
ex*licit*r ocorrências co*u*s em nossas
</line>
<line>
intera*ões
</line>
<line>
co*unicacionais; obviamen*e, es*a
</line>
</par><par>
</page><line>
reflexã* não se *imita a*enas ao uso *esse verb*, mas se est*nde ao trabal*o em sala de aula
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, n. 2, *rt. 7, p. 112-128, m*r./abr. 2017 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. F. Lima, T. F. Silva
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
com os v*rbos em geral. Nossa propos*a parte de uma base constr*tivista em que aluno o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ag*nte-construto* d* seu conheci*e**o sobre a língua, uma lí*gua que e*e conhece e domin*
</line>
</par><par>
<line>
b*m, e q**, portant*, tem * capacid*de
</line>
<line>
de refletir, obse*var, inferir e *ir*r co**lus*e*
</line>
</par><par>
<line>
p*l***eis de seu fun**oname*t* empírico.
</line>
</par><par>
<line>
4 CON*LUSÃO
</line>
</par><par>
<line>
C*nfor*e aludido n* t*xt* *e *omero e Tr*uzzola (20*4), * e*ercí*io de *bs*rvaçã*
</line>
</par><par>
<line>
que par*e do f**cio*amento permite-no* *h*ga* *o dinamismo *pe*ató**o
</line>
<line>
d* *ada
</line>
<line>
lexema
</line>
</par><par>
<line>
verb*l e ajuda-nos a *o*pr*ende* co*o o v*rbo se relacion* com o* termo* q*e *on*oca para
</line>
</par><par>
<line>
se e*unciar. Com esse raciocínio, c*nse*uimos ver, de mo*o bas*ante direto, as
</line>
</par><par>
<line>
determinações es*ecífi*as da cat*go*ia verbal, as cenas enun*ia*ivas em que ela se pre*igura,
</line>
</par><par>
<line>
bem com*
</line>
<line>
seu dinamismo de funci*nament* n* língua. Nesse exercí*io, o próprio a*u*o
</line>
</par><par>
<line>
man*pula os enunci*dos
</line>
<line>
usa**s por *le * chega às s*as *rópr*a* con*lu*ões acerca do
</line>
</par><par>
<line>
fe*ô*en*
</line>
<line>
*studado, **mpr**ndendo não som*nte as es*ab**izaçõe* semân*icas d*
</line>
<line>
cada
</line>
</par><par>
<line>
vocábulo, como também seu processo gerador de sentido.
</line>
<line>
V*le *ess***ar, ain*a, que não tivemos a p*e**upaç*o *e *anipul*r oc*rrência* tidas
</line>
</par><par>
<line>
como gramaticalme*t* c*rr*tas, nossa
</line>
<line>
p*eocupação centrou-se ** ref*e*ir so*re
</line>
<line>
en*nciado*
</line>
</par><par>
<line>
com re*orrências nos
</line>
<line>
usos, destac*n*o as dif*rent*s possibil*dad*s de *ent*dos
</line>
<line>
que estes
</line>
</par><par>
<line>
*pr*sen*am confor*e se var*a o *otexto em que e*tão inseridos.
</line>
<line>
A*reditamos se* *nfrutífero o *rabalho que simplesmente leva o aluno a classifica* *
</line>
<line>
tempo, o modo e a conjugação d* um ve*bo. * preciso q*e o discente com*reenda o pro*esso
</line>
</par><par>
<line>
gerador *e sentido dessa categoria, qu* reflita, *onst*ua e desconstrua, que pr*cure
</line>
<line>
antever
</line>
</par><par>
<line>
s**uações e u*os a **m de chegar ** invariâncias e par*icularidad*s de f*ncio*amen*o de cada
</line>
</par><par>
<line>
lexe*a. *e*se p*oce*so, o aluno alça*o à con*ição de co-p*rtícipe, de fa*ante at*vo que é
</line>
</par><par>
<line>
integra *ssas c**struções, na medida em que o**er*a, manip*la * ident*fica os limites
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atu*ção e de sentido das pala*ras *a lín*ua.
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
BENVENISTE, E. Prob*em*s *e *inguística geral II. In:______. A forma e o sen*ido n*
</line>
<line>
l*nguagem. *. ed. Ca*pinas, SP: Pontes Edit*res, 200*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. *, a*t. 7, *. *12-128, ma*./abr. 2017
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proposta Reflex**a *ara o Ensino de Língua Materna a Partir *o Trabalho *om Verbos
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL. Secretari* da *ducação Fu*damenta*. Parâm*tros cur*i**lar*s nacionais:
</line>
<line>
língu* por*uguesa. Brasíli*: *EC/SEF, 1998.
</line>
<line>
CULIOLI, A. Notes *u se***aire d* D.*.A. Université de Par*s 7, 198*.
</line>
</par><par>
<line>
______. Pour u*e linguistique de
</line>
<line>
l\énonciation: Formalisation et opérations de repér**e.
</line>
</par><par>
<line>
Tome II. Paris: Oph*y*, 1999.
</line>
</par><par>
<line>
______; NORMA*D, C. Onze rencont*es *ur l* la*gage et lesl*ngues. Par*s: Ophrys.
</line>
<line>
2*05.
</line>
</par><par>
<line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)