Currículo de Geografia e Lições do Rio Grande: Novos Discursos, Velhas Práticas? / Curriculum of Geography and Lessons of Rio Grande: New Speeches, old Practices?

Victor Hugo Nedel Oliveira, Nestor André Kaercher

Resumo


A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul lançou o programa “Lições do Rio Grande”. O programa trata-se de referenciais curriculares que tem por objetivo alinhar o currículo da educação básica, desde as séries finais do ensino fundamental até o ensino médio, no Estado, ao panorama nacional, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa analisa os conceitos geográficos que são mais evidenciados nos referenciais da disciplina de Geografia, quais sejam: território, paisagem, espaço geográfico e lugar. Ainda, o trabalho busca efetuar a avaliação dos possíveis caminhos que a proposta metodológica vem seguindo frente à troca de Governo. Para tanto, efetuou-se a leitura atenta e crítica dos cadernos do documento do programa (currículo da geografia, caderno do professor e caderno do aluno), entrevistas com estagiários da rede pública estadual de ensino, atuantes na cidade de Porto Alegre e participações em audiências com os elaboradores e executores do projeto da Secretaria Estadual de Educação. Os resultados da pesquisa evidenciam que há correspondência entre os conceitos geográficos analisados; que a utilização dos materiais é restrita a poucos espaços escolares e que, após a troca de governo, os materiais foram descartados e a proposta inutilizada.

 

Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Currículo.

 

Abstract

The Rio Grande do Sul State Department of Education launched the "Lessons from Rio Grande" program. The program is about curricular references that aims to align the curriculum of basic education, from the final grades of elementary school to high school, in the State to the national panorama through National Curricular Parameters (PCNs). The research analyzes the geographic concepts that are most evidenced in the references of the Geography discipline, namely: territory, landscape, geographic space and place. Still, the work seeks to evaluate the possible ways that the methodological proposal is following the change of Government. In order to do so, a careful and critical reading of the program documents (geography curriculum, teacher's notebook and student's notebook), interviews with trainees from the state public school system, working in the city of Porto Alegre and participations in audiences with the processors and executors of the project, of the State Department of Education. The results of the research show that there is a correspondence between the geographic concepts analyzed, as well as that the use of the materials is restricted to a few school spaces and that, after the exchange of government, the materials were discarded and the proposal was not used.

 

Key-words: Geography. Teaching. Curriculum.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.3.8

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