<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 8, *. 143-159, mai./jun. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.3.8 </line>
</par>
<par>
<line> Currículo de Geografia e Liç*es do Ri* Grande: Novos Discursos, Velhas P*á*icas? </line>
<line> Curr*cu*um of G**graphy and Les**ns of Rio Gra*de: New Speec*es, ol* P*actices? </line>
</par>
<par>
<line> V*ctor Hugo Ned** Oliv*ira </line>
<line> Douto*ado *m Educ*ç*o Ponti*ícia Universidade C*tó*ica do Rio Grand* ** Sul </line>
<line> Mestr* em Geografia pe*a Univers*dade Federa* do Rio Grande do S*l </line>
<line> E-*ail: victornede*@hotmail.c*m </line>
<line> N*stor And** Kaerch*r </line>
<line> D*utor em Geog*a**a pela Un*versidade de São *a*lo </line>
<line> Profes*or pela Univ*rsidade Federal d* Rio *rande do Sul </line>
<line> E-*ail: *es*oran*rek@gmail.*om </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: Vic*or H*go Nedel Olive*ra </line>
<line> Editor Científico: Tonny Ker*ey de Alencar Ro*r*g*e* </line>
</par>
<par>
<line> Av. *pira*ga, 6**1, Prédio 15, Porto *l*gre, R*, </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Art*go receb**o *m 11/03/2017. Última </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ç*: Nestor An**é *aer*her </line>
<line> rece*ida em 05/04/**17. Aprov*do em 06/*4/2017. </line>
</par>
<par>
<line> Av. P*ulo G*ma, 110, Por*o Alegre, *S, Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliad* *elo siste*a Triple Revie*: Des* R*view a) </line>
<line> pelo Editor-Ch*f*; e b) Doub*e Blind **view </line>
<line> (a*aliação cega por dois *valia**res da área). </line>
<line> Revisão: Grama*ical, Nor*ativa e de Formatação </line>
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<line> V. H. N. *livei*a, *. A. Kaerche* </line>
<line> 144 </line>
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<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> A Se*r*tar*a de Educação *o Estado do Rio Grande *o Sul lanç*u o p*o*rama "L*ções do Rio </line>
</par>
<par>
<line> Grande". O p*ograma tra*a-s* *e refer*nciai* curri*u*ares *ue tem por objetiv* ali*har </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> currículo *a educação básic*, d**de *s séries f*nais do ensi*o fu*damental at* o ensino mé*io, </line>
</par>
<par>
<line> no Estado, ao panorama naci*na*, at*avés </line>
<line> dos Parâmetros Curricu*ares N*cio*ais (PCNs). A </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa analis* os conceit*s ge*gráficos *ue são mais </line>
<line> evidenciados nos </line>
<line> r*ferencia** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> disciplina de Geografia, qu*i* *ej*m: territ**io, p*is*g**, espaço ge*gráfi*o e lugar. *inda, o </line>
<line> traba*h* busca e*etuar a avaliação dos pos*í*e*s caminhos q*e a proposta met*d**ó*i** vem </line>
<line> seguindo *rente à troca de Go*er*o. Par* tanto, ef*tuou-se a l*itura a*enta e crítica dos </line>
<line> cadernos do documen** do programa (cur*ículo da geografia, cader*o *o profes*or e cader*o </line>
<line> *o *luno), entrevistas com estagiá*ios da re*e *ública estadual de e*sino, at*a*tes na cidade </line>
<line> de Porto Ale*re e *articipaç*es *m audiênci*s com os ela*orador*s * ex**uto*e* d* *rojeto *a </line>
</par>
<par>
<line> Se*r**ari* Est*d*al de *duca*ão. Os </line>
<line> resul*a**s da pes*uisa e*idenci** q*e há </line>
</par>
<par>
<line> corres*ondência entre os concei*os geográficos analisados; que a ut*lização dos materiais </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> res*rita a poucos espaços escolares e *ue, </line>
<line> apó* a troca </line>
<line> de governo, os m*teriais f*ram </line>
</par>
<par>
<line> *escar*a*os e a *roposta inutilizada. </line>
</par>
<par>
<line> P**avr*s-Chave: Geo*rafia. Ensino. *urrículo. </line>
<line> Abstract </line>
<line> The Rio Grande do Su* *tate Department o* Education launched *he "Les*ons from Rio </line>
<line> Grand*" program. The program is about c*rricul*r re*erences that aims to al*gn the </line>
<line> c*rriculum o* basic educ*tion, *rom t*e fina* grades of elementary s*hool to high school, *n </line>
<line> t*e State to the *ational panorama th*ough Nation*l Curricular P*rameters (PCNs). *he </line>
</par>
<par>
<line> research analyz** the geograph*c concepts th*t are most evidenced i* </line>
<line> t*e refe*e*ces of the </line>
</par>
<par>
<line> Geography d*scipline, </line>
<line> *amely: territory, l*nds*a**, geographic spa*e and p*ace. Still, *he </line>
</par>
<par>
<line> work *eeks to evaluate the po*si*l* way* that the m*thodological pr*po*al is *ollowing th* </line>
</par>
<par>
<line> ch*nge o* Governm*nt. *n order </line>
<line> to do so, a **reful an* *ritical readi*g *f the progr*m </line>
</par>
<par>
<line> do*um**ts (geography cur*i*ulum, teacher's notebook a*d student's n*tebook), inter*iews </line>
</par>
<par>
<line> wit* trainees f*om *he s*ate pu*lic </line>
<line> school sy*tem, wo*king in the city </line>
<line> of P*rto A*eg*e an* </line>
</par>
<par>
<line> participat*ons in a*dien*e* with the pro*e*so*s *nd ex*cutors of *he projec*, </line>
<line> of the S*ate </line>
</par>
<par>
<line> Depar*ment </line>
<line> of Education. The r*sults of th* researc* show that </line>
<line> there is a cor**spondence </line>
</par>
<par>
<line> b*tween th* geographic concepts analyzed, as we*l as that th* use of **e m*terials is res*ricted </line>
</par>
<par>
<line> ** * few sc*ool spac*s and that, </line>
<line> after th* exch*n*e </line>
<line> of gov*r*me*t, th* mate*i*ls were </line>
</par>
<par>
<line> discarded and the propos*l was not used. </line>
<line> K** words: Geography. *eaching. Cur*icu*um. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, *eresina, v. 1*, n.3, art. 8, p. 1*3-159, mai./jun. 201* </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Cur*ícu*o de Geo*rafia e Liçõ*s do Rio Gra**e: Novos *iscurso*, Velha* Práticas? </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
<line> No Br*sil, os **tudos de cur*ículo *ê* ** d*s*nvol*e*do nos *ltimos anos, </line>
</par>
<par>
<line> *rin*ip**mente após </line>
<line> * criação dos Parâmetros Curric*la*es *acionais (PCNs) que, </line>
<line> em 1996, </line>
</par>
<par>
<line> ori*ntaram as pr*ticas de ensino para m*t*s </line>
<line> d* mai*r qualidad*, </line>
<line> co* o in*u**o de </line>
<line> construir, </line>
</par>
<par>
<line> *o* o aluno, uma educação *om </line>
<line> caráter mais part*ci*a*ivo e re*lex*vo. Tais pa**me*r*s </line>
</par>
<par>
<line> serviram *o*o um referencial d* qua*****e no ens*no básico do país, na bus*a de um sujeito </line>
<line> atuante na sociedade. Me**o apresent**d* propos*as flexí*ei*, os P*N* *ão con*i*uram um </line>
</par>
<par>
<line> **delo curri*ular homogêneo e impo*itivo, pois **ss*b*lit*m, seguindo o que pr*ga </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Const*tuiç*o Federal (19**), a autonomia *os professo*es e equipe* ped*gó*i*as. </line>
</par>
<par>
<line> *o Estado do Rio G**n*e do Sul, porém o *u**ículo f*i pen*ado * estrut*rado **m </line>
<line> *ase nas ori**taçõe* *ue advinham dos órgã*s norma*iv*s superio*es, como o Minist*rio da </line>
<line> Educ*ção (MEC) e sua* p*bl*caç*es neste *enti*o. Nesta persp**t**a, a Secr*taria de </line>
<line> Educação *o Esta*o do *io Grande d* Sul, co*o *ma **s açõ*s do projeto de valori*açã* e </line>
</par>
<par>
<line> qualificaçã* </line>
<line> d* mag*stér** </line>
<line> gaúcho "Pro*essor **ta 10", **nçou, em s*t*mb*o *e 2009, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> programa "Liç*es do Rio Grande". </line>
<line> O **o*rama *ra*a-se *e r*ferenciais *ur*ic*lares *ue t** *or objet*vo alinhar * </line>
<line> cur*ículo da educação básica, desde as séries finai* do en*ino fundamental até o ensino *édio, </line>
<line> no Estado, ao pano*ama nacional, através *os PCNs. O *rograma é dividid* em **as gran*e* </line>
</par>
<par>
<line> estru*uras di*ático-pe*ag*g*c*s: 1 - os *eferenc*ais *u*ricu*ares; e 2 - os cadern*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> professor * do al**o. Os r**e*enc**is curr*c*lares f*ram articulados *or *rea *o c*nhec*me*to, </line>
</par>
<par>
<line> tentando-se a área das Ciência* Nat**a*s e suas tecnolo*i*s, das Ling**gens </line>
<line> e suas </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ogias, a da Ma*emática e suas t**nologi*s e * d*s Ciê*cias Hu*an*s * suas te*nologias. </line>
<line> Nesta úl*ima div**ão, enco**ram-s* elencadas *s *iscipli*as de Geogr*fia, Histó*ia, *ilosofia * </line>
<line> Sociolo*ia. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a *u* se chega*se, a este pr*gram* de currículo, a Secretaria de E*ucação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Es*ad* do R* </line>
<line> ava*iou difer*ntes í*dice*, dentre eles o Sistema </line>
<line> de Avaliação *a *ducação </line>
</par>
<par>
<line> Bási*a (SAEB), os índices *a Prov* *rasi*, do Exame Nacion*l do *nsino **dio (ENEM), e </line>
<line> o Sistem* de A*aliaçã* *o Rendiment* Escolar no *io Grande do Su* (S*ERS), os quais </line>
</par>
<par>
<line> *ora* a**o de </line>
<line> crít*ca importante sob*e a avaliaç*o est*ut*ral * conjuntural *a Ed**açã* no </line>
</par>
<par>
<line> Estado do Rio *rande d* Sul. A*ós as a*á**ses, constatou-se que, ao final da 4ª série </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> e*sino fund*mental, a*enas *% dos aluno* e*am a*fabetiza*os plen*me*te, e q**, ao f*nal da </line>
<line> 8ª sér*e do e*si** funda*e*tal, apena* 10% *os alunos eram alfabetizados plenamente. </line>
<line> Rev. **A, *eresina P*, v. *4, n. 3, a*t. 8, p. 143-159, mai./jun. 2*17 www4.fsane*.com.b*/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. Oliveira, N. A. Ka**ch*r </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> Ente**e-*e, a*u*, por alfa*eti*a*ão p*ena, o *luno que, *o fina* da etapa proposta, est*ja apto </line>
<line> a ler, es*rever e r*solver probl*mas dentr* do que lh* foi est**ulado. Tais anál*ses *ocaram as </line>
<line> p*líticas pública* do Estado do *S, em te**os de educação, para programas de alfabetização, </line>
<line> em um pr**eiro *ome*to, c*m o intuito de sanar o problem* que se *presentava. </line>
</par>
<par>
<line> Para tanto, </line>
<line> três </line>
<line> princip*is </line>
<line> p*og*ama* </line>
<line> dir*cionado* </line>
<line> à alfabetização </line>
<line> **ram </line>
</par>
<par>
<line> i***ementa*os no Estado d* *S, n* gestão do go*erno Yeda: o p*ograma de alfab*tização do </line>
<line> Grup* de Estudos *obre *ducação, Metod*logia de P*squ*sa e Ação (GEE*PA), o progra*a </line>
<line> "Alfa e Beto", que *á estava *m fu*cionamento no Estad* de Mina* Ge**is, * o progr*ma </line>
<line> "*ircuito Camp*ão", q*e já estava em funci**amento no Estado de S*o P*ulo. Assim sendo, </line>
<line> com a pri*ridad* de alfab*ti*ar bem, em um pri*ei*o momento, os componentes curric*lares </line>
<line> *ive*s*s fic**am par* u* se*undo moment* *e atuação política e i*st*tucional, em termos de </line>
</par>
<par>
<line> *o*íticas públicas </line>
<line> na ár** d* e*ucação, qu**do da c*iação dos Refe*en*iais Cur*iculares, </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> form* do programa "Lições do Rio Grande". </line>
<line> O currículo de Geograf*a t*ata-s* de imp*r*ante ins*ru*ento com efeito de *igação </line>
<line> **tre a Geografia c*e*tífic* e a Geografia *scolar: </line>
</par>
<par>
<line> A ge*grafi* </line>
<line> dos prof*ssores se desdobr*u co*o *is*urso pedagó*i*o de tipo </line>
</par>
<par>
<line> *nciclopédico, como di*curso científico, </line>
<line> enume*aç*o de *le*entos de co*heciment* </line>
</par>
<par>
<line> mais *u menos ligados entre *i pe*os diversos tipos d* ra*iocínios, *ue *êm todos um </line>
<line> ponto comum: mas*arar s*a utilidade prática na conduta da g*erra ou na orga*i*aç*o </line>
<line> da Estado (LACOS*E, 1*88, p. 32). </line>
<line> Ent*nd*-se, aqui, a Geogr*fia C**n**fica e a Geografia escolar n*o como distinta* </line>
</par>
<par>
<line> geografias, </line>
<line> no âmbito </line>
<line> de sua ori*em */ou no âmb*to epistemológico. A Geografia e*colar, </line>
</par>
<par>
<line> a*vo d*sta pes**isa, *efere-se *q*ela que, *ra*alh*da e contex*ualiza*a *a e*col*, também </line>
<line> produz di*erentes sabere*, assim como a Geografia cie*t*fic* produz, *m ou*ros e*paços, qu* </line>
<line> não a esc*l*. </line>
<line> Analisar o currículo de Geograf*a é *a*bém *nalisar os pres*upostos de de*an*a* </line>
</par>
<par>
<line> cu*tur*is e **ci*is que faz*m </line>
<line> pa*o de fundo às </line>
<line> questõ*s curriculares. Todo e qu**quer </line>
</par>
<par>
<line> prog*ama, seja como u*a po***ica de Es*ad*, ou meramente uma po*ítica d* governo, to*na- </line>
<line> s*, em s*a e*sência * orig*m alvo da crítica p*lítica, jornalístic* e socia*. Liçõe* do Rio </line>
<line> Grande, tratand* de um programa pertinente à á*ea da educ*ção merece ser alv*, inclusive, da </line>
<line> *rít*ca a*adê*ica, uma vez **e sua possível *plicação entra em conta*o direto co* * rea*idade </line>
<line> de *ilhares de *du*andos d* ensino *ásico, principalmen*e do Ensino Fund*menta* e **di*. </line>
</par>
<par>
<line> Ana*isar, **sim, um programa d* ref**enciais curriculares para um Estado </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> proporção do Rio G*ande do Sul d*duz em anál*se crítica, co*t*do precis* e tam**m cent*a*a </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 14, n.3, art. 8, p. 1*3-*5*, ***./jun. 2*17 www4.fsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cu*rículo de Geografi* e Liç*e* do Rio Grande: Novos Discu*so*, Velhas P*át**as? </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> naqueles que são princ*pais *b*etos e preocupações n* meio e*ucac*onal: alunos * </line>
<line> p*of**sore*. </line>
<line> Nes*e sentido, a contribuição para o ensino *e Geo*rafia, ao part*r da an*lise de </line>
<line> Refere**ia*s Curriculare* faz-se necessár*a. Aulas maçantes e sem conte*tual**ações, </line>
<line> professores desgasta*o* e se* ânimo *ara trabalhar, escolas e* situaçõe* de alta precarieda** </line>
</par>
<par>
<line> são apenas *lguns </line>
<line> dos cenários que encontramos n* dura realidade escolar. An*lisar um </line>
</par>
<par>
<line> programa de cur*ículo permite ir muito *lém de *omparar, dedu*i*, a***iar * pro*etar se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esmo contribui com a melhora do quadro da educaçã*, da* condições de trabalho, *as *ulas </line>
<line> e do ensino da Geografia. **rmite r****c*brir e *e*isi*ar aquilo que ** pensa e se *ntende *or </line>
</par>
<par>
<line> Geog*af*a escolar, </line>
<line> uma v*z que esta está constant*mente *e r*criando, em ambie*tes </line>
</par>
<par>
<line> comp*e*os e in*vadores como a e*cola, espaço onde ocorre e se reflete o *otid*ano. </line>
<line> O* princ*pai* objetivos d* present* es*udo foram: analisar o *rograma "Lições do Rio </line>
<line> Gra*de" c**o referenci*l cu*ricu*ar *r*p*sto *e*a Secretaria *e Educação do **tado d* Rio </line>
</par>
<par>
<line> **ande do Sul, v*rificand* suas diferente* limita*ões e p*ssibilidades, na perspecti*a </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> análise d* currí*ulo. Anal*sar o* d*cumentos oficiais do Progra*a "L***es </line>
<line> do Rio Grande", </line>
</par>
<par>
<line> efet*ando as comparações *e*tinente* aos Par*metro* C**ri*ulares N*cionai*. Verificar qu*is </line>
</par>
<par>
<line> co***itos-ch*ve da Geografia são </line>
<line> *tilizad*s </line>
<line> no Programa e s* os mes*o* *e encontram </line>
</par>
<par>
<line> adeq*ados à* d*ferentes reali*ades </line>
<line> da *eografia *scolar. Verificar * aplicabilidade do </line>
</par>
<par>
<line> Program* na prática pedagógica, com b*se nas entrevis*as apli*ações d*s pr*fessores da re*e </line>
</par>
<par>
<line> púb*i*a estadu*l de ensino e </line>
<line> estagiár*o* em prát*ca de *al* de aula. Verifica* a logística </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> impl*menta*ão do Pro*ra*a, a partir de entrevist*s com dir*gent*s *edagógi*os da S*cre*aria </line>
<line> de Educação do Est*d* do *io Grande *o Sul. </line>
<line> *. REFER*NCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Para que se *fe*ue a </line>
<line> discuss*o *obre </line>
<line> *m </line>
<line> deter*in*do p*ograma de currícul*, faz-se </line>
</par>
<par>
<line> necessário *ue se compreen*a uma definição s*stematizada d* q*e trata tal obje*o de pesquis*, </line>
<line> aba*tado de tem*s e co**lexas discussões. Portan*o: </line>
<line> O currícu*o é um d** loca*s privilegiad*s onde se entre*ruzam saber e poder, </line>
<line> representaçã* e domínio, discu*so e regulação. É também no currículo que se </line>
</par>
<par>
<line> con**nsa* *elações de poder que sã* cr**iais *ara o processo de </line>
<line> formação de </line>
</par>
<par>
<line> subjetividades sociais. Em suma, curríc*lo, *o*er e *dentidades so*i*is estão </line>
<line> m*tua*ente implicados. O currículo corp*rifica relações sociais (SILV* 1996, p. </line>
<line> * 3 ). </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresi*a P*, v. 14, n. 3, art. 8, p. 143-159, *ai./jun. 2017 </line>
<line> w**4.fsanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. N. Ol**eira, N. A. Kaercher </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> *l*husser (1983) é quem alavan*a as *iscussões sobre a inserçã* das i*eologi*s na </line>
<line> edu*ação, através das escritas sobre os aparelhos ideológicos do Estado. N*ste sentido, pode- </line>
<line> se *firmar *ue *urríc*l* *st* pro*undamente ligado às diferentes q*estõ*s das relaç*es s*ci*i* </line>
</par>
<par>
<line> de ideologia e de cultura, </line>
<line> con*igu*a*do-*e, ass**, es*e objeto de um* práx** e não al*o </line>
</par>
<par>
<line> estáti*o. A* quest*es que perpassam o ambi*n** escolar em sua in*egr*lidade, de c*rta forma </line>
<line> integram as ins*it*iç*es sociedade e escola, f*vorecend*, ou não, aqui*o que será tratado nesta </line>
<line> última. </line>
<line> *egun*o Perr*nou* (1999), o curríc**o está li*ado *s questões de o*dem das </line>
<line> competê*cias e habili*ades qu* norteia* *s conteúd*s; nesta perspectiva, *s com*et*n*ias n* </line>
</par>
<par>
<line> ár*a da educação são "u*a capac**ade d* agir ef**azmente em um </line>
<line> de*er*ina*o t*po de </line>
</par>
<par>
<line> *itu*ção, *poiada em *onh*cimento, mas se* lim*tar-se a eles" (PE*RE*OUD, 1999, p. 7). </line>
</par>
<par>
<line> Nest* </line>
<line> entendim*nto, as compet*n*ias não exclue* os conteúdos, </line>
<line> ao </line>
<line> con*rário, *s </line>
</par>
<par>
<line> conteúdos são *issolvidos </line>
<line> dentre a* *ompetê*cias * *erem desen*olvi*as, q*e são </line>
</par>
<par>
<line> a*avancadas, *ntã*, atr*vés das habilidades. </line>
</par>
<par>
<line> *a *isc*pli** de Ge*gr*fia, *s estudos d* cur*ículo **dem en*ontrar </line>
<line> resp*ldo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rdem *é**ica, na obra de Lac***e (198*), quando af**ma: </line>
</par>
<par>
<line> Socialm*nte, apesar do seu ca*áter e*em*n*ar cari*a**ral ou ins*gnifican*e, as lições </line>
</par>
<par>
<line> *prendidas no livro de geogra*ia, os r*sumos </line>
<line> dit**os pel* me*tre, tais reproduçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> car*catu*ais e mutilan*es *êm </line>
<line> uma influência *onsideravelment* *aior porque tudo </line>
</par>
<par>
<line> is*o contri*uiu pa*a influen*iar permanente*ente, desde sua j**entude, milhõe* de </line>
<line> in*i**duo*. E*s* *orm* soc***mente dominante *a geografia escolar e un**ersitária, na </line>
<line> me*ida em que ela *nuncia um* nomenc*atura e que s* inculca elementos de </line>
<line> con*ecimento enu**rados sem ligação entr* si (o relevo - o clima - a veget*ção - * </line>
<line> *opulaç*o...) tem o resultado não *ó de mascarar a trama pol*tica de tudo aqu*lo q*e se </line>
<line> ref*re ao espaço, mas *a**ém de impor, i*plicitamente, que não * preciso senão </line>
<line> memória (LACOSTE, 1988, p. 32). </line>
<line> Assim, o cu*r*culo de Geograf*a, que em um pri**i*o m*ment* *ncontrava-se como </line>
</par>
<par>
<line> um c*nj*nto de conteúdos muitas ve*es de*conexos da </line>
<line> r*alidad* d* aluno, vem se </line>
</par>
<par>
<line> apresentando, nos *lt*mos anos, incl*si*e *om o adven*o da denomina** Geogr**i* Crítica, </line>
</par>
<par>
<line> como *m currículo que </line>
<line> deve </line>
<line> esta* m*is p*óximo ** realidade do aluno. O currículo, *ntã*, </line>
</par>
<par>
<line> deve p*rtir *esta r**l*dade, do espaço vivido, para que o aluno p*s*ua as base* princ*p*is do </line>
<line> ent*n*imento da *eografia e s*us concei*os fundam*ntais. </line>
</par>
<par>
<line> Como Lacoste (19*8) af****, o curríc*lo da Geograf*a, </line>
<line> ne*te *rimeiro momento, </line>
</par>
<par>
<line> apre*enta-s* </line>
<line> *omo um conjunto de conteúdos *mportantes, contudo, haja **sta seu *empo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s**s *i*itações polí*icas e so*iais, t*i* co*t*údos rep**sentaram apena* um *aráter d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 8, p. *43-1*9, mai./j*n. *01* </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Curr*culo de Geogr**ia e Liç*es do Rio ***nde: Novos Dis*u**os, V**has *ráticas? </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> mnem*té*nica, no qual * aluno apenas d*corava conceitos e conteú**s, sem ex*r*ita* o p*der </line>
<line> de análise e reflexão sóc*o-natural nos conteúdos. </line>
<line> Busca-se, *t*almente, r*fletir com * aluno sobre o q*e está sendo **tudado, entreta*to, </line>
<line> não basta apen*s s*ber o* conteúdos para se dar aula, sej* d* geografia ou qualquer outra </line>
<line> discipli*a. Os co*teúdos aprend*d** e debatidos - mu*ta* vezes * *x*ustão - na i*stância *e </line>
<line> um curso s*perior, ** qua*s *e encontram n*s cu*rí*ulos escolares "não **rantem uma </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ação efetiva e </line>
<line> af*tiva com noss*s aluno*. Em </line>
<line> *utras </line>
<line> palav*as: se *u ensino, não </line>
</par>
<par>
<line> sign*fi*a que meu aluno aprende" (KAERC*ER, 2002). </line>
<line> *ntão, como efetuar esta ligação entre conteúd*s c*nt*dos no currículo e as relações de </line>
<line> ensino-apr*ndizagem? C*rtamen**, não encontraremos as resp*st*s nos manuais a*a*êmic*s e </line>
</par>
<par>
<line> *em nos cad*rnos de *urrículo. O pr*f*ssor surg*, *ntão, </line>
<line> *omo agente *odificado* d* um </line>
</par>
<par>
<line> sis*ema *ue pode, em alguns *asos, estar *iciado, no qu*l o a*uno perdeu o gosto por aprender </line>
</par>
<par>
<line> Geografi*, sej* pelo professor </line>
<line> desanimado/despreparado na *rofissão, *e*a por fal*a *e </line>
</par>
<par>
<line> intere*se pessoal. </line>
</par>
<par>
<line> O q*e não se que* *qui é obr*g*r que *odo aluno gos*e de Geografi* - algo que * muito </line>
<line> difícil - mas quiçá tor*ar o ensino de geog*afi* ma*s atrativo para o alu*o, fazen*o c*m q*e </line>
</par>
<par>
<line> p*ssamos "seduzir </line>
<line> nossos aluno*, p*ra *ue eles p*nsem que a Geografia se*a me*eci*a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> estar no cur*íc*lo" (KAERC*ER, 2011). **abalho d*f*cil, mas não i*possível. </line>
<line> Nesta análi** de currícul* da Geografia, u* objet* imp*rtante de estudo também de*e </line>
</par>
<par>
<line> *er lem*rad* e </line>
<line> revisto: os PC*s, cr*ados em 1996, q*e colo**ram *m ***cuss*o, de*d* sua </line>
</par>
<par>
<line> c*ncepção a visão de *urríc*lo no Brasil, como um todo. A Geografia, neste co*text*, é </line>
<line> U*a área de conhec*mento c*mprome*ida *m t*rnar o mundo compree*sível *ara os </line>
</par>
<par>
<line> alunos, explicável e passível </line>
<line> de t*ansformações. Neste sentido, as*ume g**nde </line>
</par>
<par>
<line> relevância dentro do conte*to dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua me*a de </line>
<line> buscar um e*sino p*ra a *onqu**ta *a ci**dania br*sileira. A* temáticas com as quais </line>
</par>
<par>
<line> a Geografia trabalha na atualidad* encontram-se </line>
<line> **rmea*as por essa pre*cupação. </line>
<line> É </line>
</par>
<par>
<line> possível encontrar uma *arta b**liografia *obre *árias **estõ*s que entrelaçam os </line>
<line> *emas de estud* da Geografia com as questões s***ais apontad** como prioritárias nos </line>
<line> Par*m*tros C*rricula*es *acionais (BRASIL, 1998, p. 2*). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, percebe-se a relevância que * Geografi*, como **sciplina </line>
<line> cient*fica e escolar </line>
</par>
<par>
<line> tem na concepção d*s PCNs, uma v*z que esta trata-se, n*sta visão, da pri*ci**l disciplina </line>
<line> r*sponsável pelas disc*ssões *ue re*resen*am as relações do homem c*m * natureza. </line>
<line> Para além da *onceituação de currículo e cu*rí*ulo da Geogr*fia, alg*ns conceitos são </line>
</par>
<par>
<line> imp*rt**tes para a *eo*rafia como *iscip*ina científica. Eles colab*r*ra* e surg*ra* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> construç*o da ciência geogr**ica. *a*a efetuar u*a br*ve sistemat*zação destes referid*s </line>
<line> Re*. FSA, Teresina *I, v. 14, n. *, a*t. 8, p. 143-159, mai./jun. 201* www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oliv*ira, N. *. Ka*rcher </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> conceitos, a*oiamo-nos, aqui, *a o*ra d* Moraes (198*), qu*n*o ele *fetua simples e direta </line>
<line> siste*at*zaç*o des*e* concei*os, com base n* obra de se*s fundad*r*s: </line>
<line> Quadro 1 - S**tematização d* conceitos geográf*cos. </line>
</par>
<par>
<line> CONCEI*O </line>
<line> PR**CIPAL SISTEMATIZADOR </line>
<line> CO*SIDERAÇ** </line>
</par>
<par>
<line> Paisagem </line>
<line> *l*xa*dre Von *u*bol*t </line>
<line> O geógrafo dev*ria contemplar a paisagem de uma forma *uas* estética... A paisagem ca***ria *o obs*rvador, uma \impr*s*ão\, * qual, combinada com a observação sistemática *o* seus elementos componente*, e filtrada p*lo ra*ioc*nio lógico, levaria à expl*cação: * caus*lidade d*s cone*ões contid*s na* *aisa*ens obs*r*ad*s. </line>
</par>
<par>
<line> *ugar </line>
<line> K*rl Ri*ter </line>
<line> ... a *eografia de Ritter é, pr**cipal*e*te, um estudo d*s lugare*, uma busca da *ndividual*dade destes. Neste sentido, *aberia * Geo*rafia ex*licar *nd*vidualid*de dos sistemas *aturais, pois nesta se *xpre*saria o *esígnio da divi*dade ao criar aquele luga* especí**co. </line>
</par>
<par>
<line> Te*rit*rio </line>
<line> Friedrich Ra**el </line>
<line> A Geografia proposta por Rat*el pri*i*egiou o elemento humano * *briu várias f*entes de estudo, valorizando questões refe*entes à His**ria e ao espaço, *om*: * formação dos ter*itórios. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *O*AE*, 19**, El*bora*ão: d*s au*ores. </line>
<line> Ta*bém n** apoiamos *a *br* de Milton Sant*s (1*96), q*ando este rea*iza longo e </line>
<line> profundo estu*o sobre o Esp*ço Geo*ráfico: </line>
<line> Quad*o * - sistem*tização de concei*o* geográficos (contin*a*ão) </line>
</par>
<par>
<line> CONC*ITO </line>
<line> PRINC*PAL SISTE*ATIZ**OR </line>
<line> C*NS*DER*Ç** </line>
</par>
<par>
<line> Espaço Geográfic* </line>
<line> Milton Santos </line>
<line> O es*aço é formado *or um co*junto indi**ociável, solidário e també* cont*adit*rio de *iste*a de objetos e siste*a *e ações não co**ideradas i*ol*damente, mas c*mo o *u*dro **ico no *ual a história se dá. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Santos (*996). </line>
<line> O entendi*ento d*s*e* principais con*eit** tr*ta-se de importante etapa para a a*álise </line>
<line> de um currí*ulo de geografi*. * na esc*la que o alun* te* o primeiro con*ato f*rmal co* a </line>
<line> Geografia e seu* co*ceitos, sendo e*ta ci**cia *quela qu* sistemat*za e p**cur* explicar muito </line>
<line> *o que o aluno já **vencia em s*u cotidiano, assim: </line>
</par>
<par>
<line> O conteúdo d* Geogr*fi*, nest* contexto, o *ate*ial é </line>
<line> necess*rio para que * aluno </line>
</par>
<par>
<line> construa o s*u conhec*mento, *pr**da a pensar. Apren*a a **nsar *ignifica elab**ar, a </line>
<line> partir do *enso comum, do conheci*ento p*oduzido *ela humanid*de e do con*ronto </line>
<line> com *utros saber*s (do p*of*ssor, *e outro* int**loc*t*re*), o seu conh*cim*nto. Este </line>
</par>
<par>
<line> conh*cimento, partindo dos </line>
<line> conteúdos da Geogr*fia, s*gnifica uma consciência </line>
</par>
<par>
<line> espa*ial *** coisas, dos fe*ômenos, das relações sociais que travam no mundo </line>
<line> (CALLAI, 2000, *. 93). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. 14, n.*, a*t. 8, *. 143-159, mai./jun. *017 </line>
<line> www4.fs*net.co*.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cur*ícul* de Geografia e Lições do Ri* Gran*e: Novos D**cursos, Velhas Prátic*s? </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> * que querem*s d*zer aqui é que o </line>
<line> curríc*lo de Geograf*a so*ado à* relações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ensin*-a*rendizagem são as peç*s imp*rtantes par* que o aluno co**trua o conhecimento </line>
<line> geogr**ico, *, principal*ent* reflita * exerça seu *oder de anális* e *rática *oc*al, frente ao </line>
<line> ap*end*za*o-*ef*exão de Geo*rafia. </line>
<line> O es*ud* e a e*empli*ic*ç*o com fatos do cotidiano destes conce*to* *eog*á*icos </line>
</par>
<par>
<line> abrem o pens*mento do a*uno, faz*ndo com que </line>
<line> este possa realizar relações, dis*ussões, </line>
</par>
<par>
<line> sistematiz*ções com outros co*ceitos, con*e*dos * s*tuações de sua r**lid*de * daq*ilo que </line>
<line> possa *ir a *onhece*. </line>
<line> *esta pe**u*sa, entende-se o lugar como aquele que </line>
</par>
<par>
<line> Faz referência a **a realidad* </line>
<line> de es*ala loc*l ou regional e *ode estar *ss*cia** a </line>
</par>
<par>
<line> cada in*ivíduo o* *rupo. O lugar pode ser entendi*o como a parte do es*aço </line>
<line> geográfico efet*vam*n*e apropr*ada para a vida, área onde se des**v*lvem a* </line>
<line> ativ**ades coti*iana* ligadas à sobre***ên*ia e às d*ve*sas re*ações estabel*cida* *elos </line>
<line> hom*ns (LISBOA, 2007, *. 29). </line>
<line> A**im, n*s*a pe*spectiva fenomenológica do conc*ito *e l*ga*, podemo* *i**r *ue tal </line>
</par>
<par>
<line> conceito é *quele que está in*i***e*t* ligado </line>
<line> *s ident*dades dos sujeitos * suas relaçõe* de </line>
</par>
<par>
<line> *ertencimento em determinados e*paços. Ainda, pode-se r*alizar breve as*o*ia*ão do </line>
<line> conceit* de lugar aos conte*dos program*ticos *a Geograf** escolar, em que *e *erif*ca q*e o </line>
</par>
<par>
<line> lugar es** r*lacionado </line>
<line> n*o somente à* que*t*es *e proximi**de espa*ial do al*no, *as </line>
</par>
<par>
<line> também é se*tido, em m*ita* vez*s, quando * global exerce sua influê*cia sobre o *ocal, no </line>
<line> lugar. </line>
<line> *. ME*ODOLOG*A </line>
</par>
<par>
<line> Para que se re*lizem *studo* ma*s a*rofun*ados sob** determi*ado program* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Governo que pretende *ra*alhar co* a temá*ica </line>
<line> do *urr*culo, é nec*ssá*io que se pe*sem </line>
</par>
<par>
<line> *amin*o* met*d**óg*cos a*r**ria*os. </line>
</par>
<par>
<line> Entend**os, *qui, que o </line>
<line> caminho met*d*lógico m**s adeq*ado pa** os percursos </line>
</par>
<par>
<line> invest*gativos </line>
<line> da *esquisa é o *os Estudos de Ca*os. E**e método se enfatiza por sua </line>
</par>
<par>
<line> adequaç*o e **rtinência ao es*udo da *ealidad* socioeduca*iva (SANDÍN ESTEBAN, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> E, </line>
<line> **r *e tratar d* </line>
<line> um estudo de c*so de um progra*a espe*ífico, porém que nos r*porta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *u*ros *rogramas de mesmo aport* téc*ico-p*ocedime*tal, e*ten*emos *ue falamos de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> e*tudo intrínse*o e, ao *esmo tempo, in*t*ume*tal de casos, n* me*ida em que há o in*eress* </line>
</par>
<par>
<line> *e*. *SA, Teresina PI, v. 14, n. *, art. 8, p. 143-159, mai./j*n. 201* </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. *. Oliv*ira, N. A. Kaercher </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> no c*so específico e t*m*ém na compr*ens*o sobr* um t*ma ou teo*ia (idem), no *aso, as </line>
<line> teorias de c*rrículo. </line>
<line> Assim, nos propo*mos a *ealizar os segui*tes passos: </line>
<line> Em primei*o, a leitura d* c*derno o*icia* do progr*ma "Liç*es do Rio Gran*e": livro </line>
<line> *os refer*nciais curricula*es da *rea de "*iências humanas * suas tecnolog**s e do currículo da </line>
</par>
<par>
<line> *eografia, em específic*. Esta *rim*ira leitura nos possibilita entrar em contato com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> programa, conh*cer sua* particu*a*idades e rever o que já é c*nh*cido ne*ta temá*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Se*u*do, a lei**ra dos cadern*s do aluno * d* caderno *o professor, na *arte destinada </line>
<line> especi**ca*en*e à geografia. N**ta etapa, prete*de-se re*liz*r a anál*se específica das aulas </line>
<line> p*opo*tas p*r* o ens*n* de *eografia, bem co*o verificar o conjunto de **la* de Geogra*ia </line>
<line> em c*sa l*vro do aluno. </line>
</par>
<par>
<line> Na *equên*ia, real*zam*s ent*evistas com *st*giários, c*nc*uintes d* curso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *radua*ão e* licenciatu*a em *eogr*f*a e em prática de sala de aula. Est* entrevista nos </line>
</par>
<par>
<line> possi*ili*ará verificar *omo os alunos da graduação *er*ebem a inserção de pol*ticas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educação d*ntro da escola, da r*a*idade de trab*lh*. Juntamente a *st* etapa, realiz*m*s </line>
<line> e*tre*i**as *om prof*ssor*s de Geografia da rede pública *st*dual de en*in*. Esta entrevista </line>
</par>
<par>
<line> po***b**ita v*r*ficar p*ra *lém da *plic*ção ou não </line>
<line> do p**gr*ma, ** </line>
<line> ní*eis de resist*ncia </line>
<line> *u </line>
</par>
<par>
<line> a*eitaç*o à proposta, por part* de amostr* do corpo docen*e gaúcho. </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, e n*o menos i*por*ant*, realizam-se audiências com os elabora*ores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> executores do projeto da S*cret*r*a Estadual d* Educaç*o, com </line>
<line> o *ntui*o de recebe* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> apresentação formal *o programa e es*larecer *s questionamentos * inquietações oriundos da </line>
<line> le*tura e da* e*t*evistas re*liz*das. </line>
<line> 4. *ESULTADOS E *ISCUSSÕE* </line>
</par>
<par>
<line> H*ja vista a grandez* </line>
<line> de elementos *etodo*ógicos propost*s pela *es*u*sa *ica </line>
</par>
<par>
<line> **i**nciado que a qua*tidade de resul*ados é g*ande. Par* q** se compreenda melhor o qu* </line>
<line> foi trabalhado aqui, div*dem-se *s r*sultados em três eixos: quanto ao material, quanto às </line>
<line> entre*i*tas e quan*o ao *rog*ama em *i, *es*ritos n* sequência. </line>
</par>
<par>
<line> O material </line>
<line> ap*ese*tado **ata do cade*no of*cia* </line>
<line> do </line>
<line> p*ograma e das co*sequentes </line>
</par>
<par>
<line> leitura* r*alizadas do mesmo, juntamen*e com as cons*deraçõe* s**re as a*las p*opostas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> program*, atra**s dos cad***os do aluno e *o ca*erno do prof*ssor. </line>
</par>
<par>
<line> A disciplina d* Geografia, </line>
<line> como as demais, </line>
<line> *onfigura-se pelas c*m*etências </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> habilidades, </line>
<line> p*ra a designação </line>
<line> *os ob*eti*os a ser*m atingidos com * ensino da </line>
<line> geografia </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *e*e*i*a, v. 14, n.3, art. 8, *. 143-1**, *ai./ju*. 2017 </line>
<line> www*.fsanet.*om.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Curr*c*lo d* Geo*rafia e Lições do Rio Grande: Novos D**cursos, Velhas Práticas? </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> escolar. Os documentos </line>
<line> apresentam uma Geografia de </line>
<line> nature*a *nte*disciplinar. Requer do </line>
</par>
<par>
<line> aluno a </line>
<line> *ompreensão *e fen*menos *e v**ias áre*s do </line>
<line> conh*cim*nto, *ara possib*li*ar o </line>
</par>
<par>
<line> melhor ent**dimento </line>
<line> da rela*ão sociedade - natureza, permitin*o, dessa fo*ma, a leitura do </line>
</par>
<par>
<line> espaço g*ográ*i** *e forma mais dinâmi*a. </line>
<line> Quanto * apresen*ação das c*mp*tências * habi*idades para o en*ino de Geografia, </line>
<line> consta*ou-se s*milari*ad* co* o que j* havi* sido p*oposto nas orien*ações esta*e*ecidas a </line>
<line> partir dos **Ns, conforme o quadro 3. </line>
<line> Quadro 3 - Compar**ão e*tre Lições *o R** Grande e PCNs </line>
</par>
<par>
<line> *OMPETÊ**IAS E HABILIDADES (Lições d* R** Grande) </line>
<line> CO*PETÊNCIA* E HABILIDA*E* (PCNs) </line>
</par>
<par>
<line> - Conhecer a organização do espaço *eográfico e o funcioname*to da *atureza ** *uas m*ltiplas relações, de modo a co*preen*er o papel das sociedades em su a cons*rução e na produção do *erritór**, da paisagem e do luga*; - Identific*r e *valiar as ações dos homens em sociedad* e **as conse*uência* e* *ife*entes espa*os e t*mpos, de m odo a construir refe*enciais *ue **ss*bilit*m uma participação proposit*va e reativ* *as *uestões *ocioambienta*s loca*s; - C*mpreende* a *spaciali*a*e * temporali*ade dos fenômenos geog**fic*s estudados em suas dinâ*ic*s e interaç**s; - *omp**e*der q*e as *elhor*a* nas condições de vida, o* direitos p*lít*c*s, os avanç*s téc*icos e tecno*ógicos e a* transforma*õe* socioculturais são conqui*tas deco**entes de confl*t*s e acordos, que ainda nã* são usuf**ídas por todos o* seres humanos e, dentro de suas poss*bilidade*, devem **penhar-s* em demo*rati*á-**s; - Conhecer e sabe* util*zar *roc*dimentos de *e*q*isa da Geografia pa*a comp**e*der o espaço, paisagem, o território e lugar, a o seus pr*cessos de c*nst*ução, identific*n*o su** re*a*ões, pr*blemas e contradições; - Faz*r leituras de imagens, de dados e *e docu*entos de d*f**e*te* f*n*es de informação, de modo * *nte*preta*, analisa* e relacion*r infor*ações *obre o espaço g*ográfico e as diferentes *aisagen*; - Saber *tilizar a linguag*m cartográfi*a para *b*er inf*rma***s e representa* a </line>
<line> - Conhecer a *rganizaçã* do espaço geográfic* e o funci*namento *a natureza em suas *últiplas relações, de mo*o a c*mpreender o p*pel d*s socieda*es *m s*a c*nstrução e na produção do te*ritóri*, da paisage* e do luga*; - Identifica* e avaliar as *ções dos homens em soci*dade e suas cons*quên*ias em dife*entes espaço* e temp*s, de m*do a constr**r refe*enciais qu* possibi*it** uma par*icipaçã* proposit*va e reativa nas **estões socioambien**is locais; - Compreender a espacia*idad* e tempo*alidade *os fenô*en** geogr*ficos estuda*o* em *ua* *inâmicas e interaçõe*; - Co*preende* que as me*horias na* condiçõe* de vida, os direitos políticos, os avanços t*cnicos e **cnológicos e as tr*ns*ormações s*ciocult*rais sã* conq*istas decorren*es d* *onfl*tos * ac*rdos, **e ainda não são usufru**as por todos os seres hu*anos e, den*ro de **as po*sibili**des, *evem empenhar-se em democr**izá-las; - Conhecer * sab*r ut*liz*r procedimentos de pesquisa da Geog*afia para c**preender o e*paço, p**sa*em, * **rritório e * lug*r, a seus processos d* c*nstrução, identific**do s*as re**ções, p*oblema* e *ontradições; - Fazer leitura* *e im*gens, de dados e de documentos de dif**en*es *ontes *e inf*r*aç**, de modo a i*te*pre*ar, ana*is*r e relaci*n*r info*maçõ*s sobre o espaç* *eográfic* e as difere*tes paisag*ns; - Saber util*zar a li*guagem cartog*áf*ca p*ra obter informações e *epresentar * </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin* **, v. 14, n. 3, art. 8, p. 143-159, *ai./jun. 20*7 </line>
<line> www4.fsanet.c**.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. N. *l*veira, N. *. K*ercher </line>
<line> *5* </line>
</par>
<par>
<line> espac*alid*de dos fenômenos g*ogr**icos; </line>
<line> e*pacialidade *os fenômenos geográficos; </line>
</par>
<par>
<line> - Val*rizar o patrimônio soci*cu*tural </line>
<line> e </line>
<line> - Valorizar o p*trimôni* *ocio**ltural </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> resp*itar a soc*odi*ersida*e, reconhecen*o-a </line>
<line> r*spei**r * sociodi*ers*dade, *econhecendo-a </line>
</par>
<par>
<line> *omo um direito dos povos e ind*víd*os </line>
<line> e </line>
<line> c*mo um </line>
<line> di*eito dos povos e *ndivíduo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> um el*mento de fo*talecimen** da </line>
<line> *m *leme*to de fort*l*cim*nto d* </line>
</par>
<par>
<line> democra*i*. </line>
<line> democ*aci*. </line>
</par>
<par>
<line> (RIO GRANDE DO SUL, 2009. p. *1-72) </line>
<line> (PCNs, *997. p. 35) </line>
</par>
<par>
<line> Em Lições do *io Grande, *o*oca-se a proposta ** "ler, *scr*ver e resol*er </line>
<line> p*oblem*s" que se aplica pa*a todas as disciplinas, ao contr*rio do senso comum, *ue indica a </line>
<line> leitura como característica particu*ar pa*a as dis*iplinas de lí*gu* portuguesa e liter*tura, o* a </line>
<line> escrita para a discip**na de *edação, ou ainda * resolução de p*o*lemas p*ra a disciplina de </line>
<line> *ate*ática. Na discipli*a da geo*rafia, estes parâmetros se dão atra*és de </line>
<line> LER - Na Ge***afia, ler s*gni*ica compree*der os signos que com*õ** o espaç* </line>
</par>
<par>
<line> em sua* *epresen*ações. Ler, *ob es** óti*a, </line>
<line> signifi*a a**ibuir significados a*s </line>
</par>
<par>
<line> com*onentes do espaço </line>
<line> pró*imo e dis*ante, po* </line>
<line> mei* de gráficos, mapas, fi**ra* e </line>
</par>
<par>
<line> outros elementos que possam ser indicadores de entendimento d* espaço. </line>
<line> ESCREV*R - o que corresponde ao t*xtualizar, *om coerência e e*ten*im*nto os </line>
<line> acont*cimentos articulados que envolvem o mundo em d*ferentes escalas. O </line>
<line> desenvolvimen** desta competê**ia v**a d*senvol*er no aluno a capa*id*de de </line>
<line> **od*zir textos *ontextu**izad*s no *e*p* e no *sp*ço. RES*LV*R *ROBLE*AS </line>
<line> - o que, nesta ciência, compreende * poder de arg*mentaç*o frente a si*uações qu* </line>
<line> exigem reflexões suscitada* po* dificuldades * ten*ões *u* o e**aço apre*en*a. </line>
<line> Resolve* proble*as é, port*nto, propor so*uções nã* somente *a*a situações </line>
</par>
<par>
<line> i*ediatas, mas tam*ém par* *quelas que * aluno </line>
<line> p*ssa </line>
<line> prever a partir das </line>
</par>
<par>
<line> com*l*x*dades a*resentad*s pelo espaço (RIO GR**DE *O SUL, 2*09. *. 7*). </line>
<line> Em cada área do co*he*iment*, * alun* é d*safiad* a ler aquilo *ue l** é proposto, a </line>
<line> escre*er sobre os co*teúd*s e s** posição crí*ica sobr* o* me*mos e, por *im, * r*soluçã* de </line>
<line> probl*mas rel*cio*ados co* a prática e a rotina de cada discip*ina. *ara a Geogr*fia e*co*a*, </line>
<line> esta pr*p*st* torn*-se alg* essencialmente fundamental para que o aluno alcance os obj*t*vos </line>
<line> do *ntendim*nto e da form*ção de op*nião crítica sobre o lugar em q** vive, so*re a pai*agem </line>
<line> que ob***v*, sobre s*u territóri*, enfim, *obre o espaço g*ográfico. </line>
<line> *o analisar os conceit*s estrutu*a*tes no ensino da Geografi* constatou-*e que *ão </line>
<line> apresentados seis gra*des c*nce*to*, quais sejam: território, paisagem, espaço g*ográfic*, </line>
</par>
<par>
<line> *ug*r, globalização e *ede. Ta* fundament*ção tr*t*-se dos conceitos, no* quai* </line>
<line> os aluno* </line>
</par>
<par>
<line> emba*am e *onstroem seus **nhe*im*nto* geogr*fico*, co* a po*sibi*idade de aplicação do* </line>
<line> *esmos sempre que requ*ridos, *m seu *otidiano. </line>
</par>
<par>
<line> T**RITÓRIO *omp*e**de o - </line>
<line> d*mínio de u* </line>
<line> d*t**minad* espa** que *pre*enta </line>
</par>
<par>
<line> certa auton*mia. Esse c*nceito * a*licado *emp*e que se e*t*dam países, e**ados, </line>
<line> cida*e*... PA*SAG*M - compreende, em si não soment* o *ue *st* sendo </line>
<line> *ev. FSA, Te*esi*a, v. 14, n.3, art. 8, p. 143-*59, mai./ju*. 2017 www*.fsanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*rrículo de Geogr*fia e Lições do Rio **and*: Novos Discursos, Velhas Prá*ic**? </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> v*venciado, mas também um te*tem**ho de vivências de *utros tempos, que *eixam </line>
<line> signifi*ados aguça*os de r*laçõe* *emporais * espaciais. ESPA*O GE*GRÁFICO </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> e *efi**do c**o todo o espaço per*encent* ao p*aneta, qu* tem co*o </line>
</par>
<par>
<line> *aracte****icas marcante* a ação e a *nten*ã* do home*... *o comp*eender e*sas </line>
<line> interações, é indispensável que os alu*os enxe*gue* se**r* o todo do espaço com* </line>
<line> u* conjunto e não como uma soma de conteúdos estanques e sem sentido. LUGAR </line>
<line> - *stud*-l* é *ompree**e* os acont*ci*en*o* q*e estão mai* próximos do aluno, </line>
</par>
<par>
<line> pois o lugar representa o espaç* </line>
<line> de vivê*c*a, de identidade, de conti*uação do </line>
</par>
<par>
<line> próp*io a**n* e suas rela*ões. (*IO GRANDE DO S**, 2009. *. 7*-76). </line>
<line> Percebe-se, na o**e*v*ção d*s conceitos estru*urant*s em Geografi*, uma *lara lig*ção </line>
</par>
<par>
<line> com *s conceito* que ser*iram de b*se para a construção do </line>
<line> conhec*ment* geográfico e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d**envol*imento da ciênci* geográfica: t*rritório, paisagem, espaç* e lu*ar. </line>
<line> Neste sentido, * uti*iz*ção dos c*nceitos de glob*lização e *ed* exc*ui-se da </line>
<line> co*pr*en*ão dos conceitos histó*ico* rela*ionado* à *onstrução do conheciment* geográf*co, </line>
<line> *, na an*l*se da perspecti*a da atual*dade, os mesmos *once*tos seriam transver*ais a todos os </line>
<line> c*nceitos já e*idenci*dos. </line>
<line> Temos aqui, na *onstru*ão do *eferenc*al *urri*ular em análi**, *ma profunda *igaçã* </line>
</par>
<par>
<line> com os c*nceitos es*ruturantes e formad*res d* ciên**a geográf*ca. É d* </line>
<line> suma importância </line>
</par>
<par>
<line> que o a*uno </line>
<line> *ompreend* t*is con*eit*s-*it*ações, *ara que aplique, n*o *omente no âmbito </line>
</par>
<par>
<line> e*colar, *as no seu cotidiano atua* e fu*uro, as noç*es con*truída* através da* aulas de </line>
<line> G*ografia. E*sas noções sã* as que o ajudarão a compreen*er o mund* ta* qual ele é, e, as*im, </line>
<line> poder colab*rar na (des) construção desse mundo. </line>
<line> Os doze estagi*rios entrevistados não pe*ceberam, em momento algum, * utilização </line>
<line> dos referenc*ais em suas esc*l*s de estágio. *s **trevistas com profes*ores da r*de pública </line>
<line> estad*a* mos**aram que * gra*de maior*a tomou conhecimen*o dos referen*ia*s cu**icu*a*e* </line>
<line> a***vés de outras **ntes, n*o *endo os mesmos *ivulga*os ou *equer disc*t*do* *a* escolas </line>
</par>
<par>
<line> e* que traba*h*r*m. Os p*ofes*or*s, tamb*m, </line>
<line> não pe*cebe**m, em *omento </line>
<line> algum, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> uti**z*çã* *os referenc*ai* cur**cu**res em qualquer *mbito da esco*a, *es*o ent*nd*ndo *ue </line>
<line> "Lições do Rio *rand*" se tra*a *e *mp*rtante docu*ento que contribui para melh*res *ulas </line>
<line> de geogra*ia. A s*guir, uma tabela-quadro com a sínt*se obt*da na res*os*a das entrevistas. </line>
</par>
<par>
<line> QUES*ÃO </line>
<line> *ESPOSTAS OBTIDAS </line>
</par>
<par>
<line> Co*o e quando voc* tomou conhecimento do *eferen*i*l Curricular "Lições *o R i o Grande"? </line>
<line> A *r*nde m*ioria tomou co*hecime**o dos *ef*renciais *ur*icul*r*s du*an*e a disciplina d* E*tá**os, na Gra**açã*. *m apenas tomou *onhecim*nt* *ela míd*a e um "v*u os ex*mplares numa estante, na sala dos professores". </line>
</par>
<par>
<line> A Direção ou co*rd*naç** *edagó*ica da escola divul*o*, </line>
<line> *odos *e*p*nderam *ue n*o tivera* informações advindas da* d*r*çõ*s ou coorde*ações pedagógicas da* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, *eres*na PI, *. 14, n. 3, ar*. 8, p. 143-*59, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. *. Oliveira, N. *. Kae*che* </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> *colheu, discu*iu * doc*mento? </line>
<line> esc*las. </line>
</par>
<par>
<line> Na e*co*a em que você tr*balha, em algum m*mento, você no**u a aplicação *o que "Lições do Rio Grande" propõe? Caso positivo, em qu* *omento? Caso negativo, sabe c*tar o *or*uê? </line>
<line> Todos r*sponderam que n*o notaram, em *enhum moment*, a aplicação de "Lições do Rio G*ande", cit*ndo, d*ntre outros motivos, a u*ilização excl**iva do liv*o di**tico, o foco ** direção ser a quest*o da discipl*na do* alun*s e nã* sua aprendiz*g*m, * des*réd*to dos profess*res na *roposta ou * seguimento r*gido do* planos de ensin*. </line>
</par>
<par>
<line> Em sua **inião, "Lições do Rio Grande **nt*ibui pa*a a *corrê*cia de uma boa aula? Por *uê? </line>
<line> A grande maioria acre*ita *ue "Li*ões do R*o Grande" se trata de um bom *ub*í*i* para melhores preparações e, conseq*ente*e*te, melho*es au*as. Apenas dois entre*istado* acreditam que os docu*e*to* *ão são pr*ponderantes *ara a ocorrência ** uma boa aula. </line>
</par>
<par>
<line> Que ti** d* ação pedagógica (sem falar em aumento s*larial) o go*erno do Estado *oderia realiza* pa*a melhorar * qualida*e do en*ino de Ge*g**fia? </line>
<line> *ormação permanen*e de *rofessores, aqu**ição de materiais didátic*s es***ífico* p*ra o ensino de geogr*fia, pr*fesso*es de geografia e não de outras áreas trabalhando com a disciplina, melh** infra-estrutura n*s *scolas, lab*ratórios de inf*rm*tic*, co*vide aos pro*essores p*ra elabor*ção dos mat*riai* didáticos. </line>
</par>
<par>
<line> Espa*o livre para considerações </line>
<line> Sem informaçõe* re*eva*tes à pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, po**-se c*nstatar que as *ntre*istas com profe*sores *a rede pública estadual </line>
<line> **stra*am que * grande ma*oria *omou co*hecimento dos referenc**is cur*iculares através da* </line>
<line> discip*inas *e estág*os, no curso de Geografia, não sendo *s mesmos divulgados ou *equ*r </line>
</par>
<par>
<line> dis*utidos nas *scola* em que trabalharam. Os *rofessores, tamb**, </line>
<line> não ***ceberam, em </line>
</par>
<par>
<line> momento algum, a utilizaçã* dos referenci*is curricu*ares *m </line>
<line> qualquer âmbito d* escola, </line>
</par>
<par>
<line> m*smo entend*n*o qu* "Liçõ*s do Rio Grande" se t*at* de imp*rtante documento que </line>
<line> *ontrib*i para *el*ores a*las de geografi*. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra que *e coloca*se em p*ática o progra*a </line>
<line> "Lições ** Rio *rande" Secretaria a </line>
</par>
<par>
<line> Es*adual de Educaçã*, </line>
<line> no decorr** do </line>
<line> an* de 2010, **ere*eu c*rsos de for**ção </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> *rofesso**s da re*e públ**a </line>
<line> estadua*, dispersos pe*as 39 Coor*enad**ias Estadua*s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *duca*ão. N* curso, foi apresent*do o programa, de ma*eira geral, fora* realizadas palestras </line>
</par>
<par>
<line> com os representante* d*s diversas disciplina*, o*icinas </line>
<line> com os professores, divididos *or </line>
</par>
<par>
<line> di*c**lin*s *, a* fi*al, *co*reu um grande seminár*o *e e*cerr*mento. </line>
<line> Na 1ª Coordenadoria Estadual de *du*ação, correspondente ao Município *e Porto </line>
<line> A**gre, o curso di**onibilizo* 2*0 vagas *ara os prof*sso*es, entretan*o, menos d* 70 </line>
<line> pr**essores pa*ticip*ram da pr*meir* et*pa do *urso, * que reflet* a hipóte** da não-*ceitação </line>
<line> do* mesmo* q*anto ao programa "Liç*es *o Rio Gr*nde", um* vez que a impr*s*ão que lhes </line>
<line> foi tr**sm*t*da é a de *ue * p*ograma t*ata-se de proposta enc*minhada direta**n*e pe** </line>
<line> G*ver*o do Es*ado, sem **nsulta aos órgãos de rep*esentação da *la*se. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, a*t. 8, p. 143-15*, ma*./jun. 2017 www*.fs*net.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*rrículo de Geografia * Liç*es d* Rio Gra*de: No*os Discurs*s, Vel**s Prát*cas? </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> * inqui*taçã* q*e permeia * am*iente e*colar, m*ito provavelmente nas demais áreas </line>
</par>
<par>
<line> *o *on**c*mento *nclusi*e, a cada \no*o\ conceito que surge no meio educaciona*. Com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implem*n*a*ão d* Parâmetr*s Curric**ares Estaduais, dado o poder </line>
<line> de </line>
<line> s*a flexibi*iz*ção, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Geog*afia escolar e - pri*ci*a*me*te - o ESPAÇO e*co**r, *ão bem caracter*zados </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> (L*MA; VLACH 2*02): </line>
</par>
<par>
<line> O espaço escolar *e*e ser com**een*ido com* </line>
<line> um ins*ru*e**o nec*ssário para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ensino de Ge**raf*a, como forma de orien*a*ão *o aluno à c*mpreensão *o *undo </line>
<line> social, promovendo u*a relaç*o concreta entre a teoria e a prátic*. As dis*ussões e </line>
<line> reflexões sobr* o *nsi*o de Geografia p*ecisam enfocar as *elações e *nteraç**s das </line>
<line> dimens*es té*ni*as e sociais, com* aspectos históric*s, *onsti*utivos da formação </line>
<line> dess* ciência (LIM*; VLACH, 2002, p. 48). </line>
<line> Ao *n*o*tro do qu* *s autoras pr*põem, pode-se afirmar q*e o programa "L*çõe* do Rio </line>
</par>
<par>
<line> G*ande" ate*de o que lh* é </line>
<line> pr*pos*o, *endo es*e u* importan*e documento p*ra a*ançar, </line>
</par>
<par>
<line> promo*er * aprimor*r * di*cussão sob*e o </line>
<line> ensino d* G*ografia. O programa enfoc* </line>
</par>
<par>
<line> clara*ent*, como *xplicitado neste arti**, o* aspectos histórico* e *on*ti*utivos da formação </line>
<line> d* ciê*cia Geográfica, principa*m*nte no eixo dos \C*n*eitos *struturantes\, os quais servem </line>
<line> de base *ara o en*ino *a Geografia e a discuss** d* *eo*rafia escolar. </line>
<line> Trata-se, * *rogra*a "Liç*es do Ri* Gran*e", de u* conj*nto de cad*rnos, os quais, d* </line>
<line> forma pueril, permeiam de i*t*ições no que se refe*e à autonomia da esco*a. Mesmo *om um </line>
<line> d*scur*o i*ovador e *od*r*o faltam as *on*i*ões básic*s * m*nimas para a implementação de </line>
</par>
<par>
<line> *odo e q**lquer </line>
<line> pr*grama de ensino de **v*rno de est**o, *ej* </line>
<line> na </line>
<line> esfera da infra-estr*tu*a </line>
</par>
<par>
<line> es*olar, nas cond*ç**s *e trabalho d** profes*o*es e na política salar*al dos mesmos. </line>
<line> 5. CONSID*RA*ÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> C*m e*ta p*squis* b*scou-se a*alis*r o </line>
<line> currículo do Es*ado do Ri* </line>
<line> Gr*nde do Sul, </line>
</par>
<par>
<line> inv*st*gando u* programa *specíf*co de go*ern*. Embora seja um programa *onstruíd* por </line>
<line> técnico* de reconhecida c*mpetên*i*, *s profe*sores sentem * **ce*si*ade de partici*açã* </line>
<line> at*va na construção das p*opostas pedagógica*, uma vez que são *le* que trabal*arão com tais </line>
<line> *ropostas em s*u c*tidiano. </line>
<line> Trata-*e, o *rogram* "*i*ões do Rio Grande", de um *onjunto *e ca*e**os, os quais, </line>
<line> de forma pueril, per*eia* de *ntuições n* que se refere à auto*omia da escola. Mesm* com </line>
</par>
<par>
<line> um discurso inovad*r e moderno faltam as co*di*ões *ásicas e mínimas </line>
<line> para a </line>
</par>
<par>
<line> impl*mentação de todo e </line>
<line> qualquer </line>
<line> p*ograma de ensino/**verno/estado, se** *a esfera da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, a*t. 8, p. 143-159, mai./jun. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. H. N. Oli*eira, N. A. Kaer*he* </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> *nfra-estrutu*a escolar, nas condiç*es de trabalho **s prof*s**res e na polít**a *al**ial dos </line>
<line> mesmos. </line>
<line> Liç*es do Rio Grande vê* a *er, a*sim, *m *ubsí*io para os profissio*a*s da e*uc*ção </line>
</par>
<par>
<line> *o Estado d* Rio Grande d* Sul, tal qua* sua denominação já *res*reve: Refer*ncial o </line>
<line> *urricular, ou *eja, u*a* das referência* para *ue os professores possam e d*v*m, grifo meu </line>
<line> - adotar *a elaboração de su*s aulas. *ma boa au**, * *eu *er, é aq**la qu* começa *om uma </line>
<line> boa pr*paração. Por fim, </line>
</par>
<par>
<line> "*sp*r*-se que * educ*ç*o escol*r forne*a *s subsí*ios nece*sá*ios p*ra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> impleme*tação d* uma nova prá*ica geográf**a, *asea*a em uma metodo*og*a *e </line>
<line> con*truçã* *e conhecim*ntos sig*if*cativos, que p*r*it*m *os alun*s se s*tu*rem no </line>
<line> âmb*to social, lev**d* ** conta *s (re)laçõ*s * (**)presentações *onstruídas em s*us </line>
<line> espaços de v*vênc*a e/ou d* sobrev*vência." (LI*A; *L*CH, 2*0*, p. 49). </line>
<line> A**im sendo, *onv*da-se para o deb**e inicial, *quele que deveria ter sido feito </line>
</par>
<par>
<line> an*eriormente à implementação de *m *onjunto de programas, os *ua** </line>
<line> chegam às esc*l*s </line>
</par>
<par>
<line> sem a estrutura mínima para sua efetivação. Embora, estrutu*almente, na d*s*iplina de </line>
</par>
<par>
<line> Ge**rafia, o *rogr*m* *presente-se, em sua *rande </line>
<line> p*rte, </line>
<line> dentro d* q*e se *spera pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eografia escola*, em q*a** c*ndi**** trabalham ess*s *rofessores de Ge*grafia? Esperamo* </line>
<line> qu* a resp*s*a seja muito favo*ável. O debate *pe**s começou. </line>
<line> REFERÊN*AS </line>
<line> ALTHUSSER, *. Aparelhos id*ológicos de Est*do. Rio de Janeiro: *raal, 1983. </line>
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<line> *RASI*. Ministério da Ed*cação e do Desporto. Sec**taria de *ducaçã* Fundam*ntal. </line>
<line> Parâmetros curricul*res nacion*is: *eografia / Secret*ria d* Educação Fundamental - </line>
<line> Bra*í*ia: ***/SEF, 199*. </line>
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<row> Como Referencia* este A*tigo, confor*e ABNT: </row>
<row> OLIVE*RA, V. H. N; KAERCHER, N. A. Currículo d* Geo*rafia e Lições do *io Grande: </row>
<row> N*vos Discur*os, Velhas Prá*icas? Rev. FSA, Te*esin*, v.14, n.3, ar*. 8, p. 143-159, mai./jun. </row>
<row> 2017. </row>
</column>
<par>
<line> *ont*ibuição *os Autores </line>
<line> V. H. N. Oliveira </line>
<line> N. A. Kaercher </line>
</par>
<par>
<line> 1) *oncepção e planejame**o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ális* e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boraçã* d* rascunho o* na revisão crítica do cont*ú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovação *a ve*são *inal do *anuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere**na PI, v. 14, n. 3, art. 8, p. 1*3-159, ma*./jun. 2017 </line>
<line> w*w4.fsanet.*o*.br/**vista </line>
</par>
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</document>

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