<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 3, art. 8, *. 143-159, mai./jun. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.3.8
</line>
</par><par>
<line>
Currículo de Geografia e Liç*es do Ri* Grande: Novos Discursos, Velhas P*á*icas?
</line>
<line>
Curr*cu*um of G**graphy and Les**ns of Rio Gra*de: New Speec*es, ol* P*actices?
</line>
</par><par>
<line>
V*ctor Hugo Ned** Oliv*ira
</line>
<line>
Douto*ado *m Educ*ç*o Ponti*ícia Universidade C*tó*ica do Rio Grand* ** Sul
</line>
<line>
Mestr* em Geografia pe*a Univers*dade Federa* do Rio Grande do S*l
</line>
<line>
E-*ail: victornede*@hotmail.c*m
</line>
<line>
N*stor And** Kaerch*r
</line>
<line>
D*utor em Geog*a**a pela Un*versidade de São *a*lo
</line>
<line>
Profes*or pela Univ*rsidade Federal d* Rio *rande do Sul
</line>
<line>
E-*ail: *es*oran*rek@gmail.*om
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço: Vic*or H*go Nedel Olive*ra
</line>
<line>
Editor Científico: Tonny Ker*ey de Alencar Ro*r*g*e*
</line>
</par><par>
<line>
Av. *pira*ga, 6**1, Prédio 15, Porto *l*gre, R*,
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
Art*go receb**o *m 11/03/2017. Última
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ç*: Nestor An**é *aer*her
</line>
<line>
rece*ida em 05/04/**17. Aprov*do em 06/*4/2017.
</line>
</par><par>
<line>
Av. P*ulo G*ma, 110, Por*o Alegre, *S, Bras*l.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliad* *elo siste*a Triple Revie*: Des* R*view a)
</line>
<line>
pelo Editor-Ch*f*; e b) Doub*e Blind **view
</line>
<line>
(a*aliação cega por dois *valia**res da área).
</line>
<line>
Revisão: Grama*ical, Nor*ativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. *livei*a, *. A. Kaerche*
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
A Se*r*tar*a de Educação *o Estado do Rio Grande *o Sul lanç*u o p*o*rama "L*ções do Rio
</line>
</par><par>
<line>
Grande". O p*ograma tra*a-s* *e refer*nciai* curri*u*ares *ue tem por objetiv* ali*har
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
currículo *a educação básic*, d**de *s séries f*nais do ensi*o fu*damental at* o ensino mé*io,
</line>
</par><par>
<line>
no Estado, ao panorama naci*na*, at*avés
</line>
<line>
dos Parâmetros Curricu*ares N*cio*ais (PCNs). A
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa analis* os conceit*s ge*gráficos *ue são mais
</line>
<line>
evidenciados nos
</line>
<line>
r*ferencia**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
disciplina de Geografia, qu*i* *ej*m: territ**io, p*is*g**, espaço ge*gráfi*o e lugar. *inda, o
</line>
<line>
traba*h* busca e*etuar a avaliação dos pos*í*e*s caminhos q*e a proposta met*d**ó*i** vem
</line>
<line>
seguindo *rente à troca de Go*er*o. Par* tanto, ef*tuou-se a l*itura a*enta e crítica dos
</line>
<line>
cadernos do documen** do programa (cur*ículo da geografia, cader*o *o profes*or e cader*o
</line>
<line>
*o *luno), entrevistas com estagiá*ios da re*e *ública estadual de e*sino, at*a*tes na cidade
</line>
<line>
de Porto Ale*re e *articipaç*es *m audiênci*s com os ela*orador*s * ex**uto*e* d* *rojeto *a
</line>
</par><par>
<line>
Se*r**ari* Est*d*al de *duca*ão. Os
</line>
<line>
resul*a**s da pes*uisa e*idenci** q*e há
</line>
</par><par>
<line>
corres*ondência entre os concei*os geográficos analisados; que a ut*lização dos materiais
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
res*rita a poucos espaços escolares e *ue,
</line>
<line>
apó* a troca
</line>
<line>
de governo, os m*teriais f*ram
</line>
</par><par>
<line>
*escar*a*os e a *roposta inutilizada.
</line>
</par><par>
<line>
P**avr*s-Chave: Geo*rafia. Ensino. *urrículo.
</line>
<line>
Abstract
</line>
<line>
The Rio Grande do Su* *tate Department o* Education launched *he "Les*ons from Rio
</line>
<line>
Grand*" program. The program is about c*rricul*r re*erences that aims to al*gn the
</line>
<line>
c*rriculum o* basic educ*tion, *rom t*e fina* grades of elementary s*hool to high school, *n
</line>
<line>
t*e State to the *ational panorama th*ough Nation*l Curricular P*rameters (PCNs). *he
</line>
</par><par>
<line>
research analyz** the geograph*c concepts th*t are most evidenced i*
</line>
<line>
t*e refe*e*ces of the
</line>
</par><par>
<line>
Geography d*scipline,
</line>
<line>
*amely: territory, l*nds*a**, geographic spa*e and p*ace. Still, *he
</line>
</par><par>
<line>
work *eeks to evaluate the po*si*l* way* that the m*thodological pr*po*al is *ollowing th*
</line>
</par><par>
<line>
ch*nge o* Governm*nt. *n order
</line>
<line>
to do so, a **reful an* *ritical readi*g *f the progr*m
</line>
</par><par>
<line>
do*um**ts (geography cur*i*ulum, teacher's notebook a*d student's n*tebook), inter*iews
</line>
</par><par>
<line>
wit* trainees f*om *he s*ate pu*lic
</line>
<line>
school sy*tem, wo*king in the city
</line>
<line>
of P*rto A*eg*e an*
</line>
</par><par>
<line>
participat*ons in a*dien*e* with the pro*e*so*s *nd ex*cutors of *he projec*,
</line>
<line>
of the S*ate
</line>
</par><par>
<line>
Depar*ment
</line>
<line>
of Education. The r*sults of th* researc* show that
</line>
<line>
there is a cor**spondence
</line>
</par><par>
<line>
b*tween th* geographic concepts analyzed, as we*l as that th* use of **e m*terials is res*ricted
</line>
</par><par>
<line>
** * few sc*ool spac*s and that,
</line>
<line>
after th* exch*n*e
</line>
<line>
of gov*r*me*t, th* mate*i*ls were
</line>
</par><par>
<line>
discarded and the propos*l was not used.
</line>
<line>
K** words: Geography. *eaching. Cur*icu*um.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, *eresina, v. 1*, n.3, art. 8, p. 1*3-159, mai./jun. 201*
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cur*ícu*o de Geo*rafia e Liçõ*s do Rio Gra**e: Novos *iscurso*, Velha* Práticas?
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
<line>
No Br*sil, os **tudos de cur*ículo *ê* ** d*s*nvol*e*do nos *ltimos anos,
</line>
</par><par>
<line>
*rin*ip**mente após
</line>
<line>
* criação dos Parâmetros Curric*la*es *acionais (PCNs) que,
</line>
<line>
em 1996,
</line>
</par><par>
<line>
ori*ntaram as pr*ticas de ensino para m*t*s
</line>
<line>
d* mai*r qualidad*,
</line>
<line>
co* o in*u**o de
</line>
<line>
construir,
</line>
</par><par>
<line>
*o* o aluno, uma educação *om
</line>
<line>
caráter mais part*ci*a*ivo e re*lex*vo. Tais pa**me*r*s
</line>
</par><par>
<line>
serviram *o*o um referencial d* qua*****e no ens*no básico do país, na bus*a de um sujeito
</line>
<line>
atuante na sociedade. Me**o apresent**d* propos*as flexí*ei*, os P*N* *ão con*i*uram um
</line>
</par><par>
<line>
**delo curri*ular homogêneo e impo*itivo, pois **ss*b*lit*m, seguindo o que pr*ga
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Const*tuiç*o Federal (19**), a autonomia *os professo*es e equipe* ped*gó*i*as.
</line>
</par><par>
<line>
*o Estado do Rio G**n*e do Sul, porém o *u**ículo f*i pen*ado * estrut*rado **m
</line>
<line>
*ase nas ori**taçõe* *ue advinham dos órgã*s norma*iv*s superio*es, como o Minist*rio da
</line>
<line>
Educ*ção (MEC) e sua* p*bl*caç*es neste *enti*o. Nesta persp**t**a, a Secr*taria de
</line>
<line>
Educação *o Esta*o do *io Grande d* Sul, co*o *ma **s açõ*s do projeto de valori*açã* e
</line>
</par><par>
<line>
qualificaçã*
</line>
<line>
d* mag*stér**
</line>
<line>
gaúcho "Pro*essor **ta 10", **nçou, em s*t*mb*o *e 2009,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
programa "Liç*es do Rio Grande".
</line>
<line>
O **o*rama *ra*a-se *e r*ferenciais *ur*ic*lares *ue t** *or objet*vo alinhar *
</line>
<line>
cur*ículo da educação básica, desde as séries finai* do en*ino fundamental até o ensino *édio,
</line>
<line>
no Estado, ao pano*ama nacional, através *os PCNs. O *rograma é dividid* em **as gran*e*
</line>
</par><par>
<line>
estru*uras di*ático-pe*ag*g*c*s: 1 - os *eferenc*ais *u*ricu*ares; e 2 - os cadern*s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
professor * do al**o. Os r**e*enc**is curr*c*lares f*ram articulados *or *rea *o c*nhec*me*to,
</line>
</par><par>
<line>
tentando-se a área das Ciência* Nat**a*s e suas tecnolo*i*s, das Ling**gens
</line>
<line>
e suas
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ogias, a da Ma*emática e suas t**nologi*s e * d*s Ciê*cias Hu*an*s * suas te*nologias.
</line>
<line>
Nesta úl*ima div**ão, enco**ram-s* elencadas *s *iscipli*as de Geogr*fia, Histó*ia, *ilosofia *
</line>
<line>
Sociolo*ia.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a *u* se chega*se, a este pr*gram* de currículo, a Secretaria de E*ucação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Es*ad* do R*
</line>
<line>
ava*iou difer*ntes í*dice*, dentre eles o Sistema
</line>
<line>
de Avaliação *a *ducação
</line>
</par><par>
<line>
Bási*a (SAEB), os índices *a Prov* *rasi*, do Exame Nacion*l do *nsino **dio (ENEM), e
</line>
<line>
o Sistem* de A*aliaçã* *o Rendiment* Escolar no *io Grande do Su* (S*ERS), os quais
</line>
</par><par>
<line>
*ora* a**o de
</line>
<line>
crít*ca importante sob*e a avaliaç*o est*ut*ral * conjuntural *a Ed**açã* no
</line>
</par><par>
<line>
Estado do Rio *rande d* Sul. A*ós as a*á**ses, constatou-se que, ao final da 4ª série
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
e*sino fund*mental, a*enas *% dos aluno* e*am a*fabetiza*os plen*me*te, e q**, ao f*nal da
</line>
<line>
8ª sér*e do e*si** funda*e*tal, apena* 10% *os alunos eram alfabetizados plenamente.
</line>
<line>
Rev. **A, *eresina P*, v. *4, n. 3, a*t. 8, p. 143-159, mai./jun. 2*17 www4.fsane*.com.b*/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. N. Oliveira, N. A. Ka**ch*r
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
Ente**e-*e, a*u*, por alfa*eti*a*ão p*ena, o *luno que, *o fina* da etapa proposta, est*ja apto
</line>
<line>
a ler, es*rever e r*solver probl*mas dentr* do que lh* foi est**ulado. Tais anál*ses *ocaram as
</line>
<line>
p*líticas pública* do Estado do *S, em te**os de educação, para programas de alfabetização,
</line>
<line>
em um pr**eiro *ome*to, c*m o intuito de sanar o problem* que se *presentava.
</line>
</par><par>
<line>
Para tanto,
</line>
<line>
três
</line>
<line>
princip*is
</line>
<line>
p*og*ama*
</line>
<line>
dir*cionado*
</line>
<line>
à alfabetização
</line>
<line>
**ram
</line>
</par><par>
<line>
i***ementa*os no Estado d* *S, n* gestão do go*erno Yeda: o p*ograma de alfab*tização do
</line>
<line>
Grup* de Estudos *obre *ducação, Metod*logia de P*squ*sa e Ação (GEE*PA), o progra*a
</line>
<line>
"Alfa e Beto", que *á estava *m fu*cionamento no Estad* de Mina* Ge**is, * o progr*ma
</line>
<line>
"*ircuito Camp*ão", q*e já estava em funci**amento no Estado de S*o P*ulo. Assim sendo,
</line>
<line>
com a pri*ridad* de alfab*ti*ar bem, em um pri*ei*o momento, os componentes curric*lares
</line>
<line>
*ive*s*s fic**am par* u* se*undo moment* *e atuação política e i*st*tucional, em termos de
</line>
</par><par>
<line>
*o*íticas públicas
</line>
<line>
na ár** d* e*ucação, qu**do da c*iação dos Refe*en*iais Cur*iculares,
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
form* do programa "Lições do Rio Grande".
</line>
<line>
O currículo de Geograf*a t*ata-s* de imp*r*ante ins*ru*ento com efeito de *igação
</line>
<line>
**tre a Geografia c*e*tífic* e a Geografia *scolar:
</line>
</par><par>
<line>
A ge*grafi*
</line>
<line>
dos prof*ssores se desdobr*u co*o *is*urso pedagó*i*o de tipo
</line>
</par><par>
<line>
*nciclopédico, como di*curso científico,
</line>
<line>
enume*aç*o de *le*entos de co*heciment*
</line>
</par><par>
<line>
mais *u menos ligados entre *i pe*os diversos tipos d* ra*iocínios, *ue *êm todos um
</line>
<line>
ponto comum: mas*arar s*a utilidade prática na conduta da g*erra ou na orga*i*aç*o
</line>
<line>
da Estado (LACOS*E, 1*88, p. 32).
</line>
<line>
Ent*nd*-se, aqui, a Geogr*fia C**n**fica e a Geografia escolar n*o como distinta*
</line>
</par><par>
<line>
geografias,
</line>
<line>
no âmbito
</line>
<line>
de sua ori*em */ou no âmb*to epistemológico. A Geografia e*colar,
</line>
</par><par>
<line>
a*vo d*sta pes**isa, *efere-se *q*ela que, *ra*alh*da e contex*ualiza*a *a e*col*, também
</line>
<line>
produz di*erentes sabere*, assim como a Geografia cie*t*fic* produz, *m ou*ros e*paços, qu*
</line>
<line>
não a esc*l*.
</line>
<line>
Analisar o currículo de Geograf*a é *a*bém *nalisar os pres*upostos de de*an*a*
</line>
</par><par>
<line>
cu*tur*is e **ci*is que faz*m
</line>
<line>
pa*o de fundo às
</line>
<line>
questõ*s curriculares. Todo e qu**quer
</line>
</par><par>
<line>
prog*ama, seja como u*a po***ica de Es*ad*, ou meramente uma po*ítica d* governo, to*na-
</line>
<line>
s*, em s*a e*sência * orig*m alvo da crítica p*lítica, jornalístic* e socia*. Liçõe* do Rio
</line>
<line>
Grande, tratand* de um programa pertinente à á*ea da educ*ção merece ser alv*, inclusive, da
</line>
<line>
*rít*ca a*adê*ica, uma vez **e sua possível *plicação entra em conta*o direto co* * rea*idade
</line>
<line>
de *ilhares de *du*andos d* ensino *ásico, principalmen*e do Ensino Fund*menta* e **di*.
</line>
</par><par>
<line>
Ana*isar, **sim, um programa d* ref**enciais curriculares para um Estado
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
</page><line>
proporção do Rio G*ande do Sul d*duz em anál*se crítica, co*t*do precis* e tam**m cent*a*a
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 14, n.3, art. 8, p. 1*3-*5*, ***./jun. 2*17 www4.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cu*rículo de Geografi* e Liç*e* do Rio Grande: Novos Discu*so*, Velhas P*át**as?
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
naqueles que são princ*pais *b*etos e preocupações n* meio e*ucac*onal: alunos *
</line>
<line>
p*of**sore*.
</line>
<line>
Nes*e sentido, a contribuição para o ensino *e Geo*rafia, ao part*r da an*lise de
</line>
<line>
Refere**ia*s Curriculare* faz-se necessár*a. Aulas maçantes e sem conte*tual**ações,
</line>
<line>
professores desgasta*o* e se* ânimo *ara trabalhar, escolas e* situaçõe* de alta precarieda**
</line>
</par><par>
<line>
são apenas *lguns
</line>
<line>
dos cenários que encontramos n* dura realidade escolar. An*lisar um
</line>
</par><par>
<line>
programa de cur*ículo permite ir muito *lém de *omparar, dedu*i*, a***iar * pro*etar se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esmo contribui com a melhora do quadro da educaçã*, da* condições de trabalho, *as *ulas
</line>
<line>
e do ensino da Geografia. **rmite r****c*brir e *e*isi*ar aquilo que ** pensa e se *ntende *or
</line>
</par><par>
<line>
Geog*af*a escolar,
</line>
<line>
uma v*z que esta está constant*mente *e r*criando, em ambie*tes
</line>
</par><par>
<line>
comp*e*os e in*vadores como a e*cola, espaço onde ocorre e se reflete o *otid*ano.
</line>
<line>
O* princ*pai* objetivos d* present* es*udo foram: analisar o *rograma "Lições do Rio
</line>
<line>
Gra*de" c**o referenci*l cu*ricu*ar *r*p*sto *e*a Secretaria *e Educação do **tado d* Rio
</line>
</par><par>
<line>
**ande do Sul, v*rificand* suas diferente* limita*ões e p*ssibilidades, na perspecti*a
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
análise d* currí*ulo. Anal*sar o* d*cumentos oficiais do Progra*a "L***es
</line>
<line>
do Rio Grande",
</line>
</par><par>
<line>
efet*ando as comparações *e*tinente* aos Par*metro* C**ri*ulares N*cionai*. Verificar qu*is
</line>
</par><par>
<line>
co***itos-ch*ve da Geografia são
</line>
<line>
*tilizad*s
</line>
<line>
no Programa e s* os mes*o* *e encontram
</line>
</par><par>
<line>
adeq*ados à* d*ferentes reali*ades
</line>
<line>
da *eografia *scolar. Verificar * aplicabilidade do
</line>
</par><par>
<line>
Program* na prática pedagógica, com b*se nas entrevis*as apli*ações d*s pr*fessores da re*e
</line>
</par><par>
<line>
púb*i*a estadu*l de ensino e
</line>
<line>
estagiár*o* em prát*ca de *al* de aula. Verifica* a logística
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
impl*menta*ão do Pro*ra*a, a partir de entrevist*s com dir*gent*s *edagógi*os da S*cre*aria
</line>
<line>
de Educação do Est*d* do *io Grande *o Sul.
</line>
<line>
*. REFER*NCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
Para que se *fe*ue a
</line>
<line>
discuss*o *obre
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
deter*in*do p*ograma de currícul*, faz-se
</line>
</par><par>
<line>
necessário *ue se compreen*a uma definição s*stematizada d* q*e trata tal obje*o de pesquis*,
</line>
<line>
aba*tado de tem*s e co**lexas discussões. Portan*o:
</line>
<line>
O currícu*o é um d** loca*s privilegiad*s onde se entre*ruzam saber e poder,
</line>
<line>
representaçã* e domínio, discu*so e regulação. É também no currículo que se
</line>
</par><par>
<line>
con**nsa* *elações de poder que sã* cr**iais *ara o processo de
</line>
<line>
formação de
</line>
</par><par>
<line>
subjetividades sociais. Em suma, curríc*lo, *o*er e *dentidades so*i*is estão
</line>
<line>
m*tua*ente implicados. O currículo corp*rifica relações sociais (SILV* 1996, p.
</line>
<line>
* 3 ).
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresi*a P*, v. 14, n. 3, art. 8, p. 143-159, *ai./jun. 2017
</line>
<line>
w**4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. H. N. Ol**eira, N. A. Kaercher
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
*l*husser (1983) é quem alavan*a as *iscussões sobre a inserçã* das i*eologi*s na
</line>
<line>
edu*ação, através das escritas sobre os aparelhos ideológicos do Estado. N*ste sentido, pode-
</line>
<line>
se *firmar *ue *urríc*l* *st* pro*undamente ligado às diferentes q*estõ*s das relaç*es s*ci*i*
</line>
</par><par>
<line>
de ideologia e de cultura,
</line>
<line>
con*igu*a*do-*e, ass**, es*e objeto de um* práx** e não al*o
</line>
</par><par>
<line>
estáti*o. A* quest*es que perpassam o ambi*n** escolar em sua in*egr*lidade, de c*rta forma
</line>
<line>
integram as ins*it*iç*es sociedade e escola, f*vorecend*, ou não, aqui*o que será tratado nesta
</line>
<line>
última.
</line>
<line>
*egun*o Perr*nou* (1999), o curríc**o está li*ado *s questões de o*dem das
</line>
<line>
competê*cias e habili*ades qu* norteia* *s conteúd*s; nesta perspectiva, *s com*et*n*ias n*
</line>
</par><par>
<line>
ár*a da educação são "u*a capac**ade d* agir ef**azmente em um
</line>
<line>
de*er*ina*o t*po de
</line>
</par><par>
<line>
*itu*ção, *poiada em *onh*cimento, mas se* lim*tar-se a eles" (PE*RE*OUD, 1999, p. 7).
</line>
</par><par>
<line>
Nest*
</line>
<line>
entendim*nto, as compet*n*ias não exclue* os conteúdos,
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
con*rário, *s
</line>
</par><par>
<line>
conteúdos são *issolvidos
</line>
<line>
dentre a* *ompetê*cias * *erem desen*olvi*as, q*e são
</line>
</par><par>
<line>
a*avancadas, *ntã*, atr*vés das habilidades.
</line>
</par><par>
<line>
*a *isc*pli** de Ge*gr*fia, *s estudos d* cur*ículo **dem en*ontrar
</line>
<line>
resp*ldo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rdem *é**ica, na obra de Lac***e (198*), quando af**ma:
</line>
</par><par>
<line>
Socialm*nte, apesar do seu ca*áter e*em*n*ar cari*a**ral ou ins*gnifican*e, as lições
</line>
</par><par>
<line>
*prendidas no livro de geogra*ia, os r*sumos
</line>
<line>
dit**os pel* me*tre, tais reproduçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
car*catu*ais e mutilan*es *êm
</line>
<line>
uma influência *onsideravelment* *aior porque tudo
</line>
</par><par>
<line>
is*o contri*uiu pa*a influen*iar permanente*ente, desde sua j**entude, milhõe* de
</line>
<line>
in*i**duo*. E*s* *orm* soc***mente dominante *a geografia escolar e un**ersitária, na
</line>
<line>
me*ida em que ela *nuncia um* nomenc*atura e que s* inculca elementos de
</line>
<line>
con*ecimento enu**rados sem ligação entr* si (o relevo - o clima - a veget*ção - *
</line>
<line>
*opulaç*o...) tem o resultado não *ó de mascarar a trama pol*tica de tudo aqu*lo q*e se
</line>
<line>
ref*re ao espaço, mas *a**ém de impor, i*plicitamente, que não * preciso senão
</line>
<line>
memória (LACOSTE, 1988, p. 32).
</line>
<line>
Assim, o cu*r*culo de Geograf*a, que em um pri**i*o m*ment* *ncontrava-se como
</line>
</par><par>
<line>
um c*nj*nto de conteúdos muitas ve*es de*conexos da
</line>
<line>
r*alidad* d* aluno, vem se
</line>
</par><par>
<line>
apresentando, nos *lt*mos anos, incl*si*e *om o adven*o da denomina** Geogr**i* Crítica,
</line>
</par><par>
<line>
como *m currículo que
</line>
<line>
deve
</line>
<line>
esta* m*is p*óximo ** realidade do aluno. O currículo, *ntã*,
</line>
</par><par>
<line>
deve p*rtir *esta r**l*dade, do espaço vivido, para que o aluno p*s*ua as base* princ*p*is do
</line>
<line>
ent*n*imento da *eografia e s*us concei*os fundam*ntais.
</line>
</par><par>
<line>
Como Lacoste (19*8) af****, o curríc*lo da Geograf*a,
</line>
<line>
ne*te *rimeiro momento,
</line>
</par><par>
<line>
apre*enta-s*
</line>
<line>
*omo um conjunto de conteúdos *mportantes, contudo, haja **sta seu *empo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s**s *i*itações polí*icas e so*iais, t*i* co*t*údos rep**sentaram apena* um *aráter d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, art. 8, p. *43-1*9, mai./j*n. *01*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Curr*culo de Geogr**ia e Liç*es do Rio ***nde: Novos Dis*u**os, V**has *ráticas?
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
mnem*té*nica, no qual * aluno apenas d*corava conceitos e conteú**s, sem ex*r*ita* o p*der
</line>
<line>
de análise e reflexão sóc*o-natural nos conteúdos.
</line>
<line>
Busca-se, *t*almente, r*fletir com * aluno sobre o q*e está sendo **tudado, entreta*to,
</line>
<line>
não basta apen*s s*ber o* conteúdos para se dar aula, sej* d* geografia ou qualquer outra
</line>
<line>
discipli*a. Os co*teúdos aprend*d** e debatidos - mu*ta* vezes * *x*ustão - na i*stância *e
</line>
<line>
um curso s*perior, ** qua*s *e encontram n*s cu*rí*ulos escolares "não **rantem uma
</line>
</par><par>
<line>
comuni*ação efetiva e
</line>
<line>
af*tiva com noss*s aluno*. Em
</line>
<line>
*utras
</line>
<line>
palav*as: se *u ensino, não
</line>
</par><par>
<line>
sign*fi*a que meu aluno aprende" (KAERC*ER, 2002).
</line>
<line>
*ntão, como efetuar esta ligação entre conteúd*s c*nt*dos no currículo e as relações de
</line>
<line>
ensino-apr*ndizagem? C*rtamen**, não encontraremos as resp*st*s nos manuais a*a*êmic*s e
</line>
</par><par>
<line>
*em nos cad*rnos de *urrículo. O pr*f*ssor surg*, *ntão,
</line>
<line>
*omo agente *odificado* d* um
</line>
</par><par>
<line>
sis*ema *ue pode, em alguns *asos, estar *iciado, no qu*l o a*uno perdeu o gosto por aprender
</line>
</par><par>
<line>
Geografi*, sej* pelo professor
</line>
<line>
desanimado/despreparado na *rofissão, *e*a por fal*a *e
</line>
</par><par>
<line>
intere*se pessoal.
</line>
</par><par>
<line>
O q*e não se que* *qui é obr*g*r que *odo aluno gos*e de Geografi* - algo que * muito
</line>
<line>
difícil - mas quiçá tor*ar o ensino de geog*afi* ma*s atrativo para o alu*o, fazen*o c*m q*e
</line>
</par><par>
<line>
p*ssamos "seduzir
</line>
<line>
nossos aluno*, p*ra *ue eles p*nsem que a Geografia se*a me*eci*a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
estar no cur*íc*lo" (KAERC*ER, 2011). **abalho d*f*cil, mas não i*possível.
</line>
<line>
Nesta análi** de currícul* da Geografia, u* objet* imp*rtante de estudo também de*e
</line>
</par><par>
<line>
*er lem*rad* e
</line>
<line>
revisto: os PC*s, cr*ados em 1996, q*e colo**ram *m ***cuss*o, de*d* sua
</line>
</par><par>
<line>
c*ncepção a visão de *urríc*lo no Brasil, como um todo. A Geografia, neste co*text*, é
</line>
<line>
U*a área de conhec*mento c*mprome*ida *m t*rnar o mundo compree*sível *ara os
</line>
</par><par>
<line>
alunos, explicável e passível
</line>
<line>
de t*ansformações. Neste sentido, as*ume g**nde
</line>
</par><par>
<line>
relevância dentro do conte*to dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua me*a de
</line>
<line>
buscar um e*sino p*ra a *onqu**ta *a ci**dania br*sileira. A* temáticas com as quais
</line>
</par><par>
<line>
a Geografia trabalha na atualidad* encontram-se
</line>
<line>
**rmea*as por essa pre*cupação.
</line>
<line>
É
</line>
</par><par>
<line>
possível encontrar uma *arta b**liografia *obre *árias **estõ*s que entrelaçam os
</line>
<line>
*emas de estud* da Geografia com as questões s***ais apontad** como prioritárias nos
</line>
<line>
Par*m*tros C*rricula*es *acionais (BRASIL, 1998, p. 2*).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, percebe-se a relevância que * Geografi*, como **sciplina
</line>
<line>
cient*fica e escolar
</line>
</par><par>
<line>
tem na concepção d*s PCNs, uma v*z que esta trata-se, n*sta visão, da pri*ci**l disciplina
</line>
<line>
r*sponsável pelas disc*ssões *ue re*resen*am as relações do homem c*m * natureza.
</line>
<line>
Para além da *onceituação de currículo e cu*rí*ulo da Geogr*fia, alg*ns conceitos são
</line>
</par><par>
<line>
imp*rt**tes para a *eo*rafia como *iscip*ina científica. Eles colab*r*ra* e surg*ra*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
construç*o da ciência geogr**ica. *a*a efetuar u*a br*ve sistemat*zação destes referid*s
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina *I, v. 14, n. *, a*t. 8, p. 143-159, mai./jun. 201* www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. N. Oliv*ira, N. *. Ka*rcher
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
conceitos, a*oiamo-nos, aqui, *a o*ra d* Moraes (198*), qu*n*o ele *fetua simples e direta
</line>
<line>
siste*at*zaç*o des*e* concei*os, com base n* obra de se*s fundad*r*s:
</line>
<line>
Quadro 1 - S**tematização d* conceitos geográf*cos.
</line>
</par><par>
<line>
CONCEI*O
</line>
<line>
PR**CIPAL SISTEMATIZADOR
</line>
<line>
CO*SIDERAÇ**
</line>
</par><par>
<line>
Paisagem
</line>
<line>
*l*xa*dre Von *u*bol*t
</line>
<line>
O geógrafo dev*ria contemplar a paisagem de uma forma *uas* estética... A paisagem ca***ria *o obs*rvador, uma \impr*s*ão\, * qual, combinada com a observação sistemática *o* seus elementos componente*, e filtrada p*lo ra*ioc*nio lógico, levaria à expl*cação: * caus*lidade d*s cone*ões contid*s na* *aisa*ens obs*r*ad*s.
</line>
</par><par>
<line>
*ugar
</line>
<line>
K*rl Ri*ter
</line>
<line>
... a *eografia de Ritter é, pr**cipal*e*te, um estudo d*s lugare*, uma busca da *ndividual*dade destes. Neste sentido, *aberia * Geo*rafia ex*licar *nd*vidualid*de dos sistemas *aturais, pois nesta se *xpre*saria o *esígnio da divi*dade ao criar aquele luga* especí**co.
</line>
</par><par>
<line>
Te*rit*rio
</line>
<line>
Friedrich Ra**el
</line>
<line>
A Geografia proposta por Rat*el pri*i*egiou o elemento humano * *briu várias f*entes de estudo, valorizando questões refe*entes à His**ria e ao espaço, *om*: * formação dos ter*itórios.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *O*AE*, 19**, El*bora*ão: d*s au*ores.
</line>
<line>
Ta*bém n** apoiamos *a *br* de Milton Sant*s (1*96), q*ando este rea*iza longo e
</line>
<line>
profundo estu*o sobre o Esp*ço Geo*ráfico:
</line>
<line>
Quad*o * - sistem*tização de concei*o* geográficos (contin*a*ão)
</line>
</par><par>
<line>
CONC*ITO
</line>
<line>
PRINC*PAL SISTE*ATIZ**OR
</line>
<line>
C*NS*DER*Ç**
</line>
</par><par>
<line>
Espaço Geográfic*
</line>
<line>
Milton Santos
</line>
<line>
O es*aço é formado *or um co*junto indi**ociável, solidário e també* cont*adit*rio de *iste*a de objetos e siste*a *e ações não co**ideradas i*ol*damente, mas c*mo o *u*dro **ico no *ual a história se dá.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Santos (*996).
</line>
<line>
O entendi*ento d*s*e* principais con*eit** tr*ta-se de importante etapa para a a*álise
</line>
<line>
de um currí*ulo de geografi*. * na esc*la que o alun* te* o primeiro con*ato f*rmal co* a
</line>
<line>
Geografia e seu* co*ceitos, sendo e*ta ci**cia *quela qu* sistemat*za e p**cur* explicar muito
</line>
<line>
*o que o aluno já **vencia em s*u cotidiano, assim:
</line>
</par><par>
<line>
O conteúdo d* Geogr*fi*, nest* contexto, o *ate*ial é
</line>
<line>
necess*rio para que * aluno
</line>
</par><par>
<line>
construa o s*u conhec*mento, *pr**da a pensar. Apren*a a **nsar *ignifica elab**ar, a
</line>
<line>
partir do *enso comum, do conheci*ento p*oduzido *ela humanid*de e do con*ronto
</line>
<line>
com *utros saber*s (do p*of*ssor, *e outro* int**loc*t*re*), o seu conh*cim*nto. Este
</line>
</par><par>
<line>
conh*cimento, partindo dos
</line>
<line>
conteúdos da Geogr*fia, s*gnifica uma consciência
</line>
</par><par>
<line>
espa*ial *** coisas, dos fe*ômenos, das relações sociais que travam no mundo
</line>
<line>
(CALLAI, 2000, *. 93).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 14, n.*, a*t. 8, *. 143-159, mai./jun. *017
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cur*ícul* de Geografia e Lições do Ri* Gran*e: Novos D**cursos, Velhas Prátic*s?
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
* que querem*s d*zer aqui é que o
</line>
<line>
curríc*lo de Geograf*a so*ado à* relações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ensin*-a*rendizagem são as peç*s imp*rtantes par* que o aluno co**trua o conhecimento
</line>
<line>
geogr**ico, *, principal*ent* reflita * exerça seu *oder de anális* e *rática *oc*al, frente ao
</line>
<line>
ap*end*za*o-*ef*exão de Geo*rafia.
</line>
<line>
O es*ud* e a e*empli*ic*ç*o com fatos do cotidiano destes conce*to* *eog*á*icos
</line>
</par><par>
<line>
abrem o pens*mento do a*uno, faz*ndo com que
</line>
<line>
este possa realizar relações, dis*ussões,
</line>
</par><par>
<line>
sistematiz*ções com outros co*ceitos, con*e*dos * s*tuações de sua r**lid*de * daq*ilo que
</line>
<line>
possa *ir a *onhece*.
</line>
<line>
*esta pe**u*sa, entende-se o lugar como aquele que
</line>
</par><par>
<line>
Faz referência a **a realidad*
</line>
<line>
de es*ala loc*l ou regional e *ode estar *ss*cia** a
</line>
</par><par>
<line>
cada in*ivíduo o* *rupo. O lugar pode ser entendi*o como a parte do es*aço
</line>
<line>
geográfico efet*vam*n*e apropr*ada para a vida, área onde se des**v*lvem a*
</line>
<line>
ativ**ades coti*iana* ligadas à sobre***ên*ia e às d*ve*sas re*ações estabel*cida* *elos
</line>
<line>
hom*ns (LISBOA, 2007, *. 29).
</line>
<line>
A**im, n*s*a pe*spectiva fenomenológica do conc*ito *e l*ga*, podemo* *i**r *ue tal
</line>
</par><par>
<line>
conceito é *quele que está in*i***e*t* ligado
</line>
<line>
*s ident*dades dos sujeitos * suas relaçõe* de
</line>
</par><par>
<line>
*ertencimento em determinados e*paços. Ainda, pode-se r*alizar breve as*o*ia*ão do
</line>
<line>
conceit* de lugar aos conte*dos program*ticos *a Geograf** escolar, em que *e *erif*ca q*e o
</line>
</par><par>
<line>
lugar es** r*lacionado
</line>
<line>
n*o somente à* que*t*es *e proximi**de espa*ial do al*no, *as
</line>
</par><par>
<line>
também é se*tido, em m*ita* vez*s, quando * global exerce sua influê*cia sobre o *ocal, no
</line>
<line>
lugar.
</line>
<line>
*. ME*ODOLOG*A
</line>
</par><par>
<line>
Para que se re*lizem *studo* ma*s a*rofun*ados sob** determi*ado program*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Governo que pretende *ra*alhar co* a temá*ica
</line>
<line>
do *urr*culo, é nec*ssá*io que se pe*sem
</line>
</par><par>
<line>
*amin*o* met*d**óg*cos a*r**ria*os.
</line>
</par><par>
<line>
Entend**os, *qui, que o
</line>
<line>
caminho met*d*lógico m**s adeq*ado pa** os percursos
</line>
</par><par>
<line>
invest*gativos
</line>
<line>
da *esquisa é o *os Estudos de Ca*os. E**e método se enfatiza por sua
</line>
</par><par>
<line>
adequaç*o e **rtinência ao es*udo da *ealidad* socioeduca*iva (SANDÍN ESTEBAN, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
E,
</line>
<line>
**r *e tratar d*
</line>
<line>
um estudo de c*so de um progra*a espe*ífico, porém que nos r*porta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*u*ros *rogramas de mesmo aport* téc*ico-p*ocedime*tal, e*ten*emos *ue falamos de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
e*tudo intrínse*o e, ao *esmo tempo, in*t*ume*tal de casos, n* me*ida em que há o in*eress*
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. *SA, Teresina PI, v. 14, n. *, art. 8, p. 143-159, mai./j*n. 201*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. *. Oliv*ira, N. A. Kaercher
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
no c*so específico e t*m*ém na compr*ens*o sobr* um t*ma ou teo*ia (idem), no *aso, as
</line>
<line>
teorias de c*rrículo.
</line>
<line>
Assim, nos propo*mos a *ealizar os segui*tes passos:
</line>
<line>
Em primei*o, a leitura d* c*derno o*icia* do progr*ma "Liç*es do Rio Gran*e": livro
</line>
<line>
*os refer*nciais curricula*es da *rea de "*iências humanas * suas tecnolog**s e do currículo da
</line>
</par><par>
<line>
*eografia, em específic*. Esta *rim*ira leitura nos possibilita entrar em contato com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
programa, conh*cer sua* particu*a*idades e rever o que já é c*nh*cido ne*ta temá*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Se*u*do, a lei**ra dos cadern*s do aluno * d* caderno *o professor, na *arte destinada
</line>
<line>
especi**ca*en*e à geografia. N**ta etapa, prete*de-se re*liz*r a anál*se específica das aulas
</line>
<line>
p*opo*tas p*r* o ens*n* de *eografia, bem co*o verificar o conjunto de **la* de Geogra*ia
</line>
<line>
em c*sa l*vro do aluno.
</line>
</par><par>
<line>
Na *equên*ia, real*zam*s ent*evistas com *st*giários, c*nc*uintes d* curso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*radua*ão e* licenciatu*a em *eogr*f*a e em prática de sala de aula. Est* entrevista nos
</line>
</par><par>
<line>
possi*ili*ará verificar *omo os alunos da graduação *er*ebem a inserção de pol*ticas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
educação d*ntro da escola, da r*a*idade de trab*lh*. Juntamente a *st* etapa, realiz*m*s
</line>
<line>
e*tre*i**as *om prof*ssor*s de Geografia da rede pública *st*dual de en*in*. Esta entrevista
</line>
</par><par>
<line>
po***b**ita v*r*ficar p*ra *lém da *plic*ção ou não
</line>
<line>
do p**gr*ma, **
</line>
<line>
ní*eis de resist*ncia
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
a*eitaç*o à proposta, por part* de amostr* do corpo docen*e gaúcho.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, e n*o menos i*por*ant*, realizam-se audiências com os elabora*ores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
executores do projeto da S*cret*r*a Estadual d* Educaç*o, com
</line>
<line>
o *ntui*o de recebe*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
apresentação formal *o programa e es*larecer *s questionamentos * inquietações oriundos da
</line>
<line>
le*tura e da* e*t*evistas re*liz*das.
</line>
<line>
4. *ESULTADOS E *ISCUSSÕE*
</line>
</par><par>
<line>
H*ja vista a grandez*
</line>
<line>
de elementos *etodo*ógicos propost*s pela *es*u*sa *ica
</line>
</par><par>
<line>
**i**nciado que a qua*tidade de resul*ados é g*ande. Par* q** se compreenda melhor o qu*
</line>
<line>
foi trabalhado aqui, div*dem-se *s r*sultados em três eixos: quanto ao material, quanto às
</line>
<line>
entre*i*tas e quan*o ao *rog*ama em *i, *es*ritos n* sequência.
</line>
</par><par>
<line>
O material
</line>
<line>
ap*ese*tado **ata do cade*no of*cia*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
p*ograma e das co*sequentes
</line>
</par><par>
<line>
leitura* r*alizadas do mesmo, juntamen*e com as cons*deraçõe* s**re as a*las p*opostas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
program*, atra**s dos cad***os do aluno e *o ca*erno do prof*ssor.
</line>
</par><par>
<line>
A disciplina d* Geografia,
</line>
<line>
como as demais,
</line>
<line>
*onfigura-se pelas c*m*etências
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
habilidades,
</line>
<line>
p*ra a designação
</line>
<line>
*os ob*eti*os a ser*m atingidos com * ensino da
</line>
<line>
geografia
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *e*e*i*a, v. 14, n.3, art. 8, *. 143-1**, *ai./ju*. 2017
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Curr*c*lo d* Geo*rafia e Lições do Rio Grande: Novos D**cursos, Velhas Práticas?
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
escolar. Os documentos
</line>
<line>
apresentam uma Geografia de
</line>
<line>
nature*a *nte*disciplinar. Requer do
</line>
</par><par>
<line>
aluno a
</line>
<line>
*ompreensão *e fen*menos *e v**ias áre*s do
</line>
<line>
conh*cim*nto, *ara possib*li*ar o
</line>
</par><par>
<line>
melhor ent**dimento
</line>
<line>
da rela*ão sociedade - natureza, permitin*o, dessa fo*ma, a leitura do
</line>
</par><par>
<line>
espaço g*ográ*i** *e forma mais dinâmi*a.
</line>
<line>
Quanto * apresen*ação das c*mp*tências * habi*idades para o en*ino de Geografia,
</line>
<line>
consta*ou-se s*milari*ad* co* o que j* havi* sido p*oposto nas orien*ações esta*e*ecidas a
</line>
<line>
partir dos **Ns, conforme o quadro 3.
</line>
<line>
Quadro 3 - Compar**ão e*tre Lições *o R** Grande e PCNs
</line>
</par><par>
<line>
*OMPETÊ**IAS E HABILIDADES (Lições d* R** Grande)
</line>
<line>
CO*PETÊNCIA* E HABILIDA*E* (PCNs)
</line>
</par><par>
<line>
- Conhecer a organização do espaço *eográfico e o funcioname*to da *atureza ** *uas m*ltiplas relações, de modo a co*preen*er o papel das sociedades em su a cons*rução e na produção do *erritór**, da paisagem e do luga*; - Identific*r e *valiar as ações dos homens em sociedad* e **as conse*uência* e* *ife*entes espa*os e t*mpos, de m odo a construir refe*enciais *ue **ss*bilit*m uma participação proposit*va e reativ* *as *uestões *ocioambienta*s loca*s; - C*mpreende* a *spaciali*a*e * temporali*ade dos fenômenos geog**fic*s estudados em suas dinâ*ic*s e interaç**s; - *omp**e*der q*e as *elhor*a* nas condições de vida, o* direitos p*lít*c*s, os avanç*s téc*icos e tecno*ógicos e a* transforma*õe* socioculturais são conqui*tas deco**entes de confl*t*s e acordos, que ainda nã* são usuf**ídas por todos o* seres humanos e, dentro de suas poss*bilidade*, devem **penhar-s* em demo*rati*á-**s; - Conhecer e sabe* util*zar *roc*dimentos de *e*q*isa da Geografia pa*a comp**e*der o espaço, paisagem, o território e lugar, a o seus pr*cessos de c*nst*ução, identific*n*o su** re*a*ões, pr*blemas e contradições; - Faz*r leituras de imagens, de dados e *e docu*entos de d*f**e*te* f*n*es de informação, de modo * *nte*preta*, analisa* e relacion*r infor*ações *obre o espaço g*ográfico e as diferentes *aisagen*; - Saber *tilizar a linguag*m cartográfi*a para *b*er inf*rma***s e representa* a
</line>
<line>
- Conhecer a *rganizaçã* do espaço geográfic* e o funci*namento *a natureza em suas *últiplas relações, de mo*o a c*mpreender o p*pel d*s socieda*es *m s*a c*nstrução e na produção do te*ritóri*, da paisage* e do luga*; - Identifica* e avaliar as *ções dos homens em soci*dade e suas cons*quên*ias em dife*entes espaço* e temp*s, de m*do a constr**r refe*enciais qu* possibi*it** uma par*icipaçã* proposit*va e reativa nas **estões socioambien**is locais; - Compreender a espacia*idad* e tempo*alidade *os fenô*en** geogr*ficos estuda*o* em *ua* *inâmicas e interaçõe*; - Co*preende* que as me*horias na* condiçõe* de vida, os direitos políticos, os avanços t*cnicos e **cnológicos e as tr*ns*ormações s*ciocult*rais sã* conq*istas decorren*es d* *onfl*tos * ac*rdos, **e ainda não são usufru**as por todos os seres hu*anos e, den*ro de **as po*sibili**des, *evem empenhar-se em democr**izá-las; - Conhecer * sab*r ut*liz*r procedimentos de pesquisa da Geog*afia para c**preender o e*paço, p**sa*em, * **rritório e * lug*r, a seus processos d* c*nstrução, identific**do s*as re**ções, p*oblema* e *ontradições; - Fazer leitura* *e im*gens, de dados e de documentos de dif**en*es *ontes *e inf*r*aç**, de modo a i*te*pre*ar, ana*is*r e relaci*n*r info*maçõ*s sobre o espaç* *eográfic* e as difere*tes paisag*ns; - Saber util*zar a li*guagem cartog*áf*ca p*ra obter informações e *epresentar *
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin* **, v. 14, n. 3, art. 8, p. 143-159, *ai./jun. 20*7
</line>
<line>
www4.fsanet.c**.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. N. *l*veira, N. *. K*ercher
</line>
<line>
*5*
</line>
</par><par>
<line>
espac*alid*de dos fenômenos g*ogr**icos;
</line>
<line>
e*pacialidade *os fenômenos geográficos;
</line>
</par><par>
<line>
- Val*rizar o patrimônio soci*cu*tural
</line>
<line>
e
</line>
<line>
- Valorizar o p*trimôni* *ocio**ltural
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
resp*itar a soc*odi*ersida*e, reconhecen*o-a
</line>
<line>
r*spei**r * sociodi*ers*dade, *econhecendo-a
</line>
</par><par>
<line>
*omo um direito dos povos e ind*víd*os
</line>
<line>
e
</line>
<line>
c*mo um
</line>
<line>
di*eito dos povos e *ndivíduo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
um el*mento de fo*talecimen** da
</line>
<line>
*m *leme*to de fort*l*cim*nto d*
</line>
</par><par>
<line>
democra*i*.
</line>
<line>
democ*aci*.
</line>
</par><par>
<line>
(RIO GRANDE DO SUL, 2009. p. *1-72)
</line>
<line>
(PCNs, *997. p. 35)
</line>
</par><par>
<line>
Em Lições do *io Grande, *o*oca-se a proposta ** "ler, *scr*ver e resol*er
</line>
<line>
p*oblem*s" que se aplica pa*a todas as disciplinas, ao contr*rio do senso comum, *ue indica a
</line>
<line>
leitura como característica particu*ar pa*a as dis*iplinas de lí*gu* portuguesa e liter*tura, o* a
</line>
<line>
escrita para a discip**na de *edação, ou ainda * resolução de p*o*lemas p*ra a disciplina de
</line>
<line>
*ate*ática. Na discipli*a da geo*rafia, estes parâmetros se dão atra*és de
</line>
<line>
LER - Na Ge***afia, ler s*gni*ica compree*der os signos que com*õ** o espaç*
</line>
</par><par>
<line>
em sua* *epresen*ações. Ler, *ob es** óti*a,
</line>
<line>
signifi*a a**ibuir significados a*s
</line>
</par><par>
<line>
com*onentes do espaço
</line>
<line>
pró*imo e dis*ante, po*
</line>
<line>
mei* de gráficos, mapas, fi**ra* e
</line>
</par><par>
<line>
outros elementos que possam ser indicadores de entendimento d* espaço.
</line>
<line>
ESCREV*R - o que corresponde ao t*xtualizar, *om coerência e e*ten*im*nto os
</line>
<line>
acont*cimentos articulados que envolvem o mundo em d*ferentes escalas. O
</line>
<line>
desenvolvimen** desta competê**ia v**a d*senvol*er no aluno a capa*id*de de
</line>
<line>
**od*zir textos *ontextu**izad*s no *e*p* e no *sp*ço. RES*LV*R *ROBLE*AS
</line>
<line>
- o que, nesta ciência, compreende * poder de arg*mentaç*o frente a si*uações qu*
</line>
<line>
exigem reflexões suscitada* po* dificuldades * ten*ões *u* o e**aço apre*en*a.
</line>
<line>
Resolve* proble*as é, port*nto, propor so*uções nã* somente *a*a situações
</line>
</par><par>
<line>
i*ediatas, mas tam*ém par* *quelas que * aluno
</line>
<line>
p*ssa
</line>
<line>
prever a partir das
</line>
</par><par>
<line>
com*l*x*dades a*resentad*s pelo espaço (RIO GR**DE *O SUL, 2*09. *. 7*).
</line>
<line>
Em cada área do co*he*iment*, * alun* é d*safiad* a ler aquilo *ue l** é proposto, a
</line>
<line>
escre*er sobre os co*teúd*s e s** posição crí*ica sobr* o* me*mos e, por *im, * r*soluçã* de
</line>
<line>
probl*mas rel*cio*ados co* a prática e a rotina de cada discip*ina. *ara a Geogr*fia e*co*a*,
</line>
<line>
esta pr*p*st* torn*-se alg* essencialmente fundamental para que o aluno alcance os obj*t*vos
</line>
<line>
do *ntendim*nto e da form*ção de op*nião crítica sobre o lugar em q** vive, so*re a pai*agem
</line>
<line>
que ob***v*, sobre s*u territóri*, enfim, *obre o espaço g*ográfico.
</line>
<line>
*o analisar os conceit*s estrutu*a*tes no ensino da Geografi* constatou-*e que *ão
</line>
<line>
apresentados seis gra*des c*nce*to*, quais sejam: território, paisagem, espaço g*ográfic*,
</line>
</par><par>
<line>
*ug*r, globalização e *ede. Ta* fundament*ção tr*t*-se dos conceitos, no* quai*
</line>
<line>
os aluno*
</line>
</par><par>
<line>
emba*am e *onstroem seus **nhe*im*nto* geogr*fico*, co* a po*sibi*idade de aplicação do*
</line>
<line>
*esmos sempre que requ*ridos, *m seu *otidiano.
</line>
</par><par>
<line>
T**RITÓRIO *omp*e**de o -
</line>
<line>
d*mínio de u*
</line>
<line>
d*t**minad* espa** que *pre*enta
</line>
</par><par>
</page><line>
certa auton*mia. Esse c*nceito * a*licado *emp*e que se e*t*dam países, e**ados,
</line>
<line>
cida*e*... PA*SAG*M - compreende, em si não soment* o *ue *st* sendo
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esi*a, v. 14, n.3, art. 8, p. 143-*59, mai./ju*. 2017 www*.fsanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*rrículo de Geogr*fia e Lições do Rio **and*: Novos Discursos, Velhas Prá*ic**?
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
v*venciado, mas também um te*tem**ho de vivências de *utros tempos, que *eixam
</line>
<line>
signifi*ados aguça*os de r*laçõe* *emporais * espaciais. ESPA*O GE*GRÁFICO
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
e *efi**do c**o todo o espaço per*encent* ao p*aneta, qu* tem co*o
</line>
</par><par>
<line>
*aracte****icas marcante* a ação e a *nten*ã* do home*... *o comp*eender e*sas
</line>
<line>
interações, é indispensável que os alu*os enxe*gue* se**r* o todo do espaço com*
</line>
<line>
u* conjunto e não como uma soma de conteúdos estanques e sem sentido. LUGAR
</line>
<line>
- *stud*-l* é *ompree**e* os acont*ci*en*o* q*e estão mai* próximos do aluno,
</line>
</par><par>
<line>
pois o lugar representa o espaç*
</line>
<line>
de vivê*c*a, de identidade, de conti*uação do
</line>
</par><par>
<line>
próp*io a**n* e suas rela*ões. (*IO GRANDE DO S**, 2009. *. 7*-76).
</line>
<line>
Percebe-se, na o**e*v*ção d*s conceitos estru*urant*s em Geografi*, uma *lara lig*ção
</line>
</par><par>
<line>
com *s conceito* que ser*iram de b*se para a construção do
</line>
<line>
conhec*ment* geográfico e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
d**envol*imento da ciênci* geográfica: t*rritório, paisagem, espaç* e lu*ar.
</line>
<line>
Neste sentido, * uti*iz*ção dos c*nceitos de glob*lização e *ed* exc*ui-se da
</line>
<line>
co*pr*en*ão dos conceitos histó*ico* rela*ionado* à *onstrução do conheciment* geográf*co,
</line>
<line>
*, na an*l*se da perspecti*a da atual*dade, os mesmos *once*tos seriam transver*ais a todos os
</line>
<line>
c*nceitos já e*idenci*dos.
</line>
<line>
Temos aqui, na *onstru*ão do *eferenc*al *urri*ular em análi**, *ma profunda *igaçã*
</line>
</par><par>
<line>
com os c*nceitos es*ruturantes e formad*res d* ciên**a geográf*ca. É d*
</line>
<line>
suma importância
</line>
</par><par>
<line>
que o a*uno
</line>
<line>
*ompreend* t*is con*eit*s-*it*ações, *ara que aplique, n*o *omente no âmbito
</line>
</par><par>
<line>
e*colar, *as no seu cotidiano atua* e fu*uro, as noç*es con*truída* através da* aulas de
</line>
<line>
G*ografia. E*sas noções sã* as que o ajudarão a compreen*er o mund* ta* qual ele é, e, as*im,
</line>
<line>
poder colab*rar na (des) construção desse mundo.
</line>
<line>
Os doze estagi*rios entrevistados não pe*ceberam, em momento algum, * utilização
</line>
<line>
dos referenc*ais em suas esc*l*s de estágio. *s **trevistas com profes*ores da r*de pública
</line>
<line>
estad*a* mos**aram que * gra*de maior*a tomou conhecimen*o dos referen*ia*s cu**icu*a*e*
</line>
<line>
a***vés de outras **ntes, n*o *endo os mesmos *ivulga*os ou *equer disc*t*do* *a* escolas
</line>
</par><par>
<line>
e* que traba*h*r*m. Os p*ofes*or*s, tamb*m,
</line>
<line>
não pe*cebe**m, em *omento
</line>
<line>
algum,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uti**z*çã* *os referenc*ai* cur**cu**res em qualquer *mbito da esco*a, *es*o ent*nd*ndo *ue
</line>
<line>
"Lições do Rio *rand*" se tra*a *e *mp*rtante docu*ento que contribui para melh*res *ulas
</line>
<line>
de geogra*ia. A s*guir, uma tabela-quadro com a sínt*se obt*da na res*os*a das entrevistas.
</line>
</par><par>
<line>
QUES*ÃO
</line>
<line>
*ESPOSTAS OBTIDAS
</line>
</par><par>
<line>
Co*o e quando voc* tomou conhecimento do *eferen*i*l Curricular "Lições *o R i o Grande"?
</line>
<line>
A *r*nde m*ioria tomou co*hecime**o dos *ef*renciais *ur*icul*r*s du*an*e a disciplina d* E*tá**os, na Gra**açã*. *m apenas tomou *onhecim*nt* *ela míd*a e um "v*u os ex*mplares numa estante, na sala dos professores".
</line>
</par><par>
<line>
A Direção ou co*rd*naç** *edagó*ica da escola divul*o*,
</line>
<line>
*odos *e*p*nderam *ue n*o tivera* informações advindas da* d*r*çõ*s ou coorde*ações pedagógicas da*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, *eres*na PI, *. 14, n. 3, ar*. 8, p. 143-*59, mai./jun. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. H. *. Oliveira, N. *. Kae*che*
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
*colheu, discu*iu * doc*mento?
</line>
<line>
esc*las.
</line>
</par><par>
<line>
Na e*co*a em que você tr*balha, em algum m*mento, você no**u a aplicação *o que "Lições do Rio Grande" propõe? Caso positivo, em qu* *omento? Caso negativo, sabe c*tar o *or*uê?
</line>
<line>
Todos r*sponderam que n*o notaram, em *enhum moment*, a aplicação de "Lições do Rio G*ande", cit*ndo, d*ntre outros motivos, a u*ilização excl**iva do liv*o di**tico, o foco ** direção ser a quest*o da discipl*na do* alun*s e nã* sua aprendiz*g*m, * des*réd*to dos profess*res na *roposta ou * seguimento r*gido do* planos de ensin*.
</line>
</par><par>
<line>
Em sua **inião, "Lições do Rio Grande **nt*ibui pa*a a *corrê*cia de uma boa aula? Por *uê?
</line>
<line>
A grande maioria acre*ita *ue "Li*ões do R*o Grande" se trata de um bom *ub*í*i* para melhores preparações e, conseq*ente*e*te, melho*es au*as. Apenas dois entre*istado* acreditam que os docu*e*to* *ão são pr*ponderantes *ara a ocorrência ** uma boa aula.
</line>
</par><par>
<line>
Que ti** d* ação pedagógica (sem falar em aumento s*larial) o go*erno do Estado *oderia realiza* pa*a melhorar * qualida*e do en*ino de Ge*g**fia?
</line>
<line>
*ormação permanen*e de *rofessores, aqu**ição de materiais didátic*s es***ífico* p*ra o ensino de geogr*fia, pr*fesso*es de geografia e não de outras áreas trabalhando com a disciplina, melh** infra-estrutura n*s *scolas, lab*ratórios de inf*rm*tic*, co*vide aos pro*essores p*ra elabor*ção dos mat*riai* didáticos.
</line>
</par><par>
<line>
Espa*o livre para considerações
</line>
<line>
Sem informaçõe* re*eva*tes à pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, po**-se c*nstatar que as *ntre*istas com profe*sores *a rede pública estadual
</line>
<line>
**stra*am que * grande ma*oria *omou co*hecimento dos referenc**is cur*iculares através da*
</line>
<line>
discip*inas *e estág*os, no curso de Geografia, não sendo *s mesmos divulgados ou *equ*r
</line>
</par><par>
<line>
dis*utidos nas *scola* em que trabalharam. Os *rofessores, tamb**,
</line>
<line>
não ***ceberam, em
</line>
</par><par>
<line>
momento algum, a utilizaçã* dos referenci*is curricu*ares *m
</line>
<line>
qualquer âmbito d* escola,
</line>
</par><par>
<line>
m*smo entend*n*o qu* "Liçõ*s do Rio Grande" se t*at* de imp*rtante documento que
</line>
<line>
*ontrib*i para *el*ores a*las de geografi*.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra que *e coloca*se em p*ática o progra*a
</line>
<line>
"Lições ** Rio *rande" Secretaria a
</line>
</par><par>
<line>
Es*adual de Educaçã*,
</line>
<line>
no decorr** do
</line>
<line>
an* de 2010, **ere*eu c*rsos de for**ção
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
*rofesso**s da re*e públ**a
</line>
<line>
estadua*, dispersos pe*as 39 Coor*enad**ias Estadua*s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*duca*ão. N* curso, foi apresent*do o programa, de ma*eira geral, fora* realizadas palestras
</line>
</par><par>
<line>
com os representante* d*s diversas disciplina*, o*icinas
</line>
<line>
com os professores, divididos *or
</line>
</par><par>
</page><line>
di*c**lin*s *, a* fi*al, *co*reu um grande seminár*o *e e*cerr*mento.
</line>
<line>
Na 1ª Coordenadoria Estadual de *du*ação, correspondente ao Município *e Porto
</line>
<line>
A**gre, o curso di**onibilizo* 2*0 vagas *ara os prof*sso*es, entretan*o, menos d* 70
</line>
<line>
pr**essores pa*ticip*ram da pr*meir* et*pa do *urso, * que reflet* a hipóte** da não-*ceitação
</line>
<line>
do* mesmo* q*anto ao programa "Liç*es *o Rio Gr*nde", um* vez que a impr*s*ão que lhes
</line>
<line>
foi tr**sm*t*da é a de *ue * p*ograma t*ata-se de proposta enc*minhada direta**n*e pe**
</line>
<line>
G*ver*o do Es*ado, sem **nsulta aos órgãos de rep*esentação da *la*se.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n.3, a*t. 8, p. 143-15*, ma*./jun. 2017 www*.fs*net.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*rrículo de Geografia * Liç*es d* Rio Gra*de: No*os Discurs*s, Vel**s Prát*cas?
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
* inqui*taçã* q*e permeia * am*iente e*colar, m*ito provavelmente nas demais áreas
</line>
</par><par>
<line>
*o *on**c*mento *nclusi*e, a cada \no*o\ conceito que surge no meio educaciona*. Com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implem*n*a*ão d* Parâmetr*s Curric**ares Estaduais, dado o poder
</line>
<line>
de
</line>
<line>
s*a flexibi*iz*ção,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Geog*afia escolar e - pri*ci*a*me*te - o ESPAÇO e*co**r, *ão bem caracter*zados
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
(L*MA; VLACH 2*02):
</line>
</par><par>
<line>
O espaço escolar *e*e ser com**een*ido com*
</line>
<line>
um ins*ru*e**o nec*ssário para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ensino de Ge**raf*a, como forma de orien*a*ão *o aluno à c*mpreensão *o *undo
</line>
<line>
social, promovendo u*a relaç*o concreta entre a teoria e a prátic*. As dis*ussões e
</line>
<line>
reflexões sobr* o *nsi*o de Geografia p*ecisam enfocar as *elações e *nteraç**s das
</line>
<line>
dimens*es té*ni*as e sociais, com* aspectos históric*s, *onsti*utivos da formação
</line>
<line>
dess* ciência (LIM*; VLACH, 2002, p. 48).
</line>
<line>
Ao *n*o*tro do qu* *s autoras pr*põem, pode-se afirmar q*e o programa "L*çõe* do Rio
</line>
</par><par>
<line>
G*ande" ate*de o que lh* é
</line>
<line>
pr*pos*o, *endo es*e u* importan*e documento p*ra a*ançar,
</line>
</par><par>
<line>
promo*er * aprimor*r * di*cussão sob*e o
</line>
<line>
ensino d* G*ografia. O programa enfoc*
</line>
</par><par>
<line>
clara*ent*, como *xplicitado neste arti**, o* aspectos histórico* e *on*ti*utivos da formação
</line>
<line>
d* ciê*cia Geográfica, principa*m*nte no eixo dos \C*n*eitos *struturantes\, os quais servem
</line>
<line>
de base *ara o en*ino *a Geografia e a discuss** d* *eo*rafia escolar.
</line>
<line>
Trata-se, * *rogra*a "Liç*es do Ri* Gran*e", de u* conj*nto de cad*rnos, os quais, d*
</line>
<line>
forma pueril, permeiam de i*t*ições no que se refe*e à autonomia da esco*a. Mesmo *om um
</line>
<line>
d*scur*o i*ovador e *od*r*o faltam as *on*i*ões básic*s * m*nimas para a implementação de
</line>
</par><par>
<line>
*odo e q**lquer
</line>
<line>
pr*grama de ensino de **v*rno de est**o, *ej*
</line>
<line>
na
</line>
<line>
esfera da infra-estr*tu*a
</line>
</par><par>
<line>
es*olar, nas cond*ç**s *e trabalho d** profes*o*es e na política salar*al dos mesmos.
</line>
<line>
5. CONSID*RA*ÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
C*m e*ta p*squis* b*scou-se a*alis*r o
</line>
<line>
currículo do Es*ado do Ri*
</line>
<line>
Gr*nde do Sul,
</line>
</par><par>
<line>
inv*st*gando u* programa *specíf*co de go*ern*. Embora seja um programa *onstruíd* por
</line>
<line>
técnico* de reconhecida c*mpetên*i*, *s profe*sores sentem * **ce*si*ade de partici*açã*
</line>
<line>
at*va na construção das p*opostas pedagógica*, uma vez que são *le* que trabal*arão com tais
</line>
<line>
*ropostas em s*u c*tidiano.
</line>
<line>
Trata-*e, o *rogram* "*i*ões do Rio Grande", de um *onjunto *e ca*e**os, os quais,
</line>
<line>
de forma pueril, per*eia* de *ntuições n* que se refere à auto*omia da escola. Mesm* com
</line>
</par><par>
<line>
um discurso inovad*r e moderno faltam as co*di*ões *ásicas e mínimas
</line>
<line>
para a
</line>
</par><par>
<line>
impl*mentação de todo e
</line>
<line>
qualquer
</line>
<line>
p*ograma de ensino/**verno/estado, se** *a esfera da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 14, n. 3, a*t. 8, p. 143-159, mai./jun. 2017
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<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
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<par>
<line>
V. H. N. Oli*eira, N. A. Kaer*he*
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
*nfra-estrutu*a escolar, nas condiç*es de trabalho **s prof*s**res e na polít**a *al**ial dos
</line>
<line>
mesmos.
</line>
<line>
Liç*es do Rio Grande vê* a *er, a*sim, *m *ubsí*io para os profissio*a*s da e*uc*ção
</line>
</par><par>
<line>
*o Estado d* Rio Grande d* Sul, tal qua* sua denominação já *res*reve: Refer*ncial o
</line>
<line>
*urricular, ou *eja, u*a* das referência* para *ue os professores possam e d*v*m, grifo meu
</line>
<line>
- adotar *a elaboração de su*s aulas. *ma boa au**, * *eu *er, é aq**la qu* começa *om uma
</line>
<line>
boa pr*paração. Por fim,
</line>
</par><par>
<line>
"*sp*r*-se que * educ*ç*o escol*r forne*a *s subsí*ios nece*sá*ios p*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
impleme*tação d* uma nova prá*ica geográf**a, *asea*a em uma metodo*og*a *e
</line>
<line>
con*truçã* *e conhecim*ntos sig*if*cativos, que p*r*it*m *os alun*s se s*tu*rem no
</line>
<line>
âmb*to social, lev**d* ** conta *s (re)laçõ*s * (**)presentações *onstruídas em s*us
</line>
<line>
espaços de v*vênc*a e/ou d* sobrev*vência." (LI*A; *L*CH, 2*0*, p. 49).
</line>
<line>
A**im sendo, *onv*da-se para o deb**e inicial, *quele que deveria ter sido feito
</line>
</par><par>
<line>
an*eriormente à implementação de *m *onjunto de programas, os *ua**
</line>
<line>
chegam às esc*l*s
</line>
</par><par>
<line>
sem a estrutura mínima para sua efetivação. Embora, estrutu*almente, na d*s*iplina de
</line>
</par><par>
<line>
Ge**rafia, o *rogr*m* *presente-se, em sua *rande
</line>
<line>
p*rte,
</line>
<line>
dentro d* q*e se *spera pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eografia escola*, em q*a** c*ndi**** trabalham ess*s *rofessores de Ge*grafia? Esperamo*
</line>
<line>
qu* a resp*s*a seja muito favo*ável. O debate *pe**s começou.
</line>
<line>
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