Cinema e Literatura: Análise Comparativa do Cinema Brasileiro e do Espanhol, de 1896 A 1920 / Cinema and Literature: Comparative analysis of Brazilian and Spanish Cinema, From 1896 To 1920
Resumo
O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise comparativa do surgimento do cinema no Brasil e na Espanha, levando em consideração os fatores socioculturais e econômicos destes dois países, nos anos de 1896 a 1920, bem como a relação desta nova manifestação artística com a literatura, apontando para possíveis contribuições das narrativas literárias para o desenvolvimento, ou subdesenvolvimento, das produções cinematográficas nacionais. Para atingir esse objetivo, foi feito um levantamento bibliográfico da história do cinema no Brasil e na Espanha levando em consideração informações sem registros formais, mas possíveis de resgates a partir de registros informais. Os resultados apontam para uma importante contribuição da Literatura, nas primeiras décadas de existência do cinema, sobretudo na Espanha, onde havia um sistema literário mais estruturado e uma agenda que priorizava as produções nacionais. No Brasil, essa contribuição foi pouco significativa, visto que o cinema, por ser reconhecido como uma atividade estrangeira, não fazia parte da agenda artística nacional.
Palavras-Chave: Brasil. Espanha. Cinema. Literatura.
ABSTRACT The present study aims to draw a comparative analysis of the emergence of cinema in Brazil and Spain, taking into account the socio-cultural and economic factors of these two countries, from 1896 to 1920, as well as the relation of this new artistic manifestation with literature, pointing to possible contributions of literary narratives to the development, or underdevelopment, of national cinematographic productions. To this end, it was made a bibliographical survey of the history of cinema in Brazil and Spain, taking into account information without formal records but possible to review by from informal registers. The results point to an important contribution of literature, during the first decades of cinema, especially in Spain, where there was a better structured literary system and an agenda that prioritized national productions. In Brazil, this contribution was less significant since cinema was considered as a foreign activity and it was not part of the national artistic agenda.
Key words: Brazil. Spain. Cinema. Literature.
Referências
BELLO CUEVAS, J. A. Cine español (1896-1930): Origen y evaluación de sus géneros y estructuras industriales. In Filmhistory Online. v.22, n.2, 2012.
BELLO CUEVAS, J. A. Cine mudo español 1896-1920. Ficción documental y reportaje. Laertes: Barcelona, 2010.
BOSI, A. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
BENET, V. J. El cine español: Una historia cultural. Barcelona: Paidós Comunicación, 2012.
DEBS, S. Cinema e Literatura no Brasil: os mitos do sertão, emergência de uma identidade nacional. Trad. de Sylvia Nemer. Fortaleza: Interart, 2007.
FAULKNER, S. A History of Spanish Film: Cinema and Society 1910 - 2010. London and New York: Bloomsbury, 2013.
GOMES, P. E. S. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980 (Col. Cinema; v.8).
SIMIS, A. Estado e Cinema no Brasil. São Paulo: ANNABLUME, 1996
PAVLOVIC, T. et al. 100 years of Spanish cinema. Oxford: Wiley- Blackwell, 2008.
TENA, D. F. El cine español y la literatura. Universitat per a Majors, 2007. In mayores.uji.es/proyectos/proyectos2007/Cinespanolyliteratura/ acessado em 4/04/2017
TRIANA-TORIBIO, N. Spanish Film Cultures, New York, Palgrave, 2016.
____________. Spanish National Cinema. London and New York, Routledge, 2003.
http://www.cervantesvirtual.com/ acessado em 20/04/2017
VALLE SILVA, N. Vinte e três anos de mobilidade social no Brasil. In Teoria e Sociedade. Belo Horizonte, v. 4, p. 181-211, 1999
VIANY, A. Introdução ao Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro: Alhambra-Embrafilme, 1987.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.4.11
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)