<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, art. 8, *. 145-164, nov./dez. 2017 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.6.11 </line>
</par>
<par>
<line> Culto à Beleza e Resgate da I*agem de *op Model: Representações da Figu*a *eminina X*xa </line>
<line> *a Cond**ão da Atração T**evisiva Dan*ing Brasil </line>
<line> B*auty *u*ture and R*sume of the To* *odel *mage: Repr*sen*ation* o* the Fem*le Xuxa </line>
<line> Figure in the *on*uction of the Te***ision Dan*ing Brazil </line>
</par>
<par>
<line> Brun* Gomes Per*ira </line>
<line> Doutor e* Ensino de Língua * Li*eratura pela Un*versidad* Fe*eral do T**antins </line>
<line> *ro*essor de Lin*u**ens do Ce*tro Universitár*o *ocantine*se Presiden*e Antônio Carlos </line>
<line> E-*ail: *runogomespe*eir*_30@*otma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eç*: B*uno Gomes *ere*ra </line>
<line> Editor Cien*ífico: Tonny Kerley de Alencar R*drigues </line>
</par>
<par>
<line> Rua 7, n. 7*0, *a*r*o S*o Joã*, CEP **824-866, </line>
</par>
<par>
<line> Araguaín* (T*), Bras*l. </line>
<line> Artigo re*ebido em **/0*/2017. Última </line>
<line> versão </line>
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<par>
<line> rece*ida em *7/*9/2017. Apr**a*o em *8/09/2017. </line>
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<line> *valiado pe** sistema *riple R*view: Desk *evie* a) </line>
<line> pelo Edi*or-Chefe; * b) Doub*e Blind Re**ew </line>
<line> (avalia*ão cega por doi* ava*i*dores da área). </line>
<line> Revisã*: G*amatic*l, Norma**va e de *ormatação </line>
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<line> B. G. Pereira </line>
<line> *46 </line>
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<line> RES**O </line>
<line> O objetivo deste trabal*o é anali*ar representações discu*sivas *u* se recomb*nam acerc* da </line>
</par>
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<line> f*g*ra f*minina da </line>
<line> apr*sentadora </line>
<line> de televis*o Xuxa Men*ghe*, d*rante * condução do </line>
</par>
<par>
<line> program* noturno Da*ci** Brasil, *prese*tado p*l* Reco*d TV. A teoria mobil*zad* é </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> Análise Crít*ca do Discurso (AC*), t**do *m vista a ê*fase dada ao *erf*l empoderad* do </line>
</par>
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<line> sujeito. * análise dos dados </line>
<line> é de caráte* qu*li*ativo e do tipo documental, po*s serã* </line>
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<line> ana*isadas imagens veiculada* a partir da *pre*entação </line>
<line> d* programa </line>
<line> ora referido. A análi*e </line>
</par>
<par>
<line> dos dado* *evela a necessidade </line>
<line> da mídia t*l**is*va </line>
<line> em cul**ar o *er*i* *uxuoso </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *prese*tadora, o *ue converge *o* seu his*órico de ostentação com o *í*u*o de Rainha. </line>
<line> P*lavras-chave: Xu*a. **á*i** Crítica do Di*curso. Mídia Telev*si*a. </line>
<line> ABS*RACT </line>
</par>
<par>
<line> The *bjective *f this w*rk is to </line>
<line> analyze discursive represent**ions that recom*ine about the </line>
</par>
<par>
<line> female figu*e *f televi*ion prese*t*r *uxa Meneghel during the condu*tion of t*e </line>
<line> *ight </line>
</par>
<par>
<line> program Dancin* Brasil *r*sented by </line>
<line> Record TV. The mo*ili*ed theory i* th* Critical </line>
</par>
<par>
<line> D*scourse An*lysis (C*A), </line>
<line> *on**der*n* t** emphas*s gi*e* *o th* emp*w*red p*ofil* of the </line>
</par>
<par>
<line> subj*c*. *he </line>
<line> anal*sis of *he data ** </line>
<line> q*alitative *nd </line>
<line> of the documentary typ*, since it will </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> analyzed images tr*nsmitted from the presenta*ion of the program referred to her*in. The </line>
<line> *nalysis of the data re*eals the n*ed o* the te*e*isio* media to worship the lu**rio*s profile o* </line>
<line> the presente*, which converges with its history of os**ntation with the t*tle of Queen. </line>
<line> Keyword*: Xuxa. C*itical Discourse *nalysis. Television Media. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, *. 14, n. 6, art. 8, p. 145-164, nov./d*z. 2017 </line>
<line> w*w4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
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<line> Cult* à Bel*za e Re*gate da Imagem de Top Mo*el </line>
<line> 147 </line>
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<line> "Diga espelho *eu / *ual é o </line>
<line> modelo *ue </line>
<line> eu tenho que segui* / Qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fanta*ia que eu tenho *ue vestir / De ce*im ou de veludo / Diga **pelho meu / </line>
<line> Qua* é o caminho qu* eu tenho que seguir / E n* p*ssare*a *a vida descobrir / </line>
<line> Que a *elicidad* é tudo" (Espelho Meu, *uxa, *9**). </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
<line> Be*eza, ex*berância * sensua*idade. Estas eram as pal*vr*s *ue d*finiam Xu*a </line>
<line> Meneghel duran*e s*us te*pos áureos c*mo *odel*. Tais atr*bu*os a faziam ser a **delo </line>
<line> mai* *otografada do* a*os 1980 e, ju*tam*nt* *om isso, conferia* a *inda não apresentadora </line>
<line> o *ótulo de sím*olo sexual, po*oando a m*nte de milh*re* de m*rmanj*s da época. </line>
<line> A id*ia de b*leza inatingível a*ompa*ha * ref*rida aprese*tadora *té os *i*s atuais, </line>
<line> sen*o, *ui*a* veze*, motivo pa*a atrair a*diênci* e repercu*são nas redes sociais d*rante o </line>
<line> not*rno Danc*ng Brasil, atração coma**ada por Xuxa *as noite* de segunda-feira, na Record </line>
<line> TV. </line>
<line> A epígr*fe deste ar*igo, re**ra*a na música "Esp*lho Meu", ***ontra*a no álbu* </line>
<line> Xuxa, de 1993, resum* perf*i*amente * i*ei* de r*upa e *e*sualidade como apetrecho para s* </line>
</par>
<par>
<line> chegar à felic**ade. Esta mesma </line>
<line> ca*ção serviu </line>
<line> c*mo p*no de f**d* para as ati*idades </line>
</par>
<par>
<line> co*emorativas de X*xa, *nquanto estava na Vênus Pl*tin*da, no Es*ecial Xuxa 2* Anos. Na </line>
</par>
<par>
<line> oca**ão, "Espe*ho Meu" se*viu co*o música responsável por relem*rar a c**reira </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Men*ghel c*m* **d*l*, a qua* f*i apot*oticamente *vac*on**a. </line>
</par>
<par>
<line> A ideia de *elicidade, tratada pela música, *st* in*rinsicamente ligada à ideol*gia de </line>
<line> belez* física, sensualidade * f*rt*lez* da mulher f*ta*, a qu*l **ntetizava a im*g*m de Xuxa </line>
<line> nos anos 198*. Essa intenção parec*-no* u*a tenta*iva *e retomad* *e u*a *uxa conhec*d* </line>
<line> mundialmente pel* bel***, * *ue povo* o que chamamos de memór*a efetiva. </line>
<line> O objetivo desse artigo é ana**sar as repr**e*tações *dvindas *a i*age* d* *uxa na </line>
</par>
<par>
<line> *p*esenta**o </line>
<line> do progra*a Dancing Brasil, comp*eendendo t**s a*r*sen*ações </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> manife*tações id*ológ*co-discursi**s capazes de *emiotizare* situações *spe*íf*c*s d* uso </line>
</par>
<par>
<line> linguístic* (*A*RCLOUGH, </line>
<line> 2012). T*i* *emioti*açõe* ope*am no pl*no di**u*sivo, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> man**ra a at**lar-se às esferas mid*áticas * pu*licitári*s (PEREIRA, 2017). </line>
<line> C*mo teoria, n*s apoiamos n*s *on*epç*es da Aná*ise C*ítica do Disc**s* (*CD), </line>
<line> de li*ha americana, uma v*z que s* tra*a de um ramo *os est*d*s l**guís*icos de natureza </line>
</par>
<par>
<line> inte*dis*iplinar. Isso </line>
<line> n*s *are*e per**nente, tend* em vis** que a **combina*ã* di*c*rsiva </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> fator basila* na construção do* *f*itos *e s*nti*os *o corpus tra*ad* aq*i. </line>
<line> Rev. F*A, Te***ina PI, v. 1*, n. 6, art. 8, p. 14*-164, *ov./dez. 2017 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> B. G. Pereir* </line>
<line> 148 </line>
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<line> D* ponto de vista metodológico, *emos uma </line>
<line> pesquisa doc*mental (SÁ-SILVA, </line>
</par>
<par>
<line> ALMEI*A, GUINDA*I, 2009; CELLARDI, 20*8), v**to vez q*e *ratam*s as fot*s, </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> com* os *i*n*s lin*uístico* plu*a*s, com* gêneros discurs*vos capazes de *cumu**r ide**o*ias </line>
<line> **e se per*o*ificam *, com isso, propõem *m r*tro*es*o his*ór*co. </line>
<line> A abordagem é qualitativa (FLI*K, 20**), p*r quanto que a ma*e*ra como os **dos </line>
<line> foram analis*dos consist* no princípio da **terpre*ab*l*dade, * que exi*e d* p*squisa*or uma </line>
<line> sensibilid*de pert**ente ao **e os d*dos revela*. </line>
</par>
<par>
<line> E* síntese, *speramos q*e esse art*go </line>
<line> *ossa serv*r como in*enti*a*o* para out*as </line>
</par>
<par>
<line> pesquis*s sob*e construção </line>
<line> de sentidos e lei*ura de texto* im*gét*cos, *em como a m*neira </line>
</par>
<par>
<line> *omo t*is sentidos se personificam e ajud*m * compor ident*dades dos sujeit*s soci**s. </line>
<line> 2 FU*DAMENTAÇÃO TEÓ*ICA </line>
</par>
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<line> *essa s**ão, apresentamos a*ort* teóric* *esse artigo, *u seja, as te*rias que o </line>
<line> mobi*i*amos na cons*ruç*o ** leitura *ue propomos sobre *s dados apr*sent*do*. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* </line>
<line> trabalho est* ins**ido *o campo interdi*ciplin*r </line>
<line> da A*D, teor*a ** linguagem </line>
</par>
<par>
<line> que problematiza o discurso com* aporte so*ial e his*oric*mente mar*a*os. N* seção </line>
<line> seg*inte, ap*es*ntam** as p*incipais di*etri*es ** ACD. </line>
<line> 2.1 *n*lise crít*ca *o discurso </line>
<line> A ACD é uma vertente dos estudos da l**g*agem que e*c*ntra *o discurso seu </line>
<line> prin*ipal element* prob*e*ati**d*r. Seus principa** es*udos deco**e* do* p*essupos*os d* </line>
</par>
<par>
<line> F*irc*ough (*012; 2008), *esqui*ador americano </line>
<line> que pr*põe uma </line>
<line> visão l*bertado*a de </line>
</par>
<par>
<line> discurso, *deologia * poder. </line>
</par>
<par>
<line> Em *eu trab**ho, Fairclough (2*12) a*gumenta so*re o poder </line>
<line> de pers*asão do </line>
</par>
<par>
<line> disc*rso qu*, *uitas vezes ocorre de maneira implícita. Assim, desdobr** </line>
<line> os se*tid*s do </line>
</par>
<par>
<line> *iscurso é, </line>
<line> para o autor, tarefa *rdua, t*ndo </line>
<line> em vista os aspectos extralingu*sti*os. *ste* </line>
</par>
<par>
<line> fat*res, para * pesquisador, são ** cunh* **ciais, h*stóricos e cu**ur*is, ou seja, a c*nstrução </line>
<line> de *entidos é algo m*rcado e orienta*o, não poden*o ser *onstruído de q*alquer ma*eir*. </line>
<line> Ainda para F*irclough (2*08), os desdobram*ntos do d*scu*so são condicionado* por </line>
<line> rel*çõ** de *oder, pe*as *uais o sujeit* é do*ado de uma postura c**tica, capaz de ser o se*ho* </line>
</par>
<par>
<line> de suas próprias intenç*es. Nes*e sentid*, di*emos que </line>
<line> discu*so * poder formam uma </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, *rt. 8, *. 1*5-164, **v./dez. 2*1* </line>
<line> ww*4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
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<line> Culto à Belez* e R*sgate da Imagem de Top *o*el </line>
<line> 149 </line>
</par>
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<line> articulação pe**i*e*te para o d**envol*imento da habi*id*de de lei*ura no âmbi*o dos *studos </line>
<line> linguísticos e sociológicos. </line>
<line> Observemos a figu*a a*aixo: </line>
<line> *igura * - R*lação en*re *iscurso e outras e*feras </line>
</par>
<par>
<line> F**te: Autoria Própr*a </line>
<line> *e acor*o com a figura *cima, o disc*rso é p*rmeado p*r interlocuções e*pec*f*ca*, </line>
<line> representa*a* por esfe*as menores em tons des*otados: poder e ideologi*. </line>
<line> So*re a *de*a de poder, n*s apoiamo* nas b*ses sociológicas pro*ost*s por Bourdieu </line>
<line> (1989), *ne*re (1991) e L*to*r (2012), só para citar alguns. </line>
<line> *onfor*e Bourdieu (1989), o poder é uma manife*tação simbóli*a *ue *merge a </line>
<line> partir da *on*trução di*cu*siva de elemen*os de **s** sociais distintas. Em outra* palavras, </line>
</par>
<par>
<line> trata-*e de um poder simbólico </line>
<line> na acepç*o m*is abstr*ta da palavra, tendo em vista que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *oção de *bst*ação en**oba *roposiç*e* de comp*ex*dad*. Para tanto, * simból*c* a q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*tor faz referênc*a está diretame*te associado aos domínios *e*tai* que o se* hum*no nu*re </line>
<line> em ref*rência à*u*lo que pensa ser importante e heg*mô*i*o. </line>
</par>
<par>
<line> Es*a concepção </line>
<line> nos * pertinente, t*nd* e* vi*ta q*e a i**ge* da aprese*tad*ra </line>
</par>
<par>
<line> Xuxa parece ser e*poderada a partir do mom**to que ret*ma ao glamour d* déc***s </line>
<line> passad*s. P*r fazer referência *o que o g*ande públi*o im*gin* co*o sendo * auge *e Xuxa, a </line>
<line> espera de ê*ito se espera também *elo pod*r conf*rido às vestes da comu*icadora. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 6, art. 8, p. *45-164, nov./dez. 2017 *ww4.fsanet.co*.br/r*vis*a </line>
</par>
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<par>
<line> B. G. *ereira </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> ** Gnerre (1991) ac*escenta que este poder p*de se torna* *ers*nificad* por meio da </line>
</par>
<par>
<line> *in*uagem. P*ra o aut*r, o que constrói o pod*r </line>
<line> não é apenas o d*scurs*, m** si* sua </line>
</par>
<par>
<line> *rtic**ação com a lingua*em, e**ando nessa última a possibilidade de *eafirmação de </line>
<line> empo*eramento po* meio de pis*as mais concr*t*s de const*ução ** signi*i*ados. </line>
<line> A *isão do autor é que nos co*f*r* ***sídi*s para identificar*os pist*s i*agéticas </line>
<line> capazes d* cons*r*ir sentidos e recombinar *is*ursos qu* re**te a *magem de Xuxa à noção </line>
</par>
<par>
<line> de e*pode*a*ento. Por isso, torna-se *ossív*l ide*tificar ele*e*to* </line>
<line> *omo </line>
<line> c*res * posições </line>
</par>
<par>
<line> nas fotografias que nos reme*em ao* tempos de mod*lo de X*xa. A visão de Gn**re * mais </line>
<line> concreta, *ferece-nos subs*dios para uma interpretaçã* mais **ata do corpus. </line>
<line> Por outro lado, n* v*são *e Lato*r (2012), vivemos em uma soc*edade com*osta por </line>
<line> redes inte**onectdas, c*pazes de construir sentidos e articu*ações semântico-sociais. O </line>
</par>
<par>
<line> *eferido autor, mesmo </line>
<line> não *alando propriamente s*bre po*er na esfera s*c*o***gmá*ica, </line>
</par>
<par>
<line> *essalta * importância de se considerar o sujeito como ator *a e*fera cultural e histór*ca. *sso, </line>
<line> por consequência, não ade** à noção ** **j*ito co*o *er a*sujeitado, ma* *im como at*r </line>
<line> histo*icamen*e m*rcado, o que lhe *onfere característica* críti*as, *eflexivas e cons*ientes d* </line>
<line> u*o ling*ístico. </line>
<line> Ao reada*tar esse olhar no que tange às especif*cida*es aq*i trat*das, *odemos </line>
</par>
<par>
<line> asse*urar que * co*strução </line>
<line> de construc*os de poder, que asseveram * car**er ideológi*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *anci*g B*a*i*, se d*, t*mbém, </line>
<line> pela noç*o de Xuxa Mene**el com* ato* *ocialmente </line>
</par>
<par>
<line> *onstruíd*, o que, facilment*, remete *os tem*os a </line>
<line> de modelo. </line>
<line> Assim, o </line>
<line> que </line>
<line> cha*a**s de </line>
</par>
<par>
<line> refer*ncia t*rna-se um *empo *i*tórico em que a exuberância e*a b***lar para o conceito d* </line>
<line> beleza, embora o sécu*o *XI tenha * sofist*cação *o** in*redient* para ta* definição. </line>
<line> Ne*se se***do, a teo*ia de ator-rede, prop*sta por L*tour (2012), pode s*r rela*i**ada </line>
</par>
<par>
<line> à figura de Xu*a no qu* s* refere à </line>
<line> maneir* como é, i*eologica*ente, representad* em seu </line>
</par>
<par>
<line> programa. O culto à exu*erância, ao corpo e à beleza s*fisticada , ao me*mo temp* em que é </line>
<line> *lgo *ípico da apres*ntad*r*, também p*de ser concebido como *e*urso re*óric* de *etomada </line>
<line> de uma me*ória afetiva e perp*tuaçã* da figur* de *ainha. </line>
<line> Tendo em vista o q*e ora é ar*umen*a*o, é perti*ente c*nce*ermos que a construção </line>
</par>
<par>
<line> *e *od*r </line>
<line> é, na verd*de, al*o ideo*ogicamente marcado, tend* em *ista que o pr*n*ípio *a </line>
</par>
<par>
<line> inten*io*ali*ade é visto como pre*suposto norteado* para a retomad* da Rainha fashio*. </line>
</par>
<par>
<line> Diante disso, é *á*ido refletir um *ouco sobre i*eol*gia </line>
<line> nos est*dos l**guísticos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> discursivos *a linguage*. Para i**o, nos *mbasamos nos t*abalhos </line>
<line> de Ben*eniste (2006), </line>
</par>
<par>
<line> Blommaert (2014), Fiori* (2011; 1996), Hanks (*008), Maingueneau (1997), só </line>
<line> para citar </line>
</par>
<par>
<line> alguns. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Te**sina, v. 14, n. 6, art. 8, p. 145-16*, no*./*ez. 20*7 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Culto à Beleza e Resgate da Imagem de Top M*de* </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> A F*gura 2 ilustra * i*eia de ide*log*a que aplicamos neste trabalho a p*rtir da noção </line>
<line> de construção id*ológi*a * r*presentaç*o d* ator Xuxa na atraçã* noturna já r**erida ne*t* </line>
<line> abordagem. </line>
<line> *igur* * - Construção ideológ*c* a partir da representaçã* do a*or Xuxa </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoria Próp*ia </line>
</par>
<par>
<line> A F*gura 2 e*tá intr*nsicamente relacionada à Figura </line>
<line> 1. Na ilustração acima, </line>
</par>
<par>
<line> percebemos qu* os fatores "Context* Histór*co" * "Inten*i**al*dad* Discursiva", uma vez </line>
<line> somados, ajuda* a cos*urar a anat*mia *o a*o* social Xuxa Meneghel. </line>
<line> O conte*to h*s*ór*co de **e f*la a figura ac*ma é c**dizent* com os pr*ss*posto* de </line>
<line> Benveniste (2006), já r*f**enciado. Na visão *o au*or, ao ident*ficar problemas na lingu*st*ca </line>
<line> *strutural, propondo um* visão mai* discursiv*, concebe o contexto histórico c*mo fa*or </line>
</par>
<par>
<line> bas*lar *ara a constru**o da pers*nal*dade de quem qu*r que seja. Nesse *entido, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isador *eferênc** alguns po*tos essenciais para *e ent*nd*r * hist*ri* como ponto basila* </line>
</par>
<par>
<line> de anál**e: o es*abelec**ento da ideia de *ul*ura * co*o iss* res*oa n* construç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *onceitos. </line>
</par>
<par>
<line> No qu* se r*fere ao que est*mo* discutindo nes*e artigo, h* uma retomada </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*ncepção de bel*za dos anos 1980, qua*do Xux* era top model, en*retanto com uma pita** </line>
</par>
<par>
<line> de sofi*tica**o, já caract*ríst*co d* atual*dade. Nesse *ent*do, é *orreto afirmar que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, *ere**na PI, *. 14, *. 6, ar*. 8, p. 145-164, n*v./de*. 2017 </line>
<line> w**4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. P*reir* </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> retomada e repre***taçã* da beleza * *o mito real *ão ocorrem de manei*a fiel, *en*o *m a </line>
<line> vist* a* *specific*dades his*óricas que *s rodeiam. </line>
<line> Blommaert (2014), por *ua vez, *oaduna co* * relat*do *cima, tendo em vista *ue, </line>
<line> pa*a o au*or, a concepçã* hi*tórica também con*ere ao ator social * *ue já denominamos d* </line>
</par>
<par>
<line> poder. Pa*a pesq*isador, é n*cessário consi*erar que as pecu**aridades hist*rica* n** se o </line>
</par>
<par>
<line> *e*e**m, um* vez *** não é possível vo*tar, literalmente, no tem**. Entretanto, há </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> considerar q*e retomad* é uma es*écie a </line>
<line> de alu*ão </line>
<line> que, por meio dos recurs*s imagéticos, </line>
</par>
<par>
<line> **opõe ao telespectador *ma relembrança quase fid*dig** dos ano* 1980. </line>
<line> Nesse mesmo sen*ido, os dizeres de Hanks (2*08) são condizen*es c*m o que </line>
</par>
<par>
<line> p*opomos nessa ab*r**gem. Para aut*r, as pessoas são, na o </line>
<line> ve*dade, representações </line>
<line> físicas </line>
</par>
<par>
<line> de ideologias e mai*r*s contidas em há*itos históri**s * cu*tura**. Assim, identificar </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> re*ação interdiscursiva ent*e cul*o a beleza de *uxa e a o </line>
<line> *t*al conjuntura social é ser, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> v*rd*de, convidati*o, u*a *ez que pro*ove uma refle**o </line>
<line> por p**t* dos telespec*adores, no </line>
</par>
<par>
<line> que tange ao que, *e *ato, * consi**rado "bonito". </line>
</par>
<par>
<line> Já Fiorin (2011; 1996) * cat*góric*, quan*o apre**n*a o que chama de percurso </line>
<line> gerativo de se*t*do para a d*scriç*o * compree*s*o de um con*exto histór*co. Para o a*tor, há </line>
<line> de s* considerar que todo o *roc**** históri*o é, obviament*, mar*ad* por um percurso </line>
<line> orien*ador d* *nálise, por meio do qual os sen*idos são produzidos. </line>
</par>
<par>
<line> Tal p**curso é *isto co** u* p*ocesso </line>
<line> que pa*te do eix* menos *o*pl*x* </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ma** complexo, por me*o d* uma prop*sta de enunciação no eixo de f*agm*ntaçã* d*sc*rsiva, </line>
</par>
<par>
<line> o que deixa *e*quisador a*to a compreen**r conte*to histó***o como </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
<line> algo *e**rmi**nte </line>
</par>
<par>
<line> *ara a construção *es*es sentidos. </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, do ponto d* vista da semiótica discur**va, esse *e*cur*o g*rativo de sentido </line>
<line> vai sendo c*nstruído a partir do momento que *n*endemos q*e o ator soc*al Xuxa é um suj*ito </line>
<line> histori**mente marcado e *ue, portanto, essa* re*erên*ias ao seu tempo áureo como mod*l* </line>
<line> são sutilmente propostas, para que não *aja es*ranhamento po* p**te de quem a aco*pa*ha. </line>
</par>
<par>
<line> Iss*, *á *aracterí*tico do d*scurso pub*icitár**, tra*a-*e de uma remem*raç*o c*nstruída </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> maneir* *util, o que pode des*ertar curiosida*e dos telespe*tadore*. </line>
</par>
<par>
<line> Ma*ngueneau (19*7) con*ribui para a disc*ss*o, apresentando uma visão mai* </line>
</par>
<par>
<line> pragmá*ica sobre discurso. Para ele, o contexto histór*co *ub*az a questões intransferíveis, o </line>
<line> as quais ve*sam sobre a *onstru**o de efeitos de sentido, tai* co*o o momento da </line>
</par>
<par>
<line> g*o*aliz*çã* em </line>
<line> que se r*fere. As*im, para o refe*i*o </line>
<line> autor, o p**ncíp*o da constr*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sent*d*s está *mbr*ncado a um olhar d* momento em *i, acoplando *ing*laridades da situação. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *4, n. 6, *rt. 8, p. 145-164, nov./dez. 2017 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cult* à *eleza e R*s*ate da Im*gem de Top Mod*l </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> No que ** refere a* t*abal*o ora apresen*ado, as inferê*cias sob*e os tempos de top </line>
</par>
<par>
<line> model da ap*esentadora Xuxa s*o, na *er*ade, constructos abs*ratos, t*nd* em *is*a que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construção semântica *c*rr* em nível *sicossocial. </line>
</par>
<par>
<line> A Figura 2 *os a*res*n*a, ainda, a esfe*a d* "intenci*nalida** discurs*v*", que </line>
<line> engloba *oncepções sobre disc**so e intençã* no momento da c*nstru*ão d* mesmo. Sobre </line>
<line> isso, são perti*e*tes os *rab*lhos de Costa V*l (19*9) e Koch (2003). N*ssa se**o, fa*a***os </line>
</par>
<par>
<line> de *ma m*n*ira g*ral sobre a constr*ção </line>
<line> da *ntencionalidade nos sentidos dos textos, </line>
</par>
<par>
<line> de*xand* ma*ores informaçõ*s a sere* explic*tad*s e *onsultadas nas seçõ*s segu*ntes. </line>
<line> Conforme Costa Val (1999), a intencio*alidade é parte constituinte d* que o* *studos </line>
<line> da linguagem chamam de "t*xtualidade". Entretanto, não é nosso interesse aqui a*resentar um </line>
<line> lo*go deb*te s*bre a **fi*içã* *esta pro*riedade, m*s sim entender como a textualidade se </line>
<line> desenvolve a partir *a esfera de in**ncio*alidade, geran*o discursos e construção de poder. </line>
</par>
<par>
<line> *esse s**tido, Koch (2*03) co*tribu* *ara a *iscussão, pois acre*centa que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*encionalidade é um processo c***truído </line>
<line> com b**e na noção de </line>
<line> dupla via. Em ou*r*s </line>
</par>
<par>
<line> pala*ras, a int*nç*o do discurso </line>
<line> não </line>
<line> está ne*e em si, nem nos interlocutores que * emanam, </line>
</par>
<par>
<line> ma* sim e* *oda a conjuntur* social, cultural e histórica que *roporcion*m a interação entre </line>
<line> *s atores. </line>
<line> No que s* re**re ao corpus tr*tado nesse artigo, é po*sível *firm*r que a *ala de Koch </line>
</par>
<par>
<line> (2003) empoder* e*unciador no sentido o </line>
<line> *e conferir poder e liberdade p*ra *onstrução d* </line>
</par>
<par>
<line> sentid*s. Em outras palavras, *s s**tidos que *on*erimos à li*guage* não verbal tratada nesse </line>
</par>
<par>
<line> e*t*do *, na ver*ad*, uma constru*ão a partir de micr* </line>
<line> *ila*e*tos discur*ivo*, tais como os </line>
</par>
<par>
<line> *nunciadores envolvi*os e *s condições e* que es*e* estão imersos. </line>
</par>
<par>
<line> Na próx*ma </line>
<line> s*ção, apresentamos algumas noç*es </line>
<line> so*re *nterdis*iplinarida*e </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> norteiam * pr*duç*o dessa pes*ui*a. </line>
<line> *.2 Int*rdisciplinaridade </line>
<line> Entende*os *or i*terd*s*iplina*idade os mov*mentos e a*ticulaç*e* teóricas q**, </line>
<line> uma vez coeren*es, promovem a compl*xidade do o*har **entífico sob determinad* objeto d* </line>
<line> *nálise. </line>
<line> A i*e*a d* comple*i*ade * que aderimos aq*i é condizente com os pressupostos de </line>
<line> M*rin (*011), que compreende o se* **mpl*xo co*o algo processu*l * qu* não se esgota em </line>
</par>
<par>
<line> apenas um determinado ponto d* </line>
<line> v*sta. Para o referido </line>
<line> filósof*, analisar qu*lque* obj*to de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 6, ar*. 8, p. 14*-164, nov./d*z. 2017 </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.b*/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Per*i*a </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> *nális* sob a *tica *e uma única teoria é ter, ** mínim*, u*a visão ingên*a sobre o *azer </line>
<line> ciênci* em uma era, n* qual a efemeridade se inst*la. </line>
<line> Esse *res*uposto p*rece c*nv*rgir com a* visões de Fazen*a (2008), Lima (2008) e </line>
</par>
<par>
<line> Japi*ssu (2*06), as qu*is se mostram ba*tante anacrônicas se as c*mparar**s a </line>
<line> um* vis*o </line>
</par>
<par>
<line> positivista e c**tesiana, que muitos ainda insis*em em a*o*ar. Diante disso, apresen**mos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 *ue consiste, justamente, na ilustração e dem*nstração d* *ovimento inte*di**iplinar </line>
<line> a que nos *eferimos. </line>
<line> Figu*a * - Mo*im**to *nter*isc*pli*ar </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Auto**a Própria </line>
<line> *o*fo*me a figura aci*a, o *ovi*ento interdi*ciplinar é uma troca simu*tânea de </line>
<line> inf*rmaçõ*s entre teor*a* que se c*mplementam. O movi*e*to cíclico que é ilus*r*do pode*ia </line>
</par>
<par>
<line> ser mai* alargado *aso o **jet* em *ues*ã* *olicitasse mais d* duas teorias para *ornar </line>
<line> seu </line>
</par>
<par>
<line> olh*r mais c*mplexo. </line>
</par>
<par>
<line> De a**rdo com Fazenda (2008), as art*cula*ões i*terdi*cipl*nares são concebid*s * </line>
</par>
<par>
<line> partir da tro** de conheci*en*os que sejam p*rti*e*tes, **zendo-*os pensar em </line>
<line> níveis de </line>
</par>
<par>
<line> interdisc*plinaridade, *omo be* p*n*ua Lima (2008). O au*or c**pl*menta o raciocínio da </line>
<line> pesquisad*ra e assevera que * complexidade d* *bjeto *epende, tamb*m, d* grau dialógic* </line>
<line> entr* inform*ções extraídas d*s t*orias ilustra*as na **gur* 3. </line>
<line> Já para *apiassu (2*06), a c**str*ção interdisci*linar pode ser **nsiderada *m sonho, </line>
<line> se partirmos da premis*a de qu* es*a int*rdiscipli*ari*ade pode che*ar a um nível </line>
</par>
<par>
<line> *onsiderado, </line>
<line> o </line>
<line> que o *ilósofo *enomi*a d* *ransdisciplina*id**e. Sob*e o movimento </line>
</par>
<par>
<line> t**nsdisciplin*r recomendamos a leit*ra ate*ta de Jap*assu (2006), te*do em vist* que não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 14, *. 6, a*t. 8, p. 1*5-164, no*./dez. **17 w*w*.fs*net.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Culto à Bel*za e Resgate da Imagem de Top Model </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> nos*a int*nção fazermos uma extensa res*nha ***re esta artic*lação, em razão do recorte que </line>
<line> tratamos aqui. </line>
<line> A próxima seção é *estinada a u*a bre*e con*e*tu*lização sobre *lguns estu*os </line>
<line> aca**micos *ue ver*am so*re Xuxa e sua importância n* cons*rução di**ursiva e na </line>
<line> recombina*ão de *ábitos cul*ur*is. </line>
<line> 2.3 Xuxa e a memória a*etiva: um pano*ama </line>
<line> *uito* são os estudos cie*t*ficos que se propõem a *nali*ar algum asp*cto discursi** </line>
</par>
<par>
<line> que envolve a influência d* *pre*entadora X*xa M*neghel c*mo persona*em midiática </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> f*rte ape*o </line>
<line> p*pular. Dentre o* qua*s, </line>
<line> c*t*mo* </line>
<line> as pesquis*s de Bessa * Pe*eir* (2015), Z*li*- </line>
</par>
<par>
<line> V*sz (2013), Pereira (2017; 2015), dentre outr*s q** ana*i*am a referida art*sta sob di*erente* </line>
<line> aspectos. Entretanto, o mais célebre trabalh* nessa ramificação * o de Simpson (1994). </line>
<line> A*élia Simps*n (*994), *s*udiosa estadun**ens*, em *ead*s nos anos 199*, </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentou ** panora** d*scursivo, </line>
<line> cultural e social de Xuxa a partir da movime**ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mas*a que *e press*ponha na ocasi*o. De acord* co* a re**rida pes*uisador*, * dita Rainha </line>
</par>
<par>
<line> dos Baixinhos é u* típico exemplo de *enômeno de massa de </line>
<line> p*íse* e* desenvo*vimento, </line>
</par>
<par>
<line> tendo em vista a fragi**d*de soc*al co* * qual tais *aíse* são imersos. Na o***iã*, os dize*es </line>
</par>
<par>
<line> *e Simp*on (1994) causar*m pol**icas, uma *ez que focavam "*enô**no" o </line>
<line> * o* </line>
<line> um </line>
<line> o*har </line>
</par>
<par>
<line> multifocal. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa pesquisa, de*orr*m t*da* as outr** l**t*das acima. Bessa e *ereira (2015) </line>
</par>
<par>
<line> prob*e***i*a*, pelo po*to de vi*ta da didática, quai* as </line>
<line> contribui*õe* </line>
<line> da estética Xuxa Só </line>
</par>
<par>
<line> para Baixinh*s para o processo de e*sino na educaçã* i*fa*til. Para os au*ores, por se tratar </line>
<line> *e um produto *omerc*al de fort* *pelo popular, m*i*os pr*fes*ores o util**a*am como obje*o </line>
<line> de ensino *a ca*a*is*ção de hab**idades *e leitur* e e*crita de cria*ças de po*ca i*ade. </line>
<line> *á Zolin-V*sz (2013) parte desse press*posto para *nvestigar di*cu*sos de i*clusão </line>
<line> social * parti* da ima*em *a r*ferid* apresen**dora, dis*ursos estes *ue a representam como </line>
</par>
<par>
<line> al*ué* capaz de *romov*r a inc*usã* </line>
<line> social, do *ont* de vista id*oló*ico, f*c* a tr*m**da </line>
</par>
<par>
<line> *nflu*n**a di*ática da a**es*ntadora junto ao gra*d* público. **ra o re*erido **tor, a imagem </line>
<line> da apres*ntadora se *onfunde co* os discursos de *ncl**ão social que se recombinam com a </line>
<line> ide*lo**a de Rainha das m*ssas. </line>
<line> N*ssa mesm* linha, Perei*a (2017) discorre amplamen** e* sua pesqu*sa sobre Xuxa </line>
<line> *omo o maior fen*meno d* massa já fabricado p*la mídi* b*asi*eira em todos os tempos. P*ra </line>
<line> c*mpro*ar isso, o *efer*do a*tor f*z uma minuciosa a*álise de difer*ntes *spectos disc*r*ivo* </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na *I, v. 14, n. 6, art. 8, p. 14*-164, no*./*e*. *017 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Perei*a </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> *ue ci*cundam a imagem da apre*enta*ora, aspectos estes que *e estendem desde *u* origem </line>
<line> com* mod*lo até *eu a*ogeu com* apresent*dora infantil, fas* que a consagrou como </line>
<line> cel*brid*de definitivame*te. Ainda conforme o p*squisador, o *e*ival do* temp*s de mode*o </line>
<line> da ap*esentadora é, *a verda*e, uma man*ira da linguagem p*blic*tária *e autopromover, n* </line>
<line> sentido de que **ber da fonte de tem*os atrás ainda render i*úmer*s ac*ssos nas redes </line>
</par>
<par>
<column>
<row> sociais. </row>
</column>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Pereira (2015), em outros estudos, assegura q*e a mídi*, sobretu*o * televisiva, usou </row>
</column>
</par>
<par>
<line> em dema*ia * imagem *a apres*ntado*a *o momen** de sua transi*ão de emis*o*as, quand* </line>
</par>
<par>
<line> assinou contr*to com a Record TV e, com i**o, d*ix*u de ser a princ**al estrela </line>
<line> da R*de </line>
</par>
<par>
<line> Glob* de T*levisã*. Na sua </line>
<line> pesquisa, o autor an*lis* as re*r*sent*ç*es *a imagem de Xuxa </line>
</par>
<par>
<line> *m notícias sobre sua prim**ra *parição n* Recor*. Os r*sultados reve*am a pr*tensão *o </line>
</par>
<par>
<line> di*curs* midiático e* pe*petuar a i*ag*m </line>
<line> da rain*a inatin*ível, a *esm* imagem que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ons*grou *á *0 anos. Para o autor, trata-se de um* tentativa retórica d* esf*ra ideológica *a </line>
<line> perpetuação da imagem de *m d*terminado ator socia*. </line>
</par>
<par>
<line> Na próxima seção, ap*esentamos o percu*s* metodológic* qu* trilhamos </line>
<line> pa*a </line>
</par>
<par>
<line> g*ração e trata*e*to *os d*d** ap*esenta*os. </line>
</par>
<par>
<line> 3 M*TODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> A metodologia que a*ot*mos é do ti*o d*cumental com abord***m **alit*t*va dos </line>
<line> d*do*. Isso, p*r sua *ez, consiste n* *de*a d* *nt*rpretação do* dado* se*iotiz*dos a partir de </line>
<line> const*uções dis*ursivas que ju*amos ser pertinen*es. </line>
<line> Sobre * tip* doc*mental de pesquisa, concordamos com Sá-*ilva, Almeida e </line>
</par>
<par>
<line> Guindani (2009) e Ce*lard* (2*08), quando af*rmam qu* este t*po de *esquisa é </line>
<line> b**tante </line>
</par>
<par>
<line> comum nas inves*igações cient*ficas, so*retudo nas Ciência* Humanas, o que não que dizer </line>
<line> qu* seja alg* d* f*cil deline*men*o. </line>
<line> De a*ordo com Sá-S*lva, Almei*a * Guindani (2009), a pe*quisa docume*tal é, n* </line>
</par>
<par>
<line> verdade, uma for*a de re*is*r*r a*go </line>
<line> q** a**da não passou po* algum tratamen*o cient*fico. </line>
</par>
<par>
<line> Iss*, p** sua vez, requer um olhar se*sível por parte do pesqu*sador, *o q*e tange ao que ele </line>
<line> concebe como registro. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Sobre construçã* d* sentidos *a es*era *ublic*t*ri*, bem com* do discurso publicitár*o, co*sult** o trabalho *e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Per*ira, *eis * Brito (2013). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 14, n. 6, a*t. *, p. 145-164, nov./dez. 2017 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cul*o * *eleza * Resg*te da Imagem de Top M*del </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Nesse ca**, *s imagens qu* ana*isamos são c*nsideradas docume*tos, partindo do </line>
</par>
<par>
<line> princípi* de que o tratamento </line>
<line> *u* receberam é condizente c*m atual a </line>
<line> demand* soci*l, ta* </line>
</par>
<par>
<line> como fo* mostrado no per*urso teórico já mencionad* *e*s* a*tigo. </line>
</par>
<par>
<line> Cellar*i (200*) **ança *as discu*sões so*re iss*, tend* em vi*t* </line>
<line> que *cre*centa </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ideia de documento a perspe**iva discursiva da lingua**m, ao propor este tipo de pesquisa </line>
<line> como relevante na semioti*a*ão d* aspectos sociais que, ao serem *egistrados, *eram *entid*s </line>
<line> d**tro de u* determi*ado *emp* e espaço. </line>
<line> O o*ha* da autora nos p**ece bastante co*dizente com a teoria da complexi*ade de </line>
<line> Mor*n (2011), já mencionada an*erio*m***e, tendo em vista que *oncebe o *ocument* como </line>
<line> algo *oc*almente *onst*uído, permeado p*r sentidos e discursos q*e se re*ombina* e f*z c*m </line>
<line> que o *ocum*nto, de *ato, exista. </line>
</par>
<par>
<line> A conc*pção de Cel*a*di (2008) é bastante c**aborativa no </line>
<line> que concerne </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> construç** de s*ntidos das *ma**ns analisada*, o que ta**ém vem a convergir com a noç*o </line>
<line> ** interpre*abilidad* da abordag*m *e pesquisa escolhida nesse artigo. </line>
<line> A ab*rdagem qualitativa, já di*a aci*a, é aquel* **e se b*seia numa posição de </line>
<line> interpr*tação *ubjetiva dos dados tratados, o que, na *erdade, exige do pesqu*sador su**ídios </line>
<line> sociológicos, *ilosófico*, di*cursos e linguísticos suficientes pa*a **itura do* dados. </line>
<line> F*c* (*009) *rgumenta q*e a ab*rdagem qualitativa agrega p*ntos bas*la**s à* </line>
<line> inves*igações nas Ciências Humana*, tais como o **in*ípio da i*dução, bem como * </line>
<line> conce*çã* de que tud* e*tá ligado *, s*c*almente, co*struído. </line>
<line> Essa concepçã* *em d* encontro aos critérios *is*ursivos qu* *t*liz**o* para </line>
<line> *ele*ão do c*r*us, conforme mostramos *o Quadro 1. E*te, p*r *ua vez, é co*stit*ído por 4 </line>
<line> col*nas, a sabe*: o número da f*to, * título, a temática do progra*a e, por fi*, *s critérios </line>
<line> di*c*rsivos que propomos. Ob*ervemos * *uadro 1: </line>
<line> Quadro 1 - *ritérios Discursivos para seleçã* do corpus </line>
</par>
<par>
<line> *oto </line>
<line> Tí**lo </line>
<line> Temát*ca da oc*sião </line>
<line> *r**érios discursiv*s </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> A D*ma d* Ver*elho </line>
<line> Estrei* d* P*imeira Temporada </line>
<line> O *orte s**â*tico transversal proposto pela semiotização da co* vermelha c*mo s*mbolo da sensua*i*ade. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> *ai*h* no Osc*r </line>
<line> Músicas que embalaram as *remiações do Oscar </line>
<line> A ludicidad* e fant*sia do con*e**o * as *s*r*las de Hollywood como re**mad* ao dis*urso de e*poderamen*o por me*o do ex*esso de luxo. </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> M*rilyn Monroe Meneghel </line>
<line> Mú*icas dos *rinci*ais longas- metrag*ns da históri* do cin*m*. </line>
<line> A vest*men** *e Xuxa como Mar*lyn Monroe c*usa uma rel*calização semântic* na memór*a afetiv*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoria Pró*ria </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 6, *rt. 8, p. 145-164, n*v./dez. *017 </line>
<line> www4.f*an*t.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pereira </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> O qua*ro acim* é um panora*a dos cri*érios que es*abelecemos *ara a seleção dos </line>
</par>
<par>
<line> dados, *ma vez que estes *xist*m </line>
<line> em um gran*e volume </line>
<line> quan*itati*o. Iss*, por sua vez, </line>
</par>
<par>
<line> **ntrib*i na sistem*tização *e i**ormaçõ*s que cor*oboram pa*a construção do* *entidos das </line>
<line> imagens. ** próxima seção, apresentamos os r*feri*os dado* e fazemo* suas re*pe**ivas </line>
<line> a*álises. </line>
<line> 4 ANÁL*S* E D*SC**SÃO DOS DADOS </line>
</par>
<par>
<line> Para ini*ia*mos a con*trução </line>
<line> d*s análise* dos dados, *artimos da concepção de </line>
</par>
<par>
<line> Bakhtin (2006; 2003; *984) sobr* *inguagem e discur*o. P*ra o filóso*o russo, a *inguag*m é, </line>
<line> po* excelência, um o*gan**mo di*lóg*co *ue, po**anto, mantém relações **tertextuais com </line>
<line> outro* discurso* que s* *evez*m e se re**mbi*am no decorrer do tempo. Ess* *oncepção corta </line>
</par>
<par>
<line> t*ans*ers*lme*te os postulados </line>
<line> de Bakhtin, </line>
<line> pois com*reende o jo** polifônico *ue se </line>
</par>
<par>
<line> p**pe*ua * **rtir da rel*ção *ntre signos linguí*t*cos e ideológicos. De**a fo*ma, pa**emos a* </line>
<line> tratam*n*o das fotografias. </line>
<line> A Figura 1 **res*nta uma Xuxa totalmente vestida em **ns *er*elhos, *om ex*e*so* </line>
</par>
<par>
<line> *e brilhos * la*tej*ulas </line>
<line> d* me*ma cor. Iss* o*orreu *a est*eia da primeir* *emporada *o </line>
</par>
<par>
<line> Dancing B*asil. Obser*emos a foto: </line>
<line> Fi*ura 1 - A D*ma de Vermelho </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Di*ulgação da emissora </line>
<line> Re*. FSA, Teresin*, *. 14, n. 6, art. 8, p. 145-***, nov./dez. 2017 www4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Culto * *eleza e Re*g*t* d* Imagem *e *op Mode* </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> Ao ob*erva*os a imagem, é possí*el p**cebem*s o culto à sil*ueta da mulher, o que </line>
</par>
<par>
<line> realça seu* atributos físicos. Ness* se*tido, o excesso do ver*elho tra* *onsi** a função </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> re*eter aos e*age*os dos a*os de 1980, per*odo *m que * *x*esso era *ast*nte c*racterístico. </line>
<line> *s diferentes tons de vermelh*, que *e sob*epõem, s*mulam um jogo de *ozes </line>
<line> disc*rsiva* (MEY, 2001), qu* se articul** pa*a *romo*er a retom*d* da m*móri* afetiva *e </line>
<line> *ma Xux* mod*lo que se destacava pel* seu bril*o e exuberância pec*liares. </line>
</par>
<par>
<line> Ao </line>
<line> *o*cordarmos com a </line>
<line> c**cep*ão s*ciopragmá*ica *e Mey (2*01), estamos </line>
</par>
<par>
<line> afirm*ndo que a cor vermelha remete, di*etamente, ao pragm*tismo da década de 1980, ainda </line>
<line> que com um requinte d* sofi*ticaçã*, característ*ca *á peculiar dos temp*s pós s*culo XX. </line>
<line> A tempo, a sofist**ação *arece ser algo t*mbém recorren*e *m todo o *orpus. Na </line>
<line> Figura 2 t*mbé* são perceptíveis *ma reto*ada aos tempos de modelo, porém de ma*eira </line>
<line> ligeira***te pontua*. Obs*rvemos: </line>
<line> Figu*a 2 - Rainha no Oscar </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: *ivulga*ão da e**ssora </line>
<line> Na *igura 2, ve*os um* *uxa *ltamente *of**ticada, vestida em tra*es de *ala, que </line>
<line> remetem à fest* do Oscar, *aior pr*mia*ão do cinema mundial. * *sc*r é, historicamente, </line>
</par>
<par>
<line> conhecido por ser o principal prêmio cinemat*gráfico e, port*nto, o mais cobiçado </line>
<line> ent*e as </line>
</par>
<par>
<line> celebr*dades. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a P*, v. 14, n. 6, art. 8, p. *45-164, nov./dez. 2017 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. *ereira </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> Nessa ocasião, Xuxa muit* *embrou os temp** em q** de*filava *ela Fenit (Feira d* </line>
<line> In*ústr** Tê*til), no iníc*o dos ano* *980, t*lve* n*o *ela* at*tudes *o p*l*o, típi*as de uma </line>
<line> condutora de programas d* auditório j* experi*nte, mas por u*a vestime*ta longa que </line>
<line> valorizou sua si*hu*ta de maneira h*mól*ga a*s *em**s de top m*de*. </line>
<line> De acordo *om Mach*do (2005), o *orpo em si é li*guagem. E*se press*p*sto, por </line>
</par>
<par>
<line> sua ve*, é que </line>
<line> nos faz man*er ess* *aralelo en*re gera*ões. A construção da beleza *o*p*ral </line>
</par>
<par>
<line> com* objeto qu* gera sentidos </line>
<line> perp**ua * ideia *e c*r*o perfeito da apr*se*tador*. *esse </line>
</par>
<par>
<line> *as*, a roupa *os parece pi*tas **nguístico-discur*ivas que têm p*pel ú*ico ** valorizar o* </line>
<line> atribut*s *ís*cos da di*a R*i*ha. </line>
<line> No qu* tange ao *orpo co*o li*guagem, *stabelecemos um paralelo com o qu* </line>
<line> vem*s a seguir, e*plic*ta*o *a Figur* 3: </line>
<line> *ig*ra 3 - M*rilyn *onroe Meneghel </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Divulgação da emissora </line>
<line> A fotografia a*i*a é uma *eproduç*o de uma cena *lássica *o filme O Pecado Mora </line>
</par>
<par>
<line> ao Lado, pr**agoniz*do por M*rilyn Monr**, *a </line>
<line> *écada d* 1950. Na cena, *arily* tem seu </line>
</par>
<par>
<line> vestid* levantad* por uma onda de vento q*e, ao ergue* s*u vestido, deixa à mostra s*as </line>
<line> pernas l*ndas * longas, bem como parte de s*us tr*jes *nt*mos. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, art. 8, p. 145-164, no*./dez. 2017 **w4.*sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cul*o à Beleza e *esgat* d* Imagem de Top Model </line>
<line> *61 </line>
</par>
<par>
<line> Ao *eproduz*r a ce*a, Xu*a causou furor **s re*es *oci*is e to*nou-s* as*unt* </line>
</par>
<par>
<line> come*tado em programas de t**evisão no mundo todo. E*sa tal*ez te*ha sido </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re**morizaç*o af*t**a mai* explícit* d* t**o o </line>
<line> cor*us. </line>
<line> En**eta*to, a*ui, não </line>
<line> vemos uma </line>
</par>
<par>
<line> r*tomada à i*agem da *r*pria Xu*a co*o modelo, *a* sim uma relo**lização d*s*ur*iva, * </line>
<line> que causa um desdobramento i*e*ló*ic* quase *nédito n* men*e do telespectad*r. </line>
<line> Para co*preende*mos essa imag*m, rec*rr*mos à ideia de rel*calização de </line>
<line> Penn**ook (*010), quando o autor afirma qu* se **ata d* ressignificação de sent*dos **buídos </line>
</par>
<par>
<line> num determ*nado ato linguís*ico. Ao se carac*erizar </line>
<line> com* uma pe*sonag** que </line>
<line> não co*sta </line>
</par>
<par>
<line> em seu reper*óri*, Xuxa relo*ali** um d**curso semiotizad* para si, *end* que este *esmo </line>
<line> d*s*ursivo *** *oi originalme*te propo*to pa*a * aprese**adora. *m outras *alavras, a imagem </line>
<line> de diva eterna conferida * Marily* Mon*oe **s*a a ser aferida à Rai*h* dos Baixinhos pela </line>
</par>
<par>
<line> aproximação física, e </line>
<line> não propriamente por se trata* de al*o *e*ídico </line>
<line> d* *a*reira da </line>
</par>
<par>
<line> *pr*se*t*d*ra. </line>
</par>
<par>
<line> Já feita * discussão e análise dos dados, passemos agora a al*umas co*s*derações no </line>
<line> findar dess* artigo. </line>
<line> 5 CONS*DER**Õ*S FINAIS </line>
<line> Es*e ar*igo apresent** algu*a* análises sobre a **p*e*enta*ão da apresentado*a Xuxa </line>
</par>
<par>
<line> *eneghel, a par*ir </line>
<line> d* </line>
<line> constru*ões de s*ntidos acr*scidas *ela </line>
<line> mani*ulação ideológica da </line>
</par>
<par>
<line> mídia te*evis*va. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados re*e**ram um *ulto à imagem da a*resentadora, * que remete aos tempos </line>
<line> de m*del* da referida arti*ta. I*so, *or sua ve*, exige do pesqui*ador um co*he*ime*to </line>
<line> ideoló*ic* pe*tinente aos dados que f*ram *rata*os. </line>
</par>
<par>
<line> Do po*t* de vista </line>
<line> teórico, esperamo* que este *rt*go po*s* </line>
<line> contribuir, de m*neira </line>
</par>
<par>
<line> per*inente, com as p*squi*as que versam sobre a *onstrução ide*lógica e dis*ursiva *a ACD. </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, o *eferid* arti*o se prop*s a *onvi*ar o leitor at***o a um resgat* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mem*ria afe*iva </line>
<line> histor*camente marcada, o qu* </line>
<line> leva *ilha**s de pesso*s a te*em seu </line>
</par>
<par>
<line> comportamento in*lue*ciado e al*e*ado a p*rti* d*ss*. </line>
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<line> Rev. FSA, T*r*sina PI, *. 14, n. 6, art. 8, p. *45-1*4, nov./dez. 201* </line>
<line> www4.fsa*et.co*.*r/revista </line>
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<line> B. *. Perei*a </line>
<line> 164 </line>
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<line> Con*ribu*çã* dos A*tore* </line>
<line> B. G. Pereira </line>
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<line> *) concepç** e plan*jamento. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) a*álise * i*terpretação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
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<line> *) elabor*ção do *ascunho ou na *e*isão crítica do c**te*d*. </line>
<line> X </line>
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<line> 4) part*ci*a*ão na apr*vação da versão final *o manuscrito. </line>
<line> X </line>
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<line> R**. F*A, Te**s*na, v. *4, n. 6, ar*. 8, p. 145-1**, nov./dez. 2017 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
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