<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, art. 8, *. 145-164, nov./dez. 2017
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2017.14.6.11
</line>
</par><par>
<line>
Culto à Beleza e Resgate da I*agem de *op Model: Representações da Figu*a *eminina X*xa
</line>
<line>
*a Cond**ão da Atração T**evisiva Dan*ing Brasil
</line>
<line>
B*auty *u*ture and R*sume of the To* *odel *mage: Repr*sen*ation* o* the Fem*le Xuxa
</line>
<line>
Figure in the *on*uction of the Te***ision Dan*ing Brazil
</line>
</par><par>
<line>
Brun* Gomes Per*ira
</line>
<line>
Doutor e* Ensino de Língua * Li*eratura pela Un*versidad* Fe*eral do T**antins
</line>
<line>
*ro*essor de Lin*u**ens do Ce*tro Universitár*o *ocantine*se Presiden*e Antônio Carlos
</line>
<line>
E-*ail: *runogomespe*eir*_30@*otma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eç*: B*uno Gomes *ere*ra
</line>
<line>
Editor Cien*ífico: Tonny Kerley de Alencar R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
Rua 7, n. 7*0, *a*r*o S*o Joã*, CEP **824-866,
</line>
</par><par>
<line>
Araguaín* (T*), Bras*l.
</line>
<line>
Artigo re*ebido em **/0*/2017. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
rece*ida em *7/*9/2017. Apr**a*o em *8/09/2017.
</line>
</par><par>
</page><line>
*valiado pe** sistema *riple R*view: Desk *evie* a)
</line>
<line>
pelo Edi*or-Chefe; * b) Doub*e Blind Re**ew
</line>
<line>
(avalia*ão cega por doi* ava*i*dores da área).
</line>
<line>
Revisã*: G*amatic*l, Norma**va e de *ormatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pereira
</line>
<line>
*46
</line>
</par><par>
<line>
RES**O
</line>
<line>
O objetivo deste trabal*o é anali*ar representações discu*sivas *u* se recomb*nam acerc* da
</line>
</par><par>
<line>
f*g*ra f*minina da
</line>
<line>
apr*sentadora
</line>
<line>
de televis*o Xuxa Men*ghe*, d*rante * condução do
</line>
</par><par>
<line>
program* noturno Da*ci** Brasil, *prese*tado p*l* Reco*d TV. A teoria mobil*zad* é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Análise Crít*ca do Discurso (AC*), t**do *m vista a ê*fase dada ao *erf*l empoderad* do
</line>
</par><par>
<line>
sujeito. * análise dos dados
</line>
<line>
é de caráte* qu*li*ativo e do tipo documental, po*s serã*
</line>
</par><par>
<line>
ana*isadas imagens veiculada* a partir da *pre*entação
</line>
<line>
d* programa
</line>
<line>
ora referido. A análi*e
</line>
</par><par>
<line>
dos dado* *evela a necessidade
</line>
<line>
da mídia t*l**is*va
</line>
<line>
em cul**ar o *er*i* *uxuoso
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*prese*tadora, o *ue converge *o* seu his*órico de ostentação com o *í*u*o de Rainha.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Xu*a. **á*i** Crítica do Di*curso. Mídia Telev*si*a.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
The *bjective *f this w*rk is to
</line>
<line>
analyze discursive represent**ions that recom*ine about the
</line>
</par><par>
<line>
female figu*e *f televi*ion prese*t*r *uxa Meneghel during the condu*tion of t*e
</line>
<line>
*ight
</line>
</par><par>
<line>
program Dancin* Brasil *r*sented by
</line>
<line>
Record TV. The mo*ili*ed theory i* th* Critical
</line>
</par><par>
<line>
D*scourse An*lysis (C*A),
</line>
<line>
*on**der*n* t** emphas*s gi*e* *o th* emp*w*red p*ofil* of the
</line>
</par><par>
<line>
subj*c*. *he
</line>
<line>
anal*sis of *he data **
</line>
<line>
q*alitative *nd
</line>
<line>
of the documentary typ*, since it will
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
analyzed images tr*nsmitted from the presenta*ion of the program referred to her*in. The
</line>
<line>
*nalysis of the data re*eals the n*ed o* the te*e*isio* media to worship the lu**rio*s profile o*
</line>
<line>
the presente*, which converges with its history of os**ntation with the t*tle of Queen.
</line>
<line>
Keyword*: Xuxa. C*itical Discourse *nalysis. Television Media.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina, *. 14, n. 6, art. 8, p. 145-164, nov./d*z. 2017
</line>
<line>
w*w4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cult* à Bel*za e Re*gate da Imagem de Top Mo*el
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
"Diga espelho *eu / *ual é o
</line>
<line>
modelo *ue
</line>
<line>
eu tenho que segui* / Qual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fanta*ia que eu tenho *ue vestir / De ce*im ou de veludo / Diga **pelho meu /
</line>
<line>
Qua* é o caminho qu* eu tenho que seguir / E n* p*ssare*a *a vida descobrir /
</line>
<line>
Que a *elicidad* é tudo" (Espelho Meu, *uxa, *9**).
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
<line>
Be*eza, ex*berância * sensua*idade. Estas eram as pal*vr*s *ue d*finiam Xu*a
</line>
<line>
Meneghel duran*e s*us te*pos áureos c*mo *odel*. Tais atr*bu*os a faziam ser a **delo
</line>
<line>
mai* *otografada do* a*os 1980 e, ju*tam*nt* *om isso, conferia* a *inda não apresentadora
</line>
<line>
o *ótulo de sím*olo sexual, po*oando a m*nte de milh*re* de m*rmanj*s da época.
</line>
<line>
A id*ia de b*leza inatingível a*ompa*ha * ref*rida aprese*tadora *té os *i*s atuais,
</line>
<line>
sen*o, *ui*a* veze*, motivo pa*a atrair a*diênci* e repercu*são nas redes sociais d*rante o
</line>
<line>
not*rno Danc*ng Brasil, atração coma**ada por Xuxa *as noite* de segunda-feira, na Record
</line>
<line>
TV.
</line>
<line>
A epígr*fe deste ar*igo, re**ra*a na música "Esp*lho Meu", ***ontra*a no álbu*
</line>
<line>
Xuxa, de 1993, resum* perf*i*amente * i*ei* de r*upa e *e*sualidade como apetrecho para s*
</line>
</par><par>
<line>
chegar à felic**ade. Esta mesma
</line>
<line>
ca*ção serviu
</line>
<line>
c*mo p*no de f**d* para as ati*idades
</line>
</par><par>
<line>
co*emorativas de X*xa, *nquanto estava na Vênus Pl*tin*da, no Es*ecial Xuxa 2* Anos. Na
</line>
</par><par>
<line>
oca**ão, "Espe*ho Meu" se*viu co*o música responsável por relem*rar a c**reira
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Men*ghel c*m* **d*l*, a qua* f*i apot*oticamente *vac*on**a.
</line>
</par><par>
<line>
A ideia de *elicidade, tratada pela música, *st* in*rinsicamente ligada à ideol*gia de
</line>
<line>
belez* física, sensualidade * f*rt*lez* da mulher f*ta*, a qu*l **ntetizava a im*g*m de Xuxa
</line>
<line>
nos anos 198*. Essa intenção parec*-no* u*a tenta*iva *e retomad* *e u*a *uxa conhec*d*
</line>
<line>
mundialmente pel* bel***, * *ue povo* o que chamamos de memór*a efetiva.
</line>
<line>
O objetivo desse artigo é ana**sar as repr**e*tações *dvindas *a i*age* d* *uxa na
</line>
</par><par>
<line>
*p*esenta**o
</line>
<line>
do progra*a Dancing Brasil, comp*eendendo t**s a*r*sen*ações
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
manife*tações id*ológ*co-discursi**s capazes de *emiotizare* situações *spe*íf*c*s d* uso
</line>
</par><par>
<line>
linguístic* (*A*RCLOUGH,
</line>
<line>
2012). T*i* *emioti*açõe* ope*am no pl*no di**u*sivo,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
man**ra a at**lar-se às esferas mid*áticas * pu*licitári*s (PEREIRA, 2017).
</line>
<line>
C*mo teoria, n*s apoiamos n*s *on*epç*es da Aná*ise C*ítica do Disc**s* (*CD),
</line>
<line>
de li*ha americana, uma v*z que s* tra*a de um ramo *os est*d*s l**guís*icos de natureza
</line>
</par><par>
<line>
inte*dis*iplinar. Isso
</line>
<line>
n*s *are*e per**nente, tend* em vis** que a **combina*ã* di*c*rsiva
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
fator basila* na construção do* *f*itos *e s*nti*os *o corpus tra*ad* aq*i.
</line>
<line>
Rev. F*A, Te***ina PI, v. 1*, n. 6, art. 8, p. 14*-164, *ov./dez. 2017 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pereir*
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
D* ponto de vista metodológico, *emos uma
</line>
<line>
pesquisa doc*mental (SÁ-SILVA,
</line>
</par><par>
<line>
ALMEI*A, GUINDA*I, 2009; CELLARDI, 20*8), v**to vez q*e *ratam*s as fot*s,
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
com* os *i*n*s lin*uístico* plu*a*s, com* gêneros discurs*vos capazes de *cumu**r ide**o*ias
</line>
<line>
**e se per*o*ificam *, com isso, propõem *m r*tro*es*o his*ór*co.
</line>
<line>
A abordagem é qualitativa (FLI*K, 20**), p*r quanto que a ma*e*ra como os **dos
</line>
<line>
foram analis*dos consist* no princípio da **terpre*ab*l*dade, * que exi*e d* p*squisa*or uma
</line>
<line>
sensibilid*de pert**ente ao **e os d*dos revela*.
</line>
</par><par>
<line>
E* síntese, *speramos q*e esse art*go
</line>
<line>
*ossa serv*r como in*enti*a*o* para out*as
</line>
</par><par>
<line>
pesquis*s sob*e construção
</line>
<line>
de sentidos e lei*ura de texto* im*gét*cos, *em como a m*neira
</line>
</par><par>
<line>
*omo t*is sentidos se personificam e ajud*m * compor ident*dades dos sujeit*s soci**s.
</line>
<line>
2 FU*DAMENTAÇÃO TEÓ*ICA
</line>
</par><par>
<line>
*essa s**ão, apresentamos a*ort* teóric* *esse artigo, *u seja, as te*rias que o
</line>
<line>
mobi*i*amos na cons*ruç*o ** leitura *ue propomos sobre *s dados apr*sent*do*.
</line>
</par><par>
<line>
Ess*
</line>
<line>
trabalho est* ins**ido *o campo interdi*ciplin*r
</line>
<line>
da A*D, teor*a ** linguagem
</line>
</par><par>
<line>
que problematiza o discurso com* aporte so*ial e his*oric*mente mar*a*os. N* seção
</line>
<line>
seg*inte, ap*es*ntam** as p*incipais di*etri*es ** ACD.
</line>
<line>
2.1 *n*lise crít*ca *o discurso
</line>
<line>
A ACD é uma vertente dos estudos da l**g*agem que e*c*ntra *o discurso seu
</line>
<line>
prin*ipal element* prob*e*ati**d*r. Seus principa** es*udos deco**e* do* p*essupos*os d*
</line>
</par><par>
<line>
F*irc*ough (*012; 2008), *esqui*ador americano
</line>
<line>
que pr*põe uma
</line>
<line>
visão l*bertado*a de
</line>
</par><par>
<line>
discurso, *deologia * poder.
</line>
</par><par>
<line>
Em *eu trab**ho, Fairclough (2*12) a*gumenta so*re o poder
</line>
<line>
de pers*asão do
</line>
</par><par>
<line>
disc*rso qu*, *uitas vezes ocorre de maneira implícita. Assim, desdobr**
</line>
<line>
os se*tid*s do
</line>
</par><par>
<line>
*iscurso é,
</line>
<line>
para o autor, tarefa *rdua, t*ndo
</line>
<line>
em vista os aspectos extralingu*sti*os. *ste*
</line>
</par><par>
<line>
fat*res, para * pesquisador, são ** cunh* **ciais, h*stóricos e cu**ur*is, ou seja, a c*nstrução
</line>
<line>
de *entidos é algo m*rcado e orienta*o, não poden*o ser *onstruído de q*alquer ma*eir*.
</line>
<line>
Ainda para F*irclough (2*08), os desdobram*ntos do d*scu*so são condicionado* por
</line>
<line>
rel*çõ** de *oder, pe*as *uais o sujeit* é do*ado de uma postura c**tica, capaz de ser o se*ho*
</line>
</par><par>
<line>
de suas próprias intenç*es. Nes*e sentid*, di*emos que
</line>
<line>
discu*so * poder formam uma
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 6, *rt. 8, *. 1*5-164, **v./dez. 2*1*
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culto à Belez* e R*sgate da Imagem de Top *o*el
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
articulação pe**i*e*te para o d**envol*imento da habi*id*de de lei*ura no âmbi*o dos *studos
</line>
<line>
linguísticos e sociológicos.
</line>
<line>
Observemos a figu*a a*aixo:
</line>
<line>
*igura * - R*lação en*re *iscurso e outras e*feras
</line>
</par><par>
<line>
F**te: Autoria Própr*a
</line>
<line>
*e acor*o com a figura *cima, o disc*rso é p*rmeado p*r interlocuções e*pec*f*ca*,
</line>
<line>
representa*a* por esfe*as menores em tons des*otados: poder e ideologi*.
</line>
<line>
So*re a *de*a de poder, n*s apoiamo* nas b*ses sociológicas pro*ost*s por Bourdieu
</line>
<line>
(1989), *ne*re (1991) e L*to*r (2012), só para citar alguns.
</line>
<line>
*onfor*e Bourdieu (1989), o poder é uma manife*tação simbóli*a *ue *merge a
</line>
<line>
partir da *on*trução di*cu*siva de elemen*os de **s** sociais distintas. Em outra* palavras,
</line>
</par><par>
<line>
trata-*e de um poder simbólico
</line>
<line>
na acepç*o m*is abstr*ta da palavra, tendo em vista que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*oção de *bst*ação en**oba *roposiç*e* de comp*ex*dad*. Para tanto, * simból*c* a q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*tor faz referênc*a está diretame*te associado aos domínios *e*tai* que o se* hum*no nu*re
</line>
<line>
em ref*rência à*u*lo que pensa ser importante e heg*mô*i*o.
</line>
</par><par>
<line>
Es*a concepção
</line>
<line>
nos * pertinente, t*nd* e* vi*ta q*e a i**ge* da aprese*tad*ra
</line>
</par><par>
</page><line>
Xuxa parece ser e*poderada a partir do mom**to que ret*ma ao glamour d* déc***s
</line>
<line>
passad*s. P*r fazer referência *o que o g*ande públi*o im*gin* co*o sendo * auge *e Xuxa, a
</line>
<line>
espera de ê*ito se espera também *elo pod*r conf*rido às vestes da comu*icadora.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 6, art. 8, p. *45-164, nov./dez. 2017 *ww4.fsanet.co*.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. *ereira
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
** Gnerre (1991) ac*escenta que este poder p*de se torna* *ers*nificad* por meio da
</line>
</par><par>
<line>
*in*uagem. P*ra o aut*r, o que constrói o pod*r
</line>
<line>
não é apenas o d*scurs*, m** si* sua
</line>
</par><par>
<line>
*rtic**ação com a lingua*em, e**ando nessa última a possibilidade de *eafirmação de
</line>
<line>
empo*eramento po* meio de pis*as mais concr*t*s de const*ução ** signi*i*ados.
</line>
<line>
A *isão do autor é que nos co*f*r* ***sídi*s para identificar*os pist*s i*agéticas
</line>
<line>
capazes d* cons*r*ir sentidos e recombinar *is*ursos qu* re**te a *magem de Xuxa à noção
</line>
</par><par>
<line>
de e*pode*a*ento. Por isso, torna-se *ossív*l ide*tificar ele*e*to*
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
c*res * posições
</line>
</par><par>
<line>
nas fotografias que nos reme*em ao* tempos de mod*lo de X*xa. A visão de Gn**re * mais
</line>
<line>
concreta, *ferece-nos subs*dios para uma interpretaçã* mais **ata do corpus.
</line>
<line>
Por outro lado, n* v*são *e Lato*r (2012), vivemos em uma soc*edade com*osta por
</line>
<line>
redes inte**onectdas, c*pazes de construir sentidos e articu*ações semântico-sociais. O
</line>
</par><par>
<line>
*eferido autor, mesmo
</line>
<line>
não *alando propriamente s*bre po*er na esfera s*c*o***gmá*ica,
</line>
</par><par>
<line>
*essalta * importância de se considerar o sujeito como ator *a e*fera cultural e histór*ca. *sso,
</line>
<line>
por consequência, não ade** à noção ** **j*ito co*o *er a*sujeitado, ma* *im como at*r
</line>
<line>
histo*icamen*e m*rcado, o que lhe *onfere característica* críti*as, *eflexivas e cons*ientes d*
</line>
<line>
u*o ling*ístico.
</line>
<line>
Ao reada*tar esse olhar no que tange às especif*cida*es aq*i trat*das, *odemos
</line>
</par><par>
<line>
asse*urar que * co*strução
</line>
<line>
de construc*os de poder, que asseveram * car**er ideológi*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*anci*g B*a*i*, se d*, t*mbém,
</line>
<line>
pela noç*o de Xuxa Mene**el com* ato* *ocialmente
</line>
</par><par>
<line>
*onstruíd*, o que, facilment*, remete *os tem*os a
</line>
<line>
de modelo.
</line>
<line>
Assim, o
</line>
<line>
que
</line>
<line>
cha*a**s de
</line>
</par><par>
<line>
refer*ncia t*rna-se um *empo *i*tórico em que a exuberância e*a b***lar para o conceito d*
</line>
<line>
beleza, embora o sécu*o *XI tenha * sofist*cação *o** in*redient* para ta* definição.
</line>
<line>
Ne*se se***do, a teo*ia de ator-rede, prop*sta por L*tour (2012), pode s*r rela*i**ada
</line>
</par><par>
<line>
à figura de Xu*a no qu* s* refere à
</line>
<line>
maneir* como é, i*eologica*ente, representad* em seu
</line>
</par><par>
<line>
programa. O culto à exu*erância, ao corpo e à beleza s*fisticada , ao me*mo temp* em que é
</line>
<line>
*lgo *ípico da apres*ntad*r*, também p*de ser concebido como *e*urso re*óric* de *etomada
</line>
<line>
de uma me*ória afetiva e perp*tuaçã* da figur* de *ainha.
</line>
<line>
Tendo em vista o q*e ora é ar*umen*a*o, é perti*ente c*nce*ermos que a construção
</line>
</par><par>
<line>
*e *od*r
</line>
<line>
é, na verd*de, al*o ideo*ogicamente marcado, tend* em *ista que o pr*n*ípio *a
</line>
</par><par>
<line>
inten*io*ali*ade é visto como pre*suposto norteado* para a retomad* da Rainha fashio*.
</line>
</par><par>
<line>
Diante disso, é *á*ido refletir um *ouco sobre i*eol*gia
</line>
<line>
nos est*dos l**guísticos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
discursivos *a linguage*. Para i**o, nos *mbasamos nos t*abalhos
</line>
<line>
de Ben*eniste (2006),
</line>
</par><par>
<line>
Blommaert (2014), Fiori* (2011; 1996), Hanks (*008), Maingueneau (1997), só
</line>
<line>
para citar
</line>
</par><par>
<line>
alguns.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Te**sina, v. 14, n. 6, art. 8, p. 145-16*, no*./*ez. 20*7 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culto à Beleza e Resgate da Imagem de Top M*de*
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
A F*gura 2 ilustra * i*eia de ide*log*a que aplicamos neste trabalho a p*rtir da noção
</line>
<line>
de construção id*ológi*a * r*presentaç*o d* ator Xuxa na atraçã* noturna já r**erida ne*t*
</line>
<line>
abordagem.
</line>
<line>
*igur* * - Construção ideológ*c* a partir da representaçã* do a*or Xuxa
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoria Próp*ia
</line>
</par><par>
<line>
A F*gura 2 e*tá intr*nsicamente relacionada à Figura
</line>
<line>
1. Na ilustração acima,
</line>
</par><par>
<line>
percebemos qu* os fatores "Context* Histór*co" * "Inten*i**al*dad* Discursiva", uma vez
</line>
<line>
somados, ajuda* a cos*urar a anat*mia *o a*o* social Xuxa Meneghel.
</line>
<line>
O conte*to h*s*ór*co de **e f*la a figura ac*ma é c**dizent* com os pr*ss*posto* de
</line>
<line>
Benveniste (2006), já r*f**enciado. Na visão *o au*or, ao ident*ficar problemas na lingu*st*ca
</line>
<line>
*strutural, propondo um* visão mai* discursiv*, concebe o contexto histórico c*mo fa*or
</line>
</par><par>
<line>
bas*lar *ara a constru**o da pers*nal*dade de quem qu*r que seja. Nesse *entido,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isador *eferênc** alguns po*tos essenciais para *e ent*nd*r * hist*ri* como ponto basila*
</line>
</par><par>
<line>
de anál**e: o es*abelec**ento da ideia de *ul*ura * co*o iss* res*oa n* construç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*onceitos.
</line>
</par><par>
<line>
No qu* se r*fere ao que est*mo* discutindo nes*e artigo, h* uma retomada
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*ncepção de bel*za dos anos 1980, qua*do Xux* era top model, en*retanto com uma pita**
</line>
</par><par>
<line>
de sofi*tica**o, já caract*ríst*co d* atual*dade. Nesse *ent*do, é *orreto afirmar que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, *ere**na PI, *. 14, *. 6, ar*. 8, p. 145-164, n*v./de*. 2017
</line>
<line>
w**4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. P*reir*
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
retomada e repre***taçã* da beleza * *o mito real *ão ocorrem de manei*a fiel, *en*o *m a
</line>
<line>
vist* a* *specific*dades his*óricas que *s rodeiam.
</line>
<line>
Blommaert (2014), por *ua vez, *oaduna co* * relat*do *cima, tendo em vista *ue,
</line>
<line>
pa*a o au*or, a concepçã* hi*tórica também con*ere ao ator social * *ue já denominamos d*
</line>
</par><par>
<line>
poder. Pa*a pesq*isador, é n*cessário consi*erar que as pecu**aridades hist*rica* n** se o
</line>
</par><par>
<line>
*e*e**m, um* vez *** não é possível vo*tar, literalmente, no tem**. Entretanto, há
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
considerar q*e retomad* é uma es*écie a
</line>
<line>
de alu*ão
</line>
<line>
que, por meio dos recurs*s imagéticos,
</line>
</par><par>
<line>
**opõe ao telespectador *ma relembrança quase fid*dig** dos ano* 1980.
</line>
<line>
Nesse mesmo sen*ido, os dizeres de Hanks (2*08) são condizen*es c*m o que
</line>
</par><par>
<line>
p*opomos nessa ab*r**gem. Para aut*r, as pessoas são, na o
</line>
<line>
ve*dade, representações
</line>
<line>
físicas
</line>
</par><par>
<line>
de ideologias e mai*r*s contidas em há*itos históri**s * cu*tura**. Assim, identificar
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
re*ação interdiscursiva ent*e cul*o a beleza de *uxa e a o
</line>
<line>
*t*al conjuntura social é ser,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
v*rd*de, convidati*o, u*a *ez que pro*ove uma refle**o
</line>
<line>
por p**t* dos telespec*adores, no
</line>
</par><par>
<line>
que tange ao que, *e *ato, * consi**rado "bonito".
</line>
</par><par>
<line>
Já Fiorin (2011; 1996) * cat*góric*, quan*o apre**n*a o que chama de percurso
</line>
<line>
gerativo de se*t*do para a d*scriç*o * compree*s*o de um con*exto histór*co. Para o a*tor, há
</line>
<line>
de s* considerar que todo o *roc**** históri*o é, obviament*, mar*ad* por um percurso
</line>
<line>
orien*ador d* *nálise, por meio do qual os sen*idos são produzidos.
</line>
</par><par>
<line>
Tal p**curso é *isto co** u* p*ocesso
</line>
<line>
que pa*te do eix* menos *o*pl*x*
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ma** complexo, por me*o d* uma prop*sta de enunciação no eixo de f*agm*ntaçã* d*sc*rsiva,
</line>
</par><par>
<line>
o que deixa *e*quisador a*to a compreen**r conte*to histó***o como
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
<line>
algo *e**rmi**nte
</line>
</par><par>
<line>
*ara a construção *es*es sentidos.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, do ponto d* vista da semiótica discur**va, esse *e*cur*o g*rativo de sentido
</line>
<line>
vai sendo c*nstruído a partir do momento que *n*endemos q*e o ator soc*al Xuxa é um suj*ito
</line>
<line>
histori**mente marcado e *ue, portanto, essa* re*erên*ias ao seu tempo áureo como mod*l*
</line>
<line>
são sutilmente propostas, para que não *aja es*ranhamento po* p**te de quem a aco*pa*ha.
</line>
</par><par>
<line>
Iss*, *á *aracterí*tico do d*scurso pub*icitár**, tra*a-*e de uma remem*raç*o c*nstruída
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
maneir* *util, o que pode des*ertar curiosida*e dos telespe*tadore*.
</line>
</par><par>
<line>
Ma*ngueneau (19*7) con*ribui para a disc*ss*o, apresentando uma visão mai*
</line>
</par><par>
<line>
pragmá*ica sobre discurso. Para ele, o contexto histór*co *ub*az a questões intransferíveis, o
</line>
<line>
as quais ve*sam sobre a *onstru**o de efeitos de sentido, tai* co*o o momento da
</line>
</par><par>
<line>
g*o*aliz*çã* em
</line>
<line>
que se r*fere. As*im, para o refe*i*o
</line>
<line>
autor, o p**ncíp*o da constr*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
sent*d*s está *mbr*ncado a um olhar d* momento em *i, acoplando *ing*laridades da situação.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *4, n. 6, *rt. 8, p. 145-164, nov./dez. 2017 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cult* à *eleza e R*s*ate da Im*gem de Top Mod*l
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
No que ** refere a* t*abal*o ora apresen*ado, as inferê*cias sob*e os tempos de top
</line>
</par><par>
<line>
model da ap*esentadora Xuxa s*o, na *er*ade, constructos abs*ratos, t*nd* em *is*a que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
construção semântica *c*rr* em nível *sicossocial.
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 2 *os a*res*n*a, ainda, a esfe*a d* "intenci*nalida** discurs*v*", que
</line>
<line>
engloba *oncepções sobre disc**so e intençã* no momento da c*nstru*ão d* mesmo. Sobre
</line>
<line>
isso, são perti*e*tes os *rab*lhos de Costa V*l (19*9) e Koch (2003). N*ssa se**o, fa*a***os
</line>
</par><par>
<line>
de *ma m*n*ira g*ral sobre a constr*ção
</line>
<line>
da *ntencionalidade nos sentidos dos textos,
</line>
</par><par>
<line>
de*xand* ma*ores informaçõ*s a sere* explic*tad*s e *onsultadas nas seçõ*s segu*ntes.
</line>
<line>
Conforme Costa Val (1999), a intencio*alidade é parte constituinte d* que o* *studos
</line>
<line>
da linguagem chamam de "t*xtualidade". Entretanto, não é nosso interesse aqui a*resentar um
</line>
<line>
lo*go deb*te s*bre a **fi*içã* *esta pro*riedade, m*s sim entender como a textualidade se
</line>
<line>
desenvolve a partir *a esfera de in**ncio*alidade, geran*o discursos e construção de poder.
</line>
</par><par>
<line>
*esse s**tido, Koch (2*03) co*tribu* *ara a *iscussão, pois acre*centa que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*encionalidade é um processo c***truído
</line>
<line>
com b**e na noção de
</line>
<line>
dupla via. Em ou*r*s
</line>
</par><par>
<line>
pala*ras, a int*nç*o do discurso
</line>
<line>
não
</line>
<line>
está ne*e em si, nem nos interlocutores que * emanam,
</line>
</par><par>
<line>
ma* sim e* *oda a conjuntur* social, cultural e histórica que *roporcion*m a interação entre
</line>
<line>
*s atores.
</line>
<line>
No que s* re**re ao corpus tr*tado nesse artigo, é po*sível *firm*r que a *ala de Koch
</line>
</par><par>
<line>
(2003) empoder* e*unciador no sentido o
</line>
<line>
*e conferir poder e liberdade p*ra *onstrução d*
</line>
</par><par>
<line>
sentid*s. Em outras palavras, *s s**tidos que *on*erimos à li*guage* não verbal tratada nesse
</line>
</par><par>
<line>
e*t*do *, na ver*ad*, uma constru*ão a partir de micr*
</line>
<line>
*ila*e*tos discur*ivo*, tais como os
</line>
</par><par>
<line>
*nunciadores envolvi*os e *s condições e* que es*e* estão imersos.
</line>
</par><par>
<line>
Na próx*ma
</line>
<line>
s*ção, apresentamos algumas noç*es
</line>
<line>
so*re *nterdis*iplinarida*e
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
norteiam * pr*duç*o dessa pes*ui*a.
</line>
<line>
*.2 Int*rdisciplinaridade
</line>
<line>
Entende*os *or i*terd*s*iplina*idade os mov*mentos e a*ticulaç*e* teóricas q**,
</line>
<line>
uma vez coeren*es, promovem a compl*xidade do o*har **entífico sob determinad* objeto d*
</line>
<line>
*nálise.
</line>
<line>
A i*e*a d* comple*i*ade * que aderimos aq*i é condizente com os pressupostos de
</line>
<line>
M*rin (*011), que compreende o se* **mpl*xo co*o algo processu*l * qu* não se esgota em
</line>
</par><par>
<line>
apenas um determinado ponto d*
</line>
<line>
v*sta. Para o referido
</line>
<line>
filósof*, analisar qu*lque* obj*to de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 6, ar*. 8, p. 14*-164, nov./d*z. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.b*/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Per*i*a
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
*nális* sob a *tica *e uma única teoria é ter, ** mínim*, u*a visão ingên*a sobre o *azer
</line>
<line>
ciênci* em uma era, n* qual a efemeridade se inst*la.
</line>
<line>
Esse *res*uposto p*rece c*nv*rgir com a* visões de Fazen*a (2008), Lima (2008) e
</line>
</par><par>
<line>
Japi*ssu (2*06), as qu*is se mostram ba*tante anacrônicas se as c*mparar**s a
</line>
<line>
um* vis*o
</line>
</par><par>
<line>
positivista e c**tesiana, que muitos ainda insis*em em a*o*ar. Diante disso, apresen**mos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 *ue consiste, justamente, na ilustração e dem*nstração d* *ovimento inte*di**iplinar
</line>
<line>
a que nos *eferimos.
</line>
<line>
Figu*a * - Mo*im**to *nter*isc*pli*ar
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Auto**a Própria
</line>
<line>
*o*fo*me a figura aci*a, o *ovi*ento interdi*ciplinar é uma troca simu*tânea de
</line>
<line>
inf*rmaçõ*s entre teor*a* que se c*mplementam. O movi*e*to cíclico que é ilus*r*do pode*ia
</line>
</par><par>
<line>
ser mai* alargado *aso o **jet* em *ues*ã* *olicitasse mais d* duas teorias para *ornar
</line>
<line>
seu
</line>
</par><par>
<line>
olh*r mais c*mplexo.
</line>
</par><par>
<line>
De a**rdo com Fazenda (2008), as art*cula*ões i*terdi*cipl*nares são concebid*s *
</line>
</par><par>
<line>
partir da tro** de conheci*en*os que sejam p*rti*e*tes, **zendo-*os pensar em
</line>
<line>
níveis de
</line>
</par><par>
<line>
interdisc*plinaridade, *omo be* p*n*ua Lima (2008). O au*or c**pl*menta o raciocínio da
</line>
<line>
pesquisad*ra e assevera que * complexidade d* *bjeto *epende, tamb*m, d* grau dialógic*
</line>
<line>
entr* inform*ções extraídas d*s t*orias ilustra*as na **gur* 3.
</line>
<line>
Já para *apiassu (2*06), a c**str*ção interdisci*linar pode ser **nsiderada *m sonho,
</line>
<line>
se partirmos da premis*a de qu* es*a int*rdiscipli*ari*ade pode che*ar a um nível
</line>
</par><par>
<line>
*onsiderado,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que o *ilósofo *enomi*a d* *ransdisciplina*id**e. Sob*e o movimento
</line>
</par><par>
<line>
t**nsdisciplin*r recomendamos a leit*ra ate*ta de Jap*assu (2006), te*do em vist* que não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 14, *. 6, a*t. 8, p. 1*5-164, no*./dez. **17 w*w*.fs*net.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culto à Bel*za e Resgate da Imagem de Top Model
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
nos*a int*nção fazermos uma extensa res*nha ***re esta artic*lação, em razão do recorte que
</line>
<line>
tratamos aqui.
</line>
<line>
A próxima seção é *estinada a u*a bre*e con*e*tu*lização sobre *lguns estu*os
</line>
<line>
aca**micos *ue ver*am so*re Xuxa e sua importância n* cons*rução di**ursiva e na
</line>
<line>
recombina*ão de *ábitos cul*ur*is.
</line>
<line>
2.3 Xuxa e a memória a*etiva: um pano*ama
</line>
<line>
*uito* são os estudos cie*t*ficos que se propõem a *nali*ar algum asp*cto discursi**
</line>
</par><par>
<line>
que envolve a influência d* *pre*entadora X*xa M*neghel c*mo persona*em midiática
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
f*rte ape*o
</line>
<line>
p*pular. Dentre o* qua*s,
</line>
<line>
c*t*mo*
</line>
<line>
as pesquis*s de Bessa * Pe*eir* (2015), Z*li*-
</line>
</par><par>
<line>
V*sz (2013), Pereira (2017; 2015), dentre outr*s q** ana*i*am a referida art*sta sob di*erente*
</line>
<line>
aspectos. Entretanto, o mais célebre trabalh* nessa ramificação * o de Simpson (1994).
</line>
<line>
A*élia Simps*n (*994), *s*udiosa estadun**ens*, em *ead*s nos anos 199*,
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentou ** panora** d*scursivo,
</line>
<line>
cultural e social de Xuxa a partir da movime**ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mas*a que *e press*ponha na ocasi*o. De acord* co* a re**rida pes*uisador*, * dita Rainha
</line>
</par><par>
<line>
dos Baixinhos é u* típico exemplo de *enômeno de massa de
</line>
<line>
p*íse* e* desenvo*vimento,
</line>
</par><par>
<line>
tendo em vista a fragi**d*de soc*al co* * qual tais *aíse* são imersos. Na o***iã*, os dize*es
</line>
</par><par>
<line>
*e Simp*on (1994) causar*m pol**icas, uma *ez que focavam "*enô**no" o
</line>
<line>
* o*
</line>
<line>
um
</line>
<line>
o*har
</line>
</par><par>
<line>
multifocal.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa pesquisa, de*orr*m t*da* as outr** l**t*das acima. Bessa e *ereira (2015)
</line>
</par><par>
<line>
prob*e***i*a*, pelo po*to de vi*ta da didática, quai* as
</line>
<line>
contribui*õe*
</line>
<line>
da estética Xuxa Só
</line>
</par><par>
<line>
para Baixinh*s para o processo de e*sino na educaçã* i*fa*til. Para os au*ores, por se tratar
</line>
<line>
*e um produto *omerc*al de fort* *pelo popular, m*i*os pr*fes*ores o util**a*am como obje*o
</line>
<line>
de ensino *a ca*a*is*ção de hab**idades *e leitur* e e*crita de cria*ças de po*ca i*ade.
</line>
<line>
*á Zolin-V*sz (2013) parte desse press*posto para *nvestigar di*cu*sos de i*clusão
</line>
<line>
social * parti* da ima*em *a r*ferid* apresen**dora, dis*ursos estes *ue a representam como
</line>
</par><par>
<line>
al*ué* capaz de *romov*r a inc*usã*
</line>
<line>
social, do *ont* de vista id*oló*ico, f*c* a tr*m**da
</line>
</par><par>
</page><line>
*nflu*n**a di*ática da a**es*ntadora junto ao gra*d* público. **ra o re*erido **tor, a imagem
</line>
<line>
da apres*ntadora se *onfunde co* os discursos de *ncl**ão social que se recombinam com a
</line>
<line>
ide*lo**a de Rainha das m*ssas.
</line>
<line>
N*ssa mesm* linha, Perei*a (2017) discorre amplamen** e* sua pesqu*sa sobre Xuxa
</line>
<line>
*omo o maior fen*meno d* massa já fabricado p*la mídi* b*asi*eira em todos os tempos. P*ra
</line>
<line>
c*mpro*ar isso, o *efer*do a*tor f*z uma minuciosa a*álise de difer*ntes *spectos disc*r*ivo*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na *I, v. 14, n. 6, art. 8, p. 14*-164, no*./*e*. *017 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Perei*a
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
*ue ci*cundam a imagem da apre*enta*ora, aspectos estes que *e estendem desde *u* origem
</line>
<line>
com* mod*lo até *eu a*ogeu com* apresent*dora infantil, fas* que a consagrou como
</line>
<line>
cel*brid*de definitivame*te. Ainda conforme o p*squisador, o *e*ival do* temp*s de mode*o
</line>
<line>
da ap*esentadora é, *a verda*e, uma man*ira da linguagem p*blic*tária *e autopromover, n*
</line>
<line>
sentido de que **ber da fonte de tem*os atrás ainda render i*úmer*s ac*ssos nas redes
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
em dema*ia * imagem *a apres*ntado*a *o momen** de sua transi*ão de emis*o*as, quand*
</line>
</par><par>
<line>
assinou contr*to com a Record TV e, com i**o, d*ix*u de ser a princ**al estrela
</line>
<line>
da R*de
</line>
</par><par>
<line>
Glob* de T*levisã*. Na sua
</line>
<line>
pesquisa, o autor an*lis* as re*r*sent*ç*es *a imagem de Xuxa
</line>
</par><par>
<line>
*m notícias sobre sua prim**ra *parição n* Recor*. Os r*sultados reve*am a pr*tensão *o
</line>
</par><par>
<line>
di*curs* midiático e* pe*petuar a i*ag*m
</line>
<line>
da rain*a inatin*ível, a *esm* imagem que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ons*grou *á *0 anos. Para o autor, trata-se de um* tentativa retórica d* esf*ra ideológica *a
</line>
<line>
perpetuação da imagem de *m d*terminado ator socia*.
</line>
</par><par>
<line>
Na próxima seção, ap*esentamos o percu*s* metodológic* qu* trilhamos
</line>
<line>
pa*a
</line>
</par><par>
<line>
g*ração e trata*e*to *os d*d** ap*esenta*os.
</line>
</par><par>
<line>
3 M*TODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
A metodologia que a*ot*mos é do ti*o d*cumental com abord***m **alit*t*va dos
</line>
<line>
d*do*. Isso, p*r sua *ez, consiste n* *de*a d* *nt*rpretação do* dado* se*iotiz*dos a partir de
</line>
<line>
const*uções dis*ursivas que ju*amos ser pertinen*es.
</line>
<line>
Sobre * tip* doc*mental de pesquisa, concordamos com Sá-*ilva, Almeida e
</line>
</par><par>
<line>
Guindani (2009) e Ce*lard* (2*08), quando af*rmam qu* este t*po de *esquisa é
</line>
<line>
b**tante
</line>
</par><par>
<line>
comum nas inves*igações cient*ficas, so*retudo nas Ciência* Humanas, o que não que dizer
</line>
<line>
qu* seja alg* d* f*cil deline*men*o.
</line>
<line>
De a*ordo com Sá-S*lva, Almei*a * Guindani (2009), a pe*quisa docume*tal é, n*
</line>
</par><par>
<line>
verdade, uma for*a de re*is*r*r a*go
</line>
<line>
q** a**da não passou po* algum tratamen*o cient*fico.
</line>
</par><par>
<line>
Iss*, p** sua vez, requer um olhar se*sível por parte do pesqu*sador, *o q*e tange ao que ele
</line>
<line>
concebe como registro.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Per*ira, *eis * Brito (2013).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 14, n. 6, a*t. *, p. 145-164, nov./dez. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cul*o * *eleza * Resg*te da Imagem de Top M*del
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Nesse ca**, *s imagens qu* ana*isamos são c*nsideradas docume*tos, partindo do
</line>
</par><par>
<line>
princípi* de que o tratamento
</line>
<line>
*u* receberam é condizente c*m atual a
</line>
<line>
demand* soci*l, ta*
</line>
</par><par>
<line>
como fo* mostrado no per*urso teórico já mencionad* *e*s* a*tigo.
</line>
</par><par>
<line>
Cellar*i (200*) **ança *as discu*sões so*re iss*, tend* em vi*t*
</line>
<line>
que *cre*centa
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ideia de documento a perspe**iva discursiva da lingua**m, ao propor este tipo de pesquisa
</line>
<line>
como relevante na semioti*a*ão d* aspectos sociais que, ao serem *egistrados, *eram *entid*s
</line>
<line>
d**tro de u* determi*ado *emp* e espaço.
</line>
<line>
O o*ha* da autora nos p**ece bastante co*dizente com a teoria da complexi*ade de
</line>
<line>
Mor*n (2011), já mencionada an*erio*m***e, tendo em vista que *oncebe o *ocument* como
</line>
<line>
algo *oc*almente *onst*uído, permeado p*r sentidos e discursos q*e se re*ombina* e f*z c*m
</line>
<line>
que o *ocum*nto, de *ato, exista.
</line>
</par><par>
<line>
A conc*pção de Cel*a*di (2008) é bastante c**aborativa no
</line>
<line>
que concerne
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
construç** de s*ntidos das *ma**ns analisada*, o que ta**ém vem a convergir com a noç*o
</line>
<line>
** interpre*abilidad* da abordag*m *e pesquisa escolhida nesse artigo.
</line>
<line>
A ab*rdagem qualitativa, já di*a aci*a, é aquel* **e se b*seia numa posição de
</line>
<line>
interpr*tação *ubjetiva dos dados tratados, o que, na *erdade, exige do pesqu*sador su**ídios
</line>
<line>
sociológicos, *ilosófico*, di*cursos e linguísticos suficientes pa*a **itura do* dados.
</line>
<line>
F*c* (*009) *rgumenta q*e a ab*rdagem qualitativa agrega p*ntos bas*la**s à*
</line>
<line>
inves*igações nas Ciências Humana*, tais como o **in*ípio da i*dução, bem como *
</line>
<line>
conce*çã* de que tud* e*tá ligado *, s*c*almente, co*struído.
</line>
<line>
Essa concepçã* *em d* encontro aos critérios *is*ursivos qu* *t*liz**o* para
</line>
<line>
*ele*ão do c*r*us, conforme mostramos *o Quadro 1. E*te, p*r *ua vez, é co*stit*ído por 4
</line>
<line>
col*nas, a sabe*: o número da f*to, * título, a temática do progra*a e, por fi*, *s critérios
</line>
<line>
di*c*rsivos que propomos. Ob*ervemos * *uadro 1:
</line>
<line>
Quadro 1 - *ritérios Discursivos para seleçã* do corpus
</line>
</par><par>
<line>
*oto
</line>
<line>
Tí**lo
</line>
<line>
Temát*ca da oc*sião
</line>
<line>
*r**érios discursiv*s
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
A D*ma d* Ver*elho
</line>
<line>
Estrei* d* P*imeira Temporada
</line>
<line>
O *orte s**â*tico transversal proposto pela semiotização da co* vermelha c*mo s*mbolo da sensua*i*ade.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*ai*h* no Osc*r
</line>
<line>
Músicas que embalaram as *remiações do Oscar
</line>
<line>
A ludicidad* e fant*sia do con*e**o * as *s*r*las de Hollywood como re**mad* ao dis*urso de e*poderamen*o por me*o do ex*esso de luxo.
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
M*rilyn Monroe Meneghel
</line>
<line>
Mú*icas dos *rinci*ais longas- metrag*ns da históri* do cin*m*.
</line>
<line>
A vest*men** *e Xuxa como Mar*lyn Monroe c*usa uma rel*calização semântic* na memór*a afetiv*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoria Pró*ria
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 6, *rt. 8, p. 145-164, n*v./dez. *017
</line>
<line>
www4.f*an*t.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pereira
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
O qua*ro acim* é um panora*a dos cri*érios que es*abelecemos *ara a seleção dos
</line>
</par><par>
<line>
dados, *ma vez que estes *xist*m
</line>
<line>
em um gran*e volume
</line>
<line>
quan*itati*o. Iss*, por sua vez,
</line>
</par><par>
<line>
**ntrib*i na sistem*tização *e i**ormaçõ*s que cor*oboram pa*a construção do* *entidos das
</line>
<line>
imagens. ** próxima seção, apresentamos os r*feri*os dado* e fazemo* suas re*pe**ivas
</line>
<line>
a*álises.
</line>
<line>
4 ANÁL*S* E D*SC**SÃO DOS DADOS
</line>
</par><par>
<line>
Para ini*ia*mos a con*trução
</line>
<line>
d*s análise* dos dados, *artimos da concepção de
</line>
</par><par>
<line>
Bakhtin (2006; 2003; *984) sobr* *inguagem e discur*o. P*ra o filóso*o russo, a *inguag*m é,
</line>
<line>
po* excelência, um o*gan**mo di*lóg*co *ue, po**anto, mantém relações **tertextuais com
</line>
<line>
outro* discurso* que s* *evez*m e se re**mbi*am no decorrer do tempo. Ess* *oncepção corta
</line>
</par><par>
<line>
t*ans*ers*lme*te os postulados
</line>
<line>
de Bakhtin,
</line>
<line>
pois com*reende o jo** polifônico *ue se
</line>
</par><par>
<line>
p**pe*ua * **rtir da rel*ção *ntre signos linguí*t*cos e ideológicos. De**a fo*ma, pa**emos a*
</line>
<line>
tratam*n*o das fotografias.
</line>
<line>
A Figura 1 **res*nta uma Xuxa totalmente vestida em **ns *er*elhos, *om ex*e*so*
</line>
</par><par>
<line>
*e brilhos * la*tej*ulas
</line>
<line>
d* me*ma cor. Iss* o*orreu *a est*eia da primeir* *emporada *o
</line>
</par><par>
<line>
Dancing B*asil. Obser*emos a foto:
</line>
<line>
Fi*ura 1 - A D*ma de Vermelho
</line>
</par><par>
</page><line>
*on*e: Di*ulgação da emissora
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresin*, *. 14, n. 6, art. 8, p. 145-***, nov./dez. 2017 www4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culto * *eleza e Re*g*t* d* Imagem *e *op Mode*
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
Ao ob*erva*os a imagem, é possí*el p**cebem*s o culto à sil*ueta da mulher, o que
</line>
</par><par>
<line>
realça seu* atributos físicos. Ness* se*tido, o excesso do ver*elho tra* *onsi** a função
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*eter aos e*age*os dos a*os de 1980, per*odo *m que * *x*esso era *ast*nte c*racterístico.
</line>
<line>
*s diferentes tons de vermelh*, que *e sob*epõem, s*mulam um jogo de *ozes
</line>
<line>
disc*rsiva* (MEY, 2001), qu* se articul** pa*a *romo*er a retom*d* da m*móri* afetiva *e
</line>
<line>
*ma Xux* mod*lo que se destacava pel* seu bril*o e exuberância pec*liares.
</line>
</par><par>
<line>
Ao
</line>
<line>
*o*cordarmos com a
</line>
<line>
c**cep*ão s*ciopragmá*ica *e Mey (2*01), estamos
</line>
</par><par>
<line>
afirm*ndo que a cor vermelha remete, di*etamente, ao pragm*tismo da década de 1980, ainda
</line>
<line>
que com um requinte d* sofi*ticaçã*, característ*ca *á peculiar dos temp*s pós s*culo XX.
</line>
<line>
A tempo, a sofist**ação *arece ser algo t*mbém recorren*e *m todo o *orpus. Na
</line>
<line>
Figura 2 t*mbé* são perceptíveis *ma reto*ada aos tempos de modelo, porém de ma*eira
</line>
<line>
ligeira***te pontua*. Obs*rvemos:
</line>
<line>
Figu*a 2 - Rainha no Oscar
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: *ivulga*ão da e**ssora
</line>
<line>
Na *igura 2, ve*os um* *uxa *ltamente *of**ticada, vestida em tra*es de *ala, que
</line>
<line>
remetem à fest* do Oscar, *aior pr*mia*ão do cinema mundial. * *sc*r é, historicamente,
</line>
</par><par>
<line>
conhecido por ser o principal prêmio cinemat*gráfico e, port*nto, o mais cobiçado
</line>
<line>
ent*e as
</line>
</par><par>
<line>
celebr*dades.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a P*, v. 14, n. 6, art. 8, p. *45-164, nov./dez. 2017 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. *ereira
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
Nessa ocasião, Xuxa muit* *embrou os temp** em q** de*filava *ela Fenit (Feira d*
</line>
<line>
In*ústr** Tê*til), no iníc*o dos ano* *980, t*lve* n*o *ela* at*tudes *o p*l*o, típi*as de uma
</line>
<line>
condutora de programas d* auditório j* experi*nte, mas por u*a vestime*ta longa que
</line>
<line>
valorizou sua si*hu*ta de maneira h*mól*ga a*s *em**s de top m*de*.
</line>
<line>
De acordo *om Mach*do (2005), o *orpo em si é li*guagem. E*se press*p*sto, por
</line>
</par><par>
<line>
sua ve*, é que
</line>
<line>
nos faz man*er ess* *aralelo en*re gera*ões. A construção da beleza *o*p*ral
</line>
</par><par>
<line>
com* objeto qu* gera sentidos
</line>
<line>
perp**ua * ideia *e c*r*o perfeito da apr*se*tador*. *esse
</line>
</par><par>
<line>
*as*, a roupa *os parece pi*tas **nguístico-discur*ivas que têm p*pel ú*ico ** valorizar o*
</line>
<line>
atribut*s *ís*cos da di*a R*i*ha.
</line>
<line>
No qu* tange ao *orpo co*o li*guagem, *stabelecemos um paralelo com o qu*
</line>
<line>
vem*s a seguir, e*plic*ta*o *a Figur* 3:
</line>
<line>
*ig*ra 3 - M*rilyn *onroe Meneghel
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Divulgação da emissora
</line>
<line>
A fotografia a*i*a é uma *eproduç*o de uma cena *lássica *o filme O Pecado Mora
</line>
</par><par>
<line>
ao Lado, pr**agoniz*do por M*rilyn Monr**, *a
</line>
<line>
*écada d* 1950. Na cena, *arily* tem seu
</line>
</par><par>
</page><line>
vestid* levantad* por uma onda de vento q*e, ao ergue* s*u vestido, deixa à mostra s*as
</line>
<line>
pernas l*ndas * longas, bem como parte de s*us tr*jes *nt*mos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 6, art. 8, p. 145-164, no*./dez. 2017 **w4.*sanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cul*o à Beleza e *esgat* d* Imagem de Top Model
</line>
<line>
*61
</line>
</par><par>
<line>
Ao *eproduz*r a ce*a, Xu*a causou furor **s re*es *oci*is e to*nou-s* as*unt*
</line>
</par><par>
<line>
come*tado em programas de t**evisão no mundo todo. E*sa tal*ez te*ha sido
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re**morizaç*o af*t**a mai* explícit* d* t**o o
</line>
<line>
cor*us.
</line>
<line>
En**eta*to, a*ui, não
</line>
<line>
vemos uma
</line>
</par><par>
<line>
r*tomada à i*agem da *r*pria Xu*a co*o modelo, *a* sim uma relo**lização d*s*ur*iva, *
</line>
<line>
que causa um desdobramento i*e*ló*ic* quase *nédito n* men*e do telespectad*r.
</line>
<line>
Para co*preende*mos essa imag*m, rec*rr*mos à ideia de rel*calização de
</line>
<line>
Penn**ook (*010), quando o autor afirma qu* se **ata d* ressignificação de sent*dos **buídos
</line>
</par><par>
<line>
num determ*nado ato linguís*ico. Ao se carac*erizar
</line>
<line>
com* uma pe*sonag** que
</line>
<line>
não co*sta
</line>
</par><par>
<line>
em seu reper*óri*, Xuxa relo*ali** um d**curso semiotizad* para si, *end* que este *esmo
</line>
<line>
d*s*ursivo *** *oi originalme*te propo*to pa*a * aprese**adora. *m outras *alavras, a imagem
</line>
<line>
de diva eterna conferida * Marily* Mon*oe **s*a a ser aferida à Rai*h* dos Baixinhos pela
</line>
</par><par>
<line>
aproximação física, e
</line>
<line>
não propriamente por se trata* de al*o *e*ídico
</line>
<line>
d* *a*reira da
</line>
</par><par>
<line>
*pr*se*t*d*ra.
</line>
</par><par>
<line>
Já feita * discussão e análise dos dados, passemos agora a al*umas co*s*derações no
</line>
<line>
findar dess* artigo.
</line>
<line>
5 CONS*DER**Õ*S FINAIS
</line>
<line>
Es*e ar*igo apresent** algu*a* análises sobre a **p*e*enta*ão da apresentado*a Xuxa
</line>
</par><par>
<line>
*eneghel, a par*ir
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
constru*ões de s*ntidos acr*scidas *ela
</line>
<line>
mani*ulação ideológica da
</line>
</par><par>
<line>
mídia te*evis*va.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados re*e**ram um *ulto à imagem da a*resentadora, * que remete aos tempos
</line>
<line>
de m*del* da referida arti*ta. I*so, *or sua ve*, exige do pesqui*ador um co*he*ime*to
</line>
<line>
ideoló*ic* pe*tinente aos dados que f*ram *rata*os.
</line>
</par><par>
<line>
Do po*t* de vista
</line>
<line>
teórico, esperamo* que este *rt*go po*s*
</line>
<line>
contribuir, de m*neira
</line>
</par><par>
<line>
per*inente, com as p*squi*as que versam sobre a *onstrução ide*lógica e dis*ursiva *a ACD.
</line>
</par><par>
<line>
Em síntese, o *eferid* arti*o se prop*s a *onvi*ar o leitor at***o a um resgat*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
mem*ria afe*iva
</line>
<line>
histor*camente marcada, o qu*
</line>
<line>
leva *ilha**s de pesso*s a te*em seu
</line>
</par><par>
</page><line>
comportamento in*lue*ciado e al*e*ado a p*rti* d*ss*.
</line>
<line>
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Con*ribu*çã* dos A*tore*
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B. G. Pereira
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*) concepç** e plan*jamento.
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X
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<line>
2) a*álise * i*terpretação dos dad*s.
</line>
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X
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<line>
*) elabor*ção do *ascunho ou na *e*isão crítica do c**te*d*.
</line>
<line>
X
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4) part*ci*a*ão na apr*vação da versão final *o manuscrito.
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X
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)