<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 2, art. 5, *. 90-109, mar./abr. 2018
</line>
<line>
ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2018.15.2.5
</line>
</par><par>
<line>
Análise da Realização da Macr* Fase de *ré-Desenvolvimento do PDP: o caso *e *ma Indúst*ia
</line>
<line>
*o Seto* *e Alimentos do **asil
</line>
<line>
Analys*s of the Real*zati*n *f the Macr* Phase of Pre-D**elop*ent of the *DP: c*se stu*y *n an
</line>
<line>
Ind*stry of the Food Sect*r o* Brazil
</line>
<line>
Marcela ***lina Bata*hin Costa
</line>
<line>
Douto*a em Engen*aria de Prod*ção pela Univers*da*e Federal de São *arlos
</line>
<line>
Pro*es*ora do In**ituto F*de*al de Educaç*o, **ência e T*cnologia
</line>
<line>
E-mail: m*r*ela.batag*in@ifsp.edu.b*
</line>
<line>
José Carlos de Tol*do
</line>
<line>
D*utor em Engen*ari* de *rodu*ão pela Un*ve*s*dade de Sã* Pau*o
</line>
<line>
Professor na *niversidade Federal de São Car*os
</line>
<line>
E-mail: toledo@*e*.u*s*ar.*r
</line>
<line>
Fra*co d* *ilveira
</line>
<line>
Mestrad* e* Enge*haria de Pr*dução pe** U*iversidade Federal de S*nta Ma*i*
</line>
<line>
Graduado ** E*gen*aria Mec*nica pela U**versida*e Regio*al Integr*da do *lto Urugu*i e das Mi*sões
</line>
<line>
E-*ail: franc*.*a.silveir*@hotmail.com
</line>
<line>
Fi*ipe *o*inar Machado
</line>
<line>
Doutor*d* em Enge*haria A**ícola *ela Universidade Fed*ral de **nta Maria
</line>
<line>
Mestrado em Eng*nharia d* Produção pela Universid*de Fed*r*l de Santa *aria
</line>
<line>
Prof*sso* n* Uni*ersidade Reg*onal Integrada do Alt* Uruguai e *as M*s*ões
</line>
<line>
E-m*il: fmacmec@gmail.com
</line>
<line>
*anis Elisa *up**nthal
</line>
<line>
D*utora *m Enge*h*ria d* Produção pela Uni*ers*dade Federal de *anta Catarina
</line>
<line>
Pr*f**so*a na Unive*sidade de Sa*ta M*ria
</line>
<line>
E-mail: pr*fjanis@gma*l.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*ndereço:
</line>
<line>
J**é Carlos de Toledo
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
R*d**ia *ashingt** Luí*, Ba*r** Monjolin*o, CEP:
</line>
</par><par>
<line>
7*750000, S*o Carlos/SP, B*a*il.
</line>
<line>
Arti*o recebido em 10/12/2017. Úl*i*a *ersão
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço:
</line>
<line>
Franco da Sil*e**a
</line>
<line>
*e**bida em 25/01/2*18. Aprovado em 26/0*/20*8.
</line>
</par><par>
<line>
Ave*ida Rora*ma, Bairro *amobi, C*P: 97105900, Santa
</line>
</par><par>
<line>
Maria/RS, Brasil.
</line>
<line>
Avali**o pelo sistema T*iple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço:
</line>
<line>
Fi*ipe Molin*r *a*hado
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e Blind R*v*ew
</line>
</par><par>
<line>
Avenida Roraima, B*irro Ca*o*i, CEP: 97105900, Santa
</line>
<line>
(aval*açã* cega por do*s a*aliadores *a área).
</line>
</par><par>
<line>
Mari*/RS, Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
*nd**eço:
</line>
<line>
*a*i* *lisa Ru*pen*h**
</line>
<line>
Rev*são: *r*mati*al, No*mativa e de *o**atação
</line>
</par><par>
</page><line>
*venid* Roraim*, *a*rro Camobi, *EP: 97105900, Santa
</line>
<line>
Maria/R*, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise da Realização da Ma*ro Fase de Pré-Desenvolvime*to do PDP
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
<line>
O Front End repr*senta * fase inicial do Proce*so de Dese*vol*iment* d* Prod*tos (PDP).
</line>
<line>
Nesta fase, deci**es i*portantes *ão tomadas e d*terminadas pelos gestores das empres** e,
</line>
<line>
se equivocadas, p*dem suscitar proble*as no d*sempenho do produ*o proposto pelas
</line>
<line>
empresas qua*do lanç*do n* mercado consumidor. No *rasil, a* fases inic*ais do
</line>
<line>
dese*volv*ment* de pro*utos para o setor de ali*entos são pouco dif*nd*das, já que são
</line>
<line>
*stratégicas para os *abricantes. *ssim, o objetiv* deste artigo c*nsiste em identifi**r os
</line>
<line>
modelos d* pré-desenvol*imento de produtos li*t*dos pe*a *iteratura e analisar * modelo qu* é
</line>
</par><par>
<line>
utilizado em uma
</line>
<line>
*as p*i**ipais indústri*s do se*or alimen*ício br*sileiro. Em termos
</line>
</par><par>
<line>
meto*ol*g*cos, *plicou-se *ma Revisão Bibli*gr*fica *istemática (*BS) * estu*o de caso.
</line>
</par><par>
<line>
*om* resultados,
</line>
<line>
o es**do indic* *ue há escassa l*t*ratura
</line>
<line>
cie*tíf*ca **bre as técnicas
</line>
</par><par>
<line>
u*i*izadas no Front End de nov*s produtos. A*ém disso, pode-*e verifi*ar que a fas* in*cia* do
</line>
</par><par>
<line>
PDP * necessária n* desen*olvimento de produ*o ali*en*íci*. Se bem
</line>
<line>
execu*ada, for*ece
</line>
</par><par>
<line>
i*f*rmações que *m *on*u*to ga*antem o su*esso do pr*jeto da *mpresa.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avras-chave: PDP. Pré-Des*nvolvimen*o. Setor d* Alimentos.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Th* *ront End rep*esents a* early phase of the Product Developm*nt Process (*DP). At t**s
</line>
<line>
s*age, they are ta*en and d***rmine* by manag*rs of the companie*, if mi*t*ken, can *a*se
</line>
<line>
*rob*ems w*t*out the performance of the produ*t proposed by t** companies when l*unched
</line>
</par><par>
<line>
in th* con*umer m**k*t. In Brazil, *he initia* stages of the de*el*pment of products for
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
f*od s*ctor ar* less widesp*ead, since t**y are st*ategic f*r manu*acturers. Thus, the objective
</line>
<line>
of *his ar**cle is to ide*tify t*e ***-d*v*lopm*n* model* of products *ist*d i* *he literat*re and
</line>
<line>
to analyze the model that *s u*ed *n one of the main industries o* the Brazili*n food sector. In
</line>
<line>
metho*o*og*cal *erms, a Syst*ma*ic B*b**ographic Revi*w (*BS) and case study wer*
</line>
</par><par>
<line>
applied. As a result, t*e s*u*y indic*tes *hat there ** sc*n* scientifi* l*terature on
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
te*hni**** *s not Fr*nt End of new
</line>
<line>
products. I* addition, one can verify the initial ph**e of
</line>
</par><par>
<line>
the PDP **
</line>
<line>
n*cessar*, there is *o d*vel*p**nt of f*o* produc*. *f well exec*ted, submit
</line>
</par><par>
<line>
informati*n together ** en*u*e th* success of the com*any's proj*ct.
</line>
<line>
Ke* words: PDP. Pr*-*evelopment. *ood Sector.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na P*, v. 1*, n. *, ar*. 5, p. 90-109, mar./abr. **1*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. B. Co*ta, J. *. Toledo, *. Silv**r*, F. M. Machado, *. *. Ruppe**hal
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A *estão d* Fr*nt End é co*siderada compl*xa para a li*eratura da á*e* e, t*mbé*,
</line>
<line>
para as e*pres*s. A complexid**e **tá rela*ionada com a inten*idade * vol*me de inter*ções
</line>
</par><par>
<line>
c*m *s d**ais a*ividades da empresa e, *rin*ipalmente, pel* d*ver*idad* *e
</line>
<line>
informaç*es
</line>
</par><par>
<line>
eco**mica* * tecnoló*i*as *u* são manipuladas dur*nte todo o proces** (C*AUSI*G, 1*94;
</line>
<line>
P*AS*D, 1996; FRISH*MM*R e* al., 201*; COS**, *OLEDO; 20*3). Além diss*, com *
</line>
</par><par>
<line>
crescimento da concorrência resultante da gl*bali*ação e pela busca de novos pro*utos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
satisfaçam o* consumidores, as fase* inicias *o PDP exigem uma ma*or **enção e* r*zão de
</line>
<line>
*eus fat*res dinâ*ic*s (*A*FIO; L*CERDA, 20*6).
</line>
<line>
Co*s*dera*do as incertezas *ercadológica* e tec**lógi**s, *sta **mplexi*a*e torna-*e
</line>
</par><par>
<line>
maior nas fases *ni*iai* do *DP, as *ua*s são normalmente denominadas
</line>
<line>
d* Mac** F*se de
</line>
</par><par>
<line>
Pré-desenv*l*imento ou, **tão, Front End, ter*os adotados *esta pesquisa, (S**TH;
</line>
<line>
REIN*ST*R*, 1991; *OOPER, 1*88; *R*NTANI; R*ID, 2012). Conforme o* autore*
</line>
<line>
*osta e T**edo (2*13), a fase de *r*-desenvo*vimento do *DP é const*tu*do por trê* fases: I)
</line>
</par><par>
<line>
f*se de *r*-d*senvolv*mento; II) fa*e de
</line>
<line>
d*senvolvimento; e III) fase de pó*-
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*en*o.
</line>
</par><par>
<line>
Em*ora *lgumas pe*quisa* rela*ionadas
</line>
<line>
ao tema do Front End tenham *i*o mais
</line>
</par><par>
<line>
freque*tes nos últimos a*os (COS**; TOLE*O, 2013; MANFIO;
</line>
<line>
LA*ERD*, 2016),
</line>
</par><par>
<line>
A**mow (1968) já se preo*upa*a com as **ividades in*ciais do PD*, visando à obte*ç*o de
</line>
</par><par>
<line>
melhore* pro*e**s com car*cterísticas sist*matizadas. *ara K*en *t al. (*001), a base par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de**nvo*vimento de prod*to bem-s*cedi*o deve *e* *undamentada no Front End, pois
</line>
<line>
envolve dife*entes ati*idades c*mo: a i*entifica*ã* e se*eção de op*rtunid*de*, a ger**ão d*
</line>
<line>
ideias e con*eito*, e a **aliaç*o *e conceit*s d*s produtos. No entanto, na fase do Front End
</line>
<line>
há mo**n*o de incer*e*as e, s* decisões equivoca*as forem defi*idas, *o*em r**u*tar em
</line>
<line>
falhas no **se*penho do p**d*to (*R*WFORD; BE*EDE*T*, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
O est*gio mais *ifíci* do PDP o Front End; poré*, ao mesmo é
</line>
<line>
temp*, possibi*ita
</line>
</par><par>
<line>
grandes o*ortunida*es de mel*oria pa** o desempenho do *roj*to e produt*, já que a correta
</line>
</par><par>
<line>
i*entificaçã* de ide**s para novos produtos, a clara definição do conceito do p**duto *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pl*nej*mento adequado do
</line>
<line>
projeto do *ovo pr*duto influenciam positivamente na *xec*çã*
</line>
</par><par>
<line>
dos *stá*ios subs*quentes do PDP (HE**TATT ** *l., 2004; R*ID; BRENTANI, 2**4).
</line>
<line>
P*r ser compos*o por divers*s atividades, o F*ont End permite * utilizaçã* de té*nicas
</line>
<line>
ou ferra*entas que *ode* ser úteis na *eração, em m*lhorias e na cri*ção de co*cei*os que
</line>
</par><par>
<line>
vão
</line>
<line>
ao encontr* das
</line>
<line>
nec*ss**ad*s do
</line>
<line>
con*um*dor (COSTA; TOL*DO, 2*13). Para o setor
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina, v. 15, n. 2, art. 5, *. 90-*09, mar./abr. 2018
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ná*ise da Realiza*ão *a Macro Fase de Pré-Desenvolvime*to do P*P
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
*l*ment**io, exi*t* um* lacuna de in**rmações pertinentes *o P*P (MANFIO; LACERDA,
</line>
<line>
2016). *o*forme Leming e Koppel**n (*0*5), o sucess* *o seto* de alimentos e *ut*as áreas
</line>
<line>
*imilares e*tá re*acionado com a definição correta do escopo do projeto n*s f*ses i*iciai* d*
</line>
</par><par>
<line>
PDP. Ness* co*texto, o
</line>
<line>
objetivo d*
</line>
<line>
artigo **nsiste em identi*i*ar os m*delos de pré-
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvim*nto de
</line>
<line>
*rodutos *istados pela lite*atu*a *na*isar o model* q*e é utili*ado em e
</line>
</par><par>
<line>
uma das princi*ais indústrias do setor *e a*ime*to* no Brasil.
</line>
<line>
I*icialmen*e o tr*balho apresenta um re*gat* teórico sobre o Fro*t E*d e seus
</line>
<line>
pr*nc*pais aspectos. Posteriorm*nte, é a*resentada a abordagem metodológi*a que foi
</line>
<line>
utili*a*a n* parte empírica d* es*udo. Na seq*ên*ia, apresentam-*e os r**u**ados encontrados
</line>
</par><par>
<line>
e, por fim, a* conclusões do t*abalho. As proposições e reflex*es
</line>
<line>
*evantad*s no estudo
</line>
</par><par>
<line>
também contribuem co*o subsí*ios *ara fut**as p*squisas *c*dêmica* so*re a *emática da
</line>
<line>
*esquis*, a* qu*is p*derão dar contin*idade ao presen*e estudo inicial.
</line>
<line>
2 REFEREN*I*L TE*RICO
</line>
<line>
2.1 *roc*sso d* Desenvo*vimento *e *rodutos
</line>
<line>
O desenvolvimento de pr*du*o* é um *rocesso respon*ável pela rea*iz*ç*o d* div*rsa*
</line>
<line>
*ti*idades, de*de a *eração do conceito *té a descontinuidade do **oduto (JUG*ND; SILVA,
</line>
<line>
2005). A*ém d***o é estra*ég*co para as empresas. *utros c*ntextos ex*mpl*fic*m o *DP
</line>
<line>
como *m con*unto de atividade* que são realizadas e* uma seq*ência *ógica com o objetivo
</line>
</par><par>
<line>
d* produzir um bem ou serviço qu* tenha
</line>
<line>
val*r para um grupo esp*cífico de cli*nte*
</line>
</par><par>
<line>
(SIL*EIR; *ACHADO; RUP**NTHAL, 2017).
</line>
<line>
De m*do geral, desenvolver pr*dutos cons**te e* um conju*to de ativi*ad*s, por me*o
</line>
<line>
das qu*is busca-se, a partir d*s necessidades *o merc*d* * da* pos*ibil**ades e restriçõe*
</line>
</par><par>
<line>
tec**lógicas, e
</line>
<line>
considerando as estratégi*s competitivas de p*oduto da e
</line>
<line>
em*resa,
</line>
<line>
chega*
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
especific*ç*es de
</line>
<line>
proj*to de
</line>
<line>
** produ*o
</line>
<line>
* de seu *rocesso de
</line>
<line>
produção, par* q*e *
</line>
</par><par>
<line>
***ufat*ra seja capaz
</line>
<line>
de pro*uzi-lo (R*ZE*FELD et
</line>
<line>
al., 2006; ROMA*O, 201*). O
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimento de produ*os *ambém en*ol** as a*ividades de acompanham*nto d* p*oduto
</line>
<line>
após o seu lança*ento. C*mo, po* exemplo, o pl*n*ja**nto e *esc*ntinuidade do produto no
</line>
</par><par>
<line>
mercado e as l*ções *prendidas
</line>
<line>
ao *ongo
</line>
<line>
d* ciclo
</line>
<line>
de vi da
</line>
<line>
d* *ro*uto (ROZENFELD *t al.,
</line>
</par><par>
</page><line>
2006; SILVEI*A; MACHADO; RUPPENTHAL, 2017).
</line>
<line>
O *DP é c**siderado um processo de negó*i* cad* vez ma*s crítico para os mercad*s,
</line>
<line>
aumento *a diversidade e var**dade de pro*utos e suas respectivas reduções no c*clo de vida
</line>
<line>
no mercado. Novo* produtos são demandado* e desenvolvidos para a*ender * segmentos
</line>
<line>
Re*. F*A, ***esi*a PI, *. 15, n. 2, art. *, p. 90-109, mar./abr. 2018 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. B. *os*a, J. C. Toledo, F. Silveira, F. *. Ma*hado, J. E. Ruppenthal
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
especí**cos de m****d*, incor*o*ar t*cnologias di**rsas, inte*rar-se a *utros p*od*tos e usos e
</line>
</par><par>
<line>
ade*uar-se a novos padrões e r*striç*es *egais. Ou seja, é po* meio des*e
</line>
<line>
*roces*o que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa p*de criar novos produtos mais competi*ivos * em me*os tem*o pa*a atender
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
c*nstante *vo*ução do mercado, da te*nologia e dos requisitos *o am**ente instit*cio*al,
</line>
<line>
da*do *r*o*ida*e * saúde, ao meio *mbiente e à se**rança (*OOP**, 1988; ROZENF*LD et
</line>
<line>
al., 20*6).
</line>
<line>
Os clientes es*ão cada *ez mai* exigentes, informados e com *a**res possi*ilida*es
</line>
<line>
de esc*lhas, * a* empresas competidoras glob*is, *** frequência, lançam n*vos produtos, os
</line>
<line>
quai* b*scam ate*der, con*inuad*m**te, *s mudanç*s nas ne*essidades do* clie***s, de for*a
</line>
</par><par>
<line>
melhor e com maior
</line>
<line>
*úmero de *uncionalidade*, torna*d*-*s mais atrativos * crian*o *o
</line>
</par><par>
<line>
cliente o dese*o de sub*tituir o p*oduto (modelo) ante*ior (ROZENFELD et al.,
</line>
<line>
2006). Por
</line>
</par><par>
<line>
*sso, o PDP situa-se na interfa*e entre a empres* e o merc*do. Nota-*e, as*im, sua importâ*cia
</line>
<line>
e*t*atégica, *ue busca: identificar *s *ecessi*ades *o m*rcado e dos clien*es em todas as fases
</line>
<line>
*o cicl* de vida d* pr*duto; identificar as po*sibilid*des t*c*ológica*; desen*olv*r um
</line>
<line>
produto que atenda *s *xp*ctativas *o mer*ado, em *ermos da qualidade total *o p*oduto;
</line>
<line>
desen*o*ver o *roduto *o t*mpo *dequado, ou seja, mai* rápido que os conc*rrentes e a um
</line>
<line>
c*sto competitivo (*OZENFELD et al., *0*6; BACK et al., 2008; *OMANO, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
2 .*
</line>
<line>
Con*eituação d* Pré-d**envolvimento em diferen*es Modelos *e Refe**ncia
</line>
<line>
*onforme Rozen*eld et al. (2006), o *DP pode ser dividido em três macro*ases: pré-
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvim**to. A* *ongo da
</line>
<line>
execução de tai*
</line>
</par><par>
<line>
at**idad*s, existe um fluxo
</line>
<line>
dinâmico complexo de informações estratégicas, re*ui*i*os e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tendências do *e*cado, além *e al*ernativas tecnológicas e alocaç*o de recursos. Além disso,
</line>
<line>
a fase *nicia* é *e*ponsável p*lo *econhecimento de o*ortunidade*, *o alinha*e*to estraté*ico
</line>
</par><par>
<line>
d* *ovo produto com as es*r*tégias
</line>
<line>
competitivas da e*pre*a e às avaliações prelimin*res
</line>
</par><par>
<line>
s*bre o me*cado a t*cnologia a ser adotada e
</line>
<line>
no novo produto (BRENTANI;
</line>
<line>
REID, 2012;
</line>
</par><par>
<line>
COSTA; TOLE*O, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
O termo pré-de*envolv*me*to pod* s** co*pre*ndido como "The Fuzzy Front End"
</line>
<line>
ou "F*ont E*d" (SMITH; REI*EST*RN, *9*1). Algumas publicações apres*nta* m*de*os
</line>
<line>
de **fe*ência das ati*idad** com dua* particu*ar*dades *o termo Front End. A prim*i**, parte
</line>
<line>
de um model* mai* amplo do PD* (do Front End - FE ao pós-dese*vo*vi*ento), enquanto
</line>
</par><par>
<line>
que a seg*nda
</line>
<line>
abord* apenas do F*. Desse modo, optou-se por modelos *ue re*resen*am
</line>
</par><par>
<line>
a*enas o Front E**, pois
</line>
<line>
det*lha* as atividades *o estágio e apre*entam também
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
</page><line>
conju*to de prá**cas, ferra*entas e técnicas pos*ívei* pa*a *pera*io*alizar tais ativi*ades.
</line>
<line>
Re*. *SA, Te*esina, v. **, n. 2, art. 5, p. 90-109, m*r./a*r. 20*8 w*w4.fs*net.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*áli*e da Realizaçã* da M*cro Fase de Pré-*es*nvolvimento do *DP
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
Assi*, foram analis*d*s os modelos de: *ooper (1988), Murphy e *umar (1*97), Khurana e
</line>
<line>
Ros*nthal (1998), Koen et al. (**01), Flyn* et al. (**03), Boeddri*h (200*), Rei* e De
</line>
<line>
Br*ntani (2004; *012), *hit*ey (2007), Brem e Voigt (2*0*) e Ku*kki* *t al. (2*11). *odo*
</line>
<line>
os modelos *ão d*vidid** em eta*as ou estági*s e car*cter*z**-se por dar ênfase ** *orma* de
</line>
<line>
melhor** a condução *o Front End.
</line>
<line>
É possív*l obse*va* s*melhan*a* *m alguns p*ntos dos m*delos pres*ritos pelos
</line>
<line>
autores citados, * em alg*ns modelo* *ota-se *ue *ão evoluções dos an*erio*es. Po* exemplo,
</line>
<line>
o mod*lo *e Whitney (2007) é fo*temente influenc**do pelos trabalhos *e Koen et *l. (2001),
</line>
<line>
*rincipal*ente no que tang* à consideração **s "fatores de in*luên*i*" *o de*e*p**ho d*
</line>
</par><par>
<line>
Fro** *nd,
</line>
<line>
sobre os
</line>
<line>
quais *s empresas
</line>
<line>
não possuem t**al controle. O mo*elo de Whitne* é
</line>
</par><par>
<line>
compost* por trê* interfaces *rincipais, que se assemel*am às três dim**sões do modelo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Koen e* al. (2001). O modelo de Brem e V*igt (**09) asse*elha-se em contribui*ão teórica
</line>
<line>
com o de Coope* (1988) e Koen et al. (*001). *orém, po* ser mais recent* q** os demais
</line>
<line>
mo*elos, o modelo de Brem e *oigt (2009) acrescenta aspectos não abordados no t*a*alho de
</line>
<line>
referên*ia, como o estu** d* di*âmic* *e mercado e tecnologi*.
</line>
<line>
Os *odelos de Murphy e Kumar (19*7) e Kh*rana e Rosen*hal (199*) s*o claramente
</line>
</par><par>
<line>
baseados no mode*o
</line>
<line>
d* Cooper (1988), a*se*e*hando-se, i*clusive,
</line>
<line>
às at**idade* * f*uxo de
</line>
</par><par>
<line>
inform*ções. Os modelos de Cooper (*9*8), Mu*phy e K**ar (1997) e Boeddrich (2004) dão
</line>
<line>
a id*ia d* linea*idad*, ou sej*, *s *tividades do Front End acontecem em se*u*ncia de te*po
</line>
</par><par>
<line>
def*n*da,
</line>
<line>
não fi*a*do explíc*to os efeito*
</line>
<line>
de feedba*k ou retro*limentação que ocorr*m no
</line>
</par><par>
<line>
****esso. Já o* modelos de Kh*ran* et
</line>
<line>
*l. (1998), Koen et al. (2001), F*ynn et **.
</line>
<line>
(2003),
</line>
</par><par>
<line>
Whitney (2007), Reid e De Br*ntani (2004), Brem e Voigt (20**) e Kurkk*o et al.
</line>
<line>
(2**1),
</line>
</par><par>
<line>
*u*erem a existê*cia
</line>
<line>
de in*eraçã* e*tr* a*
</line>
<line>
ativida**s desenvolvida* e e*tre os ag*ntes
</line>
</par><par>
<line>
envolvidos no Front End. *o Qu*dro 1 e*t*o o* principais mode*o* que contem*lam o Front
</line>
<line>
En* * suas pa*ticular***des.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e**na P*, *. 15, n. *, art. 5, p. 90-109, mar./a*r. 2*18
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. B. Costa, J. C. Toledo, F. Silve**a, F. M. Mac*a*o, J. E. *up*enthal
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - Comparaçã* entre os modelos de Front End.
</line>
</par><par>
<line>
Aut*r
</line>
<line>
*nfase
</line>
<line>
N ú m *r o d e Estág*os
</line>
<line>
Objetivos
</line>
</par><par>
<line>
C*oper 1998
</line>
<line>
Be** de Consumo
</line>
<line>
4
</line>
<line>
Pro*or modelo que aux*li* na me*hor gestão das atividades ini*i*is do PDP, objetivando reduzir fracass*s no de*envolvimento *e **odutos.
</line>
</par><par>
<line>
M u rp h y * Ku*ar 199*
</line>
<line>
*e*s de Capit*l
</line>
<line>
3
</line>
<line>
Reuni* e fornecer *ara as e**res*s *nformações ú*eis *ob*e as etapas e ativid**es realizadas ant*s do desenvolvim*nto d e p ro d u t * .
</line>
</par><par>
<line>
Khuran* e R*sental 1998
</line>
<line>
*ens d* Consumo e de Capi*al
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Listar atividades, problema* e fator*s de sucesso no pré- desenvolvimento.
</line>
</par><par>
<line>
Koen et al. *00*
</line>
<line>
Be*s de Consumo e de Capital
</line>
<line>
5
</line>
<line>
Consolidar as mel*ores práti*as e est**elecer uma linguagem comu* pa*a as atividade* d* pré-d*se*volvimen*o.
</line>
</par><par>
<line>
Flynn *t al. 2003
</line>
<line>
Bens *e *onsumo e d* *apit*l
</line>
<line>
4
</line>
<line>
P ro p o r m*delo para m*l*oria d* cap*cidade de "gestão *e ideias" pa*a novos prod*tos, *om auxílio de ferramenta computacional.
</line>
</par><par>
<line>
*oed*rich 2004
</line>
<line>
Bens de Consumo
</line>
<line>
4
</line>
<line>
Propor sistemati*ação de p a *t * d o pré-de*e*volvime*to e listar re*uisitos ne**ssários *a*a um e*iciente flux* de ideias no p*é-desenv*lvimento.
</line>
</par><par>
<line>
Whitney 2007
</line>
<line>
Tecn*logia
</line>
<line>
5
</line>
<line>
Estabelec*r at*vi*ades para o pré-desen*olvime*to * li*ta *erramentas para operaciona*i*ar *stas ati*idades.
</line>
</par><par>
<line>
Reid e De Brenta*i 20*4-20*2
</line>
<line>
*ens de Consum* e d* Capital
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Propor **delo par* g*stão do pré-d*senvolvimento de pro**tos radicai*, baseando-se no *luxo d* inf*rmações e tomada de decisã*.
</line>
</par><par>
<line>
B*em e Vo*gt 2*09
</line>
<line>
Software e T*cno*ogia da Infor*ação
</line>
<line>
3
</line>
<line>
**del* d* **é-des*nvo*v*ment* com banco p a ra arm*zenam*nto de ideias.
</line>
</par><par>
<line>
Kukkio 2011
</line>
<line>
Bens de Capital
</line>
<line>
4
</line>
<line>
Pr*por m*de*o para desenvol*imento *e proce*sos.
</line>
</par><par>
<line>
*on*e: Autores.
</line>
</par><par>
<line>
Em razão da *omple*idade do Front End, os modelos descritos *nteriormente
</line>
</par><par>
<line>
sugerem, de algum* form*, *eios para tornar mais eficient* eficaz sua gestão, seja pelo e
</line>
</par><par>
<line>
estabelecimento
</line>
<line>
de at*vidades, siste*atiza*ão, d*senv**vi*ent* *e nomenc*atura com*m,
</line>
</par><par>
<line>
estabelecimento de ferramentas, reunião de informaçõe* gerenciais p**a a fa*e, ou pela
</line>
<line>
lista*em de melhores práticas. Porém, des*aca-se **e todos os m*delo* apres**tam a*guma
</line>
<line>
limitação com *elação a sua a*licabilidade, ou seja, alguns a***res passam a **eia de que os
</line>
<line>
modelos são ge*é*icos e *plicáve*s a *ualquer tipo de empresa. *penas os trabalhos de Brem
</line>
</par><par>
<line>
e Voigt (*009) Kurkk*o et a*. (*011) mencionam a *mpossibilidade de generalizaç*o da e
</line>
</par><par>
<line>
aplic*ção do modelo, pois s*o estudos de
</line>
<line>
emp*es** específicas (t*cnologia e metalurgi*)
</line>
</par><par>
<line>
respe*tiva*ente.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, art. *, p. *0-109, mar./abr. 2018
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
trabalho **i a R*v*são Biblio*ráf*ca Sistemát*ca (RBS). O método da RBS u*ili*a como fonte
</line>
<line>
d* dados * l*teratura existente s*bre *eterminado tema, seleciona e a*alia *on*ribuiçõ*s,
</line>
<line>
analisa e s*ntetiza dados. *es*rev* as evidênc*as *e *orma *ue permite conclusões clara*
</line>
</par><par>
<line>
so*re o
</line>
<line>
*ue j á * e
</line>
<line>
*onhece * sobre o que n*o se conhe*e sobre o *s*unto em que**ão
</line>
</par><par>
<line>
(DENYER; TRAN*IELD, 2009). Para Conf*rto et al. (20*1), a R** é o processo de coletar,
</line>
<line>
co*hecer, co**reender, a*a*is*r, sinte*i*ar e *valiar um conju*to de artigos científicos com o
</line>
<line>
propós*to d* criar um embasamento t***ico-*ient*fico (estado da a*t*) so*re um determinado
</line>
<line>
tópico ou assunto pesquisa*o.
</line>
<line>
*nicialmente, foram selecio*ados 832 tra*alho* apó* a aplicação da RBS. Os estu*os
</line>
<line>
cit*vam o* seguint*s term*s utilizad*s pa** busc*: Fuzzy F*o*t E*d, *ront-E*d, Pre
</line>
<line>
*evel*pment ou Pré-Desenvolv**ento, M*d*ls, Tools, Prac*ices, Tec*niques, e seu*
</line>
<line>
correspon*entes em português. A parti* da filt*age* secundá*ia, que *ti*iza crité*ios como a
</line>
<line>
leitu*a de títulos, dos resum*s e de *alavra* chaves e do text* integral, restaram apena* 129
</line>
<line>
tra**lhos *ue t*atavam especifc**ente do Front End e de modelos, té*nicas * f*rramentas
</line>
</par><par>
<line>
adotados par* *ua
</line>
<line>
condução. P*r fim, foi necessário realizar uma terceira *iltragem c**
</line>
</par><par>
<line>
ênfase para a i*tr**ução e a conclusã* dos estudos. As*i*, fo*am **cl*ídos *ais *1
</line>
<line>
tr*balhos, *omo m**erial par* p*sq*isa 68 trabalh*s, d*ntr* os quais, 10 se*ecionados por ter
</line>
<line>
maior a*rangência d* detal*es sobre a ex*c*ção da f*se inicial do PDP.
</line>
<line>
A *i*ura 1 demonstra os re*u*tados d* aplicaçã* do método *a RBS ** est*do.
</line>
<line>
*igu*a * - *esultados dos fil*ros da RBS.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Au*ores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina *I, v. 15, n. 2, art. *, *. 90-109, mar./abr. 2018
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. B. Cos*a, J. C. Toledo, F. Silvei*a, *. M. Machado, J. E. R**penthal
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
*á o *étodo do estu*o de *a*o pr**orcio*a a investigação inicial, explor*tória, na qual
</line>
</par><par>
<line>
*s vari*v*i* ainda
</line>
<line>
não são de*erm**ad*s e o fenômeno não é
</line>
<line>
completament* conhecido.
</line>
<line>
De
</line>
</par><par>
<line>
aco*do com Yin (2001), e**re os m*todos mais a*ro*riados em enge*hari* para co*duzir uma
</line>
</par><par>
<line>
pesqui*a
</line>
<line>
q*alitativa exp*orat**ia e*tá o estu*o e
</line>
<line>
de caso. *
</line>
<line>
tamb**
</line>
<line>
pre*erível na análi*e de
</line>
</par><par>
<line>
eventos co**emporâneo*, quando os comportamentos rel*vante* nã* pode* ser manipu*ado*.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo o au*or, fenômeno *ode ser estudado e* seu ambi*nte na*ur** e significante. o
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
p**quis*, trata-se do amb**nte
</line>
<line>
empresar*al. Nesse contexto, a pe*quisa *e campo t*ve
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
intençã* de identi*icar quai* são as ativi*ades * fe*rame*tas uti*iza**s du*a*te * Front End *a
</line>
<line>
em*resa selecio*ada para o estudo.
</line>
<line>
Para o estudo de caso, doi* crit*rios foram estabelecidos par* a es***ha da empresa,
</line>
<line>
*endo: a) a empresa deveria possuir um PDP estruturado e que con*emplasse o F*ont E*d; e
</line>
</par><par>
<line>
b) a *m*re*a deveria
</line>
<line>
dese*volver e la*çar
</line>
<line>
co**inuam*nte no*os pr*dutos. Após a definição
</line>
</par><par>
<line>
dos *rité*ios nece**ários, deu-se início às *enta*ivas de con*at* com a empresa. A contin*idade
</line>
</par><par>
<line>
do proc*sso *oi co*plexa, pois o desen*o*vimento
</line>
<line>
de novos prod*tos é *stratégico
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
empresa e ex**te pouca abertura para rea**zaç*o
</line>
<line>
de pesqui*as. D*staca-se *ue a empres*
</line>
</par><par>
<line>
contemplava o* c*itério* es*abelecidos e c*nco*do* e* pa*ticipar da *esquisa.
</line>
<line>
A *ol*ta d* dados *oi *e*lizada com base em um questionário ap*ic**o na *m*resa e os
</line>
</par><par>
<line>
resulta*os obtido* nesta p*squisa sofreram um processo de análise. Com a *inalidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mante* o sigilo da empres*, a mesma não *o* ide*t*ficada no prese**e es*ud*. As p*rguntas do
</line>
<line>
qu*sti*nário r**aciona**m-*e com os procedimentos adotados no Front End. Para ana**sar as
</line>
</par><par>
<line>
info*maçõ*s foi ne*essário reali*ar
</line>
<line>
as segu*nt*s et**as:
</line>
<line>
codif*cação
</line>
<line>
da* *espostas, tabulação
</line>
</par><par>
<line>
de dados * interpretação da* particularidades. F*z-se *s* da tabul*ção do Microsoft Office®
</line>
<line>
Excel* *0*6.
</line>
<line>
4 RES*LTAD** E DISCUSS*ES
</line>
<line>
4.1 *aracterização ** *mp*esa est*da*a
</line>
</par><par>
<line>
A emp*esa estudada é *ma
</line>
<line>
da* *rincipa*s indústrias d* ali**nto* d* Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
Atualmente é a maior produtora *o se*me*to *e doces (**i**a*as) e segunda marc*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
segmento de mo*h** *t*m*tados e* Stand - U*s. É uma empresa naci*nal de grande *or*e, do
</line>
<line>
setor de bens de consumo, com a*roximadamente 1.800 *olaboradores. O *a*ur*mento anual
</line>
</par><par>
<line>
d* empresa nos últim*s
</line>
<line>
anos foi, de *proxi*adamente, **0 milhões
</line>
<line>
de re*i*/ano. S*us
</line>
</par><par>
<line>
p*odutos são **n*idos tanto p*ra o mercad* int*r*o, q*anto
</line>
<line>
para * *ercado *xterno,
</line>
</par><par>
</page><line>
e*po*tando para 57 *aíses. No* últ*mos * anos, a em*resa desenvolveu aproxi*adamente 2*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 15, n. 2, ar*. 5, p. 90-109, mar./ab*. 2018 w*w4.fsa*et.*om.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análi** da Reali*ação da Macr* Fase de Pré-Desenvolvim*nt* do PDP
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
*ovos i*ens/an*. Os p*ojetos de*env*lvidos for*m: ex*ensõ*s *e li*h*, *ep*sici*n**ent*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produt**
</line>
<line>
ex*stentes, reformulaç*o
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
produt**
</line>
<line>
exist*ntes,
</line>
<line>
n**a embalagem para pro*utos
</line>
</par><par>
<line>
exist*ntes.
</line>
</par><par>
<line>
O temp* médio para o des*nvo**imento de
</line>
<line>
um novo produto varia de 3 m*se* * um
</line>
</par><par>
<line>
ano e meio (18 m*ses). Pr*jetos co*prados de te*ceiros levam entre 90 a 18* *i*s para ser*m
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*os e comercial*zados. *ão adquiridos prati*amente
</line>
<line>
*r*nto*, mas precisam
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
avaliaç*o e a*rova*ão da Agê*cia N*cio*al de *igilância Sanit*ria (ANVISA), Min*stér*o da
</line>
</par><par>
<line>
Saúde e Mi*i*tér*o
</line>
<line>
da Agricult*ra. *ssim, o processo *recis* *e, **roximadamente, 90 d*as
</line>
</par><par>
<line>
para ser conclu*do. Pa*a alg*ns novos produtos é pre*iso d*senvolver maquinário*. Nesses
</line>
</par><par>
<line>
casos, nec*s*ário um est*do m*is det*lha*o do merc*do, da tecn*logia disponível, *
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
viabilidade comerci*l e da *axa de retorno fi*anceiro para a empre*a. Logo, os pro*e*os
</line>
</par><par>
<line>
gera*ment* envolve* altos *nvestimento* e passa* por
</line>
<line>
vári*s etapas até a apro*ação. *á
</line>
</par><par>
<line>
houv*
</line>
<line>
casos, nos quais n*o se verificou **a taxa de retorno f*nanceiro compensatór*o e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*a decidiu abortar o projeto, próximo de sua conclusão.
</line>
<line>
Para os entre*istado* essa é um* f*lha grave ocorrida aind* no *ront En* do prod*to,
</line>
</par><par>
<line>
poi* a *ase ini**al deveria
</line>
<line>
fo*necer uma *o* estimat*va do retorno f*nanceiro. Abortando o
</line>
</par><par>
<line>
p**je*o a*nda
</line>
<line>
em fase de F**nt End o prejuí*o
</line>
<line>
da emp*esa (*inance*ro, tempo) seria
</line>
</par><par>
<line>
considera*elm*nte m*n*r. Os
</line>
<line>
e*t*ev*stados afirmam *ue a empresa
</line>
<line>
não sabe exat**en*e o
</line>
</par><par>
<line>
que esp*rar co*o re*ultado da fase
</line>
<line>
*o Fron* End (boa* ide*as, bo*s conceitos, *on*eitos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*od*tos poss*veis de s*rem fa*ric*dos) e acabam *oca*do ex*e*sivamente em estimativas de
</line>
<line>
cu*tos e retornos de capi*al q*e nem sempre se *onfirmam. Por fim, é importa*te *encionar
</line>
<line>
que a empres* possui 45 famílias *e produtos, totali*a*do um compost* de *ix com cerca d*
</line>
<line>
22* Skus (itens) en*r* do*es, g*l**as, *tomata*os, ve*etais, molhos saudáveis, linha *re*ium,
</line>
</par><par>
<line>
condi*en*os, linha light,
</line>
<line>
linh* **s**tuci*n*l, sucos, *nt*e outr*s, dif*renciados po* *ip*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t**an*o de embalage*.
</line>
</par><par>
<line>
4 .2
</line>
<line>
Fr*nt *nd na e*presa Estudada
</line>
</par><par>
<line>
Os de*artament*s
</line>
<line>
de marketing, *ngenharia de prod*tos, enge*har*a de *limentos,
</line>
</par><par>
<line>
logística,
</line>
<line>
contabilidade e d* tecnologia são os responsáveis *ela e*e*ução do Fron* End na
</line>
</par><par>
<line>
e*presa *lime*tícia. O
</line>
<line>
pro**sso, geralmente, tem in*cio com a ident*ficação *e
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
</page><line>
oportunidade *elo departamento de marketi*g da empr*s*, o* por instit*tos *e pes*uisa
</line>
<line>
contra*ados para *s*a finalidade. No en*anto, em algun* casos, * motivação para *nicia* o P*P
</line>
<line>
* re*ult**t* *as ideias de alg*ns dos propriet*rios.
</line>
<line>
Re*. FSA, Tere*i** PI, v. 15, n. 2, art. 5, p. 90-109, mar./a*r. 2018 www4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. *. Costa, J. C. Toledo, F. Silveira, F. M. Machado, J. E. Ruppenthal
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
A e*p*esa possu* um m*del* de ref*r*nc*a chama*o "Caderno de Produto Mar*a
</line>
<line>
Pr*pria" **ra o desenv*lvim*nto *e pr*dutos. O cadern* cumpre um papel de g*i*, contendo
</line>
</par><par>
<line>
todas as atividad*s a serem rea*izadas e* c**a etap* do
</line>
<line>
de*envolvimento
</line>
<line>
ou me*hori*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
produt**, *onforme a Fi*ura *. O Front End n* empresa é composto *elas etapas de análise
</line>
<line>
de *ercado, e oportunid*d*s, e definições legais, e pa*rão de qualidad*. A eta*a de *nálise *e
</line>
</par><par>
<line>
mercado (i) é sub*ividida em: busca de fornec**o*e*;
</line>
<line>
p*squisa de pr*ço e a***ise d*
</line>
</par><par>
<line>
concorr*ntes; de*iniçã* de ti*o de p*o*uto (*mba*agem, qualidade e versões), e análise
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
viabilidade do produto c**forme a
</line>
<line>
etapa de
</line>
<line>
definições legais padrão de
</line>
<line>
qualidade (ii)
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*u*div*dida nas atividades de: defini*ão e aprovaç*o da f*rmula*ão;
</line>
<line>
**finiçã* do padrã*
</line>
</par><par>
<line>
téc*ico; *ova pesqui*a d* preço; definiç**s comerciais (pr*ço/política/ações); análise
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
defi*ição trib*tária; definição de log*stic*; a***toria técnica; docu*entação * liberaç*o do
</line>
<line>
forne*ed*r. As ativ*dade* não são necessa*iamente realizadas de f*rma se*uencia*.
</line>
<line>
Fi*ur* 2 - Mode*o de d*senvo*vimento de produ*os da empre*a *studada
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Auto**s.
</line>
</par><par>
<line>
É possível observar que o modelo ado**do p*la empresa *on**mpla muitas d*s
</line>
<line>
ativi**des citadas nos modelos en*o**rados na r*visão de l*teratura. P*r*m, como nenhum dos
</line>
<line>
modelos representad*s no Quadro 1 referem-se à i*dúst*ia de ali***tos, a*gumas atividades
</line>
<line>
como defin*ção e a*rovação de formulação e definição d* logística não foram m*ncionad**. A
</line>
</par><par>
<line>
seguir, são apresen*adas as dif*re*tes atividades que constituem Front E*d **
</line>
<line>
empresa
</line>
</par><par>
<line>
*elecio*a** par* o estudo de *aso.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, art. 5, p. 90-*09, mar./ab*. 20**
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise da Re*lização da **cr* Fase de P*é-Desenvolvim*nto do *DP
</line>
<line>
*01
</line>
</par><par>
<line>
4 .3
</line>
<line>
Ativ*d*des de Fro*t *n*
</line>
</par><par>
<line>
i) Análise d* Mercado e Oportunidad**
</line>
</par><par>
<line>
O Fr*nt End na empresa tem iní*io *om a identi**c*ção ** u*a opo*tun*dade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
m*rcado, que pode ser prov*niente da n*ces*i*ade dos cl*ente*
</line>
<line>
por um novo p*oduto,
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i*satisfação *os
</line>
<line>
*lientes com um produto exis*ente da p**pria empresa
</line>
<line>
o* d*s concorrentes
</line>
</par><par>
<line>
ou, aind*, de inici**iva da própria e*presa em criar um mercado novo. Assi*,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
oportu*idade*
</line>
<line>
*ão ident*ficada* pelo *r**alho de
</line>
<line>
pesquisa *e mer*ado
</line>
<line>
*o de*artamento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
m*r*eting, pelos result*dos de **s*uisas aplicadas por institutos de pesquisa contra*ados pela
</line>
<line>
e*pre*a ou por ideia do* p*opr**tá*i*s da em*resa.
</line>
</par><par>
<line>
A identificação e cri*ção de oportunidades é o estopi*
</line>
<line>
para o *esenvolv*m**t* de
</line>
</par><par>
<line>
*o*o* produtos. Nota-se que, alé* *a em*resa a*imentíc*a
</line>
<line>
do estudo, *rês dos *odelo*
</line>
</par><par>
<line>
encontrados n* literatura (KHURANA; ROSE*THAL, 199*; KOEN e* al. 2002; WHITNEY
</line>
<line>
20*7), se iniciam c*m esta *t*vidad* e, em ***os, ela aparece *ntre as prim*iras ativi*ades da
</line>
<line>
estruturaçã* do Front *nd.
</line>
<line>
ii) Con*unto de Informaçõ*s
</line>
<line>
Após a identificação d* uma *portunidade, * equi*e de desen*ol*im*nt* prepara um
</line>
<line>
briefing (conjun*o de inf*rmações) pa*a o produ*o a ser desen*olvido. Este *eve conter entre
</line>
<line>
outro*, informações so*re o m*rcado que o *roduto prete*de ati*gir, m*rgem de pre**, local
</line>
<line>
*nde o produ*o poderá *er **mercia*izado, ta*anho do pr*duto e tipo de em**lagem.
</line>
<line>
Produtos com e**alagem em forma de sachês, vidro, l*ta, pl*stico o* papelão *traem
</line>
</par><par>
<line>
p*bl**os dif*rentes. Os pro*u*os *mb**ados
</line>
<line>
com vidros são ma*s a*raentes *stetica*ente,
</line>
</par><par>
<line>
tota*mente rec*cláveis, reutilizáveis,
</line>
<line>
resistentes e hig*ênicos,
</line>
<line>
p**ém possui um custo *ai*r.
</line>
</par><par>
</page><line>
Estes pro*utos são *referi*os po* consumidores c*m ma**r pod*r aq*is*tivo.
</line>
<line>
** latas de ferro usadas **rante muito tempo na in*ústria al*ment**ia es*ão send*
</line>
<line>
*ubs*ituídas por sachês ou caix**has de papelão la*ina*o. Pr*dut*s embalados em sachês são
</line>
<line>
até 40% mais *aratos e po**m ser menore* (evita **sp*rd***o). Estes são *ais *endidos para
</line>
<line>
consu*i*ores de classe C, D, E, em**ra e*teja* *onseg*indo bo* p*netração em mercados de
</line>
<line>
cla**e A e *. Os sachês e embalagem de papelão la**na*os *ão são *esis*e*te* * higiênic*s
</line>
<line>
c*mo a* embal*ge*s de vidro *l*m de ap*esen*arem problema* *mbientai*.
</line>
<line>
Produtos l*vres de con*ervantes e co*antes, p*r exemplo, são d*st*nad*s a um público
</line>
<line>
bem espec*fico, preocu**do com saúde e m*** exigente quanto à q*alidade *o produto. Este
</line>
<line>
**blico ger*l*e*t* é mais a*e*to a que*t*es amb*enta*s. Deste modo a emba*age* *ais
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina *I, v. 15, n. 2, art. 5, p. 90-109, mar./abr. 201* www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. B. Costa, J. C. Toledo, F. Si*veira, F. M. **chad*, *. E. Ruppenthal
</line>
<line>
*02
</line>
</par><par>
<line>
adequa*a se*ia a de v*dro ou lata. Ou*ra q*estã* *m*ortante * def*nir
</line>
<line>
a *argem de preço *o
</line>
</par><par>
<line>
produto. Preço muito baixo p*de s*r vis*o como f*lta de qualidad*, preço aci*a da ma*gem
</line>
<line>
diminu* competiti**da*e.
</line>
</par><par>
<line>
* empr*sa também *o*e de*envo*ver um pr*d*to não
</line>
<line>
*est*nado a consumidores
</line>
</par><par>
<line>
fi*ais, mas a *utro setor,
</line>
<line>
por exem*lo, a setor*s *igados à fabrica**o de
</line>
<line>
*utr*s alimento*
</line>
</par><par>
<line>
(res*auran*es, bares, lanchon*tes) etc. Neste caso é importante *erificar a questã* tributária.
</line>
<line>
Atomatados acima de 1 kg são isentos d* ICMS. *sta ise*ção pode conf*ri* vantagem
</line>
</par><par>
<line>
competit*va. Ass*m,
</line>
<line>
definir precisament* *ual m*rcado a empresa *eseja
</line>
<line>
atingir * u*a das
</line>
</par><par>
<line>
pr*meiras atividade* do F*ont End da empresa. * maior n*mero possível de informações deve
</line>
<line>
*er registrad* ** briefing. *esq*isas de merc*do, pesquisas em inte*n**, sites e *evist**
</line>
<line>
especia*izadas sã* util**ada* como font*s p**a essas informações. A* prin*ipais ferramentas
</line>
</par><par>
<line>
de *poio par* a ident*fic*ção de oportunidade* *ão *rainstorming, benchmarking, além
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
técnicas de voz do consumido* (entrevistas) e *nálise sensorial.
</line>
</par><par>
<line>
iii) G*ração e Sel*ção de Ideias
</line>
</par><par>
<line>
A p*rti* de*tas informa*ões são geradas e selecionadas as ideias para o *ovo produto.
</line>
<line>
Por fabricar produtos **rivados de fru**s e l**um*s, a equi*e trabalha com id*ia* para
</line>
<line>
**fi*ição de sab*r, combin**ão de *abo*e*, t*xtu*a, c*nsist*nc*a, *parên*ia, peso e tamanho.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
principal técn*ca
</line>
<line>
adotada n*sta ati*idade é o bra*nstormin* com membros da equipe
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
entre*is*as com consumi*ore*.
</line>
<line>
A té*n*ca ** brainst*rm*ng é citad* em vári*s ativid*des da litera*ura sobr* FE. Assim
</line>
</par><par>
<line>
*o*o Flynn et al. (2*03), a empresa acr*dita q** o uso desta *écnica *ermite a reunião
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contri*u*ç*es que p*dem, naque*e ou noutro momento, **rn*cer bo*s s*l*ções para o
</line>
<line>
desen*ol*iment*. *ntes *e s*guir co* a ideia deve-*e ve**ficar a capacidad* de transform*-la
</line>
</par><par>
<line>
em *m pr**uto viável. P*r exempl*: É *os*ível con*er*a* carne e* forma
</line>
<line>
de *ubo? Com*?
</line>
</par><par>
<line>
Ser*a aceit* pelo mercado?
</line>
</par><par>
<line>
iv) Definição e Teste *e Pr*duto
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o os e*tr*v*stados * d*fí*il de*inir u* conceito e testá-lo, quando se trata de um
</line>
</par><par>
<line>
produto alimentíci*. D*sse mo*o, é
</line>
<line>
preci*o definir um
</line>
<line>
*roduto e *abricá-lo em pequena
</line>
</par><par>
<line>
quantida** para el*borar
</line>
<line>
d*versos tes*** (q*ímico, f*sico etc.), ger*lment* em laboratóri*s.
</line>
</par><par>
<line>
Com o pro*uto previamente defi*ido e test*d* (com vistas
</line>
<line>
a
</line>
<line>
avaliar
</line>
<line>
a seg*rança
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
*uman*s) são feitas análises sen*oria*s. A a*ál*se sensorial utiliza os sentidos humanos *ara
</line>
</par><par>
<line>
test** at*ibutos de um prod*to. É ad*tada pela e*presa *a*a
</line>
<line>
desenvolver novo* prod*tos,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*sin*, v. 15, n. 2, art. 5, p. 90-**9, ma*./ab*. 201*
</line>
<line>
www4.f*anet.*om.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nálise da Realização ** Macro Fase de Pré-Dese*volvi*ento *o PDP
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
mo**ficar pr*dut*s **iste*tes, compa*a* o **oduto *om pr**uto* con*orrentes, além de
</line>
<line>
*ossibili*ar melh*r*a de qua*ida*e. Esta an*l*se é supervi**onada por *n*en*eir*s de alimentos
</line>
<line>
e representan*e* de *rg*os ext*rnos a em*res*, como por exemplo, * ANVISA.
</line>
<line>
v) *usca por *ornecedores
</line>
<line>
*a aná*is* de mercado é nece*sário definir qua** e qu*ntos serão os fornecedores *a
</line>
<line>
e**resa. * empresa estudada possui *aze**as próprias, produ*oras de tomate e g*iaba, mas,
</line>
<line>
depen*endo da dem*nda es*imada, * *o produto * ser fabricado p*de s*r necessá*io
</line>
</par><par>
<line>
e**abe**cer contratos com
</line>
<line>
*utros p*odu*ores.
</line>
<line>
Os p*oduto* f*rnecid** **ecisam
</line>
<line>
atende* ao
</line>
</par><par>
<line>
padrã* de qu*l*dade es**pulad* pela emp*esa. Dependendo da fruta, estas devem possu*r um
</line>
<line>
tam*nho *ad**o *ara serem processa*o* em determinadas máquinas. Este fator torna difícil e
</line>
<line>
rigorosa a seleçã* de fo*n*c*dores.
</line>
<line>
v*) *n*lise de C*nc*rr*n*i*
</line>
<line>
A análise d* concorrência realizada pela empresa envolve, pr*meiram*n*e buscar,
</line>
</par><par>
<line>
armazenar e ana*isar
</line>
<line>
a maior q*ant**a*e de inform*çõe* obtidas dos s**s pri*c*pais
</line>
</par><par>
<line>
concorrent**. E*t*e est*s informações est*o: iden*ificar o tama*ho d* suas pro*uções (t*mate)
</line>
<line>
própr*as e seu* parceir*s (produtores). Esta informação *orne*e uma estimat*v* *o tama*ho de
</line>
<line>
sua fabrica*ão; favorece i*entificar a tecnologia e *roc*ssos adotados pe*a co*co*rência b*m
</line>
<line>
como o tamanho * fidelida*e d* mer*ado das su*s p*in*ipais concorrentes. Ou*ra i*form*ção
</line>
<line>
sim*l*s, mas muito útil para a empr*sa, é iden*if*car o *i*o de ação que o co*corrente *ealiza
</line>
</par><par>
<line>
para ch*gar a* consumidor,
</line>
<line>
por exem*lo, degustação. *om estas inf*rmaçõe* é possível
</line>
</par><par>
<line>
plane*ar o tip* de aç*o de mark*ti*g,
</line>
<line>
pre*ificação e es***tégia de
</line>
<line>
pen*traçã* no merc*do
</line>
</par><par>
<line>
almejad*.
</line>
</par><par>
<line>
vii) Análise de Viabi*idad*
</line>
</par><par>
<line>
As an**ises de vi*bili*ade financeira, técnica * com*rcial são *e*tas pa*a to*o* os
</line>
<line>
*rodut*s desenvolvidos. *o *ntanto, os entrevi*tados *ão se sentiram confortá*eis *ara
</line>
</par><par>
<line>
expli*ar
</line>
<line>
os p*ocedim*ntos e ferr*mentas ad*tadas, já q*e estão são de *esponsabilidade dos
</line>
</par><par>
</page><line>
depar*amentos *in*nceiro e cont*bil.
</line>
<line>
viii) Defin*ções Legais e Padrões de Qualidade
</line>
<line>
A segunda eta*a do Front End da empresa, de*ominada de definições le*ais e padrão
</line>
<line>
de qualidade, * subdividida n*s *tividades d*: d**inição e aprovação da *ormulaç*o; definição
</line>
<line>
Rev. F*A, *ere**na PI, v. 15, *. 2, ar*. 5, p. 90-109, *ar./abr. 2018 www4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. B. C**ta, J. *. T*l*d*, *. *ilveira, F. M. Ma**ado, J. E. *u*penthal
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
do *adrão t*cnic*;
</line>
<line>
nova pesqu*s* de **e*o; definiç*es comerc*a*s (*reço/*olít*ca/*ções);
</line>
</par><par>
<line>
a*álise e *efin**ão t*ibutária; definiç** d* lo**stica; audit*ri* téc**ca; **cumentação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
li*eração do for*e*ed*r. Apó* a
</line>
<line>
d*fin*ção e aprovação *a fór*ula do *r*d*to, *s
</line>
<line>
atividade*
</line>
</par><par>
<line>
não são lineares e são
</line>
<line>
desenv*lvi*as simultanea*ente *elos departamentos envolvidos *o
</line>
</par><par>
<line>
Fron* End.
</line>
</par><par>
<line>
Para *ef*nir um novo produto ali*en*ício, é necessário ve*ificar se est* será
</line>
<line>
enquadrado como n*vo alim*n*o ou novo ingredient*, de acordo com * d*spos*o na legislaçã*
</line>
</par><par>
<line>
sanitá**a vig*nt*. As defini*õe* lega*s *e
</line>
<line>
al*me*tos contemplam *o*as
</line>
<line>
** substân**as o*
</line>
</par><par>
<line>
*isturas de sub*tâncias *es**nadas à *ngest*o por h*manos,
</line>
<line>
que tenham como objetivo
</line>
</par><par>
<line>
fornecer nutrientes ou outr*s s*bst***ias ne*essárias
</line>
<line>
para form*ç**, manu*e*ç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dese*vol*imento d* organismo, independente*e*t* de *eu uso ou gr*u de processamento e d*
</line>
</par><par>
<line>
*ua f*r*a de a*rese*tação. J* os ing*edientes são definidos co*o *ubstân*ias u*ilizadas
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
pre*aro *u na *abricação de *li*ent*s, e que est*o prese*te* no produto fin*l em sua forma
</line>
<line>
or*ginal ou modi**cada.
</line>
<line>
Verific*da a possibilidade de o produto ser enquadrado como **imento ou ingrediente,
</line>
</par><par>
<line>
deve
</line>
<line>
*er an*li*ado se ate*de ao conceito d* novo alimen*o
</line>
<line>
ou ingredie*te, estabelecido na
</line>
</par><par>
<line>
Resoluçã* n . 16/199*, que d*fine "novos alimentos o* novos ingredi**tes são os *lim**tos
</line>
</par><par>
<line>
ou subs**ncias sem históric* de consumo n* País, *u
</line>
<line>
ali*ento* com substânc*a* j*
</line>
</par><par>
<line>
con*umi*as, que, entreta*to,
</line>
<line>
ven*am a ser adi*ionadas ou ut*lizada* em níveis muito
</line>
</par><par>
<line>
*uperi**es aos atualmente observa**s n*s alime*to* utili*ados na dieta regular".
</line>
<line>
* empresa desenvolve tan*o pr*jeto *e novos *limentos como, por exempl*, um *o*o
</line>
</par><par>
<line>
*ipo de atomatado,
</line>
<line>
como de ingredient*s,
</line>
<line>
por *x*mplo, nov*s tem*eros. A fórmula final *o
</line>
</par><par>
<line>
produ*o deve ser aprovada pe*a *NV**A e estar
</line>
<line>
*e acordo com n*rmas específica* *ue não
</line>
</par><par>
<line>
fazem parte ** e*copo deste trabalho. Outra atividade i*portante d*sta etapa é a de*inição de
</line>
</par><par>
<line>
padrõ*s t*cnicos par* o novo
</line>
<line>
pr*duto. E*tes padr*e* *e re*erem a um conjunto *e
</line>
</par><par>
<line>
es*ecificações qu* *evem ser seguidas pela emp*esa. ***em ser *e*erentes tanto a pro*esso d*
</line>
</par><par>
<line>
fabri*ação como ao produto final (tamanho, peso,
</line>
<line>
tipo de embalagem, informações **ntidas
</line>
</par><par>
<line>
na embalag*m, *tc.). São esta*elecidos por ór*ão* reg*la*ores
</line>
<line>
como AN*ISA, INMET*O,
</line>
</par><par>
<line>
Ministé*io da Agric*ltur* e Ministério da *aúde.
</line>
</par><par>
<line>
Definidos todos os componentes do nov* pr*dut*, processo de fabri*açã* * tec*ologia
</line>
</par><par>
<line>
empreg*da, a e*presa realiza n*va pes*uisa de preço
</line>
<line>
tanto para
</line>
<line>
**rifi*ar o cu*to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
fabr*caçã* quanto *ara estabelecer preços **s cons*midores. A carga trib*tária e *uest*es de
</line>
<line>
lo*ística e transportes são conside*adas e influem na preci*ica*ão do* novos prod*tos. As*im,
</line>
<line>
conhecimentos con*ábeis podem gara**ir v***agem competitiva à empresa.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. 2, ar*. 5, p. 90-109, ma*./abr. 2*18 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*nálise da R*a*iza*ão da *acro Fase de Pré-De*en*olvim*nto do PDP
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
Às
</line>
<line>
vezes, *orna-se *ecess*ri* nova
</line>
<line>
p*squisa de merca*o *ara me*hor defi*ição d*
</line>
</par><par>
<line>
pontos de dist*ibuição, **po d* campanha de divulgaç*o do produto. Ferr*mentas co** árvo*e
</line>
<line>
de dec**ão, a*áli*es probabi**sticas * análise ** risco* são ad**adas nest* etapa. Todos o*
</line>
<line>
dados e pr*cess** são documen*a*o* e pas*am p*r auditoria técnic*. Somente após
</line>
<line>
apro*ação, os fornece*ores são liberados e dá-se início ao desenvol*i*ento propriamente dit*
</line>
<line>
d* produto.
</line>
<line>
Os entrevistados considera* a fas* d* *ron* E*d *xt*em*me*te necessária para
</line>
<line>
de*e*vo*vime*to de produto alimentício. Todas as nor*as * processos de fabricação precisam
</line>
</par><par>
<line>
*er defin**os nesta fase. ** bem execut*d* fornec* informaçõ*s
</line>
<line>
qu* sinalizam
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dese*volv**ento do pro*uto e g*rante su*esso *ar* o
</line>
<line>
pro*eto. T*mbém pode f*rnecer
</line>
</par><par>
<line>
i**ormaç*es que levem
</line>
<line>
* empre*a * desistir do projeto, *bo*tando-o *ntes q*e mais tempo e
</line>
</par><par>
<line>
*i*heiro sejam inve**id*s.
</line>
<line>
*esse co*te*t*, o trabal*o identificou os mode*os de Front End e**s*ent** n* lit*ratur*
</line>
</par><par>
<line>
e anali**u modelo de Front End em u*a empresa do s*to* alimentício. Destaca-se qu* o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empres* es*udada possu* um *ode*o de ref*rênci* próprio para o desenv*lvi*ent* de seus
</line>
<line>
*rodu*os. Assim, o m*delo **mpree*de ao es*ágio d* Fron* E*d até o lan*am*nto do p*oduto
</line>
<line>
n* mercado. No Quadro 2 constam as ativi*a*es ** F*ont En* desenv*lvidas na *mpresa.
</line>
<line>
Quadro 2 - Resumo das atividades d* Front End da *m*r*sa.
</line>
</par><par>
<line>
A*ividades
</line>
<line>
*erramen**s
</line>
<line>
Departamentos
</line>
</par><par>
<line>
Análise de mer*ado e opor*un*dade Idei* inicial Identifi*aç*o * an*lise de opor*un**a*e Briefing Gera*ão e seleç*o de ideia* Definição e teste d* p*oduto Bu**a po* fornec*dores *es*u**a de p*eço e análise de concorre**es A*álise de viabilidad* d* pr*duto Defi*ições lega*s * padrão de qualidade Defi*ição e a*rovação da formulação Definição d* padrã* técnico Nova pesquisa d* p*eço *efinições come*ciais (preço/polít./*ções) Anál*se e def**ição tribut*ria D*fi*ição de logísti*a Auditoria técnic* D*cumen*ação e liberação do forn*cedor
</line>
<line>
Brain*torming Benchma*k*n* Entrevi**as Análise s*nsorial Análise de vi*bilidade Árv*re d* decisã* Análise *e probabi*ida*e An*l*se de ri*co
</line>
<line>
*arketing *ngenharia de *rod*to Engenhar*a d* Aliment*s *on*abilidade *ecnologia
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: Autores
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 2, a*t. 5, p. 9*-109, mar./abr. 2018
</line>
<line>
www4.fs**e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. B. Co*t*, J. C. *ol*do, F. Silveira, F. M. Mach*do, J. *. Ruppenthal
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
Comparan*o *s resultados do *u*dro 2 c*m a literatura da área, verificou-se qu* a
</line>
</par><par>
<line>
nomen*lat*ra adotada
</line>
<line>
pela empres* * s**el*ante aos modelos ident**icado* no Qu*dro
</line>
<line>
1.
</line>
</par><par>
<line>
Ta*bém f*i pos*ível *erificar *ue tanto na lit*ratura, quanto no modelo ad*t*do
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
empresa, exi*te uma ideia de siste*atizaç*o, já qu* tais *od*los tamb*m s*g*rem
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*sta fase é complexa, di*ícil e muitas vezes co*fu*a,
</line>
<line>
d*vido à gr*nd* qua*tidad*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
informa*ões, r*quisitos e ideias *ue as equ*pe* de desenvolv*me*to julg*m ser adeq*ada par*
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
novo* pro*utos. Especificamente, f*i realiza*a uma Revisã* Bibliográfica S*stemat*z**a
</line>
</par><par>
<line>
(RBS), se*uida de um est*** de *as* em uma empresa *ult*na*ional do setor alimen*ício.
</line>
<line>
Com o desenvolv*mento da RBS fo* po*sível iden*ificar as téc*icas e ferram*nt*s
</line>
</par><par>
<line>
considerada* ef*cazes p**a * PDP em geral, e que pode* facilit*r, se *e* *onduzidas,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
geração de ideia*, sel*çã* de ideias, i*entificação de opo*tunidades, seleção *e oportunidades,
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvimento de conceito* e s*leç*o de conceitos. Em sua amplit*de, trata-se
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atividades tip*camente realiza**s durante o pré-d***nvolvimento do PDP. Portanto, os atore*
</line>
</par><par>
<line>
relevantes de uma empresa devem adota* técnicas e ferra*entas apres*nt*das
</line>
<line>
*a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
pa*a evitar falhas atri*uídas ao estág** inici*l ** PDP.
</line>
</par><par>
<line>
É importa**e *es**car que, mesmo exis*indo um modelo com*o*to p*r et*p*s, nem
</line>
</par><par>
<line>
*empre o processo de
</line>
<line>
d*s*nvol*im*nto
</line>
<line>
*corre com* prescrito. P*de-se verif*car isso
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
projeto* adq*iridos de t*rceiro*, nos quais, ape*as al*u*as etapas são de*envo*vidas
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
empresa aliment*c*a. Assim, mesmo quan*o o modelo elabora *odo o pr*cesso,
</line>
<line>
ne* ***pr*
</line>
</par><par>
<line>
todas ** etap*s suger*das são segu*das e tampouco s*o u*i*izada* as fe*r*mentas *onside*a*as
</line>
<line>
adeq*adas par* a c*nduç*o d*s ativid*des que *ormam o está*io do Front E**. I*so po*e ser
</line>
</par><par>
<line>
atribuíd* ao *e*ejo d* lança* *m produto r*pido no m*rc*do. Por fim,
</line>
<line>
não *x*st*n*o
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
pr*fusã* de *iteratur* científica s**r* * *ront E*d em empr*s** *limentícias
</line>
<line>
b*asileiras,
</line>
</par><par>
<line>
suge*e-se realizaçã* de a
</line>
<line>
e*tudos *uturos
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
aprofu*d*m *sse
</line>
<line>
*a*po do **nhecime*to,
</line>
</par><par>
<line>
v*sando identif**ar formas *e contribuir para novas conceitua*ões das fases inicias do PDP.
</line>
</par><par>
<line>
Sen*o *ssim este trabalho cont*ib**u para aquele* q*e buscam entender melhor
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
definições e conceitos referen*es ao Front E*d, *roporciona**o, assim, *ara o* p**quisadores
</line>
</par><par>
<line>
e inte*essado*, um estudo ac*r*a do *ssunto. D*st*ca-se que o estági* de F*o** E*d
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. **A, Teresina, v. 15, *. 2, *rt. 5, p. 90-109, mar./ab*. 2018 www4.fsanet.*om.*r/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Análise da Reali*ação da Macro *as* *e Pré-Desenvolvim*nto do PDP
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
*mportante pa*a o desenvolvim*nto de produtos. É
</line>
<line>
*inâmico, ince*to e p*d* impac*ar no
</line>
</par><par>
<line>
suces*o ou fracasso de um *rojeto. Justam**te *or co*templar importa*tes características, a*
</line>
<line>
*ases ini*iais do *DP tem s*do alvo de estudo nos últim*s anos, pois *od* ser considerado *m
</line>
<line>
est*gio oportuno para a criati*i*ad* * *ovas so*uçõe* de desenvolviment* na *mpresa.
</line>
<line>
REFE*Ê*CIAS
</line>
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10*, *ar./abr. 2018.
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Contribu*ção dos Autores
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M. A. B. *osta
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J. C. Tole**
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*. Silveira
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F. M . Machad*
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J. *. Ruppentha*
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1) concepção e pl*nejam*nto.
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2) análi*e e interpretação *os *ado*.
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3) elabo*ação do **scunho ou na revisão crítica do conteúdo.
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*
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4) part*ci**ção na aprovação da v*rsão final *o manu*crit*.
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X
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Rev. FS*, Teres*na PI, *. 15, n. 2, art. 5, p. 90-109, mar./abr. 2018
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w*w4.f*a*et.com.br/*evista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)