<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 2, art. 5, *. 90-109, mar./abr. 2018 </line>
<line> ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983 </line>
<line> h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2018.15.2.5 </line>
</par>
<par>
<line> Análise da Realização da Macr* Fase de *ré-Desenvolvimento do PDP: o caso *e *ma Indúst*ia </line>
<line> *o Seto* *e Alimentos do **asil </line>
<line> Analys*s of the Real*zati*n *f the Macr* Phase of Pre-D**elop*ent of the *DP: c*se stu*y *n an </line>
<line> Ind*stry of the Food Sect*r o* Brazil </line>
<line> Marcela ***lina Bata*hin Costa </line>
<line> Douto*a em Engen*aria de Prod*ção pela Univers*da*e Federal de São *arlos </line>
<line> Pro*es*ora do In**ituto F*de*al de Educaç*o, **ência e T*cnologia </line>
<line> E-mail: m*r*ela.batag*in@ifsp.edu.b* </line>
<line> José Carlos de Tol*do </line>
<line> D*utor em Engen*ari* de *rodu*ão pela Un*ve*s*dade de Sã* Pau*o </line>
<line> Professor na *niversidade Federal de São Car*os </line>
<line> E-mail: toledo@*e*.u*s*ar.*r </line>
<line> Fra*co d* *ilveira </line>
<line> Mestrad* e* Enge*haria de Pr*dução pe** U*iversidade Federal de S*nta Ma*i* </line>
<line> Graduado ** E*gen*aria Mec*nica pela U**versida*e Regio*al Integr*da do *lto Urugu*i e das Mi*sões </line>
<line> E-*ail: franc*.*a.silveir*@hotmail.com </line>
<line> Fi*ipe *o*inar Machado </line>
<line> Doutor*d* em Enge*haria A**ícola *ela Universidade Fed*ral de **nta Maria </line>
<line> Mestrado em Eng*nharia d* Produção pela Universid*de Fed*r*l de Santa *aria </line>
<line> Prof*sso* n* Uni*ersidade Reg*onal Integrada do Alt* Uruguai e *as M*s*ões </line>
<line> E-m*il: fmacmec@gmail.com </line>
<line> *anis Elisa *up**nthal </line>
<line> D*utora *m Enge*h*ria d* Produção pela Uni*ers*dade Federal de *anta Catarina </line>
<line> Pr*f**so*a na Unive*sidade de Sa*ta M*ria </line>
<line> E-mail: pr*fjanis@gma*l.com </line>
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<column>
<row> Endereço: Marcela Aveli*a B*ta*hin Costa </row>
<row> Rodovia Washingto* Luís, B*irr* Monjolinho, CEP: </row>
<row> 79750000, S*o Carlos/SP *ras*l. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-C*efe: Dr. Tonny Kerley de Alencar </row>
</column>
</par>
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<line> *ndereço: </line>
<line> J**é Carlos de Toledo </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> R*d**ia *ashingt** Luí*, Ba*r** Monjolin*o, CEP: </line>
</par>
<par>
<line> 7*750000, S*o Carlos/SP, B*a*il. </line>
<line> Arti*o recebido em 10/12/2017. Úl*i*a *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: </line>
<line> Franco da Sil*e**a </line>
<line> *e**bida em 25/01/2*18. Aprovado em 26/0*/20*8. </line>
</par>
<par>
<line> Ave*ida Rora*ma, Bairro *amobi, C*P: 97105900, Santa </line>
</par>
<par>
<line> Maria/RS, Brasil. </line>
<line> Avali**o pelo sistema T*iple Review: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> *n*ereço: </line>
<line> Fi*ipe Molin*r *a*hado </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Doub*e Blind R*v*ew </line>
</par>
<par>
<line> Avenida Roraima, B*irro Ca*o*i, CEP: 97105900, Santa </line>
<line> (aval*açã* cega por do*s a*aliadores *a área). </line>
</par>
<par>
<line> Mari*/RS, Bras*l. </line>
</par>
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<line> *nd**eço: </line>
<line> *a*i* *lisa Ru*pen*h** </line>
<line> Rev*são: *r*mati*al, No*mativa e de *o**atação </line>
</par>
<par>
<line> *venid* Roraim*, *a*rro Camobi, *EP: 97105900, Santa </line>
<line> Maria/R*, Brasil. </line>
</par>
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<par>
<line> Análise da Realização da Ma*ro Fase de Pré-Desenvolvime*to do PDP </line>
<line> 91 </line>
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<line> RESUMO </line>
<line> O Front End repr*senta * fase inicial do Proce*so de Dese*vol*iment* d* Prod*tos (PDP). </line>
<line> Nesta fase, deci**es i*portantes *ão tomadas e d*terminadas pelos gestores das empres** e, </line>
<line> se equivocadas, p*dem suscitar proble*as no d*sempenho do produ*o proposto pelas </line>
<line> empresas qua*do lanç*do n* mercado consumidor. No *rasil, a* fases inic*ais do </line>
<line> dese*volv*ment* de pro*utos para o setor de ali*entos são pouco dif*nd*das, já que são </line>
<line> *stratégicas para os *abricantes. *ssim, o objetiv* deste artigo c*nsiste em identifi**r os </line>
<line> modelos d* pré-desenvol*imento de produtos li*t*dos pe*a *iteratura e analisar * modelo qu* é </line>
</par>
<par>
<line> utilizado em uma </line>
<line> *as p*i**ipais indústri*s do se*or alimen*ício br*sileiro. Em termos </line>
</par>
<par>
<line> meto*ol*g*cos, *plicou-se *ma Revisão Bibli*gr*fica *istemática (*BS) * estu*o de caso. </line>
</par>
<par>
<line> *om* resultados, </line>
<line> o es**do indic* *ue há escassa l*t*ratura </line>
<line> cie*tíf*ca **bre as técnicas </line>
</par>
<par>
<line> u*i*izadas no Front End de nov*s produtos. A*ém disso, pode-*e verifi*ar que a fas* in*cia* do </line>
</par>
<par>
<line> PDP * necessária n* desen*olvimento de produ*o ali*en*íci*. Se bem </line>
<line> execu*ada, for*ece </line>
</par>
<par>
<line> i*f*rmações que *m *on*u*to ga*antem o su*esso do pr*jeto da *mpresa. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*avras-chave: PDP. Pré-Des*nvolvimen*o. Setor d* Alimentos. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> Th* *ront End rep*esents a* early phase of the Product Developm*nt Process (*DP). At t**s </line>
<line> s*age, they are ta*en and d***rmine* by manag*rs of the companie*, if mi*t*ken, can *a*se </line>
<line> *rob*ems w*t*out the performance of the produ*t proposed by t** companies when l*unched </line>
</par>
<par>
<line> in th* con*umer m**k*t. In Brazil, *he initia* stages of the de*el*pment of products for </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> f*od s*ctor ar* less widesp*ead, since t**y are st*ategic f*r manu*acturers. Thus, the objective </line>
<line> of *his ar**cle is to ide*tify t*e ***-d*v*lopm*n* model* of products *ist*d i* *he literat*re and </line>
<line> to analyze the model that *s u*ed *n one of the main industries o* the Brazili*n food sector. In </line>
<line> metho*o*og*cal *erms, a Syst*ma*ic B*b**ographic Revi*w (*BS) and case study wer* </line>
</par>
<par>
<line> applied. As a result, t*e s*u*y indic*tes *hat there ** sc*n* scientifi* l*terature on </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> te*hni**** *s not Fr*nt End of new </line>
<line> products. I* addition, one can verify the initial ph**e of </line>
</par>
<par>
<line> the PDP ** </line>
<line> n*cessar*, there is *o d*vel*p**nt of f*o* produc*. *f well exec*ted, submit </line>
</par>
<par>
<line> informati*n together ** en*u*e th* success of the com*any's proj*ct. </line>
<line> Ke* words: PDP. Pr*-*evelopment. *ood Sector. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na P*, v. 1*, n. *, ar*. 5, p. 90-109, mar./abr. **1* </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. B. Co*ta, J. *. Toledo, *. Silv**r*, F. M. Machado, *. *. Ruppe**hal </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *estão d* Fr*nt End é co*siderada compl*xa para a li*eratura da á*e* e, t*mbé*, </line>
<line> para as e*pres*s. A complexid**e **tá rela*ionada com a inten*idade * vol*me de inter*ções </line>
</par>
<par>
<line> c*m *s d**ais a*ividades da empresa e, *rin*ipalmente, pel* d*ver*idad* *e </line>
<line> informaç*es </line>
</par>
<par>
<line> eco**mica* * tecnoló*i*as *u* são manipuladas dur*nte todo o proces** (C*AUSI*G, 1*94; </line>
<line> P*AS*D, 1996; FRISH*MM*R e* al., 201*; COS**, *OLEDO; 20*3). Além diss*, com * </line>
</par>
<par>
<line> crescimento da concorrência resultante da gl*bali*ação e pela busca de novos pro*utos </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> satisfaçam o* consumidores, as fase* inicias *o PDP exigem uma ma*or **enção e* r*zão de </line>
<line> *eus fat*res dinâ*ic*s (*A*FIO; L*CERDA, 20*6). </line>
<line> Co*s*dera*do as incertezas *ercadológica* e tec**lógi**s, *sta **mplexi*a*e torna-*e </line>
</par>
<par>
<line> maior nas fases *ni*iai* do *DP, as *ua*s são normalmente denominadas </line>
<line> d* Mac** F*se de </line>
</par>
<par>
<line> Pré-desenv*l*imento ou, **tão, Front End, ter*os adotados *esta pesquisa, (S**TH; </line>
<line> REIN*ST*R*, 1991; *OOPER, 1*88; *R*NTANI; R*ID, 2012). Conforme o* autore* </line>
<line> *osta e T**edo (2*13), a fase de *r*-desenvo*vimento do *DP é const*tu*do por trê* fases: I) </line>
</par>
<par>
<line> f*se de *r*-d*senvolv*mento; II) fa*e de </line>
<line> d*senvolvimento; e III) fase de pó*- </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*en*o. </line>
</par>
<par>
<line> Em*ora *lgumas pe*quisa* rela*ionadas </line>
<line> ao tema do Front End tenham *i*o mais </line>
</par>
<par>
<line> freque*tes nos últimos a*os (COS**; TOLE*O, 2013; MANFIO; </line>
<line> LA*ERD*, 2016), </line>
</par>
<par>
<line> A**mow (1968) já se preo*upa*a com as **ividades in*ciais do PD*, visando à obte*ç*o de </line>
</par>
<par>
<line> melhore* pro*e**s com car*cterísticas sist*matizadas. *ara K*en *t al. (*001), a base par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de**nvo*vimento de prod*to bem-s*cedi*o deve *e* *undamentada no Front End, pois </line>
<line> envolve dife*entes ati*idades c*mo: a i*entifica*ã* e se*eção de op*rtunid*de*, a ger**ão d* </line>
<line> ideias e con*eito*, e a **aliaç*o *e conceit*s d*s produtos. No entanto, na fase do Front End </line>
<line> há mo**n*o de incer*e*as e, s* decisões equivoca*as forem defi*idas, *o*em r**u*tar em </line>
<line> falhas no **se*penho do p**d*to (*R*WFORD; BE*EDE*T*, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> O est*gio mais *ifíci* do PDP o Front End; poré*, ao mesmo é </line>
<line> temp*, possibi*ita </line>
</par>
<par>
<line> grandes o*ortunida*es de mel*oria pa** o desempenho do *roj*to e produt*, já que a correta </line>
</par>
<par>
<line> i*entificaçã* de ide**s para novos produtos, a clara definição do conceito do p**duto * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pl*nej*mento adequado do </line>
<line> projeto do *ovo pr*duto influenciam positivamente na *xec*çã* </line>
</par>
<par>
<line> dos *stá*ios subs*quentes do PDP (HE**TATT ** *l., 2004; R*ID; BRENTANI, 2**4). </line>
<line> P*r ser compos*o por divers*s atividades, o F*ont End permite * utilizaçã* de té*nicas </line>
<line> ou ferra*entas que *ode* ser úteis na *eração, em m*lhorias e na cri*ção de co*cei*os que </line>
</par>
<par>
<line> vão </line>
<line> ao encontr* das </line>
<line> nec*ss**ad*s do </line>
<line> con*um*dor (COSTA; TOL*DO, 2*13). Para o setor </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina, v. 15, n. 2, art. 5, *. 90-*09, mar./abr. 2018 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
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<line> *ná*ise da Realiza*ão *a Macro Fase de Pré-Desenvolvime*to do P*P </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> *l*ment**io, exi*t* um* lacuna de in**rmações pertinentes *o P*P (MANFIO; LACERDA, </line>
<line> 2016). *o*forme Leming e Koppel**n (*0*5), o sucess* *o seto* de alimentos e *ut*as áreas </line>
<line> *imilares e*tá re*acionado com a definição correta do escopo do projeto n*s f*ses i*iciai* d* </line>
</par>
<par>
<line> PDP. Ness* co*texto, o </line>
<line> objetivo d* </line>
<line> artigo **nsiste em identi*i*ar os m*delos de pré- </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvim*nto de </line>
<line> *rodutos *istados pela lite*atu*a *na*isar o model* q*e é utili*ado em e </line>
</par>
<par>
<line> uma das princi*ais indústrias do setor *e a*ime*to* no Brasil. </line>
<line> I*icialmen*e o tr*balho apresenta um re*gat* teórico sobre o Fro*t E*d e seus </line>
<line> pr*nc*pais aspectos. Posteriorm*nte, é a*resentada a abordagem metodológi*a que foi </line>
<line> utili*a*a n* parte empírica d* es*udo. Na seq*ên*ia, apresentam-*e os r**u**ados encontrados </line>
</par>
<par>
<line> e, por fim, a* conclusões do t*abalho. As proposições e reflex*es </line>
<line> *evantad*s no estudo </line>
</par>
<par>
<line> também contribuem co*o subsí*ios *ara fut**as p*squisas *c*dêmica* so*re a *emática da </line>
<line> *esquis*, a* qu*is p*derão dar contin*idade ao presen*e estudo inicial. </line>
<line> 2 REFEREN*I*L TE*RICO </line>
<line> 2.1 *roc*sso d* Desenvo*vimento *e *rodutos </line>
<line> O desenvolvimento de pr*du*o* é um *rocesso respon*ável pela rea*iz*ç*o d* div*rsa* </line>
<line> *ti*idades, de*de a *eração do conceito *té a descontinuidade do **oduto (JUG*ND; SILVA, </line>
<line> 2005). A*ém d***o é estra*ég*co para as empresas. *utros c*ntextos ex*mpl*fic*m o *DP </line>
<line> como *m con*unto de atividade* que são realizadas e* uma seq*ência *ógica com o objetivo </line>
</par>
<par>
<line> d* produzir um bem ou serviço qu* tenha </line>
<line> val*r para um grupo esp*cífico de cli*nte* </line>
</par>
<par>
<line> (SIL*EIR; *ACHADO; RUP**NTHAL, 2017). </line>
<line> De m*do geral, desenvolver pr*dutos cons**te e* um conju*to de ativi*ad*s, por me*o </line>
<line> das qu*is busca-se, a partir d*s necessidades *o merc*d* * da* pos*ibil**ades e restriçõe* </line>
</par>
<par>
<line> tec**lógicas, e </line>
<line> considerando as estratégi*s competitivas de p*oduto da e </line>
<line> em*resa, </line>
<line> chega* </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> especific*ç*es de </line>
<line> proj*to de </line>
<line> ** produ*o </line>
<line> * de seu *rocesso de </line>
<line> produção, par* q*e * </line>
</par>
<par>
<line> ***ufat*ra seja capaz </line>
<line> de pro*uzi-lo (R*ZE*FELD et </line>
<line> al., 2006; ROMA*O, 201*). O </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimento de produ*os *ambém en*ol** as a*ividades de acompanham*nto d* p*oduto </line>
<line> após o seu lança*ento. C*mo, po* exemplo, o pl*n*ja**nto e *esc*ntinuidade do produto no </line>
</par>
<par>
<line> mercado e as l*ções *prendidas </line>
<line> ao *ongo </line>
<line> d* ciclo </line>
<line> de vi da </line>
<line> d* *ro*uto (ROZENFELD *t al., </line>
</par>
<par>
<line> 2006; SILVEI*A; MACHADO; RUPPENTHAL, 2017). </line>
<line> O *DP é c**siderado um processo de negó*i* cad* vez ma*s crítico para os mercad*s, </line>
<line> aumento *a diversidade e var**dade de pro*utos e suas respectivas reduções no c*clo de vida </line>
<line> no mercado. Novo* produtos são demandado* e desenvolvidos para a*ender * segmentos </line>
<line> Re*. F*A, ***esi*a PI, *. 15, n. 2, art. *, p. 90-109, mar./abr. 2018 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. B. *os*a, J. C. Toledo, F. Silveira, F. *. Ma*hado, J. E. Ruppenthal </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> especí**cos de m****d*, incor*o*ar t*cnologias di**rsas, inte*rar-se a *utros p*od*tos e usos e </line>
</par>
<par>
<line> ade*uar-se a novos padrões e r*striç*es *egais. Ou seja, é po* meio des*e </line>
<line> *roces*o que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empresa p*de criar novos produtos mais competi*ivos * em me*os tem*o pa*a atender </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> c*nstante *vo*ução do mercado, da te*nologia e dos requisitos *o am**ente instit*cio*al, </line>
<line> da*do *r*o*ida*e * saúde, ao meio *mbiente e à se**rança (*OOP**, 1988; ROZENF*LD et </line>
<line> al., 20*6). </line>
<line> Os clientes es*ão cada *ez mai* exigentes, informados e com *a**res possi*ilida*es </line>
<line> de esc*lhas, * a* empresas competidoras glob*is, *** frequência, lançam n*vos produtos, os </line>
<line> quai* b*scam ate*der, con*inuad*m**te, *s mudanç*s nas ne*essidades do* clie***s, de for*a </line>
</par>
<par>
<line> melhor e com maior </line>
<line> *úmero de *uncionalidade*, torna*d*-*s mais atrativos * crian*o *o </line>
</par>
<par>
<line> cliente o dese*o de sub*tituir o p*oduto (modelo) ante*ior (ROZENFELD et al., </line>
<line> 2006). Por </line>
</par>
<par>
<line> *sso, o PDP situa-se na interfa*e entre a empres* e o merc*do. Nota-*e, as*im, sua importâ*cia </line>
<line> e*t*atégica, *ue busca: identificar *s *ecessi*ades *o m*rcado e dos clien*es em todas as fases </line>
<line> *o cicl* de vida d* pr*duto; identificar as po*sibilid*des t*c*ológica*; desen*olv*r um </line>
<line> produto que atenda *s *xp*ctativas *o mer*ado, em *ermos da qualidade total *o p*oduto; </line>
<line> desen*o*ver o *roduto *o t*mpo *dequado, ou seja, mai* rápido que os conc*rrentes e a um </line>
<line> c*sto competitivo (*OZENFELD et al., *0*6; BACK et al., 2008; *OMANO, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> 2 .* </line>
<line> Con*eituação d* Pré-d**envolvimento em diferen*es Modelos *e Refe**ncia </line>
<line> *onforme Rozen*eld et al. (2006), o *DP pode ser dividido em três macro*ases: pré- </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvim**to. A* *ongo da </line>
<line> execução de tai* </line>
</par>
<par>
<line> at**idad*s, existe um fluxo </line>
<line> dinâmico complexo de informações estratégicas, re*ui*i*os e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tendências do *e*cado, além *e al*ernativas tecnológicas e alocaç*o de recursos. Além disso, </line>
<line> a fase *nicia* é *e*ponsável p*lo *econhecimento de o*ortunidade*, *o alinha*e*to estraté*ico </line>
</par>
<par>
<line> d* *ovo produto com as es*r*tégias </line>
<line> competitivas da e*pre*a e às avaliações prelimin*res </line>
</par>
<par>
<line> s*bre o me*cado a t*cnologia a ser adotada e </line>
<line> no novo produto (BRENTANI; </line>
<line> REID, 2012; </line>
</par>
<par>
<line> COSTA; TOLE*O, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> O termo pré-de*envolv*me*to pod* s** co*pre*ndido como "The Fuzzy Front End" </line>
<line> ou "F*ont E*d" (SMITH; REI*EST*RN, *9*1). Algumas publicações apres*nta* m*de*os </line>
<line> de **fe*ência das ati*idad** com dua* particu*ar*dades *o termo Front End. A prim*i**, parte </line>
<line> de um model* mai* amplo do PD* (do Front End - FE ao pós-dese*vo*vi*ento), enquanto </line>
</par>
<par>
<line> que a seg*nda </line>
<line> abord* apenas do F*. Desse modo, optou-se por modelos *ue re*resen*am </line>
</par>
<par>
<line> a*enas o Front E**, pois </line>
<line> det*lha* as atividades *o estágio e apre*entam também </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> conju*to de prá**cas, ferra*entas e técnicas pos*ívei* pa*a *pera*io*alizar tais ativi*ades. </line>
<line> Re*. *SA, Te*esina, v. **, n. 2, art. 5, p. 90-109, m*r./a*r. 20*8 w*w4.fs*net.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*áli*e da Realizaçã* da M*cro Fase de Pré-*es*nvolvimento do *DP </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, foram analis*d*s os modelos de: *ooper (1988), Murphy e *umar (1*97), Khurana e </line>
<line> Ros*nthal (1998), Koen et al. (**01), Flyn* et al. (**03), Boeddri*h (200*), Rei* e De </line>
<line> Br*ntani (2004; *012), *hit*ey (2007), Brem e Voigt (2*0*) e Ku*kki* *t al. (2*11). *odo* </line>
<line> os modelos *ão d*vidid** em eta*as ou estági*s e car*cter*z**-se por dar ênfase ** *orma* de </line>
<line> melhor** a condução *o Front End. </line>
<line> É possív*l obse*va* s*melhan*a* *m alguns p*ntos dos m*delos pres*ritos pelos </line>
<line> autores citados, * em alg*ns modelo* *ota-se *ue *ão evoluções dos an*erio*es. Po* exemplo, </line>
<line> o mod*lo *e Whitney (2007) é fo*temente influenc**do pelos trabalhos *e Koen et *l. (2001), </line>
<line> *rincipal*ente no que tang* à consideração **s "fatores de in*luên*i*" *o de*e*p**ho d* </line>
</par>
<par>
<line> Fro** *nd, </line>
<line> sobre os </line>
<line> quais *s empresas </line>
<line> não possuem t**al controle. O mo*elo de Whitne* é </line>
</par>
<par>
<line> compost* por trê* interfaces *rincipais, que se assemel*am às três dim**sões do modelo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Koen e* al. (2001). O modelo de Brem e V*igt (**09) asse*elha-se em contribui*ão teórica </line>
<line> com o de Coope* (1988) e Koen et al. (*001). *orém, po* ser mais recent* q** os demais </line>
<line> mo*elos, o modelo de Brem e *oigt (2009) acrescenta aspectos não abordados no t*a*alho de </line>
<line> referên*ia, como o estu** d* di*âmic* *e mercado e tecnologi*. </line>
<line> Os *odelos de Murphy e Kumar (19*7) e Kh*rana e Rosen*hal (199*) s*o claramente </line>
</par>
<par>
<line> baseados no mode*o </line>
<line> d* Cooper (1988), a*se*e*hando-se, i*clusive, </line>
<line> às at**idade* * f*uxo de </line>
</par>
<par>
<line> inform*ções. Os modelos de Cooper (*9*8), Mu*phy e K**ar (1997) e Boeddrich (2004) dão </line>
<line> a id*ia d* linea*idad*, ou sej*, *s *tividades do Front End acontecem em se*u*ncia de te*po </line>
</par>
<par>
<line> def*n*da, </line>
<line> não fi*a*do explíc*to os efeito* </line>
<line> de feedba*k ou retro*limentação que ocorr*m no </line>
</par>
<par>
<line> ****esso. Já o* modelos de Kh*ran* et </line>
<line> *l. (1998), Koen et al. (2001), F*ynn et **. </line>
<line> (2003), </line>
</par>
<par>
<line> Whitney (2007), Reid e De Br*ntani (2004), Brem e Voigt (20**) e Kurkk*o et al. </line>
<line> (2**1), </line>
</par>
<par>
<line> *u*erem a existê*cia </line>
<line> de in*eraçã* e*tr* a* </line>
<line> ativida**s desenvolvida* e e*tre os ag*ntes </line>
</par>
<par>
<line> envolvidos no Front End. *o Qu*dro 1 e*t*o o* principais mode*o* que contem*lam o Front </line>
<line> En* * suas pa*ticular***des. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e**na P*, *. 15, n. *, art. 5, p. 90-109, mar./a*r. 2*18 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. B. Costa, J. C. Toledo, F. Silve**a, F. M. Mac*a*o, J. E. *up*enthal </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - Comparaçã* entre os modelos de Front End. </line>
</par>
<par>
<line> Aut*r </line>
<line> *nfase </line>
<line> N ú m *r o d e Estág*os </line>
<line> Objetivos </line>
</par>
<par>
<line> C*oper 1998 </line>
<line> Be** de Consumo </line>
<line> 4 </line>
<line> Pro*or modelo que aux*li* na me*hor gestão das atividades ini*i*is do PDP, objetivando reduzir fracass*s no de*envolvimento *e **odutos. </line>
</par>
<par>
<line> M u rp h y * Ku*ar 199* </line>
<line> *e*s de Capit*l </line>
<line> 3 </line>
<line> Reuni* e fornecer *ara as e**res*s *nformações ú*eis *ob*e as etapas e ativid**es realizadas ant*s do desenvolvim*nto d e p ro d u t * . </line>
</par>
<par>
<line> Khuran* e R*sental 1998 </line>
<line> *ens d* Consumo e de Capi*al </line>
<line> * </line>
<line> Listar atividades, problema* e fator*s de sucesso no pré- desenvolvimento. </line>
</par>
<par>
<line> Koen et al. *00* </line>
<line> Be*s de Consumo e de Capital </line>
<line> 5 </line>
<line> Consolidar as mel*ores práti*as e est**elecer uma linguagem comu* pa*a as atividade* d* pré-d*se*volvimen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Flynn *t al. 2003 </line>
<line> Bens *e *onsumo e d* *apit*l </line>
<line> 4 </line>
<line> P ro p o r m*delo para m*l*oria d* cap*cidade de "gestão *e ideias" pa*a novos prod*tos, *om auxílio de ferramenta computacional. </line>
</par>
<par>
<line> *oed*rich 2004 </line>
<line> Bens de Consumo </line>
<line> 4 </line>
<line> Propor sistemati*ação de p a *t * d o pré-de*e*volvime*to e listar re*uisitos ne**ssários *a*a um e*iciente flux* de ideias no p*é-desenv*lvimento. </line>
</par>
<par>
<line> Whitney 2007 </line>
<line> Tecn*logia </line>
<line> 5 </line>
<line> Estabelec*r at*vi*ades para o pré-desen*olvime*to * li*ta *erramentas para operaciona*i*ar *stas ati*idades. </line>
</par>
<par>
<line> Reid e De Brenta*i 20*4-20*2 </line>
<line> *ens de Consum* e d* Capital </line>
<line> * </line>
<line> Propor **delo par* g*stão do pré-d*senvolvimento de pro**tos radicai*, baseando-se no *luxo d* inf*rmações e tomada de decisã*. </line>
</par>
<par>
<line> B*em e Vo*gt 2*09 </line>
<line> Software e T*cno*ogia da Infor*ação </line>
<line> 3 </line>
<line> **del* d* **é-des*nvo*v*ment* com banco p a ra arm*zenam*nto de ideias. </line>
</par>
<par>
<line> Kukkio 2011 </line>
<line> Bens de Capital </line>
<line> 4 </line>
<line> Pr*por m*de*o para desenvol*imento *e proce*sos. </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Autores. </line>
</par>
<par>
<line> Em razão da *omple*idade do Front End, os modelos descritos *nteriormente </line>
</par>
<par>
<line> sugerem, de algum* form*, *eios para tornar mais eficient* eficaz sua gestão, seja pelo e </line>
</par>
<par>
<line> estabelecimento </line>
<line> de at*vidades, siste*atiza*ão, d*senv**vi*ent* *e nomenc*atura com*m, </line>
</par>
<par>
<line> estabelecimento de ferramentas, reunião de informaçõe* gerenciais p**a a fa*e, ou pela </line>
<line> lista*em de melhores práticas. Porém, des*aca-se **e todos os m*delo* apres**tam a*guma </line>
<line> limitação com *elação a sua a*licabilidade, ou seja, alguns a***res passam a **eia de que os </line>
<line> modelos são ge*é*icos e *plicáve*s a *ualquer tipo de empresa. *penas os trabalhos de Brem </line>
</par>
<par>
<line> e Voigt (*009) Kurkk*o et a*. (*011) mencionam a *mpossibilidade de generalizaç*o da e </line>
</par>
<par>
<line> aplic*ção do modelo, pois s*o estudos de </line>
<line> emp*es** específicas (t*cnologia e metalurgi*) </line>
</par>
<par>
<line> respe*tiva*ente. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, art. *, p. *0-109, mar./abr. 2018 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Análise d* Re*lização da M*cro Fas* de Pré-Desenvolvime*to ** PDP </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METO*OL*GIA </line>
<line> A metod*logia *e pesquisa adotada para a c*n*uç*o da </line>
</par>
<column>
<row> 97 </row>
<row> *ar*e teórica do *resente </row>
</column>
</par>
<par>
<line> trabalho **i a R*v*são Biblio*ráf*ca Sistemát*ca (RBS). O método da RBS u*ili*a como fonte </line>
<line> d* dados * l*teratura existente s*bre *eterminado tema, seleciona e a*alia *on*ribuiçõ*s, </line>
<line> analisa e s*ntetiza dados. *es*rev* as evidênc*as *e *orma *ue permite conclusões clara* </line>
</par>
<par>
<line> so*re o </line>
<line> *ue j á * e </line>
<line> *onhece * sobre o que n*o se conhe*e sobre o *s*unto em que**ão </line>
</par>
<par>
<line> (DENYER; TRAN*IELD, 2009). Para Conf*rto et al. (20*1), a R** é o processo de coletar, </line>
<line> co*hecer, co**reender, a*a*is*r, sinte*i*ar e *valiar um conju*to de artigos científicos com o </line>
<line> propós*to d* criar um embasamento t***ico-*ient*fico (estado da a*t*) so*re um determinado </line>
<line> tópico ou assunto pesquisa*o. </line>
<line> *nicialmente, foram selecio*ados 832 tra*alho* apó* a aplicação da RBS. Os estu*os </line>
<line> cit*vam o* seguint*s term*s utilizad*s pa** busc*: Fuzzy F*o*t E*d, *ront-E*d, Pre </line>
<line> *evel*pment ou Pré-Desenvolv**ento, M*d*ls, Tools, Prac*ices, Tec*niques, e seu* </line>
<line> correspon*entes em português. A parti* da filt*age* secundá*ia, que *ti*iza crité*ios como a </line>
<line> leitu*a de títulos, dos resum*s e de *alavra* chaves e do text* integral, restaram apena* 129 </line>
<line> tra**lhos *ue t*atavam especifc**ente do Front End e de modelos, té*nicas * f*rramentas </line>
</par>
<par>
<line> adotados par* *ua </line>
<line> condução. P*r fim, foi necessário realizar uma terceira *iltragem c** </line>
</par>
<par>
<line> ênfase para a i*tr**ução e a conclusã* dos estudos. As*i*, fo*am **cl*ídos *ais *1 </line>
<line> tr*balhos, *omo m**erial par* p*sq*isa 68 trabalh*s, d*ntr* os quais, 10 se*ecionados por ter </line>
<line> maior a*rangência d* detal*es sobre a ex*c*ção da f*se inicial do PDP. </line>
<line> A *i*ura 1 demonstra os re*u*tados d* aplicaçã* do método *a RBS ** est*do. </line>
<line> *igu*a * - *esultados dos fil*ros da RBS. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Au*ores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 15, n. 2, art. *, *. 90-109, mar./abr. 2018 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. B. Cos*a, J. C. Toledo, F. Silvei*a, *. M. Machado, J. E. R**penthal </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> *á o *étodo do estu*o de *a*o pr**orcio*a a investigação inicial, explor*tória, na qual </line>
</par>
<par>
<line> *s vari*v*i* ainda </line>
<line> não são de*erm**ad*s e o fenômeno não é </line>
<line> completament* conhecido. </line>
<line> De </line>
</par>
<par>
<line> aco*do com Yin (2001), e**re os m*todos mais a*ro*riados em enge*hari* para co*duzir uma </line>
</par>
<par>
<line> pesqui*a </line>
<line> q*alitativa exp*orat**ia e*tá o estu*o e </line>
<line> de caso. * </line>
<line> tamb** </line>
<line> pre*erível na análi*e de </line>
</par>
<par>
<line> eventos co**emporâneo*, quando os comportamentos rel*vante* nã* pode* ser manipu*ado*. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo o au*or, fenômeno *ode ser estudado e* seu ambi*nte na*ur** e significante. o </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> p**quis*, trata-se do amb**nte </line>
<line> empresar*al. Nesse contexto, a pe*quisa *e campo t*ve </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intençã* de identi*icar quai* são as ativi*ades * fe*rame*tas uti*iza**s du*a*te * Front End *a </line>
<line> em*resa selecio*ada para o estudo. </line>
<line> Para o estudo de caso, doi* crit*rios foram estabelecidos par* a es***ha da empresa, </line>
<line> *endo: a) a empresa deveria possuir um PDP estruturado e que con*emplasse o F*ont E*d; e </line>
</par>
<par>
<line> b) a *m*re*a deveria </line>
<line> dese*volver e la*çar </line>
<line> co**inuam*nte no*os pr*dutos. Após a definição </line>
</par>
<par>
<line> dos *rité*ios nece**ários, deu-se início às *enta*ivas de con*at* com a empresa. A contin*idade </line>
</par>
<par>
<line> do proc*sso *oi co*plexa, pois o desen*o*vimento </line>
<line> de novos prod*tos é *stratégico </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> empresa e ex**te pouca abertura para rea**zaç*o </line>
<line> de pesqui*as. D*staca-se *ue a empres* </line>
</par>
<par>
<line> contemplava o* c*itério* es*abelecidos e c*nco*do* e* pa*ticipar da *esquisa. </line>
<line> A *ol*ta d* dados *oi *e*lizada com base em um questionário ap*ic**o na *m*resa e os </line>
</par>
<par>
<line> resulta*os obtido* nesta p*squisa sofreram um processo de análise. Com a *inalidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mante* o sigilo da empres*, a mesma não *o* ide*t*ficada no prese**e es*ud*. As p*rguntas do </line>
<line> qu*sti*nário r**aciona**m-*e com os procedimentos adotados no Front End. Para ana**sar as </line>
</par>
<par>
<line> info*maçõ*s foi ne*essário reali*ar </line>
<line> as segu*nt*s et**as: </line>
<line> codif*cação </line>
<line> da* *espostas, tabulação </line>
</par>
<par>
<line> de dados * interpretação da* particularidades. F*z-se *s* da tabul*ção do Microsoft Office® </line>
<line> Excel* *0*6. </line>
<line> 4 RES*LTAD** E DISCUSS*ES </line>
<line> 4.1 *aracterização ** *mp*esa est*da*a </line>
</par>
<par>
<line> A emp*esa estudada é *ma </line>
<line> da* *rincipa*s indústrias d* ali**nto* d* Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Atualmente é a maior produtora *o se*me*to *e doces (**i**a*as) e segunda marc* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> segmento de mo*h** *t*m*tados e* Stand - U*s. É uma empresa naci*nal de grande *or*e, do </line>
<line> setor de bens de consumo, com a*roximadamente 1.800 *olaboradores. O *a*ur*mento anual </line>
</par>
<par>
<line> d* empresa nos últim*s </line>
<line> anos foi, de *proxi*adamente, **0 milhões </line>
<line> de re*i*/ano. S*us </line>
</par>
<par>
<line> p*odutos são **n*idos tanto p*ra o mercad* int*r*o, q*anto </line>
<line> para * *ercado *xterno, </line>
</par>
<par>
<line> e*po*tando para 57 *aíses. No* últ*mos * anos, a em*resa desenvolveu aproxi*adamente 2* </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, *. 15, n. 2, ar*. 5, p. 90-109, mar./ab*. 2018 w*w4.fsa*et.*om.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análi** da Reali*ação da Macr* Fase de Pré-Desenvolvim*nt* do PDP </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> *ovos i*ens/an*. Os p*ojetos de*env*lvidos for*m: ex*ensõ*s *e li*h*, *ep*sici*n**ent* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produt** </line>
<line> ex*stentes, reformulaç*o </line>
<line> *e </line>
<line> produt** </line>
<line> exist*ntes, </line>
<line> n**a embalagem para pro*utos </line>
</par>
<par>
<line> exist*ntes. </line>
</par>
<par>
<line> O temp* médio para o des*nvo**imento de </line>
<line> um novo produto varia de 3 m*se* * um </line>
</par>
<par>
<line> ano e meio (18 m*ses). Pr*jetos co*prados de te*ceiros levam entre 90 a 18* *i*s para ser*m </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*os e comercial*zados. *ão adquiridos prati*amente </line>
<line> *r*nto*, mas precisam </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> avaliaç*o e a*rova*ão da Agê*cia N*cio*al de *igilância Sanit*ria (ANVISA), Min*stér*o da </line>
</par>
<par>
<line> Saúde e Mi*i*tér*o </line>
<line> da Agricult*ra. *ssim, o processo *recis* *e, **roximadamente, 90 d*as </line>
</par>
<par>
<line> para ser conclu*do. Pa*a alg*ns novos produtos é pre*iso d*senvolver maquinário*. Nesses </line>
</par>
<par>
<line> casos, nec*s*ário um est*do m*is det*lha*o do merc*do, da tecn*logia disponível, * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> viabilidade comerci*l e da *axa de retorno fi*anceiro para a empre*a. Logo, os pro*e*os </line>
</par>
<par>
<line> gera*ment* envolve* altos *nvestimento* e passa* por </line>
<line> vári*s etapas até a apro*ação. *á </line>
</par>
<par>
<line> houv* </line>
<line> casos, nos quais n*o se verificou **a taxa de retorno f*nanceiro compensatór*o e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*pre*a decidiu abortar o projeto, próximo de sua conclusão. </line>
<line> Para os entre*istado* essa é um* f*lha grave ocorrida aind* no *ront En* do prod*to, </line>
</par>
<par>
<line> poi* a *ase ini**al deveria </line>
<line> fo*necer uma *o* estimat*va do retorno f*nanceiro. Abortando o </line>
</par>
<par>
<line> p**je*o a*nda </line>
<line> em fase de F**nt End o prejuí*o </line>
<line> da emp*esa (*inance*ro, tempo) seria </line>
</par>
<par>
<line> considera*elm*nte m*n*r. Os </line>
<line> e*t*ev*stados afirmam *ue a empresa </line>
<line> não sabe exat**en*e o </line>
</par>
<par>
<line> que esp*rar co*o re*ultado da fase </line>
<line> *o Fron* End (boa* ide*as, bo*s conceitos, *on*eitos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*od*tos poss*veis de s*rem fa*ric*dos) e acabam *oca*do ex*e*sivamente em estimativas de </line>
<line> cu*tos e retornos de capi*al q*e nem sempre se *onfirmam. Por fim, é importa*te *encionar </line>
<line> que a empres* possui 45 famílias *e produtos, totali*a*do um compost* de *ix com cerca d* </line>
<line> 22* Skus (itens) en*r* do*es, g*l**as, *tomata*os, ve*etais, molhos saudáveis, linha *re*ium, </line>
</par>
<par>
<line> condi*en*os, linha light, </line>
<line> linh* **s**tuci*n*l, sucos, *nt*e outr*s, dif*renciados po* *ip* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t**an*o de embalage*. </line>
</par>
<par>
<line> 4 .2 </line>
<line> Fr*nt *nd na e*presa Estudada </line>
</par>
<par>
<line> Os de*artament*s </line>
<line> de marketing, *ngenharia de prod*tos, enge*har*a de *limentos, </line>
</par>
<par>
<line> logística, </line>
<line> contabilidade e d* tecnologia são os responsáveis *ela e*e*ução do Fron* End na </line>
</par>
<par>
<line> e*presa *lime*tícia. O </line>
<line> pro**sso, geralmente, tem in*cio com a ident*ficação *e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade *elo departamento de marketi*g da empr*s*, o* por instit*tos *e pes*uisa </line>
<line> contra*ados para *s*a finalidade. No en*anto, em algun* casos, * motivação para *nicia* o P*P </line>
<line> * re*ult**t* *as ideias de alg*ns dos propriet*rios. </line>
<line> Re*. FSA, Tere*i** PI, v. 15, n. 2, art. 5, p. 90-109, mar./a*r. 2018 www4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. *. Costa, J. C. Toledo, F. Silveira, F. M. Machado, J. E. Ruppenthal </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> A e*p*esa possu* um m*del* de ref*r*nc*a chama*o "Caderno de Produto Mar*a </line>
<line> Pr*pria" **ra o desenv*lvim*nto *e pr*dutos. O cadern* cumpre um papel de g*i*, contendo </line>
</par>
<par>
<line> todas as atividad*s a serem rea*izadas e* c**a etap* do </line>
<line> de*envolvimento </line>
<line> ou me*hori* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> produt**, *onforme a Fi*ura *. O Front End n* empresa é composto *elas etapas de análise </line>
<line> de *ercado, e oportunid*d*s, e definições legais, e pa*rão de qualidad*. A eta*a de *nálise *e </line>
</par>
<par>
<line> mercado (i) é sub*ividida em: busca de fornec**o*e*; </line>
<line> p*squisa de pr*ço e a***ise d* </line>
</par>
<par>
<line> concorr*ntes; de*iniçã* de ti*o de p*o*uto (*mba*agem, qualidade e versões), e análise </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> viabilidade do produto c**forme a </line>
<line> etapa de </line>
<line> definições legais padrão de </line>
<line> qualidade (ii) </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *u*div*dida nas atividades de: defini*ão e aprovaç*o da f*rmula*ão; </line>
<line> **finiçã* do padrã* </line>
</par>
<par>
<line> téc*ico; *ova pesqui*a d* preço; definiç**s comerciais (pr*ço/política/ações); análise </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> defi*ição trib*tária; definição de log*stic*; a***toria técnica; docu*entação * liberaç*o do </line>
<line> forne*ed*r. As ativ*dade* não são necessa*iamente realizadas de f*rma se*uencia*. </line>
<line> Fi*ur* 2 - Mode*o de d*senvo*vimento de produ*os da empre*a *studada </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Auto**s. </line>
</par>
<par>
<line> É possível observar que o modelo ado**do p*la empresa *on**mpla muitas d*s </line>
<line> ativi**des citadas nos modelos en*o**rados na r*visão de l*teratura. P*r*m, como nenhum dos </line>
<line> modelos representad*s no Quadro 1 referem-se à i*dúst*ia de ali***tos, a*gumas atividades </line>
<line> como defin*ção e a*rovação de formulação e definição d* logística não foram m*ncionad**. A </line>
</par>
<par>
<line> seguir, são apresen*adas as dif*re*tes atividades que constituem Front E*d ** </line>
<line> empresa </line>
</par>
<par>
<line> *elecio*a** par* o estudo de *aso. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 15, n. 2, art. 5, p. 90-*09, mar./ab*. 20** </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Análise da Re*lização da **cr* Fase de P*é-Desenvolvim*nto do *DP </line>
<line> *01 </line>
</par>
<par>
<line> 4 .3 </line>
<line> Ativ*d*des de Fro*t *n* </line>
</par>
<par>
<line> i) Análise d* Mercado e Oportunidad** </line>
</par>
<par>
<line> O Fr*nt End na empresa tem iní*io *om a identi**c*ção ** u*a opo*tun*dade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> m*rcado, que pode ser prov*niente da n*ces*i*ade dos cl*ente* </line>
<line> por um novo p*oduto, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*satisfação *os </line>
<line> *lientes com um produto exis*ente da p**pria empresa </line>
<line> o* d*s concorrentes </line>
</par>
<par>
<line> ou, aind*, de inici**iva da própria e*presa em criar um mercado novo. Assi*, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> oportu*idade* </line>
<line> *ão ident*ficada* pelo *r**alho de </line>
<line> pesquisa *e mer*ado </line>
<line> *o de*artamento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> m*r*eting, pelos result*dos de **s*uisas aplicadas por institutos de pesquisa contra*ados pela </line>
<line> e*pre*a ou por ideia do* p*opr**tá*i*s da em*resa. </line>
</par>
<par>
<line> A identificação e cri*ção de oportunidades é o estopi* </line>
<line> para o *esenvolv*m**t* de </line>
</par>
<par>
<line> *o*o* produtos. Nota-se que, alé* *a em*resa a*imentíc*a </line>
<line> do estudo, *rês dos *odelo* </line>
</par>
<par>
<line> encontrados n* literatura (KHURANA; ROSE*THAL, 199*; KOEN e* al. 2002; WHITNEY </line>
<line> 20*7), se iniciam c*m esta *t*vidad* e, em ***os, ela aparece *ntre as prim*iras ativi*ades da </line>
<line> estruturaçã* do Front *nd. </line>
<line> ii) Con*unto de Informaçõ*s </line>
<line> Após a identificação d* uma *portunidade, * equi*e de desen*ol*im*nt* prepara um </line>
<line> briefing (conjun*o de inf*rmações) pa*a o produ*o a ser desen*olvido. Este *eve conter entre </line>
<line> outro*, informações so*re o m*rcado que o *roduto prete*de ati*gir, m*rgem de pre**, local </line>
<line> *nde o produ*o poderá *er **mercia*izado, ta*anho do pr*duto e tipo de em**lagem. </line>
<line> Produtos com e**alagem em forma de sachês, vidro, l*ta, pl*stico o* papelão *traem </line>
</par>
<par>
<line> p*bl**os dif*rentes. Os pro*u*os *mb**ados </line>
<line> com vidros são ma*s a*raentes *stetica*ente, </line>
</par>
<par>
<line> tota*mente rec*cláveis, reutilizáveis, </line>
<line> resistentes e hig*ênicos, </line>
<line> p**ém possui um custo *ai*r. </line>
</par>
<par>
<line> Estes pro*utos são *referi*os po* consumidores c*m ma**r pod*r aq*is*tivo. </line>
<line> ** latas de ferro usadas **rante muito tempo na in*ústria al*ment**ia es*ão send* </line>
<line> *ubs*ituídas por sachês ou caix**has de papelão la*ina*o. Pr*dut*s embalados em sachês são </line>
<line> até 40% mais *aratos e po**m ser menore* (evita **sp*rd***o). Estes são *ais *endidos para </line>
<line> consu*i*ores de classe C, D, E, em**ra e*teja* *onseg*indo bo* p*netração em mercados de </line>
<line> cla**e A e *. Os sachês e embalagem de papelão la**na*os *ão são *esis*e*te* * higiênic*s </line>
<line> c*mo a* embal*ge*s de vidro *l*m de ap*esen*arem problema* *mbientai*. </line>
<line> Produtos l*vres de con*ervantes e co*antes, p*r exemplo, são d*st*nad*s a um público </line>
<line> bem espec*fico, preocu**do com saúde e m*** exigente quanto à q*alidade *o produto. Este </line>
<line> **blico ger*l*e*t* é mais a*e*to a que*t*es amb*enta*s. Deste modo a emba*age* *ais </line>
<line> Re*. FSA, Teresina *I, v. 15, n. 2, art. 5, p. 90-109, mar./abr. 201* www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. B. Costa, J. C. Toledo, F. Si*veira, F. M. **chad*, *. E. Ruppenthal </line>
<line> *02 </line>
</par>
<par>
<line> adequa*a se*ia a de v*dro ou lata. Ou*ra q*estã* *m*ortante * def*nir </line>
<line> a *argem de preço *o </line>
</par>
<par>
<line> produto. Preço muito baixo p*de s*r vis*o como f*lta de qualidad*, preço aci*a da ma*gem </line>
<line> diminu* competiti**da*e. </line>
</par>
<par>
<line> * empr*sa também *o*e de*envo*ver um pr*d*to não </line>
<line> *est*nado a consumidores </line>
</par>
<par>
<line> fi*ais, mas a *utro setor, </line>
<line> por exem*lo, a setor*s *igados à fabrica**o de </line>
<line> *utr*s alimento* </line>
</par>
<par>
<line> (res*auran*es, bares, lanchon*tes) etc. Neste caso é importante *erificar a questã* tributária. </line>
<line> Atomatados acima de 1 kg são isentos d* ICMS. *sta ise*ção pode conf*ri* vantagem </line>
</par>
<par>
<line> competit*va. Ass*m, </line>
<line> definir precisament* *ual m*rcado a empresa *eseja </line>
<line> atingir * u*a das </line>
</par>
<par>
<line> pr*meiras atividade* do F*ont End da empresa. * maior n*mero possível de informações deve </line>
<line> *er registrad* ** briefing. *esq*isas de merc*do, pesquisas em inte*n**, sites e *evist** </line>
<line> especia*izadas sã* util**ada* como font*s p**a essas informações. A* prin*ipais ferramentas </line>
</par>
<par>
<line> de *poio par* a ident*fic*ção de oportunidade* *ão *rainstorming, benchmarking, além </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> técnicas de voz do consumido* (entrevistas) e *nálise sensorial. </line>
</par>
<par>
<line> iii) G*ração e Sel*ção de Ideias </line>
</par>
<par>
<line> A p*rti* de*tas informa*ões são geradas e selecionadas as ideias para o *ovo produto. </line>
<line> Por fabricar produtos **rivados de fru**s e l**um*s, a equi*e trabalha com id*ia* para </line>
<line> **fi*ição de sab*r, combin**ão de *abo*e*, t*xtu*a, c*nsist*nc*a, *parên*ia, peso e tamanho. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> principal técn*ca </line>
<line> adotada n*sta ati*idade é o bra*nstormin* com membros da equipe </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entre*is*as com consumi*ore*. </line>
<line> A té*n*ca ** brainst*rm*ng é citad* em vári*s ativid*des da litera*ura sobr* FE. Assim </line>
</par>
<par>
<line> *o*o Flynn et al. (2*03), a empresa acr*dita q** o uso desta *écnica *ermite a reunião </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contri*u*ç*es que p*dem, naque*e ou noutro momento, **rn*cer bo*s s*l*ções para o </line>
<line> desen*ol*iment*. *ntes *e s*guir co* a ideia deve-*e ve**ficar a capacidad* de transform*-la </line>
</par>
<par>
<line> em *m pr**uto viável. P*r exempl*: É *os*ível con*er*a* carne e* forma </line>
<line> de *ubo? Com*? </line>
</par>
<par>
<line> Ser*a aceit* pelo mercado? </line>
</par>
<par>
<line> iv) Definição e Teste *e Pr*duto </line>
</par>
<par>
<line> Segun*o os e*tr*v*stados * d*fí*il de*inir u* conceito e testá-lo, quando se trata de um </line>
</par>
<par>
<line> produto alimentíci*. D*sse mo*o, é </line>
<line> preci*o definir um </line>
<line> *roduto e *abricá-lo em pequena </line>
</par>
<par>
<line> quantida** para el*borar </line>
<line> d*versos tes*** (q*ímico, f*sico etc.), ger*lment* em laboratóri*s. </line>
</par>
<par>
<line> Com o pro*uto previamente defi*ido e test*d* (com vistas </line>
<line> a </line>
<line> avaliar </line>
<line> a seg*rança </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> *uman*s) são feitas análises sen*oria*s. A a*ál*se sensorial utiliza os sentidos humanos *ara </line>
</par>
<par>
<line> test** at*ibutos de um prod*to. É ad*tada pela e*presa *a*a </line>
<line> desenvolver novo* prod*tos, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*sin*, v. 15, n. 2, art. 5, p. 90-**9, ma*./ab*. 201* </line>
<line> www4.f*anet.*om.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nálise da Realização ** Macro Fase de Pré-Dese*volvi*ento *o PDP </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> mo**ficar pr*dut*s **iste*tes, compa*a* o **oduto *om pr**uto* con*orrentes, além de </line>
<line> *ossibili*ar melh*r*a de qua*ida*e. Esta an*l*se é supervi**onada por *n*en*eir*s de alimentos </line>
<line> e representan*e* de *rg*os ext*rnos a em*res*, como por exemplo, * ANVISA. </line>
<line> v) *usca por *ornecedores </line>
<line> *a aná*is* de mercado é nece*sário definir qua** e qu*ntos serão os fornecedores *a </line>
<line> e**resa. * empresa estudada possui *aze**as próprias, produ*oras de tomate e g*iaba, mas, </line>
<line> depen*endo da dem*nda es*imada, * *o produto * ser fabricado p*de s*r necessá*io </line>
</par>
<par>
<line> e**abe**cer contratos com </line>
<line> *utros p*odu*ores. </line>
<line> Os p*oduto* f*rnecid** **ecisam </line>
<line> atende* ao </line>
</par>
<par>
<line> padrã* de qu*l*dade es**pulad* pela emp*esa. Dependendo da fruta, estas devem possu*r um </line>
<line> tam*nho *ad**o *ara serem processa*o* em determinadas máquinas. Este fator torna difícil e </line>
<line> rigorosa a seleçã* de fo*n*c*dores. </line>
<line> v*) *n*lise de C*nc*rr*n*i* </line>
<line> A análise d* concorrência realizada pela empresa envolve, pr*meiram*n*e buscar, </line>
</par>
<par>
<line> armazenar e ana*isar </line>
<line> a maior q*ant**a*e de inform*çõe* obtidas dos s**s pri*c*pais </line>
</par>
<par>
<line> concorrent**. E*t*e est*s informações est*o: iden*ificar o tama*ho d* suas pro*uções (t*mate) </line>
<line> própr*as e seu* parceir*s (produtores). Esta informação *orne*e uma estimat*v* *o tama*ho de </line>
<line> sua fabrica*ão; favorece i*entificar a tecnologia e *roc*ssos adotados pe*a co*co*rência b*m </line>
<line> como o tamanho * fidelida*e d* mer*ado das su*s p*in*ipais concorrentes. Ou*ra i*form*ção </line>
<line> sim*l*s, mas muito útil para a empr*sa, é iden*if*car o *i*o de ação que o co*corrente *ealiza </line>
</par>
<par>
<line> para ch*gar a* consumidor, </line>
<line> por exem*lo, degustação. *om estas inf*rmaçõe* é possível </line>
</par>
<par>
<line> plane*ar o tip* de aç*o de mark*ti*g, </line>
<line> pre*ificação e es***tégia de </line>
<line> pen*traçã* no merc*do </line>
</par>
<par>
<line> almejad*. </line>
</par>
<par>
<line> vii) Análise de Viabi*idad* </line>
</par>
<par>
<line> As an**ises de vi*bili*ade financeira, técnica * com*rcial são *e*tas pa*a to*o* os </line>
<line> *rodut*s desenvolvidos. *o *ntanto, os entrevi*tados *ão se sentiram confortá*eis *ara </line>
</par>
<par>
<line> expli*ar </line>
<line> os p*ocedim*ntos e ferr*mentas ad*tadas, já q*e estão são de *esponsabilidade dos </line>
</par>
<par>
<line> depar*amentos *in*nceiro e cont*bil. </line>
<line> viii) Defin*ções Legais e Padrões de Qualidade </line>
<line> A segunda eta*a do Front End da empresa, de*ominada de definições le*ais e padrão </line>
<line> de qualidade, * subdividida n*s *tividades d*: d**inição e aprovação da *ormulaç*o; definição </line>
<line> Rev. F*A, *ere**na PI, v. 15, *. 2, ar*. 5, p. 90-109, *ar./abr. 2018 www4.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. B. C**ta, J. *. T*l*d*, *. *ilveira, F. M. Ma**ado, J. E. *u*penthal </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> do *adrão t*cnic*; </line>
<line> nova pesqu*s* de **e*o; definiç*es comerc*a*s (*reço/*olít*ca/*ções); </line>
</par>
<par>
<line> a*álise e *efin**ão t*ibutária; definiç** d* lo**stica; audit*ri* téc**ca; **cumentação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> li*eração do for*e*ed*r. Apó* a </line>
<line> d*fin*ção e aprovação *a fór*ula do *r*d*to, *s </line>
<line> atividade* </line>
</par>
<par>
<line> não são lineares e são </line>
<line> desenv*lvi*as simultanea*ente *elos departamentos envolvidos *o </line>
</par>
<par>
<line> Fron* End. </line>
</par>
<par>
<line> Para *ef*nir um novo produto ali*en*ício, é necessário ve*ificar se est* será </line>
<line> enquadrado como n*vo alim*n*o ou novo ingredient*, de acordo com * d*spos*o na legislaçã* </line>
</par>
<par>
<line> sanitá**a vig*nt*. As defini*õe* lega*s *e </line>
<line> al*me*tos contemplam *o*as </line>
<line> ** substân**as o* </line>
</par>
<par>
<line> *isturas de sub*tâncias *es**nadas à *ngest*o por h*manos, </line>
<line> que tenham como objetivo </line>
</par>
<par>
<line> fornecer nutrientes ou outr*s s*bst***ias ne*essárias </line>
<line> para form*ç**, manu*e*ç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dese*vol*imento d* organismo, independente*e*t* de *eu uso ou gr*u de processamento e d* </line>
</par>
<par>
<line> *ua f*r*a de a*rese*tação. J* os ing*edientes são definidos co*o *ubstân*ias u*ilizadas </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> pre*aro *u na *abricação de *li*ent*s, e que est*o prese*te* no produto fin*l em sua forma </line>
<line> or*ginal ou modi**cada. </line>
<line> Verific*da a possibilidade de o produto ser enquadrado como **imento ou ingrediente, </line>
</par>
<par>
<line> deve </line>
<line> *er an*li*ado se ate*de ao conceito d* novo alimen*o </line>
<line> ou ingredie*te, estabelecido na </line>
</par>
<par>
<line> Resoluçã* n . 16/199*, que d*fine "novos alimentos o* novos ingredi**tes são os *lim**tos </line>
</par>
<par>
<line> ou subs**ncias sem históric* de consumo n* País, *u </line>
<line> ali*ento* com substânc*a* j* </line>
</par>
<par>
<line> con*umi*as, que, entreta*to, </line>
<line> ven*am a ser adi*ionadas ou ut*lizada* em níveis muito </line>
</par>
<par>
<line> *uperi**es aos atualmente observa**s n*s alime*to* utili*ados na dieta regular". </line>
<line> * empresa desenvolve tan*o pr*jeto *e novos *limentos como, por exempl*, um *o*o </line>
</par>
<par>
<line> *ipo de atomatado, </line>
<line> como de ingredient*s, </line>
<line> por *x*mplo, nov*s tem*eros. A fórmula final *o </line>
</par>
<par>
<line> produ*o deve ser aprovada pe*a *NV**A e estar </line>
<line> *e acordo com n*rmas específica* *ue não </line>
</par>
<par>
<line> fazem parte ** e*copo deste trabalho. Outra atividade i*portante d*sta etapa é a de*inição de </line>
</par>
<par>
<line> padrõ*s t*cnicos par* o novo </line>
<line> pr*duto. E*tes padr*e* *e re*erem a um conjunto *e </line>
</par>
<par>
<line> es*ecificações qu* *evem ser seguidas pela emp*esa. ***em ser *e*erentes tanto a pro*esso d* </line>
</par>
<par>
<line> fabri*ação como ao produto final (tamanho, peso, </line>
<line> tipo de embalagem, informações **ntidas </line>
</par>
<par>
<line> na embalag*m, *tc.). São esta*elecidos por ór*ão* reg*la*ores </line>
<line> como AN*ISA, INMET*O, </line>
</par>
<par>
<line> Ministé*io da Agric*ltur* e Ministério da *aúde. </line>
</par>
<par>
<line> Definidos todos os componentes do nov* pr*dut*, processo de fabri*açã* * tec*ologia </line>
</par>
<par>
<line> empreg*da, a e*presa realiza n*va pes*uisa de preço </line>
<line> tanto para </line>
<line> **rifi*ar o cu*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fabr*caçã* quanto *ara estabelecer preços **s cons*midores. A carga trib*tária e *uest*es de </line>
<line> lo*ística e transportes são conside*adas e influem na preci*ica*ão do* novos prod*tos. As*im, </line>
<line> conhecimentos con*ábeis podem gara**ir v***agem competitiva à empresa. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. 2, ar*. 5, p. 90-109, ma*./abr. 2*18 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *nálise da R*a*iza*ão da *acro Fase de Pré-De*en*olvim*nto do PDP </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> Às </line>
<line> vezes, *orna-se *ecess*ri* nova </line>
<line> p*squisa de merca*o *ara me*hor defi*ição d* </line>
</par>
<par>
<line> pontos de dist*ibuição, **po d* campanha de divulgaç*o do produto. Ferr*mentas co** árvo*e </line>
<line> de dec**ão, a*áli*es probabi**sticas * análise ** risco* são ad**adas nest* etapa. Todos o* </line>
<line> dados e pr*cess** são documen*a*o* e pas*am p*r auditoria técnic*. Somente após </line>
<line> apro*ação, os fornece*ores são liberados e dá-se início ao desenvol*i*ento propriamente dit* </line>
<line> d* produto. </line>
<line> Os entrevistados considera* a fas* d* *ron* E*d *xt*em*me*te necessária para </line>
<line> de*e*vo*vime*to de produto alimentício. Todas as nor*as * processos de fabricação precisam </line>
</par>
<par>
<line> *er defin**os nesta fase. ** bem execut*d* fornec* informaçõ*s </line>
<line> qu* sinalizam </line>
<line> p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dese*volv**ento do pro*uto e g*rante su*esso *ar* o </line>
<line> pro*eto. T*mbém pode f*rnecer </line>
</par>
<par>
<line> i**ormaç*es que levem </line>
<line> * empre*a * desistir do projeto, *bo*tando-o *ntes q*e mais tempo e </line>
</par>
<par>
<line> *i*heiro sejam inve**id*s. </line>
<line> *esse co*te*t*, o trabal*o identificou os mode*os de Front End e**s*ent** n* lit*ratur* </line>
</par>
<par>
<line> e anali**u modelo de Front End em u*a empresa do s*to* alimentício. Destaca-se qu* o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empres* es*udada possu* um *ode*o de ref*rênci* próprio para o desenv*lvi*ent* de seus </line>
<line> *rodu*os. Assim, o m*delo **mpree*de ao es*ágio d* Fron* E*d até o lan*am*nto do p*oduto </line>
<line> n* mercado. No Quadro 2 constam as ativi*a*es ** F*ont En* desenv*lvidas na *mpresa. </line>
<line> Quadro 2 - Resumo das atividades d* Front End da *m*r*sa. </line>
</par>
<par>
<line> A*ividades </line>
<line> *erramen**s </line>
<line> Departamentos </line>
</par>
<par>
<line> Análise de mer*ado e opor*un*dade Idei* inicial Identifi*aç*o * an*lise de opor*un**a*e Briefing Gera*ão e seleç*o de ideia* Definição e teste d* p*oduto Bu**a po* fornec*dores *es*u**a de p*eço e análise de concorre**es A*álise de viabilidad* d* pr*duto Defi*ições lega*s * padrão de qualidade Defi*ição e a*rovação da formulação Definição d* padrã* técnico Nova pesquisa d* p*eço *efinições come*ciais (preço/polít./*ções) Anál*se e def**ição tribut*ria D*fi*ição de logísti*a Auditoria técnic* D*cumen*ação e liberação do forn*cedor </line>
<line> Brain*torming Benchma*k*n* Entrevi**as Análise s*nsorial Análise de vi*bilidade Árv*re d* decisã* Análise *e probabi*ida*e An*l*se de ri*co </line>
<line> *arketing *ngenharia de *rod*to Engenhar*a d* Aliment*s *on*abilidade *ecnologia </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: Autores </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. 2, a*t. 5, p. 9*-109, mar./abr. 2018 </line>
<line> www4.fs**e*.com.br/revista </line>
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<line> M. A. B. Co*t*, J. C. *ol*do, F. Silveira, F. M. Mach*do, J. *. Ruppenthal </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> Comparan*o *s resultados do *u*dro 2 c*m a literatura da área, verificou-se qu* a </line>
</par>
<par>
<line> nomen*lat*ra adotada </line>
<line> pela empres* * s**el*ante aos modelos ident**icado* no Qu*dro </line>
<line> 1. </line>
</par>
<par>
<line> Ta*bém f*i pos*ível *erificar *ue tanto na lit*ratura, quanto no modelo ad*t*do </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> empresa, exi*te uma ideia de siste*atizaç*o, já qu* tais *od*los tamb*m s*g*rem </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> seq*ên*i*. Na prátic* i*s* nem sempre é viável, pois enges*a o pro**sso (COST*; TOLEDO, </row>
<row> 2013). </row>
</column>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CONS**E*AÇÕES FIN**S </line>
<line> *st* trabalhou estudou e an*li*ou m*delos de Fron* E** p*ra novos pro**tos, já q*e </line>
</par>
</par>
<par>
<line> *sta fase é complexa, di*ícil e muitas vezes co*fu*a, </line>
<line> d*vido à gr*nd* qua*tidad* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> informa*ões, r*quisitos e ideias *ue as equ*pe* de desenvolv*me*to julg*m ser adeq*ada par* </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> novo* pro*utos. Especificamente, f*i realiza*a uma Revisã* Bibliográfica S*stemat*z**a </line>
</par>
<par>
<line> (RBS), se*uida de um est*** de *as* em uma empresa *ult*na*ional do setor alimen*ício. </line>
<line> Com o desenvolv*mento da RBS fo* po*sível iden*ificar as téc*icas e ferram*nt*s </line>
</par>
<par>
<line> considerada* ef*cazes p**a * PDP em geral, e que pode* facilit*r, se *e* *onduzidas, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> geração de ideia*, sel*çã* de ideias, i*entificação de opo*tunidades, seleção *e oportunidades, </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvimento de conceito* e s*leç*o de conceitos. Em sua amplit*de, trata-se </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atividades tip*camente realiza**s durante o pré-d***nvolvimento do PDP. Portanto, os atore* </line>
</par>
<par>
<line> relevantes de uma empresa devem adota* técnicas e ferra*entas apres*nt*das </line>
<line> *a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> pa*a evitar falhas atri*uídas ao estág** inici*l ** PDP. </line>
</par>
<par>
<line> É importa**e *es**car que, mesmo exis*indo um modelo com*o*to p*r et*p*s, nem </line>
</par>
<par>
<line> *empre o processo de </line>
<line> d*s*nvol*im*nto </line>
<line> *corre com* prescrito. P*de-se verif*car isso </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> projeto* adq*iridos de t*rceiro*, nos quais, ape*as al*u*as etapas são de*envo*vidas </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> empresa aliment*c*a. Assim, mesmo quan*o o modelo elabora *odo o pr*cesso, </line>
<line> ne* ***pr* </line>
</par>
<par>
<line> todas ** etap*s suger*das são segu*das e tampouco s*o u*i*izada* as fe*r*mentas *onside*a*as </line>
<line> adeq*adas par* a c*nduç*o d*s ativid*des que *ormam o está*io do Front E**. I*so po*e ser </line>
</par>
<par>
<line> atribuíd* ao *e*ejo d* lança* *m produto r*pido no m*rc*do. Por fim, </line>
<line> não *x*st*n*o </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> pr*fusã* de *iteratur* científica s**r* * *ront E*d em empr*s** *limentícias </line>
<line> b*asileiras, </line>
</par>
<par>
<line> suge*e-se realizaçã* de a </line>
<line> e*tudos *uturos </line>
<line> *ue </line>
<line> aprofu*d*m *sse </line>
<line> *a*po do **nhecime*to, </line>
</par>
<par>
<line> v*sando identif**ar formas *e contribuir para novas conceitua*ões das fases inicias do PDP. </line>
</par>
<par>
<line> Sen*o *ssim este trabalho cont*ib**u para aquele* q*e buscam entender melhor </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> definições e conceitos referen*es ao Front E*d, *roporciona**o, assim, *ara o* p**quisadores </line>
</par>
<par>
<line> e inte*essado*, um estudo ac*r*a do *ssunto. D*st*ca-se que o estági* de F*o** E*d </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> R**. **A, Teresina, v. 15, *. 2, *rt. 5, p. 90-109, mar./ab*. 2018 www4.fsanet.*om.*r/revi*t* </line>
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<line> Análise da Reali*ação da Macro *as* *e Pré-Desenvolvim*nto do PDP </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> *mportante pa*a o desenvolvim*nto de produtos. É </line>
<line> *inâmico, ince*to e p*d* impac*ar no </line>
</par>
<par>
<line> suces*o ou fracasso de um *rojeto. Justam**te *or co*templar importa*tes características, a* </line>
<line> *ases ini*iais do *DP tem s*do alvo de estudo nos últim*s anos, pois *od* ser considerado *m </line>
<line> est*gio oportuno para a criati*i*ad* * *ovas so*uçõe* de desenvolviment* na *mpresa. </line>
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<line> 10*, *ar./abr. 2018. </line>
</par>
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<line> Contribu*ção dos Autores </line>
<line> M. A. B. *osta </line>
<line> J. C. Tole** </line>
<line> *. Silveira </line>
<line> F. M . Machad* </line>
<line> J. *. Ruppentha* </line>
</par>
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<line> 1) concepção e pl*nejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e interpretação *os *ado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*ação do **scunho ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*ci**ção na aprovação da v*rsão final *o manu*crit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na PI, *. 15, n. 2, art. 5, p. 90-109, mar./abr. 2018 </line>
<line> w*w4.f*a*et.com.br/*evista </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)