Efeitos da Rede Colaborativa do Pequeno Varejo em Seus Relacionamentos com Fornecedores / Small Retail Collaborative Network Effects on Suppliers Relationships

Kenyth Alves de Freitas, Roberta de Cássia Macedo, Bruno de Almeida Vilela, Rui Fernando Correia Ferreira, Reynaldo Maia Muniz

Resumo


As redes colaborativas são uma estratégia de pequenas e médias empresas do varejo para se manterem vigentes no mercado, resistindo à competição com as grandes redes varejistas. A operacionalização dessas redes se dá pela associação que possibilita a compra conjunta de mercadorias, elevando seu volume e, assim, alterando o relacionamento com os fornecedores. Tendo em vista o contexto abordado, o objetivo desse trabalho é analisar a aplicação dos conceitos de gestão da rede de suprimentos a formação de redes colaborativas do pequeno varejo. Foi possível identificar que a colaboração entre os associados possui um caráter transacional em um primeiro momento, mas essa visão é ampliada pelos benefícios obtidos pela formação de redes.

 

Palavras-chave: Redes colaborativas. Varejo. Fornecedores. Relacionamento.

 

ABSTRACT

 

Collaborative networks are a strategy for small and medium-sized retailers to stay current in the market, resisting competition with large retail chains. This association allows to joint purchase of goods, increasing volume and changing relationship with suppliers. The propose of this research is to analyze if and how small retail collaborative networks alter the relationships between its members and their suppliers. It was possible to identify that collaboration between associates produces positive effects in the logistic performance resulting in a greater level of competitiveness.

 

Keywords: Collaborative networks. Retail. Suppliers. Relationship.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


AMBROSE, E.; MARSHALL; D.; LYNCH, D. Buyer supplier perspectives on supply chain relationships. International Journal of Operations & Production Management V. 30, N. 12, pp. 1269-1290, 2010.

ANTUNES, J.; VERSCHOORE, J.; BALESTRIN, A. Práticas de Gestão de Redes de Cooperação. São Leopoldo: Unisinos, 2010.

BAGGIO, F. Adelar. Estratégia de Cooperação e Relações Associativas. Serie Livro-Texto. Ijuí: Unijuí, 2009.

BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. Redes de cooperação empresarial: estratégias de gestão na nova economia. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2009. p.121-170.

BUSTAMANTE, P. M. A. C. Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais – O Caso do Polo Moveleiro de Ubá – MG. 2004. 183 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico) – Instituto de Economia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.

BÜTTENBENDER, P. Arranjos institucionais, cooperação e desenvolvimento: redes econômicas, tecnológicas e sociais: sementes do desenvolvimento agregando valor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. v.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHADDAD, F. R. Networking for Competitive Advantage: The case of cooperatives in the United States. IXXX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Brasília, Anais…, Rio de Janeiro: ANPAD, 2005.

CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

COUGLAN, A. et al. Canais de Marketing e Distribuição. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

COUGHLAN, A. T.; ANDERSON, E.; STERN, L. W.; EL-ANSARY, A. I. Canais de Marketing e Distribuição. Porto Alegre: Bookman, 2002.

DEBOÇA, L.P; MARTINS, R.S. Vantagens competitivas originadas dos relacionamentos horizontais em aglomerações produtivas: percepções de atores locais. Revista Brasileira de Gestão de Negócios. V.17, n. 56, p. 1025-1043, 2015.

DYER, J. H.; SINGH, H. The Relational View: Cooperative Strategy and Sources of Interorganizational Competitive Advantage. The Academy of Management Review, V. 23, n. 04, p. 660-679, 1998.

EUROMONITOR. Consumer lifestyles in Brazil, 2014. Acessado em em jan. de 2015.

EUROMONITOR. Global Consumer Trends for 2015, 2015. Acessado em em jan. de 2015.

FLICK, U. As entrevistas semi-estruturadas. In: FLICK, U. Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor, 2002. p. 77-97.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GONZÁLEZ-BENITO, J. Supply strategy and business performance. International Journal of Operations & Production Management, V. 30, N. 8, pp. 774-797, 2010.

HAIR, J. F. et al. Análise Multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HARLAND, C.M. Supply chain management: relationships, chains and networks, British Journal of Management, Vol. 7 No. 1, pp. 63-80, 1996.

HSU, C.; KANNAN, V.; LEONG, K. Information sharing, buyer-supplier relationships, and firm performance. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, V. 38, N. 4, 2008.

HUDNURKAR, M.; JAKHAR, S.; RATHOD, U. Factors affecting collaboration in supply chain: a literature review. Procedia – Social and Behavioral Sciences V.133, p. 189-202, 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. IBGE Cidades. Disponível em: Acesso em 21 de novembro/2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Mensal do Comércio e Contas Nacionais. Disponível em: Acesso em 21 de novembro/2016.

LAS CASAS, A. L. Marketing de varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

LAVIE, D. The Competitive Advantage of Interconnected Firms: An Extension of the Resource-Based View. Academy of Management Review, V. 31, N. 3, p. 638-658, 2006.

LEVY, M.; WEITZ, B. A. Administração de varejo. São Paulo: Atlas, 2000.

MACEDO, R. C. at al, 2017. Confiança nos relacionamentos em cluster de empresas. RAE. V. 57, N. 4, p. 330-341, 2017.

MAINVILLE, D. Y. The Structure of Fresh Produce Markets in São Paulo: recent developments, trends and implications for market structure. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 40, 2002, PASSO FUNDO. Anais... Passo Fundo, 2002. 1 CD.

MARQUI, A. C. Planejamento do processo de suprimento de frutas e legumes na cadeia varejista: estudos de caso e proposta de um método. 2011. 168p. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

MARTINS, G. S. A Medida de Confiar é Confiar sem Medida? Estudo sobre o efeito da Confiança na Criação e na Captura de valor na relação Comprador-Fornecedor. 2013. 151 f. Tese (Tese em Administração) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2013

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. Edição compacta. São Paulo: Atlas, 2001.

MEITH, S. C. Administração. Redes de Empresas no Varejo de Supermercados: Um Estudo das Principais Redes de Cooperação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. TCC Curso de Administração. Unijuí, campus Santa Rosa, 2010.

MENTZER, J. et al. Defining Supply Chain Management. Journal of Business Logistics. V. 22(2) p. 1-25, 2001.

MIGUEL, P.; BRITO, A. L. A Gestão da Cadeia de Suprimentos e sua Conexão com a Visão Relacional da Estratégia. XXXIII Encontro da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Administração. 2009. São Paulo: ANPAD, 2009.

MORGAN, R.M.; HUNT, S.D. The commitment-trust theory of relationship marketing, Journal of Marketing, Vol. 58 No. 3, pp. 20-38, 1994.

MORRIS, M.; CARTER, C.R. Relationship marketing and supplier logistics performance: an extension of the key mediating variables model, Journal of Supply Chain Management: A Global Review of Purchasing and Supply, Vol. 41 No. 4, pp. 32-43, 2005.

NARAYANDAS, D; RANGAN, V.K. Building and sustaining buyer-seller relationships in mature industrial markets, Journal of Marketing, Vol. 68 No. 3, pp. 63-77, 2004.

NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. Rio de Janeiro. Editora Campus, 2007.

PARENTE, J. Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000.

PRAJOGO, D; CHOWDHURY, M.; YEUNG, A. C. L. e CHENG, T. C. E. The relationship between supplier management and firm’s operational performance: A multi-dimensional perspective. International Journal of Production Economics, 136, 123–130, 2012.

RIBAULT, M.; MARTINET, B.; LEBIDOIS, D. A gestão das tecnologias. Coleção gestão & inovação. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1995.

RUQUOY, D. Situação de entrevista e estratégia do entrevistador. In: ALBARELLO, L. et al. Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2005, cap. 3, p.84-116.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEBRAE: Tipos de negócios. Disponível em: http://www.sebrae-rs.com.br. Acesso em: 24 ago. 2004.

SIMATUPANG, T. M.; SRIDHARAN, R. The collaborative supply chain. International Journal of Logistics Management. Vol. 13 No. 1, p. 15-30, 2002.

SKJOETT-LARSEN, T.; THERNOE C.; ANDRESEN, C. Supply Chain Collaboration - as

empirical evidence. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management. Vol. 33, number 6, 2003.

VERSCHOORE, Jorge Renato. Redes de Cooperação: Uma Nova Organização de Pequenas e Medias Empresas no Rio Grande do Sul. Secretaria do desenvolvimento e dos assuntos internacionais. Porto Alegre: FEE, 2004.

VILELA, B.; ALVES, C.; FERREIRA, R.; FREITAS, K.; SOUZA JUNIOR, W. Coordenação em cadeias de suprimentos: o papel da tecnologia da informação e da gestão orientada por processos. Exacta, v. 14, n. 4, 2016.

WANKE, P. e ZIN, W. Strategic logistics decision making. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, V. 34, N. 6, p. 466-478, 2004.

WILLIAMSON, O. E. The Economic Institutions of Capitalism. New York: Free Press, 1985.

WELLS, W.; REYNOLDS, F. Consumer behavior. New York: McGraw-Hill, 1978.

ZAJAC, E. J.; OLSEN, C. P. From transaction cost to transactional value analysis: implications for the study of the interorganizational strategies, Journal of Management Studies, V. 30, N.1, p. 131 -145, 1993.

ZINN, W. Globalização e complexidade em supply chains. Revista Tecnologística, São Paulo, jan./fev., 2012.

ZUCATTO, L. C. Análise de uma cadeia de suprimentos orgânica orientada para o desenvolvimento sustentável: uma visão complexa, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.3.8

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)