Percepção dos Alunos da Geração Y Sobre o Uso de Novas Tecnologias em Ambientes de Aprendizagem / Perception of Students of Generation Yand the Use of New Technologies in Learning Environments
Resumo
A educação está passando por discussões que envolvem o modelo tradicional de ensino, as novas tecnologias do mundo contemporâneo e as gerações usuárias destas tecnologias. Neste processo surgem questões sobre as novas formas de ensinar, novos formatos das salas de aula, novos espaços destinados à educação, o novo papel da escola, do professor e do estudante. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção de alunos da geração Y sobre o uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem em uma IES privada. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter quali-quantitativo, com 255 alunos. Verificou-se que 86% deles utilizam a internet para o estudo, o lazer e o trabalho. No uso da disciplina Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI), 35% dos alunos consideraram positivo o uso dessa metodologia em seu processo de aprendizagem, 34% confirmaram que o uso da plataforma contribuiu para o estudo e aprendizagem e 27% confirmaram que a plataforma colaborou para o aumento do tempo de estudo. Considerando os problemas relatados sobre o processo de implantação da plataforma, concluiu-se que a estratégia é válida para melhorar a aprendizagem e ampliar o tempo de estudo, segundo os alunos da geração Y.
Palavras chaves: Ambiente de Aprendizagem. Geração Y. Ensino Superior. Educação e Multimídia. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
ABSTRACT
Education is going through discussions that involves the traditional teaching model, thenew technologies of the contemporary world and the generations that use them. In thisprocess questions arise about the new ways of teaching, new formats for classrooms, new spaces for education, the new role of the school, the teacher and the student. The objective of this study was to evaluate the perception of generation Y students about the use of new technologies in learning environments in a Higher Education Institution. A descriptive, qualitative-quantitative research was made with 255 students. It wasrevealed that 86% of the students use internet to study, work and in their free time.According to the use of the discipline name LAI – “Integrated Learning Lab” 35% of the students considered positive the learning outcome, 34% confirm that the use of the platform contributed to the study and learning of the subject studied and 27% confirm that the platform collaborated to increase the study time. Considering the problems reported to the process of platform deployment, it is concluded that the strategy is valid to improve the learning and to extend the study time, according to the students of the generation Y.Keywords: Learning Environment. Generation Y. Higher Education. Education and Multimedia. Digital Information Technology And Communication.
Referências
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi, TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270 p.
BOX 1824. Projeto Sonho Brasileiro. Um estudo sobre o Brasil e o futuro a partir da perspectiva do jovem de 18 a 24 anos. 2011.
ENGELMANN, Deise C. O Futuro da Gestão de Pessoas: como lidaremos com a geração Y? 2009. Disponível em: Acesso em: 04 mar. 2016.
ENGELMANN, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GAUTÉRIO, V. L. B.; RODRIGUES, S. C.; A Matemática em Movimento: aprendendo com as tecnologias digitais. Revista Prisma, 2015, p. 167-183
GOULART, Iris Barbosa. Gestão do processo do trabalho entre as gerações nas instituições públicas de ensino; Palestra proferida na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte, 16 out. 2015.
GRANDO, R. C. O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática. Unicamp, 2001.
KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Livro eletrônico. Campinas, São Paulo: Papirus, 2011
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the new” in new literacies. In: __.(Org.) A new literacies sampler: new literacies sampler: new literacies and digital epistemologies. New York: Peter Lang, 2007. P. 1-24, v. 29.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000
LINO JÚNIOR, F.; ROLIM, A. T.; CARVALHO, S. F.; Dispositivos Digitais no Ensino Superior: Percepções de Alunos de Administração, Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v.16, n.5, p. 483-491, 2015
MANNHEIM, Karl (s/d). "O problema das gerações" [tradução: Maria da Graça Barbedo], in idem, Sociologia do conhecimento, Vol. II, Porto, RES-Editora, pp. 115-176, [1928]
MERCADO, Luís P. Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL 2002.
MOTA, Ronaldo; SCOTT, David. Educando para inovação e aprendizagem independente. 1ª ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2014.
OLIVEIRA, J. F. de. Profissão líder: desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva. 2009.
OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: Era das Conexões, tempo de Relacionamentos. São Paulo: Clube de Autores, 2009.
OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: O nascimento de uma nova versão de líderes. Integrate Editora, São Paulo, 2010.
OSAJIMA, K.; STERNQUIST, B.; MANJESHWAR, S. Japanese Materialism: A Comparison between the New Breed and Second Baby-boomer Age-cohorts. Journal of Asia Business Studies, Vol. 4, N. 2, p.57-72, 2010.
PRENSKY, M. (2001, October). Digital natives, Digital immigrants. On the Horizon. Vol. 9, No. 5: NCB University Press.
SANTOS, S. A.; VIEGAS, S. R.; REHFELDT, M. J. H.; MARCHI, M.I. Uso Pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como apoio a aula presencial. Revista EDaPECI-2016.
SHAH, G. The impact of economic globalization on work and family collectivism in India. Journal of Indian Business Research, Vol. 1, N. 2/3, p. 95-118, 2009.
SILVA, Liliam. Blog educação à distância. Alunos Digitais e professores analógicos. O que fazer? 2015. http://www.educacao-a-distancia.com/alunos-digitais-e-professores-analogicos/ acessado e 12/06/16
____________Blog educação à distância. Tecnologia ensina o que os professores fazem? 2013. http://www.educacao-a-distancia.com/tecnologia-ensina/ acessado e 12/06/16.
SILVA, M. Internet na escola e inclusão. In: ALMEIDA, M.E.; MORAN, J.M. (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005, p. 62-68. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acessado: em 08/01/2017.
SKIBA, D. J., and Barton, A. J. (2006). "Adapting Your Teaching to Accommodate the Net Generation of Learners," Online Journal of Issues in Nursing, Vol. 11, No. 2.
SOUSA, Robson P. de., MOITA, Filomena da M. C. da S., CARVALHO, Ana Beatriz G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011
TEDESCO. J.C. Introdução. In: TEDESCO, J.C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incertezas. São Paulo: Cortez; Buenos Ayres: Instituto Internacional de Planejamento de la Educación; Brasília: UNESCO, 2004.
TOMIZAKI, Kimi. Transmitir e herdar: o estudo dos fenômenos educativos em uma perspectiva intergeracional. Educação & Sociedade (Impresso), v. 31, p. 327-346, 2010.
ZEDNIK, H., TAROUCO, L.M.R., KLERING, L. R., VALCÁRCEL, Ana G. Tecnologias Digitais na Educação: proposta taxonômica para apoio à integração da tecnologia em sala de aula. Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE 2014, Dourados, MS
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.6.7
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)