<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 7, p. 132-150, n*v./*ez. *018 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*018.15.6.* </line>
</par>
<par>
<line> Percepção dos Alunos da Geração * S*bre o Uso d* No*as Tec**logias em Ambi**tes de </line>
<line> Apren*izagem </line>
<line> Perc*ptio* o* Students *f Generation **nd th* Use of New *ech*ologi*s *n Learn*ng </line>
<line> Environments </line>
</par>
<par>
<line> Wel*er*on Carlos de Sou** </line>
<line> *estre em A*ministração pe*o Centro U*iversitári* UNA </line>
<line> Professor do *en*ro Universitár*o UNA </line>
<line> E-mai*: We*lerson.s**za@prof.*na.*r </line>
<line> Max Cirino *e **ttos </line>
<line> Dou*or em Ciências da *n*ormação p*lo Universi*ade Federal de Min*s Ge*ais </line>
<line> Professo* do C*nt*o Uni*ersitári* UN*, </line>
<line> E-*ail: maxcm*tto*@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Wellerson Carlos de Souza </line>
<line> E*itor-Chefe: Dr. To*n* K*r*ey *e Ale*car </line>
</par>
<par>
<line> **ntro Universitá*i* UNA - C*mpus Barre*ro - Rua </line>
<line> Ro**i*ues </line>
</par>
<par>
<line> Barão de Coromandel, *65, Bar*e*ro, Belo Ho**z*nte - </line>
</par>
<par>
<line> *G - Brasil, *EP: 30640-06*. </line>
<line> *rtigo re*ebido e* 02/06/2018. *ltim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> En*ereço: Ma* Cirin* de Mattos </row>
<row> **ntro Univ*rsitário UNA - C*mpu* B*rreiro - Rua </row>
<row> Barão de C*r*mandel, *65, Barr**ro, Bel* Horizonte - </row>
<row> MG - Brasil, C*P: 3064*-*60. </row>
</column>
<column>
<row> recebida em 16/07/2018. A*rovado e* 17/07/2018. </row>
<row> Avaliado pelo s*stema *r*ple Revie*: a) Desk Rev*ew </row>
<row> p*l* Edi*or-Chefe; e b) Do*ble Blind Review </row>
<row> (aval*ação cega *or d*i* avali*dores da área). </row>
<row> Revisã*: Gramatica*, No**ativa e *e Form*tação </row>
</column>
</par>
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<line> *e*cepç*o dos Alunos da Ger*ção * Sobre o Uso de No*as Tecnologias e* A**ie*tes de Apr*ndizagem </line>
<line> 13* </line>
</par>
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<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> A educaçã* está passa*do </line>
<line> por </line>
<line> discussões que envolv*m o *od*lo tradicional </line>
<line> de ensino, as </line>
</par>
<par>
<line> n*vas te*nol*gias do mundo contemporân*o e as geraç*es u*uárias de*tas tecnologias. Neste </line>
<line> proces*o surgem q**stões sobre as novas formas de *n**na*, novos fo**ato* da* s**as de aula, </line>
<line> *ovos e*paços de*tinados à ed*c*ção, o no*o papel da escola, do profe*s*r * do estudant*. O </line>
</par>
<par>
<line> objetivo dest* e**u*o **i avaliar a pe*cepção de alunos </line>
<line> d* ge*ação * sobre o u*o de novas </line>
</par>
<par>
<line> *ecnolo*ias em ambientes de aprendizagem em um* *ES privada. Foi r*alizada uma pesquisa </line>
<line> des*r*tiva, de c*ráter qua*i-*u*ntitativo, com 255 alunos. Veri*icou-se q*e *6% deles utilizam </line>
</par>
<par>
<line> a in*ernet p*r* o estudo, o </line>
<line> lazer e o trabal*o. No </line>
<line> *so da disci*li*a Laborató*io de </line>
</par>
<par>
<line> Apren*izagem *n*eg**da (L*I), *5% **s aluno* con*i**rar*m po*i*ivo o *so de*sa </line>
</par>
<par>
<line> metodol*g** em seu p*ocess* de apre**i*agem, </line>
<line> 34% con*irmaram que o uso da plata*orma </line>
</par>
<par>
<line> contribuiu para o estudo e apr*ndizagem e 27% confirmaram q*e a plataforma colaborou para </line>
</par>
<par>
<line> o au*ento d* tempo de estudo. Consi*erando os *rob*emas r*l*tado* sobre o processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> imp**nta*ão da plata*orma, conclui*-se que a estratégia é válida para melho**r </line>
<line> a </line>
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<par>
<line> aprendizagem e *mpliar o tempo de est*do, seg*ndo os alunos da ge*ação Y. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras chaves: Ambien*e de Apr*ndi*agem. Geração Y. Ensino S*perior. *ducação </line>
<line> e </line>
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<line> M*ltimídia. T*cnol*gias *igita*s da Informação e Comun*cação. </line>
</par>
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<line> ABSTRACT </line>
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<line> Edu*at*on is going th*ough discussions th*t involves t*e traditional *eaching model, *he new </line>
</par>
<par>
<line> technologie* *f the </line>
<line> contemp*rary world an* the generations that *s* them. I* t*is process </line>
</par>
<par>
<line> questions *rise abou* the new ways of tea*hin*, n** formats for cla*sroom*, new space* for </line>
<line> edu*ation, the new role of th* sc*o*l, th* teacher a*d the student. The *bj*ctiv* of this stud* </line>
<line> wa* to ev*luate th* pe*ception of gene**tion Y st**ents about the *s* of new tech*olo*ie* *n </line>
<line> learning envir*n*ents in a Higher Educatio* Institutio*. A descriptiv*, qualita*ive- </line>
<line> quanti*at*ve r*searc* was made with *55 stu*ents. It was reveale* that *6% o* the *tudents </line>
<line> use *nterne* to st*d*, work and in t*e*r f*e* time. *ccording *o the use o* the dis*ipline na*e </line>
<line> LAI - "Integrated Learn*ng Lab" 35% of *he stude*ts considered positiv* *he learning </line>
<line> *utcome, 3*% confirm that the use of the platform *ontribute* to the **ud* and learning o* the </line>
<line> sub***t stud*ed and 27% *onfirm that the pl*tfor* c*llabor*t*d t* inc*ease *h* study time. </line>
<line> Considering the prob*ems reported t* *he process of pla*form deploy*ent, *t is co**l*ded that </line>
</par>
<par>
<line> th* strategy *s valid to impro*e t*e learning and to extend </line>
<line> th* stu*y time, </line>
<line> a*cording to t*e </line>
</par>
<par>
<line> students ** the gen*ration Y. </line>
</par>
<par>
<line> *eywor*s: Learning Environment. Genera*ion Y. H**her Educati*n. Educ*t*** a*d </line>
<line> *ulti*e*ia. Dig*tal Informa*ion *ec**ology And C*mmunication. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 6, *rt. 7, p. 132-150, nov./dez. 2018 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/*evista </line>
</par>
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<line> W. C. Souza, M. C. Mat*o* </line>
<line> 13* </line>
</par>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
<line> A d*sc*ssã* s**re os papéis da *s*ola, dos estudantes e *os professores na ed*ca*ã* </line>
<line> aconte*e em *iferente* *aí*e* do mundo. Es*e* indivíduos têm bu*cad* *** *orma de *esclar </line>
<line> o ensino presen*ial, que é muito forte, e o ensino on-line q** vem cresce**o *os últi*os anos. </line>
<line> S*gu*do M*r**do (200*), e* uma soc**dade cada v*z mais tecnológica su*ge um novo </line>
<line> p**ad*g*a em *elação à educação * ao papel d* prof*ssor frente ** novas tecno*ogias. </line>
</par>
<par>
<line> A tecn*logia, ness* sen*id*, f*ci*ita </line>
<line> uma transiç** d* simples trans*i**ão </line>
<line> unil*tera* </line>
</par>
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<line> das *nforma*ões u* *o*elo tradic**nal de **sino um processo mol*ado </line>
<line> pel* in*erativid*de, </line>
</par>
<par>
<line> participaçã*, intervenç*o e bidireci*n*li*ade (*ILVA, 200*) em </line>
<line> um </line>
<line> *ovo modelo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **r**dizage*. </line>
</par>
<par>
<line> No século XXI expe*iment*-se a *onvivênci* de vár*a* ge**ções *imultaneamente. De </line>
<line> ac*rdo *om a literatur* c*nsu*tada, **ualmente c*nvive* *epre**ntantes *a* ge*a*ões </line>
</par>
<par>
<line> Tradicional ou V*teranos, Baby Boo**r*, Gera*ão *, Ger*çã* Y e Geração Z. *ar* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*ciólo*o Ka** *annheim (*928) a suces*ão d*s gerações atinge todas as sociedades, uma vez </line>
<line> q*e os a*ores de diferentes épocas co*vivem com o fim e o nasc*mento de alguns conte*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Mota e Scott (201*), a </line>
<line> t**ceira R*v*lução *ducaci*nal - resu*ta*o *a </line>
</par>
<par>
<line> *rogr*ssiva in*vaç*o *a soc*edade contempor*nea e </line>
<line> do uso cre*cent* *e </line>
<line> nov** t*cno**gias </line>
</par>
<par>
<line> ed*c*cionai* - acontece agora n* sé*ulo *XI, *m tod* o m*ndo, com o desenvolvimento das </line>
<line> te*nol**i*s digitais e o us* d* uma nova p**taforma: a World W*de Web. </line>
<line> Confo*me os autores, a a**endiza*em *o*nou-s* indepe*de*t* e flexí*el. O uso da web </line>
</par>
<par>
<line> e de n*vas tec**logias ** </line>
<line> comu*icação </line>
<line> com*, </line>
<line> p*r exempl*, facebook, t*itter e yo*tu*e o </line>
</par>
<par>
<line> mudou o *rocesso *e tra*s*i*são do co*hecimento *, cons*quentemente, o </line>
<line> papel do </line>
</par>
<par>
<line> profes*or, antes o de*en*or d* con*ecimento *, agora, *acil*tador da aprendizagem. </line>
</par>
<par>
<line> Ao promover * a*rendizagem p*r meio de tecnolo*ias ad**uada* e assegurar a </line>
</par>
<par>
<line> in*lus*o dos a**nos na cultura </line>
<line> das *ecn*logias </line>
<line> **gitais, a esc*la estará c*ntribuindo pa*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*ent* d* *uturos p*ofissionais apto* a trabalha* em um *ov* mod* de produção: a </line>
<line> *rod**ão d* informação (SIL*A, 2005). </line>
<line> P*ra La*kshea* e **obel (2007), na década de 1970 o mundo era centr*do, </line>
</par>
<par>
<line> hierár*uico e se </line>
<line> *asea*a na repro*u*ão </line>
<line> d* modelo in*ustria* da *poca; **da p*ssoa </line>
<line> era </line>
</par>
<par>
<line> ent*ndid* co** </line>
<line> unida*e *e produçã* e a* relações eram estáveis. Kenski (2011) também </line>
</par>
<par>
<line> re**r*a esse pon*o </line>
<line> *o rel*tar que o modelo </line>
<line> de </line>
<line> e*ucação </line>
<line> na </line>
<line> épo*a da p*o*uçã* *m *érie </line>
<line> era </line>
</par>
<par>
<line> utiliz**o p*las empre**s, *pi*i*o compar*ilh*d* por *ousa, *oita e Ca*valho (*011). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *5, n. 6, art. 7, p. 132-1*0, nov./dez. *018 www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
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<par>
<line> Per*epção d** Alunos da Geraç*o Y S*bre o Uso de *ovas Tecnologia* em Ambiente* de Apr**dizagem </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> A necessidade de transformações na forma d* *nsin* tam*ém é *pontada por Prensky </line>
<line> (2001), ao a*irmar *ue "nossos alunos mudaram radicalme*te. O* al*nos *e ho*e não são *ais </line>
<line> as pessoas qu* * noss* **stema e*ucacional fo* *ro*etado para e*sinar". Bacic*, Tanzi Neto e </line>
<line> Tre*isani (2015) têm a *esma opini*o: "as c*ianças e joven* estão cad* vez *ais conecta*os </line>
<line> às tecno*ogias digitais, *onfigur*ndo-*e como uma geração qu* estabe*ec* *ov*s relaç*es *om </line>
<line> o conhecim*nto * que, portanto, reque* *ue transformações a*on*eçam na escola". </line>
<line> O objetiv* geral *este tra*al*o foi avaliar o *so *e novas tecnologias em ambiente* de </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndi*a*em a </line>
<line> p**tir da *e*ce*ção de aluno* *a Geração Y de uma inst*tu*ção privada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ensino *u*erior em Minas Gerais. </line>
<line> **r*d*ta-se que e**e estu*o seja relevan*e p*r retrat*r uma reali*ade d*s instituições </line>
</par>
<par>
<line> de ensino, ao propor </line>
<line> uma reflexão sobre o* mé*odos *e ensi*o *radicio*ai* para os novos </line>
</par>
<par>
<line> alun*s digit**s. Nesse sentido, a*i*ha-se a *utros estudo* encontrad*s na re*isão de l*teratura </line>
<line> que abor*am o *e*a, c*mo Lino Júni*r, *olim e Ca*valho (2015), que avalia*am como </line>
<line> positiva a perce*çã* dos *lu*os de Admin*stração s*bre a *tilização de mídias m*vei* e das </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias d*gi*ais; Gauté*io * Rodrigues (2015), que </line>
<line> indica*am que *s alunos aprendem </line>
</par>
<par>
<line> matemática util*zando noteboo*s, *on*ctados à interne* ou * partir do *so *e </line>
<line> softwares </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rogr**a* *isponibilizados no facebo*k; e Santos et al. (2*16), que em seu estudo revelaram </line>
<line> q*e o *so do AVA *OODLE em ambiente presencial po*e torna* as p*áticas ** ens*no mais </line>
<line> d*n*micas e *ot*vad*ras. </line>
<line> 2 FUNDA*ENTAÇÃ* T*ÓR*CA </line>
<line> P*ra a discussão te*rica deste trab*lho são discutidos adiant* t*ês t*picos: a* ger*ções, </line>
<line> * uso de no*as tecno*o*ias digitais em ambientes de apr*nd*z*gem * o ensino híbrid*. </line>
<line> 2.1 Gerações </line>
</par>
<par>
<line> M*nn*e*m (1*28) d*fin* *er*ções como *rup*s de indivíduos que *ivenciaram </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> fatos his**ricos </line>
<line> de m*sma época e, por*ant*, **o consid*ra*os grupos com idade*, </line>
</par>
<par>
<line> pensam*ntos e expe*iên*ias *em*lhante*. Em re*ação aos estudos a*teriores sobre o tem*, </line>
<line> Mannhe*m (1928) *estaca-se em dois pont*s: o primeiro, em relação à prop*sta de int*rvalos </line>
<line> regulares *e tempo médio *e du*açã* de u*a geração (e* *orno de 30 anos); * o segundo, ao </line>
<line> afirmar que * sucessão d* *era*ões está *ssociada a *ma *udança *ocial. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 15, *. 6, art. 7, p. 132-150, n*v./dez. 2*1* *ww*.fsa*et.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. C. Souz*, M. C. M**tos </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> A partir dos estudos de Mannhe*m (1928) e Tomizaki (20*0) explica-se *ue existem </line>
</par>
<par>
<line> *eis elemento* a *erem cons*dera**s para * d*scuss*o do conceito </line>
<line> de geração: *) I*a**: </line>
</par>
<par>
<line> **pres*nta a potencialida*e de per*en*imento uma geração, *orém *ã* é fundamental para a </line>
</par>
<par>
<line> sua c*ns*ituição *, ne**e se*tido, é mais importante n*cess*r*o que um e </line>
<line> grupo cronol*gico </line>
</par>
<par>
<line> t*nha e*ementos mat*r*ai* * simb*lic*s que </line>
<line> os integrem formando uma coletiv*dade; *) </line>
</par>
<par>
<line> Situação de c*asse: r*presenta uma </line>
<line> c**ss*, quando os indi*íduos vivencia* determinados </line>
</par>
<par>
<line> aspectos e te*dem a **senvolver uma forma específ*c* de </line>
<line> p*nsar a*ir, bem como de e </line>
</par>
<par>
<line> interfer*r no proce*so histórico; c) Expe**ências con*retas e simbólicas comuns: para que um* </line>
<line> situação de classe tenha s*ntido, é preciso que o gru*o tenha um conjunto de e*periê*cias </line>
<line> compart*l*a*** par* as q*ais atri*uam significados semelhantes, embora isto não im*li*ue </line>
</par>
<par>
<line> uma homogeneidade a*so*uta no interior do grupo; </line>
<line> d) Rel**ão com o****s *eraçõ*s: *ma </line>
</par>
<par>
<line> g*ração não se c**stitui de *odo ind*penden*e, m*s é preciso que *e considere a influênci* </line>
<line> mútua *nt*e as gerações, not*damente *o* proce*sos de transmis*ão e socialização; e) A </line>
<line> conjuntura hist*rica (*ocia*, econô*ica * política) na *ual se in*cr*vem as gerações: o per*odo </line>
<line> histórico permite ap*ofu**ar as possib*lid*des e *im*t*ç*es q*e *e apresentam *ara o grupo a </line>
</par>
<par>
<line> p**tir da *onj**tura econôm*ca, social * </line>
<line> cultural que el* </line>
<line> vivenc*a, além *e permitir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aprofundament* d* *iscussão *obre o *empo cro*ológ*c* que define uma geração, </line>
<line> exper*ên***s comuns e relações c*m outras gerações; f) A* r*lações f*miliar*s e de </line>
</par>
<par>
<line> p*r**te*co: ao con*iderar *s laços famil*ares ** *arente*co, notam-se também a* relaçõe* e </line>
<line> que o indivídu* estab*l**e com o sistema de *ormaç*o * com o mercado de *rabalh*. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda seg*ndo Tomizaki (2010) * </line>
<line> critério etário constitui *lemento importante na </line>
</par>
<par>
<line> defi*ição do fenômen* geraci*nal, mas * con*emporaneidad* cron*l*gica con*titui apenas </line>
<line> uma situ*ç*o de per*enci*en*o potencial a uma *eração. </line>
<line> Segundo Oli*eira (2*09), a Gera*ão *eteranos é a geração ma*s antiga, *hama*a </line>
<line> *ambém de *radic*ona*s, constituída por indi*í*uo* que nasce*am en*re 192* e 1940. O jovem </line>
<line> dessa geraç*o t*nha como car*c*erís*icas a p*at*cid*de, disciplina, dedi*ação, trabalho árd*o, </line>
</par>
<par>
<line> fidelidade e *ealdade à empres*, e valoriza o sa*r*fício na obtenç*o do </line>
<line> prazer. I*div*duos </line>
</par>
<par>
<line> dessa *eraç** vivenciaram as guerras m*ndiais e pa*saram **la gr*nde depressão *e 1929. </line>
</par>
<par>
<line> Conform* Osajima, Sternquist e Manjeshwar (*010), a Geração Ba*y Boomers </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> representada por indivíduos nasc**os e**re 1941 a 1960 que viver*m o **s-gue*ra, são </line>
</par>
<par>
<line> autoritários e </line>
<line> não gostam </line>
<line> de tecnologias e, devido à sua experi*nc*a </line>
<line> *e vi *a </line>
<line> pessoal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pro*i*sional, sã* tom*dores de decisão maduros. Existem *ariações </line>
<line> e </line>
<line> divergências entr* </line>
</par>
<par>
<line> algun* a*t*res nas dat*s p*opostas para a gera*ão Baby Boom**s: Shah (20*9) * Osajima, </line>
</par>
<par>
<line> St*rnqu**t e Manjeshwar (2010) c*n*ideram que são os nascido* ent*e 1941 a 1960 e, </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 15, n. 6, *rt. 7, p. 13*-150, nov./dez. 2018 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Percepção dos Alunos da Ger*ção Y Sobre o Uso de N*vas Tec*ol*gias e* A**ie*tes *e Aprendizagem </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> Engelmann (200*), são p*ssoas nasc*das *nt*e *943 a 1963. De </line>
<line> acordo com Osaji*a, </line>
</par>
<par>
<line> St*r*qu*st e M**je*hwar (2010) os i*tegr**tes des*a geraçã* vi*eram e* uma época </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> explosão d*s **odutos de consum*, acr*ditavam no *rogresso econômico e soc*al, *ão </line>
<line> *timistas, gostam de tra*alhar em e*uipe e busc*m o sentido da vida de forma obse*siva. </line>
<line> * defin*ção *ronológica d* *eração X *amb*m varia confor*e os autores, osc*lando </line>
<line> de 1960 * 1976 (OL*VEIRA, 20**) ou 1964 a 1*80 (ENGELMANN, 2009). Ai*da se*un*o </line>
</par>
<par>
<line> *live*ra (*009) esta </line>
<line> geração f*i total**nte i*fluenc**da pelos progra*as *e </line>
<line> te*ev*são, t*nto </line>
</par>
<par>
<line> *a </line>
<line> ed*cação qua*to n* rotina famili*r. A l*berdade de esc*lh* passou a ser uma </line>
<line> *e suas </line>
</par>
<par>
<line> car*cterísticas. *n*ivíduos desta *eração são consumi*tas, bu*cam o equilíbri* entre o trabalho </line>
</par>
<par>
<line> e a v**a, traba*ham </line>
<line> d**o com foco n* resu*tad*, viven*iaram nova* </line>
<line> tec*olo*ias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, </line>
<line> p*i*cip*lme**e o co*pu*ado* pessoal, e </line>
<line> i*to p*rmiti* *ma mai*r </line>
<line> flexibili*ade </line>
</par>
<par>
<line> no *raba*h*. </line>
</par>
<par>
<line> *onforme Oliveir* (**10), a G*ração Y é c**posta por p*ssoas nascidas ent*e 1980 * </line>
</par>
<par>
<line> 20*0; </line>
<line> *á Shah (2*0*) * Osajima, S*ernquist *anjeshwar (*010) consideram os nascidos e </line>
</par>
<par>
<line> *ntre 1*77 e 1992, e, **ra Eng*lm*nn (2009), são os que na*cera* entr* 1978 e 1994. Es*as </line>
</par>
<par>
<line> *essoas, chamadas d* nativos digitais, **renderam usar as no*as tecno*ogias *inda a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> i*fância, quando e*perimentaram o **o de celulares, </line>
<line> *nter*e* * red*s *o**ais (*LIV***A, </line>
</par>
<par>
<line> 2010). São </line>
<line> pessoa* multifuncionais, otimi**as, criativas, ex*remamente in*ormadas, </line>
</par>
<par>
<line> a*tônoma*, individual*stas, imediatistas, com </line>
<line> gr*nde conhecim**to de línguas; possuem </line>
</par>
<par>
<line> n*cessidade constante </line>
<line> de r*con**ciment*, despreocupadas com * futuro, desafiadoras, </line>
</par>
<par>
<line> in*vadoras, compet*dor*s e preo*upadas com os re*u**ados. A Geraç*o Y é proativa, </line>
</par>
<par>
<line> investi*adora, curiosa, e busca informação </line>
<line> para se manter c*n*ctada </line>
<line> diariame*te, porém, </line>
</par>
<par>
<line> devi** a* </line>
<line> gr*nde v**ume e </line>
<line> pela falta de </line>
<line> exp*ri*ncia, deverá encontrar dif*culd*des para </line>
</par>
<par>
<line> abs*rver o c*n*ecimento sozinha. </line>
<line> De acordo co* a p*squisa "O Sonh* Br*s*leiro", rea*izada pela em**esa BO* *8*41 </line>
<line> (2011), exist*m 25 milhões de jovens bra*i*eir*s, com i**de entre 18 e 24 anos, que nascera* </line>
<line> em u* país s*m dit*dura, e* *m *eríodo sem inflação e com uma sensação *e *ma cresce*te </line>
<line> pro*p*ridade e*o*ômica. Est* geração nas*eu na era d*gital, jun*o com o boom da Interne* - </line>
</par>
<par>
<line> que ****ndeu a </line>
<line> us*r nas brincad*ira* </line>
<line> de *ideogame e nas redes s*ciais. ** membros da </line>
</par>
<par>
<line> Geração Y são </line>
<line> cone*tados em um mundo cada vez **is digi*al, sem f**n*e*ras, onde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tec*ologia p*rmite * t*oc* e* múltipl** </line>
<line> tempos e espaço* se* limites *ísicos ou sociais. </line>
</par>
<par>
<line> 1 BOX 1824 - E*pre*a de pe*q*is* global focada no *a*eamento de *endências e c**sumer i*sights. A </line>
<line> ***quisa foi rea*i**da c** o pú*lico de jovens co* id*de de 18 a 24 a*os, nas cidades *e Porto Alegre, Recife, </line>
<line> Rio d* *aneiro * S*o Pa*lo. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 6, art. 7, *. 132-150, nov./dez. 2018 www4.fsanet.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. Souza, M. C. M*ttos </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> Ainda *egundo a pes**isa, a tecnologi* e, fundamentalme*te, * inte*net, as redes sociais e o </line>
<line> ambien*e *igital são a maior ferramenta de trans*ormaç*o social já cri*d*. * uma revolução </line>
<line> *bs*luta e **r*versível. *onforme * pesquisa, c*rca de 8*% *os j*v*ns brasileir*s ac*ed*tam </line>
<line> que a internet c**tribui para o seu a*rendizado. </line>
<line> A Gera*ão Z é sucesso*a da ant*ri*r, e os indiví*uos d*sta geração tamb*m s*o </line>
<line> conhecidos como nativos di*itais. S*o mais conectados do que a geração anterior, e c*es*er*m </line>
<line> brincando com aparelhos digitais, intern*t, redes soc*ais, Fac**ook, Twitter e Instagram, en*re </line>
<line> *utros. </line>
<line> Segundo *i*va (20*5), e*ta geraçã* já nasc*u teclando, co* a* tecnolog**s dig*tais já </line>
<line> inc*rporadas e* s*u coti*ian*. Goulart (2015) car*cteriza es*a geração co*o in*ivíduos que </line>
</par>
<par>
<line> exigem rapidez em tudo que é f*ito *om eles para eles, e </line>
<line> que não possuem clareza so*re </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> merca*o *e trabal*o, *ão possu*m posicionam*nto políti** e priori*a* seus *nteresses so*re </line>
<line> quaisquer *utros. </line>
<line> Em*ora as datas que marcam as ge*ações variem um po*co p*ra *iferentes autores, </line>
</par>
<par>
<line> p*r conve*iê*ci* se*á considerada </line>
<line> para este estu*o * di*isão ger*cional apresentada po* </line>
</par>
<par>
<line> Oli*eir* (2*10) e resumida *a T*B. 1 a segu*r: </line>
<line> Tabel* * - Idades a*r*ximadas dos *ndivíduos das geraçõ** em 2016 </line>
</par>
<par>
<line> Gera*ões </line>
<line> Nascidas e*tre os *nos </line>
<line> *dade em 2016 </line>
</par>
<par>
<line> Geração Veter*n*s </line>
<line> 1925 - *945 </line>
<line> *aiores de 71 an*s </line>
</par>
<par>
<line> Ge*ação Baby Boo*ers </line>
<line> 19** - 196* </line>
<line> E***e 56 e *0 an*s </line>
</par>
<par>
<line> *e r a ç * o X </line>
<line> 1961- 1979 </line>
<line> Entre *7 e 55 a*os </line>
</par>
<par>
<line> Ge r a ç ã o Y </line>
<line> 1980 - 2000 </line>
<line> Entre 17 e 36 anos </line>
</par>
<par>
<line> Ge r a ç * o Z </line>
<line> Ap*s 2*01 </line>
<line> Menores de 17 *nos </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elabo*ada *el* autor a partir de Oli*eira (2*10). </line>
<line> 2.2 Novas Tecnologias Digitais </line>
<line> As tec*ologias digitais como o comput*dor, t**lets, smartphones e internet, e o *so de </line>
</par>
<par>
<line> vídeos estão afetando a educação que, anterior*ente, estava li*ada a u* esp*ço fí**co </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tem**s pré-def*nidos. </line>
</par>
<par>
<line> Con*orme Lévy (2000), as tecnologias digitais proporcionam ace*so rápido uma * </line>
</par>
<par>
<line> *rand* </line>
<line> quantidade </line>
<line> de *nformação, modificando as formas *e </line>
<line> pens** </line>
<line> e de constr*ir </line>
</par>
<par>
<line> co*hecim**tos. </line>
<line> S*gundo Silva (2015), an*es de desenvo*ver o aprendizado dos seus alu*** apoiados </line>
</par>
<par>
<line> pe**s novas tecnologias, </line>
<line> os pro*e*sores *ambém pr*ci*arão aprender como usar * se </line>
</par>
<par>
<line> familiarizar com estas novas t*cnologia*. Para **desco (2004), a esc*la e os educadores </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 15, n. 6, art. *, p. 132-150, nov./dez. 201* www4.fsanet.com.*r/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Percepçã* dos Alunos da Geração * Sobre * Uso d* Novas *ecnologias em Ambiente* d* Aprendizagem </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> dev*m buscar uma atualização rápi*a, p*ra que possa* contin*ar a missão de prepar*r a* </line>
<line> *essoas pa*a s*us grandes *esafi*s na vida pessoal e na vida p*o*is*ional. </line>
<line> *eg*ndo Bacich e* al. (2015, p.141), "uma da* *orm*s *e se alcanç*r es*e objetivo é * </line>
<line> instituição reconhe*er q*e o uso da tecn*logia *o*encializa a ação de to*os o* sujeitos e pode </line>
<line> estreitar os l*ços e*is*entes en*re os profes*ores, alunos, ge*to*es e *ais". Silva (2*13) </line>
</par>
<par>
<line> *o*robo*a esta ideia, afirmando que o </line>
<line> p*of*sso* deve *s*r a tecn*logia para a*rimorar </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> encontr*s *resenciai*, *eixando-os mai* produtivos e atrae*tes para os *lun**. </line>
<line> O uso de computadores, tab*ets e not**ooks com o *c*ss* à inter*e* e às *edes sociais </line>
</par>
<par>
<line> em *ala </line>
<line> de aula, aliados a jogos educativos, *ode *roporcionar um aprend***do p*azer*so, </line>
</par>
<par>
<line> interativo e *i*âm*co. </line>
<line> As Tecnologias Digitais já fazem parte da r*t*na escolar, criando diferen*es </line>
</par>
<par>
<line> possibil*dade* par* o aprendizado; por meio da </line>
<line> *ntern*t, é po*sível ac*ssar a* informaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> se**m ela* textos, *m*ge*s, *ídeos, *logs * site*, propiciando </line>
<line> novas rel**ões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *o*hecimentos. </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo Gr*ndo (2001), ao a*alisar as c*nclusões de inúmeros estu*os, comp*ovo*-se </line>
<line> que a i*serçã* do* jogos no c*ntexto do ensin* e aprendizagem impli*a em d*versas </line>
</par>
<par>
<line> *antagens, dentr* elas: fixar conceitos já a*rendid**; intr*duz*r desenvolver co**eitos e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> difícil compreensão; *esenv*l*er estratégias de resol**ão de problem*s (desafios dos jogos); </line>
<line> aprender a tomar decis*es e saber a**liá-las; signif*ca* *onceitos aparen*emente </line>
<line> incomp*e*ns*ve** e r*laci*nar *ife*entes d*scip**nas (inter*i*ci*linaridade, vi*ão *ist*mica). </line>
<line> Para Alm*ida (2015), existem vários r*cursos disp*nívei* para serem u*i*izadas *m </line>
</par>
<par>
<line> sala de aula, </line>
<line> bem c*m* inúmeras formas de u*á-*os. Alve* (2012) </line>
<line> dest*ca import*ncia ** a </line>
</par>
<par>
<line> Bl*g q*e é </line>
<line> u*a **pécie de caderno d*gital que permite *ostar uma sér*e de dad*s antigos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **formações que podem ser es*rito* por v*rias p*ssoa*, facilitando a inte*a*ão entre os al**os </line>
<line> a partir *a t*oca de ideias * exp*r*ênc**s, o que *nriquece o aprendizado e possib*lita o </line>
<line> entend*mento *o *o*teúdo. </line>
<line> Lino Júni*r, Ro**m e *arvalho (2015), em sua pesquisa sob*e o uso de disposi*ivos </line>
</par>
<par>
<line> digitais n* *nsino *uperior, con*ta*aram que mais d* 90% do* alunos </line>
<line> (?) *ntrevistados </line>
</par>
<par>
<line> po*su*am smartphone*. Outr* *esu*tado imp*rtante em *ua pe**uis* é que 56% dos </line>
</par>
<par>
<line> entr*vistados util**avam o smar*phone </line>
<line> para fazer ligação, capt*rar im*ge*s, gra*ar vídeos, </line>
</par>
<par>
<line> c*nec*ar aplicati*os de mensag*ns e acesso à inter*et - cerca *e 52% fa*em * *cesso por meio </line>
<line> do* sm**tpho*es. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na PI, v. 15, n. 6, ar*. 7, p. 132-150, nov./dez. 2018 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. C. S*uza, M. C. Mat*os </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo Zednik e* al. (20*4), a* pess*as estã* cad* *ez m*i* co*ectadas e *ass*m a </line>
<line> aplicar te*nologia digital em situações do cotidia*o, do t*abalho, da aprendizagem, do </line>
<line> con*umo * ** entretenime*to. </line>
<line> 2.3 Ensino Hibrido </line>
<line> Conforme Bacich et al. (2015), o modelo de en*ino hibrido * a con*ergê*c*a d* dois </line>
<line> contexto* complemen*ares d* *prend*zagem: * pres*ncial que ocorre em sala de *ula e * on- </line>
<line> line, q** se utiliza das tecnol*gias *igitais pa*a p*omover o ensino. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda *e acordo com o* aut*res, e*se modelo já utili*a*o na educação básica d*s é </line>
<line> Es*ados Unidos, *a América Lat**a e na Europa. Neste novo mod**o há *ma interaç*o ma*or </line>
</par>
<par>
<line> entre * professor * o aluno, pois am*o* passam </line>
<line> * </line>
<line> ut*lizar a tecnol*gia </line>
<line> *ig*t*l c*mo uma </line>
</par>
<par>
<line> ferr*menta de a*oi* à ap*endiz*ge*. N*ste ambiente, os alunos trocam experi*nc**s en*r* si e </line>
<line> seus grupos. A* proposta* de ensi*o híbrido organizam-se em quatro principais *odelos de </line>
<line> ensino: Mo*elo de Rotação, Mod*lo Flex, Mod*l* À La *a*te e Modelo Virt**l En*iq*eci*o. </line>
<line> O modelo de R*taç*o apres**ta uma s**d*visão composta por Rotação por Estação, </line>
</par>
<par>
<line> Laboratório **tacional, S*la de *ula Inv*rtida e Rotaçã* Individu*l, q*e me**la a sala </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> aula tr**icional com a proposta do ens*no on-line (BACICH e* al., 2015). A Rotação per*ite </line>
</par>
<par>
<line> *u* os aluno* de cursos </line>
<line> ou disciplinas dife**n*es rev*zem a**vidades d* escr*ta, leitura, </line>
</par>
<par>
<line> víde**, *is*ussão e* gr*po, aco*do com a roteir*zaçã* </line>
<line> *roposta *elo </line>
<line> professor *om, p**o </line>
</par>
<par>
<line> me*o*, uma *tividade on-line. O Laboratório Ro*aci*na* se *nicia n* *a** d* aula tradiciona* e, </line>
<line> posteriorment*, o* **u*o* utiliz*m os lab*ratórios. Na Sala In*ertida, o alun* es*uda em casa </line>
</par>
<par>
<line> a teoria e utiliza o es*aço </line>
<line> da sala de aula pa*a discussões, re*o*uç*o de exercíci*s e outras </line>
</par>
<par>
<line> ativida*es. Conforme * autor, * Sala Inve**ida é </line>
<line> valoriza*a *omo p*ecu*sora do ens**o </line>
</par>
<par>
<line> *íbrido. Na Ro*ação Indiv*dua*, o *lu*o possui </line>
<line> u** lista d* propost*s p*ra ser contem*lada </line>
</par>
<par>
<line> em s*a ro*ina *e estudo *e acordo com suas dificul*ades ou fac*lidades. </line>
</par>
<par>
<line> No mo*el* Flex, os *lunos contam c*m uma l*sta de </line>
<line> *ti*id*des a </line>
<line> s*r </line>
<line> cumpri**, com </line>
</par>
<par>
<line> ênfa*e no ensino o*-line. No modelo, À La Carte, * al*no é resp*nsáve* pela o*gan*zação de </line>
<line> s*us e*tudos, de ac*rdo *om os *b*eti*o* *er*is a s*r** ati*gidos. No m**el* Virtual </line>
</par>
<par>
<line> Enriquecid*, </line>
<line> o* alunos d**idem s*u temp* *ntre a aprendizagem *n-line a pre*encial - e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *studantes pode* com**recer na escola, apenas uma vez por se*an*. </line>
</par>
<par>
<line> *o ensino híbrid*, a tecn*logia te* como propós*to auxiliar a </line>
<line> personaliz**ã* da </line>
</par>
<par>
<line> aprend*zagem e </line>
<line> trans*ormar a educaç*o mass*ficada em </line>
<line> um a que </line>
<line> per*ita ao a*u*o ap*ender </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *5, n. 6, *rt. 7, p. *32-150, no*./dez. 2*18 </line>
<line> w*w4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Percepção dos *luno* da Geração Y S*b*e o U*o de Novas Tec*ol*gias em Ambient*s de Ap**n**zagem </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> no seu rit*o e de acordo com os *onhe*imen*os previamente adquir*dos, o *ue também </line>
<line> possibilita *ue os estudantes *v*ncem mais r*pid*mente (*ACI*H et al., 20*5). </line>
<line> Para ilu*trar a aplicação d* ensino híbrido, descrev*-se a s*guir sua impleme*tação na </line>
</par>
<par>
<line> Instituiçã* de Ensino es*u*ada, </line>
<line> que *em tr*balhand* com o i*tuito </line>
<line> de inov*r o </line>
<line> proc*sso de </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação dos seus alu*os po* meio d* novos processos, *ovas metodolo**as, novos espaços </line>
<line> d* aprendizagem e treina*ento *o se* corpo docente. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo o Diretor </line>
<line> de Inovação (informação verbal)2 , "a *nstitu*ção acre*i*a que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> modelo atual deve *er *epensa*o. Exist*m algu*s *aminho* *e mudança, alg*ns serão </line>
<line> p*r*inentes, * serão univers*lizados para todos, out**s n*o". </line>
</par>
<par>
<line> N*sse novo model*, </line>
<line> * </line>
<line> papel de cada p*rsonag*m so*re alte*ações importantes: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esco*a pr*cisa *e* a edu*a*ão *obre um novo pri*ma, o professor passa a ter **pe* mais o </line>
<line> vol*ado pa*a me*toria e orient*ção, en*uanto o *lun* pass* a ter um pape* at*vo no seu </line>
<line> p*oc*sso de ap*endizag*m, send* res*onsável pel* seu *rópr*o *onhecimento. Este também é </line>
</par>
<par>
<line> o pen*amento de Bacich et al. (*015), *uando afirmam </line>
<line> *ue </line>
<line> "a presença de tecnologi*s </line>
</par>
<par>
<line> a*aptativas não diminu* a importância do </line>
<line> pr*fessor nas escola*, a*enas modific* se* papel. </line>
</par>
<par>
<line> Ele é um *rq*iteto do conh*c*me*to". </line>
</par>
<par>
<line> P*r* *ia*ilizar *ssa m*dança, a Instituição de Ensino *up*rior (IES) e*tu*ada </line>
<line> desenvolveu, no *** â**ito c*r*icular, * Ec*ssist*ma de *prendizagem, **e c*nt**pl* novas </line>
<line> ambien*açõe* e n*vas fo*mas pedagógicas. O no*o percurs* formativo dev* refletir as três </line>
<line> d*mensões *e fo*maç*o integral: a formação do indivíduo (Eu c*migo mesmo); a formação do </line>
<line> cidadão (*u no m*n*o) e a formaçã* do prof*ssion*l (Eu n* mundo do tr**alho). Estes </line>
</par>
<par>
<line> itinerári*s formativos s* desdobr*m em áreas de compet*ncia, descritas por um conjun*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> habi*i*a*es que mobi*iza*, oper*m e aplicam c*nhecimen*o* em situações conc*etas, </line>
</par>
<par>
<line> constru*ndo um* matriz referen*ial de *om*e*ên*ias. **s* *atriz está vinc*lada </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> compone*te curr*cular La*o**tório de Aprendizagem In*egrada (LAI) que objetiva </line>
<line> *xperi*en*ar, aplicar, criar, integrar e complementar conhecimentos. </line>
<line> *e*undo o Dir*tor *e In*vação (*n*or*ação ve*bal)3, o LAI proporciona u* mom*nto </line>
<line> p**a que o estu*ante, *m sa*a de *ula, discuta es*as questões. Para nã* d*svirtuar o objetivo </line>
</par>
<par>
<line> desta m*todologia, f*i criada *m* *lataf*rma d*gital, na qual exist*m mom**tos em </line>
<line> qu* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Entrevista *onc*dida pelo Di*etor de Inovação. En*revista I [set. 2016], Entrev*stador: Autor, Belo H*r*zonte, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 2016. </line>
<line> 1 arquivo de áu*io (48 min.). </line>
</par>
<par>
<line> 3 Entre*ista *onc*dida pe*o Diretor de Ino*ação. Entrevista I [set. 2016], **t*e*i*tador: Autor, *elo H***zont*, </line>
</par>
<par>
<line> 2016. </line>
<line> 1 ar*uivo de *udio (4* min.). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *e*esi*a PI, *. 15, n. 6, art. 7, p. 132-150, nov./dez. 2018 </line>
<line> www4.**anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. C. Sou**, M. C. Mattos </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> aluno se encontrará com o seu professor/mento* e* sal* de aula, e momentos em que ele fa*á </line>
<line> alguma ati*idad* indiv*du** utiliz*ndo essa *lat*for*a. </line>
</par>
<par>
<line> O LAI tem c*mo *uporte uma pla**forma virtual </line>
<line> g*mificada e multimídia, que </line>
</par>
<par>
<line> congr*ga as tril*as de formação, chamada *e Lab*r***rio de Aprendizage* Integra*a Virtua* </line>
</par>
<par>
<line> (LAIV). No LA*, co* o apoio </line>
<line> d* plat*forma LAIV, o pap*l do professor mediador-*entor </line>
</par>
<par>
<line> *erá ori*nt*r a *onstr*ção d* Proje*o dos Estudantes, *laborar ma*e*iais de consulta, su**rir </line>
</par>
<par>
<line> leituras, criar debates, oficinas, **scu*indo com </line>
<line> os *lu**s seus anseio* e dific**dades, </line>
</par>
<par>
<line> avaliando conjunta*e**e o trabal*o realiza*o, de maneir* t*l que estas atividades, os objetos </line>
</par>
<par>
<line> de ap*endizagem </line>
<line> a serem </line>
<line> planej*dos e *ediados ***os pr*fessores-mentores no LAI </line>
</par>
<par>
<line> pre*encia* estejam em conexão com as possibili*ades de caminhos que o* alunos p**correrão </line>
<line> no LAIV. </line>
<line> Ess*s caminhos *ão *ercorridos quando o aluno usa as ferra*e**as digit*is, on-li*e, ** </line>
<line> pla*aforma gam*fica*a (LAIV), para desenvolver o seu *rojeto d* vi** - ou *eja, o p*ocesso </line>
</par>
<par>
<line> de aprendizagem de co*petências **i t*ansform*do em jogos </line>
<line> dig*tais. E*se* jogos pos*u*m </line>
</par>
<par>
<line> trilhas *u *a*es nas quai* o aluno avança, aprende**o, re*letindo, divertindo-se, e *xe*utando </line>
<line> ess** e*apa* *o *ecor*er d* disci*l*na. </line>
</par>
<par>
<line> O principal objetiv* da platafo*ma L*I* é </line>
<line> proporc*onar </line>
<line> *m ambiente v*rtual </line>
</par>
<par>
<line> gam*ficado e mul*im*dia de aprendizagem e de des*nvolvim**to pessoal, soc*a* e profissional, </line>
<line> assent*do sob o p**ncípio de que a e*periência formativa deve ser pers*nalizada * com </line>
<line> el**entos de *otivaç*o que *a**ntam a permanênc*a e a p*rti*ipa*ão do aluno n* p*a*aforma. </line>
<line> Seu design i*struc**n*l foi concebido levando-se em conta 4 dimensões: Adap*ativa, </line>
<line> Cola*ora*iva, Motivadora * A*ali**iv* (F*RMAÇÃ* DE MENTORES, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Em síntes*, tanto o LAI (disciplina presenc*al) </line>
<line> qua*to LAIV (pl*t**o*ma * </line>
<line> d*g*tal) </line>
</par>
<par>
<line> possuem a função </line>
<line> de p**par*r e ofe*ecer </line>
<line> aos *studantes *bjetos *e apre*dizagem, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*nalidade de auxiliá-los n* desenvo*vimen*o de um estudo autô*omo (FORMAÇÃO *E </line>
<line> MENT*R*S, 2016). </line>
<line> * MET***LOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Neste tr*balho foram *tilizadas *s </line>
<line> abordagens qualit*tiva e qu*ntitati*a. Conforme </line>
</par>
<par>
<line> Flick (2*09), os métodos </line>
<line> quantitat*vos </line>
<line> * qualitativo* deve* ser </line>
<line> visto* co*o c*mp*s </line>
</par>
<par>
<line> complementares. Segundo G*doy (199*), </line>
<line> na pesquis* </line>
<line> qualita*iva "um fenôm*no pode ser </line>
</par>
<par>
<line> m*lhor </line>
<line> compreendido no c*ntexto em que oc*rre e *o </line>
<line> qual é par*e, devendo ser *nalis*do </line>
</par>
<par>
<line> nu*a perspect**a inte*rada". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 1*, *. 6, art. 7, p. *32-150, no*./dez. 2018 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Percepção dos **unos da Geração Y Sobre o Uso de No*as Te*nologi*s em Ambi*ntes de *pr**dizag*m </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> O caráte* q*al*ta**vo deste estudo está a*so*iado aos *ados col*tados em u*a </line>
</par>
<par>
<line> entrevi*ta com o Diretor </line>
<line> de Inovação da Instituiçã* estudad*. *aguette (1997) defi*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ntrevista </line>
<line> *omo um pr*cesso d* inte*ação social ent*e du** pess*as n* qu*l, uma **las, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> entrevistador, t** por </line>
<line> objetivo a obtençã* de inform*ção p** part* do outr*, * ent*evistado. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme Godoy (1**5), do ponto de vist* met*dol*gic*, possível observar, ainda, é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aceitaç*o da entrev**ta como uma e*traté**a f*nd***ntal da inv*sti*ação qualitativa. </line>
</par>
<par>
<line> O* d*dos da entrevista fo**m en*ique**dos e i*corpor*d*s no texto à luz da análise de </line>
<line> **cum*ntos relativos ao projeto Laborat**io *pr*ndiza*em In*e*ra** (LAI) que fo*am </line>
<line> *isp*nibil*za*os pela In*t*tuiçã*. Para *odoy (1995), os do**mentos po*em ser cons*derados </line>
</par>
<par>
<line> um* fonte </line>
<line> natura* de info*mações, à medid* qu*, por *erem origem em um deter*inado </line>
</par>
<par>
<line> conte**o histórico </line>
<line> ec***mico ou social, </line>
<line> retr*tam </line>
<line> e for*ecem dados sob** </line>
<line> este mesm* </line>
</par>
<par>
<line> c*n*e*to. </line>
</par>
<par>
<line> A abo*d*gem </line>
<line> qua*t*tativ* dest* </line>
<line> pesquisa está car*cte**zada p*la aplicação </line>
<line> *e um </line>
</par>
<par>
<line> questionário on-line. Segu*do Gil (2010), numa pesquis* de*critiva-quantitati*a o objet**o </line>
</par>
<par>
<line> con**ste em descre*er as cara*ter*sticas *e determinad* pop*laçã* </line>
<line> *u *enômeno, </line>
<line> *u </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*tabe*ecimento </line>
<line> de re*ações entre variáveis. Essa p*squ*sa pe*mite qu* os dados sejam </line>
</par>
<par>
<line> t*bulados d* </line>
<line> forma *imples, org*nizados e, a**s, s*b*etid*s a testes </line>
<line> *s*atí*tico*. Fonseca </line>
</par>
<par>
<line> (*0*2) refo*ça a *bjetividade da pesqui*a quanti*ativa, Bicudo (2011) d*staca a se*a*ação e </line>
<line> entre o suj**to (i*ves*igador, obs*rva*or) do o*jeto (o que será in*estigado). </line>
</par>
<par>
<line> A população desta pes*uisa foi composta *e 2.502 alunos que </line>
<line> cursaram ou estavam </line>
</par>
<par>
<line> cursando a d*scip*ina que *tiliza a meto*ol*gia Laboratório de *prend*zagem Individual </line>
<line> (LAI), n* *rime*ro e/ou no segund* semestre de 20*6. *sta dis*iplina foi escolh*da, p*is seu </line>
<line> modelo se as*emelha *o Ensino Híbrido, uma mescla do ensi*o presencial *** line e par*e on </line>
</par>
<par>
<line> *ine, com uma p*ataforma gamificad* p**a </line>
<line> dar su*orte a** alunos, o *aboratór*o de </line>
</par>
<par>
<line> A**end*zagem Ind*vi**al Virtual (LAIV). A amos*ra pr*babilística simples *o tipo nã* </line>
</par>
<par>
<line> intenc*ona* corresponde a todos ** al*nos deste grupo que responderam ao questionário </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> prazo defini*o e que pertenc*m à Geração Y, conforme o* dados da Ta*ela 1. </line>
</par>
<par>
<line> O instrume*to p*ra * coleta de da*os da pesquisa foi formatado por meio de um </line>
</par>
<par>
<line> ques*ionário eletrônico elaborado </line>
<line> na p**taforma do Goo**e Do** (fe*rament* </line>
<line> própria para </line>
</par>
<par>
<line> rea*iz*ção d* *es*uisas), comp*sto por 3* *uest*es f*c*a*as, d* mú*tipla *sc*l*a, estr*turado </line>
</par>
<par>
<line> em 3 partes: a primeira tem </line>
<line> c*mo objetivo *dentif*car o perfil *os alunos *a geração Y; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> segunda, mapear d* qu* forma eles se c*nec*am, q*a*to **mpo perm*ne*em conect*dos, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pa*a que usa* a internet; e o *erceiro, *valiar q*a* a percepção d*sses estudante* em rel**ão à </line>
<line> utiliz*ção das *erramentas digitais disp*n*b*lizada* para o cur*o desta disciplina. </line>
<line> **v. F*A, Tere*in* P*, v. 15, n. 6, art. 7, p. 132-1*0, n*v./dez. 2**8 www*.fs*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. C. *ouz*, *. C. Mattos </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> Os alu*os foram conv*dado* a pa**icipar da pe*quisa po* e-*ai*, que cont*nh* o *ink </line>
<line> par* acesso a* questi*nár*o. A list* de e-mails foi disponibilizada pe*a Di*etoria Aca*êmic* </line>
</par>
<par>
<line> da *n*tituiç*o, *m u*a rel*ção co*tendo 2.502 e-mails de alunos que haviam cursado </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> disciplina *A* no pri*eiro sem*stre de 2016 *u que est*vam matriculados no segundo </line>
<line> s**estre d* 2016. Ce*ca de 1,48%, ou ***a, *7 e-mail* retornaram *or est*rem desativad*s ou </line>
<line> invál*dos. Deste montante de *.465 quest*o*ários, 255 (10,34%) questioná*ios válido* </line>
<line> reto*naram. </line>
<line> 4 ANÁLISE DOS RESUL*ADOS </line>
<line> * pes*ui*a envolveu 255 alunos, sendo 165 do sexo fem*nino (65%), e ** do *exo </line>
</par>
<par>
<line> masculino (35%). * idade *édia de amb*s os gê*e*os foi de 23 anos. A </line>
<line> di*trib*ição </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *espo*den*es da pesquisa, **ntr* da *las*ifica*ão da* ge*açõ*s, cor*esponde a 4% na Geração </line>
<line> *, * 96% na Geração Y. </line>
<line> Os resu*tados *btid*s neste tra**lho demo*str*r** que 9*% possuem s*a*t**ones, </line>
<line> 8*% note**oks * 57% c*mputadores, 39% ta*lets e 33% S*art TV, o *u* demons*ra c*mo a </line>
<line> expa*s*o dos equipa**ntos digi*a*s é *pre*iada por esta Geração Y, repre*e*ta*do *árias </line>
<line> *pções de *ces*o à internet. Outr* ponto im*ortante * a valorizaçã* da mo*il*dade, </line>
</par>
<par>
<line> proporcion*da pelo uso </line>
<line> das red** móv*is. Os alunos possuem vários *pa**lhos *letrônicos </line>
</par>
<par>
<line> com acesso à i*ter**t, o que significa q*e eles possuem di*erentes opçõe* para se inf*rmar, </line>
<line> m*ntere*-*e atualiz*dos e conectado* ao m*ndo digit*l. </line>
<line> 4.1 **áli** da conectividade </line>
</par>
<par>
<line> * result*do r*velado n*sta pe*q*isa dem****ra que 83% do tot*l </line>
<line> de </line>
<line> alun*s </line>
</par>
<par>
<line> pes*u*sados, c**a idad* média é </line>
<line> d* 21 a 22 anos, </line>
<line> são usuários há mais de seis ano*. Esse </line>
</par>
<par>
<line> re*ult*do **m*nstra que o uso da in*e*net foi uma experiência iniciada ainda na juventude, </line>
<line> conforme tabela a*aixo. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. F*A, Teres**a, *. 15, n. 6, art. *, p. 1*2-1*0, *o*./dez. 2018 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Percepção dos Alunos da Ge*ação Y S*b*e o Uso de Novas Tecnolog*as em Ambient*s de **r*ndizagem </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> Ta*ela 2 - Tempo qu* *s alu*o* são usuários de i**e*n*t </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Tem*o de uso da interne* </row>
<row> Até 5 a*os </row>
<row> Entre 6 e 10 *nos </row>
<row> *ntre 11 e *5 anos </row>
<row> E*tre 16 e 20 a*os </row>
<row> Acim* de 20 ano* </row>
<row> Total </row>
</column>
<column>
<row> Quantidade </row>
<row> 23 </row>
<row> 141 </row>
<row> 63 </row>
<row> 14 </row>
<row> 3 </row>
<row> *44 </row>
</column>
<column>
<row> Pe*centual </row>
<row> 9 ,4 % </row>
<row> 5 7 ,* % </row>
<row> 2 * ,* % </row>
<row> 5 ,7 % </row>
<row> 1 ,2 % </row>
<row> 1 * 0 ,0 % </row>
</column>
<column>
<row> Idade Média do* Usuários </row>
<row> 2 1 ,6 </row>
<row> * 1 ,1 </row>
<row> 2 2 ,7 </row>
<row> 2 2 ,4 </row>
<row> 3 2 ,3 </row>
<row> 2 1 ,8 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: Da*os d* pesquisa </line>
<line> Os resu*tad*s o*tidos ne*ta pesquisa apo*taram que *6% d*s al*nos utili*am * </line>
<line> in*ernet todos os dias da s*man*. Perc*beu-se q*e *s novas tecnologias digit*is são ut*li*adas </line>
<line> *i*riamente por es*a geração, *eja no ambient* prof*ssional, de lazer ou e*ucacional. Est* </line>
<line> resultado r*força a *onclusão da pesq*isa BOX (*824) s*bre a imp*rt*ncia *a internet pa** </line>
<line> *stes nativo* digit*is. </line>
<line> Com r*lação ao te*po médio de acesso à i*tern*t, con**atou-se qu* 86% us*m a </line>
<line> internet por um perío*o su*erior a 5 h*r*s por d*a. Is*o *or*obora *s resultados apr*s*ntados </line>
<line> na pesquis* BOX (18*4) sobre o uso da internet *or e*ta Geraçã* Y. </line>
<line> Mesm*s aluno* que utiliz*m a intern*t por um pe*íodo inferio* a quatro horas por dia </line>
<line> fazem *so dela t*do* os dias da sem*na (83%), e para uti*ização acima de 5 horas por dia este </line>
<line> percentual u*trapassa (96%) dos alunos pes*uisados, conforme tabela * seguir. </line>
<line> Tabela 3 - Tempo Méd*o de acesso à in*e*net por dia x *u**tidade de dias conect*dos </line>
<line> por s*mana </line>
<line> Dias da Sema*a *one**ado </line>
</par>
<par>
<line> Temp* Méd*o Conect*do por Dia </line>
<line> Até 3 dias </line>
<line> *ntre 4 e 6 dias </line>
<line> *od*s os **as </line>
</par>
<par>
<line> A*é * h*r** </line>
<line> * ,7 8 % </line>
<line> 1 3 ,8 9 % </line>
<line> 8 3 ,3 3 % </line>
</par>
<par>
<line> E**re 5 e 8 *o*as </line>
<line> 0 ,0 0 % </line>
<line> 3 ,6 4 % </line>
<line> 9 6 ,3 6 % </line>
</par>
<par>
<line> *ntre 9 e *2 hor*s </line>
<line> 0 ,0 0 % </line>
<line> 1 ,4 7 % </line>
<line> 9 8 ,* 3 % </line>
</par>
<par>
<line> *ci** d* 12 horas </line>
<line> 0 ,* 0 % </line>
<line> 2 ,0 8 % </line>
<line> 9 7 ,9 2 % </line>
</par>
<par>
<line> *o*a* Gera* </line>
<line> 0 ,3 9 % </line>
<line> 3 ,* 2 % </line>
<line> 9 * ,6 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Dados *a pes**isa </line>
<line> *s respondentes af**m*ra* *tilizar a in*er*et n** se**intes situaçõe*: em casa 94,8%, </line>
</par>
<par>
<line> na *s*ol* </line>
<line> 86,1% e *o t*aba*ho 49,4%. Para iden*ific*r como * i*t*rn*t é usada por *sta </line>
</par>
<par>
<line> geração, foram formulada* 3 af*rmativas com a* opçõ*s para o Lazer, o Estudo e o Trabalh*, </line>
<line> Rev. FS*, Teresin* PI, *. 15, n. 6, art. 7, p. 132-150, nov./d*z. 2*18 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. C. Sou*a, M. C. Mattos </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> nas quai* os alun*s *esponderam </line>
<line> com o gra* de concordân*i*, que v*riava do menor *rau </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> dis**rdo t*ta*mente - até *ai*r gra* - c*nco*do *otalmente. No ge*a*, 86% **s alunos </line>
</par>
<par>
<line> **nco**aram </line>
<line> parcial o* totalme*te **m a afir*ação d* que ut*lizam a internet para estudo, </line>
</par>
<par>
<line> lazer e trabalho. Os resultados *bt*dos ***te est*do confirmaram o </line>
<line> qu* f** afir*a*o *or </line>
</par>
<par>
<line> Oliv*ira (*010): esta *eração tem grande facili*a*e *a u*ilização d* novas tecnologias. Is** </line>
</par>
<par>
<line> tam*é* corr*bora * pesqui*a BOX (1*24), que </line>
<line> afirma que esta gera*ã* nasceu *o boo* da </line>
</par>
<par>
<line> interne*, rec*rso *ue a*rendeu a usar *as *rin*adeiras d* videog*me. </line>
<line> * Geração Y, de ac*rdo com os resul*ados obtidos, **sca informaç*o a todo momento </line>
<line> nas redes sociais e na internet com o **o Word Wide Web, conforme grá*ico a *eg*ir. </line>
<line> Gráfic* 1 - Utilizo a inte*net para o es*udo, para o Laz*r e para o trabalho </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dado* da pesqu*sa. </line>
<line> 4.2 *nálise do uso da plataf*rma LAIV </line>
<line> A plat**orma LAIV *oi a**liada como **sitiva por 33% dos al*nos que util*zara* a </line>
</par>
<par>
<line> pla*afor*a em (2016/1), e po* 3*% d*s </line>
<line> al*nos *ue estavam uti*izand* a platafor*a em </line>
</par>
<par>
<line> (2016/2). </line>
</par>
<par>
<line> Grá*ico 2 - Av*liação do Uso da *lataf**ma LAIV </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da pesq**sa </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*re*ina, v. 1*, n. 6, art. 7, p. 132-150, nov./de*. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Per*epção d*s Alunos da Geração Y Sobr* o U*o *e *ovas Tecnologias em Ambientes de Ap*endi*a*em </line>
<line> 147 </line>
</par>
<par>
<line> Qu*ndo q*estionados se o uso d* plataf*rma contribuiu para o *s*ud* * aprendi*agem </line>
<line> dos assu*tos apresentado*, * percentual de alu**s *ue concordaram total ou parcialmente *oi </line>
</par>
<par>
<line> de 29% (201*/1) e 37,2% (2016/2), nã* </line>
<line> concordaram ne* di*cordaram </line>
<line> 2*,4% (2016/1) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *4,9% (201*/2) e disco*d**am p*rcial ou totalmen*e </line>
<line> 4 7 ,* % e 4 8 % </line>
<line> em (2016/2). O Us* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Plataforma LAIV contrib*iu p*** o aume*t* do tempo de estudo p*ra 24% d*s alun*s que já a </line>
</par>
<par>
<line> cursaram e </line>
<line> para 28% dos alunos que a estão cursando. Isto reforça </line>
<line> * *deia de </line>
<line> que o uso da* </line>
</par>
<par>
<line> n*vas tecnol*gias é um dos cam*nh*s pa*a a *ducação des*a nova Ger*ção Y. </line>
<line> A dif*rença entr* os pe*centuais dos al*nos de 2016/2 para 2016/1 pode ser explicada, </line>
</par>
<par>
<line> p*i s </line>
<line> *lgu*s problemas na imp*ant**ão d* plataforma em *016/1 *odem refletir </line>
<line> u*a maio* </line>
</par>
<par>
<line> insatisfação dos aluno* *esse *eríod*. Uma vez sa*ados *s probl*mas iniciais, os alunos e* </line>
<line> *urso e* 2016/2 puderam ter um* visão m*is po*itiva d* plataforma. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
<line> A internet mudou o con*eit* da ap*endizagem *m um es*aço físico, pois ela pe*mitiu </line>
<line> que o apren**zad* **desse ser feito de vários lugares dif*rentes ao mesm* tempo, on-li*e ou </line>
</par>
<par>
<line> o*f-line, de forma sínc*ona ou as*íncrona, po*e*do o*orre* individualmente *u e* </line>
<line> grupo*. </line>
</par>
<par>
<line> Com o acesso à interne* abriu-s* a poss*bi*idade *e captar mensag*n* de voz, *extos, fo*os, e- </line>
<line> ma*ls, pesquisar r*des soci**s e s*tes de busca, dentre ou*ros. A mobilidade *ambém é um **tor </line>
</par>
<par>
<line> p*sitivo, **is n*o li*ita o usuár** a um loc*l fixo. Se**ndo a </line>
<line> p*squis*, *s locais m*is </line>
</par>
<par>
<line> utilizado* pelos </line>
<line> ent*evis**dos foram re*i*ê*cia c*m </line>
<line> 95%, *scola com 86% e o smar*phone </line>
</par>
<par>
<line> com 82%. </line>
</par>
<par>
<line> Neste *ovo mundo digit*l, a Geração Y </line>
<line> ou Nativos Digitais demonstra c*m </line>
</par>
<par>
<line> *aturalidade o domínio *o*re estes novos sistemas de comunicaç*o, poi* c**sce* e *p*en*eu * </line>
</par>
<par>
<line> us*r estas novas </line>
<line> tecnolo*i*s a*nda </line>
<line> n* infância, </line>
<line> tornando-se mais preparada e *om *rande </line>
</par>
<par>
<line> capacidade de lidar com tais *ecnolog**s. Fato que é co**rovado pel* p*squisa, *nde 83% </line>
<line> dos e*tre*istados com *dade méd*a de 2* * 22 anos, são *suári*s da inte*net e*tr* 6 e 15 *nos. </line>
</par>
<par>
<line> E*te resulta*o </line>
<line> reforç* * concl*são da pesqu*sa BOX (*8*4), sobre a importânci* da *nterne* </line>
</par>
<par>
<line> para e*tes nativos d*g*tais. </line>
</par>
<par>
<line> Os resultad** ob*i*os nest* tr*b*lho demo*straram que </line>
<line> 90% </line>
<line> dos ent*evistados </line>
</par>
<par>
<line> poss**m *mar**h*nes * 96% uti*izam a i**ernet </line>
<line> todos os dias da se*ana, mas a </line>
<line> plat*fo*ma </line>
</par>
<par>
<line> digital para sustentaç*o do LAIV n*o o*erecia, ness* su* pri*eira ve*são, </line>
<line> o </line>
<line> a*esso </line>
<line> por </line>
<line> esse </line>
</par>
<par>
<line> disposi*ivo. *ons*derand* o exp*sto por Oli*eira (**10), que *sta ger*ção te* gran*e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*si*a PI, v. 15, *. 6, art. 7, p. *32-150, nov./dez. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*e*is** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. *. Souza, *. C. Matto* </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> facil*dade na utilização de novas tecnologia*, uma das modi*i*a*ões *revistas *ara a pró**ma </line>
<line> versão da ferramenta será a i*corporaç*o d* acesso vi* smatphone. </line>
<line> O resul*ad* d* qu* 96% dos entre*is**d*s usam a interne* diariame*te, 86% usam *or </line>
<line> mais de 5 horas po* d*a, 97% usam **ra e*tudar e *2% para * la*e* *orro*ora a conclusão da </line>
<line> pesqui** BOX (*824) sobre a importân*i* da *nternet p*ra estes na*i*os digitais. </line>
</par>
<par>
<line> A familiarid*de e o co*hecimento dessas tecnologias con*ribue* </line>
<line> para a formação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> um pro*i*sio*al mais prepara*o para suprir as ne*essidade* requer**as pelas emp*esas *m u* </line>
<line> mercado compet*tivo. Este profissi*n*l mais *ualificado, atento aos n*vos process*s e </line>
<line> detentor de in*o*m*ção atua**zada, possui *aiores chances de se d*stacar. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> ente*dim*nto de q*e essa no*a geração *raz *ons*g* novas f*rm*s de pensa* e de </line>
</par>
<par>
<line> ver o mund* des*erta a neces*id*de </line>
<line> de rev*r </line>
<line> *s m*delos do en*ino tradic*o*al, visando </line>
</par>
<par>
<line> prepará-los pa*a </line>
<line> os no*os d*safi*s do mundo contemporân**, m*rcado por um alto nív*l </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> c*mp*titividade, que pass*u a e*igir dos novos profissio*a*s novas atitude* e *ovas </line>
<line> c*mpetências. </line>
<line> O uso de novas tecnologia* na educ*ção * uma estratégia import**t* *ar* a preparação </line>
<line> destes no**s prof*ssio*ais da G*raçã* Y, sej* porq*e são ferr*mentas com as q*ais os jovens </line>
<line> têm intimida*e *e utilizar, seja por*ue facilitam a busca *e infor*ações. </line>
<line> *EFER*NC*AS </line>
</par>
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<line> BACIC*, L; T*N*I NETO, A.; TRE*IS*N*, F. M. Ensino *í*r*do: personalização </line>
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<line> da </line>
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<line> M. C. Ma*tos </line>
</par>
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<line> 1) concep*ão e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nális* e interpret*ção dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou *a re*isão crítica do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipaç*o na aprovaçã* da versão fina* do ma*uscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, *. 6, ar*. 7, p. 132-15*, nov./dez. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
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