<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 7, p. 132-150, n*v./*ez. *018
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*018.15.6.*
</line>
</par><par>
<line>
Percepção dos Alunos da Geração * S*bre o Uso d* No*as Tec**logias em Ambi**tes de
</line>
<line>
Apren*izagem
</line>
<line>
Perc*ptio* o* Students *f Generation **nd th* Use of New *ech*ologi*s *n Learn*ng
</line>
<line>
Environments
</line>
</par><par>
<line>
Wel*er*on Carlos de Sou**
</line>
<line>
*estre em A*ministração pe*o Centro U*iversitári* UNA
</line>
<line>
Professor do *en*ro Universitár*o UNA
</line>
<line>
E-mai*: We*lerson.s**za@prof.*na.*r
</line>
<line>
Max Cirino *e **ttos
</line>
<line>
Dou*or em Ciências da *n*ormação p*lo Universi*ade Federal de Min*s Ge*ais
</line>
<line>
Professo* do C*nt*o Uni*ersitári* UN*,
</line>
<line>
E-*ail: maxcm*tto*@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Wellerson Carlos de Souza
</line>
<line>
E*itor-Chefe: Dr. To*n* K*r*ey *e Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
**ntro Universitá*i* UNA - C*mpus Barre*ro - Rua
</line>
<line>
Ro**i*ues
</line>
</par><par>
<line>
Barão de Coromandel, *65, Bar*e*ro, Belo Ho**z*nte -
</line>
</par><par>
<line>
*G - Brasil, *EP: 30640-06*.
</line>
<line>
*rtigo re*ebido e* 02/06/2018. *ltim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*e*cepç*o dos Alunos da Ger*ção * Sobre o Uso de No*as Tecnologias e* A**ie*tes de Apr*ndizagem
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
A educaçã* está passa*do
</line>
<line>
por
</line>
<line>
discussões que envolv*m o *od*lo tradicional
</line>
<line>
de ensino, as
</line>
</par><par>
<line>
n*vas te*nol*gias do mundo contemporân*o e as geraç*es u*uárias de*tas tecnologias. Neste
</line>
<line>
proces*o surgem q**stões sobre as novas formas de *n**na*, novos fo**ato* da* s**as de aula,
</line>
<line>
*ovos e*paços de*tinados à ed*c*ção, o no*o papel da escola, do profe*s*r * do estudant*. O
</line>
</par><par>
<line>
objetivo dest* e**u*o **i avaliar a pe*cepção de alunos
</line>
<line>
d* ge*ação * sobre o u*o de novas
</line>
</par><par>
<line>
*ecnolo*ias em ambientes de aprendizagem em um* *ES privada. Foi r*alizada uma pesquisa
</line>
<line>
des*r*tiva, de c*ráter qua*i-*u*ntitativo, com 255 alunos. Veri*icou-se q*e *6% deles utilizam
</line>
</par><par>
<line>
a in*ernet p*r* o estudo, o
</line>
<line>
lazer e o trabal*o. No
</line>
<line>
*so da disci*li*a Laborató*io de
</line>
</par><par>
<line>
Apren*izagem *n*eg**da (L*I), *5% **s aluno* con*i**rar*m po*i*ivo o *so de*sa
</line>
</par><par>
<line>
metodol*g** em seu p*ocess* de apre**i*agem,
</line>
<line>
34% con*irmaram que o uso da plata*orma
</line>
</par><par>
<line>
contribuiu para o estudo e apr*ndizagem e 27% confirmaram q*e a plataforma colaborou para
</line>
</par><par>
<line>
o au*ento d* tempo de estudo. Consi*erando os *rob*emas r*l*tado* sobre o processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
imp**nta*ão da plata*orma, conclui*-se que a estratégia é válida para melho**r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem e *mpliar o tempo de est*do, seg*ndo os alunos da ge*ação Y.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras chaves: Ambien*e de Apr*ndi*agem. Geração Y. Ensino S*perior. *ducação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
M*ltimídia. T*cnol*gias *igita*s da Informação e Comun*cação.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Edu*at*on is going th*ough discussions th*t involves t*e traditional *eaching model, *he new
</line>
</par><par>
<line>
technologie* *f the
</line>
<line>
contemp*rary world an* the generations that *s* them. I* t*is process
</line>
</par><par>
<line>
questions *rise abou* the new ways of tea*hin*, n** formats for cla*sroom*, new space* for
</line>
<line>
edu*ation, the new role of th* sc*o*l, th* teacher a*d the student. The *bj*ctiv* of this stud*
</line>
<line>
wa* to ev*luate th* pe*ception of gene**tion Y st**ents about the *s* of new tech*olo*ie* *n
</line>
<line>
learning envir*n*ents in a Higher Educatio* Institutio*. A descriptiv*, qualita*ive-
</line>
<line>
quanti*at*ve r*searc* was made with *55 stu*ents. It was reveale* that *6% o* the *tudents
</line>
<line>
use *nterne* to st*d*, work and in t*e*r f*e* time. *ccording *o the use o* the dis*ipline na*e
</line>
<line>
LAI - "Integrated Learn*ng Lab" 35% of *he stude*ts considered positiv* *he learning
</line>
<line>
*utcome, 3*% confirm that the use of the platform *ontribute* to the **ud* and learning o* the
</line>
<line>
sub***t stud*ed and 27% *onfirm that the pl*tfor* c*llabor*t*d t* inc*ease *h* study time.
</line>
<line>
Considering the prob*ems reported t* *he process of pla*form deploy*ent, *t is co**l*ded that
</line>
</par><par>
<line>
th* strategy *s valid to impro*e t*e learning and to extend
</line>
<line>
th* stu*y time,
</line>
<line>
a*cording to t*e
</line>
</par><par>
<line>
students ** the gen*ration Y.
</line>
</par><par>
<line>
*eywor*s: Learning Environment. Genera*ion Y. H**her Educati*n. Educ*t*** a*d
</line>
<line>
*ulti*e*ia. Dig*tal Informa*ion *ec**ology And C*mmunication.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 6, *rt. 7, p. 132-150, nov./dez. 2018
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. C. Souza, M. C. Mat*o*
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
<line>
A d*sc*ssã* s**re os papéis da *s*ola, dos estudantes e *os professores na ed*ca*ã*
</line>
<line>
aconte*e em *iferente* *aí*e* do mundo. Es*e* indivíduos têm bu*cad* *** *orma de *esclar
</line>
<line>
o ensino presen*ial, que é muito forte, e o ensino on-line q** vem cresce**o *os últi*os anos.
</line>
<line>
S*gu*do M*r**do (200*), e* uma soc**dade cada v*z mais tecnológica su*ge um novo
</line>
<line>
p**ad*g*a em *elação à educação * ao papel d* prof*ssor frente ** novas tecno*ogias.
</line>
</par><par>
<line>
A tecn*logia, ness* sen*id*, f*ci*ita
</line>
<line>
uma transiç** d* simples trans*i**ão
</line>
<line>
unil*tera*
</line>
</par><par>
<line>
das *nforma*ões u* *o*elo tradic**nal de **sino um processo mol*ado
</line>
<line>
pel* in*erativid*de,
</line>
</par><par>
<line>
participaçã*, intervenç*o e bidireci*n*li*ade (*ILVA, 200*) em
</line>
<line>
um
</line>
<line>
*ovo modelo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**r**dizage*.
</line>
</par><par>
<line>
No século XXI expe*iment*-se a *onvivênci* de vár*a* ge**ções *imultaneamente. De
</line>
<line>
ac*rdo *om a literatur* c*nsu*tada, **ualmente c*nvive* *epre**ntantes *a* ge*a*ões
</line>
</par><par>
<line>
Tradicional ou V*teranos, Baby Boo**r*, Gera*ão *, Ger*çã* Y e Geração Z. *ar*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
s*ciólo*o Ka** *annheim (*928) a suces*ão d*s gerações atinge todas as sociedades, uma vez
</line>
<line>
q*e os a*ores de diferentes épocas co*vivem com o fim e o nasc*mento de alguns conte*tos.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Mota e Scott (201*), a
</line>
<line>
t**ceira R*v*lução *ducaci*nal - resu*ta*o *a
</line>
</par><par>
<line>
*rogr*ssiva in*vaç*o *a soc*edade contempor*nea e
</line>
<line>
do uso cre*cent* *e
</line>
<line>
nov** t*cno**gias
</line>
</par><par>
<line>
ed*c*cionai* - acontece agora n* sé*ulo *XI, *m tod* o m*ndo, com o desenvolvimento das
</line>
<line>
te*nol**i*s digitais e o us* d* uma nova p**taforma: a World W*de Web.
</line>
<line>
Confo*me os autores, a a**endiza*em *o*nou-s* indepe*de*t* e flexí*el. O uso da web
</line>
</par><par>
<line>
e de n*vas tec**logias **
</line>
<line>
comu*icação
</line>
<line>
com*,
</line>
<line>
p*r exempl*, facebook, t*itter e yo*tu*e o
</line>
</par><par>
<line>
mudou o *rocesso *e tra*s*i*são do co*hecimento *, cons*quentemente, o
</line>
<line>
papel do
</line>
</par><par>
<line>
profes*or, antes o de*en*or d* con*ecimento *, agora, *acil*tador da aprendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
Ao promover * a*rendizagem p*r meio de tecnolo*ias ad**uada* e assegurar a
</line>
</par><par>
<line>
in*lus*o dos a**nos na cultura
</line>
<line>
das *ecn*logias
</line>
<line>
**gitais, a esc*la estará c*ntribuindo pa*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*ent* d* *uturos p*ofissionais apto* a trabalha* em um *ov* mod* de produção: a
</line>
<line>
*rod**ão d* informação (SIL*A, 2005).
</line>
<line>
P*ra La*kshea* e **obel (2007), na década de 1970 o mundo era centr*do,
</line>
</par><par>
<line>
hierár*uico e se
</line>
<line>
*asea*a na repro*u*ão
</line>
<line>
d* modelo in*ustria* da *poca; **da p*ssoa
</line>
<line>
era
</line>
</par><par>
<line>
ent*ndid* co**
</line>
<line>
unida*e *e produçã* e a* relações eram estáveis. Kenski (2011) também
</line>
</par><par>
<line>
re**r*a esse pon*o
</line>
<line>
*o rel*tar que o modelo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
e*ucação
</line>
<line>
na
</line>
<line>
épo*a da p*o*uçã* *m *érie
</line>
<line>
era
</line>
</par><par>
</page><line>
utiliz**o p*las empre**s, *pi*i*o compar*ilh*d* por *ousa, *oita e Ca*valho (*011).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *5, n. 6, art. 7, p. 132-1*0, nov./dez. *018 www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Per*epção d** Alunos da Geraç*o Y S*bre o Uso de *ovas Tecnologia* em Ambiente* de Apr**dizagem
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
A necessidade de transformações na forma d* *nsin* tam*ém é *pontada por Prensky
</line>
<line>
(2001), ao a*irmar *ue "nossos alunos mudaram radicalme*te. O* al*nos *e ho*e não são *ais
</line>
<line>
as pessoas qu* * noss* **stema e*ucacional fo* *ro*etado para e*sinar". Bacic*, Tanzi Neto e
</line>
<line>
Tre*isani (2015) têm a *esma opini*o: "as c*ianças e joven* estão cad* vez *ais conecta*os
</line>
<line>
às tecno*ogias digitais, *onfigur*ndo-*e como uma geração qu* estabe*ec* *ov*s relaç*es *om
</line>
<line>
o conhecim*nto * que, portanto, reque* *ue transformações a*on*eçam na escola".
</line>
<line>
O objetiv* geral *este tra*al*o foi avaliar o *so *e novas tecnologias em ambiente* de
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndi*a*em a
</line>
<line>
p**tir da *e*ce*ção de aluno* *a Geração Y de uma inst*tu*ção privada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ensino *u*erior em Minas Gerais.
</line>
<line>
**r*d*ta-se que e**e estu*o seja relevan*e p*r retrat*r uma reali*ade d*s instituições
</line>
</par><par>
<line>
de ensino, ao propor
</line>
<line>
uma reflexão sobre o* mé*odos *e ensi*o *radicio*ai* para os novos
</line>
</par><par>
<line>
alun*s digit**s. Nesse sentido, a*i*ha-se a *utros estudo* encontrad*s na re*isão de l*teratura
</line>
<line>
que abor*am o *e*a, c*mo Lino Júni*r, *olim e Ca*valho (2015), que avalia*am como
</line>
<line>
positiva a perce*çã* dos *lu*os de Admin*stração s*bre a *tilização de mídias m*vei* e das
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias d*gi*ais; Gauté*io * Rodrigues (2015), que
</line>
<line>
indica*am que *s alunos aprendem
</line>
</par><par>
<line>
matemática util*zando noteboo*s, *on*ctados à interne* ou * partir do *so *e
</line>
<line>
softwares
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rogr**a* *isponibilizados no facebo*k; e Santos et al. (2*16), que em seu estudo revelaram
</line>
<line>
q*e o *so do AVA *OODLE em ambiente presencial po*e torna* as p*áticas ** ens*no mais
</line>
<line>
d*n*micas e *ot*vad*ras.
</line>
<line>
2 FUNDA*ENTAÇÃ* T*ÓR*CA
</line>
<line>
P*ra a discussão te*rica deste trab*lho são discutidos adiant* t*ês t*picos: a* ger*ções,
</line>
<line>
* uso de no*as tecno*o*ias digitais em ambientes de apr*nd*z*gem * o ensino híbrid*.
</line>
<line>
2.1 Gerações
</line>
</par><par>
<line>
M*nn*e*m (1*28) d*fin* *er*ções como *rup*s de indivíduos que *ivenciaram
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
fatos his**ricos
</line>
<line>
de m*sma época e, por*ant*, **o consid*ra*os grupos com idade*,
</line>
</par><par>
</page><line>
pensam*ntos e expe*iên*ias *em*lhante*. Em re*ação aos estudos a*teriores sobre o tem*,
</line>
<line>
Mannhe*m (1928) *estaca-se em dois pont*s: o primeiro, em relação à prop*sta de int*rvalos
</line>
<line>
regulares *e tempo médio *e du*açã* de u*a geração (e* *orno de 30 anos); * o segundo, ao
</line>
<line>
afirmar que * sucessão d* *era*ões está *ssociada a *ma *udança *ocial.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 15, *. 6, art. 7, p. 132-150, n*v./dez. 2*1* *ww*.fsa*et.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. C. Souz*, M. C. M**tos
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
A partir dos estudos de Mannhe*m (1928) e Tomizaki (20*0) explica-se *ue existem
</line>
</par><par>
<line>
*eis elemento* a *erem cons*dera**s para * d*scuss*o do conceito
</line>
<line>
de geração: *) I*a**:
</line>
</par><par>
<line>
**pres*nta a potencialida*e de per*en*imento uma geração, *orém *ã* é fundamental para a
</line>
</par><par>
<line>
sua c*ns*ituição *, ne**e se*tido, é mais importante n*cess*r*o que um e
</line>
<line>
grupo cronol*gico
</line>
</par><par>
<line>
t*nha e*ementos mat*r*ai* * simb*lic*s que
</line>
<line>
os integrem formando uma coletiv*dade; *)
</line>
</par><par>
<line>
Situação de c*asse: r*presenta uma
</line>
<line>
c**ss*, quando os indi*íduos vivencia* determinados
</line>
</par><par>
<line>
aspectos e te*dem a **senvolver uma forma específ*c* de
</line>
<line>
p*nsar a*ir, bem como de e
</line>
</par><par>
<line>
interfer*r no proce*so histórico; c) Expe**ências con*retas e simbólicas comuns: para que um*
</line>
<line>
situação de classe tenha s*ntido, é preciso que o gru*o tenha um conjunto de e*periê*cias
</line>
<line>
compart*l*a*** par* as q*ais atri*uam significados semelhantes, embora isto não im*li*ue
</line>
</par><par>
<line>
uma homogeneidade a*so*uta no interior do grupo;
</line>
<line>
d) Rel**ão com o****s *eraçõ*s: *ma
</line>
</par><par>
<line>
g*ração não se c**stitui de *odo ind*penden*e, m*s é preciso que *e considere a influênci*
</line>
<line>
mútua *nt*e as gerações, not*damente *o* proce*sos de transmis*ão e socialização; e) A
</line>
<line>
conjuntura hist*rica (*ocia*, econô*ica * política) na *ual se in*cr*vem as gerações: o per*odo
</line>
<line>
histórico permite ap*ofu**ar as possib*lid*des e *im*t*ç*es q*e *e apresentam *ara o grupo a
</line>
</par><par>
<line>
p**tir da *onj**tura econôm*ca, social *
</line>
<line>
cultural que el*
</line>
<line>
vivenc*a, além *e permitir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aprofundament* d* *iscussão *obre o *empo cro*ológ*c* que define uma geração,
</line>
<line>
exper*ên***s comuns e relações c*m outras gerações; f) A* r*lações f*miliar*s e de
</line>
</par><par>
<line>
p*r**te*co: ao con*iderar *s laços famil*ares ** *arente*co, notam-se também a* relaçõe* e
</line>
<line>
que o indivídu* estab*l**e com o sistema de *ormaç*o * com o mercado de *rabalh*.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda seg*ndo Tomizaki (2010) *
</line>
<line>
critério etário constitui *lemento importante na
</line>
</par><par>
<line>
defi*ição do fenômen* geraci*nal, mas * con*emporaneidad* cron*l*gica con*titui apenas
</line>
<line>
uma situ*ç*o de per*enci*en*o potencial a uma *eração.
</line>
<line>
Segundo Oli*eira (2*09), a Gera*ão *eteranos é a geração ma*s antiga, *hama*a
</line>
<line>
*ambém de *radic*ona*s, constituída por indi*í*uo* que nasce*am en*re 192* e 1940. O jovem
</line>
<line>
dessa geraç*o t*nha como car*c*erís*icas a p*at*cid*de, disciplina, dedi*ação, trabalho árd*o,
</line>
</par><par>
<line>
fidelidade e *ealdade à empres*, e valoriza o sa*r*fício na obtenç*o do
</line>
<line>
prazer. I*div*duos
</line>
</par><par>
<line>
dessa *eraç** vivenciaram as guerras m*ndiais e pa*saram **la gr*nde depressão *e 1929.
</line>
</par><par>
<line>
Conform* Osajima, Sternquist e Manjeshwar (*010), a Geração Ba*y Boomers
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
representada por indivíduos nasc**os e**re 1941 a 1960 que viver*m o **s-gue*ra, são
</line>
</par><par>
<line>
autoritários e
</line>
<line>
não gostam
</line>
<line>
de tecnologias e, devido à sua experi*nc*a
</line>
<line>
*e vi *a
</line>
<line>
pessoal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pro*i*sional, sã* tom*dores de decisão maduros. Existem *ariações
</line>
<line>
e
</line>
<line>
divergências entr*
</line>
</par><par>
<line>
algun* a*t*res nas dat*s p*opostas para a gera*ão Baby Boom**s: Shah (20*9) * Osajima,
</line>
</par><par>
<line>
St*rnqu**t e Manjeshwar (2010) c*n*ideram que são os nascido* ent*e 1941 a 1960 e,
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 15, n. 6, *rt. 7, p. 13*-150, nov./dez. 2018 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepção dos Alunos da Ger*ção Y Sobre o Uso de N*vas Tec*ol*gias e* A**ie*tes *e Aprendizagem
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
Engelmann (200*), são p*ssoas nasc*das *nt*e *943 a 1963. De
</line>
<line>
acordo com Osaji*a,
</line>
</par><par>
<line>
St*r*qu*st e M**je*hwar (2010) os i*tegr**tes des*a geraçã* vi*eram e* uma época
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
explosão d*s **odutos de consum*, acr*ditavam no *rogresso econômico e soc*al, *ão
</line>
<line>
*timistas, gostam de tra*alhar em e*uipe e busc*m o sentido da vida de forma obse*siva.
</line>
<line>
* defin*ção *ronológica d* *eração X *amb*m varia confor*e os autores, osc*lando
</line>
<line>
de 1960 * 1976 (OL*VEIRA, 20**) ou 1964 a 1*80 (ENGELMANN, 2009). Ai*da se*un*o
</line>
</par><par>
<line>
*live*ra (*009) esta
</line>
<line>
geração f*i total**nte i*fluenc**da pelos progra*as *e
</line>
<line>
te*ev*são, t*nto
</line>
</par><par>
<line>
*a
</line>
<line>
ed*cação qua*to n* rotina famili*r. A l*berdade de esc*lh* passou a ser uma
</line>
<line>
*e suas
</line>
</par><par>
<line>
car*cterísticas. *n*ivíduos desta *eração são consumi*tas, bu*cam o equilíbri* entre o trabalho
</line>
</par><par>
<line>
e a v**a, traba*ham
</line>
<line>
d**o com foco n* resu*tad*, viven*iaram nova*
</line>
<line>
tec*olo*ias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação,
</line>
<line>
p*i*cip*lme**e o co*pu*ado* pessoal, e
</line>
<line>
i*to p*rmiti* *ma mai*r
</line>
<line>
flexibili*ade
</line>
</par><par>
<line>
no *raba*h*.
</line>
</par><par>
<line>
*onforme Oliveir* (**10), a G*ração Y é c**posta por p*ssoas nascidas ent*e 1980 *
</line>
</par><par>
<line>
20*0;
</line>
<line>
*á Shah (2*0*) * Osajima, S*ernquist *anjeshwar (*010) consideram os nascidos e
</line>
</par><par>
<line>
*ntre 1*77 e 1992, e, **ra Eng*lm*nn (2009), são os que na*cera* entr* 1978 e 1994. Es*as
</line>
</par><par>
<line>
*essoas, chamadas d* nativos digitais, **renderam usar as no*as tecno*ogias *inda a
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
i*fância, quando e*perimentaram o **o de celulares,
</line>
<line>
*nter*e* * red*s *o**ais (*LIV***A,
</line>
</par><par>
<line>
2010). São
</line>
<line>
pessoa* multifuncionais, otimi**as, criativas, ex*remamente in*ormadas,
</line>
</par><par>
<line>
a*tônoma*, individual*stas, imediatistas, com
</line>
<line>
gr*nde conhecim**to de línguas; possuem
</line>
</par><par>
<line>
n*cessidade constante
</line>
<line>
de r*con**ciment*, despreocupadas com * futuro, desafiadoras,
</line>
</par><par>
<line>
in*vadoras, compet*dor*s e preo*upadas com os re*u**ados. A Geraç*o Y é proativa,
</line>
</par><par>
<line>
investi*adora, curiosa, e busca informação
</line>
<line>
para se manter c*n*ctada
</line>
<line>
diariame*te, porém,
</line>
</par><par>
<line>
devi** a*
</line>
<line>
gr*nde v**ume e
</line>
<line>
pela falta de
</line>
<line>
exp*ri*ncia, deverá encontrar dif*culd*des para
</line>
</par><par>
<line>
abs*rver o c*n*ecimento sozinha.
</line>
<line>
De acordo co* a p*squisa "O Sonh* Br*s*leiro", rea*izada pela em**esa BO* *8*41
</line>
<line>
(2011), exist*m 25 milhões de jovens bra*i*eir*s, com i**de entre 18 e 24 anos, que nascera*
</line>
<line>
em u* país s*m dit*dura, e* *m *eríodo sem inflação e com uma sensação *e *ma cresce*te
</line>
<line>
pro*p*ridade e*o*ômica. Est* geração nas*eu na era d*gital, jun*o com o boom da Interne* -
</line>
</par><par>
<line>
que ****ndeu a
</line>
<line>
us*r nas brincad*ira*
</line>
<line>
de *ideogame e nas redes s*ciais. ** membros da
</line>
</par><par>
<line>
Geração Y são
</line>
<line>
cone*tados em um mundo cada vez **is digi*al, sem f**n*e*ras, onde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tec*ologia p*rmite * t*oc* e* múltipl**
</line>
<line>
tempos e espaço* se* limites *ísicos ou sociais.
</line>
</par><par>
</page><line>
1 BOX 1824 - E*pre*a de pe*q*is* global focada no *a*eamento de *endências e c**sumer i*sights. A
</line>
<line>
***quisa foi rea*i**da c** o pú*lico de jovens co* id*de de 18 a 24 a*os, nas cidades *e Porto Alegre, Recife,
</line>
<line>
Rio d* *aneiro * S*o Pa*lo.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 6, art. 7, *. 132-150, nov./dez. 2018 www4.fsanet.c*m.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. Souza, M. C. M*ttos
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
Ainda *egundo a pes**isa, a tecnologi* e, fundamentalme*te, * inte*net, as redes sociais e o
</line>
<line>
ambien*e *igital são a maior ferramenta de trans*ormaç*o social já cri*d*. * uma revolução
</line>
<line>
*bs*luta e **r*versível. *onforme * pesquisa, c*rca de 8*% *os j*v*ns brasileir*s ac*ed*tam
</line>
<line>
que a internet c**tribui para o seu a*rendizado.
</line>
<line>
A Gera*ão Z é sucesso*a da ant*ri*r, e os indiví*uos d*sta geração tamb*m s*o
</line>
<line>
conhecidos como nativos di*itais. S*o mais conectados do que a geração anterior, e c*es*er*m
</line>
<line>
brincando com aparelhos digitais, intern*t, redes soc*ais, Fac**ook, Twitter e Instagram, en*re
</line>
<line>
*utros.
</line>
<line>
Segundo *i*va (20*5), e*ta geraçã* já nasc*u teclando, co* a* tecnolog**s dig*tais já
</line>
<line>
inc*rporadas e* s*u coti*ian*. Goulart (2015) car*cteriza es*a geração co*o in*ivíduos que
</line>
</par><par>
<line>
exigem rapidez em tudo que é f*ito *om eles para eles, e
</line>
<line>
que não possuem clareza so*re
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
merca*o *e trabal*o, *ão possu*m posicionam*nto políti** e priori*a* seus *nteresses so*re
</line>
<line>
quaisquer *utros.
</line>
<line>
Em*ora as datas que marcam as ge*ações variem um po*co p*ra *iferentes autores,
</line>
</par><par>
<line>
p*r conve*iê*ci* se*á considerada
</line>
<line>
para este estu*o * di*isão ger*cional apresentada po*
</line>
</par><par>
<line>
Oli*eir* (2*10) e resumida *a T*B. 1 a segu*r:
</line>
<line>
Tabel* * - Idades a*r*ximadas dos *ndivíduos das geraçõ** em 2016
</line>
</par><par>
<line>
Gera*ões
</line>
<line>
Nascidas e*tre os *nos
</line>
<line>
*dade em 2016
</line>
</par><par>
<line>
Geração Veter*n*s
</line>
<line>
1925 - *945
</line>
<line>
*aiores de 71 an*s
</line>
</par><par>
<line>
Ge*ação Baby Boo*ers
</line>
<line>
19** - 196*
</line>
<line>
E***e 56 e *0 an*s
</line>
</par><par>
<line>
*e r a ç * o X
</line>
<line>
1961- 1979
</line>
<line>
Entre *7 e 55 a*os
</line>
</par><par>
<line>
Ge r a ç ã o Y
</line>
<line>
1980 - 2000
</line>
<line>
Entre 17 e 36 anos
</line>
</par><par>
<line>
Ge r a ç * o Z
</line>
<line>
Ap*s 2*01
</line>
<line>
Menores de 17 *nos
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elabo*ada *el* autor a partir de Oli*eira (2*10).
</line>
<line>
2.2 Novas Tecnologias Digitais
</line>
<line>
As tec*ologias digitais como o comput*dor, t**lets, smartphones e internet, e o *so de
</line>
</par><par>
<line>
vídeos estão afetando a educação que, anterior*ente, estava li*ada a u* esp*ço fí**co
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tem**s pré-def*nidos.
</line>
</par><par>
<line>
Con*orme Lévy (2000), as tecnologias digitais proporcionam ace*so rápido uma *
</line>
</par><par>
<line>
*rand*
</line>
<line>
quantidade
</line>
<line>
de *nformação, modificando as formas *e
</line>
<line>
pens**
</line>
<line>
e de constr*ir
</line>
</par><par>
<line>
co*hecim**tos.
</line>
<line>
S*gundo Silva (2015), an*es de desenvo*ver o aprendizado dos seus alu*** apoiados
</line>
</par><par>
<line>
pe**s novas tecnologias,
</line>
<line>
os pro*e*sores *ambém pr*ci*arão aprender como usar * se
</line>
</par><par>
</page><line>
familiarizar com estas novas t*cnologia*. Para **desco (2004), a esc*la e os educadores
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 15, n. 6, art. *, p. 132-150, nov./dez. 201* www4.fsanet.com.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepçã* dos Alunos da Geração * Sobre * Uso d* Novas *ecnologias em Ambiente* d* Aprendizagem
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
dev*m buscar uma atualização rápi*a, p*ra que possa* contin*ar a missão de prepar*r a*
</line>
<line>
*essoas pa*a s*us grandes *esafi*s na vida pessoal e na vida p*o*is*ional.
</line>
<line>
*eg*ndo Bacich e* al. (2015, p.141), "uma da* *orm*s *e se alcanç*r es*e objetivo é *
</line>
<line>
instituição reconhe*er q*e o uso da tecn*logia *o*encializa a ação de to*os o* sujeitos e pode
</line>
<line>
estreitar os l*ços e*is*entes en*re os profes*ores, alunos, ge*to*es e *ais". Silva (2*13)
</line>
</par><par>
<line>
*o*robo*a esta ideia, afirmando que o
</line>
<line>
p*of*sso* deve *s*r a tecn*logia para a*rimorar
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
encontr*s *resenciai*, *eixando-os mai* produtivos e atrae*tes para os *lun**.
</line>
<line>
O uso de computadores, tab*ets e not**ooks com o *c*ss* à inter*e* e às *edes sociais
</line>
</par><par>
<line>
em *ala
</line>
<line>
de aula, aliados a jogos educativos, *ode *roporcionar um aprend***do p*azer*so,
</line>
</par><par>
<line>
interativo e *i*âm*co.
</line>
<line>
As Tecnologias Digitais já fazem parte da r*t*na escolar, criando diferen*es
</line>
</par><par>
<line>
possibil*dade* par* o aprendizado; por meio da
</line>
<line>
*ntern*t, é po*sível ac*ssar a* informaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
se**m ela* textos, *m*ge*s, *ídeos, *logs * site*, propiciando
</line>
<line>
novas rel**ões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*o*hecimentos.
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo Gr*ndo (2001), ao a*alisar as c*nclusões de inúmeros estu*os, comp*ovo*-se
</line>
<line>
que a i*serçã* do* jogos no c*ntexto do ensin* e aprendizagem impli*a em d*versas
</line>
</par><par>
<line>
*antagens, dentr* elas: fixar conceitos já a*rendid**; intr*duz*r desenvolver co**eitos e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
difícil compreensão; *esenv*l*er estratégias de resol**ão de problem*s (desafios dos jogos);
</line>
<line>
aprender a tomar decis*es e saber a**liá-las; signif*ca* *onceitos aparen*emente
</line>
<line>
incomp*e*ns*ve** e r*laci*nar *ife*entes d*scip**nas (inter*i*ci*linaridade, vi*ão *ist*mica).
</line>
<line>
Para Alm*ida (2015), existem vários r*cursos disp*nívei* para serem u*i*izadas *m
</line>
</par><par>
<line>
sala de aula,
</line>
<line>
bem c*m* inúmeras formas de u*á-*os. Alve* (2012)
</line>
<line>
dest*ca import*ncia ** a
</line>
</par><par>
<line>
Bl*g q*e é
</line>
<line>
u*a **pécie de caderno d*gital que permite *ostar uma sér*e de dad*s antigos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**formações que podem ser es*rito* por v*rias p*ssoa*, facilitando a inte*a*ão entre os al**os
</line>
<line>
a partir *a t*oca de ideias * exp*r*ênc**s, o que *nriquece o aprendizado e possib*lita o
</line>
<line>
entend*mento *o *o*teúdo.
</line>
<line>
Lino Júni*r, Ro**m e *arvalho (2015), em sua pesquisa sob*e o uso de disposi*ivos
</line>
</par><par>
<line>
digitais n* *nsino *uperior, con*ta*aram que mais d* 90% do* alunos
</line>
<line>
(?) *ntrevistados
</line>
</par><par>
<line>
po*su*am smartphone*. Outr* *esu*tado imp*rtante em *ua pe**uis* é que 56% dos
</line>
</par><par>
<line>
entr*vistados util**avam o smar*phone
</line>
<line>
para fazer ligação, capt*rar im*ge*s, gra*ar vídeos,
</line>
</par><par>
<line>
c*nec*ar aplicati*os de mensag*ns e acesso à inter*et - cerca *e 52% fa*em * *cesso por meio
</line>
<line>
do* sm**tpho*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na PI, v. 15, n. 6, ar*. 7, p. 132-150, nov./dez. 2018
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. C. S*uza, M. C. Mat*os
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Zednik e* al. (20*4), a* pess*as estã* cad* *ez m*i* co*ectadas e *ass*m a
</line>
<line>
aplicar te*nologia digital em situações do cotidia*o, do t*abalho, da aprendizagem, do
</line>
<line>
con*umo * ** entretenime*to.
</line>
<line>
2.3 Ensino Hibrido
</line>
<line>
Conforme Bacich et al. (2015), o modelo de en*ino hibrido * a con*ergê*c*a d* dois
</line>
<line>
contexto* complemen*ares d* *prend*zagem: * pres*ncial que ocorre em sala de *ula e * on-
</line>
<line>
line, q** se utiliza das tecnol*gias *igitais pa*a p*omover o ensino.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda *e acordo com o* aut*res, e*se modelo já utili*a*o na educação básica d*s é
</line>
<line>
Es*ados Unidos, *a América Lat**a e na Europa. Neste novo mod**o há *ma interaç*o ma*or
</line>
</par><par>
<line>
entre * professor * o aluno, pois am*o* passam
</line>
<line>
*
</line>
<line>
ut*lizar a tecnol*gia
</line>
<line>
*ig*t*l c*mo uma
</line>
</par><par>
<line>
ferr*menta de a*oi* à ap*endiz*ge*. N*ste ambiente, os alunos trocam experi*nc**s en*r* si e
</line>
<line>
seus grupos. A* proposta* de ensi*o híbrido organizam-se em quatro principais *odelos de
</line>
<line>
ensino: Mo*elo de Rotação, Mod*lo Flex, Mod*l* À La *a*te e Modelo Virt**l En*iq*eci*o.
</line>
<line>
O modelo de R*taç*o apres**ta uma s**d*visão composta por Rotação por Estação,
</line>
</par><par>
<line>
Laboratório **tacional, S*la de *ula Inv*rtida e Rotaçã* Individu*l, q*e me**la a sala
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
aula tr**icional com a proposta do ens*no on-line (BACICH e* al., 2015). A Rotação per*ite
</line>
</par><par>
<line>
*u* os aluno* de cursos
</line>
<line>
ou disciplinas dife**n*es rev*zem a**vidades d* escr*ta, leitura,
</line>
</par><par>
<line>
víde**, *is*ussão e* gr*po, aco*do com a roteir*zaçã*
</line>
<line>
*roposta *elo
</line>
<line>
professor *om, p**o
</line>
</par><par>
<line>
me*o*, uma *tividade on-line. O Laboratório Ro*aci*na* se *nicia n* *a** d* aula tradiciona* e,
</line>
<line>
posteriorment*, o* **u*o* utiliz*m os lab*ratórios. Na Sala In*ertida, o alun* es*uda em casa
</line>
</par><par>
<line>
a teoria e utiliza o es*aço
</line>
<line>
da sala de aula pa*a discussões, re*o*uç*o de exercíci*s e outras
</line>
</par><par>
<line>
ativida*es. Conforme * autor, * Sala Inve**ida é
</line>
<line>
valoriza*a *omo p*ecu*sora do ens**o
</line>
</par><par>
<line>
*íbrido. Na Ro*ação Indiv*dua*, o *lu*o possui
</line>
<line>
u** lista d* propost*s p*ra ser contem*lada
</line>
</par><par>
<line>
em s*a ro*ina *e estudo *e acordo com suas dificul*ades ou fac*lidades.
</line>
</par><par>
<line>
No mo*el* Flex, os *lunos contam c*m uma l*sta de
</line>
<line>
*ti*id*des a
</line>
<line>
s*r
</line>
<line>
cumpri**, com
</line>
</par><par>
<line>
ênfa*e no ensino o*-line. No modelo, À La Carte, * al*no é resp*nsáve* pela o*gan*zação de
</line>
<line>
s*us e*tudos, de ac*rdo *om os *b*eti*o* *er*is a s*r** ati*gidos. No m**el* Virtual
</line>
</par><par>
<line>
Enriquecid*,
</line>
<line>
o* alunos d**idem s*u temp* *ntre a aprendizagem *n-line a pre*encial - e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*studantes pode* com**recer na escola, apenas uma vez por se*an*.
</line>
</par><par>
<line>
*o ensino híbrid*, a tecn*logia te* como propós*to auxiliar a
</line>
<line>
personaliz**ã* da
</line>
</par><par>
<line>
aprend*zagem e
</line>
<line>
trans*ormar a educaç*o mass*ficada em
</line>
<line>
um a que
</line>
<line>
per*ita ao a*u*o ap*ender
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *5, n. 6, *rt. 7, p. *32-150, no*./dez. 2*18
</line>
<line>
w*w4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepção dos *luno* da Geração Y S*b*e o U*o de Novas Tec*ol*gias em Ambient*s de Ap**n**zagem
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
no seu rit*o e de acordo com os *onhe*imen*os previamente adquir*dos, o *ue também
</line>
<line>
possibilita *ue os estudantes *v*ncem mais r*pid*mente (*ACI*H et al., 20*5).
</line>
<line>
Para ilu*trar a aplicação d* ensino híbrido, descrev*-se a s*guir sua impleme*tação na
</line>
</par><par>
<line>
Instituiçã* de Ensino es*u*ada,
</line>
<line>
que *em tr*balhand* com o i*tuito
</line>
<line>
de inov*r o
</line>
<line>
proc*sso de
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação dos seus alu*os po* meio d* novos processos, *ovas metodolo**as, novos espaços
</line>
<line>
d* aprendizagem e treina*ento *o se* corpo docente.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo o Diretor
</line>
<line>
de Inovação (informação verbal)2 , "a *nstitu*ção acre*i*a que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
modelo atual deve *er *epensa*o. Exist*m algu*s *aminho* *e mudança, alg*ns serão
</line>
<line>
p*r*inentes, * serão univers*lizados para todos, out**s n*o".
</line>
</par><par>
<line>
N*sse novo model*,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
papel de cada p*rsonag*m so*re alte*ações importantes:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esco*a pr*cisa *e* a edu*a*ão *obre um novo pri*ma, o professor passa a ter **pe* mais o
</line>
<line>
vol*ado pa*a me*toria e orient*ção, en*uanto o *lun* pass* a ter um pape* at*vo no seu
</line>
<line>
p*oc*sso de ap*endizag*m, send* res*onsável pel* seu *rópr*o *onhecimento. Este também é
</line>
</par><par>
<line>
o pen*amento de Bacich et al. (*015), *uando afirmam
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
"a presença de tecnologi*s
</line>
</par><par>
<line>
a*aptativas não diminu* a importância do
</line>
<line>
pr*fessor nas escola*, a*enas modific* se* papel.
</line>
</par><par>
<line>
Ele é um *rq*iteto do conh*c*me*to".
</line>
</par><par>
<line>
P*r* *ia*ilizar *ssa m*dança, a Instituição de Ensino *up*rior (IES) e*tu*ada
</line>
<line>
desenvolveu, no *** â**ito c*r*icular, * Ec*ssist*ma de *prendizagem, **e c*nt**pl* novas
</line>
<line>
ambien*açõe* e n*vas fo*mas pedagógicas. O no*o percurs* formativo dev* refletir as três
</line>
<line>
d*mensões *e fo*maç*o integral: a formação do indivíduo (Eu c*migo mesmo); a formação do
</line>
<line>
cidadão (*u no m*n*o) e a formaçã* do prof*ssion*l (Eu n* mundo do tr**alho). Estes
</line>
</par><par>
<line>
itinerári*s formativos s* desdobr*m em áreas de compet*ncia, descritas por um conjun*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
habi*i*a*es que mobi*iza*, oper*m e aplicam c*nhecimen*o* em situações conc*etas,
</line>
</par><par>
<line>
constru*ndo um* matriz referen*ial de *om*e*ên*ias. **s* *atriz está vinc*lada
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
compone*te curr*cular La*o**tório de Aprendizagem In*egrada (LAI) que objetiva
</line>
<line>
*xperi*en*ar, aplicar, criar, integrar e complementar conhecimentos.
</line>
<line>
*e*undo o Dir*tor *e In*vação (*n*or*ação ve*bal)3, o LAI proporciona u* mom*nto
</line>
<line>
p**a que o estu*ante, *m sa*a de *ula, discuta es*as questões. Para nã* d*svirtuar o objetivo
</line>
</par><par>
<line>
desta m*todologia, f*i criada *m* *lataf*rma d*gital, na qual exist*m mom**tos em
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
2016.
</line>
<line>
1 arquivo de áu*io (48 min.).
</line>
</par><par>
<line>
3 Entre*ista *onc*dida pe*o Diretor de Ino*ação. Entrevista I [set. 2016], **t*e*i*tador: Autor, *elo H***zont*,
</line>
</par><par>
<line>
2016.
</line>
<line>
1 ar*uivo de *udio (4* min.).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *e*esi*a PI, *. 15, n. 6, art. 7, p. 132-150, nov./dez. 2018
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. C. Sou**, M. C. Mattos
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
aluno se encontrará com o seu professor/mento* e* sal* de aula, e momentos em que ele fa*á
</line>
<line>
alguma ati*idad* indiv*du** utiliz*ndo essa *lat*for*a.
</line>
</par><par>
<line>
O LAI tem c*mo *uporte uma pla**forma virtual
</line>
<line>
g*mificada e multimídia, que
</line>
</par><par>
<line>
congr*ga as tril*as de formação, chamada *e Lab*r***rio de Aprendizage* Integra*a Virtua*
</line>
</par><par>
<line>
(LAIV). No LA*, co* o apoio
</line>
<line>
d* plat*forma LAIV, o pap*l do professor mediador-*entor
</line>
</par><par>
<line>
*erá ori*nt*r a *onstr*ção d* Proje*o dos Estudantes, *laborar ma*e*iais de consulta, su**rir
</line>
</par><par>
<line>
leituras, criar debates, oficinas, **scu*indo com
</line>
<line>
os *lu**s seus anseio* e dific**dades,
</line>
</par><par>
<line>
avaliando conjunta*e**e o trabal*o realiza*o, de maneir* t*l que estas atividades, os objetos
</line>
</par><par>
<line>
de ap*endizagem
</line>
<line>
a serem
</line>
<line>
planej*dos e *ediados ***os pr*fessores-mentores no LAI
</line>
</par><par>
<line>
pre*encia* estejam em conexão com as possibili*ades de caminhos que o* alunos p**correrão
</line>
<line>
no LAIV.
</line>
<line>
Ess*s caminhos *ão *ercorridos quando o aluno usa as ferra*e**as digit*is, on-li*e, **
</line>
<line>
pla*aforma gam*fica*a (LAIV), para desenvolver o seu *rojeto d* vi** - ou *eja, o p*ocesso
</line>
</par><par>
<line>
de aprendizagem de co*petências **i t*ansform*do em jogos
</line>
<line>
dig*tais. E*se* jogos pos*u*m
</line>
</par><par>
<line>
trilhas *u *a*es nas quai* o aluno avança, aprende**o, re*letindo, divertindo-se, e *xe*utando
</line>
<line>
ess** e*apa* *o *ecor*er d* disci*l*na.
</line>
</par><par>
<line>
O principal objetiv* da platafo*ma L*I* é
</line>
<line>
proporc*onar
</line>
<line>
*m ambiente v*rtual
</line>
</par><par>
<line>
gam*ficado e mul*im*dia de aprendizagem e de des*nvolvim**to pessoal, soc*a* e profissional,
</line>
<line>
assent*do sob o p**ncípio de que a e*periência formativa deve ser pers*nalizada * com
</line>
<line>
el**entos de *otivaç*o que *a**ntam a permanênc*a e a p*rti*ipa*ão do aluno n* p*a*aforma.
</line>
<line>
Seu design i*struc**n*l foi concebido levando-se em conta 4 dimensões: Adap*ativa,
</line>
<line>
Cola*ora*iva, Motivadora * A*ali**iv* (F*RMAÇÃ* DE MENTORES, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Em síntes*, tanto o LAI (disciplina presenc*al)
</line>
<line>
qua*to LAIV (pl*t**o*ma *
</line>
<line>
d*g*tal)
</line>
</par><par>
<line>
possuem a função
</line>
<line>
de p**par*r e ofe*ecer
</line>
<line>
aos *studantes *bjetos *e apre*dizagem, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
f*nalidade de auxiliá-los n* desenvo*vimen*o de um estudo autô*omo (FORMAÇÃO *E
</line>
<line>
MENT*R*S, 2016).
</line>
<line>
* MET***LOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Neste tr*balho foram *tilizadas *s
</line>
<line>
abordagens qualit*tiva e qu*ntitati*a. Conforme
</line>
</par><par>
<line>
Flick (2*09), os métodos
</line>
<line>
quantitat*vos
</line>
<line>
* qualitativo* deve* ser
</line>
<line>
visto* co*o c*mp*s
</line>
</par><par>
<line>
complementares. Segundo G*doy (199*),
</line>
<line>
na pesquis*
</line>
<line>
qualita*iva "um fenôm*no pode ser
</line>
</par><par>
<line>
m*lhor
</line>
<line>
compreendido no c*ntexto em que oc*rre e *o
</line>
<line>
qual é par*e, devendo ser *nalis*do
</line>
</par><par>
<line>
nu*a perspect**a inte*rada".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 1*, *. 6, art. 7, p. *32-150, no*./dez. 2018
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepção dos **unos da Geração Y Sobre o Uso de No*as Te*nologi*s em Ambi*ntes de *pr**dizag*m
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
O caráte* q*al*ta**vo deste estudo está a*so*iado aos *ados col*tados em u*a
</line>
</par><par>
<line>
entrevi*ta com o Diretor
</line>
<line>
de Inovação da Instituiçã* estudad*. *aguette (1997) defi*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ntrevista
</line>
<line>
*omo um pr*cesso d* inte*ação social ent*e du** pess*as n* qu*l, uma **las,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
entrevistador, t** por
</line>
<line>
objetivo a obtençã* de inform*ção p** part* do outr*, * ent*evistado.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Godoy (1**5), do ponto de vist* met*dol*gic*, possível observar, ainda, é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aceitaç*o da entrev**ta como uma e*traté**a f*nd***ntal da inv*sti*ação qualitativa.
</line>
</par><par>
<line>
O* d*dos da entrevista fo**m en*ique**dos e i*corpor*d*s no texto à luz da análise de
</line>
<line>
**cum*ntos relativos ao projeto Laborat**io *pr*ndiza*em In*e*ra** (LAI) que fo*am
</line>
<line>
*isp*nibil*za*os pela In*t*tuiçã*. Para *odoy (1995), os do**mentos po*em ser cons*derados
</line>
</par><par>
<line>
um* fonte
</line>
<line>
natura* de info*mações, à medid* qu*, por *erem origem em um deter*inado
</line>
</par><par>
<line>
conte**o histórico
</line>
<line>
ec***mico ou social,
</line>
<line>
retr*tam
</line>
<line>
e for*ecem dados sob**
</line>
<line>
este mesm*
</line>
</par><par>
<line>
c*n*e*to.
</line>
</par><par>
<line>
A abo*d*gem
</line>
<line>
qua*t*tativ* dest*
</line>
<line>
pesquisa está car*cte**zada p*la aplicação
</line>
<line>
*e um
</line>
</par><par>
<line>
questionário on-line. Segu*do Gil (2010), numa pesquis* de*critiva-quantitati*a o objet**o
</line>
</par><par>
<line>
con**ste em descre*er as cara*ter*sticas *e determinad* pop*laçã*
</line>
<line>
*u *enômeno,
</line>
<line>
*u
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*tabe*ecimento
</line>
<line>
de re*ações entre variáveis. Essa p*squ*sa pe*mite qu* os dados sejam
</line>
</par><par>
<line>
t*bulados d*
</line>
<line>
forma *imples, org*nizados e, a**s, s*b*etid*s a testes
</line>
<line>
*s*atí*tico*. Fonseca
</line>
</par><par>
<line>
(*0*2) refo*ça a *bjetividade da pesqui*a quanti*ativa, Bicudo (2011) d*staca a se*a*ação e
</line>
<line>
entre o suj**to (i*ves*igador, obs*rva*or) do o*jeto (o que será in*estigado).
</line>
</par><par>
<line>
A população desta pes*uisa foi composta *e 2.502 alunos que
</line>
<line>
cursaram ou estavam
</line>
</par><par>
<line>
cursando a d*scip*ina que *tiliza a meto*ol*gia Laboratório de *prend*zagem Individual
</line>
<line>
(LAI), n* *rime*ro e/ou no segund* semestre de 20*6. *sta dis*iplina foi escolh*da, p*is seu
</line>
<line>
modelo se as*emelha *o Ensino Híbrido, uma mescla do ensi*o presencial *** line e par*e on
</line>
</par><par>
<line>
*ine, com uma p*ataforma gamificad* p**a
</line>
<line>
dar su*orte a** alunos, o *aboratór*o de
</line>
</par><par>
<line>
A**end*zagem Ind*vi**al Virtual (LAIV). A amos*ra pr*babilística simples *o tipo nã*
</line>
</par><par>
<line>
intenc*ona* corresponde a todos ** al*nos deste grupo que responderam ao questionário
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
prazo defini*o e que pertenc*m à Geração Y, conforme o* dados da Ta*ela 1.
</line>
</par><par>
<line>
O instrume*to p*ra * coleta de da*os da pesquisa foi formatado por meio de um
</line>
</par><par>
<line>
ques*ionário eletrônico elaborado
</line>
<line>
na p**taforma do Goo**e Do** (fe*rament*
</line>
<line>
própria para
</line>
</par><par>
<line>
rea*iz*ção d* *es*uisas), comp*sto por 3* *uest*es f*c*a*as, d* mú*tipla *sc*l*a, estr*turado
</line>
</par><par>
<line>
em 3 partes: a primeira tem
</line>
<line>
c*mo objetivo *dentif*car o perfil *os alunos *a geração Y;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
segunda, mapear d* qu* forma eles se c*nec*am, q*a*to **mpo perm*ne*em conect*dos,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
pa*a que usa* a internet; e o *erceiro, *valiar q*a* a percepção d*sses estudante* em rel**ão à
</line>
<line>
utiliz*ção das *erramentas digitais disp*n*b*lizada* para o cur*o desta disciplina.
</line>
<line>
**v. F*A, Tere*in* P*, v. 15, n. 6, art. 7, p. 132-1*0, n*v./dez. 2**8 www*.fs*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. C. *ouz*, *. C. Mattos
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
Os alu*os foram conv*dado* a pa**icipar da pe*quisa po* e-*ai*, que cont*nh* o *ink
</line>
<line>
par* acesso a* questi*nár*o. A list* de e-mails foi disponibilizada pe*a Di*etoria Aca*êmic*
</line>
</par><par>
<line>
da *n*tituiç*o, *m u*a rel*ção co*tendo 2.502 e-mails de alunos que haviam cursado
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
disciplina *A* no pri*eiro sem*stre de 2016 *u que est*vam matriculados no segundo
</line>
<line>
s**estre d* 2016. Ce*ca de 1,48%, ou ***a, *7 e-mail* retornaram *or est*rem desativad*s ou
</line>
<line>
invál*dos. Deste montante de *.465 quest*o*ários, 255 (10,34%) questioná*ios válido*
</line>
<line>
reto*naram.
</line>
<line>
4 ANÁLISE DOS RESUL*ADOS
</line>
<line>
* pes*ui*a envolveu 255 alunos, sendo 165 do sexo fem*nino (65%), e ** do *exo
</line>
</par><par>
<line>
masculino (35%). * idade *édia de amb*s os gê*e*os foi de 23 anos. A
</line>
<line>
di*trib*ição
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*espo*den*es da pesquisa, **ntr* da *las*ifica*ão da* ge*açõ*s, cor*esponde a 4% na Geração
</line>
<line>
*, * 96% na Geração Y.
</line>
<line>
Os resu*tados *btid*s neste tra**lho demo*str*r** que 9*% possuem s*a*t**ones,
</line>
<line>
8*% note**oks * 57% c*mputadores, 39% ta*lets e 33% S*art TV, o *u* demons*ra c*mo a
</line>
<line>
expa*s*o dos equipa**ntos digi*a*s é *pre*iada por esta Geração Y, repre*e*ta*do *árias
</line>
<line>
*pções de *ces*o à internet. Outr* ponto im*ortante * a valorizaçã* da mo*il*dade,
</line>
</par><par>
<line>
proporcion*da pelo uso
</line>
<line>
das red** móv*is. Os alunos possuem vários *pa**lhos *letrônicos
</line>
</par><par>
<line>
com acesso à i*ter**t, o que significa q*e eles possuem di*erentes opçõe* para se inf*rmar,
</line>
<line>
m*ntere*-*e atualiz*dos e conectado* ao m*ndo digit*l.
</line>
<line>
4.1 **áli** da conectividade
</line>
</par><par>
<line>
* result*do r*velado n*sta pe*q*isa dem****ra que 83% do tot*l
</line>
<line>
de
</line>
<line>
alun*s
</line>
</par><par>
<line>
pes*u*sados, c**a idad* média é
</line>
<line>
d* 21 a 22 anos,
</line>
<line>
são usuários há mais de seis ano*. Esse
</line>
</par><par>
<line>
re*ult*do **m*nstra que o uso da in*e*net foi uma experiência iniciada ainda na juventude,
</line>
<line>
conforme tabela a*aixo.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. F*A, Teres**a, *. 15, n. 6, art. *, p. 1*2-1*0, *o*./dez. 2018
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Percepção dos Alunos da Ge*ação Y S*b*e o Uso de Novas Tecnolog*as em Ambient*s de **r*ndizagem
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
Ta*ela 2 - Tempo qu* *s alu*o* são usuários de i**e*n*t
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: Da*os d* pesquisa
</line>
<line>
Os resu*tad*s o*tidos ne*ta pesquisa apo*taram que *6% d*s al*nos utili*am *
</line>
<line>
in*ernet todos os dias da s*man*. Perc*beu-se q*e *s novas tecnologias digit*is são ut*li*adas
</line>
<line>
*i*riamente por es*a geração, *eja no ambient* prof*ssional, de lazer ou e*ucacional. Est*
</line>
<line>
resultado r*força a *onclusão da pesq*isa BOX (*824) s*bre a imp*rt*ncia *a internet pa**
</line>
<line>
*stes nativo* digit*is.
</line>
<line>
Com r*lação ao te*po médio de acesso à i*tern*t, con**atou-se qu* 86% us*m a
</line>
<line>
internet por um perío*o su*erior a 5 h*r*s por d*a. Is*o *or*obora *s resultados apr*s*ntados
</line>
<line>
na pesquis* BOX (18*4) sobre o uso da internet *or e*ta Geraçã* Y.
</line>
<line>
Mesm*s aluno* que utiliz*m a intern*t por um pe*íodo inferio* a quatro horas por dia
</line>
<line>
fazem *so dela t*do* os dias da sem*na (83%), e para uti*ização acima de 5 horas por dia este
</line>
<line>
percentual u*trapassa (96%) dos alunos pes*uisados, conforme tabela * seguir.
</line>
<line>
Tabela 3 - Tempo Méd*o de acesso à in*e*net por dia x *u**tidade de dias conect*dos
</line>
<line>
por s*mana
</line>
<line>
Dias da Sema*a *one**ado
</line>
</par><par>
<line>
Temp* Méd*o Conect*do por Dia
</line>
<line>
Até 3 dias
</line>
<line>
*ntre 4 e 6 dias
</line>
<line>
*od*s os **as
</line>
</par><par>
<line>
A*é * h*r**
</line>
<line>
* ,7 8 %
</line>
<line>
1 3 ,8 9 %
</line>
<line>
8 3 ,3 3 %
</line>
</par><par>
<line>
E**re 5 e 8 *o*as
</line>
<line>
0 ,0 0 %
</line>
<line>
3 ,6 4 %
</line>
<line>
9 6 ,3 6 %
</line>
</par><par>
<line>
*ntre 9 e *2 hor*s
</line>
<line>
0 ,0 0 %
</line>
<line>
1 ,4 7 %
</line>
<line>
9 8 ,* 3 %
</line>
</par><par>
<line>
*ci** d* 12 horas
</line>
<line>
0 ,* 0 %
</line>
<line>
2 ,0 8 %
</line>
<line>
9 7 ,9 2 %
</line>
</par><par>
<line>
*o*a* Gera*
</line>
<line>
0 ,3 9 %
</line>
<line>
3 ,* 2 %
</line>
<line>
9 * ,6 9 %
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Dados *a pes**isa
</line>
<line>
*s respondentes af**m*ra* *tilizar a in*er*et n** se**intes situaçõe*: em casa 94,8%,
</line>
</par><par>
<line>
na *s*ol*
</line>
<line>
86,1% e *o t*aba*ho 49,4%. Para iden*ific*r como * i*t*rn*t é usada por *sta
</line>
</par><par>
</page><line>
geração, foram formulada* 3 af*rmativas com a* opçõ*s para o Lazer, o Estudo e o Trabalh*,
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin* PI, *. 15, n. 6, art. 7, p. 132-150, nov./d*z. 2*18 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. C. Sou*a, M. C. Mattos
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
nas quai* os alun*s *esponderam
</line>
<line>
com o gra* de concordân*i*, que v*riava do menor *rau
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
dis**rdo t*ta*mente - até *ai*r gra* - c*nco*do *otalmente. No ge*a*, 86% **s alunos
</line>
</par><par>
<line>
**nco**aram
</line>
<line>
parcial o* totalme*te **m a afir*ação d* que ut*lizam a internet para estudo,
</line>
</par><par>
<line>
lazer e trabalho. Os resultados *bt*dos ***te est*do confirmaram o
</line>
<line>
qu* f** afir*a*o *or
</line>
</par><par>
<line>
Oliv*ira (*010): esta *eração tem grande facili*a*e *a u*ilização d* novas tecnologias. Is**
</line>
</par><par>
<line>
tam*é* corr*bora * pesqui*a BOX (1*24), que
</line>
<line>
afirma que esta gera*ã* nasceu *o boo* da
</line>
</par><par>
<line>
interne*, rec*rso *ue a*rendeu a usar *as *rin*adeiras d* videog*me.
</line>
<line>
* Geração Y, de ac*rdo com os resul*ados obtidos, **sca informaç*o a todo momento
</line>
<line>
nas redes sociais e na internet com o **o Word Wide Web, conforme grá*ico a *eg*ir.
</line>
<line>
Gráfic* 1 - Utilizo a inte*net para o es*udo, para o Laz*r e para o trabalho
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dado* da pesqu*sa.
</line>
<line>
4.2 *nálise do uso da plataf*rma LAIV
</line>
<line>
A plat**orma LAIV *oi a**liada como **sitiva por 33% dos al*nos que util*zara* a
</line>
</par><par>
<line>
pla*afor*a em (2016/1), e po* 3*% d*s
</line>
<line>
al*nos *ue estavam uti*izand* a platafor*a em
</line>
</par><par>
<line>
(2016/2).
</line>
</par><par>
<line>
Grá*ico 2 - Av*liação do Uso da *lataf**ma LAIV
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da pesq**sa
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*re*ina, v. 1*, n. 6, art. 7, p. 132-150, nov./de*. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Per*epção d*s Alunos da Geração Y Sobr* o U*o *e *ovas Tecnologias em Ambientes de Ap*endi*a*em
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
Qu*ndo q*estionados se o uso d* plataf*rma contribuiu para o *s*ud* * aprendi*agem
</line>
<line>
dos assu*tos apresentado*, * percentual de alu**s *ue concordaram total ou parcialmente *oi
</line>
</par><par>
<line>
de 29% (201*/1) e 37,2% (2016/2), nã*
</line>
<line>
concordaram ne* di*cordaram
</line>
<line>
2*,4% (2016/1)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*4,9% (201*/2) e disco*d**am p*rcial ou totalmen*e
</line>
<line>
4 7 ,* % e 4 8 %
</line>
<line>
em (2016/2). O Us*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Plataforma LAIV contrib*iu p*** o aume*t* do tempo de estudo p*ra 24% d*s alun*s que já a
</line>
</par><par>
<line>
cursaram e
</line>
<line>
para 28% dos alunos que a estão cursando. Isto reforça
</line>
<line>
* *deia de
</line>
<line>
que o uso da*
</line>
</par><par>
<line>
n*vas tecnol*gias é um dos cam*nh*s pa*a a *ducação des*a nova Ger*ção Y.
</line>
<line>
A dif*rença entr* os pe*centuais dos al*nos de 2016/2 para 2016/1 pode ser explicada,
</line>
</par><par>
<line>
p*i s
</line>
<line>
*lgu*s problemas na imp*ant**ão d* plataforma em *016/1 *odem refletir
</line>
<line>
u*a maio*
</line>
</par><par>
<line>
insatisfação dos aluno* *esse *eríod*. Uma vez sa*ados *s probl*mas iniciais, os alunos e*
</line>
<line>
*urso e* 2016/2 puderam ter um* visão m*is po*itiva d* plataforma.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
<line>
A internet mudou o con*eit* da ap*endizagem *m um es*aço físico, pois ela pe*mitiu
</line>
<line>
que o apren**zad* **desse ser feito de vários lugares dif*rentes ao mesm* tempo, on-li*e ou
</line>
</par><par>
<line>
o*f-line, de forma sínc*ona ou as*íncrona, po*e*do o*orre* individualmente *u e*
</line>
<line>
grupo*.
</line>
</par><par>
<line>
Com o acesso à interne* abriu-s* a poss*bi*idade *e captar mensag*n* de voz, *extos, fo*os, e-
</line>
<line>
ma*ls, pesquisar r*des soci**s e s*tes de busca, dentre ou*ros. A mobilidade *ambém é um **tor
</line>
</par><par>
<line>
p*sitivo, **is n*o li*ita o usuár** a um loc*l fixo. Se**ndo a
</line>
<line>
p*squis*, *s locais m*is
</line>
</par><par>
<line>
utilizado* pelos
</line>
<line>
ent*evis**dos foram re*i*ê*cia c*m
</line>
<line>
95%, *scola com 86% e o smar*phone
</line>
</par><par>
<line>
com 82%.
</line>
</par><par>
<line>
Neste *ovo mundo digit*l, a Geração Y
</line>
<line>
ou Nativos Digitais demonstra c*m
</line>
</par><par>
<line>
*aturalidade o domínio *o*re estes novos sistemas de comunicaç*o, poi* c**sce* e *p*en*eu *
</line>
</par><par>
<line>
us*r estas novas
</line>
<line>
tecnolo*i*s a*nda
</line>
<line>
n* infância,
</line>
<line>
tornando-se mais preparada e *om *rande
</line>
</par><par>
<line>
capacidade de lidar com tais *ecnolog**s. Fato que é co**rovado pel* p*squisa, *nde 83%
</line>
<line>
dos e*tre*istados com *dade méd*a de 2* * 22 anos, são *suári*s da inte*net e*tr* 6 e 15 *nos.
</line>
</par><par>
<line>
E*te resulta*o
</line>
<line>
reforç* * concl*são da pesqu*sa BOX (*8*4), sobre a importânci* da *nterne*
</line>
</par><par>
<line>
para e*tes nativos d*g*tais.
</line>
</par><par>
<line>
Os resultad** ob*i*os nest* tr*b*lho demo*straram que
</line>
<line>
90%
</line>
<line>
dos ent*evistados
</line>
</par><par>
<line>
poss**m *mar**h*nes * 96% uti*izam a i**ernet
</line>
<line>
todos os dias da se*ana, mas a
</line>
<line>
plat*fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
digital para sustentaç*o do LAIV n*o o*erecia, ness* su* pri*eira ve*são,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
a*esso
</line>
<line>
por
</line>
<line>
esse
</line>
</par><par>
<line>
disposi*ivo. *ons*derand* o exp*sto por Oli*eira (**10), que *sta ger*ção te* gran*e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*si*a PI, v. 15, *. 6, art. 7, p. *32-150, nov./dez. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*e*is**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. *. Souza, *. C. Matto*
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
facil*dade na utilização de novas tecnologia*, uma das modi*i*a*ões *revistas *ara a pró**ma
</line>
<line>
versão da ferramenta será a i*corporaç*o d* acesso vi* smatphone.
</line>
<line>
O resul*ad* d* qu* 96% dos entre*is**d*s usam a interne* diariame*te, 86% usam *or
</line>
<line>
mais de 5 horas po* d*a, 97% usam **ra e*tudar e *2% para * la*e* *orro*ora a conclusão da
</line>
<line>
pesqui** BOX (*824) sobre a importân*i* da *nternet p*ra estes na*i*os digitais.
</line>
</par><par>
<line>
A familiarid*de e o co*hecimento dessas tecnologias con*ribue*
</line>
<line>
para a formação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
um pro*i*sio*al mais prepara*o para suprir as ne*essidade* requer**as pelas emp*esas *m u*
</line>
<line>
mercado compet*tivo. Este profissi*n*l mais *ualificado, atento aos n*vos process*s e
</line>
<line>
detentor de in*o*m*ção atua**zada, possui *aiores chances de se d*stacar.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
ente*dim*nto de q*e essa no*a geração *raz *ons*g* novas f*rm*s de pensa* e de
</line>
</par><par>
<line>
ver o mund* des*erta a neces*id*de
</line>
<line>
de rev*r
</line>
<line>
*s m*delos do en*ino tradic*o*al, visando
</line>
</par><par>
<line>
prepará-los pa*a
</line>
<line>
os no*os d*safi*s do mundo contemporân**, m*rcado por um alto nív*l
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
c*mp*titividade, que pass*u a e*igir dos novos profissio*a*s novas atitude* e *ovas
</line>
<line>
c*mpetências.
</line>
<line>
O uso de novas tecnologia* na educ*ção * uma estratégia import**t* *ar* a preparação
</line>
<line>
destes no**s prof*ssio*ais da G*raçã* Y, sej* porq*e são ferr*mentas com as q*ais os jovens
</line>
<line>
têm intimida*e *e utilizar, seja por*ue facilitam a busca *e infor*ações.
</line>
<line>
*EFER*NC*AS
</line>
</par><par>
<line>
BACIC*, L; T*N*I NETO, A.; TRE*IS*N*, F. M. Ensino *í*r*do: personalização
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tecnolog*a na ed**ação. Por*o Alegre: Penso, p. 27*, *0*5.
</line>
</par><par>
<line>
BOX 1824. **o*et* Sonho Brasileiro. Um es*ud* sob*e o Brasil e o f*t**o * partir
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pe**pectiv* d* jovem de 18 a 24 anos. 20*1.
</line>
</par><par>
<line>
ENGELMANN, D. C. O Futur* da *es*ão de Pes*oa*: com* lidar*m*s com a ge*ação *?
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2009. Disponível e*: <http://www.*h.c*m.br> Acesso em: *4 m*r. 2016.
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E*GELMANN, U. *ntrodu*ão à pes*uis* qualitativa. 3. ed. Porto A*egre: Artm*d, 2009.
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</line>
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Belo Horizonte, 16 *ut. 2*15.
</line>
</par><par>
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*ev. FSA, Tere*ina, v. 15, n. 6, art. 7, p. 132-*50, nov./dez. 2018
</line>
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www4.*sanet.com.br/revista
</line>
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<par>
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Pe*cepção dos Alunos da Ge*aç*o Y S*bre o Uso de Novas Tecnologi*s em Ambientes de Aprendizag*m
</line>
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149
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lit*r*cies *ampler: new literaci*s *ampl*r: n*w li*eracies a*d digital ep*stemologi*s. New
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Superior: Per*epções *e Alunos ** **mi*istra**o, Rev*sta de E*sino, Educaç*o e Ciências
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educaç*o: ref*ex*es sobre a *rática. Macei*:
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*e Janei*o. Elsevie*, 2*1*.
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Y: O nascimento de uma nova versão de líderes. *ntegrate Ed*t*ra,
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et
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al. Uso Pedag*gico
</line>
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</line>
</par><par>
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</line>
<line>
analógicos. O
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*azer? 2015.
</line>
<line>
*tt*://*ww.*d*cacao-a-distanc*a.*om/*l*nos-digitais-e-professores-analogi*os/
</line>
</par><par>
<line>
acessad* e 12/06/16
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresi*a PI, *. 15, n. 6, a*t. 7, p. 13*-150, nov./dez. 2018
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
W. C. Souza, M. C. Matto*
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
____________Blog educaçã* à distância.
</line>
<line>
Tecnologia e*sina o que os professores faz*m?
</line>
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*013. http://www.educac*o-*-di*tanci*.com/tecnologia-ensina/ ac*ssado e 12/06/16.
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SILV*, M. *nter*e* na escola e inc*usão. In: A*MEIDA, M.*.; MORAN, *.M. (*rg.).
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aula. In: Congres*o Brasilei*o de *nform*tic* n* Ed*cação - CBIE, 3, *014, Dourad*s-MS.
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An*is... Dou*ados: CBIE, 2014.
</line>
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Como Re*ere*ciar este Artigo, conform* AB*T:
</line>
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W. C. S*UZ*, M. C. MATT*S, Perc*pçã* do* *lunos da Geração Y Sobre o U*o de No*a*
</line>
<line>
T*cnologias e* Ambientes de Apren*izagem. Re*. FSA, Teresi*a, v.15, n.*, *rt. 7, p. 1*2-150,
</line>
<line>
*ov./dez. 20*8.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntribui*ão dos *ut***s
</line>
<line>
W. C. Sou*a
</line>
<line>
M. C. Ma*tos
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ão e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *nális* e interpret*ção dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou *a re*isão crítica do c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipaç*o na aprovaçã* da versão fina* do ma*uscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 15, *. 6, ar*. 7, p. 132-15*, nov./dez. 2018
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)