Psicogênese e Cultura no Conto de Clarice Lispector: Uma Interlocução com Wallon e Vigotski / Psychogenesis and Culture in the Tale of Clarice Lispector: An Interlocution with Wallon and Vigotski

Fábio Pinheiro Pacheco, Jamille Cavalcante de Oliveira, Ruth Maria de Paula Gonçalves

Resumo


O artigo tem por objetivo discutir elementos presentes na teoria psicogenética de Henri Wallon (1872-1962) e na Psicologia Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vigotski (1896-1934), por meio da interlocução com o conto “Desenhando um menino”, de Clarice Lispector (1920-1977). Para tanto, narramos algumas descobertas de um bebê, que, em interação com a mãe e com o ambiente em que vive, percebe-se capaz de se expresar, comunicar-se e agir, atividades centrais em seu processo de tornar-se humano. A perspectiva dialética presente nos delineamentos teóricos dos autores destaca-se no presente manuscrito, tornando nítida a formação do homem como um processo social e historicamente mediado.

 

Palavras-chave: Psicogênese. Clarice Lispector. Desenvolvimento Cultural.

 

ABSTRACT

 

This article aims to discuss about elements present in the Psychogenetic theory by Henri Wallon (1872-1962) and the historical-cultural psychology by Lev Semenovich Vigotski (1896-1934), through the interlocution with the tale “Drawing a boy”, from Clarice Lispector (1920-1977). For this purpose, we have narrated some discoveries of a baby, that in interaction with its mother and the environment where it lives, feel itself able to expressing, communicating and acting, thereby starting its process of becoming human. The dialectic perspective presente in the authors’ theoretical delineates is highlighted in this manuscript making this formation of a man as social and historically mediated process.

 

Keywords: Psychogenesis. Clarice Lispector. Cultural Development.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALMEIDA, A. R. S. 1999. Emoção: considerações sobre a teoria de Henri Wallon. In: ______. Emoção na sala de aula. Campinas: Papirus.

FACCI, M. G. D. 2004. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cadernos Cedes, v. 24, n. 62, p. 64-81.

LEONTIEV, A. 1978. O desenvolvimento do psiquismo. Moscou: Livros Horizonte.

LISPECTOR, C. 1999. Desenhando um menino. In: ______. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco.

MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. (Org.). 2012. Henri Wallon: psicologia e educação. São Paulo: Edições Loyola.

MARX, K. 1975. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70.

SHUARE, M. 1990. La psicologia tal como yo la veo. Moscú: Editorial Progresso.

TULESKI, S. C. 2006. Vigotski: a construção de uma psicologia marxista. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá.

VIGOTSKI, L. S.1999. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes.

VIGOTSKI, L. S..2000. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKY, L.2001. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

VIGOTSKI, L. 2006. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor.

WALLON, H. 1968. L’evolution psychologique de l’enfat. Paris: Presses Universitaires de France.

WALLON, H. 1990. Les studes de l’évolution psychologique de I’enfant. In: ______. Psychologie et dialectique: la spirale et le miroir. Paris: Messidor,. p.140-147.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995.

WEREBE, M. J. G.; NADEL-BRULFERT, J. 1986. Henri Wallon. São Paulo: Editora Ática.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.6.13

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)