<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 6, art. 13, p. 225-240, *o*./de*. 2018
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.13
</line>
</par><par>
<line>
Psicogênese e Cultura no Cont* d* Clarice L*sp*ctor: U** Interlocução **m Wallon e Vi*otski
</line>
<line>
Psych*gene*i* and Cultu*e in the Tale o* *lari*e Lispect*r: An *nterl*c*tion wi*h Wallon and
</line>
<line>
Vigotsk*
</line>
</par><par>
<line>
Fá*io Pinheiro Pac***o
</line>
<line>
Mestrad* em Psicologia p*la Univer*idade Feder*l do Ceará
</line>
<line>
Gradua*ão *m Psicologia pe*a Univers*da*e Estadu** do Cear*
</line>
<line>
Pr*fessor subs*i**to da Uni*ersidade Estadu*l *o Ceará
</line>
<line>
E-m*il: pfabiopi*heiro@gmail.com
</line>
<line>
Ja*ill* Cavalcante d* Oli*ei*a
</line>
<line>
Gra*uação em P*ic*l*gia pela U*ive*sidade Estadu*l do Ceará
</line>
<line>
E-mail: milly_edh@hotma*l.com
</line>
<line>
Ruth Maria *e *a*l* Go*çalv*s
</line>
<line>
Do**orado em Educaçã* p*la Un*versidade *ederal d* *e*rá
</line>
<line>
Professora Adjunta d* Unive*s*dade Esta**a* do C*ará.
</line>
<line>
E-mai*: ruthm@secr**.com.br
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: F*bio Pinhe*ro Pa*heco
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsidade *stadu*l do Ceará, **rso de Psi*ologia -
</line>
<line>
Editor-*hef*: D*. Tonny Kerley de Alen*a*
</line>
</par><par>
<line>
Av. Dr. Si*as Mung**a, 1700 - *ampus do Itaperi, CEP
</line>
<line>
R*drigu**
</line>
</par><par>
<line>
60741-000 - Fortaleza - CE - Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Jamille Cavalcante d* Olive*r*
</line>
<line>
Artigo re*ebido em 0*/07/2*1*. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade Estadual do *eará, Curs* de P*i*ologi* -
</line>
<line>
recebida em 29/07/201*. Aprovado e* 30/**/2018.
</line>
</par><par>
<line>
Av. *r. Sila* Mungu*a, *700 - C*mpus do Itaperi, CE*
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
F. *. Pachec*, J. C. Oliveira, R. M. P. Gonçalve*
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O arti*o tem por objeti*o **s*u**r elementos p*esentes
</line>
<line>
na teoria *si*ogen*tica de H*nri
</line>
</par><par>
<line>
Wallo* (1872-19*2) e na Psicologia Histórico-Cultural d* *ev Semenovich V*gotski (1896-
</line>
<line>
1934), por meio *a *nterloc*ção com o c*n*o "*esenhando um menino", de Claric* Lispect*r
</line>
<line>
(*920-1977). Para tanto, n*rramos *l*umas descobertas de um be*ê, qu*, em interaç*o c*m a
</line>
</par><par>
<line>
mãe e com * ambiente e* que viv*,
</line>
<line>
p*rc**e-se *a*a* *e se exp*esa*, c**uni*ar-s* e *gir,
</line>
</par><par>
<line>
a*ivid*des centra*s ** seu pro*esso d* tornar-** h*mano. A pers*ectiva dialética presen*e nos
</line>
</par><par>
<line>
delineamentos teóricos
</line>
<line>
dos a*tores destaca-se
</line>
<line>
no present* manuscrito, tornando nítida a
</line>
</par><par>
<line>
for*ação d* homem como um process* social e h*sto*icame*t* medi*do.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Psic**êne*e. Clarice L*spector. Dese*volvimento Cultural.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This ar**cle aims to discus* about elements pres*nt in t*e Psychogenetic
</line>
<line>
t*eory by Henri
</line>
</par><par>
<line>
Wallon (1872-1962) *nd the h*sto*ical-cultural psychol*gy
</line>
<line>
by Le* Semenovic* Vigotski
</line>
</par><par>
<line>
(1*96-19*4), thr*ugh th* interlocution with th* tale "Drawing a boy", f*om *larice Lispe*tor
</line>
</par><par>
<line>
(1920-1977). For thi* purpose, we
</line>
<line>
h*ve narrated so*e discoveries *f a baby, that in
</line>
</par><par>
<line>
inte**ction with it* mother and th* environment where it *i*es, fee* i*self able to expressi*g,
</line>
</par><par>
<line>
communi*ating and acting, t*ere*y **arting its
</line>
<line>
proc*ss
</line>
<line>
of b*coming hu*an. The d*alectic
</line>
</par><par>
<line>
perspective p*es*n*e in *he author*\ theoretical del*ne*tes i*
</line>
<line>
highlighte* in *his m*nuscrip*
</line>
</par><par>
<line>
ma*ing this format**n of a man ** social and his*o*ically med*ate* pr**ess.
</line>
<line>
Keywords: Psy*h*genesis. Clarice Lispect*r. Cultural D*velopment.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. 15, n. 6, a*t. 1*, p. 22*-240, no*./dez. 2018
</line>
<line>
www4.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Psico*ênes* e C*ltu*a no Conto de *larice *ispe*t*r: Uma Interl*c*çã* c*m Wal*on e Vigot*ki
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A literat*ra
</line>
<line>
de Clarice Lispecto* (1920-1977) é *ermeada
</line>
<line>
*or questões psicológi**s
</line>
</par><par>
<line>
que emerge* de um con*exto histórico-cultural, denotando *s mediaçõe* entre **bj*tividade e
</line>
</par><par>
<line>
obj*tivida**, *rópri*s da
</line>
<line>
inte*reza humana. Em mui*os de *e*s escri*o*, ob*erv*-se qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*utora escreve sobre cenas
</line>
<line>
apare*temente comun* *o cotidiano, no
</line>
<line>
en*anto, aprese*ta
</line>
</par><par>
<line>
e*ement** c*pazes de re*elar a con*tituição psico*óg*ca da pessoa que vivencia a *ena. *ste
</line>
</par><par>
<line>
est*do consiste *m estabele**r um bre*e diálog* entre * teoria
</line>
<line>
psicogenética walloni*na,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ps**ologia hist*rico-c*l***a* e * lite*a*ura de *larice Lisp*cto*, es**cificamen*e a partir
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conto "Desenhando u* me*in*", a fim de compreender o desenv*lvimento ps*cogenético
</line>
<line>
humano, co*s*de*and* o homem com* su*eit* s**ial e historic*m*nte mediado. Com efei*o, a
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva hist*ri*o-*ultura* rec*nhece o su**it* c*mo um ser do*a*o de característi*as
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
****em biol*gica,
</line>
<line>
cujas humanizaçã* e hominização ocorrem através
</line>
<line>
da proc**sualidade
</line>
</par><par>
<line>
**s*órica n* mundo do* ho*ens (*I**TSKI 2*0*; LEONTI**, 1978; SHUAR*, 1990).
</line>
<line>
Dessa forma, conc*be que o ind**íd*o *pre*de a ser um homem e e*sa aprend*zage*
</line>
</par><par>
<line>
decorre da a**opriação do
</line>
<line>
*esenvolvim*nto
</line>
<line>
histór*co d* so*i*da*e
</line>
<line>
humana, por mei*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho, da lin*u**em, dos p*péis *oci*is, etc. A *ínte** w*lloniana
</line>
<line>
d* *essoa
</line>
<line>
**mpleta
</line>
</par><par>
<line>
consiste na r*lação e*ta*elecida e*tre as condiçõe* orgânicas * de existênc*a *ot*dia*a, postas
</line>
</par><par>
<line>
*uma d*da forma de so**a**lidade *m um dado tempo
</line>
<line>
his*órico, *om a *iqueza mat*rial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*u*tu**l eng*ndrada pelos Homens (W*LLO*, 1968; MAHONEY; A*M*IDA, *012).
</line>
<line>
O **nto "Desenh*ndo um **nino" **rra um mo*e*to *e *nteração de um bebê c*m
</line>
<line>
seu meio, no qual, * *ã* repr*se*ta a *ai* importante *on*e d* conta*o da ***ensão hu*ano-
</line>
</par><par>
<line>
social. *ode-*e caracterizar o bebê
</line>
<line>
do conto como portador de *ma ca*ga genética que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*a, aos poucos, em decorr*ncia
</line>
<line>
das interações e*tabelec*das
</line>
<line>
no
</line>
<line>
decorrer
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ar**tiva. Co* e*eito, t*ata-se d* um bebê q*e s* e*p*essa *través d*s em*ç*es, as *uais, por
</line>
<line>
sua vez, s*o envolvidas p*r um j**o sim**l*co a**indo da *n*eração *om a mãe, grande
</line>
<line>
re*po*sáv*l p*r inc*uí-*o no meio social.
</line>
</par><par>
<line>
A estrutura
</line>
<line>
dest* art**o
</line>
<line>
*ompreende três *ó*icos prin**pais: aspectos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvim*nto motor, cogni**vo afet*vo, *o* ênfa*e no est*gi* i*pulsiv* emocional, e
</line>
<line>
evide*ciando **guns el**ento* do estágio *e*sório-mo*or e projet*vo na conc*pç*o de Wallo*
</line>
</par><par>
<line>
(1872-196*); em se*u*d*, situamo* a relação d*alét*ca entre o homem seu meio socia*, e
</line>
</par><par>
<line>
demarcand* as*ect*s re*erentes a*
</line>
<line>
desen*olvi*ento no primeiro ano de vida, destac*n*o
</line>
</par><par>
</page><line>
especialme*te, os estudos de V*gotsk* (*896-1*34) permeados pe*as f*rmula**es de Wallon,
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina PI, *. *5, n. 6, art. 13, p. 2*5-240, nov./de*. 2018 www4.fsan*t.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. P*c**co, J. C. Oli*eira, R. M. P. Gonçalve*
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
ressal*ando * pa*el d* linguagem na *orm**ão h*mana. Todos esse* tópico* esta*elece*
</line>
<line>
i**erlocuções com trechos constantes do cont* de Claric* Lispect*r.
</line>
</par><par>
<line>
A ut*lização d* c*nto "*esenhand*
</line>
<line>
um meni*o" c*mo pe**urs* de diálogo c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
te*át**a se dá *e*o fato de r*co*hecermos que a arte pode proporcionar
</line>
<line>
uma com**e*nsão
</line>
</par><par>
<line>
abra*g*nte a*erca das vivências *umanas, sendo *m for*e *lia** d* método acadêmi**-
</line>
<line>
ci*ntífico n* *p*ee*s*o do real *m mo*i*ent*. Como *firma Vi*otski (*999), a arte está em
</line>
</par><par>
<line>
perm*nente relação *om a real*dade objetiv*, o que o per*itiu
</line>
<line>
enx*rgar a p**encialidade de
</line>
</par><par>
<line>
*al p*odução hum*na. Intrinsecame*te
</line>
<line>
ligada à v*da e às **lações sociais de determinada
</line>
</par><par>
<line>
época, a arte teria seu ma**rial * seu *ont*údo retirados da realidade e *rabal*ados partir a
</line>
</par><par>
<line>
desta, mas sem constitu*r-se *om* sua *ópi* fiel. Ser*a, portanto, fruto ** ação
</line>
<line>
***ativa
</line>
</par><par>
<line>
h*mana, um produ** cu*tural capaz *e mediar a re*ação entre o ind*víduo e o gênero *umano.
</line>
</par><par>
<line>
Com e*eito, *igotski (1999) d*fende imp*rtâ*cia de uma re*ação íntim* entre a
</line>
<line>
psicolo*ia e arte, *ois *onsidera esta como v*a de exp*es**o d* socied*de *ue lhe dá orig*m,
</line>
</par><par>
<line>
ob*etivando caracter**ticas psicológicas *om*lexas. O autor, inclusive, *ale-se *e um
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
m*st*es da literatu*a r*ssa, Liev Tolstói, em alguns de seu* escri*os q*e *ompõ** a cole*â*ea
</line>
<line>
*bras Escogi**s, no intuito de analis*r c*ncepções sobre educa*ã* estética.
</line>
<line>
Nesse senti**, a *s*olha pela **crito*a Clarice Lisp*ct*r justif*ca-se pelo f*to de *ue
</line>
</par><par>
<line>
sua literatura apresenta personagens
</line>
<line>
envolvidas p*lo *ncon*ro de s* m*smas,
</line>
<line>
rev*la*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
particularid*de da re**ção entre indiví*u* e soci*bilidade. As p*rsonagens * cenas *
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
desc*itas de forma dial*tic*, a*re*entando ele*e*tos conf*ituosos e, por vezes, co*traditórios
</line>
<line>
que dão cor*o à* car*ct*rísticas p*icológic*s das *ersonagens e o contex*o no *ual elas estão
</line>
</par><par>
<line>
inse*id*s. Embora a* ob*as da autora datem do sécul* passa*o, as situações descritas
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
auto*a mostram-se at*a*s, c*mo a relação de um *eb* com a mãe p*es*nte no conto ut*liza**
</line>
</par><par>
<line>
n**se artigo. Desse modo, a escri*a de Lispector i*umina o trajeto teórico deste e*tu*o
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
poss*bilitar reflexões que
</line>
<line>
proporci*nam uma *aio* abertu** con*eitual, s*m *erder o *ig*r
</line>
</par><par>
<line>
me*odológico.
</line>
</par><par>
</page><line>
* REFERE*I*L T*ÓRI*O
</line>
<line>
2.1 O desenho psi*ogenético do me*ino
</line>
<line>
Wallon e Vigotski form*l*ram *oncepç*es s*bre o *esenvol*imento h*m*no,
</line>
<line>
preocupando-se com a gênese da *xi*t*nci* do ser social em *ua démarche h*st*r*ca. *ess*
</line>
<line>
sen**do, *razemos d*lin*amentos teóricos s*bre os estágios de desen**lvimento, *laborados
</line>
<line>
Rev. *SA, T***sina, v. 15, *. 6, a*t. 13, p. 225-240, nov./dez. *018 www*.fsanet.com.*r/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ps*cogêne*e e Cu*tura no Conto de Cl*rice Lispector: Uma I*terloc*ção co* Wallon e Vigotski
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
*elos autores, evidenciando a*pectos da *eoria de Wallon, di*logando com o* est*dos
</line>
</par><par>
<line>
*igo*skianos
</line>
<line>
so**e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
desenvolvi*ento infantil, com vista* a examinar * *emá*ica
</line>
<line>
em fo*o.
</line>
</par><par>
<line>
Prossegu*nd*, destac*mos asp*ctos da obra Vigotsk*ana, ao
</line>
<line>
pôr em tel* quest*e* *ai*
</line>
</par><par>
<line>
vol*adas **ra a perspectiva *ial**ica de formação humana no movimento d* real. Situamos o
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho como ca*egoria fun*ante
</line>
<line>
do
</line>
<line>
se r
</line>
<line>
so*i*l e a lingu*gem c**o elem*n*o cent*al
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
formação humana, si*n* p** **celê*cia, destacando a me*iação n* re*ação entre mãe e beb*,
</line>
<line>
suje*t*s do conto de Lispector. Co* ef*ito, ao lo*go ** tex*o buscamos estabelecer * diál*g*
</line>
<line>
entre Wallon, Vigotsk* e Lisp*ctor.
</line>
<line>
*allon (1968) d*d*co*-*e, em s*us e*tudos, à teorização da psicogênese da p*ssoa *m
</line>
</par><par>
<line>
sua inteire*a, cuja *entralidade o **se*volvimento da* dimensões afet*va, cognitiva é
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
motora. Para * pens**or francês, a existência
</line>
<line>
do ho*e* oco*re por *eio de uma dialética
</line>
</par><par>
<line>
ent*e as exigê*cias do organismo e ** sociedade. *ssim, o homem é concebido com um ser
</line>
<line>
org*nicamente social, tendo em *ua estrutura orgânica u*a intervenção dos aspe*tos so*iais e
</line>
</par><par>
<line>
cultur*i*
</line>
<line>
p*** que * seu *esenvol*imento possa se atualizar. Observa-se que maturaç*o a
</line>
</par><par>
<line>
*iológica é um fator sec*nd*rio no
</line>
<line>
desenvolvimento das f**mas com****a*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
com*o*tam*nto humano, po** essa matu*ação de*ende da *nt*ração do indiv*duo e sua cultura
</line>
<line>
(WALLON, *968; 19*0; A*MEIDA, 1999).
</line>
<line>
Wallo* (1986; 199*) c*mpree*de o desenvolvi*ento psíquico como um processo
</line>
</par><par>
<line>
desco*tínu*,
</line>
<line>
cara*teriz*do p*r contradiç*es, ruptu*as * conflitos que são re*ultados da
</line>
</par><par>
<line>
maturação org*nic* * das condiçõ*s cu*tura*s. A *o*c*pçã* d* desenvolvim*nto é,
</line>
<line>
portant*,
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
um pr*ces** aberto, no qu*l o caminh* de sua formação
</line>
<line>
*ão é aca*ado ou *echado, mas
</line>
</par><par>
<line>
como percurso de *o**tantes mu*anças *o meio hi*tóri*o * social
</line>
<line>
que proporcionam
</line>
</par><par>
<line>
alt*ra***s em cada fase do dese*volvimento.
</line>
</par><par>
<line>
Embora o *e*envolvi*ento te*ha sid* c**ce*ido como *m proce*so aberto, Wal*on o
</line>
<line>
s***ividiu *m alguns estágios: I*pulsivo *mocional (0 a 1 an*); Sensó*i*-*otor e Projetivo
</line>
<line>
(* a 3 ano*); P*rsonalismo (3 a 6 *nos); Cat*gorial (6 a *1 anos); Puberdade e *dolescência
</line>
<line>
(11 anos em dian*e). Wallon (1968) considera cad* um dos estágios *m sua to*alidad* e su*
</line>
<line>
sucessão ocor*e de f*r*a descon*ínua. Com efeito, a pass*g*m de um a *utro *ão * simples
</line>
</par><par>
<line>
amplifi*ação, mas
</line>
<line>
um remanej*mento; *s ativid*de* preponderantes no pri*eiro
</line>
<line>
est*gio s*o
</line>
</par><par>
<line>
*eduzida* e, às ve*es, s*primidas aparentemen*e *o s*guinte.
</line>
<line>
Es*e per*urso n*o é linear, no qual os estág*os *nteriores s*o *uper*dos pel*s
</line>
</par><par>
<line>
p*ste*iores, uma vez que, pa*a Wallon (1968), aspe*tos dos difere*tes momentos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolviment* p*dem reaparecer *m
</line>
<line>
outra fase *a vi*a,
</line>
<line>
adquirin*o nov** sentidos, de
</line>
</par><par>
</page><line>
acordo com as *iferentes *ondiç**s do s*jeito. A passag*m de um estágio * outro é marcada
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 15, n. 6, art. 13, p. 22*-240, nov./dez. 2018 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. P**hec*, *. C. Oliveira, R. M. P. Gonçalv*s
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
por c*ises e conflitos, e é a solução dessas demandas que possibilita esta p*ss*g*m, um* vez
</line>
</par><par>
<line>
que o sujei*o *umpriu as *xig*ncias que
</line>
<line>
o meio social lhe solici*a (WALLON, 1968;
</line>
</par><par>
<line>
MAHONEY; ALMEIDA, *012).
</line>
</par><par>
<line>
Pe*o *o*trário, par* qu*m não separa arbitr*riamente co**ortamen*o * as condiçõ*s
</line>
<line>
de e**stência próprias a c*d* época do desenvolviment*, cad* fase constitui, entre as
</line>
<line>
po*sibi*idades *a crian*a e o meio, um sistema de relações que os faz especificarem-
</line>
<line>
se reciproca*ente. O meio não pode *er o mes*o e* todas *s **ad*s. É c*mposto
</line>
<line>
por tudo aquilo que possib*lita *s procedim*nto* de *u* dispõe a criança para obter a
</line>
<line>
*ati*f*çã* das s**s n*cessidades. M*s por **so mesm* é o conju*to *os est*mulos
</line>
<line>
sobre os quais ex*r** e se regula a sua a*ivi*ade. Cada et*pa é ao mesmo tempo um
</line>
<line>
mome*to *a e*olução mental e um tipo *e comport*mento. (WALL*N, 1995, p.
</line>
<line>
4 8 ).
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, na passage* de um *stági*
</line>
<line>
par* outro atuam t**s leis re*ula*oras: o
</line>
</par><par>
<line>
alternâ*cia, predominân*ia e integraç*o funci*nais. A pr**eira cons*ste em alternâncias
</line>
<line>
*post*s e*t*e os e*tá*ios, que podem apre*entar u* *ovim*nto pre**minante para de*tr*, um
</line>
<line>
c*nh*cime*to v*lta*o para si; o* um m*vimento para f*ra, c*nhecimento do *un*o exterior.
</line>
<line>
A seg*nda lei co*siste na pred*m*nância funcio*al de cada estágio, a *ual po*e ser
</line>
</par><par>
<line>
motora/afe*iva ou cognitiva. A in**ração
</line>
<line>
d*ssas **as leis
</line>
<line>
pos*ibil*ta q*e cada *stágio sej*
</line>
</par><par>
<line>
mar*ado *elo direcionamento
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
*ese*vol**ment* pa*a si (*esenvolvi*ent* centr**eto)
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*ara explora*ão do m*ndo a
</line>
<line>
*x**rior (desenvolvi***to
</line>
<line>
ce*trífugo). A **rceira lei *escreve
</line>
</par><par>
<line>
que há uma r*lação *nt*e *s
</line>
<line>
estág*o*, *a qual tod*s agem com* conjuntos *ierarquizados,
</line>
</par><par>
<line>
sendo desenv*lvido* dos mais s**ples a*s m*is complexos (WALLO*, 1968; *AHON*Y;
</line>
<line>
ALMEIDA, 201*). Pa*a Wallon (1990), o des*nvolvimento da cr**nça, através dos pro*ressos
</line>
</par><par>
<line>
a*resen*ados não s*o uma mera soma
</line>
<line>
d* funções. O compo**amento de cada *dade * u*
</line>
</par><par>
<line>
*ist*m*, n*
</line>
<line>
*ual *ada *** das atividades j* possíveis se integra às **mais, sendo seu p*pel
</line>
</par><par>
<line>
definido *elo conju*to.
</line>
</par><par>
<line>
Base*ndo-se nessa* concepções, ao discutirm*s neste tópic* *
</line>
<line>
psicogênese do
</line>
</par><par>
<line>
indiví*uo, situamos o primeiro es*ági* *e desen*olvimento, o Impulsi*o Emocional, trazendo
</line>
<line>
em *estaque o bebê d* con*o de Lis*ector (1999).
</line>
<line>
O est*g** Impulsivo E*ocional ocorre por vo*ta de zero a um ano, e pode ser
</line>
</par><par>
<line>
subdivido em dois mome*t*s principais: o i*pulsivo e o em**i*na*. No pr**eiro,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
atividades do
</line>
<line>
*eb* são predominantemente
</line>
<line>
vo*tada* para a explo*ação do *r*prio corpo em
</line>
</par><par>
<line>
relação às suas s*ns*bilidades
</line>
<line>
in*er*a* e externa*; ele se compor** com mo**m*ntos
</line>
</par><par>
<line>
desorde*ados, bruscos, que express*m
</line>
<line>
*ran*e
</line>
<line>
impu**ividade motora. No conto, pode-se
</line>
</par><par>
</page><line>
*bse*var es*e pri*eiro m**e*to quando a narradora descreve que o me*i*o "cambale*a sobr*
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*s*na, v. 15, n. 6, a*t. 13, p. 225-240, *ov./dez. 201* www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Psico*êne** * *ultura n* Conto de Clar*ce L*sp*ctor: Uma Interlocuçã* com Wa**on e Vigotski
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
as pernas, co* a atenção inteira para de**ro: todo * seu equ**í*r*o é interno. Co*seguido *sso,
</line>
</par><par>
<line>
ag*r* a i*t*ira aten**o para fora: ele o*se*va o que o
</line>
<line>
*to de se erguer provocou.
</line>
<line>
"
</line>
</par><par>
<line>
(LISP*CTO*, 1999, p. *6). *od*-se observar, com b*s* em Wallon (1*68), que as
</line>
</par><par>
<line>
tran**ormaçõ*s das des***gas motoras s*o **ili**das *omo formas
</line>
<line>
de exp*es*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comunic*ção que são car*cterísticas desse estági*.
</line>
</par><par>
<line>
*m outro *o*ent*, "o b*aço [do menino] ergue-se, avança *m árduo mecanismo de
</line>
</par><par>
<line>
etapas. E,
</line>
<line>
de s*b*to, como pa*a prender u* inefável, com i*esperada vi**ência ele achat*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
baba com a palma *a m*o [...] ent*o, de olhos bem abertos, lambe a b*b* que
</line>
<line>
pertence ao
</line>
</par><par>
<line>
menino. " (LISPECTOR, 1999, *. 86-87). É *mportante sal*e**ar que nesse es*ág*o o beb*
</line>
<line>
*n*ontra-se e* relaçõe* simbiótic*s, tanto **oló*i*as quanto afe*iva*, as *uais terão o meio
</line>
</par><par>
<line>
hu**no como o mediador *ntre os fatores f*siológicos e
</line>
<line>
*ociais. *ss*m, o bebê aind* se
</line>
</par><par>
<line>
co*funde com a sua pr*pr*a realidade exterior, não se p*rcebe c*mo indivíduo diferenciado, o
</line>
<line>
que se dará a part*r d*s i*terações sociais.
</line>
<line>
Mais adiante no conto, o se*undo momen*o do est**io pode ser observado: "o que *le
</line>
<line>
*ensa estoura e* c*oro p*la *asa toda. E*quanto *hora, vai se re*o*hecendo, t**nsfo*mando-
</line>
</par><par>
<line>
se na*uele que a m*e *econh*cer*." (LISPECTOR, 1999, p.
</line>
<line>
*7). No moment* emocional,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ebê *assa a reconhecer diferentes padrões pa*a al*umas emoções (medo, alegria, raiva, entre
</line>
</par><par>
<line>
outra*), expressa*, p*incipal*e*te, por de*cargas motor*s e express**s faciai*. E*tret*nto,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necessá*io que o meio s*cial
</line>
<line>
pos*a interpretar essas manife*tações emocionai*, con*tr*indo
</line>
</par><par>
<line>
um repertório d* signif*ca*os *om*ns na relação entre ambos. Par* W*ll*n (1968, p. 6*),
</line>
<line>
[...] a solicitude do adulto * um d*álo*o *ue ele oferec*, po* um esfor*o de sim**tia
</line>
<line>
intu*t*va, as respos*as que não obtém; em que **terpreta os *enores indíci*s; em qu*
</line>
<line>
crê *oder completar manifesta*õ*s lacu*are* e inconsisten*es r*lacionando-a* a um
</line>
<line>
si**ema *e ***erên*ias.
</line>
</par><par>
<line>
*a *once*ção walloniana, as *moçõe* são manifestações da vida
</line>
<line>
afetiva
</line>
</par><par>
<line>
acompanh*das d* al*erações
</line>
<line>
orgâni*as que p*ovocam *uda*ça* na postura e na mímic*
</line>
</par><par>
<line>
facia*. Além disso, a emoção possibilita a orige* da consciência, proporcionand* a pas**gem
</line>
<line>
do mundo orgânico para o soc*al, do plano fisiológico para o psíquico (WALLON, 1968;
</line>
<line>
*LMEIDA, 1999).
</line>
<line>
Pa*a o aut*r, a n*ture** da *moç** resulta *ortement* de um elemento que lhe é
</line>
</par><par>
<line>
essencial: a contagiosidade entre
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
pessoas, imp**cand* relações inte*individuais, por
</line>
</par><par>
</page><line>
conseguinte, rel*ções c**etivas. Ade*ais, "[...] a* emoçõ** supõ*m desde o princípio, *m
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. 6, art. 13, p. 225-240, nov./***. 2018 www4.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. Pachec*, J. *. Olive*ra, R. M. P. Go*ça*ves
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
cada indivíduo q*e se
</line>
<line>
abandona às suas manifestaçõ*s, o
</line>
<line>
poder d* expe**mentar-lhe
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sig*ificado (WALLON, 1968, p. 145) o que de*ota a plast*cidade; capacidade *e refletir no
</line>
<line>
co*po, ** sinais da emoç*o. Tais mecanismos pod*m ser i*enti*icado* no conto, no trecho a
</line>
<line>
segu*r:
</line>
<line>
[...] *om urgência ele tem qu* se transformar numa coisa que *od* ser vista e o*vida
</line>
<line>
se*ão ele ficará só, tem q*e s* *ransform*r e* compreens*vel se*ão ninguém o
</line>
<line>
compreenderá, *e*ão *ingué* ir* para o seu si*êncio ninguém o co**ece *e *le não
</line>
<line>
diss*r e c*ntar, farei t*do o que for necessári* par* que eu seja do* outro* e *s
</line>
<line>
outros sejam meus, pu*are* por cima de minha felicidade r*al qu* só *e traria
</line>
</par><par>
<line>
*bandono, e se*ei popular, faç* a b*rga*ha de ser
</line>
<line>
am*do, * i*teir*mente mágico
</line>
</par><par>
<line>
chorar para ter *m t*oca: *ãe (LI*P*CTOR, 19*9, p. 87).
</line>
<line>
Para Wa*lon (1986), a *imples a*s*ciação fis**lógica do recé*-nascido em relação *
</line>
</par><par>
<line>
mãe, dá luga*, ou m**hor, se faz acompanhar da e*pressiv**ade e o efe*t* ob*ido tor*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
man*festação emoti*a mais intencional. Portanto, é a "presen*a do *utro que garantirá não **
</line>
<line>
* sob*eviv*ncia física, mas *a*bé* a sobrevivência cultural pela transmissão d* v*lores
</line>
<line>
referentes às técnic*s, crenças, id*ias e *fet*s predominantes na cultu*a" (ALME*DA, 19*9,
</line>
</par><par>
<line>
p. 15). Par*e dess*
</line>
<line>
arcabouço *ult**al é t*ansmit*d* pe*o *utro a*ravé* das v*riações da
</line>
</par><par>
<line>
linguagem
</line>
<line>
q** para W*l*on (1968, p. 64), "[...] im*lica con*xões intele*tuais que s*
</line>
</par><par>
<line>
sobrepõem as conexões sen*ório-mo*ora*, um siste*a comp*ex* [...] que varia *ntre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
sujeito*", representada, por exe*plo, n*sse tre*ho do conto em te*a:
</line>
</par><par>
<line>
Isso mesmo! diz a mãe com o*gulho, i**o mes*o, me* amor, é fonfom que **ssou
</line>
<line>
agora pela rua, vou contar p*ra o pa*a* que você já aprendeu, é as**m mesmo que se
</line>
<line>
*iz: fonfom, meu amor! diz a mãe puxando-o de baix* para cima e **pois de cima
</line>
<line>
pa*a b**xo [...]. (LISPECTOR, 199*, p. 88).
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTAD*S * DI*CU**ÕE*
</line>
<line>
3.1 De*enh*ndo *m menin*: a dia**tica entr* o *om*m e o meio
</line>
<line>
Desve*da* a gê*ese do psiqui*mo humano no contexto das *elações soc*ais fo* um dos
</line>
</par><par>
<line>
desaf*o* a
</line>
<line>
que se *ropuseram Wallon * V*gotski em seus estud*s. * psicól*go soviét*co
</line>
</par><par>
<line>
aprese*ta a p**iod*za*ão d*s **ades, desde o prime*ro ano, passando pe*a infância, id*de pré-
</line>
<line>
e*colar, idad* *scolar, chegando à puberda*e, ref*renc*ando a* cris*s que ocorrem no per*o*o
</line>
</par><par>
<line>
pós-natal, no **imeiro ano *e v*da, aos três, ao* set*, t*eze *
</line>
<line>
*ezess*te anos. Para Vigotski
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 15, n. 6, ar*. 13, p. 22*-2*0, *ov./dez. 2018
</line>
<line>
www4.*san**.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Psicogênese e Cultur* no Conto de Clari*e Lispector: Uma **terlo*ução com Wal*on * Vigotski
</line>
<line>
233
</line>
</par><par>
<line>
(2*06), a t*se mais *eral sobre desen*ol*imento humano * a de q**, ape*ar de tod*
</line>
<line>
complexi*ade d* *rga*ização e compos*ção do desenvo**imento de c*da período de idade,
</line>
<line>
bem como da *ultip*ic*dade *e seus elem*nto*, tal process* constitui u* todo único e possu*
</line>
<line>
uma estr*tura d*te**inada.
</line>
<line>
As leis que *eg** a for*ação desse tod* *eterminam a e*trutura e o curso de ca*a
</line>
<line>
proc*sso do de*envolvimen*o particu*ar que for*a parte dess* tota*id*de,, es*ando, po*tan**,
</line>
<line>
par* a*ém *a soma de p*rte* isoladas. Com *feito, as idades constituem formações gl*bais *
</line>
</par><par>
<line>
dinâmicas, nas quais encontra*os s***re uma
</line>
<line>
nova fo*mação central como uma espécie de
</line>
</par><par>
<line>
guia para todo o processo d* desenvolvi*ento *ue ca*a*te*iza a reorgani*ação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
per*onali**de da c*iança *ob um* nova base.
</line>
</par><par>
<line>
Pensar o desenvo*vime*to do psi**ismo a partir da leitu*a de W*llon e Vigo*sk*
</line>
<line>
envolve a compreensã* de desenvolv*men*o hum*no, como produção h*s*órica dos homens no
</line>
<line>
in*erio* das relaçõe* que estabele**m entre si e com a natureza (F**CI, 2*04). Nesse se*tid*,
</line>
<line>
é possív*l afirmar q*e as caracterí*t*cas tip*ca*ente humanas n*o es*ão *r*se*tes no
</line>
<line>
indi*íduo desd* o s*u na*cimen*o, n*m *ão mero resultado das pressões do mei*.
</line>
<line>
Co** sin*l*zam Werebe e Nade*-Brulfert (*986, p. 15), "[...] * base marxista na teoria
</line>
</par><par>
<line>
de Wallon implica no *ntendimento de que * essência
</line>
<line>
não é ant*rior a exis*ê*cia, * e
</line>
</par><par>
<line>
*onsciência psí**ica, * se*tim*nto de unidad* e de *oerênc** do eu nã* *r*cede a organização
</line>
</par><par>
<line>
das relações entre as diversas mo**lidades se*sori*is [...]". Para * psicólogo sov*ético,
</line>
<line>
tai*
</line>
</par><par>
<line>
ca*act**ísticas *esultam ** interação
</line>
<line>
dialética do home* e seu meio sociocu*tural, na qual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
categ*ria *r*balho to*a assento como ato-gênese. Nas p**a*ras de *igot**i (1999, p. 22*):
</line>
<line>
Por c*nseguinte, o con***im*nto cie*tí*ico, co*siderado como *onhe**mento da
</line>
<line>
*atureza e não c*mo i**olo*i*, con*titui um tipo de trabalho e como to*o tr*ba*ho *,
</line>
<line>
antes d* *a** n*da, um processo en*re o homem e a natu*e**. *, n*s*e proce*so, o
</line>
<line>
pró*rio homem enfrenta * natureza enq*an*o força surgida no seu seio.
</line>
</par><par>
<line>
Na med*da em que o
</line>
<line>
ser humano *ransforma o seu *e*o p*ra atender às *uas
</line>
</par><par>
<line>
necessidades *ásicas,
</line>
<line>
ele t*ansfo*ma também * *i mesmo, isto é, e*s* modi*ica*ão realiza**
</line>
</par><par>
<line>
p*r seu própri*
</line>
<line>
comportam*nto *o *mb*ente irá i**luenci*r também * se* comportamen*o
</line>
</par><par>
<line>
futuro. * riq*eza *a divers*dade qualitativa das fun*ões psicol*gicas superi*re*, aquela* que
</line>
<line>
constitue* o func*oname*to *sí*uico t*picamen** humano, e*tá consubst*nciada nas relações
</line>
<line>
que * ho*em em sua *ingul*ridad* est*belece co* out*os homens e *om a *atur*z*. Eli*i**-
</line>
</par><par>
<line>
se *deia *e **e as *aracterí**ic*s do funcionamento p*i*ológico **picam*nte a
</line>
<line>
h**ano, tais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 15, n. *, art. 13, p. 225-*40, nov./dez. 2018
</line>
<line>
w*w4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. Pacheco, J. C. Oliv*ir*, *. M. P. Gonçalves
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
como a *emória v*luntária, a i*aginação, entre outras, é d**a *esde o nas*imento, isola*as
</line>
<line>
do processo *istór*co ou do modo de socia*ilidad* e* que *s homens produzem sua
</line>
<line>
ex*stê*cia.
</line>
<line>
S*ndo assi*, comp*een*e-se q*e a carga genétic* não é responsá*el, so*inha, por
</line>
<line>
faze* d* um s*r humano um ho*em. * fundamental qu* a rela**o **divíduo-sociedade *e
</line>
<line>
efetue, para que, d*ssa f*rma, s* inicie a internalizaç*o das *ormas culturais de
</line>
<line>
com*ortamento.
</line>
<line>
O cont* "D*senhando u* men*no" des*rev* um trech* da trajet*ria empreendida p*r
</line>
</par><par>
<line>
um bebê rumo à sua human*zaçã*: "o menino é aquele *m que acabaram de nas*er
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
primei*o* dentes * é o me*mo que se*á médi*o ou carpinte*ro. " (LISP*CTOR, 199*, p. 85).
</line>
<line>
Observa-se que * auto*a cham* atenção para um s*jeito cujo dev** está vinculado à e*fera
</line>
<line>
sócio - econômica, n* qual * rel*ção entre sujeito e objeto se consolida.
</line>
<line>
Vigotski (2006) cita Buhler *ara ass*nalar qu* o *rimeiro contato do bebê *om * mãe é
</line>
</par><par>
<line>
a t*l ponto *strei*o *ue se po** falar até mes*o de uma fu*ã* de exist*ncias. Durante
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
processo, avanços
</line>
<line>
psic**ot*re* e cognitivos v** surgindo: o beb* engati*ha,
</line>
<line>
c*mbalei*,
</line>
</par><par>
<line>
balbucia e chora, tudo iss* em i*tera*ã* com o *e*o f*sico (que aos pou*os lhe deixa de ser
</line>
<line>
estran**) e c*m outros i*divíd*os h*manos, no caso, s*a mãe.
</line>
</par><par>
<line>
D* cozinh* a mã* se
</line>
<line>
ce*tifica: você *st* quietinh* aí? *hamado
</line>
<line>
a* trabalh*, o
</line>
</par><par>
<line>
meni*o er*ue-se com dif*cul*ade. C*m*aleia sobre as pernas, com a aten*ão inteira
</line>
<line>
para dentr*: tod* o seu equilíbr*o é interno. Conseguido iss*, ag*ra a inteira atenção
</line>
</par><par>
<line>
p*ra fora: ele observa * que ato de se ergue* p*ovocou. Pois l*va*tar-se teve o
</line>
<line>
c*ns*quências e co*s*qu*nci*s: * *hã* move-se *ncer*o, uma cadeira o supera, a
</line>
<line>
parede * de*imita. (Lis*ec*or, 1999, p. 86).
</line>
<line>
Em seus p***o* *inda *u*tos e in*er*os, o me*ino j* percebe que h* *m m*nd* *o s*u
</line>
<line>
redor que po*e ser *oc*do, con*ecido, explorado. No e*tanto, o be*ê ainda é pura a*ualidade,
</line>
</par><par>
<line>
como des*reve a na*rad*ra. C*mo
</line>
<line>
afirma Vigotski (2006), sua atividade *sicológica
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
bastante elementa* e inf*u*nciada por s*a heran*a biol*gica. *om efeito, s**remacia dos a
</line>
</par><par>
<line>
afetos p*imários se con*titui qu*ndo o restante do ap*rato
</line>
<line>
psíquico, relacionado c*m
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
funç*e* s*nsoriais, i*tel*ctua*s e motoras, a*nda não es*á *em desenvolvido.
</line>
<line>
T*davia, vale re*salta* que os fatores b*ológi*os *ó *êm *rep**d**ância sobre os
</line>
</par><par>
<line>
s*ciais no início *a vida. A*s poucos, * b**ê irá se apropriar
</line>
<line>
de uma h*stória e de uma
</line>
</par><par>
</page><line>
cultura, q*e pass*rã* a lhe dizer respeito como ser social. Vigotski (2006), com bas* e* seus
</line>
<line>
estu*os s*bre * desen*o*vi*ento no *rimeiro ano de vida, reco*hec* que t** sociabili*ade
</line>
<line>
R*v. FS*, Ter*sina, v. 15, n. 6, art. *3, p. 225-240, nov./dez. 20*8 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ps*cogênese e C*ltura no *o**o de Cl*rice *ispector: Uma Inter*ocuç** com Wall** * Vigotski
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
car*cteriza-se p*r ser bastante espe*ífica, peculiar, por assim *izer. O psicólogo so*i*tico
</line>
<line>
sinaliza que o bebê d*pende dos adult*s par* sat*sfazer *uas necessidad*s mais importantes e
</line>
<line>
eleme**a*e*. D*sse modo, o ca*inho ***avés *os adult*s torna-*e a via *rinc*pal d* a*ivi*ade
</line>
<line>
*a criança nesta idade.
</line>
<line>
Lá está ele se**ado, iniciando tudo de nov*, *as para a própria proteção futura dele,
</line>
<line>
sem nenhuma chance v*r*ade*ra de realmente iniciar. Não se* como desenh*r o
</line>
<line>
me*ino. Se* qu* * imposs*vel dese*há-l* a ca*vão, pois at* o b*co de pena manc** o
</line>
<line>
papel para alé* da finíssima linha de extrema at*alidade e* que ele vive. Um dia o
</line>
<line>
dom*stic*r***s em humano, e podere*os desen*á-lo. Pois *ssim fize*os *onosco e
</line>
<line>
*om De*s. (LISPECTOR, 199*, p. 85-86).
</line>
<line>
Para Vigotski (200*), a motr*cidade *ão *ar*e da so*a de m*vimen*os isolados,
</line>
<line>
part*culares, pa*a *ormar atos integra**, ou seja, não vai da parte ao todo, mas de m**ime*tos
</line>
</par><par>
<line>
integr*do* *ue, agrupados, *nvolve* *odo o corpo. Quanto à relaçã* e**re pensam*nto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ling*agem, para o *u*or, cada criança que nasce é inserida em *m mundo de significados, n*
</line>
</par><par>
<line>
qual *s funçõe*
</line>
<line>
**emen*ares do psiquismo
</line>
<line>
vão evolui*do, ati*gindo, pela mediação, uma
</line>
</par><par>
<line>
forma mais e*aborada. Ainda que per*orra pas**s que se assemelham a*s das demai* cr*anças
</line>
</par><par>
<line>
em outros
</line>
<line>
períodos da história d* e**écie, cad* percur*o **nsi*te em algo q*alit*tivamente
</line>
</par><par>
<line>
novo, dada a concep*ão de suj*it* *oc*al e hi*toricamente mediado. pequen* personage* *
</line>
<line>
do *onto est*, no decorrer de *eu des*nv*lvimento, *n*ciando no*a*e*te todo o pr*cesso
</line>
<line>
percorrido pela **man*dade, porém sem reiniciá-*o p*opriament*.
</line>
<line>
* c*ian** a*reen*e de *aneir* a*iva os conhecimentos e *abilidade* que *o*am
</line>
<line>
constr*ídos *ela históri* social, ao *ongo de milê*io*: ela aprende a sentar, a andar, * falar, a
</line>
</par><par>
<line>
c**er com talhere*,
</line>
<line>
q*e nos remetem esfera do* hábitos * *ostumes. Essas e*periências à
</line>
</par><par>
<line>
podem ser acrescidas *as divers*s esfe**s sociai*, signif*cand* q**, uma vez fornecid*s pel*
</line>
</par><par>
<line>
cul*ura, *odem ser int*r*a*izadas reconstruí*as pel* *r*ança, delas se apropriando à sua e
</line>
<line>
maneira. O indivídu* se constit*i, po*tanto, como um se* d*fer**ci*d* do out*o, embora
</line>
<line>
formado na relaçã* com esse outro: singular, porém c*nstit*ído socia*m**t*.
</line>
<line>
3.2 * p*p*l da linguagem no desenh* *o me*ino
</line>
</par><par>
<line>
Um *os princ*pais postu*ados de*envol*idos
</line>
<line>
por Vigot*ki diz respeito à mediaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
apontad* por el* como presente em t*da atividade *umana. *ã* os ins*rum***os técnicos e o*
</line>
</par><par>
<line>
sistemas de *ignos,
</line>
<line>
cons*ruídos historicame*te, que fa*em a medi*ção
</line>
<line>
dos seres huma*os
</line>
</par><par>
<line>
entre si deles com o mu*do. O* e
</line>
<line>
instrument*s
</line>
<line>
têm * função de *eg*la* as *ções sobre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 15, *. 6, art. 13, p. 22*-240, nov./d*z. 2018
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. Pacheco, J. C. Oli*eira, R. M. P. Gonçal*es
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
objetos, e o* signos regul*m as aç*es so*re o psiqui**o das p*ssoas. Para *igotski (*00*), *
</line>
<line>
invenç*o desses *lementos *ediadores sign**icou um salto evolut**o para a espécie humana.
</line>
<line>
Com efeit*, as ca*egoria* trabalh* e lingu*ge* *ortei*m a concepção *e *om*m e **ciedade
</line>
<line>
na perspecti*a v*gotskia*a (SHUARE, *990).
</line>
<line>
De aco*do com Mar* (1975), o desenvolvimento das habilidades e*pecífic** do
</line>
<line>
homem, assim com* a o*igem da soc*edade hu*ana, é re*ulta*o do surgimento *o tr**alho. *
</line>
<line>
atr*vé* do tr**alho que o homem trans**rma a natureza e, conseq*entement*, se tr**sfor*a,
</line>
</par><par>
<line>
reali**ndo *tividades que
</line>
<line>
atendam as n**essidades posta* pel* obj*tiv*dade. Para tanto,
</line>
</par><par>
<line>
fabrica instrument*s e se relac**na com seus s*melha**es.
</line>
<line>
* us* ** instrumen*os n*o está, por assim diz*r, *partado do mundo ani**l. No
</line>
<line>
*ntan**, difer*ntemen*e *os animais, o homem é capaz de **nst*uir um instrumento e guardá-
</line>
<line>
lo para **o p*st*rior, a*ém de *r*ns**tir o conh*ci*ent* a resp*it* do uso daq*e*e
</line>
<line>
inst*umen*o para outros h**ens. Isso d*corre do fa*o do ser hum*no não se orie*tar som*nte
</line>
</par><par>
<line>
pela impre*sã* ime*iata e
</line>
<line>
pela experiênci* anterior, co** ocorre nos ani***s, mas pela
</line>
</par><par>
<line>
possibil*dade de a*strair, planej**, fazer rel*ç*e* e *rever
</line>
<line>
a*o*tecime*t*s, atra*és da
</line>
</par><par>
<line>
*ediação cultural. * hom** tem ac*sso à dimensã* dos conceitos
</line>
<line>
abstratos, já qu* dispõe
</line>
</par><par>
<line>
não apenas de um c*nh*cimento sensorial, m*s também ** sua i**eligibilida*e.
</line>
</par><par>
<line>
Observa-*e qu* foi fun*amental o sur*ime*to da **n*uagem, qu*l, co*o rec*nhece a
</line>
</par><par>
<line>
Vigots*i, é o signo mediador por excel*nci*, uma v*z que ca*rega
</line>
<line>
e m s i os
</line>
<line>
con*eitos
</line>
</par><par>
<line>
gen*raliz*dos e elabo*ados pela c**tu*a. *ules*i (2006) ass*v*ra q*e a co*cepção v*g*tskia*a
</line>
<line>
en*ende a relação entre o p*nsament* e a linguagem como p*opulsora *a*to da forma como d*
</line>
</par><par>
<line>
*ont*údo
</line>
<line>
*a imaginaç*o, do* senti*entos e da vontad*. Desse modo, o comportamento
</line>
</par><par>
<line>
inf*ntil, auxiliado pe*o pensamento verbal, socialmente apreendido, vai *e lib*rtando
</line>
<line>
*rogressivam*nt* dos impulsos e reaç*es de b*se biológica, tomando s**s car*cterísticas
</line>
<line>
in*electuais. O be*ê *presen*ado no conto exper*men*a suas primeiras p*lavras, *inda como
</line>
<line>
"pensamentos altos", que po*sibilitam su* **municaçã* com * mãe:
</line>
<line>
Até que, e* pesadelo súbito, uma *a* *alavra* que el* *prendeu *he ocorre: *le
</line>
<line>
es**eme*e violent*me**e, abre os olhos. E para o *eu te*ror vê apenas isto: o va*io
</line>
<line>
quent* e claro *o ar, *em mãe. O que ele pensa **to*ra em choro pela casa toda.
</line>
<line>
(LISPECTOR, 1999, p. 87).
</line>
</par><par>
<line>
A mãe rapidamente re*ponde ao chama*o do filho, o que reforça * compreens*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
bebê de que o "*hor*" te* como result*do a presença da mãe, estabelecendo-se, então, uma
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 15, n. 6, art. 13, p. 225-24*, *ov./dez. 2018 www*.*san**.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Psicogênese e *ul*ura n* *on*o de Claric* Lispect**: Uma I*ter*o*u*ão c*m W*llon e *ig*t*ki
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
*omunicação entre ambos. O bebê só i*iciou seu ch*ro por p*rceber a aus*ncia da mã*; no
</line>
</par><par>
<line>
entanto, não foi preciso
</line>
<line>
qu* el* estivesse ali, *onc*eta*e*te, **ra que el* so*besse
</line>
<line>
de s * a
</line>
</par><par>
<line>
exist*ncia. Des*a forma, por me*o da pala*ra que el* a*rendeu, pôde g*itar e chamar pe*a mãe
</line>
<line>
q** não estava *resent*.
</line>
<line>
Nesse sentido, Vigotski (20*6) *d*ntific* que o dese*volvimento do bebê ** se*
</line>
<line>
prime*ro *n* de vida é envolto *m u*a cont**diçã* en*re a máx*ma sociabil*dad*, *mpregnada
</line>
<line>
pela pr*sença do adul*o e a p*ssi**lidade míni*a de comu*i*aç*o. Para Fa*ci (*0*4, p. 68):
</line>
</par><par>
<line>
"A f*rma como *ida do b*bê é *
</line>
<line>
organi*ada o obriga a manter uma comunica*ão m*xima
</line>
</par><par>
<line>
com os *dult*s, p*r*m
</line>
<line>
essa c*m*ni*ação * uma co*unicação sem palavras, muitas vezes
</line>
</par><par>
<line>
silenciosa, uma comunic*ç*o de gê*ero tota*mente pecul*ar. "
</line>
<line>
Em out*o momento, o bebê reconhece um s**, um sign*ficant* que foi apr***n*ado
</line>
<line>
pel* mãe: "Mas de re*ente s* retesa e escut* com o corp* todo, o coração batend* pesado na
</line>
<line>
*a*riga: fonfom!, reconhece el* de repente *um gr*to de vitória e terror - o me*ino a*aba *e
</line>
<line>
r*conhecer!" (LISPECTOR, 1999, p. 88).
</line>
<line>
O signo pode s*r compre**di*o como aquilo (obj*to, ges*o, som...) que re*resen*a
</line>
<line>
*lgo diferente de si *esmo. *u seja, su*stit*i e e*pressa ideias, **ent*s, o*jet*s e sit*açõe*,
</line>
<line>
se*vin*o com* auxílio da memória e d* *tenção humana. A lingu*gem na *sico*ogia
</line>
</par><par>
<line>
Vigot**iana é co*sid*r**a com*
</line>
<line>
um sistem* d* s**nos; no *onto, * *ign* "fon*om", para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
menino,
</line>
<line>
p*ssou a ter *m signi*i*ado, que *oi a*quirido *m *ontato
</line>
<line>
com u* *etermina*o
</line>
</par><par>
<line>
*on*ext* social, afetivo e cultural, de*o*an*o a *roduç*o de sent*do. P*ra o psicólogo ru*so,
</line>
</par><par>
<line>
"é no si*nificad* da palavra
</line>
<line>
qu* pens*me*to e linguagem se *nem em pensamento **rba*"
</line>
</par><par>
<line>
(VIGOTSKI, 2001, 5). Daí conside*ar **e p.
</line>
<line>
um* palavra sem significado * um s** vazio,
</line>
</par><par>
<line>
asseverand* que o significad* é um critério d* palavra.
</line>
<line>
Co* o auxí*io dos **gnos, o hom*m pode controla* vol*ntariame*te s** ati**dade
</line>
</par><par>
<line>
psicológica * amplia* sua *apacida*e de
</line>
<line>
at*n*ão, memó*** *
</line>
<line>
acúmulo de inf*rmações. *a
</line>
</par><par>
<line>
rel*ç*o entre ** instr*mentos e *s signos, Vigotski (1995) destaca que os prim*iros se*vir*am
</line>
</par><par>
<line>
** a*xílio para ações co*c*etas, enquanto os segundos seriam
</line>
<line>
"instrumentos psicológicos",
</line>
</par><par>
<line>
com funç*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
a*x*l*ar
</line>
<line>
nas a**v*dades in*er*as *o *n*ivíduo. No e*tanto, ambos seriam
</line>
</par><par>
<line>
fundamentais à internalizaç*o das pr*t*cas culturais, parte ess*ncial
</line>
<line>
da cons*itu**ã* do
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vim*nto humano. Co**orme *u*eski (2006, p. 124):
</line>
</par><par>
<line>
Os **g*o*, assi* como os instrumen*os,
</line>
<line>
for*m criados por *ece*sidades *umanas
</line>
</par><par>
<line>
*oncretas, v*nculad*s à sobre*ivência social, em cada períod* hist*rico. Da mesma
</line>
<line>
*a**ira qu* os instrumentos, *s funções sup*riores do pensamento, por *per*rem a
</line>
</par><par>
<line>
partir de si*nos, *e m*nifesta* primeiro por ne*essidade* da *ida *oletiva,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*om*nt* depois passam a fazer p*rte *a con*uta ind*v*dual reflexiva infantil, i*to é,
</line>
<line>
de su* ps*que.
</line>
<line>
R*v. *SA, Teresina PI, v. *5, n. 6, art. 13, *. 225-240, nov./dez. *018 w*w4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. Pacheco, J. *. Oliveira, R. M. *. Gonçal*es
</line>
<line>
238
</line>
</par><par>
<line>
Wallon (199*, p. 144) re*onhe*e que "com * li*guag*m aparece a po***bilidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*bjeti*ação
</line>
<line>
do* desejos" e, e* sua teorização a res*eito *as et**as de cons*ruçã* do eu,
</line>
</par><par>
<line>
afirma que o surgim*nto
</line>
<line>
*a função s*m*ólica *esu*t* em *ma
</line>
<line>
nov* forma de relação *o*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
real, que emancip* a inte*igência do quadro
</line>
<line>
perce*tiv* imediato, *repon*erante *o primeiro
</line>
</par><par>
<line>
*no de vida. *e acordo c*m o teórico, af*tividade e inteligência al*ernam-se *o c*nsumo da
</line>
</par><par>
<line>
ener*ia psicogenét*ca do indivíduo, ao longo do seu desenvolvimento. *orém,
</line>
<line>
há um a
</line>
</par><par>
<line>
reciprocidade *ntre ambos: as aquisições *m um desses campos reperc*tem no outro. Pa*a
</line>
<line>
*voluir, a afe*i**dade depende de conqu*stas rea*izadas no plano d* i*tel**ência, e v*ce-v*rsa,
</line>
<line>
como *ode ser observado n* seguinte tre*ho *o co**o:
</line>
<line>
O p*ó*r*o ***ino ajudará s** domes*i*ação: ele é esfo*çado e c*oper*. Coopera se*
</line>
<line>
s*be* *u* essa ajud* que lhe pe*i*o* é par* o seu *ut*-sacri*ício. Ul*imam**te e*e
</line>
<line>
até tem treinado **i*o. E **sim continu*rá *rog**di**o até que, pouco a *ouco -
</line>
<line>
pela bon*a*e n*cess*ri* com *ue nos salvamos - *le pa*sará d* t*m*o a*ual ao
</line>
<line>
tempo *otidiano, da meditação à expr*ssã*, da existência * vida. (*ispector, 1999, p.
</line>
<line>
8 6 ).
</line>
<line>
No que diz resp*ito ao *esponta* da *unção simbólica e da li*gu*gem, além de
</line>
</par><par>
<line>
responsá*eis pela cond*ção do pensamento disc*rsivo, s*o *ambém
</line>
<line>
capazes de nut*i-lo e
</line>
</par><par>
<line>
aliment*-l*. A lin*uagem, como pro*uto da r**ão hu*an*, acaba, no c*rs* da hi*t*ria, *or *e
</line>
<line>
tornar sua fab*i*an**. Com efei**, os s**nificados con*truídos *o m**do dos h*mens,
</line>
<line>
c*nsoli*am a linguagem como via de materialização do pensamento. Par* Wa*lon (***0, p.
</line>
<line>
144), "[...] * permanência e a obj*t**idad* d* p*lavra p*rmi*em à cria*ça separar-se de suas
</line>
<line>
moti*a*õ*s m*mentâneas, *rolongar na lembranç* *ma e*p*riên*ia, an*ecipar, *ombin*r,
</line>
<line>
calcular, imaginar sonha* [...]". N*sse sen*ido, v*le ressalt*r a e*sen*ial *nterferênci* do *eio
</line>
<line>
*ocial nes*es proc*ss*s, impossíveis *e ser pensados f*ra de um conte**o cultural e h*stórico.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Revisitar as noçõe* *ormuladas por Wallon e Vigo*ski, c*m o *uxílio ím*ar da
</line>
<line>
narrativa *e Lispector, *ossibilita u*a compreensão sensível dos a*pectos p*rtic*lares que
</line>
<line>
emergem dent*o da relação di**ética est*bel**ida entre o **mem e a cultura. Resg*ardando as
</line>
</par><par>
<line>
p*rtic*lari*ades *e suas formul*ç*e* teó*ica*, ambos express*m uma c*ncepção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. 15, n. 6, *rt. 13, p. 225-240, no*./dez. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**ic*gênese * Cu*tura n* Conto de Clarice Lisp*ctor: Uma Interlocução c*m Wa*lon e *igotsk*
</line>
<line>
239
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento que *ev* e* c*nta a interação necessária ao proce*so de *o*inizaçã* e
</line>
<line>
hum*nização.
</line>
</par><par>
<line>
Assim como f*i repre*entado no conto, pela f*g*ra ** bebê, a ma*uração bioló*ica
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
essencial n* *rocesso de desenv**v*mento humano, porém não é ela que rege a t*ansformaç*o
</line>
<line>
do homem em se* social, sendo ne*es*ário, para t*nto, a apr*priaç*o ativa d* t**o o
</line>
<line>
a*cabouço históric* e cu*tural em que o in**víduo está inserido, decor*ent** *o trab*l*o como
</line>
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ato-gênese. O â*bito c*ltura* se sobrepõe ao
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desenvolvimento biológico, criando funções
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antes
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inex**tentes. Nesse sent*d*, tomando po*
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base a dialétic* ma*xia*a, p*esente na te*ria
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vigot*kiana, é vá*ido lembra* que a *ultura também s*fre interferências do homem, ou seja,
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esta é u*a r*laç*o em que ambos evol*em.
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P** fim, *rge registrar *ue nã* se espera de for*a algu*a findar as inúmeras
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<line>
pos**bili*ades d* reflexão * inte*locuçã* entre o conto
</line>
<line>
"Desenhand* *m meni*o" com a
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psicogenétic* Wallon*ana e * Psicol*gia de Vigotski. Ao contrário, espe*a-se que este ensaio
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de c*mpr*ensã* do tema ora *m
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deba*e, instigue mais discu*sões e questiona**nto* ** que
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diz respeito à literatura como um *odo, em especia* a claricea*a, e as *erspectivas teóri*as
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aqui d*stacadas, c*m* uni*erso* que podem dialoga* de *odo ma*s profícuo do que se su*õe.
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REFE*ÊNCIA*
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*ndivid*al
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225-240, nov./dez. 2018.
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<line>
Cont*i*uiç*o dos Autores
</line>
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F. P. *acheco
</line>
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J. C. Oliveir*
</line>
<line>
R. M. P. Gonça*ves
</line>
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<line>
1) co**epção e plan*jame*to.
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*
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<line>
2) análise e inte*pretação dos dados.
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*
</line>
<line>
X
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<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) elabo*ação do rascunho ou na re*isão crític* do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) *a*t*cipação ** aprovação d* versão final do manus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina, v. *5, n. 6, art. 1*, p. 225-240, n*v./de*. 201*
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.c*m.br/revis*a
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)