A Cultura Organizacional e o Fenômeno Teto de Vidro / The Organizational Culture and the Glass Ceiling Phenomenon

Miguel Angelo dos Reis e Arruda, Maria Auxiliadora Diniz de Sá

Resumo


Este trabalho discute a influência da cultura organizacional no fenômeno teto de vidro – dificuldade de ascensão das mulheres a cargos mais elevados de uma grande instituição financeira com unidades espalhadas por todo o Estado de Pernambuco. A pesquisa, qualitativa e exploratória, se utilizou dos seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevistas por pauta, análise de documentos e observações diretas não-participante. Os dados foram analisados utilizando-se análise de conteúdo.  As respostas à entrevista foram confrontadas com os elementos/dimensões e níveis culturais presentes nos conceitos de cultura organizacional de Schein (2009) e Fleury (1989). Nos resultados, foi identificado que não há nenhum impedimento formal, dentro da empresa, à ascensão feminina aos cargos gerenciais, mas que tampouco a cultura organizacional responde de forma significativa pelo fenômeno.

 

Palavras-Chave: Cultura Organizacional. Teto de Vidro. Mulheres. Gerentes.

 

 

ABSTRACT

This paper discusses the influence of organizational culture on the glass ceiling phenomenon - women 's difficulty in ascending to the higher positions of a large financial institution with units scattered throughout the State of Pernambuco. The qualitative and exploratory research was carried out using the following data collection instruments: panel interviews, document analysis and non-participant direct observations. Data were analyzed using content analysis. The responses to the interview were confronted with the elements / dimensions and cultural levels present in the organizational culture concepts of Schein (2009) and Fleury (1989). In the results, it was identified that there is no formal impediment, within the company, to the feminine ascent to the managerial positions, but also that the organizational culture does not respond in a significant way by the phenomenon.

 

Keywords: Organizational Culture. Ceiling Glass. Women. Managers.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.4.14

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