<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 7, p. 138-150, j*l./*go. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.4.*
</line>
</par><par>
<line>
Relação Entre Dívida e Receita C*r*ente Líqu*da *a Regi** Centro-Oeste d* *rasil
</line>
<line>
Relat*onship Betw*en De*t *nd Net Cur*ent Revenue i* *he Ce*tral-West *egi*n of Br*z*l
</line>
<line>
Gabri*la Moreira de Souza
</line>
<line>
G*ad*ação em Ciência* **ntábeis p*la Universidad* Federal d* Grande Dour*dos
</line>
<line>
E-mail: moreir*_ga*riela@outlook.c*m
</line>
<line>
Juarez M*rq*es Alves
</line>
<line>
**stre em *gr*negócios pe*a **iversid*de Federal de Mat* G*osso do Su*
</line>
<line>
E-mail: juare*alves@ufgd.edu.br
</line>
<line>
M*ria *parecida Far*as d* So*za No*ueira
</line>
<line>
Dou*or* e* Ciências *mbi*ntais e Susten*abilidade Agropecuária pela U*iversidade Cat*l*c* D*m B*sco
</line>
<line>
E-*ail: **rianogueira@ufg*.e*u.br
</line>
<line>
R*fael Marti*s Norill**
</line>
<line>
D*utor em Ciências Contáb*is pel* U*iversida** d* Bra*ília
</line>
<line>
E-ma*l: rafael.mn**iller@gm*il.com
</line>
<line>
R*drigo Mal*a Meu*er
</line>
<line>
Mestra*o em Ciên*ias Co*tábeis pe** Universi*ade Federal de *ato *r*sso do Sul
</line>
<line>
Graduação *m *iência* Contáb**s pela *niversidade Federal *a Gran** Dourados
</line>
<line>
E-mail: rodrigom*urer10@g*ail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Univer*i*ária,79*25070 - Dourados, MS - Brasil.
</line>
<line>
*v*l*ado pelo sis*ema Triple Revi*w: **s* R**iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Rafael Martins No*il*er
</line>
<line>
pe*o Editor-*hefe; e b) Do*ble Bli*d Review
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Federal da Gran** Dourados, Rua Jo*o
</line>
<line>
(avaliação cega por dois *v*liadore* da área).
</line>
</par><par>
<line>
Ro*a *ó*s - de 0983/984 ao fim Vila Progre*so.
</line>
</par><par>
<line>
79825*7* - Dourados, MS - Brasil
</line>
<line>
R*visão: G*a*atical,
</line>
<line>
Normativa e de
</line>
<line>
For*ata*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Ro*rigo Malta *eurerr
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersida*e *ed**al d* G*a**e Doura*os, R*a **ão
</line>
</par><par>
<line>
R*sa G*e* - de 09*3/984 *o fim Vila P*o**esso.
</line>
</par><par>
</page><line>
79*25070 - *ourado*, *S - *rasil
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rela*ão Entre Dívida e Receita *orrente Líquida na Região Centro-O*ste do Brasil
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente artigo tem por objetivo est*belec*r uma relação entre a d*vida públ*ca d*s
</line>
<line>
muni*í*ios d* região centro-oeste em **laç*o à receita *orrente líqu*da da referida região.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, a pes**isa se caracteriz*u
</line>
<line>
como quantitativa, *a qual
</line>
<line>
*ossui amostra de
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
municípios, em que apresentar*m melho*
</line>
<line>
evo*ução do Índice de Endiv*dament*, localizad*s
</line>
</par><par>
<line>
na região *entr*-Oest* brasi*eira. A variável explic*tiva será a evoluçã* da *eceita líqui*a de
</line>
</par><par>
<line>
cada município d* Centro-Oest* (RLC) e a variáve* explicativa
</line>
<line>
a*otada Dívida Públi**
</line>
</par><par>
<line>
municipal (DP). *ara tratamen*o dos referidos
</line>
<line>
dados * v*riáve*s, *oi utilizada estatís*ica
</line>
</par><par>
<line>
descr*tiva e regressão s*mpl*s. **s resultados al*ançad*s, verific*u-se que *or meio dos
</line>
<line>
testes Breu*h-P*g*n e o *este F (Cho*) que o melhor mode*o q*e evi*enciou os re*ul*ados *oi
</line>
<line>
o Pool*d. C*m isso, conclui-s*, *or meio d** testes, relaçã* p*sitiva e si*nif*ca**va a 1% da
</line>
<line>
RCL com DP, *o*roborando então com estu*os anterior*s.
</line>
<line>
Palavras-ch*ve: Dívid* Pública. Re*ei*a Co*rente *íquida. Centr*-Oeste. *dministração
</line>
<line>
Públ*ca.
</line>
<line>
AB*TR*CT
</line>
</par><par>
<line>
T*e objective *f this
</line>
<line>
a*ticl* i* to establis* a *el*t*on
</line>
<line>
be*ween the p*blic
</line>
<line>
debt *f the
</line>
</par><par>
<line>
mu*icipalit*es
</line>
<line>
of the central-west r*gion in rel*tion to t*e net current revenue o* *he same.
</line>
</par><par>
<line>
Thus, *he resea*ch was characterized as quantitati*e, of which i* has a s**pl* of
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
municipa*ities, i* **ich th*y presen*ed a better evolut*on of *h* Indebt*d*es* Ind*x, loc*t*d
</line>
<line>
in the Central West region of Br*zil. The explan**ory variable wil* be the evolu*ion *f the n**
</line>
<line>
r*venue of ea*h municip*lity of the Cent*r-W*st (RLC) and the explanatory *ari*ble ado*ted
</line>
<line>
Municip*l Public De** (DP). For t*e treatm*nt of t*ese data and variables, descrip*ive
</line>
<line>
st**istics and s*mple r*g***s*o* were *s*d. The r*sults obtai*ed, i* wa* *erified th*t by means
</line>
<line>
of the Breush-Pagan te*ts *nd *he test F (Chow), that the best mo*el that evid*nced the results
</line>
<line>
was P*o*ed. *ith *his, we conc*ud* by m*a** of the tests, po*i*ive and significant *elation to
</line>
<line>
1% of the CL* wi*h *D, corro*ora*ing with p**vi*u* studies.
</line>
<line>
Ke*w*rds: Public debt. Ne* Cur**** *evenue. *idwest. Public adminis*ration.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 7, p. **8-150, jul./ag*. *0*9
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Souza, *. M. *lves, M. A. *. *. Nogueira, R. *. Noriller, R. M. Maurerr
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU**O
</line>
</par><par>
<line>
A* d*spe*as governamentai* brasilei*as, co*o disposto e* *ei, são publi*adas no site
</line>
<line>
*o Tesouro N*cio*al *a*a e*clarecimento e **a*sparência, por*m **ande pa*te da *opu*ação
</line>
<line>
nã* cons**u* extrair in**rmaçõ** que esclareçam suas *úvidas *ob*e, por exem*lo, a situação
</line>
<line>
at*al do País e, *om base ness* s*tu*ção, *xiste gr*nde r*levância em s* *r**alhar e* temas
</line>
<line>
relacionad*s e dir*cio*ados à soci*dade, p*d*nd* *azer *iferença nesse senti*o.
</line>
<line>
As *tividades adm*n*str*tiva* *azem parte *e noss* *otin* *esde os p*i*ór*i*s da
</line>
</par><par>
<line>
Civilização, sen*o o chefe o respon**v*l por
</line>
<line>
*la*eja* as *ções para ga*an*ir * sobre*ivê***a
</line>
</par><par>
<line>
dos int*grantes da *rib*, ao
</line>
<line>
organizar as tarefas, executá-las e exercer o
</line>
<line>
*ontr*le de tudo,
</line>
</par><par>
<line>
referenciando-se a*ravés de objetivos a s*rem alcançados, estav* adminis*rando, no melhor e
</line>
<line>
m*is **ual sen*i*o do te*mo, apli*ável tan*o à* e*p*esas *rivadas *uan*o *s púb*icas, em todo
</line>
<line>
o mun*o (CARVALHO FIL*O, 201*).
</line>
<line>
*e aco**o *om C**valho F*l*o (2015), a *dministração Pú*li*a em *eu *enti*o m*is
</line>
</par><par>
<line>
amplo direciona-se ao benefíc*o da **c*edade, sem fins l*c*ativos,
</line>
<line>
en**obando o patrimô*io
</line>
</par><par>
<line>
do Estado * as ações de seu g**erno, e d*si*n* a nat*reza da *ti*i*ade exe*cida pelas pessoa*
</line>
</par><par>
<line>
jurídi**s, órgão* * agen*es público* i*cumbido* de
</line>
<line>
exercer *
</line>
<line>
atividad* es*atal, em se*s três
</line>
</par><par>
<line>
po*eres, *e*d* predomi*antemente * Exec*tivo.
</line>
</par><par>
<line>
Para que a administração *ública poss* ar*ar c*m to*as as desp*sas e p*ssa b*scar
</line>
</par><par>
<line>
satisfazer os anseios
</line>
<line>
da soci*d*de, é necessár*o que haja recurs*s e ess** recu*sos são
</line>
</par><par>
<line>
arrecad*dos *or tri**tos os quais integ*am p*rte das **ceitas públ*cas.
</line>
</par><par>
<line>
Segund* Kohama (2003), re*e*ta pública é
</line>
<line>
* ing*e**o de
</line>
<line>
recu*sos ao
</line>
<line>
patrimônio
</line>
</par><par>
<line>
*úblico, mai* espe*if*cam*nte uma entra*a de **cur*os financeiros *ue se re*lete *o aume*t*
</line>
<line>
*as disponibilidades, quer seja efetivado a*ravés de n*merário *u out*os bens re*r*sen*ativos
</line>
</par><par>
<line>
de *alores, *ue* seja
</line>
<line>
**iun*o de alguma f*nali*ad*
</line>
<line>
*specí*i*a,
</line>
<line>
cuja arr*ca*ação lhe pertença
</line>
</par><par>
<line>
ou caso figure como deposit**i* dos valor*s *ue nã* lhe pertencerem.
</line>
</par><par>
<line>
De*tro do concei*o de r*c*ita **b*ica,
</line>
<line>
existe a rec**ta *orrente l**u*da, *u* se
</line>
</par><par>
<line>
conce*tua *e*o so*atór*o das
</line>
<line>
rec*itas t*ibutárias, de contrib*ições patrimo*iais, ind*striais,
</line>
</par><par>
<line>
agro*ecuárias, *e serviç*s, trans**rências corren*es e *utras rece*tas também corre*tes,
</line>
</par><par>
<line>
deduzid*s: os va**res transferidos aos Estados e Municípios pela União
</line>
<line>
p** dete*min*ção
</line>
</par><par>
<line>
*onstitucional ou legal; as pa*celas *ntregues aos Municípios pelos Esta*os p*r d*ter*ina*ão
</line>
<line>
const*tucional; e na Uni**, nos E***dos e no* Municípios, a **nt*ibuição dos *ervidores p*ra o
</line>
</par><par>
<line>
custeio do s*u sistema de pre*idência e
</line>
<line>
a*sist*ncia social e a* receitas
</line>
<line>
*rov*nientes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*mpensação *inanceira, cons*deradas
</line>
<line>
*ind* as demais deduções
</line>
<line>
p*evista*
</line>
<line>
na **i, s*ndo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. 16, *. 4, ar*. 7, p. 138-150, jul./ago. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relação Entre Dívida e *eceit* Corrent* Lí*uida na Região *en*ro-Oeste do Brasil
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
apurada so*ando-s* as r*c*itas **recad*d*s n* mês em refer**cia e nos onze anterio*es (*RF,
</line>
<line>
2005), e é a partir des*a *ue são impostos os lim**e* d*s contas p**licas.
</line>
<line>
* administraçã* pú*lica é re*ponsável p*la re*artição dos recursos necessários e
</line>
<line>
pretensamente suf*ci*ntes *ara qu* o* entes po*ít*cos custeiem suas *espesa*, *ecursos esses
</line>
<line>
ad*i*dos da *xploração de *ens e servi*o e, pri*cipalme*te, da cobrança e pa*til*a *e t*ibutos,
</line>
<line>
seja *a *orma de i*postos, taxas, seja com* contribuições (ROCHA, 20*7).
</line>
<line>
E*ist* gr*nde dificu*dade em se *erif*car se as despesas púb*ica* se encontram de
</line>
<line>
aco*do *om os limi*es *ispostos em lei e também as *estin*ções destes gastos (SILVA, 2015).
</line>
<line>
A des*esa pública no *r*si* é determinada de *co*do com vár*as *egislações e r*gula**n**s
</line>
<line>
(SILVA, 2015).
</line>
<line>
Em situações na* quais a receita *rrecadada pelo Estado não cons*gu* arcar co* todas
</line>
</par><par>
<line>
as despesas da administra*ão, são c*ntr*ídas di**das *úblicas,
</line>
<line>
*u* de acor*o c*m Br*sil o
</line>
</par><par>
<line>
(2016), é * dívida *o*tr*ída *elo governo com e*tidades financ*iras ou pessoas da socieda*e
</line>
</par><par>
<line>
*ara *inanci*r pa*te de *eus gast*s que não
</line>
<line>
*ã*
</line>
<line>
cobertos com a arrecadação de im*os*o* ou
</line>
</par><par>
<line>
a*cançar
</line>
<line>
alguns o*jetivos de ge*tã* e*on*mic*, tai*
</line>
<line>
*om* controla* o ní*el de atividade,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cr*dito e o consumo ou, ainda, **ptar dóla*es no exterior, *ubd***dindo-se *m d*vida interna e
</line>
<line>
dívi*a exter*a, e seus pri*cip*is c*ed*res são, *orma*mente, bancos públ*cos e privados que
</line>
</par><par>
<line>
op*ram no P*ís, inv*stidores privados, in*tituições financeiras inte*nacionai* e governos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
outr*s países.
</line>
</par><par>
<line>
Com b*se n*ssa* inf*rmações, ex**te uma clara ne*essidade de um aprofund*mento na
</line>
<line>
te**tic* escolhi*a, então é ap*es*ntado o *eguint* questionamento: Qua* o comportament* da
</line>
</par><par>
<line>
dív*d* *úb*ica *os mu**cípios pesquisa*os d* *egião centro-oeste em
</line>
<line>
relação a recei*a
</line>
</par><par>
<line>
corrente líquida, *o período de *011 a 2017?
</line>
</par><par>
<line>
O *bjetivo do ar*i*o em quest*o é o d* *stabe*e*er uma *elação entre a dívida pú*l*c*
</line>
<line>
*** muni*ípios da região cen*ro-oest* em *elação à receita co*rent* l*quida dessa região. No
</line>
<line>
Bra*il *ualquer *es**sa q*e a administração venha * ter, t*m *ue estar totalmente p*aneja*a e
</line>
</par><par>
<line>
in*luída nos or*a*en**s par* que *ossa ser
</line>
<line>
realizada e paga, assim existe*
</line>
<line>
dive*sas
</line>
</par><par>
</page><line>
legislaç*es que *em o complexo p**el *e regular os ga*tos governamen*ais, para que todo o
</line>
<line>
processo *e ges**o pública seja melhor admini*t*ado * fisca*izado, sendo assim mais
</line>
<line>
t*ansparen*e para a sociedade e* *eral.
</line>
<line>
Contu*o, o excesso de normas acaba por fazer c*m que a sociedade que seria * maior
</line>
<line>
interessada em ve*ificar tais gastos nas *emons*rações contá*e*s, *** con*iga *ompreen*er
</line>
<line>
tais relatórios para um controle de entes da ad*in*stração pública (SILVA, *01*).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. *, *. 138-150, ***./*g*. 2019 w*w*.fsa*et.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. M. Souza, *. M. Alves, *. A. F. S. Nog*ei*a, R. M. Noriller, R. *. Maurerr
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, * princ*pa* motivação desse *rabalho * a *e pode* melhor informa* à
</line>
</par><par>
<line>
sociedade sobre a dívida pública do* muni*ípio* pesqu*sad*s, localizad*s
</line>
<line>
na regi*o C*ntro-
</line>
</par><par>
<line>
Oeste e poder da* uma ideia geral do cenári* atu** da região no *ue t*nge a *ív*d* e *ece*t*
</line>
<line>
corrente líq*ida, consegui**o, assi*, tam**m informar s* estão de a*ordo com legisl*ções
</line>
<line>
pr*vista* e informando a ligação dire*a **e existe e*tre el*s.
</line>
<line>
2 REFER*NCIA* T*ÓRICO
</line>
<line>
2.1 Administração Públ*ca
</line>
<line>
***lico é tudo o que pert*nce de forma condomi*i*l à socie*ade, e é d*recio*a** ao
</line>
</par><par>
<line>
*enefíci* dela, se* fins lucrati*os, e e***oba o pa*rimônio do Estado e *s ações
</line>
<line>
d* seu
</line>
</par><par>
<line>
governo (CAR*ALHO F*L**, 2015). O Estado não *ive pa*a *i, ele cuida de ad*inistr*r o
</line>
</par><par>
<line>
que não * de sua propriedad*, mas o que é coisa do
</line>
<line>
homem que * compõe, logo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
administraçã* pública terá de *erir os *ecurso* de m*neira coerent* com o *u* é deseja*o pela
</line>
<line>
sociedade de qu* s* faz ins*rume*to *ara tornar possí*eis os objetivos fi*ados c*mo própr*os
</line>
<line>
*o sistema jurídico (ROC*A, 2007).
</line>
<line>
Se*undo *a*valho Fi*ho (201*), a Ad*inistração Pública de*i*na * natureza *a
</line>
<line>
ati*idade *xercida pelas pessoas ju*íd*cas, órgãos e *g*ntes *úblico* in*umb*dos de exercer a
</line>
<line>
ati*idade estatal, em s*us três Podere*, embora predomin* o Executivo.
</line>
</par><par>
<line>
A A*m*nistração Públ*ca é respons*vel *ela repart*ção d* *iquezas, sendo
</line>
<line>
efetuada
</line>
</par><par>
<line>
c*m a indicaç*o,
</line>
<line>
pela **nsti*uição e pelas l*is, de recursos *ecessários e pretensamente
</line>
</par><par>
<line>
sufi*ientes para
</line>
<line>
que *s entes políticos custeiem suas despesas, rec**sos **ses advindos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
explor*çã*
</line>
<line>
*e ben* e
</line>
<line>
serviço principalmente, da cobrança e partilha de tributos, seja e,
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
fo*m* de i*postos, taxas o* c*ntribuiç*es (R*CHA, 2007).
</line>
<line>
Cunha (2012) menciona que c*da ente da federação tem recur*os pró*r*o* para que
</line>
</par><par>
<line>
po*sa* suprir as necessid*des
</line>
<line>
da popul**ão de sua *e*ião, o ingre*so de**es recursos nos
</line>
</par><par>
<line>
cofr*s
</line>
<line>
*úblicos bem como sua apli*açã* na aquisição de bens e paga*ento *e servi*os e de
</line>
</par><par>
<line>
p*ssoal devem ser feitos por critérios técnicos, que objetivam
</line>
<line>
dar máxi*a eficiência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tran*parênc*a à *dmini*t**çã*,
</line>
<line>
cri*érios
</line>
<line>
esses que integram as chama*as le*s orçament*ria*,
</line>
</par><par>
<line>
qu* s*o de três ordens: O plano pluri*nua* (P*A); A* dire**iz*s orçamentár*as (LD*); *s
</line>
<line>
orçam*ntos anu*is (*OA).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 7, *. 1**-150, jul./ago. 2019
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relação Entre Dív*da * Re*eita Corrente Líquida *a Região C*ntro-Oeste *o Brasil
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Orçamento Públi*o Bra*ileir*
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Giacomon* (*010, p. 55), o *rça*ento é uma fórm*la segura de con*role,
</line>
</par><par>
<line>
pois col*ca face * face as d**pesas e as *eceitas, os impostos *ão au*or*z*dos a*ua*mente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que permit* uma ver**icaç*o críti** mais rigorosa d*s d*spe*as * sere* cus*ead*s com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rec*ita *roveniente de*ses *mpostos.
</line>
</par><par>
<line>
Feito*a e *liveira (2016) me*cionam qu* a Constituiç*o *ederal (CF) de 19*8 se
</line>
</par><par>
<line>
adaptou ao cres*iment* e às
</line>
<line>
necessidad*s da sociedade e, cons**uentem*nte, d* *stado,
</line>
</par><par>
<line>
ocas*onan*o um* nova v*são de orça*ent*, ten*o em vista que anteri*r*ent* o or**ment* er*
</line>
</par><par>
<line>
uti*izado
</line>
<line>
apen*s co*o uma p**a
</line>
<line>
cont*bil para o co*trole
</line>
<line>
*ntre *s **ceitas e as despe***
</line>
</par><par>
<line>
públ*cas, mas at**lmente tra* o entendimento de q*e nele *st*o *nserid*s **dos os pro*etos e
</line>
</par><par>
<line>
pro*ramas
</line>
<line>
do go*erno federal,
</line>
<line>
contendo,
</line>
<line>
assim, *odos o* projetos ** polít*ca* públicas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
serem de*envo*vido*, através do qu*l s* busca nortear tod* programação polí**ca, financeira e
</line>
<line>
soc*al, passa*do a se* também um *nstrumento de p*anejamento.
</line>
<line>
O Or**mento Público *rasi*e**o é i*s*i**ído *or m*** das chamadas Lei*
</line>
<line>
Orçamentárias de inici**iva do Poder Exe*utivo que est*belecerã* (LRF, 200*):
</line>
<line>
O plano plur*anual: institui de forma r*gionalizada ** diretrizes, objetivos * metas da
</line>
<line>
administração p*bli** federa* para as despesas de c*pital e outras delas dec*rrentes e para a*
</line>
<line>
rel*tivas a*s programas de d*r**ão continua*a (LRF, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
As diretriz*s orçamentárias:
</line>
<line>
compreenderão
</line>
<line>
as metas e priori*a*es da
</line>
<line>
administr*ção
</line>
</par><par>
<line>
pública f**e*al, *nclu**do
</line>
<line>
as
</line>
<line>
despesas de
</line>
<line>
capi*al *ara o exercício financeir* subs*quente,
</line>
</par><par>
<line>
orie*tarão a *l*boração da lei orçamentária a*ua*, disporão sob*e a* a*terações *a legislação
</line>
<line>
**ibutá**a * estabelecer*o a política de aplicação *a* agê*cias f**anceiras oficiais de fomento
</line>
<line>
(L*F, 20*5).
</line>
<line>
Os or*amen*os anu**s: *s planos e programas nacionais, region*i* e setoria*s prev*s*os
</line>
<line>
nesta *o*stituiçã* serão elabo*ados em co*sonância *om o plano plurianual * apr****dos pelo
</line>
</par><par>
<line>
*ongresso Nac*ona*, co*preenderão também o o*çamen** fiscal referente aos Podere*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
União, seus fundos, órgã** e entid*des da a**i*i*tração diret* e indire*a, incl*s*ve *u*dações
</line>
<line>
i**tituídas e mant*da* pelo pod*r público (LRF, 2005).
</line>
<line>
No Brasil, a* rec*itas e *e*pe*as são fundament*d*s de acordo *om várias leg**lações
</line>
</par><par>
<line>
*specífi***, dispostas ac*m*, *oré* *eus *imites são impos*os *xclusivame*te pela Lei
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
R*sponsabilidade Fiscal (LR*, *005).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Ter*si*a PI, v. 16, n. 4, art. 7, p. 138-150, jul./ag*. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. S*uza, J. M. Alv*s, M. A. F. S. Nogu*ira, R. M. Norille*, R. M. Maurerr
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Lei de Respon*abilidade Fisca*
</line>
</par><par>
<line>
A L*i de R*sponsabilidade Fiscal repre*e*ta um marco no aperfeiçoamento das
</line>
<line>
fin*nças p*bicas, objetiv*n** o equilíbrio e*tr* recei**s * despesas *úblicas, *rata-se tam*ém
</line>
<line>
da co**oli*a*ão de várias l*is e *rá*icas que, embora já e**stentes, não eram e*etivadas pelos
</line>
<line>
a*entes públic*s (ARAÚJ*; MO*AES, 2003).
</line>
<line>
Seg*ndo A*aújo e Moraes (200*), os *rincipais aspectos da LRF sã*:
</line>
<line>
" a) Defin*ção de limites com despesa de pessoal em compa*aç*o
</line>
</par><par>
<line>
c*m a receita líquida, em cada nível de governo, *etalhando
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
partic**ação de cada Poder.
</line>
</par><par>
<line>
b) Adoção *e l*mites não male*v*is pa*a o* níveis de
</line>
</par><par>
<line>
*omprom*timento
</line>
<line>
públ*c* com dívid**, esta*elecidos p*lo Senado
</line>
</par><par>
<line>
F*d*ral, in*ica*do que não cumpri*ento será p*nido com rig*r, o
</line>
<line>
t*ndo como principal instrumento garanti*or d* respeito a esses
</line>
<line>
limites, a suspensão de tran*ferência* c*nstituc*o*ais, assi* como a
</line>
<line>
vedaçã* a emprésti**s e a cele*r*ção d* convênios co*o Governo
</line>
<line>
Fed*ral.
</line>
<line>
c) O es*abelecimento de metas fisc*is anuais e a obrig*ção *e
</line>
</par><par>
<line>
e*aboração de relatór*os trim*st*ai* de *companhamento, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necessi*a*e d* criação *e Conselhos de Gestão F*sca*.
</line>
</par><par>
<line>
d) A l*m*tação para ga*to* e os cham*dos "res**s a pagar",
</line>
<line>
*r*ncipalment* em anos eleitorais.
</line>
</par><par>
<line>
e) A **rigatoried*de
</line>
<line>
de que os ent*s fede*ado* adotem suas
</line>
</par><par>
<line>
competências *r*butár*as p*enas, isto é, Uni*o, Es*ados e Municí*ios
</line>
<line>
de**m es*a***ecer, *or l*g*slaç*o própria, os impos*os e ta*as que
</line>
</par><par>
<line>
lhes são
</line>
<line>
determinadas constituciona*ment*,
</line>
<line>
de *odo a reduzir su*
</line>
</par><par>
<line>
depend*ncia de *ecu*so* oriundos de operaçõ*s de cr*dito, em
</line>
<line>
relação à União, no caso de Estado* e Municípios, e também de
</line>
<line>
socorr* dos E**ados, em se tratando dos Municíp*os.
</line>
<line>
f) Vedação à prestação de assistências financeir* de um nível de
</line>
<line>
g*verno *ara *utro, **pr*sen**ndo um li*ite aos re*inanciamentos
</line>
<line>
de dívida, principalmente dos governos es*aduais e muni**pais *unto
</line>
<line>
ao federa*". (ARAÚJO E MORAES, 2003).
</line>
<line>
Em sua pesqui*a, Linh**es et al. (201*) come*ta que * *romu*gação da LRF teve
</line>
<line>
co*o uma de suas p*incipais causas promover o co***ole da dívid* *ública brasileira. A LRF
</line>
<line>
é, p*r*anto, u*a das res*os*as aos problemas de disc*plina fiscal e às contingências d* déficit
</line>
</par><par>
<line>
e *o
</line>
<line>
end**idamento, enfre*tadas pelos entes públicos. Devi*o a
</line>
<line>
isso, o pl*nejamento
</line>
</par><par>
<line>
governa*ental, com bases *o P**no Plurianual *e Investimentos (PPA), n* Lei de *iret*izes
</line>
<line>
O*çamentárias (LDO) e na Lei *r*amentária Anual (LOA), p*ssa a ser de extrema relevânci*
</line>
<line>
pa*a a efetivid*de das p*líticas fiscais (LIN*AR** at al, 2013).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresin*, v. 16, n. 4, *rt. 7, p. 138-150, jul./ago. 2019
</line>
<line>
ww*4.*sa*et.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relaç*o Entre Dívida e Re**ita *o*rente Líqu*da n* Região Cent*o-Oeste do Brasil
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
2.* End*vidamento Pú*lico
</line>
</par><par>
<line>
D*v*rsos autores vêm busc*ndo *m aprofundamento no estudo so*re o e*di*idament*
</line>
<line>
público, dev*do à grande imp*rt*nci* que esse te*a t*m *omad* no cenário atual brasileiro. *
</line>
<line>
pe*o do *ndiv*d*mento p*blico no orç*mento dos *overnos *e* sendo um pr**lema
</line>
</par><par>
<line>
frequent* que vem
</line>
<line>
afligindo a *ociedade b*asi**ira,
</line>
<line>
é sabido que parte imp*rtante d*
</line>
</par><par>
<line>
*rrecadaç*o *as *eceita* e*tá s*ndo destinada a* pagamento do valor principal e seus en*arg*s
</line>
<line>
(ANDRADE; OLIVEIRA, 201*).
</line>
<line>
**sci*ento (*017) estudou a tr*j*tó*ia da dívida pública brasileira, mais precisa*e*te
</line>
<line>
os fatores que se devem ao *umento em ní*eis t*o al*os e como conclusão obtev* o resu*tado
</line>
</par><par>
<line>
*ue, prime*ramen*e, o aumento *xpl**ivo d* dívida *o *er*o*o
</line>
<line>
2014-*016 s* deu
</line>
<line>
p*r um a
</line>
</par><par>
<line>
combinação da obt**ção de *é*icits primár*os, juros *eais altos e *ecessão ec*nômica; em
</line>
<line>
segundo lugar, po*ém, foi v*sto *ue o cená*io atu*l s* deu devid* a políticas tom*das antes e
</line>
<line>
após a cris* econ*mica mu*dial de 2008, com *oco no acúmulo de reserva* intern**iona*s qu*
</line>
<line>
levaram a um uso e**vado de operações compromissa*as par* o *eu enxugamento de liqui**z.
</line>
<line>
(LAZARIN; MEL*O; BEZERRA, 2014, p. 730), utilizando-se do indica*or
</line>
</par><par>
<line>
DCL/RCL q** é a relação ent*e D**ida Consolidada *íquida (DCL) Rec*i*a C*rr**te *
</line>
</par><par>
<line>
Líqu*da (R*L),
</line>
<line>
bu*caram a*alis** a relação *n*re * dívida
</line>
<line>
públic*
</line>
<line>
e o* inv*stimentos
</line>
</par><par>
<line>
mu*icipais, eles afirmam em s*us resultad*s que o* investimen*o* nas
</line>
<line>
áre*s de gestão
</line>
</par><par>
<line>
ambien*a* e urbanismo contrib*e* para o e*dividame*to públic* muni**pal *o
</line>
<line>
e*tad* d*
</line>
</par><par>
<line>
*araná.
</line>
</par><par>
<line>
Já Caldeira *t al. (2016) buscaram *stabelecer u*a relaç*o entre dív**a e resultado
</line>
</par><par>
<line>
primário, e co*segu*ram o*serva* que o *esultado primário * a *ívida possue*
</line>
<line>
*ma relação
</line>
</par><par>
<line>
*ir*ta, de modo que, *uan*o * dív**a se el*va, o resultado primário do perío*o posterior
</line>
<line>
t*mbém a*m*n*a.
</line>
<line>
3 PROCEDIMENT*S ME**DO*ÓGICOS
</line>
<line>
3.1 Delineamento da Pesqu*sa
</line>
<line>
A pesquisa é de*critiva com abo**agem q*antitativa, *a q*al as variávei* pass*m por
</line>
<line>
te*tes estatístico*, ut*lizando-se dad*s de 6* *uni*ípios da *egião Cen*ro-Oe**e br*sileira,
</line>
</par><par>
<line>
buscan*o as possíveis **lações ent*e a evolução da receita corren*e líqu*da * da
</line>
<line>
dí *i da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 16, n. 4, *rt. 7, p. 138-150, *ul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fs*net.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. *ouza, J. M. Alves, M. A. F. *. No**eira, *. M. Noriller, R. M. M**rerr
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
públ*ca. A pesquisa quantit*tiva u*iliza fe*ramentas es*atística*, e.g., o pesqu*sador formu*a
</line>
<line>
hip*te*es pa*a confi*maç** (CRE*W*LL, *014).
</line>
<line>
Inici*lme*te, a área de de*imitação da pesquisa serão os quinze mun*cípi*s com
</line>
<line>
maior índice de endivida*ent* ** cada estado d* região Centro-Oeste, fazem partes desta os
</line>
<line>
estados MS, DF, GO, MT.
</line>
<line>
*or sua vez, os *ados *oram *x*ra*dos de artigos *elacionad*s, legi**ações *igent*s
</line>
<line>
com* também do relatório de ges*ão fi*cal, que c**tém dados sobre a Rece*ta Co*rente
</line>
</par><par>
<line>
Líqu*da * Dívida Pública, o mesm* foi selecion*do p*is al*m
</line>
<line>
de ter grande ace*s*bilidade é
</line>
</par><par>
<line>
um instrum*nto d* transparên*ia criado pel* *RF,
</line>
<line>
que objetiva observânc** sob*e as contas
</line>
</par><par>
<line>
*m qu* a LRF imp*s seus limi*es, sendo
</line>
<line>
també* u* relató*io *e grande confi*bil*da*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
co*pleto em su*s informa*õe*, dis*onibi*iz*d*s no SICONFI (Sistema de Informações
</line>
</par><par>
<line>
C*nt**eis * F*scais do Setor Pú*lico Bras*leiro), i*trínsecos aos ano-calendários de
</line>
<line>
2011
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
2017.
</line>
</par><par>
<line>
* variável explicat*va da pesquisa ser* a evolução *a *ece*t* corrente líqui** de c*da
</line>
</par><par>
<line>
*uni*ípio pesquis*do d* Centro-**ste (RCL) * * v*riável explicada
</line>
<line>
adotada dívida pública
</line>
</par><par>
<line>
municipal (**).
</line>
</par><par>
<line>
Realizar-s*-á a an*lise de*critiva dos da*os,
</line>
<line>
i.e., médi*, má*ima, **nima
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de*vio
</line>
</par><par>
<line>
padr** para descrição e generaliza*ão dos dados da pes*uisa (e.g. SWEENEY; WILL*AMS;
</line>
<line>
*N*ERSON, 20*3). Em tempo, será realizada regr**s*o simp*es e a**ndimento *os se*s
</line>
<line>
pressupostos: (*) **rm*lidade, (*) he*erosc*dasticidade, (3) *utoc**relação * (4)
</line>
<line>
estacionari*dad*.
</line>
<line>
*ara *o*mal*dade realizar-se-á o teste Jarque-B*ra (W*OL*RI*GE, 2013). **r*
</line>
</par><par>
<line>
*o*ocedasticidade *erá
</line>
<line>
adotado o
</line>
<line>
tes*e ***b*n-*atson (G*JARATI; *ORTER, 2011). Por
</line>
</par><par>
<line>
fim, a *egressão est*ma*-se-á com matriz de covariância de *hite para heterosce*asticidade e
</line>
<line>
o t*s*e A*F-Fisher para *stacionariedade (*UJARATI; POR*ER, 201*).
</line>
<line>
4 RESULTA**S E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
A *s*atís*ica *escritiva, **n*orme Tabela
</line>
<line>
*, reporta qu* a RC* a*re*entou méd**
</line>
</par><par>
<line>
maior q*e 645 mil*õe* de reais e a DP *present*u mé*ia d* aproxim*damente 177 milhões de
</line>
<line>
re*is, destaca*do que a dívid* br*ta repr*senta aproxim*damen*e 27,44%. *al* de*tacar *ue
</line>
<line>
todas ** variáve*s apresenta*am alto coeficiente de v*ri*ção, just*ficad* pela a*ost*a contend*
</line>
<line>
peq*enos e gran*es m*nicí*i*s, e.g., *v**he*a/MS e *o**nia/*O.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**es*na, v. 16, n. 4, art. 7, p. 138-15*, j*l./ago. 201*
</line>
<line>
*ww4.fs*net.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relação En*re Dívida e *eceita Cor*ente Líquida na *egi** Centro-Oeste do Brasil
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 1 - E*ta**stica descriti*a (em re*is)
</line>
</par><par>
<line>
VARIÁ*EIS
</line>
<line>
Média
</line>
<line>
Me*iana
</line>
<line>
Máximo Mínimo
</line>
<line>
Desvi* *a*rão
</line>
</par><par>
<line>
RCL
</line>
<line>
6,4*e+8 1,31e+8
</line>
<line>
2,07e+*0 16.707.456 2,40*+9
</line>
</par><par>
<line>
DP
</line>
<line>
1,7*e+8 190.746,95 7,84e+8 1.2*5,91
</line>
<line>
8,01*+9
</line>
</par><par>
<line>
*ont*: Elaborada pelos autore*.
</line>
</par><par>
<line>
Ain*a, for*m realiz*dos o* tes*es pa*a estimação do mo*elo da pesquis*. Test*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
normalid*d* dos
</line>
<line>
*esíduos, homo*ed*sticidade, auto*orrel**ã* * heteroscedastici*ade. Para
</line>
</par><par>
<line>
normalid*de, ut*lizo*-se o Teorema do Limite C*ntra* (e.g. GUJARATI & PORTER, 201*),
</line>
<line>
em que amostras m*i*res que 100 *bse*vaçõe* pre*ume-se um* distribu*ção normal.
</line>
<line>
Ficou c*nstatada a ausência de a*toco*relação por meio *o teste de Durbin-Wat*on.
</line>
</par><par>
<line>
Para hete*o*edasti*idad*,
</line>
<line>
a estima*ão ado*ou com correç*o de Whi*e. Já os te*tes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estacionar*edad*, ADFFi*her e PPFisher, in*icando estaci**ariedade em prime*ra diferença
</line>
<line>
das variá*eis d* pes*uisa, I (1). Por fim, foram realizados os testes Breusch-Pagan e o teste F
</line>
</par><par>
<line>
(*how) par* detecta* o *elhor
</line>
<line>
modelo e os result*do* eviden*iaram o *ooled, *o*forme
</line>
</par><par>
<line>
d**tacado na Tab*la 2.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Font*: *la*orada pel*s auto*es.
</line>
</par><par>
<line>
P*r meio da Tabel* 2, fico* eviden*e um* rela*ão positiva * si*nificati*a a *%
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
RCL co* DP, corro*orand* com *esquisas an*eri*res. C*b* ressaltar que a relação foi obt*da
</line>
<line>
em primeira difere*ça (i.*., t - t-1), refletind* que a variação da RCL impac*a d* forma
</line>
<line>
positiva a DB.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 16, *. 4, art. 7, p. 138-150, jul./*g*. 2019 www4.fsa*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. S*uza, J. M. Alves, M. *. F. *. No*uei*a, *. *. No*iller, R. *. Maur*rr
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
Por sua vez, a constante n*o a*resentou *el*ção positiva e sign***c**iva a *0%,
</line>
<line>
*eporta*do * ausên*ia de *elevância pa** o m*de** da *esquisa. Por f*m, cab* re*salta* que a
</line>
<line>
pesquisa apres*ntou um al*o poder explic*tivo, aproximadam*nte 45%, o q*e re*let* o bom
</line>
<line>
ajustamento da relação das variá*eis da pesquisa RCL e DP.
</line>
<line>
5 CONSIDE*AÇÕE* F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
Consid*rando o *bjeti*o ger*l do trabal**, estabelecer
</line>
<line>
uma rela*ão entre a
</line>
<line>
dí vi *a
</line>
</par><par>
<line>
públic* dos municípios da r*gião Centro-Oeste em relação * receita *o*r*nte líquid*,
</line>
</par><par>
<line>
ext*aind* dados de 60 m*nicípios *o *entro Oeste, ficou *vidente a rel*ção po*itiva
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
signifi*ativa
</line>
<line>
* 1% d* R*L c*m a D*. *e**o assim, um aumen*o na RCL impacta *e forma
</line>
</par><par>
<line>
*ositiva * D*.
</line>
<line>
*ica claro, então, que é nece*sário à administração p*blica, *us*ar alternativas, e.g.,
</line>
<line>
projetos, que por sua vez possam oferec*r *esultado* rob*sto*, que pr*d*za* menos i*pactos
</line>
<line>
em relações aos s*us g*tos.
</line>
<line>
D**ta forma, de*ido a*tig* se d*staca não só pe*os resultados alca*ç*dos de alta
</line>
</par><par>
<line>
relevância, mas t*mbém pela su* contrib*i**o com o*
</line>
<line>
estu*os citados no refer*ncia*.
</line>
</par><par>
<line>
*ermitin**, *ntão, discus*ões *e maneira ma*s intensa a respeit* do objeto da pesquisa, sob*e
</line>
<line>
dívida pública, na *o*unidade acadêmica, como t*mbém nas melhor*s dec*sõe* tomada* pela
</line>
<line>
administr*ção pública. Um fator limit**t* d* e*tudo é a falt* aind* ** pesq*isas rel*cionad*s
</line>
<line>
ao te*a, que *udes*e* ofe*ece* diferentes resultados e contribu**ões acerca dos achados.
</line>
<line>
A p**tir dos resultados alcançados, espera-se contribuir para a *i*era*ura,
</line>
</par><par>
<line>
recomendando-se
</line>
<line>
para as pr*ximas pesqu*sas, r*lacio*ar **vida pú*lica com *ato*es
</line>
</par><par>
<line>
m*croeconôm*co*, verificando o
</line>
<line>
**vido impacto de *aneira externa. Com o vasto campo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ser explo*ado, também pode fazer o *so de *u***s regiões, e até mesm* a relaçã* da dívid*
</line>
<line>
pública, c*m o* determi*ante* da estrutura de *apital.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
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dí vi da
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</line>
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Contrib*ição d*s Autores
</line>
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G. M. Souza
</line>
<line>
J. M . Al**s
</line>
<line>
M. A. F. *. Nogueira
</line>
<line>
R. M. Nor*ller
</line>
<line>
R. M. Maurer*
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepç*o e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e interpr*tação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascu*ho ou na revis** *rítica do *ont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rticipação na aprov*ç** da vers*o fina* *o manusc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, *ere*ina, v. 16, n. 4, *rt. *, *. 138-150, jul./ago. 2019
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ww*4.fsa*et.com.br/revista
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