<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 7, p. 138-150, j*l./*go. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.4.* </line>
</par>
<par>
<line> Relação Entre Dívida e Receita C*r*ente Líqu*da *a Regi** Centro-Oeste d* *rasil </line>
<line> Relat*onship Betw*en De*t *nd Net Cur*ent Revenue i* *he Ce*tral-West *egi*n of Br*z*l </line>
<line> Gabri*la Moreira de Souza </line>
<line> G*ad*ação em Ciência* **ntábeis p*la Universidad* Federal d* Grande Dour*dos </line>
<line> E-mail: moreir*_ga*riela@outlook.c*m </line>
<line> Juarez M*rq*es Alves </line>
<line> **stre em *gr*negócios pe*a **iversid*de Federal de Mat* G*osso do Su* </line>
<line> E-mail: juare*alves@ufgd.edu.br </line>
<line> M*ria *parecida Far*as d* So*za No*ueira </line>
<line> Dou*or* e* Ciências *mbi*ntais e Susten*abilidade Agropecuária pela U*iversidade Cat*l*c* D*m B*sco </line>
<line> E-*ail: **rianogueira@ufg*.e*u.br </line>
<line> R*fael Marti*s Norill** </line>
<line> D*utor em Ciências Contáb*is pel* U*iversida** d* Bra*ília </line>
<line> E-ma*l: rafael.mn**iller@gm*il.com </line>
<line> R*drigo Mal*a Meu*er </line>
<line> Mestra*o em Ciên*ias Co*tábeis pe** Universi*ade Federal de *ato *r*sso do Sul </line>
<line> Graduação *m *iência* Contáb**s pela *niversidade Federal *a Gran** Dourados </line>
<line> E-mail: rodrigom*urer10@g*ail.com </line>
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<column>
<row> Endereço: Gabriel* Morei*a *e Souza </row>
<row> Un*versidad* Fed*r*l da *rande Dourad*s, Rua João </row>
<row> Rosa Góes - de *983/984 ao *im V*l* Progr*sso. </row>
<row> 79825070 - Dourad*s, MS - Brasil </row>
<row> *nd**eço: Jua*ez Mar*ues Al*e* </row>
<row> Univ*rsidade Federal d* Gra*de Dourados, Rua *oão </row>
<row> Rosa Góes - de 0*8*/*84 *o fim Vila *rogresso. </row>
<row> 79*250*0 - Dourados, M* - Brasil. </row>
<row> End*reço: Maria Aparecida Farias *e S*uz* </row>
<row> Nogueira </row>
<row> Universidade Fede*al da G*and* Dourados, Rod. </row>
<row> Dourados - Ita*um, Km 12- Cx. P*sta* 322, Cidad* </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. Tonny Kerley d* Alencar </row>
<row> R**rigues </row>
<row> Artigo recebido em 15/0*/2**9. Ú*tima ver**o </row>
<row> re*eb*d* *m 29/04/201*. Aprov*do em 30/0*/2019. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Univer*i*ária,79*25070 - Dourados, MS - Brasil. </line>
<line> *v*l*ado pelo sis*ema Triple Revi*w: **s* R**iew a) </line>
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<par>
<line> Endereç*: Rafael Martins No*il*er </line>
<line> pe*o Editor-*hefe; e b) Do*ble Bli*d Review </line>
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<line> Universidade Federal da Gran** Dourados, Rua Jo*o </line>
<line> (avaliação cega por dois *v*liadore* da área). </line>
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<line> Ro*a *ó*s - de 0983/984 ao fim Vila Progre*so. </line>
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<line> 79825*7* - Dourados, MS - Brasil </line>
<line> R*visão: G*a*atical, </line>
<line> Normativa e de </line>
<line> For*ata*ão </line>
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<line> Endereç*: Ro*rigo Malta *eurerr </line>
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<line> Uni*ersida*e *ed**al d* G*a**e Doura*os, R*a **ão </line>
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<line> R*sa G*e* - de 09*3/984 *o fim Vila P*o**esso. </line>
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<line> 79*25070 - *ourado*, *S - *rasil </line>
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<line> Rela*ão Entre Dívida e Receita *orrente Líquida na Região Centro-O*ste do Brasil </line>
<line> 139 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O pr*sente artigo tem por objetivo est*belec*r uma relação entre a d*vida públ*ca d*s </line>
<line> muni*í*ios d* região centro-oeste em **laç*o à receita *orrente líqu*da da referida região. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, a pes**isa se caracteriz*u </line>
<line> como quantitativa, *a qual </line>
<line> *ossui amostra de </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> municípios, em que apresentar*m melho* </line>
<line> evo*ução do Índice de Endiv*dament*, localizad*s </line>
</par>
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<line> na região *entr*-Oest* brasi*eira. A variável explic*tiva será a evoluçã* da *eceita líqui*a de </line>
</par>
<par>
<line> cada município d* Centro-Oest* (RLC) e a variáve* explicativa </line>
<line> a*otada Dívida Públi** </line>
</par>
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<line> municipal (DP). *ara tratamen*o dos referidos </line>
<line> dados * v*riáve*s, *oi utilizada estatís*ica </line>
</par>
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<line> descr*tiva e regressão s*mpl*s. **s resultados al*ançad*s, verific*u-se que *or meio dos </line>
<line> testes Breu*h-P*g*n e o *este F (Cho*) que o melhor mode*o q*e evi*enciou os re*ul*ados *oi </line>
<line> o Pool*d. C*m isso, conclui-s*, *or meio d** testes, relaçã* p*sitiva e si*nif*ca**va a 1% da </line>
<line> RCL com DP, *o*roborando então com estu*os anterior*s. </line>
<line> Palavras-ch*ve: Dívid* Pública. Re*ei*a Co*rente *íquida. Centr*-Oeste. *dministração </line>
<line> Públ*ca. </line>
<line> AB*TR*CT </line>
</par>
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<line> T*e objective *f this </line>
<line> a*ticl* i* to establis* a *el*t*on </line>
<line> be*ween the p*blic </line>
<line> debt *f the </line>
</par>
<par>
<line> mu*icipalit*es </line>
<line> of the central-west r*gion in rel*tion to t*e net current revenue o* *he same. </line>
</par>
<par>
<line> Thus, *he resea*ch was characterized as quantitati*e, of which i* has a s**pl* of </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> municipa*ities, i* **ich th*y presen*ed a better evolut*on of *h* Indebt*d*es* Ind*x, loc*t*d </line>
<line> in the Central West region of Br*zil. The explan**ory variable wil* be the evolu*ion *f the n** </line>
<line> r*venue of ea*h municip*lity of the Cent*r-W*st (RLC) and the explanatory *ari*ble ado*ted </line>
<line> Municip*l Public De** (DP). For t*e treatm*nt of t*ese data and variables, descrip*ive </line>
<line> st**istics and s*mple r*g***s*o* were *s*d. The r*sults obtai*ed, i* wa* *erified th*t by means </line>
<line> of the Breush-Pagan te*ts *nd *he test F (Chow), that the best mo*el that evid*nced the results </line>
<line> was P*o*ed. *ith *his, we conc*ud* by m*a** of the tests, po*i*ive and significant *elation to </line>
<line> 1% of the CL* wi*h *D, corro*ora*ing with p**vi*u* studies. </line>
<line> Ke*w*rds: Public debt. Ne* Cur**** *evenue. *idwest. Public adminis*ration. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. 7, p. **8-150, jul./ag*. *0*9 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/r*vis*a </line>
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<line> *. *. Souza, *. M. *lves, M. A. *. *. Nogueira, R. *. Noriller, R. M. Maurerr </line>
<line> 1*0 </line>
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<line> 1 INTRODU**O </line>
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<line> A* d*spe*as governamentai* brasilei*as, co*o disposto e* *ei, são publi*adas no site </line>
<line> *o Tesouro N*cio*al *a*a e*clarecimento e **a*sparência, por*m **ande pa*te da *opu*ação </line>
<line> nã* cons**u* extrair in**rmaçõ** que esclareçam suas *úvidas *ob*e, por exem*lo, a situação </line>
<line> at*al do País e, *om base ness* s*tu*ção, *xiste gr*nde r*levância em s* *r**alhar e* temas </line>
<line> relacionad*s e dir*cio*ados à soci*dade, p*d*nd* *azer *iferença nesse senti*o. </line>
<line> As *tividades adm*n*str*tiva* *azem parte *e noss* *otin* *esde os p*i*ór*i*s da </line>
</par>
<par>
<line> Civilização, sen*o o chefe o respon**v*l por </line>
<line> *la*eja* as *ções para ga*an*ir * sobre*ivê***a </line>
</par>
<par>
<line> dos int*grantes da *rib*, ao </line>
<line> organizar as tarefas, executá-las e exercer o </line>
<line> *ontr*le de tudo, </line>
</par>
<par>
<line> referenciando-se a*ravés de objetivos a s*rem alcançados, estav* adminis*rando, no melhor e </line>
<line> m*is **ual sen*i*o do te*mo, apli*ável tan*o à* e*p*esas *rivadas *uan*o *s púb*icas, em todo </line>
<line> o mun*o (CARVALHO FIL*O, 201*). </line>
<line> *e aco**o *om C**valho F*l*o (2015), a *dministração Pú*li*a em *eu *enti*o m*is </line>
</par>
<par>
<line> amplo direciona-se ao benefíc*o da **c*edade, sem fins l*c*ativos, </line>
<line> en**obando o patrimô*io </line>
</par>
<par>
<line> do Estado * as ações de seu g**erno, e d*si*n* a nat*reza da *ti*i*ade exe*cida pelas pessoa* </line>
</par>
<par>
<line> jurídi**s, órgão* * agen*es público* i*cumbido* de </line>
<line> exercer * </line>
<line> atividad* es*atal, em se*s três </line>
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<line> po*eres, *e*d* predomi*antemente * Exec*tivo. </line>
</par>
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<line> Para que a administração *ública poss* ar*ar c*m to*as as desp*sas e p*ssa b*scar </line>
</par>
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<line> satisfazer os anseios </line>
<line> da soci*d*de, é necessár*o que haja recurs*s e ess** recu*sos são </line>
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<line> arrecad*dos *or tri**tos os quais integ*am p*rte das **ceitas públ*cas. </line>
</par>
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<line> Segund* Kohama (2003), re*e*ta pública é </line>
<line> * ing*e**o de </line>
<line> recu*sos ao </line>
<line> patrimônio </line>
</par>
<par>
<line> *úblico, mai* espe*if*cam*nte uma entra*a de **cur*os financeiros *ue se re*lete *o aume*t* </line>
<line> *as disponibilidades, quer seja efetivado a*ravés de n*merário *u out*os bens re*r*sen*ativos </line>
</par>
<par>
<line> de *alores, *ue* seja </line>
<line> **iun*o de alguma f*nali*ad* </line>
<line> *specí*i*a, </line>
<line> cuja arr*ca*ação lhe pertença </line>
</par>
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<line> ou caso figure como deposit**i* dos valor*s *ue nã* lhe pertencerem. </line>
</par>
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<line> De*tro do concei*o de r*c*ita **b*ica, </line>
<line> existe a rec**ta *orrente l**u*da, *u* se </line>
</par>
<par>
<line> conce*tua *e*o so*atór*o das </line>
<line> rec*itas t*ibutárias, de contrib*ições patrimo*iais, ind*striais, </line>
</par>
<par>
<line> agro*ecuárias, *e serviç*s, trans**rências corren*es e *utras rece*tas também corre*tes, </line>
</par>
<par>
<line> deduzid*s: os va**res transferidos aos Estados e Municípios pela União </line>
<line> p** dete*min*ção </line>
</par>
<par>
<line> *onstitucional ou legal; as pa*celas *ntregues aos Municípios pelos Esta*os p*r d*ter*ina*ão </line>
<line> const*tucional; e na Uni**, nos E***dos e no* Municípios, a **nt*ibuição dos *ervidores p*ra o </line>
</par>
<par>
<line> custeio do s*u sistema de pre*idência e </line>
<line> a*sist*ncia social e a* receitas </line>
<line> *rov*nientes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*mpensação *inanceira, cons*deradas </line>
<line> *ind* as demais deduções </line>
<line> p*evista* </line>
<line> na **i, s*ndo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 16, *. 4, ar*. 7, p. 138-150, jul./ago. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
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<line> Relação Entre Dívida e *eceit* Corrent* Lí*uida na Região *en*ro-Oeste do Brasil </line>
<line> 141 </line>
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<line> apurada so*ando-s* as r*c*itas **recad*d*s n* mês em refer**cia e nos onze anterio*es (*RF, </line>
<line> 2005), e é a partir des*a *ue são impostos os lim**e* d*s contas p**licas. </line>
<line> * administraçã* pú*lica é re*ponsável p*la re*artição dos recursos necessários e </line>
<line> pretensamente suf*ci*ntes *ara qu* o* entes po*ít*cos custeiem suas *espesa*, *ecursos esses </line>
<line> ad*i*dos da *xploração de *ens e servi*o e, pri*cipalme*te, da cobrança e pa*til*a *e t*ibutos, </line>
<line> seja *a *orma de i*postos, taxas, seja com* contribuições (ROCHA, 20*7). </line>
<line> E*ist* gr*nde dificu*dade em se *erif*car se as despesas púb*ica* se encontram de </line>
<line> aco*do *om os limi*es *ispostos em lei e também as *estin*ções destes gastos (SILVA, 2015). </line>
<line> A des*esa pública no *r*si* é determinada de *co*do com vár*as *egislações e r*gula**n**s </line>
<line> (SILVA, 2015). </line>
<line> Em situações na* quais a receita *rrecadada pelo Estado não cons*gu* arcar co* todas </line>
</par>
<par>
<line> as despesas da administra*ão, são c*ntr*ídas di**das *úblicas, </line>
<line> *u* de acor*o c*m Br*sil o </line>
</par>
<par>
<line> (2016), é * dívida *o*tr*ída *elo governo com e*tidades financ*iras ou pessoas da socieda*e </line>
</par>
<par>
<line> *ara *inanci*r pa*te de *eus gast*s que não </line>
<line> *ã* </line>
<line> cobertos com a arrecadação de im*os*o* ou </line>
</par>
<par>
<line> a*cançar </line>
<line> alguns o*jetivos de ge*tã* e*on*mic*, tai* </line>
<line> *om* controla* o ní*el de atividade, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cr*dito e o consumo ou, ainda, **ptar dóla*es no exterior, *ubd***dindo-se *m d*vida interna e </line>
<line> dívi*a exter*a, e seus pri*cip*is c*ed*res são, *orma*mente, bancos públ*cos e privados que </line>
</par>
<par>
<line> op*ram no P*ís, inv*stidores privados, in*tituições financeiras inte*nacionai* e governos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> outr*s países. </line>
</par>
<par>
<line> Com b*se n*ssa* inf*rmações, ex**te uma clara ne*essidade de um aprofund*mento na </line>
<line> te**tic* escolhi*a, então é ap*es*ntado o *eguint* questionamento: Qua* o comportament* da </line>
</par>
<par>
<line> dív*d* *úb*ica *os mu**cípios pesquisa*os d* *egião centro-oeste em </line>
<line> relação a recei*a </line>
</par>
<par>
<line> corrente líquida, *o período de *011 a 2017? </line>
</par>
<par>
<line> O *bjetivo do ar*i*o em quest*o é o d* *stabe*e*er uma *elação entre a dívida pú*l*c* </line>
<line> *** muni*ípios da região cen*ro-oest* em *elação à receita co*rent* l*quida dessa região. No </line>
<line> Bra*il *ualquer *es**sa q*e a administração venha * ter, t*m *ue estar totalmente p*aneja*a e </line>
</par>
<par>
<line> in*luída nos or*a*en**s par* que *ossa ser </line>
<line> realizada e paga, assim existe* </line>
<line> dive*sas </line>
</par>
<par>
<line> legislaç*es que *em o complexo p**el *e regular os ga*tos governamen*ais, para que todo o </line>
<line> processo *e ges**o pública seja melhor admini*t*ado * fisca*izado, sendo assim mais </line>
<line> t*ansparen*e para a sociedade e* *eral. </line>
<line> Contu*o, o excesso de normas acaba por fazer c*m que a sociedade que seria * maior </line>
<line> interessada em ve*ificar tais gastos nas *emons*rações contá*e*s, *** con*iga *ompreen*er </line>
<line> tais relatórios para um controle de entes da ad*in*stração pública (SILVA, *01*). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 4, art. *, *. 138-150, ***./*g*. 2019 w*w*.fsa*et.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. M. Souza, *. M. Alves, *. A. F. S. Nog*ei*a, R. M. Noriller, R. *. Maurerr </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, * princ*pa* motivação desse *rabalho * a *e pode* melhor informa* à </line>
</par>
<par>
<line> sociedade sobre a dívida pública do* muni*ípio* pesqu*sad*s, localizad*s </line>
<line> na regi*o C*ntro- </line>
</par>
<par>
<line> Oeste e poder da* uma ideia geral do cenári* atu** da região no *ue t*nge a *ív*d* e *ece*t* </line>
<line> corrente líq*ida, consegui**o, assi*, tam**m informar s* estão de a*ordo com legisl*ções </line>
<line> pr*vista* e informando a ligação dire*a **e existe e*tre el*s. </line>
<line> 2 REFER*NCIA* T*ÓRICO </line>
<line> 2.1 Administração Públ*ca </line>
<line> ***lico é tudo o que pert*nce de forma condomi*i*l à socie*ade, e é d*recio*a** ao </line>
</par>
<par>
<line> *enefíci* dela, se* fins lucrati*os, e e***oba o pa*rimônio do Estado e *s ações </line>
<line> d* seu </line>
</par>
<par>
<line> governo (CAR*ALHO F*L**, 2015). O Estado não *ive pa*a *i, ele cuida de ad*inistr*r o </line>
</par>
<par>
<line> que não * de sua propriedad*, mas o que é coisa do </line>
<line> homem que * compõe, logo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> administraçã* pública terá de *erir os *ecurso* de m*neira coerent* com o *u* é deseja*o pela </line>
<line> sociedade de qu* s* faz ins*rume*to *ara tornar possí*eis os objetivos fi*ados c*mo própr*os </line>
<line> *o sistema jurídico (ROC*A, 2007). </line>
<line> Se*undo *a*valho Fi*ho (201*), a Ad*inistração Pública de*i*na * natureza *a </line>
<line> ati*idade *xercida pelas pessoas ju*íd*cas, órgãos e *g*ntes *úblico* in*umb*dos de exercer a </line>
<line> ati*idade estatal, em s*us três Podere*, embora predomin* o Executivo. </line>
</par>
<par>
<line> A A*m*nistração Públ*ca é respons*vel *ela repart*ção d* *iquezas, sendo </line>
<line> efetuada </line>
</par>
<par>
<line> c*m a indicaç*o, </line>
<line> pela **nsti*uição e pelas l*is, de recursos *ecessários e pretensamente </line>
</par>
<par>
<line> sufi*ientes para </line>
<line> que *s entes políticos custeiem suas despesas, rec**sos **ses advindos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> explor*çã* </line>
<line> *e ben* e </line>
<line> serviço principalmente, da cobrança e partilha de tributos, seja e, </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> fo*m* de i*postos, taxas o* c*ntribuiç*es (R*CHA, 2007). </line>
<line> Cunha (2012) menciona que c*da ente da federação tem recur*os pró*r*o* para que </line>
</par>
<par>
<line> po*sa* suprir as necessid*des </line>
<line> da popul**ão de sua *e*ião, o ingre*so de**es recursos nos </line>
</par>
<par>
<line> cofr*s </line>
<line> *úblicos bem como sua apli*açã* na aquisição de bens e paga*ento *e servi*os e de </line>
</par>
<par>
<line> p*ssoal devem ser feitos por critérios técnicos, que objetivam </line>
<line> dar máxi*a eficiência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tran*parênc*a à *dmini*t**çã*, </line>
<line> cri*érios </line>
<line> esses que integram as chama*as le*s orçament*ria*, </line>
</par>
<par>
<line> qu* s*o de três ordens: O plano pluri*nua* (P*A); A* dire**iz*s orçamentár*as (LD*); *s </line>
<line> orçam*ntos anu*is (*OA). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 7, *. 1**-150, jul./ago. 2019 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relação Entre Dív*da * Re*eita Corrente Líquida *a Região C*ntro-Oeste *o Brasil </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Orçamento Públi*o Bra*ileir* </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo Giacomon* (*010, p. 55), o *rça*ento é uma fórm*la segura de con*role, </line>
</par>
<par>
<line> pois col*ca face * face as d**pesas e as *eceitas, os impostos *ão au*or*z*dos a*ua*mente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que permit* uma ver**icaç*o críti** mais rigorosa d*s d*spe*as * sere* cus*ead*s com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rec*ita *roveniente de*ses *mpostos. </line>
</par>
<par>
<line> Feito*a e *liveira (2016) me*cionam qu* a Constituiç*o *ederal (CF) de 19*8 se </line>
</par>
<par>
<line> adaptou ao cres*iment* e às </line>
<line> necessidad*s da sociedade e, cons**uentem*nte, d* *stado, </line>
</par>
<par>
<line> ocas*onan*o um* nova v*são de orça*ent*, ten*o em vista que anteri*r*ent* o or**ment* er* </line>
</par>
<par>
<line> uti*izado </line>
<line> apen*s co*o uma p**a </line>
<line> cont*bil para o co*trole </line>
<line> *ntre *s **ceitas e as despe*** </line>
</par>
<par>
<line> públ*cas, mas at**lmente tra* o entendimento de q*e nele *st*o *nserid*s **dos os pro*etos e </line>
</par>
<par>
<line> pro*ramas </line>
<line> do go*erno federal, </line>
<line> contendo, </line>
<line> assim, *odos o* projetos ** polít*ca* públicas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> serem de*envo*vido*, através do qu*l s* busca nortear tod* programação polí**ca, financeira e </line>
<line> soc*al, passa*do a se* também um *nstrumento de p*anejamento. </line>
<line> O Or**mento Público *rasi*e**o é i*s*i**ído *or m*** das chamadas Lei* </line>
<line> Orçamentárias de inici**iva do Poder Exe*utivo que est*belecerã* (LRF, 200*): </line>
<line> O plano plur*anual: institui de forma r*gionalizada ** diretrizes, objetivos * metas da </line>
<line> administração p*bli** federa* para as despesas de c*pital e outras delas dec*rrentes e para a* </line>
<line> rel*tivas a*s programas de d*r**ão continua*a (LRF, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> As diretriz*s orçamentárias: </line>
<line> compreenderão </line>
<line> as metas e priori*a*es da </line>
<line> administr*ção </line>
</par>
<par>
<line> pública f**e*al, *nclu**do </line>
<line> as </line>
<line> despesas de </line>
<line> capi*al *ara o exercício financeir* subs*quente, </line>
</par>
<par>
<line> orie*tarão a *l*boração da lei orçamentária a*ua*, disporão sob*e a* a*terações *a legislação </line>
<line> **ibutá**a * estabelecer*o a política de aplicação *a* agê*cias f**anceiras oficiais de fomento </line>
<line> (L*F, 20*5). </line>
<line> Os or*amen*os anu**s: *s planos e programas nacionais, region*i* e setoria*s prev*s*os </line>
<line> nesta *o*stituiçã* serão elabo*ados em co*sonância *om o plano plurianual * apr****dos pelo </line>
</par>
<par>
<line> *ongresso Nac*ona*, co*preenderão também o o*çamen** fiscal referente aos Podere* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> União, seus fundos, órgã** e entid*des da a**i*i*tração diret* e indire*a, incl*s*ve *u*dações </line>
<line> i**tituídas e mant*da* pelo pod*r público (LRF, 2005). </line>
<line> No Brasil, a* rec*itas e *e*pe*as são fundament*d*s de acordo *om várias leg**lações </line>
</par>
<par>
<line> *specífi***, dispostas ac*m*, *oré* *eus *imites são impos*os *xclusivame*te pela Lei </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> R*sponsabilidade Fiscal (LR*, *005). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Ter*si*a PI, v. 16, n. 4, art. 7, p. 138-150, jul./ag*. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. S*uza, J. M. Alv*s, M. A. F. S. Nogu*ira, R. M. Norille*, R. M. Maurerr </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Lei de Respon*abilidade Fisca* </line>
</par>
<par>
<line> A L*i de R*sponsabilidade Fiscal repre*e*ta um marco no aperfeiçoamento das </line>
<line> fin*nças p*bicas, objetiv*n** o equilíbrio e*tr* recei**s * despesas *úblicas, *rata-se tam*ém </line>
<line> da co**oli*a*ão de várias l*is e *rá*icas que, embora já e**stentes, não eram e*etivadas pelos </line>
<line> a*entes públic*s (ARAÚJ*; MO*AES, 2003). </line>
<line> Seg*ndo A*aújo e Moraes (200*), os *rincipais aspectos da LRF sã*: </line>
<line> " a) Defin*ção de limites com despesa de pessoal em compa*aç*o </line>
</par>
<par>
<line> c*m a receita líquida, em cada nível de governo, *etalhando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> partic**ação de cada Poder. </line>
</par>
<par>
<line> b) Adoção *e l*mites não male*v*is pa*a o* níveis de </line>
</par>
<par>
<line> *omprom*timento </line>
<line> públ*c* com dívid**, esta*elecidos p*lo Senado </line>
</par>
<par>
<line> F*d*ral, in*ica*do que não cumpri*ento será p*nido com rig*r, o </line>
<line> t*ndo como principal instrumento garanti*or d* respeito a esses </line>
<line> limites, a suspensão de tran*ferência* c*nstituc*o*ais, assi* como a </line>
<line> vedaçã* a emprésti**s e a cele*r*ção d* convênios co*o Governo </line>
<line> Fed*ral. </line>
<line> c) O es*abelecimento de metas fisc*is anuais e a obrig*ção *e </line>
</par>
<par>
<line> e*aboração de relatór*os trim*st*ai* de *companhamento, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessi*a*e d* criação *e Conselhos de Gestão F*sca*. </line>
</par>
<par>
<line> d) A l*m*tação para ga*to* e os cham*dos "res**s a pagar", </line>
<line> *r*ncipalment* em anos eleitorais. </line>
</par>
<par>
<line> e) A **rigatoried*de </line>
<line> de que os ent*s fede*ado* adotem suas </line>
</par>
<par>
<line> competências *r*butár*as p*enas, isto é, Uni*o, Es*ados e Municí*ios </line>
<line> de**m es*a***ecer, *or l*g*slaç*o própria, os impos*os e ta*as que </line>
</par>
<par>
<line> lhes são </line>
<line> determinadas constituciona*ment*, </line>
<line> de *odo a reduzir su* </line>
</par>
<par>
<line> depend*ncia de *ecu*so* oriundos de operaçõ*s de cr*dito, em </line>
<line> relação à União, no caso de Estado* e Municípios, e também de </line>
<line> socorr* dos E**ados, em se tratando dos Municíp*os. </line>
<line> f) Vedação à prestação de assistências financeir* de um nível de </line>
<line> g*verno *ara *utro, **pr*sen**ndo um li*ite aos re*inanciamentos </line>
<line> de dívida, principalmente dos governos es*aduais e muni**pais *unto </line>
<line> ao federa*". (ARAÚJO E MORAES, 2003). </line>
<line> Em sua pesqui*a, Linh**es et al. (201*) come*ta que * *romu*gação da LRF teve </line>
<line> co*o uma de suas p*incipais causas promover o co***ole da dívid* *ública brasileira. A LRF </line>
<line> é, p*r*anto, u*a das res*os*as aos problemas de disc*plina fiscal e às contingências d* déficit </line>
</par>
<par>
<line> e *o </line>
<line> end**idamento, enfre*tadas pelos entes públicos. Devi*o a </line>
<line> isso, o pl*nejamento </line>
</par>
<par>
<line> governa*ental, com bases *o P**no Plurianual *e Investimentos (PPA), n* Lei de *iret*izes </line>
<line> O*çamentárias (LDO) e na Lei *r*amentária Anual (LOA), p*ssa a ser de extrema relevânci* </line>
<line> pa*a a efetivid*de das p*líticas fiscais (LIN*AR** at al, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresin*, v. 16, n. 4, *rt. 7, p. 138-150, jul./ago. 2019 </line>
<line> ww*4.*sa*et.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relaç*o Entre Dívida e Re**ita *o*rente Líqu*da n* Região Cent*o-Oeste do Brasil </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> 2.* End*vidamento Pú*lico </line>
</par>
<par>
<line> D*v*rsos autores vêm busc*ndo *m aprofundamento no estudo so*re o e*di*idament* </line>
<line> público, dev*do à grande imp*rt*nci* que esse te*a t*m *omad* no cenário atual brasileiro. * </line>
<line> pe*o do *ndiv*d*mento p*blico no orç*mento dos *overnos *e* sendo um pr**lema </line>
</par>
<par>
<line> frequent* que vem </line>
<line> afligindo a *ociedade b*asi**ira, </line>
<line> é sabido que parte imp*rtante d* </line>
</par>
<par>
<line> *rrecadaç*o *as *eceita* e*tá s*ndo destinada a* pagamento do valor principal e seus en*arg*s </line>
<line> (ANDRADE; OLIVEIRA, 201*). </line>
<line> **sci*ento (*017) estudou a tr*j*tó*ia da dívida pública brasileira, mais precisa*e*te </line>
<line> os fatores que se devem ao *umento em ní*eis t*o al*os e como conclusão obtev* o resu*tado </line>
</par>
<par>
<line> *ue, prime*ramen*e, o aumento *xpl**ivo d* dívida *o *er*o*o </line>
<line> 2014-*016 s* deu </line>
<line> p*r um a </line>
</par>
<par>
<line> combinação da obt**ção de *é*icits primár*os, juros *eais altos e *ecessão ec*nômica; em </line>
<line> segundo lugar, po*ém, foi v*sto *ue o cená*io atu*l s* deu devid* a políticas tom*das antes e </line>
<line> após a cris* econ*mica mu*dial de 2008, com *oco no acúmulo de reserva* intern**iona*s qu* </line>
<line> levaram a um uso e**vado de operações compromissa*as par* o *eu enxugamento de liqui**z. </line>
<line> (LAZARIN; MEL*O; BEZERRA, 2014, p. 730), utilizando-se do indica*or </line>
</par>
<par>
<line> DCL/RCL q** é a relação ent*e D**ida Consolidada *íquida (DCL) Rec*i*a C*rr**te * </line>
</par>
<par>
<line> Líqu*da (R*L), </line>
<line> bu*caram a*alis** a relação *n*re * dívida </line>
<line> públic* </line>
<line> e o* inv*stimentos </line>
</par>
<par>
<line> mu*icipais, eles afirmam em s*us resultad*s que o* investimen*o* nas </line>
<line> áre*s de gestão </line>
</par>
<par>
<line> ambien*a* e urbanismo contrib*e* para o e*dividame*to públic* muni**pal *o </line>
<line> e*tad* d* </line>
</par>
<par>
<line> *araná. </line>
</par>
<par>
<line> Já Caldeira *t al. (2016) buscaram *stabelecer u*a relaç*o entre dív**a e resultado </line>
</par>
<par>
<line> primário, e co*segu*ram o*serva* que o *esultado primário * a *ívida possue* </line>
<line> *ma relação </line>
</par>
<par>
<line> *ir*ta, de modo que, *uan*o * dív**a se el*va, o resultado primário do perío*o posterior </line>
<line> t*mbém a*m*n*a. </line>
<line> 3 PROCEDIMENT*S ME**DO*ÓGICOS </line>
<line> 3.1 Delineamento da Pesqu*sa </line>
<line> A pesquisa é de*critiva com abo**agem q*antitativa, *a q*al as variávei* pass*m por </line>
<line> te*tes estatístico*, ut*lizando-se dad*s de 6* *uni*ípios da *egião Cen*ro-Oe**e br*sileira, </line>
</par>
<par>
<line> buscan*o as possíveis **lações ent*e a evolução da receita corren*e líqu*da * da </line>
<line> dí *i da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 16, n. 4, *rt. 7, p. 138-150, *ul./ago. 2019 </line>
<line> www4.fs*net.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. *ouza, J. M. Alves, M. A. F. *. No**eira, *. M. Noriller, R. M. M**rerr </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> públ*ca. A pesquisa quantit*tiva u*iliza fe*ramentas es*atística*, e.g., o pesqu*sador formu*a </line>
<line> hip*te*es pa*a confi*maç** (CRE*W*LL, *014). </line>
<line> Inici*lme*te, a área de de*imitação da pesquisa serão os quinze mun*cípi*s com </line>
<line> maior índice de endivida*ent* ** cada estado d* região Centro-Oeste, fazem partes desta os </line>
<line> estados MS, DF, GO, MT. </line>
<line> *or sua vez, os *ados *oram *x*ra*dos de artigos *elacionad*s, legi**ações *igent*s </line>
<line> com* também do relatório de ges*ão fi*cal, que c**tém dados sobre a Rece*ta Co*rente </line>
</par>
<par>
<line> Líqu*da * Dívida Pública, o mesm* foi selecion*do p*is al*m </line>
<line> de ter grande ace*s*bilidade é </line>
</par>
<par>
<line> um instrum*nto d* transparên*ia criado pel* *RF, </line>
<line> que objetiva observânc** sob*e as contas </line>
</par>
<par>
<line> *m qu* a LRF imp*s seus limi*es, sendo </line>
<line> també* u* relató*io *e grande confi*bil*da*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> co*pleto em su*s informa*õe*, dis*onibi*iz*d*s no SICONFI (Sistema de Informações </line>
</par>
<par>
<line> C*nt**eis * F*scais do Setor Pú*lico Bras*leiro), i*trínsecos aos ano-calendários de </line>
<line> 2011 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 2017. </line>
</par>
<par>
<line> * variável explicat*va da pesquisa ser* a evolução *a *ece*t* corrente líqui** de c*da </line>
</par>
<par>
<line> *uni*ípio pesquis*do d* Centro-**ste (RCL) * * v*riável explicada </line>
<line> adotada dívida pública </line>
</par>
<par>
<line> municipal (**). </line>
</par>
<par>
<line> Realizar-s*-á a an*lise de*critiva dos da*os, </line>
<line> i.e., médi*, má*ima, **nima </line>
<line> e </line>
<line> de*vio </line>
</par>
<par>
<line> padr** para descrição e generaliza*ão dos dados da pes*uisa (e.g. SWEENEY; WILL*AMS; </line>
<line> *N*ERSON, 20*3). Em tempo, será realizada regr**s*o simp*es e a**ndimento *os se*s </line>
<line> pressupostos: (*) **rm*lidade, (*) he*erosc*dasticidade, (3) *utoc**relação * (4) </line>
<line> estacionari*dad*. </line>
<line> *ara *o*mal*dade realizar-se-á o teste Jarque-B*ra (W*OL*RI*GE, 2013). **r* </line>
</par>
<par>
<line> *o*ocedasticidade *erá </line>
<line> adotado o </line>
<line> tes*e ***b*n-*atson (G*JARATI; *ORTER, 2011). Por </line>
</par>
<par>
<line> fim, a *egressão est*ma*-se-á com matriz de covariância de *hite para heterosce*asticidade e </line>
<line> o t*s*e A*F-Fisher para *stacionariedade (*UJARATI; POR*ER, 201*). </line>
<line> 4 RESULTA**S E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *s*atís*ica *escritiva, **n*orme Tabela </line>
<line> *, reporta qu* a RC* a*re*entou méd** </line>
</par>
<par>
<line> maior q*e 645 mil*õe* de reais e a DP *present*u mé*ia d* aproxim*damente 177 milhões de </line>
<line> re*is, destaca*do que a dívid* br*ta repr*senta aproxim*damen*e 27,44%. *al* de*tacar *ue </line>
<line> todas ** variáve*s apresenta*am alto coeficiente de v*ri*ção, just*ficad* pela a*ost*a contend* </line>
<line> peq*enos e gran*es m*nicí*i*s, e.g., *v**he*a/MS e *o**nia/*O. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**es*na, v. 16, n. 4, art. 7, p. 138-15*, j*l./ago. 201* </line>
<line> *ww4.fs*net.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relação En*re Dívida e *eceita Cor*ente Líquida na *egi** Centro-Oeste do Brasil </line>
<line> 147 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1 - E*ta**stica descriti*a (em re*is) </line>
</par>
<par>
<line> VARIÁ*EIS </line>
<line> Média </line>
<line> Me*iana </line>
<line> Máximo Mínimo </line>
<line> Desvi* *a*rão </line>
</par>
<par>
<line> RCL </line>
<line> 6,4*e+8 1,31e+8 </line>
<line> 2,07e+*0 16.707.456 2,40*+9 </line>
</par>
<par>
<line> DP </line>
<line> 1,7*e+8 190.746,95 7,84e+8 1.2*5,91 </line>
<line> 8,01*+9 </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: Elaborada pelos autore*. </line>
</par>
<par>
<line> Ain*a, for*m realiz*dos o* tes*es pa*a estimação do mo*elo da pesquis*. Test*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> normalid*d* dos </line>
<line> *esíduos, homo*ed*sticidade, auto*orrel**ã* * heteroscedastici*ade. Para </line>
</par>
<par>
<line> normalid*de, ut*lizo*-se o Teorema do Limite C*ntra* (e.g. GUJARATI & PORTER, 201*), </line>
<line> em que amostras m*i*res que 100 *bse*vaçõe* pre*ume-se um* distribu*ção normal. </line>
<line> Ficou c*nstatada a ausência de a*toco*relação por meio *o teste de Durbin-Wat*on. </line>
</par>
<par>
<line> Para hete*o*edasti*idad*, </line>
<line> a estima*ão ado*ou com correç*o de Whi*e. Já os te*tes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estacionar*edad*, ADFFi*her e PPFisher, in*icando estaci**ariedade em prime*ra diferença </line>
<line> das variá*eis d* pes*uisa, I (1). Por fim, foram realizados os testes Breusch-Pagan e o teste F </line>
</par>
<par>
<line> (*how) par* detecta* o *elhor </line>
<line> modelo e os result*do* eviden*iaram o *ooled, *o*forme </line>
</par>
<par>
<line> d**tacado na Tab*la 2. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Tabel* 2 - *nálise d* Regressão das *ariáveis Dívida Bruta * *ec*it* Corrente Líqu**a. </row>
</column>
<par>
<line> VARIÁVEIS </line>
<line> A (T*tal) </line>
<line> Poo*ed </line>
</par>
<column>
<row> t-*alue </row>
<row> (si*) </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> INTERCEPTO </row>
<row> D(RCL) </row>
<row> R² </row>
<row> R² aju*tad* </row>
<row> F </row>
<row> (sig) </row>
</column>
<column>
<row> -*1*5673,*0 </row>
<row> * ,5 3 * 0 </row>
<row> 0 ,3 5 2 3 </row>
<row> 3 ,0 8 8 8 </row>
<row> 0 ,4 * 8 9 </row>
<row> 0 ,4 4 7 0 </row>
<row> 2 4 3 ,5 6 </row>
<row> 0 ,0 0 0 0 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Font*: *la*orada pel*s auto*es. </line>
</par>
<par>
<line> P*r meio da Tabel* 2, fico* eviden*e um* rela*ão positiva * si*nificati*a a *% </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> RCL co* DP, corro*orand* com *esquisas an*eri*res. C*b* ressaltar que a relação foi obt*da </line>
<line> em primeira difere*ça (i.*., t - t-1), refletind* que a variação da RCL impac*a d* forma </line>
<line> positiva a DB. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 16, *. 4, art. 7, p. 138-150, jul./*g*. 2019 www4.fsa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. S*uza, J. M. Alves, M. *. F. *. No*uei*a, *. *. No*iller, R. *. Maur*rr </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> Por sua vez, a constante n*o a*resentou *el*ção positiva e sign***c**iva a *0%, </line>
<line> *eporta*do * ausên*ia de *elevância pa** o m*de** da *esquisa. Por f*m, cab* re*salta* que a </line>
<line> pesquisa apres*ntou um al*o poder explic*tivo, aproximadam*nte 45%, o q*e re*let* o bom </line>
<line> ajustamento da relação das variá*eis da pesquisa RCL e DP. </line>
<line> 5 CONSIDE*AÇÕE* F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> Consid*rando o *bjeti*o ger*l do trabal**, estabelecer </line>
<line> uma rela*ão entre a </line>
<line> dí vi *a </line>
</par>
<par>
<line> públic* dos municípios da r*gião Centro-Oeste em relação * receita *o*r*nte líquid*, </line>
</par>
<par>
<line> ext*aind* dados de 60 m*nicípios *o *entro Oeste, ficou *vidente a rel*ção po*itiva </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> signifi*ativa </line>
<line> * 1% d* R*L c*m a D*. *e**o assim, um aumen*o na RCL impacta *e forma </line>
</par>
<par>
<line> *ositiva * D*. </line>
<line> *ica claro, então, que é nece*sário à administração p*blica, *us*ar alternativas, e.g., </line>
<line> projetos, que por sua vez possam oferec*r *esultado* rob*sto*, que pr*d*za* menos i*pactos </line>
<line> em relações aos s*us g*tos. </line>
<line> D**ta forma, de*ido a*tig* se d*staca não só pe*os resultados alca*ç*dos de alta </line>
</par>
<par>
<line> relevância, mas t*mbém pela su* contrib*i**o com o* </line>
<line> estu*os citados no refer*ncia*. </line>
</par>
<par>
<line> *ermitin**, *ntão, discus*ões *e maneira ma*s intensa a respeit* do objeto da pesquisa, sob*e </line>
<line> dívida pública, na *o*unidade acadêmica, como t*mbém nas melhor*s dec*sõe* tomada* pela </line>
<line> administr*ção pública. Um fator limit**t* d* e*tudo é a falt* aind* ** pesq*isas rel*cionad*s </line>
<line> ao te*a, que *udes*e* ofe*ece* diferentes resultados e contribu**ões acerca dos achados. </line>
<line> A p**tir dos resultados alcançados, espera-se contribuir para a *i*era*ura, </line>
</par>
<par>
<line> recomendando-se </line>
<line> para as pr*ximas pesqu*sas, r*lacio*ar **vida pú*lica com *ato*es </line>
</par>
<par>
<line> m*croeconôm*co*, verificando o </line>
<line> **vido impacto de *aneira externa. Com o vasto campo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ser explo*ado, também pode fazer o *so de *u***s regiões, e até mesm* a relaçã* da dívid* </line>
<line> pública, c*m o* determi*ante* da estrutura de *apital. </line>
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<line> 1) *oncepç*o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) análise e interpr*tação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascu*ho ou na revis** *rítica do *ont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticipação na aprov*ç** da vers*o fina* *o manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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