<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 8, p. 151-165, j*l./*go. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.4.*
</line>
</par><par>
<line>
Analfabetismo e Saúde Mental: O D*s*urso de Us*ár*os de U* *entro de Atenç** Psicossoci*l
</line>
<line>
Illiterac* and M*n*al Health: *he Discourse ** User* From a Psi*oss*cial H*a*th Care
</line>
</par><par>
<line>
*oneide de Oliveira C*mp*s
</line>
<line>
Doutora em Psi***ogia Clín*ca e Cultura pel* Universi*ade de Brasí*ia
</line>
<line>
Professora da *ni*ersidade de Bra*ília
</line>
<line>
E-mai*: ca*posione**e@gmail.*om
</line>
<line>
*asmim Bezer*a **galhães
</line>
<line>
*estrado do Progr*m* de Pós-Gra*uação em Saú*e Coletiva pela Un*ver*idade de Bras*lia
</line>
<line>
*ra*uaçã* em Psicol*gi* p*la Univer*ida*e de Brasília
</line>
<line>
E-*ail: yasmimbma@gmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
AG*NCIA DE FOME*TO: Agradec*mentos a FAPDF pelo financia*en*o, a*s alunos do curso de graduaçã* em ter*pia
</line>
</par><par>
<line>
*cupacional e psicologia d* Universid*de d* Brasília * apoio técnico: Michael Santos, *leverson **randa, Bruna Silva
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Giselle Ne*e*; *s q*ais part**ipa*am *o** bolsista* do pro*eto "Educ*ção Inclusi*a * Saúde M*ntal: a construção de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
</page><line>
di*g*ó*tico territ*rial em uma capi*a* *r*s**eira".
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. O. Campo*, Y. B. Magalhães
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
R*SU*O
</line>
</par><par>
<line>
Int*odução: A *ealidade *ducaci*nal dos usuários inseridos nos serviç** de saúde mental * um
</line>
<line>
assunto pouco discuti*o *a litera*ura, muito *m*o*a seja reconhecida a sua impor*ância co*o
</line>
<line>
*orma de inclusão e co*tratua*i*ade social. Objetivo: busc*u-se *escrever a *xp*riência do
</line>
<line>
*nalfabeti*mo, em us*á*io* *e um *e*t** de Aten*ão P*i**sso*ial (*A*S), com*reen*ida no
</line>
<line>
cont*x** indivi*ual, so*ial, eco**m*co e cultur*l. Método: Três usuários ac*itaram participar
</line>
</par><par>
<line>
de uma entrevis*a aberta. Os dados foram anal*sados qualitativamente partir d* análi*e a
</line>
</par><par>
<line>
temática do conteú*o. Resulta*os: F*ram id*n*ific*das três categorias: 1- (D**)
</line>
<line>
mot*vações
</line>
</par><par>
<line>
do a*render; 2- A inf*ncia usurpada, e 3- Mercado de trabalho e **aptação às lacuna* da
</line>
<line>
educação. As entre*istas *pontam fatores mo*ivacionais para permanência *a escol*, den*re
</line>
</par><par>
<line>
eles suporte social * famili*r, em contra*onto apres*ntam *
</line>
<line>
como *arrei*as à escolarização
</line>
</par><par>
<line>
fat*res socioeconômic*s, c*lturais, a ini*iação precoce no tra*alho, estigm* (preconceito)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*doecimento me*tal. A condição de de**mparo afetiv* e social surg* relacionada à escass*z
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
bens * r*cursos. Consideraçõe* finais: O e*tudo observou que
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
vu*n**abilidades
</line>
</par><par>
<line>
ass*ciada* geram
</line>
<line>
o en*adeame*to de obstáculos
</line>
<line>
à esco*ar*z*ção. *á a necess*dade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
interset*ri*lida*e de serviço* as*iste*ciais no
</line>
<line>
*mb*to teórico, polí**co e cult**al, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objeti*o *e prover in*egr*lm**te a atenção psic*s*ocial.
</line>
<line>
Palavras-chave: Saú*e Mental. Edu*ação. Fatores *e Risco. A*alfabetis*o.
</line>
<line>
A*STR*CT
</line>
<line>
Int*oduction: The *ducat*onal context of the *sers *f m*nta* health serv*ces is l*ttle *i*cussed
</line>
</par><par>
<line>
in th* l*te*a*ure, a*though it* importan*e is rec*gnized
</line>
<line>
as *orm of inclusion and so*ial a
</line>
</par><par>
<line>
contr*ctualit*. Objective: To describe **e experienc* of non-ac*ess to the formal educational
</line>
<line>
space* of the user* of a Ps**ho*ocial Care Cen*er (CAPS) ***h thei* individ*al,
</line>
</par><par>
<line>
socioeconomic *nd cu*t*ral con*e*t. M*tho*: Thre* u*ers responded a open interview n
</line>
<line>
*nd
</line>
</par><par>
<line>
t he
</line>
<line>
data was **alyzed using by i*s thematic c*nte*t. Resu**s: *he results *uggest
</line>
<line>
th*t
</line>
</par><par>
<line>
contextual fa*to*s of the users ' development *nvi*onment *ere attribu*ed as main r**ponsib*e
</line>
</par><par>
<line>
for
</line>
<line>
non-*ccess *o school training spaces. Psych*atric **sorders wer* assoc*a*** a* a *imit*r
</line>
</par><par>
<line>
*oth fo* the
</line>
<line>
frequen*y an* fo* * possible r*turn to school life. It was also o*se*ve* in the
</line>
</par><par>
<line>
discourses
</line>
<line>
an account*bility of
</line>
<line>
ps*chic suffering due th* n*n-i*pet*ation of oc*up*tio*a* *o
</line>
</par><par>
<line>
activities. A*p*rently, everyone mis*es the education tha* wa* t*ken fro* the*. The condi**on
</line>
<line>
*f *overty dir*c*ly influenced the *ive* ** **e inter*iewed users, who saw the*selves in the
</line>
<line>
obligation to enter the w**k spaces st**l *ery you*g, (betwee* 8 a*d 12 *e**s), in co*p*tition
</line>
<line>
**th educati*n. Moreover, it was obse*ved in the d**co*r*es t*at the absence of a *igure tha*,
</line>
<line>
stil* in childhoo*, *he importan*e of the valu* of the stud*es s*em* t* ha*e been determin**t
</line>
<line>
*n the lack of ac*e** to educ*tion*l sp*ces. Con*lusi**: I* is conclud** that t**re is the need
</line>
<line>
for int*rsecto*ia*ity of ass*stance service* in the theo*etical, poli*i*al *nd c*ltural s*here, *ith
</line>
<line>
the objec**v* *f provi*ing full psychoso*ial ca*e.
</line>
<line>
Ke* words: Ment*l Heal*h. *du**tion. *isk Factors. Illitera*y.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. *6, *. 4, ar*. 8, p. 15*-*65, jul./ago. 2*19
</line>
<line>
www*.*sane*.*om.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*a*fabetismo e Saúde Me*tal: O Discurso de **u*rios *e U* Cen*ro *e Atenção Ps*co*so*ial
</line>
<line>
15*
</line>
</par><par>
<line>
1 IN***DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Em *ários país*s e n* realidade brasileira, baixos níveis de escola*idad* têm sido
</line>
<line>
relacionados com a m*ior incidência de doe*ças mentais, por exemp*o, na popu*ação idosa
</line>
</par><par>
<line>
(BIASOL*; MO**TTO; GUA*I*NTO, 20*6). Os
</line>
<line>
tra*stornos *en*a*s *ting*m 25% da
</line>
</par><par>
<line>
po*ula*ã* nas d*ferentes fases d* vida, estando e*tre q**tro d** d*z ma**res cau*a* de
</line>
</par><par>
<line>
inca*acidade no mundo (*IA*OLI; *OR*TTO; G*AR*ENTO,
</line>
<line>
2016). A "World Health
</line>
</par><par>
<line>
Organiz*tio*" (*0*4) aponta como de*e*minantes **ciais de saúde me*tal os aspec*os sociais,
</line>
</par><par>
<line>
econ**icos e
</line>
<line>
a*bi*n*ais, a*irmand* qu* a* agenda* políticas devem c*ntribu** para um*
</line>
</par><par>
<line>
*bord*gem de "saúd* e* todas as *olíticas".
</line>
<line>
A *ducação é *mp*rtante fe*ramenta *e emp*d*r*mento e d*senvolvim*nto d*s
</line>
</par><par>
<line>
potencialidades de um
</line>
<line>
indiv*duo. Além dis*o, a *usê*cia
</line>
<line>
*u escasse* do ens*no es*á
</line>
</par><par>
<line>
relacionada aos fatores de risco *a*a adoeciment* mental, dentre el*s: a o
</line>
<line>
ba**a ren*a,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desemprego e * pri*ação d* *articipação na co*uni*ade (WHO, **14). Do mesmo m*do,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
escola*idade aumenta * p*ssibilidad* de m*b**idade so*ial, influencia as*irações, au*oest*ma
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
aqu*sição de novo* con**cim*ntos que podem m*tivar a*itud*s e
</line>
<line>
com*o**amentos
</line>
</par><par>
<line>
(GOMES; MIGUEL; MIASSO, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
É converg*nte o hist*rico de e*clus*o da
</line>
<line>
popul*ç*o nã* alfabeti*ada e de *es*oas
</line>
</par><par>
<line>
a**met*das pelo ado*cime*to **ntal, d*s *spaços de *ec*são individual e política. No campo
</line>
<line>
da saúde me**a*, por exemp*o, *oi so*ente a partir dos an*s 80 que se obs*rvou *m* mud**ç*
</line>
</par><par>
<line>
de paradigma na
</line>
<line>
**si*tência; a
</line>
<line>
q**l *oi *a
</line>
<line>
*xclusão,
</line>
<line>
*dmi*i*tra*ão in*iscrimi*ada de
</line>
</par><par>
<line>
*edicamentos e cronif*cação da doenç*, para as e*tratégias de *nclusão e *uidado h*maniza**
</line>
</par><par>
<line>
e territorial (G*ULA*T, 2006). O par*digma
</line>
<line>
inclusivo *assou a se es*abele**r diante das
</line>
</par><par>
<line>
políticas públicas como elemento central
</line>
<line>
**
</line>
<line>
enfr*nta*ent* das disparidades sociais e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*iálog* intersetorial passa a ser fundamen*al n* ga*ant*a de *ireitos * necessidades co**tiva*.
</line>
</par><par>
<line>
** meio a e*se cenário, o M**is*ério
</line>
<line>
da Saúd*
</line>
<line>
(BRASIL, 2012) *rganizou a Polí*ica
</line>
</par><par>
<line>
Nacional de *aúde Menta* que a*sume como desa*io a efeti*açã* de uma rede d* atenção
</line>
</par><par>
<line>
ps*cossocial resp*nsável p*lo c*idado integralizad* inserç*o d* *nd*víduo n*s e
</line>
<line>
*spaços
</line>
</par><par>
<line>
comun*tár*os. Da mesma
</line>
<line>
forma,
</line>
<line>
o M**istério da Educação (*RA*IL, 2014) tem
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
empenhado *m polí*icas de e*fr*ntamento ao an*lf*betismo na
</line>
<line>
população
</line>
<line>
brasileir*. Dentr*
</line>
</par><par>
<line>
as a*õ*s, inv**tindo *a *ri*ção de um Fun** de Manutenção e Desen*ol*imento da Educação
</line>
<line>
Bá*i*a e de Valorização dos **o*i*sionais d* *ducaç*o (FUNDEB) como m*rc* da educa*ão
</line>
</par><par>
<line>
de joven* adul*os inclusiva, o qual constrói espaços educativos espec*fi*os e
</line>
<line>
p*ra gru*o*
</line>
</par><par>
<line>
populac*on*is vulneráveis e c*m precá**as condições de a*e*so à es*olarização.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na PI, v. *6, n. 4, art. 8, *. 151-165, jul./ago. 201*
</line>
<line>
www*.f*an*t.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. O. Campo*, Y. B. Magalhães
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
O Bra*il ainda apresenta um tí*id* ava*ço *o que tange
</line>
<line>
* redução d* taxa
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
analfabetismo, apes*r do* debates e interven*õe* para ampl*aç*o do ensino
</line>
<line>
em grupos
</line>
</par><par>
<line>
prior*tário*. De acordo com a Pesquisa Nacional d* Amostra de Dom*c*li* Contínua (PNAD),
</line>
<line>
di*ul*ada pelo I*st*tuto Brasilei*o de G**g**fia e Estatística (IBGE), no an* de 2017, o país
</line>
<line>
ti*ha 11,46 milhões de pessoas anal*ab*tas, o que *epresenta 7% da população, ante 7,6% *o
</line>
</par><par>
<line>
ano an*eri*r de 201* (*BGE, *018). A pes*u*sa tamb*m a*res*ntou dimin*ição na *a*a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ana*fabetismo entre *omens (de 7,4% para
</line>
<line>
*,1%) e mulheres (7% para 6,8%), assim *o*o
</line>
</par><par>
<line>
en*re pess*as d* cor b*anca (4,2% p*ra 4%), pret* e/*u parda (9,9% para 9,3%). Em pessoas
</line>
<line>
com 1* an*s *u ma*s, a taxa de analf*betismo é de 7,*%, su*i*do *ara *9,3% e**re *s pessoas
</line>
</par><par>
<line>
*om 6* anos ou mais
</line>
<line>
(IBGE, 20*8). A despeito do processo **ntínuo de *rbanização e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pol***cas públ*ca* no Brasil para prof*ssiona*ização e ed*caç*o, a m*io*ia dos b*asil*iros tem
</line>
<line>
ainda uma *ducação formal rest*ita (BIA*OLI; MO*ETTO; GUARIENTO, 2016).
</line>
<line>
N* que concerne à saúde mental, o* estudos t*m demonstrado uma *elação indir*ta e*tre
</line>
</par><par>
<line>
*s tr*nstornos m**tais e a baixa e*colaridade. De
</line>
<line>
acordo co*
</line>
<line>
Silva e San**na (2*12),
</line>
</par><par>
<line>
marca*ores socia*s c*mo gêne*o e baix* escolaridade estav*m diretamente a*socia*o* * ma*or
</line>
<line>
p*open**o para transtorn*s me**ais comuns. Em estudo transversal que *raçou o perfil
</line>
<line>
soci*demográfic* de usuário* do serviço de *e*idencial *erap**tico d* E*tado d* Pernambuco,
</line>
</par><par>
<line>
França et al. (*0*7) ****tata-*e
</line>
<line>
que a maioria dos u*uários
</line>
<line>
*ra*
</line>
<line>
analfabetos (43,7%),
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*nham *e*da entre um e menos do que d*is *alários *ín**os (7*,6%).
</line>
<line>
O estudo de Campos (2016) *arac*e*izou especificament* o perf*l dos *suários de u*
</line>
<line>
C*PS ** Dist*ito *ederal e revelou que 48,7% das pessoas en*revi*tadas eram an*lfabe*as ou
</line>
<line>
possuíam * *ns*no fundamenta*, sendo que, nas mu*heres, a porcentagem foi de 4*,1% e no*
</line>
<line>
*omens, 55,4%. Apenas 8,5% das pesso*s *inh*m ensi*o superior, sendo que nas *ulheres a
</line>
</par><par>
<line>
*orcentagem foi de 8,*% * para
</line>
<line>
os hom*ns, 7,7%. Dadas as investigações anterio*es,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
considerável que a con*ição de analfabetismo e *ranstorno mental apre*enta i*fluência mút*a
</line>
<line>
* e*** rel*ção *brange i*tersecções dos processos coletivos e individua*s p*esentes em ambos
</line>
<line>
os pro*es*os. Neste sentido, o presente e**udo tev* ***o *bjeti*o *esc*ever a experi**cia do
</line>
</par><par>
<line>
ana*fabeti*mo, em
</line>
<line>
us*ár*os de um Centro *e Atenção Psicossocial (*APS) do *is*rito
</line>
</par><par>
</page><line>
Federal, com*reendid* n* conte*to individual, s*cial, econômico e cultural dos sujeit*s.
</line>
<line>
2 ME*ODOL*GIA
</line>
<line>
A p*squ*sa foi aprov*da pelo C*mi*ê de Ética em Pesquis* (CEP) da Faculdade de
</line>
<line>
Ceilâ*dia (**E) da Univers*dad* de Br*sí*i*, p*r me*o *o Protocolo n* 2.513.823 /2018.
</line>
<line>
**v. FSA, T*res**a, v. 16, n. 4, art. 8, *. 151-165, ju*./ago. 2019 www4.fs*net.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Analfabetismo e Saúde Me*t**: O Discurs* de Usu*rios de U* Cent*o *e Atenção Psicossocial
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
T*at*-** de um estudo qualita*ivo, descritivo e exp*o*atório, r*alizad* com ho*e**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*lheres. O *APS é um *erviço de saú*e men***, de base *omunitária para ac*mpanham*nto
</line>
</par><par>
<line>
das pessoas
</line>
<line>
*ue apr*s**tam sofrimento p*íquic*, p*r meio de equipe *ultipr*fissiona* e em
</line>
</par><par>
<line>
substituição *o modelo manicomial e asila* (BRASIL, 2011), vindo como um lu*ar de
</line>
<line>
produção d* reabil*tação p*ico*social.
</line>
</par><par>
<line>
Os usuá*ios f*r*m seleci*nados a partir de dado* p*é-dispo*ibil*za*os
</line>
<line>
em estudo
</line>
</par><par>
<line>
ante*ior de Campos (2018) e* que fo*am ident*fi*ados dados das fichas
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
acolhim*nto,
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
a*amnese e *a esco*ari*ade de todos os usuário*/a* ad*itidos no *APS, e*tre os *nos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
2014 a 2017. A partir *es*a consulta, i*e*tifi*aram-se *88 *suá*ios, 67,5% (n=324) mulher*s
</line>
<line>
e 32,5% (n=164), homens. *o quesito form*ção escolar bási*a, 27,2% (n=132) dos u*u*rios
</line>
</par><par>
<line>
possuíam o *nsino
</line>
<line>
funda*ent*l incomple*o e/ou **am analfabetos. Foram sel*cionados
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
ess* *esqu*sa 10 usuários *nalfabetos (4
</line>
<line>
h*mens e 6 mulheres). Após discussão d*stes
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
casos em *eunião com a equipe
</line>
<line>
do serviço e equipe técnic* *o pr**eto, foram realizadas
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
*nt**vist*s (2 mulheres e 1 homem), as
</line>
<line>
7
</line>
<line>
entrevistas não realizadas se deram por raz*es
</line>
</par><par>
<line>
*i*ers*s, tais como: o us*á*io
</line>
<line>
não qui* par*icipar da
</line>
<line>
pesquisa; não foi possív*l o contato e
</line>
</par><par>
<line>
dificuldades cog*itiva* p*r* compreens*o d* entrevista.
</line>
<line>
A Figur* 1 resume o pr**esso de s*l*ção da amos*ra:
</line>
<line>
Fi**ra 1 - Procedimentos p*r* seleção da amostra (n=3).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina PI, v. 16, n. 4, art. 8, p. 151-1*5, jul./*go. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. O. Campos, Y. B. Magalhães
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
Foi elaborada uma entrevi*ta aberta com as seg*intes q*es*ões no*t**do*as: c*nte um
</line>
</par><par>
<line>
pouco sobre a sua relação co* a esc*la ao longo *a su* vi*a; *ale sobre o seu desejo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estu*ar, a*r*nd*r a le* * es*rever. Todas a* entr**istas f*ram grav*da* e post*riormente
</line>
<line>
transcrita*.
</line>
<line>
A**s leitura e relei*ura* das transc*ições das entrevistas re*li*ad*s, foram agrupadas as
</line>
</par><par>
<line>
te*áticas de *esmo núcle* de sentido
</line>
<line>
(BARDIN, 2009), conside*ando
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
argu*ent*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
termos com **ior freq*ênc*a de repetiçõe* nas falas dos en*revistados. A *artir d* leitura, **ês
</line>
<line>
catego*ias emergiram: CATEG*RIA 1- (*es) *o*ivaç*es *o aprender; CATEGO*IA 2- A
</line>
</par><par>
<line>
in**ncia *surpad* * CATEGORIA 3- Mer*ad*
</line>
<line>
de t*ab*lho e *dap*açã* às lacuna* da
</line>
</par><par>
<line>
e*ucação.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESUL*ADO* E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
3.1 *ar*cterização dos *suários p*rticipantes
</line>
</par><par>
<line>
*o*os os usuários *ão naturais da Regi*o Nord*ste do Brasil (Pa*aíba, Piauí, Ceará). O
</line>
</par><par>
<line>
co**exto de
</line>
<line>
*esen**lvimento
</line>
<line>
d*stas *ess*as dur*nte a infân*ia e*a o d* vulnerabilidade
</line>
</par><par>
<line>
so*i*l, co*
</line>
<line>
pou** recu*so *ina*ceiro, ausê*cia *e opor**nidad*s, responsab*lidad*s de
</line>
</par><par>
<line>
c*i**do parentais par* **m seu* irmãos. Ta* *ituação po*co mudou ou se mante*e na fa*e
</line>
</par><par>
<line>
a*u*ta. Segu*d* *les, a cond*ção
</line>
<line>
finan*eira permi*ia a própria subsistência pa*a alim*ntação
</line>
</par><par>
<line>
bá**ca ou m*ni*a, mas impossibilit*va, po* exem*lo, a compra de *em*dios.
</line>
<line>
Apenas um ent*evistado recebia * *enefício de aposen*adoria p*lo INS*.
</line>
<line>
Exemplif*cando a influên*ia dos fatores c**textuais rela*iona*o* * vul*e*a**lid*de s***al, os
</line>
</par><par>
<line>
três usuári*s eram naturais do Norde**e do Brasil; uma
</line>
<line>
d*s duas regiõe* mais pobr*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desi*uais do país * que foi marcada por uma hi*tória de excl**ão de grupos minoritár*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
onde há a predominânc*a da **pulaçã* analfabeta brasile*ra (IBGE, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
CATEGORIA 1- (*es) motivações d* apr*nder
</line>
</par><par>
<line>
Ne*ta categoria fo*a* *lencadas as *altas reconhecidas p*los usuários em razão das
</line>
</par><par>
<line>
barreiras nos
</line>
<line>
processo* d* escolarização, *em como o dese** d* en*erga* *m novo mundo
</line>
</par><par>
</page><line>
com os rec*rs*s da palavra, percebida com* lent*s que revela* o desco*h*cido. A evidência
</line>
<line>
que algo está *na*essível ou in*ca*a*o manifes*a-se na forma c**o os us**r*os descrever*m o
</line>
<line>
sentido da educação:
</line>
<line>
Re*. F*A, Te*esina, *. *6, n. 4, art. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019 ww*4.fs*net.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A**l*abetismo e Saúde Mental: O Discurso de U*u*rios de Um *entro *e *tenção P*i*ossocial
</line>
<line>
*57
</line>
</par><par>
<line>
".... É uma cois* que você p*ssa a enxe*gar outras coisas né, a *ent* ** *ente mei*
</line>
<line>
cego, sem ente*der *s c*isas. Você entendendo *assa a **xergar outras coisas.
</line>
</par><par>
<line>
Outro â*gulo de
</line>
<line>
ver as coisas. Eu go**aria de *oltar a **t*d*r
</line>
<line>
e aprender, n*o só
</line>
</par><par>
<line>
volt*r! Mas a*r*nd*r *screver * * ler, já é muito bo* pr* mim. É com* se fosse ver
</line>
<line>
outro mundo né qu* eu n*o cons*g* en*ergar. As letras... e*t*mula basta*te ler, fica
</line>
<line>
se* *onheci*ento né? A* ** vezes eu pego * b**lia **meç* a ler assim, mas co*eç*
</line>
<line>
a gaguejar e *aro e guardo" (Us*ário 3).
</line>
<line>
Surge nesta descriç** a ideia *e *ma r*al*dade a ser apreendida, que nec*ssitará fazer
</line>
<line>
uso da alfabetiza*ã* como lent* de compree*são. O usuário r*vela a impor**ncia dada a uma
</line>
</par><par>
<line>
c*pacidade sem a qu*l s* cons*dera cego, sem
</line>
<line>
possibilidade d* a*essar significados sobre o
</line>
</par><par>
<line>
mundo e se f*zer co*preender nele. *s**me ainda que se* de*ejo nã* *e *rata de um *ero
</line>
<line>
reto*no à escola*ização, **s qu* é *ecessário pa*tic*pa* do saber através do* *tos de ler e
</line>
</par><par>
<line>
escrev*r. Os sentimentos *e vergonha e f*ustraç*o
</line>
<line>
e*tão present*s nas *entativas não be*-
</line>
</par><par>
<line>
su*edidas de realizar a tarefa d* leitur* com fluidez, porém a curiosidade sob os enigma* da
</line>
<line>
*in*uagem parece se sobrepor.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda nesse senti*o, as interm*tência*
</line>
<line>
*a frequência escolar são p*r e*es atribuídas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
n*cess*da*e de um out*o que va*orizasse est* p*ática, rec**hece*do o invest*mento afet*v* de
</line>
<line>
um f*mil*ar/cuidador como *undamenta* agente mobi*iza*or do interesse pelo conhecimento.
</line>
<line>
Nesta *ers*ectiva, cabe reconhecer que as fragilidades *e investi*e*to pesso*l *o âmbito
</line>
<line>
*ducacional a*ravessam a**ectos tr*n*gera*ionais, pois a *ão perspecti*a de dese*volvimento
</line>
<line>
escolar reflet* a continuação des*e ce*ár*o entre os membros de *ma orga*iz*çã* fa*iliar.
</line>
<line>
"Eu até fui... no início eu f*i *a e*cola, com *eus 8 anos. Mas não tinha *uem *e
</line>
<line>
in*e*tivasse, falt*va *m incent*vo. Eu ia **a escola, *h*gava em casa, *azia os
</line>
<line>
deveres tudo, m** aquele deve* não entrava na *ente n*o. Sa* do colégio e senti que
</line>
<line>
falt*v* apren*er n*, aí ficava preo*upa*o. Eu voltei de *ovo pr* *stu*a*, ** no me*o
</line>
<line>
do *n* eu sa* e fiquei um bom tem*o sem e*tudar em colégio nenhum. Depois eu fui
</line>
<line>
para o c*légi* de *ovo, aí eu comece* a escre*er bem, m*s aí *or*uguês não entrava
</line>
<line>
be* na min*a cabeça não, português nem matemática. A* eu passei do meio do ano,
</line>
</par><par>
<line>
era tão b*m que ** achei que ia
</line>
<line>
passar do ano intei*o, aí não
</line>
<line>
fui mais nos outros
</line>
</par><par>
<line>
meses" (Usuário 3).
</line>
</par><par>
<line>
Para o usu*rio, havia
</line>
<line>
uma i*sistê*cia *olit**ia *m pe**anecer n* escola, ai*da que
</line>
</par><par>
<line>
diante do desejo permanente de superação, o qual não *oi o bastante **ra qu*
</line>
<line>
concluísse as
</line>
</par><par>
<line>
*tapas de formação. O
</line>
<line>
elemento moti*acion** indicado c*mo au*ente n**se di*curso, diz
</line>
</par><par>
<line>
respeito *o suporte dos *esponsáveis para com os educa***s, isto é, quan** estes possuem
</line>
<line>
capacidade *e *compa*har a vid* es*olar e se reconhecerem c*mo parte integrante deste
</line>
</par><par>
<line>
proces*o. A narrat*va do*
</line>
<line>
*articipantes t*az o movimento de retorno para aq*ilo que nun*a
</line>
</par><par>
</page><line>
deixaram de perce*er como condiçã* pa** evoluir, porém * ambivalente a demand* de alg*
</line>
<line>
que t*mbém s* perde pelo tempo e parec* e*capar enquanto possi*ilidade.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 4, *rt. 8, p. 151-165, *ul./ago. 2*19 www4.fsanet.com.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. O. Camp*s, Y. *. Magalhães
</line>
<line>
*58
</line>
</par><par>
<line>
"Eu a*é gostaria, mas eu não gosto *e *nd*r só. Vo* te* que pegar ôn*bus pra
</line>
<line>
andar só. E o**ra t*m*ém, nem semp*e eu *enho dinhei*o da passagem nem pra v*r
</line>
</par><par>
<line>
pr* cá, imagina pr* ir par* a *scola. Olha eu tenho 2 s*nho*: É
</line>
<line>
de ter saúde, e
</line>
</par><par>
<line>
construir minh* casa, *ó i*so! Pra mi* seria o bast*nte. Talvez lá n* in*cio *u mais
</line>
</par><par>
<line>
nova *az*a *alta *s estudos, mas agora não. Eu
</line>
<line>
ago*a t*nho *té vo*t*de de le*,
</line>
</par><par>
<line>
depois... ah! Mi*ha época
</line>
<line>
d* estudar *á *cabou! Mas a**im, se eu quiser *oltar á
</line>
</par><par>
<line>
estudar de d*a, será que e*a po**ível? De repente dá vontad*, agora po* *nquanto
</line>
<line>
n*o *en*o vonta*e *e es*udar. Não vou men*ir e dizer que tenho vontade". (Usuária
</line>
<line>
1).
</line>
<line>
A *sco*arização aparece como *** esc*lha a *er feita em meio *s *ar*eiras de acesso e
</line>
</par><par>
<line>
ao tempo transcorrido. Esses *i*itadores
</line>
<line>
transitam entre a *utonomia fr*gili*ada *os
</line>
</par><par>
<line>
processos de adoecime*to men*al,
</line>
<line>
a d*stância *o loca* em que resi*em à* *nsti*uições
</line>
</par><par>
<line>
*s*ol*r*s e ao c*sto f*nanc*iro gerado por este des**camen*o. *o entanto, a fa*a assume *omo
</line>
<line>
o "não des*jo" de estud*r aquilo que é percebido co*o impos*ibi*idade pa*a que s* tr*tasse de
</line>
</par><par>
<line>
u*a realidade alc*nçável. A privação de b*ns e s*rviços * demais condiçõ*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabilidade imp*ctam di**tame*te n* acesso e/ou perma**ncia na escola, assim como os
</line>
<line>
pre*uízos *a *scolaridade aparecem n** narrativas c*mo obstáculo para a mudança do extrato
</line>
<line>
soci*l ao qual pe**encem.
</line>
</par><par>
<line>
Silva Sa*ta** (2012) afirmam que * condição de po*r*za *em **mo *eter*ina*te e
</line>
<line>
*rincip*l a ju**ão de três *i*os: * privação econ*mi*a, o d*semprego e a b*ixa escolaridade.
</line>
</par><par>
<line>
Esta
</line>
<line>
co*juntura é fa*or de r*sco express*v* para tr*nstornos mentais, *s*o porque, a
</line>
</par><par>
<line>
desiguald*d* social * um desenc*deante de *itua**es d* es*res*e * *ofrimento, princi*almente
</line>
<line>
pela pres*nça de experi*ncias c*íticas de v**a, como a fome e a dor. A síntes* das e*trev*stas
</line>
<line>
r*vela *ue o adoecimento me*t*l e a qualidad* *e vida prec*ri* dos usuários *epe*c*tem
</line>
<line>
**gativ*mente no curso de vida.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre os i*pedimentos m*ncion*d*s *elos usuários
</line>
<line>
p*ra o **to*no à escola,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
condição de transto*no mental e o afas*amento prolong**o do am*iente escol*r s*o
</line>
<line>
justificati*as co*uns. A ma*ifestação de um q*ad*o de sofriment* psíq**co, s*ja na inf*ncia,
</line>
<line>
seja *a vid* *dul*a, pode alterar o *esempenho afe**vo, social e *ognitivo dos indivíduos, do
</line>
</par><par>
<line>
me*mo mod* a l*nga r*ptura com a
</line>
<line>
*sco*arização
</line>
<line>
pr*duz
</line>
<line>
dificul*ades que demandam
</line>
</par><par>
<line>
*dequaçõ*s curr*cu**res pertinentes * es**s par*icularidades.
</line>
</par><par>
<line>
"**bre o meu estu*o eu
</line>
<line>
não quero, porque e* não ag*ento fic*r em uma sala *e
</line>
</par><par>
<line>
aula, pra *studo min*a cabeça é pe*turb*da, *u não *guento *aru**o, se *u *ic*r
</line>
<line>
assim fe*had*, em uma sala fe*hada com muito barulho eu da vontade de sa*r
</line>
<line>
cor*endo, e então eu sobre isso eu nã* que** *studar" (Usuár*a 2).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
An*lfab*t*sm* e Saúde Mental: * Discurso d* Usuár**s de Um *entro *e Ate*ção Psicossocial
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
Disc*tir a* polític** educacionais é model* impr*scindível *ar* o aprimoramento das
</line>
<line>
p*áticas de ens*no. A*ém di*so, as intersecçõe* e*tre as condições de re*da, ad*ecimento
</line>
<line>
me*tal e as conse**entes fragilidades na red* *e pr*teção e amp*ro s*cial dev*m assumir
</line>
<line>
l*gar central de *n*estiga*ão. * ausência de co*diç*es *á*ic*s para o exe*cício da c*da*ani* é
</line>
</par><par>
<line>
impe*it*v*
</line>
<line>
da garantia de direitos que promovem * in**rçã* n*s políticas
</line>
<line>
de cu*ho
</line>
</par><par>
<line>
pedagó*ico, o qu* gera o encadeamento de novas lacunas de aces*o, isto é, reproduz a l*gica
</line>
<line>
de exclusão e *egregação *o*ial.
</line>
<line>
*e*te aspecto, a ins**ção *m u*a cu*tura letrada, *ase*da em ap**ndizag**s * práticas
</line>
<line>
sociais mediadas pela escrita e por código* *ulturais d*fund*dos pel* educação bási*a, produz
</line>
<line>
s*b o *uje**o privad* desta of**ta o estigma de menos valia, de *ão merecedor dos d*reitos e
</line>
<line>
prerrogati*as d* i*serção s*cial (GOFFMAN, 1980; KUPFER; PETR*, *0*0). A cap*cida**
</line>
</par><par>
<line>
de leitur* e
</line>
<line>
esc*ita está então a***a d* um dire*to, *as se r*vela um recurs* de in**rção no
</line>
</par><par>
<line>
s*cial e de
</line>
<line>
const*uçã*
</line>
<line>
*a id*n*ida*e pessoal. É um exercício de cidada*ia e *e t*rn* uma
</line>
</par><par>
<line>
con**ç** d* plena participa*ão social (HADDAD; *I***I*A, *016).
</line>
<line>
CAT*GORIA 2- * infância usurpada
</line>
<line>
* história de v*da *os três entrevistados é marcada *ela iniciação preco*e no trabalho
</line>
</par><par>
<line>
pa*a *ar*ntir a sobrev*vência. As falas
</line>
<line>
re*elam o lugar
</line>
<line>
*e infâ*cias,
</line>
<line>
quan** assumiram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ap*i* aos f*mil*ares quand* *e*es ainda dem*ndavam cui*ado, *s*o p*rque as ca**cterís*icas
</line>
<line>
ess*nc*ais deste est*gio, tais *omo *req*entar es*olas e brincar, perderam e*paço para a *rdua
</line>
<line>
tarefa d* pr*mover o *ustento famil*ar. Ini*ialme*te, * in*eress* em perma**cer busc*ndo
</line>
</par><par>
<line>
espaço n* escolarização persist* no* relatos, *or
</line>
<line>
vez*s, este* enc*ntravam e*per*nça em
</line>
</par><par>
<line>
nova* ten*ativ*s, *as l*g* *he* era i*p**ida * relação d* *sc*lha entre sobrevive* e *onhecer.
</line>
<line>
"**o 4 irm*os e eu **u a mais velha, meu pai *eparou e eu *ra pequeni*inha né! Aí
</line>
<line>
eu tiv* que **udar. Me casei muito nova também, aí fu* te* *ilho, trabalhav* para
</line>
<line>
c*iar meu f*lho, aí pront* não tive mais oportunida** d* estudar. E* nunca estude*.
</line>
<line>
Eu fui trabalh*r com a *inha mãe para poder c*iar os m*u* irm*os mais novos, eu
</line>
</par><par>
<line>
fui trab*lha* eu ti*ha 7 anos *e ida*e. A
</line>
<line>
g*nte l*vava roupas para *s outros,
</line>
</par><par>
<line>
ajuda*a min*a mãe, nos rio n*!" (U*uár*a 1).
</line>
</par><par>
<line>
"Eu não tive *nf*ncia, eu fui pra c*sa dos **t**s com 9 anos pra trab*lhar. Eu não
</line>
</par><par>
<line>
sei o qu* é bri*car c*m
</line>
<line>
boneca, minha boneca f*i os f*lhos das mulheres que e*
</line>
</par><par>
</page><line>
cuidei. Infância *u* nem hoje te* os m*ninos *rin*am, corre, *ai no parq*inho, eu
</line>
<line>
não tive is*o! O meu foi trabalho, trab*lho, t*abalho. Até hoje e* vivo doente, minha
</line>
<line>
co*una estoura*a *e traba*har n*va. Hoje e* podia *er um estudo, t*r um tra*alho
</line>
<line>
bom, *ma aposentadoria *oa... So*ri dem*is aqui em Brasíl*a, trabalhando ** casa
</line>
<line>
dos outros." (Us*ária 2).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 16, *. 4, ar*. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. O. Campos, Y. B. Magal*ães
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
* cenário *e*uncia a responsabilida*e q*e invad*u as fra*ilida*e* e as nec**sidades
</line>
</par><par>
<line>
próp*ias da inf*n*ia e é o re*ultado dessas *xperiências
</line>
<line>
que produ* * at*al *elação dos
</line>
</par><par>
<line>
usu**ios
</line>
<line>
com
</line>
<line>
um corp* e uma me*te e*gotado* da condição de vida arbit*ári* que
</line>
</par><par>
<line>
e*f*enta*a* co* resignação e im*otência. As participante* *xp*em a subst*tuiçã* da f*ntasia
</line>
</par><par>
<line>
infant*l
</line>
<line>
pela *ena rea* de e*igên*ias do traba*ho, *esponsáv*is *or inter*omper o f*uxo de
</line>
</par><par>
<line>
*ese*volvimento *rev*sto p*r* os primeiros anos de vida, além d* provocar lacunas dif*cei*
</line>
<line>
de sanar em sua* vivências.
</line>
<line>
"A minha mãe foi p*of*ssora. Na época que ela *oi professora eu er* novinha, eu e
</line>
<line>
meu ir*ã*. Ela era profe*so*a, assim, lá daq*el*s fazendeiro*. E*es *ont*a**va*
</line>
</par><par>
<line>
ela par* dar a*la para os
</line>
<line>
filhos deles, que aí e*a f*i só traba*ha*
</line>
<line>
para criar
</line>
<line>
nós,
</line>
</par><par>
<line>
somo* * *r**os né, *n*ão ela n*o t*nha te*po de *nsinar a gent*. * ge*te **va*a as
</line>
</par><par>
<line>
roupas de * casa* no *esmo d*a. Aí pegava as
</line>
<line>
roupas * ia lavar n* rio,
</line>
<line>
aí de lá
</line>
</par><par>
<line>
mes*o ela ia deixar as r*upas. Tin*a ve* que *hegava em casa meia noite, uma
</line>
<line>
hora da ma*hã, passando roupa, então não tinh* temp*. " (U*uária 1).
</line>
</par><par>
<line>
" (...) Porq*e naque*a époc* trab*lhava. Cheg**a do colégio e do servi*o
</line>
<line>
co m
</line>
</par><par>
<line>
pouco tem*o pra faz*r dever de casa. Tinh* que ter uma pessoa pra ajudar *li, eu
</line>
<line>
qua*e *ã* tinha, aí eu *ind* insi*ti um pouco d*pois eu de*i*ti. " (Usuário 3).
</line>
</par><par>
<line>
"Algué* pra estar ali *ergun*ando, ensinando *li, per*un*a*do
</line>
<line>
*omo ** i* *o
</line>
</par><par>
<line>
colégio,
</line>
<line>
ensin*ndo ali, me orien*ando às *ezes qua*d* *u
</line>
<line>
precisava, porque às
</line>
</par><par>
<line>
vez*s só
</line>
<line>
no colégio não dá tem*o né? Se *ão *iver
</line>
<line>
uma pessoa para incentivar,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pessoa tem que ser bom pa*a *prender a*sim *em t*r ince*t*vo. *í chega*a em casa
</line>
<line>
minha mãe traba*hav* muit* * não tinha t*mpo d* ens*nar, * meus irmãos me
</line>
<line>
*nsinavam, aí trabal*a*am, acabou que eu fiquei sem a*render. " (Usuá*io 3).
</line>
</par><par>
<line>
As en*r**istas *epre*entam a inegável re*ação ** desprot***o parental d*ran*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
escolari*ação dos usuários e* razão da exaustão a que se*s pais e irmãos fora* s*bmetidos,
</line>
</par><par>
<line>
como consequên*ia da precária
</line>
<line>
c*ndiç*o do* subemp*egos disponíve*s às camadas mais
</line>
</par><par>
<line>
pobres da **p*l*ç*o. Ainda que a *scol* **mpar*ça na rea*idade p*r eles *etra*ada, a* f*lha*
</line>
<line>
na d*sponibilidade de investimento af**ivo familiar são compree**idas como fatores
</line>
<line>
importantes para as interrupções e desc*é*ito *ara a conclusão das propostas *scolares
</line>
<line>
en*rent*das.
</line>
<line>
Ou*ra **gica re*orrente *a ex*eri*ncia dos pa*ti*ipantes diz re**eito à relação d* suas
</line>
<line>
mães destinadas e servir ao* seus empr*gadores em detrimento *as fu*ç*** de apoio materno.
</line>
</par><par>
<line>
Tr*ta-se da m*e educad*ra e cuida*or* que em me*o nec*ssidade de sust*nto familiar à
</line>
<line>
precisa o*ertar * outros *s i*ve*timen*os ne*essár*os ao desenvolvi*ento dos pr*p*ios filhos.
</line>
<line>
Em outra* *alavras, a genitora precisou vender s**s re*ursos mate*no* *queles que po*iam
</line>
</par><par>
<line>
con**der
</line>
<line>
este suporte
</line>
<line>
aos filho*, a**da que por *ntermédi* de um terce*r*, e foi privada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
acompanhar os seus.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 8, p. 1*1-165, *ul./ago. 20**
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Analfabe*ismo e *aúde Mental: O Discurso de Usuários d* Um Centro de Atenção P*icossoc**l
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
Para Arroyo e Sa*aiva (2017), é *re*uente a atribuição à baixa escolarida*e ** grupos
</line>
<line>
v*lneráv*i* *omo *ausa das de*igua*dades sociais. Todavia, a prát*ca tem ev*de**ia*o que a
</line>
</par><par>
<line>
*proximação entre a
</line>
<line>
escola as *lasses des**vo*ecidas d* sociedade bra*ileir* nã* tem e
</line>
</par><par>
<line>
torn*d* essas pes*o*s *enos
</line>
<line>
pobre*. Seria necessário, port**to, i*verter a lógica da falta *e
</line>
</par><par>
<line>
e*ucação enq**n*o um **s*ncad*ant* da pob*e*a para a situação evide*ciada pelo* usu*r*os,
</line>
<line>
ou seja, *ensa* a pobreza e s*as interf*ces como bar*ei*as para a educação. A evidênc*a dos
</line>
<line>
rel**os reforça a id*i* de que além das institu*ções esc**ares absorvere* os educandos, alguns
</line>
</par><par>
<line>
fatores de seg*rança emo*ional * *ocial pr*cisam e*tar p*e**ntes para dar sus*enta*ão à*
</line>
</par><par>
<line>
exi*ências disp*s*a*.
</line>
</par><par>
<line>
CATEGORIA 3- Mercad* de tra**l*o e adaptação às lacunas da educação
</line>
</par><par>
<line>
Outra relação e*tre as narr*tiv*s expõe as conse*u*nci** da *ã* alfab*tização para a
</line>
<line>
inserção no *ercado de trabalho e os impacto* à cont*atualida*e **s*es *s*á*ios diante de
</line>
</par><par>
<line>
uma cultur* *ue u*iliza *
</line>
<line>
código d* linguagem *omo can*l
</line>
<line>
esse*cial de comuni*ação. A
</line>
</par><par>
<line>
impossibilidade d* compree*são le*rada encontra ade*uações como a *emori*a*ão par*
</line>
<line>
fac***tar o reconhec*mento e comp*eensão das *ituações. O aprimora*ento des*as habil*dades
</line>
<line>
é um dos recu*sos de adaptação que fav*rec*u a funcional*dade *os entrev*st*do* e g*rantiu
</line>
<line>
formas de autonomia * geraçã* de renda.
</line>
<line>
"Ap*sar de tu*o, disso tudo *u nunca tive *ificuldade assim, em tr*balhar fora,
</line>
<line>
peg*va os *nibus de bo* pelo número n*? Não pe*o nom* que está es**ito, ma* pelo
</line>
<line>
númer*! Aí decor*va * *a para q*alquer l*gar mesmo *em saber ler." (Usu**ia 1).
</line>
<line>
"Até que matemáti**... Matemática eu lembro direito! Eu *ecor*ndo eu c*nsigo
</line>
<line>
ma*car lá o* qu**os na b*lança, quanto* q*il*s d* *eixe. Balança eletrôn*ca *é!
</line>
<line>
Depois *ue você d*cora rapi*inho você *ega as manhas né!" (Usuário 3).
</line>
<line>
"Não tenho vergon*a não. É ru**, é difícil sim! Eu se* qu* é difícil, m*s isso nu*ca
</line>
<line>
me in*omod*u para ir em qual*uer **gar. S* me d*r o *nder**o eu decorar o nome
</line>
<line>
do ô**bus eu venho pra cá de bo*, sozinha! E* não g**to de *ndar so**nha *as eu
</line>
<line>
venho e vou sozinha. Só **lo número do ônib*s" (Us*ári* 1).
</line>
<line>
A i*possibilidade de decifrar os signi*icados rep**sentados pe*a escr**a o*ga***ou
</line>
<line>
nessas v*vên*ias uma espécie de n*v* registro, uma forma d* *imb*liza* * mundo *través *o
</line>
</par><par>
<line>
*econhecimento específico ** sua* necessidades, de modo que não era
</line>
<line>
po**ív*l i*entif*car
</line>
</par><par>
<line>
q*a*qu** ônibus, pl*ca *u in*criçã* ma*emática, m*s *quele* elem*ntos que de alg**a forma
</line>
<line>
pa*saram a per*encer a sua* rotinas, enqu*nto pri*ridades, foram *nc*uíd*s com o sentido
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, *. 4, art. 8, p. 151-165, ***./ago. 2019
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. O. Campos, *. *. Magalhãe*
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
*r*prio de *u*s exper*ê*cias, p*ssar*m a existir como co*uni**ção vi*vel dentre as
</line>
<line>
*apacidades por eles adquirid*s.
</line>
<line>
Toda essa flexibilida*e e *esiliência, no entan*o, não for** capa**s de neutrali*ar os
</line>
<line>
sent*men*os de ve*gonha, menos v*lia * tris**z*, os quais *esu*tara* das situações *e crítica,
</line>
<line>
preconceito e julg*men*o a qu* foram f*equentemente s*bmetidos *or est*rem à marge* do
</line>
<line>
letrame**o. O *t* de "de*orar" apar*c* com* form* de acess*r *lguma *ece*sidade pela via
</line>
<line>
da memó*ia, em raz*o disso são frequen*es as ansi*d*des em torno do es**eci*ent* como
</line>
<line>
algo q*e os *mpede *e reidentificar *ma condição. Ainda que a capacid*de de enfrentamen*o
</line>
</par><par>
<line>
seja
</line>
<line>
evidente nos relatos, é notório que os usuár*os es*arram n* indiferença
</line>
<line>
*té *esmo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
profission*is da s*úde, quando estes passa* * medi*r seus atendime*tos por
</line>
<line>
ativid*d*s de
</line>
</par><par>
<line>
lei*ura e escrita.
</line>
</par><par>
<line>
"Eu fa*ei p*ra o médico já, eu te*ho medo *aquela doença, como é que chama?
</line>
<line>
(Entr*vistador: Alz***mer?). Sim, po*que *a minha famí*ia já teve gente né! Eu
</line>
<line>
*o**o as coi*as no l**ar, eu vou *a cozinha *uand* *u vo*to já não s*i m**s onde
</line>
<line>
botei, aí eu volt* pra t*ás, me sento lá e fico pe*sando. Aí *om muit* tem*o que eu
</line>
<line>
vou lembrar, m**to *uim. Lembro, mas lembro (risos). Aí o médico fala assim "não,
</line>
<line>
mas você tem *ue ler bastant*, fazer aquelas palavri*has cruzad*s"... quem não
</line>
<line>
sabe l*r fi*a d*fícil né faz*r aquelas palavras cruzadas" (Usuária 1).
</line>
</par><par>
<line>
"Eu já tiv* muito
</line>
<line>
caso assim, uma vez eu fui pega* *m remédio no ho**ita*
</line>
</par><par>
<line>
*si*uiátri*o e a mulher ficou *e
</line>
<line>
i*nora**o p*rque
</line>
<line>
eu: "nos*a eu tenh* *ue
</line>
</par><par>
<line>
pr*enc*e* a *ece*ta", *u digo *u n*o *ei! Ela *icou lá dizendo umas coisas e as
</line>
<line>
pe*soas que est*vam atr*s de mim toma*am as minh*s dores. Eu não falei nada! Aí
</line>
<line>
na *po*a que eu fui me r*gis*rar...*u*nd* *e regist*ei *á era adul*a né! Che*uei no
</line>
</par><par>
<line>
ca*tório e eu mes*a me regi*trei soz*n*a,
</line>
<line>
tirei meus d*cumentos sozin*a. Aí
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m**her lá, ela f*lou ass*m "esse pessoal que não sabi* l*r * govern* devia man*ar
</line>
</par><par>
<line>
soltar tudo na
</line>
<line>
Am**ôn*a"! Nunc* me *s*ueci disso. Mas ta*bé* estou **
</line>
<line>
boa
</line>
</par><par>
<line>
n*"(Us*ária 1).
</line>
</par><par>
<line>
A *oncepção pr*sen** no discurso dos pa*ticipantes d*sse e*tud* *stá ligada a* que
</line>
</par><par>
<line>
Frei*e (*00*) chama de *ub*i*são do a*alfabet* aos mit*s da *ultura
</line>
<line>
*ominante a qual
</line>
</par><par>
<line>
engendra
</line>
<line>
nestes i*div*duos uma no*ão de "*at*r*l infer*o*id*de", qu* é algu*as
</line>
<line>
vezes
</line>
</par><par>
<line>
responsável por impedi-los de se depararem com sua r*a* ação t*ansform*dora sobre o *undo.
</line>
<line>
Est* perspectiva denuncia que não ** trata a*ui de um* ferida loc***z*da no su*eito e sim da
</line>
</par><par>
<line>
*xpres*ão concreta da* injustiç*s sociais, expressas e* meio ao en*r*laçamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabil*dades, dent*e
</line>
<line>
as q*ais o adoecimento mental *grav*do p*la *arga negligenciadora
</line>
</par><par>
<line>
de valores humanos.
</line>
</par><par>
<line>
* comum at**bu*r aos usuários co* o que P*tta (1998) co*sider* u* problema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produç*o de v*lor, isto *, no un*ver*o social, as rel**ões *e t*oca* parte* de um *al*r qu* é
</line>
</par><par>
<line>
atr*buído a determinada p**soa - o seu poder contra*ual - de*tro d* campo soci**
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*r**ina, v. *6, n. 4, art. 8, p. *5*-1**, jul./ag*. 2019 **w4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
An*lfabetis*o e Saúd* M*ntal: O D*scu*so de Usu*r*os de Um Cent** de Atençã* P*ic*sso*ial
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
condição de um proces*o *nt*rc*mbial. *o entant*, o va*or atribuído soc*almente *
</line>
<line>
pessoa
</line>
</par><par>
<line>
c*m problemas d* saúd* me*tal,
</line>
<line>
simultaneam*nte, negativa seu p**er d* contrato, uma vez
</line>
</par><par>
<line>
que no imag*ná**o col*tivo, ele é sinônimo de car*cte**sticas depreciat*vas como de ser
</line>
<line>
in*apaz de estar n* mundo com a*tonom*a, inde**ndência e *articipação so*ial *tiva no se*
</line>
<line>
con**xto ** vida.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇ*ES FINA*S
</line>
<line>
A i*serção d* usuár*o *os serv**** de saúde menta* no conte*to ed*c*cional *
</line>
<line>
*undam*ntal par* promover participação social, pois repre*enta a r*tom*da ** p*otagonismo e
</line>
</par><par>
<line>
seu po*e*cial coletivo. Além disso, a formação é importante meio de qualificação *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*e*c*do de tr**a*ho e gera*ão *e r*n*a. * presente e*tudo traz a partir de dados qualitativos,
</line>
<line>
parte da *xperiê*c*a dos usuários particip*ntes, com ênfa*e em **u* contextos *duc*cionais.
</line>
<line>
Cabe **irma* q*e limitações dev** s*r *onde*adas nesse estudo, *ais co*o o repertóri*
</line>
</par><par>
<line>
sim*ólico re*trito d*s usuários *nalfab*tos para *e expressar pela via da palavr*, mas
</line>
<line>
a*nda
</line>
</par><par>
<line>
evidenci*n** que ca*inhos alternati*os para expre*são do saber foram
</line>
<line>
desenv*lvi*os por
</line>
</par><par>
<line>
ambos ao lo*go d* su*s trajet*rias. O total das *ntrevist*s é *edu*ido, uma ve* qu* se *ssume
</line>
<line>
a abordagem qual*tat*va co*o a mais *d*quada para o problema estu*ado e que *s r*sult*d*s
</line>
<line>
se preocupam c*m as evidê*cias do sentid* atri*uído em cada discurs* singular como
</line>
</par><par>
<line>
*roposta int*rpreta*iva de uma realid*de, não o*jeti*ando ass*m a *ener*lização
</line>
<line>
dest**
</line>
</par><par>
<line>
*bservações.
</line>
</par><par>
<line>
* estud* identi*icou que a i*terseccionalidade *e vul*erab**idades, ta*s com*:
</line>
</par><par>
<line>
situação de pobreza,
</line>
<line>
tra*alh* precoce, a*o*cimen*o me*t*l, f*agili*ades no suporte s*c*al
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
familiar comp*em
</line>
<line>
uma *alha resistente
</line>
<line>
para o a*can*e desses u*uário* à escol*rização
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
g*rantias d* cidadani*. Apesar da cla*eza de que algo ficou para tr*s e que
</line>
<line>
pe*si*te uma
</line>
</par><par>
<line>
lacuna *e (re) conhecime*to, afirmam que ainda hoje o tempo decorrido, os de*gastes com os
</line>
<line>
anos de traba*ho e os transtornos são ai*da limitações para a freq*ência e/ou para *m *ossível
</line>
<line>
ret*r** à vida escolar.
</line>
<line>
Cabe re*letir so*re a inserção des*e* usu**ios no si*tem* educaci*nal (e seu histórico
</line>
<line>
*este) e, assim, p*ns*r em **can*s*o* d* **tegração ent** as ins*i*uições de saúd* e educa*ão
</line>
</par><par>
<line>
pa*a que seja e*e*iv**a *
</line>
<line>
atenção p*icossoci*l *m *ua ma*nitu*e, e*abora*do estr*tégi** nos
</line>
</par><par>
<line>
*rincipais desafi** a*re**ntados pelo* us*ári** pa** que se fomente o* processos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*u*on*mia, g*ra*tia* de direitos ind*vidu*is e ef*t*v*s g*nhos na inte*ralidade do cuidado em
</line>
<line>
saúde *ent*l.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, *. 16, n. 4, art. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019 ww*4.fsan*t.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. O. Campos, Y. B. Magalhã*s
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
A inclusão social e *ducacional d* pessoas com transtorn*s menta*s,
</line>
<line>
*ecessita
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
medidas *e articulaçã*,
</line>
<line>
d* cunh* sociopedagóg*co, para **ança* a i*tersetor*al*dade *n*re
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*am*o da saúde menta* e *a e**cação. Es**
</line>
<line>
pro**sta solidific* a atençã* ps**ossoci*l ao
</line>
</par><par>
<line>
co*sider*r a educação como proposta complementar
</line>
<line>
às abordagens
</line>
<line>
tera*êu*ica*. *
</line>
</par><par>
<line>
*lfabe*ização é um fator im*r**cind*v*l
</line>
<line>
*e recon*eci*ento em u*a cultura letrada sua e
</line>
</par><par>
<line>
au*ê*c*a r*presenta u* rótulo
</line>
<line>
de exclusão e e**igm* s*cial. *á a ne*essida*e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
in*ersetorialidade de servi*o*
</line>
<line>
assist*ncia*s no âmbito *eór*co, p*lít*co e cultural, * fi*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*over inte*ralmen*e o *uidado em saúd* mental. É igualm*nte importan** aos profissi*nais
</line>
</par><par>
<line>
de saúde
</line>
<line>
considerarem os aspectos históricos * *ociais, incluindo a formaçã* esco*ar *o
</line>
</par><par>
<line>
usuário, *ara mediar inte*venções efe*ivas, humanit*rias e justas.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
AR*OYO, M. G.; SA*AIVA, *. M. A. Algumas questões so*re educação e e**rentamen*o
</line>
<line>
da **breza no Br**il. Em Aberto, v. 30, n. 99, *. 147-158, 2017.
</line>
<line>
*ARDI*, L. Aná*ise d* conteúdo. Lis*o*: E*içõ*s, v. 7*, 2009.
</line>
<line>
BIASOLI, R. *.; MORET*O, M. C.; GUARIE*TO, M. E. Baixa es*olarid*de e doenças
</line>
<line>
men*ais em **osos: possíveis correlaçõ**. Re*. Ciênc. M*d., v.*5, n.1, p.1-*0, 2016.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Saúde Me*tal em Dados - 11, ano VII, n.
</line>
<line>
1*. Bra*ília: *inisté*io da Saúde/
</line>
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<line>
SAS/DAPES/ Coor*en*ç*o *eral de Saúde Mental, Álcool e Outras *roga*.
</line>
<line>
2*12.
</line>
</par><par>
<line>
Dispo*ível *m: <www.saude.gov.br/bvs/*audeme*tal>. Acesso em: 20/01/201*.
</line>
</par><par>
<line>
B*AS**. Ministé*io da Educaçã* -MEC. Planejando a **óxima Década: Conh**e*do as 20
</line>
<line>
Metas do Plano Nacional de Educ*ção. Brasíl*a, 2014.
</line>
<line>
BRASIL. L*i nº 13.005, de 25 d* ju*ho de 2014. A*rova o Pl*no Nac*onal de E*u**ção -
</line>
</par><par>
<line>
*NE e dá outras prov*dên*ias. Diário
</line>
<line>
Ofic**l
</line>
<line>
da União, Brasília, DF,
</line>
<line>
26 j u*.
</line>
<line>
201*.
</line>
</par><par>
<line>
**sponí*e*
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
<http://www.planalt*.gov.br/*civil_*3/_Ato2011-
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<line>
2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 29/12/2018.
</line>
</par><par>
<line>
CAMPOS, I. O. Saúde me**al e gênero em um CA*S
</line>
<line>
*I de Brasíl*a: condições soc*ai*,
</line>
</par><par>
<line>
sin*om*s, diagnósti*os e sofri*ento
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*. B. *agalhães
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1) conc*pção e pla*ejamento.
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*
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<line>
2) análise e interpr*t*ção dos d**os.
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<line>
X
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*
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<line>
3) elabo*ação d* ra*c**ho ou *a revisão crítica do cont**do.
</line>
<line>
X
</line>
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*
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<line>
4) participação na ap*o*aç*o da versã* final do ma*u*crito.
</line>
<line>
X
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<line>
X
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Rev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 4, *rt. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019
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www4.fsane*.com.br/*evista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)