<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 4, art. 8, p. 151-165, j*l./*go. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.4.* </line>
</par>
<par>
<line> Analfabetismo e Saúde Mental: O D*s*urso de Us*ár*os de U* *entro de Atenç** Psicossoci*l </line>
<line> Illiterac* and M*n*al Health: *he Discourse ** User* From a Psi*oss*cial H*a*th Care </line>
</par>
<par>
<line> *oneide de Oliveira C*mp*s </line>
<line> Doutora em Psi***ogia Clín*ca e Cultura pel* Universi*ade de Brasí*ia </line>
<line> Professora da *ni*ersidade de Bra*ília </line>
<line> E-mai*: ca*posione**e@gmail.*om </line>
<line> *asmim Bezer*a **galhães </line>
<line> *estrado do Progr*m* de Pós-Gra*uação em Saú*e Coletiva pela Un*ver*idade de Bras*lia </line>
<line> *ra*uaçã* em Psicol*gi* p*la Univer*ida*e de Brasília </line>
<line> E-*ail: yasmimbma@gmail.com </line>
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<column>
<row> Endere*o: Ioneide de Oli*e*r* C*mp*s </row>
<row> Uni*ers**ade de Brasília, F*c*ldad* de Ceilând*a, Curso </row>
<row> d* *r*duação em Terapia Ocupa*ional. *e*or A Norte </row>
<row> **m*us U*iversit*rio - Centro **tropoli*ano, Cei*ândia </row>
<row> Sul, *rasí*ia - DF, Bras*l </row>
<row> Endere*o: Yasm*m Bezerra **galhães </row>
<row> I*stituto de Psi*olo*i*, Curso de Graduação e* </row>
<row> P*icolog*a. Campu* *niver*itário Darcy Ribeiro, </row>
<row> *rasíl**-DF, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. *onny Ker*ey de Alencar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> A*tigo r*c*bido em 17/*4/2019. Últ*ma v*r*ão </row>
<row> r*cebida em 02/0*/2019.Aprovado em 03/05/*019. </row>
<row> Avali*do p*l* siste*a Triple Review: a) Des* Review </row>
<row> pel* Ed**or-Chef*; e b) Dou*le Bli*d *evie* </row>
<row> (avaliação cega po* doi* avaliadores da *rea). </row>
<row> Revisão: Gram*t**al, *ormativa * de Formataç*o </row>
</column>
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<line> AG*NCIA DE FOME*TO: Agradec*mentos a FAPDF pelo financia*en*o, a*s alunos do curso de graduaçã* em ter*pia </line>
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<line> *cupacional e psicologia d* Universid*de d* Brasília * apoio técnico: Michael Santos, *leverson **randa, Bruna Silva </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> Giselle Ne*e*; *s q*ais part**ipa*am *o** bolsista* do pro*eto "Educ*ção Inclusi*a * Saúde M*ntal: a construção de </line>
<line> um </line>
</par>
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<line> di*g*ó*tico territ*rial em uma capi*a* *r*s**eira". </line>
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<par>
<line> I. O. Campo*, Y. B. Magalhães </line>
<line> 152 </line>
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<line> R*SU*O </line>
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<line> Int*odução: A *ealidade *ducaci*nal dos usuários inseridos nos serviç** de saúde mental * um </line>
<line> assunto pouco discuti*o *a litera*ura, muito *m*o*a seja reconhecida a sua impor*ância co*o </line>
<line> *orma de inclusão e co*tratua*i*ade social. Objetivo: busc*u-se *escrever a *xp*riência do </line>
<line> *nalfabeti*mo, em us*á*io* *e um *e*t** de Aten*ão P*i**sso*ial (*A*S), com*reen*ida no </line>
<line> cont*x** indivi*ual, so*ial, eco**m*co e cultur*l. Método: Três usuários ac*itaram participar </line>
</par>
<par>
<line> de uma entrevis*a aberta. Os dados foram anal*sados qualitativamente partir d* análi*e a </line>
</par>
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<line> temática do conteú*o. Resulta*os: F*ram id*n*ific*das três categorias: 1- (D**) </line>
<line> mot*vações </line>
</par>
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<line> do a*render; 2- A inf*ncia usurpada, e 3- Mercado de trabalho e **aptação às lacuna* da </line>
<line> educação. As entre*istas *pontam fatores mo*ivacionais para permanência *a escol*, den*re </line>
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<line> eles suporte social * famili*r, em contra*onto apres*ntam * </line>
<line> como *arrei*as à escolarização </line>
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<line> fat*res socioeconômic*s, c*lturais, a ini*iação precoce no tra*alho, estigm* (preconceito) </line>
<line> e </line>
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<line> *doecimento me*tal. A condição de de**mparo afetiv* e social surg* relacionada à escass*z </line>
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<line> *e </line>
<line> bens * r*cursos. Consideraçõe* finais: O e*tudo observou que </line>
<line> *s </line>
<line> vu*n**abilidades </line>
</par>
<par>
<line> ass*ciada* geram </line>
<line> o en*adeame*to de obstáculos </line>
<line> à esco*ar*z*ção. *á a necess*dade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> interset*ri*lida*e de serviço* as*iste*ciais no </line>
<line> *mb*to teórico, polí**co e cult**al, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objeti*o *e prover in*egr*lm**te a atenção psic*s*ocial. </line>
<line> Palavras-chave: Saú*e Mental. Edu*ação. Fatores *e Risco. A*alfabetis*o. </line>
<line> A*STR*CT </line>
<line> Int*oduction: The *ducat*onal context of the *sers *f m*nta* health serv*ces is l*ttle *i*cussed </line>
</par>
<par>
<line> in th* l*te*a*ure, a*though it* importan*e is rec*gnized </line>
<line> as *orm of inclusion and so*ial a </line>
</par>
<par>
<line> contr*ctualit*. Objective: To describe **e experienc* of non-ac*ess to the formal educational </line>
<line> space* of the user* of a Ps**ho*ocial Care Cen*er (CAPS) ***h thei* individ*al, </line>
</par>
<par>
<line> socioeconomic *nd cu*t*ral con*e*t. M*tho*: Thre* u*ers responded a open interview n </line>
<line> *nd </line>
</par>
<par>
<line> t he </line>
<line> data was **alyzed using by i*s thematic c*nte*t. Resu**s: *he results *uggest </line>
<line> th*t </line>
</par>
<par>
<line> contextual fa*to*s of the users ' development *nvi*onment *ere attribu*ed as main r**ponsib*e </line>
</par>
<par>
<line> for </line>
<line> non-*ccess *o school training spaces. Psych*atric **sorders wer* assoc*a*** a* a *imit*r </line>
</par>
<par>
<line> *oth fo* the </line>
<line> frequen*y an* fo* * possible r*turn to school life. It was also o*se*ve* in the </line>
</par>
<par>
<line> discourses </line>
<line> an account*bility of </line>
<line> ps*chic suffering due th* n*n-i*pet*ation of oc*up*tio*a* *o </line>
</par>
<par>
<line> activities. A*p*rently, everyone mis*es the education tha* wa* t*ken fro* the*. The condi**on </line>
<line> *f *overty dir*c*ly influenced the *ive* ** **e inter*iewed users, who saw the*selves in the </line>
<line> obligation to enter the w**k spaces st**l *ery you*g, (betwee* 8 a*d 12 *e**s), in co*p*tition </line>
<line> **th educati*n. Moreover, it was obse*ved in the d**co*r*es t*at the absence of a *igure tha*, </line>
<line> stil* in childhoo*, *he importan*e of the valu* of the stud*es s*em* t* ha*e been determin**t </line>
<line> *n the lack of ac*e** to educ*tion*l sp*ces. Con*lusi**: I* is conclud** that t**re is the need </line>
<line> for int*rsecto*ia*ity of ass*stance service* in the theo*etical, poli*i*al *nd c*ltural s*here, *ith </line>
<line> the objec**v* *f provi*ing full psychoso*ial ca*e. </line>
<line> Ke* words: Ment*l Heal*h. *du**tion. *isk Factors. Illitera*y. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. *6, *. 4, ar*. 8, p. 15*-*65, jul./ago. 2*19 </line>
<line> www*.*sane*.*om.br/rev*s*a </line>
</par>
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<line> A*a*fabetismo e Saúde Me*tal: O Discurso de **u*rios *e U* Cen*ro *e Atenção Ps*co*so*ial </line>
<line> 15* </line>
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<line> 1 IN***DUÇÃO </line>
</par>
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<line> Em *ários país*s e n* realidade brasileira, baixos níveis de escola*idad* têm sido </line>
<line> relacionados com a m*ior incidência de doe*ças mentais, por exemp*o, na popu*ação idosa </line>
</par>
<par>
<line> (BIASOL*; MO**TTO; GUA*I*NTO, 20*6). Os </line>
<line> tra*stornos *en*a*s *ting*m 25% da </line>
</par>
<par>
<line> po*ula*ã* nas d*ferentes fases d* vida, estando e*tre q**tro d** d*z ma**res cau*a* de </line>
</par>
<par>
<line> inca*acidade no mundo (*IA*OLI; *OR*TTO; G*AR*ENTO, </line>
<line> 2016). A "World Health </line>
</par>
<par>
<line> Organiz*tio*" (*0*4) aponta como de*e*minantes **ciais de saúde me*tal os aspec*os sociais, </line>
</par>
<par>
<line> econ**icos e </line>
<line> a*bi*n*ais, a*irmand* qu* a* agenda* políticas devem c*ntribu** para um* </line>
</par>
<par>
<line> *bord*gem de "saúd* e* todas as *olíticas". </line>
<line> A *ducação é *mp*rtante fe*ramenta *e emp*d*r*mento e d*senvolvim*nto d*s </line>
</par>
<par>
<line> potencialidades de um </line>
<line> indiv*duo. Além dis*o, a *usê*cia </line>
<line> *u escasse* do ens*no es*á </line>
</par>
<par>
<line> relacionada aos fatores de risco *a*a adoeciment* mental, dentre el*s: a o </line>
<line> ba**a ren*a, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desemprego e * pri*ação d* *articipação na co*uni*ade (WHO, **14). Do mesmo m*do, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> escola*idade aumenta * p*ssibilidad* de m*b**idade so*ial, influencia as*irações, au*oest*ma </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> aqu*sição de novo* con**cim*ntos que podem m*tivar a*itud*s e </line>
<line> com*o**amentos </line>
</par>
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<line> (GOMES; MIGUEL; MIASSO, 2013). </line>
</par>
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<line> É converg*nte o hist*rico de e*clus*o da </line>
<line> popul*ç*o nã* alfabeti*ada e de *es*oas </line>
</par>
<par>
<line> a**met*das pelo ado*cime*to **ntal, d*s *spaços de *ec*são individual e política. No campo </line>
<line> da saúde me**a*, por exemp*o, *oi so*ente a partir dos an*s 80 que se obs*rvou *m* mud**ç* </line>
</par>
<par>
<line> de paradigma na </line>
<line> **si*tência; a </line>
<line> q**l *oi *a </line>
<line> *xclusão, </line>
<line> *dmi*i*tra*ão in*iscrimi*ada de </line>
</par>
<par>
<line> *edicamentos e cronif*cação da doenç*, para as e*tratégias de *nclusão e *uidado h*maniza** </line>
</par>
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<line> e territorial (G*ULA*T, 2006). O par*digma </line>
<line> inclusivo *assou a se es*abele**r diante das </line>
</par>
<par>
<line> políticas públicas como elemento central </line>
<line> ** </line>
<line> enfr*nta*ent* das disparidades sociais e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *iálog* intersetorial passa a ser fundamen*al n* ga*ant*a de *ireitos * necessidades co**tiva*. </line>
</par>
<par>
<line> ** meio a e*se cenário, o M**is*ério </line>
<line> da Saúd* </line>
<line> (BRASIL, 2012) *rganizou a Polí*ica </line>
</par>
<par>
<line> Nacional de *aúde Menta* que a*sume como desa*io a efeti*açã* de uma rede d* atenção </line>
</par>
<par>
<line> ps*cossocial resp*nsável p*lo c*idado integralizad* inserç*o d* *nd*víduo n*s e </line>
<line> *spaços </line>
</par>
<par>
<line> comun*tár*os. Da mesma </line>
<line> forma, </line>
<line> o M**istério da Educação (*RA*IL, 2014) tem </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> empenhado *m polí*icas de e*fr*ntamento ao an*lf*betismo na </line>
<line> população </line>
<line> brasileir*. Dentr* </line>
</par>
<par>
<line> as a*õ*s, inv**tindo *a *ri*ção de um Fun** de Manutenção e Desen*ol*imento da Educação </line>
<line> Bá*i*a e de Valorização dos **o*i*sionais d* *ducaç*o (FUNDEB) como m*rc* da educa*ão </line>
</par>
<par>
<line> de joven* adul*os inclusiva, o qual constrói espaços educativos espec*fi*os e </line>
<line> p*ra gru*o* </line>
</par>
<par>
<line> populac*on*is vulneráveis e c*m precá**as condições de a*e*so à es*olarização. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na PI, v. *6, n. 4, art. 8, *. 151-165, jul./ago. 201* </line>
<line> www*.f*an*t.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. O. Campo*, Y. B. Magalhães </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> O Bra*il ainda apresenta um tí*id* ava*ço *o que tange </line>
<line> * redução d* taxa </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> analfabetismo, apes*r do* debates e interven*õe* para ampl*aç*o do ensino </line>
<line> em grupos </line>
</par>
<par>
<line> prior*tário*. De acordo com a Pesquisa Nacional d* Amostra de Dom*c*li* Contínua (PNAD), </line>
<line> di*ul*ada pelo I*st*tuto Brasilei*o de G**g**fia e Estatística (IBGE), no an* de 2017, o país </line>
<line> ti*ha 11,46 milhões de pessoas anal*ab*tas, o que *epresenta 7% da população, ante 7,6% *o </line>
</par>
<par>
<line> ano an*eri*r de 201* (*BGE, *018). A pes*u*sa tamb*m a*res*ntou dimin*ição na *a*a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ana*fabetismo entre *omens (de 7,4% para </line>
<line> *,1%) e mulheres (7% para 6,8%), assim *o*o </line>
</par>
<par>
<line> en*re pess*as d* cor b*anca (4,2% p*ra 4%), pret* e/*u parda (9,9% para 9,3%). Em pessoas </line>
<line> com 1* an*s *u ma*s, a taxa de analf*betismo é de 7,*%, su*i*do *ara *9,3% e**re *s pessoas </line>
</par>
<par>
<line> *om 6* anos ou mais </line>
<line> (IBGE, 20*8). A despeito do processo **ntínuo de *rbanização e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pol***cas públ*ca* no Brasil para prof*ssiona*ização e ed*caç*o, a m*io*ia dos b*asil*iros tem </line>
<line> ainda uma *ducação formal rest*ita (BIA*OLI; MO*ETTO; GUARIENTO, 2016). </line>
<line> N* que concerne à saúde mental, o* estudos t*m demonstrado uma *elação indir*ta e*tre </line>
</par>
<par>
<line> *s tr*nstornos m**tais e a baixa e*colaridade. De </line>
<line> acordo co* </line>
<line> Silva e San**na (2*12), </line>
</par>
<par>
<line> marca*ores socia*s c*mo gêne*o e baix* escolaridade estav*m diretamente a*socia*o* * ma*or </line>
<line> p*open**o para transtorn*s me**ais comuns. Em estudo transversal que *raçou o perfil </line>
<line> soci*demográfic* de usuário* do serviço de *e*idencial *erap**tico d* E*tado d* Pernambuco, </line>
</par>
<par>
<line> França et al. (*0*7) ****tata-*e </line>
<line> que a maioria dos u*uários </line>
<line> *ra* </line>
<line> analfabetos (43,7%), </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> t*nham *e*da entre um e menos do que d*is *alários *ín**os (7*,6%). </line>
<line> O estudo de Campos (2016) *arac*e*izou especificament* o perf*l dos *suários de u* </line>
<line> C*PS ** Dist*ito *ederal e revelou que 48,7% das pessoas en*revi*tadas eram an*lfabe*as ou </line>
<line> possuíam * *ns*no fundamenta*, sendo que, nas mu*heres, a porcentagem foi de 4*,1% e no* </line>
<line> *omens, 55,4%. Apenas 8,5% das pesso*s *inh*m ensi*o superior, sendo que nas *ulheres a </line>
</par>
<par>
<line> *orcentagem foi de 8,*% * para </line>
<line> os hom*ns, 7,7%. Dadas as investigações anterio*es, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> considerável que a con*ição de analfabetismo e *ranstorno mental apre*enta i*fluência mút*a </line>
<line> * e*** rel*ção *brange i*tersecções dos processos coletivos e individua*s p*esentes em ambos </line>
<line> os pro*es*os. Neste sentido, o presente e**udo tev* ***o *bjeti*o *esc*ever a experi**cia do </line>
</par>
<par>
<line> ana*fabeti*mo, em </line>
<line> us*ár*os de um Centro *e Atenção Psicossocial (*APS) do *is*rito </line>
</par>
<par>
<line> Federal, com*reendid* n* conte*to individual, s*cial, econômico e cultural dos sujeit*s. </line>
<line> 2 ME*ODOL*GIA </line>
<line> A p*squ*sa foi aprov*da pelo C*mi*ê de Ética em Pesquis* (CEP) da Faculdade de </line>
<line> Ceilâ*dia (**E) da Univers*dad* de Br*sí*i*, p*r me*o *o Protocolo n* 2.513.823 /2018. </line>
<line> **v. FSA, T*res**a, v. 16, n. 4, art. 8, *. 151-165, ju*./ago. 2019 www4.fs*net.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Analfabetismo e Saúde Me*t**: O Discurs* de Usu*rios de U* Cent*o *e Atenção Psicossocial </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> T*at*-** de um estudo qualita*ivo, descritivo e exp*o*atório, r*alizad* com ho*e** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*lheres. O *APS é um *erviço de saú*e men***, de base *omunitária para ac*mpanham*nto </line>
</par>
<par>
<line> das pessoas </line>
<line> *ue apr*s**tam sofrimento p*íquic*, p*r meio de equipe *ultipr*fissiona* e em </line>
</par>
<par>
<line> substituição *o modelo manicomial e asila* (BRASIL, 2011), vindo como um lu*ar de </line>
<line> produção d* reabil*tação p*ico*social. </line>
</par>
<par>
<line> Os usuá*ios f*r*m seleci*nados a partir de dado* p*é-dispo*ibil*za*os </line>
<line> em estudo </line>
</par>
<par>
<line> ante*ior de Campos (2018) e* que fo*am ident*fi*ados dados das fichas </line>
<line> d* </line>
<line> acolhim*nto, </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> a*amnese e *a esco*ari*ade de todos os usuário*/a* ad*itidos no *APS, e*tre os *nos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 2014 a 2017. A partir *es*a consulta, i*e*tifi*aram-se *88 *suá*ios, 67,5% (n=324) mulher*s </line>
<line> e 32,5% (n=164), homens. *o quesito form*ção escolar bási*a, 27,2% (n=132) dos u*u*rios </line>
</par>
<par>
<line> possuíam o *nsino </line>
<line> funda*ent*l incomple*o e/ou **am analfabetos. Foram sel*cionados </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> ess* *esqu*sa 10 usuários *nalfabetos (4 </line>
<line> h*mens e 6 mulheres). Após discussão d*stes </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> casos em *eunião com a equipe </line>
<line> do serviço e equipe técnic* *o pr**eto, foram realizadas </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> *nt**vist*s (2 mulheres e 1 homem), as </line>
<line> 7 </line>
<line> entrevistas não realizadas se deram por raz*es </line>
</par>
<par>
<line> *i*ers*s, tais como: o us*á*io </line>
<line> não qui* par*icipar da </line>
<line> pesquisa; não foi possív*l o contato e </line>
</par>
<par>
<line> dificuldades cog*itiva* p*r* compreens*o d* entrevista. </line>
<line> A Figur* 1 resume o pr**esso de s*l*ção da amos*ra: </line>
<line> Fi**ra 1 - Procedimentos p*r* seleção da amostra (n=3). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina PI, v. 16, n. 4, art. 8, p. 151-1*5, jul./*go. 2019 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. O. Campos, Y. B. Magalhães </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> Foi elaborada uma entrevi*ta aberta com as seg*intes q*es*ões no*t**do*as: c*nte um </line>
</par>
<par>
<line> pouco sobre a sua relação co* a esc*la ao longo *a su* vi*a; *ale sobre o seu desejo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estu*ar, a*r*nd*r a le* * es*rever. Todas a* entr**istas f*ram grav*da* e post*riormente </line>
<line> transcrita*. </line>
<line> A**s leitura e relei*ura* das transc*ições das entrevistas re*li*ad*s, foram agrupadas as </line>
</par>
<par>
<line> te*áticas de *esmo núcle* de sentido </line>
<line> (BARDIN, 2009), conside*ando </line>
<line> *s </line>
<line> argu*ent*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> termos com **ior freq*ênc*a de repetiçõe* nas falas dos en*revistados. A *artir d* leitura, **ês </line>
<line> catego*ias emergiram: CATEG*RIA 1- (*es) *o*ivaç*es *o aprender; CATEGO*IA 2- A </line>
</par>
<par>
<line> in**ncia *surpad* * CATEGORIA 3- Mer*ad* </line>
<line> de t*ab*lho e *dap*açã* às lacuna* da </line>
</par>
<par>
<line> e*ucação. </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESUL*ADO* E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 *ar*cterização dos *suários p*rticipantes </line>
</par>
<par>
<line> *o*os os usuários *ão naturais da Regi*o Nord*ste do Brasil (Pa*aíba, Piauí, Ceará). O </line>
</par>
<par>
<line> co**exto de </line>
<line> *esen**lvimento </line>
<line> d*stas *ess*as dur*nte a infân*ia e*a o d* vulnerabilidade </line>
</par>
<par>
<line> so*i*l, co* </line>
<line> pou** recu*so *ina*ceiro, ausê*cia *e opor**nidad*s, responsab*lidad*s de </line>
</par>
<par>
<line> c*i**do parentais par* **m seu* irmãos. Ta* *ituação po*co mudou ou se mante*e na fa*e </line>
</par>
<par>
<line> a*u*ta. Segu*d* *les, a cond*ção </line>
<line> finan*eira permi*ia a própria subsistência pa*a alim*ntação </line>
</par>
<par>
<line> bá**ca ou m*ni*a, mas impossibilit*va, po* exem*lo, a compra de *em*dios. </line>
<line> Apenas um ent*evistado recebia * *enefício de aposen*adoria p*lo INS*. </line>
<line> Exemplif*cando a influên*ia dos fatores c**textuais rela*iona*o* * vul*e*a**lid*de s***al, os </line>
</par>
<par>
<line> três usuári*s eram naturais do Norde**e do Brasil; uma </line>
<line> d*s duas regiõe* mais pobr*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desi*uais do país * que foi marcada por uma hi*tória de excl**ão de grupos minoritár*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> onde há a predominânc*a da **pulaçã* analfabeta brasile*ra (IBGE, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> CATEGORIA 1- (*es) motivações d* apr*nder </line>
</par>
<par>
<line> Ne*ta categoria fo*a* *lencadas as *altas reconhecidas p*los usuários em razão das </line>
</par>
<par>
<line> barreiras nos </line>
<line> processo* d* escolarização, *em como o dese** d* en*erga* *m novo mundo </line>
</par>
<par>
<line> com os rec*rs*s da palavra, percebida com* lent*s que revela* o desco*h*cido. A evidência </line>
<line> que algo está *na*essível ou in*ca*a*o manifes*a-se na forma c**o os us**r*os descrever*m o </line>
<line> sentido da educação: </line>
<line> Re*. F*A, Te*esina, *. *6, n. 4, art. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019 ww*4.fs*net.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A**l*abetismo e Saúde Mental: O Discurso de U*u*rios de Um *entro *e *tenção P*i*ossocial </line>
<line> *57 </line>
</par>
<par>
<line> ".... É uma cois* que você p*ssa a enxe*gar outras coisas né, a *ent* ** *ente mei* </line>
<line> cego, sem ente*der *s c*isas. Você entendendo *assa a **xergar outras coisas. </line>
</par>
<par>
<line> Outro â*gulo de </line>
<line> ver as coisas. Eu go**aria de *oltar a **t*d*r </line>
<line> e aprender, n*o só </line>
</par>
<par>
<line> volt*r! Mas a*r*nd*r *screver * * ler, já é muito bo* pr* mim. É com* se fosse ver </line>
<line> outro mundo né qu* eu n*o cons*g* en*ergar. As letras... e*t*mula basta*te ler, fica </line>
<line> se* *onheci*ento né? A* ** vezes eu pego * b**lia **meç* a ler assim, mas co*eç* </line>
<line> a gaguejar e *aro e guardo" (Us*ário 3). </line>
<line> Surge nesta descriç** a ideia *e *ma r*al*dade a ser apreendida, que nec*ssitará fazer </line>
<line> uso da alfabetiza*ã* como lent* de compree*são. O usuário r*vela a impor**ncia dada a uma </line>
</par>
<par>
<line> c*pacidade sem a qu*l s* cons*dera cego, sem </line>
<line> possibilidade d* a*essar significados sobre o </line>
</par>
<par>
<line> mundo e se f*zer co*preender nele. *s**me ainda que se* de*ejo nã* *e *rata de um *ero </line>
<line> reto*no à escola*ização, **s qu* é *ecessário pa*tic*pa* do saber através do* *tos de ler e </line>
</par>
<par>
<line> escrev*r. Os sentimentos *e vergonha e f*ustraç*o </line>
<line> e*tão present*s nas *entativas não be*- </line>
</par>
<par>
<line> su*edidas de realizar a tarefa d* leitur* com fluidez, porém a curiosidade sob os enigma* da </line>
<line> *in*uagem parece se sobrepor. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda nesse senti*o, as interm*tência* </line>
<line> *a frequência escolar são p*r e*es atribuídas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> n*cess*da*e de um out*o que va*orizasse est* p*ática, rec**hece*do o invest*mento afet*v* de </line>
<line> um f*mil*ar/cuidador como *undamenta* agente mobi*iza*or do interesse pelo conhecimento. </line>
<line> Nesta *ers*ectiva, cabe reconhecer que as fragilidades *e investi*e*to pesso*l *o âmbito </line>
<line> *ducacional a*ravessam a**ectos tr*n*gera*ionais, pois a *ão perspecti*a de dese*volvimento </line>
<line> escolar reflet* a continuação des*e ce*ár*o entre os membros de *ma orga*iz*çã* fa*iliar. </line>
<line> "Eu até fui... no início eu f*i *a e*cola, com *eus 8 anos. Mas não tinha *uem *e </line>
<line> in*e*tivasse, falt*va *m incent*vo. Eu ia **a escola, *h*gava em casa, *azia os </line>
<line> deveres tudo, m** aquele deve* não entrava na *ente n*o. Sa* do colégio e senti que </line>
<line> falt*v* apren*er n*, aí ficava preo*upa*o. Eu voltei de *ovo pr* *stu*a*, ** no me*o </line>
<line> do *n* eu sa* e fiquei um bom tem*o sem e*tudar em colégio nenhum. Depois eu fui </line>
<line> para o c*légi* de *ovo, aí eu comece* a escre*er bem, m*s aí *or*uguês não entrava </line>
<line> be* na min*a cabeça não, português nem matemática. A* eu passei do meio do ano, </line>
</par>
<par>
<line> era tão b*m que ** achei que ia </line>
<line> passar do ano intei*o, aí não </line>
<line> fui mais nos outros </line>
</par>
<par>
<line> meses" (Usuário 3). </line>
</par>
<par>
<line> Para o usu*rio, havia </line>
<line> uma i*sistê*cia *olit**ia *m pe**anecer n* escola, ai*da que </line>
</par>
<par>
<line> diante do desejo permanente de superação, o qual não *oi o bastante **ra qu* </line>
<line> concluísse as </line>
</par>
<par>
<line> *tapas de formação. O </line>
<line> elemento moti*acion** indicado c*mo au*ente n**se di*curso, diz </line>
</par>
<par>
<line> respeito *o suporte dos *esponsáveis para com os educa***s, isto é, quan** estes possuem </line>
<line> capacidade *e *compa*har a vid* es*olar e se reconhecerem c*mo parte integrante deste </line>
</par>
<par>
<line> proces*o. A narrat*va do* </line>
<line> *articipantes t*az o movimento de retorno para aq*ilo que nun*a </line>
</par>
<par>
<line> deixaram de perce*er como condiçã* pa** evoluir, porém * ambivalente a demand* de alg* </line>
<line> que t*mbém s* perde pelo tempo e parec* e*capar enquanto possi*ilidade. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 4, *rt. 8, p. 151-165, *ul./ago. 2*19 www4.fsanet.com.br/*ev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. O. Camp*s, Y. *. Magalhães </line>
<line> *58 </line>
</par>
<par>
<line> "Eu a*é gostaria, mas eu não gosto *e *nd*r só. Vo* te* que pegar ôn*bus pra </line>
<line> andar só. E o**ra t*m*ém, nem semp*e eu *enho dinhei*o da passagem nem pra v*r </line>
</par>
<par>
<line> pr* cá, imagina pr* ir par* a *scola. Olha eu tenho 2 s*nho*: É </line>
<line> de ter saúde, e </line>
</par>
<par>
<line> construir minh* casa, *ó i*so! Pra mi* seria o bast*nte. Talvez lá n* in*cio *u mais </line>
</par>
<par>
<line> nova *az*a *alta *s estudos, mas agora não. Eu </line>
<line> ago*a t*nho *té vo*t*de de le*, </line>
</par>
<par>
<line> depois... ah! Mi*ha época </line>
<line> d* estudar *á *cabou! Mas a**im, se eu quiser *oltar á </line>
</par>
<par>
<line> estudar de d*a, será que e*a po**ível? De repente dá vontad*, agora po* *nquanto </line>
<line> n*o *en*o vonta*e *e es*udar. Não vou men*ir e dizer que tenho vontade". (Usuária </line>
<line> 1). </line>
<line> A *sco*arização aparece como *** esc*lha a *er feita em meio *s *ar*eiras de acesso e </line>
</par>
<par>
<line> ao tempo transcorrido. Esses *i*itadores </line>
<line> transitam entre a *utonomia fr*gili*ada *os </line>
</par>
<par>
<line> processos de adoecime*to men*al, </line>
<line> a d*stância *o loca* em que resi*em à* *nsti*uições </line>
</par>
<par>
<line> *s*ol*r*s e ao c*sto f*nanc*iro gerado por este des**camen*o. *o entanto, a fa*a assume *omo </line>
<line> o "não des*jo" de estud*r aquilo que é percebido co*o impos*ibi*idade pa*a que s* tr*tasse de </line>
</par>
<par>
<line> u*a realidade alc*nçável. A privação de b*ns e s*rviços * demais condiçõ*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabilidade imp*ctam di**tame*te n* acesso e/ou perma**ncia na escola, assim como os </line>
<line> pre*uízos *a *scolaridade aparecem n** narrativas c*mo obstáculo para a mudança do extrato </line>
<line> soci*l ao qual pe**encem. </line>
</par>
<par>
<line> Silva Sa*ta** (2012) afirmam que * condição de po*r*za *em **mo *eter*ina*te e </line>
<line> *rincip*l a ju**ão de três *i*os: * privação econ*mi*a, o d*semprego e a b*ixa escolaridade. </line>
</par>
<par>
<line> Esta </line>
<line> co*juntura é fa*or de r*sco express*v* para tr*nstornos mentais, *s*o porque, a </line>
</par>
<par>
<line> desiguald*d* social * um desenc*deante de *itua**es d* es*res*e * *ofrimento, princi*almente </line>
<line> pela pres*nça de experi*ncias c*íticas de v**a, como a fome e a dor. A síntes* das e*trev*stas </line>
<line> r*vela *ue o adoecimento me*t*l e a qualidad* *e vida prec*ri* dos usuários *epe*c*tem </line>
<line> **gativ*mente no curso de vida. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre os i*pedimentos m*ncion*d*s *elos usuários </line>
<line> p*ra o **to*no à escola, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> condição de transto*no mental e o afas*amento prolong**o do am*iente escol*r s*o </line>
<line> justificati*as co*uns. A ma*ifestação de um q*ad*o de sofriment* psíq**co, s*ja na inf*ncia, </line>
<line> seja *a vid* *dul*a, pode alterar o *esempenho afe**vo, social e *ognitivo dos indivíduos, do </line>
</par>
<par>
<line> me*mo mod* a l*nga r*ptura com a </line>
<line> *sco*arização </line>
<line> pr*duz </line>
<line> dificul*ades que demandam </line>
</par>
<par>
<line> *dequaçõ*s curr*cu**res pertinentes * es**s par*icularidades. </line>
</par>
<par>
<line> "**bre o meu estu*o eu </line>
<line> não quero, porque e* não ag*ento fic*r em uma sala *e </line>
</par>
<par>
<line> aula, pra *studo min*a cabeça é pe*turb*da, *u não *guento *aru**o, se *u *ic*r </line>
<line> assim fe*had*, em uma sala fe*hada com muito barulho eu da vontade de sa*r </line>
<line> cor*endo, e então eu sobre isso eu nã* que** *studar" (Usuár*a 2). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> An*lfab*t*sm* e Saúde Mental: * Discurso d* Usuár**s de Um *entro *e Ate*ção Psicossocial </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> Disc*tir a* polític** educacionais é model* impr*scindível *ar* o aprimoramento das </line>
<line> p*áticas de ens*no. A*ém di*so, as intersecçõe* e*tre as condições de re*da, ad*ecimento </line>
<line> me*tal e as conse**entes fragilidades na red* *e pr*teção e amp*ro s*cial dev*m assumir </line>
<line> l*gar central de *n*estiga*ão. * ausência de co*diç*es *á*ic*s para o exe*cício da c*da*ani* é </line>
</par>
<par>
<line> impe*it*v* </line>
<line> da garantia de direitos que promovem * in**rçã* n*s políticas </line>
<line> de cu*ho </line>
</par>
<par>
<line> pedagó*ico, o qu* gera o encadeamento de novas lacunas de aces*o, isto é, reproduz a l*gica </line>
<line> de exclusão e *egregação *o*ial. </line>
<line> *e*te aspecto, a ins**ção *m u*a cu*tura letrada, *ase*da em ap**ndizag**s * práticas </line>
<line> sociais mediadas pela escrita e por código* *ulturais d*fund*dos pel* educação bási*a, produz </line>
<line> s*b o *uje**o privad* desta of**ta o estigma de menos valia, de *ão merecedor dos d*reitos e </line>
<line> prerrogati*as d* i*serção s*cial (GOFFMAN, 1980; KUPFER; PETR*, *0*0). A cap*cida** </line>
</par>
<par>
<line> de leitur* e </line>
<line> esc*ita está então a***a d* um dire*to, *as se r*vela um recurs* de in**rção no </line>
</par>
<par>
<line> s*cial e de </line>
<line> const*uçã* </line>
<line> *a id*n*ida*e pessoal. É um exercício de cidada*ia e *e t*rn* uma </line>
</par>
<par>
<line> con**ç** d* plena participa*ão social (HADDAD; *I***I*A, *016). </line>
<line> CAT*GORIA 2- * infância usurpada </line>
<line> * história de v*da *os três entrevistados é marcada *ela iniciação preco*e no trabalho </line>
</par>
<par>
<line> pa*a *ar*ntir a sobrev*vência. As falas </line>
<line> re*elam o lugar </line>
<line> *e infâ*cias, </line>
<line> quan** assumiram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ap*i* aos f*mil*ares quand* *e*es ainda dem*ndavam cui*ado, *s*o p*rque as ca**cterís*icas </line>
<line> ess*nc*ais deste est*gio, tais *omo *req*entar es*olas e brincar, perderam e*paço para a *rdua </line>
<line> tarefa d* pr*mover o *ustento famil*ar. Ini*ialme*te, * in*eress* em perma**cer busc*ndo </line>
</par>
<par>
<line> espaço n* escolarização persist* no* relatos, *or </line>
<line> vez*s, este* enc*ntravam e*per*nça em </line>
</par>
<par>
<line> nova* ten*ativ*s, *as l*g* *he* era i*p**ida * relação d* *sc*lha entre sobrevive* e *onhecer. </line>
<line> "**o 4 irm*os e eu **u a mais velha, meu pai *eparou e eu *ra pequeni*inha né! Aí </line>
<line> eu tiv* que **udar. Me casei muito nova também, aí fu* te* *ilho, trabalhav* para </line>
<line> c*iar meu f*lho, aí pront* não tive mais oportunida** d* estudar. E* nunca estude*. </line>
<line> Eu fui trabalh*r com a *inha mãe para poder c*iar os m*u* irm*os mais novos, eu </line>
</par>
<par>
<line> fui trab*lha* eu ti*ha 7 anos *e ida*e. A </line>
<line> g*nte l*vava roupas para *s outros, </line>
</par>
<par>
<line> ajuda*a min*a mãe, nos rio n*!" (U*uár*a 1). </line>
</par>
<par>
<line> "Eu não tive *nf*ncia, eu fui pra c*sa dos **t**s com 9 anos pra trab*lhar. Eu não </line>
</par>
<par>
<line> sei o qu* é bri*car c*m </line>
<line> boneca, minha boneca f*i os f*lhos das mulheres que e* </line>
</par>
<par>
<line> cuidei. Infância *u* nem hoje te* os m*ninos *rin*am, corre, *ai no parq*inho, eu </line>
<line> não tive is*o! O meu foi trabalho, trab*lho, t*abalho. Até hoje e* vivo doente, minha </line>
<line> co*una estoura*a *e traba*har n*va. Hoje e* podia *er um estudo, t*r um tra*alho </line>
<line> bom, *ma aposentadoria *oa... So*ri dem*is aqui em Brasíl*a, trabalhando ** casa </line>
<line> dos outros." (Us*ária 2). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 16, *. 4, ar*. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. O. Campos, Y. B. Magal*ães </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> * cenário *e*uncia a responsabilida*e q*e invad*u as fra*ilida*e* e as nec**sidades </line>
</par>
<par>
<line> próp*ias da inf*n*ia e é o re*ultado dessas *xperiências </line>
<line> que produ* * at*al *elação dos </line>
</par>
<par>
<line> usu**ios </line>
<line> com </line>
<line> um corp* e uma me*te e*gotado* da condição de vida arbit*ári* que </line>
</par>
<par>
<line> e*f*enta*a* co* resignação e im*otência. As participante* *xp*em a subst*tuiçã* da f*ntasia </line>
</par>
<par>
<line> infant*l </line>
<line> pela *ena rea* de e*igên*ias do traba*ho, *esponsáv*is *or inter*omper o f*uxo de </line>
</par>
<par>
<line> *ese*volvimento *rev*sto p*r* os primeiros anos de vida, além d* provocar lacunas dif*cei* </line>
<line> de sanar em sua* vivências. </line>
<line> "A minha mãe foi p*of*ssora. Na época que ela *oi professora eu er* novinha, eu e </line>
<line> meu ir*ã*. Ela era profe*so*a, assim, lá daq*el*s fazendeiro*. E*es *ont*a**va* </line>
</par>
<par>
<line> ela par* dar a*la para os </line>
<line> filhos deles, que aí e*a f*i só traba*ha* </line>
<line> para criar </line>
<line> nós, </line>
</par>
<par>
<line> somo* * *r**os né, *n*ão ela n*o t*nha te*po de *nsinar a gent*. * ge*te **va*a as </line>
</par>
<par>
<line> roupas de * casa* no *esmo d*a. Aí pegava as </line>
<line> roupas * ia lavar n* rio, </line>
<line> aí de lá </line>
</par>
<par>
<line> mes*o ela ia deixar as r*upas. Tin*a ve* que *hegava em casa meia noite, uma </line>
<line> hora da ma*hã, passando roupa, então não tinh* temp*. " (U*uária 1). </line>
</par>
<par>
<line> " (...) Porq*e naque*a époc* trab*lhava. Cheg**a do colégio e do servi*o </line>
<line> co m </line>
</par>
<par>
<line> pouco tem*o pra faz*r dever de casa. Tinh* que ter uma pessoa pra ajudar *li, eu </line>
<line> qua*e *ã* tinha, aí eu *ind* insi*ti um pouco d*pois eu de*i*ti. " (Usuário 3). </line>
</par>
<par>
<line> "Algué* pra estar ali *ergun*ando, ensinando *li, per*un*a*do </line>
<line> *omo ** i* *o </line>
</par>
<par>
<line> colégio, </line>
<line> ensin*ndo ali, me orien*ando às *ezes qua*d* *u </line>
<line> precisava, porque às </line>
</par>
<par>
<line> vez*s só </line>
<line> no colégio não dá tem*o né? Se *ão *iver </line>
<line> uma pessoa para incentivar, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pessoa tem que ser bom pa*a *prender a*sim *em t*r ince*t*vo. *í chega*a em casa </line>
<line> minha mãe traba*hav* muit* * não tinha t*mpo d* ens*nar, * meus irmãos me </line>
<line> *nsinavam, aí trabal*a*am, acabou que eu fiquei sem a*render. " (Usuá*io 3). </line>
</par>
<par>
<line> As en*r**istas *epre*entam a inegável re*ação ** desprot***o parental d*ran*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> escolari*ação dos usuários e* razão da exaustão a que se*s pais e irmãos fora* s*bmetidos, </line>
</par>
<par>
<line> como consequên*ia da precária </line>
<line> c*ndiç*o do* subemp*egos disponíve*s às camadas mais </line>
</par>
<par>
<line> pobres da **p*l*ç*o. Ainda que a *scol* **mpar*ça na rea*idade p*r eles *etra*ada, a* f*lha* </line>
<line> na d*sponibilidade de investimento af**ivo familiar são compree**idas como fatores </line>
<line> importantes para as interrupções e desc*é*ito *ara a conclusão das propostas *scolares </line>
<line> en*rent*das. </line>
<line> Ou*ra **gica re*orrente *a ex*eri*ncia dos pa*ti*ipantes diz re**eito à relação d* suas </line>
<line> mães destinadas e servir ao* seus empr*gadores em detrimento *as fu*ç*** de apoio materno. </line>
</par>
<par>
<line> Tr*ta-se da m*e educad*ra e cuida*or* que em me*o nec*ssidade de sust*nto familiar à </line>
<line> precisa o*ertar * outros *s i*ve*timen*os ne*essár*os ao desenvolvi*ento dos pr*p*ios filhos. </line>
<line> Em outra* *alavras, a genitora precisou vender s**s re*ursos mate*no* *queles que po*iam </line>
</par>
<par>
<line> con**der </line>
<line> este suporte </line>
<line> aos filho*, a**da que por *ntermédi* de um terce*r*, e foi privada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> acompanhar os seus. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 4, art. 8, p. 1*1-165, *ul./ago. 20** </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Analfabe*ismo e *aúde Mental: O Discurso de Usuários d* Um Centro de Atenção P*icossoc**l </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> Para Arroyo e Sa*aiva (2017), é *re*uente a atribuição à baixa escolarida*e ** grupos </line>
<line> v*lneráv*i* *omo *ausa das de*igua*dades sociais. Todavia, a prát*ca tem ev*de**ia*o que a </line>
</par>
<par>
<line> *proximação entre a </line>
<line> escola as *lasses des**vo*ecidas d* sociedade bra*ileir* nã* tem e </line>
</par>
<par>
<line> torn*d* essas pes*o*s *enos </line>
<line> pobre*. Seria necessário, port**to, i*verter a lógica da falta *e </line>
</par>
<par>
<line> e*ucação enq**n*o um **s*ncad*ant* da pob*e*a para a situação evide*ciada pelo* usu*r*os, </line>
<line> ou seja, *ensa* a pobreza e s*as interf*ces como bar*ei*as para a educação. A evidênc*a dos </line>
<line> rel**os reforça a id*i* de que além das institu*ções esc**ares absorvere* os educandos, alguns </line>
</par>
<par>
<line> fatores de seg*rança emo*ional * *ocial pr*cisam e*tar p*e**ntes para dar sus*enta*ão à* </line>
</par>
<par>
<line> exi*ências disp*s*a*. </line>
</par>
<par>
<line> CATEGORIA 3- Mercad* de tra**l*o e adaptação às lacunas da educação </line>
</par>
<par>
<line> Outra relação e*tre as narr*tiv*s expõe as conse*u*nci** da *ã* alfab*tização para a </line>
<line> inserção no *ercado de trabalho e os impacto* à cont*atualida*e **s*es *s*á*ios diante de </line>
</par>
<par>
<line> uma cultur* *ue u*iliza * </line>
<line> código d* linguagem *omo can*l </line>
<line> esse*cial de comuni*ação. A </line>
</par>
<par>
<line> impossibilidade d* compree*são le*rada encontra ade*uações como a *emori*a*ão par* </line>
<line> fac***tar o reconhec*mento e comp*eensão das *ituações. O aprimora*ento des*as habil*dades </line>
<line> é um dos recu*sos de adaptação que fav*rec*u a funcional*dade *os entrev*st*do* e g*rantiu </line>
<line> formas de autonomia * geraçã* de renda. </line>
<line> "Ap*sar de tu*o, disso tudo *u nunca tive *ificuldade assim, em tr*balhar fora, </line>
<line> peg*va os *nibus de bo* pelo número n*? Não pe*o nom* que está es**ito, ma* pelo </line>
<line> númer*! Aí decor*va * *a para q*alquer l*gar mesmo *em saber ler." (Usu**ia 1). </line>
<line> "Até que matemáti**... Matemática eu lembro direito! Eu *ecor*ndo eu c*nsigo </line>
<line> ma*car lá o* qu**os na b*lança, quanto* q*il*s d* *eixe. Balança eletrôn*ca *é! </line>
<line> Depois *ue você d*cora rapi*inho você *ega as manhas né!" (Usuário 3). </line>
<line> "Não tenho vergon*a não. É ru**, é difícil sim! Eu se* qu* é difícil, m*s isso nu*ca </line>
<line> me in*omod*u para ir em qual*uer **gar. S* me d*r o *nder**o eu decorar o nome </line>
<line> do ô**bus eu venho pra cá de bo*, sozinha! E* não g**to de *ndar so**nha *as eu </line>
<line> venho e vou sozinha. Só **lo número do ônib*s" (Us*ári* 1). </line>
<line> A i*possibilidade de decifrar os signi*icados rep**sentados pe*a escr**a o*ga***ou </line>
<line> nessas v*vên*ias uma espécie de n*v* registro, uma forma d* *imb*liza* * mundo *través *o </line>
</par>
<par>
<line> *econhecimento específico ** sua* necessidades, de modo que não era </line>
<line> po**ív*l i*entif*car </line>
</par>
<par>
<line> q*a*qu** ônibus, pl*ca *u in*criçã* ma*emática, m*s *quele* elem*ntos que de alg**a forma </line>
<line> pa*saram a per*encer a sua* rotinas, enqu*nto pri*ridades, foram *nc*uíd*s com o sentido </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, *. 4, art. 8, p. 151-165, ***./ago. 2019 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. O. Campos, *. *. Magalhãe* </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> *r*prio de *u*s exper*ê*cias, p*ssar*m a existir como co*uni**ção vi*vel dentre as </line>
<line> *apacidades por eles adquirid*s. </line>
<line> Toda essa flexibilida*e e *esiliência, no entan*o, não for** capa**s de neutrali*ar os </line>
<line> sent*men*os de ve*gonha, menos v*lia * tris**z*, os quais *esu*tara* das situações *e crítica, </line>
<line> preconceito e julg*men*o a qu* foram f*equentemente s*bmetidos *or est*rem à marge* do </line>
<line> letrame**o. O *t* de "de*orar" apar*c* com* form* de acess*r *lguma *ece*sidade pela via </line>
<line> da memó*ia, em raz*o disso são frequen*es as ansi*d*des em torno do es**eci*ent* como </line>
<line> algo q*e os *mpede *e reidentificar *ma condição. Ainda que a capacid*de de enfrentamen*o </line>
</par>
<par>
<line> seja </line>
<line> evidente nos relatos, é notório que os usuár*os es*arram n* indiferença </line>
<line> *té *esmo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> profission*is da s*úde, quando estes passa* * medi*r seus atendime*tos por </line>
<line> ativid*d*s de </line>
</par>
<par>
<line> lei*ura e escrita. </line>
</par>
<par>
<line> "Eu fa*ei p*ra o médico já, eu te*ho medo *aquela doença, como é que chama? </line>
<line> (Entr*vistador: Alz***mer?). Sim, po*que *a minha famí*ia já teve gente né! Eu </line>
<line> *o**o as coi*as no l**ar, eu vou *a cozinha *uand* *u vo*to já não s*i m**s onde </line>
<line> botei, aí eu volt* pra t*ás, me sento lá e fico pe*sando. Aí *om muit* tem*o que eu </line>
<line> vou lembrar, m**to *uim. Lembro, mas lembro (risos). Aí o médico fala assim "não, </line>
<line> mas você tem *ue ler bastant*, fazer aquelas palavri*has cruzad*s"... quem não </line>
<line> sabe l*r fi*a d*fícil né faz*r aquelas palavras cruzadas" (Usuária 1). </line>
</par>
<par>
<line> "Eu já tiv* muito </line>
<line> caso assim, uma vez eu fui pega* *m remédio no ho**ita* </line>
</par>
<par>
<line> *si*uiátri*o e a mulher ficou *e </line>
<line> i*nora**o p*rque </line>
<line> eu: "nos*a eu tenh* *ue </line>
</par>
<par>
<line> pr*enc*e* a *ece*ta", *u digo *u n*o *ei! Ela *icou lá dizendo umas coisas e as </line>
<line> pe*soas que est*vam atr*s de mim toma*am as minh*s dores. Eu não falei nada! Aí </line>
<line> na *po*a que eu fui me r*gis*rar...*u*nd* *e regist*ei *á era adul*a né! Che*uei no </line>
</par>
<par>
<line> ca*tório e eu mes*a me regi*trei soz*n*a, </line>
<line> tirei meus d*cumentos sozin*a. Aí </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m**her lá, ela f*lou ass*m "esse pessoal que não sabi* l*r * govern* devia man*ar </line>
</par>
<par>
<line> soltar tudo na </line>
<line> Am**ôn*a"! Nunc* me *s*ueci disso. Mas ta*bé* estou ** </line>
<line> boa </line>
</par>
<par>
<line> n*"(Us*ária 1). </line>
</par>
<par>
<line> A *oncepção pr*sen** no discurso dos pa*ticipantes d*sse e*tud* *stá ligada a* que </line>
</par>
<par>
<line> Frei*e (*00*) chama de *ub*i*são do a*alfabet* aos mit*s da *ultura </line>
<line> *ominante a qual </line>
</par>
<par>
<line> engendra </line>
<line> nestes i*div*duos uma no*ão de "*at*r*l infer*o*id*de", qu* é algu*as </line>
<line> vezes </line>
</par>
<par>
<line> responsável por impedi-los de se depararem com sua r*a* ação t*ansform*dora sobre o *undo. </line>
<line> Est* perspectiva denuncia que não ** trata a*ui de um* ferida loc***z*da no su*eito e sim da </line>
</par>
<par>
<line> *xpres*ão concreta da* injustiç*s sociais, expressas e* meio ao en*r*laçamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabil*dades, dent*e </line>
<line> as q*ais o adoecimento mental *grav*do p*la *arga negligenciadora </line>
</par>
<par>
<line> de valores humanos. </line>
</par>
<par>
<line> * comum at**bu*r aos usuários co* o que P*tta (1998) co*sider* u* problema </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produç*o de v*lor, isto *, no un*ver*o social, as rel**ões *e t*oca* parte* de um *al*r qu* é </line>
</par>
<par>
<line> atr*buído a determinada p**soa - o seu poder contra*ual - de*tro d* campo soci** </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*r**ina, v. *6, n. 4, art. 8, p. *5*-1**, jul./ag*. 2019 **w4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> An*lfabetis*o e Saúd* M*ntal: O D*scu*so de Usu*r*os de Um Cent** de Atençã* P*ic*sso*ial </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> condição de um proces*o *nt*rc*mbial. *o entant*, o va*or atribuído soc*almente * </line>
<line> pessoa </line>
</par>
<par>
<line> c*m problemas d* saúd* me*tal, </line>
<line> simultaneam*nte, negativa seu p**er d* contrato, uma vez </line>
</par>
<par>
<line> que no imag*ná**o col*tivo, ele é sinônimo de car*cte**sticas depreciat*vas como de ser </line>
<line> in*apaz de estar n* mundo com a*tonom*a, inde**ndência e *articipação so*ial *tiva no se* </line>
<line> con**xto ** vida. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇ*ES FINA*S </line>
<line> A i*serção d* usuár*o *os serv**** de saúde menta* no conte*to ed*c*cional * </line>
<line> *undam*ntal par* promover participação social, pois repre*enta a r*tom*da ** p*otagonismo e </line>
</par>
<par>
<line> seu po*e*cial coletivo. Além disso, a formação é importante meio de qualificação *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *e*c*do de tr**a*ho e gera*ão *e r*n*a. * presente e*tudo traz a partir de dados qualitativos, </line>
<line> parte da *xperiê*c*a dos usuários particip*ntes, com ênfa*e em **u* contextos *duc*cionais. </line>
<line> Cabe **irma* q*e limitações dev** s*r *onde*adas nesse estudo, *ais co*o o repertóri* </line>
</par>
<par>
<line> sim*ólico re*trito d*s usuários *nalfab*tos para *e expressar pela via da palavr*, mas </line>
<line> a*nda </line>
</par>
<par>
<line> evidenci*n** que ca*inhos alternati*os para expre*são do saber foram </line>
<line> desenv*lvi*os por </line>
</par>
<par>
<line> ambos ao lo*go d* su*s trajet*rias. O total das *ntrevist*s é *edu*ido, uma ve* qu* se *ssume </line>
<line> a abordagem qual*tat*va co*o a mais *d*quada para o problema estu*ado e que *s r*sult*d*s </line>
<line> se preocupam c*m as evidê*cias do sentid* atri*uído em cada discurs* singular como </line>
</par>
<par>
<line> *roposta int*rpreta*iva de uma realid*de, não o*jeti*ando ass*m a *ener*lização </line>
<line> dest** </line>
</par>
<par>
<line> *bservações. </line>
</par>
<par>
<line> * estud* identi*icou que a i*terseccionalidade *e vul*erab**idades, ta*s com*: </line>
</par>
<par>
<line> situação de pobreza, </line>
<line> tra*alh* precoce, a*o*cimen*o me*t*l, f*agili*ades no suporte s*c*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> familiar comp*em </line>
<line> uma *alha resistente </line>
<line> para o a*can*e desses u*uário* à escol*rização </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> g*rantias d* cidadani*. Apesar da cla*eza de que algo ficou para tr*s e que </line>
<line> pe*si*te uma </line>
</par>
<par>
<line> lacuna *e (re) conhecime*to, afirmam que ainda hoje o tempo decorrido, os de*gastes com os </line>
<line> anos de traba*ho e os transtornos são ai*da limitações para a freq*ência e/ou para *m *ossível </line>
<line> ret*r** à vida escolar. </line>
<line> Cabe re*letir so*re a inserção des*e* usu**ios no si*tem* educaci*nal (e seu histórico </line>
<line> *este) e, assim, p*ns*r em **can*s*o* d* **tegração ent** as ins*i*uições de saúd* e educa*ão </line>
</par>
<par>
<line> pa*a que seja e*e*iv**a * </line>
<line> atenção p*icossoci*l *m *ua ma*nitu*e, e*abora*do estr*tégi** nos </line>
</par>
<par>
<line> *rincipais desafi** a*re**ntados pelo* us*ári** pa** que se fomente o* processos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *u*on*mia, g*ra*tia* de direitos ind*vidu*is e ef*t*v*s g*nhos na inte*ralidade do cuidado em </line>
<line> saúde *ent*l. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, *. 16, n. 4, art. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019 ww*4.fsan*t.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I. O. Campos, Y. B. Magalhã*s </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> A inclusão social e *ducacional d* pessoas com transtorn*s menta*s, </line>
<line> *ecessita </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> medidas *e articulaçã*, </line>
<line> d* cunh* sociopedagóg*co, para **ança* a i*tersetor*al*dade *n*re </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *am*o da saúde menta* e *a e**cação. Es** </line>
<line> pro**sta solidific* a atençã* ps**ossoci*l ao </line>
</par>
<par>
<line> co*sider*r a educação como proposta complementar </line>
<line> às abordagens </line>
<line> tera*êu*ica*. * </line>
</par>
<par>
<line> *lfabe*ização é um fator im*r**cind*v*l </line>
<line> *e recon*eci*ento em u*a cultura letrada sua e </line>
</par>
<par>
<line> au*ê*c*a r*presenta u* rótulo </line>
<line> de exclusão e e**igm* s*cial. *á a ne*essida*e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> in*ersetorialidade de servi*o* </line>
<line> assist*ncia*s no âmbito *eór*co, p*lít*co e cultural, * fi* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*over inte*ralmen*e o *uidado em saúd* mental. É igualm*nte importan** aos profissi*nais </line>
</par>
<par>
<line> de saúde </line>
<line> considerarem os aspectos históricos * *ociais, incluindo a formaçã* esco*ar *o </line>
</par>
<par>
<line> usuário, *ara mediar inte*venções efe*ivas, humanit*rias e justas. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> 201*. </line>
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<line> Um C*ntro de A**nção Psicossocial. Rev. FSA, Tere*ina, v.16, n. 4, *rt. *, p. 151-165, j*l./ago. 2019. </line>
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<line> Contrib*iç*o *os *utores </line>
<line> I. O. Ca*po* </line>
<line> *. B. *agalhães </line>
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<line> 1) conc*pção e pla*ejamento. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
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<line> 2) análise e interpr*t*ção dos d**os. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 3) elabo*ação d* ra*c**ho ou *a revisão crítica do cont**do. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<par>
<line> 4) participação na ap*o*aç*o da versã* final do ma*u*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 4, *rt. 8, p. 151-165, jul./ago. 2019 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/*evista </line>
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