<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 5, art. 7, p. 121-138, s*t./*ut. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.5.* </line>
</par>
<par>
<line> Gestão Pedagógica, Acessibilid*d* e Discurs* na *inguí**ica Aplicada </line>
<line> P**agogical Ma*agement, Acc*ssib*l*ty and Spe*ch in Applied **ngui*tics </line>
</par>
<par>
<line> Elai*y Cr*stina *o*rigues *uimarães de Oliveir* </line>
<line> Gr*duação em Admin***ração pel* Instituto Toca*tinense P*esidente An*ônio Carlos </line>
<line> E-mai*: el*inyoliveira@it*ac.br </line>
<line> Alin* Qu*iroz Tav**es </line>
<line> Grad*ad* em Ciências *o**ábeis pe*a Fundação Unive*s*dade de Gu*raí </line>
<line> E-mail: al*nytavares@itpa.br </line>
<line> *run* Gomes Pereir* </line>
<line> Dou*or *m Ens*no de Líng*a e *i*eratura (E*tud*s Linguístico*) pela Universidade Federal do T*cantins </line>
<line> Docent* d* U*i*er*idad* do E**ado do Pará </line>
<line> E-mail: *r*nogo*espereira_*0@hotmai*.*o* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Elainy Cristi*a Rodr*g*es Guimar**s *e </line>
</par>
<par>
<line> Ol*veira </line>
<line> Ed*tor-Chefe: D*. *onny Ker*ey de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Inst*tuto *ocantine*se Presi*ente A*tônio Car**s. </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Avenida Fila*élf*a, *etor Oeste, 77816540 - *r*guaína, </line>
</par>
<par>
<line> *O - Brasi*. </line>
<line> *rtigo *ecebido em 22/04/2019. Ú*tima </line>
<line> v**são </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Aliny Queir*z Tavare* </line>
<line> recebida em 09/05/2019. Apr*vado e* 1*/05/2019. </line>
</par>
<par>
<line> In*tituto To*ant*n*nse *residente An*ônio Carlos. </line>
</par>
<par>
<line> Avenida F*ladélfia, *eto* O*ste, 77*16540 - Araguaína, </line>
<line> Ava*iado pelo s*st**a Tripl* Revie*: Desk R*v*ew a) </line>
</par>
<par>
<line> T* - Brasil. </line>
<line> pelo Edito*-Che*e; e b) Double Blin* Review </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> *r**o G*mes Perei*a </line>
<line> (avaliação *ega *or dois aval*adores da á*ea). </line>
</par>
<par>
<line> Rua Ernesto Geisel, Qd. 72, Lt. *5 s/*, R. N*vo Paraíso, </line>
</par>
<par>
<line> Parauapebas - PA, 68*15-000 *ras*l. </line>
<line> Revisão: Gramatical, Norm*tiva e de Fo*mat*ção </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> E. C. R. G. O*iveira, A. Q. Tavares, B. G. Pereira </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> E**e artigo tem como objetivo inv*s**ga* como oco**e o p*oc*s** pedagógi*o no qu* se refer* </line>
<line> à educação i*c*usiva d* alunos com deficiência p*r *e*o do Núcleo d* Acessibilidad* (N*). </line>
</par>
<par>
<line> *a*a **so, será lança*o mão de um referen*ia* teór*co </line>
<line> inter*isciplin*r que po*sa tornar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objeto de análise mais comp**xo e condizente *om as pesquisas mais cont*m*orâneas *a área </line>
<line> das *i*n*ias Humanas e da Gestão de Pess*as. Para i*s*, esta última será vis*a como p*n*o de </line>
<line> partida para compree*são * tratament* do *orpus gera*o, mantendo *rticul*ç*es </line>
</par>
<par>
<line> **ter*i*c**linare* </line>
<line> com *s **tud*s de*e*volv*dos s*bre Acessi*i**dade, Ge*tão Pe*agógic* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> A*álise Crít*ca do Discurso. A respeito *o desenvolvimento da metodologia, *ste </line>
<line> projeto </line>
</par>
<par>
<line> propõe uma abor*agem quanti-qualitativa, tendo em *ista a *nálise de sentido que *erá </line>
<line> const*uíd* a part*r *as ap*esentações estatísti**s so*re o número *e alunos com d*ficiência. Já </line>
</par>
<par>
<line> o tipo de investigação pa**e da articulação </line>
<line> d* tríplice estudo de </line>
<line> c*so, etn*grafia e </line>
<line> pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> *ocumental. Trata-se de um estud* de caso, *art*ndo do princípio de que *s dados *ue serão </line>
<line> ge*ados retra*arão * real*dade d* UNITPAC, delimitando o *ócus específico pa*a o *orpus; o </line>
<line> perfi* etnográfico reside *o fato de as d*as pesquisado*as deste proje*o serem funcionári** da </line>
</par>
<par>
<line> referida i*stituição de *nsino há anos, o que as t*r*am cul*u*almente complacente* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> real*dade apresentada, * que *v**aria, ou minimiz*ria, po*síveis en*raves n* momento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> geração dos *ad*s; *á os *esquício* documentais </line>
<line> est*o </line>
<line> n* fato *e as entrevi*ta* a ser*m </line>
</par>
<par>
<line> realiz*da* com os </line>
<line> funcioná**os e alun** semiotizarem *i*cursos esp*cíf*co*, *endo, pois, </line>
</par>
<par>
<line> docume*t*s. Foram realizadas entre*istas com </line>
<line> di*centes com de*iciênci*, bem como co* </line>
</par>
<par>
<line> pr*fes*ores e </line>
<line> *estores que l*dam di*etamente com </line>
<line> tais a*unos. *sp*ra-s* que </line>
<line> esta </line>
<line> pes*uisa </line>
</par>
<par>
<line> co*trib*a *om </line>
<line> os estudo* s*br* g*stão *e pessoas * acessibi*idade, e*pecialme*te no que </line>
</par>
<par>
<line> tange à realid*de </line>
<line> do UNITP*C, visand* ao melhoramento e </line>
<line> bem-e**ar de todos o* </line>
<line> sujeito* </line>
</par>
<par>
<line> envolvidos, consequentemente. Além *isso, esper*-se </line>
<line> con**ib*ir, diretament*, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de***volvi*ento e at*ação do NA junto a o*tros *e*ores da *n*ti*uiç*o. </line>
<line> Pal*v*as Chaves: Gestão pedagógica. Ace*sibilidade. Ge**ão de Pessoas. Def*ciência. </line>
<line> ABS*RAC* </line>
</par>
<par>
<line> This a**i*le aims to i*vestigat* how the </line>
<line> pedagog*ca* </line>
<line> process occurs with regar* to t*e </line>
</par>
<par>
<line> inclu*ive educati*n of studen** with di*abiliti*s thro*gh the Accessibility Nucleus (N*). To </line>
<line> thi* *nd, an interd*scipl*n*** t*e*reti*a* frame*ork will be u*ed t* ma** the object *f analysis </line>
</par>
<par>
<line> more complex and </line>
<line> con*is*en* with the most contemporary r*searches in *he area of Human </line>
</par>
<par>
<line> Scien*e* an* Peo*le Managem*nt. *or t*i*, *he latter will </line>
<line> *e *een as a starting </line>
<line> poi*t for </line>
</par>
<par>
<line> understanding *nd *r*atment *f th* corpus to ** ge*e*ated, maint*i*ing interdiscipl*nar* </line>
</par>
<par>
<line> ****culati*ns with the </line>
<line> studies dev*loped </line>
<line> on Accessibility, Pedagogical M**agement an* </line>
</par>
<par>
<line> *r*tical D*scourse *na*ysi*. R**ardin* t*e devel**ment of the *ethodology, this proj*ct </line>
</par>
<par>
<line> propose* * </line>
<line> qu*n*i-qu*litative approac*, with a </line>
<line> vie* to th* analysis of **aning that w*ll </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> built f*om the stat*sti*al *r*se*tations on the n**b*r of students w*t* *isabil*ties. *lre*dy the </line>
</par>
<par>
<line> t*pe </line>
<line> of **v*stigation **arts f**m the articulation o* </line>
<line> the tri*le *ase study, </line>
<line> *thnography and </line>
</par>
<par>
<line> *ocumentar* research. It *s * ca*e st*dy, assum*ng th*t </line>
<line> the data tha* *i** be gene*ated will </line>
</par>
<par>
<line> depict t*e real*ty o* UNITPAC, de*imiti*g *he **ecif*c locus for the corpus; *he e*hnographic </line>
<line> pr*f*le r*side* *n the fact t*at the **o res**rchers o* t*is *r*ject have been emplo*ees of this </line>
</par>
<par>
<line> educa**o*al in*ti*uti*n f*r </line>
<line> years, whic* ma*e </line>
<line> t*em cul*ura*** complia*t with the p*ese*ted </line>
</par>
<par>
<line> reality, which would avoid or minimize poss*ble o*stacles in the moment of data *eneration; </line>
<line> already th* documentary remnant* are in th* fact of the interv*ew* *o be car*i*d out w*th the </line>
<line> e*ployees *nd *t*d*nts s*miotiza* spe*i*ic sp*eches, being, ther*fore, document*. Inte**iews </line>
</par>
<par>
<line> **l* be h**d with </line>
<line> s*u*ents wi*h disabilities, </line>
<line> a* we*l </line>
<line> as *it* teac*er* and managers who deal </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin*, *. 1*, n. 5, art. 7, p. 121-138, *e*./out. 2019 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Gestão *edagógica, Aces**bilida*e e *i*curs* na Ling*ís*i*a Aplic*da </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> directly wi*h such s**dents. R**ults *re expecte* t*at can co*tribute to *he studie* on *eople </line>
<line> man*gement a*d acc*s*i*ility, es*ecially wi*h reg*rd to the reality of UNITPAC, ai*ing at </line>
<line> the im*ro*eme*t an* well-bein* of all *he in*olved subjects, consequently. In ad*i*ion, it is </line>
</par>
<par>
<line> hope* to contribute, di*ectly, ** the d*velopment </line>
<line> and </line>
<line> p*rfo*mance ** the NA </line>
<line> together wi*h </line>
</par>
<par>
<line> ot*er sect**s of the inst*tution. </line>
</par>
<par>
<line> Key*ords: Pedagogi*a* management. *cce*s**ility. Pe*ple management. De*iciency. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*re*ina *I, v. 16, n. 5, art. 7, p. *21-1**, set./*ut. 2019 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revi*ta </line>
</par>
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<par>
<line> E. C. R. *. O**veira, A. Q. Tavares, B. G. Pereira </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A articul*ção entr* aces*ibilidad* e *est*o de pesso*s tem si*o u*a pro**emá*ica </line>
<line> bastant* fért*l p**a pesq*i*as em dife*en*es níveis de ensino e áreas do conhecimento hu**n*. </line>
<line> Assim, a no*ã* de ac*ssibilidade condi* com as mais co*temp*r*nea* *e*andas de uma </line>
</par>
<par>
<line> soc**da*e emergen**, f*ce * l*quidez d* uma *o*ern*dade *ita "líqu*da", nos *ermos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Bauman (2004). </line>
</par>
<par>
<line> D*ante disso, est* trabalh* tem como obje*ivo probl*matizar *ções qu* *ossam levar </line>
<line> à in*lus*o no contex*o acadêmico do Ce*tro Univers*tário **ITPAC, situado no município </line>
</par>
<par>
<line> de Araguaína, Tocantins. Par* *sso, b*sca-*e in*estigar como tais ações pode* levar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inclusão </line>
<line> de pessoas com deficiênci*s e t*an*tor*os g*obais de *onhecimento por **io de </line>
</par>
<par>
<line> ***postas *e estratégia* *e i*tervenção j*nto à gestão *edagógica do Nú*leo de </line>
<line> Acessibi*idade (NA) da *efer*da Instituiçã* de Ensino *upe*ior (IES). </line>
<line> A pro*lemática o*a proposta está *iretame*te r*lacionada à gestão d* pessoa*, te**o </line>
<line> e* vista s*u c*ráter dialóg*co, p*r excelência, entre **ores humanos. Entend*-se * gestão de </line>
<line> pessoas como u*a área *o conhec*me*to que lida dir*ta*ente com o ato de gerir conflitos *, </line>
</par>
<par>
<line> com is*o, pr*c*rar u** manei*a *e a*enizá-los de**ro </line>
<line> de um contexto </line>
<line> corp*ra*ivo </line>
</par>
<par>
<line> (MARTINELLI, 1998; D*M*TRIUS, MAZARELLA, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> * *r*o*i, é necess**io esc*arecer que o NA * um *etor que *juda a comp*r a ma*ro </line>
<line> esfera administrativa do UNITPAC, tendo em vista o pl*ne*amen*o e exe*u*ão de pro*os*as </line>
</par>
<par>
<line> capazes </line>
<line> de viab*lizar, o* *esmo incentivar, *o*turas *idático-peda*ógicas con*izent*s </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> as n*cessidades mais c*ncr*t*s d* referida co*u*idade ac*dêmica. </line>
<line> O NA está sendo *riado para atender os al*no* com *ec*ssidades e*peciais s* e </line>
<line> enc*ntra em fase de implan*açã*, com o intuito de ate*de* toda a cla*se *cadêmica especial, </line>
<line> possib*litan*o uma educação acessível para todo*. </line>
<line> Nas últimas dé*a*as, * entrada de pesso*s c*m algum ti*o d* deficiência n*s </line>
<line> ins**t**ções de ensino superior tem *ido cada vez mai* frequente. Com isso, o sistema </line>
<line> ed*ca*ional te* o papel de proporcionar a presen*a e part*cip*ção de a**nos *om defic*ê*cia. </line>
<line> Ass*m, o *lan* Nacional d* Educaç*o (*NE) *lus*ra esse argument* aplicado à educ*ção em </line>
<line> nosso contexto ao af*r*ar q*e: </line>
<line> Reque*-se u* esfo*ço deter*inado da* a*toridades educacionais para va*or*z*r a </line>
<line> p*rmanência dos a*unos nas clas*es *e*ul*res, *lim**an*o a nociva *rát*ca de </line>
<line> encaminhamen*o para classes especiai* *aqueles q*e apresentam d*fic***ades </line>
<line> com*ns *e aprendizagem, pro*lemas d* dispersão *e at*nçã* ou *e disci*lina. * </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *6, n. 5, art. 7, p. 121-138, set./*ut. 2019 *ww4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ges*ão Pedagógica, Acessibilida*e e Discur*o na Linguística A*licada </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> es*es d*ve s*r da*o maior apo** pedagógico na* suas próprias classes, e *ão os </line>
<line> separ** com* se preci*assem de at*nd*mento e*pecial (*RASIL, 2000, p. 12). </line>
<line> Diant* dos argumentos *uprac*t**os, * NA t*rá qu* *esenvolver habi*ida**s que </line>
<line> possam tornar o cotidiano deste* alunos mais próxim* de uma reali*ade acessí*el, de forma </line>
<line> qu* p*ssam dese*volv** todo o *e* poten*ial de maneira igualitá*i*, p*** * o obj*tivo desse </line>
<line> trabalh*. </line>
<line> Em suma, *ev*m-se agregar variáv*is te*á*icas no desenvolvimento *e u*a postur* </line>
<line> in**usi*a em instituições de man*ira a *r*porcionar um ambient* de ace*sibi*idade comum * </line>
</par>
<par>
<line> t *do* , *o i nt *i t o </line>
<line> *e contribuir de </line>
<line> uma maneira direta ou i*dire*amente com a s*cieda*e, </line>
</par>
<par>
<line> formando pes**as </line>
<line> *apazes de usuf*uir de uma </line>
<line> vida m*lhor. Este trabalho será des*nvol**do </line>
</par>
<par>
<line> através de informações co*h*das *a real*dade do meio de discente*, docentes * técnicos </line>
<line> administ**tivos com a *roposta de mobilizar conhecimento d* gestão de pessoas e discur*o. </line>
<line> No que envolve o questi*namento da estrutura d* IES, el* já apresenta *o*d***es d* </line>
</par>
<par>
<line> ace*sibilid*de. Suas instalações oferecem ao </line>
<line> aluno com defici*nc*a o deslocamento em tod* </line>
</par>
<par>
<line> se* entorno. </line>
</par>
<par>
<line> Há preocupação por p**te da ge**** d* refer*d* IES *o que concern* *s pessoas *om </line>
</par>
<par>
<line> defi*iência *is*al e auditiva. O *entro Universitário as*ume o c*mp*omisso formal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *isponib*l*zar </line>
<line> in*raestrutura fí*ica, tecnológica de recursos humanos * </line>
<line> nece*sári*s ao pl*no </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvime*to das at*vi*ades didático-pedag*gicas até a conclusão do c*rso, **so venha a </line>
<line> se* sol*cita*a p*l* a*uno. *n*retanto, abor*aremos a aver**uação *e de **to a gestão </line>
<line> p*dagógica *tende com eficá*ia a tod*s as de*iciências dos alunos desta *E*. </line>
<line> *or outro l*do, por *eio dest* arti*o, *erá apresentado se de fato es*e a***ndizado </line>
<line> está sendo c*locado em prática em *a*a de aula, * se a abo*dagem *e**gó*ica está *tingin*o </line>
<line> resultados *osit***s aos ol*os dos alunos com de*iciênci*. </line>
<line> Por fim, será exp*sta um* a**lise dos resulta*os que, *e*agogicamente, p*de </line>
</par>
<par>
<line> apon*ar o que de*e ser melhorado pa*a </line>
<line> que viabilize, de maneira m*is concreta, uma </line>
</par>
<par>
<line> acessibili*ade inclusiva p*oporci*nada pe*a in*ervenção de um* gest*o *edagógi*a. </line>
<line> 2. REFERENCIAL TEÓRI*O </line>
<line> *sse tra*alho *st*, teoricamente, si*uado no âmbito da ge*tão de *essoas. T*at*-se de </line>
<line> um campo de conhec*mento in*erdi*c*plinar p*r natu*eza, *ma vez que é construído *o* me*o </line>
<line> da artic*laçã* com di*erentes áreas do conheci*en*o humano par* c*mple*ificar * te*a </line>
<line> ob*eto de pesquisa pro*osto. Mediante ist*, estabelecem-s* diálogos entre g*stão de pessoa* e </line>
<line> *ev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 5, art. 7, *. 121-*38, set./out. 2*19 ww**.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. C. R. *. Oliveira, A. *. Tavar**, B. G. Pe*eira </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> outro* estudos que </line>
<line> ve*sam sobre acessibilidade, gestão *edagógica e aná*ise crítica do </line>
</par>
<par>
<line> discurso. </line>
</par>
<par>
<line> A gestão de pessoas ve* *omo **lverizador de ações vi*bi**zada* em conjunto com </line>
<line> o NA, de maneira que as suas temáticas sejam ingressad*s n* i*tui*o de atingir o a*u*o com </line>
<line> defi*iên*ia. </line>
<line> A interdisciplinaridade é aqu* proposta como um conjunto de m*vimen*o* e *iálogos </line>
<line> po*sí*eis entre diferent*s concepçõe* *e conhec*m*nto teóric*, de ma**ira a construir uma </line>
<line> p*o*osta interpretativa a re*pei*o do mesmo objeto de estudo (*AZEN*A, 2008; </line>
<line> D\*MBRÓSI*, 1997). </line>
<line> Esse movimento de interdisciplinaridade define algo que está e* constante redefin*ção </line>
<line> e se *el*ciona *o* *ut*as d*sciplinas. Logo, são relações dial*gica* comuns ent*e di*er*a* </line>
</par>
<par>
<line> áreas do conhecimento, tal co*o é i*u*tr*do na **gu*a </line>
<line> abaixo. Ness* sent**o, a ilus*ração </line>
</par>
<par>
<line> re*er*da col*ca a gestão de pessoas c*m* *lgo correlacion*do </line>
<line> a *utros domí*ios do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento que a *om*le*enta. </line>
</par>
<par>
<line> Estes movimentos *ão respon*áveis por c*nstruir articulações interdi*cipl*nares </line>
<line> *omo *ostra a Figur* *: </line>
<line> Figura 1 - *ovi*entos Interdi*ciplinares </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Autoria Pró*ria </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres**a, v. 16, n. 5, ar*. 7, p. 121-138, set./out. 201* </line>
<line> www4.*sa*e*.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão Pedag*gica, Ac**sibi*idade e **scurso na Lingu*st*ca A*li*ada </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> A F*gur* ilustra a *ine*gia dos estudo* que *erão proposto* pa*a fundamentar 1 </line>
<line> *eoricame*te esta propo*t* de investigaç*o. Isso, por sua vez, pa*te do p*nto de articula*ão </line>
<line> desses três panor**as teór*cos, p**a a melhor p*oble*ati*ação d* ideia de in*lus*o. </line>
</par>
<par>
<line> A m*bilização de estudo* q*e ve*sam **bre a*es*ibi*idade se ju*tif*ca </line>
<line> pel* *ato de </line>
</par>
<par>
<line> *uestionare*, de man*ira b*s**nte direta, a idei* ** incl*são em múl**plas esfer*s sociais, </line>
<line> principa*mente *as *r*ndes em*r**as, como é f*ito na IES. * acessibil*dade, no âmbito desta </line>
</par>
<par>
<line> investi*ação, s* propõe a c**preen*er *iferentes mecanis*os di*átic*-pedagógicos, </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> *ossam viabilizar, *unto à gestão, estr**égias de inclusão e* suas div*rsas m*dalidade* (RIOS </line>
<line> et al, 2016; B*RRETO, ALVES, DE M**AIS, 2012; GUERR*IRO, 2*1*; *AGR*, 2*1*; </line>
</par>
<par>
<line> *IQU*IRA, ***TANA, 2010; GARCIA, *006; MICHELS, </line>
<line> 2006; DOS SAN**S, 2003; </line>
</par>
<par>
<line> dentre ou*ros). </line>
</par>
<par>
<line> No que se r*fere à ges*ão peda*ógica, é prec*so analisar a inclusão de *essoas como </line>
</par>
<par>
<line> u** possibilidade que pod* ser </line>
<line> viabilizada pela con*rib**ção do c*nhecimento didátic*- </line>
</par>
<par>
<line> pedagógico, e não apenas *rquitetônico, p*is é *isível *ue o aparato fís*c* *a IES ora ref*rida </line>
<line> está bem implant*do. </line>
<line> Desse modo, serão considerados como relevante*, n*sta parte da fun*amentação </line>
</par>
<par>
<line> te**i*a, o* trab**hos produzidos por Ze*hn*r (2009), Pimenta e Anastesio* </line>
<line> (2010) *óvoa </line>
</par>
<par>
<line> (2009), Ta*dif (200*), C*auí (2000), os quais problematiz*m a *ostura pedag*gi*a * partir da </line>
<line> *deia de gestã* * de ema**i*ação do profi*sional reflexivo. Esta se *o*fig*ra com* *m </line>
<line> pressuposto basilar nesta in*est*gação, *endo *m vist* *u* a gestão pedagógica de pessoas </line>
</par>
<par>
<line> necess*t* estar ass*ciada * f*rmação </line>
<line> d* u* profissi*nal reflexi*o e sensív*l à realid*de de </line>
</par>
<par>
<line> uma pessoa defic*ent*. ***o porque * papel do prof*sso* nã* é mais o de mero repass*dor de </line>
</par>
<par>
<line> **formações e técnicas necess*rias para determinada pr**issão, m*s </line>
<line> de med**d*r *tento às </line>
</par>
<par>
<line> ques*ões refe*entes *o *eu *l*no, bem co** de suas dificul*ad*s e habil*dades. </line>
<line> Em seguida, a Figura 1 ap*ese*ta com* a*te*nativa teórica a *n*lise Críti*a do </line>
<line> Discurso, ** linha a*ericana, * **al pode ser mo*i**zad* *e ma*eira a auxiliar n* an*lise dos </line>
<line> dis*ursos dos part*cipantes da pesquisa, bem c**o na com*r*ens*o d* maneira como o gestor </line>
</par>
<par>
<line> se posi*iona frente aos </line>
<line> entraves no ambi*n*e de gestã*, que </line>
<line> dificu*tam a efetivaç*o da </line>
</par>
<par>
<line> inclusã* *e pessoas defic*entes. </line>
<line> A pertinên*ia *e se a*alisar os discursos está em su* p*rmeabilidade pelo princípio </line>
<line> de inten*ional*dade, pois, quan*o ** afirmar algo, o *nu*ciado* *s*á imerso a *m contex*o </line>
</par>
<par>
<line> perpassa*o </line>
<line> por id**log*a* que se manife*tam *m s*as </line>
<line> atitudes e </line>
<line> expre**ões </line>
<line> comunicativa* </line>
</par>
<par>
<line> (PEREIRA, 2015; TIL*O, 2010; FAIRCL*UGH, 200*; MA*ALHÃES, 2004; *EURE*, </line>
<line> 2004). </line>
<line> Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 16, n. 5, art. 7, p. 121-138, set./out. *019 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. C. R. G. Oliveira, A. Q. Tavare*, B. G. *er*ira </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> Neste contexto, a gestão de pessoas p*opõe, por me*o de mov**entos </line>
</par>
<par>
<line> interdisciplinare*, um *iálogo </line>
<line> entre G*s*ão Pe*ag*gica, Aces*ibilid*de e Análise C*í*ica do </line>
</par>
<par>
<line> Dis**rso, t*ndo em vist* que existe *m* corre*açã* em prol de adquir*r uma educa*ão </line>
<line> inclusiv* de m*lhor qualidade no ensino superior. </line>
</par>
<par>
<line> Parti*os d* princípio de que não basta somente conhecer * </line>
<line> educação *n*lusiva, t*o </line>
</par>
<par>
<line> *omente </line>
<line> o*erecer um amb*ente acess**el ao alu*o, *as ta*bém conhecer *e de fato </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndizado *ferecido ao aluno com defic*ência faz com que e*e es*ej* conseguindo progre*ir </line>
</par>
<par>
<line> de ac*rd* co* su* deficiência e sendo assisti*o </line>
<line> *e f*rma a não *entir nenhum tipo de </line>
</par>
<par>
<line> ex*lus*o so*i*l e educacion*l. </line>
</par>
<par>
<line> E* suma, par* que os a**nos pass*m * ser educado* </line>
<line> em conjunto com as dem**s </line>
</par>
<par>
<line> pessoas </line>
<line> qu* convivem no co*texto *orp*rativo, é necessário minim*z*r os ef*ito* das </line>
</par>
<par>
<line> deficiênc*as e *portunizar i*ualda**s, ha*i***ades *cad*m*cas e *ociais a todos. </line>
<line> 3. ME*ODOLO*IA </line>
<line> Compreender a gestão de pessoas como um ca*po in*er*isciplinar por *xcelên*ia é </line>
</par>
<par>
<line> afi*mar *ue, *esmo que indiretame*te, o </line>
<line> at* de gerir pessoas é perpassado por difer*ntes </line>
</par>
<par>
<line> forças sociais, as quais es*ão re**cionadas às questões motivaci*nais, comportamentais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> emocionais, o que contempla *ambém </line>
<line> questõe* sobre *rei*amen**s e *apa**tações </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> funcioná*ios </line>
<line> (CHALVIN, </line>
<line> EYSSETTE, </line>
<line> 1898 ; </line>
<line> DIMITRIUS, </line>
<line> MAZARELLA, </line>
<line> 2000; </line>
</par>
<par>
<line> MART*NELLI, ALMEID*,*998; W*GNER, HOLLENBE*K, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, todas </line>
<line> estas a*ticul**ões acopla*as ao *ampo d* *estã* de </line>
<line> pessoas </line>
</par>
<par>
<line> solicit*m um desenho m*todológico que possa atender ** *aneira mais **tisfatória </line>
<line> possível </line>
</par>
<par>
<line> as de*a*das ma*s contem*or*neas emergidas em um cic*o social complexo. Nesse sentido, a </line>
</par>
<par>
<line> *atureza </line>
<line> d* comp**xidade a que se r*fere é direcionada pelos pensam*ntos de Mor*n (2011; </line>
</par>
<par>
<line> 2005; 2003), uma *ez que a gestão d* pe**oas é uma ferra*enta em constante tra*sform*ção </line>
<line> f*ente à *femeridade do século XX*. </line>
</par>
<par>
<line> D*ssa </line>
<line> maneira, esta pesq*isa assume uma metodologia de </line>
<line> *un*o fenomenol*gico, </line>
</par>
<par>
<line> te*do em vista que os dad*s s**ão tratad*s </line>
<line> a *artir de um* postu*a analítico-interpretati*i*ta </line>
</par>
<par>
<line> (*RIVIÑ*S, 1*87). Logo, o cor*us que será gerado **rá v*s*o como resu*tad* de uma </line>
<line> suces*ão de fenômenos oriun*os d* um contexto c*rpora*i*o, no qual a sensibilid*de s*bre as </line>
<line> políticas de acessibil*dade *in*a se most*a em fase de d*senvolviment* ba*tan*e embrioná*io. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a*orda*em de </line>
<line> pesquisa a ser adotada é </line>
<line> *e n*tur*za </line>
<line> qu*n*i-quali*ativa, tendo *m </line>
</par>
<par>
<line> vista qu* o tratam*n*o dos dados **edecerá a dois *omentos: a) tabulaçã* do </line>
<line> corpus, </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 16, n. 5, art. 7, p. 1*1-138, set./**t. 2019 www*.f*an*t.com.br/*e*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão Pedagóg*ca, Acessibilidade e Discurso na Lingu*sti*a Aplicada </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> meio de p***ent*gens *os participant*s *a p*squisa; e b) análise dos dados </line>
<line> numéricos </line>
</par>
<par>
<line> tabula*o* a partir de uma visão interp*etativista. </line>
</par>
<par>
<line> * abor*age* quantitativa, em parceri* com a q*alit*tiva, ofe*ece su*sídios </line>
<line> nec*ssá**os pa*a uma re*a*ão *e *entid*s, evi*enci*ndo os resultados de ma**ira a l*v*-los à </line>
<line> compres*ão socia* da requerid* IES. Isso, do *onto de vista metodológic*, condiz *om a* </line>
<line> concepç*es de B*rt*ni-Ricard* (2008), Lakatos e M*rconi (2003) e Severino (*007), q*ando </line>
<line> as*umem uma postur* dialógica entre as duas a*ordage** de in*est*gação ora mencio**das. </line>
<line> A pesquisa de abordagem qua*itati*a *usca explicar o porquê d** coisas, expri*indo </line>
<line> o que convém ser feito, explorando os as*ectos da re**idade que não p*de* *er quantificado* </line>
<line> e centrando-se *a *om*re**sã* e exp*ica*ão d* dinâmi*a das **lações so*i*is (*LIK, 2009a; </line>
<line> FLIK, *00*b). </line>
<line> Po* outro lado, po* intermédio da abordagem *uantitativ*, terem*s a amostrag*m *os </line>
</par>
<par>
<line> resu*tados, de forma a re*r*tar como a realidade </line>
<line> *o *úblico * represen*ada no con*exto </line>
</par>
<par>
<line> **rpo*at*vo a *e* *esquisado, de mane*ra a oferecer cond*ções mais fav*ráveis * tabulação ** </line>
</par>
<par>
<line> dados. Assim, a concepção de *uant*dade * </line>
<line> basil*r par* uma </line>
<line> investigação e* c*nstante </line>
</par>
<par>
<line> cons**ução, no sen*id* de que os dado* num*r*cos **o vist*s como pistas para a compreensão </line>
<line> *e discursos p*é-esti*u*a*os (TEIXEIRA, 200*; LAK**OS, *ARCONI, 2003). </line>
<line> No que se refere ao ti*o de pesquisa, est* projeto de inve**igaçã* prevê a arti*ul*ção </line>
</par>
<par>
<line> entre três *entr* os grup*s que a compõem: es*ud* de </line>
<line> caso, etnogr*fica * *ocu*ental. Es*e </line>
</par>
<par>
<line> diálogo *ntre **squ*sas </line>
<line> é bastante c*mum no campo da* *iências Hu*anas </line>
<line> e Sociais, </line>
</par>
<par>
<line> partindo do pri*cípio *e q*e as r*lações ent*e pe*soas (cf. SÁ-SI*VA et al, 2009), *este caso </line>
<line> no que se *efere ao *to de g*ri-**s, é uma questão di*âm**a, que *copla diferen**s momentos e </line>
<line> a*tonomia na geração do* dados. </line>
<line> *sta prop*sta de inves*igação co*figura-se, * priori, como *stud* de *aso, t*ndo em </line>
</par>
<par>
<line> v*sta **e os *a*os *erão gera*os e* uma dada </line>
<line> espe*ificidade do meio </line>
<line> corporativo, </line>
</par>
<par>
<line> consider*ndo a* suas peculiaridades, o que ofe*ece * **squisa carát*r fidedigno, dando-lhe a </line>
</par>
<par>
<line> capacidade de ser analisada e compar*da em outros </line>
<line> *onte*tos a*á*og*s (YIN, </line>
<line> 2005). Ness* </line>
</par>
<par>
<line> sentido, es*á-se re**rindo *o Cent*o Uni*ersitário Tocantinense P*esid*nte Antô**o Carlos - </line>
<line> UNITPAC como *ócus *e geração d* da*os capaz de tabular um *orpus capaz d* ser*ir co*o </line>
<line> modelo para outr*s *ealidades homólogas *u não. </line>
</par>
<par>
<line> * caráter etn*gráfico, refe**do nos parágrafos supraci**dos, </line>
<line> *e refere ao *erc*rso </line>
</par>
<par>
<line> hist*rico das pe*quisadoras au*o*as </line>
<line> dest* pr*jeto de pesqui*a. Am*as </line>
<line> *e*em*enham </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> *apéis pro*is*ion*is há a*os *o *mbito onde os dados serão gerados. Iss*, po* *ua v*z, *s </line>
<line> auxilia no proc*sso de exe*ução do *eferido projeto, tendo em vista que já fazem p*rte deste </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 5, art. *, p. 121-138, se*./o*t. 20*9 *ww4.fsanet.com.b*/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. R. G. *liveira, A. Q. Ta*are*, B. G. Pere**a </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> co**e*to enunciativo corporativo de maneira já familiari**da. Tal real*dade *az com q*e os </line>
</par>
<par>
<line> participa*tes da pes*ui*a, pr**avelmen*e, não apr**entem resistência ou estran*amento </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> presença *as referidas pesqui*ado*a*. Assim, é p*rtinente a colocação de Campo* (*0*3), </line>
</par>
<par>
<line> quan*o afi**a que a pes*uisa *tnográfica </line>
<line> "se c***ct*riza, fu*da*ental*ente, pelo </line>
</par>
<par>
<line> comp*rtil**mento do *erfil cultura* ent** os m*m*ros *a mesma comunidade linguística" (p. </line>
<line> *24). </line>
<line> J* os *es*uícios **c**e*tais estão relac*onados às entrev*s*** c*m *s parti*ipante* </line>
</par>
<par>
<line> de pesquisa, bem com* </line>
<line> às atividade* </line>
<line> qu* serão executadas por meio do NA d* UNITPAC. </line>
</par>
<par>
<line> Compreende* o material ora r*f*ri*o como docume*to é </line>
<line> entendê-lo </line>
<line> com* um procedim*nto </line>
</par>
<par>
<line> de *ocumenta**o de comportam*n*os so*iai*, sendo eles **n*a tratados c*entificam*nte, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> q*e g*ra caráte* *novado* à invest*ga*ão (PEREIRA, 20*6; SÁ-SILV* et a*, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Os dados *erão gerados a partir da e*aboração d* perguntas ab*rt*s que se*ão </line>
<line> aplicadas a*s part*cipan*es *e p*squis* por inte**édio de g*avação. O gru*o de participantes </line>
</par>
<par>
<line> será *on*tituído *or ges*ores, p*ofe*sores e ac*dêm*cos do Cent*o Un*vers*t*rio </line>
<line> *N**PA*, </line>
</par>
<par>
<line> Arag*a**a, qu* serão lev**os * responder às pergun*a* em um con**xto ma*s info**al </line>
<line> possível, o que ren*eria a gera*ão de dados *s mais naturais * esp**tâneos possíveis. </line>
<line> As perguntas vers*rã* *obre a vivência *os par*icipant*s de pesquis* no contexto </line>
<line> corporativo ** U*ITPAC, com *nfase em situ*ções de inclus*o vive*ciadas na prática da </line>
<line> *estão p*d*góg*ca e do gerenciamento da *ala *e aul*. </line>
<line> Após a gr*vaçã* das *ntre*istas, os dados se*ão submetidos * um pr*meiro moment* </line>
<line> d* tra*amento, que co*si*te justamente n* diagn**e **s principais entra*es considerados p*los </line>
</par>
<par>
<line> e*trev*stados, </line>
<line> no que tange à di*icul*ade de incluir, efetiva*ente, pessoas com *e*iciências </line>
</par>
<par>
<line> *ísi*as e me*tai* no conte*to univer*itário acima refe*ido. </line>
</par>
<par>
<line> Após esse primeiro m*ment* </line>
<line> de análise, será e*aborado um planejam*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ativi*a*es </line>
<line> de in*erve*ção que t*rão su* </line>
<line> execução via*ilizad* pelo NA d* </line>
<line> UNITPAC, </line>
</par>
<par>
<line> contribu*ndo, a*sim, pa*a as atividades d* referido núcl**, bem como para o des*nvolvimento </line>
<line> e aprimor*ment* do c*rpo profissional desta IES. </line>
<line> Do campo acadêmico geral do Centro Uni*ersitá*io UNITP*C, *ue apresenta mais </line>
<line> de 5.00*.00 *lunos, a *artir d*sso, ut*l*zamos u** amostra repr*sentativ* d*s docent*s acerca </line>
<line> do pro*esso de inclusão, sendo **e o *ri*ério será sele**onar uma porce*tagem d* pro*essore* </line>
<line> que lecionam a estes alun*s po* curs*. D*limi*a*em*s as entrevista* a uma amostragem entre </line>
</par>
<par>
<line> os **up*s de </line>
<line> gesto*es ped*góg*cos represent*ntes </line>
<line> d*s setor*s: Na*ed - Nú*leo De Apoio </line>
</par>
<par>
<line> *ed*gógico E E*pe*iência D*cente, NA* - Núcle* De A*oio Discent* e NA - *úcle* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 5, art. 7, p. 12*-138, set./out. 2019 www4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *estão Pedagógica, Acessib*li*ade e Discurso na Ling*ística Aplicada </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> Acessibilidade, d*c*ntes represe*ta*os pelos prof*ss*res que minis*r*m a* aul*s **s d*scente* </line>
<line> com d*ficiência. </line>
<line> Estas atividades, n* en*anto, serã* pl*nejadas a partir do* **s**rsos *o* partic*pa*tes </line>
<line> de *esqu*sa, identific**os *ur**te *s entrevista* grav*da*, pois e*tas servirão como </line>
<line> id*ntificad*ras das princi*ais angústias e ne*essidad*s do *úbl*co-alvo. </line>
<line> Nesse sentido, afirma-se que nen*um dos participantes de pesquis* será *b*igado, ou </line>
<line> for*ado, a re*ponde* às pe*guntas no m**ento da gravação. Entr*tanto, não serã* descart*dos </line>
<line> alguns riscos, t*is como possíveis constrang*mentos, v*r*o*ha e sentim*nto *e inv*são por </line>
<line> part* do entrev*s*ado. </line>
</par>
<par>
<line> Como benefíci*, a pesquisa or* apres*ntada propõe tr*zer ma*or *e*di*ent* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c**ticidade no que *e refere ao âmbi*o da ges*ão de pes*o** no UNITPAC, mais precisam*nte </line>
<line> no que se refere à ges*ão de p*ss*as e acessibilidade no âmbito corporativo. Isso, por sua ve*, </line>
</par>
<par>
<line> a*xilia na m*nim*zaç*o da pr*b*em*tica </line>
<line> de *nclusão social cada vez *ais *iscu**da na era </line>
</par>
<par>
<line> co*temp*rân*a, po*sibilitando o *proveitamento da e*t*utura física da referida in*tituição, em </line>
<line> *onjunto *o* * aprim*rame*to da visão pedagóg*ca de**e contex** *cadêmico. </line>
<line> 4. A*ÁLI*E DOS DADOS </line>
<line> A* investigar o proce*so pedagógico por meio da *nálise interpreta*i*a dos </line>
</par>
<par>
<line> participantes </line>
<line> das e*trevistas, perc*beu-s* ent*e todos *s grupos de entr*vistados (Gestores, </line>
</par>
<par>
<line> Profes**r*s * a*unos), que mui*as mu***ças f*ram feit*s no âmb*to arq*itet*nico, *i*áti*o e </line>
</par>
<par>
<line> d* acessibilidade para melhor se ade**ar às exigências </line>
<line> no MEC e o**recer um </line>
<line> ensino de </line>
</par>
<par>
<line> qualidade aos seus alunos. </line>
</par>
<par>
<line> Inicialmente, * p*oce*so de ingresso, matrícula e tom*da de conhec*ment* de um </line>
</par>
<par>
<line> a*un* *om defi*iência, n* olh*r do* participa*te*, faz-se em prime**o lugar por meio </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> processo seletivo, quando o alu*o no ato da *nscrição já tem o prime*ro pa*s* **e é informar </line>
<line> se é def*ciente e *uais são *s suas nec*ss*dades. Se*do ap*ovado, é encamin*ado ao setor de </line>
</par>
<par>
<line> matrícul*. Perce*eu-se, en*re *s p*rtici*ante*, um cer*o desconhecimen*o sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*dimento de triagem **bre a matrícula dos candidatos aprov**os n* processo s*le**vo, no </line>
</par>
<par>
<line> que se re*ere à de**ciência propriamente dit*. A**s a matríc*la </line>
<line> deste a*uno, a infor*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> chega, não se sabe qual é o meio usado (p*r e-mail, telefone, via sist*ma ou *erbalme***) até </line>
<line> a *oordenação de cursos, esta co*tacta *s setores RH e NAD, sobre o ingresso de *m aluno </line>
<line> portador de ne*essidad** especiais. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 1*, n. 5, *rt. 7, p. 121-138, set./out. 2019 www4.fsanet.co*.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. R. G. Oliv*i**, A. Q. T*vares, B. G. Pe*eira </line>
<line> *32 </line>
</par>
<par>
<line> A partir de então, a Coorden*ção e os p*of**so*es que *erão contato com estes aluno* </line>
</par>
<par>
<line> passam por </line>
<line> **pa*itações * preparam estr*tégia* </line>
<line> de </line>
<line> *nsino par* m*lhor aten*e*e* os alunos </line>
</par>
<par>
<line> e*peciais. Os alunos são </line>
<line> a**ndi*os de acordo com suas dif*cu*dades de ap**n*iza**, </line>
</par>
<par>
<line> a*rese*tad*s em sa*a *e aula, </line>
<line> ou seja, o aluno </line>
<line> qu* apresenta* dif*c*ldades na *ala (p*ssoa </line>
</par>
<par>
<line> muda), é o*erecido s*m custos a el* um *ntérprete de </line>
<line> libras para ac*mpanhá-l* *as suas </line>
</par>
<par>
<line> ativid*d*s em sala de aula. </line>
</par>
<par>
<line> Os part*cipante* *escreveram que * UNITPAC dispõe de salas de aula, ban*eiros, </line>
<line> cor*edore* * equipam*ntos e m*bili*r** acessíveis aos s*us al*nos. *eri*icou-se que </line>
<line> c*o*d*nadores e professo*es, que **m *ontatos com estes alunos, recebem por parte da </line>
<line> coord*nação peda*ógi*a cursos de capa*i*açã* *ar* m*lhori* do seu trabalho em sala de a*la, </line>
<line> de forma que os alunos com alg*m tipo *e deficiê*c** r*ce*a * p*oposta de ensino da melh** </line>
<line> for*a. </line>
<line> Sobr* a gestão *edagógica, *oi perc*bida u*a segurança di*nte dos participantes </line>
</par>
<par>
<line> en*revista*os, poi* tanto os gestores *omo os docent*s rela*a*am </line>
<line> não *ent** *ificuldade em </line>
</par>
<par>
<line> *ala de aula e* lecionar a*s alunos com deficiê*cia, pois *ão ofere*idos cursos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> capa*itações, nos quais é ofer*cid* a didática de *omo l*dar em sal*, fa*en*o c*m que a aula </line>
</par>
<par>
<line> seja ajustada de *aneira *ue </line>
<line> venha a a*ender to*os os alunos, *nclusive o a*uno com </line>
</par>
<par>
<line> deficiência. </line>
</par>
<par>
<line> No *xemplo 1, retira*o dos *ados colet*dos, mostra co* fervê*cia a *aneira com* * </line>
<line> reali*ada a didát*ca de ens*no ** sala de *ula. </line>
<line> EXEM*LO 1 </line>
<line> A últi*a vez que trabal**i com aluno, eu tinha d**s alunos no caso, que era uma menin* da </line>
</par>
<par>
<line> pe*agogia * </line>
<line> esse men*no </line>
<line> da ad*in**traçã*, a gente teve </line>
<line> u* c*rs* de **rmação com a </line>
</par>
<par>
<line> Graziela *am*ém, todos *s profes*ores que m*nistrava* disciplinas para estes alunos foram </line>
<line> cham*dos para * *ormação. (M. T. M, 2018) </line>
</par>
<par>
<line> E*te *ragmento d* EXEMPLO * retrat* a exi*tência </line>
<line> de um tra*alh* *e for*açã* </line>
</par>
<par>
<line> in*lusi** com docente, fortalec**do que há uma preocupaç*o com o ens*no de**es al*nos, de </line>
</par>
<par>
<line> f**ma q*e no </line>
<line> ambiente em sala de aul* </line>
<line> *xista de fato um a*ren*iza*o, os </line>
<line> *ue apresentam </line>
</par>
<par>
<line> algum tipo de deficiê*cia. </line>
<line> Já no ex**plo 2 perceb*-se a mu**nç* no* **rmatos das *ula* para atender o alun* </line>
<line> c*m deficiência. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *ere*ina, v. **, n. 5, art. *, p. 121-13*, s*t./out. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão Pedagógica, Acessibilida** e D*sc*rso na *ingu*s*ic* *plicada </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> E*EMP*O 2 </line>
</par>
<par>
<line> E me* pr*prio form*t*, estil* de da* aula, acabava q** eu usava m*ito slides *om o </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> marc*ções né, então *ra uma c*isa até sem que*er, *as e*es mesmo (alunos) chegar*m, foi </line>
</par>
<par>
<line> até a me**na da pedagogi* **egou, há eu consigo e*tender b*m as suas aulas </line>
<line> **rque tem </line>
</par>
<par>
<line> s*m*r* a* marcaç*e* dos sli*e*. (M. T. M, 20*8) </line>
</par>
<par>
<line> Por *utro lado, o discen*e na **a gran*e maioria ret*atou ter em algum momento </line>
</par>
<par>
<line> difi*uldade de aprendizado e* sa*a de aula, identifico*-se que co**egue* </line>
<line> *er acesso aos </line>
</par>
<par>
<line> *ateriais * </line>
<line> às a*ividad*s, por mais que *m ou *utro **n*a um pouc* mai* de di*iculdade, </line>
</par>
<par>
<line> cons*guem ao final realizar os tra*alh*s com *ucesso. *orém foram perc*bidos alg*ns pon*os </line>
</par>
<par>
<line> negativ*s </line>
<line> entre doc**te * d*scen*e em sala d* a*la q*e imp*ssibili*a*am o al*anc* do </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado, ou conc*usão de a*ividades durante a *ula, em dec*r*ência da deficiê**ia d*s </line>
<line> al*nos especi*is. I*so se j*stifica no exemp*o 3, citado abaixo: </line>
<line> EXEMPLO 3 </line>
<line> A exe*plo, uma aluna com d*ficiência auditiva, a professora projetou para a*uela *ula, um </line>
</par>
<par>
<line> v*deo, </line>
<line> era filme, * se * aluna tem deficiên*ia aud*tiva, então ela apenas c**segu*u ver </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> imagens, *la só consegui* o*vir, o qu* estava sendo colo*ado, * era um conteúdo de *ula. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e caso a </line>
<line> orientação dada para a doce*te, e isso já fo* **pois, ou se*a, al*na naquele </line>
</par>
<par>
<line> m*mento não conseguiu *e**ber as i*forma**es que pr*cisava de *odo p**no. ( S. *.F. M, </line>
<line> 2018) </line>
</par>
<par>
<line> Em *on**apartida, </line>
<line> os docente e </line>
<line> *esto*es são conscientes de *ue muito *recisa *er </line>
</par>
<par>
<line> m*lhorado ainda, tanto ** en*ino qualificado, como em acessibilidade a estes alunos. Durante </line>
</par>
<par>
<line> a* </line>
<line> entrevistas, v*rificou-se que o NA - núcl*o de </line>
<line> acessi*ilidade está </line>
<line> da*do o* pr*meiros </line>
</par>
<par>
<line> pass*s, iniciando suas primeiras ações, porém ainda n*o se alcançou um impacto positivo q** </line>
</par>
<par>
<line> se deseja, e que * *art** do *egundo *emestre </line>
<line> de 2018 i*á t*abal**r </line>
<line> n*ste campo c*m força </line>
</par>
<par>
<line> t**al. Ao *ues*i*n*rmo* os *iscen*es *e *les ti*ham </line>
<line> conhecimento deste setor na I*S, eles </line>
</par>
<par>
<line> infor*aram de*conhecer o N*cleo de ac*ssibilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Identificaram-*e p*ssíveis entra*es q*e im*o*si**litam a i*cl*são pedag*gica no </line>
</par>
<par>
<line> *NITPAC: </line>
<line> P*quena minori* de colab*radores *e*ebe qualific*ção e cursos de c*pacit**ão de </line>
<line> atend*mento a*s alunos com necessidades *s*e*iais; </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 5, art. 7, p. 12*-*38, *et./out. *01* </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. C. R. *. *live*ra, *. Q. Tavar*s, B. G. Pereira </line>
<line> *34 </line>
</par>
<par>
<line> F**has ou ausência de *nformações n* iden*ifi**ção do aluno *om neces*i*ad*s </line>
<line> especi*is; </line>
<line> *n*xistên*ia de um r*teiro o* pro*edimen*o que os gestores sigam para direc*ona* o </line>
<line> aluno com *efic*ên*i* ao ingr*s*ar *o Cen*ro Uni*ersitário; </line>
<line> Falta de preocupação nos eventos institucionai*, n* que se *efere à p*rticipação * </line>
<line> inserçã* dos alunos com deficiência; </line>
<line> Au**ncia de *lhar cr*terioso do ***e*te em id*ntificar os *lunos *ue apresentam </line>
<line> *lgum tipo *e necessidades espec*al. </line>
<line> 5. CONSI*E*AÇÕES FINAIS </line>
<line> Nesta pesqu*sa findamo* a con*lusão de que medidas fora* feit*s e a*nd* necessitam </line>
</par>
<par>
<line> ser inseridas no processo </line>
<line> de </line>
<line> i*clusão d** al*nos com deficiên*ia, poi* o universo *e </line>
</par>
<par>
<line> dive*s*dades no âmbito da d*fici*ncia hum*na é m*ito *asto, e o UNITPA* *em p*oc*ran*o </line>
<line> adeq*ar-se *ar* ate*der à* necessidades que vêm **rgindo, à medida que vã* ingre*sand* </line>
<line> novos alun** com suas *ive*s** nece*sidades. </line>
<line> N*t*-s* * neces*idad* *e mu*anç*s, partindo do ape*feiçoame*to da ge*t*o das </line>
<line> pe*soa* que irão *i*ar no dia a di* *esses alu*o* co* def*ciência, dentro do Campus. </line>
<line> Obs*r*ou-*e q*e os cu*sos de ca*aci*ação eram passad*s soment* para os c*ordenadores *e </line>
</par>
<par>
<line> cur*o e *rofessores que f*ssem lidar direta**nte *om </line>
<line> estes alunos. Os </line>
<line> colabora*or** que </line>
</par>
<par>
<line> o*erecem atendimento dire*ame**e com os alunos no g*ral também dever*am receber est* </line>
<line> qualifica*ão, poi* eles t** contato d*reto, tanto com o* alu*os especi*is c**o to** público. </line>
<line> Isso se fa* necess*rio *ara que s*ibam r*a*izar um ****dimento de qua*idade qu*ndo </line>
<line> s*l*citado, ** manei*a que não *aja nenhum constrangimento de ambas as pa*tes. Com *sso, </line>
<line> *ri**-s*-ia uma visão de reco*h*cimento das dificuldades encontradas pelos alunos especiais, </line>
<line> facili*ando, *s*i*, a ident**i*ação des*as *ec*s*i*ades e a mel*oria necessária de como lidar </line>
<line> com os alunos espec*ais, de f*r*a que os professores e o c*rpo administ*ati** p*ssam </line>
<line> relac*ona*-se clarament* *om to*o* os alunos que pos**a* d*fici*ncia no campus. </line>
<line> É ne*essár*o desenvolve* e re*rganiza* o proce*so de ident*ficaçã* dos alun*s desde o </line>
<line> momento em que se insc*evem *o processo se*e**vo até * momento em que el*s vêm realiza* </line>
</par>
<par>
<line> a sua matrícula de maneir* a am*liar o campo </line>
<line> de id*nti*ic*ção do ca*didato, de forma *ue </line>
</par>
<par>
<line> venha a *er </line>
<line> *ma d*scrição m*is *et*lhada da sua deficiênc*a e d* suas *ecessi*a*es </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> momento do processo d* seleção * do *eu in*r*sso no ensino su*erior. </line>
<line> Já n* matrícula rea*izar *ma triagem deste fut*ro aluno, de for*a interliga*a aos </line>
<line> se*ores, a todos que t*rão con*ato c*m este al*no *spec*al, e identifi***do suas nece*sidad*s </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. *6, n. 5, art. 7, p. 121-138, set./*ut. 20*9 www*.*sanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão Pedagógica, A*ess*bilidade * D*scurs* na L*n*uí*tica A*licada </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> como a*u*o e descrevendo o q*e lhe s*rá oferecido. Entende-se *ue q*anto mais *onhec*rmos </line>
<line> os *lunos que e*tão ingre*sando na I*S, melhor pode*emos oferecer um atendimen*o e ensin* </line>
<line> de *ualidade. </line>
<line> Des*nvolver atrav*s do NA, ações que envolvam a participação e o envo*vimento da </line>
</par>
<par>
<line> família como fo*ma de apoio a estes alunos *om </line>
<line> deficiência. De maneir* a favorecer a s*a </line>
</par>
<par>
<line> *ermanência * c**clusão do curso dos al*nos </line>
<line> com d*ficiência. Atrav*s *o NA, **ver </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rei*ven*ar proce*imentos referente* aos eventos i*st*tuc**nai* r*a*i***os na IES, de fo**a </line>
</par>
<par>
<line> que s*j*m pensados e re*lizado* prio*izando a pa*t*ci**ç*o dos alun*s com defi*i*n*ia </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *ampu*, de *aneir* que a ap*esen**ção, *s recursos utiliz**o*, ma**riais dispo*ib*liz**os </line>
<line> **ssam oferecer u*a gestão aces*í*el *om ig*al*ade *ara todos. </line>
<line> Por fi*, a efe*ivaçã* e * c*ns*lidação dos *rabalhos do NA - Núcleo de </line>
</par>
<par>
<line> aces*ibi*idade, tendem a *linh*r todos os entraves que estão </line>
<line> oco*rendo *o UNITPA*, po*s </line>
</par>
<par>
<line> este Núcleo estará ar*ic*lando ações com os de*ais setores d* competência presente* dentro </line>
</par>
<par>
<line> *o *ampus, para adotar no*mas legais, di*e*rize* </line>
<line> de acessibili*ade e de **sino </line>
<line> *id*tico </line>
</par>
<par>
<line> espe*ia*. Pode*á *uxi*ia* também na ident*f*ca**o e carac**riz**ão das necessi*ades </line>
<line> des*es </line>
</par>
<par>
<line> **unos, de *orma q*e infl*encie no preparo do corpo docente e </line>
<line> administrativo, a fim </line>
<line> de d*r </line>
</par>
<par>
<line> c*ndi***s de pe*manência aos acadê*i**s com *e*i*iência *o UN*TPAC. </line>
<line> REF*RÊNCIAS </line>
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<line> BAUMAN, Z. Amor Líq*i*o: *ob*e fragilid*de dos laços humanos. R** de J*n*iro: E*. a </line>
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<line> Como Ref*ren*i** este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> OLI*EIR*, E. C. *. G; TAVARES, A. *; PEREIRA, B. G. Gestão P*dagógica, Acessibi*idade e </line>
<line> Discurso na Lin*uística Aplicada. Rev. F*A, T*res*na, v.16, n. 5, art. 7, p. 121-138, set./ou*. 2019. </line>
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<line> Contribuição dos Autor*s </line>
<line> E. C. R. G. Oliveira </line>
<line> A. *. *avares </line>
<line> B. G. Perei** </line>
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<line> *) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análi*e e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*ação do rascunho *u na revisão *rí*ica *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na ap*ovação da vers** final *o **nuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> **v. *SA, **resina, v. 16, n. 5, art. 7, *. 121-138, set./out. 201* </line>
<line> w*w4.f*ane*.c*m.br/r*vista </line>
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