<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 5, art. 7, p. 121-138, s*t./*ut. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.5.*
</line>
</par><par>
<line>
Gestão Pedagógica, Acessibilid*d* e Discurs* na *inguí**ica Aplicada
</line>
<line>
P**agogical Ma*agement, Acc*ssib*l*ty and Spe*ch in Applied **ngui*tics
</line>
</par><par>
<line>
Elai*y Cr*stina *o*rigues *uimarães de Oliveir*
</line>
<line>
Gr*duação em Admin***ração pel* Instituto Toca*tinense P*esidente An*ônio Carlos
</line>
<line>
E-mai*: el*inyoliveira@it*ac.br
</line>
<line>
Alin* Qu*iroz Tav**es
</line>
<line>
Grad*ad* em Ciências *o**ábeis pe*a Fundação Unive*s*dade de Gu*raí
</line>
<line>
E-mail: al*nytavares@itpa.br
</line>
<line>
*run* Gomes Pereir*
</line>
<line>
Dou*or *m Ens*no de Líng*a e *i*eratura (E*tud*s Linguístico*) pela Universidade Federal do T*cantins
</line>
<line>
Docent* d* U*i*er*idad* do E**ado do Pará
</line>
<line>
E-mail: *r*nogo*espereira_*0@hotmai*.*o*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Elainy Cristi*a Rodr*g*es Guimar**s *e
</line>
</par><par>
<line>
Ol*veira
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: D*. *onny Ker*ey de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Inst*tuto *ocantine*se Presi*ente A*tônio Car**s.
</line>
<line>
Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Avenida Fila*élf*a, *etor Oeste, 77816540 - *r*guaína,
</line>
</par><par>
<line>
*O - Brasi*.
</line>
<line>
*rtigo *ecebido em 22/04/2019. Ú*tima
</line>
<line>
v**são
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Aliny Queir*z Tavare*
</line>
<line>
recebida em 09/05/2019. Apr*vado e* 1*/05/2019.
</line>
</par><par>
<line>
In*tituto To*ant*n*nse *residente An*ônio Carlos.
</line>
</par><par>
<line>
Avenida F*ladélfia, *eto* O*ste, 77*16540 - Araguaína,
</line>
<line>
Ava*iado pelo s*st**a Tripl* Revie*: Desk R*v*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
T* - Brasil.
</line>
<line>
pelo Edito*-Che*e; e b) Double Blin* Review
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
*r**o G*mes Perei*a
</line>
<line>
(avaliação *ega *or dois aval*adores da á*ea).
</line>
</par><par>
<line>
Rua Ernesto Geisel, Qd. 72, Lt. *5 s/*, R. N*vo Paraíso,
</line>
</par><par>
</page><line>
Parauapebas - PA, 68*15-000 *ras*l.
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, Norm*tiva e de Fo*mat*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. C. R. G. O*iveira, A. Q. Tavares, B. G. Pereira
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E**e artigo tem como objetivo inv*s**ga* como oco**e o p*oc*s** pedagógi*o no qu* se refer*
</line>
<line>
à educação i*c*usiva d* alunos com deficiência p*r *e*o do Núcleo d* Acessibilidad* (N*).
</line>
</par><par>
<line>
*a*a **so, será lança*o mão de um referen*ia* teór*co
</line>
<line>
inter*isciplin*r que po*sa tornar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objeto de análise mais comp**xo e condizente *om as pesquisas mais cont*m*orâneas *a área
</line>
<line>
das *i*n*ias Humanas e da Gestão de Pess*as. Para i*s*, esta última será vis*a como p*n*o de
</line>
<line>
partida para compree*são * tratament* do *orpus gera*o, mantendo *rticul*ç*es
</line>
</par><par>
<line>
**ter*i*c**linare*
</line>
<line>
com *s **tud*s de*e*volv*dos s*bre Acessi*i**dade, Ge*tão Pe*agógic*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
A*álise Crít*ca do Discurso. A respeito *o desenvolvimento da metodologia, *ste
</line>
<line>
projeto
</line>
</par><par>
<line>
propõe uma abor*agem quanti-qualitativa, tendo em *ista a *nálise de sentido que *erá
</line>
<line>
const*uíd* a part*r *as ap*esentações estatísti**s so*re o número *e alunos com d*ficiência. Já
</line>
</par><par>
<line>
o tipo de investigação pa**e da articulação
</line>
<line>
d* tríplice estudo de
</line>
<line>
c*so, etn*grafia e
</line>
<line>
pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
*ocumental. Trata-se de um estud* de caso, *art*ndo do princípio de que *s dados *ue serão
</line>
<line>
ge*ados retra*arão * real*dade d* UNITPAC, delimitando o *ócus específico pa*a o *orpus; o
</line>
<line>
perfi* etnográfico reside *o fato de as d*as pesquisado*as deste proje*o serem funcionári** da
</line>
</par><par>
<line>
referida i*stituição de *nsino há anos, o que as t*r*am cul*u*almente complacente* com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
real*dade apresentada, * que *v**aria, ou minimiz*ria, po*síveis en*raves n* momento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
geração dos *ad*s; *á os *esquício* documentais
</line>
<line>
est*o
</line>
<line>
n* fato *e as entrevi*ta* a ser*m
</line>
</par><par>
<line>
realiz*da* com os
</line>
<line>
funcioná**os e alun** semiotizarem *i*cursos esp*cíf*co*, *endo, pois,
</line>
</par><par>
<line>
docume*t*s. Foram realizadas entre*istas com
</line>
<line>
di*centes com de*iciênci*, bem como co*
</line>
</par><par>
<line>
pr*fes*ores e
</line>
<line>
*estores que l*dam di*etamente com
</line>
<line>
tais a*unos. *sp*ra-s* que
</line>
<line>
esta
</line>
<line>
pes*uisa
</line>
</par><par>
<line>
co*trib*a *om
</line>
<line>
os estudo* s*br* g*stão *e pessoas * acessibi*idade, e*pecialme*te no que
</line>
</par><par>
<line>
tange à realid*de
</line>
<line>
do UNITP*C, visand* ao melhoramento e
</line>
<line>
bem-e**ar de todos o*
</line>
<line>
sujeito*
</line>
</par><par>
<line>
envolvidos, consequentemente. Além *isso, esper*-se
</line>
<line>
con**ib*ir, diretament*, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de***volvi*ento e at*ação do NA junto a o*tros *e*ores da *n*ti*uiç*o.
</line>
<line>
Pal*v*as Chaves: Gestão pedagógica. Ace*sibilidade. Ge**ão de Pessoas. Def*ciência.
</line>
<line>
ABS*RAC*
</line>
</par><par>
<line>
This a**i*le aims to i*vestigat* how the
</line>
<line>
pedagog*ca*
</line>
<line>
process occurs with regar* to t*e
</line>
</par><par>
<line>
inclu*ive educati*n of studen** with di*abiliti*s thro*gh the Accessibility Nucleus (N*). To
</line>
<line>
thi* *nd, an interd*scipl*n*** t*e*reti*a* frame*ork will be u*ed t* ma** the object *f analysis
</line>
</par><par>
<line>
more complex and
</line>
<line>
con*is*en* with the most contemporary r*searches in *he area of Human
</line>
</par><par>
<line>
Scien*e* an* Peo*le Managem*nt. *or t*i*, *he latter will
</line>
<line>
*e *een as a starting
</line>
<line>
poi*t for
</line>
</par><par>
<line>
understanding *nd *r*atment *f th* corpus to ** ge*e*ated, maint*i*ing interdiscipl*nar*
</line>
</par><par>
<line>
****culati*ns with the
</line>
<line>
studies dev*loped
</line>
<line>
on Accessibility, Pedagogical M**agement an*
</line>
</par><par>
<line>
*r*tical D*scourse *na*ysi*. R**ardin* t*e devel**ment of the *ethodology, this proj*ct
</line>
</par><par>
<line>
propose* *
</line>
<line>
qu*n*i-qu*litative approac*, with a
</line>
<line>
vie* to th* analysis of **aning that w*ll
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
built f*om the stat*sti*al *r*se*tations on the n**b*r of students w*t* *isabil*ties. *lre*dy the
</line>
</par><par>
<line>
t*pe
</line>
<line>
of **v*stigation **arts f**m the articulation o*
</line>
<line>
the tri*le *ase study,
</line>
<line>
*thnography and
</line>
</par><par>
<line>
*ocumentar* research. It *s * ca*e st*dy, assum*ng th*t
</line>
<line>
the data tha* *i** be gene*ated will
</line>
</par><par>
<line>
depict t*e real*ty o* UNITPAC, de*imiti*g *he **ecif*c locus for the corpus; *he e*hnographic
</line>
<line>
pr*f*le r*side* *n the fact t*at the **o res**rchers o* t*is *r*ject have been emplo*ees of this
</line>
</par><par>
<line>
educa**o*al in*ti*uti*n f*r
</line>
<line>
years, whic* ma*e
</line>
<line>
t*em cul*ura*** complia*t with the p*ese*ted
</line>
</par><par>
<line>
reality, which would avoid or minimize poss*ble o*stacles in the moment of data *eneration;
</line>
<line>
already th* documentary remnant* are in th* fact of the interv*ew* *o be car*i*d out w*th the
</line>
<line>
e*ployees *nd *t*d*nts s*miotiza* spe*i*ic sp*eches, being, ther*fore, document*. Inte**iews
</line>
</par><par>
<line>
**l* be h**d with
</line>
<line>
s*u*ents wi*h disabilities,
</line>
<line>
a* we*l
</line>
<line>
as *it* teac*er* and managers who deal
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sin*, *. 1*, n. 5, art. 7, p. 121-138, *e*./out. 2019
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão *edagógica, Aces**bilida*e e *i*curs* na Ling*ís*i*a Aplic*da
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
directly wi*h such s**dents. R**ults *re expecte* t*at can co*tribute to *he studie* on *eople
</line>
<line>
man*gement a*d acc*s*i*ility, es*ecially wi*h reg*rd to the reality of UNITPAC, ai*ing at
</line>
<line>
the im*ro*eme*t an* well-bein* of all *he in*olved subjects, consequently. In ad*i*ion, it is
</line>
</par><par>
<line>
hope* to contribute, di*ectly, ** the d*velopment
</line>
<line>
and
</line>
<line>
p*rfo*mance ** the NA
</line>
<line>
together wi*h
</line>
</par><par>
<line>
ot*er sect**s of the inst*tution.
</line>
</par><par>
<line>
Key*ords: Pedagogi*a* management. *cce*s**ility. Pe*ple management. De*iciency.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*re*ina *I, v. 16, n. 5, art. 7, p. *21-1**, set./*ut. 2019
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. C. R. *. O**veira, A. Q. Tavares, B. G. Pereira
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A articul*ção entr* aces*ibilidad* e *est*o de pesso*s tem si*o u*a pro**emá*ica
</line>
<line>
bastant* fért*l p**a pesq*i*as em dife*en*es níveis de ensino e áreas do conhecimento hu**n*.
</line>
<line>
Assim, a no*ã* de ac*ssibilidade condi* com as mais co*temp*r*nea* *e*andas de uma
</line>
</par><par>
<line>
soc**da*e emergen**, f*ce * l*quidez d* uma *o*ern*dade *ita "líqu*da", nos *ermos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Bauman (2004).
</line>
</par><par>
<line>
D*ante disso, est* trabalh* tem como obje*ivo probl*matizar *ções qu* *ossam levar
</line>
<line>
à in*lus*o no contex*o acadêmico do Ce*tro Univers*tário **ITPAC, situado no município
</line>
</par><par>
<line>
de Araguaína, Tocantins. Par* *sso, b*sca-*e in*estigar como tais ações pode* levar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inclusão
</line>
<line>
de pessoas com deficiênci*s e t*an*tor*os g*obais de *onhecimento por **io de
</line>
</par><par>
<line>
***postas *e estratégia* *e i*tervenção j*nto à gestão *edagógica do Nú*leo de
</line>
<line>
Acessibi*idade (NA) da *efer*da Instituiçã* de Ensino *upe*ior (IES).
</line>
<line>
A pro*lemática o*a proposta está *iretame*te r*lacionada à gestão d* pessoa*, te**o
</line>
<line>
e* vista s*u c*ráter dialóg*co, p*r excelência, entre **ores humanos. Entend*-se * gestão de
</line>
<line>
pessoas como u*a área *o conhec*me*to que lida dir*ta*ente com o ato de gerir conflitos *,
</line>
</par><par>
<line>
com is*o, pr*c*rar u** manei*a *e a*enizá-los de**ro
</line>
<line>
de um contexto
</line>
<line>
corp*ra*ivo
</line>
</par><par>
<line>
(MARTINELLI, 1998; D*M*TRIUS, MAZARELLA, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
* *r*o*i, é necess**io esc*arecer que o NA * um *etor que *juda a comp*r a ma*ro
</line>
<line>
esfera administrativa do UNITPAC, tendo em vista o pl*ne*amen*o e exe*u*ão de pro*os*as
</line>
</par><par>
<line>
capazes
</line>
<line>
de viab*lizar, o* *esmo incentivar, *o*turas *idático-peda*ógicas con*izent*s
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
</page><line>
as n*cessidades mais c*ncr*t*s d* referida co*u*idade ac*dêmica.
</line>
<line>
O NA está sendo *riado para atender os al*no* com *ec*ssidades e*peciais s* e
</line>
<line>
enc*ntra em fase de implan*açã*, com o intuito de ate*de* toda a cla*se *cadêmica especial,
</line>
<line>
possib*litan*o uma educação acessível para todo*.
</line>
<line>
Nas últimas dé*a*as, * entrada de pesso*s c*m algum ti*o d* deficiência n*s
</line>
<line>
ins**t**ções de ensino superior tem *ido cada vez mai* frequente. Com isso, o sistema
</line>
<line>
ed*ca*ional te* o papel de proporcionar a presen*a e part*cip*ção de a**nos *om defic*ê*cia.
</line>
<line>
Ass*m, o *lan* Nacional d* Educaç*o (*NE) *lus*ra esse argument* aplicado à educ*ção em
</line>
<line>
nosso contexto ao af*r*ar q*e:
</line>
<line>
Reque*-se u* esfo*ço deter*inado da* a*toridades educacionais para va*or*z*r a
</line>
<line>
p*rmanência dos a*unos nas clas*es *e*ul*res, *lim**an*o a nociva *rát*ca de
</line>
<line>
encaminhamen*o para classes especiai* *aqueles q*e apresentam d*fic***ades
</line>
<line>
com*ns *e aprendizagem, pro*lemas d* dispersão *e at*nçã* ou *e disci*lina. *
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *6, n. 5, art. 7, p. 121-138, set./*ut. 2019 *ww4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ges*ão Pedagógica, Acessibilida*e e Discur*o na Linguística A*licada
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
es*es d*ve s*r da*o maior apo** pedagógico na* suas próprias classes, e *ão os
</line>
<line>
separ** com* se preci*assem de at*nd*mento e*pecial (*RASIL, 2000, p. 12).
</line>
<line>
Diant* dos argumentos *uprac*t**os, * NA t*rá qu* *esenvolver habi*ida**s que
</line>
<line>
possam tornar o cotidiano deste* alunos mais próxim* de uma reali*ade acessí*el, de forma
</line>
<line>
qu* p*ssam dese*volv** todo o *e* poten*ial de maneira igualitá*i*, p*** * o obj*tivo desse
</line>
<line>
trabalh*.
</line>
<line>
Em suma, *ev*m-se agregar variáv*is te*á*icas no desenvolvimento *e u*a postur*
</line>
<line>
in**usi*a em instituições de man*ira a *r*porcionar um ambient* de ace*sibi*idade comum *
</line>
</par><par>
<line>
t *do* , *o i nt *i t o
</line>
<line>
*e contribuir de
</line>
<line>
uma maneira direta ou i*dire*amente com a s*cieda*e,
</line>
</par><par>
<line>
formando pes**as
</line>
<line>
*apazes de usuf*uir de uma
</line>
<line>
vida m*lhor. Este trabalho será des*nvol**do
</line>
</par><par>
<line>
através de informações co*h*das *a real*dade do meio de discente*, docentes * técnicos
</line>
<line>
administ**tivos com a *roposta de mobilizar conhecimento d* gestão de pessoas e discur*o.
</line>
<line>
No que envolve o questi*namento da estrutura d* IES, el* já apresenta *o*d***es d*
</line>
</par><par>
<line>
ace*sibilid*de. Suas instalações oferecem ao
</line>
<line>
aluno com defici*nc*a o deslocamento em tod*
</line>
</par><par>
<line>
se* entorno.
</line>
</par><par>
<line>
Há preocupação por p**te da ge**** d* refer*d* IES *o que concern* *s pessoas *om
</line>
</par><par>
<line>
defi*iência *is*al e auditiva. O *entro Universitário as*ume o c*mp*omisso formal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*isponib*l*zar
</line>
<line>
in*raestrutura fí*ica, tecnológica de recursos humanos *
</line>
<line>
nece*sári*s ao pl*no
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvime*to das at*vi*ades didático-pedag*gicas até a conclusão do c*rso, **so venha a
</line>
<line>
se* sol*cita*a p*l* a*uno. *n*retanto, abor*aremos a aver**uação *e de **to a gestão
</line>
<line>
p*dagógica *tende com eficá*ia a tod*s as de*iciências dos alunos desta *E*.
</line>
<line>
*or outro l*do, por *eio dest* arti*o, *erá apresentado se de fato es*e a***ndizado
</line>
<line>
está sendo c*locado em prática em *a*a de aula, * se a abo*dagem *e**gó*ica está *tingin*o
</line>
<line>
resultados *osit***s aos ol*os dos alunos com de*iciênci*.
</line>
<line>
Por fim, será exp*sta um* a**lise dos resulta*os que, *e*agogicamente, p*de
</line>
</par><par>
<line>
apon*ar o que de*e ser melhorado pa*a
</line>
<line>
que viabilize, de maneira m*is concreta, uma
</line>
</par><par>
</page><line>
acessibili*ade inclusiva p*oporci*nada pe*a in*ervenção de um* gest*o *edagógi*a.
</line>
<line>
2. REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
*sse tra*alho *st*, teoricamente, si*uado no âmbito da ge*tão de *essoas. T*at*-se de
</line>
<line>
um campo de conhec*mento in*erdi*c*plinar p*r natu*eza, *ma vez que é construído *o* me*o
</line>
<line>
da artic*laçã* com di*erentes áreas do conheci*en*o humano par* c*mple*ificar * te*a
</line>
<line>
ob*eto de pesquisa pro*osto. Mediante ist*, estabelecem-s* diálogos entre g*stão de pessoa* e
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina *I, v. 16, n. 5, art. 7, *. 121-*38, set./out. 2*19 ww**.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. C. R. *. Oliveira, A. *. Tavar**, B. G. Pe*eira
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
outro* estudos que
</line>
<line>
ve*sam sobre acessibilidade, gestão *edagógica e aná*ise crítica do
</line>
</par><par>
<line>
discurso.
</line>
</par><par>
<line>
A gestão de pessoas ve* *omo **lverizador de ações vi*bi**zada* em conjunto com
</line>
<line>
o NA, de maneira que as suas temáticas sejam ingressad*s n* i*tui*o de atingir o a*u*o com
</line>
<line>
defi*iên*ia.
</line>
<line>
A interdisciplinaridade é aqu* proposta como um conjunto de m*vimen*o* e *iálogos
</line>
<line>
po*sí*eis entre diferent*s concepçõe* *e conhec*m*nto teóric*, de ma**ira a construir uma
</line>
<line>
p*o*osta interpretativa a re*pei*o do mesmo objeto de estudo (*AZEN*A, 2008;
</line>
<line>
D\*MBRÓSI*, 1997).
</line>
<line>
Esse movimento de interdisciplinaridade define algo que está e* constante redefin*ção
</line>
<line>
e se *el*ciona *o* *ut*as d*sciplinas. Logo, são relações dial*gica* comuns ent*e di*er*a*
</line>
</par><par>
<line>
áreas do conhecimento, tal co*o é i*u*tr*do na **gu*a
</line>
<line>
abaixo. Ness* sent**o, a ilus*ração
</line>
</par><par>
<line>
re*er*da col*ca a gestão de pessoas c*m* *lgo correlacion*do
</line>
<line>
a *utros domí*ios do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento que a *om*le*enta.
</line>
</par><par>
<line>
Estes movimentos *ão respon*áveis por c*nstruir articulações interdi*cipl*nares
</line>
<line>
*omo *ostra a Figur* *:
</line>
<line>
Figura 1 - *ovi*entos Interdi*ciplinares
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Autoria Pró*ria
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres**a, v. 16, n. 5, ar*. 7, p. 121-138, set./out. 201*
</line>
<line>
www4.*sa*e*.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Pedag*gica, Ac**sibi*idade e **scurso na Lingu*st*ca A*li*ada
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
A F*gur* ilustra a *ine*gia dos estudo* que *erão proposto* pa*a fundamentar 1
</line>
<line>
*eoricame*te esta propo*t* de investigaç*o. Isso, por sua vez, pa*te do p*nto de articula*ão
</line>
<line>
desses três panor**as teór*cos, p**a a melhor p*oble*ati*ação d* ideia de in*lus*o.
</line>
</par><par>
<line>
A m*bilização de estudo* q*e ve*sam **bre a*es*ibi*idade se ju*tif*ca
</line>
<line>
pel* *ato de
</line>
</par><par>
<line>
*uestionare*, de man*ira b*s**nte direta, a idei* ** incl*são em múl**plas esfer*s sociais,
</line>
<line>
principa*mente *as *r*ndes em*r**as, como é f*ito na IES. * acessibil*dade, no âmbito desta
</line>
</par><par>
<line>
investi*ação, s* propõe a c**preen*er *iferentes mecanis*os di*átic*-pedagógicos,
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
*ossam viabilizar, *unto à gestão, estr**égias de inclusão e* suas div*rsas m*dalidade* (RIOS
</line>
<line>
et al, 2016; B*RRETO, ALVES, DE M**AIS, 2012; GUERR*IRO, 2*1*; *AGR*, 2*1*;
</line>
</par><par>
<line>
*IQU*IRA, ***TANA, 2010; GARCIA, *006; MICHELS,
</line>
<line>
2006; DOS SAN**S, 2003;
</line>
</par><par>
<line>
dentre ou*ros).
</line>
</par><par>
<line>
No que se r*fere à ges*ão peda*ógica, é prec*so analisar a inclusão de *essoas como
</line>
</par><par>
<line>
u** possibilidade que pod* ser
</line>
<line>
viabilizada pela con*rib**ção do c*nhecimento didátic*-
</line>
</par><par>
<line>
pedagógico, e não apenas *rquitetônico, p*is é *isível *ue o aparato fís*c* *a IES ora ref*rida
</line>
<line>
está bem implant*do.
</line>
<line>
Desse modo, serão considerados como relevante*, n*sta parte da fun*amentação
</line>
</par><par>
<line>
te**i*a, o* trab**hos produzidos por Ze*hn*r (2009), Pimenta e Anastesio*
</line>
<line>
(2010) *óvoa
</line>
</par><par>
<line>
(2009), Ta*dif (200*), C*auí (2000), os quais problematiz*m a *ostura pedag*gi*a * partir da
</line>
<line>
*deia de gestã* * de ema**i*ação do profi*sional reflexivo. Esta se *o*fig*ra com* *m
</line>
<line>
pressuposto basilar nesta in*est*gação, *endo *m vist* *u* a gestão pedagógica de pessoas
</line>
</par><par>
<line>
necess*t* estar ass*ciada * f*rmação
</line>
<line>
d* u* profissi*nal reflexi*o e sensív*l à realid*de de
</line>
</par><par>
<line>
uma pessoa defic*ent*. ***o porque * papel do prof*sso* nã* é mais o de mero repass*dor de
</line>
</par><par>
<line>
**formações e técnicas necess*rias para determinada pr**issão, m*s
</line>
<line>
de med**d*r *tento às
</line>
</par><par>
<line>
ques*ões refe*entes *o *eu *l*no, bem co** de suas dificul*ad*s e habil*dades.
</line>
<line>
Em seguida, a Figura 1 ap*ese*ta com* a*te*nativa teórica a *n*lise Críti*a do
</line>
<line>
Discurso, ** linha a*ericana, * **al pode ser mo*i**zad* *e ma*eira a auxiliar n* an*lise dos
</line>
<line>
dis*ursos dos part*cipantes da pesquisa, bem c**o na com*r*ens*o d* maneira como o gestor
</line>
</par><par>
<line>
se posi*iona frente aos
</line>
<line>
entraves no ambi*n*e de gestã*, que
</line>
<line>
dificu*tam a efetivaç*o da
</line>
</par><par>
<line>
inclusã* *e pessoas defic*entes.
</line>
<line>
A pertinên*ia *e se a*alisar os discursos está em su* p*rmeabilidade pelo princípio
</line>
<line>
de inten*ional*dade, pois, quan*o ** afirmar algo, o *nu*ciado* *s*á imerso a *m contex*o
</line>
</par><par>
<line>
perpassa*o
</line>
<line>
por id**log*a* que se manife*tam *m s*as
</line>
<line>
atitudes e
</line>
<line>
expre**ões
</line>
<line>
comunicativa*
</line>
</par><par>
</page><line>
(PEREIRA, 2015; TIL*O, 2010; FAIRCL*UGH, 200*; MA*ALHÃES, 2004; *EURE*,
</line>
<line>
2004).
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 16, n. 5, art. 7, p. 121-138, set./out. *019 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. C. R. G. Oliveira, A. Q. Tavare*, B. G. *er*ira
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
Neste contexto, a gestão de pessoas p*opõe, por me*o de mov**entos
</line>
</par><par>
<line>
interdisciplinare*, um *iálogo
</line>
<line>
entre G*s*ão Pe*ag*gica, Aces*ibilid*de e Análise C*í*ica do
</line>
</par><par>
<line>
Dis**rso, t*ndo em vist* que existe *m* corre*açã* em prol de adquir*r uma educa*ão
</line>
<line>
inclusiv* de m*lhor qualidade no ensino superior.
</line>
</par><par>
<line>
Parti*os d* princípio de que não basta somente conhecer *
</line>
<line>
educação *n*lusiva, t*o
</line>
</par><par>
<line>
*omente
</line>
<line>
o*erecer um amb*ente acess**el ao alu*o, *as ta*bém conhecer *e de fato
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndizado *ferecido ao aluno com defic*ência faz com que e*e es*ej* conseguindo progre*ir
</line>
</par><par>
<line>
de ac*rd* co* su* deficiência e sendo assisti*o
</line>
<line>
*e f*rma a não *entir nenhum tipo de
</line>
</par><par>
<line>
ex*lus*o so*i*l e educacion*l.
</line>
</par><par>
<line>
E* suma, par* que os a**nos pass*m * ser educado*
</line>
<line>
em conjunto com as dem**s
</line>
</par><par>
<line>
pessoas
</line>
<line>
qu* convivem no co*texto *orp*rativo, é necessário minim*z*r os ef*ito* das
</line>
</par><par>
<line>
deficiênc*as e *portunizar i*ualda**s, ha*i***ades *cad*m*cas e *ociais a todos.
</line>
<line>
3. ME*ODOLO*IA
</line>
<line>
Compreender a gestão de pessoas como um ca*po in*er*isciplinar por *xcelên*ia é
</line>
</par><par>
<line>
afi*mar *ue, *esmo que indiretame*te, o
</line>
<line>
at* de gerir pessoas é perpassado por difer*ntes
</line>
</par><par>
<line>
forças sociais, as quais es*ão re**cionadas às questões motivaci*nais, comportamentais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
emocionais, o que contempla *ambém
</line>
<line>
questõe* sobre *rei*amen**s e *apa**tações
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
funcioná*ios
</line>
<line>
(CHALVIN,
</line>
<line>
EYSSETTE,
</line>
<line>
1898 ;
</line>
<line>
DIMITRIUS,
</line>
<line>
MAZARELLA,
</line>
<line>
2000;
</line>
</par><par>
<line>
MART*NELLI, ALMEID*,*998; W*GNER, HOLLENBE*K, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, todas
</line>
<line>
estas a*ticul**ões acopla*as ao *ampo d* *estã* de
</line>
<line>
pessoas
</line>
</par><par>
<line>
solicit*m um desenho m*todológico que possa atender ** *aneira mais **tisfatória
</line>
<line>
possível
</line>
</par><par>
<line>
as de*a*das ma*s contem*or*neas emergidas em um cic*o social complexo. Nesse sentido, a
</line>
</par><par>
<line>
*atureza
</line>
<line>
d* comp**xidade a que se r*fere é direcionada pelos pensam*ntos de Mor*n (2011;
</line>
</par><par>
<line>
2005; 2003), uma *ez que a gestão d* pe**oas é uma ferra*enta em constante tra*sform*ção
</line>
<line>
f*ente à *femeridade do século XX*.
</line>
</par><par>
<line>
D*ssa
</line>
<line>
maneira, esta pesq*isa assume uma metodologia de
</line>
<line>
*un*o fenomenol*gico,
</line>
</par><par>
<line>
te*do em vista que os dad*s s**ão tratad*s
</line>
<line>
a *artir de um* postu*a analítico-interpretati*i*ta
</line>
</par><par>
<line>
(*RIVIÑ*S, 1*87). Logo, o cor*us que será gerado **rá v*s*o como resu*tad* de uma
</line>
<line>
suces*ão de fenômenos oriun*os d* um contexto c*rpora*i*o, no qual a sensibilid*de s*bre as
</line>
<line>
políticas de acessibil*dade *in*a se most*a em fase de d*senvolviment* ba*tan*e embrioná*io.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
a*orda*em de
</line>
<line>
pesquisa a ser adotada é
</line>
<line>
*e n*tur*za
</line>
<line>
qu*n*i-quali*ativa, tendo *m
</line>
</par><par>
<line>
vista qu* o tratam*n*o dos dados **edecerá a dois *omentos: a) tabulaçã* do
</line>
<line>
corpus,
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina, v. 16, n. 5, art. 7, p. 1*1-138, set./**t. 2019 www*.f*an*t.com.br/*e*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Pedagóg*ca, Acessibilidade e Discurso na Lingu*sti*a Aplicada
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
meio de p***ent*gens *os participant*s *a p*squisa; e b) análise dos dados
</line>
<line>
numéricos
</line>
</par><par>
<line>
tabula*o* a partir de uma visão interp*etativista.
</line>
</par><par>
<line>
* abor*age* quantitativa, em parceri* com a q*alit*tiva, ofe*ece su*sídios
</line>
<line>
nec*ssá**os pa*a uma re*a*ão *e *entid*s, evi*enci*ndo os resultados de ma**ira a l*v*-los à
</line>
<line>
compres*ão socia* da requerid* IES. Isso, do *onto de vista metodológic*, condiz *om a*
</line>
<line>
concepç*es de B*rt*ni-Ricard* (2008), Lakatos e M*rconi (2003) e Severino (*007), q*ando
</line>
<line>
as*umem uma postur* dialógica entre as duas a*ordage** de in*est*gação ora mencio**das.
</line>
<line>
A pesquisa de abordagem qua*itati*a *usca explicar o porquê d** coisas, expri*indo
</line>
<line>
o que convém ser feito, explorando os as*ectos da re**idade que não p*de* *er quantificado*
</line>
<line>
e centrando-se *a *om*re**sã* e exp*ica*ão d* dinâmi*a das **lações so*i*is (*LIK, 2009a;
</line>
<line>
FLIK, *00*b).
</line>
<line>
Po* outro lado, po* intermédio da abordagem *uantitativ*, terem*s a amostrag*m *os
</line>
</par><par>
<line>
resu*tados, de forma a re*r*tar como a realidade
</line>
<line>
*o *úblico * represen*ada no con*exto
</line>
</par><par>
<line>
**rpo*at*vo a *e* *esquisado, de mane*ra a oferecer cond*ções mais fav*ráveis * tabulação **
</line>
</par><par>
<line>
dados. Assim, a concepção de *uant*dade *
</line>
<line>
basil*r par* uma
</line>
<line>
investigação e* c*nstante
</line>
</par><par>
<line>
cons**ução, no sen*id* de que os dado* num*r*cos **o vist*s como pistas para a compreensão
</line>
<line>
*e discursos p*é-esti*u*a*os (TEIXEIRA, 200*; LAK**OS, *ARCONI, 2003).
</line>
<line>
No que se refere ao ti*o de pesquisa, est* projeto de inve**igaçã* prevê a arti*ul*ção
</line>
</par><par>
<line>
entre três *entr* os grup*s que a compõem: es*ud* de
</line>
<line>
caso, etnogr*fica * *ocu*ental. Es*e
</line>
</par><par>
<line>
diálogo *ntre **squ*sas
</line>
<line>
é bastante c*mum no campo da* *iências Hu*anas
</line>
<line>
e Sociais,
</line>
</par><par>
<line>
partindo do pri*cípio *e q*e as r*lações ent*e pe*soas (cf. SÁ-SI*VA et al, 2009), *este caso
</line>
<line>
no que se *efere ao *to de g*ri-**s, é uma questão di*âm**a, que *copla diferen**s momentos e
</line>
<line>
a*tonomia na geração do* dados.
</line>
<line>
*sta prop*sta de inves*igação co*figura-se, * priori, como *stud* de *aso, t*ndo em
</line>
</par><par>
<line>
v*sta **e os *a*os *erão gera*os e* uma dada
</line>
<line>
espe*ificidade do meio
</line>
<line>
corporativo,
</line>
</par><par>
<line>
consider*ndo a* suas peculiaridades, o que ofe*ece * **squisa carát*r fidedigno, dando-lhe a
</line>
</par><par>
<line>
capacidade de ser analisada e compar*da em outros
</line>
<line>
*onte*tos a*á*og*s (YIN,
</line>
<line>
2005). Ness*
</line>
</par><par>
<line>
sentido, es*á-se re**rindo *o Cent*o Uni*ersitário Tocantinense P*esid*nte Antô**o Carlos -
</line>
<line>
UNITPAC como *ócus *e geração d* da*os capaz de tabular um *orpus capaz d* ser*ir co*o
</line>
<line>
modelo para outr*s *ealidades homólogas *u não.
</line>
</par><par>
<line>
* caráter etn*gráfico, refe**do nos parágrafos supraci**dos,
</line>
<line>
*e refere ao *erc*rso
</line>
</par><par>
<line>
hist*rico das pe*quisadoras au*o*as
</line>
<line>
dest* pr*jeto de pesqui*a. Am*as
</line>
<line>
*e*em*enham
</line>
<line>
seus
</line>
</par><par>
</page><line>
*apéis pro*is*ion*is há a*os *o *mbito onde os dados serão gerados. Iss*, po* *ua v*z, *s
</line>
<line>
auxilia no proc*sso de exe*ução do *eferido projeto, tendo em vista que já fazem p*rte deste
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 5, art. *, p. 121-138, se*./o*t. 20*9 *ww4.fsanet.com.b*/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. R. G. *liveira, A. Q. Ta*are*, B. G. Pere**a
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
co**e*to enunciativo corporativo de maneira já familiari**da. Tal real*dade *az com q*e os
</line>
</par><par>
<line>
participa*tes da pes*ui*a, pr**avelmen*e, não apr**entem resistência ou estran*amento
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
presença *as referidas pesqui*ado*a*. Assim, é p*rtinente a colocação de Campo* (*0*3),
</line>
</par><par>
<line>
quan*o afi**a que a pes*uisa *tnográfica
</line>
<line>
"se c***ct*riza, fu*da*ental*ente, pelo
</line>
</par><par>
<line>
comp*rtil**mento do *erfil cultura* ent** os m*m*ros *a mesma comunidade linguística" (p.
</line>
<line>
*24).
</line>
<line>
J* os *es*uícios **c**e*tais estão relac*onados às entrev*s*** c*m *s parti*ipante*
</line>
</par><par>
<line>
de pesquisa, bem com*
</line>
<line>
às atividade*
</line>
<line>
qu* serão executadas por meio do NA d* UNITPAC.
</line>
</par><par>
<line>
Compreende* o material ora r*f*ri*o como docume*to é
</line>
<line>
entendê-lo
</line>
<line>
com* um procedim*nto
</line>
</par><par>
<line>
de *ocumenta**o de comportam*n*os so*iai*, sendo eles **n*a tratados c*entificam*nte,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
q*e g*ra caráte* *novado* à invest*ga*ão (PEREIRA, 20*6; SÁ-SILV* et a*, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Os dados *erão gerados a partir da e*aboração d* perguntas ab*rt*s que se*ão
</line>
<line>
aplicadas a*s part*cipan*es *e p*squis* por inte**édio de g*avação. O gru*o de participantes
</line>
</par><par>
<line>
será *on*tituído *or ges*ores, p*ofe*sores e ac*dêm*cos do Cent*o Un*vers*t*rio
</line>
<line>
*N**PA*,
</line>
</par><par>
<line>
Arag*a**a, qu* serão lev**os * responder às pergun*a* em um con**xto ma*s info**al
</line>
<line>
possível, o que ren*eria a gera*ão de dados *s mais naturais * esp**tâneos possíveis.
</line>
<line>
As perguntas vers*rã* *obre a vivência *os par*icipant*s de pesquis* no contexto
</line>
<line>
corporativo ** U*ITPAC, com *nfase em situ*ções de inclus*o vive*ciadas na prática da
</line>
<line>
*estão p*d*góg*ca e do gerenciamento da *ala *e aul*.
</line>
<line>
Após a gr*vaçã* das *ntre*istas, os dados se*ão submetidos * um pr*meiro moment*
</line>
<line>
d* tra*amento, que co*si*te justamente n* diagn**e **s principais entra*es considerados p*los
</line>
</par><par>
<line>
e*trev*stados,
</line>
<line>
no que tange à di*icul*ade de incluir, efetiva*ente, pessoas com *e*iciências
</line>
</par><par>
<line>
*ísi*as e me*tai* no conte*to univer*itário acima refe*ido.
</line>
</par><par>
<line>
Após esse primeiro m*ment*
</line>
<line>
de análise, será e*aborado um planejam*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ativi*a*es
</line>
<line>
de in*erve*ção que t*rão su*
</line>
<line>
execução via*ilizad* pelo NA d*
</line>
<line>
UNITPAC,
</line>
</par><par>
<line>
contribu*ndo, a*sim, pa*a as atividades d* referido núcl**, bem como para o des*nvolvimento
</line>
<line>
e aprimor*ment* do c*rpo profissional desta IES.
</line>
<line>
Do campo acadêmico geral do Centro Uni*ersitá*io UNITP*C, *ue apresenta mais
</line>
<line>
de 5.00*.00 *lunos, a *artir d*sso, ut*l*zamos u** amostra repr*sentativ* d*s docent*s acerca
</line>
<line>
do pro*esso de inclusão, sendo **e o *ri*ério será sele**onar uma porce*tagem d* pro*essore*
</line>
<line>
que lecionam a estes alun*s po* curs*. D*limi*a*em*s as entrevista* a uma amostragem entre
</line>
</par><par>
<line>
os **up*s de
</line>
<line>
gesto*es ped*góg*cos represent*ntes
</line>
<line>
d*s setor*s: Na*ed - Nú*leo De Apoio
</line>
</par><par>
<line>
*ed*gógico E E*pe*iência D*cente, NA* - Núcle* De A*oio Discent* e NA - *úcle*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 5, art. 7, p. 12*-138, set./out. 2019 www4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*estão Pedagógica, Acessib*li*ade e Discurso na Ling*ística Aplicada
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
Acessibilidade, d*c*ntes represe*ta*os pelos prof*ss*res que minis*r*m a* aul*s **s d*scente*
</line>
<line>
com d*ficiência.
</line>
<line>
Estas atividades, n* en*anto, serã* pl*nejadas a partir do* **s**rsos *o* partic*pa*tes
</line>
<line>
de *esqu*sa, identific**os *ur**te *s entrevista* grav*da*, pois e*tas servirão como
</line>
<line>
id*ntificad*ras das princi*ais angústias e ne*essidad*s do *úbl*co-alvo.
</line>
<line>
Nesse sentido, afirma-se que nen*um dos participantes de pesquis* será *b*igado, ou
</line>
<line>
for*ado, a re*ponde* às pe*guntas no m**ento da gravação. Entr*tanto, não serã* descart*dos
</line>
<line>
alguns riscos, t*is como possíveis constrang*mentos, v*r*o*ha e sentim*nto *e inv*são por
</line>
<line>
part* do entrev*s*ado.
</line>
</par><par>
<line>
Como benefíci*, a pesquisa or* apres*ntada propõe tr*zer ma*or *e*di*ent*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c**ticidade no que *e refere ao âmbi*o da ges*ão de pes*o** no UNITPAC, mais precisam*nte
</line>
<line>
no que se refere à ges*ão de p*ss*as e acessibilidade no âmbito corporativo. Isso, por sua ve*,
</line>
</par><par>
<line>
a*xilia na m*nim*zaç*o da pr*b*em*tica
</line>
<line>
de *nclusão social cada vez *ais *iscu**da na era
</line>
</par><par>
<line>
co*temp*rân*a, po*sibilitando o *proveitamento da e*t*utura física da referida in*tituição, em
</line>
<line>
*onjunto *o* * aprim*rame*to da visão pedagóg*ca de**e contex** *cadêmico.
</line>
<line>
4. A*ÁLI*E DOS DADOS
</line>
<line>
A* investigar o proce*so pedagógico por meio da *nálise interpreta*i*a dos
</line>
</par><par>
<line>
participantes
</line>
<line>
das e*trevistas, perc*beu-s* ent*e todos *s grupos de entr*vistados (Gestores,
</line>
</par><par>
<line>
Profes**r*s * a*unos), que mui*as mu***ças f*ram feit*s no âmb*to arq*itet*nico, *i*áti*o e
</line>
</par><par>
<line>
d* acessibilidade para melhor se ade**ar às exigências
</line>
<line>
no MEC e o**recer um
</line>
<line>
ensino de
</line>
</par><par>
<line>
qualidade aos seus alunos.
</line>
</par><par>
<line>
Inicialmente, * p*oce*so de ingresso, matrícula e tom*da de conhec*ment* de um
</line>
</par><par>
<line>
a*un* *om defi*iência, n* olh*r do* participa*te*, faz-se em prime**o lugar por meio
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
processo seletivo, quando o alu*o no ato da *nscrição já tem o prime*ro pa*s* **e é informar
</line>
<line>
se é def*ciente e *uais são *s suas nec*ss*dades. Se*do ap*ovado, é encamin*ado ao setor de
</line>
</par><par>
<line>
matrícul*. Perce*eu-se, en*re *s p*rtici*ante*, um cer*o desconhecimen*o sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*c*dimento de triagem **bre a matrícula dos candidatos aprov**os n* processo s*le**vo, no
</line>
</par><par>
<line>
que se re*ere à de**ciência propriamente dit*. A**s a matríc*la
</line>
<line>
deste a*uno, a infor*a*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
chega, não se sabe qual é o meio usado (p*r e-mail, telefone, via sist*ma ou *erbalme***) até
</line>
<line>
a *oordenação de cursos, esta co*tacta *s setores RH e NAD, sobre o ingresso de *m aluno
</line>
<line>
portador de ne*essidad** especiais.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 1*, n. 5, *rt. 7, p. 121-138, set./out. 2019 www4.fsanet.co*.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. R. G. Oliv*i**, A. Q. T*vares, B. G. Pe*eira
</line>
<line>
*32
</line>
</par><par>
<line>
A partir de então, a Coorden*ção e os p*of**so*es que *erão contato com estes aluno*
</line>
</par><par>
<line>
passam por
</line>
<line>
**pa*itações * preparam estr*tégia*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*nsino par* m*lhor aten*e*e* os alunos
</line>
</par><par>
<line>
e*peciais. Os alunos são
</line>
<line>
a**ndi*os de acordo com suas dif*cu*dades de ap**n*iza**,
</line>
</par><par>
<line>
a*rese*tad*s em sa*a *e aula,
</line>
<line>
ou seja, o aluno
</line>
<line>
qu* apresenta* dif*c*ldades na *ala (p*ssoa
</line>
</par><par>
<line>
muda), é o*erecido s*m custos a el* um *ntérprete de
</line>
<line>
libras para ac*mpanhá-l* *as suas
</line>
</par><par>
<line>
ativid*d*s em sala de aula.
</line>
</par><par>
<line>
Os part*cipante* *escreveram que * UNITPAC dispõe de salas de aula, ban*eiros,
</line>
<line>
cor*edore* * equipam*ntos e m*bili*r** acessíveis aos s*us al*nos. *eri*icou-se que
</line>
<line>
c*o*d*nadores e professo*es, que **m *ontatos com estes alunos, recebem por parte da
</line>
<line>
coord*nação peda*ógi*a cursos de capa*i*açã* *ar* m*lhori* do seu trabalho em sala de a*la,
</line>
<line>
de forma que os alunos com alg*m tipo *e deficiê*c** r*ce*a * p*oposta de ensino da melh**
</line>
<line>
for*a.
</line>
<line>
Sobr* a gestão *edagógica, *oi perc*bida u*a segurança di*nte dos participantes
</line>
</par><par>
<line>
en*revista*os, poi* tanto os gestores *omo os docent*s rela*a*am
</line>
<line>
não *ent** *ificuldade em
</line>
</par><par>
<line>
*ala de aula e* lecionar a*s alunos com deficiê*cia, pois *ão ofere*idos cursos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
capa*itações, nos quais é ofer*cid* a didática de *omo l*dar em sal*, fa*en*o c*m que a aula
</line>
</par><par>
<line>
seja ajustada de *aneira *ue
</line>
<line>
venha a a*ender to*os os alunos, *nclusive o a*uno com
</line>
</par><par>
<line>
deficiência.
</line>
</par><par>
<line>
No *xemplo 1, retira*o dos *ados colet*dos, mostra co* fervê*cia a *aneira com* *
</line>
<line>
reali*ada a didát*ca de ens*no ** sala de *ula.
</line>
<line>
EXEM*LO 1
</line>
<line>
A últi*a vez que trabal**i com aluno, eu tinha d**s alunos no caso, que era uma menin* da
</line>
</par><par>
<line>
pe*agogia *
</line>
<line>
esse men*no
</line>
<line>
da ad*in**traçã*, a gente teve
</line>
<line>
u* c*rs* de **rmação com a
</line>
</par><par>
<line>
Graziela *am*ém, todos *s profes*ores que m*nistrava* disciplinas para estes alunos foram
</line>
<line>
cham*dos para * *ormação. (M. T. M, 2018)
</line>
</par><par>
<line>
E*te *ragmento d* EXEMPLO * retrat* a exi*tência
</line>
<line>
de um tra*alh* *e for*açã*
</line>
</par><par>
<line>
in*lusi** com docente, fortalec**do que há uma preocupaç*o com o ens*no de**es al*nos, de
</line>
</par><par>
<line>
f**ma q*e no
</line>
<line>
ambiente em sala de aul*
</line>
<line>
*xista de fato um a*ren*iza*o, os
</line>
<line>
*ue apresentam
</line>
</par><par>
<line>
algum tipo de deficiê*cia.
</line>
<line>
Já no ex**plo 2 perceb*-se a mu**nç* no* **rmatos das *ula* para atender o alun*
</line>
<line>
c*m deficiência.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *ere*ina, v. **, n. 5, art. *, p. 121-13*, s*t./out. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Pedagógica, Acessibilida** e D*sc*rso na *ingu*s*ic* *plicada
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
E*EMP*O 2
</line>
</par><par>
<line>
E me* pr*prio form*t*, estil* de da* aula, acabava q** eu usava m*ito slides *om o
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
marc*ções né, então *ra uma c*isa até sem que*er, *as e*es mesmo (alunos) chegar*m, foi
</line>
</par><par>
<line>
até a me**na da pedagogi* **egou, há eu consigo e*tender b*m as suas aulas
</line>
<line>
**rque tem
</line>
</par><par>
<line>
s*m*r* a* marcaç*e* dos sli*e*. (M. T. M, 20*8)
</line>
</par><par>
<line>
Por *utro lado, o discen*e na **a gran*e maioria ret*atou ter em algum momento
</line>
</par><par>
<line>
difi*uldade de aprendizado e* sa*a de aula, identifico*-se que co**egue*
</line>
<line>
*er acesso aos
</line>
</par><par>
<line>
*ateriais *
</line>
<line>
às a*ividad*s, por mais que *m ou *utro **n*a um pouc* mai* de di*iculdade,
</line>
</par><par>
<line>
cons*guem ao final realizar os tra*alh*s com *ucesso. *orém foram perc*bidos alg*ns pon*os
</line>
</par><par>
<line>
negativ*s
</line>
<line>
entre doc**te * d*scen*e em sala d* a*la q*e imp*ssibili*a*am o al*anc* do
</line>
</par><par>
<line>
aprendizado, ou conc*usão de a*ividades durante a *ula, em dec*r*ência da deficiê**ia d*s
</line>
<line>
al*nos especi*is. I*so se j*stifica no exemp*o 3, citado abaixo:
</line>
<line>
EXEMPLO 3
</line>
<line>
A exe*plo, uma aluna com d*ficiência auditiva, a professora projetou para a*uela *ula, um
</line>
</par><par>
<line>
v*deo,
</line>
<line>
era filme, * se * aluna tem deficiên*ia aud*tiva, então ela apenas c**segu*u ver
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
imagens, *la só consegui* o*vir, o qu* estava sendo colo*ado, * era um conteúdo de *ula.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e caso a
</line>
<line>
orientação dada para a doce*te, e isso já fo* **pois, ou se*a, al*na naquele
</line>
</par><par>
<line>
m*mento não conseguiu *e**ber as i*forma**es que pr*cisava de *odo p**no. ( S. *.F. M,
</line>
<line>
2018)
</line>
</par><par>
<line>
Em *on**apartida,
</line>
<line>
os docente e
</line>
<line>
*esto*es são conscientes de *ue muito *recisa *er
</line>
</par><par>
<line>
m*lhorado ainda, tanto ** en*ino qualificado, como em acessibilidade a estes alunos. Durante
</line>
</par><par>
<line>
a*
</line>
<line>
entrevistas, v*rificou-se que o NA - núcl*o de
</line>
<line>
acessi*ilidade está
</line>
<line>
da*do o* pr*meiros
</line>
</par><par>
<line>
pass*s, iniciando suas primeiras ações, porém ainda n*o se alcançou um impacto positivo q**
</line>
</par><par>
<line>
se deseja, e que * *art** do *egundo *emestre
</line>
<line>
de 2018 i*á t*abal**r
</line>
<line>
n*ste campo c*m força
</line>
</par><par>
<line>
t**al. Ao *ues*i*n*rmo* os *iscen*es *e *les ti*ham
</line>
<line>
conhecimento deste setor na I*S, eles
</line>
</par><par>
<line>
infor*aram de*conhecer o N*cleo de ac*ssibilidade.
</line>
</par><par>
<line>
Identificaram-*e p*ssíveis entra*es q*e im*o*si**litam a i*cl*são pedag*gica no
</line>
</par><par>
<line>
*NITPAC:
</line>
<line>
P*quena minori* de colab*radores *e*ebe qualific*ção e cursos de c*pacit**ão de
</line>
<line>
atend*mento a*s alunos com necessidades *s*e*iais;
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 5, art. 7, p. 12*-*38, *et./out. *01*
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. C. R. *. *live*ra, *. Q. Tavar*s, B. G. Pereira
</line>
<line>
*34
</line>
</par><par>
<line>
F**has ou ausência de *nformações n* iden*ifi**ção do aluno *om neces*i*ad*s
</line>
<line>
especi*is;
</line>
<line>
*n*xistên*ia de um r*teiro o* pro*edimen*o que os gestores sigam para direc*ona* o
</line>
<line>
aluno com *efic*ên*i* ao ingr*s*ar *o Cen*ro Uni*ersitário;
</line>
<line>
Falta de preocupação nos eventos institucionai*, n* que se *efere à p*rticipação *
</line>
<line>
inserçã* dos alunos com deficiência;
</line>
<line>
Au**ncia de *lhar cr*terioso do ***e*te em id*ntificar os *lunos *ue apresentam
</line>
<line>
*lgum tipo *e necessidades espec*al.
</line>
<line>
5. CONSI*E*AÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Nesta pesqu*sa findamo* a con*lusão de que medidas fora* feit*s e a*nd* necessitam
</line>
</par><par>
<line>
ser inseridas no processo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
i*clusão d** al*nos com deficiên*ia, poi* o universo *e
</line>
</par><par>
<line>
dive*s*dades no âmbito da d*fici*ncia hum*na é m*ito *asto, e o UNITPA* *em p*oc*ran*o
</line>
<line>
adeq*ar-se *ar* ate*der à* necessidades que vêm **rgindo, à medida que vã* ingre*sand*
</line>
<line>
novos alun** com suas *ive*s** nece*sidades.
</line>
<line>
N*t*-s* * neces*idad* *e mu*anç*s, partindo do ape*feiçoame*to da ge*t*o das
</line>
<line>
pe*soa* que irão *i*ar no dia a di* *esses alu*o* co* def*ciência, dentro do Campus.
</line>
<line>
Obs*r*ou-*e q*e os cu*sos de ca*aci*ação eram passad*s soment* para os c*ordenadores *e
</line>
</par><par>
<line>
cur*o e *rofessores que f*ssem lidar direta**nte *om
</line>
<line>
estes alunos. Os
</line>
<line>
colabora*or** que
</line>
</par><par>
<line>
o*erecem atendimento dire*ame**e com os alunos no g*ral também dever*am receber est*
</line>
<line>
qualifica*ão, poi* eles t** contato d*reto, tanto com o* alu*os especi*is c**o to** público.
</line>
<line>
Isso se fa* necess*rio *ara que s*ibam r*a*izar um ****dimento de qua*idade qu*ndo
</line>
<line>
s*l*citado, ** manei*a que não *aja nenhum constrangimento de ambas as pa*tes. Com *sso,
</line>
<line>
*ri**-s*-ia uma visão de reco*h*cimento das dificuldades encontradas pelos alunos especiais,
</line>
<line>
facili*ando, *s*i*, a ident**i*ação des*as *ec*s*i*ades e a mel*oria necessária de como lidar
</line>
<line>
com os alunos espec*ais, de f*r*a que os professores e o c*rpo administ*ati** p*ssam
</line>
<line>
relac*ona*-se clarament* *om to*o* os alunos que pos**a* d*fici*ncia no campus.
</line>
<line>
É ne*essár*o desenvolve* e re*rganiza* o proce*so de ident*ficaçã* dos alun*s desde o
</line>
<line>
momento em que se insc*evem *o processo se*e**vo até * momento em que el*s vêm realiza*
</line>
</par><par>
<line>
a sua matrícula de maneir* a am*liar o campo
</line>
<line>
de id*nti*ic*ção do ca*didato, de forma *ue
</line>
</par><par>
<line>
venha a *er
</line>
<line>
*ma d*scrição m*is *et*lhada da sua deficiênc*a e d* suas *ecessi*a*es
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
momento do processo d* seleção * do *eu in*r*sso no ensino su*erior.
</line>
<line>
Já n* matrícula rea*izar *ma triagem deste fut*ro aluno, de for*a interliga*a aos
</line>
<line>
se*ores, a todos que t*rão con*ato c*m este al*no *spec*al, e identifi***do suas nece*sidad*s
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. *6, n. 5, art. 7, p. 121-138, set./*ut. 20*9 www*.*sanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Pedagógica, A*ess*bilidade * D*scurs* na L*n*uí*tica A*licada
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
como a*u*o e descrevendo o q*e lhe s*rá oferecido. Entende-se *ue q*anto mais *onhec*rmos
</line>
<line>
os *lunos que e*tão ingre*sando na I*S, melhor pode*emos oferecer um atendimen*o e ensin*
</line>
<line>
de *ualidade.
</line>
<line>
Des*nvolver atrav*s do NA, ações que envolvam a participação e o envo*vimento da
</line>
</par><par>
<line>
família como fo*ma de apoio a estes alunos *om
</line>
<line>
deficiência. De maneir* a favorecer a s*a
</line>
</par><par>
<line>
*ermanência * c**clusão do curso dos al*nos
</line>
<line>
com d*ficiência. Atrav*s *o NA, **ver
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
rei*ven*ar proce*imentos referente* aos eventos i*st*tuc**nai* r*a*i***os na IES, de fo**a
</line>
</par><par>
<line>
que s*j*m pensados e re*lizado* prio*izando a pa*t*ci**ç*o dos alun*s com defi*i*n*ia
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*ampu*, de *aneir* que a ap*esen**ção, *s recursos utiliz**o*, ma**riais dispo*ib*liz**os
</line>
<line>
**ssam oferecer u*a gestão aces*í*el *om ig*al*ade *ara todos.
</line>
<line>
Por fi*, a efe*ivaçã* e * c*ns*lidação dos *rabalhos do NA - Núcleo de
</line>
</par><par>
<line>
aces*ibi*idade, tendem a *linh*r todos os entraves que estão
</line>
<line>
oco*rendo *o UNITPA*, po*s
</line>
</par><par>
<line>
este Núcleo estará ar*ic*lando ações com os de*ais setores d* competência presente* dentro
</line>
</par><par>
<line>
*o *ampus, para adotar no*mas legais, di*e*rize*
</line>
<line>
de acessibili*ade e de **sino
</line>
<line>
*id*tico
</line>
</par><par>
<line>
espe*ia*. Pode*á *uxi*ia* também na ident*f*ca**o e carac**riz**ão das necessi*ades
</line>
<line>
des*es
</line>
</par><par>
<line>
**unos, de *orma q*e infl*encie no preparo do corpo docente e
</line>
<line>
administrativo, a fim
</line>
<line>
de d*r
</line>
</par><par>
<line>
c*ndi***s de pe*manência aos acadê*i**s com *e*i*iência *o UN*TPAC.
</line>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
BAUMAN, Z. Amor Líq*i*o: *ob*e fragilid*de dos laços humanos. R** de J*n*iro: E*. a
</line>
<line>
Jor*e Zahar, *004.
</line>
<line>
BO*TONI-RICARDO, S. M. O professo* p*squisa*or: In*rodução à p*squ*sa q*ali*ativa.
</line>
<line>
São Pau*o: P*ráb*la Editor*al, 2008.
</line>
</par><par>
<line>
*AM*OS, S. P. Práticas *e
</line>
<line>
Letramento no *eio Rural Bra**leiro: A influ*ncia do
</line>
</par><par>
<line>
movimento sem-terra em escola pública de ass**tamento de reforma agrária. *003. 2*8f. *ese
</line>
<line>
(Douto*ado em Linguíst*ca Aplicada) - *niversidade *stadual de Campinas, Campina*, 2003.
</line>
<line>
CHA*VIN, D.; *YSSETTE, F. Como resolve* pequenos conf**tos no tra*alh*. *ão Paulo:
</line>
<line>
No**l, 1989.
</line>
<line>
CHAUÍ, M. Convi*e à Filosofi*. Ed. Át*ca, Sã* Paul*, 2000.
</line>
<line>
DIMITRI*S, *. E.; *AZA*ELL*, M. Decifrar pes*oas: co*o entender * prever o
</line>
<line>
comp*rtamen*o humano. São Pau*o: Aleg**, 2000.
</line>
</par><par>
<line>
SANTOS, M. P. O Papel do En**no *uperio* na
</line>
<line>
*ropos*a de uma Educação Incl*siva.
</line>
</par><par>
</page><line>
Revista da Faculda*e de *duca*a da UFF, *. 7, p. 78-91. maio de 2003.
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*e*i*a PI, v. 16, n. 5, art. 7, p. 121-138, set./out. 2019 w*w4.fs*n*t.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. C. R. G. Oliveira, A. Q. Tav*res, B. G. P*reira
</line>
<line>
136
</line>
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Como Ref*ren*i** este Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
OLI*EIR*, E. C. *. G; TAVARES, A. *; PEREIRA, B. G. Gestão P*dagógica, Acessibi*idade e
</line>
<line>
Discurso na Lin*uística Aplicada. Rev. F*A, T*res*na, v.16, n. 5, art. 7, p. 121-138, set./ou*. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autor*s
</line>
<line>
E. C. R. G. Oliveira
</line>
<line>
A. *. *avares
</line>
<line>
B. G. Perei**
</line>
</par><par>
<line>
*) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo*ação do rascunho *u na revisão *rí*ica *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na ap*ovação da vers** final *o **nuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. *SA, **resina, v. 16, n. 5, art. 7, *. 121-138, set./out. 201*
</line>
<line>
w*w4.f*ane*.c*m.br/r*vista
</line>
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