<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 11, p. 208-226, *o*./de*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.11 </line>
<line> Gestos de Leitura em Saussure: *m *usca do "Ve*da*eiro" P**samento na His**ria da </line>
<line> Lingu*stica </line>
<line> Readi*g Ges*u*es in Saus*ure: Searchin* *or "Tr*e" Thinkin* in t*e Hist*r* of </line>
<line> Ling*istics </line>
</par>
<par>
<line> Ligia Mara Bo*n M*nossi de Araújo </line>
<line> ***tora em Li*guística pela U*iversida*e Federal de *ão Carlos </line>
<line> E-mail: l*gi*menossi@gmail.c*m </line>
<line> Marco An*on*o Almeid* *uiz </line>
<line> Dou*or *m sociologi* p**a École d*s Hautes Études e* S*iences So*iales </line>
<line> Douto*ado em Linguístic* pel* Universidad* Fed*ra* de Sã* Carlos </line>
<line> E-m*il: *a*coalmeid*rui*@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Ligia Mara Boin Menossi de A*aújo </line>
<line> Editor-Che*e: *r. *o*ny *erle* de A**ncar </line>
</par>
<par>
<line> Rua Abrahão *o*o, n. 55, *asa 18, cond*mínio Pa**u* </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> dos Ipês, Cep: 1*.562-15*, S*o Carlos. B**s*l. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Ma*co Antonio **meida Ru*z </line>
<line> Artig* recebido *m 20/0*/2019. Últi*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *r. João *alma Trav**sos, n. 490, a*artamento 141, </line>
<line> *ece*i*a em 05/06/2019. Aprova*o *m 06/06/2*19. </line>
</par>
<par>
<line> edif**io Rio *adeira, Cep: 14.091-180, R*beirã* *reto. </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Avaliado pel* sistema *riple Review: Desk Review *) </line>
<line> pelo E*i*or-Chefe; e *) Double Bl*nd R*v*ew </line>
<line> (a*aliação cega *or dois avaliadores d* área). </line>
<line> Revi*ão: G*a*atica*, Normativa e de Forma*ação </line>
</par>
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<line> Gesto* de **itura e* Sauss*re: Em B*s*a do "V*rdadeiro" Pensame*to n* História da Lin*uística </line>
<line> 209 </line>
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<line> RESU*O </line>
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<line> **st* artigo, pr*pomos fazer *m </line>
<line> es*udo discurs*vo acerca d*s discursos produzidos </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> l*it*re* de Saussure preocupados em q*estio*ar </line>
<line> e *ostrar o "verdadeiro" pensa*ento </line>
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<line> sauss*ria*o com base *m suas fontes manuscritas. Tra*a-se de ges**s de leitura críticos sobre </line>
<line> su* o**a f*ndante, C**, que *is*m **azer nova* refle*ões sobr* a sua figura * a *ua teor*a na </line>
</par>
<par>
<line> pós-modernidade. Dess* m*d*, fazer </line>
<line> uma re*valiação de sua *b**, t*n**ndo localiza* o que </line>
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<par>
<line> ficou dela </line>
<line> no* di*s de h*je, em mei* a </line>
<line> esse con*exto </line>
<line> at*al de novas reflexões, pode, muitas </line>
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<par>
<line> veze*, *ignificar uma v*lta a um constructo teóri*o *onsider*do por alg*n* e*tudiosos </line>
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<line> "ultrapassado" e "supe*ado". Ness* s*ntido, na </line>
<line> contramão d*sse pen*a*ento, propomos </line>
</par>
<par>
<line> revisitar *uas </line>
<line> *roposiçõe* te*ricas inic*ais que per*item re*o*he**r a s*a *o**ribuiç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*a**sar *omo *a*ssur* é lid* hoje, por me*o </line>
<line> ** uma edi*ão crí*ica pro**z*da por Simo* </line>
</par>
<par>
<line> Bouquet, Introdução à lei*ura de Saussure, que produz sua narr*tiva a partir da leitura dos </line>
<line> *anuscritos. Ancoramos epistemol*gicam*nte a nossa proposta d* trabalho *a An*lise d* </line>
</par>
<par>
<line> d*scur*o </line>
<line> de </line>
<line> orientação france**, sob*etudo na di*cussão empre*ndida por Jacques </line>
</par>
<par>
<line> Guilhaumou acerca d* *oção de acontecim*ntos discursivo e da *arrat*va do acontecimen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: </line>
<line> Pensamento </line>
<line> S*ussuri*no. </line>
<line> A*ontecimento </line>
<line> Saussure. </line>
<line> *arrati*a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Aconte*imento. </line>
</par>
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<line> ABS*RACT </line>
</par>
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<line> *n thi* artic*e, we propose to make a </line>
<line> di*cursive study abou* th* discourses p*oduced </line>
<line> by </line>
</par>
<par>
<line> readers of *aussure con*erned with que*tioning </line>
<line> and sh*wing the "true" Sauss**ian thought </line>
</par>
<par>
<line> b*sed on their h*ndwritten sources. Th*s* are cr*t*cal reading gestures *bout his f*undational </line>
</par>
<par>
<line> work, C*G, wh*c* *im to bring </line>
<line> new r*flect*ons about *is figu*e and his theory in </line>
</par>
<par>
<line> post*od*r*ity. *hus, to mak* a re-evaluation o* hi* work, *rying to loc*te *hat h*s remain*d </line>
</par>
<par>
<line> o* it nowadays, ami* </line>
<line> *his curr**t context of ne* r*flections *an o*te* *ean a return to </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*e*retical construct consi*ered by some *cholars "outd*ted" and "e*ceeded". In t*is *ens*, </line>
<line> contr*ry to this tho*ght, we *ropose revisiting *his i*it*al s*enario that *llow us *o rec*g*ize </line>
<line> his cont*i*ut*o*s and *nalyze ho* Saussure *s read t*day, throu*h a critical edition pr*duced </line>
<line> by Si*on Bouqu*t, Introdução à leitura ** Saussure (in *ortugue*e), which produces his </line>
<line> narrative by re*ding the ma*uscri**s. W* present our wo*k propo*** in the *rench di*course </line>
<line> analysis, e*peci*l*y in the *i*cu*sio* unde*t*ken by Jacques Guilhaumou about *he notion of </line>
<line> di**ursive event and *arrative of *he e*ent. </line>
<line> Ke**o*ds: Saussur*an Though*. Saussure\s Even*. Na*rative of the Event. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina PI, v. *6, n. 6, art. 11, p. 2*8-226, nov./de*. *019 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
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<par>
<line> L. M. B. M. Araújo, M. A. A. Ruiz </line>
<line> 210 </line>
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<line> 1 I*TRODU**O </line>
</par>
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<line> Ferdinand *e Saus*u** * s*u *urso *e *inguí*tica Geral (C*G) te* su* *mportânci* </line>
<line> reconhecida no campo das ciênc*as *um*nas e, em especial, da linguíst*ca, ele é cons*derado </line>
<line> como um precur*o* in*ele*tual pouco *om*m pa*a * *ontexto do iní*i* do século XX, o de </line>
<line> fund*dor de uma ciência Li*gu*s*ica mod*rna. </line>
<line> *ode-se diz** qu* a*é o seu apar*c*mento, o que se tinh* em r*****o aos es*udos </line>
<line> linguísticos era *ma visão atomista, em que se dedicavam a **tudar, a par**r *e um pon*o de </line>
</par>
<par>
<line> vist* su*sta*c**lista, *m </line>
<line> *onjunt* *e termos-ob*etos, tomando-os um a um. * linguísti** </line>
</par>
<par>
<line> hi*t*ric*-comparativa torn*u-se um exe*plo d*sse momento ** estudos, poi* pela </line>
</par>
<par>
<line> compar*ção entre a* lín*ua* e, *ai* especificamen** p*la comparação *n**e </line>
<line> os ter*os, </line>
</par>
<par>
<line> de*ico*-se a bus*ar um* *r*gem comum. </line>
</par>
<par>
<line> D**ante s** vida </line>
<line> na academia, Sau*sure es*re*eu </line>
<line> pouco, m*s produziu gran*es </line>
</par>
<par>
<line> reflexõ*s1. Sua carre*r* fo* mui*o promis*ora e *ua importânc** é **conhec*damente merecida. </line>
</par>
<par>
<line> * om o </line>
<line> pr*fes*or na Unive*sidad* d* Ge**bra, m*nistrou três cursos2 *ue t*ariam uma nova </line>
</par>
<par>
<line> *o*ma d* pens** seu objeto *e anál**e, a lí**ua, basea*a *um *a*áter científico. Com* </line>
</par>
<par>
<line> consequência de**e* curs*s, a*ós s*a m*rte </line>
<line> em 1913, f*i o*ga*izada * pub***ada uma </line>
<line> o*ra </line>
</par>
<par>
<line> que marc*u um* época, um acontecimento na história que propor*iono* grandes discussões e </line>
<line> polêmi*as em torno de sua auto*ia, o CLG, em 1916. </line>
<line> Assim, p*r meio de *eu pensamento "rev*lu**onário", *o* possí*el (re)pe*sar o faz*r </line>
<line> c*e*t*fico *os estud*s li*g*ísti*os. As teorias "pós-*aussurianas", s* apoi**do ou ** </line>
<line> d*sve**ilhand* d* autor g*nebrino, ganhara* fo*ça e *ov*s dis*us*ões foram surgindo ao </line>
<line> longo dos a*os s**u*ntes. Nesse sent*d*, permitiu-** que novos pensam*ntos, novas t*orias, </line>
</par>
<par>
<line> novas for**s </line>
<line> de int*rp*e*ar o s*u objet* se *e*envolv*sse e, com base nos m*is dife**ntes </line>
</par>
<par>
<line> ca**os de *ue hoje a li*g*ística d*spõe, pudes*e contrib*ir *ara esse c*nário de *stud*s *ã* </line>
<line> rico e fe*undo de ref*exõe*. </line>
</par>
<par>
<line> A Análise do discurso de orien*ação france*a (A*), por *xem*lo, surge n* final </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> an*s sessenta e como um de seus objetiv*s *edicou-se a in*estigar a língua *or mei* *a </line>
</par>
<par>
<line> pro*ução </line>
<line> de </line>
<line> discurs*s e c*mo ele*, </line>
<line> *o interior de uma s*cie*ade, adq**rem sentido, </line>
</par>
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<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Aos vinte a*os, o mestre gen*b*ino apresen*ou s*a **ssertaç*o, Mémoire sur le sy*tème primi*if de* vo*ell*s </row>
</column>
</par>
<par>
<line> dans le lang*es i**oeu*opéennes, uma ob*a de lin*uíst*ca com*a**tiva cujo objetivo foi observar o uso primi*ivo </line>
<line> do sis*ema de vo*ais n*s línguas *n*o-eu*opeias. </line>
<line> 2 "1* curso - d* 16 *e jan**ro a * de julho de 1*07 (...) 2o *ur** - da 1a s*m*na de nove*br* de 1908 a 24 de </line>
</par>
<par>
<line> julho de 1909 (...) 3o Curso - de 23 de out**r* de 1910 a 4 *e *ulho *e 1911 (...)" </line>
<line> (Salum, Prefác*o à edição </line>
</par>
<par>
<line> bra*ilei*a *o Cu**o *e Linguística G**al - *dição bra**l*ir* d* 1973 apu* CLG, *0*2). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina, v. *6, n. 6, ar*. 11, p. 208-226, nov./dez. 201* </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revis*a </line>
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<line> Gestos de Le*tura em Sa*ssure: Em *usca do "**rdadeiro" Pensa*ent* na Históri* da Linguística </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> considera*do sua* *deologias no interior da história. Courtine (2013), retom**do as *ala*ras </line>
<line> *e Michel Foucault, nos mostra * que co*preende sobre o discurso, segundo el*: </line>
<line> O di*cu*so n*o de*e ser ass*mido como o conju**o das ***sas que *e diz, nem como </line>
<line> * *an*ira de dizê-l*s. Ele está ou*ro tanto no não d*to, ou no sinaliz*do por gest*s, </line>
</par>
<par>
<line> ati*udes, modos </line>
<line> de s*r, esquema* de c*mportament*, deslocame*tos especiais. O </line>
</par>
<par>
<line> *iscurso * o co*junto das significa*ões coe*ci**s e *onstra*ge*oras que perp*ssa* </line>
<line> as relações sociai* (*OUCAULT apud COURTI*E, 2*13, p. 26). </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓ*ICO </line>
<line> Co* esse "pro*re*so" da Linguíst*ca - *e é que podemos chamar assim - pôde-*e </line>
</par>
<par>
<line> volt*r ao *e* obje** e trat*-l* a </line>
<line> p*rtir de novo* *ontos de vista, novas r*fl*xões. Com isso, </line>
</par>
<par>
<line> para a AD, *o*re o estudo do sentido, **o *r* mais poss**el con*iderá-lo apena* co*o </line>
<line> conteú*o, isto é, olh*r par* aquilo o que o texto diz ou quer dizer (posição tradicion*l d*ante </line>
<line> *e um te*t*), mas como * te*to funciona. Orlan*i (2012), e* *ma de suas consid*r*ções, </line>
<line> m*stra-nos que a *eitura que *parec* nesse mo*ento não é mais uma *imp*e* de*odificação, </line>
<line> *a* permite * construção de um disp*sitivo teórico. Segundo *la, *ais *on*iderações, *o </line>
</par>
<par>
<line> contrár*o daq*ela </line>
<line> instituída pela e*col* estruturalista - na *ua* Saussure * co*umente </line>
</par>
<par>
<line> inserido - em que lín*ua era *ista a </line>
<line> na sua imanência, permitem qu* um arquivo sej* </line>
</par>
<par>
<line> c*ns*ruído e armazena*o n* história * qu* contribua </line>
<line> par* que o* *i**rentes gestos de leitura </line>
</par>
<par>
<line> se*am possíveis. So*re isso, ela ainda afirma que, </line>
</par>
<par>
<line> A an*li*e de disc*rso ocupa assim esse lugar em que *e recon*ece * imposs**ili*ade </line>
</par>
<par>
<line> de um *c*sso dir*to *o se*tido e que t*m como c*r*ct*rís*ica considerar a </line>
</par>
<par>
<line> *nterpretação c*mo objeto de reflexão. Ela s* a*res*nta com* uma *eori* da </line>
</par>
<par>
<line> inter*retação *o *entido forte (ORLANDI, 2012, p. 21). </line>
</par>
<par>
<line> De*se *o*o, fa*er uma reavalia*ão da obra de S*us*u*e, t*nta*do l**al*zar o que f*cou </line>
<line> *ela nos dias de hoje, *m meio a esse contexto at**l de novas *eflexões, pode, *uit** *ezes, </line>
</par>
<par>
<line> sig*if*car uma volta a um pe*sament* considera*o po* alg*ns </line>
<line> *studio*os "ul*rapassado", </line>
</par>
<par>
<line> "supera*o", algo que até então e*tava "es*uecid*" ou até mesmo "abandona*o". Neste artigo, </line>
</par>
<par>
<line> pelo contrári*, propomos *efletir - ou pelo me*os instigar a *ovo* que*tio*amentos - </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m**eira </line>
<line> de pensar *obre esse representant* da linguís**ca, p*incipal*ente a sua c*nt*ibuiçã* </line>
</par>
<par>
<line> para o d*senvolvimento da Li*guística brasi*eira, p*r **io *e ma*eria** </line>
<line> que </line>
<line> permitem </line>
</par>
<par>
<line> rev*sit** seus pensamentos, trazer como mote de *eflexão as princip*is questões *evantadas *a </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 16, n. 6, *rt. 11, *. *08-226, *o*./dez. 20*9 www4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. *. *. *raúj*, M. A. A. Ruiz </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> obra de *9163 e q*e p*rmitem (re)conhecer *ue es*e *ensamento saussuriano a*nd* é fruto d* </line>
<line> in**nit*s contribuições, fonte d* (in)ce*t*zas mesmo tanto tempo *epois *e seu *pareciment*. </line>
<line> N*s a**s ses*ent*4, com a descoberta dos manuscritos sau*suri*nos, foi possí*el uma </line>
<line> *ova roupagem n** pr*posições do Cu*so, tratou-se de u* conjunto de materiais comp*stos </line>
<line> ** cadernos de anotações de alu*o*, tra*uções *as edições e leituras cr*ticas que *ropiciaram </line>
</par>
<par>
<line> novos q**stionamen*os sobre sua obra e sobre seu pensamen*o. Era possível, a </line>
<line> partir dis*o, </line>
</par>
<par>
<line> comparar o que Bally e S*chehaye, editores do CL*, tinha* editado em 19*6 *o* ** rec*nte* </line>
<line> descobe*tas e, assim, chegar a possíveis novas reflexões. </line>
<line> Co* ba*e nesse "novo" material, é *os*ível voltarmo-nos às reflexõ** teóric** </line>
</par>
<par>
<line> **p*eendi*a* pel* Curso e olhá-l** a partir d* um outr* ponto d* vi*ta, o da </line>
<line> crítica, </line>
</par>
<par>
<line> *ermitindo, desse modo, in*estig*r o *eu contexto de pr*dução e a *u* impor*ância para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> des*rição da linguística saussuriana "pó*-CLG", m*stra*do o qu* ser*a o "verdadei*o" </line>
<line> Saussu*e, "d*sconhecido" por todo*. Tal material permite rev*sit** o pensament* sau*suri*no, </line>
<line> *u*c*r co*p*eender, ou pel* menos conhec** mais d*tid**ente, o que de *eal passa*a-se em </line>
<line> sua cabeç*, as dúvi*as e as (*n)certezas, fatos estes que n*o **arecem na *bra fu*dante, da*a </line>
<line> a na*u*eza de sua produção e organiz*çã*. </line>
<line> * *ESULTADOS E DISCUSS*ES </line>
<line> Para isso, neste ar*i*o, diante *esse ri*o e den*o **te*ial desc*berto e *as recentes </line>
<line> d*scus***s em tor*o do seu pensamento *ue compõ*m o chamado arqu*vo sau*s**iano é que </line>
<line> propom*s, como *s*opo de análise, o*servar *ma das tra*uções brasileira* das edições </line>
<line> críticas, a obra *ntrodução à leitura de Saus*ure de Simon Bou*uet5, an*orados *os </line>
<line> p*essupostos te*rico* d* Análise *o discurso de orienta*ã* france*a, sob*et*do utilizando-se </line>
</par>
<par>
<line> *a noção de aconteci*ento d*scursiv* e n*rrativa do acontecime*to. Além d*sso, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> É *ecessár*o sali*nta*mos que com o surgiment* d*s t*xtos inéd*tos, n*o pret*ndemos desmerecer o CLG e *ua </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ontribuiçã* p*ra </line>
<line> o c*nário d* es*udo* linguísticos, mas s*m, queremos enfati*ar </line>
<line> que tais lei*uras críticas </line>
</par>
<par>
<line> of*recem muito ma*s *e conhecer apen*s o Saussure *o Cu*so, mas tamb*m de e**ender de que forma </line>
<line> ele </line>
</par>
<par>
<line> con*eguiu elab*rar os **lare* centrais para * fundação da ci*ncia que </line>
<line> hoje conhecemos como Lin*uística </line>
</par>
<par>
<line> modern*. </line>
</par>
<par>
<line> 4 Robert Godel dá início aos estudos dos manus**ito* *m 1957, material crític* ao **nsam*nto saussuriano do </line>
<line> CLG, com a publicação de sua tese de doutorado Les s*ur*e* man*scrites du Cou*s *e Linguis*iqu* Générale de </line>
<line> F. de Saussure. Nela, God*l, procurou encontrar "as fonte* preci*a* d* cada capít*lo, *arágrafo ou subseç*o do </line>
<line> texto" e a**ssar a co*f*abilidade *o tex** diante do material o*i*inal que os editores havi*m pr*cessado </line>
<line> (GODEL, 1957, p. 9 apud *OUIS*AC, 2012, *. 207). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 A o*ra de Bouquet tem trazido </row>
</column>
<column>
<row> valiosas contribuições sobre a "verdadeira" *ace do pensamento d* lingui*ta </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *enebr*n*. *m s*as n*tas, ele afirma que o CLG é apócrifo, *á que *ão reflete, *m na*a, a* i*eias desenvolvidas </line>
<line> por Saus*ure *u*an*e seu* *ur*os de linguís*ica g**al na Un*versida*e d* Geneb*a. No livro, o autor anali*a * </line>
<line> *rticulação entr* a ep*stemologi*, metafísica e a ciências h*ma*as, *isto serem aspectos de *elevânci* </line>
<line> fundament*l para a compreensão do projeto *ient*fico a*qui*etado por Sau**ure. </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. 16, n. 6, ar*. 11, p. 208-226, nov./d*z. 2019 www4.fs*net.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *estos de L*itura em Saussure: Em *usca *o "V*r*adei*o" P*nsamento na Histó*ia da Li**uíst*ca </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> i**ortante observ*rm*s co*o t*is ed*çõe* crí*icas, trad*çõe* brasileiras q*e pa*saram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ganhar *sp*ço na Linguísti*a no final *o século pass*d* e início do XX, c*ntribuem para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sur*iment* de um </line>
<line> acontecim*nto Saussure, um conj**to de </line>
<line> en*ncia**es numa ins*ânci* </line>
</par>
<par>
<line> "mai*r" que c*mporta tud* o qu* é (e p*de ser) dito sobre Sau*s*re c*mo, p** exem*lo, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mat*rial críti*o qu*, hoje, p**sa a ci*cular muito *ais fo*teme*t* </line>
<line> *o cenário da Ling***tica, </line>
</par>
<par>
<line> (*e)visitan**-o, question*ndo-o, "refutando-o" e </line>
<line> t*azend* no*a* consid*r**ões, novas </line>
</par>
<par>
<line> *eflexões *obre seu pe*samento. </line>
</par>
<par>
<line> Saussure ainda tem m*ito a d*zer-nos, a m**trar-n*s e * ensinar-nos em rela*ão ao </line>
</par>
<par>
<line> *ue pe*sou sobre ess* ci*ncia tão produtiv* e fecunda. Tamanha * *ua importância </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> re*evância *ue imp*ica-nos ab*rdar tal edição *rítica como um a**ntecimento di*curs*v* *o </line>
</par>
<par>
<line> in*e*i** des*e ac***ecimento </line>
<line> Saussu*e, ou seja, por meio de um "no**" conjunto de </line>
</par>
<par>
<line> enu*ciados, </line>
<line> narra*os pelo au*or-narr*dor6 Simon B*uquet, permite se falar do *estre </line>
</par>
<par>
<line> genebr**o e produzir novos efei*os de sentidos no interio* do a**uivo. Ta*s enunciados </line>
<line> possib*litam a irrupção de nova* considerações, *ues*ioname*tos marcados na *i**ória e que </line>
</par>
<par>
<line> di*ergem dos conceitos a*tes - sobre o ponto de </line>
<line> vista da obra fundante de 1916 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *r*stalizados no i*terior dessa **ê*ci*. </line>
</par>
<par>
<line> Assi*, *om base nesse acontec*me*to Saussure que acontecim*ntos *iscursivos </line>
</par>
<par>
<line> (*e)surge*, i*rompem </line>
<line> na história, produzind* no*as enunciaçõ*s </line>
<line> p*r *eio de nar*ativas do </line>
</par>
<par>
<line> aco**ecime**o*. Tais conside*ações permitem que uma "no*a *ist*ria" se** contada, um novo </line>
<line> Saussure seja (r*)vis*tado e *ue no*as for**s *e abordá-lo permitem que haja a fuga de u*a </line>
<line> *isão estr*tural * i*anentis*a *obre a obr* CLG e de toda * sua conti*uidade na *aneira de </line>
<line> tratá-lo até * des****rta de se*s manuscrito*. É co* is*o, que partindo dos con*eitos ** </line>
<line> Michel Foucault (1969) diante *e uma nova história e da de**ontinu*dade, qu* *o*s* trabalho </line>
<line> se f*ndament*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> Esse *o*ce*t* represe**a não somente po* se* posicio*amento enquanto "autor", aquel* que *rgani*a *if*rentes </row>
</column>
</par>
<par>
<line> vozes e pr*d*z a históri*, mas também en**anto "na*rador", aq***e que partici*a "* *eu m**o", na*ra e descreve </line>
<line> os f*to*, produz julg*mentos avalia*ões e, principalmente, atri**i aos en*n*iad*s d*ferentes gestos de </line>
<line> interpre*ação, que produzem efeitos de sen*i*o de verda*e distinto*. O autor-narrad*r torna-se, as**m, </line>
<line> autorizado a f*lar não apenas so*re * Curs*, sobre Saussure, mas também, mui*a* vezes, "como Saussure" </line>
<line> (RUIZ, 2015). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 Entend*mos co*o </row>
</column>
<column>
<row> narrativas - n*r**tivas do acont*ci*ento - a **r*ação feit* pelos au*ores das ed*ções </row>
</column>
<column>
<row> e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> l**tur*s *ríticas, em qu* </line>
<line> cad* pr*dutor prioriza ou r**oma em sua fala aqu*lo que mais achar *onveniente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *propri*do *ara represe*tar a *igura de Saussur* no *rasil. Assim, como diz Guilhau*ou (2009, *. 136-138), "a </line>
<line> ação [narração dos fatos por cada auto*] to*na-*e, assim, ao final do caminho, e sobre o modelo d* relato de v*da, </line>
<line> uma a**o narrada por um espectado* qu* testemunha su* a*tent*ci*ade, sua ve*dade. A i*so correspon*e *izer </line>
<line> que t**a pes*oa (ator, pro*agonista, e*p*ctado* etc.) *articipa da narr*tiva do aco*tecimento, c*-con*trói esse </line>
<line> acontecimento [publicação das *eit*ras ou e/ou edições críticas], contribuindo, de*sa forma, n* t*matizaç*o *as </line>
<line> forma* sociais part*culares qu* *ão uma co*s*stên*ia universal * uma narração *e vida, aí *ncluída sua </line>
<line> transformação *eroica. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, *. 16, n. 6, art. 11, p. 208-226, n*v./dez. 20*9 w*w4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. B. M. Araújo, *. A. *. Ru*z </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> Ten*o em vista nosso esboço *e an*lis*, p*demos observ*r q*e a tradu*ão da ob** em </line>
<line> quest*o - *ntrodução à *eitura de Saussure - po* *eio de sua na*rativa do acon*ecime*to, c*ia </line>
</par>
<par>
<line> novos pont os de </line>
<line> vista, no*o* gesto* de l*itura e interp*eta*ão que (re)defi*em Sau**ure </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> ***ário *a Li*g*ísti*a moderna - e da Ling*ístic* brasileira em particular - e contribuem para </line>
<line> * cons*ru*ão desse aconte*imento *aussur*, por *ei* de novas enunciaçõe*. Mobil*zamos </line>
<line> para nossa análise os conceitos d* acontecimento discursivo e de *arra**va do acontecimento </line>
<line> de Jacques *uilhaumou (2009). </line>
<line> É por meio dessas leituras e interpr*tações crític*s em to*no d* Saus**re *ue p**emos </line>
<line> diz*r que há um* descontinuidade na história, em que tudo o que conhecemos *obre ele e sua* </line>
</par>
<par>
<line> *ropo*ições teórica* são questionadas. É analisar seu m*teria* *ão conside*ando *penas </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> dito* e escritos do Curso, *as </line>
<line> também lan*ar mão de um material rico chei* * </line>
<line> *e novas </line>
</par>
<par>
<line> refl**ões que trazem para a lingu*s*ica no*os ponto* de *iscussão em torno de Sau*sure. </line>
</par>
<par>
<line> Com efeito, tais questioname*tos em tor*o das </line>
<line> **ntribuições so*re o pensamento </line>
</par>
<par>
<line> saussuriano par* a linguíst*ca não se concluíra*. Com base nos tex*os **iginais, há ain*a </line>
<line> muito o que falarmos *obre e*sa fi*ura tã* importante da Linguíst*c* moderna e observarmo* </line>
<line> que nem tudo se resume na obra f*nd*nte. Saussur* provoc*u - e ainda provoca - um g*an** </line>
</par>
<par>
<line> efeito so*re * pensament* do séc*lo XX e </line>
<line> continua a provocá-l* p*r m*io </line>
<line> de n*va* </line>
</par>
<par>
<line> discussões *o século XXI. Seu pe**ame*t* serviu de </line>
<line> p*nt o </line>
<line> *e partida pa*a muitos autores, </line>
</par>
<par>
<line> como *évi-*trauss, Lacan, *akobs*n, *jelmslev, entre outro*, poi* por muito tempo </line>
<line> considerou-se * Ling*ís*ica como *ma ciência p*loto. </line>
<line> 3.1 Contin*id*des * descontin*id*d*s na h*stória: o acontecimento Saus*ur* </line>
<line> A no*ão de *c*ntecim*nto é vista, n*s estudos *o discur*o, *omo algo cr**ial. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> sent*do, falar desse conc*ito, de um la*o, re**er buscar </line>
<line> na esteira dos e*tudos </line>
<line> di**ursivos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *o*ão *e enunc*a*ão, p*is é concebido c*mo um fato </line>
<line> que </line>
<line> não se repete (ao contrári* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> e*unciado, por exemplo), e i***rit* num d*do espaço de mem*r*a, d* outro, por relacionar-se </line>
<line> com a história, cuja no*ã* é matéria-prima para sua exi*tência. </line>
<line> Poss*nti (2*09), e* uma de suas consideraçõe* sobre * conc*ito, afir*a que o </line>
<line> *contecime*to r**acio*a a enun*i*çã* e * histó*ia, em *ue é r*sponsável pelo encont** de uma </line>
<line> *e*ória e uma atu*lidade. S*lienta aind* que a Análi*e do discurso não concedeu *o conce*to </line>
</par>
<par>
<line> u* lugar pr*vileg*ad*, pois a mai*ria das pesquis*s sobre </line>
<line> o tema </line>
<line> apontam </line>
<line> *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*onteci*ento fora ident*ficado dentro de um arqui*o, em que * *epet*vel * o estrutural era* </line>
<line> *ocados. Todavia, o próprio Miche* Pêche*x (*008) na época de seus estu**s afirmava qu* o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 11, p. 208-226, nov./d*z. 2019 www4.**anet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *estos de Leitura *m Saussure: Em B*s*a d* "Ve**ad*iro" P*nsa*ent* na Hist*ria d* *inguísti*a </line>
<line> *15 </line>
</par>
<par>
<line> *contecimento *e d* </line>
<line> den*ro de uma rede *e memória e trajetos soci*is, e não livr*mente. </line>
</par>
<par>
<line> *esse modo, no* e*tudos </line>
<line> d*scursivos estão c*n*ugados forma e conte*d*, compre*ndendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> l*ngua não s* como **a es*ru*ura, *a* *obretudo como aco*tecimento de ling*agem, isto é, </line>
<line> re*ratado *ela enunci**ão. </line>
<line> Pensador francês, Miche* Fouc*ult f*i um do* mais *econhecidos pensa*o*es de nossa </line>
<line> ép**a e, com base *m s*as ideias, pro*orc*o*ou u* *asto c*njunto de pressupostos teórico*, </line>
<line> dentre eles a *oção d* a*o*tecimento, que n*o se **iv*ram a um campo específico do sabe*, </line>
</par>
<par>
<line> isto é, não se vinc*laram a uma únic* *orren*e epistemol*gi*a. Pode-se </line>
<line> dizer *ue se*s </line>
</par>
<par>
<line> traba*hos dialogam com *am*os de saberes d*stin**s, co*o a filos*fia, a psiq*iatr**, a hi*tória, </line>
<line> a sociolo*ia, a linguísti**, entre outr*s. </line>
<line> Sobre a noção de acontecimen*o, ele a *ra*a dir*tamente to*and* o conceito d* </line>
<line> enunciação. *le afirma, </line>
</par>
<par>
<line> A supres*ão siste*ática *as **idades permite r*st**uir a* enunciado </line>
<line> sua </line>
</par>
<par>
<line> **ngularidade *e acontecimento; não é *ais co*siderad* simplesmen*e como </line>
<line> man*festação *pisódica de *ma si*ni*icaç*o mais p*ofu**a qu* e*e; é *ratado na *ua </line>
<line> i*rupção histó*ica que se tenta observar é a incisão que c*nsti*ui sua emergência" </line>
<line> (FOUCAULT, 19*9, p. 3* **ud POSSENTI, 2*09, p. 120). </line>
<line> Nesse sentido, segundo ele, há vários tipos de acontec*mentos de in*eres*e da H*s*ór*a, </line>
<line> desde os mais *bservávei* e visí**is, rep*esent*ndo p*ríodos de curta ou média du*ação, *té </line>
<line> mesmo ** que devem ser reconst*uído* por estudi*so*, por serem de longa dur*ção e de difíc*l </line>
</par>
<par>
<line> ob*erva*ão. Pensar o aconte*i*ento para a AD é reflet*r na r*lação que el* tem com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> hist**ia, não como uma sequência l**ear *u cronológ*ca, m*s sim pen*ar o aconte*imento </line>
</par>
<par>
<line> como um* s*rie de v*ri*dades narrati*as, p*nt*s *e </line>
<line> v*stas, que ex*liquem, po* me*o de </line>
</par>
<par>
<line> "*ovos" a*on*e*imentos, novas enunciações, fatos ant*s n** mui*o *bserváveis ou at* mesmo </line>
<line> esq*ecidos. *ara isto, defende a ideia de que há relações de*erminantes entre a *inguagem e a </line>
</par>
<par>
<line> histó*ia, como fat*s </line>
<line> *ue e*t*o intrinsecame**e re*ac*ona*os, capazes de *xpl*carem o </line>
</par>
<par>
<line> **rgimen**, a *irculação e a interpretação dos textos. </line>
<line> É necessário **nsar a ques*ão da *istóri* a partir de sua* rupturas * de*con**nuidade*, </line>
</par>
<par>
<line> vi s t o </line>
<line> po* *ue há a </line>
<line> irrupção de discursos * o reencontro com s*a totalidade, em que n*o </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*rasse em *udo o sentido, mas que buscasse **p*icar d*sde u* *rande fat* narr*do até os </line>
</par>
<par>
<line> pequen** * in*isívei*. Pa*a tant*, considerá-la é *omar **ontecim*nto não no inte*ior ** o </line>
<line> um* s*rie, *as sim, buscar uma ruptura com uma h*stó*ia *in*ar em qu* *e **n*era a noção </line>
<line> plura* de aconteciment*. </line>
<line> R**. *S*, T*resina *I, v. 16, n. 6, *rt. 11, p. 208-226, nov./de*. 2019 www4.fsa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. B. M. Araújo, M. A. A. Rui* </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> Ao pensar a quest*o do acontecime*t* na *istória, </line>
<line> para *oucault, não seria *ntão </line>
</par>
<par>
<line> consid*rar ap*nas os gra**es acontecime*t*s que *arr*m os fatos h**t*ricos; não ha*eria uma </line>
</par>
<par>
<line> ún*ca </line>
<line> h*s*ór*a, a "verdad**ra" hist*ria dos f*to*; nem mesmo a hi*tória se*ia </line>
<line> c*nta*a </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> gra*des grupos dominantes. Po*eríamos pe*sar </line>
<line> a </line>
<line> noção de *co*tecime*to </line>
<line> de Foucault *ela </line>
</par>
<par>
<line> su* relaç*o d* fo*ças so*re as prá**cas disc*rsivas. </line>
<line> Não h*veria nenhum objeto his*ór*co que nã* fosse *onsid*rad* como um </line>
<line> ac*nte*imento par* Fou*ault, *e*oma*o **r m*io de *n**cia*os já dito* * cr*stalizados. Tais </line>
<line> obj*t*s histór**os eme*giam e* *ma determinada époc*, que passav* por mudanç*s de </line>
<line> contornos, d* sig**ficações e por fissuras e fundavam-s* po* *eio de práticas *iscur*ivas. Ao </line>
</par>
<par>
<line> b*scarmos </line>
<line> as c*ndições de emergência do* *i*cursos, po*emos compree*der </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> deter*inado *contecimento se deu *a histó*i* por *eio de certas práticas q*e de*inem *s </line>
<line> aconte*imen*os d*scur*ivos, isto é, acont*cimentos hist*rico* que são discu*s*viz*dos e </line>
<line> lexical*za*os no discurso. </line>
<line> C*m base **s **essupostos de Fouc*ult, se considerar*os um *cont*cimento histórico </line>
</par>
<par>
<line> "pub*icaç*o do Curso de Linguísti*a Geral em </line>
<line> 1916 de *e*dinand de S*uss*re" e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *ife*entes fo*mas </line>
<line> de com* ele é discursiviz*do (nos manuais </line>
<line> de linguí*tica, *as leituras </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> edi*ões críticas, por exe*plo) reflete*-s* em acon*ecim*ntos dis*ursiv*s, narrados </line>
<line> po* </line>
</par>
<par>
<line> difere*tes pont*s de vistas, por mei* de di*erent*s materiais. </line>
</par>
<par>
<line> Noss* trabalho assu** a concepção de aco*tecimento de Guilhaum*u (200*), </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> algo que se dá no interior </line>
<line> do arquivo, isto é, algo que permanece perp*tuamen*e </line>
</par>
<par>
<line> reinte*p*etável juridicamente </line>
<line> e, *or *onsegu*nte, atu*l ao pr*p*io sent**o. Por sua vez, o </line>
</par>
<par>
<line> *contecim*n*o discur*ivo, é consider*do por Guilhaumou na pe**pe*ti*a de Foucault, n* </line>
</par>
<par>
<line> *rqueologia do *aber, em *ue a *imples *nscrição </line>
<line> do que é dito com* ele*ento * a*esta*o </line>
</par>
<par>
<line> *el* enunciado. Ele a*severa que os enunciados **rt*ncem a uma *isper*ão a*quivista </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> con*idera *ecessá*io p*nsar * arquivo não *om* um amonto*do *e docume*tos fech*dos, ma* </line>
<line> sim *lhá-lo como a*go q*e par*i*ipa de um gesto de leitura. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, </line>
<line> *ensar a noção de acont*cim*nto Saussure </line>
<line> n* Brasil é tomá-la como </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> aco*te*imento de linguagem. D*zer que sua recepçã* em solo brasílico * u* acontecimen*o é </line>
</par>
<par>
<line> *obilizar um c*nj*nto de enunci*d*s8 *nqu*n** fu*ção enu*ciat*va, produzidos por </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> Foucaul* tr*ta a noção *e e*unciado a partir de ***r** prop*i*dades. S*o e*as: a) o e*unci*do é constitu**o p*r </row>
</column>
</par>
<par>
<line> l**s d* possibilida*es, is*o é, *le se d* em função das condiç*es de emer*ência e/ou de en*nciabilidades, po*s </line>
</par>
<par>
<line> está li*ado * um r*ferencial; b) o enunciado mantém com um s*jeito uma </line>
<line> relação determinada, o* seja, </line>
</par>
<par>
<line> *o*sidera-se co*o um suj*ito qu* ader* ou não ao di**urso que enuncia. Assi*, ele tem um auto* </line>
<line> que prod*z </line>
</par>
<par>
<line> discursos e que se *osiciona sobretudo por meio </line>
<line> *e uma pos*ç*o *ujeito; c) o e*unc*ado s* integra a um *ogo </line>
</par>
<par>
<line> enunc*a*ivo, circunscrito * um domínio as*ociad*, isto é, ele não é l*vre. </line>
<line> To*a f*r*ul*ção **r**enta outras </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 16, *. 6, art. 11, *. 208-226, n*v./**z. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestos de Leitura *m Saus*ur*: Em Busca do "Verdadeiro" Pensamento na História da Linguís*i*a </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> conj*nto *e en*nciad*s *ue *ão traz*dos e revisitados atual*ent* com b**e num memor*vel, a </line>
<line> *ubl*caç*o épica de 1916 * que contribui para *u* seja considerado um grande *omento da </line>
<line> hi*tória da *i**uísti*a, que *em em seu interior u*a bas* *eórica c***istente e ne*ess*ria. </line>
<line> A public*ção do CLG é conside*ada como um grande aconte*imento histórico p*r* o </line>
<line> campo da Linguística, um *omento enuncia*ivo c*mpo*to de in*meras discussõ*s e debates. </line>
</par>
<par>
<line> A essa obra intr**u*ó*i*, polêmica po* sina*, * *ada e*istênci* a algum* coisa *ue nã* a </line>
</par>
<par>
<line> exi*t*a an*es n*s estudos sobre a linguagem e que co* *eu surgimento, uma nova fo**a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estudar a língua estava em evidência, segundo os moldes *o *écu*o XX. Nesse sentido, a obra </line>
<line> é cons*derada como *lgo "r*voluc*on**io" para * época. Po*e-se *ize* que é uma mu*an*a de </line>
</par>
<par>
<line> paradigma ** história. A líng*a, a partir de Saussure, é vista </line>
<line> com* fruto de u*a instituição </line>
</par>
<par>
<line> social e *assa * s** * objeto de estudos d* uma ciên*ia recém *undada. No*as *erspect*vas d* </line>
<line> trabalho surge* em torno de sua concepçã*, em que *o contr*ri* do *ue vin*a se f*zendo </line>
</par>
<par>
<line> *nteriormente co* base </line>
<line> numa p*r*pectiva diacrônic*, * foco </line>
<line> era, partir da publicação do a </line>
</par>
<par>
<line> Cur**, faz*r um estudo *in**ônico dos fat*s da lín**a. </line>
<line> O CLG continua na ordem do *i*, *eja para r*visitá-lo, *onsideran*o *s pressupostos </line>
<line> teóricos do momento, se*a para trazê-lo novamente, *as a p*rtir de u** *isad* crítica, graças </line>
<line> às novas desc*berta* em torno dos conceitos de Saussure. A*sim, enquanto acontec*mento de </line>
<line> **nguagem, Saussure e s*a obra são r*vi*itados, rememorados, trazidos a (re)sign*f**ar nos </line>
<line> "no*os" disc*r**s pr*duzidos em *ovos *ateriais de circulação. Todo* esses "no*os" </line>
<line> **sc*rsos, s*o produzidos por acontecime*tos-enunci**os, *sto é, nar*ativas do acon*ecime*to </line>
<line> *ue reperc*t*m constan*e*e*te na socie*ade, especialmente, no â**ito *as ciências da </line>
<line> linguage* e q*e são trazi**s *ova**n*e à or*em e*uncia*i*a por meio de enunciado* já ditos </line>
<line> an*eri*r*ente, mas m*bili*ando novos e*eitos de s*ntidos que f*ze* circular no cenário </line>
<line> brasil*iro. Assi*, *sses aconteci*e*tos-enunciados no inte*ior de ac**tecimentos dis*ursivos </line>
<line> retomam, revisitam, trazem *ovamente *ara a d**cussão f*tos que *ra se *o**am a obra CLG, </line>
<line> tais *omo a*gun* man*ais de lingu*s*i*a (ou simplesmente, m*nuais ** "v*lgarização9"), ora </line>
</par>
<par>
<line> formulações que ela repete, transf*rma, refuta, *ene*a e; por fim, d) apre*e*ta-s* *at*r*almen*e, na ordem do </line>
<line> repetível. </line>
<line> 9 Po*e-se perceber que no cenário bra*ileir* de estudo* s**r* Sa*s*u*e, encontramos alguns ma**ais *e </line>
</par>
<par>
<line> ling*ística q*e </line>
<line> assumem e*sa funç*o da vu*garização, ist* é, retratam a figura de Sau*sure e se*s pres*upostos </line>
</par>
<par>
<line> teóricos *or meio do dis*urso d* d*datiz*ção, ***o objetivo é pa*sar, incialm*nte, àquele* que não são iniciado* </line>
<line> na ciênc*a linguí*tica, o que seria de "*ais importante" de sua ob*a fu*dante. A vulga*izaç*o científ*ca - *ão *o </line>
<line> s*ntido pejorativo do termo, o* seja, al*o que seja r*im ou des*ecessário, m*s important* na descrição da teoria </line>
</par>
<par>
<line> *aussuriana - </line>
<line> est*ria a*sociada a u* trabalho com*lemen*ar de *ivulgação **entíf*ca, que faz c*m que mui*o d** </line>
</par>
<par>
<line> inform*ções que *irculam n* meio acadêmico **eguem a um público ma** amplo heterogêneo. Abordar e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vu*gari*ação se*ia tomar *m antes - *ão **lgari*ado - e um depoi* - v*lg*ri**do - do qual seria o seu p*od*to. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* PI, v. 16, n. 6, a*t. 11, p. 208-2*6, nov./dez. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. *. M. Araújo, *. *. A. Ruiz </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> se confi*ur*m numa outr* perspec*iva, a da *ríti*a à </line>
<line> obra fundant* com*, *or ex*mpl*, as </line>
</par>
<par>
<line> *radu**es das edições crític**. </line>
</par>
<par>
<line> Consideramos que, atua*mente, um c*njun** de ma*eriais **íti*os que traduzem-se </line>
</par>
<par>
<line> como aco**ecimentos discu*siv*s, em *orn* do qual </line>
<line> organiza um arquivo, isto é, re*resenta </line>
</par>
<par>
<line> tu** o que se pass* a dize* - *u s* po** *ecuperar s*bre *s teorias apresent*d*s por Saussure </line>
<line> no Cur** e tr*duzi**s, de ma*eira si*g*lar - em diferentes materiai* - *ivr*s, manuais, </line>
<line> artigos, entre outros - que **nt*ti*am o pe*same*t* sa**suriano t*l c*mo e*contr*do *o Curso </line>
</par>
<par>
<line> ou *m </line>
<line> *eitur*s crí*icas que recus** tal posic*onamento. M*s há mais: al*m </line>
<line> disso, sob es*e </line>
</par>
<par>
<line> mater*al, possível in*er*rmo* é </line>
<line> que surge, por exemplo, *m discurso d* *ue Saussure nã* </line>
</par>
<par>
<line> **nsiderou a históri*; de que el* não considero* * sujeito e* s*a *e*quisa. T*d* isso é f*u*o </line>
<line> de le*tura* particulares, tra*ado* *omo ac*ntecimentos *iscursivos, marcado por difer*ntes </line>
<line> vozes, mobilizando * re*lexividade da lingu*gem, isto *, *rodu**ndo, ela mesma, *eus </line>
<line> própr*os r*cursos *nterpretati*os. </line>
<line> A*emai*, *o*cault af*rma *ue o a*ontecimento f*ndamental poderia deixar de *er </line>
</par>
<par>
<line> c*nsid*rado aq*ele </line>
<line> em que todos *e dão cont* ou que *ão </line>
<line> visívei* na históri*, *ep*r*ados </line>
</par>
<par>
<line> *omo grand*s *con*ecim*ntos - pub*i*ação </line>
<line> d* CLG - * pensar em relação a sua* prática* </line>
</par>
<par>
<line> discursivas, em que * aconteci*e*to seja consider**o co*o ta* na medida q*e en*ejass* sua </line>
<line> retomada ou r*petição. Esse retorno à Saussur* se dá aos enunciad*s produzidos nas leituras </line>
<line> críticas que instanci*m sua *igura e *e suas teoria* no *urso de Linguístic* Geral *ara refutá- </line>
<line> las, ultrapa**á-las. </line>
<line> * partir disso, co*sideramos ess*s *equena* narrativas, ponto* de v*stas criados pela* </line>
<line> leitur*s críticas sobre as teorias saussu*ianas como ac***ecimento* dis*ursivos de u* </line>
<line> acontecimento hist*r**o e não a*enas c**o reform*lações ou *ovas **unc*ações do m*sm*, </line>
<line> *sto é, apenas como disc*rsos. *m outras palavras, pre*isamos (r*)pensar *s di*cursividades, </line>
<line> ou sej*, *s d*scursos postos em funcionamento nos materiais de análise, produ*indo efeitos d* </line>
</par>
<par>
<line> sentidos </line>
<line> distintos. Ta*s aconteci*entos discursi*os s*o c*ntados por </line>
<line> n*rrativas </line>
<line>-</line>
<line> narrativas </line>
</par>
<par>
<line> dos acontecimentos - prod*zidas por diferentes autores que s* *edicam na (re)es**itu** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *eoria d* Saussure, mas de </line>
<line> u*a m*neir* *is*inta, que bu*cam ultr**assá-*o, "de*o*m*-lo", </line>
</par>
<par>
<line> a*ra*és de u* "no*o" *ensam*nto, além do CLG. Assim, enquanto nar*ativas do </line>
<line> ac*ntecim*nto, Guilhau*ou afirma: </line>
<line> * narrativa do acontecimento *el*nça, então, a açã* inf*nit* d* in**rpretaç*o, </line>
<line> p*rmite uma *bertur* máxima d*s narrações, a*simila a*ão e pens*m*nto, associa o </line>
<line> *to e a revelação, *orna m**orável a vi*a da her*ína e do herói. Introduz-nos *o *g*r </line>
<line> polít*co verdad*iro, no sentido em qu* * aç*o polí*ic* é *razida ao julgam*nt* </line>
<line> Rev. FS*, *eres*na, *. 16, n. 6, ar*. 11, p. 208-226, n*v./de*. *019 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ge*tos d* Lei**ra em Saussu*e: Em Busc* d* "Ve*dadeiro" *en*a*ento na *istória *a Lingu*sti*a </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> de*interessado da dimensão univers*l do *contecime*to si*gu*a*, a exemp*o *e K*nt </line>
<line> ao *ulgar *om entusiasmo a Revolução Francesa (GUILHAUMOU, 2009, p. 137). </line>
<line> O a*o*tecim*nto, segu*do o mesmo au*or, parte *o acontecimento linguístico ** </line>
<line> aconte*imento *iscursivo *, **s*e, à narr*tiva do acon*ecime*to. O acontecim*nto lingu*stico </line>
<line> relaciona-se co* a norma re*e*encial da língua, isto é, se *nscreve na *ersp*ctiva referencial, </line>
<line> o mund* dos n*mes, *nd* o sujeito já é constituído, tratado como su*eito cog**ti*o. </line>
<line> No caso da prese*te pes*uisa, obser*amos q*e * noção de acontecim*nto l*nguísti*o é </line>
<line> de*ini*a por sua refle**vid*de *nun*iativ*, por s*a i*ter*reta*ão como aconteciment* *elos </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos </line>
<line> envolv*dos na *nunc*ação por re**nhecido* pes*u**ador*s produzi*d* d**erent*s </line>
</par>
<par>
<line> nar**tiv*s de *aussure e suas </line>
<line> di*otomias, p*r exemp*o. *lém dis*o, </line>
<line> o a*ontecim*n*o </line>
</par>
<par>
<line> linguísti** não depen*e *o f*to e* si, mas da forma como ele é perc*b*do *el*s fala*tes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nar*ado *iferentemente p*r meio de *arrativ*s sobre os aco*teci*en*os. </line>
</par>
<par>
<line> O acontecimen*o discursivo colo** em e*idência um sujeito da enunc*aç**, </line>
<line> dest*cando seus próprios recu*sos **terpretativos. So*re isso, Guilhaum*u ainda ressal*a: </line>
<line> Com o acon*ecime*to dis**rsivo, dei*amos por um temp* "as l*nhas de </line>
<line> se*men**çõe* *uras" desse contin*um para *ntr*r num esp*ço de l*n*as meno* </line>
</par>
<par>
<line> ***íveis, que atra*essam, de *lgum </line>
<line> *o*o, bloco* *e real*dade por *odo tipo de </line>
</par>
<par>
<line> desvio. Cruzamos, assim, o limiar *iscurs*vo: f*la-** d*ravante, em criativ*d*de do </line>
</par>
<par>
<line> agir, em emergência de transformações sem preexistência alguma. O *ue </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> d*t*r*inante ** n*vel do co*cr*to *i*c*rsivo. A ref*exividade da linguagem, isso é, </line>
<line> sua capacidade par* produz*r, *la mesma, seus recursos i*terpretativ*s, co**t*tui o </line>
<line> própr*o do *conteciment* *iscu*s*vo (GUILHAUMOU, 20**, p. *3*). </line>
</par>
<par>
<line> Tais *dições vem causan*o nova* discussões (r*)def*nindo e </line>
<line> q*estões *ntes muito* </line>
</par>
<par>
<line> crista*izadas. I*so permite que uma nova imagem *e Sau*sure (re)apare*a ** histó*ia, construa </line>
<line> sent*do e produza n*vas buscas, novas investi*açõ*s afim de que se tr*ga n*va* contrib*ições </line>
<line> na descri*ão e inter*re*açã* desse cen*ri* de *studos saussurianos. </line>
<line> D*ant* dess* memóri* v*va e social que o autor gene*rino tra* co*sigo, *u*ros </line>
</par>
<par>
<line> fatores são *mportant*s, contados não *omen*e por uma parcela da h*stória linear, *m que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> livro *ntrodu*ório de Saussure *eprese*te a "v*rdade" se* qu* se le*e em consider***o outras </line>
<line> "his*órias *equena*" contadas a *artir de pequenas na*rati*as. A n**so ver, é pr*ciso *bservar </line>
</par>
<par>
<line> as pequenas nar*ati*as, </line>
<line> as cham*d*s "micr*nar*a*iv*s" segu*do Foucault, os pe*u*nos </line>
</par>
<par>
<line> aconteciment*s sobr* o mesmo evento diante de *ma h*stória nã* linea*, isto é, u*a história </line>
<line> *ova que bu*cam, na mai*ria das vezes, *evisitar Saussure. </line>
<line> É com bas* nesses c*nc*itos que a seg*ir, apresentar*mos um breve esboço de </line>
</par>
<par>
<line> análise </line>
<line> empregando tais n*ções de acontecimento dis*ursivo </line>
<line> e </line>
<line> narrativa </line>
<line> do aco*tecimento </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. 6, art. 1*, p. *08-226, nov./de*. 2**9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. B. *. Araújo, M. A. A. Ruiz </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> *obr* * livro In*rod*ção à Lei*ura de Saussure. Ao t*azermos essa *br* no c**tex*o *a *D, </line>
</par>
<par>
<line> ***tamos, com iss*, *roduz*r *ovas </line>
<line> interpre*ações, n*vos g*stos de lei*u*a s**r* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> aconte*imento ma*c*n*e na h*stór*a e *ue até *oje con*ribu* *ara *escrição dessa ci**c*a a </line>
</par>
<par>
<line> **nguística. D*an*e do* *at**, e enquanto acon*ecimento Sau*s*re, </line>
<line> *adas *s d*fer*ntes </line>
</par>
<par>
<line> enunciaçõ*s, ess* críti*a, *a*ra*a pelo Simon *ouquet, </line>
<line> permite construir ma*s um* leitura </line>
</par>
<par>
<line> sobre * obra *aussuriana e que novos efeitos d* senti*os sejam *ro*uzidos, reverberando u* </line>
<line> "ou*ro" Saussure. </line>
<line> 3.2 A narr*tiva do acont*cimento Saussure: rele*turas d* u* arquivo </line>
<line> Apresentam*s a seguir um p*i*eiro *sboço de nossa *nálise **r mei* da *roposta </line>
</par>
<par>
<line> d*se*volv*d* por *ac*ues Guilhaumou (*0*9), q** descrev* *omo ** </line>
<line> deu a descriçã* </line>
</par>
<par>
<line> linguís*ic* *o acont*cimen*o acer*a </line>
<line> do evento da morte </line>
<line> de Jean-Paul Marat10, representante </line>
</par>
<par>
<line> do po*o, q*e fo* **sassi*ado por Charlotte C*r**y, no f*n*l *a tarde *e 13 *e julho d* 1793. </line>
<line> A partir da grande "re*e*c*ss*o" que esse a*ontecimento causou, a **pre*s* de Pa*is oc*pou- </line>
<line> se d* desen*olar a pompa fúnebre. A abor*a*em dess* acon*ecimento s* dá p*r me*o do *ue o </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa*or *ham*u de narra*iva do a*on*ecimento, most*ando que as </line>
<line> dive*sas formas de </line>
</par>
<par>
<line> **zer sobre o fa*o permitiram reconstituir o andamento discursivo ** direção dinâmica sobre o </line>
<line> ac*ntec*me*to narrad*. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, a narrati*a do acontec*mento, na pers*ectiva do teórico, visa a apre*entar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*rcur*o de um acontecimento, d*scrito por sua **quencial*dad*, *as que semp** está em </line>
<line> eterno reto*no, não esgot*ndo o *ovim*nto d* interpretaç*o *o*re o* fat*s. Nesse sentid*, a </line>
<line> part*r dos mater*ais selecion*dos que *etomam e revisi*am o pe**amento saussuriano ditad* </line>
<line> *ni*ialmen*e n* Curso *e Linguística Geral, c*mo um grande acontecime*to h*stór*co, em </line>
<line> to*no do qual se organiza um a*qu*v*, a*resentamos uma pequena amostra do f*zer a*a*ítico </line>
<line> co*side*ando uma descontinu*dade. Co* base no que foi dito an*e*io**ente, tom*mos a obra </line>
<line> Int*odução à leitura ** Saussure (1997) de S**o* Bouquet. </line>
<line> Nessa narrativa, mostramos as *eculiarid*des important*s quanto ao proc*ss* </line>
<line> discursiv* de sua or*aniza*ão e prod*ç**, com* acontecimento. Em *rim*iro lugar, ela ro**e </line>
</par>
<par>
<line> com o que vinha se firmand*, </line>
<line> por </line>
<line> ***mplo, e* a*guns manuais </line>
<line> de </line>
<line> "vul*ariza*ão", </line>
<line> ist* é, </line>
</par>
<par>
<line> obras que reforçam e reafirmam a característica estrutural </line>
<line> do CLG. Te**s, assim, um novo </line>
</par>
<par>
<line> pon* o *e </line>
<line> vista, uma *uptura na histó*ia, *ue d*ix* de consider*r os grand*s fatos - as </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *0 </row>
</column>
<column>
<row> Para mais *etal*es que cercam es*a análise do acontecimento da morte de Mara*, co*fer*r a obra Linguísti*a e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> H**tór*a. São Carlos, SP: *edro * João Editores, 2*09. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 11, *. *08-22*, nov./de*. 2019 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestos de Leitura ** Sauss*re: Em Busca do "Verdad*iro" Pen*amen*o na His*ória da Linguística </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> dicotomi*s na maioria das vezes - c*nta*as po* Saussure d* CLG e b*sca investigar os </line>
<line> peq*enos, que se basei** nos ***uscritos saussurianos. </line>
</par>
<par>
<line> Em virtude di*so, Bouquet </line>
<line> (199*) considera *ue al*uns pontos chaves d* teoria </line>
</par>
<par>
<line> d*scrita no C*G *ão s*o tra*idas tal como Saus*ur* realm*nte pensou, possibili*ando-se, </line>
<line> *esse m*do, *m "apag*mento" do "verdad*i*o" pens*mento sa*ssuri*no. Em outras pa*avras, </line>
</par>
<par>
<line> O t**to d* Bally e Sechehaye ref*ete </line>
<line> uma teoria da *iência qu* *ão é </line>
<line> d* Saussu**. </line>
</par>
<par>
<line> Enq*ant* Bally e Sec**haye em*unham de **neira *nilat**al a bande*ra comum de </line>
<line> su* época qua*to ao **tatuto de um* c*ê*cia h*man* no campo dos sabere* - em </line>
</par>
<par>
<line> outras palavra*, uma ideologia d* </line>
<line> positividade -, os enunciados originais de </line>
</par>
<par>
<line> Sa*s*ure desenvolvem um pen*a*ento infinitamente mais sutil e </line>
<line> orig*nal (...) </line>
</par>
<par>
<line> (B*U**ET, 1*9*, p. *5-1*). </line>
</par>
<par>
<line> Co*fo*me o pesquisador fran*ê*, é e*senc*almente recepção desse livro que o ter* a </line>
<line> t*rnado apócrifo, uma vez que ele foi a*plament* *tribuído a Sa**sure (as num*r*sas </line>
<line> oco*rências na *ite*atura do séc*lo XX, e so* as me**ores penas * escri*a de fras*s com* "[...] </line>
</par>
<par>
<line> no *urso, *auss*re escreve </line>
<line> *ue [...]"). Dessa **rma, </line>
<line> o n*me próprio d* Ferdi*a*d de </line>
</par>
<par>
<line> Saussure, autor d* Cu*so, pode *er con*iderado como *l*gítimo. Para lhe r**de* j*stiça, </line>
<line> c*nv*r*a antes f*lar na ocorrência de u* pseudo-Saussur* * d* seu* *s*udo-*ditor*s. </line>
<line> Em pri**iro lugar, é necessário s*lientar a fal* de *ouquet no prefácio de sua </line>
</par>
<par>
<line> n*rrativa, e* qu* reconhece a *mp*rtâ*cia dos *ditor*s </line>
<line> na organização do Cu*so d* 191*. </line>
</par>
<par>
<line> Segund* ele, "B*lly e Seche*aye r**lizar*m uma sí*tese m*gist*a* da reflex*o s*ussuri*na [e] </line>
<line> é um *ato comprovado pelo sucesso alcanç*d* po* *u* obra" (B*UQUET, 1*97, p. 13). Mas </line>
<line> *dverte: </line>
</par>
<par>
<line> Essa obra oferece, por outro lado, *m reflexo de*o*m*do </line>
<line> d* pensamen*o que </line>
</par>
<par>
<line> pre**nde divulgar, falseando, sob doi* importan*es *spectos [o *LG como: a) um </line>
<line> sistem* ac*b*do *; b) como um dis*ur** h*mogêneo], as nota* do Curso e *s </line>
<line> manuscr*tos de Saussure em q*e *e apoia (B**QUE*, 1997, p. 1*). </line>
<line> Assim, *om *a** na na*rativa contada pelo pesq**sad*r francês, podemos ob*e*va* que </line>
<line> ele re*onhece a im*o*tância que o CLG adquiriu *ara a in*titucionalização da Linguística *o </line>
</par>
<par>
<line> sécu*o XIX, mas lembra que se tr*t* </line>
<line> de u* pensamento ina*abado e que para re*isitá-lo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ecessá**o buscar nov*s lei*ur*s - críticas -, novo* aportes teóricos p*r* volta*-se um a </line>
<line> constructo teóri*o tão rico e, a* mesmo tempo, tão d*s*o*hecido. A**mais, segund* o autor, </line>
<line> "permitir a rel*itura de Saus*ure *m sua le*ra origi*al não é, ce*tam*nte, *l*o sem im*or*ância </line>
<line> nos *ias de hoje" (BO*QUE*, 1997, p. 18). Vej*mo* sua afir*a*ão: </line>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, v. 16, n. *, a*t. 11, p. 208-226, nov./dez. 2019 w*w4.fsa*et.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. M. B. M. Araújo, M. A. A. R**z </line>
<line> *22 </line>
</par>
<par>
<line> A leitura dos text*s *ri*in*is, livre da influênc*a do *LG, é recolocada no quadro *e </line>
<line> *ma teoria dos sa*e*es, per*ite descobrir os modos pelos quais se *ece ess* rel*ção </line>
<line> de complementarid**e, **e l*ga uma epistemologia d* *ramát*ca co*parada * uma </line>
<line> m*tafí*ica d* linguage* renovada por e*sa epistemologia (...) (BOUQUET, *9*7, p. </line>
<line> 1 6 ). </line>
<line> Pensando no ac*ntecimento discurs*vo "publ*cação *a obr* de *imon Bou*ue* c*m o </line>
<line> objetiv* de *e*isitar o p*n*a*ento de Saussure", descrevemos *sse ac**tecimen*o no sentido </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> apr**e*tar o anda**n*o d*scursivo dessa leitur* sa*ssu*iana e de expr*s**r * dinâmica </line>
</par>
<par>
<line> de**e mesmo *c*ntecimento, evidenci*ndo o recorte tempora* em *os*a anális*. Ou *eja, *om </line>
<line> a na*r*tiva do p*squi*ador francês, most*amos com* um *conteciment* di*cursiv* é capaz de </line>
<line> *romove* um movi*ent* narrativo coletivo, dan*o a public*ção de 1916 s*ntidos outros qu* </line>
<line> podem s*r **cupera*os no interio* ** ar*ui*o. </line>
<line> Assim, há a pos*ibi*id*de de buscar nos arqui*os do passado, concei*os antes </line>
<line> desen*ol*idos por Sa*ssure no CLG e *ue agora, com b*se *as leituras e i*te*pretaç**s </line>
<line> *ríticas, há uma retoma*a de seu p*nsa*e**o, não mais como uma leitura hom*gen*iz*dora, </line>
</par>
<par>
<line> ou </line>
<line> com* o próprio Bouquet a*irma, uma "lógica de u* sistema </line>
<line> acabado", mas um* leitura </line>
</par>
<par>
<line> crítica que pe*mi*e re*isitar as fontes manuscrit*s e originais e buscar um Saus*ure não tão </line>
<line> conhe**do por todos, com ***e num acontecimento sob a ótica da nar*ativa do acontecimento, </line>
</par>
<par>
<line> contada a part*r </line>
<line> de </line>
<line> uma interpre*ação especí*ic*, a do *utor-narrado* Simon Bouquet </line>
</par>
<par>
<line> (BOUQU*T, 1997, p. 13). </line>
<line> Ao to**rmos a*g**s pressupost** d* na**ativa de Bouquet, e*contramos fatore* a*tes </line>
<line> *ão e*p*icit*dos no Curso de 1916 e *u*, a par*ir *ess* releitur* interpreta*iva, reflet* numa </line>
</par>
<par>
<line> necessidade d* rev*star o pens*mento d* Saussure a fi* de bu*c*r </line>
<line> "decifrar" um </line>
<line> au*or tã* </line>
</par>
<par>
<line> obscuro e tão representati*o. *otamos que </line>
<line> os disc*rsos propagados f*ram pos*os a circ**** </line>
</par>
<par>
<line> nu* acont**imen*o narra*o do ponto </line>
<line> de *ista do seu locu*or, *i*on Bou*uet, </line>
<line> q*e, *m sua </line>
</par>
<par>
<line> em*reitad*, d*bulhou-*e sobre o* di*curs*s o*orridos * deu ao a*onteciment* </line>
<line> o que </line>
</par>
<par>
<line> Guilha**o* (2009) *hama de "efeito *e a*t*rida*e". </line>
</par>
<par>
<line> Guil**umou afirm* que as na*ra*ivas </line>
<line> postas </line>
<line> e* c*rc*l*ção com*, por e*em*lo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> morte *e Marat, são ce**a*** de jul*amentos </line>
<line> * d* **aliações polê*icas; algo </line>
<line> que s e </line>
</par>
<par>
<line> *ssemelha, pode*os di*er, com * leitur* de Saussu*e *o *ras*l *or me** de algun* man*ais e </line>
<line> leituras **íticas. Po*emos considerar esse material de B*uquet como uma narrativa, na sua </line>
<line> *r*nde totalidade nas fala* de**es mesmos suj*i*os, pois há sempre um sujeito autorizado para </line>
<line> dizer (ou questi*nar) sobre as *e*rias do mest**. </line>
<line> Se cons*dera*m**, por exemplo, o manu*crito D* l\essence do*b*e du *angage e* </line>
<line> ou*ras leituras fei*as p*r **m*n Bo****t, Saussure com*r*ende, sobretudo, a *nseparabilidad* </line>
<line> Re*. FSA, Te*e*ina, v. 16, n. 6, art. 11, p. *08-226, nov./dez. *01* *ww4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestos *e Leitura em S*ussure: Em Busca *o "Verdadeiro" Pen*amento na His*ória *a *inguí*tica </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> de*sa equação que o Cu*so não teria ja**is *eixa*o imaginar: "Semio*ogia = morfologia, </line>
<line> gramá**ca, sinta*e, sinon*mia, ret*rica, estilística, lexicol*gia, etc., o to*o s*ndo inseparável" </line>
</par>
<par>
<line> (*LG, p. 4* apud BOUQUET, 2009, p. 169, itá*i*o </line>
<line> d* **tor). Dur*nte s*as aulas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> linguís*ic* geral, Sauss*r* mencionou a dualidade da l*nguístic*: "Aq**, pe*a *rimeira vez, a </line>
<line> qu*s*ão *e *uas linguísticas", escreve Saussure *m suas nota* prepara**rias para o s*gun*o </line>
<line> curs* (ELG, p. 2*9 apud BOUQUET, 2009, p. 196). </line>
</par>
<par>
<line> De*se modo * ao *esmo </line>
<line> tempo, Bally e S*chehaye teriam a*terado </line>
<line> uma aula </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Saussu*e, presente no terceiro curso *a*a deixá-la de acordo *o* su* tese. T*l aula comporia </line>
<line> o que Saus*ure delimitava de "l*n*uíst*c* da língua" e "lin*uística *a fala": "a *íngua, *i*tinta </line>
<line> da fala, é *m o*j*to qu* se pode estudar *epa*adamente" (CL*, p. 22). E ao *e*mo temp* de </line>
</par>
<par>
<line> *m a*réscimo ap*c*ifo: "a l*n*u* é um o*jeto *a ling*ísti*a propriamente </line>
<line> *ita" o* "a </line>
</par>
<par>
<line> li*guístic* </line>
<line> tem *or úni*o e ve*dad**ro objeto a *í*gua considerada </line>
<line> em si me*ma e por si </line>
</par>
<par>
<line> mes**" (CLG, p. 271). A*emais, eles *up*imem sistemat*c*ment* a pa*avra discurso, *m sua </line>
<line> acepç*o *inôni*a de **la. </line>
</par>
<par>
<line> O*tro aspecto importante qu* *uilhaumo* (2*09) *iscute sobr* o acontecim*nt* é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *a desc*ição *ue se faz </line>
<line> dele c*mo efeito de </line>
<line> objetividade. E*te movim*nto é feito </line>
<line> como um </line>
</par>
<par>
<line> processo-espet*cul*, em que são narrado* os fat** sob** a teoria de Saussure, numa mane*ra </line>
<line> de *spetacularizar o fato *e*ses concei*os se*em *uito imp*r*antes e res*on*ávei* pelo </line>
<line> *u**iment* *a Linguística. </line>
</par>
<par>
<line> Logo, q*ere*os afirmar que a </line>
<line> *ublicação dessa leit*ra crítica se confi*ura </line>
<line> no que </line>
</par>
<par>
<line> G*ilha*mou (*009) c*amou de n*rrati*a do *con*ecimento sob*e um a**ntec*men*o Saussur*. </line>
<line> O ex**plo que ele utiliza par* explicar o *onc*ito, o a*ont*c*me*to da morte d* Marat, faz- </line>
</par>
<par>
<line> n*s refl*tir ac*rca dessa publicação *o Br*sil diante </line>
<line> de um cenário d* in*ensa *an*festaç*o </line>
</par>
<par>
<line> sobr* os </line>
<line> e*tu**s saussurianos, pois acred*tamos *u* o *contecimen*o discursivo que es*a </line>
</par>
<par>
<line> publica*ão engendr*u aten** aos pa*sos d* descriç*o d* acontec*mento, *ob * **rspect*va de </line>
<line> G*ilhaumou (20*9), como algo instituci*nal, ob*etivo. </line>
<line> 4 CONS*DERAÇÕES FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> Diante de toda a discussão *obr* Saussure e suas c*ntribuiçõ*s, este text* não tem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pret*nsão de decidi*, </line>
<line> ante* problem*tizar. Aventurar-se a e*tud*r a teori* saussuriana e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maneira como ela, hoje, *dquire novas ressign**ic*çõ*s a </line>
<line> pa*tir das novas edições e leituras </line>
</par>
<par>
<line> *rítica* </line>
<line> e*uivale </line>
<line> a </line>
<line> em*renhar-se numa mata densa, a*h*r-se espreito a qualquer tipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*dan*a co* todos </line>
<line> o* riscos que *odem </line>
<line> de*orre* *essa aventura nar*ativa. M*itas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin* P*, v. 1*, *. 6, art. 11, *. *08-*26, no*./dez. 2019 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. B. M. Ara*jo, M. A. A. Ruiz </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> disc*ssões, em virtude do espaço, fora* de*xadas de lado, outras vieram em *orma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> entrem*ios, afinal, é *re*iso to*ar-se um ponto de partida e im*gina* uma *oss*vel conclus*o. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, não é possível neg*rmos a *nfluê*cia do C*G *o cen*rio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Linguísti*a. El* *oi r*spon*ável por uma *ud*nça *a forma de abordar * língua, é tido *om* </line>
</par>
<par>
<line> um grande ac*nte*ime*to histórico dessa ciên*ia pil*to. A par*i* </line>
<line> de *ua herança, de modo </line>
</par>
<par>
<line> que, seja *m fal*a, *eja *m f*lha, sej* em co*plemento, seja *m reconstituição, o pensam**to </line>
</par>
<par>
<line> sau**ur*ano es*á </line>
<line> na base do movimento </line>
<line> de constituição d* Lingu*st*ca como ci*ncia, seus </line>
</par>
<par>
<line> axi*mas e seu* princíp*o* de *as* (MILNER, 1987). Neg*r a ele t** função é ao *esmo **mpo </line>
<line> negar a própr*a *xistê**ia da linguíst*ca. </line>
</par>
<par>
<line> Em virtu*e di*so, o perc*rso de Saussure </line>
<line> na teorização s*bre a língua apont* novo* </line>
</par>
<par>
<line> cami**os, *bre s**da* e veredas para n*vas </line>
<line> discussõe*. Nosso *bj*tivo, nest* *rt*go, foi </line>
</par>
<par>
<line> *r*ic*lar *revemente sobre a noção de acontecimento *aussure n* cenár*o br*silei*o, u*a vez </line>
</par>
<par>
<line> que na co*tempora*eidade, no </line>
<line> campo das t*orias li*guística*, pas*a-se a ser u* gr*nde </line>
</par>
<par>
<line> constructo teóric*, muito discutido no me*o a*adêmico e *ue se torna um modelo de </line>
</par>
<par>
<line> i*vest*gação *ient**ica. Ao </line>
<line> traz*rmos tais considera*ões sa*ssurianas para o dom*ni* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Análise d* discurso, nos*a investigaçã* *eve-se à b*sca de nova* releituras de um mestre tão </line>
<line> represen*ativo, m*strando-o que ainda *em m*ito a se d*zer, a nos ensinar. </line>
<line> A* tradu*ões das ed*ções críti*a* que sur*i*am ma** fortemente no Brasi* a *artir do </line>
<line> iníc*o do século XXI i*dic* q*e ele *inda guarda "s*gredos", poss*bili*a novas inter*reta*ões </line>
</par>
<par>
<line> ant*s muito fechadas cristalizadas en*r* s*, graças i*fluê*c*a ** obr* mar**nte </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> * </line>
<line> para esse </line>
</par>
<par>
<line> **mpo, o Curso de Li*guís*ica Geral. Não * nosso objetivo descon*iderar tal obra hist*rica, </line>
<line> pelo c*ntrá*io, é mostrar que com essas *ov*s rel*i**ras há a*nd* *ui*o a que se buscar sobre </line>
<line> * me*tre de Geneb*a e de que seu pensament* a**da permite n*vas *e*lexões teóricas, *ovos </line>
<line> *uestio*amentos *esmo muito t*mpo depois de se* a*a**cim*n*o. </line>
<line> Ao t*azermos Si*on B*uque* (1997, 2*09) para *o*sa emp*e*ta*a ana*ítica, permitiu- </line>
</par>
<par>
<line> nos </line>
<line> mos*rar que ainda h* uma incom*reens*o dos *onceitos s*ussuria*os ***ves e </line>
<line> que co* </line>
</par>
<par>
<line> sua l*itu*a, *ma nova per*p**tiva se abre, ma*s cr*tica. Por meio de s*a narrativa, é possível </line>
</par>
<par>
<line> encontrarm*s </line>
<line> uma visã* **ít*ca daquilo *ue se f*rma(ou) nos </line>
<line> estud** linguíst*cos, </line>
</par>
<par>
<line> prin*ip*lmente s*bre a* fa*o*as dic**omias sa*ssuri*n*s. Ao traz*r, po* exemplo, a </line>
<line> con*ri*uição da Dupl* E*s*ncia da Linguagem, frente à opos*ção *íng*a * fala e a eleição de </line>
</par>
<par>
<line> *m termo sobr* outro, em*regada no CLG, p*s*i*ili*a-no* p*n*ar que estamos o </line>
<line> diante </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> uma n**a *o*ma de a***dar Sau*sure, estamos di**te de um out** Sa**s*re, o crítico. </line>
<line> Não q*eremos d**er que tal i**erpretação/r*leitura, *obilizada por diferentes </line>
<line> a*o*tecimento* discursivo*, seja a *ais cor*e*a, ou qu* não po*emos q*estioná-la, toda*ia </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, *. 1*, n. 6, art. 11, p. **8-*26, n*v./*e*. *019 **w4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *estos *e Leitura em *au*sur*: Em **sca do "Verdadeiro" *ensamento n* Histó*ia da Linguística </line>
<line> 225 </line>
</par>
<par>
<line> queremos m*strar **e a par*ir d*la, por meio d* um *utro ponto de vista, o crític*, uma nova </line>
<line> instância de d*scur*os s* irro*pe, c*ia novas f*rmas de diz*r o já dito e esc*it* e contribui </line>
<line> para uma ruptura *a hist*ri* contínua. Tais consi*erações facilitam - na mai*ria *as vezes - </line>
<line> *bservar Saus**re e seu pensamento com **tros olh*s e pro*or a part*r d* que já exi**e novas </line>
<line> formas de *nter**etações que comporã* este arquivo sauss*riano. </line>
</par>
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<line> SAL*M, I. N. Prefácio à edição brasileira. In: SAU*SURE, Fer*inand. *urso de li*g**s*ica </line>
<line> gera*. 34* ed. Sã* Paulo: *ultri*, 2*12. </line>
<line> S*USSURE, *. Curso de Línguistica G*ral. Trad. De *n*ônio Chelini, José P*ulo *aes e </line>
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<line> ________. Escr*tos de Li*gu*st*c* Ge*al. São Pau*o: Cultrix, *002. </line>
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<line> C*m* Refere*cia* este *rtigo, con**rme ABNT: </line>
<line> *RAÚJO, L. M. B. *; RUIZ, M. A. A. Gestos de Leitura em Sau*sure: Em Busc* do </line>
<line> "Ve*dadeiro" *ensamento na História *a L**guísti*a. Rev. *SA, Tere*ina, v.16, n. 6, art. 1*, p. </line>
<line> 208-226, n*v./dez. 2019. </line>
</par>
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<line> *ontribuiçã* dos Autores </line>
<line> L. M. *. M. A*aújo </line>
<line> M. A. A. Rui* </line>
</par>
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<line> 1) conce*ção e pla**jam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*áli*e e interpretaç*o d*s da*os. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) *l**oração d* ra*cunho ou na revisão crít*ca *o conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na apro*ação da ve*são final do *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *6, *. 6, *r*. *1, p. 208-226, nov./dez. 2019 </line>
<line> www*.fsane*.com.br/revi*ta </line>
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</page>
</document>

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