<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./*e*. 20*9
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.6.1
</line>
</par><par>
<line>
G*stão do Voluntário: Que Perspect*v* Adotar, Un*ve*sal ou **ndicional?
</line>
<line>
Vol**teer Manage*ent: What Per*pect*v* to Adopt, U*iversal or Co**itio*al?
</line>
</par><par>
<line>
Ana Bis*lli *idar
</line>
<line>
D*u*ora em A*ministração de Empr*sa* pela Fundação G***lio Varga*
</line>
<line>
Professora do S*nac SP
</line>
<line>
E-ma*l: abiselli@g*ail.com
</line>
<line>
Patrícia *aw*i Sauan
</line>
<line>
Doutora *m Adminis*ra*ão de Emp**sas pel* Fu*dação Getúl*o **rgas
</line>
<line>
Con*ultora de Empres*s - *orux Cons*ltoria e Tre*namento
</line>
<line>
E-mail: pks*uan@*mail.com
</line>
<line>
Antô*io G*né*io Va*concelos *et*
</line>
<line>
D*utor em Ad*ini*tração de Empr*sas pela Fundação Getúlio Varg*s
</line>
<line>
Analista da Em*r*p* A*ro*ndús*ria **opical (Fortalez*-C*)
</line>
<line>
E-mai*: genesiova*concelo*@*m*il.com
</line>
<line>
Jaime de Souza Oli*eira
</line>
<line>
D*u*or em Admi**s*raç*o de Empr*sas pela Fu**ação Get*lio Var*as
</line>
<line>
Econom*sta M*ster da Pe*robras S/*
</line>
<line>
E-mail: *rof.jaime@**l.com.br
</line>
<line>
Ju*ia Pinto de Car*alh*
</line>
<line>
D*utor em Administraç*o *e Empre*as pela **ndaçã* Getúlio Vargas
</line>
<line>
E-mail: *uliap**rvalho@uol.com.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Ana Bise*li Aidar
</line>
</par><par>
<line>
Centro Universi*ário S*n*c - Av. Engen*eiro Eusé*io
</line>
</par><par>
<line>
S*e*aux, *23 - Santo Amar*, CEP: 04696-000, São
</line>
<line>
Edit*r-Chefe: Dr. *onn* K*rley d* Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Paulo/SP, Bra*il.
</line>
<line>
Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço:
</line>
<line>
P*tríci* Kawai *a*an
</line>
</par><par>
<line>
Ru* José Maria Lisboa,*86 J* Paulista CEP 01*23-000,
</line>
<line>
Artigo rec*b**o e* 25/06/2019. *ltima versã*
</line>
</par><par>
<line>
São *aulo/SP, Bras*l.
</line>
<line>
recebida *m 15/07/2019. Aprovado em 16/07/2*19.
</line>
</par><par>
<line>
*nd*reço:
</line>
<line>
Antônio Genésio Vascon*elos N*to
</line>
</par><par>
<line>
E*brapa - R. Dra. Sara Mesquita, 2*70 - Pici, CEP:
</line>
<line>
*val*ado pelo s*stema Triple Review: Desk Revi*w a)
</line>
</par><par>
<line>
60.511-1**, Fortaleza/CE, Brasil.
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
Edit*r-**ef*; e b) Doubl* *lin* Re*i**
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
*aime d* Souza Ol*veira
</line>
<line>
(avali*ç*o cega p*r dois avaliadores da áre*).
</line>
</par><par>
<line>
R. *a*quês de Herv*l, 90 - 16º andar - Va*o**o, *E*:
</line>
</par><par>
<line>
*1010-310, Sant*s/SP, Brasil.
</line>
<line>
Revisã*: Gr*mati*al, Norma*iva e
</line>
<line>
de Fo*mataçã*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Julia Pinto de Carvalho
</line>
</par><par>
</page><line>
Av. Co**olação, 930. Préd*o 45. Consolação. São Paulo,
</line>
<line>
*P. *EP: 01302-*00, São Pau*o/*P, *rasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Aidar, P. K. Sauan, A. G. Vasc*ncelos N*t*, J. S. Oliveira, J. P. Carva*ho
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RES*M*
</line>
</par><par>
<line>
A literatura revela a exi*tên*ia da abord*ge* universal * condicion*l para a *e*tã* *a mã* d*
</line>
<line>
o**a volun*ári*. A **m de *xam*n*r com *aior *rofundida*e **pírica *s cons*ataçõe* *a
</line>
<line>
*iteratura, *ste trabalho tem como obj*tivo central contribuir com o deba*e de qual abordagem
</line>
</par><par>
<line>
adotar n* gestão do
</line>
<line>
voluntariado, a partir d* fator*s contextuais identi*icados
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
re*evant*s. *ptou-*e pelo estudo de casos m**tip*os, com 18
</line>
<line>
or*anizações so*iais que
</line>
</par><par>
<line>
utilizam
</line>
<line>
voluntários. A análi** dos resultados re*elou quatro fatores *ontex*uais
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
engajamen*o do voluntário, são eles: nível *e depen*ênc*a, papel desempenhado, f*equênc*a
</line>
</par><par>
<line>
da ativid*de realiza*a pel* volu*tário * nível de conhecimento *specífico necessá*io
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
<line>
realizar * atividade voluntár*a. Conclui-se *ue a perspecti*a universal de*e ser adotada
</line>
<line>
quand* *s caracterís*icas dos fato*es contextuais geram *l*o impa*t* negativo da falta ou
</line>
<line>
d*sistênci*. Já a condicional d*ve s*r **licada quando a* carac*erística* dos fat*res
</line>
<line>
contextuais geram *ai*o *u mé*io impact* negativo da falt* ou *esis*ência do vol*nt*rio.
</line>
<line>
E*pera-se a*si*tir os gestores **s organi**ções sociais n* a*álise de fa*ore* co**extuais e seus
</line>
</par><par>
<line>
im*a*tos, para
</line>
<line>
apoiar a tomada d* decisão qua*to à abordage* a ser
</line>
<line>
ado*ada na gest*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
vol*ntari*do.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-c*ave: Ge*tão do Voluntariad*. Volu*tá*io. A*ordagem Uni*ersal. A*orda*e*
</line>
<line>
Condiciona*.
</line>
<line>
A*ST*A*T
</line>
<line>
The*e are two a*proaches *o volun*eer manag*ment that can be find in *he literat*re: unive*sal
</line>
</par><par>
<line>
and conditional. Th* *tudy presen*ed in thi* paper aims to contribute to
</line>
<line>
t he
</line>
<line>
deba*e
</line>
<line>
about
</line>
</par><par>
<line>
whi*h appr**ch *o adopt, based o* contex***l fact*rs ident*fied as relevant. T*e fin*i*gs of
</line>
<line>
th* l*te*atu*e wer* e*amined and tested through the st*dy of multiple **ses, with 18 socia*
</line>
</par><par>
<line>
organizati*ns, a*l of th**
</line>
<line>
u*ing volunt*ers. The an*lysis of the res*lt* revealed four
</line>
</par><par>
<line>
contextual *act*rs for v*lunteer's en*agement: th* *evel of *ependen*e, the r*le of volunteers,
</line>
<line>
the frequency *f the a**ivity perfo*med by *h* **l*n*eer, a*d *he lev*l of the spec*fic
</line>
<line>
*no**edge requi*ed to perform the volunteer act*vi*y. O*e can conclude, based on the st*dy
</line>
<line>
of the cas*s, that the universal a*p*oa*h mu*t be adopte* wh*n th* i**act of the volu*t*er\s
</line>
<line>
absence is high a* a consequence of the *on*e*tual fa*tor* characte**st*c*. On the othe* h*nd,
</line>
</par><par>
<line>
the conditiona* app***** must be *pplied when the
</line>
<line>
impact *s low. We hope this study can
</line>
</par><par>
<line>
provide use**l insights
</line>
<line>
**r *ocial o*ganizat*on*\ man*g**s abou* t*e impac* *nalysis of *he
</line>
</par><par>
<line>
contextual factor*, supportin* *he* i* the *ecision making pr*cess rega*ding *he approach **
</line>
<line>
be adopted i* the volunte*r manageme*t.
</line>
<line>
Ke*wo*d*: Vo*unteer Managem**t. *olunteer. Univ*r**l Appro*ch. Co*dit*onal Ap*roac*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresi**, v. 16, n. 6, **t. 1, p. 03-23, nov./dez. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão do Vol*ntário: Que *erspectiva *d*ta*, Uni*ersal ou *ondi*ional?
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR**U**O
</line>
</par><par>
<line>
Grand* parte das organiz*ções s*cia*s possuem r*curso* b*st**te li*itados, tornando-
</line>
</par><par>
<line>
se fu*dam*ntal identifi*a* as
</line>
<line>
p*inci**is necessi*ades d* *rgan**ação e es*a*el*c*r
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
prioridades den*ro de cada contex**. A* orga*iz*çõe* so*iais contam, *ot*ne*ramen*e, co*
</line>
</par><par>
<line>
**o de obra
</line>
<line>
*oluntária
</line>
<line>
*ara *ealizar suas atividades. Manter os voluntário* enga*ados nas
</line>
</par><par>
<line>
atividades e em flux*
</line>
<line>
contínuo é considera*o importante desafio *nfrenta*o por estas
</line>
</par><par>
<line>
organi*aç**s. Para t*n*o, torn*-se esse*cial bus*ar *e*e*ênci*s
</line>
<line>
de como *aze* a *estã* dos
</line>
</par><par>
<line>
voluntários.
</line>
</par><par>
<line>
*a literatura, e*cont**m-se d**e*ent** aborda*e*s que bu*cam explicar a re*aç*o en*re
</line>
</par><par>
<line>
*s prá*ic*s de
</line>
<line>
gestão de recursos humanos e *ese**e*ho organizacio*a* (DELERY; DO**,
</line>
</par><par>
<line>
1996). De um lado, te*-se a perspec*iva universal, e* *ue a ado*ão *e *elho*es prát*ca* n*
</line>
</par><par>
<line>
gestão *os recursos human*s enten**da como **mum a *odas as org*n*zações e *stá é
</line>
</par><par>
<line>
relac*onada pos*ti*amente co* o desemp*nho
</line>
<line>
o*g*n*zaciona*. De outro la*o, enc*ntram-se
</line>
</par><par>
<line>
abordagens diversas (*xemplo, cont*ng*nci*l, co*figuraci*nal, co*text*al) que confrontam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existência de u* c*njunto de prá*icas comuns a qua*quer t**o de
</line>
<line>
o*ganização, defe*den*o
</line>
</par><par>
<line>
assi* * necessidade de um* sel*ção est**tégica de pr*ticas a ser*m desempenhad*s,
</line>
<line>
*ependendo d*s ci*c**stância* e contextos vivid*s pela orga*izaç*o (E*TEV*S; CAETANO,
</line>
<line>
201*).
</line>
<line>
Ain** que *ão haja consens* sobre q*al ab*rdage* é **is apropriada para explicar a
</line>
</par><par>
<line>
relação posi*iva entre *estão
</line>
<line>
de *ecur*os humano* e *ese*penho org*nizaci*na*, essa*
</line>
</par><par>
<line>
*bor*agens, mesmo *arec*nd* *ntagô*i*as, podem
</line>
<line>
t*mb*m ser entendidas como
</line>
</par><par>
<line>
complementares (ESTEVE*; *A*TANO,
</line>
<line>
2010). *e*tro d* contexto específi*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ões s*c*ais **e *tilizam mão de o**a v*luntária, **m*ém *a*ece faze* sen*i*o ad*tar
</line>
</par><par>
<line>
m*is de uma *erspe*tiva
</line>
<line>
dependendo das c*racterística* da
</line>
<line>
organ*zação e das at*vidades
</line>
</par><par>
<line>
d*sempenh*das pel** voluntários (BR*DNE*; MEIJS, 2014; *AGER; BRUDNEY, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar da ge*tão
</line>
<line>
de **luntários ter recebido forte influência
</line>
<line>
da literatur* *láss*ca
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ges*ão de pessoas,
</line>
<line>
pesquisas rece*tes in*icam
</line>
<line>
que a mão de
</line>
<line>
obra voluntária tem
</line>
</par><par>
<line>
*ara*te*íst*cas *astante *istintas dos tra**lhad***s pagos, *
</line>
<line>
que indica a n**es*idade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisas que co*siderem
</line>
<line>
essas e*pecificidades * suas impli*açõe* na gestão de re*ursos
</line>
</par><par>
<line>
hum*nos (*TUDER, 2016). E*istem
</line>
<line>
dife*entes modelos d* gestão
</line>
<line>
d* vol*ntariado, que
</line>
</par><par>
</page><line>
variam *m funçã* do* *on*extos d*fi*idos e das car*cte*ísticas do program* * dos voluntários
</line>
<line>
(BRU*NE*; MEIJS, 2014; HAGER; BRUDNE*, 2015). U*a melhor *om*reensão sobre *s
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-2*, nov./de*. 201* w*w4.fs**et.com.*r/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Aidar, *. *. Sauan, A. G. Vasconcelos *et*, J. S. Oliveira, J. P. Carval*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
principais caracter**t*c*s da organ**ação e *a mão de obra vo*un*ária gui* os esforço* da
</line>
<line>
ge*tão do voluntariado (BRUDNEY; MEIJS, 2009).
</line>
<line>
Considerando o* el*ment*s teór*c*s expost*s, e*ta pesquisa tem co*o objet**o central
</line>
</par><par>
<line>
contri*u*r com o *ebate de qual
</line>
<line>
*bordagem t*órica *dotar na *estão da mão de obr*
</line>
</par><par>
<line>
vol*n*ár*a, a partir de *a*ores con*extuais
</line>
<line>
considerado* relevantes. Para possib*li*ar m*io*
</line>
</par><par>
<line>
compreens*o sobre as*ecto* específicos
</line>
<line>
de cada i*sti*uição, optou-se por a*or*agem
</line>
</par><par>
<line>
qual*ta*iva de pesquisa, através de *studo* de casos múltiplos (BARRATT; CHOI; LI, *011).
</line>
<line>
Além de ofe*e*er *ontribuições ao *ec*nte debat* te*rico a respeit* das a**r**gens na gestão
</line>
<line>
de pessoas de*tro do contexto *e organizações que utilizam a m*o d* obra vol*ntária, espera-
</line>
</par><par>
<line>
se também assisti* os gest*res
</line>
<line>
*as orga**zaç*es socia*s *uanto a*s f*tor*s relevant*s e seus
</line>
</par><par>
<line>
*m*ac*os, v*sando apoiar a to*ada de decisão n* gestão do voluntariado.
</line>
<line>
2 R*F*REN*IAL TEÓ*ICO
</line>
<line>
*er vo*untário *mplica e* c*ntribuir com tempo, energia e tal*nt*s, *xcl*indo-se os
</line>
<line>
doado*es de recurso* qu* n*o t*aba*ham **m a *tividade, *rop*iamente (MERRILL, 20*6). O
</line>
</par><par>
<line>
trabalho voluntário * *ntendido
</line>
<line>
*omo uma ação
</line>
<line>
es*ont***a, portan*o n*o remunerada,
</line>
</par><par>
<line>
exerc*da por p*ssoas que, e* ger*l, bu*ca* melhor*a da s*ciedade em que viv*m, dispondo-
</line>
<line>
se a doar o *eu temp* e o seu *rabalho ao outro (SOUZ*; MEDEIROS, 2012).
</line>
<line>
A escassez da m*o de obra v*luntária é um prob*ema nevrálgi*o na* org*niz*ções que
</line>
<line>
se **ilizam deste t*po de profissional (BARN*S; SHARPE, 20**). A re*enção da *ão de obra
</line>
<line>
v*lu*tária é *ntendi*a como um dos caminho* para soluciona* o prob*e** da *sca*sez d* *ão
</line>
<line>
de obra (BARNES; *HAR**, 2009; VECINA; CHACÓN; SUEIRO; BARRÓN, 201*). Uma
</line>
</par><par>
<line>
das
</line>
<line>
particular*dades da ret*nção de mão *e obra volunt*r*a passa pe*o fat* *e que n*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
possí*el utilizar de recursos *i*a****ros c*mo ferramenta para *mpulsi*ná-*a (WAIKAYI;
</line>
<line>
FEARON; MO*RIS; M*L*UGHLIN, 2012), sendo import*nt* explora* ou**os m*ios.
</line>
<line>
Dentre as caracterí*tica* q*e influenciam a capac*dade d* rete*ção de um vol*n*ár**,
</line>
<line>
tem-s* o co*structo engajamento (VECINA et al., 2012; *CHAU*ELI; SALANOVA;
</line>
<line>
*ONZÁL*Z-ROMÁ, 2002; SEP**LÄ; *AUNO; FELDT; HAK*NEN; KINNUNEN;
</line>
</par><par>
<line>
TO*VANEN; SCHAUFELI, 2009). Vecin* al. (20**) definem o construto et
</line>
<line>
engaj*m*nto
</line>
</par><par>
<line>
*m
</line>
<line>
estr*tura tridimensional co*posta por: (*) dedicação, (2) sentim**to de perte*cimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
(3) absorção durante a execuç*o da atividade. Os autores s*gerem que o engajamento
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
crucial no
</line>
<line>
início
</line>
<line>
de ca*reira
</line>
<line>
*o voluntaria*o, *e** *le j*vem *u não, e re*orçam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
compromisso
</line>
<line>
do voluntário com a organiza*ão. *lém disso, os autores su*er*m que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, **t. 1, p. 03-2*, ***./d*z. 2019
</line>
<line>
*w*4.fs*net.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão *o Volun*ário: Qu* Pe*spectiva Adot*r, Universal ou Condicio*al?
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
sa*is*ação e o compromi*so do vol*n*ário s*o determinante* para a permanência na atividade.
</line>
<line>
Já en*re os *olun*ários *ais *ovens o ganh* de exper*ên*ia e a oportunidade d* aprendizado
</line>
</par><par>
<line>
mostram-se b*sta**e relevante* par* a ret*nç*o *e*es
</line>
<line>
n*s *rganizações (*AIKAYI
</line>
<line>
et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2**2).
</line>
</par><par>
<line>
Dent*o de**e contexto, a *estão da m*o de obra volunt*ria, com *m olha* para suas
</line>
<line>
especificidades (*T**ER, 2016), to*na-se f*ndament*l par* o *esenvolvimento de uma
</line>
</par><par>
<line>
equip* en***ada na realização da* atividades (HAGER; BR*D*EY,
</line>
<line>
2011). É
</line>
<line>
*ossíve*
</line>
</par><par>
<line>
encon*r** na *iteratu*a
</line>
<line>
diver*os modelos de *estã* ** volunt*rios, incluindo pes*uisas
</line>
</par><par>
<line>
em*íricas que faze* compa*a**vo entre as princ*pais a*o*dagens
</line>
<line>
(HAGER; BR*DNEY,
</line>
</par><par>
<line>
20*5). Duas pri*cipais perspecti*as predominam nas pesquisa* contemporâneas (BRUDNEY;
</line>
<line>
ME*JS, 2014). A primei*a, denom*nada co*o un*versal, segue a *iter*t*ra cláss*ca de gestão
</line>
<line>
de pessoa* e* que ind*ca a e*is*ência de um conju*to de melhores prát*cas co*uns a tod* e
</line>
</par><par>
<line>
q*alquer tipo
</line>
<line>
de organiz*ção, "one s*ze fi*s *ll". A segu*da, den*min*da condicional,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
compo*t* po* modelos a*tern*tivos * universal, em que a seleçã* da* práticas de *e*tão d*ve
</line>
<line>
leva* em *ons*deração as condiçõ*s ou circunstânci*s particulare* das organizaçõe*
</line>
<line>
(BRUDNEY; MEIJS, *0*4). Dentro desta p*rspectiva, h* dif*rentes abo*dage** (como
</line>
</par><par>
<line>
contingencial, conf*guraciona* e cont**tual), *ependendo
</line>
<line>
dos *atores analis*dos (HAGER;
</line>
</par><par>
<line>
BRUDNEY, 2015). Vale ressa*tar que a pesqui*a em questão não objetiva aprofundar as
</line>
</par><par>
<line>
defin**ões
</line>
<line>
* *mplicações dos subgru*os **ntro *a perspectiva condicional, mas sim oferecer
</line>
</par><par>
<line>
elementos que norteiem *ua* p*rsp*ctiva geral ad*t*r (univers*l ve*sus condicional)
</line>
<line>
considerando fa*ores relevantes no contexto d* organ*z*ç*es sociais.
</line>
</par><par>
<line>
* li*eratura
</line>
<line>
geral e apl*cada a organ**ações so*i*is sugere
</line>
<line>
q*e as d**erentes
</line>
</par><par>
<line>
perspectiv*s *ão são
</line>
<line>
excludentes e que p*dem *er complementares (BRUDNE*; MEIJ*,
</line>
</par><par>
<line>
2014; ES*EVES; CA*TANO, 2010; HAGER; BRUDNEY,
</line>
<line>
2015). Há situações em
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abordagem universa* se aplica. No entant*, em muit*s c*sos a a*o**ag*m co*dicional parece
</line>
</par><par>
<line>
fazer mais senti*o, uma *ez que a ges*ão d* mã* d* obra
</line>
<line>
voluntária pode ser con*ing*n*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ma gr**de *ariedade de f*tore*,
</line>
<line>
*omo a mo*ivação o* pa*el dos *oluntários, as
</line>
</par><par>
</page><line>
caracte*í**icas do voluntár*o, as *aracterís*icas dos programas de vol*nt*ri*do, quantidade de
</line>
<line>
tempo *ispensad* pelo volun*ário, a cultura da organização, e*tre o*tros a*pec*os
</line>
<line>
(BRUDNEY; ME**S, 2014; EN*LER*, 2018; MACDUFF; N*TTING; O\CONNOR, 2*09;
</line>
<line>
REHNBORG, 2*09; ROCH*STER, 199*).
</line>
<line>
* fim de con*ribuir com o debate t*óric* de *u*l abo*da*em na gestão da mão *e obra
</line>
<line>
v**untá*ia adot** em contextos di*ti*tos, *er*o ide*tif*cad*s fatores *ete*minantes no co*tex*o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na *I, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-*3, nov./dez. 2*19 www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. *idar, P. K. Sauan, A. G. Vas*oncel*s Neto, J. S. Olivei*a, J. P. Carvalho
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
das or**nizaçõ*s pes**isadas par*, post*rio*mente, *profundar *
</line>
<line>
deb*te d* qual abordagem
</line>
</par><par>
<line>
mais *d*qua*a em **da si*ua*ão a*alisada.
</line>
</par><par>
<line>
3 M*TOD*LOGIA
</line>
</par><par>
<line>
**ra est* pesquisa fo* utili*ada a*o**agem qualitativ*, **a vez *ue esta po**ibilita ao*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisadores
</line>
<line>
mai*r comp*ee*s*o sobre *s**ctos espe*íficos de *ada instit*ição, relevando
</line>
</par><par>
<line>
elementos im*ortan*es para o a**ance d* ob*etivo proposto. Alé* diss*, a col*ta de dados de
</line>
</par><par>
<line>
*or*a qualitativa for*ece
</line>
<line>
condições par* *ue sejam capturada* informa*ões re*ativas a
</line>
</par><par>
<line>
o*asiões específ*cas, cronologia **s fatos e a
</line>
<line>
poss*bili*a** de s* a*r**und*r em
</line>
<line>
***t os
</line>
</par><par>
<line>
estratégico*, de acordo com cada caso (M**ES; HUBERMAN; SAL*AÑA, 2014).
</line>
<line>
Visa*do alcanç*r este t*po de inform*ções, subjetivas, específ*cas de cada co**exto,
</line>
<line>
optou-se por reali*ar a coleta de dados por me*o de **tudo de *asos. Partindo-se dos *onceitos
</line>
</par><par>
<line>
apresentados *a seção sobre o r*fer*ncial t*órico, a técnica *e **tudo de caso* oportuniza
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
confron*o da teoria com as informações obtidas
</line>
<line>
na prática (*A*RATT; CHOI; LI, 201*),
</line>
</par><par>
<line>
para que se co**i*a a*alis** fatores que impactam * ge*tão do voluntariado. O plan*jame*to
</line>
<line>
metodoló*ico des*a *esquisa visou atender critér*os *obustos com o *nt*i*o de propi*iar maior
</line>
<line>
rig** cient**i*o, bem como pos*íveis replicações para c*n*ron*ações ** corroborações dos
</line>
<line>
resultados * ser*m enco*trad*s (VOSS; **I*RIKTSIS; FROHLICH, 2002). Assim, buscou-
</line>
<line>
se *p*iar a pesq*isa de *a*po em qua*r* pilares l*gicos essen*iais para *s estudos *e casos:
</line>
<line>
validade de co*str***, *alidade *nterna, valid*de e*te*na e confiabilidade (Y*N, 2009).
</line>
<line>
**le salientar que esta pesqui*a foi realizada por um gru** de cinc* pesqui**d*r*s,
</line>
<line>
com habilid*des comp*ement*r*s, o *u* favorec** o confronto con*tr*tivo de t*do o processo
</line>
</par><par>
<line>
de pesquisa. O gr*po o*tou po* a*ua*
</line>
<line>
de forma a fazer c*m *ue todos os *ntegrantes
</line>
</par><par>
<line>
p**ticipa*sem de to*** as
</line>
<line>
etapas da p*s**isa,
</line>
<line>
**sde
</line>
<line>
*
</line>
<line>
planejamento, di*cu*sões teóric*s,
</line>
</par><par>
<line>
coleta e anál*se de
</line>
<line>
dados, bem como discus**es refe*e*tes *os *esultados e contribuições
</line>
</par><par>
<line>
t*óricas e práticas. Assim, com rela*ã* à validad*
</line>
<line>
externa, qu*ndo do desenho *a
</line>
<line>
pesquisa,
</line>
</par><par>
<line>
o**ou-se por buscar *ariabilidade en*re *s cas*s a serem pesquisados. Esta var*a*ilidade tem
</line>
</par><par>
<line>
como objetivo ampliar as
</line>
<line>
p*ssibi*idades contin*e**iais de instit*iç*es que **u*m com
</line>
</par><par>
</page><line>
volu*tariado. *lém disso, e*ta prát**a de *ú*tiplos estud*s de *as*s possibilita ampl**ude de
</line>
<line>
generaliza*ões, ao se explora* casos díspar*s, contr*bu*ndo para o ar*abou*o teórico e fazen*o
</line>
<line>
c*m que se alcance melhor compr*ensão d* cotidiano deste tipo de instituições (STUART *t
</line>
<line>
a*., 20*2).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./dez. 2*19 www4.fsa*et.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão do Voluntár*o: Q*e Perspectiva *d*tar, U*iv*rsal ou Co*dicion*l?
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Para a cole*a *e dados fo* *labo*ado roteir* semiestru*u*ado, ut*liz*do nas entrevist*s.
</line>
</par><par>
<line>
Optou-se p*r este tipo d* col*ta devido à sua característica de
</line>
<line>
possib*lit*r maior interação
</line>
</par><par>
<line>
com os entrevistados. Além *isso, como *s *ntrevis*a* foram fe*tas nas própr*as institu**ões,
</line>
<line>
teve-*e * opor*unidade de co*hecer ativid*des e rot*nas, que contribuíram para o *créscimo de
</line>
<line>
infor*açõ*s, n*o se limitando apena* àquela* ve*ba*iz*das, mas também às observadas *e*os
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa*ores e às obtidas em out*os d*cum*n*os, quando
</line>
<line>
se t*ve *cesso a e*es. O uso **
</line>
</par><par>
<line>
protoco*o* bem definid*s foi necessário para **rantir maio* uniformidade
</line>
<line>
*uanto
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
in*ormações obtidas, já que to*o* os cin*o pe*quisadores re*liz*ram coleta de *ados
</line>
</par><par>
<line>
i**ivi*u***ente. *ssi*, p*ocur*u-se alcançar conf*abili*ade dos dados coletados
</line>
<line>
evitando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interfer*ncia *ub*etiva de cada pe*quisad*r, uma ve* que *st* possuía um document* guia
</line>
<line>
p*ra o processo (YIN, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Durante o process* de escolha
</line>
<line>
das instituições, un*dade ** análise desta pesquisa,
</line>
</par><par>
<line>
buscou-*e alcançar variabilidades no que
</line>
<line>
diz respeito ao po*te, com relação * quant*dad* de
</line>
</par><par>
<line>
fu**io*ári** e volunt*rios, além *a área de atuação, bem
</line>
<line>
como região geográfica. Esta
</line>
</par><par>
<line>
medida, a*ém
</line>
<line>
da confiab**idad*, visou diminui*
</line>
<line>
os
</line>
<line>
vieses das
</line>
<line>
informações obtida*,
</line>
</par><par>
<line>
contr**uindo tamb*m par* melho* *ener*lização dos result*dos encontra*os. Ou seja, os casos
</line>
</par><par>
<line>
não foram es***hidos de for** completamente aleatória, *o*s
</line>
<line>
segu*ram parâ*et*os que
</line>
</par><par>
<line>
buscaram contrib*ir para a multiplicidade dos caso* e ampliar * poss**ilidade de repl*cação e
</line>
</par><par>
<line>
continuidade da pesquis*, ao se segui*em procedimentos d* escolhas
</line>
<line>
pré-de*in**os. Além
</line>
</par><par>
<line>
disso, l*vou-se em consideraçã* també* a nec*ssida*e de se contemplar o arca*o*ço teórico
</line>
<line>
previamen*e levantado, com o qual se desej* co*tribuir (VOS*; TSIKRI*TSIS; FROHLICH,
</line>
<line>
2002).
</line>
<line>
A*si*, *oram entr*vi*tados, dura*te um p*ríodo de três meses, gestor*s *e 1*
</line>
</par><par>
<line>
insti*ui*ões que
</line>
<line>
util*zam mão de obra vol**tár*a. *om relação * dis*ribuição ge*gráfica,
</line>
</par><par>
<line>
foram escolh*das *nstituições *anto d* c*dades da região sudes*e, qu*nto da região nordeste do
</line>
<line>
Bras*l. Tal *ed*da visou *inimizar vi*ses quanto a as*ec*os s*ciais e eco*ôm*c*s, tan*o das
</line>
<line>
regiões, quanto do tipo d* mã* de o*ra ut*l*zada. Ad*mais, o taman*o das inst*tuições, *o *ue
</line>
</par><par>
<line>
di z
</line>
<line>
resp**to à quantidad* de funcionários e
</line>
<line>
v*luntários, *oi u*
</line>
<line>
*arâmetro utilizado
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
possib**itar o con*r*po*to entr* a* div*rsas caracterí*ticas e se elas podem influenciar ou nã*
</line>
</par><par>
<line>
os r*sultados (MILES; HUBERM**; *ALD*ÑA,
</line>
<line>
20*4). O
</line>
<line>
apêndice A ap*e*en*a
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
principais características das institu*ç*es pesquisadas, como foco de *tuação das a*ões s*cia*s,
</line>
<line>
abrangência da organiz*ção, nú*ero d* funcion*rios e *oluntário* em a**vida*es cont*n*as *
</line>
</par><par>
<line>
e*emplo* de pr*ncip*is atividades realiza**s por v*l*ntários. Na
</line>
<line>
pr*meira co*una (Caso)
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./d*z. 2019
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. Aidar, P. K. *auan, A. G. Vasconc*los Neto, J. S. Oliveira, J. *. Carv*lho
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
a*êndice A consta * referência do caso atrib*ído a ca** inst*tui*ão, que é utilizad* *o longo
</line>
<line>
deste estudo para ident*ficar * a*sociar as evidências em**ricas às inst*tuições pesquisadas.
</line>
<line>
A coleta de dados se de* através da **avação em áudi* de **das as entrevist*s
</line>
<line>
realizadas c*m *es*or** da* inst*tui*ões *esquis*das. A**m dos áudi*s *ol*tados, também f*i
</line>
</par><par>
<line>
p*ssí*el a coleta
</line>
<line>
de *nformações via observaç*o das ativid*des, be* como por mei* d*
</line>
</par><par>
<line>
docume*tos secundários, q*a*do estes eram de domí*i*
</line>
<line>
públic*. Esta múlt*pla fonte *e
</line>
</par><par>
<line>
inf**maç*es *oss*b**itou realizar a tr*angulação de dado* empíricos co* teóric*s,
</line>
<line>
fortalec**do as discussões sobre os a*hado*, bem c*mo con*ribu*u para validade dos
</line>
<line>
*o*strutos pesq**sados (YIN, 2*09).
</line>
</par><par>
<line>
*pós esta fase, * gru*o *e pe**uisa e*aborou e padronizou os códigos q*e
</line>
<line>
foram
</line>
</par><par>
<line>
utili*ados n*
</line>
<line>
a*á*ise das entrevi*tas. **ta *odificação utilizou como base a*
</line>
<line>
questões
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
ent*evistas semies**utura*as, bem como o* co*strutos levan*ados *a revis*o teórica. Contud*,
</line>
<line>
à m*dida que as ent*evis**s fo*am anali*adas, outr*s cód**os e *ubcódigos surg*ram e foram
</line>
</par><par>
<line>
adi**onados às a*álises, após discussão entre o *rupo d* pe*quis*. Para análi*e
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
informaçõe*, foi utiliza*o o software Atlas *I que pos*ibili*ou * *rganização das i*fo**açõe*,
</line>
</par><par>
<line>
tanto
</line>
<line>
por inst**uições quand* por códigos,
</line>
<line>
auxilian*o os cr*zamento* necessário*
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
com*reensão d*s diversas s*tuaç*es *ncon*radas. A*ém d**so, a *n*li*e por soft*are *avoreceu
</line>
<line>
com *ue as análises fossem realizadas de form* cruz*da. Ou seja, cada pesquisador re*liz**
</line>
</par><par>
<line>
*m grupo de aná*ises depois estas análises foram cruzadas com as realizada* por outro e
</line>
<line>
p*squi*ador, *i*im*zando os viese* subjetivo* de int**preta*ão, bem *omo c*ntribuindo para
</line>
<line>
a validad* inte*na da pes**isa (MILES; HUBERMAN; SA*DAÑA, *014). Assim, o* da*os,
</line>
</par><par>
<line>
após
</line>
<line>
analisados, fo*am
</line>
<line>
debatidos *ntr* os
</line>
<line>
pe*quisadores, cuja d*s*ussão encontra-se
</line>
</par><par>
<line>
dev*dame*te represen*ada na seção a **guir.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUS**ES
</line>
<line>
A *im de refle*ir q*al a abor*agem da ges*ão da mão de obr* v*luntár*a é *ais
</line>
</par><par>
<line>
adequada,
</line>
<line>
b*sco*-se *r*me*ramente
</line>
<line>
ca*acteriza* o c*nte*to pes*ui*a*o. Para tanto,
</line>
<line>
foram
</line>
</par><par>
<line>
identificados
</line>
<line>
os p*in**pai* d*safios enfrenta*os pelas l*deranç*s, bem como os
</line>
<line>
aspectos
</line>
</par><par>
<line>
contextuais relevant*s dentro do grupo de *rganizações pesq*isadas. No A*ê*dic* B,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
possível
</line>
<line>
visua**zar
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
p*inc*pais desafio* apo*tados p**os gest**e*, bem como trechos das
</line>
</par><par>
<line>
entrevistas que ilustram cada u* *eles.
</line>
</par><par>
<line>
Há ind*cios *e
</line>
<line>
que os
</line>
<line>
*esafios são di*ersos e pr*se*tes ** todas as *ases
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
r**acionamento com o voluntári*, desde
</line>
<line>
o planejame*to das atividades, pa*san*o *elo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-23, no*./*e*. 2019
</line>
<line>
w*w4.fs**et.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão do Volun***io: *ue Pers*ec*iva Ad*tar, Universal *u Con**cional?
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
recrutamento (*tra**o e s*l*ção
</line>
<line>
*e pessoas comprometidas), pela ges*ão (a*oc*çã* adequa**
</line>
</par><par>
<line>
d** p*ssoas às ativida*es, profissional*z***o *a *estão d* volunt*riado) até chegar à r*tenção
</line>
</par><par>
<line>
(recon*ec*mento do trabalhado realizado, c*iação de senso de per*encimento). Entr*t*nt*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir da an*lise das entrevis*as foi possí*el not*r
</line>
<line>
que o
</line>
<line>
pri**ipal desafio e*f*enta*o pe*as
</line>
</par><par>
<line>
organiz**õ*s pesquisad*s reside na *ifi*u*da*e em geren**ar o vol*ntário p*ra *antê-lo
</line>
<line>
engaj*do na ati*ida*e e p*esente n* organização. Para mantê-l* ativo, as or*anizações
</line>
</par><par>
<line>
ut*li*am dife*entes estraté*ias qu* parec*m
</line>
<line>
e*ta* relac*onadas a **atro pri*cipais aspe*tos
</line>
</par><par>
<line>
identificados, deno*in*dos como *atore* conte*tua*s. São eles: *íve* de dependê*cia *o
</line>
</par><par>
<line>
vol*n*ári* n* *pe*ação
</line>
<line>
*a* *tiv*dades soc**is, *apel desempenhado p*l*s volunt**ios,
</line>
</par><par>
<line>
fr*quênc** da atividade realiz*da pelo vol*ntário e ní*el de conhecime*to e**ecífico exigido
</line>
<line>
para realizar a ati*id**e voluntária.
</line>
<line>
Co* relaç*o ao níve* de dependên*ia do voluntário na opera**o *as ativid*des sociais,
</line>
</par><par>
<line>
i*entifica-se ce*ta var*ação
</line>
<line>
dentro
</line>
<line>
das orga*izaçõe* p*squ*sadas. Existem organiza*ões *ue
</line>
</par><par>
<line>
co*tam
</line>
<line>
com v*lunt*rio* para *omplementar sua *orça de trabal*o e ou*ras que têm a a*ã*
</line>
</par><par>
<line>
vol*ntária prese*te *m grande parte d*s funç**s. * *uadro 1 ilustra com
</line>
<line>
*rechos das
</line>
</par><par>
<line>
entrev*stas * níve* de dependência do volu*tári* na operação das ativid*des sociais.
</line>
<line>
Quad*o * - Nível de de*end*ncia d* vol*ntário n* operação *as atividades soc*ais
</line>
</par><par>
<line>
Nível
</line>
<line>
Descrição
</line>
<line>
Tre*hos d* entrevistas
</line>
</par><par>
<line>
Alt*
</line>
<line>
Organizações que co*tam proporc*o*alment* com u* número s*perio* de voluntári*s em com*aração c*m o número de funci*nári*s.
</line>
<line>
"No no*so movimento tod* mundo é volunt**io. Não tem ninguém *emunerado na nossa est*utur*" (Cas* 05).
</line>
</par><par>
<line>
B ai xo
</line>
<line>
Organizações que contam proporcionalmente com um númer* inferi*r de volu*t*rios em comparação com o *úm*ro de fu*cionár*os.
</line>
<line>
"A gr*n*e maior** é funcionári* ou parcei*o* que nós t*mos de organiz*ções parceiras, ou os pr**ta*or*s de serviços, q** são pessoas qu* recebe*am u*a medid* judicial e estão cumprin*o un* horá*i*s aqu* c*no*co" (Caso 11).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborado pelos autores.
</line>
</par><par>
<line>
A**m d*sso, també* se
</line>
<line>
not * a
</line>
<line>
ex*stência
</line>
<line>
de
</line>
<line>
fun*ões di*ersas e*erc*das p*lo
</line>
</par><par>
<line>
voluntár*o. D*sde ativi*ad*s de apoi*, como org*nizaç*o de *estas e capt*ção *e rec*r*os, até
</line>
</par><par>
<line>
atividades centrais, com* coordenação de
</line>
<line>
proje*os e *tividades de g*stão da instituição. O
</line>
</par><par>
</page><line>
Quad*o 2 *lustra os tipos de pap*l desempenhados pe*o voluntário.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina PI, v. 1*, n. 6, *rt. 1, p. 03-23, nov./*ez. *019 www4.fsan*t.*om.*r/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Aidar, P. *. Saua*, A. G. Vasconcelos Neto, J. S. Olivei*a, J. *. Carvalho
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
Q*adro 2 - Papel desemp***a** pelo *o*untári*
</line>
</par><par>
<line>
Pa*el
</line>
<line>
Des*riçã*
</line>
<line>
Trechos de en**ev*st**
</line>
</par><par>
<line>
Ce*tral
</line>
<line>
Organiz*ções *u e *tribu*m aos voluntários at*vidades a*sociadas à est*atégia da organiz*ção.
</line>
<line>
"pra q*e es*as o*icinas aconteçam, então... nós não temos c*ndições de ter funcionários, né? N*o tem *o*o. Então a gen*e conta *om os v*lunt*rios..." (Caso 0*)
</line>
</par><par>
<line>
*omplementar
</line>
<line>
Organiz*ções qu e atrib*em aos vo*untários atividad*s de apoio aos projetos ou às a*ões soci*i* d* organizaç*o.
</line>
<line>
"Nã*, a gen*e, às vezes, po* exemplo, t*m *essoas da própria *greja que vêm, *e envo*vem em algum tip* de ati*id*d*...qu* não **i**m de ser voluntá*ios, e que nos dão *uporte, *os ajuda* n* *ealização de alguns, prin*ipalmente em relação a f*stivi*ad*s ou celebrações que a gente está fazendo..." (Caso 03).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: ela*o*ado pelos *uto*es.
</line>
<line>
O* demai* f*to*es iden*ificados estão relacio*ado* à ati**dade a ser e*erci*a pe*o
</line>
<line>
vo*untário. O prim*iro diz respeito à f*e*uência da atividade realiz*da pelo volu*tário,
</line>
<line>
co*f**me apr*sent*do no Quadro 3.
</line>
<line>
Quadr* 3 - Fre**ência da ***vidade real*zad* pelo volunt*rio
</line>
</par><par>
<line>
Frequência da a*ividade
</line>
<line>
Descrição
</line>
<line>
Trech*s de entrevistas
</line>
</par><par>
<line>
Po*t*al
</line>
<line>
Atividades que requer*m dedicação por *arte *o vo*untári* por um curto per*odo como participação de f**t*s, *a*ares, bingos, *ampa***s do a*asalho.
</line>
<line>
"...s* você fi*er qua*quer *ipo d* f*sta, *ocê *em gente que vai. É o voluntariado po**ual" (Caso 07).
</line>
</par><par>
<line>
Permanente
</line>
<line>
At**idades que requerem maior dedicação por parte do voluntár*o, *á qu* elas acontecem por um longo pe*íodo, como at*ação *omo pr*fe**or, coor*enação d* um p*oje*o/evento.
</line>
<line>
"a g*nt* coloca as ofic**as de acordo com * horário permite... O horário do, do, d* voluntár*o, né? Da, do, do... do monitor, q*e a ge*t* **ama. Então esse moni*or ele ve* nos horá*ios que el* po*e, regula*ment*... Então existe, ex*ste livros de presença, p*rque i*so tudo * pr*st*do con*a dep*is" (Cas* 09).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elabora*o pelos aut*r*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./dez. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ges*ão ** Voluntário: Q*e Persp**tiva Adotar, Universal ou C*n**cional?
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
* segundo f*tor identi*i*ado, também relacionado às caracterís*icas das atividades
</line>
<line>
exer*idas *elos vol***ário*, diz respeito ao nível de conh*cimen*o específico exigido para
</line>
<line>
realizar *al atividade, conform* demonst**do no Quadro 4.
</line>
<line>
Quadro * - Nível de co*he*imento específico exigido para reali*a* *tividad* volunt*r**
</line>
</par><par>
<line>
Nív*l de conhec*ment* específico exigido
</line>
<line>
Descriç*o
</line>
<line>
Trecho* de **tr*vista*
</line>
</par><par>
<line>
Alto
</line>
<line>
Atividades que só podem *er realiza**s p*r pessoa* que detêm dete*minad* co*heciment*, h*bilidade *u *u*lificação.
</line>
<line>
"...*qui tem voluntário que * *spe*ializado e tem o voluntá*io *ue tem boa v**t*de, e**ã* o da b*a vo*tade é *a*s fácil você achar, muit* mais fácil *o qu* o *speciali*ado, e *sse especia*izado uma *ez que você n*o t*m, não tem o que fazer você não *ode ofer**er o serviço, en*e*deu (Caso 16).
</line>
</par><par>
<line>
B ai xo
</line>
<line>
Ativi*ades que **o exigem nenhum *onhecimento específico, ou seja, po*em ser rea*izada* *or qualq*er pess*a int*r**sada.
</line>
<line>
" 'eu não sei fa*er na*a, ma* eu q*ero ajudar, e* n*o *ei jogar, eu não sei e*sinar **t*bol, eu não sei ensinar artes, eu não sei ensinar dança, *u vim aqui p*ra a*udar', então esse *i*o de **lu*t*rio qu* veio para ajudar, ele é bem-v*ndo sempre...'Então eu estou dispo*ível, e* olho os me*i**s *a h*r* d* intervalo, eu ajudo na co**nha, *a hora *o lanche * tudo' " (Caso 0*).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: e*abora*o pelos autore*.
</line>
</par><par>
<line>
Com o objetivo de analisa* como asp*ctos c*ntextuais podem
</line>
<line>
i*pactar as
</line>
<line>
ati*idade*
</line>
</par><par>
<line>
d* gestã*
</line>
<line>
do v***ntariado e, a pa*tir daí, prop*r a abordag*m mais
</line>
<line>
adequada em ca*a
</line>
</par><par>
<line>
situaç*o, escolh*u-se como medida de *esempenho o impacto neg*tiv* da falta/desi*tênc*a do
</line>
</par><par>
<line>
volun*ár*o n* at*vidade. Este
</line>
<line>
indicador foi s*lecion*do por esta* associa*o à retenção *
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
engajame*to dos voluntários, ide*tificado como p*inci*ais desafi*s enfrentado* pelas
</line>
</par><par>
<line>
*rgan*zações soc**is na c*ndução de m*o de obra *ol**tária, t*nto na li*eratura
</line>
<line>
q*anto
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
pesquis* *e campo. As
</line>
<line>
evidência* *mpíricas apontam que o impacto n*gati*o de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*ventual *alta/de*is**ncia é *ondicionado *o* se*ui**es fatores contextua*s: (1) *ependên*ia
</line>
<line>
do vol*ntário na *peração d*s atividades sociais; (2) papel desempenhad* pelo vol**tário (3)
</line>
</par><par>
<line>
frequênci* da *tividade r*alizada *elo vol*ntár*o e (4) nível de con*eci**nto
</line>
<line>
e*pec*fi*o
</line>
</par><par>
<line>
exi**do para realizar a ati**dade voluntária.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina *I, v. 16, *. *, art. 1, *. 03-23, no*./*ez. 2*19 www4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Aidar, P. K. Sauan, *. G. Va*con*elo* Neto, J. S. Oliveira, J. P. Carvalho
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
Dent*o do contex** pesquisado, *á desd* *rg*ni***ões que são *eri*as integralmente
</line>
<line>
p*r *oluntários, com alta **pen*ênci* *o volu*tário d*s*mpenhando papéis centrais, **é
</line>
</par><par>
<line>
aq*elas que contam com
</line>
<line>
o voluntário pa** re*li*ar fun*ões d* a*oi* *
</line>
<line>
ações soc*ai*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*pleme*ta* sua força *e *rabal*o. Qua*do analisada a **oporção d* voluntári*s envolvid*s
</line>
</par><par>
<line>
dentro da
</line>
<line>
or*anizaç*o,
</line>
<line>
bem como o pap*l d*sem*enhado por eles, é perce*ido o uso de
</line>
</par><par>
<line>
d**erentes estra***ias para manter o vo*untário *ngajado. Além d**so, como o n*v*l *e
</line>
<line>
*nvolvi*e*to do vo*u*tário * dive*so, o impacto da sua *alt*/*esist*ncia também p*rece
</line>
<line>
apresentar diferentes i*tensidades. Por exemplo, *o c*so de um movimento re*igioso, e* *ue
</line>
</par><par>
<line>
o p**el do voluntá*io é centr*l e o *ível de *ependência é *lto, * entr**i*tado ind*ca q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ri*mo dos projeto* acontece de maneira mais len*a.
</line>
</par><par>
<line>
"No *osso *ovimen*o todo mundo é vo*untario. N*o tem n*nguém remu*erado na
</line>
<line>
no**a e*t*utur*. Tanto que *t* por *sso o* nossos p*o*etos a*aba* acontecendo de
</line>
<line>
maneir* lenta [...] as *essoas têm outras a*ividades *r*fissionais, de es**do, n*s
</line>
<line>
te*os pouco te*po p*a se de*icar efetivamen*e. Então, não conseguimos abraça*
</line>
<line>
tantos projetos s*multaneamente" (Caso. 05).
</line>
<line>
Por outro lado, nas organiz*ções *m que o v*luntário des*mp*nha papel
</line>
<line>
compleme*tar, os *rojetos parecem acont**er de *aneira indepen*ente da atuaçã* d*
</line>
<line>
volunt*rio. Em alguns caso*, foi *elatada a importâ*cia do v*luntário para que a instituição
</line>
<line>
ga*he força em se** *rojetos e *m ou*ros casos ap*nas para cobrir even*u**s falta* e auxi**ar
</line>
<line>
na imp*ementaçã* de pr**eto*.
</line>
<line>
"(...) a gente nã* de**nde (do voluntário). Eu a*ho qu* a gente poderia fazer *elhor
</line>
<line>
se * gente t*ves*e, conseguisse traze* *ai* voluntários (...). Nesse sentido que o
</line>
<line>
padre sempre fala: \São as asas que *os permitem vo*r\(...). Então, nesse sentido, a
</line>
<line>
*orça do vol*ntariado é mara*ilh*sa" (*aso 06).
</line>
<line>
A part*r desses dois fatores contextuais, a seguinte p*oposição é formulada:
</line>
</par><par>
<line>
Proposição 1: **anto mais cent**l o p**el *o volun*ário na organiza*ão * maio*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ní*el de depen*ência do **lunt*rio *a *r*ani*aç*o, maio* se*á * impac*o da falta/desistência
</line>
<line>
do voluntá*io.
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 1 *lustra *mpacto nega*ivo da fal*a/desistência do voluntário, *eg*ndo o
</line>
<line>
caracter*sti*as d* o*ga**zação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, *. 16, n. 6, ar*. 1, p. 03-23, n*v./dez. 2019
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão do Vol*ntário: Que Pers*ectiv* *dotar, Univ*rsal ou *ondicional?
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Imp*c*o *egativ* da falta/d*sistência do volun**ri* segun*o c*r*cterísticas
</line>
<line>
da o*ga*izaçã*
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *la*orado p*los autores.
</line>
<line>
*ma v** identificadas as *aracterísti*as co*tex**ais da organ*zação, um* s*gu*da
</line>
<line>
análi*e r*f*re-se às *aracter*sticas *a at*vidade *oluntária. Nas organizações visi*ada*,
</line>
<line>
observou-s* que o *mp*c*o da fal*a/*es*stên*ia do v*luntário em atividades pontuais é menor,
</line>
<line>
especialmente qua*d* també* está ass*ciado a funç*es com ba*xo nível de conhecimento
</line>
<line>
espe**fico ex*gido, o q*e torna pos***e* realiz*r arranjos n* caso d* ocorrência de *ma falta
</line>
<line>
o* desistências. Como ex*mplo, cita-*e * festa em comemoração ao d*a das crian*as re*lizada
</line>
<line>
em uma comunidade *aren*e:
</line>
<line>
"Tê* vo*untários que ficam com as crianças como mo*itores, e **lu*tários que ficam
</line>
<line>
*omo mo*itores de b*incad*i*as, e têm voluntário* que a*udam na c*zinh* a pr*parar o
</line>
<line>
lanche... **s fa*em*s es*a divi*ão e, e*tã*, cad* um va* pro seu posto e começa *
</line>
<line>
*esta... a quebra é baixa. É *ipo 10% *e que*ra. Então, po**ria ser u* pro*l**a, mas
</line>
<line>
*ós já semp*e *i**dimos *s vol**tár*os p*nsando, deixando *lguns a ma*s por co*t* da
</line>
<line>
queb*a" (Ca*o 05).
</line>
<line>
Em co*t*apartida, fi** evidente * a*to *mpa*to negativo da falta/desistê*c*a e*
</line>
</par><par>
<line>
at*vidad*s perman*nte* dependentes
</line>
<line>
de v*luntári*s com qua*ificação esp*cífi*a. C*mo é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 16, n. 6, art. 1, p. **-23, n*v./dez. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. *idar, P. K. Sauan, A. G. Vasconce*os N**o, J. S. Oliveira, J. P. Ca*valho
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
caso de u* professor vol*ntário que *e comp*omete * *ar aulas s*manais sobre te*a
</line>
<line>
es*ecífico, c*mo r**orç* *scolar, idioma, mús*ca:
</line>
<line>
"Eu ac*edi*o, eu acho *ue est*u *atendo ****o na tecla, porq*e já teve *robl*m* com
</line>
</par><par>
<line>
alg**s
</line>
<line>
prof*ssores, p*rque depois de eles faltarem um tempo, a gen*e chego*,
</line>
</par><par>
<line>
con*er**u *om eles e eles...E eles: \*ã*, tá bom, eu vou sair\" (Caso. 02).
</line>
<line>
"Conheço histórias de que quando o professor co*eça a *a*t*r, o alun* *a* pra aula *
</line>
<line>
o p*of*s*o* falta. Isso *era uma frustração no aluno que muitas vezes o des*stimul* a
</line>
<line>
*ontinuar também" (Caso. 05).
</line>
<line>
* extensão da f*equ**c*a da ativid*de e *o nível de con**cime*t* exigido sugerem *
</line>
<line>
*s* d* dife*entes modelos de g*stão d* voluntariad* par* mantê-lo *ngajad*. Logo, a segu*nte
</line>
<line>
pro*osição é *ormulada:
</line>
<line>
Proposição 2: Quanto *aior * nível de conh*c**ento e*pecífico exigid* e a frequênci*
</line>
<line>
da atividade exercida pe*o vo*untário, maior se*á o i*pa*to da fal*a/desistência d* voluntár*o.
</line>
<line>
A *igu*a 2 ilustr* a q*es*ão do impacto da falta/d*sis*ênci* do volu*t*rio conforme as
</line>
<line>
caracterí*ticas da* at*vida*e*.
</line>
<line>
Figura 2 - Impact* negativo *a falta/desist*ncia *o voluntário, segund*
</line>
<line>
característi*as da ativid*de.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: elaborado pelos *utores.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresin*, v. 1*, n. 6, ar*. 1, p. 03-23, nov./de*. **19
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão do V*luntário: Que Perspe*tiva *dota*, *niversal *u Con*icional?
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
Percebe-se pe*as i*ustraçõe* q*e o imp*cto *e*at*vo da f*lta/desistência *o *oluntário
</line>
<line>
na ativ*dade p*de ser diferente, depend*ndo *os fatore* conte*tuais a*alisados. D*ntro dess*
</line>
</par><par>
<line>
contexto, * abordagem da *estão da mão de obra voluntá*ia
</line>
<line>
adota*a s* mostrou bast*nte
</line>
</par><par>
<line>
variada. Po* um lado, há organizações que trabalham procedim*ntos bastante estruturad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
completos, assemelhan*o-se à perspectiva univer*al. Por outro la*o, *oi
</line>
<line>
possível *o**r em
</line>
</par><par>
<line>
diversas organiz*ções pro*edimentos e prát*c*s ma** seletiv*s e c*m nível
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento d*versos.
</line>
<line>
Esta a*or*age* *e mo*t*o* m*** comum entre a* *rgani*a*ões,
</line>
</par><par>
<line>
talvez pel* restri*ão de *ecursos
</line>
<line>
de*t*na**s *estão, mui*as vezes t*r*a-*e inv*ável *do*ar à
</line>
</par><par>
<line>
se*pre tod*s as m**hor*s práticas.
</line>
</par><par>
<line>
Este re**l*ad* *ndica a urgê*ci* e a i**or**ncia de se ident*ficar quais a* p*in*ipai*
</line>
</par><par>
<line>
ne*ess*dades da organi*ação * estab*l*c*r a* prioridade* dentro de cada contexto, ante*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*iar uma estrut*ra co*pleta para fazer a gestão do volu*taria*o. Os resu*ta*os sugerem que
</line>
</par><par>
<line>
as organ*za*ões em que os fatores *ontextuais l*vam a baixo ou médio imp*cto neg*t*vo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
falta/desistên*ia do voluntá*i* (ver F*guras 1
</line>
<line>
e
</line>
<line>
2) não d*vem nec**sari*me*te aplica*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*rspe*t*va u*iv*rsal da gestão d* v*lu**ariado, m** enf**izar determin*da práti*a d* *estão,
</line>
<line>
c*nform* suger* a abordagem condicional. Em contrapartida, nas situações em *ue *s fa***es
</line>
<line>
con*extuais levam a alt* i**acto *e*a*ivo da f*lta/*esistên*ia do voluntário, parece s*r *a*s
</line>
<line>
a*equada a ad*ção da perspectiva un**ers*l, *onfo*me de*tacado *m cinz* no Quadro 5. Este
</line>
<line>
quadro res*m* a abord*gem n* gestão do v*lun*ari*do s*gerida, levan*o e* con*ideração *s
</line>
<line>
fator*s c*ntextuais da o*ganização e da a*ividade volu**ária analisa*os.
</line>
<line>
Quadro 5 - Abordagem de gestão do voluntariado, con**derando os fatores
</line>
</par><par>
<line>
context*ais: n*ve*
</line>
<line>
de depend*ncia do
</line>
<line>
voluntá*io
</line>
<line>
na operaç*o,
</line>
<line>
papel do vol*ntário,
</line>
</par><par>
<line>
frequência da ativid*de e níve* de co*hecimento específico *xigido.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **resina PI, *. 16, n. *, *rt. 1, p. 03-23, n**./dez. 2019
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. A*dar, P. *. Saua*, A. G. Vasconcel*s *e*o, J. S. *liv*ira, J. P. Carvalh*
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
Qua*ro 5 - Aborda*em de gestão d* volunt*riado, consider*ndo os **tores contextuais
</line>
</par><par>
<line>
Caract**ís *rgani
</line>
<line>
t*ca* da zaç*o
</line>
<line>
Característ
</line>
<line>
icas da *tividade
</line>
<line>
Impacto falta/*
</line>
<line>
neg*tivo *a esist*ncia
</line>
<line>
Abordagem na
</line>
</par><par>
<line>
Alta de*en*ê*c*a do voluntário?
</line>
<line>
Voluntário desempe*ha pa*e* central?
</line>
<line>
* freq*encia é permanente?
</line>
<line>
E*ige alt* nível de conheciment* e*pe**fico?
</line>
<line>
Con*iderando as c*racterísticas d* *rganização
</line>
<line>
Consi**r*ndo as características da Atividade
</line>
<line>
g*stão do vol*ntário
</line>
</par><par>
<line>
sim
</line>
<line>
sim
</line>
<line>
*im não sim não
</line>
<line>
si* si* não não
</line>
<line>
Alt*
</line>
<line>
Alto Méd*o Médi* Baixo
</line>
<line>
Un*v**sal *niversal Univers*l Un*versal
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
sim
</line>
<line>
s** não sim não
</line>
<line>
sim sim não não
</line>
<line>
M*dio
</line>
<line>
***o Médi* M*dio Baixo
</line>
<line>
Universa* Condi*ional *ondicional Condicional
</line>
</par><par>
<line>
sim
</line>
<line>
não
</line>
<line>
sim não sim não
</line>
<line>
sim sim não não
</line>
<line>
Médio
</line>
<line>
Alt* *édio Médio Baixo
</line>
<line>
U*i*ersal Cond*cional Condici*na* Con*ic*onal
</line>
</par><par>
<line>
não
</line>
<line>
não
</line>
<line>
*im não sim *ão
</line>
<line>
sim sim *ão não
</line>
<line>
Baix*
</line>
<line>
Alto *édio Médio Baix*
</line>
<line>
Universal Condicional Condicional Condi*io*al
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: elaborado pel*s au**res.
</line>
<line>
*aseado na lite*atur* pertinente e no* resul*ados encontrados na pes**isa d* campo,
</line>
<line>
*oi estabe*ecid* a segui*te proposição:
</line>
<line>
Proposiç** 3: A ado*ão da perspectiva co*dicion*l dev* ocorre* quando as
</line>
<line>
características dos fa*ores contextuais, seja* ela* das o*ganizaçõe* ou das *tividades, não
</line>
<line>
gerem a*to impacto negat**o da ***ta/desistência do voluntário.
</line>
<line>
Para a g*stão do volunt*riado, prát*cas u*ualmente relacion*das à ges*ão de recur*o*
</line>
<line>
hum*nos f*ram identificada* na* organ*zações pesquisadas (C*SKELLY *t al., 20*6). C*mo
</line>
<line>
con*luído por Cuske*l* et al. (2*06), práti*as com* planejamento, *ecrutam**to, t*iagem,
</line>
<line>
orientação, tre*namento e reconh*cimento, q**ndo a*otadas, **pac*am p*sitivamen** na
</line>
</par><par>
<line>
rete*ção de vo**ntári*s. Para **ustrar
</line>
<line>
a p*rspectiva co*dicional, *onsi**rando as
</line>
</par><par>
<line>
car*c*e*ísti*as d* atividade, foi esco*hida prática de tr*agem, por a
</line>
<line>
ter si*o identificada com
</line>
</par><par>
<line>
diferentes ênfases nas o*g*nizações pesquisadas. *o *aso de
</line>
<line>
atividades pontuais que
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
re*uere* u* *íve* d* c*nh*ci*en*o específico, a prátic* d* tr*agem *ode ser feita de maneira
</line>
</par><par>
<line>
simples, como u* ca*astro do voluntário antes de inici*r a
</line>
<line>
ativi**de, ou pode até **smo
</line>
</par><par>
<line>
inexis*i*:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 1*, n. 6, a*t. 1, p. 03-23, nov./*ez. 2019
</line>
<line>
w*w4.fs**et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G*stão do V*lunt*ri*: Que P*rspe*tiva Adota*, Univers** ou Con*icional?
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
"E*tão, co*o *ue a
</line>
<line>
gente faz, dois me*es *ntes da *ção a g*nte já começa * f*zer
</line>
</par><par>
<line>
contato. Com o* *ol*n*ários q*e j* s*o cadast*ados, com alguns parce*ros, algumas
</line>
<line>
emp**s*s pa**e*ras, * gente *anda um *-*ail de divulgação: \Olha, t*remos tais
</line>
<line>
at*vi*ades, você não gostaria de s*r voluntá*ia?\, *í as pessoas *e c*das*ram..." (Cas*
</line>
<line>
1 4 ).
</line>
</par><par>
<line>
"E as*im, o voluntariado que
</line>
<line>
*heg* lá s*
</line>
<line>
cadast*a [...] não *ntra diret*ment* *a
</line>
</par><par>
<line>
ativ*dade. [...] há *ma con*ersa, *á *m acompan*am*nto e qu*ndo ele *igra para
</line>
</par><par>
<line>
dentro do
</line>
<line>
projeto lá
</line>
<line>
na com*n*da** e*e está *empre a*ompanhad* de alguém mais
</line>
</par><par>
<line>
experiente" (Caso 01).
</line>
</par><par>
<line>
"Nós já *ivemos algu*s *e*fis *ifíceis, m*s que iss*, *
</line>
<line>
gente aprendeu ao longo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
temp* que as pró*ri*s pessoas, *uando elas
</line>
<line>
não se e*ca*x*m, n*o conseguem
</line>
</par><par>
<line>
*on**v*r em grupo, por ex*mplo, elas *esmas vão *e afastando" (Caso 12).
</line>
<line>
*á *o caso de **ivi*ades qu* neces*it*m ** comp*ometimento do voluntári* *or u*
</line>
<line>
longo período de tem*o, * se*eção adeq*ada do volu*t*rio passa a ser uma prátic* essenc*al
</line>
<line>
no processo de gestão do volunta*iado.
</line>
</par><par>
<line>
"É *ógico, nunca esquecendo *
</line>
<line>
q*est*o do coração, da v*ntade de ajudar, e t*do
</line>
</par><par>
<line>
mais, ma* procur**do, até na que*tão d* en*revistar esse c*ndidato a voluntár*o, *ara
</line>
</par><par>
<line>
ve*
</line>
<line>
se realmente ele tem uma *strutura em*cional para pode* e*t*r tratan**, estar
</line>
</par><par>
<line>
lidan*o com essas crianças. (...) L*go em seguida * gen*e faz um* integra*ão
</line>
<line>
co m
</line>
</par><par>
<line>
tod*s os *and*d*tos ess* pr*cesso tod*, a gente, hoje, f*z tr*s vezes ao an* e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*essas in*e*ra*ões, então, a *ente capta *s*es voluntários
</line>
<line>
para esta* atuan*o aq*i"
</line>
</par><par>
<line>
(Cas* 18).
</line>
</par><par>
<line>
"O cara atuava às veze* *m, *ois meses parava. Ent*o *en*e f*lou \não, então
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vamo* mud*r isso, vamos tentar coloc*r *m critério de pe*s*as que *ealmente
</line>
<line>
queiram se engajar\, e aí a gen*e monto* o "Ca*inho do Protagonista". O "**m**ho
</line>
<line>
*o Protagonista" ele é co**tituí*o por *oze tar*fas, o *olun*ário *em que faz*r antes
</line>
<line>
de entr*r..." (Caso. 15).
</line>
<line>
Por fim, assim como *e *otaram diferentes *nfases na prática de *iragem/*eleçã* do
</line>
<line>
vo*un*ário den*ro *a* organizaç*es *e*quisadas, *e*e*dendo dos fatores contextuai*, acred**a-
</line>
</par><par>
<line>
se que a*
</line>
<line>
demais práticas
</line>
<line>
d* *e*tão de vol**t*ri*do também devem passar *or *nál*se
</line>
</par><par>
<line>
cuidadosa, *e**r* da perspect**a condi*i*nal. Esta análise auxi*iará os gestores na de*in*çã*
</line>
<line>
de quais *rá*ica* devem *e* prioriz*das d*ntro de determina*a organi*aç*o, consideran*o o*
</line>
<line>
aspect*s context*ais rel*vantes.
</line>
<line>
* CON*IDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
A fim d* oferecer *ma contribu*ção empírica sob*e a gest*o ** volunt*riado, esta
</line>
</par><par>
<line>
pe***is* id*ntificou e ana*iso* os *feitos de quatro fato*es
</line>
<line>
contextuais no en*ajamento do
</line>
</par><par>
<line>
vo*un*ário. São el*s: dependênci* do voluntári* na *peração das at*vi*ades so**a*s, papel
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. *, art. *, p. **-23, nov./dez. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. B. Aidar, P. *. Sauan, A. G. Vasconcel*s Neto, J. S. Oliveira, J. *. Carvalho
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
desempenh*do pelo voluntário, fre*uê*cia *a atividade realizada pelo *oluntário e nível
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conheci*ento específico **igido para real***r a atividade voluntária.
</line>
</par><par>
<line>
Para manter * voluntário engajado na atividade e pr*sente na organiz*ção, foi poss*ve*
</line>
</par><par>
<line>
not*r que o
</line>
<line>
grande *esafio enfrentado p*las organizaç**s pesq*i**das reside na **f*cu**ade
</line>
</par><par>
<line>
em gerenciar o
</line>
<line>
*oluntário. A liter*t*ra e*fat*z* a exi*tência das perspect*v*s uni*er*al
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ondicion*l para a gest*o do volunt*riado. Com base na an*lis* dos result*dos de e*trevistas
</line>
<line>
re*liza*a* com gestores de *8 ins*ituições que utilizam mão d* o*ra voluntária, est* pesquisa
</line>
<line>
fornece *vidênc*as empír**** so*re os e**itos *os quat*o fatores co*textuais ident*fi*a*os no
</line>
</par><par>
<line>
i*pact* n*gativo *a falta/*e*istênc*a do volu*tá*io. Em *el*ção aos f*tores r*lacionados *s
</line>
</par><par>
<line>
caracterí**i*as da *rganização, en*on*r*u-se q*e quan** mais centr*l o papel *o v*luntário na
</line>
</par><par>
<line>
o*g*ni*a*ão e mai*r o ní*el *e dependê*cia
</line>
<line>
do volunt**i* **
</line>
<line>
organ*zação, ma*o* **rá
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
impacto da *alta/desistênc*a do voluntári*. Em re*ação a*s fator*s relacio*a*o* às
</line>
<line>
c*r*cter**ticas da* ati*idades, encont**u-se que qu*nto maior o nível de conhecimento
</line>
<line>
e*pecífico exigido e a frequênci* d* atividade exercida pel* vo**ntário, maior *e*á o impacto
</line>
<line>
da falta/desistência do voluntário.
</line>
<line>
Neste sentid*, Brudney e Me*j* (2014) aprese**am mode*os de *e**ão de voluntariad*
</line>
</par><par>
<line>
que var*am em função *o* dif*rentes c*nt*xtos definidos
</line>
<line>
c*m ba*e **s *ara****ísticas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pro*r*ma e das caracter*sticas dos volun*ár*os. Nes*e *studo, é proposto *m modelo
</line>
<line>
comp*em**tar ao Brudney e Me*js (2014) que co*sidera as car*cterísticas da *rganização e da
</line>
<line>
a*ividade volu*tári*. O* resul*ados das an*lises revelam que * abordagem uni**rs*l, ou s*ja, a
</line>
</par><par>
<line>
adoção das me*hores práticas, se apli** quando a*
</line>
<line>
caract*rístic*s dos fatores contextuais,
</line>
</par><par>
<line>
*ejam elas d*s o*ganizações, seja* das a*ividades,
</line>
<line>
geram alto impac*o *eg***vo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
fa*ta/de*istência. Nestes
</line>
<line>
ca*os, * sugestão é
</line>
<line>
q*e *s melhores práticas de ges*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
volu*ta**ad* d*vem ser aplicad*s *m e*u*líbrio pelo gestor das organizaçõe*. Já a perspe*tiva
</line>
<line>
con**cional deve *er a*licad* quand* as características dos fa*ores co*te*tuais, sejam elas da*
</line>
</par><par>
<line>
organizações, se*am das atividades, geram
</line>
<line>
b*ixo ou médio impacto negativ*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
falta/desistência *o *ol*ntári*. Nestes casos, torna-se fun*amental, antes de cr*a*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
e*t*utura complex* para faz*r a gest*o do vo*u*tariado, ident*fi*a* quai* as principais
</line>
<line>
n*ces*idades da or*anizaç*o * estabe*ec*r a* prioridad*s *entro *e *a*a con*exto. * propo*ta
</line>
</par><par>
<line>
é q*e as
</line>
<line>
organizaçõ*s dev*m
</line>
<line>
da* ênfase e* prá*icas e*pecí*ica* *e gestão, co*o *riagem,
</line>
</par><par>
<line>
treinamento e re*onhecimento.
</line>
</par><par>
<line>
**ravés da a*resentaçã* da *xtensão do imp*c*o neg*tiv* da falta/desis*ência
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
vo*u*tário,
</line>
<line>
*sta **squ*sa espera assistir os gest**es das org*n*za*ões sociais *a
</line>
<line>
análise
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*at*r** conte*tuai* e seus impacto*, para apoiar a tomada de
</line>
<line>
deci*ão quant* à abordagem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 6, ar*. 1, p. 03-23, nov./dez. 201*
</line>
<line>
www4.f**net.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão do Voluntá*io: Qu* Perspectiva Adotar, Un*v*rsal ou Con*icio*al?
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
ser ado*a*a na gestão *o v*lunt*riad*. I**ortan** citar que esta pesqu*sa a*resenta
</line>
</par><par>
<line>
limita*ões. Primeiro, o número *estrito de pessoas
</line>
<line>
*ntrevista*as em *ada
</line>
<line>
*rgan*zação. Es*a
</line>
</par><par>
<line>
limi*açã* pod* levar a algum *iés n** resp*sta*. Segundo, o *imi**do número de práticas d*
</line>
<line>
gestão ana*isa*o. Embo*a a p*á*ic* "triagem" sej* suportada *ela li*eratu*a, pesquisas futuras
</line>
</par><par>
<line>
p*der*o analisar
</line>
<line>
outras prátic*s, c*mo tr*in*mento e *econh*cim*nt*, *ue são amplamente
</line>
</par><par>
<line>
citadas *elo gr*n*e *otencial em *ornar os voluntári*s mais eng*jados e pro*utivo*. *or fim, *
</line>
<line>
de co*hecimen*o q*e inúmer*s fato*es ***textua*s pode* interferir *a gestão do
</line>
<line>
voluntari*do. Nes*a pesquisa f*ram explora*os somente quatro. Pesquisas f*tur*s podem ser
</line>
<line>
dirig*das a uma me*a-análise d* fatores cont*xtuais e de seu* impa*tos no de*empenho das
</line>
<line>
organiza*ões.
</line>
<line>
*EFERÊNC*AS
</line>
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n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./dez. **19.
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C*ntribuição d*s A*t*res
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A. B. Aidar
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P. K. Sauan
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A. G. Vas*oncel*s Neto
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J. S. Oliveir*
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* . P. Carvalho
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*) concepçã* e pla*ejamen*o.
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X
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X
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X
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X
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X
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2) análise * interpretação dos dados.
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X
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X
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X
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X
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X
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3) elabo**ção do *ascunho ou na r*visão crítica d* *o*teúdo.
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X
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X
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X
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X
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X
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<line>
4) participação na aprova*ão da *ersão final do m*nu*cr*to.
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*
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X
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X
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X
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X
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Rev. FSA, *eresina *I, v. **, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./dez. **19
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*w*4.fsa*et.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)