<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./*e*. 20*9 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.6.1 </line>
</par>
<par>
<line> G*stão do Voluntário: Que Perspect*v* Adotar, Un*ve*sal ou **ndicional? </line>
<line> Vol**teer Manage*ent: What Per*pect*v* to Adopt, U*iversal or Co**itio*al? </line>
</par>
<par>
<line> Ana Bis*lli *idar </line>
<line> D*u*ora em A*ministração de Empr*sa* pela Fundação G***lio Varga* </line>
<line> Professora do S*nac SP </line>
<line> E-ma*l: abiselli@g*ail.com </line>
<line> Patrícia *aw*i Sauan </line>
<line> Doutora *m Adminis*ra*ão de Emp**sas pel* Fu*dação Getúl*o **rgas </line>
<line> Con*ultora de Empres*s - *orux Cons*ltoria e Tre*namento </line>
<line> E-mail: pks*uan@*mail.com </line>
<line> Antô*io G*né*io Va*concelos *et* </line>
<line> D*utor em Ad*ini*tração de Empr*sas pela Fundação Getúlio Varg*s </line>
<line> Analista da Em*r*p* A*ro*ndús*ria **opical (Fortalez*-C*) </line>
<line> E-mai*: genesiova*concelo*@*m*il.com </line>
<line> Jaime de Souza Oli*eira </line>
<line> D*u*or em Admi**s*raç*o de Empr*sas pela Fu**ação Get*lio Var*as </line>
<line> Econom*sta M*ster da Pe*robras S/* </line>
<line> E-mail: *rof.jaime@**l.com.br </line>
<line> Ju*ia Pinto de Car*alh* </line>
<line> D*utor em Administraç*o *e Empre*as pela **ndaçã* Getúlio Vargas </line>
<line> E-mail: *uliap**rvalho@uol.com.br </line>
</par>
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<line> Endereç*: Ana Bise*li Aidar </line>
</par>
<par>
<line> Centro Universi*ário S*n*c - Av. Engen*eiro Eusé*io </line>
</par>
<par>
<line> S*e*aux, *23 - Santo Amar*, CEP: 04696-000, São </line>
<line> Edit*r-Chefe: Dr. *onn* K*rley d* Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Paulo/SP, Bra*il. </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: </line>
<line> P*tríci* Kawai *a*an </line>
</par>
<par>
<line> Ru* José Maria Lisboa,*86 J* Paulista CEP 01*23-000, </line>
<line> Artigo rec*b**o e* 25/06/2019. *ltima versã* </line>
</par>
<par>
<line> São *aulo/SP, Bras*l. </line>
<line> recebida *m 15/07/2019. Aprovado em 16/07/2*19. </line>
</par>
<par>
<line> *nd*reço: </line>
<line> Antônio Genésio Vascon*elos N*to </line>
</par>
<par>
<line> E*brapa - R. Dra. Sara Mesquita, 2*70 - Pici, CEP: </line>
<line> *val*ado pelo s*stema Triple Review: Desk Revi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> 60.511-1**, Fortaleza/CE, Brasil. </line>
<line> pelo </line>
<line> Edit*r-**ef*; e b) Doubl* *lin* Re*i** </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> *aime d* Souza Ol*veira </line>
<line> (avali*ç*o cega p*r dois avaliadores da áre*). </line>
</par>
<par>
<line> R. *a*quês de Herv*l, 90 - 16º andar - Va*o**o, *E*: </line>
</par>
<par>
<line> *1010-310, Sant*s/SP, Brasil. </line>
<line> Revisã*: Gr*mati*al, Norma*iva e </line>
<line> de Fo*mataçã* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Julia Pinto de Carvalho </line>
</par>
<par>
<line> Av. Co**olação, 930. Préd*o 45. Consolação. São Paulo, </line>
<line> *P. *EP: 01302-*00, São Pau*o/*P, *rasil. </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> A. B. Aidar, P. K. Sauan, A. G. Vasc*ncelos N*t*, J. S. Oliveira, J. P. Carva*ho </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RES*M* </line>
</par>
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<line> A literatura revela a exi*tên*ia da abord*ge* universal * condicion*l para a *e*tã* *a mã* d* </line>
<line> o**a volun*ári*. A **m de *xam*n*r com *aior *rofundida*e **pírica *s cons*ataçõe* *a </line>
<line> *iteratura, *ste trabalho tem como obj*tivo central contribuir com o deba*e de qual abordagem </line>
</par>
<par>
<line> adotar n* gestão do </line>
<line> voluntariado, a partir d* fator*s contextuais identi*icados </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> re*evant*s. *ptou-*e pelo estudo de casos m**tip*os, com 18 </line>
<line> or*anizações so*iais que </line>
</par>
<par>
<line> utilizam </line>
<line> voluntários. A análi** dos resultados re*elou quatro fatores *ontex*uais </line>
<line> no </line>
</par>
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<line> engajamen*o do voluntário, são eles: nível *e depen*ênc*a, papel desempenhado, f*equênc*a </line>
</par>
<par>
<line> da ativid*de realiza*a pel* volu*tário * nível de conhecimento *specífico necessá*io </line>
<line> *ara </line>
</par>
<par>
<line> realizar * atividade voluntár*a. Conclui-se *ue a perspecti*a universal de*e ser adotada </line>
<line> quand* *s caracterís*icas dos fato*es contextuais geram *l*o impa*t* negativo da falta ou </line>
<line> d*sistênci*. Já a condicional d*ve s*r **licada quando a* carac*erística* dos fat*res </line>
<line> contextuais geram *ai*o *u mé*io impact* negativo da falt* ou *esis*ência do vol*nt*rio. </line>
<line> E*pera-se a*si*tir os gestores **s organi**ções sociais n* a*álise de fa*ore* co**extuais e seus </line>
</par>
<par>
<line> im*a*tos, para </line>
<line> apoiar a tomada d* decisão qua*to à abordage* a ser </line>
<line> ado*ada na gest*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> vol*ntari*do. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-c*ave: Ge*tão do Voluntariad*. Volu*tá*io. A*ordagem Uni*ersal. A*orda*e* </line>
<line> Condiciona*. </line>
<line> A*ST*A*T </line>
<line> The*e are two a*proaches *o volun*eer manag*ment that can be find in *he literat*re: unive*sal </line>
</par>
<par>
<line> and conditional. Th* *tudy presen*ed in thi* paper aims to contribute to </line>
<line> t he </line>
<line> deba*e </line>
<line> about </line>
</par>
<par>
<line> whi*h appr**ch *o adopt, based o* contex***l fact*rs ident*fied as relevant. T*e fin*i*gs of </line>
<line> th* l*te*atu*e wer* e*amined and tested through the st*dy of multiple **ses, with 18 socia* </line>
</par>
<par>
<line> organizati*ns, a*l of th** </line>
<line> u*ing volunt*ers. The an*lysis of the res*lt* revealed four </line>
</par>
<par>
<line> contextual *act*rs for v*lunteer's en*agement: th* *evel of *ependen*e, the r*le of volunteers, </line>
<line> the frequency *f the a**ivity perfo*med by *h* **l*n*eer, a*d *he lev*l of the spec*fic </line>
<line> *no**edge requi*ed to perform the volunteer act*vi*y. O*e can conclude, based on the st*dy </line>
<line> of the cas*s, that the universal a*p*oa*h mu*t be adopte* wh*n th* i**act of the volu*t*er\s </line>
<line> absence is high a* a consequence of the *on*e*tual fa*tor* characte**st*c*. On the othe* h*nd, </line>
</par>
<par>
<line> the conditiona* app***** must be *pplied when the </line>
<line> impact *s low. We hope this study can </line>
</par>
<par>
<line> provide use**l insights </line>
<line> **r *ocial o*ganizat*on*\ man*g**s abou* t*e impac* *nalysis of *he </line>
</par>
<par>
<line> contextual factor*, supportin* *he* i* the *ecision making pr*cess rega*ding *he approach ** </line>
<line> be adopted i* the volunte*r manageme*t. </line>
<line> Ke*wo*d*: Vo*unteer Managem**t. *olunteer. Univ*r**l Appro*ch. Co*dit*onal Ap*roac*. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresi**, v. 16, n. 6, **t. 1, p. 03-23, nov./dez. 2019 </line>
<line> *ww4.fsa*et.*om.br/revi*ta </line>
</par>
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<line> Gestão do Vol*ntário: Que *erspectiva *d*ta*, Uni*ersal ou *ondi*ional? </line>
<line> 5 </line>
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<line> 1 INTR**U**O </line>
</par>
<par>
<line> Grand* parte das organiz*ções s*cia*s possuem r*curso* b*st**te li*itados, tornando- </line>
</par>
<par>
<line> se fu*dam*ntal identifi*a* as </line>
<line> p*inci**is necessi*ades d* *rgan**ação e es*a*el*c*r </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> prioridades den*ro de cada contex**. A* orga*iz*çõe* so*iais contam, *ot*ne*ramen*e, co* </line>
</par>
<par>
<line> **o de obra </line>
<line> *oluntária </line>
<line> *ara *ealizar suas atividades. Manter os voluntário* enga*ados nas </line>
</par>
<par>
<line> atividades e em flux* </line>
<line> contínuo é considera*o importante desafio *nfrenta*o por estas </line>
</par>
<par>
<line> organi*aç**s. Para t*n*o, torn*-se esse*cial bus*ar *e*e*ênci*s </line>
<line> de como *aze* a *estã* dos </line>
</par>
<par>
<line> voluntários. </line>
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<line> *a literatura, e*cont**m-se d**e*ent** aborda*e*s que bu*cam explicar a re*aç*o en*re </line>
</par>
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<line> *s prá*ic*s de </line>
<line> gestão de recursos humanos e *ese**e*ho organizacio*a* (DELERY; DO**, </line>
</par>
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<line> 1996). De um lado, te*-se a perspec*iva universal, e* *ue a ado*ão *e *elho*es prát*ca* n* </line>
</par>
<par>
<line> gestão *os recursos human*s enten**da como **mum a *odas as org*n*zações e *stá é </line>
</par>
<par>
<line> relac*onada pos*ti*amente co* o desemp*nho </line>
<line> o*g*n*zaciona*. De outro la*o, enc*ntram-se </line>
</par>
<par>
<line> abordagens diversas (*xemplo, cont*ng*nci*l, co*figuraci*nal, co*text*al) que confrontam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existência de u* c*njunto de prá*icas comuns a qua*quer t**o de </line>
<line> o*ganização, defe*den*o </line>
</par>
<par>
<line> assi* * necessidade de um* sel*ção est**tégica de pr*ticas a ser*m desempenhad*s, </line>
<line> *ependendo d*s ci*c**stância* e contextos vivid*s pela orga*izaç*o (E*TEV*S; CAETANO, </line>
<line> 201*). </line>
<line> Ain** que *ão haja consens* sobre q*al ab*rdage* é **is apropriada para explicar a </line>
</par>
<par>
<line> relação posi*iva entre *estão </line>
<line> de *ecur*os humano* e *ese*penho org*nizaci*na*, essa* </line>
</par>
<par>
<line> *bor*agens, mesmo *arec*nd* *ntagô*i*as, podem </line>
<line> t*mb*m ser entendidas como </line>
</par>
<par>
<line> complementares (ESTEVE*; *A*TANO, </line>
<line> 2010). *e*tro d* contexto específi*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ões s*c*ais **e *tilizam mão de o**a v*luntária, **m*ém *a*ece faze* sen*i*o ad*tar </line>
</par>
<par>
<line> m*is de uma *erspe*tiva </line>
<line> dependendo das c*racterística* da </line>
<line> organ*zação e das at*vidades </line>
</par>
<par>
<line> d*sempenh*das pel** voluntários (BR*DNE*; MEIJS, 2014; *AGER; BRUDNEY, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Apesar da ge*tão </line>
<line> de **luntários ter recebido forte influência </line>
<line> da literatur* *láss*ca </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ges*ão de pessoas, </line>
<line> pesquisas rece*tes in*icam </line>
<line> que a mão de </line>
<line> obra voluntária tem </line>
</par>
<par>
<line> *ara*te*íst*cas *astante *istintas dos tra**lhad***s pagos, * </line>
<line> que indica a n**es*idade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisas que co*siderem </line>
<line> essas e*pecificidades * suas impli*açõe* na gestão de re*ursos </line>
</par>
<par>
<line> hum*nos (*TUDER, 2016). E*istem </line>
<line> dife*entes modelos d* gestão </line>
<line> d* vol*ntariado, que </line>
</par>
<par>
<line> variam *m funçã* do* *on*extos d*fi*idos e das car*cte*ísticas do program* * dos voluntários </line>
<line> (BRU*NE*; MEIJS, 2014; HAGER; BRUDNE*, 2015). U*a melhor *om*reensão sobre *s </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-2*, nov./de*. 201* w*w4.fs**et.com.*r/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Aidar, *. *. Sauan, A. G. Vasconcelos *et*, J. S. Oliveira, J. P. Carval*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> principais caracter**t*c*s da organ**ação e *a mão de obra vo*un*ária gui* os esforço* da </line>
<line> ge*tão do voluntariado (BRUDNEY; MEIJS, 2009). </line>
<line> Considerando o* el*ment*s teór*c*s expost*s, e*ta pesquisa tem co*o objet**o central </line>
</par>
<par>
<line> contri*u*r com o *ebate de qual </line>
<line> *bordagem t*órica *dotar na *estão da mão de obr* </line>
</par>
<par>
<line> vol*n*ár*a, a partir de *a*ores con*extuais </line>
<line> considerado* relevantes. Para possib*li*ar m*io* </line>
</par>
<par>
<line> compreens*o sobre as*ecto* específicos </line>
<line> de cada i*sti*uição, optou-se por a*or*agem </line>
</par>
<par>
<line> qual*ta*iva de pesquisa, através de *studo* de casos múltiplos (BARRATT; CHOI; LI, *011). </line>
<line> Além de ofe*e*er *ontribuições ao *ec*nte debat* te*rico a respeit* das a**r**gens na gestão </line>
<line> de pessoas de*tro do contexto *e organizações que utilizam a m*o d* obra vol*ntária, espera- </line>
</par>
<par>
<line> se também assisti* os gest*res </line>
<line> *as orga**zaç*es socia*s *uanto a*s f*tor*s relevant*s e seus </line>
</par>
<par>
<line> *m*ac*os, v*sando apoiar a to*ada de decisão n* gestão do voluntariado. </line>
<line> 2 R*F*REN*IAL TEÓ*ICO </line>
<line> *er vo*untário *mplica e* c*ntribuir com tempo, energia e tal*nt*s, *xcl*indo-se os </line>
<line> doado*es de recurso* qu* n*o t*aba*ham **m a *tividade, *rop*iamente (MERRILL, 20*6). O </line>
</par>
<par>
<line> trabalho voluntário * *ntendido </line>
<line> *omo uma ação </line>
<line> es*ont***a, portan*o n*o remunerada, </line>
</par>
<par>
<line> exerc*da por p*ssoas que, e* ger*l, bu*ca* melhor*a da s*ciedade em que viv*m, dispondo- </line>
<line> se a doar o *eu temp* e o seu *rabalho ao outro (SOUZ*; MEDEIROS, 2012). </line>
<line> A escassez da m*o de obra v*luntária é um prob*ema nevrálgi*o na* org*niz*ções que </line>
<line> se **ilizam deste t*po de profissional (BARN*S; SHARPE, 20**). A re*enção da *ão de obra </line>
<line> v*lu*tária é *ntendi*a como um dos caminho* para soluciona* o prob*e** da *sca*sez d* *ão </line>
<line> de obra (BARNES; *HAR**, 2009; VECINA; CHACÓN; SUEIRO; BARRÓN, 201*). Uma </line>
</par>
<par>
<line> das </line>
<line> particular*dades da ret*nção de mão *e obra volunt*r*a passa pe*o fat* *e que n*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> possí*el utilizar de recursos *i*a****ros c*mo ferramenta para *mpulsi*ná-*a (WAIKAYI; </line>
<line> FEARON; MO*RIS; M*L*UGHLIN, 2012), sendo import*nt* explora* ou**os m*ios. </line>
<line> Dentre as caracterí*tica* q*e influenciam a capac*dade d* rete*ção de um vol*n*ár**, </line>
<line> tem-s* o co*structo engajamento (VECINA et al., 2012; *CHAU*ELI; SALANOVA; </line>
<line> *ONZÁL*Z-ROMÁ, 2002; SEP**LÄ; *AUNO; FELDT; HAK*NEN; KINNUNEN; </line>
</par>
<par>
<line> TO*VANEN; SCHAUFELI, 2009). Vecin* al. (20**) definem o construto et </line>
<line> engaj*m*nto </line>
</par>
<par>
<line> *m </line>
<line> estr*tura tridimensional co*posta por: (*) dedicação, (2) sentim**to de perte*cimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> (3) absorção durante a execuç*o da atividade. Os autores s*gerem que o engajamento </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> crucial no </line>
<line> início </line>
<line> de ca*reira </line>
<line> *o voluntaria*o, *e** *le j*vem *u não, e re*orçam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> compromisso </line>
<line> do voluntário com a organiza*ão. *lém disso, os autores su*er*m que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, **t. 1, p. 03-2*, ***./d*z. 2019 </line>
<line> *w*4.fs*net.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão *o Volun*ário: Qu* Pe*spectiva Adot*r, Universal ou Condicio*al? </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> sa*is*ação e o compromi*so do vol*n*ário s*o determinante* para a permanência na atividade. </line>
<line> Já en*re os *olun*ários *ais *ovens o ganh* de exper*ên*ia e a oportunidade d* aprendizado </line>
</par>
<par>
<line> mostram-se b*sta**e relevante* par* a ret*nç*o *e*es </line>
<line> n*s *rganizações (*AIKAYI </line>
<line> et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2**2). </line>
</par>
<par>
<line> Dent*o de**e contexto, a *estão da m*o de obra volunt*ria, com *m olha* para suas </line>
<line> especificidades (*T**ER, 2016), to*na-se f*ndament*l par* o *esenvolvimento de uma </line>
</par>
<par>
<line> equip* en***ada na realização da* atividades (HAGER; BR*D*EY, </line>
<line> 2011). É </line>
<line> *ossíve* </line>
</par>
<par>
<line> encon*r** na *iteratu*a </line>
<line> diver*os modelos de *estã* ** volunt*rios, incluindo pes*uisas </line>
</par>
<par>
<line> em*íricas que faze* compa*a**vo entre as princ*pais a*o*dagens </line>
<line> (HAGER; BR*DNEY, </line>
</par>
<par>
<line> 20*5). Duas pri*cipais perspecti*as predominam nas pesquisa* contemporâneas (BRUDNEY; </line>
<line> ME*JS, 2014). A primei*a, denom*nada co*o un*versal, segue a *iter*t*ra cláss*ca de gestão </line>
<line> de pessoa* e* que ind*ca a e*is*ência de um conju*to de melhores prát*cas co*uns a tod* e </line>
</par>
<par>
<line> q*alquer tipo </line>
<line> de organiz*ção, "one s*ze fi*s *ll". A segu*da, den*min*da condicional, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> compo*t* po* modelos a*tern*tivos * universal, em que a seleçã* da* práticas de *e*tão d*ve </line>
<line> leva* em *ons*deração as condiçõ*s ou circunstânci*s particulare* das organizaçõe* </line>
<line> (BRUDNEY; MEIJS, *0*4). Dentro desta p*rspectiva, h* dif*rentes abo*dage** (como </line>
</par>
<par>
<line> contingencial, conf*guraciona* e cont**tual), *ependendo </line>
<line> dos *atores analis*dos (HAGER; </line>
</par>
<par>
<line> BRUDNEY, 2015). Vale ressa*tar que a pesqui*a em questão não objetiva aprofundar as </line>
</par>
<par>
<line> defin**ões </line>
<line> * *mplicações dos subgru*os **ntro *a perspectiva condicional, mas sim oferecer </line>
</par>
<par>
<line> elementos que norteiem *ua* p*rsp*ctiva geral ad*t*r (univers*l ve*sus condicional) </line>
<line> considerando fa*ores relevantes no contexto d* organ*z*ç*es sociais. </line>
</par>
<par>
<line> * li*eratura </line>
<line> geral e apl*cada a organ**ações so*i*is sugere </line>
<line> q*e as d**erentes </line>
</par>
<par>
<line> perspectiv*s *ão são </line>
<line> excludentes e que p*dem *er complementares (BRUDNE*; MEIJ*, </line>
</par>
<par>
<line> 2014; ES*EVES; CA*TANO, 2010; HAGER; BRUDNEY, </line>
<line> 2015). Há situações em </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abordagem universa* se aplica. No entant*, em muit*s c*sos a a*o**ag*m co*dicional parece </line>
</par>
<par>
<line> fazer mais senti*o, uma *ez que a ges*ão d* mã* d* obra </line>
<line> voluntária pode ser con*ing*n*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ma gr**de *ariedade de f*tore*, </line>
<line> *omo a mo*ivação o* pa*el dos *oluntários, as </line>
</par>
<par>
<line> caracte*í**icas do voluntár*o, as *aracterís*icas dos programas de vol*nt*ri*do, quantidade de </line>
<line> tempo *ispensad* pelo volun*ário, a cultura da organização, e*tre o*tros a*pec*os </line>
<line> (BRUDNEY; ME**S, 2014; EN*LER*, 2018; MACDUFF; N*TTING; O\CONNOR, 2*09; </line>
<line> REHNBORG, 2*09; ROCH*STER, 199*). </line>
<line> * fim de con*ribuir com o debate t*óric* de *u*l abo*da*em na gestão da mão *e obra </line>
<line> v**untá*ia adot** em contextos di*ti*tos, *er*o ide*tif*cad*s fatores *ete*minantes no co*tex*o </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na *I, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-*3, nov./dez. 2*19 www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. *idar, P. K. Sauan, A. G. Vas*oncel*s Neto, J. S. Olivei*a, J. P. Carvalho </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> das or**nizaçõ*s pes**isadas par*, post*rio*mente, *profundar * </line>
<line> deb*te d* qual abordagem </line>
</par>
<par>
<line> mais *d*qua*a em **da si*ua*ão a*alisada. </line>
</par>
<par>
<line> 3 M*TOD*LOGIA </line>
</par>
<par>
<line> **ra est* pesquisa fo* utili*ada a*o**agem qualitativ*, **a vez *ue esta po**ibilita ao* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisadores </line>
<line> mai*r comp*ee*s*o sobre *s**ctos espe*íficos de *ada instit*ição, relevando </line>
</par>
<par>
<line> elementos im*ortan*es para o a**ance d* ob*etivo proposto. Alé* diss*, a col*ta de dados de </line>
</par>
<par>
<line> *or*a qualitativa for*ece </line>
<line> condições par* *ue sejam capturada* informa*ões re*ativas a </line>
</par>
<par>
<line> o*asiões específ*cas, cronologia **s fatos e a </line>
<line> poss*bili*a** de s* a*r**und*r em </line>
<line> ***t os </line>
</par>
<par>
<line> estratégico*, de acordo com cada caso (M**ES; HUBERMAN; SAL*AÑA, 2014). </line>
<line> Visa*do alcanç*r este t*po de inform*ções, subjetivas, específ*cas de cada co**exto, </line>
<line> optou-se por reali*ar a coleta de dados por me*o de **tudo de *asos. Partindo-se dos *onceitos </line>
</par>
<par>
<line> apresentados *a seção sobre o r*fer*ncial t*órico, a técnica *e **tudo de caso* oportuniza </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> confron*o da teoria com as informações obtidas </line>
<line> na prática (*A*RATT; CHOI; LI, 201*), </line>
</par>
<par>
<line> para que se co**i*a a*alis** fatores que impactam * ge*tão do voluntariado. O plan*jame*to </line>
<line> metodoló*ico des*a *esquisa visou atender critér*os *obustos com o *nt*i*o de propi*iar maior </line>
<line> rig** cient**i*o, bem como pos*íveis replicações para c*n*ron*ações ** corroborações dos </line>
<line> resultados * ser*m enco*trad*s (VOSS; **I*RIKTSIS; FROHLICH, 2002). Assim, buscou- </line>
<line> se *p*iar a pesq*isa de *a*po em qua*r* pilares l*gicos essen*iais para *s estudos *e casos: </line>
<line> validade de co*str***, *alidade *nterna, valid*de e*te*na e confiabilidade (Y*N, 2009). </line>
<line> **le salientar que esta pesqui*a foi realizada por um gru** de cinc* pesqui**d*r*s, </line>
<line> com habilid*des comp*ement*r*s, o *u* favorec** o confronto con*tr*tivo de t*do o processo </line>
</par>
<par>
<line> de pesquisa. O gr*po o*tou po* a*ua* </line>
<line> de forma a fazer c*m *ue todos os *ntegrantes </line>
</par>
<par>
<line> p**ticipa*sem de to*** as </line>
<line> etapas da p*s**isa, </line>
<line> **sde </line>
<line> * </line>
<line> planejamento, di*cu*sões teóric*s, </line>
</par>
<par>
<line> coleta e anál*se de </line>
<line> dados, bem como discus**es refe*e*tes *os *esultados e contribuições </line>
</par>
<par>
<line> t*óricas e práticas. Assim, com rela*ã* à validad* </line>
<line> externa, qu*ndo do desenho *a </line>
<line> pesquisa, </line>
</par>
<par>
<line> o**ou-se por buscar *ariabilidade en*re *s cas*s a serem pesquisados. Esta var*a*ilidade tem </line>
</par>
<par>
<line> como objetivo ampliar as </line>
<line> p*ssibi*idades contin*e**iais de instit*iç*es que **u*m com </line>
</par>
<par>
<line> volu*tariado. *lém disso, e*ta prát**a de *ú*tiplos estud*s de *as*s possibilita ampl**ude de </line>
<line> generaliza*ões, ao se explora* casos díspar*s, contr*bu*ndo para o ar*abou*o teórico e fazen*o </line>
<line> c*m que se alcance melhor compr*ensão d* cotidiano deste tipo de instituições (STUART *t </line>
<line> a*., 20*2). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./dez. 2*19 www4.fsa*et.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão do Voluntár*o: Q*e Perspectiva *d*tar, U*iv*rsal ou Co*dicion*l? </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Para a cole*a *e dados fo* *labo*ado roteir* semiestru*u*ado, ut*liz*do nas entrevist*s. </line>
</par>
<par>
<line> Optou-se p*r este tipo d* col*ta devido à sua característica de </line>
<line> possib*lit*r maior interação </line>
</par>
<par>
<line> com os entrevistados. Além *isso, como *s *ntrevis*a* foram fe*tas nas própr*as institu**ões, </line>
<line> teve-*e * opor*unidade de co*hecer ativid*des e rot*nas, que contribuíram para o *créscimo de </line>
<line> infor*açõ*s, n*o se limitando apena* àquela* ve*ba*iz*das, mas também às observadas *e*os </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa*ores e às obtidas em out*os d*cum*n*os, quando </line>
<line> se t*ve *cesso a e*es. O uso ** </line>
</par>
<par>
<line> protoco*o* bem definid*s foi necessário para **rantir maio* uniformidade </line>
<line> *uanto </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> in*ormações obtidas, já que to*o* os cin*o pe*quisadores re*liz*ram coleta de *ados </line>
</par>
<par>
<line> i**ivi*u***ente. *ssi*, p*ocur*u-se alcançar conf*abili*ade dos dados coletados </line>
<line> evitando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> interfer*ncia *ub*etiva de cada pe*quisad*r, uma ve* que *st* possuía um document* guia </line>
<line> p*ra o processo (YIN, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Durante o process* de escolha </line>
<line> das instituições, un*dade ** análise desta pesquisa, </line>
</par>
<par>
<line> buscou-*e alcançar variabilidades no que </line>
<line> diz respeito ao po*te, com relação * quant*dad* de </line>
</par>
<par>
<line> fu**io*ári** e volunt*rios, além *a área de atuação, bem </line>
<line> como região geográfica. Esta </line>
</par>
<par>
<line> medida, a*ém </line>
<line> da confiab**idad*, visou diminui* </line>
<line> os </line>
<line> vieses das </line>
<line> informações obtida*, </line>
</par>
<par>
<line> contr**uindo tamb*m par* melho* *ener*lização dos result*dos encontra*os. Ou seja, os casos </line>
</par>
<par>
<line> não foram es***hidos de for** completamente aleatória, *o*s </line>
<line> segu*ram parâ*et*os que </line>
</par>
<par>
<line> buscaram contrib*ir para a multiplicidade dos caso* e ampliar * poss**ilidade de repl*cação e </line>
</par>
<par>
<line> continuidade da pesquis*, ao se segui*em procedimentos d* escolhas </line>
<line> pré-de*in**os. Além </line>
</par>
<par>
<line> disso, l*vou-se em consideraçã* també* a nec*ssida*e de se contemplar o arca*o*ço teórico </line>
<line> previamen*e levantado, com o qual se desej* co*tribuir (VOS*; TSIKRI*TSIS; FROHLICH, </line>
<line> 2002). </line>
<line> A*si*, *oram entr*vi*tados, dura*te um p*ríodo de três meses, gestor*s *e 1* </line>
</par>
<par>
<line> insti*ui*ões que </line>
<line> util*zam mão de obra vol**tár*a. *om relação * dis*ribuição ge*gráfica, </line>
</par>
<par>
<line> foram escolh*das *nstituições *anto d* c*dades da região sudes*e, qu*nto da região nordeste do </line>
<line> Bras*l. Tal *ed*da visou *inimizar vi*ses quanto a as*ec*os s*ciais e eco*ôm*c*s, tan*o das </line>
<line> regiões, quanto do tipo d* mã* de o*ra ut*l*zada. Ad*mais, o taman*o das inst*tuições, *o *ue </line>
</par>
<par>
<line> di z </line>
<line> resp**to à quantidad* de funcionários e </line>
<line> v*luntários, *oi u* </line>
<line> *arâmetro utilizado </line>
<line> para </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> possib**itar o con*r*po*to entr* a* div*rsas caracterí*ticas e se elas podem influenciar ou nã* </line>
</par>
<par>
<line> os r*sultados (MILES; HUBERM**; *ALD*ÑA, </line>
<line> 20*4). O </line>
<line> apêndice A ap*e*en*a </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> principais características das institu*ç*es pesquisadas, como foco de *tuação das a*ões s*cia*s, </line>
<line> abrangência da organiz*ção, nú*ero d* funcion*rios e *oluntário* em a**vida*es cont*n*as * </line>
</par>
<par>
<line> e*emplo* de pr*ncip*is atividades realiza**s por v*l*ntários. Na </line>
<line> pr*meira co*una (Caso) </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./d*z. 2019 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Aidar, P. K. *auan, A. G. Vasconc*los Neto, J. S. Oliveira, J. *. Carv*lho </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> a*êndice A consta * referência do caso atrib*ído a ca** inst*tui*ão, que é utilizad* *o longo </line>
<line> deste estudo para ident*ficar * a*sociar as evidências em**ricas às inst*tuições pesquisadas. </line>
<line> A coleta de dados se de* através da **avação em áudi* de **das as entrevist*s </line>
<line> realizadas c*m *es*or** da* inst*tui*ões *esquis*das. A**m dos áudi*s *ol*tados, também f*i </line>
</par>
<par>
<line> p*ssí*el a coleta </line>
<line> de *nformações via observaç*o das ativid*des, be* como por mei* d* </line>
</par>
<par>
<line> docume*tos secundários, q*a*do estes eram de domí*i* </line>
<line> públic*. Esta múlt*pla fonte *e </line>
</par>
<par>
<line> inf**maç*es *oss*b**itou realizar a tr*angulação de dado* empíricos co* teóric*s, </line>
<line> fortalec**do as discussões sobre os a*hado*, bem c*mo con*ribu*u para validade dos </line>
<line> *o*strutos pesq**sados (YIN, 2*09). </line>
</par>
<par>
<line> *pós esta fase, * gru*o *e pe**uisa e*aborou e padronizou os códigos q*e </line>
<line> foram </line>
</par>
<par>
<line> utili*ados n* </line>
<line> a*á*ise das entrevi*tas. **ta *odificação utilizou como base a* </line>
<line> questões </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> ent*evistas semies**utura*as, bem como o* co*strutos levan*ados *a revis*o teórica. Contud*, </line>
<line> à m*dida que as ent*evis**s fo*am anali*adas, outr*s cód**os e *ubcódigos surg*ram e foram </line>
</par>
<par>
<line> adi**onados às a*álises, após discussão entre o *rupo d* pe*quis*. Para análi*e </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> informaçõe*, foi utiliza*o o software Atlas *I que pos*ibili*ou * *rganização das i*fo**açõe*, </line>
</par>
<par>
<line> tanto </line>
<line> por inst**uições quand* por códigos, </line>
<line> auxilian*o os cr*zamento* necessário* </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> com*reensão d*s diversas s*tuaç*es *ncon*radas. A*ém d**so, a *n*li*e por soft*are *avoreceu </line>
<line> com *ue as análises fossem realizadas de form* cruz*da. Ou seja, cada pesquisador re*liz** </line>
</par>
<par>
<line> *m grupo de aná*ises depois estas análises foram cruzadas com as realizada* por outro e </line>
<line> p*squi*ador, *i*im*zando os viese* subjetivo* de int**preta*ão, bem *omo c*ntribuindo para </line>
<line> a validad* inte*na da pes**isa (MILES; HUBERMAN; SA*DAÑA, *014). Assim, o* da*os, </line>
</par>
<par>
<line> após </line>
<line> analisados, fo*am </line>
<line> debatidos *ntr* os </line>
<line> pe*quisadores, cuja d*s*ussão encontra-se </line>
</par>
<par>
<line> dev*dame*te represen*ada na seção a **guir. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUS**ES </line>
<line> A *im de refle*ir q*al a abor*agem da ges*ão da mão de obr* v*luntár*a é *ais </line>
</par>
<par>
<line> adequada, </line>
<line> b*sco*-se *r*me*ramente </line>
<line> ca*acteriza* o c*nte*to pes*ui*a*o. Para tanto, </line>
<line> foram </line>
</par>
<par>
<line> identificados </line>
<line> os p*in**pai* d*safios enfrenta*os pelas l*deranç*s, bem como os </line>
<line> aspectos </line>
</par>
<par>
<line> contextuais relevant*s dentro do grupo de *rganizações pesq*isadas. No A*ê*dic* B, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> possível </line>
<line> visua**zar </line>
<line> *s </line>
<line> p*inc*pais desafio* apo*tados p**os gest**e*, bem como trechos das </line>
</par>
<par>
<line> entrevistas que ilustram cada u* *eles. </line>
</par>
<par>
<line> Há ind*cios *e </line>
<line> que os </line>
<line> *esafios são di*ersos e pr*se*tes ** todas as *ases </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> r**acionamento com o voluntári*, desde </line>
<line> o planejame*to das atividades, pa*san*o *elo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 16, n. 6, art. 1, p. 03-23, no*./*e*. 2019 </line>
<line> w*w4.fs**et.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão do Volun***io: *ue Pers*ec*iva Ad*tar, Universal *u Con**cional? </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> recrutamento (*tra**o e s*l*ção </line>
<line> *e pessoas comprometidas), pela ges*ão (a*oc*çã* adequa** </line>
</par>
<par>
<line> d** p*ssoas às ativida*es, profissional*z***o *a *estão d* volunt*riado) até chegar à r*tenção </line>
</par>
<par>
<line> (recon*ec*mento do trabalhado realizado, c*iação de senso de per*encimento). Entr*t*nt*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir da an*lise das entrevis*as foi possí*el not*r </line>
<line> que o </line>
<line> pri**ipal desafio e*f*enta*o pe*as </line>
</par>
<par>
<line> organiz**õ*s pesquisad*s reside na *ifi*u*da*e em geren**ar o vol*ntário p*ra *antê-lo </line>
<line> engaj*do na ati*ida*e e p*esente n* organização. Para mantê-l* ativo, as or*anizações </line>
</par>
<par>
<line> ut*li*am dife*entes estraté*ias qu* parec*m </line>
<line> e*ta* relac*onadas a **atro pri*cipais aspe*tos </line>
</par>
<par>
<line> identificados, deno*in*dos como *atore* conte*tua*s. São eles: *íve* de dependê*cia *o </line>
</par>
<par>
<line> vol*n*ári* n* *pe*ação </line>
<line> *a* *tiv*dades soc**is, *apel desempenhado p*l*s volunt**ios, </line>
</par>
<par>
<line> fr*quênc** da atividade realiz*da pelo vol*ntário e ní*el de conhecime*to e**ecífico exigido </line>
<line> para realizar a ati*id**e voluntária. </line>
<line> Co* relaç*o ao níve* de dependên*ia do voluntário na opera**o *as ativid*des sociais, </line>
</par>
<par>
<line> i*entifica-se ce*ta var*ação </line>
<line> dentro </line>
<line> das orga*izaçõe* p*squ*sadas. Existem organiza*ões *ue </line>
</par>
<par>
<line> co*tam </line>
<line> com v*lunt*rio* para *omplementar sua *orça de trabal*o e ou*ras que têm a a*ã* </line>
</par>
<par>
<line> vol*ntária prese*te *m grande parte d*s funç**s. * *uadro 1 ilustra com </line>
<line> *rechos das </line>
</par>
<par>
<line> entrev*stas * níve* de dependência do volu*tári* na operação das ativid*des sociais. </line>
<line> Quad*o * - Nível de de*end*ncia d* vol*ntário n* operação *as atividades soc*ais </line>
</par>
<par>
<line> Nível </line>
<line> Descrição </line>
<line> Tre*hos d* entrevistas </line>
</par>
<par>
<line> Alt* </line>
<line> Organizações que co*tam proporc*o*alment* com u* número s*perio* de voluntári*s em com*aração c*m o número de funci*nári*s. </line>
<line> "No no*so movimento tod* mundo é volunt**io. Não tem ninguém *emunerado na nossa est*utur*" (Cas* 05). </line>
</par>
<par>
<line> B ai xo </line>
<line> Organizações que contam proporcionalmente com um númer* inferi*r de volu*t*rios em comparação com o *úm*ro de fu*cionár*os. </line>
<line> "A gr*n*e maior** é funcionári* ou parcei*o* que nós t*mos de organiz*ções parceiras, ou os pr**ta*or*s de serviços, q** são pessoas qu* recebe*am u*a medid* judicial e estão cumprin*o un* horá*i*s aqu* c*no*co" (Caso 11). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado pelos autores. </line>
</par>
<par>
<line> A**m d*sso, també* se </line>
<line> not * a </line>
<line> ex*stência </line>
<line> de </line>
<line> fun*ões di*ersas e*erc*das p*lo </line>
</par>
<par>
<line> voluntár*o. D*sde ativi*ad*s de apoi*, como org*nizaç*o de *estas e capt*ção *e rec*r*os, até </line>
</par>
<par>
<line> atividades centrais, com* coordenação de </line>
<line> proje*os e *tividades de g*stão da instituição. O </line>
</par>
<par>
<line> Quad*o 2 *lustra os tipos de pap*l desempenhados pe*o voluntário. </line>
<line> Rev. F*A, *eresina PI, v. 1*, n. 6, *rt. 1, p. 03-23, nov./*ez. *019 www4.fsan*t.*om.*r/re*i**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Aidar, P. *. Saua*, A. G. Vasconcelos Neto, J. S. Olivei*a, J. *. Carvalho </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Q*adro 2 - Papel desemp***a** pelo *o*untári* </line>
</par>
<par>
<line> Pa*el </line>
<line> Des*riçã* </line>
<line> Trechos de en**ev*st** </line>
</par>
<par>
<line> Ce*tral </line>
<line> Organiz*ções *u e *tribu*m aos voluntários at*vidades a*sociadas à est*atégia da organiz*ção. </line>
<line> "pra q*e es*as o*icinas aconteçam, então... nós não temos c*ndições de ter funcionários, né? N*o tem *o*o. Então a gen*e conta *om os v*lunt*rios..." (Caso 0*) </line>
</par>
<par>
<line> *omplementar </line>
<line> Organiz*ções qu e atrib*em aos vo*untários atividad*s de apoio aos projetos ou às a*ões soci*i* d* organizaç*o. </line>
<line> "Nã*, a gen*e, às vezes, po* exemplo, t*m *essoas da própria *greja que vêm, *e envo*vem em algum tip* de ati*id*d*...qu* não **i**m de ser voluntá*ios, e que nos dão *uporte, *os ajuda* n* *ealização de alguns, prin*ipalmente em relação a f*stivi*ad*s ou celebrações que a gente está fazendo..." (Caso 03). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ela*o*ado pelos *uto*es. </line>
<line> O* demai* f*to*es iden*ificados estão relacio*ado* à ati**dade a ser e*erci*a pe*o </line>
<line> vo*untário. O prim*iro diz respeito à f*e*uência da atividade realiz*da pelo volu*tário, </line>
<line> co*f**me apr*sent*do no Quadro 3. </line>
<line> Quadr* 3 - Fre**ência da ***vidade real*zad* pelo volunt*rio </line>
</par>
<par>
<line> Frequência da a*ividade </line>
<line> Descrição </line>
<line> Trech*s de entrevistas </line>
</par>
<par>
<line> Po*t*al </line>
<line> Atividades que requer*m dedicação por *arte *o vo*untári* por um curto per*odo como participação de f**t*s, *a*ares, bingos, *ampa***s do a*asalho. </line>
<line> "...s* você fi*er qua*quer *ipo d* f*sta, *ocê *em gente que vai. É o voluntariado po**ual" (Caso 07). </line>
</par>
<par>
<line> Permanente </line>
<line> At**idades que requerem maior dedicação por parte do voluntár*o, *á qu* elas acontecem por um longo pe*íodo, como at*ação *omo pr*fe**or, coor*enação d* um p*oje*o/evento. </line>
<line> "a g*nt* coloca as ofic**as de acordo com * horário permite... O horário do, do, d* voluntár*o, né? Da, do, do... do monitor, q*e a ge*t* **ama. Então esse moni*or ele ve* nos horá*ios que el* po*e, regula*ment*... Então existe, ex*ste livros de presença, p*rque i*so tudo * pr*st*do con*a dep*is" (Cas* 09). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elabora*o pelos aut*r*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. **, n. 6, art. 1, p. 03-23, nov./dez. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ges*ão ** Voluntário: Q*e Persp**tiva Adotar, Universal ou C*n**cional? </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> * segundo f*tor identi*i*ado, também relacionado às caracterís*icas das atividades </line>
<line> exer*idas *elos vol***ário*, diz respeito ao nível de conh*cimen*o específico exigido para </line>
<line> realizar *al atividade, conform* demonst**do no Quadro 4. </line>
<line> Quadro * - Nível de co*he*imento específico exigido para reali*a* *tividad* volunt*r** </line>
</par>
<par>
<line> Nív*l de conhec*ment* específico exigido </line>
<line> Descriç*o </line>
<line> Trecho* de **tr*vista* </line>
</par>
<par>
<line> Alto </line>
<line> Atividades que só podem *er realiza**s p*r pessoa* que detêm dete*minad* co*heciment*, h*bilidade *u *u*lificação. </line>
<line> "...*qui tem voluntário que * *spe*ializado e tem o voluntá*io *ue tem boa v**t*de, e**ã* o da b*a vo*tade é *a*s fácil você achar, muit* mais fácil *o qu* o *speciali*ado, e *sse especia*izado uma *ez que você n*o t*m, não tem o que fazer você não *ode ofer**er o serviço, en*e*deu (Caso 16). </line>
</par>
<par>
<line> B ai xo </line>
<line> Ativi*ades que **o exigem nenhum *onhecimento específico, ou seja, po*em ser rea*izada* *or qualq*er pess*a int*r**sada. </line>
<line> " 'eu não sei fa*er na*a, ma* eu q*ero ajudar, e* n*o *ei jogar, eu não sei e*sinar **t*bol, eu não sei ensinar artes, eu não sei ensinar dança, *u vim aqui p*ra a*udar', então esse *i*o de **lu*t*rio qu* veio para ajudar, ele é bem-v*ndo sempre...'Então eu estou dispo*ível, e* olho os me*i**s *a h*r* d* intervalo, eu ajudo na co**nha, *a hora *o lanche * tudo' " (Caso 0*). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: e*abora*o pelos autore*. </line>
</par>
<par>
<line> Com o objetivo de analisa* como asp*ctos c*ntextuais podem </line>
<line> i*pactar as </line>
<line> ati*idade* </line>
</par>
<par>
<line> d* gestã* </line>
<line> do v***ntariado e, a pa*tir daí, prop*r a abordag*m mais </line>
<line> adequada em ca*a </line>
</par>
<par>
<line> situaç*o, escolh*u-se como medida de *esempenho o impacto neg*tiv* da falta/desi*tênc*a do </line>
</par>
<par>
<line> volun*ár*o n* at*vidade. Este </line>
<line> indicador foi s*lecion*do por esta* associa*o à retenção * </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> engajame*to dos voluntários, ide*tificado como p*inci*ais desafi*s enfrentado* pelas </line>
</par>
<par>
<line> *rgan*zações soc**is na c*ndução de m*o de obra *ol**tária, t*nto na li*eratura </line>
<line> q*anto </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pesquis* *e campo. As </line>
<line> evidência* *mpíricas apontam que o impacto n*gati*o de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *ventual *alta/de*is**ncia é *ondicionado *o* se*ui**es fatores contextua*s: (1) *ependên*ia </line>
<line> do vol*ntário na *peração d*s atividades sociais; (2) papel desempenhad* pelo vol**tário (3) </line>
</par>
<par>
<line> frequênci* da *tividade r*alizada *elo vol*ntár*o e (4) nível de con*eci**nto </line>
<line> e*pec*fi*o </line>
</par>
<par>
<line> exi**do para realizar a ati**dade voluntária. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina *I, v. 16, *. *, art. 1, *. 03-23, no*./*ez. 2*19 www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. Aidar, P. K. Sauan, *. G. Va*con*elo* Neto, J. S. Oliveira, J. P. Carvalho </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> Dent*o do contex** pesquisado, *á desd* *rg*ni***ões que são *eri*as integralmente </line>
<line> p*r *oluntários, com alta **pen*ênci* *o volu*tário d*s*mpenhando papéis centrais, **é </line>
</par>
<par>
<line> aq*elas que contam com </line>
<line> o voluntário pa** re*li*ar fun*ões d* a*oi* * </line>
<line> ações soc*ai* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*pleme*ta* sua força *e *rabal*o. Qua*do analisada a **oporção d* voluntári*s envolvid*s </line>
</par>
<par>
<line> dentro da </line>
<line> or*anizaç*o, </line>
<line> bem como o pap*l d*sem*enhado por eles, é perce*ido o uso de </line>
</par>
<par>
<line> d**erentes estra***ias para manter o vo*untário *ngajado. Além d**so, como o n*v*l *e </line>
<line> *nvolvi*e*to do vo*u*tário * dive*so, o impacto da sua *alt*/*esist*ncia também p*rece </line>
<line> apresentar diferentes i*tensidades. Por exemplo, *o c*so de um movimento re*igioso, e* *ue </line>
</par>
<par>
<line> o p**el do voluntá*io é centr*l e o *ível de *ependência é *lto, * entr**i*tado ind*ca q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ri*mo dos projeto* acontece de maneira mais len*a. </line>
</par>
<par>
<line> "No *osso *ovimen*o todo mundo é vo*untario. N*o tem n*nguém remu*erado na </line>
<line> no**a e*t*utur*. Tanto que *t* por *sso o* nossos p*o*etos a*aba* acontecendo de </line>
<line> maneir* lenta [...] as *essoas têm outras a*ividades *r*fissionais, de es**do, n*s </line>
<line> te*os pouco te*po p*a se de*icar efetivamen*e. Então, não conseguimos abraça* </line>
<line> tantos projetos s*multaneamente" (Caso. 05). </line>
<line> Por outro lado, nas organiz*ções *m que o v*luntário des*mp*nha papel </line>
<line> compleme*tar, os *rojetos parecem acont**er de *aneira indepen*ente da atuaçã* d* </line>
<line> volunt*rio. Em alguns caso*, foi *elatada a importâ*cia do v*luntário para que a instituição </line>
<line> ga*he força em se** *rojetos e *m ou*ros casos ap*nas para cobrir even*u**s falta* e auxi**ar </line>
<line> na imp*ementaçã* de pr**eto*. </line>
<line> "(...) a gente nã* de**nde (do voluntário). Eu a*ho qu* a gente poderia fazer *elhor </line>
<line> se * gente t*ves*e, conseguisse traze* *ai* voluntários (...). Nesse sentido que o </line>
<line> padre sempre fala: \São as asas que *os permitem vo*r\(...). Então, nesse sentido, a </line>
<line> *orça do vol*ntariado é mara*ilh*sa" (*aso 06). </line>
<line> A part*r desses dois fatores contextuais, a seguinte p*oposição é formulada: </line>
</par>
<par>
<line> Proposição 1: **anto mais cent**l o p**el *o volun*ário na organiza*ão * maio* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ní*el de depen*ência do **lunt*rio *a *r*ani*aç*o, maio* se*á * impac*o da falta/desistência </line>
<line> do voluntá*io. </line>
</par>
<par>
<line> A Figura 1 *lustra *mpacto nega*ivo da fal*a/desistência do voluntário, *eg*ndo o </line>
<line> caracter*sti*as d* o*ga**zação. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, *. 16, n. 6, ar*. 1, p. 03-23, n*v./dez. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão do Vol*ntário: Que Pers*ectiv* *dotar, Univ*rsal ou *ondicional? </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Imp*c*o *egativ* da falta/d*sistência do volun**ri* segun*o c*r*cterísticas </line>
<line> da o*ga*izaçã* </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *la*orado p*los autores. </line>
<line> *ma v** identificadas as *aracterísti*as co*tex**ais da organ*zação, um* s*gu*da </line>
<line> análi*e r*f*re-se às *aracter*sticas *a at*vidade *oluntária. Nas organizações visi*ada*, </line>
<line> observou-s* que o *mp*c*o da fal*a/*es*stên*ia do v*luntário em atividades pontuais é menor, </line>
<line> especialmente qua*d* també* está ass*ciado a funç*es com ba*xo nível de conhecimento </line>
<line> espe**fico ex*gido, o q*e torna pos***e* realiz*r arranjos n* caso d* ocorrência de *ma falta </line>
<line> o* desistências. Como ex*mplo, cita-*e * festa em comemoração ao d*a das crian*as re*lizada </line>
<line> em uma comunidade *aren*e: </line>
<line> "Tê* vo*untários que ficam com as crianças como mo*itores, e **lu*tários que ficam </line>
<line> *omo mo*itores de b*incad*i*as, e têm voluntário* que a*udam na c*zinh* a pr*parar o </line>
<line> lanche... **s fa*em*s es*a divi*ão e, e*tã*, cad* um va* pro seu posto e começa * </line>
<line> *esta... a quebra é baixa. É *ipo 10% *e que*ra. Então, po**ria ser u* pro*l**a, mas </line>
<line> *ós já semp*e *i**dimos *s vol**tár*os p*nsando, deixando *lguns a ma*s por co*t* da </line>
<line> queb*a" (Ca*o 05). </line>
<line> Em co*t*apartida, fi** evidente * a*to *mpa*to negativo da falta/desistê*c*a e* </line>
</par>
<par>
<line> at*vidad*s perman*nte* dependentes </line>
<line> de v*luntári*s com qua*ificação esp*cífi*a. C*mo é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 16, n. 6, art. 1, p. **-23, n*v./dez. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*ev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. *idar, P. K. Sauan, A. G. Vasconce*os N**o, J. S. Oliveira, J. P. Ca*valho </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> caso de u* professor vol*ntário que *e comp*omete * *ar aulas s*manais sobre te*a </line>
<line> es*ecífico, c*mo r**orç* *scolar, idioma, mús*ca: </line>
<line> "Eu ac*edi*o, eu acho *ue est*u *atendo ****o na tecla, porq*e já teve *robl*m* com </line>
</par>
<par>
<line> alg**s </line>
<line> prof*ssores, p*rque depois de eles faltarem um tempo, a gen*e chego*, </line>
</par>
<par>
<line> con*er**u *om eles e eles...E eles: \*ã*, tá bom, eu vou sair\" (Caso. 02). </line>
<line> "Conheço histórias de que quando o professor co*eça a *a*t*r, o alun* *a* pra aula * </line>
<line> o p*of*s*o* falta. Isso *era uma frustração no aluno que muitas vezes o des*stimul* a </line>
<line> *ontinuar também" (Caso. 05). </line>
<line> * extensão da f*equ**c*a da ativid*de e *o nível de con**cime*t* exigido sugerem * </line>
<line> *s* d* dife*entes modelos de g*stão d* voluntariad* par* mantê-lo *ngajad*. Logo, a segu*nte </line>
<line> pro*osição é *ormulada: </line>
<line> Proposição 2: Quanto *aior * nível de conh*c**ento e*pecífico exigid* e a frequênci* </line>
<line> da atividade exercida pe*o vo*untário, maior se*á o i*pa*to da fal*a/desistência d* voluntár*o. </line>
<line> A *igu*a 2 ilustr* a q*es*ão do impacto da falta/d*sis*ênci* do volu*t*rio conforme as </line>
<line> caracterí*ticas da* at*vida*e*. </line>
<line> Figura 2 - Impact* negativo *a falta/desist*ncia *o voluntário, segund* </line>
<line> característi*as da ativid*de. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: elaborado pelos *utores. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresin*, v. 1*, n. 6, ar*. 1, p. 03-23, nov./de*. **19 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão do V*luntário: Que Perspe*tiva *dota*, *niversal *u Con*icional? </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> Percebe-se pe*as i*ustraçõe* q*e o imp*cto *e*at*vo da f*lta/desistência *o *oluntário </line>
<line> na ativ*dade p*de ser diferente, depend*ndo *os fatore* conte*tuais a*alisados. D*ntro dess* </line>
</par>
<par>
<line> contexto, * abordagem da *estão da mão de obra voluntá*ia </line>
<line> adota*a s* mostrou bast*nte </line>
</par>
<par>
<line> variada. Po* um lado, há organizações que trabalham procedim*ntos bastante estruturad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> completos, assemelhan*o-se à perspectiva univer*al. Por outro la*o, *oi </line>
<line> possível *o**r em </line>
</par>
<par>
<line> diversas organiz*ções pro*edimentos e prát*c*s ma** seletiv*s e c*m nível </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento d*versos. </line>
<line> Esta a*or*age* *e mo*t*o* m*** comum entre a* *rgani*a*ões, </line>
</par>
<par>
<line> talvez pel* restri*ão de *ecursos </line>
<line> de*t*na**s *estão, mui*as vezes t*r*a-*e inv*ável *do*ar à </line>
</par>
<par>
<line> se*pre tod*s as m**hor*s práticas. </line>
</par>
<par>
<line> Este re**l*ad* *ndica a urgê*ci* e a i**or**ncia de se ident*ficar quais a* p*in*ipai* </line>
</par>
<par>
<line> ne*ess*dades da organi*ação * estab*l*c*r a* prioridade* dentro de cada contexto, ante* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*iar uma estrut*ra co*pleta para fazer a gestão do volu*taria*o. Os resu*ta*os sugerem que </line>
</par>
<par>
<line> as organ*za*ões em que os fatores *ontextuais l*vam a baixo ou médio imp*cto neg*t*vo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> falta/desistên*ia do voluntá*i* (ver F*guras 1 </line>
<line> e </line>
<line> 2) não d*vem nec**sari*me*te aplica* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rspe*t*va u*iv*rsal da gestão d* v*lu**ariado, m** enf**izar determin*da práti*a d* *estão, </line>
<line> c*nform* suger* a abordagem condicional. Em contrapartida, nas situações em *ue *s fa***es </line>
<line> con*extuais levam a alt* i**acto *e*a*ivo da f*lta/*esistên*ia do voluntário, parece s*r *a*s </line>
<line> a*equada a ad*ção da perspectiva un**ers*l, *onfo*me de*tacado *m cinz* no Quadro 5. Este </line>
<line> quadro res*m* a abord*gem n* gestão do v*lun*ari*do s*gerida, levan*o e* con*ideração *s </line>
<line> fator*s c*ntextuais da o*ganização e da a*ividade volu**ária analisa*os. </line>
<line> Quadro 5 - Abordagem de gestão do voluntariado, con**derando os fatores </line>
</par>
<par>
<line> context*ais: n*ve* </line>
<line> de depend*ncia do </line>
<line> voluntá*io </line>
<line> na operaç*o, </line>
<line> papel do vol*ntário, </line>
</par>
<par>
<line> frequência da ativid*de e níve* de co*hecimento específico *xigido. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resina PI, *. 16, n. *, *rt. 1, p. 03-23, n**./dez. 2019 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. B. A*dar, P. *. Saua*, A. G. Vasconcel*s *e*o, J. S. *liv*ira, J. P. Carvalh* </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> Qua*ro 5 - Aborda*em de gestão d* volunt*riado, consider*ndo os **tores contextuais </line>
</par>
<par>
<line> Caract**ís *rgani </line>
<line> t*ca* da zaç*o </line>
<line> Característ </line>
<line> icas da *tividade </line>
<line> Impacto falta/* </line>
<line> neg*tivo *a esist*ncia </line>
<line> Abordagem na </line>
</par>
<par>
<line> Alta de*en*ê*c*a do voluntário? </line>
<line> Voluntário desempe*ha pa*e* central? </line>
<line> * freq*encia é permanente? </line>
<line> E*ige alt* nível de conheciment* e*pe**fico? </line>
<line> Con*iderando as c*racterísticas d* *rganização </line>
<line> Consi**r*ndo as características da Atividade </line>
<line> g*stão do vol*ntário </line>
</par>
<par>
<line> sim </line>
<line> sim </line>
<line> *im não sim não </line>
<line> si* si* não não </line>
<line> Alt* </line>
<line> Alto Méd*o Médi* Baixo </line>
<line> Un*v**sal *niversal Univers*l Un*versal </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> sim </line>
<line> s** não sim não </line>
<line> sim sim não não </line>
<line> M*dio </line>
<line> ***o Médi* M*dio Baixo </line>
<line> Universa* Condi*ional *ondicional Condicional </line>
</par>
<par>
<line> sim </line>
<line> não </line>
<line> sim não sim não </line>
<line> sim sim não não </line>
<line> Médio </line>
<line> Alt* *édio Médio Baixo </line>
<line> U*i*ersal Cond*cional Condici*na* Con*ic*onal </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> não </line>
<line> *im não sim *ão </line>
<line> sim sim *ão não </line>
<line> Baix* </line>
<line> Alto *édio Médio Baix* </line>
<line> Universal Condicional Condicional Condi*io*al </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: elaborado pel*s au**res. </line>
<line> *aseado na lite*atur* pertinente e no* resul*ados encontrados na pes**isa d* campo, </line>
<line> *oi estabe*ecid* a segui*te proposição: </line>
<line> Proposiç** 3: A ado*ão da perspectiva co*dicion*l dev* ocorre* quando as </line>
<line> características dos fa*ores contextuais, seja* ela* das o*ganizaçõe* ou das *tividades, não </line>
<line> gerem a*to impacto negat**o da ***ta/desistência do voluntário. </line>
<line> Para a g*stão do volunt*riado, prát*cas u*ualmente relacion*das à ges*ão de recur*o* </line>
<line> hum*nos f*ram identificada* na* organ*zações pesquisadas (C*SKELLY *t al., 20*6). C*mo </line>
<line> con*luído por Cuske*l* et al. (2*06), práti*as com* planejamento, *ecrutam**to, t*iagem, </line>
<line> orientação, tre*namento e reconh*cimento, q**ndo a*otadas, **pac*am p*sitivamen** na </line>
</par>
<par>
<line> rete*ção de vo**ntári*s. Para **ustrar </line>
<line> a p*rspectiva co*dicional, *onsi**rando as </line>
</par>
<par>
<line> car*c*e*ísti*as d* atividade, foi esco*hida prática de tr*agem, por a </line>
<line> ter si*o identificada com </line>
</par>
<par>
<line> diferentes ênfases nas o*g*nizações pesquisadas. *o *aso de </line>
<line> atividades pontuais que </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> re*uere* u* *íve* d* c*nh*ci*en*o específico, a prátic* d* tr*agem *ode ser feita de maneira </line>
</par>
<par>
<line> simples, como u* ca*astro do voluntário antes de inici*r a </line>
<line> ativi**de, ou pode até **smo </line>
</par>
<par>
<line> inexis*i*: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 1*, n. 6, a*t. 1, p. 03-23, nov./*ez. 2019 </line>
<line> w*w4.fs**et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G*stão do V*lunt*ri*: Que P*rspe*tiva Adota*, Univers** ou Con*icional? </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> "E*tão, co*o *ue a </line>
<line> gente faz, dois me*es *ntes da *ção a g*nte já começa * f*zer </line>
</par>
<par>
<line> contato. Com o* *ol*n*ários q*e j* s*o cadast*ados, com alguns parce*ros, algumas </line>
<line> emp**s*s pa**e*ras, * gente *anda um *-*ail de divulgação: \Olha, t*remos tais </line>
<line> at*vi*ades, você não gostaria de s*r voluntá*ia?\, *í as pessoas *e c*das*ram..." (Cas* </line>
<line> 1 4 ). </line>
</par>
<par>
<line> "E as*im, o voluntariado que </line>
<line> *heg* lá s* </line>
<line> cadast*a [...] não *ntra diret*ment* *a </line>
</par>
<par>
<line> ativ*dade. [...] há *ma con*ersa, *á *m acompan*am*nto e qu*ndo ele *igra para </line>
</par>
<par>
<line> dentro do </line>
<line> projeto lá </line>
<line> na com*n*da** e*e está *empre a*ompanhad* de alguém mais </line>
</par>
<par>
<line> experiente" (Caso 01). </line>
</par>
<par>
<line> "Nós já *ivemos algu*s *e*fis *ifíceis, m*s que iss*, * </line>
<line> gente aprendeu ao longo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> temp* que as pró*ri*s pessoas, *uando elas </line>
<line> não se e*ca*x*m, n*o conseguem </line>
</par>
<par>
<line> *on**v*r em grupo, por ex*mplo, elas *esmas vão *e afastando" (Caso 12). </line>
<line> *á *o caso de **ivi*ades qu* neces*it*m ** comp*ometimento do voluntári* *or u* </line>
<line> longo período de tem*o, * se*eção adeq*ada do volu*t*rio passa a ser uma prátic* essenc*al </line>
<line> no processo de gestão do volunta*iado. </line>
</par>
<par>
<line> "É *ógico, nunca esquecendo * </line>
<line> q*est*o do coração, da v*ntade de ajudar, e t*do </line>
</par>
<par>
<line> mais, ma* procur**do, até na que*tão d* en*revistar esse c*ndidato a voluntár*o, *ara </line>
</par>
<par>
<line> ve* </line>
<line> se realmente ele tem uma *strutura em*cional para pode* e*t*r tratan**, estar </line>
</par>
<par>
<line> lidan*o com essas crianças. (...) L*go em seguida * gen*e faz um* integra*ão </line>
<line> co m </line>
</par>
<par>
<line> tod*s os *and*d*tos ess* pr*cesso tod*, a gente, hoje, f*z tr*s vezes ao an* e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *essas in*e*ra*ões, então, a *ente capta *s*es voluntários </line>
<line> para esta* atuan*o aq*i" </line>
</par>
<par>
<line> (Cas* 18). </line>
</par>
<par>
<line> "O cara atuava às veze* *m, *ois meses parava. Ent*o *en*e f*lou \não, então </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vamo* mud*r isso, vamos tentar coloc*r *m critério de pe*s*as que *ealmente </line>
<line> queiram se engajar\, e aí a gen*e monto* o "Ca*inho do Protagonista". O "**m**ho </line>
<line> *o Protagonista" ele é co**tituí*o por *oze tar*fas, o *olun*ário *em que faz*r antes </line>
<line> de entr*r..." (Caso. 15). </line>
<line> Por fim, assim como *e *otaram diferentes *nfases na prática de *iragem/*eleçã* do </line>
<line> vo*un*ário den*ro *a* organizaç*es *e*quisadas, *e*e*dendo dos fatores contextuai*, acred**a- </line>
</par>
<par>
<line> se que a* </line>
<line> demais práticas </line>
<line> d* *e*tão de vol**t*ri*do também devem passar *or *nál*se </line>
</par>
<par>
<line> cuidadosa, *e**r* da perspect**a condi*i*nal. Esta análise auxi*iará os gestores na de*in*çã* </line>
<line> de quais *rá*ica* devem *e* prioriz*das d*ntro de determina*a organi*aç*o, consideran*o o* </line>
<line> aspect*s context*ais rel*vantes. </line>
<line> * CON*IDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> A fim d* oferecer *ma contribu*ção empírica sob*e a gest*o ** volunt*riado, esta </line>
</par>
<par>
<line> pe***is* id*ntificou e ana*iso* os *feitos de quatro fato*es </line>
<line> contextuais no en*ajamento do </line>
</par>
<par>
<line> vo*un*ário. São el*s: dependênci* do voluntári* na *peração das at*vi*ades so**a*s, papel </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 16, n. *, art. *, p. **-23, nov./dez. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/re*is*a </line>
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<line> A. B. Aidar, P. *. Sauan, A. G. Vasconcel*s Neto, J. S. Oliveira, J. *. Carvalho </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> desempenh*do pelo voluntário, fre*uê*cia *a atividade realizada pelo *oluntário e nível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conheci*ento específico **igido para real***r a atividade voluntária. </line>
</par>
<par>
<line> Para manter * voluntário engajado na atividade e pr*sente na organiz*ção, foi poss*ve* </line>
</par>
<par>
<line> not*r que o </line>
<line> grande *esafio enfrentado p*las organizaç**s pesq*i**das reside na **f*cu**ade </line>
</par>
<par>
<line> em gerenciar o </line>
<line> *oluntário. A liter*t*ra e*fat*z* a exi*tência das perspect*v*s uni*er*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ondicion*l para a gest*o do volunt*riado. Com base na an*lis* dos result*dos de e*trevistas </line>
<line> re*liza*a* com gestores de *8 ins*ituições que utilizam mão d* o*ra voluntária, est* pesquisa </line>
<line> fornece *vidênc*as empír**** so*re os e**itos *os quat*o fatores co*textuais ident*fi*a*os no </line>
</par>
<par>
<line> i*pact* n*gativo *a falta/*e*istênc*a do volu*tá*io. Em *el*ção aos f*tores r*lacionados *s </line>
</par>
<par>
<line> caracterí**i*as da *rganização, en*on*r*u-se q*e quan** mais centr*l o papel *o v*luntário na </line>
</par>
<par>
<line> o*g*ni*a*ão e mai*r o ní*el *e dependê*cia </line>
<line> do volunt**i* ** </line>
<line> organ*zação, ma*o* **rá </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> impacto da *alta/desistênc*a do voluntári*. Em re*ação a*s fator*s relacio*a*o* às </line>
<line> c*r*cter**ticas da* ati*idades, encont**u-se que qu*nto maior o nível de conhecimento </line>
<line> e*pecífico exigido e a frequênci* d* atividade exercida pel* vo**ntário, maior *e*á o impacto </line>
<line> da falta/desistência do voluntário. </line>
<line> Neste sentid*, Brudney e Me*j* (2014) aprese**am mode*os de *e**ão de voluntariad* </line>
</par>
<par>
<line> que var*am em função *o* dif*rentes c*nt*xtos definidos </line>
<line> c*m ba*e **s *ara****ísticas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pro*r*ma e das caracter*sticas dos volun*ár*os. Nes*e *studo, é proposto *m modelo </line>
<line> comp*em**tar ao Brudney e Me*js (2014) que co*sidera as car*cterísticas da *rganização e da </line>
<line> a*ividade volu*tári*. O* resul*ados das an*lises revelam que * abordagem uni**rs*l, ou s*ja, a </line>
</par>
<par>
<line> adoção das me*hores práticas, se apli** quando a* </line>
<line> caract*rístic*s dos fatores contextuais, </line>
</par>
<par>
<line> *ejam elas d*s o*ganizações, seja* das a*ividades, </line>
<line> geram alto impac*o *eg***vo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> fa*ta/de*istência. Nestes </line>
<line> ca*os, * sugestão é </line>
<line> q*e *s melhores práticas de ges*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> volu*ta**ad* d*vem ser aplicad*s *m e*u*líbrio pelo gestor das organizaçõe*. Já a perspe*tiva </line>
<line> con**cional deve *er a*licad* quand* as características dos fa*ores co*te*tuais, sejam elas da* </line>
</par>
<par>
<line> organizações, se*am das atividades, geram </line>
<line> b*ixo ou médio impacto negativ* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> falta/desistência *o *ol*ntári*. Nestes casos, torna-se fun*amental, antes de cr*a* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> e*t*utura complex* para faz*r a gest*o do vo*u*tariado, ident*fi*a* quai* as principais </line>
<line> n*ces*idades da or*anizaç*o * estabe*ec*r a* prioridad*s *entro *e *a*a con*exto. * propo*ta </line>
</par>
<par>
<line> é q*e as </line>
<line> organizaçõ*s dev*m </line>
<line> da* ênfase e* prá*icas e*pecí*ica* *e gestão, co*o *riagem, </line>
</par>
<par>
<line> treinamento e re*onhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> **ravés da a*resentaçã* da *xtensão do imp*c*o neg*tiv* da falta/desis*ência </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> vo*u*tário, </line>
<line> *sta **squ*sa espera assistir os gest**es das org*n*za*ões sociais *a </line>
<line> análise </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *at*r** conte*tuai* e seus impacto*, para apoiar a tomada de </line>
<line> deci*ão quant* à abordagem </line>
<line> a </line>
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<line> ser ado*a*a na gestão *o v*lunt*riad*. I**ortan** citar que esta pesqu*sa a*resenta </line>
</par>
<par>
<line> limita*ões. Primeiro, o número *estrito de pessoas </line>
<line> *ntrevista*as em *ada </line>
<line> *rgan*zação. Es*a </line>
</par>
<par>
<line> limi*açã* pod* levar a algum *iés n** resp*sta*. Segundo, o *imi**do número de práticas d* </line>
<line> gestão ana*isa*o. Embo*a a p*á*ic* "triagem" sej* suportada *ela li*eratu*a, pesquisas futuras </line>
</par>
<par>
<line> p*der*o analisar </line>
<line> outras prátic*s, c*mo tr*in*mento e *econh*cim*nt*, *ue são amplamente </line>
</par>
<par>
<line> citadas *elo gr*n*e *otencial em *ornar os voluntári*s mais eng*jados e pro*utivo*. *or fim, * </line>
<line> de co*hecimen*o q*e inúmer*s fato*es ***textua*s pode* interferir *a gestão do </line>
<line> voluntari*do. Nes*a pesquisa f*ram explora*os somente quatro. Pesquisas f*tur*s podem ser </line>
<line> dirig*das a uma me*a-análise d* fatores cont*xtuais e de seu* impa*tos no de*empenho das </line>
<line> organiza*ões. </line>
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<line> X </line>
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