<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 2, art. 4, p. 56-71,fev. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.2.4
</line>
</par><par>
<line>
A Nat*reza do Estado Federal no Contex*o *ontempor*ne*: Visit**do a Estrutura **nceitual
</line>
<line>
Cl*ssica do Fed*rali*m*
</line>
<line>
The Feder*l State in Con**mpor*ry Contex*: The *truct*r* Classi* of Federalism
</line>
</par><par>
<line>
Nelso* Ju*iano Cardoso Ma***
</line>
<line>
Doutor em *ireito pela Uni*ersidade *ederal de Pe*nambuco
</line>
<line>
Profess*r A*sociado do Depa*tamento d* Ci*ncias Ju**dicas d* Un*versidade F*d**al do Pia*í
</line>
<line>
E-mail: nelsonma*o*@ufpi.edu.b*
</line>
<line>
Deborah Det*mam
</line>
<line>
Doutora em Dir*ito *ela Universi*ade *ed*ral d* Paraná
</line>
<line>
Pr*fe*s*ra Adjunt* do D*partamento de *iências Jurídicas da Universi*ade Federal do P*a*í
</line>
<line>
*-m*il: *ebor*hde**mam@ufpi.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
En*e*eço: N*lson Julia*o Cardos* *a*os
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonny *erley *e *lencar
</line>
</par><par>
<line>
Un**e*sid*de Feder*l do Piauí - C**pus Mini*tro
</line>
<line>
Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
Pet*ônio *ortela s/n. *airro In*nga. CE* 64049-550.
</line>
</par><par>
<line>
**resina - PI. *rasil.
</line>
<line>
Artigo r*ceb*d* em 13/08/2019. Última v*r*ão
</line>
<line>
rece*ida em 2*/*8/2019. *provado em 30/08/2019.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereç*:
</line>
<line>
*eborah Dettmam
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade Fede*al do Piauí - Campus Minist*o
</line>
<line>
Aval*a*o pelo sis*ema Tripl* Rev*e*: Des* Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Petr*nio Portela s/n. Bairro *ninga. CEP *404*-5*0.
</line>
<line>
pelo *ditor-Chefe; e b) Doubl* Blind Revi*w
</line>
</par><par>
<line>
T**esina - P*. Brasi*.
</line>
<line>
(avali*ç*o ceg* por dois avaliado*es d* área).
</line>
</par><par>
</page><line>
Revisão: Gr*matical, Normati*a
</line>
<line>
* *e F*rmatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Natureza do *sta*o Federal no *ontexto Co*temporâneo: Visitando a Estr*tu*a C*nceitual
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este
</line>
<line>
arti*o obje*iva
</line>
<line>
*nalisar os problemas deco*rentes da a*oçã* da teoria *ualista
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
federalismo, espec*almente n* *ue está relacionado à titular*d**e e *o exercí**o da *ob*r**ia,
</line>
<line>
bem com* à apli*ação do p*incípio da p*r*icipaç*o e do princípio da autono*i*. P*squisa no
</line>
<line>
âm*ito da dogmátic* j**í*i**, com técnica b*bliografia e subs*di*riam*nte docu*ental. Ao
</line>
</par><par>
<line>
f*nal: uma *bordagem formal
</line>
<line>
e jurídica dos
</line>
<line>
proble**s federativos t*nde à ênfase
</line>
</par><par>
<line>
centralizad*r*,
</line>
<line>
e uma abo*dagem din*m*c* e
</line>
<line>
política dos problemas fede*ativos,
</line>
</par><par>
<line>
e*p*cialmente focada na *ngenha*i*
</line>
<line>
institucional, permite (m*s nã* tende
</line>
<line>
obri*at*riamente)
</line>
</par><par>
<line>
u*a ênfase de*centra*i*ad**a.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a*r**-chave: S*ber*n**. Pri*cíp*o *a Par*icip*ção. Princí*i* *a Auton*mia.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
T**s *rticle aim* to analyze
</line>
<line>
the problems a*ising from the adoption of the dual *ederalism
</line>
</par><par>
<line>
theory, especial*y in what is related to the entitle*ent an* exercise of sovereig*ty and the
</line>
<line>
*rin*iple o* p*rtic*pation and the princip** of a*tonomy. Con*lusion: a form*l and juridical
</line>
</par><par>
<line>
approach
</line>
<line>
of federativ* *roblems tends to t*e centralization em*hasis, *nd a dynamic and
</line>
</par><par>
<line>
po*itical approach of federativ* proble*s, es*ecially focused on ins*itutio*al enginee*ing,
</line>
<line>
allows (*ut do*s not *ecess*rily have) a decentrali*ation emphasis.
</line>
<line>
Key*or*s: Sovereignt*. Principle of Partic*pation. Prin*iple of Autono*y.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 17, n. 2, art. 4, p. 56-**, fev. 2020
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. J. C. Matos, D. Dett*a*
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*R*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Desde a Constit*ição de
</line>
<line>
18*1, todas as constit*içõ*s
</line>
<line>
**asileiras adot*ram
</line>
</par><par>
<line>
ex*ressamen*e a form* federativa de Estado, i*cl*s*ve a *onstitui*ão de 1937. A Const*tu*ção
</line>
</par><par>
<line>
d* 1988, especi*lm*nte,
</line>
<line>
c*nsidera * fe*eralismo uma cl**sula pét**a,
</line>
<line>
o que destaca
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*portância *o in*ti**to na organizaçã* p*lítica brasileira. De man*ira geral, é p*rceptível
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*configu*ação histó*ic* do f*deral*smo brasilei*o desd* o modelo
</line>
<line>
de equilíb*io da
</line>
</par><par>
<line>
*on*tit*ição de 1891, *om dest*cada *e*centraliza*ã* (e a*t*nomi*)
</line>
<line>
para os Es*ados-
</line>
</par><par>
<line>
memb*os, adot*ndo a tend*ncia centralizadora a *artir da Co*stituiç*o de 1934, bem como o
</line>
</par><par>
<line>
afas**mento do
</line>
<line>
mod*lo
</line>
<line>
de equ*líbrio para a incorporação de eleme*tos do fede*alism*
</line>
</par><par>
<line>
*oo*erativo; é comu*, entret***o, apon*ar as con*tituições de 1946 * de 19*8 *omo ret*o*çã*
</line>
<line>
a es*a ten*ê*cia centralizadora.
</line>
<line>
No Brasil, os *eóricos do fed**alismo admitem a *ificuldade *e el*borar **a *efinição
</line>
<line>
(o* a caracte*ização) do Estad* fe*eral que seja precisa e abr*nge*te o suf*ciente para
</line>
</par><par>
<line>
*escrever
</line>
<line>
e**mplos t*o
</line>
<line>
distin*os com* o caso do Canadá, da Índia e da Rús*ia ao m**mo
</line>
</par><par>
<line>
tempo. Ent*etant*, p*** s* t*r um p*n*o de
</line>
<line>
pa*tida minima*ent* se**ro e precis*, aplicado
</line>
</par><par>
<line>
estritamente
</line>
<line>
neste t*ab*lh*, poder-se-ia aceitar, provisor*amente, como *aracterísticas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
fe*e*al*smo *quelas ado*ad*s pe*o **cto federativ* d* Constituição de 198*. A solução parece
</line>
</par><par>
<line>
sim*le* e *e dista*cia
</line>
<line>
*e uma expl**aç*o *eórica par* s*
</line>
<line>
aproximar de uma f*nda*****ção
</line>
</par><par>
<line>
dog*ática,
</line>
<line>
todavia a ideia d* cláusula pétrea e a posição de superio**dade do Sup**m*
</line>
</par><par>
<line>
Tribun*l Federa* pa*a in*e**retar *s
</line>
<line>
*ormas c**stitucion*is (inclusive com muta*ão
</line>
</par><par>
<line>
constit**io*a*) e
</line>
<line>
pa*a invalidar norma* estaduai* e da U*ião tornam a **lução simpl*s
</line>
</par><par>
<line>
insuficie*te ou inace*táv*l. S* o* pr*ceitos federat**o* forem estrita*e**e forma*s, não *ave*á
</line>
<line>
probl*ma; ma* *e *s preceito* *edera**vos precisarem do la*tro mín*mo *e um conte*do e de
</line>
</par><par>
<line>
uma dinâm*ca federat*va, a
</line>
<line>
problem*t*ca *pre*entada p*derá *evar mesmo à i**r**ável
</line>
</par><par>
<line>
co*clusão
</line>
<line>
de que o Bra*il não *e co*figura com* um Est*d* fe**ral o* mesmo que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dispositi*o do *rt. 60, §4º, I da Con*t*tui*ão de
</line>
<line>
**88 é
</line>
<line>
obsole*o do
</line>
<line>
po** o de v* * t a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
dog*á*ic* j*rídica.
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se de pe*quisa dogmática **r*dica, *om * uso *re*onderante d* té*ni*a
</line>
<line>
bibl*ogr***ca. Além d* pertinênc*a te*ática, a seleção da bibliografia deu precedênc*a à ob*as
</line>
<line>
clássicas. Técnica docume*tal foi utilizada sub*idiariamente, especi*lmente e* referência aos
</line>
<line>
do*um**tos nor*a*ivos.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 1*, n. 2, *r*. 4, *. 56-71, *ev. 2020
</line>
<line>
w*w4.f*a*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Natu*eza do Estado F*dera* *o Con**x*o Co**emporâ*e*: Visita*do a Estrutura Co*ce*tua*
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
* REFE*EN*IAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 A Caracterização *onv**c*onal (clássica) d* E*tado fede**l
</line>
</par><par>
<line>
Três elementos *a estrutura *ualista (a posiç** majori*ár*a).
</line>
</par><par>
<line>
*inda *ue nem s*mp*e *eja exp*ícita, a posição ma*oritár** (quase c**sens*al) entre os
</line>
</par><par>
<line>
*o*stituci*nalistas b*asileiro*
</line>
<line>
co*sidera qu* o Estado *eder*l * o *esultad*
</line>
<line>
da união
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*omun*dades políticas parciais (os E*tados-membr*s),
</line>
<line>
d* m od* que *á um a
</line>
<line>
conf*são
</line>
</par><par>
<line>
(un*dade)
</line>
<line>
*ntre o Estado federal e a União; é o qu* s* costuma deno*inar de estrutur*
</line>
</par><par>
<line>
duali**a do E*tado federal, ou *eja, * recon**cimento de duas en*ida*es fede**tivas, o esta*o-
</line>
<line>
membro (en*idade perifér*c*) e a União (ent*dad* c**tral), que * a mesma coisa que o *róprio
</line>
<line>
Est*do fe*er*l. A e*sa premissa s*mpl**, são *gregadas três c*racter*stic*s para *i**renciar o
</line>
<line>
Estado federal do Estado unitári* e são nega*as duas c*ract*rísticas *a*a di*erenciar * Estado
</line>
</par><par>
<line>
*ed*ral d*
</line>
<line>
*onf*deração. O pa*to fe*er**ivo (re*a*tição de c*mp*tências) no Estado federal
</line>
</par><par>
<line>
precisa estar fund**o *m uma cons*i*uiçã* rígida (1), a vontade d*s estados-mem*ros
</line>
<line>
d*v*
</line>
</par><par>
<line>
int**f*rir no poder leg**la*ivo da Uni**, p*in*í*io da par*ici*a*ão (2) * os es*ados-mem*ros
</line>
<line>
de*em gozar de autonomia, *rincípio da au*onomia (3). *or sua vez, são *egados ao *stado-
</line>
<line>
me*bro o di**ito de secessão (*) e o d*reito de nu*ificação (5). Há var*ações para e*sa sín**se,
</line>
</par><par>
<line>
como a exigência da repartição das rendas tributári**
</line>
<line>
ou a p*evi*ão d* um tribunal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
equilíbrio fe*erati*o (VELLOSO, 1992, p. 7-8; HORTA, 1999, p. 14). Ess* sín*es*, de a*gum
</line>
<line>
*odo, foi d*fundida pela dou**ina f***cesa de *eorge Burdea* * de *arcel Prélo*, ainda que
</line>
</par><par>
<line>
se*s fundamentos s*jam originário* da contrib*ição *e Louis Le Fur e *e Paul Lab*nd
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
tema.
</line>
</par><par>
<line>
A simpl*cidade da s*ntese, entretan*o, formul*da a*enas em meados do séc*lo XX, nã*
</line>
<line>
ex**es*a a comp*ex*dade dessa co*for*ação. Parte, por exem**o, de três premissas b*st*nte
</line>
<line>
controvertidas: a) a a*eitaç*o da sobe*an*a como element* fo*mal do Estado, b) a negação da
</line>
</par><par>
<line>
disti*ção en*re a *n*ão (en** centr*l) * o E*tado
</line>
<line>
federa* (*ntre total) e c) a reduçã*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*efinição do Estado fe*e*al ao seu aspecto está**c* (f*rmal, nomi**l).
</line>
<line>
A clá*sica e ainda di*un*ida defi*ição do Est*do lh* confere o necessário atributo da
</line>
<line>
soberania como seu el*me*to es*encia*. A *deia de s*be*ania confere ao Es*ado, den**o do seu
</line>
<line>
territór*o, * monop*lio (ou a prete*são do mono*ólio) d* uso legí*imo da força e da pr*duç*o
</line>
</par><par>
<line>
*o d*reito; o que i*p*ica no
</line>
<line>
âm*ito interno,
</line>
<line>
portanto, * exercício isolado
</line>
<line>
da su*re*aci* do
</line>
</par><par>
<line>
*oder polít*co; nesse s*ntid*, a ideia de soberania r*jei*a a possibilidade d* se *econhece* do*s
</line>
</par><par>
<line>
soberanos simultaneame*te sob*e o mesmo território. A primeira teo*ia sobre natur*z* a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. *7, n. 2, art. 4, p. *6-7*, fev. 2020 www4.f*anet.**m.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. J. C. Matos, D. Dettmam
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
Estado federa*, atribuída aos Federalistas (HA*IL*ON; JAY; MA*ISON, 2001) e depois a
</line>
</par><par>
<line>
Tocqueville (*005), jus*ifi*ava que
</line>
<line>
**qua*to no Est*d*
</line>
<line>
unitár*o a *obe*ania resid* no ente
</line>
</par><par>
<line>
*e*tr*l (no *overno nacional) * na confederaçã* a soberania reside nos ent*s *eri*éricos (*os
</line>
<line>
E*tado* confede*ados), no E*t*do federal a soberania é exercid* pa*a*ela*ente pelos esta*os-
</line>
</par><par>
<line>
membros e p*la *n*ão, *egu*do r**pe*tiva comp*tên*ia estabelecida pe*a constituição (a a
</line>
<line>
refer**cia para e*ta teoria era a *róp*** experiê*ci* norte-americana no *inal do *éculo
</line>
</par><par>
<line>
XVII*). A te*ria *a d*pla sob*rani* ignorou, em certa m*dida, a ideia convenc*onal
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*nidad* da soberania, ainda qu* se possa dizer que cada entid*de seria s*berana na sua
</line>
<line>
resp*ctiva compet*nci*. O fu*dam*nto teóric* *a soberania co*o elemento formal do Est*do
</line>
</par><par>
<line>
é que a at**bui*ão estat*l de assegu*ar * ordem a *az soci*l seria possível ape*as se uma e
</line>
</par><par>
<line>
única
</line>
<line>
*ntida*e **er*ess* o pod** máximo e inconte*táv**, a
</line>
<line>
dualidade de fontes de poder
</line>
</par><par>
<line>
result*ria potencialment* em desordem * instabili*ade. Nesse sen*i*o, o que dif*cult* * adesã*
</line>
</par><par>
<line>
à *eoria *a dupla soberania é
</line>
<line>
a car*n*i* ** *ma te*ceira entidade que *esolve*se *s
</line>
</par><par>
<line>
controvérsias so*re a d*s*ribuição de competência* en*re as dua* en**dad*s federativas; se uma
</line>
<line>
das *uas t*v*r a precedência para r*solve* a con*rovérsia, es*a * a s**eran*.
</line>
<line>
Ass*m, o conceito convencional de Estado (co*o sob*rano) não perm*te a re*epção da
</line>
<line>
teori* *a d*pla soberania *ara explicar o E*tado federal. Entretanto, me*mo no **nal do século
</line>
<line>
XIX, juristas al*m*es d*fendi*m que o elemento formal d* Estado nã* era a soberania e si* *
</line>
<line>
poder de im*ério, de modo que é possível reconhece* Estados soberanos e Estad*s não
</line>
</par><par>
<line>
soberanos. Nesse me*mo sentido, Jellinek (20*0) cons*dera que o con*e*t* ** sob*ran*a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
histo*icamente variável, assim a sua definição como pod*r ú*ico e supremo é reflexo *e u*
</line>
</par><par>
<line>
momento histórico ultrapas**do. A ade*** * q*alque* d*ssa* duas posiçõe*
</line>
<line>
*issident*s
</line>
</par><par>
<line>
produ*iria de*do*ramentos não a*enas ao estudo do Estado *edera*, co*o também
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
modali*ades amb*g*as de o*ganização esta*al (e de associação interestatal) como *
</line>
<line>
Esta*o
</line>
</par><par>
<line>
reg*onal, o *sta*o autonômic*, os prote*or*dos, e comunidades po*íticas como a Comunidade
</line>
<line>
*uro**ia e a Comuni*ade *ritâ*ic* d* N*çõe*.
</line>
</par><par>
<line>
C*m relação à se*unda premiss*, * ampla*ent* *ifundida a i*eia de que *
</line>
<line>
Estado
</line>
</par><par>
<line>
federal *e confu*de com * União. De certo modo, a adoção *a **trutura d*pla do
</line>
<line>
*stado
</line>
</par><par>
<line>
fe*eral *e*olve o impasse da polêmica an*er***; como a União e o Estad* federal são a mesma
</line>
</par><par>
<line>
e*t*dade, a Un*ão (e o
</line>
<line>
Es*ado fe*e**l) s*berana e * estado-*embro não. Ent*etan**, *e é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Uni*o é soberana, resta s*ber qual * diferença
</line>
<line>
entr* Estad* f**eral Estado unit*rio, já *u* e
</line>
</par><par>
<line>
em ambos os cas*s entid*de a
</line>
<line>
centr*l exerce a soberan*a. A teoria
</line>
<line>
da estrutura tríp*ice
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Estado
</line>
<line>
federal (ou teo*ia dos três ente* federa*ivos) di*tin*ue a União do Es*ado f*d*ral, de
</line>
</par><par>
</page><line>
mo*o que o estado-membro e * U*ião são *ntes *ar*iais com o mesmo s*atus (o primeiro ent*
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin*, v. 1*, n. 2, art. 4, p. 56-71, fev. 2020 w*w4.fsane*.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A N*turez* do E*tado Federal no Contex*o *on*emporâne*: Visi*ando a *strutura Conceitual
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
p*ri*érico e o seg*n*o ent*e centr*l) e * Est*do federal é o ente t*tal que exerce a so*erania
</line>
<line>
(KELSEN, *979, p. 362).
</line>
<line>
Assim, no *acto federati*o, * órgão de resolu*ão de eventu*is c*ntrovérsi*s ent** a
</line>
</par><par>
<line>
União os estados-membro* e
</line>
<line>
ou entre e*tados-**mbro* é integrante d* ente total (o pr*prio
</line>
</par><par>
<line>
Estado federal). Como a estrut*ra nominal dos E*tados federais é feita nos moldes da teoria
</line>
<line>
du**ist*, * difícil perceber a est*ut**a trí*lice; nesse sentido, a constituição federal brasileira,
</line>
<line>
por exemplo, c*ns*s*iri* em dois docume*t*s: a consti*uiç*o do Estado federal (que distribui
</line>
<line>
*s competências) e a constituiç*o da Un*ã* (q*e organiza *nt*rnamente a União, as*im como
</line>
<line>
as co**tituiçõ*s *staduais o*gani**m internamente cada *s*ado-membro); da mesma forma, *s
</line>
</par><par>
<line>
ór*ãos
</line>
<line>
denominados de federa*s pod*riam se*
</line>
<line>
classi*icados em dois grupos:
</line>
<line>
os órgãos do
</line>
</par><par>
<line>
Estado federal (com posição acima do* órgãos da União e do* Estado*-me*bros) e *s **gã*s
</line>
<line>
da *nião (similares aos órgãos estadu*is), o S*premo Trib*nal *ed*r*l e o Conselho Nacional
</line>
</par><par>
<line>
de Jus*iça, *o* ex*mplo, **o i*tegrariam pr*pria**nte a es*rutura
</line>
<line>
d* Un*ão, tan*o é que
</line>
</par><par>
<line>
exercem jurisdi*ã* * administração s*bre * Justiça Fe*eral e sobre a Justiça Est*du*l (s*bre a
</line>
<line>
ideia de comunida*es parcia*s, ver KELSE*, 1979, p. 377).
</line>
</par><par>
<line>
Na teoria da estrutur* tríp*ice, en*ret*nto, persiste ** ambigui*ade *obre o que da é
</line>
</par><par>
<line>
e*trutura
</line>
<line>
do Esta*o federal e o q*e é
</line>
<line>
da es*rutura d* *nião, espe*ialmente
</line>
<line>
porque amb*s
</line>
</par><par>
<line>
exe*ce* a *uris*iç*o sobre a totalida*e do ter**tóri* a parti* *e um núcleo cent*al.
</line>
<line>
*om r*la*ão à t*rce*ra p*emissa, o f*der*lismo é explic*do n* contexto da te*ri* das
</line>
<line>
formas de Es*ado, desta*ando-se, porta*t*, o aspecto form*l, e também estático, *a estr*tura
</line>
<line>
estatal. Us*almente, o sistema es**nhol de *uton**ias region*is é c*ass*ficad* como Estad*
</line>
<line>
uni*ári* descentralizado (Es*a*o au*onô**co); do *on*o de *ista forma* ser*a impr**ável u*a
</line>
<line>
classific*ção di*eren*e, **pecialmente por*** o est*tuto regi**al, por exem*lo, o mais
</line>
</par><par>
<line>
próximo
</line>
<line>
da* const*tu*ç*es esta*u**s, precisa *er aprova*o pelas Cor*es (órgão do poder
</line>
</par><par>
<line>
central); ent*etant*, na dinâmi** cotid*an*, uma região
</line>
<line>
como a Ga*ícia *oza d* muito mais
</line>
</par><par>
<line>
au*on*mia que o Estado do *iauí, podendo incl**ive adotar um segun*o idioma *ficia* no seu
</line>
<line>
ter*itório, algo ina*missível no fed**alismo brasil*iro. C*r**sam*n*e, * *esm* Kel*** (1995)
</line>
<line>
da teoria da *strutura tríplice (que é **a abordagem est*tica) também f*rmulou um* teoria
</line>
</par><par>
<line>
*inâmica do f*deralismo. A partir
</line>
<line>
de doi *
</line>
<line>
tipos ideais, * *áxima centralização e * máxima
</line>
</par><par>
<line>
descentralizaçã*, res**ctivam*nte, o Estado unitári* e a confederação, o Estad* federal é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
meio *erm* ideal e*tre os dois. A dis*i**ão entre as t*ês formas de Estado, po*tanto, é de grau
</line>
<line>
e não de forma, permitindo múltiplo* a*ustes; como são t*pos ideais, ca** E*ta*o rea* *em um
</line>
<line>
pouco de duas for*as, *u seja, todo Estado unitári* é um p*uco federal *ambém, a*s*m como
</line>
<line>
toda confederação é um p*uc* federal e vic*-ve*s*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. *, *rt. 4, p. 5*-*1, *ev. 2020 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. J. C. Ma*o*, D. De*tmam
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTADOS E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
3.1 A Apa*ent* Insuf*ciên*ia da C**a*terização Clássica
</line>
</par><par>
<line>
A posição dominan*e,
</line>
<line>
*uase cons*nsual *n*re os con*t*tucional*stas brasil*iros,
</line>
</par><par>
<line>
port*nto, tiran*o uma retórica em prol *os v****es do fed*ralismo, conf*rma * Es*ado federal
</line>
<line>
como um Es*ado un**ário metamorfoseado. Assim c*mo no Estado unitário, no E**ado fed*ral
</line>
<line>
a so**r*n*a reside na Un*ão, mas os *stado*-m*mb*o* interfe**m na e bloqueiam * at*ação da
</line>
<line>
U*ião de duas maneiras: pela lei *a pa*ticip*ç*o e *ela lei da autono*i*.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 A Lei da A*tonomia e a Am**guidad* entre So***ania, Autonom*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*esc**tra*ização
</line>
</par><par>
<line>
A lei da
</line>
<line>
au*on*mia deriva d* proposição de *aul Laband, que considera o **tado-
</line>
</par><par>
<line>
me*b*o um *st*do não soberano. Para tanto, La*and necessita de uma categoria a*i*ional, a
</line>
</par><par>
<line>
da *utonomia (a*tonomia feder*tiva), distin** da ideia
</line>
<line>
de mera *escentralizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
ad*inis*rativa. Essa é a distinção entr* o *stado federal e o Estado unitário desc*ntral*zado, a
</line>
<line>
naturez* d* *escentraliza*ão. *aul La**n* negava à d*finição *e Estado o a*ributo **sen*i*l
</line>
<line>
da soberani*, con*id*rava como elemento **rmal "a titularida*e de um direito de *ominação
</line>
</par><par>
<line>
jur*dico-po*ít*co" independ*nte (B*RACHO, 1986, p. 42), ou *ej*, "um poder originário
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
manda*, isto é, u* poder que não seja derivado" (BARACHO, 1986, p. 42).
</line>
</par><par>
<line>
N*o é
</line>
<line>
*ec*ssário, entretanto, aderir ao conceito de Es*ado de Laba*d (Estad**
</line>
</par><par>
<line>
soberanos e Estados não so*er*nos) para incor*o*ar a l*i d* autonomi* na teor*a federativa.
</line>
<line>
*a* ao estado-**mbro * qualidade *a autonomi* (s*m sobe*ani*) ainda assim o dis*ingue da
</line>
</par><par>
<line>
me*a descentra*iza*ão administrativa;
</line>
<line>
negar ao estado-membr* a qu*lidade de Estado
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
nega necessariamente a *onstruçã* d* Estado f*d*ral. Aban*onar a
</line>
<line>
premis*a de Laband,
</line>
</par><par>
<line>
**tretant*, c*usa d*ficuldade de *elacionar, no *stado fe*eral, a União soberana com o e*tado-
</line>
<line>
membro autôn*mo; p*is, *e o estado-membro é um *oder de *om*na*ão *ndependente,
</line>
</par><par>
<line>
significa que n*o *e s*bmete à s*berania da União, mas a i*eia *e so*e*ania da União
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
su*meter to*os ao se* *oder; par*c* estranho di*er que a autonomia do e**ado-membro é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
poder pleno de*tro do* lim*tes estabelecidos pelo so*e*ano e v*lid* até quando o so*era*o
</line>
</par><par>
<line>
desejar. Não *arece **cil *e***hece* ao e*t*do-me*bro
</line>
<line>
autônomo uma d*stinç*o qualitativa
</line>
</par><par>
</page><line>
em relação à mera descentrali*ação *dm*nistrativa. Em c*rta med*da, a teo*ia k*ls*niana dos
</line>
<line>
três entes *ecepc*ona melhor a lei da autonomia, pois reser*a a soberania apenas para o Esta*o
</line>
<line>
Rev. **A, Teresina, v. 17, n. 2, art. 4, p. 56-71, fev. *020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Natureza do Estado F*deral no Conte*to Con*emp*râne*: *is*tan** a Estrut*ra Concei*ual
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
federal (a constituição), relegando atributo da auto*omia não apen** ao es*ado-membro, o
</line>
<line>
ma* à União também. Como a constituiçã* é um pa**o entre est*dos-m*mbros * * Uniã*, sua
</line>
<line>
modificação se*ia o consenti*ento das duas entidades. Ainda *** a solução ke**eniana seja
</line>
<line>
plausível no p*n*o de vi*ta forma*, na *inâmica do poder, no conf*ito entre as duas entidades,
</line>
</par><par>
<line>
não fi*a claro qu*m pre**lece; as soluçõe* mais fáceis como a adoção
</line>
<line>
de um tr*bunal de
</line>
</par><par>
<line>
eq*ilíbrio federativ* (representante *o e**e total) demons*ram uma excessiva sem*lhanç* com
</line>
</par><par>
<line>
a *eoria *os dois entes (confundin*o *ribunal federal como *
</line>
<line>
órgão do entre total ou como
</line>
</par><par>
<line>
ór*ão *a União).
</line>
</par><par>
<line>
Dist*nciand*-se um pouco dos objet*vo*
</line>
<line>
*e Laband, a *ei
</line>
<line>
*a autonomi* serve *uito
</line>
</par><par>
<line>
mais como critério pa*a *is*ingui*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
e*tado-membro *utônomo da mera de**ent*a*ização
</line>
</par><par>
<line>
adm*nis*rativa (do qu* diferenciar Estados *obe*anos e
</line>
<line>
não sob*ranos). * a*tonomia seria,
</line>
</par><par>
<line>
portan*o, um
</line>
<line>
*ipo especial de
</line>
<line>
descentraliz*ção a*mi*istrati*a, uma técnic* especial
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
*ss*gur*r um modelo *ai* d*scen*ralizado que o convencional *m u* Est*do un*t*rio. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
sentido, a
</line>
<line>
a*tonomia f*derativ* é *íntese de q**tro autonomia* (categorias da
</line>
</par><par>
<line>
desc*ntralizaç*o): au**-administração, autogove*no, autol**islação e *u*o-o*ganiza*ã* (cf.
</line>
</par><par>
<line>
R*CHA, 1997, p. 291; PE*ROSA,
</line>
<line>
1981, pp. 108-109; BADIA, 1976,
</line>
<line>
p. 35; VELL*SO,
</line>
</par><par>
<line>
1*92, p. 7).
</line>
</par><par>
<line>
O tema continua am***uo. A*inal, *o que consiste a*t*-or*anização? No que consiste
</line>
</par><par>
<line>
o poder de elaborar a *r*pria
</line>
<line>
constituição? Quais sã* as competên*ias e*clu*ivas essenciais
</line>
</par><par>
<line>
para con*igura* a aut*nomia fe*erati*a? Como reso*ver **guns *mpasse* q*e n*o *ão de t*do
</line>
</par><par>
<line>
ex*raor*inários, como (a) a legisl**ão da U*i*o
</line>
<line>
em matéria a*arentem*nte de compe*ência
</line>
</par><par>
<line>
excl*siva do estado-membro, (b) as l*mitaçõ*s co*stituci*nais p*ra * constitu*nte estadual,
</line>
</par><par>
<line>
im*edindo, por exemplo, de *dota* o órgão *egislativo bic*meral ou de adotar
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
org*nizaçã* *olít*ca i*terna peculiar s** municípios, (c) a
</line>
<line>
constituição re*ervar *u*tas
</line>
</par><par>
<line>
competências relev**tes para a Uni*o e reservar para o estado-membro muitas com*etências
</line>
<line>
s**undárias.
</line>
<line>
A dis*us**o no contexto do E*tado regional (* v*ri*çõ**), es*ecia*men*e o c*so
</line>
<line>
espa*hol d** regiões a*t*nô*icas, traz uma c*ar*za p*agmática ao t*ma. Geralmente, como já
</line>
<line>
se a*irmou, a Espa*ha é co*siderada um *s*ado uni*ário que adota uma *o*ma particular de
</line>
</par><par>
<line>
des*e*traliz*ção assim*trica; con*ere a **gum*s r*giõ*s **
</line>
<line>
estatuto polític* diferenciado,
</line>
</par><par>
<line>
dan*o a essas regi*es cert* autonomia ** alguns assuntos. O
</line>
<line>
estatut* dife*enci*do não
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
outo*gado
</line>
<line>
pela constitu*ç*o, mas por legi**ação da Uni*o, e *ada região te* o
</line>
<line>
se* p*ópr**
</line>
</par><par>
<line>
estat*to (distintos entre si, portanto), e * União poderá *odifi*a* a *ei da região aut*nôm**a,
</line>
</par><par>
<line>
f*cando, portanto, a região
</line>
<line>
autonôm*ca autônoma sob a *utela da União. É **rioso
</line>
<line>
*otar,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina PI, v. 17, n. 2, a*t. 4, p. 5*-71, fev. 2*20
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. J. C. Mat*s, D. De**mam
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
entret*nto, se com*arar**s, po* exemplo, que a es*era de autonom** (de liberda*e) do Estado
</line>
<line>
do Ceará, no Brasil, é *paren*em*nte m*nor que a es*era *e autonomia (*iberdade) da *egião
</line>
</par><par>
<line>
da Catalunh*, na Espan*a, mesm* se**o
</line>
<line>
no primeiro cas* um **tado *ederal no segu**o e
</line>
</par><par>
<line>
um Estado u*itário.
</line>
</par><par>
<line>
A situação fic* mais c*nstrang*dora quando * apresent*do o ponto *e vista de Ba*ia
</line>
</par><par>
<line>
(re*et*ndo P*elot)
</line>
<line>
qu* con**der* o *st*do region*l um* modalidade d* Estado federal
</line>
</par><par>
<line>
(BADIA, 1976, p.
</line>
<line>
47). Badia dest*ca a m*rca da autonomia, sobretudo, na *nde***dência
</line>
</par><par>
<line>
legis*ativa da região autonômica e não propriamente na prerrogat*va de aprova* a sua *rópr*a
</line>
</par><par>
<line>
*on*tituição. Ness* contexto i*porta**e cons*derar *e a au*onomia federativa deve se *
</line>
</par><par>
<line>
conf*gurar fi** (atual) ou flexível (pot*ncia*), pois, nada i*pe*e que a
</line>
<line>
autonomia pré-
</line>
</par><par>
<line>
e*tabelecida d* um e*tado-*embro possa ser re*i*ta pela União em outro *omen*o, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
per*iste
</line>
<line>
a
</line>
<line>
dúvida: **nfigura
</line>
<line>
um arranjo de natu**za f*derativa q*and* um
</line>
<line>
ente
</line>
</par><par>
<line>
d*scentrali*ado com ampla a*t*nomia n*rm*tiva é tutelad* (pot*nc*a*me*te) pela Uni*o?
</line>
</par><par>
<line>
O proble*a c*nti*ua res*st*n*e. No hipotético conflito entre legis*aç** do a
</line>
<line>
*s*ado-
</line>
</par><par>
<line>
membro e a leg*slação da *nião, qu*m decidirá
</line>
<line>
qual deve prevalecer? A maneira co*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pergunta foi for*ulada sempre resu*tará em uma *e*pos*a *avorável posiç** mai* un*tár*a, à
</line>
<line>
seja para d*r es*a atrib**ção a um **g*o da União, seja para dar a atribuição a um órgão do
</line>
</par><par>
<line>
ente **tal (Estado *eder*l). Em qua*quer das duas r*spostas, p*re*e in**ncebíve* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
res**ução desse tipo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
controvér*ia seja feita
</line>
<line>
pelo *stado-membro. A respo*ta
</line>
<line>
q* e *á
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atrib*ição a um órgão judicial parec* *ã* prosp*rar p** duas razõ*s, pri*eiro porque se t***a
</line>
<line>
d* uma con*ro*érsia *olítica e não j*rídi** e segund* porque o órgão *udi**al e*t*rá
</line>
</par><par>
<line>
n*cessariamente vinculado a uma da* ent*da*es *ederat**a*. *e*se sentido é
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
entrelinhas da *e***x*o *e Badia, *ode-se p*rceber que a autono*ia federativ* ex*ge que não
</line>
<line>
exista um árbitro para *sse tipo de contrové*sia e que o equil*b*io *ederativo é c*nstantemente
</line>
<line>
pac*uado nas rel*ções p*líticas e**re União e esta*o-*embr*, é a c*rcunstânc** q*e determina
</line>
<line>
* solução do *onf*i*o e *ão um árbi**o neutr*.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse se*ti*o, autonomia f*derativ* con*ist*ria muit*
</line>
<line>
mais
</line>
<line>
do que uma esfera
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*mpetência* exclusivas r*le*antes, m*s também uma
</line>
<line>
en*enhar*a
</line>
<line>
inst*tu*io*al
</line>
<line>
equ*librada
</line>
</par><par>
<line>
**e pragma*icamente im*edisse práticas arbitr*ri*s de part* a part*. Seria * din*mica do jo*o
</line>
<line>
po*ítico e não *m ór*ão ne*t*o qu* d**id*ria e*e**uai* contrové**ia*.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse contexto, a lei *a *articip**ão é um *omple**nto importante para * lei
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
auto*omia.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 17, n. 2, *rt. 4, *. *6-71, fev. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A **tureza do Estad* Feder*l no Cont*xto Contemp*râneo: Visitando a Estrut**a *onceitua*
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
3.3 O Senado *ederativo e a L*i da Pa*ticipação
</line>
</par><par>
<line>
Mantendo-*e na pos*ç*o co*vencional do Estado fed*ral *om a U*ião sobe*ana, a *ei
</line>
</par><par>
<line>
d* part*cipação, desde a v*rsão de Le Fur (1*96), di*tinguia o Est*d* fed*ral
</line>
<line>
do Estado
</line>
</par><par>
<line>
*ni*ário pela neces*ária p**t**ipação da vontade d*s estados-membros *o órg*o leg*slativo da
</line>
</par><par>
<line>
União. De
</line>
<line>
cer*o mod*, a lei da participação p*rte da premissa q*e *ão apenas a *obe*ania
</line>
</par><par>
<line>
r*sid* na União, *as também *ue a soberania da U*ião se expressa
</line>
<line>
sobretu*o na a*ividade
</line>
</par><par>
<line>
legisla*iva. A fórmula clássi*a é a adoção d* s*gunda c*mara *egislat*va, um s*nado,
</line>
<line>
represe*tativo *os estad*s-membros. Assim, a l*gisl*ção da *nião precisaria *a anuência do
</line>
<line>
c**junto dos estados-*embros.
</line>
<line>
Badia (1976), entr*tant*, des*aca que um congresso bicameral não reproduz apenas a
</line>
<line>
participaçã* da vont*de dos es*a*os-membros na legislaçã*, ma*, sobret*do, a par*icipa*ã* da
</line>
</par><par>
<line>
vont**e
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
estados-*embros
</line>
<line>
na
</line>
<line>
*t*vidade
</line>
<line>
c*nstitucional,
</line>
<line>
*mpedindo
</line>
<line>
mudanças
</line>
</par><par>
<line>
con**it*ci*nais ou
</line>
<line>
anuind* *udanças const*tucion*is p*trocin*das pela União. Important*
</line>
</par><par>
<line>
not*r que * s*nado *e*er*tivo é órgão da U*ião, ainda que a composiçã* *a s*gunda cas* seja
</line>
<line>
f*rma*a por represen*antes *os esta*os-m*mbro*.
</line>
<line>
Vale destac*r q*e a versão *ri*inal do b*cameral*smo fe*era*ivo concebi* o se*ado
</line>
</par><par>
<line>
c*m*osto por representantes dos
</line>
<line>
es*ados-membros e não pro*ria*ente
</line>
<line>
por repre*entantes
</line>
</par><par>
<line>
eleitos pelo pov* do* estados-membros,
</line>
<line>
os se*adores se assemelh*riam muito mais a
</line>
</par><par>
<line>
d*l*gados plenip*te*ciários dos e*ta*os-membros ou *o *ov*rno *o* *st*dos-mem*ros; n*o é
</line>
<line>
por outra razão que a regra o*ig*nal era a d* qu* o senador fosse esc***i** pelo *o*ernado* do
</line>
<line>
*stado-*embr* ou que fosse e**it* pe** po*er legislati*o est*du*l.
</line>
<line>
No Br*sil, os senadores ass*m como os d*putados feder*is são eleitos em c*rcunscr*ção
</line>
<line>
*lei*oral coincidente com a do território d* estado-membro; ainda que o primei*o cas* a*ote o
</line>
</par><par>
<line>
sistem* eleito*al maj*ritá*io e o segun**
</line>
<line>
o sistema eleitoral p*oporcional, ai*da
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*imeiro tenha a comp*sição paritária da bancada e * segundo *
</line>
<line>
c*m*osição pro*orc*onal
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
população, d*ve-se reco*h*cer que é a mesma co*unidade, o mes*o corp* eleitoral, que é
</line>
<line>
*lege s*na*o*es * dep**a**s. Nesse sentido, *aulo Bonavides *onside*a que "a in*r**ução do
</line>
</par><par>
<line>
sufrágio univers*l direto na escolha dos S*nador*s e*fraqueceu
</line>
<line>
o lado federativo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
instituição, retirando-se *m* faculdad* de d*sig*ação q*e, * ri*or,
</line>
<line>
deve*ia
</line>
<line>
competir aos
</line>
</par><par>
<line>
Estados-*emb*os" (BO**VIDES, 1981,
</line>
<line>
*. 87). O a*gum*nto *e Bonavides co*robora
</line>
</par><par>
<line>
discurso do *n*ão senador Epitácio Pessoa *obre a Const*tuição d*
</line>
<line>
1**1 (BONA*IDES,
</line>
</par><par>
<line>
*981, p. 88-89).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* *I, v. 17, n. 2, a**. *, p. 56-71, fev. 20*0
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. J. C. Matos, *. Dettmam
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
Cláudio Pache*o é
</line>
<line>
ainda mais incis*v* para descaracterizar se*ado como órgão o
</line>
</par><par>
<line>
*eder*tiv*, consid*ra que o senado n*o expressa a vontade dos es**d*s-*e*bros mais do *ue
</line>
</par><par>
<line>
a c***ra. "Se *or sua me*a compo*ição
</line>
<line>
c*rcun*cric*o*al i*ual*tária o Senado devesse ser
</line>
</par><par>
<line>
conside**do como verdadeira Câmar* *os Estados-membros, deveríamos considerar também
</line>
<line>
que a pró*r*a Câ*ara dos Deputados teria parci*lmente esse *arát*r" (PACH*CO, **90, p.
</line>
<line>
221).
</line>
<line>
*e o senad*r é o *epr*sentante d* es*ado-membro por**e foi eleito pel* comunidade
</line>
</par><par>
<line>
do estado-membro, a me*ma conclu*ão seria aplicada ao
</line>
<line>
de*utad* f***ral que é eleito pel*
</line>
</par><par>
<line>
mesma ci*cunscri*ão eleito*al, *elo mesm* elei*orado, pela mesm* comunidade, que elege o
</line>
</par><par>
<line>
s*nador. *esmo no* re*is*ros of*ciai* do Sen*do e da Câmara de D*putados, re*e*ência a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
um senador ** a um deputado federal é sucedida pela **dic*ção do seu e*ta**-membro e do
</line>
<line>
pa*tido po**tico. A única diferença exp*í**ta é que a b*ncada est*dual de sen*d*res é paritária
</line>
<line>
e a bancada estadual de *eputados é proporcional.
</line>
<line>
* prin*ípio da p***icip*ção tem relevância no contex*o da te*ria dualista do Estado
</line>
</par><par>
<line>
federal, cent*ado no conceito conve*cional d* *oberania, e tenta jus*ificar que *
</line>
<line>
es*ado-
</line>
</par><par>
<line>
membro também é soberano na medida *m **e partic*pa da so*e**nia *a União. As d*vida*,
</line>
</par><par>
<line>
no entanto,
</line>
<line>
quanto à represen*ativida*e f**er*tiva d*s senadores retiram parcial*ente os
</line>
</par><par>
<line>
fun**me*tos de Le *ur.
</line>
</par><par>
<line>
Uma observa*ão pra*má*ica, entre*a*to, perceb*r* q*e a paridad* federativa
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
represe**açã*
</line>
<line>
no Senado,
</line>
<line>
ainda que seja *rr*levante pa** o *qui**b*io en*re U*ião e a
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
*stados-membros, é cruci*l para o equ*líb*i* entre os e*tado*-membros. A pr*porciona*idade
</line>
<line>
da rep*es*ntação na Câmara dos Deputa*os imped* * hegemonia dos *s*ados-membros menos
</line>
<line>
pop*losos, ma* *ais numerosos; a *aridade da representação do Senad* impede a h*gemon**
</line>
<line>
de pouco* estado*-memb*o* *opulosos.
</line>
</par><par>
<line>
Não se p*de pe*der
</line>
<line>
*e v i * t a que a
</line>
<line>
dema*c*ç*o estadual
</line>
<line>
da circu*scriç** e*eitoral
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
senadores e deputados fortalece a persp*ctiva loca*, dan*o identidade
</line>
<line>
lo*a* (est**ua*)
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
repre*entante, mesmo que seja rep*esentante em órgão legislativ* da Uni*o.
</line>
<line>
3.4 Feder*l**m* se* s*b*rano: a interferência do **ríd*co no p*lítico
</line>
</par><par>
<line>
C*mo se fosse *ácil su*erar a*
</line>
<line>
objeções
</line>
<line>
apre*entadas sucintamente,
</line>
<line>
é b*stante
</line>
</par><par>
<line>
d*fundi*o
</line>
<line>
o
</line>
<line>
argumento de qu* o Estado fede*al se c*n*igura *o pa*** estático reve*tido
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
form* constituc*onal. A constituição *eparte
</line>
<line>
a* competê*cias e, portanto, li*ita a esfera
</line>
</par><par>
</page><line>
soberana (ou *utô*oma) de cada en*idad* federati*a. C*mo *e f*sse simples, esse argumento
</line>
<line>
*ev. FSA, T*resina, v. 17, *. 2, art. 4, p. 5*-71, fev. 2020 w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Natureza d* Estado Federal *o Con*exto Conte*porâneo: Visi*ando a *stru*ura Concei**al
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
s*stenta que *ventuai* co**litos s*o questõ*s estrita*ente
</line>
<line>
normativa*, *urídicas, portanto,
</line>
</par><par>
<line>
j**iciais. Ou seja, um alto tribunal f*dera*ivo ter*a a atrib*ição de *ir**ir con*rovérsias,
</line>
<line>
es*a*el*ce**o quem tem a razão: esta*o-m*mbro ou U*ião.
</line>
<line>
Como *e as contr*vérsias f*derativas tivessem caráter estritament* jurídic*, *omo se
</line>
<line>
as questões *m t*rno da sobe*ania não *ossem e*senc*almente políti*as. U** resp*sta *im*les
</line>
</par><par>
<line>
p**a situação é consider** o Supremo Tribunal Fed*ral órgão *o Est**o fed*ral e nã* *
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
U*ião, seguindo a teoria kels**iana, deixando cl*ro q*e a U*ião *ão é soberana. Outra
</line>
<line>
solução simples *, considera**o o Supremo T*ibuna* *ed*ra* ** órgão da Un*ão, a*mitir que
</line>
</par><par>
<line>
no federa*i*mo há um tipo de
</line>
<line>
contr**e in*erno **s pode*es da Un*ã*, em
</line>
<line>
que o Tribunal,
</line>
</par><par>
<line>
embora exp**sse * vontade da União, controle os seus e**es*os.
</line>
<line>
*ssa so*ução, *n*re**nto, por ma*s d*fun*ida qu* se*a no Brasi*, d*stoa d*
</line>
</par><par>
<line>
comp*eensão origin** da ideia d*
</line>
<line>
equilíbri* federativ*. Para um teóri*o como B*dia, por
</line>
</par><par>
<line>
exempl*, o p*cto *ederativo é revalidad* a todo insta**e e o equilíbri* **derativo é compost*
</line>
</par><par>
<line>
por cons*antes
</line>
<line>
desequi**brios que *e *q*a*izam. As *o*trovér*i*s fede*ativ*s são resolvidas,
</line>
</par><par>
<line>
p*rta**o, no âm*ito político, *eja pelo acordo, seja pela acom*dação, seja pela suprema*ia *a
</line>
</par><par>
<line>
posição de uma enti*ade sobr* * outr*. *
</line>
<line>
que daria car*ter feder*tiv* é a inde*inição
</line>
</par><par>
<line>
aprio*íst*ca do **s*ltado.
</line>
</par><par>
<line>
A f*rte *entr*lização do fed*ralismo brasileiro, entreta*to, f*ria c*m que a U*ião se
</line>
</par><par>
<line>
tornasse *onstante*ente h*gemônica,
</line>
<line>
c*mo já é. Deve-** te* o *uida*o de perce*e*
</line>
<line>
que *
</line>
</par><par>
<line>
Supr*mo Tribu*a* Feder*l, es*ecialmente nos último* vinte an*s, decidiu constant*mente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fa*o* da União
</line>
<line>
contra a* *omp*tên*ias de esta*os-m*mbros * de municípios. Ev*ntuais
</line>
</par><par>
<line>
exceções de menor impor*ância apenas conf*rmam a regra.
</line>
<line>
Outra objeção é que abrir mão de estab*lece* um árbi*ro supremo pa*a e*entuais
</line>
<line>
controvér*ias se*ia negar a premissa de q** a sob*rania é qualida*e indispensáv*l *o Estad*.
</line>
</par><par>
<line>
Muito embora a con*usã* costumeira
</line>
<line>
de con*iderar * soberania uma categoria jurídica *os
</line>
</par><par>
<line>
leve a acre***ar que o so*era*o é aquele qu* a norma jurídica est*b**ece com* poder **perior
</line>
</par><par>
<line>
i*imitado, n*o per**ben*o que sobe*an** é um comando a
</line>
<line>
polític*, fáti*o, ignorando as
</line>
</par><par>
<line>
formal*dades do *ireito.
</line>
</par><par>
<line>
* CON*IDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
É u** ab*rdagem bastante difundida no Direito procurar resolver os prob*emas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
federa*ismo e da natureza do Es*ado federa* por uma perspec*iva *st*tica e juríd*ca: observar
</line>
</par><par>
<line>
o federalismo como
</line>
<line>
a expressão de u*a constituição federalista
</line>
<line>
e reso**er
</line>
<line>
eventuais
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, **re*ina PI, v. *7, n. 2, art. 4, p. 56-71, fe*. 20*0
</line>
<line>
www*.*sa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. J. C. **tos, D. *ett*a*
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
pro*le*as pol*ti*o* do fed*ralismo com soluções jurídicas, e*pecialment* soluçõ*s fundadas
</line>
</par><par>
<line>
n* exegese d* constituição feita por um ór*ão *udicial
</line>
<line>
polit*cam*nte *e*tr*. *ssim, os
</line>
</par><par>
<line>
p*ob*emas
</line>
<line>
do
</line>
<line>
fe*eralis*o
</line>
<line>
poderi*m
</line>
<line>
facilmente
</line>
<line>
*er
</line>
<line>
reduz*dos
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pro*l*mas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consti*ucionalidade, d* aplic**ão jurídic* (ou judi*ial) da constituição.
</line>
<line>
Uma re*p*s*a para a *bordagem *stática e outra par* * di*âmica.
</line>
</par><par>
<line>
*ma *b*rdagem
</line>
<line>
estática *st* centr**a na r*pa*tição c*nstitucion*l de **mpetências.
</line>
</par><par>
<line>
Haven*o competênci*s exc*usi**s para os est*dos-memb*o*
</line>
<line>
co*figura-s* a a*t*nomia
</line>
</par><par>
<line>
f*derativ* e haven*o um *enado c*m a representação dos estados-mem*ros *onfigura-s* a lei
</line>
<line>
*a p*r*icipaç*o. *s d*is el*mento*, grosso modo, configuram o Estado federal.
</line>
</par><par>
<line>
Uma abordagem dinâ*i*a, entr*tanto, co*sidera a efe*iva
</line>
<line>
auto*omia dos estados-
</line>
</par><par>
<line>
membros. Vale **stacar *ue ning*ém se preoc*** c*m a even*ual falta de *utono*ia /
</line>
</par><par>
<line>
soberania d*
</line>
<line>
União em p*oveito do
</line>
<line>
estado-memb*o, o que dem*n*tra, claramente, que as
</line>
</par><par>
<line>
exp*riências d* fede*alismo são experiências *e, pel* men*s, u*a leve superioridade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
União. A discussão *obre a au**no*ia, portanto, não s* restr*nge a demar*ação d*
</line>
<line>
c*mpetências exclus*vas p*la const*tuiç*o, ma* sobre qual a re**vân*ia *ess*s comp*tênc*as.
</line>
<line>
*ão é *or ou*ra razão que causa est**nheza aos brasileiro* a cons*ataç*o de que na E**anha
</line>
<line>
uma *egi*o **tonô*ica apare*t* s** mais a*tôno** ou i*dep*ndente que um est*do-membro
</line>
</par><par>
<line>
*o Brasi*. E*tatica*ent*, formalm*n*e, a dependên**a de aprov*ç*o
</line>
<line>
d* con*tituição
</line>
</par><par>
<line>
autonômica pelas C*r*es *sp*nhola* configu*a ni*idamente o Estad* unitári*, em contr*ste
</line>
</par><par>
<line>
com as con*titu*çõ*s estaduais bras*leiras aprovadas **las *omunidades
</line>
<line>
periféricas.
</line>
</par><par>
<line>
En*re**nto, o
</line>
<line>
*onteúdo da constituição *uto**mica e dinâmica da* relações entre o *oder a
</line>
</par><par>
<line>
central * periféric* demon*tram o **ntrário.
</line>
<line>
U*a resposta para * fed*ralismo j*ríd**o e o**ra para o político.
</line>
</par><par>
<line>
* partir *a pe*spectiv*
</line>
<line>
do jur*s*a, é comu* ***siderar que ev*ntuais c*ntro*é*sias
</line>
</par><par>
<line>
fe**rativ*s sejam r*solvidas pelo poder judiciário; argument*, geralm*nte, *un**d*
</line>
<line>
na ideia
</line>
</par><par>
<line>
de que o pac*o *ederativo adotou a forma constitucional, portanto, normativa e que, ass*m, os
</line>
<line>
p*o*l*mas fed**a*ivos são *ro*le*a* j*rídicos e n*o políticos. A típica maneira pela qual os
</line>
<line>
jurista* resolv*m *s problemas da soberani* é, formalment*, nor**t*vamente, de*erm*nar qual
</line>
</par><par>
<line>
é o ór**o que *á * última
</line>
<line>
palavra. Q** n*s
</line>
<line>
*ltim*s décadas se
</line>
<line>
conve*ciono*, sem maior
</line>
</par><par>
<line>
dis*uss*o, admiti* que sej*
</line>
<line>
prerrogat*va do po*er judic*ário, especialmente do Suprem*
</line>
</par><par>
<line>
Trib*nal Federal.
</line>
</par><par>
<line>
É *u**oso o c*ntraste com uma p*sição como a d* Badia que não resolve os p*obl*mas
</line>
</par><par>
<line>
da soberania
</line>
<line>
*o âm*it* do direi*o, mas no âmbito d* política. * so*era*o não é aqu*le
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, v. 17, n. 2, art. 4, *. 56-7*, fev. 2*20
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Nature*a do Esta*o F*dera* n* Contexto Conte*porâneo: V*sitando a Estr*tura *onceitual
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
formal*ente designad* como tal, mas *quele q*e efetivamente e*erce (ou *ode e*ercer) o
</line>
<line>
p*de* polí*ico supremo.
</line>
<line>
D***-se ter em con*a tamb*m o fund*mento de um* Suprema Corte, nos Es*ados
</line>
</par><par>
<line>
*nido*, *omo órgão *eder*tivo e não como
</line>
<line>
órgão de j*ris*ição cons*i*ucion*l. De*e-*e
</line>
</par><par>
<line>
c*nside*ar Suprema Corte *o*o a
</line>
<line>
órgão, antes, da U*ião pa*a controlar os excessos *a
</line>
</par><par>
<line>
le*islação e*tadua* do
</line>
<line>
que p*opriament* um órgão j*dicial pa*a controlar o* excessos dos
</line>
</par><par>
<line>
outros podere* (legisla*iv* e executivo).
</line>
<line>
O* clássicos ele*entos caracterizadores do Estado federal, tal c*mo amplamente
</line>
<line>
difundidos *o Brasil, são insuficient*s e pragmaticamente inóc*os; reparticip*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
constituc*o**l de competências, acr*scidos d* princípio da aut*n*mia ** princíp*o da *
</line>
<line>
partici*ação, não resumem ad*quadamente a *en*ida** do d*b*t* c***sico; o excess**o apeg*
</line>
</par><par>
<line>
a* aspecto forma*
</line>
<line>
da proc*amaç*o nominal d* f*de**l*smo como
</line>
<line>
c*áusula pé*r*a *u da
</line>
</par><par>
<line>
r*part*çã* nomin*lmente *quil**rad* das competências **m*ém **o resistem a *ma *imp**s
</line>
</par><par>
<line>
c**paração entre a *inâmica em um *s*ad* unit*ri* mai*
</line>
<line>
descentraliza*o e um *stado
</line>
</par><par>
<line>
*e*e*al *ais central*zado; as sequelas das indefin*çõe* sobre a nature*a do p*der político
</line>
<line>
estatal (controvér*ias so*re a sobe*an*a) também dificultam os *rr*njos sobre o desenho
</line>
<line>
*nstituciona* no federalismo. A parti* de toda* a* ressalvas, ao que par*ce, uma aborda*e*
</line>
<line>
form*l e jurídica do* proble**s fed*ra*ivos tend* à ê*fase *e*tra*iz*dora, e uma abord*g*m
</line>
</par><par>
<line>
d**âmica e p**íti** dos problemas *ederati*os, **pecial*ente f*cada n*
</line>
<line>
engenharia
</line>
</par><par>
<line>
institucional, permite (mas não tende obrigator*am*nte) *** ênfas* descentralizador*.
</line>
<line>
R**ERÊN*I*S
</line>
<line>
*ADIA, J. F. *l fe*eralism*. Revista de Estudios Poli*i*o*. 19*6; 206-207: 23-*6.
</line>
<line>
BARACHO, J. A. O. Teoria g**al d* f*dera*ismo. *io de Ja*eiro: F*rense, 1986.
</line>
</par><par>
<line>
BARROSO, L. R. Dire*t* consti*ucio*al brasile*ro: o *rob*ema
</line>
<line>
*a federação. R*o
</line>
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Visitando a *strutu*a Conc*it*al Clá*sica do Federal*s*o. Rev. F*A, Teresi*a, v.17, n. *, art. 4, p.
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56-71, fev. *020.
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Rev. F**, Ter*sina, v. 17, n. 2, art. 4, p. 56-71, *ev. 2020
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www4.fsan*t.com.br/re**sta
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</document><par>
<line>
A *aturez* *o Es*ado *ederal no C**texto C*ntempor**eo: Vis*tando * *strutura *onceitual
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71
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<line>
*ontribui*ão do* *utores
</line>
<line>
N. J. C. M*t*s
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*. Dett*am
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<line>
1) *oncepção e planeja*ento.
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X
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X
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2) análise e *nterpretação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
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X
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3) elaboração do rascunho ou na revi*ã* crítica do conteúdo.
</line>
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X
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X
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*) p*rticipação na aprovação da versão fi*al do *a**scr*t*.
</line>
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X
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*
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</page><line>
Re*. FS*, Te*esina PI, v. 17, n. 2, art. 4, p. 5*-7*, fe*. 2020
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*ww4.fsanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)