<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 1, art. 10, p. 195-216, *a*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.1.10 </line>
</par>
<par>
<line> *dentificação de Perdas por Meio *o *istema To*ot* de Pro**ção: Um Estudo d* *aso em um </line>
<line> Api*rio </line>
<line> Identif*cati*n *f Losses T*rough the Toy**a Pro*uction Sy*tem: * Case S*u*y in an A*iary </line>
</par>
<par>
<line> Cristiano Zieg*er </line>
<line> *outorado em Eng***aria de Pr*dução pela Univ*rsidade F*deral de San*a Maria </line>
<line> Mestre em *ng*nharia de Produ*ão pela Un*ve*sidade F**eral de *an*a Maria </line>
<line> E-mai*: c**stiano.z*egler@bol.com.br </line>
<line> R*n*n Mitsuo U*da </line>
<line> Doutorad* em Engenharia de P*odu*ão pela Unive*sid*de *eder*l de Santa *ar*a </line>
<line> *estrado p*la U*iversidade Fe*eral de Santa Maria </line>
<line> E-mail: renan.*itsuo@hotmail.c*m </line>
<line> *d*i*no *endo*ça S**za </line>
<line> Doutor em Enge*h*ria d* Produção p*la Unive**i*ade Federal de Santa Cat*rina </line>
<line> P*o*essor da U**v*rsi*ade Fede*al de Santa **ria </line>
<line> E-mai*: amsouz*.sm@gmail.c*m </line>
<line> Lea*dro Canto*ski da Ro*a </line>
<line> Dout*r em Engen**ria de Pro*ução pela Univ*rsi*a*e Federal de Santa Ca*a*ina </line>
<line> Pro*essor d* *niver*idade Federal de Sant* Maria </line>
<line> *-*ail: leski78@hotmail.com </line>
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<line> E*dereço: C*istiano Ziegler </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dade F*d*ral de San*a Maria. Av. *ora*m*, 100* </line>
<line> Editor-Chefe: *r. Tonny Kerley de Alen*ar </line>
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<line> - Camobi, *ant* M*ria - RS, *7105-900. Brasil. </line>
<line> Rodr*gues </line>
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<line> Ender*ço: </line>
<line> **nan Mit*uo Ued* </line>
</par>
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<line> Unive*s*dade *ederal de Santa Ma*ia. A*. Roraima, 1000 </line>
<line> Ar*igo recebido em 2*/0*/*01*. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
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<line> - Camobi, S*nta *aria - RS, 9710*-900. Brasil. </line>
<line> *ecebida em 10/09/2019. Aprovad* em *1/0*/2019. </line>
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<line> Endereço: </line>
<line> Adriano Mendo*ça Sou*a </line>
</par>
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<column>
<row> Un*versidade Federal de Sant* Maria. Av. Ro*aim*, 1000 </row>
<row> - Camo*i, Santa Maria - RS, 97105-900. Bras*l. </row>
<row> Endereç*: *eandro Cantorski da Rosa </row>
<row> Univ*r**da*e Federa* *e Sa*ta *a**a. Av. Rorai*a, 1000 </row>
<row> - *amobi, Sa*ta Maria - RS, 9*1*5-900. Br*sil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sistem* T*i*le Review: De*k Review a) </row>
<row> pelo E*i**r-*h**e; e b) Double Bl*nd Review </row>
<row> (avaliaç*o c*ga po* dois ava*iadores d* área). </row>
<row> Re*isão: Gramatical, Normativa e de Format**ão </row>
</column>
</par>
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<line> C. Ziegler, R. M. U*da, A. M. Souza, L. C. Rosa </line>
<line> 196 </line>
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<line> RES*M* </line>
<line> O Sistem* Toyota de *r*d*ção (STP) é uma metodologia para *ormular *ç*es gerenciais de </line>
</par>
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<line> m e l * o r i a e m * i * t e m a s de p r o d u ç ã o . D e nt r o * e s s * s i s t e m a , u m * e t * p a é a e l i m i * a ç ã o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p e r * a s n o s p * o * e s * * s p r * d * t * *o s , t é c n* c a c * n * * c i d * c o m * a * d e n t * f i c a * ã o d a s s e t e * e * * a s . </line>
<line> Em si*temas *roduti**s *imples, com* empresas produtoras de m*l, apiários, normalmente </line>
<line> não são ela*oradas técnicas de melhora*ento, devido principalmente ao pe*ueno t*manho </line>
<line> dessas empresa* e serem ap*nas *tivid*d*s de c*mplemento de renda a pe**eno* </line>
</par>
<par>
<line> a gr i c u l t o * e s . P o r é m , a pr o * u ç ã o d e </line>
<line> m e l r e p r e s e n t a u m a d a s a t i vi d a * * s qu e f o r n e c e g r a n * e s </line>
</par>
<par>
<line> o p o r t u n i d a d e s p a * a a a gr * c u l t u r a f a m i l i a r . * om i s s o , o o bj e t i v o </line>
<line> d e sse e s t u d * </line>
<line> d e cas o * </line>
</par>
<par>
<line> ide*tificar as perdas por m*io do Si*tema Toyot* de Produçã* em um *piár*o e rea*izar as </line>
</par>
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<line> proposições de *elhorias. A justifi*at*va do </line>
<line> estudo c*nsiste em melhorar </line>
<line> o * i st e m a </line>
</par>
<par>
<line> p r o d * t i vo d e u m a p i á * i o p a r a a u m e n t * r a l u c r a t i v i d a d e d * * s a </line>
<line> em p res a e s *rv i r d e ex em p * o </line>
</par>
<par>
<line> para outras empresa* p*oduto*a* de mel, a utilizar o STP *ara melho*ar seu sistema </line>
</par>
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<line> pro*uti*o. ** perdas identif*cadas *ão princi*alment* </line>
<line> relacionadas ao trans*or*e, </line>
</par>
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<line> * o v i * e nt a ç ã o , e * t o q u e e e s p e r a , u m * d a * s u ge * t õ e s é m i n i m * z a * a d i s * â n c i a e n * r e * s </line>
<line> colmeias e o en**eposto, a* *utras sugestõ*s *stão dispo*tas *ai* *etalhadas no est*d*. </line>
<line> Palavras-chave: Sistema T*yota de Prod*ção. Identifi*ação de P*rdas. Apiár*o. A*icu*tura. </line>
<line> A*STRACT </line>
</par>
<par>
<line> The To*ota Pr*duction System (STP) *s a st*nd*rd f*r manageria* </line>
<line> action* to im*r*ve </line>
</par>
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<line> producti*n *ys*e*s. Clo*e up syste*, one face f*r the ex*austion p*ocesses </line>
<line> in product </line>
</par>
<par>
<line> pro*esses, tech*ologica* software with the iden**fication of *even los*. In simple production </line>
</par>
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<line> systems, honey-*roducing c*mpani**, th*ir own, usually *o </line>
<line> not </line>
<line> el***rate b*eeding </line>
</par>
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<line> t*chniques, have the*r ori*i*s, and ar* j*st *upp*emen*a*y income activities. However, hon*y </line>
<line> production r**resents one of th* activities *hat *rovid** t*e greatest *pportuni*ies for family </line>
</par>
<par>
<line> f*rm*ng. With this, </line>
<line> the study of th* the*e is use* as loss thro*gh </line>
<line> the Toyo** Produc*ion </line>
</par>
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<line> syst*m in an *piary and perform as propositi*ns for </line>
<line> **provements. *he jus*i***a*i*n for *h* </line>
</par>
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<line> metho* is to improv* the *ro**ctive syst*m of a program to increase the pr*fi*ab*lity of </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> company and to serve *s an example *or other energy produ*i*g c*mpa*ies, such as *TP *or </line>
<line> i*s **oduction syst*m. *he losses are relate* to the transport, the *ov*m*nt, the s*ock *nd the </line>
<line> wai*, *he *u*put of vide*s *s minimal between *he c***** and the *arehouse. </line>
<line> Keywords: Toy*ta Production System. Losses Identifi**tion. Apiar*. *e*keepin*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, *. 1*, *. 1, art. 1*, p. *95-216, j**. 2020 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
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<line> Id*ntificaçã* *e P*r*as p*r Meio do Sistema T*yota de Pr*duçã*: Um Estudo de **so em um Apiá*io </line>
<line> 197 </line>
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<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
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<line> Em um *erc*do *a*a v*z mais competit**o, *s empresas nec*s**tam cri*r est*até*ias </line>
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<line> de m*lhor**s *m </line>
<line> seus proc**sos e a**ptar-se às mudanças i*postas (*EM*; FERREIRA, </line>
</par>
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<line> *019). Nesse senti*o, o Sistema *oyota de Pro*u*ão (*TP) s*rve de ba*e par* formular um </line>
</par>
<par>
<line> c**j**to de aç*es </line>
<line> gerenciais de m*lhori*, </line>
<line> com *oco </line>
<line> na melh*ria da *u*li**de re*ução e </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> custos (PERGH*R; RO*RIGUES; LACERD, *0*1). </line>
<line> O m*delo **m como um do* seus p**ares * *liminaç*o *e p*r*as nos processos </line>
<line> pro*utivos (SANTOS; GO**; S*NTOS, *01*). Ess*s p*rdas são div*di*as *m sete </line>
<line> *ate***ias: perd*s por super*rod*ção, perdas por transporte, perdas no processam*nto, p*rdas </line>
</par>
<par>
<line> por fabricação de produ*os defeituosos, perda* </line>
<line> por estoques, perdas p*r movime*tação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> perdas por *sp**a (SHING*, 1*96; OHN*, 1997). </line>
<line> A S*P é difun*id* n* m*io ci*ntífico * emp*e*aria*, como destaque, es*a metodologia </line>
</par>
<par>
<line> *oi ut**izad* *a*a re**ção </line>
<line> do l*a* time e </line>
<line> e*toque de </line>
<line> uma empr*sa *o se*or *etal*ec*nico, </line>
</par>
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<line> fabricante de bombas d\água, *idr**a*adoras e gerado*e* eólicos d* *equeno porte (LEI*E et </line>
</par>
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<line> al., 2017). A*ém desse estudo, **se </line>
<line> mode*o j* f*i uti*izado t*mb*m *ara mel*orar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organizaçã* do layo** produt**o, dim*nuindo o tr*n*porte in*erno de mat*rial e pes*oa*, esse </line>
<line> méto*o mostro*-se ad*q*a*o para el*minar desp*rdíc*os e aumentar a produtividade *m uma </line>
<line> indúst*ia *e co*fec*ões (RICCI *t al., 20*9). </line>
<line> Nes*e estudo, essa metodologia será uti*i*ada em um sist*ma produtivo de u* apiár** </line>
<line> no mu*icípio de Três d* Mai*, noroe**e do estado do Rio G*and* do Sul. A **odução de me* </line>
<line> represent* uma das ativid*d*s que fornec* gra*d** oportun*dades para a agric*ltura fami*iar, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo *omp*emento de ren*a </line>
<line> (CO**A et *l., </line>
<line> 2016). O Brasil </line>
<line> p*ssui fa*ores *ue per*i**m </line>
</par>
<par>
<line> alcançar níveis de produção e comerciali*ação que p*dem torn*r o pa*s em um dos *í*ere* em </line>
<line> produç*o de mel *o m*ndo (C**TA J*NIOR et al., 20*7). </line>
</par>
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<line> O ob*et**o dess* e*tudo é ide*ti*icar as perdas por meio do Sistema Toyota </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> Pr**u*ão em um ap*á*io e </line>
<line> r*alizar as proposiç*es de melhori*s. Nes*e *ent**o, *erão </line>
</par>
<par>
<line> detectada* *s s*te perdas ** p*oc*s*o e descr*tas *s *ane*ras c*mo esse p*ocess* poderia ser </line>
<line> melhorad* para alcançar *ma melho* eficiência e* todo o sis*ema prod*tivo. </line>
<line> A j**tificativa con*ist* em melhora* o sistema produt*vo de um apiá*io, com **tuito de </line>
<line> aumentar a lucratividade dessa empresa e serv** de ex*mpl* par* outras empresas produtoras </line>
</par>
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<line> *e mel, e </line>
<line> *tilizar o STP para melhorar seu sist*ma p*od*tiv*. Alé* disso, ex*ste </line>
<line> a </line>
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<line> necessidad* *e pre***vação d*s abelhas, mai* *re*isamente a a*elha melífe*a (Apis Mellifer*). </line>
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<line> Essa espécie de *belha forn*ce se*viços de polin*zação mui*o </line>
<line> va*orizados </line>
<line> pa*a culturas </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 1, a*t. 10, *. 195-216, jan. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.b*/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> C. Zi*gl*r, R. M. Ueda, A. M. So*za, L. *. Rosa </line>
<line> 198 </line>
</par>
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<line> agrícolas, **incipalmente no mom*nt* de fecundação das plant*s para * desenvo*vi*ento de </line>
</par>
<par>
<line> frutas </line>
<line> * gr*os (CALDERONE, 2012; GARIBALDI </line>
<line> et a*., 2013). C*m ap*á*ios b** </line>
</par>
<par>
<line> organ*z*do*, a aplicação ** técnicas de diminuiç*o d* perdas pode afetar a d*m*nuição das </line>
<line> mortes das **l*e*as, uma vez **e a met*dologia STP bu*ca * melhori* e eficiênc*a em t*dos </line>
<line> os aspectos produtivos. </line>
</par>
<par>
<line> Esse estudo subdivide-se em *in*o pri*cipai* t*picos, da *eg*inte forma: o </line>
<line> prime*ro </line>
</par>
<par>
<line> refe**-se à introdução; o *e*undo t*pico a parte d* referenci*l teór*co, o terc*iro apresenta a </line>
<line> me*odo*o*ia, * quarto disc*r*e sobre o* resultados e discuss*es e o quinto expõe as </line>
<line> con*id*raç*es *inais. </line>
<line> 2 REF*RENCIAL T*ÓRIC* </line>
<line> Nessa etapa é apresen*ado * que a literatura ex*õe *obre o ass*nt* em pesquisa, serão </line>
<line> abordad*s estu*os sobre Apiário, Sistema Toyota de *rodução e os Ti*o* de *erdas. </line>
<line> 2.1 Apiário </line>
</par>
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<line> *s a*elhas sur*ir*m na terra junt*ment* *o* *s flores, </line>
<line> há milhões </line>
<line> de anos </line>
</par>
<par>
<line> (P*OCTOR; YEO; LACK, 1*96). Com a evolução das plantas po*in*feras e n*ctaríferas, elas </line>
</par>
<par>
<line> adaptaram-se e h*je </line>
<line> depe*dem *essas p**nta* para </line>
<line> sob*e*iverem (*UL*AN; C*ANSTON, </line>
</par>
<par>
<line> 200*). Como ex*s*e u*a re*ação direta entr* as abelhas e </line>
<line> pla*tas, </line>
<line> as abelhas desempenha* </line>
</par>
<par>
<line> u* imp*rtante *ape* para * socieda*e, princi*a*mente pela polinização (HÜLSMAN* et *l., </line>
<line> *015). * serviço de poli*ização é muit* va*o*iz*do p*ra c**tu*as agríco*as, p*incipalmente no </line>
</par>
<par>
<line> mo*ento de fecundação das p**ntas para * desenvolvime*to d* **utas e </line>
<line> gr*os </line>
</par>
<par>
<line> (*ALDERONE, 2012; GARI*ALDI et *l., 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Dada *ua i*por*ân*ia na na*urez*, o homem faz o manej* de enxames de abelha *á </line>
<line> muito* anos, a *vidência mais antiga *o uso de produtos apícolas da*a de 7.000 a *.000 anos, </line>
</par>
<par>
<line> em pintur*s rupestres n* Esp*nha, *ue r*tratam col**dores de mel su*pensos </line>
<line> em escadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cord*s, enquanto **lhe* o favo de *el (CRANE, 19*9). P*rém, o ma*ejo sof*sticado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> abelhas s* se tem registro* com os *g**ci*s po* volt* *e 2.450 a.C. (KRITSKY, *017). </line>
</par>
<par>
<line> * *ocal onde são instaladas as colmeias *e abelhas é conheci*o </line>
<line> como apiár*o </line>
</par>
<par>
<line> (EMBRAPA, 2*07), essa denom*n*ção també* é </line>
<line> dad* </line>
<line> *s empr*s*s </line>
<line> que t*abalham com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção d* m*l. * ***cult*r é responsável pel* desenv*lv*mento e manutenção </line>
<line> *o api*r*o, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, a*t. 1*, p. 195-216, *an. **20 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *dent*f*cação de Perdas por Me*o do Si*tema *oyota de Pro*u*ão: ** Estu*o de *aso em um Apiário </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> incluindo o rendi*ento *a produção, a p*atici*ade de trabalh* * a s*gurança nas pr*ximidades </line>
<line> das c*lmeias (WOLFF et al., 2006). </line>
<line> O tra*alho ** apiário exige do apicultor u* c*nhe*iment* específico sobre a biol*gia </line>
<line> da abe*ha e o conhecimento **ático de ma*ejo, esses aspectos práticos de manej* são o maior </line>
<line> desafio do prop*ietário do apiário (ADAM*, 2016). Nesse sentido, o ap*culto* deve conhece* </line>
<line> o *o***to m*is a*equado d* coletar o mel (PASIAS et al., 2018) e dispor alimentaç*o </line>
<line> s*plementar nas colmeia* (JO*NSON et al., 2014), além do conhec**ento da ****o*ibili*a*e </line>
<line> de *lantas apíco**s (VERE et a*., 2017) e á*ua (OSTW*LD *t al., 2016). </line>
<line> O conh*cimento em tecnologia, m*nejo e *ce*so à assistência *écnica c*n*ribue* para </line>
</par>
<par>
<line> um maior de*envolvimento da empresa </line>
<line> apícola, log* a ren*abil*dade </line>
<line> d* emp*esa pode </line>
</par>
<par>
<line> aum*ntar por *ei* da aplicação de técn*cas de melhoramento e con*rol* *a produção (K*AN; </line>
</par>
<par>
<line> M*TOS; L*MA, </line>
<line> *0*9). * man*j* de apiários n* Brasil é muit* *efici*ári*, *as se </line>
</par>
<par>
<line> melhor*das as téc*icas de produçã* poderi* aumen*ar significativamente a qu*n**dade de me* </line>
<line> produ*ido (KRÜG*L, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A *picultura brasileira está e* cr***imento </line>
<line> e </line>
<line> necessita d* um aumento da </line>
</par>
<par>
<line> produt*v*dade das *olmeia* e </line>
<line> gest*o **s a*iários, p*rtanto * de grande imp*rtân*** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> profi*sionalização dos a*icultor*s </line>
<line> para atender à *emand* d* *adrões produtiv*s e de </line>
</par>
<par>
<line> q*a*idade (MARTINEZ; *OARES, 2*12). Esses a*iários possuem di*erentes escalas de </line>
</par>
<par>
<line> produçã*, desde produtores que possu*m a apicultura c*mo ativ*dade pr*nci*al </line>
<line> até os </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> pr*duze* m*l </line>
<line> como at*vidade secundária, is*o *eprese*ta </line>
<line> qu* ex*stem diferentes *íveis </line>
</par>
<par>
<line> tecnológico* e cust*s (FACHIN*; OL*VEIRA; VEIGA FILHO, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Sistem* Toyo*a *e Produç*o </line>
</par>
<par>
<line> A apl*caç*o do Sistema Toyota de P*o*uç*o (STP) em em*resa* auxil*a no </line>
<line> aumento </line>
</par>
<par>
<line> da competiti*id*de (MORENO, 20*8). *hno (1*97) afir*a q*e o S*P não é fundamentad* </line>
<line> simplesmente em u* sistema basea*o na produção, mas *im em um sistem* d* gerenciamento </line>
<line> *justado par* sob*eviver a um *mbie**e globalizado e competit*vo. O STP sur*iu no J**ão em </line>
<line> *m período quan*o o país passav* por uma crise econômica, ocasiona*a pela Segunda G*erra </line>
<line> Mundial. Este sistema trouxe a visão da pr**uçã* *nxuta, objetivando o au*en** da qu*lidade </line>
<line> e a redução de estoques, e consequentemente, a minimização dos *us*o*. </line>
<line> Com *ase nos excele*t*s resulta*os a*resentados pela Toyota Motors Co*pany, bem </line>
<line> como a sua posição no m*rcado *m *e*mos de qual*da*e dos produtos ofer*cidos, quant**ade </line>
</par>
<par>
<line> de ve*c*los fabric*dos, l**ratividade da compa*h*a preço competitivo de ve*da, d*versos e </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. *, art. 10, p. *95-216, j*n. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. Ziegler, R. M. Ueda, A. M. Souza, L. C. Rosa </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> e*tudos e empresas de *utros s*to*es foc*r** se*s es*orços para tentar compreender as </line>
<line> *écni*as emprega*as p*la *o*ota. </line>
<line> O STP prioriza que os prod*tos *e*am *ntre**es *a quantidade * mome**o esper*do, </line>
<line> evita*do, *ssim, p*rdas no processo de pro*u**o (SHINGO, 1996; OHN*, 199*). A Toyota, </line>
<line> a f*m de evitar as perdas, adot*u u*a p*lítica de produção por *emanda, co* produções *m </line>
<line> lotes pequenos, além disso os c*labo*adore* for*m divididos e* *quipes r*spo*sáveis por </line>
</par>
<par>
<line> gar*ntir a qualidad* de suas taref*s (MAXIM*ANO, 2005). **r meio da </line>
<line> p*odução puxada, a </line>
</par>
<par>
<line> Toyo*a con*eg*i* equi*ib*ar a produção com a *emanda (**duçã* </line>
<line> do níve* *e estoque), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qual*da*e fo* me*hora*a, os *ust*s reduzid*s e o *ead time se tor*ou m*is curto. A estr*tu*a </line>
<line> do STP é mostra*a na Figur* 1 a seguir: </line>
<line> Fig*r* 1 - Estrutura do *istema Toyota de Pr*dução </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Marchwins*i e Shook (2007). </line>
<line> Os dois **incipa*s apo**s do STP é o J*st in *ime * o Jido*a. O objetiv* do m*tod* </line>
<line> Just in Time é a reduç*o *o te*po d* *abri*aç*o, a f*m de atende* à de*anda d* *m sist*ma </line>
<line> puxado (MA*IMIAN*, 2005). * J**oka é um dos pilar** *o STP * signific* "*utomatiza*ão </line>
<line> com um toque huma*o", este *on*e*to está *i**tamente r*lacionad* ao control* da qualidade. </line>
<line> O objetivo enco*tra-se *a prevenç** de def*it*s por meio da aprend*zage* dos o*eradores e </line>
<line> má*ui*as, ou seja, é realiz*da a identificaçã* *a causa do erro para *ue ele se*a elim*nado e </line>
<line> não *corra novament* no processo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, v. 17, *. 1, art. *0, *. *95-2*6, *a*. *020 </line>
<line> *ww4.***net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Identificação de Perda* *or Meio do Siste*a Toyota de Pr*dução: Um E*tudo de *aso em um Api*rio </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> O STP já foi aplica*o em diversas **eas do conhecimento, co*o por exemplo: </line>
<line> Polancich e* al. (2**9) aplic*ram o STP em uma sala c*rúrgica de neurocirurg*a; Migita et al. </line>
</par>
<par>
<line> (20*8) an*lisara* e descreveram d*t**hadamente a*licações </line>
<line> dos princíp*os do Lean no </line>
</par>
<par>
<line> departamento de emergência pediátr*c*; Veres et al. (2018) *plicaram a me**d*lo*ia 5S (**e </line>
<line> faz parte do STP) na in*ús*ria automotiva; Gavrilu (2*19) ut*lizou o STP n* setor i*d*strial </line>
<line> e YALCIN et al. (2018) apli*ar*m o STP em proc*ss*s *aborator*ais de um hosp**al. </line>
<line> Tak**u*a, Yang e Nagat*uka (2018) elaboraram um pr*c*dim*nto si**emático de </line>
</par>
<par>
<line> experimentos por me*o de *imula*ão, a f*m de en**n*r aos estudantes </line>
<line> de graduação </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Engen*a*ia Indust*ial o p*o*ediment* b*sico para *e projetar e *mplement*r o STP. </line>
</par>
<par>
<line> A pr*ncipal meta para uma o*gan****ão adota* o STP é </line>
<line> a </line>
<line> busca *ela *li*inação de </line>
</par>
<par>
<line> perdas no pr*cesso **odutivo, pois o JIT e a automaç*o configuram-se como os do** pilare* </line>
<line> básico* *e *u*tentação. </line>
<line> 2.3 T*pos de pe*das </line>
<line> O u*o *o S*P *o meio in**strial traz van*ag*ns compe*itivas, entre elas cabem </line>
<line> dest*car: *eduçã* d*s p*rdas no processo *r*dutivo; aum*nto da eficiê**ia fabr*l; otimiz***o </line>
<line> da mão de obr*, m**uin** e eq*ipamentos; e aume*to *a qualidade *os produtos. </line>
<line> To*o o processo produtivo est* *ujeito * a*gum *ip* de perda. Por meio da produção </line>
<line> *nxuta, cada parte do processo dev* s*r analisa*a a fim de el*minar qualque* tipo de ativ**ade </line>
</par>
<par>
<line> que não agre*a </line>
<line> valor (GHINATO, 1*96). *e aco*do com Pereira e Leite (2016), Shi*g* </line>
</par>
<par>
<line> (1996) e Ohno (1997), no STP há sete tipos de p*rdas q*e podem ocorre* n* </line>
<line> *rocesso </line>
</par>
<par>
<line> produ*iv*: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Super**o*ução: este *ipo de </line>
<line> pe*da ocasion* altos n**eis *e *stoque por </line>
<line> ca*sa </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pr*dução antecipada, o* *eja, a quantidade d* bens produzidos * maior que a de*anda do </line>
</par>
<par>
<line> *er*ado. A princi*al ca*sa da superprodu*ão </line>
<line> *ncontra-se na falta de </line>
<line> planej*mento, e *s </line>
</par>
<par>
<line> consequências são: redução dos lucros e dimi*ui*ão *o espaço físico disponível. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Espera: este tip* de perda ge*a ocios**ade dos recursos, causados *el* desbalanceam*n*o </line>
<line> da l*nh* de produç*o. A espe*a correspond* a* excesso d* *empo *asto entre *ma etapa e </line>
<line> a *u*ra, ger*ndo *ma fila de espera *e produtos *ntre etapas. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *ran*porte: corresponde a uma atividade que nã* agr*ga valor e gera </line>
<line> uma baixa </line>
</par>
<par>
<line> produtividade. Este *ipo de </line>
<line> per*a *stá asso*i*do a um ar*anjo físico d*sajustado ** falta </line>
</par>
<par>
<line> de *r*gram*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. *, art. 10, p. 1*5-216, jan. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. Ziegl*r, R. M. *ed*, A. M. Souza, L. C. Rosa </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> P*ocessa*en*o: o*or*e quando há um processo de tra*s*or*ação </line>
<line> que * </line>
<line> desnecessário, </line>
</par>
<par>
<line> podend* ser *lim*n*do sem que haj* o c*mpromet*mento d* *em produ*i*o. Este tipo d* </line>
</par>
<par>
<line> perda ocasiona uma el**ação do temp* de </line>
<line> processame*to, bem *omo *esperdício de </line>
</par>
<par>
<line> recursos. De *o*o </line>
<line> gera*, </line>
<line> a pe*da por excesso *e pr*cessamento e*tá ass**iad* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ***ívoc*s de *r*jeto* e ao mau dimension*mento *os recursos produtivos. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Estoque: ocorre quan*o exi*te *m excesso de mat*riais e *ecurso* aca*ad*s disponíveis, </line>
</par>
<par>
<line> este t*po de p*rda gera o aumento dos </line>
<line> custos com insumo*, espaço físico e produção. </line>
</par>
<par>
<line> Geral*ente **tá associado ao desequilíbrio *ntre a demanda </line>
<line> e a produção ou </line>
</par>
<par>
<line> simplesmente por cálc*los equivocad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Movi*ent*ção: c**ac*eri**do por mo*imentos c*nsiderados desnecessários pelos </line>
</par>
<par>
<line> colaboradores no </line>
<line> proc*sso de produç**. Esta *erda está gera*mente associada à falta de </line>
</par>
<par>
<line> clarez* na ori**tação e map*amen*o para * *xecu*ão das atividades, o*asionando re*ução </line>
<line> da produtividade e baixa ***ciência fab**l. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Defeitos: significa que o *r*duto f*i fabric*do *ora de suas especificaç*es, </line>
<line> e que, </line>
</par>
<par>
<line> portanto, não se encontra d*ntro dos p*drõe* *e venda. A perda p*r defeitos gera custos </line>
</par>
<par>
<line> financei*os, associa*os perda de venda e r*trabalho. Esta p*rd* *ode estar asso*iada à </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> alguns fatore* como </line>
<line> p*r exe*plo: a n*o confiabilidade de máq*i*as e equipamentos, </line>
</par>
<par>
<line> des*ualificação e falta de habili*ad* dos colabor*dores e *aixa qualidade da ma*ér**- </line>
<line> prima. </line>
</par>
<par>
<line> Apó* a e*iminação d*s perd*s, a organização pode conce*t*ar </line>
<line> *eus es*or*os </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> ativi*ades que agregam v**or a* p*oduto fina* (MAX*MIANO, 2005). </line>
<line> A* </line>
<line> sete perdas </line>
</par>
<par>
<line> apontada* pel* Sistema Toyo*a de Pr*d*ção servem para norte*r um *rocesso que visa </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> redução de d*sper*íc*os e aume*to da eficiê*cia. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLO*IA </line>
</par>
<par>
<line> *sse *studo cara*te*i*a-se c*mo um estudo de caso, em que for*m i*ent*fica*a* as </line>
</par>
<par>
<line> perd*s por meio do *istema To*ota de Pr*d*ção em um ap**rio no municíp*o de Três </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Maio, no e*tado </line>
<line> do Rio *ran** do Sul, realizadas as prop*sições d* *elhorias *m *eu * </line>
</par>
<par>
<line> sistem* p*odu*ivo. O estudo de c*so proporciona uma visão global do pro*lem* ou identifica </line>
<line> os possí***s fa*os qu* o influenciam o* s*o p*r ele influenciados (GIL, 2008). </line>
<line> Para a elaboraçã* d*sse estudo foi necessária a *ealização d* 5 pas*os a *aber: </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa </line>
<line> bibliográ*ica; </line>
<line> co*eta e *nálise </line>
<line> d* dados; *etalhamen*o do **oces*o produ*i*o; </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Ter*sina, *. 17, n. 1, *rt. 10, p. 195-216, jan. 2020 </line>
<line> w**4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *dentifi*ação de Perd*s por Meio d* Sistema Toyota de Produçã*: Um Estu*o de *aso em um *piári* </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> identifi*ação das perdas; * proposição de melhor*as, to*os os pa*sos são apresen*ados na </line>
<line> Figura 2. </line>
<line> Figura 2 - F*uxogra** dos p*sso* metodológicos </line>
</par>
<par>
<line> F**te: Elaborado pelos autores. </line>
</par>
<par>
<line> Pas*o </line>
<line> 1 - Pes*u*sa bibliográfica: objet**ando aprofun*ar o conhecimento sobre o </line>
</par>
<par>
<line> assunto, foram pes*uisados na **teratura conc*it** relacionados a a*iários, Sistem* T*yo*a d* </line>
<line> *ro*ução * os t*pos *e perda* que e**olvem ess* m*to*ologia. </line>
<line> Passo 2 - *ol*ta e *nálise de dad*s: no local da instalação d* apiário for*m util*zadas </line>
<line> entre*i*tas não *struturadas com o *r*prietário, a fim de co*h*cer com* funciona * empresa e </line>
<line> *etal**s do *is*ema *r**utivo. </line>
<line> Passo 3 - Deta*hamento do proces*o produtivo: d*rante a *isita técn**a foram </line>
<line> realizadas anotaç*es e v*deos *ara co*pree*der como a empresa r*a*iza suas oper**ões. Após </line>
</par>
<par>
<line> co*he*er o processo *rod*t*vo, e** foi de*alhado em um fluxograma, para fac*litar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compr*ensão * e*t*ndimento. </line>
</par>
<par>
<line> Passo * - Ide**if*cação das perdas: com conhecimen*o das técnicas o </line>
<line> d*s sete perdas </line>
</par>
<par>
<line> do **stema *oyota de Pro*uç*o, e após a visit* à emp*esa, for*m identificados *ro*essos nos </line>
<line> quai* exis**m pe*das e ela*orado um m*peam**to d* suas causas. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. *7, n. 1, art. 10, p. *95-216, jan. 2020 www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Zieg*er, R. M. Ueda, A. *. Sou*a, L. C. Rosa </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> *asso 5 - Propo*ição de melhorias: *e posse d* ident*fi**ção das perdas, fo*am </line>
<line> **abor*das propostas ** melhorias, ma*eando o tipo de perda e * análi*e do proc*sso. Para as </line>
<line> s*gestões d* melhoria*, foram pesqu*sado* ma*eria*s bibli*grá**cos *e *pi*ultura e c*nve*sa o </line>
<line> com o próp*io apicultor. </line>
<line> Todas essas etapas são nece*sári*s para alcançar o objetivo, ou s*ja, é ***ortante </line>
<line> util*zar uma sequência adequada para obter resultados satisfat*rios. Essa me*odol*gia s*r*e </line>
<line> c*mo uma sequênc*a lógica pa*a trab**hos fu*uros s*melh*ntes. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUS*ÕES </line>
<line> 4.* Descriç** da empresa </line>
<line> A empresa e* ques*ão é do seto* al*mentício, trabalhand* na produção e </line>
<line> *ome*cial*zação de mel e está *o*alizada na região da f*onte*ra noroeste *o estado do Ri* </line>
<line> *rande do Sul, mais precisam**te n* cidade de T*ês d* Maio (Fig*ra 3), e conta *om 280 </line>
<line> colmeia* c*m caixi*ho * 20 colmeias se* o ca*xi*h*. </line>
<line> Fi*ura 3 - Local*zação de T*ês *e Ma*o no Ri* Gr*n*e do Sul </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Prefeitura Municipal d* Tr** de M*i* (2009). </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 1, *rt. 10, p. 1*5-216, jan. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Iden*ificação de Perdas *or Meio do Sistema *oyota de Pr*d*ção: *m *studo de Caso em ** Api*ri* </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> *om duas colet*s de *el ao an*, * empres* *e* uma média de produção de 20 kg de </line>
<line> mel por colmeia, dessa **rma, a produ*ão to*al em mé*ia por ano fica *m torno de *20* kg. </line>
<line> S**re esta q*antidad* *roduzida, é descontado um per*entual que é dado a*s proprietários da </line>
<line> t*rra *n*e estão l*calizadas algumas colmeias. A**s *etira*a des** percentu*l, a qu*ntidade </line>
<line> de mel c***rc*alizad* pe*a empr*sa fica em torn* de 45** kg/ano. </line>
<line> A F*gura 4 apresen*a os **cai* o*de e*tão distribuídas as colmeias. </line>
<line> Fig*ra 4 - *oc*is *nde est** d**t*ibuídas as colme*as </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*o ***o* a*tores. </line>
<line> O *úmero t*tal de pessoas envo*vidas nesta a*iv*dade são seis, todos participam d*sde </line>
<line> a retirada do mel *as colmeias e fa*o*, at* a comerciali*ação. As máquinas, a* ferramenta* e </line>
<line> equi*amentos u**lizados no pro*e*so de *rod*ção são: veí**l* para transp*rte; fumiga*or; </line>
</par>
<par>
<line> m*c*cã*, botas e lu**s; coxo </line>
<line> p*ra carre*ar *s quadrinhos; *arfo des*per*ula*or; mesa </line>
</par>
<par>
<line> d*soperculadora de favos; c*ntrífuga; c*adores (filtr*s); e *rmazen*gem (tambores e *aldes). </line>
<line> * segui* sã* ap*esent*das imag**s de algu*s destes equ*pamentos (Figura 5). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, *. 17, n. 1, a*t. 10, p. 1*5-21*, jan. 2020 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. Z*e*ler, *. M. **da, *. M. Sou*a, *. *. Ros* </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* * - Má*uinas, equipamentos * f*rrament** utili*adas n* *rocesso de fabricaç*o </line>
<line> do mel. a) Ce*trífuga; b) M*sa desopercula*ora ** favos; c) Tambor para </line>
<line> armazenagem; d) Co*o p**a carregar os qu*drinh*s; e) Coado* (filtro). </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elaborado pelos autores. </line>
<line> **b*e os clien*es, em torno de *0% da produção é *omerc*alizada em tambores *e 200 </line>
</par>
<par>
<line> li*r*s, pr*prios para alimento, par* um a*iári* da regiã* cent*al, m*is pr*cisamente </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mun*cípio de Santi*go, ou *ara a região l*t*ral, *ara o municíp*o d* Osório, depende*do de </line>
<line> q**l **iário irá pagar um v*lor mais alto. O res*ante * come*cializado entre conhe*idos *m </line>
<line> garrafas PET, baldes o* pote com 1 Kg, no pr*p*io municíp*o. Os *rinci*ais *orneced*res são </line>
<line> em*resas agropecuár*as que fornecem os equip*ment*s para o manuseio *o apiário, e alguns </line>
<line> it*ns, tais como *u*as, maca*ões e *otas são *dquir*dos em um comé*cio de e*balagem </line>
<line> *lástica. </line>
<line> A demanda *or me* corre*ponde ao período *e coleta, acomp**hando as estações *o </line>
<line> ano, visto que a produç*o do m*l pe*as abelhas depende da florada. A coleta é realizada duas </line>
<line> vezes ao an*, uma no m*s de nove*b*o (pós-florada das planta* na*ivas) e f*vereir* (pós- </line>
</par>
<par>
<line> fl*r*da da so**). Portanto, a de*anda se co*p*rta de mo*o sazonal. Como * produto </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> questão é co**rc*al*zado in natura, * *atéria-prima p*incipa* é o p*óprio m*l. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, a*t. 10, *. 195-2*6, *an. 20*0 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Identificação de Pe**as *or Meio do *istem* Toy*ta de Produção: *m Estu*o de Cas* em u* Apiá*io </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 Pro*es*o produti*o d* apiário </line>
</par>
<par>
<line> * process* de pro*uçã* de mel pode s*r di*idid* e* quatro etapas distintas: a </line>
<line> prep*ração para a produção; * col*ta; a produção; a*sim como a armazenagem e di*tr*buição, </line>
<line> conforme a Fig*ra 6. </line>
<line> Figura 6 - Fluxog*ama do processo de *r*dução de mel </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: Elaborado pe*os *utores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*re*ina *I, *. *7, n. *, art. 10, p. *95-21*, jan. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. Ziegler, *. M. U*da, A. M. Souza, L. C. Rosa </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> *n**s do i*í*io da pr*du*ão, faz-*e nec*ssário fabri**r a *st**tu*a onde se inst*lará * </line>
</par>
<par>
<line> co*meia, u*ilizando </line>
<line> para isso m*deira, pre*os e arames par* a construção de um* caixa- </line>
</par>
<par>
<line> de*ósi*o. Pa*alelamente a esta atividade, são </line>
<line> criad*s também os "quadrinhos", estrutur*s de </line>
</par>
<par>
<line> m*d*ira em forma*o retan*ular, </line>
<line> d*spos*as dentro d* *aixa colmeia. Posteri*rmente, deve-se </line>
</par>
<par>
<line> *fixar a </line>
<line> e*es "cera alveolada" (e*trutura onde será depositad* o mel pel*s *b*lhas), </line>
</par>
<par>
<line> final*zan*o ass*m a colmeia a*tificial. *o*teriormente, esta *strutura dev*rá ser *isposta ao ar </line>
<line> li*re, de p*ef*r*nc*a pr**i** de árvores ou ve*etação que apre*entem f*oração, p*r* * captura </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> enxame. Vale re*saltar que este enxame e*tra na*ur*lmente na caixa, caso </line>
<line> haja </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> condições ideais para sua per*a*ência e pr*cri*ção. *or fim, *e*li*ada est* entrada, deve-se </line>
<line> adicion*r o c*ixil** à colmeia e *guar*ar o *erí*do da coleta. </line>
</par>
<par>
<line> Po*teriormente, dentr* d* período determinado para a *rodução de m*l, </line>
<line> o </line>
<line> apicu*t** </line>
</par>
<par>
<line> deve f*zer v*sitas periódicas </line>
<line> à* </line>
<line> colm**as para a***iar a quanti*ade *e mel nas </line>
<line> cai*as. Caso </line>
</par>
<par>
<line> haja quanti*ade suficiente, ele então *eve retirar os quad*i*hos contendo mel e transp*rtá-los </line>
</par>
<par>
<line> até o ent*epos*o pa*a o proc*sso de produção. *e não, os quadrinhos </line>
<line> novame**e *ã* </line>
</par>
<par>
<line> g*ardados na c*lmei*, **uard*ndo nova *isita d* avali*ção d* sua p*o*uçã*. </line>
</par>
<par>
<line> A et*pa de produção, por sua vez, consiste ** retirada do lacre de cera **s quadrinhos, </line>
<line> já no entreposto. Esta atividade é feita manua*m*nte *tilizando um garfo específic*. Assim, </line>
<line> após a *iber*ção de *ua**o quadr*nhos, ele* dev*m se* dispostos *en*ro da centrífu** para </line>
<line> iniciar o p*ocesso de centrifugação de mel. A*ós esta at*vidade, o mel é filtrado *os co*d***s </line>
<line> (filtros) e armazen*do em ton*is para s*r dividid* po*teriorm*nte, s*gundo seu desti*o. </line>
<line> Por fim, a etapa de armaz*nagem * distri*ui*ão *onsis*e na a*aliaç*o do mel depois de </line>
</par>
<par>
<line> *iltrado, </line>
<line> as*i* como sua separação **ra exportação ou venda direta. Nesta e**pa, o *el </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> avalia*o s**undo sua qual*dade, ti** e coloração. Nesse sentido, *s **e apresen*arem melh*r </line>
<line> qualidad* e *oloração mais clara devem ser encamin*ados para o exportador, fi*aliz*ndo este </line>
</par>
<par>
<line> ***cess*. Por outro lado, </line>
<line> o restante </line>
<line> arm*zenad* deve ser dividido em potes menores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ncaminhado para a ven*a direta ** mercado regional, ta*bém finali*an*o o processo. </line>
<line> 4.3 Identificação das perd*s ** process* produt*v* </line>
<line> * ide*tificação *as pe*das no processo produtivo fo* realiza*a c** ba*e nas s*te </line>
<line> perdas do Sistema Toyota d* Produção (S**). Se*do assim, * seguir, é apres*ntado * Qu*dro </line>
<line> 1 com o* p*incipais *i*o* de perdas n* produção de mel desta e**res*: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, a*t. 1*, p. 195-216, ja*. *0*0 </line>
<line> ww**.f*anet.*om.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *dentificação de Perda* por Meio do *ist*m* Toyota de *rodu*ão: Um Estudo *e Caso em u* Apiário </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> *ua*ro 1 - Identificação das sete *erdas do **ocesso por mei* d* STP </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Identificação das </line>
<line> *erdas na **odução de </line>
<line> mel </line>
</par>
<par>
<line> Ti*o de perda </line>
<line> Exi Sim </line>
<line> ste? Nã o </line>
<line> Processo </line>
<line> A*ividade d* proce**o </line>
<line> Causa </line>
</par>
<par>
<line> S*perpro*ução </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> E**eras </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> Coleta Pro*ução </line>
<line> *eti*ar o* quadrinhos *o*t*ndo mel Centrifuga* os qua**i*hos sem lacre </line>
<line> Muitas vezes no momento de retirar os q*adrinhos, i*ent*fica-se que a qua*t*dad* *e m*l *inda n*o é o suficiente, por esse mo*ivo deve-se esperar um tempo adi*ional. * máquina d* c**t*if*g*r * mel demora 2 minutos par* *sco*rer 4 q*adrinho*. </line>
</par>
<par>
<line> Transport* </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> Prepa*ação p*ra a produção C*leta </line>
<line> Fixar a colmeia para *rodução *ransp*rtar os quadrinho* até o entrepo*to </line>
<line> Os l*g*res on*e sã* **xados os quadr*nhos se enco*tram em 28 p*ntos distantes uma d* outra. Os *uadrinh*s são transportad*s dos 28 pontos até o entr*pos*o. </line>
</par>
<par>
<line> Processame*to </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> E*toque </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> Ar*az*na*em * distribuição </line>
<line> Armazenar em *aldes </line>
<line> S*zonalidad* da produ*ão </line>
</par>
<par>
<line> Moviment*ção </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> Coleta </line>
<line> *etirar os quadrinhos c*ntendo mel </line>
<line> Para *etir*r os quadri*hos de cada po*to, trê* pess*as se deslo**m até o* locais ond* estão fi*ad** as colm*ias. </line>
</par>
<par>
<line> Defe*to </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado pelos **tores. </line>
<line> Como pode-se no**r pelo Quadro 1, as perdas identif*cada* pelo ST* estão </line>
<line> re*aciona*as ** trans*orte, espera, e*t*qu* e m**imentação. O tempo de e*pe*a está as*ociado </line>
</par>
<par>
<line> à *rópria pr*dução do m*l das </line>
<line> abelhas, sendo necessário aguardar o *eríodo d* *ua coleta, </line>
</par>
<par>
<line> pois iss* de*ende de fat*res clim*ticos. D*vido *s mudanças clim*tic** que v*m oc*rr*ndo </line>
<line> a* *ongo dos anos, torna-se **fícil prever a quantid*de de mel q*e as a**lhas *roduzi**o po* </line>
<line> período. Ainda, o tempo de es**ra para a produçã* do m*l pe*as a*elhas pode aumentar, pois </line>
<line> muitas vez*s no moment* *a retirada d*s quad**nh*s n***-se que a qua*tid*de de mel ainda </line>
<line> não é * s*ficiente. Neste caso, **per*-se um **mpo ad*cional *a*a a realização da retirada d** </line>
<line> qua*rinhos. </line>
<line> Outra dificuldade são os lo**is *e f*xação *as co*m*ia*, *ma vez que *e e*con*ram </line>
</par>
<par>
<line> di*tr*buídos em </line>
<line> *8 *ontos *ista*tes uns dos out**s, gerando *ransporte * movimenta*ão </line>
</par>
<par>
<line> desnecess*ria. No p*ríodo da colet*, tr*s co*aboradores se desloca* até os locai* *nde estão </line>
<line> Rev. F**, *eresina PI, v. 17, n. 1, ar*. 10, p. 195-2*6, jan. 2020 www4.**anet.com.b*/r*v*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. Zieg*e*, R. M. Ueda, *. M. *ouza, L. *. Rosa </line>
<line> *10 </line>
</par>
<par>
<line> as colmeias, ver*fic** a prod*ção de mel e re*lizam a retirada dos quadrinh*s - caso </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção do mel </line>
<line> p*la* abelhas seja o esper*do. Os qua**inho* *evem ser tran*portados *os </line>
</par>
<par>
<line> p*ntos de *oleta até o en*rep*sto - l**a* onde ser* rea*izad* o processamen*o do mel. </line>
<line> Toda a produção é depo*ita*a em t*néis pr*prios para mel, s*m distinç*o de or*em de </line>
</par>
<par>
<line> produ*ão, ou seja, a </line>
<line> **pr*s* não p*ssui nenh*m *ode*o def*nido par* o *erenc*ame*to de </line>
</par>
<par>
<line> estoque. O mel que t*rá o dest*no de exportação e o *el que ser* e*balado para comé**io </line>
<line> l*cal *icam em um m*smo *ocal d* armazenagem. Com* a produção é empurrada e sazona*, </line>
</par>
<par>
<line> existem períodos </line>
<line> *o ano em que há elevados níveis de estoque, além dis*o, não *e traba*ha </line>
</par>
<par>
<line> com estoqu* mí*imo e máximo de segu*ança. </line>
<line> E*tas são as perdas ident**icad*s neste apiário *or meio do STP. A *e*uir, são </line>
<line> *presentadas prop*siç*es de melhorias pa*a cada u*a destas perdas apontadas. </line>
<line> 4.4 Propo*ição de melho*** </line>
<line> Cabe ress*lta* que o apiári* já utiliza algumas p*á**cas enx*tas co**, por exem*lo, </line>
<line> quando *e ret**a o l*cre de cer* do **adrinho no processo p*odut*vo, o fluxo segue uma </line>
<line> se*uência l*neal at* a ce*trifugação, evitand* *er*as por movimentação desnecessária. Além </line>
<line> disso, as ferramentas en*ontram-se posi*ionadas em lugares esp*cíficos, ev*tando, assim, </line>
</par>
<par>
<line> per*as d* te*po </line>
<line> por procu*a do ferramental. A </line>
<line> posição da mesa de trabalho e *s suportes </line>
</par>
<par>
<line> permitem que </line>
<line> ao mesmo te**o duas pessoas **tir** o l*cre dos *uadrinhos, aumen*an*o, </line>
</par>
<par>
<line> ass**, a e*iciência d*sta etap* *o pro*ess*. </line>
<line> N* e*tan*o, a*gumas *ro*o*ições *e melhorias para as principais pe*das identif*cadas </line>
<line> s*o apresenta*as a segui* (Quadro 2): </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 1, a*t. 10, p. 195-216, ja*. 202* </line>
<line> www*.f*an**.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Identif*cação d* Perdas p*r Meio do Sist*ma Toyot* de Produ*ã*: Um Estudo de C*so em um Apiário </line>
<line> *11 </line>
</par>
<par>
<line> Qua**o 2 - Proposi*ão de me*horias para as perdas iden*i*i*adas no *rocesso </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> P*oposição de m </line>
<line> elhor**s </line>
</par>
<par>
<line> T*po de p*rd* </line>
<line> P*ocesso </line>
<line> Atividad* do *roces** </line>
<line> Prop*st* de melh*rias </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Coleta </line>
<line> *eti**r os quadrinhos co*tendo mel </line>
<line> Uti*izar *ens**es em todas a* colmeia* p*ra *onitora* o e*t*do da pr*dução da* abelha*. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Pro*ução </line>
<line> Ce*trifugar os quadrinhos sem lacre </line>
<line> *ume*tar a capac*dade *e t*a*alho da *e*tr*fuga, *e quat*o quadrinho para oito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Preparação para a produção </line>
<line> Fixar a col*e*a para *rodução </line>
<line> *olocar as co*meias ma*s próximas umas das outras. </line>
</par>
<par>
<line> Tra**porte </line>
<line> C*leta </line>
<line> Tr*nsportar o* **a*rinhos *té o entrepo*to </line>
<line> Col*car as colmeia* mais próx*mas do entreposto. </line>
</par>
<par>
<line> Est*que </line>
<line> Armaz*n*gem e distribuição </line>
<line> Armaz*nar em bald*s </line>
<line> Ado*ar métodos para a gestão d* esto*ue, b*m c*mo realizar previsões de demanda </line>
</par>
<par>
<line> Movimen*ação </line>
<line> Col**a </line>
<line> R*tirar os quadrin*os con*endo mel </line>
<line> Al*car as *o*meias o mais próxim* poss*vel do en*repo*to e *erto umas das o**ras </line>
</par>
<par>
<line> *sp*ra </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: El*bora*o p*los *utor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Uma das proposições **ra a redução de perdas *elaci*nada* à espera é m**horar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*ste*a ** prot*ção das co*m*i** contr* efei**s cl*mát*cos e plantar esp*cies de fl*res que </line>
<line> *o*tenham *éct*r e pólen *r*ximos às col**ias, a fim d* i*du*ir o *umento da produção de </line>
<line> mel das *b*lh*s. O*tra su*estão é a *nse*ção de tecnologi* ao proce*so por me*o da utilizaç*o </line>
<line> de s*ns*res nas colmeias, *bjetivando o moni**ram*nto e controle da produção d* me*. </line>
<line> *m rel*ção à diminuição do tempo *e es**ra no processo pro*utivo, recomenda-*e </line>
</par>
<par>
<line> elevar capac*dade de tra*alho a </line>
<line> *a cent**fuga. Atua*mente, o centrif*gad*r de mel de*ora </line>
</par>
<par>
<line> **rca ** 2 minutos para esc*rrer 4 q*adr*nhos, o ob*etivo * a*mentar * ***acidade para o*to </line>
<line> quadr*nhos * c*da 2 min**os. </line>
<line> Par* o contro*e dos níveis de estoque, aconselha-se à empr*sa adot*r al*um **t*do de </line>
<line> gestão de esto*u*, como por exemplo, a regra do Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai </line>
<line> (PEPS) o* a reg*a *o *ltimo a **t*ar é o Pri*ei*o a *a*r (*EPS). Devido * sazonalidade da </line>
<line> produção, recomenda-se a realiza*ão de pr*v*sões de demanda por meio *e modelos de s*rie* </line>
</par>
<par>
<line> *e*porais, bem *omo * determinaçã* *o est*q*e mínimo e máximo ** s*g*ranç*. Ainda, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sugestão d* criaç*o de ambiente* pro*egidos p*ra o cul*ivo de abel*as </line>
<line> prop*rcionar* uma </line>
</par>
<par>
<line> melhor produção de mel pel*s abe*has, facilita*d* *ssim </line>
<line> o *erenciamento da </line>
<line> *emanda, </line>
</par>
<par>
<line> produ*ão e controle de estoque. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra a *edução do tempo p*rdi*o n* transpo*te e movimentaç*o, sugere-s* fo*tem*nte </line>
</par>
<par>
<line> que as *ol*ei*s sejam posicionadas o *ais *róxi*o possí*e* umas das </line>
<line> outras. A distânci* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina P*, v. *7, n. 1, art. 10, p. 195-2*6, jan. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. Ziegler, R. M. Ueda, *. M. Souza, L. C. Rosa </line>
<line> *12 </line>
</par>
<par>
<line> entre as c*lmeias * o entreposto tam*ém deve *er mi*imizada, * fi* de fa*ilitar e redu*** o </line>
<line> tempo desp*ndido *ara o tr*nsporte do* quadrinhos até o pro*esso *rodu**vo. </line>
<line> 5 CONSI*ERAÇ*ES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Por meio do uso *o Si*tema Toyo*a *e Prod*ção (*T*) po*e-se re*lizar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identifi*a*ão das perdas no pr*cesso *rodutivo relacionadas * sup*rproduçã*, esper*, </line>
<line> transp*rte, proces*amento, es*oque, movi*entação e def*itos. Sendo assim, este traba*ho se </line>
<line> pro*ôs * identificar *s principais p*rdas em um apiário e em seguida realizar a propos*ção de </line>
<line> melhorias. </line>
<line> Para faci*itar a compreensão e visu*lização do processo, foi c*nstruído um </line>
</par>
<par>
<line> fl*x*grama, divid*d* *m quatro processos bá*icos (pre*aração para prod*ç*o, </line>
<line> co**ta, </line>
</par>
<par>
<line> produ*ão e *rmazena*em/distribuição) e s*as respectiv*s a*ivi**des. * f*u*o***ma </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entendim**to do p*o*esso se deu por *eio de e*trev*stas não es*r*tu**d*s e visita* técnicas *o </line>
<line> *p*ário. </line>
<line> *pesa* de * empre*a já uti*izar **áti*as enxutas, por mei* *o *TP **ram identif*ca*os </line>
<line> a**un* *ipos de perdas q*e ainda ocorr*a* ne*te ap*ár*o. As *erdas identifi*adas *stão </line>
<line> r*l*c*on*das ao trans*orte, movimentação, estoque e *spe*a. O tempo de esp*ra es*á associado </line>
<line> à própria produção d* mel pe*as abelh*s, s*ndo necessário aguard*r o *eríodo de sua coleta. </line>
</par>
<par>
<line> *utra </line>
<line> dificul*ade são </line>
<line> os locais de fix*ção </line>
<line> das </line>
<line> *o*meias que </line>
<line> se encontr*m distribuíd*s *m </line>
</par>
<par>
<line> loc*is </line>
<line> distantes u*s </line>
<line> dos ou**os, in*lu*ive do ent*ep*sto, g*r*ndo *ra*sporte e movime*t*çã* </line>
</par>
<par>
<line> *esneces**ria. **a preocupação * nível o </line>
<line> d* es**ques, po*s apiá*io não *ossui nenhum o </line>
</par>
<par>
<line> modelo para o gerenciamento de estoque defin*do. </line>
<line> *ma d** *ropos*ções de melhorias p*r* * apiá*i* f*i melho*ar o *istema d* proteção </line>
</par>
<par>
<line> das colmeias </line>
<line> co*t*a *fe*tos climát*cos e plantar espécie* *e fl*r*s que *onte*ham néc*ar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pó*en a fim de induzir o </line>
<line> aument* </line>
<line> d* produç*o de m*l das abelh*s. Ou*ra s*ges*ão foi </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> utili*aç*o de *ensores n*s colme*as *ara o monitora*ento e controle *a produção de **l. Para </line>
<line> a reduç*o do tempo gasto no transporte e movimentação, as col**ias devem ser alocadas o </line>
<line> mai* próx*mo *ossível u*as das outras. Ta*bém deve-se m*nimizar a dis*ância entre as </line>
<line> colmeias e o en*reposto. </line>
<line> *lém d*sso, recomendou-se o aum*nto da capacid**e de traba*ho d* *entrífuga, </line>
<line> **jetivando a reduçã* do tempo de e*pera *ntre *s pro*essos. Para o c*n*r*le d*s ní*eis de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. 17, n. 1, art. 1*, p. 195-216, jan. 2*20 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Id**tificação de Perdas por Me** do *istema *oy*ta de P*odução: Um Estudo de Ca*o em um Apiário </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> estoq*e, a e*pres* foi aco*selhada a adotar algum mé*od* d* g*stão de estoque, bem como a </line>
<line> realizar p*evis*e* de deman*a per*odicamente por meio *e model*s de séries temporais. </line>
<line> * u*o d* *istema T*yota de Produ*ão auxiliou na id**tificação das per**s *o </line>
<line> processo produtivo e auxiliou na ela*oração das *roposições de *elhorias ao api*ri*. O </line>
</par>
<par>
<line> objetivo *as suges*ões </line>
<line> de *elhoria* f** bus*ar a redução das pe*das *o processo prod**ivo, </line>
</par>
<par>
<line> aumento da eficiência *o ap***io, ele*a*ão da qualidade dos *rodut*s ofer*cidos, bem como a </line>
<line> otimização da mão de obra, das máquinas e dos equipament**. </line>
<line> Agradecimentos: O* a*tores gost*riam de agradec*r a* Lab*ra*ório de Anál*se e Model*gem </line>
<line> Estat*stica (LAME - *FSM). A*radecemos ao Ed*tor Chefe e aos avaliadores anônimos pelos </line>
</par>
<par>
<line> *om*ntá*ios e sugestões. Es*e </line>
<line> es**do </line>
<line> f*i financiado e* part* pela Coordenaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> Ap*rfeiçoamento de Pessoa* *e Nív*l Supe*ior (CAPES) - *ódig* Financ*iro 001. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> beekeeper: *earnin* and s*ill in m*naging honeybees. </line>
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<line> COSTA JÚNIOR, M. P. et *l. Integr*ção espaci*l *os m*rcad*s exportadores de *el *atura* </line>
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<line> COSTA, R. O. et *l. Anális* *ier*rquica dos </line>
<line> problemas *xistentes na pro*ução de me* *o </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) análise e i*te*pretação dos d*d*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) *lab*ração do rascu*ho ou na rev*s*o crít*ca d* *ont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na ap**vação da v*r*ão *inal do manu*crito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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