<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 7, art. 13, p. 253-268, *u*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.7.13
</line>
</par><par>
<line>
*ma Proposta da Análise de Discur*o, *nunciaçã* e E*ucaçã*: *nclusões Imag**árias por
</line>
<line>
Cr*anças no Ens*no Fu*d*mental I
</line>
<line>
A *roposal for S**ech, S*eech and E*uca*ion An*l*sis: Ima*inary Inclusions by *hi*dren in
</line>
<line>
Fundame***l Educati*n I
</line>
</par><par>
<line>
Lucas Nascim*nto
</line>
<line>
Douto* em Linguíst*ca pela Universi*ad* Federal do Rio d* Janeiro
</line>
<line>
P*sq*isador d* *aborat*ri* de Estudos d* D**curso, Im*gem e Som/LABEDIS, *o *useu Naci*nal/UFRJ
</line>
<line>
E-ma*l: drlucasdonasci*ent*@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
End*reç*: Lu*as Na*cimento
</line>
<line>
E*it*r-*hefe: Dr. To*ny K*rley de Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Federal do Rio de *aneiro, Museu Na*i*n*l
</line>
<line>
*od*igue*
</line>
</par><par>
<line>
- Av. P**ro II, Bairro Impe*i*l de S*o Cristóvã*, CEP:
</line>
</par><par>
<line>
22.21*-*3*, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
</line>
<line>
*rtigo *e*ebido em 3*/*3/*020. *ltima
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
recebi** em 14/04/2*20. Apro*ado em 15/0*/2020.
</line>
</par><par>
</page><line>
*valiado p*lo siste*a Trip*e Review: D**k Review a)
</line>
<line>
*elo Editor-Che*e; e b) *o*ble Blind Review
</line>
<line>
(ava*i*ção ceg* por doi* *valia*ores da área).
</line>
<line>
Revisão: G*amati**l, Normativa e de Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Nasci*ento
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Neste tra*alho, a*a*isamos as *nteraçõe* dis*u*siv*s baseadas em *ormações imaginária* do
</line>
</par><par>
<line>
locuto* e ou*i*te de l*gares enunciativos *m uma turma *o E**ino Fun*ament*l, Esco*a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Apl*cação da Faculdad* de E*ucação. No mater*al analisado, os e*t**an*es partic*param
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ati*ida*es relevant*s em uma aul* de ciências desenvolvida no *ns*no *undamental. Para esta
</line>
<line>
anális*, foram *til*zadas ferramentas basead*s na Enunci*ção * na Anális* de Discurso.
</line>
<line>
Palavras-chave: In*erações d**cursivas. Formações imaginár*a*. *ns*no Funda**nta* I. A*l*
</line>
<line>
*e ciência*.
</line>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
In this w*rk, we analyz* t*e discu*sive interactions based
</line>
<line>
*n *m*ginary form*tions of the
</line>
</par><par>
<line>
spe*k** a*d **stener place* in a class of
</line>
<line>
eleme*ta*y sch*ol, Schoo* of applic*tion of *he
</line>
</par><par>
<line>
Faculty of Education. In the materia* *nalyzed, the stu*ents took part in relevan* a*tivitie* in a
</line>
<line>
scien*e *l*ss developed in the elementar* school. F*r *his analysis, was use* tools b*s*d on
</line>
<line>
Enunciation and Disc*urs* Analysis.
</line>
<line>
K*yw*rds: Discur*ive intera*tions. I*a*in**y fo*m*t**ns. Elem*nta*y **uca*ion *. S*ienc*
</line>
<line>
clas*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s**a, v. 17, n. 7, *rt. 13, p. *53-268, j**. 2*20
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Prop*sta da Análise de Discurso, Enuncia*ão e Educação:
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
O presente texto tem como objeti*o anal*sar as interações dis*ursivas d*sen*olvid*s
</line>
</par><par>
<line>
*m uma *ala de aula do 1º ano
</line>
<line>
do e**ino *undamenta*, da Escola de A*licação da
</line>
</par><par>
<line>
Universidade de São Paulo. T**ta-se de uma propos*a que articula a Anál*se de d*scurso,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Enunciaç*o e a Educação. Propomos o trata*ento da* int*rações discursivas (SA*SERON,
</line>
</par><par>
<line>
2*13) e a produ*ão conceit*al
</line>
<line>
de "*nclu*ões im*ginárias" (cf. NASCIMENT*, 2015), por
</line>
</par><par>
<line>
meio das fo*ma*ões imaginár*as de Pêcheux (1969) e d*s
</line>
<line>
interaçõe*
</line>
<line>
enunciativas *e Ducrot
</line>
</par><par>
<line>
(1987), e* situação de ensino-**rendizagem a *lunos do Ensi*o Fundamental I. O
</line>
<line>
plan*j*mento * o *esenvolvimento da au*a analisa*a tiveram como ass*nto * n**rativa das
</line>
<line>
ativ*dades *as hortas *a escol*, realizadas durante as *ul*s *e ci*ncias.
</line>
<line>
As i*terações discur*iv*s atu*lmente são d* gr*nde i*teresse *as *esquisas sobre *
</line>
</par><par>
<line>
*nsino de **ências, uma vez *u* colaboram *om o *ro**sso de
</line>
<line>
alfabetiz*ç*o científica que
</line>
</par><par>
<line>
consist* em:
</line>
</par><par>
<line>
Um proces*o em constant* desenvo*vimento; um *ro*ess* que pe*mite aos alun*s
</line>
<line>
disc*tir temas das Ciênc*as e o *od* com* estes estão *resent*s e in*l*enciam sua
</line>
<line>
v*d* e a *a *ocie*ade, além d* trazer co*sequên*ias ao mei* ambiente (SASSERON,
</line>
<line>
2 0 1 * , p . 4 2 ).
</line>
</par><par>
<line>
Para al*ançar es*e objetivo, se faz
</line>
<line>
neces**ria a adoção *e
</line>
<line>
caract*rísticas do fazer
</line>
</par><par>
<line>
científico nas au*as de Ciênc*as, tai* *om*: processos de i*vestig***o, inte*ações di*cursivas e
</line>
<line>
a divul*ação *e *deias. D*n*re *ssa*, o que *e*tacamos são as interações discu*sivas, pois são
</line>
<line>
* *artir delas que p*demos perce*er o *nvolv**e*to do aluno, *eus conhe*imentos prévio* a
</line>
<line>
r*speito do assunto e de que f*rma *sse alu*o constrói o *eu conheci**nto. Por*anto, a an*lise
</line>
<line>
d* material de áudio e vídeo decor*ente d**sa aula será *mbasa*a ***e*i*lmen*e *os est*dos
</line>
<line>
sobre o d*scu*so (**CHEUX, 1969; *983; NASCIMENTO, 2015; 2019a) e a te*ri* da
</line>
<line>
*nunciação, de Oswald Ducrot (1*87).
</line>
</par><par>
<line>
A seguir, a*resentamos as condiç*e* de *rod*ção da
</line>
<line>
aula
</line>
<line>
*o 1°
</line>
<line>
*no d* e**ino
</line>
</par><par>
<line>
fundament*l, *a escola mencionada.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 7, *r*. 13, p. 253-*68, j*n. 2020
</line>
<line>
www*.*sa*e*.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Nascimento
</line>
<line>
256
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFE*****AL TEÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 As condições de pr*dução
</line>
</par><par>
<line>
A fim de compreendermos os signi**cados das e**n*iações *m uma int*ra*ão
</line>
<line>
d*s**rsiva, *u*rot (198*) *nfatiza qu* se devem levar em cons*deração do** co*p*nen*es: (1)
</line>
<line>
o componente l*nguístic* que c*nfere deter**nado signif*cado indepe*dente de qu*lqu*r
</line>
<line>
s*t*aç*o, e (2) o component* *e*órico que dete*m**a o sign*fica*o de *cordo c*m o co**e*to
</line>
<line>
em que o e**nciad* * produzido.
</line>
<line>
Entenden*o, porta*to, *ue "as circ*nstâncias da en*nciação sã* mobilizada* p*ra
</line>
</par><par>
<line>
*xpl*car o sen*ido
</line>
<line>
r*al de uma ocor**n**a parti*ular de um enuncia*o" (DUCR*T, 19*7),
</line>
</par><par>
<line>
avaliamo* impor*a*te **rese*tarmos as condições d*
</line>
<line>
pro*ução das inter*ç*es d* refe**da
</line>
</par><par>
<line>
análise *ompos** da se**inte man*i*a:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
P*r*icipantes - Professo*a, estagiários e a**n*s;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Os e*ta*iár*os *ão alunos do *ur*o d* Pedag*gia ** *aculdad* de Educaçã*;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Os a*unos são do 1º ano do ensino fundamental da Esco*a de A*licação da Faculdade
</line>
<line>
de Educ*ção da USP, com idade ap*oximada de 7 a 8 anos;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Lo*al - A inte*ação ocorreu na sa*a d* *ula da E*c*la de A*licaçã* da Facul*ad* d*
</line>
<line>
E*ucaç*o da USP;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A*sun*o - * assu*to do discurso er* a narrativa da* ativ**ades **a*iza**s nas ho*t*s da
</line>
<line>
esc*la para o conheci*en*o do* es*agiá*io*;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Os estagiários não participara* da v**i*a à horta, o que in*e*feriu no d**envolvimento
</line>
<line>
da *arrativa po* meio do gerenci**ento do *ue * e*tend*do por p*st* e *ressup*sto no
</line>
<line>
discurso;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
A p*ofesso** teve po* *bjet*vo desenvo*v*r a capac*dade de nar*ar dos seu* al*nos.
</line>
</par><par>
</page><line>
2.2 A co*strução *a nar*a*i*a
</line>
<line>
O objet*vo da aula p*ecis* apresentar clareza para viab*lizar as int*ra*ões *isc*rsivas.
</line>
<line>
At*ndend* a ess* prerrogativa, o objetivo da profes*o*a era criar um *iscurso narrati*o no
</line>
<line>
qu** os al*nos fossem os na*rad*res do **e aconteceu na aul* de C*ências. **reditamos q*e
</line>
<line>
seja impo*tante citar qu*, c*nforme Elio*or O*h* (*011), norm*lmente as narrati*as tratam d*
</line>
<line>
acon*ec*men*os relevante*. Uma **rra*iva trata de alg* que aco*tece* e de um *n**ciador que
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 13, p. 25*-268, jul. 20*0 www4.fs*net.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ma P*oposta da *nálise *e D*scur**, Enu*ciação e Edu*ação:
</line>
<line>
*57
</line>
</par><par>
<line>
**redit* s*r surpree*de*te, perturbador, interessante ou relevante pa** s*r contado.
</line>
</par><par>
<line>
*n*ncia*or, por exemplo, é ent*ndido por Duc*ot (19*7) *omo
</line>
<line>
**u*le que
</line>
<line>
tem
</line>
</par><par>
<line>
respo**ab*lidade pe** i*oc*ç*o.
</line>
</par><par>
<line>
A segui*, vej*m*s al*uns e*unciado* que
</line>
<line>
re*resentam responsabi*idades (ditas c*mo
</line>
</par><par>
<line>
forma*ões imaginár*as, por Pêc*eux, 1969) *as narr**ivas.
</line>
<line>
"Quando eu p*gue* um bloco de *erra tava cheio d* minhoca" (enu*ciado *).
</line>
<line>
*esse caso, as crianças são convidadas pela professora a **ntar * que *cor*eu na aula,
</line>
<line>
já que os estagiári*s não e*tavam presentes:
</line>
<line>
"Levante a mão quem t*m um* bo* mem*ria *ra conta* pro professor Je**erso*
</line>
<line>
* *ra a pro*essora Thayn*, *ue *ão estavam a*ui, o que é que *ós fizemos ness* aula".
</line>
</par><par>
<line>
As narrati*as têm um ob*etiv* que organizam *ua estrut*ra. E*as são ao mes*o a
</line>
<line>
tempo o r*lato de fatos e a *onstruç*o su*jetiva de um acontec*mento. P*ra **ch*ux (1983),
</line>
<line>
*co*tecimento é a *tua*ização de uma memór** pela estrutura da lí*gu*. Com isso, as
</line>
<line>
narrativas s*o sele*ões da re*li*ade e não apena* re*lexos da realidade. São memórias. *ma
</line>
</par><par>
<line>
nar*ati*a *
</line>
<line>
uma p**dução *e *ma *xperiência **dividual
</line>
<line>
que, por algu* mo*ivo,
</line>
<line>
tornou-se
</line>
</par><par>
<line>
relevan*e *a vida do enunciador. P**t*n*o, cada cri**ça vai *arrar àquilo q*e d*rante a a*la
</line>
<line>
lhe cham*u mai* atenção:
</line>
<line>
"A gente... viu vários bichinhos que... a barata da ter*a e*a fuj*na." (enu*c*ado 2)
</line>
</par><par>
<line>
As n*rr*tivas
</line>
<line>
são ferrame*tas
</line>
<line>
cul**rais por excelên*i*, neces*árias
</line>
<line>
para co*preender
</line>
</par><par>
<line>
a*ontec*mentos n*o usuais e não
</line>
<line>
espe*ado*. A*si* elas
</line>
<line>
dão sen*i*o para um *contecimento
</line>
</par><par>
<line>
excepc*onal que partem de algo e*pe*ado, *as *ue também p*dem parti* de al*o inesperado.
</line>
</par><par>
<line>
O esquem* cul*uralmente constru*do *a narrati*a q*e é
</line>
<line>
dá ordem
</line>
<line>
ao caos. Dentre o*tros
</line>
</par><par>
<line>
m*tivos, as narrativas são important*s ferramentas *e *oc*alização de cria*ça*, a partir d*
</line>
<line>
no*ões de situaçã* e ade**a**o (NASCIMENTO, 2015). Partindo *essa perspecti*a, o co-
</line>
<line>
narrador, nesse caso a prof*ss*ra, irá fr*quentemente comentar como o nar*ador e a* cri*nças
</line>
</par><par>
<line>
se
</line>
<line>
**mpo*tariam
</line>
<line>
n* e*ento na*ra*o e c*mo ele (o nar*ador)
</line>
<line>
de*e*ia *er s* comportado. As
</line>
</par><par>
<line>
cr*anças tendem a e*tender o que é esperado, por *e*o da *arraçã* rea*izad* e das ati*udes do
</line>
<line>
c*-n*rrador em relação à narrativa em *i m*s*a.
</line>
<line>
O q*e apresentamos * seguir é a met*do*o*ia *a an*lis*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresi*a PI, *. 17, n. 7, art. 13, p. 253-268, *un. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. N*scimento
</line>
<line>
258
</line>
</par><par>
<line>
3 *ETO***OGIA
</line>
</par><par>
<line>
O ma*er*al analisado é comp*sto por *m vídeo da a*la d* Ciê*ci*s que ti*eram *eus
</line>
<line>
áudios transc*itos. A aula fez parte *a retom*da das *tividades desenvolv*das na horta na qual
</line>
<line>
as crianç*s, em uma ro*a de conversa, inte*agem contand* o qu* viv*nci*ram, elenca**s em
</line>
<line>
três momen*os:
</line>
<line>
Dos turnos de fala 1 ao *1 - Como as cr**nça* desenvo*veram as at*vi*ades na
</line>
<line>
*orta;
</line>
<line>
Do* turnos 62 a 187 - Quais *s coisas que as c*iança* t**ha* cur*osid**e em
</line>
<line>
saber a respe*to d** bichinhos que coletaram/observaram *a horta;
</line>
</par><par>
<line>
Dos turnos 1*8 a 296 Como a* crianças f*zem para desc*b*ir as resp*stas -
</line>
<line>
**bre as *u*iosid*des que têm.
</line>
<line>
O momento da a*l* e****hido *ara a nossa análise *e refer* àq*ele em que as crianç*s
</line>
</par><par>
<line>
nar*a* como desenvolveram
</line>
<line>
as at*vi*ades na h*rt*, *omo *stavam organizados, o qu*
</line>
</par><par>
<line>
obse*v*ram, quais utensílios *tiliz*ram, c*mo realizar*m *s c**etas, *ue b*chinhos chamaram
</line>
</par><par>
<line>
a atenção, etc. Partin*o
</line>
<line>
do r*corte
</line>
<line>
dos tur*os de f*la 1 ao 43, que se**ci*namos nessa
</line>
</par><par>
<line>
in*eração, procura*os identificar como os atos *locu**rios viabilizam
</line>
<line>
a
</line>
<line>
construçã*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
nar*ativa. *sclarecemos que os nome* das crian*as
</line>
<line>
são fictícios, a
</line>
<line>
f** de resguar*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
integridade dos alunos particip*ntes.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - Legenda para *s análises
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
FALA DA PROF*SSORA
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
FALA DOS ALUNOS
</line>
</par><par>
<line>
((*nint))
</line>
<line>
Á*dio de difíci* c*m***ens*o ou *ue não fo* compreendido
</line>
</par><par>
<line>
...
</line>
<line>
Pausas durante uma fala ou entre fa*as
</line>
</par><par>
<line>
(( ))
</line>
<line>
*omentários
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Do au*or.
</line>
<line>
*uadro 2 - Conversas infantis
</line>
</par><par>
<line>
T**NO
</line>
<line>
FALA
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
* **h* só,
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
2 O *u*?
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
1 o*tem eu colei a** no mural u*s desen*os. Dese*ho* que nós fizemo* na última aula que nós fo*os na h*rt*. Levante a mão que* tem uma b*a *emóri* pra contar pro p*ofessor Jefferson e pra a professora *hayn*, que n*o esta*am a*ui, o que é que *ós fizem*s n*ssa aula. Comece, Iago.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
2 I ago - hum m
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, *. 7, art. 13, p. 253-*68, j*l. 202*
</line>
<line>
ww*4.*s*net.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um* Proposta da A**lise d* Dis**rso, Enuncia*ão e Educa*ão:
</line>
<line>
259
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
1 vocês v*o compl*tar. ((A p*ofessora fala para os estud*n**s que leva*taram * mão))
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
2 Ia*o Nes*a *ula ((inint)) o tatu-bola, tinha mi*ho***nha, tinha barata da t*rra, tinha tudo que ti*h* na terra
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
1 Quem p*de exp*i**r m*lhor, com*letar? C*mpleta Pedro.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
2 Ped** - * gente u*ou uma pinça, uma pá, e...
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
2 ((interr*pção)) um potinho
</line>
</par><par>
<line>
*0
</line>
<line>
2 Ped*o - *... *m potinho. E a gent* pegou *m *onte de bicho, bi*hinhos *a horta.
</line>
</par><par>
<line>
11
</line>
<line>
* Então o Iago lembr*u que nós vimos vários bichi*hos, ele falou o nome de vário*. O Pedro, já lembr*u que nó* usamos *lgu*s instrumento*, pinç*, p*aca petr* mais a lupa pra fazer e*s* trabal*o. Que *ra*alho foi esse Mar*elo?
</line>
</par><par>
<line>
12
</line>
<line>
2 Marcelo - A ge*te... viu *ários bi*hi*hos que... a barata da terr* era fujo*a.
</line>
</par><par>
<line>
13
</line>
<line>
2 ((*n*errupçã*)) Nossa, *la f*gia muito!
</line>
</par><par>
<line>
14
</line>
<line>
2 Marcelo - E*a *ug*u do pote d* Sere*a,
</line>
</par><par>
<line>
15
</line>
<line>
2 ((I*int)) Henrique
</line>
</par><par>
<line>
16
</line>
<line>
2 Marcelo - *o H*nrique e tam*é*... ((inin*)) Eu colo*ue* ela *entro do pote da Ser*na e também a gente *iu... Quando eu pe*uei um bloco de te*ra tava cheio d* m*nhoca.
</line>
</par><par>
<line>
17
</line>
<line>
1 E. Bent*, está faltan*o ma*s alguma co*sa ?
</line>
</par><par>
<line>
18
</line>
<line>
* *ento - humm eu tô vendo pera*...
</line>
</par><par>
<line>
19
</line>
<line>
2 ((interr*pção)) N** Bent*, não muda de con*ersa se não a ge*te fica gravando.
</line>
</par><par>
<line>
20
</line>
<line>
2 Bento - É...não po*e ir, pode ir
</line>
</par><par>
<line>
21
</line>
<line>
1 L*ri, faltou mais alguma coisa? Você consegue org**iza* *ssim: Primeiro nós fize*os * *uê?
</line>
</par><par>
<line>
22
</line>
<line>
* Lari - A gente fez os combinados e como a gente tinha que usar os matéria*s...
</line>
</par><par>
<line>
2*
</line>
<line>
1 *sso, *egundo...
</line>
</par><par>
<line>
24
</line>
<line>
2 Lar* - A* depois a g*nte *inha que arrumar uma dupla.
</line>
</par><par>
<line>
25
</line>
<line>
1 Era *ma dupla de quê? De passeio?
</line>
</par><par>
<line>
26
</line>
<line>
2 L*ri - Não!
</line>
</par><par>
<line>
*7
</line>
<line>
* D* brincadei*a?
</line>
</par><par>
<line>
2*
</line>
<line>
2 Lari - Não!
</line>
</par><par>
<line>
29
</line>
<line>
1 Era um* dupla de?
</line>
</par><par>
<line>
30
</line>
<line>
2 **ri - De...
</line>
</par><par>
<line>
31
</line>
<line>
2 ((*u*surro)) Trab*lhar
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
2 Lari - De trabalhar, f*z*ndo um trabalho junto pra *ega* bichinhos da terra. A gente *a cav*r, cavan*o, cavan*o, pegando. A gente ia pegar... algumas crianças pegaram bastante tatu bol*, outras pegaram mui*as minh*ca*, outra* p**ar*m ba*tante piolho de cobra...
</line>
</par><par>
<line>
33
</line>
<line>
1 Essa foi * prim*ira parte d* tra*al*o *ecolher, encontrar os bichin*os. E *o*o f*i a se**nd* parte do trab*lho?
</line>
</par><par>
<line>
3*
</line>
<line>
* Lari - A g*nte desc*r p*a sala, *olocar nossa mesa, lanc*a*. * professora ia da* um p*pel pra a ge*te desenhar, e ai a gente de*en*av* o que a gente lembrava d* fazer, o qu* a gente fez *a horta e ai a gente
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, *. 17, n. 7, a*t. 13, *. 253-268, jun. 20**
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. N*scimento
</line>
<line>
260
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
ve*o, a prô entreg*u uma ca*xinha de **pa pra gen*e ver melhor.
</line>
</par><par>
<line>
35
</line>
<line>
1 A gen*e uso* lu*a *ra qu*?
</line>
</par><par>
<line>
36
</line>
<line>
* Lari - Pra a gente ve* os bich**hos, s* eles ti**am perninhas, se *le* não *in*am, se *les *inh*m olhinho, *e el*s tinham muita* pat*nhas
</line>
</par><par>
<line>
37
</line>
<line>
1 Deixa *u p*ssar a palavra p*o Fe. Você t* lembrando de *l*um detalhe que *la esteja esquecen*o?
</line>
</par><par>
<line>
38
</line>
<line>
2 F* - Não! É porque, Mar*elo ele.. É porque eu ta**ém... Marc*lo es**eceu que a g*nte p*gou *ma bar*ta que quas* que *ugi*, ela ficou andando mu*t* ráp*do.
</line>
</par><par>
<line>
3*
</line>
<line>
((* Lari *ed* a pa*avra à prof*sso*a pois **o havi* terminado a *ala))
</line>
</par><par>
<line>
40
</line>
<line>
* eu vo* t* *evolver a palavr* **e voc* não termi**u vai lá. Ent*ndi! Então termina L*ri, des*ul*a *u ter te *n**rrompido.
</line>
</par><par>
<line>
*1
</line>
<line>
2 Lari - A g*nte foi lá n* casinha de ferramentas, pra a*gumas *rianças p**ar a pa*in*a , teve algumas cria*ças q*e peg*ram, fizeram c*m a *ão mas a maioria pe*ou com...
</line>
</par><par>
<line>
42
</line>
<line>
2 ((interru**ão)) A pinça?
</line>
</par><par>
<line>
43
</line>
<line>
2 Lari - a *aioria p*gou a p*zinha pra *judar a cavar... aí *lgumas criança* *ão pegaram por *ue el*s **eri*m *a**r co* a mã* **r que elas não tin*am medo... aí a maioria pego* *om a pá cavou e pe*ou bastante b*cho com a p*nça que * pinça ajudo* bastante as crianças.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Do autor.
</line>
</par><par>
<line>
4 RE**LTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
No *ecorte selecionado para *nál**e, perce*emos que, como figura
</line>
<line>
*e autoridade,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
enunciat*ria-professora (*ita *omo for*ações imaginár*a* *o lugar de qu*m fala, por
</line>
<line>
Pêcheux, 196*) conduz a interação utilizando o poder que a posiç*o *he confere (enun*iatária-
</line>
</par><par>
<line>
auto**d*de). *esse
</line>
<line>
**ntido, desse lugar de q*e f*la, é a enunciatária que ini*ialm*nte
</line>
</par><par>
<line>
proporc*ona inc*u*ões imaginárias
</line>
<line>
pelas intera*õe*
</line>
<line>
discursivas (*AS*I*ENTO, 2015). *a
</line>
</par><par>
<line>
tentativa d* *onstr**r * narrativa, el* usa atos ilocutórios que *o*sis*em em "a**esentar suas
</line>
<line>
próprias palavra* com* induz*ndo, i*ediat**e*te a uma transformação jurídica da sit*a*ão:
</line>
<line>
aprese*tá-las *o* exemplo *o*o criador*s de obrigaç*o para o de*tinatári*" (DUCROT, 1987,
</line>
<line>
p. 34).
</line>
<line>
Sendo *ssi*, ***a inicia* a construção *a na*ra*iva das atividades oc*rrida* *a horta, a
</line>
<line>
professora enuncia *o turno 3: "Levante a mão que* *em uma b*a memór** p*a *ontar pro
</line>
</par><par>
<line>
pro*essor
</line>
<line>
Je*ferso* e *ra *r*fessora **ayna, que não est*va* aqui, o a
</line>
<line>
q* e é qu e n ós
</line>
</par><par>
<line>
fizemos nessa aula". *emo* desse *n*nc*ado proferido: (a) P*s*o - Aquele qu*
</line>
<line>
consegue
</line>
</par><par>
<line>
lem**ar, pode *e manife***r para começa* a **lar * *ue f*zemos; (b) Pressupo*to - *amos
</line>
</par><par>
<line>
começa* a organizar a n*rração da aula para os prof**sores e*t*giá*io* que
</line>
<line>
não estavam
</line>
</par><par>
<line>
presentes, po* aqueles que se lembram o que fize*o* no dia.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 17, n. 7, art. 13, p. 2*3-268, jul. 202* *ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Prop*st* da An*lise de Discurso, Enunciação e *d*cação:
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
Notemos que a professora rei*indic* a participaçã* d** seus alunos (fo*ma*ões
</line>
<line>
im**i*árias do l*gar de qu*m escuta, co*forme P**heu*, 1*69) a construi* a na*ra*iva (aqui,
</line>
</par><par>
<line>
deu-se a pri**ira inclusão imag*nária, de onde
</line>
<line>
dec*rrem as demai*), dirigi*do-*e ao aluno
</line>
</par><par>
<line>
Ia*o que *nuncia no turno 4 "*um*" (marca que indicia a formação *maginá*ia de quem
</line>
</par><par>
<line>
escuta), cuja a interpretação foi: (a) Po*to - *re*iso pensar; (b) Pressuposto Fui pego de -
</line>
<line>
surpre*a e não cons*go resp**der sem antes organizar mi*ha* memórias.
</line>
<line>
Aos p*u*os, ou*ro* alunos vã* atende*do ao comando *a *rofessor* (*esto *iscursivo
</line>
<line>
*ara a inclu*ã* imagi*ári*) e se dispondo a re*ponder, ind*cando isso a* lev*ntarem a mão
</line>
<line>
(ato de resposta que indica a i*clu*ão imaginária). A mesma procura manter a organ*zação do
</line>
<line>
d*s*urso qua*d* alguns a*unos levanta* a mão para r**ponder, e*u*cian*o no turno 5 "vo*ês
</line>
</par><par>
<line>
vão comple*ar" (encad*amento para a inclusão imag*nária), indicando
</line>
<line>
c*mo (a) *os*o:
</line>
</par><par>
<line>
"tenham calma
</line>
<line>
que vo*ês já vã* re*po*de*" e como (b) pressuposto: "esperem * c*le*a
</line>
</par><par>
<line>
termin*r para que vocês possam *omp*eta* a *esposta".
</line>
<line>
Ao co*ti*uar a inc*ntivar * *articip*ç*o dos alunos (* sequência de inclusõ**
</line>
</par><par>
<line>
imaginária*), a professora r*ivind*ca r*spostas melhores (outro ge*t* discu*siv* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inclusã* ima*inária) e enun*ia no t**no 7 "*u** *ode e*pli*a* melh*r, completar?
</line>
<line>
Compl*ta Ped*o", sugerindo a participação de outro aluno. Ne*se mo*en*o, temos como (a)
</line>
</par><par>
<line>
po*to que o*tros al*nos
</line>
<line>
*ev*ssem completar e a me*ma ind*ca Pedro o
</line>
<line>
para completar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resposta (ind*cação que possibilita interaç*o dis**rsiva permitir a sequência de i*clusões a
</line>
<line>
imaginárias). Já como (b) pressuposto, temos a *nsatisfação d* profe*sor* com a **sp*sta **
</line>
<line>
Iago, con*ocando ou*ros alunos a responder melhor (momento de avaliação da seq*ência de
</line>
</par><par>
<line>
incl**ões
</line>
<line>
i*aginárias pel* monitoramento das interações di*cursi**s), narrando *om ma*or
</line>
</par><par>
<line>
riq**za de *etalhes a atividad* da aula na hor*a. A indicação de Pedro pressup** *ue o mesmo
</line>
</par><par>
<line>
se** mais bem capacitado
</line>
<line>
para "r*s*onder *elhor" (ge*to
</line>
<line>
*iscursivo que indicia q*al
</line>
<line>
é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sujeito apto para
</line>
<line>
assumir o t*rno conve*saci**al, o que denota j* estar em inclusão
</line>
</par><par>
<line>
imaginária).
</line>
</par><par>
<line>
Re*nindo as re*postas dadas pelo I*go e
</line>
<line>
pelo Pedro n* tu**o 11, a
</line>
<line>
professo*a dá
</line>
</par><par>
<line>
sequência convid*ndo o a*uno M*rcelo * completar a narração qu* c*nsegue mobilizar out*os
</line>
</par><par>
<line>
colegas (encadeamentos par* su*esso o
</line>
<line>
da inc*usão im*ginária) a
</line>
<line>
participa* da **teração a*
</line>
</par><par>
<line>
en*nciar que "a *arata *a terra era fujona", no turno *2. *ot*mos qu* es*e fato, em rel*ção
</line>
</par><par>
<line>
à barata,
</line>
<line>
chamo* *ten*ã* do aluno qu* nar*a com ênfase *, ainda, corrobora com s*a a
</line>
</par><par>
</page><line>
a*irmação ante*ior, qu*n*o enuncia que "ela fugi* do p*te da Serena" (turno 14) "do e
</line>
<line>
Henri*ue" (tu*no *6).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. *7, n. 7, art. 13, p. 253-*68, *un. 2*20 www4.fsa*et.*o*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Nascimento
</line>
<line>
262
</line>
</par><par>
<line>
Retoma*do * con*truç*o *a narra*iva da aula, a *rofessor* agora co*v*da outro al**o
</line>
</par><par>
<line>
no turno 17: "Be*to,
</line>
<line>
está faltando ma*s alguma co*sa?" B**to,
</line>
<line>
por sua vez, enuncia nos
</line>
</par><par>
<line>
*urnos 18 * *0: "Humm eu t* v*nd* peraí"; "É... *ã*! Pod* ir, pode ir." Perce*emos com
</line>
<line>
esses enunciados que Bento se *ent* um pouco interrogativ* **ant* ao qu* falar e, depois d*
</line>
</par><par>
<line>
u* br*ve momento de hesitação, conclui que não tem na*a * acrescentar ao discurso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*uncia que po*em co*tin*ar a construção. Bento dem*nstra * form*ção imag*nária *o lugar
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
q*em
</line>
<line>
e**uta
</line>
<line>
e *e quem n*o *á c*n*inuid*de ao *to
</line>
<line>
co*versacional de elabor**ões
</line>
</par><par>
<line>
di*c*rsivas. Ou sej*: não adic*ona conteúd* novo. Esse "n*o adiciona
</line>
<line>
conteúdo
</line>
<line>
novo" p*de
</line>
</par><par>
<line>
pare*er u* não-enca*eamen*o p*ra a inclu*ão imaginária. N*
</line>
<line>
entanto, o funcioname*to
</line>
</par><par>
<line>
en*nciati*o-discursivo é d* que o seu momento de inter*ogação **agin*ria * exatamente
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tem** para a avaliação de que deva, a en*nciat*r*a-professora, engajar ou**o enunciador, *ue
</line>
</par><par>
<line>
assume o turno conversacional dê a sequê*cia de incl**ão imaginária. "*... nã*! *ode ir, e
</line>
</par><par>
<line>
p od e
</line>
<line>
ir." É e*unciado que
</line>
<line>
de*l*ra *eg**iv*ment* a
</line>
<line>
ad*ção *e conte*do no**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
afirmat*v*me*te declara a ne*es*ida*e da sequênci* de inclusão imaginária d* outro sujei*o-
</line>
<line>
fala*te.
</line>
<line>
Seguindo * a*álise d*s turnos, percebem*s *ue a professora inte*p*lou rep*tidament*
</line>
</par><par>
<line>
uma deter*inad* *lun* po*
</line>
<line>
nom* L**i, usando de repeti*os movimentos de i*dução à fala.
</line>
</par><par>
<line>
A*esar de *ari ser
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
**iança, ela já aprendeu que, q*ando *lgué* lhe fa* uma p*rgunta,
</line>
</par><par>
<line>
deve respon*e*, isso é, Lari
</line>
<line>
já **be
</line>
<line>
quais sã* as *ondições
</line>
<line>
de p*odu*ã* de s**tido
</line>
<line>
d* ato
</line>
</par><par>
<line>
ilocucional pergunta. Para P*cheux (1969), as
</line>
<line>
*ondiç*e*
</line>
<line>
d* produção são os *lem**to*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
oportunizam a realização do *iscurso e permit*m colocar em fun**oname*to formaçõe*
</line>
<line>
im*ginárias do lu*ar de *uem é qu*m no ato ilocutór*o, p*r exemplo (PÊCH*UX, 19**).
</line>
<line>
Obs*rvamos n*s interaç*es qu* *stã* sendo analisad*s que os alunos **etuam
</line>
</par><par>
<line>
dife*entes acontecimentos
</line>
<line>
discur*ivos. P*r i*so, La*i foi inter*ela*a pela profe*sora
</line>
<line>
mais do
</line>
</par><par>
<line>
*ue os
</line>
<line>
outros aluno*, provave*mente *ev**o ao fato dela ser
</line>
<line>
*ot**a de u*a capacidade d*
</line>
</par><par>
<line>
*onstruir uma *arrativa
</line>
<line>
mais elabor*da, ou
</line>
<line>
a*ionar um* atualizaçã* de sua mem*ria
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
es*ruturas
</line>
<line>
da l*ngua *e f*rma m*is rápi*a, ou **is c*i*ti*a. Pela pro*ess*ra-enunciatá*ia,
</line>
</par><par>
<line>
infere-se que a segunda hipótese seja m*is
</line>
<line>
pr*vável! A troca discursiva entr* a pr***ssora
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Lari s* inicia no turno 21, o que
</line>
<line>
demonstra a
</line>
<line>
negociação entre
</line>
<line>
formaç*es imaginár*as do
</line>
</par><par>
<line>
*ugar *e *ue* escuta formaç*es imaginá*ias do **gar de *uem fa*a. Daí * e
</line>
<line>
passagem
</line>
</par><par>
<line>
conversaciona* de (A) p*ofessor* *ara (B) a aluna Lari. Lari *oma o *eu turno co*ve*sacional
</line>
</par><par>
<line>
por
</line>
<line>
compree*der tarefa co*ver*acio*al, tendo imaginar*a*ente certeza de seu lu*ar a s*r a
</line>
</par><par>
</page><line>
ocupado. P*r conseguint*, *ari a enunciatária com res**nsa*ilidade su*jet*va pela e*tão é
</line>
<line>
sequê*cia de inclusã* i*aginár*a.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, *. 17, n. *, ar*. 1*, p. 2*3-268, jul. 20*0 www4.fsa*et.*om.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U*a *roposta da Análise de Discurso, Enunc*aç** e Ed*c*ção:
</line>
<line>
263
</line>
</par><par>
<line>
Sabendo q*e o objeti*o da aul* era a de desenvolver a capacidade narrativa
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
alunos, ao observ*rmos
</line>
<line>
especificam*nte a inter*e*açã* e*unciativo-disc**siv* de *ari *ela
</line>
</par><par>
<line>
professo*a, id*ntific**os o uso ** u* conjunto de elementos linguísticos e de subentendi**s
</line>
<line>
na intera*ão en*re a pro*essora e a Lari. *ssim como * po*to e * *ubenten*ido, esse*
</line>
</par><par>
<line>
*lementos estão em funcionam*nto pelas represe*tações elaboradas
</line>
<line>
p*las *o*mações
</line>
</par><par>
<line>
i*aginárias do lugar de quem é qu** n* discu*so. É p** esse func*onam*nto-primeiro qu* **
</line>
<line>
ga*ante o s*ce*so de s*quências de in*lusã* *maginár*a.
</line>
<line>
Vejamos no se*uin** exe*p*o, se *onsiderarmos o momento em que Lar* é in*er*el*da
</line>
</par><par>
<line>
dire**m**t*
</line>
<line>
pela professora: *
</line>
<line>
ato ilocucional * u** *é*i* de perg*ntas qu* pressupõe
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
Lari, * partir da sua *om*etência retórica, seria capaz de *izer se faltou mais a*guma coisa na
</line>
<line>
na*r*çã* feita pelos o*tros alunos antes *ela, se ela er* capaz *e organiz** melhor a narra*i*a
</line>
</par><par>
<line>
e en*ão a *rofessora
</line>
<line>
**c*rra essa sér*e de pergun*as r*t*ma*do o tópic* *nicial*ente, ist* é,
</line>
</par><par>
<line>
p*rguntando: "La*i, faltou *ais *lgu*a coisa? V*cê consegue organizar as*im: Primeir*
</line>
<line>
nós fizemos o *uê"? *rontam*nte, Lari respo*de pre*supon*o q*e a*go hav*a sido co**inado
</line>
<line>
an*es do evento *arrado. Com isso, lembram*s d*quilo qu* Ducro* apont*u co*o sendo
</line>
</par><par>
<line>
re*ras *ão apenas l*ngu*stic*s *u ló*i**s c*mo
</line>
<line>
pa*t*
</line>
<line>
*o pr*cesso de a**ib*ição de sentido.
</line>
</par><par>
<line>
Com e*s* compree**ão, rec*rremo* * Lari, momento em que i*icia o seu t*rno (22), isto *, a
</line>
</par><par>
<line>
sua resposta à *rof**sora dizendo que:
</line>
<line>
"A gente fez os
</line>
<line>
combi*ad** e
</line>
<line>
como a gente ti*ha
</line>
</par><par>
<line>
que *sar os ma*eriais". Essa *tualização enunciativo-**s*ursiva
</line>
<line>
bu*ca
</line>
<line>
na memória * faz
</line>
</par><par>
<line>
reviver o j*-acont*cimento: "fez os combi*ados" e "t*n*a qu* usar os materiais".
</line>
<line>
Ao faz*r is*o, Lar* tanto re*pond* à pe*gunt* da professora de *orma adequada *omo
</line>
<line>
i*troduz um nov* t*pic* em sua respos*a. I*so exemplifica, *obrem**e**a, o que defendemos
</line>
</par><par>
<line>
p*r inclusão imagin*ria e *or se*uência de inclusão ima*inár*a. Do
</line>
<line>
ponto de vista
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
in*eração e da lingu*s*ica, todas e*sas *espos*as d* discurs* de Lari tê* a aprovação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pro*essora, linguisticamen*e por *eio do uso do pron*me "isso".
</line>
</par><par>
<line>
Ao seguir o se*so comum, obs*r*amos qu* Lari *ontinua *arran*o a pedido da
</line>
</par><par>
<line>
p*ofesso*a que,
</line>
<line>
dep*is de ter dito "isso", *nunc*ou uma *rdem para que Lar* continuasse
</line>
</par><par>
<line>
n**rando, através da e*unciação da palavra "Se*undo", *o tu*no 23. Ao compreender o que
</line>
</par><par>
<line>
deveria ser dado como sequência de inclu*ão imag*nária, La*i, *ntão, subentende que
</line>
<line>
dev*
</line>
</par><par>
<line>
co*tinuar *arrand* e diz n* t*rno 24: "A* *epois a gente *inha que a*r*mar uma d*pla". O
</line>
<line>
"Ai" marca l*nguística e discursiv**en*e n* enunciado o fa** de que a narraç*o de Lar* est*
</line>
</par><par>
<line>
se base*ndo no pressuposto de que *ant* ela q*a*to os
</line>
<line>
*o*eg*s, quanto a profe*sora,
</line>
</par><par>
<line>
pressupunham que, ne**a i*teração, l*go dep*is d* o momento da co*eta do *ateria* da h*rta,
</line>
</par><par>
<line>
o* alunos deve*ia*
</line>
<line>
trabalha*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
*uplas. Es*a pressu*osiçã*
</line>
<line>
é a c*locação da i*clu*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 7, art. 13, p. 253-2*8, jun. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Nasc*mento
</line>
<line>
264
</line>
</par><par>
<line>
imaginária em fu*ci*namento. Seguindo
</line>
<line>
o
</line>
<line>
ra*iocínio de Ducrot (1*87), o "Ai" marca
</line>
</par><par>
<line>
cataf*r*camente que o
</line>
<line>
*os*o é pressupos*o a*enas para alg*n* me*bro* d* *nt*ração, i*to é,
</line>
</par><par>
<line>
o* estagiários não sabiam da nec*ss*dade de fo*ma* uma dupla, pois não e***v** na at*v*dade
</line>
<line>
da *or*a, de ma*eira * não saberem d** co*di**es *e produção de*sa at*vi*ade. Po* causa
</line>
<line>
disso, Lari sub*ntende qu* é preciso decl*rar a necessidade *e se form*r du*las (*entido
</line>
<line>
materializado no enunciado). O t*l subentendido faz jus a tarefa d* incl*i* imaginaria*ente o
</line>
<line>
o*tro.
</line>
</par><par>
<line>
Em *egui*a na intera**o, o que ocorre é o fato d* que a professo*a fez uma *érie
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
perguntas t*ntando
</line>
<line>
delimitar o assunto,
</line>
<line>
d*limitar * s*q*ência de in*lus*o ima*inária, como,
</line>
</par><par>
<line>
*or exempl*:
</line>
</par><par>
<line>
T*rno 25 - Professora: - *ra uma dupla d* quê? De *asseio?
</line>
<line>
Turno 26 - *ari: - Nã*!
</line>
<line>
Tu*n* 27 - *rof**s**a: - De brincadeir*?
</line>
<line>
Turno 28 - Lari: - Nã*!
</line>
<line>
Turno 2* - Profess*r*: - *ra uma dupla de?
</line>
</par><par>
<line>
Ao observa* essa troca de turno conv*rsaci*na*,
</line>
<line>
percebemos que a professora está
</line>
</par><par>
<line>
induzindo Lari a delimi*a* "a dupla". Es*a in*uçã* é de fo*m* pr*cisa! O q*e percebemos é
</line>
<line>
que essa s*rie *e per**ntas são pe*gunt*s re*óri*as, porque a pro*essora, os demais al*n*s e a
</line>
<line>
Lari pressupõem que o ob*etivo da for*ação de d*p**s era e*atam*nte o trabalho de en*ontr**
</line>
</par><par>
<line>
e recolh** *ichos na hor*a. Es*a sequência *e inclusão imaginá*ia se trata de negociação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
sentidos logicam*n*e estáveis e justificado* pela tarefa de a*uali*açã* da memó*ia.
</line>
</par><par>
<line>
Lari soube po* meio de a sua
</line>
<line>
competência r**ó*i*a *ustentar a i*tera*** com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rofesso*a, mesmo
</line>
<line>
*ue as p*rgun*as fo*s*m ap*nas *erguntas retóricas. Uma vez mais,
</line>
</par><par>
<line>
po**mos levantar a hipótese d* *ue a insistência da professora
</line>
<line>
em interpelar Lari se deve
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*m* pro*ável competência narrativa m*is desenvol*ida n*ssa al*na, **pecifi*amente. A
</line>
<line>
*nst*nci* enunciati*o-d*scursiva em La** é por uma compet*ncia lógica que permite qualque*
</line>
</par><par>
<line>
um compre*nder
</line>
<line>
os encadeamentos *magi*á***s de inclusão. Inclu*ão do out*o. Inclus*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
senti*os. *nclusão *e sin*axe...
</line>
<line>
O discurso c*ntinua sendo construíd* na int*ração e*tr* La*i e a pr*fess*ra que *he fez
</line>
<line>
uma pergun*a que, de fat*, e*tá em consonância c** as condições de produção de sentido d*
</line>
</par><par>
<line>
*ma p*rgunta ver*ad**ra: "E como foi a *egunda **rte do trabalho?". Lari recon*e**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
naturez* diferent* do ato iloc*c*onal, isto é, a sua característica retór*ca. Subentende-se que a
</line>
</par><par>
<line>
pro*esso*a quer, de ***o, que * menina continue narrando o o*jeto d*
</line>
<line>
discurso pela sua
</line>
</par><par>
<line>
capacidade em dar *equência à inclusão i*aginári*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. 13, p. 253-*68, *ul. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma P*o**sta da An*lise de *i**urs*, Enunciaçã* e Edu*ação:
</line>
<line>
265
</line>
</par><par>
<line>
Ao observar os próxi*os enunc*ad** de *ari, pe*cebemos uma troca de enuncia*os do
</line>
<line>
tipo p**gu*ta e resp*sta entre a pro*essor* e L*ri, de form* s*quencial. *s*a *roca é troc* de
</line>
<line>
sequências. Assim, La** é a p*incipal narradora da au*a, c*ja respons**i*ida** s*bjet*va r*caiu
</line>
<line>
e* s* mesma. Em seguida, a prof*ssora "tira" * pal*v*a da Lari e * pass* para o Fe. Iss* por
</line>
<line>
meio d* um ato ilocu*io*al do tipo pergunta, ela enun*ia no tur** 37: Professora: "*e*xa eu
</line>
</par><par>
<line>
passar a palavra p*o Fe. Você **tá lembrando de *lgum detalhe que
</line>
<line>
ela esteja
</line>
</par><par>
<line>
esquec*ndo?" Nesse *nunci**o, temos c*mo pres*upos*o
</line>
<line>
**e a professora co*pree*de
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ece*sidade de
</line>
<line>
co*v*d*r outro aluno a cons*ruir o **s*urso, uma vez que os últimos
</line>
<line>
turnos
</line>
</par><par>
<line>
estavam concentr*dos no disc*rso *a Lari. Ao passar *
</line>
<line>
p*lav** pa*a * Fe, ato *or inclusão
</line>
</par><par>
<line>
imaginária, a p*ofessora se refere ainda ao dis*urso d* Lari, como *e **v*ss* a*o*tando a falta
</line>
</par><par>
<line>
de alguma c**sa. E*sa est*atégia
</line>
<line>
t*m em seu fun*ioname*to a ga*antia de sequê*cia da
</line>
</par><par>
<line>
inclusão imaginár*a. Aqui, ta*bém an*lisamos que há a at*alização de u*a memó*i* de cur*o
</line>
</par><par>
<line>
pr*** pela estrutur* gramatical, *intática, m*terializada pelo pr*ssupost* do
</line>
<line>
locut*r
</line>
</par><par>
<line>
professora. Essa "*tualização" ocorre para *ue o* objetos do di*curs* sejam lan*ad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ec*perados pela Lari, por
</line>
<line>
exemp*o, també* pelo
</line>
<line>
Fe, par* que se ef*tue alfabet*zação a
</line>
</par><par>
<line>
cien*ífica. Essa
</line>
<line>
relação exp*icita um trabal*o ped*gógico que *nvista em enu*ciaçã* e em
</line>
</par><par>
<line>
d*scursivid**e,
</line>
<line>
pelo*
</line>
<line>
objetos do *iscurso *ue **o encad*amentos *s sequênc*as
</line>
</par><par>
<line>
conversacio**is, às sequências de i**lusão imaginária, em alfabetiza*ão ci*ntífic* e ensino *e
</line>
<line>
ciênc*as.
</line>
<line>
** se ref*rir ao discur*o *e L*ri, **a usa o pronome "ela". Ao p*ns*rmos em t*rmos
</line>
<line>
de D*crot (1987), *ercebemo* que, por mais claras que sejam as diferença* entre pr**supor e
</line>
<line>
subentend*r, n* interação, * linha qu* divide *ssas *uas categorias * tên** e o pr*pri* Du*rot
</line>
</par><par>
<line>
c**ma a atenção para
</line>
<line>
esse **nômeno. Numa interação *eal, a
</line>
<line>
inte*ação **tre o *ompone**e
</line>
</par><par>
<line>
li*guístico e o componente re**rico não são esta*que*. Ao t*rmi*ar a primeira seção do texto,
</line>
</par><par>
<line>
Ducrot (1*87) cita Ben**niste no que *e refe** ex*ta***te aos pron*mes, *orque tanto
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
signi*i*ado quanto o sentido **s pr*nome* *ó são p*ssívei* d* serem atribuídos por meio d*
</line>
</par><par>
<line>
*ma p*essuposição. Essa pressuposição e**rc* re*ponsa*ilid*d* de * *
</line>
<line>
entendim*nt* da
</line>
</par><par>
<line>
i*teraç*o o*orrer
</line>
<line>
por *e*o da lí*gua, e, *o mesmo tempo, p** meio do se*tido
</line>
<line>
de
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
p*onomes só
</line>
<line>
p*derem ser atr*buídos
</line>
<line>
*
</line>
<line>
luz das condiç*es *e
</line>
<line>
pr*dução, ou, para alguns
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisadores, * *uz do contexto.
</line>
<line>
***uimos para análise *iscursi*a do aluno Fe. O a**no Fe não a*r*s*e*tou nen*u*
</line>
<line>
fato no*o *o disc*rso, a*tes, porém, voltou a* fat* *a "bara*a fujona", conf*rmando, mais uma
</line>
<line>
vez, que este fo* um episódio bastante si*ni*icativo nessa aula (t*rno 38). Es** reto**o
</line>
</par><par>
<line>
permite com*reenderm*s se*uência *e inclusão im*gin*ria a
</line>
<line>
** o*tro modo *aqu*le qu*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 17, n. 7, art. 13, p. 253-268, jun. 2*20
</line>
<line>
w*w4.fs*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Nasc*mento
</line>
<line>
266
</line>
</par><par>
<line>
*iemos *azendo até *gora. O reto**o d* s*quên*ia e permi*e *er e*tend*do como r*c*peraç*o
</line>
<line>
di*cursiva de algo que ain*a está si*nificando. Ainda qu*ndo algo e*t* significando, o r**orn*
</line>
<line>
se m*terializa *omo * recup*ração de algo que *eva pertencer ao funcionament* enunciativo-
</line>
<line>
disc*rsivo da sequência de inclusão imaginária. É o ret*rno p*ra a ins*rição de algu* já-*ado
</line>
</par><par>
<line>
na inclusão ima*inári* de modo a
</line>
<line>
permitir a seq**ncia *ógica da ordem d* que será
</line>
</par><par>
<line>
enunc*á*el. Esse *etorno não é meram*nte *m retorno de algo q*e já sig*ificou. Não se trata
</line>
<line>
de repetibilid*de!
</line>
<line>
Observamo* **e, após a en*nci*ção do aluno *e ao objeto do discur*o, **ri inte*pela a
</line>
</par><par>
<line>
**ofessor* pedindo o *irei** de f*lar novam*nt*. * intervenção interpe*ativ* é
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
proposição de al*o que vir* a ser ne*oci*vel. Diante dessa ati**de, *odemos levantar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
seguinte hipótese: o enunciado anterior da pro*essora, no turn* 37, fez com que Lari pens*sse
</line>
<line>
que rea*mente estivess* se e*qu*cendo de alg*ma coisa importante para acrescentar ao
</line>
</par><par>
<line>
discu*so. Ela percebe existência de algo q** virá a possibi**tar **is *equênc*a de inclusão a
</line>
</par><par>
<line>
im*gi*ária. * *ro*essora, ent*o, descul**-se e d*vol*e * p*lav*a a *ari (tu*no
</line>
<line>
*0) *ue
</line>
</par><par>
<line>
con*inua a contribuir com o discurso.
</line>
</par><par>
<line>
L*ri acrescen*a nos tu*nos 40 e 41 qu*: "A gente fo* lá na casinha de ferramentas,
</line>
<line>
*ra *lgumas crianç*s pe*ar a *a*in**, teve alg*ma* crianças *ue pega*am, fizer*m com
</line>
<line>
a mão mas * maioria *egou com...". *o*tinua: "a maior*a pegou a pazinh* pra aj**ar a
</line>
</par><par>
<line>
cavar... a*
</line>
<line>
alguma* crianças não pegaram por q*e *l*s queri*m cavar co* a mão por
</line>
</par><par>
<line>
que elas nã* *in*am med*... aí * m*ioria pegou com a *á c*vou e p**ou ba*ta*te bich*
</line>
<line>
com a pinça q*e a p**ça ajudou bastant* as crianças".
</line>
<line>
N*sses *ois **rnos-conver*acionai*, L*ri *crescen*a a* d*scurso * fato de t*rem ido *
</line>
<line>
cas*nha de f*rramentas como parte importante *o tr*balho, pois *ress*põ* q*e só foi *o*sí*el
</line>
<line>
pe*ar alg*ns bichos com a ajuda de alguns utensílios, como, por exemplo, a *a*inha e * pinça.
</line>
</par><par>
<line>
Ac*escentou ai*da que
</line>
<line>
os *olegas que não tinham medo dis**nsaram * uso de u*ensílios e
</line>
</par><par>
<line>
***a*am com a *ão, mas avali* que co* os utensílios *oi bem mel*or, atestando que com a
</line>
</par><par>
<line>
*inça as cr*a*ças pegaram bastante bic*os. Essa enu*ciaç*o possibilita compreens*o das *
</line>
</par><par>
<line>
con*iç*es
</line>
<line>
de produção: cavar com a pazinha ou cavar *om a mão. T**bé* possibilita
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
id*ntifi*ação de que *ari la*a * lógica discursiva (*ASCI*ENTO, 201*b) com * seq*ência
</line>
</par><par>
<line>
convers**ion*l: "[...] a* a ma*oria p*gou c*m a *á ca*ou e p*gou bastante bicho co*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pinça que a pinça ajud*u bast*nte a* crianças".
</line>
</par><par>
<line>
A**im, Lari é * pri*c**al
</line>
<line>
na*radora da *u*a,
</line>
<line>
** como a*irma **urd*eu: "A *orta-voz
</line>
</par><par>
<line>
autoriz*da, aquele *o qual c*m*re, ou ca*e, fa*ar
</line>
<line>
em nom* d* coletivida**" (BOURDIEU,
</line>
</par><par>
</page><line>
*0*8, p. *01). S*ndo assim, Lari "Consegue agir *o* pa*av*as em r*lação a o*tro* agentes e,
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, *. 17, n. 7, art. *3, p. 253-268, jul. *020 w*w4.*sanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Proposta da **áli*e de Discurso, Enunciação e E*uc**ão:
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
por meio de seu trabalho, a*ir s**re as próprias coi*as, na medida em qu* sua fala conce*tra o
</line>
<line>
capit*l simb*lico a**mulado pe*o grupo que lhe c*nfe*iu o manda*o e d* *ual **e é, por assim
</line>
</par><par>
<line>
dizer, * procur*dor" (*OURDIEU, *008, p. 8*). E*se
</line>
<line>
capi*** *imbólico pode *er
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
resp*nsáv*l *e permi**r a seq*ência de *nclusão imaginária.
</line>
<line>
Aqui se abre a possibi*idade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
nov*s p**q*isas, desde que se ma*t*nham com essa hipótese
</line>
<line>
para investigações sobre
</line>
</par><par>
<line>
interações discursi*as e i*c*u*ões ima**n*rias em a*la* de *n*i*o fundamen*al, tendo a tarefa
</line>
<line>
primeira de compreender o funci*nament* d* discurso. Isso se fará ju* se o objetivo *era* *o*
</line>
<line>
analisar e*cad*amentos enun**ativ*-d*scursivos em ati**d*d*s de e*sino-aprendizage*.
</line>
<line>
5 CONS*DERAÇÕES FIN*IS
</line>
<line>
N*sse trab*lho, ana*isamos as i*teraçõ*s discur*ivas com base em formações
</line>
<line>
ima*inár*as do lugar de *u** fala e *e quem escuta (cf. P*CHEUX, 1969) em *ma turma de
</line>
<line>
1º ano do ensin* fun*amental I, da Esco*a de *pl*cação da *aculdade de Edu*ação. No
</line>
</par><par>
<line>
ma*er*al a*alisado,
</line>
<line>
o* al*no* retomam as atividades *ert*nent*s uma a
</line>
<line>
a*l* de Ciências
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvida* na horta *a e*cola. *a*a tal análise, re*orremos à* ferramentas p*rten*entes
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Enunciação e * Análise do Dis*urso.
</line>
</par><par>
<line>
Sabend* que o en*ino de Ciências p*r inves*igaç*o confer* ao *luno *m papel de
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pro***onista no pr*cesso *e apren*izagem, é po* esse motivo que mome*tos d* disc**são são
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fu*dame*tais para a construção d* con*ecimento * p*ra a co*pre*n*ão *e o que *ealmente os
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<line>
alun*s *nunciam. Seus enun*iados *m momentos de interação *isc*rsiva tor*am a an*lise do
</line>
<line>
*iscurso um* ferramen*a impresc*ndível nesse *rocesso de compreensão de l*itura do
</line>
<line>
*nu*ciável e do fu*cionamento da *inguagem (NASCIMENTO, 2015; 2019a; 2019b).
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<line>
Em especi*l, as contribuições de Oswa*d Ducrot (1987), em sua teori* da enunciação,
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oferecem
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s *bs í di os que
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au*i*iam a esclar*c**
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como o
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aluno organiza *eu conhe*imento
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linguíst*c* qua**o, atravé* das *nteraçõ*s, é capaz de enuncia* aquilo que de *ai*r re**vân*i*
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<line>
f*i ***a ele em parti**lar, du*a*te o desenvolv*mento d* uma a*la. Nesse "va* s* fo**a*do",
</line>
<line>
é preci*o compree*d*r *ue as *ondi*õe* de pro*ução (o q*e par* *lgu*s é o contexto) em qu*
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<line>
*c*rr** essas inter*çõ*s in**ue**iam o que é posto, *ressuposto e *u*en*endi*o, u*a ve* que
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<line>
a circunstâ*cia c*nfere *a*o* ao *ue foi enunc*ado (DUCROT, 1987, p. 29).
</line>
<line>
REFERÊNC*AS
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Como Refere*ciar este Artigo, **nforme ABNT:
</line>
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<line>
NASCI**N*O, L. Uma Proposta da Análise de Discurso, *nunciação * Educação: Incl*sões
</line>
<line>
Imaginári*s p*r Crianças *o Ensino *undam*ntal I. Re*. F**, Ter*sina, v.17, n. 7, art. 13, p. *53-
</line>
<line>
2*8, jul. 2020.
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<line>
Contr**uição dos Autores
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<line>
L. Nascim*nto
</line>
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<line>
*) **ncepç*o * planejamento.
</line>
<line>
X
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</par><par>
<line>
2) an*lise e *nterp*etação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou na revisão crítica do con**údo.
</line>
<line>
X
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<line>
4) participaç*o *a aprovaçã* da versão final *o m*nus*ri*o.
</line>
<line>
X
</line>
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</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 17, *. 7, art. 13, p. 2*3-268, jul. 20*0
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/re*ista
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