Empreendedorismo Feminino em Santa Maria/RS: Análise da Trajetória de um Grupo de Mulheres Empreendedoras / Female Entrepreneurship in Santa Maria / RS: Analysis of the Path of a Group of Entrepreneurial Women
Resumo
A atual pesquisa tem como objetivo geral descrever a trajetória empreendedora de um grupo de mulheres da cidade de Santa Maria/RS, tendo em vista que o empreendedorismo feminino se destaca entre os temas atuais de pesquisas. As mulheres investem na carreira empreendedora, como forma de permanecer ativas no mercado de trabalho, destacando-se no perfil e potencial de sucesso. De modo específico, analisou-se a trajetória de sucesso, os principais fatores motivacionais, competências e habilidades de liderança, os desafios e dificuldades enfrentados no empreendedorismo. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, com seis empreendedoras. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise do conteúdo das entrevistas. Entre os fatores que influenciaram a abertura do negócio destaca-se a necessidade de empreender, a independência financeira, estar mais próximas dos filhos e conciliar trabalho e família. As dificuldades relatadas estão relacionadas principalmente às questões financeiras.
Palavras-chave: Empreendedorismo Feminino. Mulheres Empreendedoras. Fatores Motivacionais. Liderança e Competências.
ABSTRACT: The current research has as a general objective the entrepreneurial trajectory of a group of women from the city of Santa Maria / RS, considering that female entrepreneurship stands out among the current research themes. As women invest in entrepreneurial careers, as a way to remain active in the labor market, standing out in their profile and potential for success. Specifically, the success trajectory, the motivational factors principles, competences and leadership skills, the challenges and difficulties faced in entrepreneurship were analyzed. The research is classified as descriptive, with a qualitative approach. Data collection was done through semi-structured changes, with six women entrepreneurs. The data were transmitted using the technique of analyzing the content of the statements. Among the factors that influence the opening of the business, the need to undertake, financial independence, being closer to children and reconciling work and family stand out. The reported difficulties are mainly related to financial issues.
Keywords: Female Entrepreneurship. Women Entrepreneurs. Motivational Factors. Leadership and Competence.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004. CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor,
empreendedorismo e viabilidade de novas. 2. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva 2007.
COHEN, M. Como escalar montanhas de salto alto? Exercendo no poder feminino. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.
CRAMER, L.; CAPPELLE, M. C. A.; ANDRADE, A. L. S.; BRITO, M. J. Representações femininas da ação empreendedora: uma análise da trajetória das mulheres no mundo dos negócios, Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE, v.1, n.1, p.53-71, 2012.
DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. 5. Ed. São Paulo: Cultura. 2003.
DOLABELA, F. O Segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de Negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. 14. Ed. São Paulo: Cultura, 2006.
DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.
FLEURY, M. T. L. Liderança feminina no mercado de trabalho. CE, Agora é com elas. Vol. 12. GV Executivo, 2013.
GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil – 2007. Curitiba: IBQP, 2008.
GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil – Relatório Executivo. Apoio do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e parceria técnica e financeira do SEBRAE. 2012. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/uf/pernambuco/downloads/estudos-epesquisas/copy3_of_seminario- web/pesquisa-gem-2012.pdf. Acesso em: 07 de setembro de 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 edição, São Paulo: Atlas, 2008.
HISRICH, R. D.; PERTERS, M. P. SHEPERD, D. A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 9 edição, 2014.
LAGES, S. R. C. Desafios do empreendedorismo feminino: uma reflexão sobre as dificuldades das mulheres pobres na condução de projetos geradores de renda. Revista Estação Científica, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019.
LODEN, M. Liderança feminina: como ter sucesso nos negócios sendo você mesma. São Bernardo do Campo, SP: Editora Bandeirante, 1988.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing. 6. Ed. Porto Alegre: Bookman 2012.
MATOS, F. et al. Estudo observacional do comportamento empreendedor de Irineu Evangelista de Sousa da ótica de Filion no filme “Mauá – o Imperador e o Rei”. Caderno EBAPE.BR, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, artigo 11, p. 202-220, mar. 2010.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. Vol 1 e 2, Sao Paulo: Atlas, 2005.
MELO, H. P. O feminino nas manufaturas brasileiras. In: MURARO, Rose Marie; PUPPIN, Andréa Brandão . Mulher, gênero e sociedade. Rio de Janeiro: Relume e Dumará: FAPERJ, 2001.
NUNES, J. L. F. O empreendedorismo feminino e o estilo de liderança no Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Minas Gerais. Dissertação de mestrado em Administração: Modalidade Profissionalizante - FEAD-MINAS – Centro de Gestão Empreendedora, 2006.
OLIVEIRA, A. F. O Processo de Desenvolvimento do Empreendedorismo Feminino em um Grupo de Empresárias da Cidade de Belo Horizonte: História de Vida, Desafios, Características e Fatores Determinantes. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Profissional. Fundação Pedro Leopoldo. 2014.
REVISTA MELHOR. Mulheres à frente do seu negócio. 2018. Disponível em:< https://revistamelhor.com.br/mulheres-a-frente-do-seu-negocio/>. Acesso em: 20 de abril de 2020.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
RODRIGUES, S. C.; SILVA, G. R. da. A liderança feminina no mercado de trabalho. Vol. 1. Revista digital de Administração. Faciplac, 2015.
SARKAR, S. O empreendedor inovador: faça diferente e conquiste seu espaço no mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
SEBRAE. Os desafios da mulher empreendedora. Disponível em:< https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/os-desafios-da-mulher- empreendedora,e74ab85844cb5510VgnVCM1000004c00210aRCRD > Acesso em 05 nov. 2019.
SEBRAE. Avanços e conquistas do empreendedorismo feminino. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/artigos/os-desafios-do-empreendedorismo-feminino,138d7f773bffa610VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em: 28 out. 2019.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.12.4
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)