Teletrabalho: Docentes se Reinventando em Tempos de Pandemia / Teletraw: Teachers Reinventing Ourselves in Pandemic Times

Damiana Machado de Almeida, Valéria Watusi Severo Alves, Luis Felipe Dias Lopes, Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi, Vanessa dos Santos Nogueira

Resumo


O significado de trabalho, como o esforço para resolver determinadas atividades com a união de diversos indivíduos, possibilita ao ser humano a concretização de sonhos e objetivos (DUTRA; KOLLER, 2014). Teletrabalho é uma modalidade de trabalho realizado de uma forma flexível, podendo ser executado dentro ou fora de uma empresa (RODRIGUES, 2011). O objetivo desse artigo é analisar a percepção dos docentes e da Instituição de Ensino Superior (IES) privada a respeito da experiência do teletrabalho no período da pandemia da Covid-19. A pesquisa se caracterizou de forma descritiva e qualitativa, seguida de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a docentes e ao diretor acadêmico da IES.Com os resultados dessa pesquisa, é possível identificar como foi esse período de adaptação às aulas online, como os docentes se reorganizaram para atender às demandas dos alunos, quais as vantagens e desvantagens identificadas pelos docentes e como avaliaram essa experiência. Assim, demonstra-se a importância desse tema e a sua ligação com os docentes, estando diretamente ligada ao período de pandemia da Covid-19.

 

Palavras-chave: Trabalho. Teletrabalho. Pandemia Covid-19. Docentes.

 

ABSTRACT

 

The meaning of work is the effort to solve certain activities together with the union of several individuals, it allows the human being to achieve dreams and goals (DUTRA; KOLLER, 2014). Teleworking is a modality of work performed in a flexible way, which can be performed inside or outside a company (RODRIGUES, 2011). The purpose of this article is to analyze the perception of teachers and the private Higher Education Institution (HEI) regarding the experience of teleworking during the Covid-19 pandemic period. The research was characterized in a descriptive and qualitative manner followed by semi-structured interviews, where they were applied to teachers and the academic director of the IES. With the results of this research it is possible to identify how this period of adaptation to online classes was, how the teachers reorganized themselves to meet the students' demands, what are the advantages and disadvantages identified by the teachers and how they evaluated this experience. Thus, it demonstrates the importance of this theme and its connection with teachers, being directly linked during the Covid-19 pandemic period.

 

Keywords: Work. Teleworking. Covid-19 Pandemic. Teachers.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.03.7

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